os mitos e verdades do eucalipto

3
FACULDADE CAPIXABA DE NOVA VENÉCIA Credenciada pela portaria nº 1.299 de 26 de agosto de 1999 CURSO: SUPERIOR BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL DISCIPLINA: Gestão de Recursos Naturais SEMESTRE: 2015-1 PROFESSOR (A): Izabella Martins da Costa Rodrigues Os Mitos e Verdades do Eucalipto Nome:Luis Alfredo Santos Os Mitos e Verdades do Eucalipto O eucalipto é uma árvore nativa da Austrália, do Timor e da Indonésia, sendo considerada uma espécie exótica em todas as outras partes do mundo com mais de 600 espécies pertencentes ao gênero Eucalyptus.O Brasil possuiu 5,7 milhões de hectares de florestas plantadas com eucaliptos, pínus e outros tipos de árvore. Um hectare de eucalipto consome 10 toneladas de carbono da atmosfera por ano, contribuindo para a diminuição da poluição, o aquecimento global e combatendo o efeito estufa.Os mitos e as verdades sobre o eucalipto começaram a aparecer nas décadas de 60 e 70 , com o insucesso das primeiras experiências de reflorestamento que foi o bastante para que surgissem afirmações sem fundamento a respeito do cultivo de eucalipto, e mesmo se passado décadas, há muitas pessoas que acreditam nas falsas afirmações a respeito do eucalipto gerando uma certa desconfiança das florestas plantadas. Uma das afirmações mais cobiçadas é a que o eucalipto seca o solo, que não é verdade, pois em qualquer tipo de plantação, florestal ou não, é visível o consumo de água, em níveis variados, dependendo da espécie plantada. Mesmo as florestas nativas consomem água dos mananciais e do solo. O eucalipto retém menos água que as matas nativas que tem as copas maiores, permite que a água chegue ao solo

Upload: luis-alfredo-santos

Post on 15-Jan-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Os Mitos e Verdades do Eucalipto , sobre os assunto s relacionados a esta planta bastante duvidosa

TRANSCRIPT

Page 1: Os Mitos e Verdades Do Eucalipto

FACULDADE CAPIXABA DE NOVA VENÉCIACredenciada pela portaria nº 1.299 de 26 de agosto de 1999

CURSO: SUPERIOR BACHARELADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

DISCIPLINA: Gestão de Recursos Naturais SEMESTRE: 2015-1

PROFESSOR (A): Izabella Martins da Costa Rodrigues

Os Mitos e Verdades do Eucalipto

Nome:Luis Alfredo Santos

Os Mitos e Verdades do Eucalipto

O eucalipto é uma árvore nativa da Austrália, do Timor e da Indonésia, sendo considerada uma espécie exótica em todas as outras partes do mundo com mais de 600 espécies pertencentes ao gênero Eucalyptus.O Brasil possuiu 5,7 milhões de hectares de florestas plantadas com eucaliptos, pínus e outros tipos de árvore. Um hectare de eucalipto consome 10 toneladas de carbono da atmosfera por ano, contribuindo para a diminuição da poluição, o aquecimento global e combatendo o efeito estufa.Os mitos e as verdades sobre o eucalipto começaram a aparecer nas décadas de 60 e 70 , com o insucesso das primeiras experiências de reflorestamento que foi o bastante para que surgissem afirmações sem fundamento a respeito do cultivo de eucalipto, e mesmo se passado décadas, há muitas pessoas que acreditam nas falsas afirmações a respeito do eucalipto gerando uma certa desconfiança das florestas plantadas.

Uma das afirmações mais cobiçadas é a que o eucalipto seca o solo, que não é verdade, pois em qualquer tipo de plantação, florestal ou não, é visível o consumo de água, em níveis variados, dependendo da espécie plantada. Mesmo as florestas nativas consomem água dos mananciais e do solo. O eucalipto retém menos água que as matas nativas que tem as copas maiores, permite que a água chegue ao solo mais rapidamente por ter menos folhagem, que também diminui a evaporação pra atmosfera, tem uma capacidade de absorver mais água na época das chuvas e menos na época da seca, suas raízes não ultrapassam dois metros e meio, portanto não chegam aos lençóis freáticos. A falta d’ água é ocasionada principalmente pelas más práticas de cultivo adotadas pelo produtor e pelo uso inadequado dos recursos hídricos, não pelo tipo de cultura cultivada.

Muitos dizem que eucalipto consome muita água, mas não é verdade, ele tem a capacidade de absorção de água maior no período chuvoso  e reduzir a transpiração durante a época de estiagem, havendo espécies que chegam a perder as folhas no fim desse período . As raízes dele não ultrapassam 2,5 m

Page 2: Os Mitos e Verdades Do Eucalipto

de profundidade, por isso não alcançam os lençóis freáticos e retiram do solo uma quantidade de água muito próxima à consumida por árvores de florestas nativas.Em comparação com matas nativas, cujas árvores possuem copas amplas as florestas de eucalipto retêm menos água da chuva.

Os questionamentos sobre o impacto do eucalipto no solo são freqüentes , ou seja, se ele esgota a fertilidade do terreno ou se causa erosão. A verdade é que comparado com a agricultura, que tem ciclos anuais, o cultivo de eucalipto tem longa duração, com ciclos de aproximadamente sete anos. Durante esse tempo, ele atua em benefício do solo, protegendo-o e contribuindo para a melhoria de sua drenagem, aeração e capacidade de armazenamento de água. Após a colheita, cascas, folhas e galhos que possuem 70 por cento de nutrientes da árvore, permanecem no local e incorporam-se ao solo como matéria orgânica, além de contribuir para o controle da erosão.

Outra afirmação falsa é de que o eucalipto gera deserto verde,o ecossistema das plantações de eucalipto são ricos em biodiversidade, formam um corredor para áreas de preservação e criam um habitat para a fauna, oferecendo condições de abrigo, de alimentação e mesmo de reprodução . As áreas plantadas e cultivadas com os eucaliptos, por felicidade técnica e econômica, são em sua maioria áreas de pastagens degradadas ou locais anteriormente utilizados pela agricultura de forma intensiva. Engana-se quem acredita que a implantação de uma floresta de eucalipto ameaça as comunidades que vivem perto dela e prejudica a economia da região. Elas geram dezenas de empregos de forma direta e indireta. Tanto os viveiros, onde são produzidas as mudas quanto a manutenção da própria floresta em desenvolvimento requerem mão de obra qualificada, e nada melhor do que contratar gente dos arredores para suprir essa demanda. Ao mesmo tempo, essas pessoas têm a oportunidade de aprender uma profissão.

O eucalipto é uma cultura realmente necessária economicamente. Os problemas atribuídos à espécie não são todos verdades, e muitos podem ser combatidos com um manejo adequado que vise o menor impacto. Mais do que ser um negócio rentável e produtivo, as plantações de eucalipto têm cumprido seu papel fundamental de reduzir a pressão sobre as matas nativas.