outdoor regional

80
1 www.outdoorregional.com.br |

Upload: outdoor-regional

Post on 27-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição 33 - Fernando & Sorocaba

TRANSCRIPT

Page 1: Outdoor Regional

1www.outdoorregional.com.br |

Page 2: Outdoor Regional

2 | www.outdoorregional.com.br

Page 3: Outdoor Regional

3

Carta ao leitorBoituva está em festa: este mês a cidade comemora 75 anos de emancipação político-administrativa. Para compor as festividades, logo no começo do mês tem início a Boituvana, tradicional festival de rodeio, que acontece no Centro Municipal de Eventos.E como parte das atrações, o evento receberá a carismática dupla sertaneja Fernando & Sorocaba, que promete um show pra ficar marcado na história de Boituva. Em nossa matéria de Capa você confere mais informações e fica por dentro da história de vida deles! Outra dupla que subirá ao palco também está nesta edição: estamos falando de João Neto & Frederico, donos do sucesso “Lê Lê Lê”. Bom, como setembro é o mês mais florido do ano, que tal usar isso em seu favor? Lá em Decoração você confere como utilizar flores para decorar ambientes e deixá-los mais bonitos.Já em Esportes, você saberá um pouco a respeito do Horseball, um esporte não muito comum, mas que tem despertado interesse e ganhado mais adeptos a cada dia, já tendo, inclusive, um campeonato mundial, cuja segunda edição acontecerá neste ano. E neste mês você tem um motivo especial para ir ao cinema: ver Abraham Lincoln, o famoso presidente dos Estados Unidos, como caçador de vampiros! Sim, essa é a temática do filme dirigido por Timur Bekmambetov e produzido pelo ilustre Tim Burton. Se quiser uma dica de leitura, aposte no romance de Nicholas Sparks, “Diário de uma Paixão” e com certeza não terá arrependimentos.Veja também dicas em Moda, novidades em Autos, orientações em Educação e delícias em Gourmet! E, sim, muito mais!

Boa leitura!

Coordenador GeralRafael J Pereira

Coordenador de Criação André Maffeis

Jornalista Responsável

Juliana Moreno MTB:0056878/SP

Repórteres AC Rezende / Camila MarcussoJuliana Cuani / Juliana Moreno

Rafael Barbosa/ Vitor Quartezani

Colaboradores Bruno Fernandes / Fábio Sanqueta

Thássia Moro Gabriela Barreto / Dr. Marcelo L. Galvão

João Bidu / Talita Dias

Revisão Juliana Moreno / Juliana Cuani

Projeto Gráfico / Diagramação Bruno Vieira Veiga de Oliveira

Produção de modaGabriela Barreto

Comercial

Patricia Pereira

AgradecimentoBete Ferreira | BF Comunicação

Tiragem / Impressão

8.000 exemplares / Graf. Santa Edwiges

Distribuição Boituva/Iperó/Cerquilho/Tietê

Tatuí/Sorocaba

[email protected]

Edições [email protected]

Site www.outdoorregional.com.br

Empresa

CNPJ: 13.970.830/0001-93

Anúncios e Publicidade: Avenida Pereira Ignácio, 378 - 2º andar -

sala 07, Boituva/SP

Telefone: (15) 3263-5028 (15) 9114-2136 / ID 113*[email protected]

[email protected]

A revista não se responsabiliza por con-ceitos e opiniões emitidos por entrevista-dos e colaboradores, assim como não se

responsabiliza pelo conteúdo de informes e anúncios publicitários

Page 4: Outdoor Regional

4 | www.outdoorregional.com.br

Page 5: Outdoor Regional

5www.outdoorregional.com.br |

Page 6: Outdoor Regional

6 | www.outdoorregional.com.br

Page 7: Outdoor Regional

7www.outdoorregional.com.br |

Page 8: Outdoor Regional

8 | www.outdoorregional.com.br

64Trabalho

10Um presidente caçador de vampiros

Cinema

58Conheça a bela Blumenau e a famosa Oktoberfest

Turismo

66Aprenda a preparar um delicioso prato da culinária japonesa

Gourmet

10 - Cinema

12 - Séries

14 - Literatura

16 - Música

18 - Tecnologia

20 - Ensaio

24 - Moda Feminina

26 - Moda Masculina

28 - Decoração

30 - Educação

32 - Especial

34 - Social

40 - Capa

48 - Esportes

50 - Saúde

52 - Games

54 - Autos

56 - Finanças

58 - Turismo

60 - Direito

62 - Política

64 - Trabalho

66 - Gourmet

68 - Prata da Casa

70 - Região 74 - Galeria

76 - Horóscopo

78 - Crônica

Índice

Quais são suas habilidades?

Page 9: Outdoor Regional

9www.outdoorregional.com.br |

Page 10: Outdoor Regional

10 | www.outdoorregional.com.br

ros e, consequentemente, presidente, abordando o crescimento dele até a conquista do mais importante cargo da Casa Branca.

A adaptaçãoO filme é uma adaptação do livro de Seth Grahame-Smith, o

mesmo de “Orgulho e Preconceito e Zumbis”, no qual o autor usa o famoso romance de Jane Austen, aproveitando grande parte da história original e adiciona zumbis à trama. O livro con-segue destaque por conter uma precisão histórica ao aliar acon-tecimentos e detalhes verídicos à ficção. Há quem diga que até mesmo a inserção de vampiros na Guerra se dá de forma, diga-mos, plausível.

Trilha sonora“Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros” chega aos cinemas

brasileiros no dia 7 de setembro, mas há mais de um mês já vinha despertando a curiosidade das pessoas e aumentando a ansie-dade a cada novo clipe e pôster lançado. Aliás, um dos vídeos promocionais lançado mostrou cenas do filme intercaladas com as da banda Linkin Park, que estará na trilha sonora do longa. A música escolhida foi “Powerless”, que integra o próximo álbum chamado “Living Things”.

Eis aqui algo, digamos, quase inimaginável: Abraham Lincoln caçador de vampiros. Sim, estamos falando dele mesmo, um dos maiores presidentes dos Estados Unidos.

A históriaA proposta do filme, que tem direção de Timur Bekmambetov

e a produção honrosa de Tim Burton, é explorar a vida secreta de Lincoln, o colocando como o maior caçador de vampiros que já existiu. Na história, Nancy Lincoln, interpretada por Robin McLe-avy, mãe do presidente, vivido pelo ator Benjamin Walker, é as-sassinada por uma criatura sobrenatural. Isso desperta a fúria de Lincoln, que declara uma guerra impiedosa contra os vampiros, buscando nada mais do que destruí-los, sendo este o verdadeiro motivo por trás da Guerra da Secessão, a guerra civil americana ocorrida entre 1861 e 1865. A trama é dividida em três partes, ex-plorando aspectos de Lincoln como menino, caçador de vampi-

Filme mostra etapas da vida de Abraham Lincoln como menino, caçador e presidente

Cinema Juliana Moreno [email protected]

Page 11: Outdoor Regional

11www.outdoorregional.com.br |

Juliana Moreno [email protected]

Page 12: Outdoor Regional

12 | www.outdoorregional.com.br

Questionamentos e relações pessoais dão o tom do seriado

Séries Vitor Quartezani [email protected]

Page 13: Outdoor Regional

13www.outdoorregional.com.br |

Quem já assistiu a algum telejornal, pelo menos alguma vez já teve a curiosidade de saber o que acontece nos bastidores, antes do programa ir ao ar. Sua espera aca-bou, porque Newsroom, seriado que estreou no dia 05

de agosto na rede HBO vai te mostrar tudo o que acontece em um telejornal voltado para assuntos políticos.

A tramaIdealizado por Aaron Sorkin, o mesmo criador de outra série

com temática política, “The West Wing”, o seriado mostra a vida de um jornal político ancorado por Will McAvoy, interpretado com muita competência por Jeff Daniels, que gosta de expor suas opi-niões e convicções a respeito de todos os assuntos do programa. Com temperamento explosivo, McAvoy é obrigado a mudar sua conduta quando descobre que seu companheiro de programa e toda a sua equipe não estão mais na emissora, e que sua substi-tuta, Mackenzie MacHale (interpretada por Emily Mortimer) tem como proposta de trabalho uma nova forma de abordar os temas políticos do telejornal, o que causa um constante conflito com o ân-cora. Além disso, muitos problemas entre os dois são acarretados porque eles já foram namorados em uma relação que terminou de forma nada amistosa.

Nota-se que a partir de todas as mudanças ocorridas no tele-jornal, McAvoy, mesmo relutando e questionando os novos mé-todos, começa ter um temperamento um pouco mais maleável, aberto a novas opiniões, o que não acontecia antes. Outro ponto importante que “Newsroom” mostra na maioria dos seus episó-dios, é a discussão entre republicanos e democratas, fato constan-te nos Estados Unidos, e que leva à tona outras questões quanto ao excessivo conservadorismo de alguns atos políticos, quanto a busca por uma maior liberação em território norte-americano.

As liçõesMesmo com apenas dez episódios programados para a sua pri-

meira temporada, “Newsroom” é uma série ideal que deveria ser mostrada a todos, por conta de suas abordagens e questionamen-tos, mas principalmente para todos os estudantes de jornalismo, pois a todo instante McAvoy em seus discursos, mesmo que de forma implícita, afirma que uma redação tem sempre que estar em busca de novos acontecimentos e não ficar estagnada em sua pro-posta inicial.

Page 14: Outdoor Regional

14 | www.outdoorregional.com.br

Literatura

Traduzido para mais de 20 línguas, este livro teve nada menos que 12 milhões de cópias vendidas, números que comprovam o sucesso dessa tão bonita história de amor.

Bom, já não é de hoje que Nicholas Sparks e suas histórias vira-ram moda aqui no Brasil. Entretanto, não só aqui, mas no mundo todo, seus livros possuem números muito expressivos de venda, sendo ele um autor consagrado de bestsellers.

Em “O Diário de uma Paixão”, Sparks narra a história de Noah e Allie, que se conheceram enquanto ainda eram adolescentes e viveram um romance de férias, digamos assim, e que, como todo bom romance adolescente, foi cheio de altos e baixos, mui-tas promessas, muita entrega e, claro, muito drama. O fato é que eles tinham apenas uma diferença: ele, um rapaz muito humil-de e ela, de uma família muito rica. Como não poderia deixar de ser, os pais dela não concordaram com o envolvimento deles por conta disso. Então, quando as férias e o verão acabaram, acabou também o namoro deles.

Cada um seguiu seu caminho, mas eles não contavam com um trunfo espetacular do destino: 11 anos depois, Allie retornou para sua cidade, a fim de reencontrar Noah e tentar ao menos dar um desfecho para essa história, pois assim ela achava que consegui-ria seguir em frente com a sua nova vida. Aliás, sua nova vida era esta: agora ela estava noiva de outro homem.

E outra coisa além de destino não poderia ser, pois ela encon-trou um Noah ainda perdidamente apaixonado por ela, que a es-perou durante todos aqueles anos e que a queria de volta. O que ela então haveria de fazer? De um lado estava seu noivo Lon, um homem muito rico, mas que a queria para cumprir um papel de mulher no modelo antigo, sendo dona de casa, sempre contida em si mesma. E do outro estava Noah, seu amor de adolescên-cia, que despertava nela as mais loucas emoções, mexendo pro-fundamente com seu lado emocional.

Pouco a pouco vamos nos aprofundando na história, repleta de intensos sentimentos, buscas incensáveis e amor que trans-borda. “O Diário de uma Paixão” já foi adaptado para o cinema, sendo, inclusive, muito fiel ao livro. Em ambos é muito emocio-nante acompanhar de perto os detalhes da história dos protago-nistas, saber qual foi a decisão tomada por Allie e descobrir como a história terminou.

Para quem gosta de um bom romance, com certeza é uma óti-ma escolha.

“Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido,

mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou”.

TÍTULO: DIÁRIO DE UMA PAIXÃOAUTOR: Nicholas SparksEDITORA:Novo Conceito

256 páginas

Juliana Moreno [email protected]

Page 15: Outdoor Regional

15www.outdoorregional.com.br |

Juliana Moreno [email protected]

Page 16: Outdoor Regional

16 | www.outdoorregional.com.br

Música Juliana Cuani [email protected]

Page 17: Outdoor Regional

17www.outdoorregional.com.br |

Um novo caminhoOficialmente juntos Christian & Cristiano alcançaram o sucesso com a música “Fã” em 2010. A dupla gravou o pri-meiro disco juntos em 2007, uma produção independen-te, intitulado “Christian e Cristiano Acústico”. Em 2008 gravaram “Virada da Lua” e em 2009, “Christian e Cris-tiano Ao Vivo”. Essa sequência de bons momentos os fez registrar tudo no primeiro DVD recentemente gravado e ainda em processo de lançamento. A primeira música de trabalho “Sem você” destaca o lado romântico da dupla, mas também traz “Nosso Amor Pega Fogo”, a regravação “Cartaz” e a participação de amigos como Latino em “Fes-ta na Piscina”, entre outros.

No site oficial, os fãs podem conhecer a faixa “A primeira vez” disponível para download. O internauta também en-contra galeria de fotos e vídeos, mural de recados para a dupla, cadastro no fã-clube e a agenda de shows.

Eles contam que Christian, em uma de suas viagens corriqueiras de São Paulo para Itapeva, parou em um posto de gasolina para abastecer o carro. Ele usava na ocasião uma camiseta que chamou a atenção de Cristiano, que havia parado no mesmo posto para to-

mar um lanche. Então Cristiano se aproximou e se apresentou. Depois de uma boa conversa, descobriram muito em comum e decidiram formar a nova dupla “Christian e Cristiano”.

Quem é quem?Christian Wagner Nunes Galvão, nascido em 1975 em São Paulo, se mudou para Itapeva com dois anos de idade. Aos sete ele co-meçou a dedilhar os primeiros acordes no violão e no ano seguin-te fez sua primeira apresentação na escola de música, cantando “Porto Solidão”. Em 1989, Christian voltou a São Paulo para es-tudar e chegou a se formar em Engenharia Mecânica e exercer a profissão por algum tempo. Cristiano Tarcemir Gregório nasceu em 1979 no Paraná e com apenas um ano de idade se mudou para Foz de Igua-çu com os pais. Aos 16, saiu de casa para trabalhar e es-tudar, quando conheceu o maestro Gilmar Moreira com quem aprendeu canto. Trabalhou em diversas áreas, foi recepcionista de hotel, garçom, vendedor, entre outras coisas, mas nunca deixou a música de lado. Em 1999, for-mou dupla com seu primo Clayton e chegaram a gravar quatro CDs.

“Inesperado”: é assim que eles gostam de definir o encontro que uniu a dupla

Juliana Cuani [email protected]

Page 18: Outdoor Regional

18 | www.outdoorregional.com.br

bits por segundo. Além disso, também será possível participar de videoconferências e trocar e-mails sem que a transmissão seja prejudicada.

Como adquirirDesde já o usuário poderá comprar o aparelho 4G, pois mesmo

que a tecnologia ainda não tenha chegado ao Brasil, os serviços 3G e 2G funcionarão normalmente. Entretanto, como já dito, quem quiser usufruir dessa velocidade, terá que desembolsar um bom dinheiro para a compra de um novo smartphone. Ainda não

se sabe exatamente quanto o aparelho irá custar, pois os fabri-cantes ainda não possuem uma previsão do valor. Importante di-zer que as operadoras Claro e Vivo já possuem os dois principais lotes para usufruírem das faixas de frequência de 2,5 GHz.

Quando chegará?O serviço de banda larga 4G chegará progressivamente ao

Brasil, começando em abril de 2013 pelas cidades-sede da Copa das Confederações 2013. Depois disso, em dezembro, estará dis-ponível nas cidades-sede e subsedes da Copa do Mundo 2014.

Depois, chegará a capitais e municípios com mais de 500 mil ha-bitantes em maio de 2014. Consecutivamente, em dezembro de 2015, estará em municípios com mais de 200 mil habitantes e, gradativamente, ano a ano, chegará a municípios com menos habitantes, finalizando em dezembro de 2019.

Essa tecnologia nem chegou ainda e já está dando o que falar, principalmente porque vai garantir o acesso à internet em

uma velocidade até dez vezes maior que a oferecida atualmente pelas operadoras.

A chegadaApesar de todas as promessas, essa expansão do serviço en-

frentará uma grande barreira, que será o valor dos aparelhos adaptados a ele. De acordo com Eduardo Tude, presidente da Te-leco, o volume de produção de smartphones com acesso à nova tecnologia será muito pequeno, tornando o preço elevado.

Entretanto, a boa notícia é que a chegada do serviço não im-pedirá em nada o funcionamento das gerações de telefonia an-teriores. Aliás, muitos dizem que isso, na verdade, será um estí-mulo para que a qualidade do sinal da rede 3G seja melhorada.

Os diferenciaisCom a tecnologia 4G, o usuário poderá navegar pela internet

numa velocidade que será de 10 a 40 vezes mais rápida, podendo chegar a aproximadamente 10 Mbps. Com isso, os downloads, por exemplo, poderão ser feitos numa velocidade de 100 mega-

A quarta geração de telefonia celular deve chegar ao Brasil em abril de 2013

Tecnologia Juliana Moreno [email protected]

Page 19: Outdoor Regional

19www.outdoorregional.com.br |

Juliana Moreno [email protected]

Page 20: Outdoor Regional

20 | www.outdoorregional.com.br| www.outdoorregional.com.br

A moda cíclica traz a temporada dos tons fortes e vibrantes.

O neon está no ar.

Modelo: Ana ScaglioneFotógrafa: Mylene SagasStyling: Gabriela BarretoCabelo e Maquiagem: Paloma GianottiEdição de imagens: Bruno Veiga de OliveiraLocal: Centro Nacional de Paraquedismo

Ensaio

Page 21: Outdoor Regional

21www.outdoorregional.com.br |

Modelo: Ana ScaglioneFotógrafa: Mylene SagasStyling: Gabriela BarretoCabelo e Maquiagem: Paloma GianottiEdição de imagens: Bruno Veiga de OliveiraLocal: Centro Nacional de Paraquedismo

Blusa estampada floral, calça verde neon, pulseiras em couro e strass multicolors.

Livia Barros - Shopping Villa D’ouro - R. Cel. Eugênio Motta, 521, loja 43 - Centro - Boituva/SP - (15) 3263-4347

Page 22: Outdoor Regional

22 | www.outdoorregional.com.br

Camisa de seda preta com recortes nas mangas, calça estampada azul e branca e maxi colar azul turquesa.

Livia Barros - Shopping Villa D’ouro - R. Cel. Eugênio Motta, 521, loja 43 - Centro - Boituva/SP - (15) 3263-4347

Page 23: Outdoor Regional

23www.outdoorregional.com.br |Livia Barros - Shopping Villa D’ouro - R. Cel. Eugênio Motta, 521, loja 43 - Centro - Boituva/SP - (15) 3263-4347 Madame Filó – R: Cel. Eugênio Motta, 398 A – Centro – Boituva/SP – (15) 3363-2795

Calça Legging Corsário azul, Top Body Show azul, luvas poliesportivas preta.

Page 24: Outdoor Regional

24 | www.outdoorregional.com.br

Foi na Semana de Moda de Milão, que diver-sas grifes famosas inspiraram suas coleções

em traje de batalha das arenas, destacando a lendária jaqueta curta brilhante daquele que enfrenta o touro.

As inspiraçõesOs trajes de ouro de matadores, novilheiros e

picadores, em prata ou seda, se transformaram em roupas versáteis do dia a dia, combinadas a minissaias, calças curtas e mais saias decoradas.

Rico em detalhes, retratando o luxo da moda espanhola

Modafeminina Gabriela Barreto [email protected]

Page 25: Outdoor Regional

25www.outdoorregional.com.br |

As terras do sul, a Espanha e monteras (chapéus de toureiro) dominam as criações da grife, que joga também com o poncho mexicano, os vaqueiros, as rendas, os grandes pendentes e os tons dourados, das sandálias aos looks cobertos de lantejoulas marcados aos ombros e ao busto. Os looks são compostos com muita elegância e luxo com um ar extremamente feminino.

Grifes famosas como Miuccia Prada e a estilista Donatella Ver-sace apostam no estilo toureiro buscando uma mulher menos agressiva, mas “sensual e encantadora”.

As peças inspiradas da Espanha no estilo toureiro são to-das muito trabalhadas, com inúmeros detalhes nos ombros e nas mangas, compostas por diversas pedrarias, o que remete o luxo acentuado.

Os detalhesAs composições são harmônicas, retratando um ar de conjun-

to que também aparece em alta em diversas temporadas de moda pelo mundo. As golas são marcadas por um laço que dá um toque especial à peça. As cores vibrantes são fundamentais para compor o estilo, sendo que o vermelho e o preto são a me-lhor aposta de toureiro. Os boleros são típicos e bastante usados nesta moda. Este estilo aparece em vestidos, terninhos e blusas, com as famosas ombreiras, que já relatam o estilo toureiro. Po-dem ser combinadas com calças montaria, jeans, saias, etc.

DICASAs peças estilo toureiro geralmente são com-postas por muitos detalhes, por isso, opte na

combinação com peças mais neutras

Combine o estilo à peças vermelhas e pretas, que são tradição

.O laço na gola das roupas é o charme do estilo

Gabriela Barreto [email protected]

Page 26: Outdoor Regional

26 | www.outdoorregional.com.br

Modamasculina Gabriela Barreto [email protected]

Page 27: Outdoor Regional

27www.outdoorregional.com.br |

Gabriela Barreto [email protected]

E stá aberta a temporada de rodeios! O estilo coun-try masculino faz o maior sucesso no Brasil, seja pela tradição que o país mantém com os rodeios, as festas de músicas sertanejas e exposições de

animais ou talvez porque o country masculino deixa os homens mais estilosos e atraentes.

Os modelosNeste Outono-Inverno, a peça invade o guarda-roupa

dos homens mais modernos, que gostam de estar bem vestidos em todas as ocasiões do dia. A grande variedade de cores e tecidos garante a versatilidade dos coletes, que podem ser encontrados em modelos mais clássicos até os mais esportivos, como os propícios ao sertanejo.

Na busca pela composição mais esportiva, as opções são pelos coletes em nylon ou couro, que podem ser usados sobre todas as outras peças. O destaque fica por conta das cores fortes, como o verde, o vermelho, e o azul.

Como combinarPara entrar no clima country com os coletes, as combi-

nações são as mais propícias possíveis: calça jeans, cami-sa, cinto, bota, chapéu e fivela. E, claro, o colete é que deixará o visual mais charmoso e moderno do estilo que-rido pelos cowboys.

Roupas com franjas dão um charme especial à produ-ção. Camisas xadrez e listradas também são as queridas do momento e podem ser usadas fechadas ou abertas, com uma camiseta básica por baixo, formando um look mais sofisticado e ousado. As camisas jeans também se-rão bastante usadas junto com os coletes de avalon.

DICAS- Harmonize a cor do colete com o xadrez ou

listrado da camisa

- Não use camisas abertas com regatas em sobreposição ao colete, já que

este permanece aberto.

- Use a abuse das fivelas grandes

O estilo country está em alta e traz com ele o xadrez, franjas, colete e botas

Jeans, couro e tonsSe basear em estilo country é lembrar-se de calça jeans

apertada, o verdadeiro jeanswer, com um azul bem forte fazendo referência ao universo americano e na história de cowboys aventureiros. O couro também permanecerá em botas, cintos e jaquetas, então, abusar deles é regra. O jeans terroso também estará com tudo e fará par com os coletes. Outros tons são o cáqui, caramelo e camel, fazen-do um contraste com branco, vermelho e tons de laranja, pois a cor da terra, da arena, é predominante. O estilo que aparenta ser tão selvagem, na verdade é puro conforto.

Page 28: Outdoor Regional

28 | www.outdoorregional.com.br

Primavera chegando e nada melhor que trazer as lindas flores, típicas da estação, para dentro de casa, criando efeitos e dando tons de alegria para os ambientes.

Eficácia comprovadaEstudos já comprovaram que as flores influenciam em nosso

bem estar. Rosas e lírios, por exemplo, por conta de suas subs-tâncias químicas responsáveis pelo aroma, estimulam a libera-ção de endorfinas, os hormônios ligados à sensação de prazer. Desta forma, a presença delas nos ambientes ajuda nosso corpo e mente no processo de relaxar. Fora isso, uma decoração com flores traz mais vida, alegria e tranquilidade para qualquer lugar.

Harmonia nas coresO bom é sempre utilizar apenas dois ou três tipos de flores, em

tom sobre tom, para que o ambiente não fique muito carregado. Sempre observe as cores já presentes no local que pretende inse-rir as flores, para que possa ser criada uma harmonia.

Se você gosta de bastante cor, uma boa ideia é usar vasos de flores com cores contrastantes com ambientes neutros e claros, por exemplo. Nesse caso, é bom estar atento ao volume de flores que será utilizado, pois se for demasiado, corre o risco de deixar o local muito pesado.

Escolhendo as floresQuando for comprar as flores, prefira as que ainda estiverem

fechadas, pois durarão mais. Se só houver flores já abertas, esco-lha sempre as de menor caule. É importante também ficar aten-to a qualquer mancha nas folhas ou nas pétalas, que podem sig-nificar sinal de deteriorização, por isso, é bom evitar adquiri-las.

CuidadosFique atento ao utilizar flores como jasmim e lírio branco, pois

ambas possuem perfume um tanto quanto forte. Não as utilize em quartos e salas, pois o cheiro pode trazer algum tipo de des-conforto. Também não é recomendado colocá-las na cozinha, pois podem interferir no aroma da comida. Opte por colocar es-ses tipos de flores em ambientes abertos ou que possuam uma boa ventilação.

Pétalas e suas coresPétalas brancas, como as do Lírio e Narciso, transmitem fres-

cor e paz. Já as vermelhas, de Rosas e Tulipas, são sinônimas de paixão e energia. As amarelas, por sua vez, têm poder energizan-te e sempre remetem à alegria e alto astral.

Sem tempoSe você não possui muito tempo para cuidar das flores, opte

pelas tropicais, que possuem maior durabilidade. É o caso de Or-quídeas, Copos de leite e Bromélias.

Saiba como utilizar as flores para decorar ambientes

Decoração Juliana Moreno [email protected]

Page 29: Outdoor Regional

29www.outdoorregional.com.br |

Juliana Moreno [email protected]

Page 30: Outdoor Regional

30 | www.outdoorregional.com.br

Organizamos um passo a passo para te ajudar na realização dessa tarefa

Quando o professor determina que o trabalho da disciplina seja em grupo, muitos alunos acham boa a escolha e outros não. Mesmo com tantas divergências, esse é um processo que a maioria dos alunos já passou ou vai passar na escola. E mesmo que você o

considere um item de importância secundária, saiba que essa tática é muito importante para a convivência em grupo e desenvolvimento do aprendizado coletivo. Reunimos alguns elementos que podem auxiliar pais e alunos a pro-gramar um trabalho escolar em grupo.

Educação Thássia Moro [email protected]

Page 31: Outdoor Regional

31www.outdoorregional.com.br |

do professor ou dos pais. Muitas vezes uma opinião de alguém que está de fora pode solucionar grandes problemas. O trabalho em grupo é feito justamente para que a interação entre os alunos seja trabalhada, por isso, ajudar o outro integrante pode enriquecer o trabalho e o seu aprendizado.

A apresentaçãoNa hora de apresentar o trabalho é importante que cada aluno saiba qual será a sua parte. Esse é um momento nervoso para muita gente, mas é sempre bom ter calma e contar com o apoio dos outros integrantes do grupo. Respire fundo e lembre-se que tudo já foi discutido anteriormente, então, é preciso somente reproduzir os resultados para o restante da sala. Utilizar outros componentes como cartazes, folhetos, ou até apresentações no computador, pode ajudar na melhor exposição do trabalho. Trabalhar em grupo é um importante processo dentro da vida escolar dos alunos. Os professores usam desse elemento para que o aprendizado seja feito com a convivência e a interação en-tre os alunos. Fazer um trabalho em grupo pode ser importante para que você faça novos amigos e aprenda que muito mais do que diminuir, o trabalho em grupo é feito sempre para somar resultados positivos.

Organizar as tarefas Trabalhar em grupo é aprender a dividir opiniões e tarefas. Mui-tos alunos procuram fazer essas atividades com os amigos mais próximos, mas algumas vezes você terá que trabalhar com co-legas que não tem tanto contato no dia a dia. Lembre-se que as opiniões podem divergir, mas é necessário existir um consenso para que cada integrante do grupo tenha sua tarefa determina-da, por exemplo, um irá fazer a pesquisa, o outro reunir recortes de jornais e revistas.

Reuniões em grupo Todos os integrantes precisam saber sobre o assunto e partici-par de todos os momentos. Os trabalhos em grupo são provei-tosos porque são feitos em companhia dos colegas, geralmente fora da escola. Aproveite esse momento de interação, mas não deixe que as distrações e as brincadeiras ocupem mais tempo do que as atividades do trabalho.

Com consciência Fazer um trabalho em grupo é saber que para que ele funcione é necessária a cooperação mútua de todos os integrantes. Pes-quise sobre o tema em todos os locais possíveis: livros, revistas, jornais, internet. Faça sempre anotações sobre as informações que encontrar, mas tenha cuidado para não usar fontes não confiáveis, principalmente na internet. E nunca copie integral-mente uma informação, pois com isso você pode se prejudicar e prejudicar ao resto do grupo, além de não aprender nada sobre o trabalho.

Peça ajudaAlguns assuntos podem criar pontos de vista diferentes, ou mesmo ninguém do grupo compreender direito o caminho que o trabalho está seguindo, então, nesses casos, procure a ajuda

Thássia Moro [email protected]

Page 32: Outdoor Regional

32 | www.outdoorregional.com.br

Dupla conta um pouco sobre sua trajetória de vida e sucesso

Especial Juliana Moreno [email protected]

Page 33: Outdoor Regional

33www.outdoorregional.com.br |

mas na hora do ‘vamos ver’, mostra que o “lê lê lê” é o que importa. Estamos completamente realizados e felizes com tamanho sucesso”, diz Frederico.

InspiraçãoQuando falamos de inspiração, o primeiro nome que eles falam é do pai, Gil, que inclusive já fez uma participação especial no CD e DVD “Só Modão”, ao lado também de nomes como “João Carreiro e Capataz”, “Eduardo Costa” e “Fernando e Sorocaba”. O pai da dupla sempre gostou de viola e de reunir amigos para tocar e cantar em sua casa. Por conta disso, eles cresceram tendo a música sertaneja como referência. “Nosso pai é nossa grande inspiração. Ele é quem mostrou o quanto a música faz bem pra alma e pro coração. Mas também não posso deixar de citar “Chi-tãozinho e Xororó”, “Chrystian e Ralf”, “Milionário e José Rico”, “Tonico e Tinoco” e tantos outros mestres que brilham na história da música sertaneja”, diz João Neto.

BoituvanaAinda neste ano eles contam que irão gravar um CD e já es-tão planejando o próximo DVD que virá repleto de surpresas. Mas a boa notícia mesmo é que no dia 8 de setembro eles es-tarão na Boituvana, fazendo um show mais do que especial. “No repertório mesclaremos sucessos antigos, os atuais e os clássicos modões. Além disso, faremos um bloco de arrocha e um de rock. Nosso intuito é trazer alegria para o todo público presente”, prometem eles.Pra terminar, a dupla deixou um recado todo especial. “Obri-gado, galera da Outdoor Regional, pelo carinho e por faze-rem parte da família ‘João Neto & Frederico’. Um beijo no coração de cada um que acompanha a Outdoor!”, finalizam.E se você deseja saber mais sobre a dupla e ficar por den-tro de todas as novidades, acesse o site www.joaonetoe-frederico.com.br e os siga no Twitter @jnefoficial.

Antes de seguir a carreira musical, um era veterinário e o outro agrônomo. O sucesso comprova que a mudança de profissão foi uma troca que deu certo!

O começo de tudoTudo começou quando a música “Pega Fogo Cabaré” chegou aos ouvidos do público, há oito anos. O primei-ro sucesso da dupla já ditava o que viria a seguir: shows por todo o Brasil, agenda lotada e músicas que, além de estarem no topo das paradas, ultrapassam fronteiras, sendo executadas em mais de 176 países. Hoje João Neto e Frederico afirmam que estão vivendo o momento mais importante da carreira.

O trabalhoO mais recente trabalho da dupla é o CD e DVD “Ao Vivo em Palmas”, considerado como algo que veio para conso-lidar e abrilhantar a vida profissional deles. “É um projeto audacioso e sem dúvida o melhor da nossa carreira. Bus-camos inovar nos arranjos musicais, criando uma identi-dade jovem e atual. A cenografia foi projetada toda em tela de led de alta definição e, além disso, usamos vários efeitos de pirotecnia e ainda ousamos entrar no palco com uma Mercedes. O repertório foi minuciosamente es-colhido e sempre pensando nos nossos queridos fãs. Esse DVD está recheado de novidades”, conta João Neto.

Sucesso comprovadoE por falar nesse DVD, uma das músicas que tem feito muito sucesso e caiu na graça do público é a “Lê Lê Lê”, cujo clipe já ultrapassou a impressionante marca de 24 milhões de visualizações no Youtube. “Essa música exal-ta alegria, tem uma letra jovem e divertida, criando uma identificação com a galera que sai pra balada quebrado,

Juliana Moreno [email protected]

Page 34: Outdoor Regional

34 | www.outdoorregional.com.br

01 – Adriana / 02 – Alex, Neto e Robson03 – Gabriela, Jéssica e Mariana / 04 – Heloísa

e Endryus / 05 –Thaís e Sthefany

Social

01

05

Terra Brasilis | Boituva/SP

02

04

06

08

07

03

09

06 - Renata, Renata e Fábio 07 – Rosana e Ana

08 – Renata, Talia e Natalie 09 –Renan e Rangel

10 – Nando, Neto, Luís e Gustavo11 –Raquel, Eliza e Priscila

12 – Thaís, Sabrina e Renata13 – Rafael e Ana Paula

14 –Milene, Luciane e Rejane15 – Juninho, Gleice e Fernanda

16 – Kelly e Yuri17 –Jean, Bruna, Ana e Rafael

Baile da Rainha | Boituva/SP

CréditosPatrícia Pereira

Page 35: Outdoor Regional

35www.outdoorregional.com.br | 011716

13

1110

14

12

15

Page 36: Outdoor Regional

36 | www.outdoorregional.com.br

01 - Adriana e Eliane / 02 - Elaine e Carol03 – Gabrielle / 04 – Rafaela 05 - Renata, Edilaine e Anna

em parceria com01

04

Balada Sertaneja | Boituva/SP

02

07

Social

03

05

06

08 09

Niver Fest | Boituva/SP

06 - Gabriela e Bianca / 07 - Bruna08 - Ana, Pâmela e Yuri / 09 - Amanda e Kauê

10 - Morgana e Eduardo / 11 - Denise, Luci-ane e Rafaella / 12 - Natacha / 13 - Steffanie e

Marcela / 14 - Thaís e Agda

Page 37: Outdoor Regional

37www.outdoorregional.com.br |

10

16

12

13

15

11

10

15 –Adriana e Renato16 – Daniele e Daiane

17 – Talita e Keel

17

14

Terra Brasilis | Boituva/SP

Page 38: Outdoor Regional

38

em parceria com

07

06

05

03

01

04

02

08 09

01 - Alfredo e Elen / 02 – Jaque Galvão 03 - Isadora e Rodrigo / 04 - Angélica

05 - Gi e Márcia / 06 – Gabriela07 - Rodrigo e Juliana

Capitão XV | Tatuí/SP

Choupana bar | Tatuí/SP

08 - Suh, Neto e Dani09 - Ana Flávia e Gustavo

Social

Page 39: Outdoor Regional

39www.outdoorregional.com.br |

0110

0112

0113

0114

0116

01170108 0119

0111

0115

Rota 11 | Tatuí/SP

10 - Rafael, Talita e Gabriela11 - Vanessa e Douglas

12 - Junior e DanieleRepública Botequim | Tatuí/SP

República Botequim | Tatuí/SP

13 - Elenice e Vieira14 - João Mário e Eliza Tambelli

Show Léo e Junior | Tatuí/SP

15 - Luana 16 - Julia e Daniel

17 - Edu, Léo, Cíntia e Junior

Pizzaria Hermelinos | Tatuí/SP

18 - Wellington e Alessandra19 - Rafael e Fátima

CréditosCintia Rodrigues

0118

Page 40: Outdoor Regional

40 | www.outdoorregional.com.br

Capa Juliana Moreno [email protected]

Page 41: Outdoor Regional

41www.outdoorregional.com.br |

Fernando, Sorocaba e a música: uma união que deu certo

Juliana Moreno [email protected]

Page 42: Outdoor Regional

42

O que dizer de uma dupla que já ultrapassou a im-pressionante marca de 7 milhões de visualizações de um dos seus clipes no Youtube, número que

continua crescendo a cada dia? A letra da música diz que “é tenso”, mas a realidade só nos mostra que na verdade, intenso é o sucesso deles, que passo a passo alcançam pa-tamares mais altos na carreira musical.

O sucesso e a músicaSobre o clipe da música em questão, Fernando & So-

rocaba se dizem muito contentes quando veem que as visualizações estão sempre aumentando. “Trabalha-mos muito para chegar até aqui e buscamos sempre nos aproximar de nossos fãs, que são a coisa mais im-portante para nós. Ver esses números, saber que eles estão gostando de nosso trabalho, é a maior recom-pensa que poderíamos ter”, dizem eles.

Ainda no embalo do torrencial sucesso da dupla, le-vantamos a questão de que, apesar do pouco tempo de carreira juntos, eles já arrastam multidões de fãs nos shows por onde quer que passem. “Nós acreditamos que, para ter sucesso, o artista precisa ter um dife-rencial. Essa nova geração da música sertaneja trouxe uma nova cara para o estilo, aproximando das baladas e dos jovens. Por isso, estão surgindo cada vez mais artistas sertanejos e quem não tiver um diferencial não conseguirá se destacar. Além disso, temos uma base muito boa, um escritório muito organizado e uma equipe muito séria, que nos dá um ótimo suporte para podermos realizar nosso trabalho com tranquilidade”, explicam eles.

Page 43: Outdoor Regional

43www.outdoorregional.com.br |

Trabalhos recentesO último trabalho de Fernando & Sorocaba foi gravado

no Ópera de Arame, teatro localizado na cidade de Curi-tiba, capital do estado do Paraná. Inclusive foi o primeiro DVD inteiramente registrado com a tecnologia da proje-ção mapeada em 3D, que permite uma maior interação entre o artista e os fãs. “Foi uma experiência fantástica. Nós escolhemos esse teatro, pois é um lugar maravilhoso e que casou muito bem com a projeção. A recepção dos fãs foi a melhor possível e acreditamos que agradou a to-dos eles. Foi um show bastante intimista e isso também ajudou a criar um clima mais acolhedor para o projeto. Ficamos muito contentes com o resultado”, dizem eles sobre a gravação do “Fernando e Sorocaba – Acústico na Ópera de Arame”, momento que eles também consi-deram um dos mais importantes da carreira, juntamente com o lançamento do primeiro trabalho da dupla intitula-do “Bala de Prata”.

Composições de sucessoNos shows da dupla, existem algumas músicas que são sem-

pre pedidas pelo público, tais como “Paga Pau”, “Madri”, “Tô Passando Mal”, “É Tenso”, “Férias em Salvador” e “A Verdade”. O sucesso talvez se explique pelo fato de que eles compõem sobre coisas do cotidiano, que podem acontecer no dia a dia de qualquer pessoa, como eles dizem. “Normalmente, nossas músi-cas falam sobre coisas que aconteceram conosco ou então com outras pessoas, que nos contaram as histórias. Não temos um ritual específico, então, muitas vezes a inspiração chega e sim-plesmente escrevemos. Outras vezes, então, sentamos e traba-lhamos em uma música”, compartilha a dupla.

Page 44: Outdoor Regional

44 | www.outdoorregional.com.br

A tecnologia que aproximaUm artifício que eles têm usado bastante para inte-

ragir com o público são as redes sociais, pois dizem que elas são artifícios essenciais para manter uma liga-ção maior com os fãs. “A tecnologia atual nos permite uma divulgação muito ampla de nosso trabalho em vá-rias frentes, então, quem souber utilizar bem, só tem a ganhar com isso”, dizem. O clipe da música “É Tenso”, citada no início, é prova disso, pois eles contam que a partir do momento que o divulgaram nas redes sociais, em pouco tempo já havia sido assistido por milhões de pessoas, chegando a um número fantástico de visuali-zações.

Eles vêm aí!Sobre os planos futuros, eles dizem que estão foca-

dos na divulgação do último projeto e na nova turnê. “Queremos viajar o país e reencontrar nossos fãs de to-das as regiões”, planejam. Aliás, em setembro viajarão aqui para nossa região, em Boituva, onde participarão da tradicional Boituvana no dia 07. E eles já estão em-polgando os fãs! “Boituva pode esperar um show cheio de energia e animação, uma marca da dupla. Estamos ansiosos para reencontrá-los e esperamos fazer um show inesquecível”, prometem eles.

Page 45: Outdoor Regional

45www.outdoorregional.com.br |

Page 46: Outdoor Regional

46 | www.outdoorregional.com.br

Page 47: Outdoor Regional

47www.outdoorregional.com.br |

Page 48: Outdoor Regional

48 | www.outdoorregional.com.br

Modalidade começa a chamar a atenção dos brasileiros

Esportes Vitor Quartezani [email protected]

Page 49: Outdoor Regional

49www.outdoorregional.com.br |

Na regiãoHoje em nossa região, além de Boituva, outra cidade que se

destaca no Horseball é Tatuí, através da Hípica Centaurus, cuja equipe é bicampeã brasileira e hoje possui 12 jogadores ativos. Carlos Gustavo Lopes, diretor da Centaurus, salienta que exis-tem alguns fatores que devem ser levados em consideração para a prática do esporte. “É preciso ter noção de equitação e ter aulas teóricas e práticas sobre as regras do jogo, para preservarmos a segurança dos jogadores e dos cavalos”, disse. Ainda segundo ele, o esporte traz aos praticantes benefícios como o aumento da coordenação motora e o relaxamento.

Os campeonatosO campeonato mundial de Horseball ocorre de 4 em 4 anos,

sendo que no primeiro, disputado em Portugal, o Brasil conse-guiu uma expressiva sexta colocação. O esporte possui no mun-do todo 18 países filiados, entre eles Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Itália e México, que em 2012 se pre-param para o segundo mundial, que será disputado na França.

O nome pode soar estranho aos ouvidos, mas o Horse-ball, ou como querem chamar, o futebol de cavalos, é uma modalidade que começa a angariar adeptos no mundo todo e no Brasil não é diferente.

Registros dão conta que o esporte existe desde a década de 30, mas de forma oficial, o Horseball foi criado na década de 70 quando o professor Jean-Paul Depons resolveu avaliar seus alunos de uma escola de equitação, sem ter de passar pela par-te burocrática dos exercícios tradicionais das montarias. Um dos diferenciais da modalidade é que pode ser praticada por homens e mulheres simultaneamente, já que o que importa não é a força física e sim habilidade e destreza para domar bem o cavalo para o caminho do gol.

Como se joga o HorseballDisputado por duas equipes de seis atletas, sendo quatro titula-

res e dois reservas, a bola do Horseball é composta por seis alças de couro, e que assim que ela cai ao chão, as equipes tem que pegá-la por uma das alças, e sem sair de cima do cavalo, o joga-dor tem que tentar arremessá-la dentro de um aro, uma espécie de cesta, muito parecida com a de basquete, só que colocada na vertical. O jogo é dividido em dois tempos de dez minutos, sendo que o mesmo atleta pode permanecer por no máximo dez se-gundos com a bola na mão. Outro detalhe importante é que para tentar o gol, a bola tem que ter passado nas mãos de pelo menos três jogadores diferentes da mesma equipe.

No BrasilEnquanto o Horseball existe na Europa há mais de quatro dé-

cadas, no Brasil, o esporte completa em 2012, 20 anos de exis-tência. Foi em 1992 que o cavaleiro formado pela escola da Al-terReal, Paulinho Canabrava, após uma viagem para Portugal, descobriu o esporte e começou o trabalho em nossos centros hípicos, na cidade de Brasília, Distrito Federal. Posteriormente, o cavaleiro se mudou para Boituva, interior de São Paulo, aonde deu continuidade ao trabalho de desenvolvimento do esporte.

Page 50: Outdoor Regional

50 | www.outdoorregional.com.br

HIPERTENSÃOCaptopril 25 mg Maleato de enalapril 10 mg Cloridrato de propranolol 40 mg Atenolol 25 mg Hidroclorotiazida 25 mg Losartana Potássica 50 mg

ASMASulfato de Salbutamol 5 e 100 mcg/doseBrometo de Ipratrópio 0,25 e 0,02 mg/doseDipropionato de Beclometasona 50, 200 e 250 mcg/doseDipropionato de Beclometasona 200 mcg/cápsula

DIABETESGlibenclamida 5 mgCloridrato de metformina 500 e 850 mgCloridrato de metformina 500 mg comprimido de ação prolongada Insulina Humana NPH 100 UI/ml suspensão injetável: fras-co-ampola 5 e 10 ml e refil 1,5 e 3ml (carpule) Insulina Humana Regular 100 UI/ml solução injetável: fras-co-ampola 5 e 10 ml e refil 1,5 e 3ml (carpules)

A ação “Saúde Não Tem Preço” promovida pelo pro-grama “Aqui tem Farmácia Popular” do governo ampliou a lista de medicamentos gratuitos. Pri-meiro foram os remédios para pressão alta (hiper-

tensão) e nível de açúcar alto no sangue (diabetes). Agora foi a vez dos referentes à falta de ar (ASMA).

Para usufruir desse programa, o paciente deve comparecer às farmácias credenciadas munido da receita médica (parti-cular ou SUS), CPF e documento com foto. Com a mesma re-ceita pode-se comprar durante 120 dias (quatro meses). Mas o sistema só libera o tratamento para 30 dias de cada vez. No caso de menores, o responsável deve apresentar documen-tos que comprovem a dependência, além dos documentos descritos acima para o comprador. Nos casos dos pacientes que não possam ir até a farmácia, somente com procuração, documentos do paciente e do comprador.

A farmácia irá ficar com uma cópia da receita e o pa-ciente irá assinar o comprovante emitido pelo estabele-cimento, garantindo assim, um controle sobre a venda. Como ocorre transmissão de dados entre a farmácia e o governo, não adianta procurar outra farmácia para conse-guir retirar os medicamentos antes do prazo.

Caso no momento o sistema do governo esteja fora do ar, será impossível a retirada do medicamento. A farmácia não pode conceder sem cumprir os procedimentos exigi-dos pelo Ministério da Saúde. Mas isso não ocorre com frequência. Basta voltar mais tarde.

Governo amplia lista de remédios gratuitos para a população

Saúde Dr. Marcelo L. Galvão [email protected]

Page 51: Outdoor Regional

51www.outdoorregional.com.br |

Page 52: Outdoor Regional

52 | www.outdoorregional.com.br

Games Rafael Barbosa [email protected]

A magia, o poder e a vingança

A clássica história sobre vingança pode parecer meio batida a

principio, porém apenar de seu plot clichê, “Dishonored” tem se mostrado ambicioso, a começar pelo seu cenário, que parece re-fletir com perfeição o espírito sombrio de seu protagonista, com ambientes escuros e opressivos. O estilo de arte do game traz uma grande influência do gênero Steampunk, conferindo um charme todo especial ao visual.

A grande aposta do game está na sua jogabilidade. Ao longo do game o jogador enfrentará uma série de missões e embora estas respeitem uma certa linearidade, cada uma pode ser com-pletada de inúmeras maneiras diferentes, o que já é o suficiente para diferenciar o game dos outros FPS atuais.

Se você é o tipo de jogador furtivo, é possível atingir seu obje-tivo sem ser notado, ou dar um único disparo. Porém, se você é do tipo “pé na porta e tapa na cara”, entre pela porta da frente e mostre aos seus inimigos quem é o mestre.

Grande parte desta liberdade se deve aos poderes especiais de Corvo. Estes variam entre teleportes a curta distância, parar o tempo, possuir pessoas ou animais, ou mesmo invocar criatu-ras. Esta é apenas uma das diversas combinações que podem ser feitas durante o game, que ao trazer um foque dramático e uma ambiciosa liberdade de ações, promete ser uma das grandes sur-presas deste ano.

Ao longo deste ano vimos franquias já consagradas volta-rem aos holofotes, como “Max Payne” e “Kingdowm Hearts”, e enquanto 2012 passa, veremos muitas outras de volta, como “Halo”, “Resident Evil” e, quem sabe, até mesmo “GTA”. Com tantos títulos consagrados, muitas vezes fica difícil dar atenção aos novos, porém, algumas vezes, um deles traz uma propos-ta tão inusitada que simplesmente captura a nossa atenção. “Dishonored” é um destes títulos, que produzido pela Bethesda Softworks (do badalado “Elder Scroll V: Skyrim”) chegou causan-do alvoroço e disposto a conquistar um lugar de destaque dentre outros grandes títulos.

O personagemNo game você controla Corvo Atano, um lendário guarda cos-

tas que cai em desgraça ao ser acusado de matar a imperatriz a quem devia proteger. Aprisionado em uma cela e consumido pelo sentimento de vingança, Atano faz um pacto com uma en-tidade conhecida como “The Outsider”, adquirindo poderes que lhe serão muito úteis contra os responsáveis por sua tragédia.

Page 53: Outdoor Regional

53www.outdoorregional.com.br |

Rafael Barbosa [email protected]

Page 54: Outdoor Regional

54 | www.outdoorregional.com.br

Pensando na segurança do condutor, começam a surgir dispositivos que o pro-

tegem, muitas vezes, dele mesmo

Autos Juliana Moreno [email protected]

Page 55: Outdoor Regional

55www.outdoorregional.com.br |

Automação totalEnquanto há algum tempo as inovações automotivas eram por

conta de freios ABS e airbags, hoje a coisa evoluiu e muito! Come-çaram pelos dispositivos que evitam a colisão pela redução da ve-locidade, passando a seguir para aqueles em que é possível que o veículo desvie de obstáculos, como é o caso do experimento do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Depois disso, só pode-mos esperar a automação total que, aliás, já existe, pois a Google criou um carro que se dirige sozinho. Entretanto, para que um car-ro desse tipo possa estar à venda, ainda vai demorar um tempo.

AutocontroleJá existem algumas outras inovações que têm a função de pro-

teger o motorista de seus próprios erros:- Attention Assist: o sistema percebe quando o motorista está

prestes a cochilar e emite um alerta sonoro.- Blind Spot Information System: sensores que acendem uma

luz no espelho quando outro veículo aparece no “ponto cego”.- Safety Seat Alert: o sistema faz o assento vibrar quando o

condutor está saindo da pista.

Imagina que bom seria se você pudesse acordar todas as ma-nhãs, se arrumar, entrar em seu carro e ao dizer “escritório”, o veículo começasse a se deslocar sozinho para o local dito. Enquanto isso, você poderia tranquilamente comer alguma

coisa, ler o jornal do dia ou ainda checar seus e-mails. Isso mais parece cena de filme de ficção, mas, por incrível que pareça, pode estar mais perto de acontecer do que imaginamos.

A inovaçãoO primeiro passo já foi dado: pesquisadores do Instituto

de Tecnologia de Massachusetts criaram um sistema com o qual é possível desviar de obstáculos quando o carro está prestes a colidir com algo, como um poste, por exemplo. Isso é possível pelo fato do carro ser equipado por câme-ras e um telêmetro a laser, que é um aparelho que mede distâncias, a fim de identificar os obstáculos. Fora isso, ele também possui GPS, acelerômetros e um giroscópio que avaliam o sentido de direção e também a velocidade.

Funciona?Tudo parece perfeito, mas nas 1.200 vezes em que o sistema

foi testado, houve falha em 25% delas. Segundo o responsável pela pesquisa, Sterling Anderson, os erros foram causados por conta de problemas nos sensores que, segundo ele, não eram de boa qualidade. Ele ainda ressaltou que com um orçamento maior seria possível alcançar êxito em todos os testes.

Page 56: Outdoor Regional

56 | www.outdoorregional.com.br

caras. Nossos exportadores já buscam financiamentos nos ban-cos americanos e asiáticos, mas passaram a exigir mais garan-tias, porque sabem que as vendas das empresas para o exterior vão recuar com a desaceleração da economia dos países desen-volvidos.

Os sinais da crise do euro já aparecem na China e começa-ram a afetar o Brasil no fim de 2011, pois o país asiático é um grande importador das nossas matérias primas. O dado pre-liminar sobre a atividade manufatureira na China recuou em setembro, indicando que o crescimento, na segunda maior economia do mundo, continua a desacelerar, devido ao enfra-quecimento da demanda mundial pelos produtos chineses.

Os sinais de que a crise se instalou (ainda não gravemente) no Brasil são as parciais do PIB: nos últimos nove meses a economia brasileira praticamente não cresceu, sendo assim, não consegui-mos sustentar a evolução e suportar a demanda interna. A falta de investimentos e alto nível do gasto público deixam nosso ciclo econômico paralisado. As medidas emergenciais do governo, como o corte do IPI, só trazem benefícios a curtíssimo prazo, en-tão, a solução está longe disto. Precisamos nos estruturar e ado-tar medidas que surtam efeitos a médio e longo prazos, pois só assim enfrentaremos os efeitos econômicos mundiais.

Como começou?A atual crise na zona do euro ganhou força com o momento

econômico de 2008/2009, quando na época as economias mun-diais ficaram fragilizadas com o boom imobiliário nos EUA. Após o ingresso no bloco econômico europeu em 2001, a população e o governo grego se depararam com custos mais baixos de finan-ciamentos e, com mais recursos, o resultado foi óbvio: passaram a gastar mais, elevando o nível de endividamento da população e também da dívida pública. Sem um controle fiscal adequado, a situação fugiu do controle e quando os outros países percebe-ram, já era tarde demais. As contas foram mascaradas e nunca houve uma transparência, chegando à situação atual.

E o Brasil?Mesmo com fundamentos econômicos sólidos, o Brasil não

está imune à crise. As linhas de crédito para importação e expor-tação brasileiras, em bancos europeus, diminuíram e estão mais

A crise chegou e os efeitos começam a ficar claros

Finanças Fábio Sanqueta [email protected]

As medidas emergenciais do governo, como o corte

do IPI, só trazem benefícios a curtíssimo prazo

Page 57: Outdoor Regional

57www.outdoorregional.com.br |

Fábio Sanqueta [email protected]

Page 58: Outdoor Regional

58 | www.outdoorregional.com.br

“Um brinde” a essa bela cidade

Turismo Juliana Cuani [email protected]

Page 59: Outdoor Regional

59www.outdoorregional.com.br |

da Água. Há também parques ecológicos como o Parque Natu-ral Municipal São Francisco de Assis, o Parque das Nascentes, a Nova Rússia e o Parque Ecológico Spitzkopf, composto por áre-as remanescentes de Mata Atlântica e o morro Spitzkopf.

A festa mais esperadaA Oktoberfest é a festa mais aguardada pelos turistas. Foi

criada em 1984 para aumentar o ânimo da população que ha-via passado pelas maiores enchentes da história de Blumenau (1983/1984). Inspirada na homônima Oktoberfest de Munique na Alemanha, a Oktoberfest de Blumenau é uma das festas folcló-ricas mais populares do país e segunda maior festa da cerveja do mundo. Suas principais atrações são o Concurso de Chope em Metro e os desfiles na Rua XV de Novembro. O visitante pode en-contrar cervejas artesanais, importadas, o Chopp oficial da festa e mais de 25 variedades de chopp ou cerveja.

Abertura oficial Oktoberfest: Dia 10 de outubro - desfile na Rua XV de Novembro às 19h30, abertura oficial às 22h. Entrada gratuita.O que encontrar?Grupos Folclóricos - Apresentações diárias Desfiles Oficiais na rua XV de Novembro – dias 10, 13, 17, 20, 24 e 27.Desfiles internosBierwagen: Desfile diário com distribuição gratuita de chopp no centro da cidade.Retretas e danças típicasDiariamente haverá animação com bandas típicas e apre-sentações de danças folclóricas em diferentes pontos da cidade.Concurso nacional de Chopp em metroRainha da Oktoberfest 2013Festa da Melhor Idade

Fundada em 1850 pelo farmacêutico alemão Dr. Hermann Bruno Otto von Blumenau, a cidade que hoje leva seu nome é atualmente uma das mais visitadas no Brasil. Ele chegou

acompanhado de outros 17 imigrantes alemães, que ergueram as primeiras estruturas da futura colônia e deixaram permanen-temente raízes culturais.

Um pouco de HistóriaA região, habitada pelos povos indígenas, teve suas terras

monopolizadas pelo processo de ocupação dos imigrantes — agora ficam restritos à reserva indígena. Nas décadas seguintes à chegada de Dr. Blumenau, novas correntes de imigrantes agri-cultores chegaram da Alemanha, recebendo lotes em áreas estratégicas que originaram os bairros de Blumenau e as sedes de distritos. Em 1860, Dr. Blumenau vendeu suas terras para o Governo Imperial, que ficou incumbido pela consolidação dos assentamentos, mas permaneceu no cargo de diretor da Colônia de Blumenau. Em 04 de fevereiro de 1880, aconteceu a elevação a município.

Clima O município de Blumenau se caracteriza por ter um clima sub-

tropical úmido. A temperatura média anual é de 21 °C; fevereiro é o mês mais chuvoso, e junho o mais seco. Apresenta verões quentes, com temperaturas podendo alcançar os 40°C, e inver-nos amenos. Já foram registrados casos de temperaturas nega-tivas, com geada e neve, como em 1984 no Morro do Cachorro, um dos pontos mais altos da cidade.

Turismo ecológicoO Roteiro de Natureza Fritz Müller, em homenagem ao cien-

tista e naturalista de mesmo nome, inclui nove atrações e treze trilhas, com destaque para museus como o Museu de Ecologia Fritz Müller, que funciona na antiga casa do cientista, e o Museu

“Um brinde” a essa bela cidade

Juliana Cuani [email protected]

Page 60: Outdoor Regional

60 | www.outdoorregional.com.br

comecemos a analisar nossos pretensos candidatos, ou mais ainda, comecemos as nos conscientizar do poder do nosso voto.

Voto conscienteEnquanto nosso voto valer o mesmo que uma cesta

básica ou um caminhão de areia, teremos políticos mal intencionados, buscando apenas crescimento pessoal e interesses próprios. A conscientização se dá desde peque-no, quando aprendemos valores que levamos para toda a vida e de nada adiantaria toda estrutura legal ou ma-nifestações públicas, se quando estamos diante da ver-dadeira chance de mudar o país, nos deixamos levar por valores ínfimos. A escolha de nossos representantes não pode ser feita nos segundos que estamos diante da urna eleitoral, e sim durante todo o tempo que for necessário a nos convencermos de que aquele candidato é digno de meu voto e, principalmente, capaz de exercer o cargo ao qual se candidata. Não podemos escolher candidatos pelo fato ser engraçado ou bonito, rico ou pobre, e sim, apto ao cargo.

A Lei da Ficha Limpa é um requisito básico para um polí-tico, afinal, ser honesto devia ser uma obrigação e não uma virtude, contudo, se eles ainda não aprenderam dessa forma, vamos ensiná-los quando podemos, nas eleições.

Votar é talvez nosso maior direito; votar certo e com responsabilidade, é certamente nosso maior dever!

Considerada um marco na história de nosso país, a Lei Complementar nº. 135/2010, conhecida popu-larmente como a Lei da “Ficha Limpa”, de inicia-

tiva popular, reuniu mais de 1,6 milhões de assinaturas, e foi aprovada de maneira unânime pelos Senadores, sendo uma vitória dos cidadãos, representando a manifestação da vontade popular.

O que diz a lei?Seu texto, em suma, prevê a inelegibilidade de oito

anos para candidatos condenados em segunda instância por decisão colegiada. Apenas para facilitar o entendi-mento, nosso ordenamento prevê o duplo grau de juris-dição, onde primeiramente tem-se o julgamento por um juiz monocrático (singular) - 1ª instância, e após recurso, o julgamento por um órgão colegiado (turma de juízes) – 2ª instância.

Todo esse arcabouço jurídico tem o escopo de prote-ger a administração de maus políticos, desonestos e in-teresseiros, porém, somente terá plena eficácia com a conscientização do eleitor. Em que pese ainda termos alguns meses até as eleições, é importante que desde já

Faremos as escolhas de nossos prefeitos e vereadores, que irão nos representar pelos próximos quatro anos em 2012, que é ano eleitoral. Estamos prontos para

essa importante tarefa?

Direito Bruno Fernandes [email protected]

Page 61: Outdoor Regional

61www.outdoorregional.com.br |

Page 62: Outdoor Regional

62 | www.outdoorregional.com.br

Entenda o funcionamento do suposto esquema de compra de votos de parlamentares, batizado de Mensalão, e cujo julgamento se espera há anos

Política AC Rezende [email protected]

Page 63: Outdoor Regional

63www.outdoorregional.com.br |

Gurgel discorda. Para ele, absolutamente nada aconteceria sem a prévia autorização de Dirceu. Seria ele a principal figura de todo o esquema apurado. “Foi José Dirceu quem formatou siste-ma ilícito da formação da base aliada mediante pagamento ilíci-to”. Para Gurgel, Dirceu “comandou os demais integrantes para a consecução de seus objetivos”; ele teria sido o autor intelectual do esquema, aquele que “não envia mensagem, não movimenta contas, age por intermédio de laranjas, não se relaciona direta-mente com secundários da quadrilha, não deixando rastros facil-mente perceptíveis”, relatou Gurgel na Suprema Corte.

Já o grande operador do Mensalão seria o publicitário Marcos Valério, cujo papel se tornava cada vez mais importante no es-quema, que ganhava corpo dia a dia, a cada nova negociação. Segundo a tese defendida por Gurgel, Dirceu foi o mentor do es-quema, enquanto Valério foi seu principal operador.

O mecanismoO mecanismo do Mensalão, segundo Gurgel, ocorreria dessa

forma: após os acordos serem devidamente efetuados com par-tidos da base aliada e parlamentares, Marcos Valério, o suposto operador do Mensalão, era acionado para providenciar o dinhei-ro. Esse dinheiro seria entregue aos destinatários indicados por Delúbio Soares, ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores.

Para Gurgel, todos os pagamentos estão devidamente regis-trados e comprovados nos autos do processo. Alguns pagamen-tos chegavam a ser semanais, com dinheiro vivo retirado na boca do caixa de agências do Banco Rural.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pe-diu a condenação de 36 dos 38 réus do maior julga-mento da história recente do país: o mensalão que, nas palavras do próprio Gurgel, foi o “mais atrevido e

escandaloso caso de corrupção” que o país já assistiu.Gurgel pede a expedição dos mandados de prisão tão logo se encerre o julgamento. A decisão sobre a prisão cabe aos 11 mi-nistros do Supremo Tribunal Federal. Caso determinada, os réus condenados serão presos imediatamente após a decisão final. O julgamento do Mensalão começou no dia 02 de agosto, quando o Ministro Joaquim Barbosa leu o resumo da ação. No dia 3, Gur-gel se pronunciou pedindo por fim a condenação dos réus. No dia 6, os advogados de defesa começaram a se pronunciar. Em setembro, devemos conhecer todas as consequências desse jul-gamento.

O MensalãoO caso conhecido como Mensalão seria um esquema ilegal de

arrecadação de recursos com a finalidade de pagar parlamenta-res para votarem pela aprovação, no Congresso, de matérias do interesse do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Apenas dois acusados, dos 38, não tiveram provas suficientes elencadas para que fosse pedida a condenação deles: o ex-mi-nistro das Comunicações, Luiz Gushiken e Antônio Lamas, irmão de outro réu.

No início do processo, intelectuais, petistas e membros de par-tidos aliados tentaram justificar o Mensalão com a afirmação de que se tratava de uma questão de sobrevivência, para a qual re-corriam outros partidos oposicionistas quando foram governo.

Os cabeçasPara Roberto Gurgel, José Dirceu, ex-deputado e ex-Chefe da

Casa Civil, braço direito de Luiz Inácio Lula da Silva, seria o líder do suposto esquema de compra de votos. Dirceu negou ter uti-lizado o cargo de ministro para beneficiar os empresários que teriam repassado dinheiro para o suposto esquema. As negocia-ções não partiriam do governo e ele não teria controle sobre as finanças do PT.

AC Rezende [email protected]

Page 64: Outdoor Regional

64 | www.outdoorregional.com.br

Saiba quais são as competências gerais que mais estão em falta no

mercado de trabalho

Trabalho Juliana Moreno [email protected]

Page 65: Outdoor Regional

65www.outdoorregional.com.br |

rem postas nessas posições, é a falta de preparo e maturidade. Então, antes de pensar em assumir um cargo efetivo de lideran-ça, tenha a plena certeza que você já passou por experiências suficientes que vão te gabaritar para o cargo, psicologicamente falando. É importante também sempre observar líderes mais velhos, pois com certeza você poderá aprender muito com eles.

Ser organizadoO profissional tem durante o dia acesso a diversas coisas. Por

conta disso, é muito fácil perder o foco e é aí que entra a organi-zação, fator importante e decisivo para conseguir uma boa pro-dutividade. Algo que pode te ajudar nesse processo é programar

o dia com antecedência, estabelecendo regras e horários para algumas tarefas, como ler e-mail e checar redes sociais, duas coisas que podem facilmente te tirar o foco se não forem bem administradas.

NegociarDiante dos conflitos e crises, é muito importante que o profis-

sional saiba negociar, pois bons negociadores conseguem os me-lhores acordos em um momento que a empresa precisa cortar custos ou economizar, por exemplo.

Você se considera uma pessoa habilidosa em seu trabalho? Sim? Mas será que você possui as habilidades que os recrutado-res e chefes buscam em um trabalhador hoje em dia?

A pesquisaUm levantamento em mais de 30 países foi feito pela HAYS

Recruting Experts Worldwide a fim de saber quais as habilidades que estão em falta do mercado. Veja se há alguma que você pre-cisa buscar ou se aprimorar:

Falar mais de um idiomaHoje em dia, ter domínio total sobre o inglês não é mais um di-

ferencial, mas sim uma obrigatoriedade. Nesse caso, o que vai te colocar em destaque mesmo é falar mais de dois ou três idiomas, sendo que o espanhol, francês, alemão e até mesmo o chinês são boas opções se você está buscando alavancar seu currículo.

Ser comunicativoÉ fundamental que a pessoa saiba se expressar bem, trabalhar

em equipe e, com isso, construir bons relacionamentos. Então, se você busca destaque, saiba investir em sua capacidade de co-municação. Se existir a possibilidade, você pode pensar em fazer um intercâmbio, pois isso vai ajudar e muito nesse processo de saber lidar com pessoas e ambientes diferentes.

LiderançaÉ cada vez mais comum pessoas mais jovens serem colocadas

em posições de liderança. Entretanto, essa mesma pesquisa da HAYS revelou que as maiores dificuldades de pessoas assim se-

Hoje em dia, ter domínio total sobre o inglês não é mais um diferencial, mas sim uma obrigatoriedade

Juliana Moreno [email protected]

Page 66: Outdoor Regional

66| www.outdoorregional.com.br

Gourmet

modo de preparo

01Em uma panela funda e antiaderente, regue 1 fio de óleo e frite o frango. Junte os ovos batidos até ficarem cozidos e soltos.

02 Adicione o gohan, a vagem e a cenoura, o Ajinomoto e 1 fio de óleo de gergelim; mexa por 2 minutos.

03 Desligue o fogo, adicione a cebolinha picada e mexa.

- 2 xícaras de gohan (arroz japonês) cozido- 2 ovos levemente batidos com uma pitada de sal - 5 unidades de vagem picadas em rodelas- 1 cenoura desfiada no ralador - 1/2 xícara de cebolinha picada - 1 fio de óleo - Sal - 1 pitada de Ajinomoto - 1 fio de óleo de gergelim- 150 gramas de frango em cubinhos

Dica: A cenoura com os ovos mexidos darão um visual fantástico contrastando com o verde da cebolinha.Se desejar que a cenoura fique crocante, diminua o tempo de cozimento para um minuto.Ideal para acompanhar teppan yaki e frango xadrez.

Quem é fã da culinária japonesa, deve ter se familiarizado com o nome deste prato. Embora o mais conhecido pelos brasileiros seja o famoso Yakissoba, você verá que o Yakimeshi também é

bem prático de se fazer e fica uma delícia! Esta receita foi enviada pelo nosso leitor Ricardo Veiga. Mande sua receita para nós também.

Talita Dias [email protected]

Page 67: Outdoor Regional

67www.outdoorregional.com.br |

Talita Dias [email protected]

Page 68: Outdoor Regional

68 | www.outdoorregional.com.br

A Outdoor apresenta Marcelo Souza Cruz, o peão de Boituva

Pratadacasa Thássia Moro [email protected]

Page 69: Outdoor Regional

69www.outdoorregional.com.br |

O caminho a seguirO universo de um peão de rodeio não é tão instantâ-

neo e simples quanto os oito segundos que ele precisa se manter em cima do touro, pois o caminho para alcançar o sucesso é longo e cheio de obstáculos. Mais difícil do que se manter no touro é permanecer entre os melhores do circuito, por isso a dedicação é total. “Tudo o que conquis-tei na minha vida veio com o rodeio, por isso ele é tudo para mim”, afirma agradecido.

BoituvanaMarcelinho faz suspense sobre sua participação na Boi-

tuvana desse ano, mas garante que se for competir dará o máximo para vencer em casa. Os boituvenses podem esperar um rodeio especial, mais um para ficar para a his-tória da cidade.

Setembro é um mês especial na cidade de Boi-tuva, pois se celebra o aniversário da cidade com diversas comemorações e homenagens. Uma delas é a Boituvana, o tradicional rodeio da cidade. Entre as atrações há exposições,

shows e o rodeio de touros disputado por diversos peões da cidade e da região. Um desses possíveis competidores do rodeio de Boituva é Marcelo Souza Cruz, um experien-te peão da cidade. A Prata da Casa desse mês conta um pouco sobre o universo dos rodeios através da trajetória desse peão boituvense.

O peãoMarcelo Souza Cruz monta em cavalos e touros desde

os nove anos de idade, mas somente aos 15 começou a competir. Hoje, aos 33 anos, acumula em seu currículo di-versos prêmios e colocações privilegiadas nos melhores circuitos de rodeio do Brasil e do mundo. Marcelo possui uma vasta experiência nas provas em touros, competiu em Barretos e participa periodicamente de diversos ro-deios na região, chegando a vencer rodeios nos Estados Unidos e sendo finalista em Las Vegas, onde conquistou a 4ª colocação.

Além de competir nos rodeios, Marcelo cuida da sua fa-mília e dedica seu tempo no trabalho do sítio. “Faço tudo por aqui, cuido de cavalos, trabalho na roça, sou sertanejo mesmo”. Marcelinho, como é conhecido, foi o primeiro de sua família a seguir para o mundo dos rodeios, mas afirma que já é uma influência para seus primos, que também co-meçaram a competir.

Thássia Moro [email protected]

Page 70: Outdoor Regional

70 | www.outdoorregional.com.br

Região Camila Marcusso [email protected]

Page 71: Outdoor Regional

71www.outdoorregional.com.br |

Parabéns, Boituva!“Em mais um ano que se passa, surgem mais esperanças e desejos de se viver em uma cidade melhor. Se for bem tra-balhada e administrada, Boituva só tem chances de progres-so, tanto pelo ótimo comércio, quanto pela área industrial, além de um povo caloroso e acolhedor. Meus parabéns para a nossa cidade que eu tanto amo!”, falou a cirurgiã-dentista Karine Serrão Franco.

“Desejo que Boituva tenha muito progresso, que as con-quistas sejam grandiosas e que os cidadãos sejam pessoas nutridas do bem moral e espiritual. Tenho grande carinho por essa cidade tranquila e espero que ela cresça nas mãos de pessoas que invistam em educação, segurança, saúde, moradia e emprego”, disse a boituvense Mariane Galvão.

“Parabéns, Boituva, pelos seus 75 anos! Minha querida terra do abacaxi, terra de gente boa, gente que proporciona o progres-so à nossa cidade. Parabéns Boituva, com muitas festas para comemorar”, desejou o publicitário Felippe Soares.

“Boituva não é a cidade onde eu nasci, mas é o local que escolhi para viver, é a cidade do meu coração! Espero que o município melhore especialmente nas áreas de saúde e habitação e que todos olhem com carinho para as pessoas que arriscaram tudo e vieram para Boituva em busca de em-prego e de uma nova oportunidade de vida. Para concluir, o próprio hino resume ‘quem chegou ficou e quem partiu chorou’. Parabéns, Boituva, seus filhos de coração agrade-cem por você existir!”, discorreu a dentista Natália Cancian.

FestividadesAs celebrações em comemoração à data tiveram início em

agosto, com o culto em ação de graças e a sessão solene oficial.No mês de setembro, muitas festividades ainda serão realiza-

das. Entre elas, o tradicional Desfile Cívico, que acontecerá no dia 06, a partir das 9 horas, e o Desfile de Cavaleiros e Charreteiros, no dia 09, às 10 horas, ambos na Rua Coronel Eugênio Motta.

A programação esportiva começará no dia 02 de setembro, com o Campeonato Varzeano, no estádio Votoran e prossegue no dia 07 com jogos de futebol, na Associação Atlética Boituven-se; no dia 08 com o Torneio Boituvana de Bocha, na Cancha Mu-nicipal; no dia 11 com a 3ª Copa Boituvana de Futsal, no Ginásio de Esportes e nos dias 15 e 16 com a Final do Campeonato Paulis-ta de Ciclismo, no Portal Castello Branco (Guerini).

No dia do aniversário da cidade, haverá missa em ação de gra-ças, às 19 horas, na Igreja Matriz São Roque.

RodeioDe 04 a 08 de setembro, o tradicional festival de rodeio, no Cen-

tro Municipal de Eventos, traz grandes artistas nessa edição.No dia 04, com entrada franca, a dupla Christian & Cristia-

no anima a galera na abertura do evento. No dia 05 é a vez de Gusttavo Lima levantar o público, seguido da dupla Ricardo & João Fernando no dia 06, Fernando & Sorocaba no dia 07 e, fe-chando a festa, João Neto & Frederico no dia 08. Além disso, são realizadas montarias em todos os dias da festa.

Um pouco de históriaBoituva é de origem indígena e significa “muitas cobras”. Foi

elevada à categoria de vila pelo decreto nº 1.014 de 16 de Outu-bro de 1906 e a de município pelo decreto nº 3.045, de 6 de Se-tembro de 1937, sendo instalado em 1938.

João de Castilho conta em seu livro “Boituva - A Águia da Cas-telo”, que a cidade teve uma fase muito progressista com a vinda da Rodovia Castelo Branco, pois despertou interesse em muitas indústrias, que vieram se estabelecer no local.

Nos anos 70, foi fundado o Centro de Paraquedismo, local que fomentou o turismo na cidade, atraindo muitos visitantes adep-tos dessa prática esportiva.

Conhecida como a capital nacional do paraquedismo, Boituva já foi palco de diversas competições de âmbito regional, estadu-al, nacional e até internacional, pois sediou o Campeonato Mun-dial da categoria em 2004.

De 04 a 08 de setembro, o

tradicional festival de rodeio, no Centro Municipal de Eventos, traz grandes artistas nessa edição

foto: André Soares Maffeis

Page 72: Outdoor Regional

72 | www.outdoorregional.com.br

clarecer dúvidas sobre nosso método que é comprovadamente eficaz. Aproveito para anunciar que em breve abriremos uma nova unidade na cidade, sempre mantendo o padrão de quali-dade FISK”, conclui.

Com apenas 17 anos, João Fontes Lopes Neto, estudante da escola de idiomas Fisk-Boituva, foi eleito um dos três melhores alunos da Fisk do Brasil e ganhou uma viagem, com tudo pago, para a Disney. “Me sinto reconhecido por todo o esforço empe-nhado no aprendizado da língua inglesa. Além de estar muito feliz por essa conquista”, nos conta.

Para conquistar este título, além de muito estudo e dedica-ção, João teve de participar de um concurso, realizado semes-tralmente pela instituição Richard Hugh Fisk, entre as escolas franqueadas de todo o Brasil, para os alunos que concluíram o estágio de Proficiência da Língua. O concurso consiste em uma prova contendo 150 questões e ele acertou 142.

João nos conta que sua preparação consistia em aproveitar ao máximo o aprendizado com o professor, bem como fazer todas as tarefas de casa, além de ouvir músicas e assistir filmes em inglês.

Juliana Cristina Franco Thame, professora e sócia-proprietária da escola Fisk-Boituva, parabeniza João e toda equipe. “Receber essa notícia foi um grande reconhecimento pelos mais de 30 anos de trabalho ao qual a escola se dedica. É gratificante com-provar que o esforço de todos os professores de nossa unidade fez diferença na vida de um adolescente. João sempre foi muito dedicado e soube aproveitar todas as oportunidades que a vida lhe deu para que se tornasse fluente na língua inglesa”, diz ela.

“Convido a todos para conhecer nossa unidade. Nossa equipe terá o maior prazer em mostrar toda a estrutura da escola e es-

Aluno da Fisk-Boituva é um dos três melhores do país

Informe publicitário

Para aqueles que também querem alcançar o posto de melhor aluno do Brasil, João dá as seguintes dicas:- Aproveite ao máximo o tempo de aula;- Empenhe-se nas tarefas de casa;- Desenvolva sua escuta e vocabulário ouvindo músicas e assistindo filmes em inglês.

Fisk BoituvaAv. Pereira Ignácio, 425, Centro, Boituva/SP(15) 3263-1668www.fiskboituva.com.br

Page 73: Outdoor Regional

73www.outdoorregional.com.br |

Page 74: Outdoor Regional

74 | www.outdoorregional.com.br

Coleção Primavera/Verão Masculina BibiR: Cel. Eugênio Motta, 521, Loja 42, Centro, Boituva/SPFone: (15) 3363-2648

Vitória By Kids

Toda loja com descontos de até 40%Xícaras Jumbo 400ml - R$ 29,90

R: Camilo Thame, 39, Centro, Boituva/SPFone: (15) 3263-4121

Atrattiva Acessórios e Presentes

Coleção Primavera/VerãoEm Novo EndereçoR: Cel. Eugênio Motta, 266, Centro, Boituva/SPFone: (15) 3363-2258

Toda Coleção Masculina Colcci com 50% de DescontoR: Camilo Thame ,47, Loja 05, Centro,Boituva/SP

Fone: (15) 3363-1505

Miss Flora

Atrevida Lingerie

Galeria

Page 75: Outdoor Regional

75www.outdoorregional.com.br |

Page 76: Outdoor Regional

76 | www.outdoorregional.com.br

Horóscopo Escrito por: João Bidu

Signo do mês

Aproveite as boas energias de Sol e Mercúrio para se concentrar em sua carreira e mostre seus talentos para conquistar seus objetivos profis-sionais. Em seu lar, o seu jeito sério de encarar os acontecimentos dará espaço para sua espon-taneidade e Mercúrio vai deixar você falante: combinação perfeita para se aproximar de seus familiares e descontrair na presença deles. Nos assuntos do coração, você estará mais reflexi-va e pensando em como aumentar a qualidade do seu relacionamento. Como sua comunicação estará mais clara, abra seu coração ao par e as conversas tendem a gerar bons resultados. Caso esteja só, sua seriedade tende a atrair preten-dentes, mas seu coração continuará exigente.

Virgem - 23/8 a 22/9

Charlie Sheen 03/09/1965

Fátima Bernardes 17/09/1962

www.joaobidu.com.brTwitter: @joaobidu

[email protected]

Aproveite o mês para colocar ordem em suas tarefas profissionais. Mantenha o foco em seus objetivos e conquistará o sucesso que tanto almeja. Obstáculos podem surgir, mas eles servirão de aprendizado. Apesar da agitação no trabalho, procure descansar com seus familia-res, eles serão um bom refúgio para você. Vida social agitada e cheia de diversão. Na união, aguarde por um período de segurança e cum-plicidade. Demonstre maturidade nas ações que não lhe agradam e convencerá com facilidade seu amor a fazer o que você deseja. Na conquista, seu charme estará em alta e tudo indica que terá sucesso na paixão. Caberá a você apenas decidir se quer aventuras ou se dedi-car a um romance sério.

Áries de 21/03 a 20/04

Há sinais de boas energias no trabalho e se depender do seu em-penho, conquistará seus objetivos neste mês. A partir do dia 06, seu desejo de se destacar estará ainda maior, reforçando suas ações em busca do sucesso. Na segunda quinzena, Mercúrio facilita sua co-municação e você convencerá seus colegas do que deseja. Em casa, estará mais exigente, mas será para garantir o bem-estar e a segu-rança de todos. Depois do dia 06, não economizará carinhos com as pessoas que ama. A dois, o astral estará repleto de paixão e seu poder de sedução entra em ação. Só tenha cuidado com o ciúme. Na conquista, conte com a ajuda de Sol e Mercúrio. Se estiver perto de alguém interessante, siga em frente!

Touro de 21/04 a 20/05

Marte vai dar mais disposição para você batalhar por melhorias em seu trabalho e investir em sua carreira. A partir do dia 18, Plu-tão volta ao seu curso normal, trazendo a sensação de que tudo vai fluir facilmente no trabalho. Neste mês, os vínculos familiares es-tarão mais fortes e sempre que desejar proteção, você vai recorrer aos seus parentes. Júpiter envia boas energias para quem já tem um romance, trazendo descontração para sua vida afetiva. Apro-veite o feriado para curtir uma aventura com seu par. Só contenha a impaciência ou vai criar conflitos à toa. Na conquista, seu jeito alegre vai despertar o interesse de alguns pretendentes, mas não se contentará com aventuras passageiras.

Gêmeos de 21/05 a 20/06

Page 77: Outdoor Regional

77www.outdoorregional.com.br |

Seu jeito determinado vai favorecer o seu trabalho e nenhum de-safio será grande o suficiente para acabar com sua disposição. Caso esteja em busca de um emprego, não tenha receio de mostrar seus talentos. Em casa, controle a sua impulsividade e evite impor seus pontos de vista ou poderá ter problemas. Na segunda quinzena, o ris-co de conflitos aumenta, então, fuja de confusões! Na união, Marte e Júpiter vão trazer sedução e aventura, fortalecendo os vínculos afe-tivos. Apenas evite comentar sobre sua vida afetiva com os demais e evite fofocas. Caso esteja livre, cuidado com expectativas altas de-mais, mas, se está de olho em alguém, aproxime-se, pois será difícil resistir ao seu charme.

Escorpião de 23/10 a 21/11

Na profissão, Júpiter vai trazer agilidade de raciocínio, abrindo sua mente para novos conhecimentos, então, aproveite para investir em cursos de aperfeiçoamento e lutar por seus objetivos. Em casa, curta o aconchego e aprenda com a troca de experiências entre os mais velhos. Nas amizades, sua lealdade e o seu carinho vão se des-tacar, mas apenas para aqueles que você considera merecedores de sua atenção. Na união, tudo tende a melhorar e programas ro-mânticos serão ainda mais prazerosos para o coração canceriano. Se está em crise, aproveite para resolver atritos. Na conquista, se já está de olho em alguém, aproxime-se! Está à procura? Poderá conhecer alguém especial neste período.

Câncer de 21/06 a 21/07

Fique de olho nas oportunidades profissionais que devem surgir e conquistará os seus objetivos. O momento também favorece a expo-sição de seus projetos e de suas opiniões. Em casa, mostre seu com-panheirismo e sua lealdade a quem precisa de apoio. Mas não deixe de participar da vida dos demais e trazer a alegria no convívio familiar. No romance, não faltarão alegria e descontração. Mas outros setores poderão tomar mais seu tempo que o de costume, então, cabe a você priorizar o par. Aventuras podem prejudicar a união. Na paquera, seu jeito otimista vai atrair como um ímã, mas cuidado para não se envol-ver em romances secretos. Se está de olho em alguém, apenas con-trole sua impulsividade.

Sagitário de 22/11 a 21/12

Tudo indica que você estará paciente e trabalhos em equipe tendem a gerar resultados surpreendentes. Em casa, aproveite as energias de Marte para resolver qualquer assunto que vem prejudicando o relacio-namento familiar e coloque um ponto final em assuntos malresolvi-dos. A partir do dia 18, o convívio em seu lar tende a melhorar. Na vida a dois, quanto mais confiança tiver em seu relacionamento, maior será o envolvimento com a pessoa amada. Mas, se o romance esti-ver instável, vai colocar os problemas em evidência e resolvê-los, nem que isso signifique um rompimento. Na paquera, Vênus acentua o seu carisma e você atrairá pretendentes. Mas o seu espírito está mais para aventuras agora.

Leão de 22/07 a 22/08

Há sinais de mudanças em seu trabalho, fique de olho nas opor-tunidades profissionais. Investir em cursos de aperfeiçoamento é uma ótima pedida para o momento. Em família, sua paciência anda curta, então vigie suas reações e evite conflitos com as pessoas que ama. Exponha suas ideias, mas escolha melhor suas palavras para não gerar confusão. Na união, uma fase de tranquilidade volta aos poucos a fazer parte da sua vida. E, a partir do dia 18, você vai sa-ber exatamente o que deseja, lutando contra o que o(a) incomo-da. Aproveite o feriado para colocar a conversa em dia com o par e fazer planos. Na conquista, sua sensualidade dará as cartas e você saberá como se aproximar do seu alvo.

Capricórnio de 22/12 a 20/01

As energias de Marte estão a favor do seu desenvolvimento profis-sional. Aproveite para tirar seus projetos do papel e mostrar sua capa-cidade no trabalho. No convívio com seus familiares e amigos, você vai garantir que todos se sintam bem e queridos. Júpiter promete uma vida social divertida. A dois, tudo indica que os seus olhos e suas ações estarão voltados ao bem-estar e à alegria de sua cara-metade, mas tenha cuidado para não sufocar o par. Depois do dia 06, Vênus garante mais leveza e sensualidade, favorecendo a intimidade. Na paquera, a fase é de agitação e oportunidades de aventuras. Mas você estará mais exigente e vai analisar bem o pretendente antes de embarcar em um romance.

Aquário de 21/01 a 19/02

Você estará em uma fase mais prestativa, favorecendo trabalhos em equipe e a conquista do seu sucesso profissional: embarque nes-sa! Em seu lar, há sinais de agitação e alegrias. Mas conversas sérias também podem render ótimos resultados. Então, troque ideias com pessoas experientes e permita-se aprender com elas. Bons ventos so-pram a favor de quem já tem um romance estável. Mas, se anda com problemas na união, aposte em um diálogo sincero e maduro para resolver os conflitos e voltar a ser feliz. Caso esteja em busca de um novo amor, aproveite esta fase para refletir sobre o que deseja para sua vida sentimental, pois assim conseguirá identificar o seu alvo no meio de uma multidão.

Peixes de 20/02 a 20/03

Mantenha a discrição no trabalho e evite comentar sua insatisfação ou poderá se tornar alvo de fofocas. Depois do dia 16, conseguirá se comunicar melhor, então converse com seus superiores e dê um novo rumo à sua carreira. Em casa, assuntos malresolvidos devem incomo-dar mais do que de costume e você vai tentar resolvê-los de uma vez por todas. No romance, a primeira quinzena não será das melhores, pois medos e inseguranças bobos podem vir à tona. Depois do dia 16, Mercúrio favorece o diálogo, então, aproveite para esclarecer mal--entendidos. Caso esteja só, conte com a ajuda de Vênus para atrair olhares, mas seja espontâneo(a) e discreto(a) e conquistará bons re-sultados na paquera.

Libra de 23/09 a 22/10

Page 78: Outdoor Regional

78 | www.outdoorregional.com.br

bou batendo de frente com a mania que algumas pessoas têm de se levar a sério demais e tudo piora se levarmos em consideração que ele se popularizou no Brasil na mesma época que o politica-mente correto. Afinal, como vamos brincar com as diversas ca-racterísticas regionais que encontramos em nosso país, se somos proibidos até mesmo de atirar o pau no gato?

Mas embora o humor possa ter assumido uma nova forma, ele não mudou em essência, já que o cenário humorístico brasi-leiro sempre foi recheado de personagens de cunho crítico, que faziam as pessoas rirem através de comentários venenosos e po-liticamente incorretos. Porém, estes nunca chegaram a ofender já que aparentemente o conteúdo da piada não importava, se quem a dissesse não usasse seu nome verdadeiro.

E assim, vemos as pessoas que antes se divertiam com os co-mentários sarcásticos e mais ácidos feitos pelos personagens de Chico Anysio, dos Trapalhões, ou pelas letras de Juca Chaves, se ofenderem quando o mesmo é feito por Rafinha Bastos ou Da-nilo Gentili, apenas por serem mais diretos e não virem acompa-nhados de perucas, maquiagem ou melodias.

O humor nacional dependeu tanto tempo de perucas e figuri-nos, que hoje estes se tornaram verdadeiras muletas, ferramen-tas necessárias para que um profissional faça as pessoas rirem sem sofrer represálias.

Talvez isto aconteça por conta da própria história do humor nacional, que sempre foi caracterizado por personagens e que, por conta da nossa trajetória ditatorial, trazia na maioria das ve-zes um tom crítico muito tênue, quase oculto.

Porém, o humor está mudando e com ele o público vai precisar mudar também. Ou será que não? Talvez apenas falte nas pesso-as o discernimento de que toda comédia é, em essência, crítica e que não é porque uma pessoa faz uma piada de cunho preconcei-tuoso, sarcástico ou impróprio, que isso necessariamente simbo-lize suas convicções pessoais.

Já faz algum tempo que a comédia stand-up está entre os gêneros humorísticos mais consumidos pelos brasilei-ros, passando de um modismo passageiro a uma parte importante do humor nacional. Porém, a explosão re-pentina deste humor “cara limpa” aconteceu tão rápido

que aparentemente algumas pessoas ainda não conseguiram se habituar completamente a ele.

Os profissionais deste gênero humorístico passaram a ser qua-se que perseguidos, principalmente por algumas figurinhas já carimbadas do meio artístico e principalmente político, de forma que hoje é comum que os melhores comediantes do país sejam também os mais processados.

O humor mais direto e sem meias palavras do stand-up aca-

O humor nacional dependeu tanto tempo de

perucas e figurinos, que hoje estes se tornaram verdadeiras

muletas, ferramentas necessárias para que um

profissional faça as pessoas rirem sem sofrer represálias

Crônica Rafael Barbosa [email protected]

Page 79: Outdoor Regional

79www.outdoorregional.com.br |

Rafael Barbosa [email protected]

Page 80: Outdoor Regional

80 | www.outdoorregional.com.br