p Ágin a 0 6 inclusÃo social fome · 2018-03-07 · fome combate a fome o que sÃo tecnologias...

18
FOME COMBATE A FOME O QUE SÃO TECNOLOGIAS SOCIAIS? EXCLUSIVO! CENTRO DE INCLUSÃO SOCIAL PÁGINA 13 PÁGINA 04 PÁGINA 06 05| PENSAMOS ASSIM... 09 | DIA DO PROFESSOR MAR 2018 | @INSTITUTORESPOSTA WWW.INSTITUTORESPOSTA.ORG O QUE ESTAMOS FAZENDO 08 | PROJETO BAIRRO LIMPO PRESTAÇÃO DE CONTAS FINANCEIRAS E OPERACIONAIS

Upload: others

Post on 23-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: P ÁGIN A 0 6 INCLUSÃO SOCIAL FOME · 2018-03-07 · fome combate a fome o que sÃo tecnologias sociais? exclusivo! centro de inclusÃo social pÁgina 13 pÁgina 04 p Ágin a 0 6

FOMECOMBATE A FOME

O QUE SÃO TECNOLOGIAS

SOCIAIS?

EXCLUSIVO!

CENTRO DE INCLUSÃO SOCIAL

PÁGINA  13

PÁGINA 04

PÁGINA 06

05| PENSAMOS ASSIM...

09 | DIA DO PROFESSOR

MAR 2018 

| @INSTITUTORESPOSTAWWW.INSTITUTORESPOSTA.ORG

O QUE ESTAMOS FAZENDO

08 | PROJETO BAIRRO LIMPO

 PRESTAÇÃO DE CONTAS FINANCEIRAS E OPERACIONAIS

Page 2: P ÁGIN A 0 6 INCLUSÃO SOCIAL FOME · 2018-03-07 · fome combate a fome o que sÃo tecnologias sociais? exclusivo! centro de inclusÃo social pÁgina 13 pÁgina 04 p Ágin a 0 6

MA

RÇO

 |20

18

02

CONTEÚDO

PIZZA SIM, PORQUE NÃO?

GUINÉ BISSAU ESTÁ AVANÇANDO

COMBATE A DESNUTRIÇÃO

Mais de 260 alunos formados Novos sonhos e novas realizações. Nova oportunidade, nova esperança. Só em vê a alegria de... 

A Horta Escolar vai gerar alimentos para o consumo da escola, e os alunos poderão levar para suas casas e atendendo a necessidade da comunidade entorno da escola....

08

03

DESTAQUES

O QUE ESTAMOS FAZENDO?Preparamos algo especial para você.

Ninguém cresce sozinho!

Nossos resultados financeiros

Realizaremos uma campanha de doação de sangue na Universidade Veiga de Almeida.

Você pode participar INDO, MOBILIZANDO E CONTRIBUINDO.

11 07

12 PARCEIRO SOLIDÁRIO

18

05

COMO ESTÃO NOSSAS CONTAS?

PENSAMOS ASSIM...

17 DOAÇÃO DE SANGUE - UVA

16 COMO PARTICIPAR?

[email protected]

WWW.INSTITUTORESPOSTA.ORG

O QUE ESTAMOS FAZENDO MARÇO 2018

Vivemos em um mundo cheio de perguntas sem respostas. Pessoas desesperadas, cansadas, buscando soluções sem saber como e por onde...

Page 3: P ÁGIN A 0 6 INCLUSÃO SOCIAL FOME · 2018-03-07 · fome combate a fome o que sÃo tecnologias sociais? exclusivo! centro de inclusÃo social pÁgina 13 pÁgina 04 p Ágin a 0 6

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

SEJA BEM VINDO!

MA

RÇO

| I2

018

03

Olá, como é bom ter você conosco!

Ainda que bem que chegou março. Longas férias, descanso, agora vamos em frente.

Um dos princípios do Instituto Resposta é: “Todos as pessoas, se estiverem capacitadas, têm condições de ajudar outras pessoas”. Isso para nós é uma verdade presente. Em nossas ações, todos podem participar, seja indo conosco ajudar outras pessoas, seja mobilizando seus amigos para ajudarem no que for preciso.

Nós trabalhos com três oportunidade de você estar participando conosco: INDO, MOBILIZANDO E CONTRIBUINDO.

O QUE ESTAMOS FAZENDO MARÇO 2018

Participe da melhor forma que você puder, mas não perca a oportunidade de estar participando conosco. Escolha uma das formas e venha.

Esta revista é composta pela prestação de contas financeiras e relatório de atividades dos nossos projetos do mês de fevereiro de 2018.

Contamos com você, estamos na expectativa do seu feedback e na sua apreciação. O que você achou da nossa revista “O que estamos fazendo?”.

Um grande abraço,

Marcelo F. C. de Araujo Presidente do Instituto Resposta

Page 4: P ÁGIN A 0 6 INCLUSÃO SOCIAL FOME · 2018-03-07 · fome combate a fome o que sÃo tecnologias sociais? exclusivo! centro de inclusÃo social pÁgina 13 pÁgina 04 p Ágin a 0 6

O QUE SÃO TECNOLOGIAS SOCIAIS?

TECNOLOGIAS SOCIAIS

MA

RÇO

| 20

18

04

Considera-se tecnologia social todo o produto, método, processo ou técnica, criado para solucionar algum tipo de problema social e que atenda aos quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade (e reaplicabilidade) e impacto social comprovado.

Para o Instituto Resposta - IR, às nossas tecnologias são projetos de aplicações de longo prazos com objetivo de levar soluções para ajuda humanitária, assistência social e desenvolvimento do bem estar humano.

Consideramos como projetos, tudo que for desenvolvido para implementar ou somar na aplicação de uma tecnologia. Por exemplo, nossas escolas na África em Guiné Bissau foram construídas como um projeto, com começo, meio e fim. Agora, a forma de transformar a vida daquelas pessoas, que denominamos “Educar Transforma” chamamos de tecnologia.

Nossa prestação de contas financeiras, é organizada por Centro de Custos, ou seja, cada projeto tem uma denominação, com receitas, despesas e resultados de eficiência de forma individual. Assim, podemos ver e analisar quais os projetos estão eficientes ou carentes de atenção, recursos e resultados financeiros.

Alguns de nossos projetos e tecnologias sociais: - Educar Transformar - Educação por Princípios. Colégios em Guiné Bissau/África. - Bom Samaritano - nosso projeto para distribuição de refeições e roupas, e recolhimento de moradores em situação de rua. - Um Banho de Esperança - trailer para banho nos moradores em situação de rua, que complementam o Bom Samaritano. - Capelanias hospitalares, prisionais, escolares e sociais.

COMO ORGANIZAMOS NOSSAS CONTAS?

O QUE ESTAMOS FAZENDO MARÇO 2018

Page 5: P ÁGIN A 0 6 INCLUSÃO SOCIAL FOME · 2018-03-07 · fome combate a fome o que sÃo tecnologias sociais? exclusivo! centro de inclusÃo social pÁgina 13 pÁgina 04 p Ágin a 0 6

SERVIMOS ASSIM!

VISÃO“Ser resposta para o clamor dos

necessitados, com responsabilidade, amor e

compaixão”.

MISSÃO

Vivemos em um mundo cheio de perguntas sem respostas. Pessoas desesperadas, cansadas, buscando soluções sem saber como e por onde.

Acreditamos que pessoas cuidando de pessoas, podem trazer respostas para essas perguntas e apontar um caminho.

Acreditamos que fazemos parte das respostas sociais para o combate à fome, a miséria, o abandono, a criminalidade, a marginalidade, o subdesenvolvimento e que podemos levar esperança a um mundo sem esperança.

De mãos dadas, unindo forças, podemos servir ao próximo de acordo com as suas necessidades e não somente com o que sabemos e gostamos de fazer.

Assim nasceu o Instituto Resposta - IR. Pessoas que buscam ser resposta para várias perguntas não respondidas. Somos a mão que se estende quando o próximo precisa de respostas para suas questões.

Tem muitas pessoas clamando a Deus por socorro, paz, saúde e libertação, e você pode ser a resposta para estas pessoas. Una-se a nós. Não sabemos todas as respostas, mas estamos dispostos a buscá-las. E se não encontrarmos, seremos sinceros em dizer que não conseguimos.

PENSAMOS ASSIM...

Buscar, de forma incansável, respostas para as causas sociais nas quais o Instituto atua, através de ações locais e pontuais.Capacitar pessoas para servirem pessoas com mais responsabilidade, amor e compaixão.

PRINCÍPIOSPessoas cuidando de pessoas para serem pessoas melhores. Todos as pessoas, se estiverem capacitadas, têm condições de ajudar outras pessoas. Respeitar o ser humano sem distinção de raça, cor, gênero, religião, nacionalidade, classe social e política. Responsabilidade, confiança e seriedade. O próximo vem primeiro, antes de você. Servir com compaixão. Estar no lugar do próximo e sentir a sua dor. Entender sua pergunta. Interpretar primeiro a pergunta antes de responder. Ouvir antes de falar. Dar atenção antes de pedir atenção. Ouvir através de um abraço.

O QUE ESTAMOS FAZENDO MARÇO 2018

MA

RÇO

| 20

18

05

Page 6: P ÁGIN A 0 6 INCLUSÃO SOCIAL FOME · 2018-03-07 · fome combate a fome o que sÃo tecnologias sociais? exclusivo! centro de inclusÃo social pÁgina 13 pÁgina 04 p Ágin a 0 6

Não importa a cultura, a religião ou etnia: a fome nunca vai ser bem-vinda e o medo de senti-la é um dos sentimentos mais temidos pelas pessoas. Pela fome, pessoas roubam, matam, prostituem, se corrompem e entram em caminhos desesperador pela sobrevivência.

A fome pode ser gerada, não só pela desigualdade social, covardias sociais, domínio e escravidão, excesso populacional, escassezde recursos, guerras e conflitos políticos/civis, não combate ao desperdício de alimentos, por fenômenos naturais ou simplesmente pela não produção de alimentos, seja por falta de recursos financeiros, seja por falta de cultura e técnicas de cultivo. Independente disso, pessoas com fome, desesperadas, podem buscar caminhos que são sem retorno. Caminhos que levarão as drogas e criminalidade, e até a suicídios.

Como causas paralelas da fome, podemos destacar, interesses políticos, aumento abusivo do preço de alimentos, cultura de desenvolvimento social, má distribuição de renda, desperdício excessivo de alimentos e má reaproveitamento, excesso de consumo por países ricos, sistemas ineficientes de logística, distribuição e de abastecimento de água para o processo de cultivo. No mundo temos 7 bilhões de pessoas, sendo que 800 milhões, ainda hoje, passam fome no mundo, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). Só na África, tem 222 milhões de pessoas que dormem todos os dias com fome (Um a cada quatro pessoas).

O projeto Horta Escolar tem como objetivo, com um método bem prático e de fácil aplicação, a promover a implantação de HORTA nas escolas e nas famílias relacionadas a mesma. Levando assim ao aluno e sua família, uma qualidade nutricional necessária para combate a fome e uma melhor qualidade de vida. A energia proveniente dos alimentos em forma de calorias é a carga de que o corpo precisa para manter sua sustentação e saúde. E para saciar esta necessidade de alimentos do corpo, é preciso atenção a duas medidas: quantidade e qualidade da comida.

Sobre a quantidade, a equação é simples: o corpo precisa consumir diariamente uma quantidade de calorias no mínimo igual a que é gasta nas atividades rotineiras. A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) definemque, por dia, cada pessoa precisa consumir, no mínimo, 2.500 calorias.

A fome que decorre da baixa ingestão de calorias recebe o nome de global, energética ou calórica. Segundo Ricardo Abramovay, em seu livro “O que é fome”, define que: “é um fenômeno quantitativo, que pode ser definido como a incapacidade de a alimentação diária fornecer um total calórico correspondente ao gasto energético realizado pelo organismo”. Ou seja, fomo não está associado ao volume de comida que se come, mas o que é a qualidade do que se come, calorias e nutrientes necessários. M

AR

ÇO | 

 20

18

06

O QUE ESTAMOS FAZENDO FEVEREIRO 2018

FOME

O QUE ESTAMOS FAZENDO MARÇO 2018

Page 7: P ÁGIN A 0 6 INCLUSÃO SOCIAL FOME · 2018-03-07 · fome combate a fome o que sÃo tecnologias sociais? exclusivo! centro de inclusÃo social pÁgina 13 pÁgina 04 p Ágin a 0 6

A palavra fome vem do latim faminem, que significa a situação na qual a alimentação que o indivíduo consome não é suficiente para o gasto energético das atividades básicas diárias. Em muitos casos de pobreza extrema, uma pessoa fica dias sem ter o que comer ou ingerir pouca quantidade de alimento. O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC), ou seja, a relação entre o peso e altura, desta pessoa fica abaixo de 18,5%, nível mínimo para ser considerado saudável.

MA

RÇO

|  2

018

07

O QUE ESTAMOS FAZENDO MARÇO 2018

O cálculo do IMC é feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado. É simples calcular o seu IMC. Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará: IMC = 80 ÷ 1,802; IMC = 80 ÷ 3,24; IMC = 24,69.

Temos a consciência que só o projeto da horta não será necessário para o combate à fome, ou talvez sua erradicação, mas uma mudança de mentalidade e uma mudança de hábitos. Precisamos inserir uma série de atividades para contribuir verdadeiramente com o combate à fome.

ESCOLA NESHER EM COMBATE A DESNUTRIÇÃO

Buscamos diversas maneiras de ajudar nossas crianças a vencerem a desnutrição. Tendo a cultura, o subdesenvolvimento e falta de recursos como adversários, acreditamos que a melhor tecnologia social é o projeto HORTA ESCOLAR.

Primeiro atenderemos nossas escolas, seus alunos e a sociedade entorno. Em seguida, multiplicaremos para todos os nossos parceiros. Uma forma de ajudar a desenvolver uma qualidade de vida melhor para este povo que tanto amamos.

A Horta Escolar vai gerar alimentos para o consumo da escola, e os alunos poderão levar para suas casas e atendendo a necessidade da comunidade entorno da escola. Assim, nossas crianças terão uma qualidade nutricional melhor, beneficiando além da saúde o rendimento escolar.

Mês passado, já tivemos as primeiras colheitas de alface e tomate, que já foram inseridas na alimentação escolar de nossas crianças. Continuamos avançando com a horta que beneficiará todos.

Estamos trabalhando em parceria com o Ministério da Agricultura de Guiné Bissau, com a FAO e a ONU para o desenvolvimento de um programa de combate a desnutrição. Se você tem conhecimento deste programa e quiser participar conosco, envie um e-mail para [email protected].

Page 8: P ÁGIN A 0 6 INCLUSÃO SOCIAL FOME · 2018-03-07 · fome combate a fome o que sÃo tecnologias sociais? exclusivo! centro de inclusÃo social pÁgina 13 pÁgina 04 p Ágin a 0 6

Nossa escola Nesher trabalhando educação para fora das quatro paredes. Um escola relevante para sua sociedade.

A educação é uma excelente oportunidade de transformarmos nossa sociedade. Educar gerando valores e princípios básicos de cidadania é muito importante para o futuro. Além disso, estamos ensinando nossas crianças a cuidarem de seu país. Cuidando do meio ambiente e transformando a sociedade em que vivemos.

O PROJETO BAIRRO LIMPO tem como objetivo sensibilizar a comunidade entorno da escola para preservação do meio ambiente, deixando o bairro mais limpo, eliminando os vetores, como ratos e outras pragas, mais saudável e mais bonito.

ESCOLA NESHER - PROJETO

O QUE ESTAMOS FAZENDO MARÇO 2018

MA

RÇO

| 20

18

08

BAIRRO LIMPO

Page 9: P ÁGIN A 0 6 INCLUSÃO SOCIAL FOME · 2018-03-07 · fome combate a fome o que sÃo tecnologias sociais? exclusivo! centro de inclusÃo social pÁgina 13 pÁgina 04 p Ágin a 0 6

ESCOLA NESHER

Dia 23 de fevereiro celebramos em grande estilo do dia do professor na Escola Cristã Nesher em Guiné Bissau! Muito feliz com a iniciativa das crianças em honrar seus professores! Nós também queremos reconhecer e honrar nossa Diretora Ana Maria de Lima e todos os professores e educadores. Reconhecemos seu amor e seus esforços diários para ver este projeto avançando.

Parabéns" Vocês são especiais. Reconhecemos que o futuro das nossas crianças estão também nas mãos de vocês. Sem o empenho e o carinho de vocês, não seria possível.

PARABÉNS PROFESSORES DE GUINÉ BISSAU

O QUE ESTAMOS FAZENDO MARÇO 2018

MA

RÇO

| 20

18

09

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!

Page 10: P ÁGIN A 0 6 INCLUSÃO SOCIAL FOME · 2018-03-07 · fome combate a fome o que sÃo tecnologias sociais? exclusivo! centro de inclusÃo social pÁgina 13 pÁgina 04 p Ágin a 0 6

ESCOLA NESHER

A energia elétrica de Guiné Bissau é proveniente de termo elétrica. Seu custo é muito alto. Nos últimos dois meses, a irregularidade do fornecimento tem prejudicado o andamento das aulas, o freezer com a comida das refeições servidas na escola entre outras atividade. Este mês, nossa escola conseguiu a doação de um painel solar e o sistema completo para o suprimento básico de energia. Uma vez que o sol em Bissau é lindo e muito forte. Com isso, além de garantirmos uma energia básica, teremos uma economia de energia.

LUZ SOLAR

O QUE ESTAMOS FAZENDO MARÇO 2018

MA

RÇO

| 20

18

10

ESTAMOS AVANÇANDO

OBRAS NA COZINHAEstamos finalizando nossa cozinha definitiva. A obra está avançando, estraremos no acabamento com a cerâmica, finalização da parte hidráulica e então começaremos a utilizar. Planejamos para começar a usar nossa nova cozinha ainda este mês de março.

PROJETO "A ARTE DE LER"No dia 24 de janeiro, começamos o projeto de leitura “A ARTE DE LER”. Com o objetivo de fazer de cada aluno um ser pensante. Estamos desenvolvendo o projeto de leitura em todas as salas. Cada livro de acordo a faixa etária da turma. "Estou tendo a oportunidade de estar perto dessas crianças e influenciar de forma ativa em seu conhecimento" assim disse a Tayara Moreira, missionário em Guiné Bissau (foto acima).

Como é importante a leitura para ampliar a cultura e fortalecer o ensino. Nossa biblioteca tem mais de 1.000 livros didáticos e paradidático e leitura diversas. Tudo para o crescimento das nossas crianção que amamos tanto. Parabéns equipe da Escola Nesher, parabéns diretora ANA MARIA LIMA.

Page 11: P ÁGIN A 0 6 INCLUSÃO SOCIAL FOME · 2018-03-07 · fome combate a fome o que sÃo tecnologias sociais? exclusivo! centro de inclusÃo social pÁgina 13 pÁgina 04 p Ágin a 0 6

A Oficina de Pizzaiolo acontece na unidade de internação de menor infrator (DEGASE - Dom Bosco), com turmas de até 15 alunos. O Instituto Resposta oferece as apostilas, insumos, voluntariado e certificados para os alunos.

PIZZA SIM, PORQUE NÃO?

O QUE ESTAMOS FAZENDO MARÇO 2018

MA

RÇO

| 20

18

11

O objetivo deste curso é despertar o internado para as habilidades profissionais de Pizzaiolo ou para a área da cozinha e o empreendedorismo. Serão abordados:

"Que cheirinho delicioso, que sabor maravilhoso!" são comentários assim que alegram nossos corações. Só em vê a alegria de jovens com a idade a partir de 12 anos tendo a oportunidade de aprender uma profissão, na verdade, uma nova oportunidade de vida, nos ensina que é possível sim mudarmos nossa sociedade.

Existem milhares de justificativas. Uma bem simples outras mais complexas. Mas o que importa é o que vamos fazer diante de uma situação como essa. Podemos ajudar estes jovens e a terão uma oportunidade de recomeço. E achamos esta tecnologia social para ajudar este jovem. Com a oficina, ele pode não só trabalhar no setor, como iniciar em sua casa. A oficina além da pizza, ensina os seus alunos a produzirem salgados e pães recheados.

Temos uma equipe de voluntários, porém precisamos de recursos financeiros para viabilizar:

• Custos mensal com Insumos: R$ 810,00.

• Custos de Deslocamento da Equipe de Voluntários: R$ 300,00.

• Custos Administração do Instituto Resposta: R$ 330,00.

Total de custo do projeto: R$ 1.440,00

Com este custo conseguimos formar mensalmente 60 alunos. Ou seja, um custo mensal por aluno de R$ 24,00.

Participe doando através deste link: • Para doar R$ 50,00, clique aqui https://pag.ae/bjpDk8P. • Para doar R$ 30,00 clique aqui https://pag.ae/bfpDlyC.

Mais de 260 jovens alcançados!

Page 12: P ÁGIN A 0 6 INCLUSÃO SOCIAL FOME · 2018-03-07 · fome combate a fome o que sÃo tecnologias sociais? exclusivo! centro de inclusÃo social pÁgina 13 pÁgina 04 p Ágin a 0 6

Sabemos que ninguém pode fazer nada sozinho. Por isso, acreditamos que juntos, o INSTITUTO RESPOSTA - IR e a sua empresa, podem de mãos dadas levar esperança a centenas de pessoas e suas famílias.

Acreditamos na recuperação, na segunda chance e na oportunidade de um recomeço. Mas não podemos fazer isso sozinho.

Temos diversos projetos em operação. Centenas de pessoas em diversos lugares que estão precisando da nossa ajuda.

Venha conosco e nos ajude sendo um PARCEIRO SOLIDÁRIO. Estamos certos de que juntos alcançaremos mais pessoas. Imagine: "Gente cuidando de gente; pessoas cuidando de pessoas".

Sabemos o quanto sua parceria é importante para nós e para aqueles que ajudamos, por isso, como forma de agradecimento e reconhecimento da suaconfiança e parceria, queremos lhe oferecer o selo de PARCEIRO SOLIDÁRIO. Sua empresa poderá vincular o selo em suas mídias sociais, e assim conseguiremos mais e mais parceiros para nos ajudar.

Essa é o nossa forma de agradecer sua confiança em nosso instituto e em nossos projetos.

Para ser nosso parceiro é muito simples: basta nos informar seus dados preenchendo o formulário a seguir, que teremos prazer em fazer contato.

MA

RÇO

| 20

18

12

"Ninguém cresce

sozinho!"

O QUE ESTAMOS FAZENDO MARÇO 2018

PARCEIRO SOLIDÁRIO

Page 13: P ÁGIN A 0 6 INCLUSÃO SOCIAL FOME · 2018-03-07 · fome combate a fome o que sÃo tecnologias sociais? exclusivo! centro de inclusÃo social pÁgina 13 pÁgina 04 p Ágin a 0 6

Estamos buscando respostas para algumas questões sociais em aberto ou complementares às atividades do Instituto Resposta. As demandas e as necessidades são muito extensas e sempre urgentes, porém, existe uma necessidade grave em aberta que não estamos mais conseguindo atuar somente como parceria. Estamos estruturando os seguintes projetos/tecnologias:

MA

RÇO

| 20

18

13

COM O QUE ESTAMOS SONHANDO?

O objetivo é acolher moradores em situação de rua e/ou dependentes químicos. Precisamos de uma estrutura inicial com um dormitório de triagem, para os recém chegado (por 1 semana) para 10 pessoas e dormitório para 30 internados que permanecerão em até 9 meses. Pessoas que seguirão nosso tratamento. Este local pode ser um sítio, uma fazendo ou até mesmo uma grande casa que permita a internação e odesenvolvimento de cursos e eventos, atendimentos de capelania, social e médico.

Precisamos de 40 pessoas contribuindo mensalmente com cotas de R$ 100,00 para ajudar iniciarmos o projeto.

Cadastre-se aqui: https://goo.gl/forms/ysiyc4dxX2onMI8y2

CENTRO DE INCLUSÃO SOCIAL

O QUE ESTAMOS FAZENDO MARÇO 2018

Page 14: P ÁGIN A 0 6 INCLUSÃO SOCIAL FOME · 2018-03-07 · fome combate a fome o que sÃo tecnologias sociais? exclusivo! centro de inclusÃo social pÁgina 13 pÁgina 04 p Ágin a 0 6

MA

RÇO

| 20

18

14

O QUE ESTAMOS FAZENDO MARÇO 2018

/institutoresposta/events/

Page 15: P ÁGIN A 0 6 INCLUSÃO SOCIAL FOME · 2018-03-07 · fome combate a fome o que sÃo tecnologias sociais? exclusivo! centro de inclusÃo social pÁgina 13 pÁgina 04 p Ágin a 0 6

MA

RÇO

| 20

18

15

Agenda cheia para março!Nosso Um Banho de Esperança está em todo vapor. Vem participar conosco. Acesse nossa agenda, marque interesse e vamos juntos levar amor e carinho a milhares de pessoas por mês.

O QUE ESTAMOS FAZENDO MARÇO 2018

/institutoresposta/events/

Page 16: P ÁGIN A 0 6 INCLUSÃO SOCIAL FOME · 2018-03-07 · fome combate a fome o que sÃo tecnologias sociais? exclusivo! centro de inclusÃo social pÁgina 13 pÁgina 04 p Ágin a 0 6

MA

RÇO

| 20

18

16

Contribuindo financeiramente com algumprojeto por doações mensais ou

espontâneas. Sendo também um mantenedor ou um Parceiro Solidário.

Divulgando e mobilizando seus amigos para contribuírem,

participarem e mobilizarem para um ou mais projetos, nas suas redes

sociais e entre amigos.Divulgando e mobilizando seus amigos para

contribuírem, participarem e mobilizarem para um ou mais projetos, nas suas

redes sociais e entre amigos.

O QUE ESTAMOS FAZENDO MARÇO 2018

Page 17: P ÁGIN A 0 6 INCLUSÃO SOCIAL FOME · 2018-03-07 · fome combate a fome o que sÃo tecnologias sociais? exclusivo! centro de inclusÃo social pÁgina 13 pÁgina 04 p Ágin a 0 6

MA

RÇO

| 20

18

17

O QUE ESTAMOS FAZENDO MARÇO 2018

Page 18: P ÁGIN A 0 6 INCLUSÃO SOCIAL FOME · 2018-03-07 · fome combate a fome o que sÃo tecnologias sociais? exclusivo! centro de inclusÃo social pÁgina 13 pÁgina 04 p Ágin a 0 6

MA

RÇO

| 20

18

22

www.institutoresposta.org www.facebook.com/institutoresposta

www.twitter.com/inst_resposta www.instagram.com/institutoresposta

@InstitutoResposta e #InstitutoResposta

Banco Itaú CNPJ  27.288.558/0001-70

Instituto Resposta Agência: Ag 4102

Conta Corrente: 03331-5

Este relatório tem efeito gerencial. Ele não retrata um

resultado contábil ou fiscal. Que somente será emitido ao final

de cada ano fiscal pelo contador responsável.

INSTITUTO RESPOSTA Avenida Paisagista José Silva de

Azevedo Neto, 200 salas 416 e 417 Barra da Tijuca

Rio de Janeiro/RJ Cep 22.775-056

Telefone (21) 3609-1332