palavra jovem n 19

7

Click here to load reader

Upload: escola-figueiredo-correia

Post on 04-Jul-2015

373 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Palavra jovem n 19

PALAVRA JOVEM N° 19

22/05/2012

RESPONSÁVEIS: Norma Holanda, Marcos Lima, Karolyne Lima, Pedro

Henrique e Tadeu Oliveira.

ABERTURA: BOM DIA QUERIDOS OUVINTES, ESTÁ NO AR MAIS

UM PROGRAMA DA ESCOLA FIGUEIREDO CORREIA, O PALAVRA

JOVEM, EU SOU................................ E O TEMA DE HOJE É:

Relacionamento Humano: Costume de Casa sai a praça

Mensagem do Dia:

O P O D E R D A P R E C E

Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou em um armazém, se aproximou do proprietário, conhecido pelo seu jeito grosseiro e lhe pediu fiado alguns mantimentos. Ela explicou que o seu marido estava muito doente e não podia trabalhar e que tinha sete filhos para alimentar. O dono do armazém zombou dela e pediu que se retirasse do seu estabelecimento. Pensando na necessidade da sua família, ela implorou: "Por favor, senhor, eu lhe darei o dinheiro assim que eu tiver ", ao que lhe respondeu o proprietário que ela não tinha crédito e nem conta na sua loja. Em pé no balcão ao lado, um freguês, que assistia à conversa entre os dois, se aproximou do dono do armazém e lhe disse que ele deveria dar o que aquela mulher necessitava para a sua família por sua conta. Então o comerciante falou meio relutante para a pobre mulher: "Você tem uma lista de mantimentos?" ."Sim", respondeu ela: "Muito bem, coloque a sua lista na balança e o quanto ela pesar, eu lhe darei em mantimentos". A pobre mulher hesitou por uns instantes e com a cabeça curvada, retirou da bolsa um pedaço de papel, escreveu alguma coisa e o depositou suavemente na balança. Os três ficaram admirados, quando o prato da balança com o papel desceu e permaneceu embaixo. Completamente pasmado com o marcador da balança, o comerciante virou-se lentamente para o seu freguês e comentou contrariado: "Eu não posso acreditar!" O freguês sorriu e o homem começou a colocar os mantimentos no outro prato da balança. Como a escala da balança não equilibrava, ele continuou colocando mais e mais

Page 2: Palavra jovem n 19

mantimentos até não caber mais nada. O comerciante ficou parado ali por uns instantes, olhando para a balança tentando entender o que havia acontecido... Finalmente, ele pegou o pedaço de papel da balança e ficou espantado pois não era uma lista de compras e sim uma oração que dizia: "Meu Senhor, o senhor conhece as minhas necessidades e eu estou deixando isto em suas mãos..." O homem deu as mercadorias para a pobre mulher no mais completo silêncio. Ela agradeceu e deixou o armazém. O freguês pagou a conta e disse: "Valeu cada centavo..." Só mais tarde o comerciante pôde reparar que a balança havia quebrado, entretanto só Deus sabe o quanto pesa uma prece.

MÚSICA: Hoje estaremos homenageando Caetano Veloso. Ouviremos

neste momento a música Alegria, Alegria que vai para todos ouvintes do

Palavra Jovem.

1º RETORNO: BOM DIA, EU SOU ............................... E ESTAMOS

DE VOLTA COM O PALAVRA JOVEM E ESTAMOS FALANDO

DO TEMA: RELACIONAMENTO HUMANO.

O professor Içami Tiba, Içami Tiba é um médico psiquiatra, psicodramatista, colunista, escritor de livros sobre educação familiar e escolar e palestrante brasileiro, fala sobre a boa Educação que tem que ser dada aos filhos, que é a base

para um bom relacionamento humano. Veja que o professor Içami Tiba fala sobre a Educação dos

filhos e sobre as relações familiares:

1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre. 2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, TV, etc. 3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio Pataxó? A pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados, por séculos... 4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas. 6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.

Page 3: Palavra jovem n 19

7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer. 8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender. 9. É preciso transmitir aos filhos a ideia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 6,0. 14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele, pai, se acalmar e aplicar o devido castigo. 15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo. 16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade. 17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca. 18. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também. 19. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas' e, sim, uma única vida. Não dá para morrer e reviver. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida. 20. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão. 21. Pais e mães não podem se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no Mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe. 22. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do Universo. 24. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (kWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (os seus supostos luxos) incrementará o gasto final.

Page 4: Palavra jovem n 19

25. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

MÚSICA: Ouviremos neste momento a música Você é Linda com o

Caetano Veloso que vai para todos os alunos que cumprem as regras e

sabem que elas existem para melhorar nosso desempenho escolar.

2º RETORNO: BOM DIA, EU SOU............................... E ESTAMOS

DE VOLTA COM O PALAVRA JOVEM E ESTAMOS FALANDO

SOBRE O NOSSO TEMA: RELACIONAMENTO HUMANO.

Em cada fase da vida podemos apreender conceitos sobre educação, e

convivência social e utilizá-los em nosso meio de acordo com os nossos

desejos e interesses. Ao estarem em grupos, em lanchonetes, alguns

adolescentes costumam lançar pedaços de alimentos nos outros, como

forma de fazer graça e chamar a atenção do grupo. Brincar com a comida

não é uma atitude correta, nem tampouco bonita, mas pode ser entendível

se feita por crianças muito pequenas, pois tal prática pode entretê-las.

Falar gírias e palavrões é uma forma grotesca de se comunicar, a qual é

aceita apenas pelo pequeno grupo em que se está inserido. Existem

algumas regras de expressão, como os pronomes de tratamento, que devem

ser respeitadas e utilizadas como forma de demonstração de respeito à

pessoa e a sua ocupação profissional.

Algumas pessoas não conseguem ouvir sem interromper, ou seja, falam

por cima das falas dos outros, manifestando ser impulsiva e deselegante.

Aprenda a controlar sua fala, suas ideias, pois é uma atitude de respeito e

delicadeza com a pessoa que está conversando com você. Xingar também

não é uma forma de expressão adequada, mas mesmo assim, algumas

pessoas consideram válidos. Cuidado com esse hábito, pois pode

prejudicar suas relações de amizade bem como de trabalho.

Furar a fila no banco, na escola durante a merenda escolar, são formas de

indicar que o adolescente não aprendeu regras importantes de respeito ao

direito do outro e compreensão de que sua vez chegará. Lembre-se: não

faça com o outro aquilo que não gostaria que fizesse você

Page 5: Palavra jovem n 19

Melhor seria se todos aprendessem a conviver com as regras básicas de

convivência social desde criança, pois dessa forma, as atitudes se

tornariam mais espontâneas, comuns na vida das pessoas, facilitando as

formas de se comportar no meio social.

3º RETORNO: BOM DIA, EU SOU ............................... E ESTAMOS

DE VOLTA COM O PALAVRA JOVEM E ESTAMOS COM NOSSA

DIRETORA E COORDENADOR ESCOLAR PARA FALAR SOBRE

ALGUNS PROBLEMAS:

Marcos você acha que alguns os alunos se comportam mal porque

aprendem a ser assim em casa?

O Professor Içami Tiba diz que o pai e a mãe não devem resolver os

problemas com os filhos enquanto estão nervosos e nem devem gritar

alto. Isso ensina os filhos a resolverem os problemas usando sempre

o diálogo?

Existem pessoas que muitas vezes furam a fila da merenda e até

chegam a enganar as merendeiras somente para repetirem antes da

hora?

Muitas vezes nos deparamos na escola e até na rua com atitudes que

não estamos acostumados a vivenciar em nossa própria casa, como

palavrões, risos e arrotos altos e outras posturas deselegantes. O que

você acha disso?

Alunos que chegam atrasados, que não fazem atividades de casa, que

se esquecem do livro, que se comportam mal no transporte escolar,

usam celular na sala de aula e não estudam para as provas, pode ser

um reflexo da educação oferecida em casa?

Page 6: Palavra jovem n 19

MÚSICA: Ouviremos neste momento a música Sozinho com Caetano

Veloso que vai para todos os ouvintes do Palavra Jovem e os alunos

que sabem o que querem da vida e que estudam e não somente

brincam de estudar.

4º RETORNO: BOM DIA, EU SOU ............................... E ESTAMOS

DE VOLTA COM O PALAVRA JOVEM E ESTAMOS COM O

QUADRO É DE LASCAR.

É de lascar alunos que estão nos mais diversos lugares coletivos da

sociedade, igreja, ônibus, escola, trabalho, e esquecem ou pensam que

estão em casa, tiram sandálias e tênis do pés, andam descalços, falam

palavrões, tratam as pessoas de qualquer forma e jogam lixo no chão

ou atiram pelo transporte público. Temos que aprender a conviver

pessoal.

5º RETORNO: BOM DIA, EU SOU ............................... E ESTAMOS

DE VOLTA COM O PALAVRA JOVEM COM OS

ANIVERSARIANTES DA SEMANA:

Aniversariantes do dia 27 ao dia 01

Ducivania Bandeira da Silva 1º C, Francisco Savio Silva Alves 1º C,

Francisco Alife da Silva 1º D, Francisco Cesar Oliveira 2º D, Jessica

Pereira de Souza 3º A, Nahilma França Araujo 3º A, Antonio

Leonardo de Moura 3º B, Francisca Edimara Silva 3º B.

INFORMES:

ESTUDOS DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA TEM INÍCIO NA ESCOLA

FIGUEIREDO CORREIA

A semana passada tivemos início os encontros da aprendizagem cooperativa em nossa Escola. Os alunos estão se reunindo duas vezes por semana, terça-feira e quinta-feira, das 19:00 as 20:30;

Page 7: Palavra jovem n 19

Terça-feira foi realizada a fase municipal das olimpíadas escolares e já

temos os resultados positivos de nossa Escola:

Fomos campeões no Futsal sub-17 masculino e feminino

Fomos campeões no tênis de mesa sub-17 – masculino e feminino

A Licitação da subestação de energia da Escola Figueiredo Correia foi

concluída e muito em breve teremos início a construção desse importante

instrumento de melhoria da nossa infraestrutura.

Estão abertas as inscrições para o Enem 2012. É preciso ter carteira de

identidade e CPF. As inscrições acontecem somente através da internet e

vão até o dia 15 de junho. As inscrições para os alunos da 3ª série do

Ensino Médio das Escolas Públicas são gratuitas;

MÚSICA FINAL: Ouviremos neste momento a música Sampa com

Caetano Veloso que vai para todos os amigos da Escola Figueiredo

Correia. Até próxima terça-feira.