pág. 8 e 9 moscavide e portela despedem-se em festa do verão · incapazes de assumir aquilo que...

12
JORNAL DA FREGUESIA NOVEMBRO 2016 02 Em três anos Moscavide recuperou da ruína financeira O boato é a arma dos fracos. E dos cobardes, daqueles que são incapazes de assumir aquilo que dizem à luz do dia e de cara destapada. O ano de 2016 fica marcado pelo recorde de presença de centenas de fregueses e visitantes que encheram a Avenida de Moscavide e a sede da Junta de Freguesia. As obras nas nossas ruas Junta de Freguesia de Moscavide e Portela oferece manuais escolares a alunos do 1.º Ciclo Moscavide e Portela despedem-se em festa do Verão Para o ano lectivo 2016/2017, a Junta de Freguesia apoiou cerca de 50 famílias e concedeu ainda apoio a alguns alunos do 2.º Ciclo através do seu Plano de Emergência Social. Pág. 2 MOSCAVIDE E PORTELA MAIS PERTO Junta de Freguesia de Moscavide e Portela www.jf-moscavideportela.pt Contactos: • Portela (Sede) Tel. 219 446 417 • Moscavide Tel. 219 458 670 Pág. 11 Pág. 8 e 9 Pág. 6 e 7

Upload: truongnga

Post on 21-Jan-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pág. 8 e 9 Moscavide e Portela despedem-se em festa do Verão · incapazes de assumir aquilo que dizem à luz do dia e de cara destapada. O ano de 2016 fica marcado pelo recorde

JORNAL DA FREGUESIANOVEMBRO 201602

Em três anos Moscavide recuperou da ruína financeiraO boato é a arma dos fracos. E dos cobardes, daqueles que são incapazes de assumir aquilo que dizem à luz do dia e de cara destapada.

O ano de 2016 fica marcado pelo recorde de presença de centenas de fregueses e visitantes que encheram a Avenida de Moscavide e a sede da Junta de Freguesia.

As obras nas nossas ruas Junta de Freguesia de Moscavide e Portela oferece manuais escolares a alunos do 1.º Ciclo

Moscavide e Portela despedem-se em festa do Verão

Para o ano lectivo 2016/2017, a Junta de Freguesia apoiou cerca de 50 famílias e concedeu ainda apoio a alguns alunos do 2.º Ciclo através do seu Plano de Emergência Social.

Pág. 2

MOSCAVIDE E PORTELA

MAIS PERTO

Junta de Freguesia de Moscavide e Portela

www.jf-moscavideportela.pt

Contactos:

• Portela (Sede)

Tel. 219 446 417

• Moscavide

Tel. 219 458 670 Pág. 11

Pág. 8 e 9

Pág. 6 e 7

Page 2: Pág. 8 e 9 Moscavide e Portela despedem-se em festa do Verão · incapazes de assumir aquilo que dizem à luz do dia e de cara destapada. O ano de 2016 fica marcado pelo recorde

2

Seguir em frente com o reconhecimento do cidadão comum

Ésempre possível produzir obra sem onerar em ex-

cesso os contribuintes nem transferir pesados encargos financeiros para as gerações futuras. Esta é uma das lições que, sem falsas modéstias, po-demos extrair dos nossos três anos de mandato na Junta de Freguesia de Moscavide e Por-tela. Um mandato em que uma das prioridades assumidas foi o equilíbrio das contas públicas, mas sem nunca defraudarmos outras expectativas da popula-ção que em nós confia – tenha ou não votado na lista que saiu vencedora das eleições realiza-das em 2013.

Como já ficou bem demonstra-do também a nível nacional, é demasiado fácil deixar derrapar as contas públicas deixando aos sucessores o pesado encargo de conter o défice e estancar a dívida. Adiar a resolução dos problemas é uma tentação a que muitos são incapazes de resistir. Mas esta não é a nossa forma de estar na política.

Também não nos escudamos na falta de recursos financeiros como pretexto para ficarmos de braços cruzados: outra das nossas prioridades desde 2013 tem sido a atenção às obras rei-vindicadas com mais insistência pelos residentes na freguesia, com destaque para a recupera-ção de espaços públicos, colo-cados ao serviço dos cidadãos. Não menosprezamos nenhuma dessas obras – seja a reparação de bancos de jardins, seja a pa-vimentação de passeios, seja a reposição do asfalto nas ruas, seja a requalificação de zonas verdes, seja a simples coloca-ção de caleiras, seja a limpeza de ruas e passeios, seja o ram-peamento de um passeio para melhorar a acessibilidade.

Editorial

Maria Manuela Simões Dias

Temos a consciência plena de que ainda resta muito por fazer. Mas nos doze meses que vão seguir-se a linha de rumo será a mesma: atenção máxima ao reforço da segurança, continuação das me-didas de limpeza na via pública, procurar soluções para aumentar a oferta de lugares de estaciona-mento. Quem confia em nós não espera menos que isto.

Queremos uma freguesia cada vez mais limpa e mais segura. Mas queremos também uma freguesia alegre e viva, onde nunca se perca a dimensão fes-tiva do quotidiano. Isto ficou bem demonstrado, em Setem-bro e Outubro, com a realização de dois eventos muito concorri-dos: o Sunset Moscavide Party, também conhecido carinhosa-mente por “centro comercial a céu aberto”, que voltou a trazer grande animação à principal artéria de Moscavide, e uma nova edição da Portela em Fes-ta, com o seu habitual desfile de tasquinhas, ateliers e animação musical, recriado de ano para ano. Numa demonstração evi-dente de que o lazer é indis-sociável da natureza humana.

Vamos prosseguir nesta missão que constitui um imperativo

cívico. Indiferentes a alguns, que confundem política com politiquice e transformam a calúnia e a mentira em armas de arremesso contra quem persiste em mostrar serviço. Ao contrário de outros, não temos memória curta nem cometemos a injúria de me-norizar quem pensa de forma diferente: nunca confundimos a sociedade civil com clientelas eleitorais de circunstância.

Quem tem responsabilidade de governar – seja um país, uma região, uma câmara ou uma fre-guesia – sabe que nunca agradará a todos. Mas não ignora que o melhor reconhecimento é aque-le que obtém das palavras e dos gestos simples do cidadão co-mum, como sucede diariamente em Moscavide e na Portela.

É isso que mais nos conforta. É isso que mais nos move a seguir em frente. Nunca desistiremos da nossa freguesia nem dos nos-sos fregueses. O nosso trabalho continuará sempre a pensar no seu futuro.

Queremos uma freguesia cada vez mais limpa e mais segura.

Presidente da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela

Page 3: Pág. 8 e 9 Moscavide e Portela despedem-se em festa do Verão · incapazes de assumir aquilo que dizem à luz do dia e de cara destapada. O ano de 2016 fica marcado pelo recorde

3

Abertura do Ano Escolar na Creche Jardim de Infância da Freguesia de Moscavide e PortelaNovo Ano – Mais InvestimentoNo dia 1 de Setembro de 2016 a Creche Jardim de Infância da Freguesia de Moscavide e Portela deu as Boas Vindas aos alunos e pais/encarregados de educação para mais um novo ano lectivo.

Com uma equipa pronta e dis-ponível, instalações organizadas e pintadas, um novo equipa-mento de exterior – um enorme toldo azul com capacidade para 20 metros de sombra, instalado numa área exterior que devido à exposição solar era pouco utili-zada pelos alunos e que agora se vai tornar num local de eleição para brincadeiras ao ar livre.

Foi com muitos sorrisos, trocas de beijos e abraços que foram recebidos os 160 alunos para mais um ano lectivo. Entre ca-ras novas e conhecidas, o entu-siasmo era muito e a ansiedade também.

Este ano lectivo a abertura do ano escolar contou com a pre-sença especial de um casal fa-moso dos desenhos animados: o Mickey e a Minnie vieram, com muita alegria e boa disposição,

Junta de Freguesia de Moscavide e Portela oferece manuais escolares a alunos do 1º CicloAo abrigo do Projecto “Vamos Estudar! A Junta vai Ajudar!”, a Junta de Freguesia de Mosca-vide e Portela ofereceu, pelo 6.º ano consecutivo, manuais escolares e fichas de trabalho a alunos matriculados no 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agru-pamento de Escolas da Portela e Moscavide.

Para o ano lectivo 2016/2017, a Junta de Freguesia apoiou cerca de 50 famílias com dificuldades económicas recenseadas na freguesia e concedeu ainda apoio a alguns alunos do 2.º

Ciclo através do seu Plano de Emergência Social.

A sessão de entrega destes ma-teriais, conduzida pela Senhora Presidente da Junta de Freguesia, Dra. Manuela Dias, decorreu no dia 18 de Outubro, na presença de alunos e seus familiares e de representantes do Agrupamento de Escolas da Portela e Mosca-vide e da Associação de Pais e Encarregados da Educação da Escola EB1 Dr. Catela Gomes.

A Educação continua a ser uma prioridade para o Executivo!

dar as boas vindas a todos os meninos e meninas.

Para um ano em grande um co-meço mágico e cheio de ani-mação…

Page 4: Pág. 8 e 9 Moscavide e Portela despedem-se em festa do Verão · incapazes de assumir aquilo que dizem à luz do dia e de cara destapada. O ano de 2016 fica marcado pelo recorde

4

Setembro abriu com a Semana da Mobilidade Urbana para os mais novosDe 16 a 22 de Setembro, a Cre-che Jardim de Infância da Fre-guesia de Moscavide e Portela participou na Semana Europeia da Mobilidade, a maior cam-panha global de sensibilização sobre mobilidade urbana sus-tentável.

A equipa da Creche JI realizou vá-rias iniciativas, das quais se des-tacam o “Rodinhas na Escola”, o “Passeio de Cultura e Mobilidade Urbana” da Sala Encarnada 6 e a “Escolinha de Trânsito”.

Na actividade “Rodinhas na Esco-la” foi proposto aos alunos que trouxessem as bicicletas, triciclos e trotinetas para circularem no recreio da escola. Uma forma de aproveitar o espaço exterior, praticar exercício e também fo-mentar e desenvolver algum ci-vismo e cidadania entre pares, já que era pedido que partilhassem espaços e que tivessem cuidado uns com os outros durante as deslocações e pedaladas

Na actividade desenvolvida pela Sala Encarnada 6, os alunos com

A Creche Jardim de Infância da Freguesia de Moscavide e Portela participou no projecto global da marca SKIP – Dia de Aulas ao Ar Livre – uma iniciativa que tem como objectivo promover a aprendizagem experiencial, em contacto com a natureza, em espaços abertos.

Neste âmbito, os alunos das Salas Encarnada 6, Amarela 7 e Amarela 8, estiveram todo o dia, literalmente, “na rua”: reali-zaram actividades, almoçaram e brincaram no espaço exterior da Creche JI, realizando actividades de expressão plástica e criativa.

A Creche JI foi a única escola do

Concelho de Loures a aderir a este projecto global. O objectivo é alargar este dia a vários dias por ano, fomentando a actividade das crianças ao ar livre, para que possam passar menos tempo em ambientes fechados e demasia-do formatados, prejudiciais ao seu desenvolvimento.

M.ª Emília Cardoso75 anos / Moradora há 50 anos

“O que mais gosto é da amiza-de entre as pessoas… de haver harmonia, paz e sossego.”

A MINHA FREGUESIA

Natália Nunes78 anos / Moradora há 53 anos

“Gosto do comércio local, do Centro de Dia, das pessoas… Gosto de Moscavide. Não quero ir morar para outro lado.”

Fernando Tomás83 anos / Morador há 20 anos

“Gosto de toda a parte de cal-ma e sossego… Adoro viver na Portela. Gosto dos espaços, gosto muito do Centro Comer-cial também. Gosto muito, muito, muito da Portela, tem espaços maravilhosos.”

Pedro Carvalho58 anos / Morador há 30 anos

“Gosto desta certa tranquili-dade e o ambiente coberto de vegetal. Gosto da constante de todos os prédios, tudo igual… mais ou menos semelhante para todos.”

a equipa educativa da Sala, a Tâ-nia e a Márcia, levaram os alunos num passeio até à Biblioteca Ary dos Santos em Sacavém, mas deslocando-se em transportes públicos, designadamente, na Rodoviária Urbana 308. Esta actividade não só permitiu o desenvolvimento de conceitos práticos de circulação e segu-rança rodoviária, como foi para muitos dos nossos alunos, ha-bituados a circular apenas em automóveis particulares, a pri-

meira vez que andaram num transporte público. A aquisição do bilhete/título da viagem, o saber-estar e os cuidados a ter num pequeno trajecto permitiu fomentar e favorecer os hábitos de mobilidade urbana e novas formas de conhecer a cidade.

A actividade “Escolinha de Trân-sito” teve como objectivo de-senvolver e praticar as regras de circulação de trânsito, dando a conhecer aos alunos os princi-

pais sinais de trânsito, o respeito pelo próximo, o cuidado na via e o civismo entre pares.

PROJECTO GLOBAL SKIP – PROMOVE AULAS AO AR LIVRE

Page 5: Pág. 8 e 9 Moscavide e Portela despedem-se em festa do Verão · incapazes de assumir aquilo que dizem à luz do dia e de cara destapada. O ano de 2016 fica marcado pelo recorde

5

Centro de Dia Social e Comunitário da Junta de Freguesia retoma actividadesO Centro de Dia Social e Comu-nitário da Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, continua a assegurar aos seus utentes di-versos serviços, nomeadamente Serviço de Refeitório, Serviço de Tratamento de Mãos/Pés, Servi-ço de Tratamento de Roupas e Serviço de Manutenção Física e Reabilitação.

Para além destas respostas, foram retomadas as actividades regulares que contemplam as áreas cultural, lúdica, e de promoção da saúde, designa-damente, Caminhadas, Costura Criativa e Artesanato, Cavaqui-nhos, Concertinas, Informática, Dança, Baile Sénior e Estimu-lação Cognitiva e Treino da Motricidade Fina.

Esperamos por si!

Junta de Freguesia celebra o Mês do Idoso

Projecto Educação para a Saúde abre com Palestra sobre a Diabetes

Cerca de 40% da população entre os 20 e os 79 anos sofre de Diabetes (fonte: Observatório nacional de Diabetes). Por este ser um problema que abrange quase 20% dos utentes do Centro de Dia, realizou-se no dia 4 de Outubro uma pa-lestra sobre esta temática integrada no Projecto de Educação para a Saúde.

A sessão foi uma vez mais conduzida pela Farmácia Varela que tem participado activamente neste projecto, sensibilizando a população para os benefícios ou malefícios que alguns dos comportamentos que adoptamos têm para a nossa saúde.

À semelhança dos anos anteriores, a Junta de Freguesia reforçou a sua oferta cultural no mês de Outubro, mês especialmente dedicado aos mais velhos, aos mais sábios…

Tentando ir ao encontro dos seus desejos, a programação contemplou, artes diversas: os ha-bituais Bailes Seniores, no Centro de Dia Social e Comunitário da Junta de Freguesia, sempre muito participados; uma visita ao renovado Museu dos Coches; uma Sessão de Cinema

Português com “Amália – o filme”. O teatro musical também não faltou: cerca de sessenta pessoas foram ao Casino Estoril para assistir ao já muito aplaudido “Musical da Minha Vida”, de Filipe La Feria; e subiu ao palco do Centro Cul-tural de Moscavide o Grupo de Teatro Musical da Portela, dirigido por M.ª Salomé Guerreiro e acompanhado instrumentalmente por José Joaquim Castilho, com a peça “Viva Quem Can-ta!”, que contagiou a plateia com a sua alegria e exemplos de vida.

Mexa-se a Dançar desafia utentes do Centro de Dia

A dança é uma forma de anima-ção que está associada a me-mórias e experiências impor-tantes na nossa vida. Por acredi-tarmos que as experiências do passado são enriquecedoras, que o envelhecimento activo é importante e que as novas

aprendizagens são essenciais para o bem-estar, realizam-se, todos os Sábados, as Aulas “Mexa-se a Dançar”, orientadas pela professora Micaela.

Inscreva-se connosco e passe as manhãs de Sábado a Dançar.

Page 6: Pág. 8 e 9 Moscavide e Portela despedem-se em festa do Verão · incapazes de assumir aquilo que dizem à luz do dia e de cara destapada. O ano de 2016 fica marcado pelo recorde

6

De portas abertas, a Junta de Freguesia de Moscavide e Portela recebeu nos dias 7, 8 e 9 de Outubro centenas de fregueses. Houve espectáculos, gastronomia e muita diversão nesta Portela em Festa.

As instalações da Junta de Fre-guesia funcionaram como palco de mais uma edição da Portela em Festa, realizada entre os dias 7 e 9 de Outubro. Não faltaram pontos a destacar neste certa-me, que incluiu animação mu-sical, animação infantil e uma apetitosa mostra gastronómica. Tudo proporcionado pelas as-sociações de Moscavide e da Portela, às quais se associaram as instituições locais, fazendo questão de marcar presença.

Na sessão de abertura, a pre-sidente da Junta de Freguesia, Manuela Dias, lançou o repto a todos os fregueses, incenti-vando-os a envolverem-se de forma activa no processo de de-cisão, nomeadamente através da adesão ao programa “Pela minha freguesia eu participo”, que reunirá todas as ideias e sugestões apresentadas para melhoramentos e actividades a desenvolver em 2017 em Mos-cavide e na Portela.

“Continuaremos a trabalhar

pela freguesia até que as pes-soas queiram, porque é para elas que aqui estamos”, afirmou Manuela Dias, assegurando que continuará a dar prioridade às questões da segurança e à ma-nutenção e melhoramento dos espaços públicos, com destaque para as zonas verdes.

Promessas de novas iniciativas, sobretudo em prol dos mais no-vos e da população sénior da freguesia, também marcaram esta intervenção de Manuela Dias na sessão inaugural da Por-tela em Festa.

Este dia inaugural do certame contou com as participações da Escola de Dança do CDOM e da banda Isa & Jorge Ferrão. Não faltou também uma grande actuação de stand up comedy e outras estórias de Serafim, que puseram pequenos e graúdos a chorar de tanto rir.

Este dia terminou com o DJ Pe-drinho, presença já habitual nas festas de Moscavide e Portela.

No dia 8, “ Mexa-se a dançar” serviu de mote à aula aberta de dança sénior, seguindo-se a nossa Ana Sofia Campeã, que voltou a deslumbrar o público com grandes interpretações de temas para acordeão. O grupo de concertinas da Junta de Fre-guesia, o Duo Musical Águias d’Ouro e a Banda Onda Média fecharam em pleno um dia re-pleto de boa música e muita animação.

A manhã e o início da tarde do dia de encerramento foram especialmente dedicados aos mais pequenos, com exibições de ginástica acrobática da Asso-ciação de Moradores da Porte-la, a presença das mascotes da Disney e a actuação do Banana & Mascote Panda: todos fizeram as delícias das crianças da nossa freguesia.

No fim do dia, a Encore - dan-ças de salão da Associação de dança de Moscavide - fez saltar todos os presentes dos lugares, ficando a pista preenchida por

grandes momentos de dança. E a Portela em Festa terminou em grande, com uma magnífica sessão de fado, com actuação dos Iphado.

Passaram num instante, estes

três dias de animação dedicada à família – com destaque para as nossas crianças e os nossos seniores. No final, todos estive-ram de acordo: o resultado foi um êxito. Fica a promessa: para o ano haverá mais, muito mais…

Portela em Festa ao longo de três diasmuito animados na Junta de Freguesia

Instalações da Junta de Freguesia funcio-

naram como palco de mais uma edição da

Portela em Festa. Sessão de abertura, a presidente da Junta de Freguesia, Manuela Dias, lançou o repto a todos os fregueses. Ana Sofia Campeã, que voltou a des-lumbrar o público com grandes inter-pretações de temas para acordeão.

Pontos a destacar neste certame, que incluiu animação musical, animação infantil, entre muitos outros.

Page 7: Pág. 8 e 9 Moscavide e Portela despedem-se em festa do Verão · incapazes de assumir aquilo que dizem à luz do dia e de cara destapada. O ano de 2016 fica marcado pelo recorde

7

Sunset Party: muita música e um centro comercial a céu aberto em Moscavide

Quem visitou este evento, que já se tornou tradição na Vila de Moscavide, pôde lá encontrar promoções especiais e diversas outras surpresas nas lojas ade-rentes, que proporcionaram aos utentes um final de tarde bem diferente do habitual.

O comércio tradicional res-pondeu da melhor maneira ao repto que lhe foi lançado, sob o lema “Eu participo”. O re-sultado ficou à vista, com uma participação recorde de lojas, como claro reflexo das parce-rias que a Junta de Freguesia tem promovido em defesa do comércio tradicional, que anda tão carecido de apoio nos tem-pos que vão correndo.

Os interessados em produtos únicos – de fabrico cem por cento nacional - encontraram

Oriente, contou com a partici-pação de vários artistas locais, incluindo alguns de renome nacional. Os Eclodir Azul desce-ram a avenida e abriram a fes-ta com coreografias únicas ao som bem ritmado de bombos.

Era um bom prelúdio para o que iria seguir-se.

Directamente de Moscavide e da Portela, contámos com a presença do grupo de cavaqui-nhos da Junta de Freguesia, do grupo de dança EDOM-Escola Dança Clube Desportivo Olivais e Moscavide, e da nossa bem conhecida Ana Sofia Campeã, que trouxe com ela diversos outros artistas. Todos abrilhan-taram o evento com a melhor música para acordeão.

O Jazz também esteve em des-

ao longo da avenida dezenas de artesões que deram a co-nhecer ao público as últimas tendências e modas made in Portugal.

O apoio às associações da fre-guesia também se fez sentir, com a presença de stands pro-mocionais, de alimentação e de animação, contribuindo deste modo para exibir muito do me-lhor que as nossas associações produzem. E percebeu-se as-sim ainda melhor o excelen-te trabalho que têm feito em prol da freguesia e dos seus fregueses.

Para os mais pequenos, havia espaços de pura diversão, com a instalação de insufláveis e a entusiástica participação da escola de trânsito. Momentos únicos de alegria que anima-

A Avenida de Moscavide voltou a transformar –se a 10 de Setembro num centro comer-cial a céu aberto. Mais de 125 lojas e dezenas de artesões protagonizaram uma nova edição da Moscavide Sunset Party, organizada pela Junta de Freguesia de Moscavide e Portela, com o apoio da Câmara Municipal de Loures.

ram as crianças, acompanhadas de pais e avós.

Na abertura do evento, a Pre-sidente da Junta de Freguesia, Manuela Dias, resumiu o traba-lho desenvolvido e anunciou as prioridades para o próximo ano, fazendo um balanço muito positivo das acções já realiza-das, designadamente no apoio aos mais jovens e aos mais ido-sos da freguesia.

Bernardino Soares, presiden-te da Câmara Municipal de Loures, também compareceu, usando da palavra para desta-car a parceria com a Junta de Freguesia neste evento e em outras acções a realizar pela autarquia.

A animação musical, distribuí-da por dois palcos, Avenida e

taque nesta Sunset Party, com os JAZZMIN, que interpreta-ram temas de smooth funky & Sexy Jazz. A música ligeira portuguesa foi confiada a Pe-dro Maldito, que abrilhantou como ele bem sabe esta noite tão cheia de animação.

Mas o momento mais aguar-dado por centenas de pessoas estava reservado para a DJ Joa-na Perez, animadora da Rádio Cidade, que fechou este espec-tacular serão ao som da me-lhor música, sublinhado com aplausos de todos quantos compareceram nesta Sunset Party em Moscavide.

Assim terminou o dia. Ficámos com a certeza de que para o ano voltaremos a comparecer todos ali, na mesma avenida, novamente em festa.

Page 8: Pág. 8 e 9 Moscavide e Portela despedem-se em festa do Verão · incapazes de assumir aquilo que dizem à luz do dia e de cara destapada. O ano de 2016 fica marcado pelo recorde

8

O boato é a arma dos fracos. E dos cobardes, daqueles que são incapazes de assumir aquilo que dizem à luz do dia e de cara destapada.

Em três anos Moscavide recuperou da ruína financeiraA esses, os que preferem a in-sídia a coberto do anonimato, a melhor resposta é não dar resposta alguma.

Mas os moscavidenses e os por-telenses merecem-nos toda a consideração. Foram eles que nos elegeram, a eles devemos sempre prestar contas. Inclusive para desmontar campanhas de intoxicação produzidas pelos profissionais da calúnia, que re-correm à mentira como suposta arma de confrontação política.

Perante algumas atoardas entre-tanto postas a circular, e apenas para efeitos de esclarecimento público, cumpre-nos garantir que a União das Freguesias de Moscavide e Portela – resultado da agregação ocorrida em 2013 por força do diploma que rede-senhou o mapa administrativo português – pode orgulhar-se de ter uma situação financeira estável, em consequência das prioridades estabelecidas desde o início do mandato dos actuais órgãos autárquicos.

É, felizmente, um panorama muito diferente da herança que recebemos. Não da Por-tela, onde a antiga Junta de Freguesia sempre manteve os pagamentos em dia, sem acu-mular dívidas, mas de Mosca-vide, cuja Junta de Freguesia cessou funções há três anos num lamentável cenário de ruína financeira.

Esse pesado legado, de que po-demos dar testemunho directo, ultrapassou as nossas piores ex-pectativas. A Junta de Freguesia de Moscavide estava em 2013 numa situação de descontrolo orçamental, o que acarretava sérios problemas de gestão quo-

sia, procurando em simultâneo encontrar soluções em tempo útil para acorrer às solicitações que nos chegavam.

Hoje podemos orgulhar-nos: esses objectivos foram concre-tizados. Recuperámos a esta-bilidade financeira, recuperá-mos a credibilidade junto dos credores, reduzimos em larga medida os prazos de pagamen-to aos fornecedores – muitos dos quais já estavam descrentes quanto à possibilidade de virem a recuperar os valores em dívida.

Continuamos com processos judiciais, cujo desfecho não antevemos, mas podemos afir-mar que presentemente temos uma freguesia com finanças sãs.

Mais próspera, mais dinâmica, mais prestigiada, mais credível.

Uma freguesia onde todos os dias trabalhamos para melho-rar a vida da população que jurámos servir, com dedicação e competência. Sem trincheiras partidárias nem quezílias ideo-lógicas, mais próprias de quem encara a política com olhos de clubite futebolística.

A nossa preocupação, ontem como hoje, é o bem-comum dos portelenses e moscavidenses. Todos merecem uma existência digna, uma sociedade mais justa, um futuro com mais esperança.

Reiteramos a promessa de cor-responder aos anseios dos nos-

sos fregueses, trabalhando para que sintam um orgulho cada vez maior em viver na Portela e em Moscavide.

O passado pouco nos importa. Mas em momento algum dei-xaremos que a calúnia seja um instrumento de combate polí-tico, servindo para intoxicar a opinião pública.

Cá estaremos para desmontar todas as mentiras – como faze-mos nestas páginas – para que a falsidade não permaneça im-pune.

Cá continuaremos, de cara le-vantada, orgulhosos da tarefa já concretizada e conscientes de que há ainda muito por fazer.

tidiana que tivemos de enfrentar desde o primeiro dia.

Ao iniciarmos funções, depa-rámo-nos com dificuldades de tesouraria que impossibilitavam a resposta aos compromissos mais básicos – incluindo o paga-mento a trabalhadores nos pra-zos devidos e atrasos chocantes de pagamentos a fornecedores regulares.

Em suma, a antiga Junta de Fre-guesia de Moscavide estava em Outubro de 2013 em situação de falência técnica, arruinada financeiramente, sem crédito junto de credores, sem credibi-lidade junto de fornecedores, impossibilitada de acorrer às solicitações mais básicas da po-pulação que devia servir com proficiência e zelo.

Em consequência de graves erros acumulados ao longo de anos, a antiga Junta foi inca-paz de estabelecer um plano de regeneração financeira que melhorasse as perspectivas dos moscavidenses.

Essa teve de ser, portanto, uma das nossas tarefas prioritárias.

Nunca baixámos os braços, jamais virámos as costas aos problemas.

Tivemos consciência, desde o primeiro dia, que nos cumpria dar respostas cabais às graves dificuldades acumuladas da ges-tão anterior e superar inúmeros problemas tornados urgentes.

Assim fizemos. Passo a passo, de forma tão rápida quanto possí-vel, fomos criando as condições que propiciaram a recuperação económica da Junta de Fregue-

Page 9: Pág. 8 e 9 Moscavide e Portela despedem-se em festa do Verão · incapazes de assumir aquilo que dizem à luz do dia e de cara destapada. O ano de 2016 fica marcado pelo recorde

99

Page 10: Pág. 8 e 9 Moscavide e Portela despedem-se em festa do Verão · incapazes de assumir aquilo que dizem à luz do dia e de cara destapada. O ano de 2016 fica marcado pelo recorde

10

A USF TEJO informaO que devemos saber sobre a menopausa?

O aumento da esperança média de vida tornou possí-vel que um terço da vida das mulheres ocorra após a me-nopausa, todavia a generali-dade das pessoas, incluindo as mulheres não estão bem informadas sobre o que é a menopausa. E Você?

A vida reprodutiva da mu-lher é preparada desde antes do nascimento e ao longo da infância e adolescência.

Após a menarca (primeira menstruação), a mulher ini-cia a capacidade reprodu-tiva, que dura cerca de 35 anos, terminando em média aos 50 anos com o último período menstrual, que de-termina a menopausa - esta só é confirmada após 1 ano sem menstruação. Assim, a menopausa é uma etapa normal na vida da mulher que começa quando acaba a menstruação, ocorrendo habitualmente entre os 45 e os 55 anos (embora pos-sa ocorrer antes ou depois), podendo ser de forma súbita ou gradual após irregulari-dades menstruais.

Quais as consequên-cias?

A mulher pode verificar alte-rações no seu corpo desde alguns anos antes (de 1 a 4) até 1 a 2 anos depois ou mais. Estas surgem com intensidade diferente, sendo que algumas mulheres têm a menopausa sem sintomas associados.

Além das alterações biológi-cas, a menopausa coincide com uma fase de mudança da vida pessoal, familiar, sexual e da saúde física e mental, que obrigam a muitas adaptações.

Quando nasce, a menina tem no seu ovário cerca de 1 a 2 milhões de folículos, destes 500 serão selecionados para libertar mensalmente um óvu-lo, que se for fecundado por um espermatozoide dará ori-gem a uma gravidez. Os folícu-los também segregam hormo-nas que são responsáveis pelo

podem afectar a qualidade de vida da mulher. Os sintomas típicos são os afrontamentos (sensação de calor intenso que se podem acompanhar de palpitações, náuseas, ru-bor da cara e dor de cabeça); podem também ocorrer alte-rações do humor, do sono, da memória, enfraquecimento dos músculos que seguram o útero, a bexiga e intestinos, predisposição para infeções urinárias, alterações no cabe-lo, aumento do risco cardio-vascular e de fraturas ósseas (devido a osteoporose).

Pode-se intervir no sentido de melhorar a saúde e a qualida-de de vida da mulher nesta fase?

Muitas mulheres conformam--se com as alterações, mesmo quando estas têm impacto na sua qualidade de vida, ou es-tão associadas a problemas de saúde potencialmente evi-táveis. Devido à quantidade de modificações nesta fase, a abordagem da saúde da mu-lher deve ter em consideração não apenas cada um destes problemas mas todos em con-junto, de modo a conseguir dar respostas personalizada às necessidades individuais de cada utente.

Foi a pensar nas mulheres que já fizeram ou vão fazer a menopausa, que a USF Tejo abriu uma consulta semanal de menopausa. Nesta consul-ta, além de se proceder a uma revisão global do estado de saúde e dos factores de risco, é elaborado um plano indivi-dualizado de intervenção e de promoção da saúde, em conjunto com cada mulher e em função das suas especifi-cidades.

Contacte o seu médico de família e marque uma Consulta de Menopausa

Filipa PaixãoAndrea Antunes

desenvolvimento e fertilidade da mulher, e possuem outras funções sobre outros órgãos/sistemas: urinário, coração/vasos e osso. Com o passar dos

anos esta reserva de folículos vai diminuindo até se esgotar na menopausa, o que deter-mina o fim do período fértil e a diminuição das hormonas

femininas.

A carência hormonal associa--se a factores de risco, sinto-mas e problemas de saúde que

Page 11: Pág. 8 e 9 Moscavide e Portela despedem-se em festa do Verão · incapazes de assumir aquilo que dizem à luz do dia e de cara destapada. O ano de 2016 fica marcado pelo recorde

11

Arranje a Minha Rua… Arranje o Meu Bairro

Sede da Junta de Freguesia Av. da República (Ex-Escola Vasco da Gama) - Portela Telefone: 219 446 417 / 911 594 362 Site: www.jf-moscavideportela.pt Email: [email protected]

Delegação da Junta de Freguesia Rua Maria António Maria Pais N.º 6 R/C Telefone: 219 458 670

As obras nas nossas ruas

• Limpeza e reparação de floreiras em vários locais da freguesia;

• Reparação e pintura de pilaretes;

• Colocação e substituição de pilaretes na Praceta do Centro Social, em Moscavide;

• Reposição de calçada em passeios públicos da freguesia;

• Reparação e limpeza de sumidouros;

• Corte de ervas no Bairro Municipal da Vitória, na Portela;

• Limpeza do logradouro da Escola EB1/JI da Portela;

• Lavagem de passeio pedonal junto à sede da Junta de Freguesia, entre a Av. da República e a Av. dos Descobrimentos;

• Colocação de caixas de rega junto ao Jardim Almeida Garrett e na Rua dos Escritores, na Portela;

• Reparações e manutenções diversas nas instalações da sede da Junta de Freguesia, na Portela;

Manutenção de edifícios, espaços públicos e equipamento urbano

Lavagem do passeio pedonal junto à sede da JFMP Limpeza do logradouro da Escola EB1/JI da Portela

Colocação e substituição de pilaretes na Praceta do Centro Social, em Moscavide

Envernizamento dos aparelhos do parque infantil da Mata do Cristo Rei

• Colocação de pedra mármore na parede exterior do Centro Cultural;

• Colocação de rampa de acesso ao Centro Cultural;

• Reparações e manutenções diversas na Creche Jardim de Infância da Junta de Freguesia;

• Reparações e manutenções diversas na Casa da Cultura “José Afonso”;

• Lavagem de laranjeiras em Moscavide;

• Rebaixamento de passeios;

• Manutenção da sinalização vertical;

• Manutenção de bancos de jardim;

• Colocação de bancos de jardim e outros equipamentos urbanos;

• Obras e manutenções diversas nos parques infantis;

• Envernizamento dos brinquedos do parque infantil da Mata do Cristo Rei;

• Manutenção da limpeza urbana e das zonas verdes da freguesia.

Obras no Jardim da Praceta José Gouveia Requalificação de bancos na Portela

Projecto “Arranje a Minha Rua… Arranje o Meu Bairro”.

Obras nos passeios públicos e áreas públicas por sugestão dos nossos habitan-tes.

Colabore com a Junta de Freguesia e seja mais um participante neste projecto. Faça sugestões de melho-rias na nossa fregue-sia.

Nós trabalhamos para as pessoas!

Lavagem de ruas, em MoscavideLavagem de contentores, em Moscavide

Page 12: Pág. 8 e 9 Moscavide e Portela despedem-se em festa do Verão · incapazes de assumir aquilo que dizem à luz do dia e de cara destapada. O ano de 2016 fica marcado pelo recorde

12

PORTELA • Mensalmente ao 1.º e 3.º sábados: Feira

“Coisas e… Loisas” – 10h00 às 14h00 (Rot. Nuno Rodrigues dos Santos, junto às piscinas)

SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA• Primeiras 2.ª e 3.ª feiras do mês: Workshop

“Pintura em Porcelana” – ao longo do dia • 2.ª, 4.ª e 6.ª feira: Oficina de Restauro e

Reciclagem de Mobílias e Peças Antigas – 10h00 às 17h00

• 2.ª e 3.ª feira: Aulas Inglês Iniciação e Conversação – 18h15 às 19h45

• 3.ª e 5.ª feira: Reforma Activa – 09h15 às 10h00 / 10h00 às 10h45

• 3.ª e 5.ª feira: Ensaios Grupo de Teatro Musical da Portela – 15h00 às 18h00

• 4.ª feira: Aulas Informática para Todos – 18h30 às 20h00

• Sábados: Sábados em Movimento – 10h00

Este projecto que decorreu duran-te o mês de Outubro, pretendeu desafiar os fregueses de Mosca-vide e da Portela, a participarem civicamente na gestão da Junta de Freguesia com ideias e projectos para serem incluídos no próximo plano de actividades e orçamen-to para 2017. Porque a Junta de Freguesia somos todos nós, este projecto contou com a partici-pação de dezenas de fregueses, que fizeram assim chegar as suas ideias para melhoramentos na via pública, na segurança rodoviá-ria, na iluminação, bem como em projectos dedicados aos nossos jovens e aos nossos seniores.

Assim estas ideias serão analisadas pelo Executivo de forma a poderem ser agrupadas, de acordo com as competências da Junta de Freguesia, para virem a constar no seu relatório de actividades. Com este projecto ficou demonstrado que os fregueses de Moscavide e da Portela, querem fazer parte de soluções a bem do futuro das nossas gerações. Pensar no futuro é permitir uma continuida-de no trabalho desenvolvido, junto de todos e a trabalhar para todos. Porque para nós as pessoas estão sempre em primeiro lugar. O nosso muito obrigado a todos os fregueses que nos enviaram as suas propostas e sugestões.

Projecto “Pela minha Freguesia, eu participo” foi um sucesso

AGENDA / SAIA DE CASA

Aula de informática para Todos

CENTRO CULTURAL DE MOSCAVIDE• Mensalmente à 1.ª 4.ª feira: Sessões de

Cinema Português – 15h00 • 5.ª e 6.ª feira: Aulas Clube do Palco – 18h00

às 19h00• Gabinete de Apoio à Juventude: 2.ª a 6.ª

feira, 15h00 às 19h00; sábado: 10h00 às 13h00

CASA DA CULTURA JOSÉ AFONSO• 2.ª a sábado: Aulas Associação de Dança

de Moscavide – vários horários• 2.ª e 4.ª feira: Aulas Grupo de Ginástica

“Terceiras Primaveras” – 09h00 às 10h00• 4.ª feira: Aulas de Concertina – 10h15 às

12h00

CENTRO DE DIA SOCIAL E COMUNITÁRIO DA JUNTA DE FREGUESIA

• Mensalmente ao 1.º e 3.º domingos: Baile Sénior – 15h00 às 18h00

• 3.ª feira: Aulas de Cavaquinho – 10h00 às 11h00

• Sábados: Mexa-se a Dançar – 10h00 às 11h30

Pela Minha Freguesia, Eu Participo.

Envie-nos as suas sugestões, ideias e projectos

Já pensou em mudar a sua rua ou o seu bairro? Agora já pode!

[email protected] de 1 a 31 de Outubro através do email:

ou junto à Sede da sua Junta de Freguesia: Avenida da

República (Ex Escola Vasco da Gama) – Portela ou na

delegação Rua António Maria Pais, nº 6 – Moscavide

Orçamento 2017