pág. 4 pág. 6 pág. 12 infosef - sef.org.br · emocionante palestra com o tema : “raul e nós,...

19
infosef Informativo da Sociedade Espírita Fraternidade - Niteroi - RJ / Ano 04 - Edição 51 - Agosto de 2016 Festança na Roça pág. 4 Projeto Acolher Jovem visita Teatro Municipal pág. 6 Almoço Fraterno em Rio Bonito pág. 12 Raul e Nós, um diálogo entre corações pág. 10

Upload: duongdan

Post on 28-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

infosefInformativo da Sociedade Espírita Fraternidade - Niteroi - RJ / Ano 04 - Edição 51 - Agosto de 2016

Festança na Roça

pág. 4

Projeto Acolher Jovemvisita Teatro Municipal

pág. 6

Almoço Fraternoem Rio Bonito

pág. 12

Raul eNós,

um diálogo entre coraçõespág. 10

2

ATIV

IDAD

ESPA

LEST

RAS

2ª feira 14h15Passes

Domingo 17h30Grupo de Estudos

3ª feira 20h

14h15

Grupo de Estudos

6ª feira Passes

4ª feira 14h15Palestra

Após a palestraAtendimento Fraterno

Sábado 8h15

8h15

Passes

Atendimento Fraterno

15h

17h

15h e 17h30

Evangelização da Infância

Grupo de Estudos

Grupo de Jovens

Tema

Expositor

Tema

Expositor

Tema

Expositor

Tema

Expositor

Tema

Expositor

03/agoAs virtudes e os vícios

Nossas relações comas leis divinas

Caracteres dohomem de bem

Paixões e egoismo

Tema Livre

Wanda Calado

Cristiane Parmiter

Gilda Pinto

José Mauro Callado

Luís Celso Nunes

10/ago

17/ago

24/ago

31/ago

3

ÍNDI

CE

SOCIAL

06

08

14

12

16

DOUTRINA

MEIO AMBIENTE

EDUCAÇÃO

AÇÃO

Acolher Jovem Acolher é Transformar

Festança na Roça

Semana Espírita em Campos/RJ

Exposição de carros antigos em Niterói

Reflorestamento do Remanso Fraterno

Almoço Fraternoem Rio Bonito

Raul e Nós

6

No último dia 15 de Julho, numa ma-nhã ensolarada e quente de inverno, o Núcleo Educacional Professora Clélia Rocha esteve em festa. Toda a esco-la se preparou para, com muita ani-mação, receber as famílias para este evento que, além de confraternização, também tem um propósito pedagógi-co importante.

As turmas estudaram bastante sobre danças, comidas típicas, rituais e ou-tros assuntos que giram em torno de uma tradicional festa de interior. O re-sultado não podia ter sido outro: uma festa linda, enfeitada com o trabalho das crianças e cheia de aprendizados.

A equipe do Núcleo também estava em festa e todos trabalharam arduamen-te, mas com muito empenho para que tudo saísse conforme o planejado. Ver Trajes típicos encantam

Muita alegria na dança de roda

F e s t a n ç a n a R o ç aÃED

UCAÇ

AO

7

o envolvimento das famílias e a alegria estampada no rosto de cada criança fez tudo valer a pena.

Nossa festa deixou um gostinho de quero mais em toda a co-munidade escolar presente. Foi realmente uma manhã que ficará em nossos corações. Como é bom e importante esta integração entre escola e família! Que no ano que vem nosso “Arraiá” seja ainda mais animado!

Patricia Carvalho (Diretora do NEPCR)

Objetivando proporcionar um ensino de qualidade, em tempo integral, oferecendo também, gratuitamente: transporte, ali-mentação, assistência médica e odontológica para crianças em situação de risco social, cons-truímos uma rede solidária de amigos que possam contribuir mensalmente para o pagamen-to das despesas oriundas destas atividades

8

SOCI

ALNo belo sábado de 16 de julho de 2016, o Serviço de Convivên-cia e Fortalecimentos de Vínculos – “Acolher Jovem”, sob a responsabilidade da Diretoria de Assistência Social da SEF, visitou o Teatro Municipal de Niterói para assistir ao espetá-culo teatral “Pedro é Eu”.

Os jovens ficaram encantados com a peça, um musical que conta a história de quatro amigos numa aventura, através da imaginação. Além de se depararem com perigos e seus medos, vivenciam conflitos da juventude e descobrem a força da amizade.

Eduardo Medeiros, psicólogo da Promoção Social, relata que durante a peça ficou observando os jovens e suas reações: “Foi impagável. Estavam maravilhados!”

A atividade foi acompanhada também pelo professor de tea-tro Marcos Campelo, que voluntariamente desenvolve as ofi-cinas culturais para os adolescentes no Remanso Fraterno.

P r o j e t o A c o l h e r J o v e m v i s i t a o T e a t r o M u n i c i p a l d e N i t e r ó i

Jovens do Acolher ao lado do elenco do espetáculo teatral “Pedro é Eu”

9

Jaianna Nespoli, educadora social conduziu o grupo de jo-vens durante todo o percurso entre Inoã e o teatro, assim como a volta às suas casas, fortalecendo a base do Serviço: a convivência. Esse passeio fez parte das atividades planejadas pela coordenadora pedagógica do projeto, Carol Pimenta.

Silvester Brandão, assistente social responsável pelo Serviço, agradecendo o empenho da equipe e apoio da SEF diz que: “todo esforço é recompensado ao viabilizar aos adolescentes e às suas famílias a possibilidade de terem garantidos o di-reito à cultura.”

Acreditando ser esse o melhor o caminho, ele pretende viabi-lizar muitas outras atividades como essa.

Denise Monteiro Diretora de Assistencia Social

Dia 23 de julho foi a festa julina do Projeto Acolher é Transfor-mar, e muita alegria, prendas e brincadeiras fizeram parte da integração entre pais, crianças e voluntários.

Com dança da cadeira, quadrilha e muita música típica, as crian-ças se esbaldaram junto com seus familiares.

E n c e r r a m e n t o d o S e m e s t r e d o A c o l h e ré T r a n s f o r m a r

Dança das Cadeiras anima as crianças

10

SOCI

AL Outra etapa importante foi cumprida nessa animação toda: a entrega dos certificados aos participantes do Curso de Gas-tronomia do Chef Gustavo Falci. Entre os participantes, um pai e um jovem rapaz abrilhantaram o curso, composto por mais 15 mulheres. Uma satisfação enorme para o grupo de voluntários e técnicos que comandam com muita garra esse Projeto.

Denise Monteiro Diretora de Assistencia Social

Entrega dos certificados do Curso de Gastronomia

Equipe do Projeto Acolher é Transformar

11

12

A tarde de 18/06/2016 ficará na história do Espiritismo. Na cidade de Pelotas - RS , no anfiteatro da Universidade Ca-tólica nossos corações pulsaram mais fortes com a linda e emocionante palestra com o tema : “Raul e nós, um diálogo entre corações “, proferida pelo Dr. Sergio Lopes que com sua sensibilidade falou brilhantemente sobre a Vida e seus Va-lores, sendo, sem dúvida, o porta voz de todos os corações que naquele momento não conseguiam falar. Após, nosso amado Raul Teixeira, levantou-se e proferiu lindas palavras, por quase 30 minutos. Falou sobre a paciência, contou sobre seus desafios diários e concluiu que, independente do que aconteça em nossas vidas, devemos lutar com fé e alegria.

Fabiana Costa – Pelotas / RS

R a u l e n ó s ,U m d i á l o g o e n t r e c o r a ç õ e s

Raul Teixeira proferindo algumas palavras

DOUT

RINA

12 13

Dia 23 de julho ocorreu na cida-de de Campos/RJ a Semana em Defesa da Vida, quando a pales-trante Guiomar Castelo da Socie-dade Espírita Fraternidade – SEF discorreu sobre o Tema Educação e Suicídio.

Essa noite também contou com a presença do amigo Raul Teixeira, autografando livros de sua lavra mediúnica.

Equipe InfoSEF

S e m a n a E s p í r i t a e m C a m p o s / R J

Anfiteatro da Universidade Católica

Raul Teixeira aclamado pelos companheiros

Guiomar Castelo ao lado de Raul Teixeira

14

Um almoço fraterno aconteceu no dia 17 de julho passado, no Grupo Espírita João Batista, em Rio Bonito RJ, com a presen-ça querida do amigo Raul Teixeira. A renda foi revertida em benefício das atividades do Remanso Fraterno.

Este almoço vem se re-petindo todos os anos, momento de rever os corações amigos desta cidade. Agradecemos aos organizadores des-se evento pelo carinho com que sempre somos recebidos.

Equipe InfoSEF

A Sociedade Espírita Fraternidade, agra-dece aos organizadores deste 4º Encontro Estadual de Veículos Antigos, ocorrido em 24/07 e organizado pelo Nictheroy Clube de Veículos Antigos, o recebimento de 657 quilos de alimentos não perecíveis.

Muito ObrigadoDiretoria da SEF

Pátio da ExposiçãoAlimentos arrecadados

A l m o ç o F r a t e r n o e m R i o B o n i t o

E x p o s i ç ã o d e C a r r o sA n t i g o s e m N i t e r ó i

Raul Teixeira prestigiando o evento

ÃAÇ

AO

15

Foi com muita satisfação que o Projeto Amigos do Meio Ambiente – AMAR – recebeu, novamente, a visita de Alex Ratto, do Grupo de Escoteiros 60 Imbuí, que nos solicitou autorização para que os jovens, por ele liderados, cumprissem ações ambientais em nossa Instituição. A tarefa faz parte da comemoração dos 25 anos do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, uma atividade nacional bastante exitosa, que demonstra, na prática, o poder de mobilização dos grupos escoteiros em todo Brasil, no sentido de desenvolver ações de conscientização, preservação e cuidados com o meio ambiente.

O nosso Remanso Fraterno foi escolhido para a execução de algumas tarefas, dentre elas, uma de grande importância: o reflorestamento, com mudas de árvores na-tivas da Mata Atlân-tica. Para esta ação, contamos com a co-laboração do chefe do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Jho-natan Ferrarez e do coordenador de Pes-quisas e Manejo de Ecossistemas, Felipe Queiroz, que nos doa-ram 30 mudas.

R e f l o r e s t a m e n t o d oR e m a n s o F r a t e r n o

Ação con junta do G r upo deEscote i ros do 6 0 I m bu í e o A M A R

MEI

O AM

BIEN

TE

Momento do Hino Nacional cantado pelo Grupo de Escoteiros do 60 Imbuí

16

No dia aprazado – 25 de junho –, aproximadamente 45 pessoas estiveram no Remanso, realizando, além do reflorestamento, o plantio de mudas de hortaliças em dois canteiros, sob a supervisão de Patricia Figueiredo, do AMAR e o plantio de mudas de árvores, comigo, no antigo campo. E, para completar o trabalho, elas ainda refizeram o viveiro de mudas, sob a instrução e supervisão de Edson Monerat, voluntário do AMAR.

Elaine DornellasCoordenadora do AMAR

Momento do Hino Nacional cantado pelo Grupo de Escoteiros do 60 Imbuí

Explorando as trilhas do Remanso Fraterno

Escoteiros semeando a terra

Escoteiros em ação

Equipe do AMAR e Escoteiros

17

18

CON

TATO

PARC

ERIA

SS O C I E D A D E E S P Í R I TA F R AT E R N I D A D E

Endereço Rua Passo da Pátria, 38São Domingos - Niterói / RJ CEP 24210-240Telefone (21) 2717 8235 / 2620 9824E-mail [email protected] Site sef.org.br

R E M A N S O F R AT E R N O

Endereço Rua Jean Valentteau Moulliac, 47Várzea das Moças - Niterói / RJ CEP 24330-160Telefone (21) 2609 9930 / 3701 2643E-mail [email protected] remansofraterno.org.brVeja aqui como chegar

E D I T O R A F R Á T E R

A venda de livros é empregada na obra social Remanso FraternoTelefone (21) 2717 8235 Fax (21) 2722 2455Site editorafrater.com.br

D O A Ç Õ E S PA R A O R E M A N S O F R AT E R N O

Banco Itaú 341 Agência 6173

Conta Corrente 50848-9 CNPJ 30.597.876/0001-28

Favorecido SEF - Sociedade Espírita Fraternidade

Conselho Espírita doEstado do Rio de Janeiro

ceerj.org.br

Agradecimentos às instituições que colaboram com a SEF

1400 Khz - RJ - BrasilA Emissora da Fraternidade. Colabore

radioriodejaneiro.am.br

S I T E S PA R C E I R O S

19

EQUIPE INFOSEF

Conselho Editorial Carlos Alberto Pereira e Alex Vieira

Revisão Lucia Moysés / Ana Lúcia São Thiago Martins

Divulgação Odilia R. de Oliveira / Gabriel Spiegel

Coordenação Roberto Guima

Reportagem Júlia Mattos

Diagramação Bruno Avelino

Contato [email protected]