página 0 - concursos.ufma.br · do ano ou quando há um índice de precipitação muito grande...

10
COLÉGIO UNIVERSITÁRIO - PROCESSO SELITIVO PARA O INGRESSO NO CURSO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM Página 0

Upload: vuque

Post on 04-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

COLÉGIO UNIVERSITÁRIO - PROCESSO SELITIVO PARA O INGRESSO NO CURSO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Página 0

COLÉGIO UNIVERSITÁRIO - PROCESSO SELITIVO PARA O INGRESSO NO CURSO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Página 1

LÍNGUA PORTUGUESA TEXTO 01

As enchentes Lima Barreto

As chuvaradas de verão, quase todos os anos, causam

no nosso Rio de Janeiro, inundações desastrosas. Além da suspensão total do tráfego, com uma prejudicial interrupção das comunicações entre os vários pontos da cidade, essas inundações causam desastres pessoais lamentáveis, muitas perdas de haveres e destruição de imóveis.

De há muito que a nossa engenharia municipal se devia ter compenetrado do dever de evitar tais acidentes urbanos. Uma arte tão ousada e quase tão perfeita, como é a engenharia, não deve julgar irresolvível tão simples problema.

O Rio de Janeiro, da avenida, dos squares, dos freios elétricos, não pode estar à mercê de chuvaradas, mais ou menos violentas, para viver a sua vida integral.

Não sei nada de engenharia, mas, pelo que me dizem os entendidos, o problema não é tão difícil de resolver como parece fazerem constar os engenheiros municipais, procrastinando a solução da questão.

O Prefeito Passos, que tanto se interessou pelo embelezamento da cidade, descurou completamente de solucionar esse defeito do nosso Rio. Cidade cercada de montanhas e entre montanhas, que recebe violentamente grandes precipitações atmosféricas, o seu principal defeito a vencer era esse acidente das inundações.

Infelizmente, porém, nos preocupamos muito com os aspectos externos, com as fachadas, e não com o que há de essencial nos problemas da nossa vida urbana, econômica, financeira e social. Vida urbana, 19-1-1915 BARRETO, Lima) Crônicas. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bi000173.pdf. Acesso em 01.02.2013 1 A crônica é um relato narrativo que tem por base fatos

que acontecem em nosso cotidiano. Sabendo-se que o texto é uma crônica, pode-se afirmar sobre ele:

a) A crônica de Lima Barreto se mantém atual por causa da linguagem direta e sem muito rebuscamento. As referências extratextuais, como o nome do Prefeito à época e a data em que foi publicado o texto, são as únicas marcas que denunciam o tempo em que foi escrito;

b) O texto não pode mais ser considerado uma crônica, pois se perdeu o sentido de atualidade trazido pelo contexto da época. Deve ser analisado apenas por seu aspecto literário;

c) Apesar da grande distância temporal, o texto de Lima Barreto mantém sua atualidade por se referir a um tema que ainda não encontrou solução na cidade do Rio de Janeiro, ou seja, o contexto ainda se mantém semelhante àquele de um século atrás;

d) Mesmo publicado em um veículo de comunicação e tratando de um tema do cotidiano de uma cidade, o texto não poderia ter sido colecionado em um livro de crônicas, pois não explora o lado poético da vida cotidiana.

e) Lima Barreto explora, nesse texto, o rebuscamento literário diante de um tema, o que pode ser observado pelo uso de metáforas e neologismos (irresolvível, procrastinando). Isso enriquece a produção da crônica e mostra as potencialidades do uso da linguagem.

Leia o fragmento a seguir para responder às questões 2 e 3.

“Infelizmente, porém, nos preocupamos muito com os aspectos externos, com as fachadas, e não com o que há de essencial nos problemas da nossa vida urbana, econômica, financeira e social.”

2 O autor faz referência a uma oposição que torna o problema carioca algo pertinente a todos os brasileiros, senão um problema universal. Qual contraste mostrado abaixo exemplifica o que foi exposto no trecho?

a) As avenidas e os freios elétricos do Rio de Janeiro não são suficientes para impedir as enchentes que tanto atrapalham a vida do carioca;

b) Os engenheiros estão mais preocupados com sua arte que em fazer obras funcionais;

c) O prefeito da cidade se preocupou em embelezá-la e esqueceu-se dos problemas de infraestrutura a serem solucionados;

d) As belezas das montanhas, “fachada do Rio de Janeiro”, escondem o problema traiçoeiro das inundações constantes na cidade;

e) Os cidadãos do Rio de Janeiro se preocupam mais em embelezar suas casas que reivindicar melhorias no saneamento urbano.

3 Quanto à classificação morfológica, as palavras

destacadas no fragmento acima são, respectivamente:

a) conjunção, interjeição, advérbio, adjetivo; b) interjeição, preposição, artigo, substantivo; c) adjetivo, advérbio, adjetivo, pronome; d) substantivo, pronome, preposição, substantivo; e) advérbio, conjunção, pronome, adjetivo.

4 Leia o período abaixo e assinale a alternativa correta quanto à sintaxe:

“Não sei nada de engenharia, mas, pelo que me dizem os entendidos, o problema não é tão difícil de resolver como parece fazerem constar os engenheiros municipais, procrastinando a solução da questão.”

A expressão “os entendidos” funciona como:

a) Adjunto adverbial; b) Sujeito; c) Objeto direto; d) Vocativo; e) Objeto indireto.

COLÉGIO UNIVERSITÁRIO - PROCESSO SELITIVO PARA O INGRESSO NO CURSO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Página 2

TEXTO 02

InfoEscola » Geografia » Hidrografia »

Enchentes no Brasil Por Caroline Faria

Todo rio ou corpo d’água tem uma área em todo seu entorno que costuma inundar em determinadas épocas do ano ou quando há um índice de precipitação muito grande aumentando a vazão e causando um transbordamento. Portanto, essas inundações, também chamadas de enchentes, são muito comuns e são fenômenos naturais que ocorrem em todos os corpos d’água. O problema é que com a construção de cidades à beira de rios, que não respeitam este limite natural de transbordamento, este fenômeno natural pode causar transtornos e até se tornar muito perigoso. Outro fator que contribui para o agravamento das enchentes, principalmente nas grandes cidades, é o fato de que a maior parte do solo é impermeabilizada pelo asfalto e concreto, diminuindo a quantidade de água que poderia ser infiltrada e aumentando ainda mais a vazão dos corpos d’água. Junta-se a isto o fato de que a maioria da população das grandes cidades ainda joga lixo nas ruas entupindo os sistemas artificiais de escoamento projetados pelas prefeituras, e temos um quadro típico do período de chuvas no Brasil: dezenas de cidades alagadas e pessoas desabrigadas. A questão é que, uma vez instalada a cidade, torna-se muito complexo sanar estes problemas. Uma cidade como São Paulo, por exemplo, que tem altos índices pluviométricos e ainda é a uma das maiores manchas urbanas do mundo, possui a maior parte de seu solo impermeabilizado, e ainda uma grande quantidade de pessoas de baixa renda que não possuem acesso às condições adequadas de destinação de seus resíduos. Tendo estes o destino, quase sempre certo, de leitos de rios ou bueiros. Ou seja, a questão das enchentes no Brasil, ou em qualquer lugar do mundo onde haja falta de planejamento, deixa de ser uma questão puramente ambiental (de condições de precipitação, ou vazão de corpos d’água) e passa a ser, também, social, econômica, estrutural e até mesmo política. Só este ano mais de 190 mil pessoas foram afetadas por enchentes apenas na região nordeste do país, tendo sido gastos mais de 540 milhões de reais. Outro fator que agrava a situação das enchentes são as mudanças climáticas. Com o desequilíbrio do clima, algumas regiões, que possuíam um clima regular, permanecem a maior parte do ano sem receber chuva que, depois, cai de maneira torrencial causando as enchentes. Em alguns lugares ainda, têm ocorrido enchentes pela necessidade de abertura repentina de vertedouros em determinadas barragens devido ao fato de estas se encontrarem acima do seu limite de armazenamento.

Disponível em:

http://www.infoescola.com/hidrografia/enchentes-no-brasil/ Acesso em 01.02.2013.

5 Quanto à sua tipologia, o texto 02 pode ser

considerado:

a) Um texto injuntivo-instrucional; b) Um texto narrativo argumentativo; c) Um texto injuntivo-prescritivo; d) Um texto descritivo informativo; e) Um texto escolar.

6 Releia o sétimo parágrafo do texto “Enchentes no Brasil” e responda:

“Só este ano mais de 190 mil pessoas foram afetadas por enchentes apenas na região nordeste do país, tendo sido gastos mais de 540 milhões de reais.”

Neste fragmento, a função de linguagem predominante é:

a) Emotiva; b) Referencial; c) Fática; d) Conativa; e) Metalinguística.

7 Quanto à tonicidade, ao número de letras e fonemas, a palavra “impermeabilizado” pode ser classificada como:

a) paroxítona, possui 16 letras e 15 fonemas; b) oxítona, possui 15 letras e 13 fonemas; c) proparoxítona, possui 16 letras e 12 fonemas; d) paroxítona, possui 15 letras e 16 fonemas; e) proparoxítona, possui 15 letras e 15 fonemas.

8 Leia o fragmento:

“...uma vez instalada a cidade torna-se muito complexo sanar estes problemas.”

Ao ser substituído o termo destacado por uma expressão equivalente, teremos:

a) Depois de ser instalada a cidade torna-se muito complexo sanar estes problemas;

b) Sempre que instalada a cidade torna-se muito complexo sanar estes problemas;

c) Antes que seja instalada a cidade torna-se muito complexo sanar estes problemas;

d) Tão logo instalada a cidade torna-se muito complexo sanar estes problemas;

e) Mesmo que instalada a cidade torna-se muito complexo sanar estes problemas.

9 Ao serem comparados, os textos 01 e 02, revelam que:

a) Ambos tomam o problema das enchentes como algo a ser resolvido e impõem um caráter emotivo ao tema, denotando um grande envolvimento pessoal de seus autores com aquilo que abordam nos textos;

b) O primeiro texto é mais técnico e busca revelar diferentes aspectos do tema das enchentes, enquanto o segundo é mais pessoal e aponta as impressões do seu autor sobre o problema abordado;

c) Tratam de problemas semelhantes, mas com abordagens diferentes, e isso pode ser observado no uso da linguagem, nas escolhas lexicais e no grau de informatividade dos textos;

d) Os textos são completamente diferentes e não tocam em aspectos comuns do tema, que aparece evidenciado de modo semelhante apenas nos títulos, pois mencionam ambos a palavra “enchentes”;

e) Os dois textos coincidem no tratamento do tema das “enchentes” e revelam uma grande preocupação ambiental, oferecendo soluções estratégicas para o problema que aflige as cidades brasileiras há quase um século.

COLÉGIO UNIVERSITÁRIO - PROCESSO SELITIVO PARA O INGRESSO NO CURSO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Página 3

TEXTO 03

10 A ambiguidade produzida pela charge está centrada em que palavra da fala das personagens?

a) Na palavra “aditivada”, que, para um interlocutor, refere-se ao uso de componentes químicos que melhoram o desempenho do combustível, enquanto para o outro está relacionada aos impostos acrescidos ao preço da gasolina;

b) Na palavra “cara”, que faz referência tanto ao preço do combustível quanto à imagem da feição malvada da bomba de gasolina que furta a carteira do consumidor;

c) Na palavra “gasolina”, pois está relacionada tanto ao combustível (sentido denotativo) quanto ao ânimo (sentido conotativo) do consumidor;

d) No verbo “ser”, que denota tanto o uso de aditivos na gasolina quanto do valor acrescido ao preço do combustível;

e) Na interjeição “claro!”, que demonstra a convergência de informações entre os dois interlocutores.

11 As palavras “CIDE”, “PIS”, “COFINS” e “ICMS” foram

formadas pelo processo de:

a) Composição; b) Justaposição; c) Aglutinação; d) Sigla; e) Derivação.

TEXTO O4

TEXTO O5

12 A palavra “meme” se refere a montagens de fotos ou figuras com frases engraçadas que se popularizam rapidamente entre os internautas, principalmente nas redes sociais. Dentre as imagens difundidas nesse fenômeno bastante recente, estão os cartazes conhecidos como “mustache” (bigode, em inglês), que utilizam elementos verbais e não verbais, ou seja, a imagem de um bigode e uma estrutura frasal semelhante, para atingir um efeito de humor. Sobre os textos 04 e 05, pode-se afirmar:

a) O efeito de humor está em contrastar a possível beleza do referente, ilustrada pelo bigode, com algum defeito ou incapacidade revelado na parte inferior da imagem;

b) O efeito de humor está presente no fato de que na atualidade poucas pessoas usam o bigode como elemento estético;

c) A justaposição de elementos aparentemente contraditórios, como, por exemplo, bigode e blocos de letras, causa estranhamento no leitor, o que leva a um efeito de humor;

d) O humor desses memes se deve não necessariamente a sua construção textual, mas à sua rápida expansão nos meios virtuais de comunicação;

e) O uso reduzido de texto nos memes é responsável pela sua ampla divulgação, mas também minimizam o efeito de humor que poderia ser provocado por esse texto, como ocorre com cartuns e charges, também divulgados por meio eletrônico.

COLÉGIO UNIVERSITÁRIO - PROCESSO SELITIVO PARA O INGRESSO NO CURSO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Página 4

13 Sobre os textos 04 e 05, assinale a opção correta:

a) A palavra “bonitinho”, no diminutivo, está contra a norma culta;

b) Não existe erro ortográfico no texto 05, pois é aceita pela norma culta a forma “concerteza”;

c) O texto 04 estaria correto, se a forma “mais” fosse utilizada em lugar de “mas”;

d) O texto 05 é, na verdade uma paródia do texto 04; e) O texto 04 indica uma adversidade e demonstra

que seu autor sabe empregar corretamente a regra de ortografia.

14 Em: “Ainda que não dessem dinheiro, poderiam

colaborar com um ou outro trabalho.” (Oto Lara Resende)

A oração destacada no período acima é:

a) Principal; b) Subordinada adverbial concessiva; c) Coordenada sindética explicativa; d) Subordinada substantiva subjetiva; e) Subordinada adjetiva restritiva.

15 Dentre as orações abaixo, assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal:

a) Houveram muitos problemas econômicos nos últimos anos no mundo;

b) Vão fazer alguns meses que eles chegaram do Rio de Janeiro;

c) Não deviam haver funcionários naquela fábrica na hora do incêndio;

d) Davam cinco horas nos relógios das igrejas e das fábricas;

e) São uma hora no relógio da praça.

MATEMÁTICA

16 Supondo que as eleições no COLUN ocorrem:

I- A cada 5 anos para diretor geral; II- A cada 4 anos para coordenador; III- A cada 3 anos para conselheiro.

E que em NOV/2011 as três eleições coincidiram. Qual será o próximo ano em que elas coincidirão novamente?

a) Ano 2023 b) Ano 2071 c) Ano 2060 d) Ano 2015 e) Ano 2054

17 Dada a equação

, sendo ,

podemos afirmar que:

a) o quadrado da raiz da equação é 10; b) a raiz da equação é um número par; c) a raiz da equação é um número negativo; d) a raiz da equação é um número primo; e) a raiz da equação é divisível por 10.

18 A soma das alturas de 12 alunos do 6º ano é 15m.

Considerando todos do mesmo tamanho, qual a média das alturas, em milímetros?

a) 1,250mm b) 1250mm c) 12,50mm d) 125,0mm e) 12500mm

19 Cecília foi ao mercado com certa quantia. Gastou 1/3 dessa quantia em verduras e em frutas. Depois de comprar verduras e frutas, constatou que ainda possuía 40 reais. Que quantia Cecília tinha ao ir ao mercado?

a) 105 b) 30 c) 65 d) 35 e) 75

COLÉGIO UNIVERSITÁRIO - PROCESSO SELITIVO PARA O INGRESSO NO CURSO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Página 5

20 Escrevendo os números

em ordem

crescente teremos:

a)

b)

c)

d)

e)

21 João programou uma viagem de carro para a casa dos

seus pais. Ele abasteceu o tanque de gasolina do carro, que estava vazio, e gastou R$ 162,80. Quantos litros de gasolina cabem no tanque do carro de João, sabendo-se que o litro da gasolina custava R$ 2,96?

a) 35 b) 60 c) 30 d) 55 e) 65

22 Um número real é expresso por √ (

)

. O valor

desse número é:

a) 0,25 b) 0,75 c) 1,55 d) 1,25 e) 1,75

23 Júlia viu uma calça no valor de R$ 120,00. A

vendedora disse que a vista a calça sairia 15% mais barata. Quanto Júlia pagou pela calça?

a) R$ 18,00 b) R$ 138,00 c) R$ 102,00 d) R$ 105,00 e) R$ 135,00

24 Sendo a e b as raízes da equação do 2° grau

x2 + 100x – 10 = 0, o valor de (

) é:

a) 1 b) -1 c) 3 d) 5 e) 0

25 O prazo para que um capital duplique a uma taxa de

juro simples de 4% a.m. é:

a) 4 meses b) 36 meses c) 14 meses d) 25 meses e) 16 meses

26 Calcule o juro composto que será obtido na aplicação de R$ 25 000,00 a uma taxa de 25% ao ano, durante 72 meses.

Use (1,25)6 = 3,8147

a) 103 893,80 b) 95 367,50 c) 70 367,50 d) 56 789,00 e) 23 879,01

27 O número de consultas a um site de comércio

eletrônico aumenta semanalmente (desde a data em que o portal ficou acessível), segundo uma P.G. de razão 3. Sabendo-se que, na 6ª semana, foram registradas 1458 visitas, determine o número de visitas ao site registrado na 3ª semana.

a) 54 b) 45 c) 67 d) 89 e) 99

COLÉGIO UNIVERSITÁRIO - PROCESSO SELITIVO PARA O INGRESSO NO CURSO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Página 6

28 Marcos recebia do seu pai uma mesada de R$ 100,00. Muito esperto, o garoto propôs que a mesada passasse a ser paga aos poucos: R$ 1,00 no 1º dia; R$ 1,50 no 2º dia; R$ 2,00 no 3º dia; e assim por diante, até o 30º dia. Qual passaria a ser o novo valor da mesada de Marcos?

a) 170,50 b) 150,00 c) 148,00 d) 247,50 e) 110,00

29 O consumo (C) de uma família e sua renda (x) são tais

que C = 1 000 +0,6x. Pode-se afirmar que:

a) Se a renda aumenta em 1000, o consumo aumenta em 600.

b) Se a renda dobra, o consumo dobra. c) Se a renda diminui em 100, o consumo diminui em

100. d) Se a renda aumenta em 100, o consumo aumenta

em 100. e) Se a renda diminui em 1000, o consumo diminui

em 1 600.

30 Uma árvore cresce, em função do tempo, segundo a função H(t) = 20 – log2 (t + 5), em que H(t) é a altura dada em metros e t é o tempo dado em meses. O tempo necessário para que essa árvore alcance a altura de17 metros é:

a) 5 meses b) 4 meses c) 6 meses d) 1 mês e) 3 meses

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

31 Você já deve ter temperado saladas para sua alimentação usando basicamente vinagre ou limão, sal e azeite e já deve ter observado que, algum tempo depois de terem sido temperadas, as verduras murcham. Isso acontece por que:

a) Ao temperarmos a salada, as células das verduras murcham por difusão, já que estão sendo submetidas a um meio hipertônico;

b) Ao temperarmos a salada, estamos submetendo as células das verduras a um meio hipotônico, o que faz as células dos componentes da salada perderem água por osmose para o meio e murcharem;

c) Ao temperarmos a salada, estamos submetendo as células das verduras a um meio isotônico, o que faz com que as células dos componentes da salada percam água para o meio por osmose;

d) Ao temperarmos a salada, estamos submetendo as células das verduras a um meio hipertônico, o que faz com que as células dos componentes da salada percam, por osmose, água para o meio e murchem;

e) Ao temperarmos a salada, as células das verduras murcham, através de um processo ativo de transporte de substâncias, já que elas perdem energia e morrem.

32 Algumas doenças humanas estão relacionadas ao mau

funcionamento dos lisossomos. É o caso, por exemplo, da artrite reumatoide que afeta as articulações e a doença de Tay-Sachs que é hereditária e caracteriza-se por lesões nas células nervosas do cérebro. Os lisossomos são organelas de extrema importância para o organismo, pois, além de outras funções, realizam:

a) A produção de energia; b) A síntese de proteínas; c) A digestão intracelular; d) O armazenamento de glicídios; e) A secreção de lipídios.

33 Um aluno do Colégio Universitário apresentou um seminário sobre uma das etapas da divisão celular. Ele descreveu essa etapa dizendo que nela os cromossomos se encontravam no grau máximo de condensação e localizavam-se no meio da célula, que ele denominou de equador da célula. A fase descrita pelo aluno, possivelmente, trata-se da:

a) Metáfase; b) Prófase; c) Anáfase; d) Telófase; e) Intérfase.

COLÉGIO UNIVERSITÁRIO - PROCESSO SELITIVO PARA O INGRESSO NO CURSO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Página 7

34 Um exemplo muito conhecido e ainda discutido de clonagem é o caso da ovelha Dolly. A clonagem ainda é um processo caro e difícil de ser realizado. Depois de Dolly, outros animais foram produzidos através desse processo, como é o caso de outra ovelha chamada Polly. Sobre a clonagem, são feitas algumas afirmações. Assinale a única verdadeira.

a) A clonagem de DNA ou de organismos multicelulares não tem nenhuma importância científica e é feita apenas para a vaidade humana;

b) Na clonagem de organismos multicelulares. o indivíduo nasce com cerca de 1% do DNA do seu pai;

c) No caso da ovelha Dolly, ela herdou o material genético da ovelha usada como mãe de aluguel (a que recebeu o embrião de Dolly);

d) A clonagem de DNA significa produzir inúmeras cópias idênticas de um mesmo fragmento da própria molécula de DNA;

e) Os indivíduos produzidos através de clonagem já nascem com a mesma idade biológica da sua matriz, o que explica o envelhecimento precoce da ovelha Dolly.

35 Considere as afirmações a seguir referentes ao

desenvolvimento embrionário.

I. A segmentação é a primeira fase do desenvolvimento embrionário e se caracteriza pelas divisões celulares com formação de células chamadas blastômeros.

II. A formação dos folhetos embrionários se inicia na fase de gastrulação, juntamente com a diferenciação celular.

III. Na organogênese, como o próprio nome diz, ocorre a diferenciação dos órgãos.

Estão corretas:

a) Somente as afirmativas I e III; b) Somente as afirmativas I e II; c) Todas as afirmativas; d) Somente as afirmativas II e III; e) Somente a afirmativa I.

36 Esse anexo embrionário é uma bolsa que abriga o vitelo e que participa do processo de nutrição do embrião. É bem desenvolvida em peixes, répteis e aves. Os mamíferos a possuem reduzida. O anexo embrionário em questão é:

a) O âmnio; b) A vesícula vitelínica; c) O alantoide; d) O cório; e) A placenta.

37 Sobre a formação de gêmeos foram feitas as seguintes afirmações:

I. Os gêmeos fraternos ou dizigóticos são formados pela liberação de mais de um ovócito do ovário da mãe com cada um dos ovócitos sendo fecundado por um espermatozoide.

II. O patrimônio genético dos gêmeos dizigóticos é idêntico, pois eles são provenientes da mesma célula-ovo ou zigoto.

III. Os gêmeos idênticos são também chamados monozigóticos ou univitelinos, pois se originam de um único zigoto.

Qual das afirmações acima está correta?

a) Apenas II e III; b) Apenas I e II; c) Apenas I e III; d) Apenas I; e) Apenas II.

38 Faça a associação.

I. Fêmur II. Epífise III. Miocárdio IV. Patela

A. Maior osso em comprimento do esqueleto.

B. Músculo do coração.

C. Osso curto do joelho.

D. Extremidade dos ossos longos.

A associação correta é:

a) IB – IIA – IIIC – IVD; b) IA – IIB – IIIC – IVD; c) IA – IIC – IIID – IVB; d) ID – IIC – IIIB – IVA; e) IA – IID – IIIB – IVC.

39 A pessoa com diabetes melito tem insuficiência na produção do hormônio insulina, daí a necessidade da aplicação desse hormônio para controlar sua taxa no sangue. Este hormônio é produzido por uma glândula mista denominada:

a) Hipófise; b) Pâncreas; c) Tireóide; d) Paratireoide; e) Supra-renal.

40 A reprodução sexuada consiste no encontro do espermatozoide com o óvulo no processo chamado fecundação. Ela é fundamental na recombinação genética e no aumento da variabilidade na espécie. Sobre a reprodução sexuada humana são feitas algumas afirmações, assinale a verdadeira.

a) Na fecundação, o espermatozoide fornece para o zigoto o núcleo, o centríolo e o citoplasma, por isso todas as mitocôndrias do corpo do novo indivíduo são de origem paterna;

b) Os óvulos são produzidos pelos ovários somente quando a mulher entra na puberdade por volta dos doze anos de idade;

c) A fecundação ocorre no interior do útero, indo o zigoto se instalar imediatamente na parede do órgão;

d) A fecundação ocorre no interior da tuba uterina e o embrião se instala na parede do útero em um mecanismo chamado nidação;

e) Na reprodução humana, tanto os espermatozoides quanto os óvulos são móveis, o que facilita seu encontro no interior do sistema reprodutivo feminino.

COLÉGIO UNIVERSITÁRIO - PROCESSO SELITIVO PARA O INGRESSO NO CURSO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Página 8

41 Existe um conjunto de condições que favorecem o desenvolvimento e a proliferação do inseto vetor de doenças tropicais, Aedes aegypti. Dentre as condições socioambientais, podem ser citadas as seguintes:

I. Alta densidade populacional humana, associada a uma pobre cobertura vegetal;

II. Presença de criadouros potenciais em domicílios, como vasos de plantas ornamentais;

III. Baixa infraestrutura local sem fornecimento regular de água, razão pela qual os moradores armazenam o suprimento de água limpa em recipientes abertos.

IV. Locais com matéria orgânica em decomposição e poças de água decorrentes de esgoto a céu aberto.

É correto o que consta em:

a) Apenas I e II; b) Apenas I e III; c) I, apenas; d) Apenas III e IV; e) I, II, III e IV.

42 A esquistossomose é uma doença parasitária. Sua prevalência, associada à severidade de suas formas clínicas e a sua evolução, confere a esta doença uma grande importância em termos de saúde pública.

Em relação à esquistossomose, é correto afirmar que:

I. É uma doença transmissível, causada por vermes trematódeos de Schistosoma mansoni. O parasita, além do homem, necessita da participação de caramujos de água doce para realizar seu ciclo vital;

II. O modo de transmissão ocorre através da eliminação dos ovos do verme pelas secreções humanas como fezes, urina e vômito. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas que infectam os caramujos. Após quatro semanas, as larvas abandonam o caramujo e ficam livres nas águas naturais. O contato dos seres humanos com essas águas é a maneira pela qual a doença é adquirida;

III. Seus sintomas podem ser febre, dores de cabeça, calafrios, suores, fraqueza, falta de apetite, dores musculares, tosse e diarreia, podendo, em alguns casos, haver inflamação do fígado e baço. O indivíduo pode apresentar emagrecimento e endurecimento do fígado, com aumento do seu volume, característica conhecida popularmente como barriga d’água;

IV. Na fase adulta, o parasita vive nos vasos sanguíneos do intestino e fígado do hospedeiro definitivo, o homem;

V. Importante ressaltar que já existe vacina contra a esquistossomose. A prevenção também consiste em evitar o contato com águas onde existam caramujos infectados.

Assinale a alternativa correta.

a) As afirmativas I, IV e V estão corretas; b) As afirmativas II, III e IV estão corretas; c) Todas as afirmativas estão corretas; d) As afirmativas I, II e III estão corretas; e) As afirmativas II, III e V estão corretas.

43 “A doação de sangue consiste na retirada voluntária deste tecido conjuntivo especial para sua utilização por outro indivíduo, por meio de uma transfusão. Sua demanda é destinada, principalmente, a pessoas que sofreram acidentes, enfrentaram processos quimioterápicos ou cirurgias cardíacas, transplantes ou outros procedimentos cirúrgicos. O doador deve fazer um teste de anemia, seguido de triagem da viabilidade do sangue a ser doado. O sangue retirado é submetido aos exames específicos e, em seguida, suas frações são divididas para que possa ser feita uma melhor utilização deste. Assim, plaquetas, hemácias, plasma e crioprecipitados (para retirada de fatores específicos para hemofílicos, por exemplo), podem ser utilizados em pacientes distintos, em situações também distintas” (adaptado de http://www.brasilescola.com/saude/doacao-sangue.htm).

O sangue é constituído por uma substância fundamental líquida e pelos elementos figurados. Sobre estes elementos, é correto afirmar que:

I. As hemácias são células especializadas no transporte de gases, apresentam o pigmento hemoglobina e são anucleadas nos mamífero.

II. Os leucócitos, ao atravessarem as paredes dos capilares, deslocam-se, emitindo pseudópodos, podendo facilmente fagocitar microorganismo.

III. As plaquetas consistem em fragmentos celulares e estão diretamente relacionadas à coagulação do sangue.

Assinale a alternativa correta:

a) apenas II; b) apenas I e II; c) apenas I e III; d) apenas II e III; e) I, II e III.

44 Sobre o tecido epitelial, examine as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A epiderme humana tem vários estratos. No limite com a derme, fica o estrato germinativo, cujas células estão em contínuas mitoses;

II. Entre as células do estrato basal ou germinativo da epiderme humana, infiltram-se células especiais, muito ramificadas, os melanócitos, produtores de melanina, o pigmento que dá cor à pele;

III. Na hipoderme humana, a região mais profunda da derme, fica o tecido adiposo subcutâneo, uma camada de gordura cuja espessura depende da parte do corpo e do estado de nutrição da pessoa;

IV. A camada superficial da epiderme humana é cornificada. Abaixo do estrato germinativo, as células parenquimáticas estão em contínuas meioses.

a) Apenas I e III; b) I, II e III; c) I, II e IV; d) Apenas II; e) Apenas III.

COLÉGIO UNIVERSITÁRIO - PROCESSO SELITIVO PARA O INGRESSO NO CURSO DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Página 9

45 “É um fato que os seres humanos são homeotérmicos, isto quer dizer que temos a capacidade de manter nossa temperatura corporal constante, em torno de 36,5 a 37,5o C. É importante também ressaltar que não somos resistentes a mudanças bruscas na temperatura corporal. Contudo, quando uma atividade física é realizada, a temperatura corporal dentro dos músculos pode alcançar valores superiores a 40o C, sem nenhum prejuízo à saúde, mas mesmo assim, altas temperaturas durante o exercício são corrigidas para que não haja prejuízos no desempenho do indivíduo” (adaptado de http://fisiologiadoexercicio.blogspot.com.br/2008/05/secar-o-suor-durante-o-exerccio.html). Fisiologicamente, a sudorese é importante, pois:

a) elimina o excesso de água do tecido celular subcutâneo, sem a perda de substâncias que normalmente seriam eliminadas pelos rins;

b) dissolve e remove o produto das glândulas sebáceas que se acumula sobre a pele;

c) nutre as células epidérmicas desprovidas de irrigação sanguínea;

d) acelera a perda de calor, provocando, pela evaporação, uma diminuição da temperatura na superfície da pele;

e) evita a morte das células superficiais da epiderme por dessecação.

46 A alergia é uma hipersensibilidade desenvolvida em

relação a determinadas substâncias alergênicas, que são reconhecidas por tipos específicos de anticorpos. A reação alérgica ocorre quando as moléculas do alergênico:

a) desencadeiam, nos gânglios linfáticos, uma grande proliferação de linfócitos específicos;

b) ligam-se a moléculas do anticorpo, presas à membrana dos mastócitos, que reagem liberando histaminas;

c) são reconhecidas pelas células de memória, que se reproduzem e fabricam grande quantidade de histaminas;

d) ligam-se aos anticorpos e migram para os órgãos imunitários primários, onde são destruídos;

e) são fagocitados pelos mastócitos e estimulam a fabricação das interleucinas.

47 Observe o cariótipo obtido a partir de células

diploides de uma pessoa:

Uma observação contida nos permite afirmar que este cariótipo pode pertencer a uma mulher:

a) com síndrome de Down; b) normal, com 47 cromossomos; c) com síndrome de Klinefelter; d) daltônica; e) calva.

48 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) normatizou, recentemente, a utilização de câmaras de bronzeamento artificial, visando diminuir os riscos dessa prática, tais como lesões na retina, queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele. Uma mulher que se submeteu a dez sessões intercaladas de bronzeamento artificial, com duração de 15 a 30 minutos cada uma, apresentou, quatro meses depois, indícios de câncer de pele, uma vez que as radiações UV danificaram seu DNA. Pode-se afirmar que esse tipo de câncer:

a) é herdável, pois provoca alteração em células germinativas;

b) é herdável, pois provoca alteração do DNA; c) é herdável, pois a mutação resultante é dominante; d) não é herdável, pois a mutação resultante é

recessiva; e) não é herdável, pois provoca alteração em células

somáticas.

49 Pesquisas recentes em Biologia Molecular mostraram que células-tronco retiradas da medula óssea de indivíduos com problemas cardíacos foram capazes de reconstituir o músculo do coração, abrindo, assim, perspectivas de terapia para pacientes cardíacos. Por outro lado, células-tronco também podem ser utilizadas no tratamento de problemas de origem genética, como as doenças neuromusculares degenerativas. A expectativa médica internacional em torno da utilização das células-tronco decorre do fato de que essas células:

a) são capazes de incorporar o genoma do tecido lesionado, desligando os genes deletérios;

b) podem eliminar os genes causadores da doença no tecido lesionado, reproduzindo-se com facilidade;

c) alteram a constituição genética do tecido lesionado, pelo alto grau de especialização;

d) são capazes de sofrer diferenciação, tornando-se parte integrante e funcional do tecido lesionado;

e) fundem-se com o tecido lesionado, eliminando as possibilidades de rejeição imunológica.

50 A hemodiálise é um procedimento utilizado para o

tratamento de pessoas portadoras de complicações renais e pressão arterial elevada. Identifique a opção que indica corretamente os fenômenos desencadeados pela elevação da pressão arterial.

a) Alta eliminação de cloreto de sódio e de amônia; b) Aumento da concentração de sódio e retenção de

água; c) Poliúria e eliminação de substâncias tóxicas; d) Incapacidade de reabsorção renal de glicose e

poliúria; e) Reabsorção renal de aminoácidos e de glicose.