outdoor regional

84
1 www.outdoorregional.com.br |

Upload: outdoor-regional

Post on 10-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Edição 47 - Luiza Possi

TRANSCRIPT

Page 1: Outdoor Regional

1www.outdoorregional.com.br |

Page 2: Outdoor Regional

2 | www.outdoorregional.com.br

Page 3: Outdoor Regional

3www.outdoorregional.com.br |

Ela é assim: bonita, dona de uma linda voz e com talento de sobra. Luiza Possi, que acaba de lançar o sétimo CD da carreira, “Sobre Amor e o Tempo”, é a estrela desta edição. Em entrevista à Outdoor ela contou um pouco sobre sua história, as curiosidades do novo álbum e também falou a respeito de sua participação no programa “The Voice”.

E com o Natal batendo à porta, nada melhor do que investir em uma linda decoração, não? Em Arquitetura & Decoração você encontra ótimas dicas para aproveitar essa linda época e valorizar sua casa com os itens decorativos.

Como Natal também lembra final de ano, Educação traz para você um tema que logo fará parte da realidade: matrículas e mensalida-des. Preparamos um guia para te ajudar a planejar os gastos com a escola dos seus filhos.

Em Finanças você fica por dentro de um tema que tem sido bastante comentado em vários canais de comunicação: recuperação judicial. Entenda o significado desse termo de uma forma direta e objetiva na página 70.

Estes e muitos outros assuntos foram pensados e preparados para que você tenha uma leitura informativa e com muito conteúdo. Até a próxima edição!

Coordenador GeralRafael J Pereira

Coordenador de Criação André Maffeis

Jornalista Responsável

Juliana Moreno MTB: 0056878/SP

Repórteres Bruno Rodrigues / AC RezendeJuliana Moreno / Rafael Barbosa

Colaboradores Bruno Fernandes / Fábio Sanqueta

Thássia Moro / Gabriela BarretoDr. Marcelo L. Galvão / Livia Barros

Luana Dourado

FotografiaEduardo Soares / Júlia Graziela

Rafael Domingos

Revisão Juliana Moreno / Thássia Moro

Projeto Gráfico / Diagramação Bruno Vieira Veiga de Oliveira

Comercial Rodrigo Bezerra – (15) 99131-0203

AgradecimentoAna Paula Aschenbach

Perfexx Assessoria de Comunicação

Tiragem / Impressão8.000 exemplares / Graf. Santa Edwiges

Distribuição

Boituva/Iperó/Cerquilho Tatuí/Sorocaba

[email protected]

Edições [email protected]

Empresa

Pereira e Maffeis Editora LTDA CNPJ: 13.970.830/0001-93 [email protected]

A revista não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos por entre-vistados e colaboradores, assim como

não se responsabiliza pelo conteúdo de informes e anúncios publicitários

CARTA AO LEITOREXPEDIENTE

Page 4: Outdoor Regional

4 | www.outdoorregional.com.br

Page 5: Outdoor Regional

5www.outdoorregional.com.br |

Page 6: Outdoor Regional

6 | www.outdoorregional.com.br

08 Destaque para o longa “Capitão Phillips”CINEMA

66Super Mario 3D WorldGAMES

78Bolo de limão, gostoso e práticoGOURMET

081012141618202628303452586062

666870727476788082

Cinema

Séries

Literatura

Música

Moda Masculina

Moda Feminina

Ensaio

Beleza

Educação

Arquitetura e Decoração

Social

Capa

Esporte

Saúde

Tecnologia

Games

Turismo

Autos

Finanças

Direito

Política

Gourmet

Galeria

Crônica

Site www.outdoorregional.com.br

Anúncios e Publicidade: Avenida Pereira Ignácio, 378

2º andar - sala 07 Telefone: (15) 3263-5028

(15) 99114-2136 / ID 113*[email protected]

FALE CONOSCO

ÍNDICE

Page 7: Outdoor Regional

7www.outdoorregional.com.br |

Super Mario 3D World

Bolo de limão, gostoso e prático

Page 8: Outdoor Regional

8 | www.outdoorregional.com.br

CINEMA Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

Capitão Phillips

Tom Hanks protagoniza história baseada em fatos reais

Chegou aos cinemas no começo do mês o filme que conta a história real de Richard Phillips, capitão do navio cargueiro Ma-ersk Alabama, que foi mantido refém por piratas somalis du-rante cinco dias em abril de 2009. Esse fato, inclusive, levou a Casa Branca a autorizar a Marinha a tomar medidas extremas para fazer o resgate.

Tom HanksCom direção de Paul Greengrass, o mesmo de “Ultimato

Bourne” e “Voo United 93”, o filme é baseado em um livro de memórias escrito pelo próprio Phillips. Sem dúvida Hanks foi uma ótima escolha para o papel principal, visto que ele já de-clarou se sentir muito fascinado por histórias não ficcionais. Como prova disso, ele já tem no currículo outros seis filmes que também foram baseados em histórias reais, sendo eles “O Náufrago”, “Filadélfia”, “Apollo 13”, “Prenda-me se for Capaz”, “O Terminal” e o ainda inédito “Walt nos Bastidores de Mary Poppins”. Em uma das entrevistas coletivas sobre o filme, o ator reafirmou sua preferência. “Sou o tipo de cara que lê os jornais e revistas, vê histórias que realmente aconteceram e diz: ‘bem, isso é melhor do que qualquer filme pode ser’”, disse ele.

AtuaçãoA atuação de Hanks fica ainda mais destacada pelo fato de

que, apesar do filme ter sido filmado em mar aberto e em na-vios reais, Greengrass privilegia os personagens, seguindo-os de perto com uma câmera instável, o que ajuda e muito a re-forçar a tensão dos momentos vividos por Phillips. Aliás, esse fato faz com que o espectador tenha a sensação de estar no mar durante maior parte do tempo.

O diretorOutro grande trunfo do diretor foi escalar para os papéis dos pi-

ratas quatro jovens de origem somali. Mesmo com pouca experi-ência em atuação, Barkhad Abdi, que interpreta o líder do grupo, Abduwali Muse, conseguiu dar vida a um vilão à altura de Hanks, algo que era de suma importância para que o filme funcionasse. O diretor também adotou outro artifício, no qual obteve êxito: os atores somalis e o resto do elenco só se conheceram em cena, mais precisamente na filmagem do primeiro encontro entre Phillips e Abduwali. Isso fez com que fosse criada no estúdio uma sensação que se aproximasse da situação real do acontecimen-to. Sem dúvida um grande filme, com grandes interpretações.

os atores somalis e o resto do elenco só se conheceram em cena, mais precisamente na filmagem do primeiro encontro entre Phillips e Abduwali

Sem dúvida um grande filme, com grandes interpretações

Page 9: Outdoor Regional

9www.outdoorregional.com.br |

Page 10: Outdoor Regional

10 | www.outdoorregional.com.br

SÉRIES Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

O show de Michael

J. FoxQuando as semelhanças com a realidade não são

meras coincidências

Estreou no canal Comedy Central a série autobiográfica do ator Michael J. Fox, a primeira que protagoniza desde 2000, quando os sintomas do Mal de Parkinson o fizeram se afastar de “Spin City”. Agora, o queridinho de “De Volta para o Futu-ro”, no alto de seus 52 anos, volta à ativa para protagonizar uma história baseada em sua experiência pessoal.

O retornoDurante as gravações, Michael disse que chegou um mo-

mento em que ele começou a fazer participações em outras séries como convidadas, gostou muito e começou a se questio-nar. “Existe alguma regra dizendo que não posso voltar a fazer isso pra valer?”, se perguntava. “Quanto mais pensava, menos via razões para não fazê-lo. Aí disse para mim mesmo: ‘levanta essa bunda e vai trabalhar’”, disse ele.

A sérieA série é criada pela dupla Will Gluck e Sam Laybourne. “Na

primeira vez em que nos reunimos para conceituar a volta dele, Michael disse: ‘posso interpretar qualquer cara, desde que te-nha Parkinson’”, contou Laybourne em entrevista divulgada. E assim aconteceu: Michel interpreta Mike Henry, um âncora de telejornal. O ator também comentou que nos primeiros episódios eles acharam necessário mostrar sua própria visão sobre ter Parkinson, ou seja, vendo sempre o mais engraçado de cada situação. Ele também declarou que a ideia é que seja cada vez mais uma série sobre situações familiares cômicas que transcendam a doença. E isso, de fato, já pode ser visto no episódio de estreia, quando os dedos trêmulos de Henry acabam chamando a polícia numa tentativa de ligar para sua mulher, Annie, interpretada por Betsy Brandt.

Apoio da famíliaMichael também comentou que sua família o tem apoiado

muito nessa volta. “Na série, eles apóiam mais ainda, eles não me agüentam mais e me querem fora de casa, o que de certa forma é verdade, eu realmente enlouqueço todos eles na vida

real, especialmente com esse meu otimismo implacável, essa mania de escolher o caminho da felicidade”, disse ele.

A críticaEm sua estreia nos Estados Unidos, no dia 26 de setembro, a

série foi vista por 7,5 milhões de pessoas. Entretanto, a crítica se dividiu, pois enquanto a “Entertainment Weekly” o conside-rou um dos melhores programas da temporada, o “New York Times” publicou que a série está mais preocupada em fazer do personagem de Fox um santo do que um cara engraçado. Vale a pena ver e decidir de que lado você irá ficar!

O queridinho de ‘De Volta para o Futuro’, no alto de seus 52 anos, volta à ativa para protagonizar uma história

baseada em sua experiência pessoal

Page 11: Outdoor Regional

11www.outdoorregional.com.br |

Page 12: Outdoor Regional

12 | www.outdoorregional.com.br

“Veneno”Lançado no Brasil o

primeiro volume da série Encantadas

Sarah Pinborough é romancista e roteirista de suces-so, autora best-seller na Inglaterra, já venceu os prêmios British Fantasy Award, na categoria Melhor História Cur-ta em 2009 e por Melhor Romance em 2010. É ela a au-tora da obra “Veneno”, que reconta a história de Branca de Neve de uma forma, digamos, mais contemporânea.

A série Encantadas tem como temática desconstruir os contos de fadas clássicos, dando-lhes traços mais huma-nos e atuais. Os outros dois volumes contam a história de Cinderela e a Bela Adormecida, onde os leitores irão des-cobrir que são os reais mocinhos e vilões desses famosos livros de fantasia. Aliás, algo interessante é que, através de questionamentos que ocorrem quando a autora entra no íntimo dos vilões, mostrando detalhes surpreenden-tes de suas vidas, veremos que, lá no fundo, eles não são tão maus assim.

A grande sacada dessa trilogia é provar que contos de fada são, sim, para adultos. E vai mais além ao levantar a seguinte questão: quem é feliz para sempre? Narran-do histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar, Sarah conduz a história com um realismo cínico, com algumas pitadas de cenas fortes.

Um fato interessante é que, apesar de sua capacidade de construir histórias densas e até mesmo macabras, Sa-rah Pinborough também escreve romances de fantasia para crianças, sob o pseudônimo de Sarah Silverwood.

Conheça, então, através deste livro uma Branca de Neve que está longe de ser uma menina frágil, se mos-trando corajosa e indomável. Vale destacar que “Vene-no” também traz uma mescla de vários contos famosos, como “Aladdin” e “João e Maria”, e que os dois volumes seguintes da série continuarão a história de Branca.

LITERATURA

Ficha TécnicaTítulo: “Veneno”

Autora: Sarah PinboroughEditora: Única

224 páginas

Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

TrechoBranca de Neve trouxera livros para Sonhador, vo-lumes finos de aventuras que ela pegara na grande biblioteca do castelo. Eles tinham mudado o mundo dele e só por isso ele ima amá-la para sempre

Page 13: Outdoor Regional

13www.outdoorregional.com.br |

Page 14: Outdoor Regional

14 | www.outdoorregional.com.br

MÚSICA Por: Bruno Rodrigues b-rodrigues@ outdoorregional.com.br

Page 15: Outdoor Regional

15www.outdoorregional.com.br |

A história Numa reunião entre amigos no Grajaú, bairro da zona Norte

do Rio de Janeiro, surgiu um fenômeno no mundo do pagode. O ano era de 1997 e a reunião, que era considerada uma brinca-deira, logo ganhou corpo e foi aos poucos se profissionalizando. O grupo começou a tocar em bares e restaurantes mais nobres nas noites cariocas. O começo foi difícil, eles nem sempre eram remunerados em dinheiro. Muitas vezes o reconhecimento vi-nha em forma de bebidas, pastéis, doces e outras guloseimas. Isso quando não tinham que pagar para tocar, arcando com suas despesas de transporte e alimentação.

O idealizador do sonho atende pelo nome de Cris. Ele tocava percussão para animar os eventos da turma e da família. Fred, seu vizinho na época, não demorou muito para ingressar no grupo. Logo, despertou o interesse de Bruno, seu amigo de colégio. Por fim um colega em comum uniu Sérgio ao grupo, que, até então, não tinha sequer um violão. Pouco tempo depois, o professor de música do irmão de Vinícius, o apresentou à mãe de Bruno. E foi assim que surgiu o Sorriso Maroto. Em 2001 nascia o primeiro disco, lançado apenas no ano seguinte, chamado de “Sorriso Maroto”. Daí em diante a trajetória da banda decolou. Nos anos seguintes, a cada álbum lançado, o sucesso se repetia. A presença em programas de rádio, televisão e matérias em jornais se tornou frequente. Os shows, cada vez mais valorizados e disputados pelo público, pro-vavam a qualidade do samba produzido pelos caras. A maioria das composições é feita pelos próprios integrantes do grupo, deixando o sucesso com um sabor ainda mais especial.

Sucesso O grupo estourou em 2012 com vários sucessos. Porém, os

principais hits foram “Assim Você Mata o Papai”, tema da nove-

la Avenida Brasil, da Rede Globo e as demais músicas “Quem Tá Solteiro Nunca Fica Só”, “Na Cama”, “Sinais”, “Clichê”, entre ou-tras que estouraram nas rádios e programas de televisão. Todas do CD e DVD Sorriso 15 Anos – Ao Vivo. Esse ano, mais precisa-mente em outubro, o grupo lançou seu mais recente trabalho, intitulado “Riscos e Certezas”. O EP gravado no renomado es-túdio Avatar, em Nova York, traz cinco faixas inéditas, além de “Fofinha Delícia”, tema da novela “Amor à Vida”. O álbum ainda conta com duas participações pra lá de especiais: o cantor norte--americano Brian McKnight, em “Mais Fácil” e a dupla Jorge & Mateus, em “Guerra Fria”. O sucesso foi tanto, que escapou do solo brasileiro. Depois de uma série de shows na Europa, o Sor-

riso desembarcou nos Estados Unidos e colocou os gringos para sambarem na terra da estátua da Liberdade. E pra completar essa fase fantástica, o Sorriso Maroto faturou o Prêmio Multishow 2013 na categoria “Melhor Grupo”, sendo o se-gundo ano consecutivo do grupo na premiação. Além da indicação, o Sorriso foi um dos musi-cais da noite, onde fez um medley de sucessos com “Vai e chora”, “Assim Você Mata o Papai”

e “Brigas por nada”, esta última com participação do Coral Resgate. O som realmente é contagiante e as letras das músicas conseguem atingir casais tanto de bem com a vida como um relacionamento em crise. O fato é que eles contagiam qualquer um com o swing gostoso do batuque brasileiro.

Page 16: Outdoor Regional

16 | www.outdoorregional.com.br

16 | www.outdoorregional.com.br28 | www.outdoorregional.com.br

Estampasfotográficas

As camisetas com estampas são despretensiosas, divertidas

e alegres, marcam o verão masculino e invadem o outono

Paisagens, desenhos, meios de locomoção e feições despo-jadas estão entre as principais estampas nas camisetas mas-culinas em 2013. Diversas marcas nacionais e internacionais apostaram suas coleções nas estampas fotográficas, como Dolce & Gabbana, Calvin Klein e a descolada Eleven Paris. Dos coqueiros aos personagens célebres, as t-shirts masculinas tra-zem consigo ares de passeio em locais turísticos e veraneio.

Como usarComo aderir a nova tendência? Versáteis e muito democrá-

ticas, as t-shirts são peças-chave em qualquer guarda-roupa masculino, por apresentar vários modelos com diversas ca-racterísticas e as estampas fotográficas podem ser aliadas às produções casuais, quando combinadas ao tradicional jeans ou calças e bermudas de sarja. Também podem ser combina-das aos mocassins, tênis, sapatênis, calçados abotinados e os modernos chinelos. Sobreposições de peças, cintos e outros adereços podem ser adotados para completar a composição.

As camisetas invadiram o espaço masculino e ganha-ram o fanatismo dos homens, por sua característica despojada e moderna.

- Democráticas a qualquer idade e estilo- Para uma composição mais social, aposte na camiseta

combinada a um tradicional jeans e um moderno sapatênis- Para as ocasiões casuais, use as estampas fotográficas

combinadas a bermudas de sarja, mocassins ou chinelos

MODA MASCULINA Por: Gabriela Barreto g-barreto@ outdoorregional.com.br

Camisa xadrez

Uma peça ícone da moda

Há algum tempo, a camisa xadrez era usada somente por pessoas que moravam no campo, os famosos “caipi-ras”, mas com o passar do tempo isso mudou e a camisa xadrez passou a ser usada por homens e mulheres, se tor-nando um ícone da moda, visto em diversas temporadas outono-inverno e até mesmo no alto verão.

DúvidasTanto o sexo masculino como o feminino são adeptos

ao uso da camisa xadrez atualmente, que deixa qualquer composição mais elegante, podendo ser usada com cal-ças e bermudas, desde que combinadas de maneira cor-reta e certeira.

A maioria dos homens tem diversas dúvidas na hora de combinar suas roupas. O xadrez, por mais tradicional atu-almente que seja, sempre gera uma dúvida a respeito de como e com qual peça usá-lo. Camisas xadrez combina-das a um tradicional jeans sempre caem muito bem.

Peça coringaOptar por uma camisa de padrão xadrez será uma boa

escolha para o inverno, quer usada de forma casual, com jeans e um colete, quer usada num visual mais sóbrio, com gravata e blazer.

A estampa xadrez é uma peça coringa e básica, que atende a todos os gostos e estilos sociais, desde os mais básicos até os mais modernos. A estampa pode ser en-contrada em roupas, sapatos e acessórios em geral, ca-checol e chapéus.

CombinaçõesPara os homens a composição é simples. Camisa xadrez

pode combinar tanto com uma camiseta lisa branca ou preta por baixo, quanto ela sozinha. Calça jeans clara ou escura. Se preferir invista no cinto. Nos pés, sapato, tênis ou sapatênis. A estampa xadrez tem mil e uma opções de modelos que podem ser escolhidos de acordo com a sua preferência.

- Combine camisas xadrez com o tradicional jeans e um sapatênis- Opte por bermudas xadrez combinadas a camisas básicas- Aposte no suéter sobrepondo a camisa xadrez

Jeans Estonado

Despojado, rasgado, claro e usado, ele apresenta suas características modernas e

atuais para a estação mais quente do ano

O que éO jeans estonado é basicamente aquele bem claro, próximo do

jeans branco, com alguns vestígios suaves ou não do jeans origi-nal que geralmente é escuro, manchado, rasgado ou não. É uma peça essencial para um guarda-roupa casual e oferece uma com-posição sempre mais despojada e charmosa.

As peças de jeans claras ou jeans estonados são uma grande aposta de diversas marcas para o verão 2014, afinal de contas, o verão pede sempre roupas claras e mais frescas, principalmen-te para serem usadas ao ar livre, no campo, na praia, bem como deve ser em um país tropical.

CaracterísticasO grande barato da estação mais querida pelos brasileiros são

os jeans estonados, especialmente em tons claros. As lavagens são clarinhas ou exibindo pequenas manchas do seu índigo origi-nal em roupas praticamente brancas. Os respingos de tinta, favo-recendo as tais manchas, são super desejáveis, assim como puí-dos localizados, que se destacam como apostas para a estação.

Manchas, aspecto meio sujo, meio gasto, essa é a cara do jeans que é a febre da temporada que se inicia no próximo mês. Não é por menos que esta calça com respingos é destaque da nossa coleção. Pode apostar que não tem erro!

- Aposte nos jeans estonados de cores mais claras- Invista em camisas de cores fortes combinadas ao jeans- Aproveite para usar e abusar dos chinelos com este mo-delo de jeans

Page 17: Outdoor Regional

17www.outdoorregional.com.br |

Page 18: Outdoor Regional

18 | www.outdoorregional.com.br

MODA FEMININA Por: Gabriela Barreto g-barreto@ outdoorregional.com.br

Page 19: Outdoor Regional

19www.outdoorregional.com.br |

O verão 2014 chega cheio de novidades e uma das mais intrigantes é o shorts estilo esportivo, aquele mesmo usa-do na academia, durante a caminhada, etc. Bem, como já conhecemos o verão de país tropical, a estação pede conforto e peças mais leves. Por isso, a moda se reinven-ta todos os dias para trazer novas modelagens e tecidos mais específicos, usando modelos já existentes e trazen-do sofisticação de modernidade à peça.

Como usarAssim, algumas peças apenas ganham novas releituras

para conseguir estar entre as mais desejadas das mulhe-res. Esse é o caso do shorts esportivo.

Para a praia, ou até mesmo para um final de semana na cidade, escolha o shorts esportivo feito com tecidos mais levinhos, estampados ou lisos, e combine com t-shirts, rasteirinhas e sapatilhas!

Já para a balada aposte nos modelos com paêtes e apli-cações como tachinhas, ou nos modelinhos de couro ou

cetim, combine com uma blusinha mais elaborada e um belo salto alto.

EstilosMarcas nacionais como Totem, Animale e Blue Man trou-

xeram o hit para as passarelas e mostraram que esteiras e bicicletas não são os únicos cenários que podem ilustrar a identidade do shorts confortável e soltinho.

Detalhes como acabamentos metálicos, couro e tecidos mesclados são fundamentais para este novo estilo espor-tivo, que traz ainda sobreposição de camadas, cós con-trastante e fendas laterais.

Os conjuntinhos também estão presentes como grande tendência na moda, estampados ou lisos em diversos ti-pos de tecidos.

Seja na estampa, cor mais delicada ou mais Rock and Roll, a modelagem do shorts deixa qualquer produção mais despojada e estilosa. Para usar, é preciso estar aten-ta a algumas dicas.

- Aposte em peças mais comportadas na parte de cima, deixando a atenção para as pernocas- Invista em camisas que deixam o look mais clássico e elegante ou em t-shirts mais larguinhas

- Uma bolsa poderosa e acessórios dão o toque final e tiram o ar de “vou malhar”

Page 20: Outdoor Regional

20 | www.outdoorregional.com.br

ENSAIO

Modelo:Marcella RielloFotos: Luciana Guimarães

Styling: Livia Barros e Rodrigo Bezerra Maquiagem: Alexander Carriel

Agradecimentos: Loja Stillo Donna - (15) 3263 - 2149Local: Estúdio Luciana Guimarães

Page 21: Outdoor Regional

21www.outdoorregional.com.br |

Vestido Peplum com renda

Abba

R. Cel Eugênio Motta,521loja 07, Shopping Villa D’ouro

Centro, Boituva/SPFone: (15) 3363-2847

Page 22: Outdoor Regional

22 | www.outdoorregional.com.br

Macacão musseline com

detalhe de cinto em strass e maxi

brinco com pedraria

Madame Filó FemmeModa Feminina

R. João Leite, nº 295, sala 5Centro, (Galeria VillaDi Oreana), Boituva – SPFone: (15) 3263-3661

Page 23: Outdoor Regional

23www.outdoorregional.com.br |

Camisola de musseline em

camadas

Madame Filó FemmeModa Íntima

R. Cel. Eugênio Motta, 398 - ACentro, Boituva/SP

(15) 3363-2795

Page 24: Outdoor Regional

24 | www.outdoorregional.com.br

Tricot em fio de lorex, calça alfaia-taria com fenda, cinto em couro

com aplicação de pedra e maxi

brinco de cristais

Livia Barros

R. Cel Eugênio Motta,521Loja 43, Shopping VillaD’Ouro, Centro, Boituva/SP(15) 3263-4347

Page 25: Outdoor Regional

Vestido de Paetê, colar e pulseiras de

pérolas e murano

Livia Barros

R. Cel Eugênio Motta,521Loja 43, Shopping Villa

D’Ouro, Centro, Boituva/SP(15) 3263-4347

Page 26: Outdoor Regional

26 | www.outdoorregional.com.br

Água termalJá ouviu falar de água termal? Ela traz uma série de benefí-

cios para a pele, por ser rica em minerais e derivada de fontes naturais, e também possuir propriedades anti-irritantes e ci-catrizantes. Além disso, como também possui a função de dei-xar a pele hidratada, é uma ótima aliada no momento de fazer a maquiagem, pois quanto mais hidratada a pele, mais tempo ela irá segurar a make! Invista nas águas termais sem medo! É só lavar bem e rosto, borrifar o produto e esperar secar.

BELEZA

Rosa e grafiteSurgiu um evento de última hora e está sem ideia para uma

maquiagem mais elaborada? Invista em uma combinação de rosa e grafite que fica linda em todas as peles! Depois da pele preparada, aplique um blush rosa suave, sem exagerar. Nos olhos, comece com um tom de grafite no canto externo inferior, espalhando bem. Onde termina a sombra grafite, use um tom de rosa perolado e esfume até as cores se fundirem. Depois, com a ajuda de um pincel chanfrado, use essa mesma cor no canto interno inferior os olhos e termine aplicando máscara preta. Para finalizar, um batom rosa aceso nos lábios.

Pelos encravadosQuer fugir dos pelos encravados? Existem algumas dicas

que podem te ajudar. Primeiramente, utilize sempre uma lâmina nova, com bom corte, para evitar lesões. Passar a lâmina no sentido do nascimento dos pelos agride menos, mas por não depilar de forma tão rente, o intervalo entre as depilações terá que ser menor. Evite passar a lâmina sobre a pele seca, pois isso a agride muito a pele. E, por fim, sem-pre lave a região a ser depilada com água quente, pois isso dilatará os poros, facilitando a saída do pelo.

Flores nas unhasComo a estação é das flores, leve-as também para as suas

unhas! A tendência do momento são as famosas flores em miniatura da marca inglesa Liberty of London. Com várias cores de esmalte e um pouco de paciência, é possível até mesmo fazer em você mesma, já que é só pintar nas unhas os miolos, pétalas e cabos das pequenas flores.

Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

Page 27: Outdoor Regional
Page 28: Outdoor Regional

28 | www.outdoorregional.com.br

Matrícula e mensalidades.

Como negociar?A Outdoor traz um guia sobre

como planejar os gastos com a escola dos seus filhos

A coluna de Educação desse mês reserva algumas dicas so-bre como planejar, negociar e avaliar qual o melhor preço de matrícula e de mensalidade da escola do seu filho.

Planejar com antecedênciaTodo fim de ano é a mesma surpresa: o preço da mensalidade

e da matrícula vai subir no próximo ano. E junto com ele vem o replanejamento do orçamento anual de toda família. Dessa forma é essencial que ao receber a notificação sobre os au-mentos, os pais já comecem a planejar o orçamento familiar para o próximo ano, pois garantir que os estudos dos filhos es-tejam sempre assegurados é fundamental para que as demais despesas da família não sejam comprometidas.

NegocieComo em toda e qualquer conta é fundamental negociar e

pedir desconto, pois mesmo com os aumentos previstos é importante lembrar que a escola está aberta à negociação, já que ela não quer nunca perder o aluno, por isso, negocie. Para pais que possuem mais de um filho na escola a negociação dos descontos é ainda mais importante e também é mais fácil de consegui-los.

Formas de negociarAntes de negociar com a administração da escola é preciso

que se tenha uma lista de bons argumentos que auxiliem ao pedir descontos. Alguns deles:

- A primeira coisa a se fazer é questionar seu filho se ele real-mente gosta da escola, se as aulas são boas, qual a relação dele com os professores e os colegas. Crianças pequenas, mesmo que não consigam transmitir uma opinião, demonstram quando gos-

tam ou não da escola, então, fique atento às reações delas. - Procure pagar o máximo que puder de forma antecipada, pois

os descontos são sempre maiores. Além disso, pagar os paga-mentos em dia demonstra que você é um bom pagador e a esco-la terá certeza que disponibilizar um bom desconto é garantia de retorno financeiro a ela todos os anos.

- Avalie se o retorno que a escola prometeu no ano anterior foi o que ela havia proposto, por exemplo, em reformas nas depen-dências da escola, materiais didáticos, cursos, professores no-vos, funcionários.

Quanto mais cedo, melhorNegociar e pagar a matrícula e as mensalidades no ano ante-

rior garante a oportunidade de um desconto maior. Quanto mais cedo você for à escola para conversar com a administração, mais cedo você consegue planejar seu orçamento. Mas lembrem-se: investir na educação dos filhos é o valor mais precioso que qual-quer pai pode deixar!Fonte: Educar Para Crescer

investir na educação dos filhos é o valor mais precioso que qualquer pai pode deixar!

EDUCAÇÃO Por: Thássia Moro t-moro@ outdoorregional.com.br

Page 29: Outdoor Regional
Page 30: Outdoor Regional

30 | www.outdoorregional.com.br

Decoração de Natal

O ano já está terminando, o clima de Natal já está no ar e a von-tade de espalhar essa data em cada canto da casa tona-se irresis-tível! Desde as decorações mais tradicionais até as mais moder-nas, existem inúmeras ideias para deixar sua cara com uma cara alegre e festiva!

Árvore de NatalEla é a personagem principal desta época e é em torno dela que

se concentra grande parte das atenções. E por isso mesmo ela tem que brilhar! Não importa se é verde ou branca, natural ou ar-tificial, a iluminação não pode faltar. A estrela no topo da árvore representa o espírito natalino.

PortasPara dar boas vindas, pendure uma coroa bonita na porta de

entrada. Você mesmo pode confeccioná-la, redonda, oval ou pendente, com galhos de pinheiro ou ramos secos, com apon-tamentos de vermelho, dourado ou prateado, com ou sem fitas.

JanelasAnime as suas vistas! Ilumine, pendure estrelas, bolas de Natal

ou outros ornamentos com uma fita de seda ou um fio transpa-rente atado no varão da cortina. Não se esqueça dos peitoris, que podem ser enfeitados com velas, pinhas, bonecos ou postais de Natal.

Centros de mesaAproveitando os ornamentos que não colocou na árvore e as

sempre bonitas velas, adicione algumas das melhores decora-ções que a Mãe Natureza tem para oferecer – ramos de pinheiro, folhas secas, pinhas, azevinho, paus de canela, castanhas, nozes – e dê um toque natalício à mesa da sala, ao espaço sobre a larei-ra, à mesa da cozinha, à mesa da sala de jantar e à mesa do hall de entrada.

ExteriorTire proveito de todo o exterior da casa, quer com iluminações

natalícias em torno da casa ou a enfeitar pequenas árvores e ar-bustos. Um Papai Noel na chaminé, um presépio, bonecos de neve ou renas a “correr” pelo jardim!

Outros detalhesSurpreenda nos jantares que antecedem os dias 24 e 25 de

Dezembro com marcadores de lugar confeccionados a par-tir de postais de Natal antigos, bolas ou estrelas brilhantes; enfeite os guardanapos com fitas em cetim ou feltro, adicio-nando uma pequena estrela ou cristal decorativo; resgate a velha tradição! Inove na forma como embrulha os presentes, faça os seus próprios postais de Natal, enfim, divirta-se com essa data tão especial!

ARQUITETURA & DECORAÇÃO

Tire proveito de todo o exterior da casa, quer com iluminações natalícias em torno da casa ou a

enfeitar pequenas árvores e arbustos

Por: Luana Dourado [email protected]

Desde as decorações mais tradicionais até as mais modernas, existem inúmeras ideias para deixar sua cara com uma cara alegre e festiva

Page 31: Outdoor Regional
Page 32: Outdoor Regional

32 | www.outdoorregional.com.br

INFORME PUBLICITÁRIO

Page 33: Outdoor Regional

A Predilecta Móveis Planejados de Boituva está de cara nova! No dia 23 de novembro, a loja apresentou o seu mais novo Showroom para clientes, parceiros, amigos e representantes da fábrica Celmarthe. Na ocasião, os con-vidados também puderam desfrutar de um delicioso café da manhã, oferecido pelos proprietários Junior Campos e Leonardo Sienra.

O novo Showroom foi desenvolvido com as mais moder-nas tendências do setor moveleiro em questão de desig-ner e muita sofisticação. A loja possui uma linha especia-lizada em armários, cozinhas, banheiros, home-teather e closets modulados com soluções práticas para os am-bientes mais variados da sua casa.

A Predilecta é uma empresa do Grupo Celmar que valo-riza a satisfação do cliente, preocupando-se com todos os estágios, desde a aquisição das matérias-primas necessá-rias para a execução do móvel, até a montagem do mes-mo na casa do consumir.

Faça uma visita! Venha você também conferir essa linda loja e conheça as condições especiais de pagamento.

Predilecta Móveis PlanejadosEndereço: R. Acácio Manoel da Silva Vianna, 32 Nossa Sra. Aparecida - Boituva/SPContato(15) 3263 - 4676www.predilectaboituva.com.br

Page 34: Outdoor Regional

34 | www.outdoorregional.com.br

Fotos: Júlia GrazielaRafael Domingos

SOCIAL

Page 35: Outdoor Regional
Page 36: Outdoor Regional

36 | www.outdoorregional.com.br

Fitness Party

SOCIAL

Fotos: Eduardo Soares

Page 37: Outdoor Regional

37www.outdoorregional.com.br |

Page 38: Outdoor Regional

38 | www.outdoorregional.com.br

- Fitness Party- TamTam Bar

Fotos: Equipe TV Boituva

SOCIAL

Page 39: Outdoor Regional

39www.outdoorregional.com.br |

Page 40: Outdoor Regional

40 | www.outdoorregional.com.br

- Festa do Branco- Zouk Bar

Fotos: Equipe TV Boituva

SOCIAL

Page 41: Outdoor Regional

41www.outdoorregional.com.br |

Page 42: Outdoor Regional

42 | www.outdoorregional.com.br

Halloween e Jantardo Olimpo do Colégio Anglo de Boituva

SOCIAL

Page 43: Outdoor Regional

43www.outdoorregional.com.br |

Page 44: Outdoor Regional

44 | www.outdoorregional.com.br

ThanksgivingEscola First Boituva

SOCIAL

Page 45: Outdoor Regional

45www.outdoorregional.com.br |

Page 46: Outdoor Regional

46 | www.outdoorregional.com.br

- Rodeio Cerquilho- 3º Porco no Rolete - Residencial

Monte Verde

Fotos:Equipe XPRES

SOCIAL

Page 47: Outdoor Regional

47www.outdoorregional.com.br |

Page 48: Outdoor Regional

48 | www.outdoorregional.com.br

SOCIAL

Festa do BrancoFotos Julia Graziela / Rafael Domingos

Page 49: Outdoor Regional

49www.outdoorregional.com.br |

Page 50: Outdoor Regional

50 | www.outdoorregional.com.br

SOCIAL

Festa do BrancoFotos: Júlia Graziela / Rafael Domingos

Page 51: Outdoor Regional

51www.outdoorregional.com.br |

Page 52: Outdoor Regional

52 | www.outdoorregional.com.br

Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.brCAPA

Page 53: Outdoor Regional

53www.outdoorregional.com.br |

Page 54: Outdoor Regional

54 | www.outdoorregional.com.br

DiscosNa escolha por sua primeira gravadora, ela acabou op-

tando pela Indie Records, da qual seu pai era presidente na época. Seu primeiro disco foi gravado em 2001, sob a produção de Rick Bonadio e recebeu o nome de “Eu Sou Assim”, cuja faixa-título foi tema da novela Mulheres Apaixonadas. Nesse mesmo ano Luiza já fez sua primeira turnê nacional.

No ano de 2004 ela lançou seu segundo álbum, intitu-lado “Pro Mundo Levar”, também pela mesma gravado-ra. Dele, destacaram-se dois hits, sendo eles “Over The Raibow” e “Tudo Que Há de Bom”. Dois anos depois, em 2006, Luiza foi convidada para assinar um novo contrato, mas ao invés disso, optou por abrir seu próprio selo, a LGK Music, com distribuição da gravadora EMI/Som Livre.

Depois disso ela lançou os seguintes álbuns: “Escuta”, em 2006, “A Vida é Mesmo Agora: Ao Vivo”, em 2007, que também ganhou um DVD, “Bons Ventos Sempre Che-gam”, em 2009 e “Seguir Cantando”, que foi lançado em 2011 em CD e DVD.

Nasci cantando, foi natural. Tinha mil e uma bandas e achava que seria psicóloga. Não me toquei que já estava sendo cantora

Page 55: Outdoor Regional

55www.outdoorregional.com.br |

Esse foi o disco que fiz realmente focada em ter um fio condutor, em contar uma história com começo, meio e fim (...) Ele é realmente uma história sobre amor e o tempo, isso está implícito também na ordem

Novo álbumAgora os holofotes estão sobre o novo álbum da canto-

ra, “Sobre Amor e o Tempo”, o sétimo de sua carreira. São 14 canções, algumas autorais e outras de grandes com-positores braisleiros, como Erasmo Carlos, Ana Carolina e Chiara Civello, Zé Rodrix, Dolores Duran e Juca Chequer. Assim é composto esse trabalho consistente e considera-do o melhor da carreira.

“Esse foi o disco que fiz realmente focada em ter um fio condutor, em contar uma história com começo, meio e fim. Sem pensar em que músicas ficariam para trás, fui imparcial nessa escolha, não foi um álbum refletindo as músicas boas que fiz ou ganhei. Ele é realmente uma his-tória sobre amor e o tempo, isso está implícito também na ordem. Os fãs podem esperar se emocionar, dançar

Page 56: Outdoor Regional

56 | www.outdoorregional.com.br

a cantar, pois ele é mais rock mesmo nas músicas mais calmas. O tempo todo que gravamos tínhamos em mente referências como “Beatles”, “Janis Joplin”, o álbum “Gal Fatal”, “Novos Baianos”.

Participações especiaisSobre as participações especiais no álbum, Luiza nos

disse que a escolha foi algo natural, como na música “Tempo em Movimento”, que ela canta juntamente com Lulu Santos. “Lulu é um grande ídolo de longa data e o ‘The Voice’ nos aproximou. Eu descobri essa canção e o convidei. Ele, lindo, prontamente topou tudo. Erasmo me mandou essa música linda e atualíssima, que já tinha esse rap dele e, claro, que eu quis igual”, conta ela rindo sobre a música “Dois em Um”.

The VoiceAliás, sobre a participação no programa “The Voice”, em

que ela é assistente do cantor Daniel, Luiza afirma que está sendo algo maravilhoso. “É bom que a experiência da minha carreira sirva para alguém além de mim mesma. É bom ser ouvida e não só voz”, diz.

PlanosSobre os planos para 2014, Luiza diz entre risos que

“pretende fazer um milhão de shows no mundo inteiro, amém”. E termina deixando um recado: “um beijo imenso pra você que está lendo essa entrevista agora”.

Page 57: Outdoor Regional

57www.outdoorregional.com.br |

Page 58: Outdoor Regional

58 | www.outdoorregional.com.br

Por: Bruno Rodrigues b-rodrigues@ outdoorregional.com.brESPORTES

Page 59: Outdoor Regional

59www.outdoorregional.com.br |

O esporteO kitesurf, também conhecido como kiteboarding ou mesmo

flysurf foi inventado em 1985 por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoux. Mas apenas atingiu alguma popularida-de em meados da década de 1990. O nome é resultado da junção de duas palavras inglesas: “Kite”, que significa pipa (papagaio em Portugal) e “Surf”, do verbo inglês “to surf”, que significa “navegar”. O “Kite”, chamado de forma íntima pelos praticantes é um esporte aquático que utiliza uma pipa e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés. O kitesurfista posiciona-se sobre a prancha e, consequentemente sobre a água, sendo impulsionado pelo vento e assim, locomo-vendo o atleta. Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue-se escolher o trajeto e realizar saltos e manobras. Esta moda-lidade esportiva encontra-se em grande ascensão com grande popularidade e prá-tica – inclusive de crianças - no Brasil, em Portugal, entre outros países litorâneos. O equipamento usado para prender o surfis-ta em sua cintura é chamado de “trapézio”, é como um cinturão que também é preso no “chicken loop”, o qual faz parte da barra que também é ligada ao kite por meio de suas linhas. Assim como nos outros esportes, o ideal é que o aprendi-zado seja passo a passo. No kitesurf, é importante começar com pequenos saltos para entender o funcionamento. Depois é que se aprende saltos mais arriscados e manobras mais acrobáticas.

Por dentro dos detalhesAs pipas possuem apenas uma superfície de tecido, talas

infláveis que lhes mantém o perfil aerodinâmico estável, e um inflável principal que mantém o formato em arco, tor-nando-os insubmersíveis e fáceis de estabilizar a decola-gem. Possuem muita potência para saltar e manter o tem-po de voo, permitem que sejam usados em variadas faixas

de vento e existem modelos de quatro e cinco linhas. Além disso, podem fi-car longos períodos na água conti-nuando aptos a redecolar. Se o uso do equipamento não for adequado, as talas infláveis podem furar ou es-tourar, devido a sua fragilidade.

As alças são feitas em tecido sin-tético e espuma e ajustáveis com velcro. As sandálias têm material semelhantes as das alças, porém possuem uma tira grossa de borra-cha para prender o calcanhar. O uso requer cuidado, pois as sandálias podem se soltar perigosamente de

apenas um pé durante um salto, faci-litando torções no tornozelo do outro pé. Outro utensílio é a bota, originária do wakeboard, que é feita em fibra, espuma e plástico. Possuem fechos ajustáveis, são muito seguras, porém mais caras. Depois de toda essa apresen-tação, que tal experimentar os ventos nordestinos do Cea-rá, um dos points do esporte?

Page 60: Outdoor Regional

60 | www.outdoorregional.com.br

Por: Dr. Marcelo L. Galvão m-galvao@ outdoorregional.com.br

Depois da grande campanha anual do Outubro Rosa, aler-tando sobre a prevenção do câncer de mama, no mês passa-do foi a vez dos homens cuidarem do próprio corpo. A bola da vez é o Novembro Azul que tratou do câncer de próstata, contudo, ressaltou também sobre outras doenças.

Homem no consultório Quase que uma coisa rara, infelizmente os homens não

vão ao médico como as mulheres. Isso é um fato, apesar do homem cada vez mais moderno, antenado e cuidado-so com a aparência. Enquanto as mulheres vão ao gineco-logista praticamente desde sua primeira menstruação, os homens, na sua maioria, mesmo adultos, nunca procura-ram um urologista.

O que ocorreInfelizmente, não existem sintomas na fase inicial, por

isso, enfoca-se no diagnóstico precoce. Quando já há al-guma hiperplasia benigna (aumento da próstata) ocorre dificuldade de urinar, indo muitas vezes por dia ao banhei-ro, inclusive à noite. Com a evolução da doença, ocorre a piora no momento de urinar, além de insuficiência renal e dor nos ossos, por exemplo. Os riscos aumentam com a idade, raça (negra), alimentação sem fibras e vitaminas, excesso de álcool e fatores hereditários.

ExamesSegundo as entidades da área, um a cada seis homens

terá câncer de próstata durante a vida. Um a cada 36

SAÚDE

O exame de câncer de próstata ainda é um tabu que precisa ser quebrado

Page 61: Outdoor Regional

61www.outdoorregional.com.br |

morrerá desse câncer. Por isso, os exames preventivos são muito importantes. E quais são? Pelo exame de sangue é possível achar um indicador chamado PSA (Antígeno Prostático Específico, em português). Quando há sinais da doença, a proteína que fica na corren-te sanguínea tem seu valor aumen-tado, porém, outros problemas rela-cionados à próstata também fazem esse valor se alterar. Também pode ser feito uma ultrassonografia trans-retal para verificar se existe algum aumento da próstata.

O grande medoO exame de toque ainda é tabu.

Muitos acreditam que a dor é gran-de ou que isso vai influenciar na sua condição sexual. A próstata é uma glândula importante na produção do sêmen. Sua região é muito enervada e, por isso, diz-se erógena, mas o exame é tão rápido, e nor-malmente o paciente está tão tenso, que o que se pode sentir é uma vontade de urinar, já que a bexiga está logo acima. Este ano, o governo reduziu para os 40 anos o início desse tipo de exame. Quanto antes houver diagnóstico, melhor serão os resultados do tratamento.

Como tratarO tratamento normalmente é baseado em radioterapia,

tratamento hormonal, cirurgia ou, nos pacientes acima de 75 anos, observação vigilante. Os problemas da cirurgia vão além dos normais de qualquer cirurgia, problemas de incontinência urinária, disfunção erétil entre outros.

Outras doençasAlém da prevenção do câncer de próstata, dois outros

focos devem ser analisados nesta Ação.

Câncer de Pênis: parece um absurdo, mas é causada pela má higiene do órgão. O esmegma (secreção branca pro-duzida na região) é um prato cheio para a produção de bactérias ou fungos patogênicos, caso não ocorra uma

boa higiene diária. Ocorre menos nos circuncidados (retirada do prepúcio, pele que cobre a glande, como nos casos de fimose, por ex.) por facili-tar a higienização. Sífilis, gonorreia, HPV16, processos inflamatórios crô-nicos e tabagismo também influência no aparecimento da doença.

Câncer de Testículos: como mui-to dito entre as mulheres em fazer o autoexame das mamas, conhecer o corpo é fundamental na hora de des-cobrir alguma coisa fora do comum. Examinar os testículos também segue o mesmo exemplo. Fazer a palpação

durante o banho é importante para o diagnóstico precoce da doença. Vergonha de procurar um profissional da saúde para aprender a conhecer o corpo que é coisa do passado.

Homem que é homem cuida, sim, da sua saúde, deixan-do para trás preconceitos bobos que podem comprome-ter sua saúde. Procure sempre um urologista ou um far-macêutico para tirar suas dúvidas. Informação é sempre fundamental, colocar em prática é vital!

Page 62: Outdoor Regional

62 | www.outdoorregional.com.br

Tecnologia e saúde

Saiba como os aplicativos podem te ajudar

Já imaginou ter um aplicativo no seu celular que irá te ajudar a controlar a pressão, diabetes e até auxiliar no controle de peso? Pois saiba que isso já é realidade nos Estados Unidos e na Euro-pa, e começa a se consolidar também aqui no Brasil.

AplicativosHoje já existem cerca de 40 mil aplicativos disponíveis para

todas as plataformas móveis e extremamente abrangentes, de fitness a controle e monitoramento. Isso é o que afirma o mé-dico e co-fundador do site Aplicativos de Saúde, Raphael Gordi-lho. “Em termos de patologia, você tem aplicativos monitorando desde epilepsia à hipertensão, passando por controle de peso, diabetes e outros”, disse ele em entrevista divulgada.

Nos Estados Unidos e na Europa o uso dessas ferramentas já é realidade há algum tempo e, inclusive, os médicos afirmam que, quando usados corretamente, os aplicativos aumentam bas-tante o controle que o paciente tem sobre a sua própria saúde, aderência à medicação e até mesmo a eficácia dos tratamentos.

EficáciaSendo assim, se o paciente, através de um aplicativo, conse-

guir colocar em um gráfico o seu histórico de pressão arterial na semana, por exemplo, sua consulta ao médico será até mesmo mais produtiva. Diferente de como geralmente acontece quan-do o médico pergunta ao paciente como esteve a pressão duran-te a semana. “Eu medi uma vez e parece que estava 12 por oito”, pode ser a resposta apresentada sem o uso de um aplicativo que controle esses dados.

Uso com sabedoriaNo Brasil ainda não existe uma regulamentação desses aplica-

tivos, mas nos EUA, a FDA, agência que administra alimentos e medicamentos no país, já administra a maior parte deles. De toda forma, é importante salientar que os aplicativos são meras ferramentas quando usadas isoladamente do acompanhamen-to profissional, que é insubstituível. E antes de usar qualquer um deles, esteja atento às referências, desenvolvimento e também comentários de outros usuários.

Se quiser conhecer mais o site que organiza e classifica com critérios de médicos os melhores aplicativos em prol as saúde, acesse http://aplicativosdesaude.com.br

Em termos de patologia, você tem aplicativos monitorando desde epilepsia à hipertensão, passando por controle de peso, diabetes e outros

TECNOLOGIA Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

Hoje já existem cerca de 40 mil aplicativos disponíveis para todas as plataformas móveis e extremamente

abrangentes, de fitness a controle e monitoramento

Page 63: Outdoor Regional

63www.outdoorregional.com.br |

Page 64: Outdoor Regional

64 | www.outdoorregional.com.br

INFORME PUBLICITÁRIO

De casa nova

Flex Center Academia inaugura novo espaço e unifica

centros de treinamento

A Flex Center Academia mudou de endereço e unificou seus centros de treinamento. Agora, desde o dia 18 de novembro, o CT Musculação e o CT Artes Marciais estão juntos, para maior comodidade dos alunos.Presente na cidade de Boituva de 2003, a academia investe em um importante serviço à população, que é melhorar a qualidade de vida através de prática do esporte e de ativi-dades físicas.Tudo isso oferecido em um espaço que prioriza a relação personalizada entre aluno e instrutor, visto que a cada um é oferecido um treino específico, sempre com o comprometi-mento do instrutor.Faça uma visita ao novo endereço e comprove pessoalmente a estrutura e o atendimento diferenciado oferecido.

Flex CenterEndereço: Av. Pereira Ignácio, 432 - Centro - Boituva/SP(15) 3263 - 5742

Page 65: Outdoor Regional

65www.outdoorregional.com.br |

Page 66: Outdoor Regional

66| www.outdoorregional.com.br

Por: Rafael Barbosa r-barbosa@ outdoorregional.com.brGAMES

Page 67: Outdoor Regional

67www.outdoorregional.com.br |

Mais um jogo da série Mario está che-gando e isto não é pouca coisa. O enca-nador mais famoso do mundo dos games chega ao Wii-U com a tarefa de alavancar as vendas pouco expressivas do console, uma tarefa difícil, mas nada impossível para os que conhecem o histórico invejável de jogos do mascote da Nintendo.

Embora traga um nome parecido, “Su-per Mario 3D World” não é uma simples continuação de “Super Mario 3D Land”, lançado para 3DS em 2011. Embora traga muito do que foi apresentado no game do portátil, o novo jogo busca sua inspiração nos games clássicos da franquia, como “Super Mario Bros” 2 e 3.

Como nos jogos clássicos da série, o game é composto de vários mundos, cada um representado por um mapa composto de várias fases. Porém, agora não estamos restritos a pular de uma fase a outra, podendo explorar o mapa livremente e utilizar as caracte-rísticas únicas do controle do Wii-U, como o touch pad, para en-contrar itens escondidos.

Definitivamente um clássicoPara os que já têm algum conhecimento sobre os jogos da série,

o game não será nenhum bicho de sete cabeças, pois Mario ain-da terá que avançar até o final de cada fase em um tempo limite. Para ajudar em sua jornada, o encanador bigodudo poderá coletar uma série de itens que lhe dão poderes, como as já famosas Fire Flowers, que permitem ao jogador soltar bolas de fogo, e alguns novos como o Super Bell, que transforma Mario em um gato.

Mas os poderes não serão a única ajuda que Mario terá, pois o jogo oferecerá um modo multiplayer para até quatro jogadores, parecido com o encontrado em “New Super Mario Bros Wii-U”, onde outros amigos poderão controlar Luigi, Princesa Peach e Toad Azul. Cada personagem tem habilidades distintas: Mario é o personagem mais balanceado e o mais indicado para os que pro-

curam uma jogabilidade clássica, já Luigi pode dar grandes saltos, Toad pode correr mais rápido que qualquer um e Peach pode flutuar por breves períodos de tempo. As habilidades de cada personagem o tornam único e mudam consideravelmente a ma-

neira como o título é jogado.

Muita ajuda nesta horaJogadores adicionais podem entrar na partida a qualquer

momento e como o jogo foi desenvolvido pensando na coo-peração, aquele estilo caótico, presente nos jogos “New Super Mario”, dão lugar a algo mais dinâmico e organizado, onde os jogadores devem se ajudar para solucionar puzzels e avançar pelo cenário. A competição ainda estará presente e embora todos compartilhem o mesmo número de vidas, ganham pon-tuações separadas, que são comparadas no final do estágio e que elegem o melhor jogador.

Os jogos Nintendo sempre foram feitos para todos, criados para que jogadores novos e experientes pudessem se divertir. E, em-bora a série Mário seja considerada a expressão máxima da filo-sofia “diversão para todos”, o criador da série, Shigeru Miyamoto, nunca ficou plenamente satisfeito com este equilíbrio nos jogos 3D do encanador. “Mas, com ‘Super Mario Land 3D’, encontramos o espírito dos jogos originais, que eram acessíveis para iniciantes, mas também interessantes para os jogadores mais avançados”, afirmou Miyamoto em entrevista sobre o game.

A primeira aventura 3D do Mario no Wii-U promete trazer nova-mente aquele ar clássico dos antigos jogos da série, algo que sem dúvida irá animar os fãs e se olharmos o histórico de excelência da Nintendo, restará poucas dúvidas de que “Super Mario 3D World” será um grande jogo.

Page 68: Outdoor Regional

68 | www.outdoorregional.com.br

TURISMO Por: Bruno Rodrigues b-rodrigues@ outdoorregional.com.br

Page 69: Outdoor Regional

69www.outdoorregional.com.br |

O local e suas atraçõesSituada numa região de serras, no centro da Bahia, onde

nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas, a Chapada Diamantina é uma opção sem igual para aventureiros e admiradores de uma natureza pra lá de exótica. O local possui correntes de águas que brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em belíssimos regatos, despencam em grandiosas cachoeiras e formam piscinas naturais. A vegetação não deixa por menos, é exuberante, composta de es-pécies da caatinga semi-árida e da flo-ra serrana, destaque para as bromélias, orquídeas e sempre-vivas que dão um colorido todo particular ao lugar. Um dos atrativos mais marcantes é a Ca-choeira da Fumaça, com seus 380 me-tros de queda, a imagem impressiona. As atrações não param por aí. A chapa-da permite visitar gruta, fazer trekking em antigas trilhas de garimpeiros, montar a cavalo ou praticar esportes e aventuras. O território baiano abriga em seus vales e cumes, comunidades esotéricas e alternativas como no Vale do Capão. Os dois pontos mais altos da Bahia estão lá. São eles: Pico do Barbado com 2.080 metros (o mais alto do nordeste) e o Pico das Almas com 1.958 metros. Os lugares verdejantes guardam sempre uma surpresa com águas cristalinas ou areias coloridas, belos morros, flores e hortaliças que encantam pela beleza e viço. Em Igatu, a curiosidade dos visitantes aumenta em meio às ruínas da cidade fantasma, construída com pedras que formam as paredes de pequenas grutas. Os rios da Chapada Dia-

mantina têm coloração avermelhada. Isso acontece por conta da alta concentração de ácido húmico, resultado da decomposição de matéria orgânica vegetal que existe na região. No entanto, o Ibama garante: a água é potável e pode ser ingerida sem nenhum problema.

Um pouco da história A Chapada nem sempre foi uma concentração gigante

de serras. Há muitos anos, iniciou-se a formação da bacia sedimentar do es-pinhaço, em que rios, ventos e mares desempenharam o papel dos modifi-cadores diretos daquela paisagem. As inúmeras camadas de arenitos, con-glomerados, e calcários, hoje expos-tos na Chapada Diamantina, represen-tam as atividades destes agentes ao longo do tempo geológico. Nas ruas e calçadas das cidades da Chapada, la-jes de superfícies onduladas revelam a ação dos ventos e das águas que pas-savam sobre areais antigos. As inúme-

ras camadas de arenitos, conglomera-dos, e calcários, hoje expostas na Chapada Diamantina, representam os depósitos sedimentares primitivos; a pai-sagem atual é o produto das atividades daqueles agentes ao longo do tempo geológico. Nas ruas e calçadas das ci-dades da Chapada, lajes de superfícies onduladas revelam a ação dos ventos e das águas que passavam sobre areais antigos. Em Capão da Volta, conhecido como o “morro da igrejinha” é um dos lugares mais visitados, por católicos e todos que apreciam a beleza local.

Page 70: Outdoor Regional

70 | www.outdoorregional.com.br

Novo Golf

O Novo Golf GTI mais uma vez traz muita poupa e requinte e,

sem dúvida, deixa até quem não é fã de carteirinha do

modelo entusiasmado

DestaquesObjeto de desejo dos apaixonados por carros esportivos, o Golf,

um dos queridinhos da Volkswagem chega com propriedade em sua versão 2014. O motor do Novo Golf GTI pertence à terceira geração da família EA888 e traz cabeçote completamente novo. O sistema Start-Stop, recurso de série no Novo Golf GTI, tem efeito muito positivo na economia de combustível durante um tráfego urbano intenso e congestionamentos. Há, ainda, recurso de seleção do perfil de condução “Mode” (Normal, Eco, Esporte e Individual). O Novo Golf é equipado com um avançado motor a gasolina, com 1.984 cm3 de cilindrada, turboalimentado e com injeção direta. A potência é de 220 cv entre 4.500 e 6.200 rpm. O torque máximo é de 35,7 kgfm (350 Nm), contra 28,6 kgfm (280 Nm) do modelo anterior. O veículo se destaca pelo alto desem-penho: em quinta marcha, o carro acelera de 80 a 120 km/h em 7,8 segundos. Outros dados que não devem ser menosprezados em um GTI: a nova geração acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 se-gundos e atinge velocidade máxima de 244 km/h. Os controles do ar-condicionado digital de duas zonas “Climatronic” ficam sob o sistema Infotainment. Eles são seguidos pela seção infe-rior do console central, que corre até o grande apoio de braços central. À direita do condutor ficam os botões do novo freio de estacionamento eletrônico com função “Auto Hold”. Próximo a eles, há um compartimento porta-objetos fechado com as inter-faces para iPod/iPhone. Muito chique, não?

Design e interiorQuando o assunto referente ao Novo Golf se volta para seu

design, é preciso falar sobre sua estrutura técnica. A simbolo-gia do Novo Golf GTI. Como o primeiro Golf GTI, este da sétima geração também ostenta a típica simbologia da sigla. Ela inclui a faixa vermelha na grade do radiador, que agora se estende até os faróis. No extremo inferior do para-choque, sob o painel trans-versal na cor da carroceria, a entrada de ar na cor preta, com sua

estrutura tipo colmeia, não é mais cercada por outra área em preto, mas por superfícies na cor do carro. Dessa forma, a en-trada de ar causa uma impressão mais forte. O visual interior do Novo Golf GTI é arrematado pela iluminação ambiente verme-lha, pelos frisos especiais e painéis (frisos nas portas dianteiras com iluminação ambiente), pedais e descanso do pé esquerdo em aço inoxidável escovado, soleiras das portas dianteiras com aplique em aço inoxidável e iluminação ambiente também in-tegrada. As cores oferecidas, Vermelho Tornado e Preto Ninja, assim como o Branco Puro têm sido características do Golf GTI desde o princípio. O Novo Golf GTI também pode ser encomen-dado em seis cores metálicas ou uma perolizada: “Cinza Car-bono”, “Prata Sargas”, “Prata Tungstênio”, “Cinza Limestone”, “Azul Night” e “Preto Mystic” (perolizada). O Novo Golf GTI tem preço sugerido inicial de R$ 94.990. Salgado? Aí vai da sua análi-se de compensação de preço.

AUTOS Por: Bruno Rodrigues [email protected]

dos destaques do novo Golf é o sistema Start-Stop, que economiza combustível

Page 71: Outdoor Regional

71www.outdoorregional.com.br |

Page 72: Outdoor Regional

72 | www.outdoorregional.com.br

FINANÇAS Por: Fábio Sanqueta f-sanqueta@ outdoorregional.com.br

Recuperação Judicial

De forma direta e objetiva, entenderemos o significado

deste “palavrão”

Recentemente, um dos assuntos mais comentados e vistos nos mais variados canais de comunicação (Internet, TV, Rádio, Jor-nais e Revistas) se refere ao pedido de Recuperação Judicial das empresas do ex-bilionário Eike Batista, OGX e OSX, respectiva-mente a petroleira e o estaleiro. O foco da matéria é entender o significado da Recuperação Judicial.

O que éEm termos técnicos, a recuperação judicial é uma medida le-

gal e praticável com o objetivo de evitar a falência da empresa, proporcionando ao empresário devedor de, em juízo, apresentar aos seus credores as formas de quitação dos débitos pendentes, débitos estes sem geração de caixa suficiente para cumprimento dos valores nas datas pré-estipuladas. E agora há também uma nova lei, Nova Lei de Falências (Lei nº 11.101/2005). Na prática, a principal mudança, é que, anteriormente, quando um credor entrava na justiça contra a empresa devedora, a mesma tinha 24 horas para quitar a dívida total ou seria iniciado o processo de falência. Para diminuir a quantidade e se possível recuperar uma parte do valor, a nova lei estipula um prazo de cinco dias à em-presa para apresentar uma defesa ou o pedido de recuperação.

Como procederQualquer porte de empresa pode acionar a medida, desde as

microempresas às multinacionais, porém, com algumas dife-renças. As grandes empresas (teoricamente com dívidas muito maiores) precisam de um bom escritório de advocacia e uma consultoria para elaborar no prazo de 60 dias um plano de rees-truturação a ser entregue à Justiça. Diferentemente de uma em-presa de pequeno porte, onde provavelmente a proporcionali-

dade do caso seja inferior, “apenas” um advogado é o suficiente, pois não precisam do projeto e plano de reestruturação. Neste segmento de microempresas, a lei permite um prazo de 36 me-ses para o pagamento da dívida com uma carência de seis meses para iniciar o pagamento do valor principal.

A vantagem que fica é do devedor reunir todos os credores (in-clusive os que não possuem garantias nas operações) e apresen-tar um projeto de recuperação, evitando assim a falência, hon-rando no final todos os compromissos. Como base, a consultoria Goldman Sachs listou dez das maiores empresas que pediram recuperação judicial desde 2005 e apenas duas foram decreta-das à falência: VASP em 2008 e AGRENCO em 2013.

Para diminuir a quantidade e se possível recuperar uma parte do valor, a nova lei estipula um prazo de cinco dias à empresa para apresentar uma defesa ou o pedido de recuperação

A lei permite um prazo de 36 meses para o pagamento da dívida com uma carência de seis meses para iniciar o

pagamento do valor principal

Page 73: Outdoor Regional

73www.outdoorregional.com.br |

Page 74: Outdoor Regional

74 | www.outdoorregional.com.br

DIREITO Por: Bruno Fernandes b-fernandes@ outdoorregional.com.br

Direito à informação ou invasão de

privacidade?Recentemente nossos noticiários

nos trouxeram novas polêmicas sobre a realização de biografias

não autorizadas. Em eventos como estes, deve prevalecer a liberdade de expressão ou a preservação da

intimidade do biografado?

O cantor Roberto Carlos esteve em destaque nos noticiá-rios ultimamente, não por seu tradicional show de final de ano, mas sim em razão de uma biografia sua realizada sem o seu consentimento. O artista proibiu a comercialização da obra, e dentre seus argumentos, está a queixa de inva-são à sua privacidade.

Justo?Decisões judiciais têm sido proferidas no sentido de

preservar os interesses dos biografados. No entanto, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº. 393/11, que altera dispositivo do Código Civil, a fim de suprimir a necessida-de de consentimento do biografado, quando este for pes-soa pública ou de relevante interesse social.

Por óbvio que tal problemática guarda diversas peculia-ridades de conflitos de interesses e inclusive legais. Nossa Constituição Federal, lei máxima de nosso ordenamento jurídico, prevê em seu artigo 5º, X a garantia da inviola-bilidade da intimidade, da vida privada e da imagem e, mais à frente, no mesmo texto legal, no artigo 220, § 2º, proíbe qualquer tipo de censura, seja de natureza política, ideológica ou artística. Como resolvemos esta “pequena” contradição?

DiscussãoAté que ponto podemos considerar a liberdade de ex-

pressão ou o direito à informação como indispensável, se este fere contumazmente a direito de igual importância, senão até maior, como o direito à privacidade?

A discussão já chegou ao Supremo Tribunal Federal, onde a liberdade de expressão foi tratada pelo Ministro Carlos Ayres Britto, como “sobredireito”, não podendo ser

sobreposta aos direitos tidos como “fundamentais”. Haja vista, houve entendimentos de outros ministros e sentido oposto.

Já pelo lado dos escritores, tem-se o entendimento de que a notoriedade social do biografado o insere na história social, avalizando a possibilidade de noticiar sua vida pú-blica e íntima, independente de seu consentimento.

Toda essa discussão ainda irá percorrer um grande ca-minho antes de termos um termo. Contudo, podemos pensar se o fato de uma pessoa ter optado a ter uma vida pública, nos daria o direito de invadirmos sua privacidade, contarmos todas as suas qualidades e expormos suas fra-quezas? Um velho ditado popular nos traz que “o seu di-reito termina quando o meu começa”. Penso que seja uma frase bem pertinente ao caso.

Page 75: Outdoor Regional

75www.outdoorregional.com.br |

Page 76: Outdoor Regional

76 | www.outdoorregional.com.br

Por: AC Rezende ac-rezende@ outdoorregional.com.brPOLÍTICA

Page 77: Outdoor Regional

77www.outdoorregional.com.br |

O final do ano vem chegando e a proximidade das eleições de 2014 tem levado deputados estaduais e federais, senadores, go-vernadores e a própria Presidente da República, a acelerar os tra-balhos. Há quem veja muitas sementes sendo plantadas nesses últimos meses, sementes que os políticos esperaram para plan-tar agora, visando colher, como fruto, votos em 2014.

São ações demagógicas, início de obras que vinham sendo esperadas e jamais cumpridas, leis polêmicas que têm enorme aceitação popular, etc. Nada que fuja ao comum, em se tratando de períodos pré-eleitorais. Ou a população dá um basta nesse tipo de atitude, nas urnas, ou o cidadão brasileiro vai viver para sempre tendo suas necessidades atendidas somente em perío-dos eleitorais.

Crimes hediondosO governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, defendeu no dia

5, na Câmara dos Deputados, o projeto de lei que entregou, no início do ano, à presidência da Casa para ampliar de três para oito anos o período de internação de adolescentes que cometam cri-mes hediondos, mas sem alterar a maioridade penal.

A proposta coloca em regime especial, separado dos demais internos, os que completarem 18 anos durante o cumprimento de medida socioeducativa.

Também participou do Seminário Nacional sobre Aplicação de Medidas Socioeducativas a Adolescentes Infratores a deputada Keiko Ota (PSB-SP), mãe de um menino de oito anos, seques-trado e morto em São Paulo, em 1997, com dois tiros no rosto.

Marco Civil da InternetO texto final do Marco Civil da Internet, apresentado dia 5 pelo

relator da proposta na Câmara dos Deputados, Alessando Mo-lon (PT-RJ), condiciona a uma nova regulamentação, por meio de decreto do governo, a obrigação de os provedores de internet que exercem atividades no país guardarem as informações em datacenters no Brasil.

CPI da EspionagemA presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Es-

pionagem, senadora Vanessa Graziotin (PCdoB-AM), disse que o órgão quer explicações sobre o uso de 841 antenas pela Em-baixada dos Estados Unidos no Brasil para suas comunicações. O dado foi repassado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As antenas têm autorização da Anatel e a maioria é mó-vel, segundo a senadora.

Para Vanessa Graziotin, os Estados Unidos precisam dar “uma explicação sólida” sobre o uso e propósito dessas antenas. “Eles alegam serem necessárias para suas comunicações. Não sei por que fora da embaixada e do consulado”, disse, em referência às antenas móveis, após audiência que ouviu representantes das empresas de telefonia móvel TIM, Oi, Vivo e Claro.

A comissão pretende averiguar também quantas antenas o Brasil utiliza em outros países.

Cotas raciais em concursosA presidente Dilma Rousseff com o apoio de deputados e se-

nadores para a aprovação do projeto de lei que concede 20% das vagas de concursos públicos federais para os negros. Segundo ela, foi “com orgulho” que enviou a mensagem aos parlamenta-res com o projeto de lei em regime de urgência constitucional. “Conto com o apoio do Congresso Nacional para avançar nesta questão”, disse em sua conta no Twitter.

O texto foi assinado dia 5 pela presidente, durante abertura da 3ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

A mensagem, publicada no Diário Oficial da União, reserva 20% das vagas em “concursos públicos para provimento de car-gos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das em-presas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União”.

Page 78: Outdoor Regional

78 | www.outdoorregional.com.br

Bolo de limão

Ingredientes ½ xícara (chá) de leite½ xícara (chá) de suco de limão3 xícaras (chá) de farinha de trigo½ colher (chá) de sal2 colheres (chá) de fermento em pó1 colher (chá) de raspas da casca do limão200 gramas de manteiga2 xícaras (chá) de açúcar4 ovos

Por: Juliana Moreno j-moreno@ outdoorregional.com.br

Antes de começar a misturar os ingre-dientes, já unte com manteiga e farinha duas formas para bolo inglês e reserve. Também já preaqueça o forno a 180ºC

GOURMET

Quem não gosta de um bolinho para tomar aquele delicioso café da tarde? Este, além de ser super fácil de fazer, fica fofinho e muito gostoso.

Diminua a velocidade da batedeira ao mínimo e acrescente, alternadamente, a mistura do leite com o suco de limão, e a mistura da farinha

Em uma tigela, misture o leite com o suco de limão e reserve, e em outra ti-gela, peneire a farinha de trigo, o sal e o fermento em pó. Após, adicione as ras-pas de limão

Leve para a batedeira a manteiga com o açúcar, batendo em veloci-dade média até a mistura estar bem cremosa. Depois, acrescente os ovos um a um, batendo bem

Divida a massa nas duas formas e leve ao forno por cerca de 40 minutos. Depois de prontos, deixe esfriar por 10 minutos e retire-os da forma

Page 79: Outdoor Regional

79www.outdoorregional.com.br |

Page 80: Outdoor Regional

80 | www.outdoorregional.com.br

GALERIA

Vitória By KidsSapato Feminino BibiR: Cel. Eugênio Motta, 521, Loja 42, Centro, Boituva/SP(Shopping Villa D´Ouro)(15) 3363-2648

Rock StoreBolsas

R$ 59,90Av. Alexandrina B. Vercellino, 184, Centro, Boituva/SP

(Próx. a Escola Vercellino)(15) 9700-8558 / 9743-7220

Rock StoreBlusa de ombro caído R$ 39,90Av. Alexandrina B. Vercellino, 184, Centro, Boituva/SP(Próx. a Escola Vercellino)(15) 9700-8558 / 9743-7220

Duda´s FashionBlusinhasR$ 29,90

Av. Pereira Ignácio, 765, Centro, Boituva/SP(15) 3263-2443

Órbita da ModaCalçados, bolsas e acessóriosRua João Leite, 295, Loja 01, Centro, Boituva/SP(Galeria Villa di Oriana)(15) 3363-6061

Page 81: Outdoor Regional

81www.outdoorregional.com.br |

Atrevida LingerieConjunto Rios R: Cel. Eugênio Motta, 266, Centro, Boituva/SP(15) 3363-2258

Atrevida LingerieConjunto Rios

R: Cel. Eugênio Motta, 266, Centro, Boituva/SP(15) 3363-2258

Atrevida LingerieConjunto Rios R: Cel. Eugênio Motta, 266, Centro, Boituva/SP(15) 3363-2258

Atrevida LingerieConjunto Rios

R: Cel. Eugênio Motta, 266, Centro, Boituva/SP(15) 3363-2258

Atrevida LingerieKit Reveillon RiosR: Cel. Eugênio Motta, 266, Centro, Boituva/SP(15) 3363-2258

Page 82: Outdoor Regional

82 | www.outdoorregional.com.br

Síndrome de macho

Recentemente vi uma cena curiosa na minha aula de dança. O professor, sempre brincalhão, ensinava as téc-nicas de condução a um grupo de homens que pertencia a uma turma iniciante e eu aproveitei para me juntar a eles e relembrar uns passos, afinal, minha cabeça nunca foi muito boa para lembrar das coisas.

No meio da instrução, ouço o professor soltar um “aí você conduz a mão da dama para o lado esquerdo e dá uma empinadinha com o quadril assim...”, dizia ele en-quanto dava uma semi rebolada. Não tive como não rir da cena e como o clima era de descontração (dançar pode ser tudo, menos assunto sério), em pouco tempo todos começamos a rir e fazer brincadeiras, mas depois de um tempo, não pude deixar de notar que a maioria dos ho-mens não queria ou estava extremamente sem jeito de dar aquela semi reboladinha.

Podemos ser, ou pelo menos dizer, que temos a men-te aberta, mas todo homem é condicionado a ser aquele cara macho, que esbanja testosterona para todos os la-dos. Uma visão que já começa na escola, quando vemos que aqueles garotos mais “soltinhos” tendem a ser ex-cluídos do grupo dos meninos e passam muitas vezes a ser ridicularizados por eles, com apelidos maldosos como “viadinho”.

É inevitável que muitos homens acabem levando estas leis infantis e imaturas da escola, para a vida adulta, ado-tando um comportamento machista que influencia não apenas a opinião sobre as mulheres, mas sobre eles mes-

mos, reprimindo-se contra qualquer ação que lembre, mesmo que muito vagamente, um ato feminino. Homens que têm medo da feminilidade e que assim se tornam inseguros sobre a própria masculinidade, sempre com o receio de que se derem um deslize, as pessoas em volta podem duvidar ou pôr à prova a sua virilidade, como as crianças adoram fazer quando são mais novas e imaturas.

É obvio que a masculinidade é muito importante para os homens, assim como ser feminina é algo essencial para a maioria das mulheres, mas muitas vezes essa importância é levada ao limite, como se fosse um tesouro que deve ser guardado a sete chaves. Talvez seja hipócrita um homem dizer que não é machista, afinal, isto não quer dizer so-mente que você acha ou não que o lugar de uma mulher é na boca do fogão. Essa síndrome de macho pode se mani-festar de muitas maneiras, seja pela opinião que você tem sobre os outros ou, principalmente, sobre a opinião que você tem sobre si mesmo.

CRÔNICA Por: Rafael Barbosa r-barbosa@ outdoorregional.com.br

É obvio que a masculinidade é muito importante para os homens, assim como ser feminina é algo essencial para a maioria das mulheres, mas muitas vezes essa importância é levada ao limite

Page 83: Outdoor Regional

83www.outdoorregional.com.br |

Page 84: Outdoor Regional

84 | www.outdoorregional.com.br