os essênios - essenios.files.wordpress.com · antes de os manuscritos do mar morto serem...

33
0 1 Octávio Caúmo Serrano OS Essênios Registro no EDA 353749, em 20/09/2005

Upload: lehanh

Post on 10-Jul-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

0 1

Octávio Caúmo Serrano

O SEssênios

Registro no EDA 353749, em20/09/2005

2

Os Essênios

Edição junho de 1999

Distribuição gratuita entre osparticipantes e freqüentadores da

Casa dos Essênios.

2 3

Octávio Caúmo Serrano

OS ESSÊNIOS

Centro Kardecista “Os Essênios”Avenida Esperança, 1213 - Manaíra

58038-281 - João Pessoa-PBFone (83) 3247-5936 e 9332-2674 h.c.

[email protected]

4

Os Essênios

ÍNDICEPg

1 - Quando surgiram os Essênios....11 2 - Noticias históricas...................13 3 - Aliança com Deus......................15 4 - Ordens e afirmações................17 5 - Planta do Mosteiro..................20 6 - Princípios...................................23 7 - Organização.............................27 8 - O Messias................................31 9 - Origem dos cristãos.................3310 - Relatos mediúnicos................. 39

4 5

Octávio Caúmo Serrano

PREÂMBULO

Conheça os Essênios.Após a descoberta dos documentos do

Mar Morto, na região do Khirbet Qun Ram,no Estado de Israel, confirmaram-se muitasafirmações de historiadores do início da eracristã.

Hoje, os escritos originais dacomunidade Essênia, contando as suas leis,cânticos, hábitos e normas de vida,comprovam o que sempre foi posto emdúvida e mereceu pouco crédito por partede cientistas e religiosos.

A partir do ano de 1947, eprosseguindo até nossos dias, as pesquisasse desenvolvem e já é bastante grande aliteratura que trata desta rara e “ocasional”descoberta, quando um jovem beduíno

6

Os Essênios

na captura de uma cabritinha que se haviadesgarrado do rebanho, penetrou em umadas grutas nas montanhas da região,encontrando vasos que continhaminformações sobre aquele povo.

Em nosso idioma, ainda há poucoslivros sobre o assunto. Mas na literaturaestrangeira, há muitas obras sobre essamisteriosa comunidade do Mar Morto.

Fácil concluir, portanto, que estepequeno informativo sobre “Os Essênios”,dá apenas pálida idéia sobre a vida dessagente e procura despertar o interesse paraque se conheça um pouco mais sobre ela.

Mas a razão principal destelançamento é atender às pessoas que nosvisitam, ou têm contato com nossoagrupamento religioso, e demonstramcuriosidade em saber que são, ou quemforam, os Essênios.

O autor26-10-1982

6 7

Octávio Caúmo Serrano

“Pelo fruto se conhece a árvore.”Jesus, em Mateus, 12:33

8

Os Essênios

1QUANDO SURGIRAM OS ESSÊNIOS

Estamos na Palestina.Na terra dos Profetas, entre o primeiro

século antes de Cristo e o primeiro séculodepois de Cristo, operam-se grandesmovimentos religiosos.

Agrupamentos diversos nasceram damassa popular.

Encontram-se aí os zelotes, sicários,galileus, nazarenos, batistas, saduceus,fariseus, levitas e outros grupos quenasciam de suas aspirações religiosas.

Entre esses, um outro grupo da qualjá se tinha referência muito antiga, desdeo velho Egito, floresce às margens do MarMorto, próximo de Jericó: são os Essênios.

Entre os anos 150 a.C e 70 d.C, mais

8 9

Octávio Caúmo Serrano

ou menos os Essênios foram claramenteidentificados, uma vez que viviam isoladosdas demais comunidades, afastados daopulência de Jerusalém. Preferiam odeserto da Judéia.

Ficaram pouco conhecidos, até oencontro dos documentos do Qun Ram, noMar Morto, a partir de 1947.

As ruínas de cinco mosteiros, nodeserto da Judéia, são o marco de suaexistência em passado distante, além deoutros mosteiros dispersos por outrasregiões na Samaria e Galiléia.

10

Os Essênios

2NOTÍCIAS HISTÓRICAS

Alguns historiadores famosos falamsobre os Essênios. Destacamos, entre eles,Filon de Alexandria:

- Os Essênios são como santos quehabitam em muitas aldeias e vilas daPalestina. Não se unem por clã familiar oupor raça, mas sim por meio de associaçõesvoluntárias, que são formadas com ointuito de melhor praticar a virtude e oamor entre as criaturas.- Nas suas casas jamais se ouve grito outumulto. Cada um quando fala cede apalavra ao outro. Este silêncio causa grandeimpressão ao visitante.- Sabem eles moderar a cólera e conservaro equilíbrio. Cumprem a palavra esustentam a paz. O que dizem vale mais

-

10 11

Octávio Caúmo Serrano

do que um juramento. Aliás, consideram ojuramento um sacrilégio, porque só precisajurar quem é mentiroso.- Os que entram para a comunidade secomprometem a não prejudicar ninguém,ser fiel com todos, especialmente com oque tem poder, uma vez que ninguémocupa cargos sem que seja pela vontadede Deus.- Vivem muitos anos, alcançandofacilmente os cem, possivelmente pelaregularidade de vida. Suportam a dor,fazendo-se fortes contra ela. Sabem que ocorpo é perecível, mas que a alma é imortal,vivendo no eter de onde é atraída para seligar aos corpos, como se estes fossemprisões. Separadas da carne, libertam-se eelevam-se.- Muitos conseguem prever o futuro e éraro que se enganem nas previsões.- Muitos não se casam porque acreditamque o matrimônio é impedimento à vidasimples. Outros porém, afirmam que os

12

Os Essênios

que não se casam recusam a melhor parteda vida, que é a propagação da espécie.

A opinião do povo a respeito deles éque são pessoas irrepreensíveis eexcelentes.

12 13

Octávio Caúmo Serrano

3ALIANÇA COM DEUS

Os Essênios não concordavam comos doutores das leis, que lideravam notemplo de Salomão, quanto ao sacrificionas oferendas no altar da raça.

Preferiam os rituais do batismo e orespeito aos alimentos, que purificavam ecomiam sempre em lugar especial; serviamo pão e o vinho e, ocasionalmente, comiamcarne.

A cadeira principal deixavam semprevazia; ela ficava reservada, à espera doMessias.

Eles eram pacíficos.Seus bens eram postos em comum e

exigiam unidade doutrinária.

14

Os Essênios

Só falavam de um tipo de guerra: ados filhos da luz contra os filhos das trevas,ambos muito fortes, empenhando-se emluta constante, que se trava no interior decada criatura.

Embora descendentes dos hebreus,desligaram-se das festas tradicionais dojudaísmo, como a da Páscoa, a dosTabernáculos e outras mais.

Transformaram a sua vida emvivência litúrgica e não se detinham eminutilidades.

Viviam numa simplicidade muito raraentre as pessoas, em todas as épocas.

A idéia da Aliança com Deus éprofundamente rica entre os Essênios,sendo, como realmente é, o centro de todaBíblia, porém no seu aspecto mais rico, ouseja, a Aliança como expressão de amor.

14 15

Octávio Caúmo Serrano

4

ORDENS E AFIRMAÇÕES

Podemos encontrar os Essênios emduas diferentes ordens: uma de vidamonástica, junto ao Mar Morto e diversosoutros mosteiros, e outra dispersa por todaPalestina, Ásia e na Alexandria, formandogrupos de dez filiados, cada um com umdirigente.

Os grupos próximos têm algumainterdependência,chegando a somarcinquenta ou cem.

16

Os Essênios

No campo religioso eles representam o nãoconformismo típico, que combina umainquietude interior com disciplina quasefanática. São comparados aos primeiroscristãos.

O Rei da Prússia, escrevendo aVoltaire, afirma: “Jesus foi um Essênio”.Gratz, em sua obra, afirma: “João Batistaera Essênio”.

Edmund Wilson, jornalista do NewYork Times, em série de reportagens sobreos documentos encontrados em 1947 noMar Morto, escreve: “o Convento, esseprédio de pedras junto às águas amargasdo Mar Morto, com seu forno, tinteiros,piscinas sacras e túmulos, é, talvez maisdo que Belém e Nazaré, o berço docristianismo.”

16 17

Octávio Caúmo Serrano

Planta da Instalação do Mosteiro doQun Ram, próximo ao Mar Morto, na

Judéia, Israel.

18

Os Essênios

6PRINCÍPIOS

Os Essênios ensinam a piedade, asantidade, a vida familiar e a vida civil.

Ensinam a não jurar e a não mentir.Creem que o homem é a causa de todo

bem e de nenhum mal.O amor da virtude compreende

desprendimento da riqueza e estabilidadede tudo o que assegura bons costumes.

O amor aos homens exige igualdade,benevolência e concórdia.

Ninguém possue uma casa que nãopossa ser comum.

As vestes podem ser usadas por todos;o alimento para todos é igual. Ninguém temprivilégios.

Os doentes sem recursos não ficamsem cuidados. Eles têm em comum o que

18 19

Octávio Caúmo Serrano

é necessário para tratá-los.Respeitam os velhos e deles cuidam

como filhos gratos, ainda mesmo que nãotenham com eles qualquer parentesco.

Habitam em aldeias e evitam ascidades pelas injustiças a que seushabitantes estão acostumados.

Alguns trabalham na terra e outrosnas artes; tornando-se úteis a si e aos seusvizinhos. Não se preocupam em ajuntarprata nem ouro, nem grandes parcelas deterra para aumentar os seus ganhos;contentam-se com o que lhes forneça onecessário para a vida.

Consideram grande abundância o ter-se poucos desejos e fáceis de seremsatisfeitos.

20

Os Essênios

Não há na comunidade fabricantes dearmas de guerra.

Entre eles não há escravos, todos sãolivres e uns ajudam os outros. Condenama escravidão, não apenas por destruir aigualdade, mas porque atenta contra odireito da natureza que, como boa mãe, fazos homens irmãos; não apenas no nome,mas na realidade.

Desprezam a lógica e as palavrascomplicadas como inutilidades paraadquirir virtudes. Preocupam-se, noentanto, com a fisica e com a astronomia,quando estas ensinam a existência de Deuse a origem do Universo.

Têm grande cuidado com a moral,tomando como guia as leis dosantepassados.

Nos fins de semana estudam muito.Um lê livros e o outro, entre os maispreparados, explica aquilo que não foi

20 21

Octávio Caúmo Serrano

facilmente compreensível dada àsimbologia dos ensinamentos.

22

Os Essênios

7ORGANIZAÇÃO

Os Essênios renovaram no deserto deJudá a experiência vital da antigaperegrinação israelita nas planícies doSinai.

Sua vida confirma o profeta Isaias(40: 3): “Voz que clama no deserto,preparai os caminhos do Senhor.” Entreeles estaria João, o Batista.

Historiadores da época se referem aosEssênios:- Eles se parecem com monges; estãosempre vestidos de branco, com franjasazuis. Suas ocupações são de índoleprevalentemente espiritual, sempre comvistas à pureza pessoal e ao trabalho comDeus pela comunidade.

22 23

Octávio Caúmo Serrano

- Usam o Pentateuco (O Livro Sagrado)como base, o qual utilizam com muitorespeito. Afastam-se do mal e unem-se noTorá (O Livro) e nos bens. Obrigam-se, porcompromisso solene, a avançar noconhecimento.- Eles dão destaque aos instrutores, masexigem que esses sejam igualmentesuperiores nos costumes e nos exemplos.Que pratiquem a Justiça, a Verdade, oDireito, cultivando ânimo afável emodéstia. Que se mantenham de espíritocontrito, expiando as próprias faltas pelaprática da Justiça.- O poder do instrutor independe depreparação cultural. Assim, se não forcapaz de ensinar exemplificando, qualquerleigo poderá desempenhar as suas funções.

24

Os Essênios

Relatos mediúnicos admitem que atitulação “Essênio” seria derivada deEssen, filho adotivo de Moisés, a quem olegislador teria entregado todo o seu acervode conhecimentos. Quanto ao fundador dacomunidade, sabe-se apenas que eraconhecido por “Mestre da Justiça”,

24 25

Octávio Caúmo Serrano

8O MESSIAS

Antes de os manuscritos do MarMorto serem encontrados, dizia-se quetodo povo judeu aguardava o Deusexclusivo da Palestina. Após as revelaçõesdos achados, soube-se que foi entre osjudeus Essênios que pela primeira vez seouvira falar na vinda do MessiasUniversal, que seria Rei, mas que todasas nações desfrutariam.

O cristianismo nascido nesse periodoessênico, sofreu as influências dessa época.Está patente, portanto, que os Essêniosforam os que mais participaram naformação dessa doutrina, o que pode servisto pela sua conduta e também pelasinstruções porque eram os que mais se

26

Os Essênios

assemelhavam àquelas ensinadas porJesus.

Os Essênios se espalhavam tambémpor toda parte, mesmo sem pertencer agrupos definidos, afiliados apenas porcostumes e religiosidade.

O tema central Essênio foi sempre aAliança, vivendo com profundidade agratidão. Sentem a manifestação de Deus,não somente a propósito deles, mas detodos os homens do mundo.

Poucos respeitam tanto a Aliança comDeus, como os homens deste grupo.

26 27

Octávio Caúmo Serrano

9ORIGEM DOS CRISTÃOS

Hempel, em 1951, escreveu:“Esclarecida a origem dos cristãos. Ocristianismo é apenas Essênio. Essênio oucristão, dá no mesmo.”

Na terminologia, usos e costumescaracterísticos, notam que há muitassemelhanças entre Cristãos e Essênios.

Por exemplo:- Jesus censurava os fariseus da mesmaforma como o faziam João, o Batista, e osEssênios.- A maneira de expressão de João, oEvangelista, André, Pedro, Natanael, era aforma comum entre os Essênios.

28

Os Essênios

- Os Essênios pregavam a mansidão e ahumildade para serem agradáveis a Deus.O mesmo ensinou Jesus.- Os Essênios recomendavam o amor aopróximo como a si mesmos. Jesus mostrouque o amor é fundamental no convivio dascriaturas.- Os Essênios falavam de um “juízo final”pelo fogo, conforme nos disse Jesus.- Os Essênios pregavam o espírito daverdade” e a “vida eterna”. Assim tambémfalou Jesus. - Os Essênios falavam de um fundamentoque não seria, destruído. Jesus disse aPedro que ele seria a rocha, que não seriaabalada. .

- Os Essénios têm os hinos das“Bem-Aventuranças”, a idéia central usadapor Jesus no Sermão do Monte.- Os Essênios se definiam como membros

28 29

Octávio Caúmo Serrano

da Aliança, da mesma forma comoafirmavam os discípulos de Jesus. No QunRam, onde viviam os Essênios, o conselhoera formado por doze membros, como dozeforam os Apóstolos. A divisão do pão e dovinho pelo Superior à hora da refeição,lembra Jesus durante as ceias.- Os Essênios punham seus bens emcomum. Isto foi o que ensinou Jesusquando disse ao moço que o procurou: “Sequeres ser perfeito, vai, vende todas as tuascoisas e segue-me”.- Jesus manteve o costume do batismo,prática normal entre os Essênios. Ambos,Essênios e cristãos respiram o mesmoclima de uma única matriz.

Toda a história de Israel e suaevolução religiosa, é a base do NovoTestamento; são derivados do mesmotronco.

Podemos afirmar, com segurança, que

30

Os Essênios

os Essênios prepararam o terreno para asementeira do desenvolvimento docristianismo. Assim, a gratidão dos cristãosé por terem eles aplainado o caminho.

Observa-se, agora, que os quequiseram ser os Filhos da Luz, e vivercomo tal, apagaram-se quando chegouAquele que é a Luz Verdadeira, embora amaioria não O tivesse reconhecido. Masmesmo depois que Jesus inaugurou noCalvário a era da redenção, ainda porquarenta anos o vento carregou as oraçõesdessa comunidade.

Invadidos um dia pelas LegiõesRomanas, os Essênios apressadamenteesconderam nas fendas e grutas dasmontanhas locais os seus escritos. Forameles nessa invasão mortos ou dispersadospara não mais voltar às suas comunidadesde trabalho e oração, que agora, descoberta,

30 31

Octávio Caúmo Serrano

põe nova luz na história das religiões.Tinham, porém, já cumprido sua

vocação, segundo Isaias. “Voz que clamano deserto, preparai os caminhos doSenhor. “

32

Os Essênios

10RELATOS MEDIÚNICOS

Segundo notícias dos orientadores,atualmente no plano espiritual acomunidade Essênia teria sua sede noMonte Nebo, sob o comando de Hilarión,e sua atividade principal é o estudo e adivulgação do Evangelho para testemunhopermanente.

No Brasil, trabalhariam em conjuntocom Ismael, a fim de sedimentar na terrado Cruzeiro, após esforço, renúncia esacrificio, o coração do mundo para ser aPátria do Evangelho.

o nome de nossa instituição, CentroKardecista “Os Essênios” , é, portanto,modesta homenagem a esses nossos irmãosque nos antecederam na cronologia dahistória dos homens e a quem tanto nós

32 33

Octávio Caúmo Serrano

devemos para prosseguir no estudo,entendimento e vivência das lições doMestre Jesus. Este sim, o verdadeiroCaminho, Verdade e Vida.