19 de fevereiro de 2021 ano 19 | edição 6 região fronteira ......o jovem, então, pesquisa como...

16
Página 5 Página 13 19 DE FEVEREIRO DE 2021 Fone/Whats: 9-9657-2785 Valor R$ 5,00 Ano 19 | Edição 6 Região Fronteira Noroeste Quando é preciso fazer mais que a obrigação! Sábado com Brique na Praça em Três de Maio Governo Municipal de Horizontina através da SMILT deve concluir na terça-feira dia 23, com tempo bom, o tapa buracos da RS 305 no seu território. Parte do material (agregado a frio) foi fornecido pelo DAER e a parte que exigiu reperfilamento com asfalto quente produzido pela Usina Municipal. Os serviços são executados por equipe de servidores municipais com supervisão de Engenheiro Especializado. A ação emergencial decorre de termo de acordo com o DAER e autorização do Poder Legislativo, diante da situação de insegurança e prejuízos a economia dos munícipes gerada pelos buracos da rodovia. O Projeto é de autoria da atual secretária de Educação, Vera Kuhler, quando a mesma era vereadora. A abertura será no dia 20 de fevereiro, às 8h, em frente ao Palácio Municipal Walter Ullmann. Nos dias de realização do “Brique na Praça”, o Museu e Biblioteca Pública também estarão com seus espaços abertos para a comunidade em geral.

Upload: others

Post on 13-Mar-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 19 DE FEVEREIRO DE 2021 Ano 19 | Edição 6 Região Fronteira ......O jovem, então, pesquisa como hackear celulares e acessa o celular do promotor. Deste promotor vai acessando o

Página 5

Página 13

19 DE FEVEREIRO DE 2021Fone/Whats: 9-9657-2785

Valor R$ 5,00Ano 19 | Edição 6 Região Fronteira Noroeste

Quando é preciso fazer mais que a obrigação!

Sábado com Brique na Praça em Três de Maio

Governo Municipal de Horizontina através da SMILT deve concluir na terça-feira dia 23, com tempo bom, o tapa buracos da RS 305 no seu

território. Parte do material (agregado a frio) foi fornecido pelo DAER e a parte que exigiu

reperfilamento com asfalto quente produzido pela Usina Municipal. Os serviços são executados por equipe de servidores municipais com supervisão

de Engenheiro Especializado. A ação emergencial decorre de termo de acordo com o DAER e autorização do Poder Legislativo, diante da

situação de insegurança e prejuízos a economia dos munícipes gerada pelos buracos da rodovia.

O Projeto é de autoria da atual secretária de Educação, Vera Kuhler, quando a mesma era vereadora. A abertura será no dia 20 de fevereiro, às 8h, em frente ao Palácio Municipal Walter Ullmann. Nos dias de realização do “Brique na Praça”, o Museu e Biblioteca Pública também estarão com seus espaços abertos para a comunidade em geral.

Page 2: 19 DE FEVEREIRO DE 2021 Ano 19 | Edição 6 Região Fronteira ......O jovem, então, pesquisa como hackear celulares e acessa o celular do promotor. Deste promotor vai acessando o

2 19 DE FEVEREIRO DE 2021GERAL

O Amor salva a RepúblicaJesus ensinava: sem amor nada tem valor. O amor

tem infinitos valores. “Só o amor constrói”, dizia a música.

O jovem Walter Delgatti Neto (o Hacker de Araraquara) sofreu, ao que tudo indica, uma perseguição judicial ao estilo lavajatista, perpetuada pelo delegado com o promotor e o juiz que o condenou por algo que sequer era objeto da investigação e totalmente absurdo, só para justificar ter mantido ele preso por seis meses. A investigação inicial foi feita sem qualquer indício de crime, mas pelo fato de o jovem viver sem renda aparente, fizeram busca e apreensão e encontraram uma caixa de remédios que ele usava (por receituário médico) e uma carteira estudantil da época do secundário e já vencida há cinco anos. Bem, a condenação por tráfico não colou e então condenaram ele por uso de documento falso (a carteira de estudante vencida há meia década que tinha guardado).

Ficou seis meses preso e ao sair saiu perdeu amigos, trabalho, renda e, aqui é o início de tudo, A NAMORADA, que lhe disse: - “se preso era porque culpado e o Ministério Público fala só a verdade, o Ministério Público não mente!” Sentiu o baque e perdeu tudo, inclusive seu amor.

Na audiência, posteriormente, ele viu o promotor entusiasticamente trocando mensagens pelo Telegram, e imaginou se pudesse ver aquelas mensagens poderia demonstrar saber o promotor de sua inocência, bem como de que mentia.

Aí, meus caros, inicia, por pura frustração amorosa e injustiça, a maior tragédia da Lava Jato e Moro, a exposição “parcial” dos bastidores da operação, mas esse parcial é o suficiente para ver o quanto horrível e canalhas foram os bastidores e os agentes públicos da Lava Jato.

O jovem, então, pesquisa como hackear celulares e acessa o celular do promotor. Deste promotor vai acessando o de outros promotores até chegar à Lava Jato, ao Dalagnol e outros procuradores e até a Ministros do Supremo. No início se empolga, pois era um admirador da Lava Jato, mas logo percebe se tratar de conversas mais apropriadas a bandidos do que a procuradores da república.

Percebe que as ações realizadas na Lava Jato são iguais as que ele próprio sofreu, com notória perseguição pessoal e imputação de crimes que os Procuradores e Moro sabiam não existirem. Em uma das conversas Dalagnol diz não ter elementos para fazer denúncia contra o Lula, e Moro pede para fazer mesmo assim. O jovem conclui: “O Moro estava condenado a condenar!”

Diante de todo aquele horror, ele decide repassar tudo aos jornalistas, e como disse: - À Polícia Federal ou ao Ministério Público não poderia entregar, pois eram justamente quem praticavam os crimes, e os próprios jornalistas iniciais que procurou diziam que não poderiam noticiar crimes da Lava Jato. O único que aceitou foi Glenn Greenwald.

Na sequência, Moro já Ministro da Justiça (presente recebido pelos serviços prestados à eleição de Bolsonaro) pede ajuda ao FBI para encontrar o hacker, prende-o com todo o material. Logo em seguida percebe o risco que implica aquele material e determina sua destruição, só não ocorrida porque houve intervenção do STJ que não permitiu a destruição de provas. Ou seja, Moro sempre foi um ignóbil, uma pessoa de pouca ou nenhuma visão. Mas que destruiu o país com a Lava Jato e ajuda da imprensa, isso ele conseguiu.

Porém, foi destruído por um jovem que sofreu por amor e, mais tarde, sofreu pelo amor ao próximo (atitude absolutamente cristã) ao ver alguém (Lula) sofrer injustiça que ele também tinha sofrido. Amor! Sentimento que precisa se espraiar em toda nossa sociedade.

CORAGEM PARA LIDERAR!“Quer estejamos liderando um movimento social ou

uma startup, tentando mudar uma cultura empresarial ou o mundo, coragem para liderar desafia tudo o que

precisamos saber sobre liderança corajosa e apresenta ferramentas sinceras, diretas e práticas para escolher a

coragem no lugar do conforto. ” (Tarana Burke)

Esta coluna é resultado de uma das aulas da Professora Juliana Marins da Rosa no curso de Formação de Diretores de Ensino, na Unijui, quando nos recomendou a Leitura de alguns livros, dentre eles, o do Título desta escrita, cuja autora é Brené Brown, Professora e pesquisadora da Universidade de Houston.

Este curso me trazendo a oportunidade de conhecer mais uma turma fantástica de seres humanos cheios de vontade de tornarem o nosso mundo um lugar melhor para se habitar, e com algumas horas de aula, já chegamos a primeira assertiva, cada um de nós tem que fazer a sua parte, caso contrário não chegaremos a lugar algum, e nosso pequeno planetinha continuará no mesmo padrão que estamos hoje, e quando partirmos, chegaremos à conclusão, de que deixamos para os nossos filhos a mesma Pampa pobre, em todos os sentidos, que herdamos de nossos Pais, aqui parafraseando o Grupo Gaúcho, “Engenheiros do Havaí”, em sua obra “Herdeiro da Pampa Pobre”.

Na leitura do livro referido, passamos a entender um pouco mais o vazio de lideranças que vivemos nos últimos anos, em quase todos os campos, pela conjuntura e um processo de formação da sociedade brasileira contemporânea, que aqui não dá para discutir todos os detalhes, mas temos que reconhecer, que este estado de letargia coletiva (Tendo como definição: estado de profunda e prolongada inconsciência, semelhante ao sono profundo, do qual a pessoa pode ser despertada, mas ao qual retorna logo a seguir.), tem um viés histórico, que foi sendo cultuado na nossa sociedade, formando uma cultura organizacional, como nação, que passamos a achar que isso é o normal, e enquanto não despertarmos, continuaremos achando que assim seja.

Tem uma passagem no livro que diz “É muito difícil ter ideias. É muito difícil se expor assim, é muito difícil ser vulnerável, mas as pessoas que fazem isso são sonhadores, os pensadores e os criadores. Eles são as pessoas mágicas do mundo”. Esta citação vem ao encontro da afirmação de Henry Ford, quando diz que “Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele...”, o que nos leva a um dos caminhos do entendimento porque não surgem mais novas lideranças.

Diante destas parcas conclusões, precisamos provocar o acordar da nossa atual conjuntura, provocando novas discussões, ações de desenvolvimento e a construção de novas lideranças para que em breve tenhamos opções, como possamos SER uma destas, para que não precisemos continuar lamentando, e apenas isso, sem nada modificar.

Tem mais uma bela passagem no livro, que vem a calhar com o que registramos até aqui, buscando construir este novo líder, e muito temos falado e escrito sobre isto, buscando convencer que é necessário para qualquer cargo atual, na iniciativa privada ou na área pública, “os lideres precisam dedicar uma quantidade razoável de tempo para lidar com medos e sentimentos, ou vão desperdiçar uma quantidade exuberante de tempo tentando gerenciar comportamentos ineficientes e improdutivos”. PENSE NISTO!

# Sexta-feira será de anúncios de obras em Horizontina. Prefeito Jones Cunha deve assinar ordem de serviço de obras de asfaltamento das ruas São Felipe e Santa Rosa com verbas de emenda parlamentar do deputado Ronaldo Santini buscada na articulação do PTB local. Empreiteira Carpenedo foi a vencedora da licitação.

# Ainda no mesmo dia, está previsto o desembarque da patrulha de máquinas da CCL que retomam os trabalhos de abertura do contorno viário. Em tempo, para essa obra, a empresa precisa contratar mais de uma dezena de profissionais, a maioria operadores de máquinas e motoristas. A obra deve durar 18 meses. A empresa locou espaço para fixar sua equipe na cidade na antiga União Ambiental.

# Novos loteamentos começam a ser implantados na direção da saída para Três de Maio após a ampliação da Avenida Dahne de Abreu e com a certeza, enfim, que agora sai o anel viário. Cenário economicamente positivo.

# Prefeitura notificou pela 2ª vez empresa contratada pela Corsan do Estado e que está fazendo a implantação das obras do esgoto sanitário da parte alta da cidade no Jardim Vila Nova. Coluna recebeu várias reclamações de munícipes e levou o caso ao Secretário de Planejamento Fernando Henrique Bins que relatou a ação já tomada. Quem abre vala, precisa fechar, mesmo reconhecendo todos nós ser a obra super importante.

# Tá virando moda gente importante e outros que assim se acham, usar redes sociais ou canais de comunicação para difamar instituições. Uma coisa é a crítica. Outra bem diferente é a honra e a constituição brasileira atacada em nome de ideologias nefastas estimuladas por um fanatismo raivoso. Despertam da tumba alguns revolucionários “sem causa” que descarregam a raiva contra autoridades constituídas, meios de comunicação que cumprem a lei, ou simplesmente atacam quem defende a ciência, a decência e o conhecimento. Estamos emburrecendo a política e viralizando a ignorância e o preconceito. Capacidade e inteligência ou se tem, ou não se tem, não adiante impor.

# No tratamento republicano que se espera da política, Três de Maio produziu nesta semana novo capítulo de civilidade. O PT foi ao prefeito Corso, e por ele foi recebido com respeito e cordialidade, para colocar-se a disposição na busca de emendas parlamentares.

# Assim deveria funcionar tudo quando passam as eleições. Não é o que se vê em outros lugares. Conheço um candidato já “cascudo” na política, acostumado a mais perder do que ganhar, que até hoje sequer reconheceu a vitória do mandatário eleito, a quem antes da disputa convidara para ir em sua casa “tomar um café”. Esse cristão segue ácido nas redes sociais, de qualquer mosca, faz um elefante, mas seguirá ajoelhando e cantando efusivamente “Eis o tempo de Conversão”.

# Câmara de Vereadores de Horizontina começa a puxar debate importante com a Emater em prol de um projeto de Fruticultura. Válido esse alinhamento de proposta que logo, logo, deve surgir como um projeto a ser construído com a participação preponderante do Poder Executivo.

# Outro assunto que merecerá destaque na semana que vem, dia 23, com uma reunião no Centro de Cultura é a volta da criação de abelhas e a produção de mel, incentivada pela ALIBEM com instalação de uma indústria na região, mas precisamente em Porto Mauá. Essa ave, que tem origem no mato, mais que aplaude a iniciativa. Também vou botar umas caixas.

# Maria Zoé Zimpel se foi sem merecer sequer uma Sessão Solene do Poder Legislativo pelas suas conquistas na Saúde Mental, pondo fim as internações psiquiátricas e com acolhimento, mais amor e atenção, ter cuidado por décadas da vida das pessoas, quebrado paradigmas e rompido preconceitos. Sai da vida e sem poder emocionar-se, para ganhar nome de rua, de prédio etc. O legado fica aos seus familiares, que também merecem, mas nós, dissemos a Zoé enquanto viva toda a importância que tinha? Foi painelista de nosso modelo de saúde em Brasília, em Buenos Aires, a frente de ministros de estado e autoridades de saúde pública sul americanos.

Page 3: 19 DE FEVEREIRO DE 2021 Ano 19 | Edição 6 Região Fronteira ......O jovem, então, pesquisa como hackear celulares e acessa o celular do promotor. Deste promotor vai acessando o

19 DE FEVEREIRO DE 2021 3GERAL

MULUNGU O mulungu tem longo uso na medicina popular brasileira, sendo

uma planta medicinal muito encontrada na Floresta Amazônica. O mulungu é usado na medicina natural como um sedativo e calmante natural para problemas do sistema nervoso, incluindo o estresse, ansiedade e depressão. Como sonífero natural, tonifica, equilibra e fortalece o fígado, além de combater hepatite, obstruções, alto níveis de enzima presentes no fígado e esclerose. O mulungu também alivia a tosse e os sintomas do stress, ansiedade, depressão, histeria, ataques de pânico e transtornos compulsivos, sendo útil ainda para pessoas que sofrem de insônia e agitação durante o sono. O efeito calmante da planta também pode beneficiar algumas pessoas que sofrem de abstinência de nicotina (cigarro) ou uso de drogas.

Estudos estão sendo conduzidos para verificar sobre os possíveis benefícios do mulungu para o coração, sobretudo para controle da hipertensão arterial e palpitações. Os alcaloides presentes nas espécies do gênero Erythrina estão sendo estudados como possíveis regulamentadores de hipotensores. Acredita-se que baixas doses de mulungu auxiliam no processo de memória, enquanto doses mais altas atuam como bloqueadores neuromusculares e possuem ação sedativa como principais efeitos.

Várias pesquisas científicas à respeito do uso medicinal do Mulungu foram validadas em estudos recentes publicados no Journal of Ethnopharmacology, Journal of Natural Products e no Brazilian Journal of Medical and Biological Research. Neste estudo foi sugerido que os fitoquímicos encontrados no mulungu podem alterar certos tipos de neurotransmissores semelhantes ao GABA, o ácido gama-amino butírico¹. O GABA é amplamente utilizado como um suplemento calmante. Outras pesquisas também validou a utilização tradicional do mulungu como um agente antimicrobiano para infecções de garganta e urinárias.

As propriedades do mulungu incluem a sua ação calmante, antiasmática, analgésica, diurética, expectorante, hipnótica, hipotensiva, narcótica, sedativa, tranquilizante, antidepressiva, hepatoprotetora, hipotensiva, antibacteriana, antiespasmódica, tônica e anti-inflamatória.

Fonte: Fagron

Agentes de saúde estiveram visitando as empresas de Três de Maio e distribuindo flyers educativos

Uma das ações será doação voluntária de sangue ao hemocentro regional dia 26 de fevereiro

Saúde de Três de Maio repassa material informativo sobre COVID 19 a comerciantes

“Missão Possível” é a gincana do PROERD em nível estadual

Durante todo o dia de sexta-feira (12), as agentes c o m u n i t á r i a s d e s a ú d e estiveram visitando o comércio do município e realizando a distribuição de flyers educativos sobre a Covid-19.

Conforme a secretária de Saúde, Jacira Taborda, no material informativo constam os endereços e os telefones de todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFS), para que os munícipes possam entrar em contato com as mesmas ao apresentar qualquer sintoma do novo coronavírus. O flyer também ilustra algumas

Em mais uma Ação Social, a Brigada Militar, através do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência – PROERD desenvolve, a nível estadual, a gincana “Missão Possível”, atividade que consiste em desenvolver ações sociais nas comunidades, através dos Instrutores do programa, em cada cidade em que estes trabalham.

A Gincana engloba todos os instrutores por Comandos Regionais. Os representantes de Horizontina e Doutor Mauricio Cardoso são os Sargentos Chenckel e Gohlke. A tarefa inicial, desafia os instrutores a realizar ações especificas, tais como a Doação de Sangue, mechas de cabelo e material escolar.

Uma das campanhas que já estava em andamento, em Horizontina, e a da “Volta às Aulas Solidaria” organizada

medidas protetivas que devem ser tomadas para evitar a proliferação do vírus.

Jacira sal ienta que as agentes também visitaram os restaurantes e bares de Três de

Maio, para entregar o material informativo e dialogar com os proprietários sobre as normas de distanciamento controlado que devem ser adotadas pelos estabelecimentos.

pela Brigada Militar e a ACIAP, com apoio das entidades: CTG Carreteiros do Horizonte e ACEHOR, Radio Vera Cruz, além do comércio local.

Outra ação, forte, que já vem acontecendo é a da doação de mechas de cabelo, denominada de “Cabelos de Aço” que neste período, também contam como pontos para a Gincana. Essas doações podem ser encaminhadas diretamente para a Brigada Militar de

Horizontina, a qualquer horário. Segundo o Instrutor do Proerd de Horizontina, Sgt Chenckel, é muito importante a participação da comunidade nestas ações sociais, valorizando a vida e o bem-estar das pessoas. Em Doutor Mauricio Cardoso as entregas podem ser feitas na Brigada Militar ou diretamente com o Sgt Gohlke.

O u t r a A ç ã o , q u e é importante, é a de doação de Sangue, que tem data especifica, o dia 26 de fevereiro, junto ao hemocentro de Santa Rosa. Para esta ação, os interessados deverão agendar através do telefone 190 ou 3537-1450, seu interesse e participação. Os doadores devem te r preferencialmente o sangue “O” positivo, pois este tipo sanguíneo está em falta no Hemocentro. Haverá transporte a disposição dos doadores.

Page 4: 19 DE FEVEREIRO DE 2021 Ano 19 | Edição 6 Região Fronteira ......O jovem, então, pesquisa como hackear celulares e acessa o celular do promotor. Deste promotor vai acessando o

4 19 DE FEVEREIRO DE 2021GERAL

Horóscopo do dia 19/02/2021Áries: Você vai ver os resultados positivos de algo que

começou há quatro semanas. Você se sente pronto e vai conseguir enfrentar qualquer coisa que apareça no seu caminho - você está de muito bom humor!

Touro: O seu radar emocional estará extremamente aguçado e fará com que você seja seletivo. Não se afaste. Há tantas coisas acontecendo ao seu redor que você só tem um desejo: ficar sozinho, o que você realmente vai precisar.

Gêmeos: Você quer animar sua vida cotidiana, mas não leve as coisas longe demais. Você apresenta sintomas iniciais de fadiga geral, veja isso como um sinal. Relaxe e passe algum tempo ao ar livre.

Câncer: Você vai obter um retorno positivo dos esforços do mês passado. Há festas em todos os lugares. Existem motivos para comemorar! As doenças psicossomáticas e distúrbios leves que está sofrendo são causados pelas suas frustrações. Admita que elas existem e resolva o problema.

Leão: Ter a razão não é a coisa mais importante. Tire tempo para pensar antes de falar. Tenha cuidado para não ser intransigente só porque quer mudar as coisas mais rapidamente. Você está gastando as suas reservas de energia e isso não é bom para os nervos.

Virgem: A sorte estará com você em seus passos hoje - é hora de considerar um investimento financeiro e repensar o seu orçamento. Seus exageros podem gastar suas reservas de energia. Tente compensar isso com uma dieta equilibrada.

Libra: É o raciocínio que vai lhe tirar de uma situação difícil. Você precisa moderar os seus movimentos e desejos e você deve evitar fazer muitas coisas ao mesmo tempo, isso lhe faz mal. Experimente atividades aquáticas para descarregar o estresse.

Escorpião: Você poderia aproveitar um agradável ambiente amigável e o bom senso de humor será dominante. Guarde qualquer discussão séria para outro dia. Seria bom fazer algum exercício e tomar um pouco de ar fresco.

Sagitário: As pessoas ao seu redor vão se surpreender com a determinação que você demonstra para alcançar seus objetivos. Você precisa de flexibilidade mental e física, mergulhe em uma arte como passatempo para relaxar.

Capricórnio: Você está seguindo o seu plano. Siga o entusiasmo de ontem, as coisas positivas estão no horizonte. Sua distração está crescendo e você está encontrando dificuldades para achar uma medida de calma. Você precisa fazer mais exercício físico.

Aquário: Sua natureza agradável e sua disponibilidade vão fazer com que os outros queiram imitar você. Aproveite-se disso. Se você não deixar que fatores externos o desestabilizem, você vai manter seus níveis de energia. Mantenha o rumo.

Peixes: Seu otimismo vai ganhar a admiração das pessoas ao seu redor e nada vai atravessar o seu caminho. Seja tolerante, nem todos serão capazes de acompanhar seu ritmo. Cuidado com o fígado e não exagere nos prazeres da mesa.

O que está por vir IITodos os anos a tradicional revista semanal The

Economist ouve especialistas em diversas áreas e publica um resumo de como eles veem o próximo ano e os seguintes. Na semana passada apresentamos alguns trechos neste espaço e nesta semana completamos o compartilhamento, com interpretação a respeito.

O varejo seguirá crescendo, porém, é lógico entender que será cada vez mais híbrido, ou seja, quem ainda não é online também terá operações online e quem é só virtual tende a ter alguma experiência física a oferecer ao cliente. Mais atores entrarão no varejo, inclusive alguns com grande capilaridade como Facebook, Instagram, Tik-Tok, YouTube, inspirados para competir com o sucesso da Amazon. As lojas físicas se manterão e se desenvolverão, dependendo da capacidade de oferecer experiências diferentes, showrooms, praticidade, conveniência.

As mudanças climáticas voltarão ao debate com tal intensidade que em alguns casos pode lembrar os antagonismos sobre a pandemia. As grandes empresas seguirão se transformando fortemente e a inteligência artificial terá cada vez mais aplicação no entendimento do mercado e na operação. A bicicleta segue com tendência de alta não só como lazer e esporte, mas como meio de transporte, com mais cidades adaptadas.

Novos modelos de informações e notícias por assinatura com mais transparência, menos vieses, ajudarão a disponibilizar conteúdo sem tantas notícias falsas e distorcidas pelas ideologias. Credibilidade e transparência serão pontos cruciais para pessoas vincularem carreiras e investimentos em organizações e empresas de diversos setores. As pessoas visivelmente estão com dificuldade de conviver com tanta informação disponível, cansando, atrapalhando e até desinformando. Devem surgir sistemas com capacidade para selecionar o que as pessoas querem receber e serão valorizados por isso.

A saúde mental receberá bem mais atenção, sendo um tema mais recorrente, devendo surgir grandes plataformas para auxiliar as pessoas no enfrentamento de situações de agressividade, solidão e angústia que vivenciam durante o isolamento. Um dos grandes custos que 2020/21 nos deixará é a dificuldade das pessoas trabalharem em equipe, aumentando as crises de liderança, que serão mais comuns nos próximos tempos.

Os grandes problemas como educação, saúde, energia, segurança, política, ganham destaque e aumentam o número de soluções desenvolvidas por empresas de tecnologia. Uma parte maior dos grandes capitais será investida para enfrentar os grandes problemas globais. Empreendedorismo social é outro tema importante e que terá melhora significativa nos resultados financeiros.

Os apelos natural e saudável serão cada vez mais valorizados e a alimentação será para um número cada vez maior de pessoas uma forma de experiência e interação com a diversidade. Produzir a própria comida, harmonizar, meditar e se exercitar, passa a ser parte deste tipo de experiência. Consumo local, real, saudável deverá ser o “novo luxo” e em nosso meio há muita oportunidade para negócios pequenos e médios aproveitarem esta onda. Produtos suntuosos tendem a perder valor e justificativa para um número cada vez maior de pessoas. A reciclagem voltará muito mais forte, com novas tecnologias, depois da pandemia que está gerando um volume enorme de descartáveis e desperdício que parece incontrolável.

É inevitável que as pessoas pensem num novo começo no pós-pandemia. Depois de urgências que não puderam ser atendidas, de viagens programadas que não ocorreram, de objetivos não alcançados, de mudanças que estavam previstas para o futuro e tiveram que ser feitas de um dia para o outro, é inevitável repensar objetivos pessoais, de trabalho, saúde, dinheiro e espirituais. Mais pessoas passam a ver novas oportunidades para satisfazer desejos, angústias e mudanças de pensamento. Alguns comportamentos pessoais estão sendo transformados de forma a não voltar mais ao que eram.

A inovação, a tecnologia, o pensamento natural e lateral que já vinham ganhando espaço antes da pandemia devem ser mais protagonistas neste e nos próximos anos. Espero que este exercício de futurologia possa ajudar a refletir sobre o que vem por aí.

Um abraço e até a próxima!Leia mais em: www.gestaonegociosecia.blogspot.com

A LEI DA COMPENSAÇÃO DIVINAExistem conteúdos escritos que são profundamente

marcantes para os seres humanos. Tal é o caso de ‘A Lei da Compensação Divina’, um grupo de reflexões criado pela americana Marianne Williamson.

Com uma leitura profunda, que exige atenção e empenho, o livro trabalha a ideia de que nossa mente é um ímã gigante que atrai pessoas, fatos, circunstâncias, e até mesmo objetos para nós. Então precisamos estar atentos ao que pensamos e desejamos com profundidade, pois cedo ou tarde isso se tornará realidade.

“O universo está pronto para devolver para você aquilo que você afastou com seus pensamentos”, afirma a autora, ao definir a palavra ‘milagre’, um conceito buscado por muitos de forma mágica, imediata. Porém o milagre se trata sobretudo de mudança de pensamento, o qual transforma a experiência. De fato, quando somos capazes de melhorar nossos pensamentos, automaticamente nosso ser vai traçando a rota para vivências mais positivas: todos já passamos por isso, basta tomar consciência. Isso pode à primeira vista parecer conto de fadas, mas é de fato o que acontece o tempo todo conosco. Aquilo que mentalizamos se reflete nas nossas decisões, nos nosso hábitos, nas pessoas que escolhemos como companhia, etc, o que por sua vez leva aos mais diversos resultados.

A oração a seguir, transcrita na íntegra, pode ser usada em momentos difíceis:

“Meu Deus, em me sinto caindo no abismo, sentindo pena de mim mesmo,

Obsessivo, negativo.Sei que não deveria pensar dessa maneira, mas tenho

medo e não consigo evitar.Por favor, meu Deus, substitua os meus pensamentos

pelos Seus.Eu quero enxergar a mim e a todas as coisas de

forma diferente.Por favor conceda-me o milagre de novos olhos e

ouvidosPorque eu devo conhecer o meu melhor.Amém”Que você tenha uma semana abundante de bons

pensamentos.

Deixe sua opinião sobre esta coluna no whatsapp: 99626-7710

* Ivan trabalha como professor e corretor de imóveis. Assume neste ano a função de Imagem

Pública do Rotary Club de Horizontina.

PERDA DE BLOCO

DANIEL ANTÔNIO DE LIMA, CPF: 030.578.480-36, declara que foi perdido/extraviado Bloco de Produtor com número de Inscrição Estadual 266/1030578 e bloco nº P 168 701761. Não se responsabilizando pelo uso impróprio do mesmo.

Doutor Maurício Cardoso, 16 de fevereiro de 2021.

Page 5: 19 DE FEVEREIRO DE 2021 Ano 19 | Edição 6 Região Fronteira ......O jovem, então, pesquisa como hackear celulares e acessa o celular do promotor. Deste promotor vai acessando o

19 DE FEVEREIRO DE 2021 5GERAL

HORIZONTINA

Mais um trecho da RS 305 recuperado pela Prefeitura

A equipe da Secretaria de Infraestrutura Logística e Trânsito, executou mais uma etapa de correção emergencial na RS 305 trecho cidade-Vila Cascata na última terça-feira dia 16. As ações devem ser concluídas na próxima terça, 23, haja vista que a empresa fornecedora de insumos para produção da usina de asfalto do município estará entregando nova carga de emulsão neste dia.

Os serviços envolvem tapa buracos e em muitos pontos um reperfilamento parcial de pista com asfalto a quente, sob execução da equipe de pavimentação da SMILT criada no ano passado, após entrada em operações da nova usina de asfalto da prefeitura, que tornou operações de asfaltamento até 35% menos onerosas que a contratação de serviços de terceiros.

Além da usina o município adquiriu equipamentos entre eles rolo compactador, vibro-acabadora e novos caminhões caçamba para atender demandas dessa nova frente de serviços. Conforme o Secretário Nilson Bones e o Engenheiro Fernando, responsável técnico pelas obras a etapa de terça-feira deverá concluir a recuperação da parte asfaltada da RS 305.

A a ç ã o d e c o r r e ç ã o emergencial na RS 305 foi a c o r d a d a e m t e r m o d e cooperação da prefeitura com o DAER, haja vista não ser de responsabilidade do município a manutenção das rodovias estaduais de seu território, e com autorização do Poder Legislativo. O DAER destinou parte do material utilizado na primeira etapa das ações.

A Coordenação Regional dos Conselhos Tutelares d a F r o n t e i r a N o r o e s t e disponibilizou EPI,s para uso dos conselheiros tutelares de Horizontina.

Máscaras e álcool gel para proteção pessoal dos mesmos durante as suas atividades foram entregues na última sexta-feira, dia 12, em Tuparendi.

O CT hor izon t inense fez a retirada através de sua coordenadora Carmem Roberti Corso e o material já se encontra disponível para uso dos mesmos.

Conselheiros tutelares recebem EPI,s contra covid 19

Page 6: 19 DE FEVEREIRO DE 2021 Ano 19 | Edição 6 Região Fronteira ......O jovem, então, pesquisa como hackear celulares e acessa o celular do promotor. Deste promotor vai acessando o

6 19 DE FEVEREIRO DE 2021GERAL

Atividades serão realizadas de forma presencial e híbrida

Reunião da entidade foi realizada na quarta-feira, dia 17

TRÊS DE MAIO

CNPJ 12-319-704/0001-00FUNDAMENTO LEGAL - LEI 8.666/93 E 10520/2002.

- IGAM COORPORATIVO- CURSOS E ASSESSORIA LTDA – CNPJ Nº 07.675.477/0001-16 – Contrato de Prestação de Serviços Técnicos Especializados de Assessoria e Consultoria Contábil, Gestão e Jurídica nº 06/2021. Valor R$ 906,90 mensais – Assinatura: 01/02/2021.

Lauri José ElyPRESIDENTE DO PODER LEGISLATIVO

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO VILA BELA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA, CONSELHO FISCAl.

A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO VILA BELA, com sede nesta cidade de Horizontina/RS, através de sua Diretoria Executiva, devidamente representada por seu Presidente o Senhor VALDIVINO SOARES DA SILVA, CONVOCA através do presente edital, todos os associados especiais e contribuintes da Associação do Bairro Vila Bela, para Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no Salão do Bairro Vila Bela, às 19:00 horas, do dia 19 de março de 2021, com a seguinte ordem do dia:

1- Eleição da Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal da Associação de Moradores do Bairro Vila Bela de Horizontina/RS.

2- A Assembleia Geral instalar-se-á em primeira convocação às 19:00 horas, com a presença de no minimo de dois terços dos associados na primiera chamada e, em segunda convocação, meia hora depois, com no mínimo 50% mais.

Horizontina/RS, 18 de fevereiro de 2021.

VALDIVINO SOARES DA SILVA Presidente

SINDICATO RURAL DE TRÊS DE MAIOEDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato Rural de Três de Maio, Estado do Rio Grande do Sul, atendendo disposições estatutárias, convoca os senhores associados desta Entidade, para participarem da Assembleia Geral Ordinária. A mesma será realizada no dia 06 de março de 2021, em primeira convocação às 10h30min e em segunda convocação às 11 horas com o quórum estabelecido pelo estatuto da Entidade. A assembleia será realizada na sede do Sindicato Rural sito à Av. Senador Alberto Pasqualini, 575, nesta cidade de Três de Maio, Estado do Rio Grande do Sul, para deliberar sobre os seguintes assuntos:

1. Prestação de contas do exercício de 2020;2. Assuntos Gerais.

Três de Maio/RS, 19 de fevereiro de 2021.

Neri SchroerPresidente

Nota: Serão tomadas todas as prevenções estabelecidas pelo Covid 19 com a disponibilidade de álcool gel. Trazer máscaras.

Volta as aulas na rede municipal de Três de Maio dia 1º de Março

Apae de Três de Maio apresenta resultados positivos em assembleia

A Administração Municipal de Três de Maio comunica que está realizando todas as adaptações necessárias para o retorno das aulas presencias da rede municipal de ensino, que ocorre no dia 1º de março.

Conforme a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Vera Kuhler, as medidas de proteção ao novo coronavírus estão de acordo com a legislação vigente para garantir a segurança dos alunos e professores.

Vera destaca que nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) o retorno para as turmas de creche (0-3 anos) será de forma híbrida, com atendimento diário e parcial, sendo que 50% das crianças serão atendidas no turno da manhã e 50% no turno da tarde. Para as turmas de pré-escola (4 e 5 anos) as aulas serão realizadas através de um sistema de revezamento, com alternância de atendimento semanal.

A secretária destaca que para os estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da cidade, o retorno das aulas será realizado de forma híbrida, com 50% de capacidade e revezamento semanal.

Na Escola de Tempo Integral Bem Viver Caúna, o retorno das aulas será realizado de forma híbrida, com 50% de capacidade e revezamento diário integral, no período das 9h às 16h.

Vera salienta ainda que o retorno das aulas nas demais escolas do interior será realizado de forma

Na quarta-feira, dia 17, a Apae de Três de Maio realizou a Assembleia Geral Ordinária. O encontro, realizado no refeitório da instituição, seguiu os protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19 e contou com a presença de integrantes da diretoria, equipe, associados contribuintes e pais de alunos.

O presidente da Apae, Vilson Foletto, iniciou a assembleia dando as boas-vindas aos presentes e a secretária da entidade, Carmen Manhabosco, fez a leitura do edital. A diretora administrativa Nadir Gabe apresentou o relatório de atividades da gestão 2020, destacando ações e atividades realizadas no ano passado.

Para Nadir, o ano de 2020 ficará marcado para sempre na história da Apae de Três de Maio. “Foi necessário nos readequarmos para enfrentar a pandemia, sem parar com os atendimentos. E, também, conseguimos realizar obras sonhadas há muitos anos, com destaque para a reforma de ampliação e adequação de espaços que abriga o Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II) e os serviços de educação, saúde e assistência social. Agradeço a equipe pela colaboração para que tudo ocorresse da melhor maneira. Estamos todos de parabéns!”

Na sequência, o contador Edelmar Barasuol, do Escritório Contábil ABC, apresentou o balanço da prestação de contas da diretoria executiva de 2020. Segundo ele, a entidade vem apresentando crescimento, com superávit do exercício, principalmente na área da saúde com a chegada do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II). “A Apae de Três de Maio encontra-se com a situação financeira equilibrada, com crescimento econômico constante e significativo. A estrutura apaeana é grande, e isso demanda investimentos”, explicou. Barasuol ainda

presencial e diário, com 100% de capacidade, no período das 7h30 às 11h30 na Escola Martinho Lutero e no período das 13h30 às 17h30 nas EMEFS Frederico Lenz e São Caetano.

O prefeito municipal, Marcos Corso, parabeniza a secretária Vera e sua equipe pelo empenho em retomar às aulas da rede municipal, que conta com 832 crianças matriculadas nas EMEIs e 1.296 estudantes matriculados nas EMEFs.

explanou ao grupo presente sobre a origem de recursos e suas aplicações.

Foletto ressaltou o ano difícil enfrentado e reconheceu a importância do trabalho em equipe para superar os obstáculos. “A instituição não parou. E, embora tivemos momentos de insegurança em virtude do cenário do último ano, conseguimos avançar e isso nos dá forças para continuar. Agradeço a todos que contribuem com o desenvolvimento da Apae de Três de Maio. Somos felizes porque estamos juntos, crescendo, sempre visando os nossos alunos/usuários/pacientes.”

Finalizando o encontro, a diretora pedagógica Simone Rossi Tiecher abordou sobre o início do ano letivo. As aulas iniciarão em 1º de março, de forma remota, conforme decisão tomada com a diretoria da Apae, tendo em vista que 75% dos alunos da escola possuem comorbidades. Portanto, até que não se tenham garantias de segurança, não há data definida para o retorno das aulas presenciais na instituição. “Precisamos continuar prezando pela saúde e segurança de todos: alunos, professores, equipe e famílias. No fim do mês de março voltaremos a avaliar o cenário”, esclareceu.

Page 7: 19 DE FEVEREIRO DE 2021 Ano 19 | Edição 6 Região Fronteira ......O jovem, então, pesquisa como hackear celulares e acessa o celular do promotor. Deste promotor vai acessando o

19 DE FEVEREIRO DE 2021 7GERAL

Virada marca novo momento da cooperativa, que investe em tecnologia e industrialização

Cotrijal renova marca de olho em novos negócios

A Cotr i ja l apresentou nesta quarta-feira (17) sua nova marca. A live Renova Cotrijal reuniu presencialmente diretoria, conselheiros e poucos convidados, respeitando os protocolos sanitários. Online, mi lhares de assoc iados , c l ientes e colaboradores acompanharam o evento, reforçando características como o cooperativismo e a união da entidade. Os discursos mostraram um olhar atento para o futuro. A renovação marca uma nova fase da cooperativa, com investimentos em gestão, comunicação, inovação e diversificação dos negócios. Os bons resultados de 2020, com recorde de faturamento, contr ibuem para o novo momento.

Novos rumos

A n o v i d a d e m a r c a a transição para uma nova etapa da cooperativa, firmada no planejamento estratégico para os próximos cinco anos. Os novos planos vão desde o investimento em venture capital, a participação no marketplace SuperCampo e a industrialização de produtos, em parceria com a Languiru. Tr a n s p o r t e s e l o g í s t i c a também estão na pauta. E os investimentos em inovação e tecnologia serão ainda mais intensificados.

No dia 25 de fevereiro, durante Assembleia Geral, o balanço será apresentado oficialmente aos associados, Apesar das d i f icu ldades enfrentadas em função da quebra da safra de verão e da pandemia, a Cotrijal encerrou 2020 com R$ 2,4 bilhões de faturamento, crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Já as sobras cresceram 53% na comparação com 2019, chegando a R$ 21,4 milhões. Foi o melhor resultado da história da cooperativa.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, ressalta que o excelente resultado se deve à diminuição das despesas administrativas, ao crescimento dos negócios e ao aumento do número de produtores trabalhando com a cooperativa. “O profissionalismo da nossa equipe e a confiança do produtor foram essenciais para esse bom desempenho”, afirmou. “Para

2021, a expectativa é de uma nova safra recorde, que vem com produtividade e ótimos resultados”.

Sobre a nova marca, Manica ressaltou a fala inicial do Padre Fábio de Melo, convidado da live, que disse que “renovar é um dos presentes mais lindos que a vida nos dá! Toda vez que o campo se renova, nós evoluímos com ele. Com esse espírito, apresentamos nossa nova marca, identificada com o espírito dos 63 anos da cooperativa, mas adaptada às novas tecnologias e à nossa evolução. É um momento histórico da Cotrijal”, contou o presidente.

Para o vice-presidente, Enio Schroeder, o cooperativismo está na essência da Cotrijal. “É o sistema mais importante do mundo. Celebramos este momento importante , de renovação, construído com muito suor e determinação, por produtores, associados e colaboradores, que participaram da missão de construir a Cotrijal, que tanto e tão bem faz para as famílias cooperativadas. É um relevante serviço para toda região, estado e país,” comentou.

Nova marca

Em um formato que adequa-se às novas plataformas e ao novo jeito das pessoas se comunicarem, a renovação da marca Cotrijal foi assinada pela agência Moove, de Porto

Alegre. O conceito envolve características da cooperativa como: união, semente e grão; pessoas e associados; folha, plantio e integração; gota, água e irrigação; além de novos segmentos.

Segundo o presidente da agência, José Fuscaldo, poder contribuir com o processo de comunicação e marketing da Cotrijal foi uma grande c o n q u i s t a . “ R e p e n s a r e redesenhar a marca exigiu estudo, pesquisa e um extremo cuidado com a relação afetiva com a antiga. Grandes marcas mundiais têm passado por processos semelhantes. O advento da internet exigiu isso de todas. Elas buscaram simplificar suas formas, ganhar dinamicidade e rapidez no mundo virtual. A Cotrijal viu isso no tempo certo e agiu com rapidez,” afirma o executivo.

Sobre Cotrijal

Fundada em 1957 em Não-Me-Toque (RS), a Cotrijal é a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul e uma das maiores do Brasil. Em 2020, faturou R$ 2,4 bilhões -- ficando na 401ª posição entre as 500 maiores empresas do Brasil em vendas líquidas e a 64ª na Região Sul, segundo o ranking Melhores & Maiores, da Revista Exame. Desde 2000, a entidade promove a Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras internacionais do agronegócio.

Page 8: 19 DE FEVEREIRO DE 2021 Ano 19 | Edição 6 Região Fronteira ......O jovem, então, pesquisa como hackear celulares e acessa o celular do promotor. Deste promotor vai acessando o

8 19 DE FEVEREIRO DE 2021GERAL

TRÊS DE MAIO

Marcos Corso é o primeiro rotariano a ser prefeito em Três de Maio

O que diz a campanha sobre pessoas LGBTQI+

Igrejas e pandemiaCNBB lança Campanha da Fraternidade 2021 –

Tema Fraternidade e DiálogoA Conferência Nacional

dos Bispos do Brasil (CNBB) lança oficialmente nesta quarta-feira (17) a Campanha da Fraternidade de 2021, com o tema "Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor". No texto-base que detalha a iniciativa, a CNBB faz críticas relacionadas "Negação da ciência" durante a pandemia de Covid-19; Atuação do governo federal no combate ao coronavírus; Igrejas que não respeitaram o distanciamento social; e a "cultura de violência" contra mulheres, negros, indígenas e pessoas LGBTIQ+.

A campanha da fraternidade é tradicionalmente realizada pela Igreja Católica em parceria com instituições cristãs desde a década de 1960. O texto-base é escrito por membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e passa pelo aval da direção-geral da CNBB.

“ A C F E 2 0 2 1 q u e r convidar os cristãos e pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual”, afirmou a CNBB em nota. A confederação representa os bispos do país, e funciona como uma espécie de entidade de classe. A adesão à campanha não é obrigatória e depende de cada diocese.

O lançamento do tema ocorre sempre na quarta-feira de cinzas, quando tem início a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa. O assunto é difundido nas celebrações e programações da comunidade religiosa.

O texto da Campanha da Fraternidade de 2021 cita dados do Atlas da Violência 2020. Segundo a publicação, em 2018 "420 pessoas LGBTQI+ foram assassinadas, destas 164 eram pessoas trans". "Estes homicídios são efeitos do discurso de ódio , do fundamentalismo religioso, de vozes contra o reconhecimento dos direitos das populações LGBTQI+ e de outros grupos perseguidos e vulneráveis", diz texto da Campanha da Fraternidade.

Associação aponta que 175 pessoas transexuais foram mortas no Brasil em 2020 e denuncia subnotificação. O documento contextualiza parte da história da relação entre a religião e a sociedade, fazendo um paralelo com o cenário atual. O texto cita que, no Império Romano, "como estratégia militar e de conquista para manter a falsa paz, utilizavam, por vezes, a religião como instrumento de manutenção da hierarquia social". Em seguida, cita que "esse sistema de segregação e descarte de pessoas consideradas empecilhos e

O texto-base cita que "o governo brasileiro não adota políticas efetivas no combate à Covid-19”, e que a pandemia "dilacerou famílias e deixou espaços vazios na cultura nacional". Diz ainda que "algumas igrejas reivindicaram o direito de permanecerem aber tas , rea l izando suas ce l eb rações , apesa r das a g l o m e r a ç õ e s c a u s a r e m contaminações e mortes".

"Surgiu a discussão sobre o que seria essencial no papel desempenhado pelas igrejas: o templo aberto e as celebrações numerosas ou o serviço ao próximo e à próxima?" ,

inúteis permanece ainda hoje".O material aponta ainda que

a juventude negra, mulheres, povos tradicionais, imigrantes, grupos LGBTQI+, "por causa de preconceito e intolerância, são classificados como não cidadãos e, portanto, inimigos do sistema". "Jesus questionou essas estruturas de poder e desigualdade. As pessoas não poderiam ser descartadas e sofrer as consequências para a manutenção de um poder segregador", diz o documento.

A Campanha da Fraternidade a i n d a r e c o m e n d a q u e a população cobre das autoridades respostas sobre casos de violência contra vulneráveis que têm responsáveis impunes. Entre eles, cita o desaparecimento de Davi Fiuza, de 16 anos, após uma abordagem policial, em Salvador (BA), em 2014. A vereadora Marielle Franco executada em 2018 no Rio de Janeiro, e o líder indígena Paulo Paulino, assassinado no Maranhão, também são lembrados. "Provavelmente em sua região existem casos similares. Procure identificá-los", orienta o texto.

questiona o documento.O negacionismo também

é alvo de reprovação no documento. Em um trecho, as autoridades religiosas afirmam que "teorias conspiratórias de que a Covid-19 fora desenvolvida em laboratório, na China, contribuíram para fomentar a luta geopolítica, bem como a xenofobia".

“Discursos negacionistas sobre a realidade e fatalidade da Covid-19 são recorrentes, assim como a negação da ciência e do papel de organismos multilaterais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial da Saúde (OMS)”.

Nesta semana, o prefeito municipal, Marcos Corso, recebeu em seu gabinete a visita do presidente do Rotary Club do Distrito 4660, Cristiano Rambo, acompanhado do vice-presidente, Gilvane Dahmer e do tesoureiro da entidade, Valério Dalla Vechia.

Na opor tun idade , os membros do Rotary entregaram para o prefeito o Quadro de

Prefeito recebe quadro de prova quadrupla do Rotary Club

Prova Quadrupla, que é um guia para os rotarianos usarem em seus relacionamentos pessoais e profissionais.

Corso agradeceu a visita, destacou que se sente muito fe l i z como o p r imei ro rotariano a ser prefeito em Três de Maio e enfatizou que o Executivo será parceiro dos projetos desenvolvidos pela entidade.

Page 9: 19 DE FEVEREIRO DE 2021 Ano 19 | Edição 6 Região Fronteira ......O jovem, então, pesquisa como hackear celulares e acessa o celular do promotor. Deste promotor vai acessando o

19 DE FEVEREIRO DE 2021 9GERAL

Faculdade Horizontina inicia ano letivo com aulas

presenciais dia 22 de fevereiroNum esforço coletivo de

adaptação e de aprendizagem, a comunidade acadêmica da FAHOR desde as primeiras orientações para distanciamento social reestruturou as atividades para modalidade remota. As atividades práticas presenciais, com uso de laboratórios, foram retomadas em junho de 2020, sendo mantidas até o final do ano, com algumas atividades mantidas on-line, como medida de prevenção a COVID- 19. Deste modo, a FAHOR cumpriu todas as horas de aulas e atividades, com esforço extra para adaptação de estudantes e professores.

Com a supervisão do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE FAHOR) e COE Municipal e seguindo os protocolos de biossegurança, mais uma vez tudo es tá preparado para a volta às aulas, de forma presencial neste 1º

semestre de 2021, agendado para o dia 22 de fevereiro.

Os docentes têm sido sempre desafiados a desenvolver aulas mais atrat ivas, com mais eficiência no aprendizado, com o uso das metodologias ativas, desde 2015, com as mais diferentes ferramentas didáticas, tecnológicas ou não e por isso em constante compartilhamento de saberes e experiências, promovem juntos

a aprendizagem de excelência, nas áreas de Engenharia, Economia e Gestão.

Para se conectar neste novo mundo de infinitas oportunidades a FAHOR ainda oferece vagas para o Ensino Superior, com processo seletivo on-line. As inscrições e matrículas estão abertas até o dia 18 de fevereiro. Informe-se no site: vestibular.fahor.com.br

Morre a mãe da Saúde Mental de Horizontina –

Enfermeira Maria Zoé ZimpelA noite de 16 de fevereiro

registrou uma triste notícia à comunidade horizontinense. O falecimento da professora e enfermeira Maria Zoé Henriques Zimpel, ocorrido no hospital de Caridade em Santa Rosa. Os atos fúnebres se realizaram junto ao Crematório Dom José em Santa Rosa.

Maria Zoé construiu a história da Saúde Coletiva na região noroeste do RS e levou essa experiência do acolhimento, do carinho e do cuidado como práticas resolutivas, combatendo as internações psiquiátricas e valorizando atendimentos grupais.

Seu legado nos remete à Saúde Mental Coletiva e a consolidação do CAPS a partir do ano de 1994, quando Maria Zoé passou a defender que a internação de pacientes depressivos ou com sua saúde mental abalada em casas psiquiátricas, distante do convívio familiar, não tinha resolutividade, se revelava um trauma, agravando a situação.

A enfermeira horizontinense passou liderar também na região, articulada com ações já vislumbradas pelo Sistema Único de Saúde, seu modelo de saúde mental coletiva, criando o grupo de saúde Vida Nova, com menos medicação e mais terapias de grupo, mais afetividade, acolhimento, respeito e acima de tudo sensibilidade para saber ouvir.

A resolutividade alcançada com a redução drástica na necessidade de internações levou a gestão de saúde e a profissional a Porto Alegre, Brasília e Buenos Aires, apresentar em congressos de saúde mental e de saúde pública as suas experiências.

Maria Zoé rompeu barreiras, quebrou paradigmas, pôs fim ao preconceito. O grupo passou a ser tratado não mais como “de Doentes Mentais”, e sim “de Saúde Mental”, passou a se apresentar na comunidade, comemorar com caminhadas e apresentações datas com o Dia da Saúde Mental e da Luta anti-manicômios, visitar programas de rádio, participar de outros eventos e campanhas sociais. Ela praticou inclusão social de verdade. Além de profissional de saúde, Zoé era para seu grupo um pouco mãe, conselheira, liderança, confiança, esperança.

Guerreira contra o câncer, Zoé venceu a doença por três vezes, foi uma luta que acabou deixando mais fraco seu coração, e por complicações cardíacas foi internada na UTI do HVS e não mais resistiu.

Maria era também uma das voluntárias na criação do Grupo Unidas Pela Vida de Horizontina, formado por mulheres que venceram o câncer, outras em tratamento e voluntárias da comunidade. Sua experiência com a própria doença, se tornara conhecimento que ela não cansava de repassar a outras mulheres.

HORIZONTINA

Mais que um programa que leva através do trabalho em frentes de limpeza de espaços públicos a comida a quem pouco tem, o Programa Municipal de Inclusão Cidade Limpa, um dos primeiros projetos de inclusão social do RS, gestado na administração de 1997/2000, do prefeito Eduardo Jorge Horst, terá a partir deste ano inovações em seu formato.

As frentes de serviços seguem mantidas, porém com ajustes de coordenação e controle social, visando seu melhor resultado através de recadastramento que fará um diagnóstico dos participantes e após trabalhar com eles cursos de qualificação, volta aos estudos, alfabetização, programas de atenção à saúde, palestras e ações educativas voltadas as suas aptidões.

C o m i s s o a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social quer diminuir a dependência dos núcleos familiares do referido programa, oportunizando encaminhamento de seus integrantes para vagas de emprego existentes. Também o incentivo do poder público

Prefeitura dará novo formato ao Programa de Inclusão Cidade Limpa

visando o incremento de uma cooperativa de trabalhadores já existente no município, e que atua na área de materiais recicláveis, para absorver outras demandas de mão de obra especialmente para mulheres prestadoras de serviço em faxina e organização de ambientes.

Um encont ro com os integrantes foi realizado e novas reuniões, palestras e encontros serão agendados com frequência semanal, visando alcançar os objetivos, que são, a inclusão não pelo meio paternalista, mas sim pela ampliação da cidadania, o resgate da auto-estima e dos valores de viver em comunidade.

O s i n t e g r a n t e s d o programa Cidade Limpa serão antes de outros locais, envolvidos nas frentes de serviços para melhorias do próprio bairro ondem moram. Assim as ações vão sendo notadas e o comprometimento com a conservação e organização dos espaços públicos passa a ser um compromisso mais duradouro.

Do encontro participou a Diretora Municipal de Empregos do município Angelique Dreissig e nova gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social com a Secretária Ana Denise Strapassom e a Coordenadora Adjunta Rosane dos Santos.

Page 10: 19 DE FEVEREIRO DE 2021 Ano 19 | Edição 6 Região Fronteira ......O jovem, então, pesquisa como hackear celulares e acessa o celular do promotor. Deste promotor vai acessando o

10 19 DE FEVEREIRO DE 2021GERAL

Campanha por doações de material escolar em andamento

no município de HorizontinaDe iniciativa da equipe

do Cen t ro de Compras Zaleski, Brigada Militar, CTG Carreteiros de Horizonte, ACIAP, Rádio Vera Cruz e Movimento Juntos Por Horizontina, está em andamento uma campanha buscando doações de material escolar destinado a alunos oriundos de famílias em situação de dificuldades em Horizontina.

Na manhã da ú l t ima terça-feira, dia 16, parte das doações já arrecadadas foram repassadas para a Secretaria Munic ipa l de Educação pelos parceiros desta ação de voluntariado. Cadernos, lápis de colorir, estojos, mochilas, réguas, borrachas, estojos, apontadores e outros materiais arrecadados junto a comunidade, foram recebidos pelo Secretário Adjunto de Educação professor Valdir Garbrecht, a vice-prefeita Zuleica Wehner e equipe da Secretaria de Educação.

Serão des t inados aos alunos que apresentam essa

necessidade, levando-se em conta as demandas em cada escola, bem como famílias que haviam referido dificuldades de aquisição. As lideranças envolvidas nessa ação falaram no ato de entrega, sobre a importância da solidariedade e do voluntariado, entre elas Alexandre Zimmer e Letícia Kruell empresários apoiadores, Paola Machado pelo Centro de Compras Zaleski, professor Valdir pela Educação e a vice-prefeita Zuleica Wehner.

Quem ainda quiser fazer d o a ç õ e s p o d e r á d e i x a r os materiais no Centro de Compras Zaleski, ou adquirir na própria loja e doar na quantidade que puder, até dia 28 de fevereiro. Pode deixar ainda na Brigada Militar e demais parceiros. É na soma de gestos que se alcançam os objetivos, destacou a professora Elenir Didonet Rehbein da área pedagógica da Rede Municipal de Educação beneficiada com parte da arrecadação.

A Cooperativa de Trabalho dos Técnicos do Noroeste do RS – UNITEC esteve em Horizontina na semana que passou, quando apresentou as gestoras das áreas de Desenvolvimento Social e Ba lcão FGTAS/S ine da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, seu portifólio de produtos, voltados a palestras, cursos e treinamentos nas mais diversas áreas.

A cooperativa conta com 174 profissionais associados, que prestam serviços a prefeituras,

A Comissão Eleitoral da Cotrirosa esteve reunida nesta terça-feira, 16, no auditório do Centro Administrativo da Cooperativa, em Santa Rosa, para primeira reunião de condução da eleição dos novos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal da Cooperativa.

A comissão é formada por

UNITEC apresenta propostas de cursos para o

município de Horizontina

Comissão Eleitoral da Cotrirosa realiza primeira reunião

cooperativas, produtores rurais, SESCOOP, SEBRAE e SENAR além de empresas do meio corporativo. Os

cursos ofertados podem ser na modalidade EAD, facilitando a participação das pessoas, em tempos de distanciamento.

cinco associados, que são: Rafael Barili (presidente), Doalcir Fink (secretário), Elemar Popperl, Osmar Patzer e Ivo Schneider.

Nesta data, foi publicado o comunicado referente aos procedimentos para inscrições de chapas, que encerra dia 26 de fevereiro. As eleições serão no dia 18 de março e, devido a pandemia do Coronavírus,

serão realizadas de acordo com as normas dos cuidados de higienização e distanciamento social, orientados pelos órgãos de saúde competentes.

O comunicado da Comissão com or ientações sobre o processo eleitoral e o edital de convocação das eleições estão disponíveis no site e unidades da Cotrirosa.

Page 11: 19 DE FEVEREIRO DE 2021 Ano 19 | Edição 6 Região Fronteira ......O jovem, então, pesquisa como hackear celulares e acessa o celular do promotor. Deste promotor vai acessando o

19 DE FEVEREIRO DE 2021 11GERAL

POLITICA REPUBLICANA

Proposta é valorizar e reconhecer a atuação voluntária por uma Horizontina melhor

Previsão de arrecadação é de R$ 4.308.669,00

Carnês do IPTU 2021 começam a

ser distribuídos em Três De Maio

Troféu da ACIAP vai premiar cidadãos e

entidades de Horizontina

Os carnês o para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) estão sendo entregues aos contribuintes de Três de Maio, através dos Correios. Além do próprio Imposto, no pagamento do IPTU está somada a taxa de recolhimento de lixo.

De acordo com a secretária da Fazenda, Márcia Bittencourt Krugel, neste ano foram emitidos 10.752 carnês e a previsão de arrecadação através do Imposto é de R$ 4.308.669,00. “Os contribuintes poderão aproveitar o desconto de 6% se optarem pelo

pagamento em cota única, até o dia 12 e março. Para quem optar pelo pagamento em cota única, sem desconto, o mesmo poderá ser realizado até o dia 14 de maio.”

Márcia enfatiza que quem desejar realizar o pagamento parcelado, sem desconto, poderá seguir um cronograma de cinco parcelas, na qual as datas de vencimento são: 12 de março, 14 de maio, 09 de julho, 10 de setembro e 12 de novembro. Os boletos também podem ser emitidos pelo site da Prefeitura Municipal: www.pmtresdemaio.com.br

A ACIAP lança, nesta semana, uma novidade que visa valorizar pessoas e entidade que foram destaque na comunidade de Horizontina, reconhecendo suas atuações por meio do Troféu Des taque Raízes Fortes e do Troféu Juntos por Horizontina.

O Troféu Destaque Raízes Fortes tem 4 categorias: E d u c a ç ã o , E m p r e s a r i a l , Comunitário e Saúde e tem por objetivo identificar e premiar líderes em suas áreas de atuação, que contribuem para uma Horizontina melhor e que, por isso, servem de referência, cada um na sua categoria de abrangência.

Já o Troféu JUNTOS por Horizontina objetiva homenagear entidade que se envolveu e teve destaque significativo na comunidade de Horizontina, colaborando com a motivação de voluntários, sugestão de projetos, integração com a comunidade e a doação do seu tempo de forma voluntária.

No total, são 15 nomes que foram indicados por uma comissão formada por membros da Diretoria da ACIAP, Poder Público Municipal e integrantes de outras entidades.

A escolha de quem leva os troféus será feita pelos associados da ACIAP – sendo

um voto por empresa – até o dia 24 de fevereiro. A revelação será dia 25 e a entrega da premiação será dia 27 de fevereiro, no evento comemorat ivo ao aniversário dos 66 anos de Horizontina, com show de César Oliveira e Rogério Melo, no CTG Carreteiros de Horizonte.

O evento é uma realização da ACIAP e CTG, com apoio da Prefeitura. Os cartões estão sendo vendidos por mesa de 4 lugares cada, na ACIAP e no CTG. Associados em dia têm desconto de 15%. O evento, que tem lugares limitados, foi aprovado pelo COES do município, e seguirá todas as normas exigidas pelo Comitê e demais órgãos de saúde.

Pelo Troféu Raízes Fortes, os

indicados foram: Aline Ataíde Vernier, psicóloga; Carmen Freddo, professora; Joana Spohr, professora; Maria Victória Wagner, empresária; Airton Heck, engenheiro químico; Claudiomiro Fernando Rex, empresário; Fabiane Wenning Zappe, analista de compras na John Deere; Gisela Ribeiro, empresária; Nestor Kohler, engenheiro; Larrisa Bica, enfermeira; Bruno Tolfo, ex-presidente da ABOCH e atual vice-presidente da entidade; Jairo Dutra do Santos, motorista da Secretaria Municipal de Saúde responsável. No Troféu Juntos, os indicados são: Fundação Capacitar, Brigada Mili tar e Loja Maçônica Fraternidade Horizontinense.

O prefei to municipal , Marcos Corso, recebeu em seu gabinete os vereadores: Diogo Wolf, Ernani Weimer e Alexandre Ott, acompanhados do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Antônio Wunsch.

Na oportunidade a bancada petista e a direção da executiva municipal destacaram que estão entrando em contato com os parlamentares estaduais e federais do partido para a busca de emendas para o município.

No encontro debateu-se quais as áreas mais prioritárias e de investimentos que o governo municipal projeta. O prefeito Corso agradeceu a visita e

Diretoria da Aciap e prefeitura lançaram programação no Jornal da Manhã

PT garante a Corso que buscará emendas parlamentares

em prol de Três de Maio

enfatizou que o Executivo é parceiro do Legislativo para garantir novos recursos

que venham a beneficiar o desenvolvimento de Três de Maio.

Page 12: 19 DE FEVEREIRO DE 2021 Ano 19 | Edição 6 Região Fronteira ......O jovem, então, pesquisa como hackear celulares e acessa o celular do promotor. Deste promotor vai acessando o

12 19 DE FEVEREIRO DE 2021GERAL

CLASSI FOLHA

VENDO VW SAVEIRO Border ano 1999, bom estado, R$ 12.000,00. Tratar em Horizontina fone 3537-3963 ou 9-9174-6050.

ALUGO CASA de alvenaria na Rua Romualdo Weiss com garagem.Tratar 3537 1496

CASA PARA ALUGAR com garagem na Rua Buricá. Tratar 3537 1496

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: transporte e distribuição de Calcário na lavoura. Gesso agrícola e Calcário Calcítico. Fone: (55) 99961-8138 com Hélio, em Independência, próx. ao trevo.

ALUGO OU VENDO Apartamento em Porto Alegre, na Rua São Lucas, 710, edifício Flor de Liz, Bairro do Salso,

próximo a PUC. Closet (quarto com banheiro), cozinha, sala e lavanderia. Semi-mobiliado. Ótimo para estudante.

Tratar 55-9-9122-1150 com Glací.

HORIZONTINA

Diego Daniel Tiecher, associado da Unitec, presta serviços no frigorífico Schlosser

Zootecnista com atuação em frigorífico:

garantia de procedência e qualidade dos cortes

Na rotina de trabalho de um frigorífico, diversas funções estão ligadas ao zootecnista, profissional necessário e com papel fundamental, que atua garantindo a procedência para os mais variados tipos de corte de carnes. Prova disso é o trabalho desenvolvido pelo zootecnista Diego Daniel Tiecher, associado da Unitec, que presta serviços no Frigorífico Schlosser, de Horizontina, desde novembro de 2020. Lá, o profissional vem atuando em várias ações, com destaque para a classificação de carcaças de bovinos, suínos e ovinos e tipificação de bovinos.

O Frigorífico Schlosser trabalha com seis linhas de produtos: cortes bovinos para parrilha, cortes bovinos para churrasco, cortes bovinos para o dia a dia, cortes ovinos para assados, cortes gourmet suínos, e embutidos e miúdos. “Toda carcaça que entra, após o abate, é classificada e tipificada. Avalio dentição, gordura e peso delas. Após isso, já vou direcionando-as para as marcas”, explica.

O profissional, que já possuía experiência no trabalho em frigorífico, afirma que, dentro das avaliações das carcaças, está a medição do pH da carcaça do animal. “O pH da carne é um importante parâmetro de qualidade, pois pode influenciar a cor, a capacidade de retenção de água e a maciez, dentre outros fatores. Além disso, pode detectar anomal ias durante o abate. Então, realizo amostragens de avaliação de pH da carne, que deve ter parâmetros de 6,0 a 5,4. Outras informações importantes que nos permitem avaliar a qualidade é a idade do animal; quanto mais novo, a tendência é de a carne ser mais macia. Carcaça com pH alterado apresenta carne mais dura e de menor período de validade.”

A alimentação do animal também faz diferença na qualidade e sabor da carne. “Os animais destinados para desossa são de produtores parceiros. Então, existe conhecimento sobre o cuidado. Para o abate de carne suína, bovina e de cordeiro, o frigorífico compra de produtores da região, sendo que

os mais distantes são da região central do Estado, específico para alguns cortes de carne de maior valor agregado”, afirma.

Diego acrescenta que, desde que começou a atuar na empresa, também foi aprimorando a padronização de processos, buscando maior qualidade, além de auxiliar na organização e direcionamento. Ele também atua na precificação, processo que ocorre semanalmente, com formação de preço de venda dos produtos, tanto de carcaça como do produto embalado.

Conforme o zootecnista, a busca pela excelência nos serviços prestados é constante, pois o objetivo é manter o alto padrão de qualidade em todas as fases do processo, satisfazendo as exigências do cliente e consumidor. “A qualidade dos produtos do frigorífico vem do cuidado e seleção dos animais,

que inclui manejo, processos de produção e transporte. Ou seja, é mantido o alto padrão de qualidade em todas as fases do processo”, destaca.

Com atuação em tempo i n t e g r a l n o F r i g o r í f i c o Schlosser, Diego também se dedica ao estudo de estratégias e desenvolvimento de produtos, bem como formas de venda d i fe renc iadas . “Es tamos focando na venda de cortes embalados, que fidelizam clientes pelo padrão oferecido e que oferecem uma experiência diferenciada e prática ao consumidor. Também queremos ampliar mercados e entrar em novas regiões. Sempre levando em conta um quesito importante, que é a inovação, entregando produtos com qualidade e eficiência. Tudo isso é resultado do trabalho em equipe”, finaliza Diego.

Page 13: 19 DE FEVEREIRO DE 2021 Ano 19 | Edição 6 Região Fronteira ......O jovem, então, pesquisa como hackear celulares e acessa o celular do promotor. Deste promotor vai acessando o

19 DE FEVEREIRO DE 2021 13GERAL

Evento será realizado no segundo sábado de cada mês começando neste 20 de fevereiro

HORIZONTINA

Prefeitura abre discussão com entidades para elaborar

Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal

O gabinete de trabalho dos gestores horizontinenses Jones Cunha e Zuleica Wehner tem sido nesses primeiros 45 dias de governo, local de intensas discussões e exposições a entidades, em preparação ao Plano Estratégico de Desenvolvimento – PED nas áreas econômica e social.

Dirigentes de empresas, secretarias da governança municipal, Poder Executivo e Legislativo, Sistema S (Senac e Sesc), Sindicato dos Metalúrgicos, John Deere Brasil, Associação Comercial, FAHOR entre outras entidades, e s t ã o i n d i v i d u a l m e n t e e gradat ivamente sendo informadas dessa iniciativa do município, e que nos próximos meses deverá instalar importante debate aberto para a definição de prioridades.

U m a d a s q u e s t õ e s desafiadoras se refere a qualificação de trabalhadores para atender o número de vagas que atualmente estão sendo ofe rec idas e não preenchidas, pela alegada falta de qualificação dos candidatos. Diante deste cenário, é urgente, segundo o prefeito Jones Cunha, que haja ações coordenadas em busca de resultados preparando pessoas.

As entidades e empresas possuem informações, a prefeitura através do Balcão FGTAS Sine também possui, e serão mais assertivas as ações se feitas em conjunto. Preparar melhor a mão de obra atinge os campos da indústria metalmecânica, de alimentos,

confecções, móveis, que são as maiores geradoras de emprego tanto em Horizontina, quanto na região, também merecendo destaque os setores dos serviços e do varejo.

Na quinta e sexta-feira passadas, audiências trataram de parcerias com Sindicato dos Metalúrgicos – maior entidade de trabalhadores do município, com o vereador e presidente Jorge Ramos e com o dirigente da Federação dos Metalúrgicos do RS Milton Viário, e com o SENAC/SESC Santa Rosa através de Cristiane Perosa e Édson Flores de Campos. Com o SESC também foi tratado da continuidade das parcerias nas áreas da cultura e do esporte.

A S e c r e t a r i a d e Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Desenvolvimento Social já elaboram em parcerias com ACIAP, Senar, Sebrae e conselhos municipais dessas áreas, propostas para pôr em prática a qualificação e preparação de mão de obra entre as iniciativas já encaminhadas.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Municipal a ser elaborado, será um norte a ser seguido, com atualizações anuais sobre as mais diversas demandas que forem surgindo, segundo projeta a gestão municipal. Nas próximas semanas mais detalhes referentes ao plano serão divulgados.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte convida toda comunidade três-maiense para participar do retorno do “Brique na Praça”. A decisão foi tomada após conversa com o grupo de artesãos interessados em

Sábado de Brique na Praça em Três de Maio

reativar o Projeto de Lei Nº 3.005/2017, que estabelece a realização do Brique na Praça no segundo sábado de cada mês.

O Projeto é de autoria da atual secretária de Educação, Vera Kuhler, quando a mesma era vereadora. A abertura será

no dia 20 de fevereiro, às 8h, em frente ao Palácio Municipal Walter Ullmann. Nos dias de realização do “Brique na Praça”, o Museu e Biblioteca Pública também estarão com seus espaços abertos para a comunidade em geral.

“A DIETA É UM DOS PRINCIPAIS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA

A EPIDEMIA DA OBESIDADE”Macpherson-Sánchez, 2015.

Você deve estar se perguntando: Como assim? A lógica não deveria ser outra, onde a dieta me ajuda a emagrecer?

Bom, não é isso que Ann Macpherson-Sánches percebeu em sua revisão chamada "Integrating Fundamental Concepts of Obesity and Eating Disorders: Implications for the Obesity Epidemic", onde o mesmo avaliou 247 estudos e investigou a relação entre consumo energético, controle de peso, obesidade e transtornos alimentares.

Ann traz em seu estudo que ** o incentivo para a prática de dietas e a restrição alimentar estão no cerne dos cenários tanto dos transtornos alimentares quanto da obesidade **. Segundo ela, foi quando começamos a perseguir um "peso ideal", através de dietas e restrições, que começamos a ver um aumento exponencial das questões com o aumento de peso e a comida.

Outro fato muito importante trazido por Ann é de que o termo “peso ideal” não foi criado com embasamento científico, mas sim através de companhias de seguro, para estimar gastos e benefícios dos segurados, na década de 40.

A “indústria da beleza” busca padronizar formas corporais, criando um conceito de corpo ideal, o que faz com que as pessoas vivam uma busca incessante por se “enquadrar” dentro desse conceito. Sendo essa uma situação impossível, uma vez que esses corpos ideais são criados por diagramação gráfica com uso de photoshops e corretores.

Por isso, de nada adianta uma corrida maluca pelo “corpo ideal”. Não coloque seu corpo em mais uma dieta restritiva, em mais uma tentativa frustrada de se enquadrar em padrões de beleza.

Opte por uma reeducação alimentar, por um tratamento individualizado, onde você não sofra e isso não cause uma possível compulsão alimentar pós-restrição. Além disso, não esqueça, você é muito especial a sua maneira e com a sua individualidade.

Page 14: 19 DE FEVEREIRO DE 2021 Ano 19 | Edição 6 Região Fronteira ......O jovem, então, pesquisa como hackear celulares e acessa o celular do promotor. Deste promotor vai acessando o

14 19 DE FEVEREIRO DE 2021GERAL

UFSM

HORIZONTINA

O SISU é o sistema de seleção usado pela UFSM para selecionar novos estudantes

MEC define cronograma do SISU 2021/1

O Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União, o cronograma e os procedimentos relacionados ao primeiro processo seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Poderão part icipar da seleção, os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente a 2020.

Após a divulgação do resultado do Enem 2020, o MEC publicará o edital com o prazo de inscrição e demais procedimentos para o primeiro processo seletivo do SISU deste ano. A UFSM divulgará o quadro de vagas em edital específico, divulgado no site da PROGRAD e em suas redes sociais.

CronogramaInscrições: 6 a 9 de abrilResultado da 1ª chamada: 13

de abrilMatrícula: 14 a 19 de abrilLista de espera: 13 a 19 de

abrilEntenda as etapas

Inscrições: os interessados

em concorrer a uma vaga nas universidades federais deverão se inscrever no SISU 2021/1, pelo site do SISU. No momento da inscrição, os candidatos terão a opção de escolher: curso, universidade, cotas. São duas opções de curso.

Resultado da 1ª chamada: a lista de classificados será publicada no site do SISU. Os candidatos que não forem classificados, deverão aguardar o período de inscrição da Lista de Espera para que possam participar da chamada oral.

Matrícula: Os classificados da UFSM deverão consultar o edital do SISU 2021/1 da UFSM, que estará disponível no site da PROGRAD, para r e u n i r a d o c u m e n t a ç ã o necessária e inseri-la no Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação para Chamada Oral, no prazo estipulado pelo edital.

L i s t a d e e s p e r a : o s candidatos que não foram classificados na 1º chamada/chamada regular, deverão se

inscrever na Lista de Espera em apenas 1 curso das suas duas opções escolhidas no momento da inscrição no SISU. Somente os candidatos que não foram selecionados na Chamada Regular em nenhuma das suas duas opções de curso poderão participar da Lista de Espera.

Chamada Oral Online: após a divulgação da Lista de Espera, os inscritos deverão fazer a Habilitação para as chamadas orais da UFSM no Portal de Habilitação para Chamada Oral, fazendo o upload com a documentação referente a sua cota, no prazo definido em edital a ser publicado no site da PROGRAD.

A Comissão de Ingresso A c a d ê m i c o ( C I A ) d a P R O G R A D a n a l i s a r á a documentação dos candidatos e fará as entrevistas para as cotas que exigem essa etapa. Após, os candidatos receberão um e-mail de deferimento de sua inscrição e serão matriculados em todas as disciplinas ofertadas no primeiro semestre.

A Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA) abre processo de Seleção de Gratuidade/Bolsas de Estudos para os Cursos Técnicos da Instituição.

A inscrição, que acontece entre os dias 22 de fevereiro e 05 de março , se da rá

A S e c r e t a r i a d e Desenvolvimento Rural de Horizontina, comunica que está aceitando pedidos de mudas de eucaliptos de flor permanente (12 meses/ano), especial para abelhas, ou seja, para o cultivo do mel. Os agricultores e apicultores interessados, devem fazer a reserva o mais breve possível junto a SMDR.

A criação de abelhas para produção do mel começa a ser novamente incentivada na região através da Alibem, pois há um amplo mercado nacional e internacional para o produto, bem como a necessidade de melhorarmos nosso meio ambiente.

P o r e s s a r a z ã o , u m a reunião tratando do tema

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Horizontina destaca que estão abertos novos pedidos para o repovoamento de alevinos junto aos açudes de agricultores assist idos pelo programa munic ipa l de fomento a agricultura, na área da produção de peixes.

O prazo para as encomendas vai até dia 22 de fevereiro com

O alto custo e a escassez de matérias-primas afetam diferentes setores industriais desde o final do ano passado e permanecem como principal problema em 2021 após o recente aumento no preço do aço. Observa-se especialmente falta ou aumento no valor do aço, mas também em vidro, plástico, papelão e "tecidos não tecidos" (TNT). Entre as causas apontadas para essa elevação do custo desta liga metálica amplamente utilizada na indústria está o fato de que a produção siderúrgica do Brasil sofreu uma expressiva contração por causa do período de isolamento social para conter o avanço da pandemia. "Essas medidas de isolamento, combinadas com a elevada incerteza quanto à extensão da crise que se iniciava, provocaram uma forte queda na atividade econômica e como consequência uma menor demanda de matérias-primas por parte das empresas", diz o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry.

As dificuldades no momento da pandemia levaram diversas siderúrgicas a tomarem decisões radicais de corte de produção, inclusive com o abafamento e desligamento de altos fornos,

FEMA abre processo de Seleção de Gratuidade/ Bolsas de Estudos para

os Cursos Técnicos

Prefeitura de Horizontina e Alibem incentivam

produtores a retomar criação de abelhas

Programa de Piscicultura inscreve produtores para nova remessa de alevinos

Alta do preço do aço afeta a indústria diz FIERGS

exclusivamente através do preenchimento e impressão da ficha socioeconômica, o qual deve ser realizado, via internet, no site www.fema.com.br/bolsas e da entrega de documentos comprobatórios. Mais informações podem ser obtidas no fone 3511 9100.

APICULTURA – Criação de Abelhas para Produção de Mel, está programada para dia 23 de fevereiro, ás 19h30 no centro cultural Belas Artes, no Bairro Campestre, trazendo até o município o diretor da Alibem Jucelino Gonçalves. A indústria de mel será instalada em Porto Mauá.

Os agricultores interessados n a p r o d u ç ã o d e v e m s e inscrever antecipadamente para participar deste encontro. Inscrições junto a Secretaria de Desenvolvimento Rural, pois as vagas são limitadas devido o distanciamento social. Informações sobre as mudas do eucalipto especial para abelhas e inscrições para essa reunião pelos fones 3537-3130 ou 3199.

a entrega dos alevinos dia 26 de fevereiro. O valor unitário por alevino varia de acordo com a espécie: Carpas R$ 0,42. Lambari 0,33, Grumatã e Tilápia revertida 0,38, Jundiá Cinza e Carpa colorida 0,45, Pacú 0,75, Trairão 2,80, Cascudo abacaxi e Piracanjuba 3,50, Dourado e Surubin pintado 9,00 por alevino. Maiores informações pelos fones 3537-3130 ou 3199.

aciarias e laminações. Projetado para funcionar ininterruptamente, o desligamento de um alto forno é custoso e seu pleno religamento pode levar semanas até atingir o nível ótimo de produção.

A produção brasileira de Aço Bruto começou o ano de 2020 em baixa na comparação com o mesmo período de 2019, intensif icada por conta da pandemia. Entre abril e junho, em todos os meses a produção caiu mais de 20%. A partir de julho, com a reabertura gradual das atividades, os números começaram a melhorar, mas com taxas insuficientes para repor as perdas, que fecharam o ano em -4,9%. A escassez do aço atingiu a maioria dos principais países e apenas China, Estados Unidos, Irã e Turquia apresentaram crescimento na produção no acumulado do ano até novembro. "Como resposta à queda da atividade econômica, os governos lançaram pacotes de estímulos fiscais grandiosos. A injeção de recursos fez com que houvesse uma rápida e forte retomada na demanda com reflexos na procura por aço, em meio a um contexto com empresas siderúrgicas operando abaixo de sua capacidade, ou seja, com restrição de oferta", explica Petry.

Com a produção em baixa não apenas no Brasil e pela forte desvalorização do real frente ao dólar, importar o produto ficou mais caro. O preço médio por tonelada importada de aço atingiu R$ 6.484 em setembro, o maior valor da série iniciada em 2013. Nos meses seguintes houve um recuo, chegando a R$ 5.160 em dezembro. Mesmo assim, em relação a janeiro de 2020 (R$ 4.159), o valor de dezembro revela um aumento 24,1%. No Brasil, de abril do ano passado até o final de janeiro de 2021, o reajuste no preço do aço chega a 100% em alguns setores industriais.

BENS DE CAPITAL –Especialmente no segmento de

Bens de capital, no ano passado a produção física no Brasil recuou 9,4% em comparação com o ano anterior, queda mais intensa do que a verificada para o total da indústria, que chegou a 4,5%. Esse resultado só foi atenuado pelo crescimento de mais de 6% na produção de Bens de Capital Agrícolas, com grande participação na produção total. Em caminho inverso, os Bens de capital para equipamentos de transporte recuaram 22,6%, influenciados pela queda de 33% nas vendas de ônibus e 12,3% nas de caminhões.

Page 15: 19 DE FEVEREIRO DE 2021 Ano 19 | Edição 6 Região Fronteira ......O jovem, então, pesquisa como hackear celulares e acessa o celular do promotor. Deste promotor vai acessando o

19 DE FEVEREIRO DE 2021 15POLÍCIA / GERAL

ESPORTE

Encontro ocorre no auditório da Palácio Municipal Walter Ullmann

Enfermeira de Santa Rosa é encontrada morta

em Porto Mauá

PLANTÃO POLICIAL FCCOLABORAM: PAULO MARQUES NOTÍCIAS, VINICIUS VARGAS/RÁDIO OLINDA FM-TUCUNDUVA MAIS, Brigada Militar RS, CRPO Fronteira Noroeste/4ºBPAF, Polícia Civil RS, Polícia Rodoviária Federal Ijui, Polícia Rodoviária Estadual Santa Rosa, Corpo de Bombeiros Horizontina, Corpo de Bombeiros Três de Maio, Polícia Federal Santo Ângelo, Observador Regional, Portela Online, Rádio Cidade S.A, Portal FC, Três Passos News e Guia Crissiumal.

Uma mulher foi encontrada morta no Rio Uruguai em Porto Mauá no início da noite desta terça (16).

Identificada como Rosane Werlang, a moradora de Santa Rosa, teria caído no rio próximo ao local conhecido como Porto Pisone.

As circunstâncias de sua provável queda estão sendo investigadas. Rosane tinha 52 anos e t rabalhava no Hemocentro Regional/Fumssar de Santa Rosa.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou hoje (18/02) o edital para o concurso do Censo Demográfico 2021. No total, serão oferecidas, 204.307 vagas temporárias, das quais 181.898 para a função de recenseador, 16.959 para a atividade de agente censitário supervisor e 5.450 para o cargo de agente censitário municipal.

Para os cargos de agente censitário municipal e agente censi tár io supervisor, as inscrições começam amanhã (19) e vão até 15 de março. A taxa de inscrição é de R$ 39,49 e as inscrições podem ser feitas pelo site da banca de avaliação Cebraspe.

J á p a r a a s v a g a s d e recenseador, as inscrições começam no dia 23 de fevereiro e vão até 19 de março. A taxa de inscrição é R$ 25,77 e a inscrição também pode ser feita pelo site do Cebraspe.

O salário previsto para agente censitário municipal é R$ 2.100; para agente supervisor é R$ 1.700. Já a remuneração do recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada, unidades recenseadas (domic í l ios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. O candidato poderá simular valores de remuneração por meio deste link.

A previsão é de que as provas objetivas sejam aplicadas presencialmente em 18 de abril para o cargo de agente censitário municipal e agente censitário supervisor. Já para a função de recenseador, as provas presenciais devem ocorrer

Vem ai 2ª rodada de conversa sobre o esporte três-maiense

IBGE publicou edital para concurso com

mais de 408 mil vagas temporárias para

trabalhar no Censo 2021

O D e p a r t a m e n t o d e Esportes de Três de Maio convida os representantes de equipes das modalidades de basquete, futebol, voleibol, motocross, ciclismo, mountain bike, corrida de rua e bocha, para participarem da “2ª Roda de Conversa: Esporte Três-maiense” que irá ocorrer no dia 24 de fevereiro, às 19h, no auditório da Palácio Municipal Walter Ullmann.

O encontro terá como objetivo buscar ideias que venham a contribuir para o retorno das práticas esportivas no município e melhorar as competições locais.

no dia 25 de abril, "seguindo os protocolos sanitários de prevenção da covid-19".

De acordo com o edital, caberá ao recenseador realizar a coleta, presencialmente e/ou por telefone, das informações do Censo Demográfico 2021 em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua área de trabalho.

Para concorrer à função de recenseador é preciso ter ensino fundamental completo. A jornada de trabalho é de, no mínimo, 25 horas semanais e a previsão de duração do contrato é de até 3 meses, podendo ser prorrogado mediante necessidade de conclusão das atividades do Censo e de disponibilidade orçamentária.

Já para as funções de agente censitário municipal e agente censitário, é exigido o ensino médio completo. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, cumprida em 8 horas diárias. A previsão de duração do contrato para as duas funções é de cinco meses, podendo ser prorrogado mediante a necessidade do Censo.

De acordo com o edital, caberá ao agente censitário m u n i c i p a l a c o m p a n h a r as atividades da coleta de dados, garantindo a perfeita cobertura da área territorial, o cumprimento dos prazos e a qualidade das informações coletadas na cidade de trabalho. A função será ocupada pelos melhores colocados em cada município. Já aos agentes censitários caberá a supervisão, acompanhando as equipes de recenseadores em campo para esclarecimento de dúvidas.

Fonte: Agência Brasil

Page 16: 19 DE FEVEREIRO DE 2021 Ano 19 | Edição 6 Região Fronteira ......O jovem, então, pesquisa como hackear celulares e acessa o celular do promotor. Deste promotor vai acessando o

16 19 DE FEVEREIRO DE 2021

19 DE FEVEREIRO DE 2021 | Fone: 9-9657-2785