os materiais de estradas

2
Os materiais de estradas: 1) Graves não tratadas (2 tipos): - Graves não tratadas A (GNT A): Obtidas em uma única fração, sem acréscimo de áua - Graves !econstitu"das umidi#cadas (G!$% GNT &): 'ão obtidas or recom osição de várias fraç es ranu*ares distintas, dentro de ro orç es de#nidas e umidi#cadas em centra*+ Os G!$ são raves u ossuem caracter"sticas me* ores contro*adas ue as do GNT A+ Os GNT são reservados ara trá#cos *entos á médios+ 2) Materiais tratados com ligantes hidráulicos (2 tipos): - Grave cimento: rave .%/. 0 1 a 23 de cimento+ 4sados na base da fundação+ - 5oncreto de cimento: rave de fração arenosa 0 2 a 6/3 de cimento 4sados na camada de su erf"cie+ 7abricação em centra*: recom osição da rave e umidi#cação na entra em um misturador+ 8istura e de ois estocaem em tremon a+ Acrescenta-se eventua*mente os aditivos+ 3) Materiais tratados com ligantes hidrocarbonados - Areias e raves betumes: 5o*ocada em obra á uente, uti*i9ados n camada de base de fundação: Areia 0 1 a 3 de betume (c*asse /.%1 Grave (.%6 ou .%/.) em camada de base, até .%16,2 em camada de fundação 0 1 a 23 de betume (/.%1. ou ;.%<.) - 5oncretos betuminosos: 5o*ocados em obra á uente: Na camada de *iação: rãos menos e*aborados em re*ação á camada de ro*amento 0 2 a ;3 de betume ( .%2. ou ;.%<.) Na camada de ro*amento: rãos bastante e*aborados (.%6. ou .%6 )+ teor em betume ( .%2. ou ;.%<.) é determinado or um estudo de formu*ação+ - !evestimentos drenados: 5o*ocados em obra = uente+ > uma rave descont"nua (.%6. a .%6 ) de fraco teor em areia .%/ 0 a 23 de betumes (;.%<. ou ?.%6..)+ @ossuem /.3 de va9ios ue são úteis ar drenaem das áuas *uviais, orém, não asseuram a im ermeabi*idade da rodovia+ 'ão interessantes ois reso*vem os rob*emas de a ua *enaem+ 'ão uti*i9ados ara reforçamento, a im ermeabi*idade é asseurada e*o o antio revestimento+ m obras novas, uma camada de fec amento deve ser dis osta antes da camada de revestimento+

Upload: lucas-oliveira

Post on 05-Nov-2015

221 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Estradas - tradução francês

TRANSCRIPT

Os materiais de estradas:1) Graves no tratadas (2 tipos):- Graves no tratadas A (GNT A): Obtidas em uma nica frao, sem acrscimo de gua - Graves Reconstitudas umidificadas (GRH/ GNT B): So obtidas por recomposio de vrias fraes granulares distintas, dentro de propores definidas e umidificadas em central. Os GRH so graves que possuem caractersticas melhores controladas que as do GNT A.Os GNT so reservados para trficos lentos mdios.2) Materiais tratados com ligantes hidrulicos (2 tipos):- Grave cimento: grave 0/20 + 3 a 5% de cimento. Usados na base da fundao.- Concreto de cimento: grave de frao arenosa + 5 a 12% de cimento. Usados na camada de superfcie.Fabricao em central: recomposio da grave e umidificao na entrada em um misturador. Mistura e depois estocagem em tremonha. Acrescenta-se eventualmente os aditivos.3) Materiais tratados com ligantes hidrocarbonados - Areias e graves betumes: Colocada em obra quente, utilizados na camada de base de fundao: Areia + 3 a 4% de betume (classe 20/30) Grave (0/14 ou 0/20) em camada de base, at 0/31,5 em camada de fundao + 3 a 5% de betume (20/30 ou 60/70)

- Concretos betuminosos: Colocados em obra quente:Na camada de ligao: gros menos elaborados em relao camada de rolamento + 5 a 6% de betume (40/50 ou 60/70)Na camada de rolamento: gros bastante elaborados (0/10 ou 0/14). O teor em betume (40/50 ou 60/70) determinado por um estudo de formulao.

- Revestimentos drenados: Colocados em obra quente. uma grave descontnua (0/10 a 0/14) de fraco teor em areia 0/2 + 4 a 5% de betumes (60/70 ou 80/100). Possuem 20% de vazios que so teis para a drenagem das guas pluviais, porm, no asseguram a impermeabilidade da rodovia. So interessantes pois resolvem os problemas de aquaplenagem. So utilizados para reforamento, a impermeabilidade assegurada pelo o antigo revestimento. Em obras novas, uma camada de fechamento deve ser disposta antes da camada de revestimento.