os fatos sociais na música de arnaldo antunes

3
OS FATOS SOCIAIS NA MÚSICA DE ARNALDO ANTUNES A melhor maneira de entender a sociedade em que se vive é através de sua produção cultural. Não é novidade que pela música, por exemplo, diversos conceitos e temas podem ser trabalhados a fim de entender melhor os conceitos sociológicos. Numa música, que ainda não foi lançada, composta pelo artista Arnaldo Antunes, em parceria com Antonio Pinto, podemos comprovar tal idéia. O trabalho faz parte de um projeto do ex- titã, juntamente com outros artistas, que reúne canções para um CD só com músicas infantis. A primeira música, que dá nome ao CD, tem um título sugestivo, chama-se “Pequeno cidadão”. Ao longo de toda a letra nos deparamos com uma seqüência de ordens ao qual toda criança está acostumada, por exemplo, a primeira estrofe: “Agora pode tomar banho/Agora pode sentar pra comer/Agora pode escovar os dentes/Agora pega o livro, pode ler”. Mesmo as atividades que proporcionam prazer surgem totalmente vigiadas por alguém, ou melhor, por um adulto, que de uma forma coercitiva controla tudo de maneira a estabelecer as regras e as normas. Podemos utilizar essa letra para entender melhor o conceito de “fato social” elaborado pelo sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917). Para Durkheim a sociedade e suas instituições (o Estado, a família, a religião etc.) prevalecem sobre o indivíduo. As normas e regras da sociedade são passadas para os indivíduos e estes têm que aceitar, caso contrário podem sofre as penas por desacato às ordens pré-estabelecidas. Na última estrofe Arnaldo escreve: “É sinal de educação/Fazer sua obrigação/Para ter o seu direito de pequeno cidadão”. O pensamento de Durkheim propõe-se a estudar a estrutura reguladora da sociedade, por isso a educação é um dos exemplos

Upload: daniel-zuercher

Post on 14-Apr-2016

45 views

Category:

Documents


33 download

DESCRIPTION

A Importância Da Música Na Aprendizagem

TRANSCRIPT

Page 1: Os Fatos Sociais Na Música de Arnaldo Antunes

OS FATOS SOCIAIS NA MÚSICA DE ARNALDO ANTUNES

A melhor maneira de entender a sociedade em que se vive é através de sua produção cultural.

Não é novidade que pela música, por exemplo, diversos conceitos e temas podem ser trabalhados a fim de entender melhor os conceitos sociológicos.

Numa música, que ainda não foi lançada, composta pelo artista Arnaldo Antunes, em parceria com Antonio Pinto, podemos comprovar tal idéia. O trabalho faz parte de um projeto do ex-titã, juntamente com outros artistas, que reúne canções para um CD só com músicas infantis.

A primeira música, que dá nome ao CD, tem um título sugestivo, chama-se “Pequeno cidadão”.

Ao longo de toda a letra nos deparamos com uma seqüência de ordens ao qual toda criança está acostumada, por exemplo, a primeira estrofe: “Agora pode tomar banho/Agora pode sentar pra comer/Agora pode escovar os dentes/Agora pega o livro, pode ler”.

Mesmo as atividades que proporcionam prazer surgem totalmente vigiadas por alguém, ou melhor, por um adulto, que de uma forma coercitiva controla tudo de maneira a estabelecer as regras e as normas.

Podemos utilizar essa letra para entender melhor o conceito de “fato social” elaborado pelo sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917).

Para Durkheim a sociedade e suas instituições (o Estado, a família, a religião etc.) prevalecem sobre o indivíduo. As normas e regras da sociedade são passadas para os indivíduos e estes têm que aceitar, caso contrário podem sofre as penas por desacato às ordens pré-estabelecidas.

Na última estrofe Arnaldo escreve: “É sinal de educação/Fazer sua obrigação/Para ter o seu direito de pequeno cidadão”.

O pensamento de Durkheim propõe-se a estudar a estrutura reguladora da sociedade, por isso a educação é um dos exemplos preferidos desse intelectual, pois é através dela (a educação) que os indivíduos passam a conhecer as regras da sociedade em que vive.

Na música de Arnaldo Antunes prevalece a todo o momento uma atitude reguladora para que a criança aprenda a ser desde cedo um “Pequeno cidadão”

- MÚSICA: PEQUENO CIDADÃO

- AUTORES: ARNALDO ANTUNES E ANTONIO PINTO

Agora pode tomar banho

Agora pode sentar pra comer

Page 2: Os Fatos Sociais Na Música de Arnaldo Antunes

Agora pode escovar os dentes

Agora pega o livro, pode ler

Agora tem que jogar videogame

Agora tem que assistir TV

Agora em que comer chocolate

Agora tem que gritar pra valer

Agora pode fazer a lição

Agora pode arrumar o quarto

Agora pega o que jogou no chão

Agora pode amarrar o sapato

Agora tem que jogar bola dentro de casa

Agora tem que bagunçar

Agora tem que sujar de lama

Agora tem que pular no sofá

É sinal de educação

Fazer sua obrigação

Para ter o seu direito de pequeno cidadão

Artigo retirado do blog: Dialéticas sócias no dia 30/01/16 as 01:08 através do endereço http://dialeticasocial.blogspot.com.br/2009/02/os-fatos-sociais-na-musica-de-arnaldo.html