os diferentes sons do cotidiano1 resumo...daniela da costa britto pereira lima4 – fe/ufg resumo o...

1
OS DIFERENTES SONS DO COTIDIANO 1 Eliane Vaz Pereira 2 - FE/UFG Wanessa Dias Pires 3 – FE/UFG Daniela da Costa Britto Pereira Lima 4 – FE/UFG RESUMO O projeto denominado “Os diferentes sons do Cotidiano” foi desenvolvido com um agrupamento de crianças de dois anos de idade de um Centro Municipal de Educação Infantil de Goiânia. Após a observação participativa do agrupamento citado, optamos por trabalhar com a temática dos Sons por perceber o interesse das crianças pelo universo sonoro. O objetivo geral do projeto propunha às crianças conhecer e explorar os sons presentes nas variadas situações do cotidiano. Para tanto, utilizamos a abordagem dos projetos de trabalho, em um exercício de observação e pesquisa das necessidades do agrupamento para o planejamento das práticas pedagógicas. O processo de elaboração pautou-se em autores como: Brito (2003) 5 ; Wajskop (2001) 6 , dentre outros, complementados pelo documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que foram de fundamental relevância para o embasamento teórico, que definiram nossas concepções de ensino-aprendizagem. Cientes de que o mundo é constituído e caracterizado de diversos sons e da estreita relação da criança com os sons desde antes do seu nascimento, o projeto pôde proporcionar vivências pedagógicas às crianças, que contemplaram a brincadeira como eixo determinante para o processo de ensino-aprendizagem, e que as levaram a perceber, apreender e se relacionar com os sons, no tempo e no espaço, contribuindo para o conhecimento, a compreensão e a descoberta dos sons do mundo natural e social. Durante as sete etapas de desenvolvimento do projeto, as crianças conheceram e exploraram os sons produzidos pelo corpo humano e emitidos pelos animais, por meio da comunicação; os sons culturais existentes nos espaços produzidos pelas máquinas, pelos objetos, que podem produzir poluição sonora; os sons dos instrumentos musicais que expressam melodias, timbres entre outros; e os sons naturais produzidos por elementos da natureza como a água, o vento, a chuva, o trovão, entre outros. Os resultados alcançados pelo projeto foram positivos não apenas para os alunos, que apreenderam novos conhecimentos, alcançando os objetivos propostos, mas também para nós, estagiárias, que vivenciamos a práxis em sala de aula, o que nos proporcionou um novo olhar sobre a prática docente e contribuiu, sem dúvida alguma, para nossa formação enquanto professoras de Educação Infantil. Palavras-chave: Educação Infantil. Sons. Estágio. 1 Trabalho de estágio desenvolvido na Educação Infantil 2 Estagiária do Curso de Pedagogia. E-mail: [email protected] . 3 Estagiária do Curso de Pedagogia. E-mail:[email protected]. 4 Professora Orientadora do Estágio na Educação Infantil. E-mail: [email protected] 5 BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Peiropolis, 2003. 6 WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões da nossa época)

Upload: others

Post on 03-Nov-2020

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: OS DIFERENTES SONS DO COTIDIANO1 RESUMO...Daniela da Costa Britto Pereira Lima4 – FE/UFG RESUMO O projeto denominado “Os diferentes sons do Cotidiano” foi desenvolvido com um

OS DIFERENTES SONS DO COTIDIANO1

Eliane Vaz Pereira2 - FE/UFGWanessa Dias Pires3 – FE/UFG

Daniela da Costa Britto Pereira Lima4 – FE/UFG

RESUMO

O projeto denominado “Os diferentes sons do Cotidiano” foi desenvolvido com um agrupamento de crianças de dois anos de idade de um Centro Municipal de Educação Infantil de Goiânia. Após a observação participativa do agrupamento citado, optamos por trabalhar com a temática dos Sons por perceber o interesse das crianças pelo universo sonoro. O objetivo geral do projeto propunha às crianças conhecer e explorar os sons presentes nas variadas situações do cotidiano. Para tanto, utilizamos a abordagem dos projetos de trabalho, em um exercício de observação e pesquisa das necessidades do agrupamento para o planejamento das práticas pedagógicas. O processo de elaboração pautou-se em autores como: Brito (2003)5; Wajskop (2001)6, dentre outros, complementados pelo documento Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que foram de fundamental relevância para o embasamento teórico, que definiram nossas concepções de ensino-aprendizagem. Cientes de que o mundo é constituído e caracterizado de diversos sons e da estreita relação da criança com os sons desde antes do seu nascimento, o projeto pôde proporcionar vivências pedagógicas às crianças, que contemplaram a brincadeira como eixo determinante para o processo de ensino-aprendizagem, e que as levaram a perceber, apreender e se relacionar com os sons, no tempo e no espaço, contribuindo para o conhecimento, a compreensão e a descoberta dos sons do mundo natural e social. Durante as sete etapas de desenvolvimento do projeto, as crianças conheceram e exploraram os sons produzidos pelo corpo humano e emitidos pelos animais, por meio da comunicação; os sons culturais existentes nos espaços produzidos pelas máquinas, pelos objetos, que podem produzir poluição sonora; os sons dos instrumentos musicais que expressam melodias, timbres entre outros; e os sons naturais produzidos por elementos da natureza como a água, o vento, a chuva, o trovão, entre outros. Os resultados alcançados pelo projeto foram positivos não apenas para os alunos, que apreenderam novos conhecimentos, alcançando os objetivos propostos, mas também para nós, estagiárias, que vivenciamos a práxis em sala de aula, o que nos proporcionou um novo olhar sobre a prática docente e contribuiu, sem dúvida alguma, para nossa formação enquanto professoras de Educação Infantil. Palavras-chave: Educação Infantil. Sons. Estágio.

1 Trabalho de estágio desenvolvido na Educação Infantil 2 Estagiária do Curso de Pedagogia. E-mail: [email protected]. 3 Estagiária do Curso de Pedagogia. E-mail:[email protected]. 4 Professora Orientadora do Estágio na Educação Infantil. E-mail: [email protected] 5 BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Peiropolis, 2003. 6 WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões da nossa época)