os conteÚdos desta pÁgina sÃo da inteira ...de. segundo a análise da enti-dade reguladora...

20
OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE PUB

Upload: others

Post on 08-Sep-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA ...de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal CONSUMO Água

OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE

PUB

Page 2: OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA ...de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal CONSUMO Água

PUB

Page 3: OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA ...de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal CONSUMO Água

Quinta-feira 27 Setembro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1887 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Lisboa

PUB

PGR deixa cair processos sobre downloads ilegaisDevido a «inconsistências» e aos gastos inerentes à investigação, Ministério Público arquiva 1970 queixas por partilha ilegal de conteúdos, mas avisa que é preciso «repensar» a área a nível legislativo.

ACTUALIDADE PÁGINA 06

Fim dos descontos de 50%ACTUALIDADE PÁGINA 08

Nova legislação vai proibir descontos retroactivos e vai fazer com que distribuidores paguem mais cedo aos produtores.

DUARTE RORIZ

GRANDE LISBOA PÁGINA 03

Metropolitano de Lisboa realiza greve parcial na manhã de hoje DESPORTO PÁGINA 10

Clube uruguaio Deportivo Maldonado recebe dinheiro por jogadores ‘fantasma’ FAMA & TV PÁGINA 14

Ronaldo, o ‘Fenómeno’, tenta perder peso em novo reality show da Rede Globo

Noites de São Bento animadas

A Rua de São Bento garante animação nocturna a partir de hoje e até domingo

SUGESTÕES PÁGINA 11

PUB

FIM DE SEMANA

David Fonseca em digressão

O músico apresenta o seu álbum duplo nos teatros e salas de espectáculo do País.

MÚSICA PÁGINA 12

‘Dredd 3D’ para toda a obra

Novo filme recupera o super juiz que Stallone já interpretou. Estreia hoje.

CINEMA PÁGINA 13

Page 4: OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA ...de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal CONSUMO Água

5ª Feira · 27 de Setembro de 201204 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Lisboa

da empresa enquanto empre-sa pública de transportes, co-mo a defesa dos nossos direi-tos contra o roubo nos salá-rios e nos subsídios», escla-receu.

Horas extraordinárias Os trabalhadores contestam ainda as alterações intro-duzidas nos Acordos de Em-presa (AE), na sequência da revisão ao Código do Trabal-ho. De acordo com o sindica-to, este novo documento con-templa não só um corte pa-ra metade no valor pago pe-las horas extraordinárias, como também o fim do direi-to a descanso compensató-rio por trabalho em dia de folga.

A Federação dos Sindica-tos de Transportes e Comu-nicações adianta ainda que espera para hoje uma «adesão semelhante» à regis-tada nas últimas greves, sen-do por isso de contar com constragimentos durante a greve e nas horas imediata-mente após a paralização das carruagens.

Nos últimos plenários reali-zados, os trabalhadores da

Transtejo e Soflusa também decidiram mandatar as orga-nizações sindicais para entre-garem pré-avisos de greve de duas horas por turno durante três dias. Na Soflusa a parali-sação será de 10 a 12 de Outu-bro, na Transtejo depende dos resultados da próxima reunião de conciliação.

Os trabalhadores do Me-tropolitano de Lisboa

realizam uma greve parcial hoje, a decorrer entre as 05h00 e as 10h00. Assim, a cir-culação só será retomada a partir das 10h30.

Segundo Anabela Carva-lheira, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), citada pela agência Lusa, a decisão dos trabalhadores paralisarem durante cinco horas foi tomada num plená-rio que se realizou no passa-do dia 14 de Agosto.

A dirigente sindical refe-re que, «em cima da mesa, estão todas as questões que temos vindo a lutar nos últi-mos tempos: tanto a defesa

TRANSPORTES Decisão de greve parcial do metro foi tomada no plenário de 14 de Agosto

Paralisação do serviço de transporte do metropolitano

Decisão de lutas da Transtejo e Soflusa

Trabalhadores contestam as alterações introduzidas nos Acordos de Empresa.

DESTAK [email protected]

JOÃO FERRÃO

Circulação deverá ser retomada a partir das 10h30 de hoje

O sindicato espera uma «adesão semelhante» à registada nas últimas greves

O vídeo foi premiado em França e na Sérvia

O vídeo oficial do Turismo de Portugal,

premiado internacionalmen-te, mostra uma panorâmica manipulada do centro de Lis-boa, caracterizada com ruas e edifícios repetidos na mon-tagem. Depois de o caso ter sido revelado pelo Expresso, o Turismo pediu explicações à produtora do filme The Beauty of Simplicity. Tudo acontece numa vista da rua Braancamp. Apesar de que-rer explicações, o Turismo diz que o caso não afecta o valor estético e promocional.

TURISMO

Ex-alunos apoiam estudantes carenciados

O presidente da Associação de Anti-

gos Alunos da Universida-de de Lisboa confirmou que vários alunos do estabele-cimento de ensino querem apadrinhar estudantes ca-renciados. Os antigos alu-nos quiseram ajudar depois de a Reitoria ter dito que os 130 mil euros que tem disponíveis para apoio a alunos sem dinheiro não chegam para as necessida-des, avançou a TSF. Em 2011, a U. de Lisboa conse-guiu ajudar 160 alunos carenciados, número que quer este ano superar.

UNIVERSIDADE LX

DR

Conta para donativos e apadrinhamento de alunos

DR

Acusações de manipular Lisboa em vídeo

CONFERÊNCIA

Lisbon Open House chega à capital Pela primeira vez, Lisboa acolhe o evento interna-cional Open House. Criado em Londres em 1992, visa mostrar arquitectura de excelência ao público em geral, suscitando e esti-mulando o interesse no património edificado. Organizado pela Trienal de Arquitectura de Lis-boa, o Lisboa Open House realiza-se a 6 e 7 de Outu-bro, quando mais de 50 espaços poderão ser visi-tados de forma gratuita.

PSP Atropelamento faz dois feridos graves Um motociclista atropelou na noite de terça-feira um peão na Avenida Colum-bano Bordalo Pinheiro, em Lisboa, provocando dois feridos graves, disse fonte da PSP de Lisboa. Os feridos graves são um homem de 67 anos, e uma mulher que seguia de mota, de 36 anos.

INCÊNDIO

Fogo desaloja moradores Um incêndio numa habi-tação em Benfica, em Lis-boa, desalojou na terça-feira à noite um casal, informaram ontem os bombeiros e a PSP. O fogo, cujo alerta foi dado às 21h41, ocorreu numa cave, na Calçada dos Sete Moinhos, em Benfica. Segundo a polícia a ori-gem do acidente foi atri-buída a um curto-circuito.

FUGA

Assalto a caixa multibanco Três homens encapuza-dos assaltaram ontem uma caixa multibanco nas bombas de gasolina da Galp em Mem Martins, Sin-tra, disse à agência Lusa fonte da PSP. Segundo a mesma, tal ocorreu cerca das 04h20, quando os três homens utilizaram uma botija de gás para fazer explodir a máquina.

10 SEGUNDOS

Os habitantes de Paços de Ferreira pagaram, no

ano passado, mais 191 euros pela água consumida do que os de Terras de Bouro. Esta é a diferença entre a tarifa má-xima (209,04 euros) e mínima (18 euros) cobrada em Portu-gal. Assim,em Lisboa pagou- -se menos 37 euros que no Porto pela mesma quantida-de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal

CONSUMO

Água no Porto quase 40% mais cara do que em Lisboa

continental, cerca de meta-de dos municípios cobra-ram mais de 100 euros por 120 metros cúbicos de água, enquanto os restan-tes facturaram abaixo des-te valor. Lisboa, por exemp-lo, ficou na metade inferior desta tabela, com uma fa-tura anual de 95,24 euros, enquanto no Porto o custo anual da água foi de 132,24 euros, o que demostra uma diferença bastante signifi-cativa, sendo de 38,85%.

Roseta acusada de ceder a grupo radical O CDS-PP acusa a vereadora Helena Roseta de levar à reunião do executivo de Lisboa a proposta de cedência de um espaço municipal ao GAIA, um grupo que a PSP classificou de «anarca».

CLICKBRUNO COLAÇO

Page 5: OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA ...de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal CONSUMO Água

PUB

Page 6: OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA ...de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal CONSUMO Água

5ª Feira · 27 de Setembro de 201206 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

Já a ACAPOR contrapõe que é do conhecimento públi-co que a indústria tem apre-sentado vários processos em tribunal para defender os seus direitos e que os utilizadores têm a obrigação legal de conhecerem os programas que utilizam. Por isso mesmo, a associação já requereu a ins-trução do processo, constituin-do-se assistente no mesmo.

Custos elevados em causa A ACAPOR acusa ainda o Mi-nistério Público de ter «es-colhido o pior caminho» quan-do confrontado com a magni-tude e os custos deste pro-

O Ministério Público (MP) decidiu arquivar

1970 queixas por partilha ile-gal de conteúdos através da Internet, defendendo que não ficou comprovado que alguma lei tenha sido violada. Decisão fortemente criticada pela As-sociação do Comércio Audio-visual de Obras Culturais e de Entretenimento (ACAPOR), que fez as denúncias.

Embora reconheça que as queixas apresentadas têm o «mérito de que colectivamen-te a nível político e até legisla-tivo repensemos as questões jurídicas emergentes na re-produção de obras a nível di-gital», o MP classifica-as co-mo «inconsistentes», essen-cialmente por duas razões: não é público e notório que os titulares das obras não tenham autorizado a livre distribuição; e não é garantido que o utili-zador tenha consciência de que está a partilhar uma obra.

INTERNET Procuradoria decidiu arquivar perto de duas mil queixas

Ministério Público acusado de ‘absolver’ os downloads ilegais

Ministério Público tem dúvidas de que não exista autorização para partilhar os filmes em causa.

DESTAK [email protected]

123RF

cesso. É que, para o MP, a ten-tativa de apurar a identifi-cação dos utilizadores dos IP é «impossível», quer pela pro-vável ausência de resultados práticos, quer pelo que «em termos de material e gastos tal pressupõe».

Mas a ACAPOR recusa que o MP não proceda a uma investigação «porque tal é oneroso» e também relembra que anexou às queixas print screens dos IP em causa, do mesmo modo que bastaria pe-dir às operadoras os dados dos utilizadores em causa.

Por último, a ACAPOR de-fende que o direito à cópia pri-vada não se aplica neste caso porque, entre outras razões, a fonte não é legítima e o pro-dutor não é compensado.

A decisão foi fortemente criticada pela Associação do Comércio Audovisual de Entretenimento

Descubra se é cotovia ou mocho

Aciência, aos olhos dos leigos como eu, é par-ticularmente entusiasmante

quando explica fenómenos que conhecemos bem. Melhor ainda quando a explicação coincide com as nossas convicções. Foi por isso que fiquei tão contente quando descobri, através de um estudo da Universidade da Pensilvânia, que a huma-nidade se divide em Coto-vias e Mochos, ou seja, naqueles que acordam com vontade de cantar, e nos que saem da cama, se forem obrigados a isso, mas só começam a funcionar pela tarde, num crescendo que segue pela noite fora. O trabalho começa por apre-sentar factos, ou seja, que as Cotovias têm, ao acordar, um nível muito alto de corti-sol, a hormona do stress que nos faz correr mais depressa. Já os Mochos só registam nível equivalente para o fim da manhã, meio da tarde, logo até aí é uma ilusão dizer que estão, de facto, despertos.

Constatadas as diferenças, segue-se a pergunta do porquê. Segundo dizem os especialistas da Pensilvânia, a culpa é de um mix de genes, químicos e ambiente. Há Mochos que herdam a predis-posição para a noite de um dos seus pais, é verdade, mas também aparentemente conta muito a altura do ano em que nasceram. Os bebés do Outono e do Inverno são madrugado-res, marcados pela luz dos dias curtos, e os da Primavera e do Verão, expostos a mais luz, são

noctívagos. Também conta a idade, com o seu cocktail de hormonas, justificando a dificuldade que os adolescen-tes têm em sair da cama, e a tendência para nos tornarmos mais Cotovias com a velhice. Fiquei contente com esta última explicação – bem me parecia que estava cada vez mais nova!

Idade e altura do ano em que se nasce ajuda a explicar os ritmos de funcionamento

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

Praia é destino preferido nos sites de compras colectivas

Praia, turismo rural e turismo urbano estão

no topo das preferências dos portugueses que compram viagens em sites de descon-tos, revela um estudo da Yunait. A praia lidera, com quase metade (49,9%) de toda a procura de viagens através do mercado da com-pra colectiva, seguindo-se o turismo rural (20%) e ur-bano (16,8%). Com menos expressão estão as ofertas de Cruzeiros (1,7%) e Ecotu-rismo ou Turismo de Aven-tura (0,7%).

TURISMO

«Discriminação» das Finanças gera revolta

A Associação Nacio-nal de Proprietários

(ANP) denunciou «a injus-tiça da avaliação geral», que conduz a uma «inaceitável discriminação» dos senho-rios com imóveis cujos inqui-linos têm rendas antigas e baixas, anteriores a 1990, e já avaliados entre 2004 e 2011. Citando a ANP, a agên-cia Lusa revela que os ser-viços da Autoridade Tribu-tária não estão a aceitar «a declaração de rendas anti-gas, com o fundamento de que as casas já estavam ava-liadas anteriormente ao iní-cio da avaliação deste ano».

PROPRIETÁRIOS

CM

Serviços não aceitam declaração de rendas antigas

MANUEL MOREIRA

Praia no topo das preferências dos portugueses

Tornar as crianças adeptas dos vegetais Se um bebé entre os 4 e 7 meses de vida provar 10 vezes uma sopa de brócolos, em dias diferentes, tem mais probabilidade de vir a gostar do legume em idade pré-escolar, revela estudo.

CLICK123RF

«A partir de agora, quem compra CD, DVD ou livros é beneméri-to ou simplesmente estúpido»

A indústria de software em Portugal queixa-se dos

193 milhões de euros perdidos anualmente às mãos da pirata-ria e relembra as 1000 lojas de vídeo que encerraram nos últimos oito anos, e com isso, as três mil pessoas que perde-ram os seus empregos.

Pirataria tem custo de 193 milhões

«Somos comerciantes que pagam os seus impostos, não somos parasitas»

Page 7: OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA ...de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal CONSUMO Água

PUB

Page 8: OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA ...de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal CONSUMO Água

5ª Feira · 27 de Setembro de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 08

Circulação de comboios urbanos vai sofrer «fortes perturbações»

LUSA

Semana de greve e supressão de comboios em todo o País

A próxima semana não vai ser fácil para

quem usa o comboio como meio de transporte, na se-quência de greves convoca-das por vários sindicatos, anunciou a CP. No que diz respeito aos comboios urba-nos (Lisboa, Porto e Coim-bra), regionais e inter-regio-nais, antecipam-se «fortes perturbações na circulação, com supressão da maioria dos comboios», de segunda a quinta-feira próximas. Os serviços Alfa Pendular e In-tercidades também não es-capam, já que nos primeiros três dias da greve, de segun-

PROTESTO

da a quarta-feira, se devem rea-lizar metade destes comboios, com os problemas a acentua-rem-se na quinta-feira, dia em que devem realizar-se apenas 25% das ligações de longo cur-so e na sexta, quando não se prevê a realização de comboios.

Governo quer fazer cortes na verba para campanhas

A maioria parlamentar quer cortar nas sub-

venções públicas para os par-tidos e campanhas eleitorais e, por isso, apresentou ontem um projecto-lei nesse sentido, avança o Económico. O objec-tivo é poupar, até 2016, cerca de 23,5 milhões de euros aos cofres do Estado. No fundo, pretende-se cortar 20% nas subvenções para as cam-panhas e 10% para os partidos políticos, algo que, segundo o líder parlamentar do CDS, Nu-no Magalhães, já estava previs-to, ainda que fosse apenas um corte de 10% até 2013.

PROPOSTA

pelo distribuidor terá de ser «proporcional ao preço», ou seja, «não pode haver descon-tos com uma dimensão de 30, 40 ou 50% que é completa-mente desproporcional», ex-plica a Confederação dos Agri-cultores de Portugal (CAP).

A par desta novidade, há a saber que todos os descontos têm de «estar no contrato, previamente acordado, por-tanto, não há retroactividade entre descontos novos e nes-sa matéria é muito importan-te os produtores saberem à partida aquilo com que con-tam», explica João Machado, um dos parceiros com quem o Governo negociou a nova lei.

A legislação também vai obrigar os distribuidores a pa-

Vários super e hipermerca-dos lançaram a campanha

‘Redução do Desperdício Ali-mentar’ para incentivar os con-sumidores a diminuir a quanti-dade de comida que acaba no lixo e que em grande parte tem origem nas casas de cada um, revelou a associação do sector.

Após a polémica com os descontos de 50% numa

cadeia de supermercados, es-tá a ser elaborada uma nova legislação, que será apresen-tada na próxima semana, pa-ra regular as relações comer-ciais no sector agro-alimentar entre produtores, distribuido-res e indústria. Segundo a nova lei, o desconto praticado

HIPERMERCADOS Nova lei deverá proibir descontos retroactivos e impor multas

Descontos de 50% têm os dias contados

Campanha para reduzir desperdício

Distribuidores vão pagar mais cedo aos produtores e os descontos terão de constar do contrato.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

SÉRGIO LEMOS

gar mais cedo aos produtores agrícolas e definir multas pe-sadas em caso de incumpri-mento. De salientar que o Go-verno já propôs aos parceiros coimas com uma dimensão muito mais penalizadora.

Desconto praticado pelos distribuidores terá de ser «proporcional ao preço», diz CAP

SÁBADO revela casos de clientes que tentam ganhar indemnizações pelas mais variadas razões/queixas.

Há mais trabalhadores com problemas nas cos-

tas? Não. Há é mais fraudes nos seguros, uma forma de conseguirem salários duran-te a crise. Fingir-se doente não é a única maneira de tentar receber indemnizações. A SÁ-BADO apresenta-lhe outros casos que são investigados.

Apesar de 98% dos clientes serem honestos, há quem faça de tudo para enganar segura-doras: colocar pastilhas elás-ticas dentro de computadores para simular avarias, fios de pesca nos vidros para fingir que estão partidos e até borra-cha queimada a simular riscos nos automóveis.

Mas há quem vá mais lon-ge. Alda Correia, responsável da Unidade Especial de Inves-tigação e Gestão de Fornece-

Mais fraudes nas seguradorasCliente engana dez seguradoras ao mesmo tempo ao fazer 10 seguros para a mesma bagagem.

dores da Liberty Seguros, revela à SÁBADO que a se-guradora chegou a identi-ficar uma pessoa que fez 10 seguros para a mesma bagagem em várias com-panhias. O negócio com-pensava: cada seguro de viagem custava 40 a 50 euros e o cliente recebia 1200 a 2 mil euros de cada seguradora, ou seja, pelo menos 12 mil euros por cada mala perdida.

A fraude foi descoberta pelos enganos nas partici-pações que o dono da mala fez. Mas em situações mais difíceis de provar, pode ser preciso espiar os clientes. Foi o que aconteceu com um dos peritos na área de acidentes de trabalho. O es-pecialista foi à clínica onde o trabalhador que estava de baixa tinha consulta médica e apesar deste ter usado a muleta para subir degrau a degrau as escadas da clínica, quando saiu de lá até correu para apanhar o autocarro.

PADRES NO PSIQUIATRA Sabia que a depressão afecta um em cada três padres? A SÁBADO conta-lhe as histórias de seis sacerdotes e um bispo que procuraram ajuda psiquiátrica e que contaram os seus segredos aos médicos. Um deles não conseguia falar em público e acabou por tornar-se alcoólico e outro provocava incêndios e não podia tocar em ninguém na rua.

COMO POUPAR A MESADA Teresa Palha só tem 10 anos, mas já sabe que quer estu-dar numa universidade em Londres. Para isso, precisa de poupar dinheiro. E poupa: quando os pais começaram a dar-lhe semanada, não gastava 1 cêntimo. Entre as estratégias para os miúdos pouparem aqui ficam algu-mas ideias: andar com uma nota de cada vez e empres-tar aos amigos com juros.

OUTROS TEMAS

Um cliente chegou a fazer 10 seguros para

a mesma mala ‘perdida’

OPINIÃO

*ECONOMISTA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO [email protected]

JOÃO CÉSAR DAS NEVES*

A s guerras não são ganhas com evacua-ções» (Wins-ton Churchill,

discurso na Câmaras dos Comuns, 4 de Junho de 1940). Esta frase é um avi-so simples, mas sempre necessário. A Inglaterra tinha conseguido um grande sucesso, retirando face aos nazis triunfantes no continente, através de uma operação audaciosa e heróica. O primeiro-minis-tro, em vez de um discurso de sucesso, teve a cora-gem e sensatez de lem-brar este princípio simples. Por grandioso que fosse o acontecimento de Dunkirk, o problema continuava por resolver. Este é um conselho impor-tante no actual momento socio-económico da vida nacional. As recentes manifestações obrigaram o Governo a recuar na subida da TSU. Mas a satis-fação de tantos com esse triunfo é tolo. Ouvindo-o, até parece que os inimigos são os ministros e que derrotá-los melhora algo na situação. É importante lembrar que o mal não estava na TSU. Uma vez impedida a sua subida, o desequilíbrio nacional, como as forças nazis do outro lado da Mancha, continua tão ameaçador como sempre. A alegria pela humilhação do Governo, por justificada que seja, nada resolve. Quer dizer que só houve evacuações? Não. Tivemos também uma «vitória – uma vitória notável e defi-nitiva» (Winston Churchill, discurso na Mansion House, 10 de Novembro de 1942). Desde Junho, e ao fim de mais de 25 anos, as exportações subiram acima das importações. Isto é uma prova que, ao contrário do que tantos dizem, a receita está a funcionar. «Mas isto não é o fim. Nem sequer o princípio do fim. É, talvez, o fim do princípio» (idem).

Fim do princípio

123RF

Page 9: OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA ...de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal CONSUMO Água

Actualidade · www.Destak.pt · 095ª Feira · 27 de Setembro de 2012

PUB

Ter dispositivos médicos seguros, eficazes e inova-

dores, sejam eles um simples penso rápido ou a mais sofisti-cada máquina de suporte de vida, é o objectivo das novas re-gras que a Comissão Europeia propôs ontem. Regulamentos que se destinam a evitar si-tuações como «o escândalo que envolveu os implantes mamá-rios fraudulentos, que afecta-ram dezenas de milhares de mulheres na Europa e em todo o mundo», esclareceu John Da-

Comissário John Dalli quer maior protecção para consumidores

SAÚDE CE quer evitar situações como a dos implantes mamários fraudulentos

Bruxelas aperta regras de segurança dos dispositivos

COMISSÃO EUROPEIA

lli, comissário da Saúde e dos Consumidores.

O que se pretende é, acres-centou, reforçar «os controlos significativamente, de modo a garantir que apenas disposi-tivos seguros são colocados no mercado da União Europeia».

Isto numa altura em que, por cá, se discute a reutilização de dispositivos, tema que vai ser alvo de um seminário a rea-lizar em Outubro, no Porto, organizado pela Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos.

Em Portugal, o tema de discussão é a reutilização de dispositivos, para evitar mais gastos.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

ESPANHA

Mais de 60 feridos em protesto violento

Pelo menos 64 pes-soas ficaram feridas,

uma delas em estado grave, e 35 foram presas na sequên-cia dos protestos de terça- -feira junto ao Parlamento espanhol. No mesmo dia, Rajoy admitiu pedir ajuda económica.

SÍRIA

Quartel-general do Exército destruído

Um complexo militar em Damasco foi ontem

alvo de bombardeamentos por parte dos rebeldes, dando origem a um incêndio que consumiu o quartel- -general do Exército do presidente Bashar al-Assad. De acordo com as autorida-des, não houve mortos.

GRÉCIA

Milhares nas ruas em protesto contra cortes

Milhares de pessoas saíram ontem à rua na

Grécia, na sequência de uma greve geral como forma de protesto por dois anos de cortes e cerca de 50 foram detidas na capital durante distúrbios registado no fim de uma marcha de protesto.

DINAMARCA

Isolados 5 com vírus da família do SRAS

As autoridades sanitá-rias dinamarquesas

isolaram cinco pessoas num hospital com sintomas de uma nova doença respirató-ria da família do vírus mortal que causa a Síndrome Respi-ratória Aguda Severa (SRAS). Não há medicamentos que funcionem nesta doença.

Em busca da estabilidade política José Eduardo dos Santos prestou ontem

juramento em Luanda para um mandato presidencial de cinco anos, destacando a «estabilidade política» como prioridade.

NO

GLOBO

CHINA

Mão-de-obra já não é assim tão barata

Os custos laborais na China quase duplica-

ram nos últimos cinco anos, desfazendo a imagem do país como uma fonte inesgo-tável de mão-de-obra barata, indica um estudo internacio-nal citado ontem na imprensa oficial chinesa.

FRANÇA

Mais de três milhões estão sem emprego

São já mais de três milhões os franceses

sem emprego. O valor foi ultrapassado em Agosto, referiu ontem o ministro do Trabalho, Michel Sapin, que não escondeu a preocu-pação. «Sim, é mau, é mesmo muito mau», disse citado pelos media.

Page 10: OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA ...de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal CONSUMO Água

5ª Feira · 27 de Setembro de 201210 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

gar sobre transacções de jogadores. O ministro brasileiro do Desporto, Aldo Rebelo, apelidou a transferência de Alex Sandro do Santos para o FC Porto como «negócio-fantasma», já que os 9,6 milhões de euros foram pagos pelos portistas ao Maldonado.

A Bloomberg refere ainda que o empréstimos de Marcelo Esti-garribia à Juven-tus e de Ivan Piris à Roma (ver caixas)

PUB

O que é que um peque-no clube uruguaio da 2ª

divisão chamado Deportivo Maldonado tem a ver com Alex Sandro (do FC Porto) e jogadores da Juventus e Ro-ma? Foi a este clube que estas três equipas pagaram jogado-

Camisola do Deportivo Maldonado (ao estilo do Marítimo) que nenhum

destes jogadores chegou a vestir

TRANSFERÊNCIAS Clube uruguaio recebe valores por jogadores que nunca lá actuaram

FC Porto pagou Alex Sandro ao clube uruguaio. Este negócio «fantasma» é considerado legal.

JOÃO TOMÉ [email protected]

foram pagos ao Maldonado, elevando o valor total recebi-do pelo pequeno clube por jo-gadores que nunca lá jogaram para 10,8 milhões de euros.

A Roma foi o único clube a responder à investigação, indicando que o assunto não é «significativo». A agência de informação calcula que, desde 2000, os valores dos direitos de jogadores na posse de clu-bes uruguaios que foram pa-ra clubes europeus ascende a

mais de 53 milhões de euros. Outro dos negócios refe-

renciado pela Bloomberg é o de Hulk, quando che-gou ao FC Porto vindo

dos japoneses do Tokyo Verdy. Os cinco

milhões de euros foram pagos pelos portistas ao clube uruguaio Atlético Rentistas, onde

nunca jogou. Tudo aparenta ser legal,

embora a FIFA tenha preferido não se pronunciar.

Dani Alves fala da ausência do amigo Luisão Daniel Alves considera que a ausência do «amigo»

Luisão frente ao Barcelona é uma grande perda para o Benfica. O lateral disse à Renascença que terça-feira vai rever os amigos e ex-colegas Bruno César e Nolito.

GOLEADORES

Van Persie mais eficaz do que Messi e Ronaldo neste início de época. O avançado holandês que se mudou para o Man. United já marcou por cinco vezes e tem uma percentagem de eficácia de 71,4% – só tem sete remates à baliza. Já Messi regista 40% de eficácia na Liga espanhola, com seis golos marcados em 15 remates à baliza e Cristiano Ronaldo, com três golos na La Liga, só tem até ao momento 25% de eficácia.

INGLATERRA

Alex Ferguson só admite Mourinho ou Guardiola como seus substitutos. O téc-nico escocês tem uma palavra decisiva na escolha do seu sucessor e o site Goal.com garante que Ferguson só abandona a carreira quando um dos dois técnicos estiver disponível para o ‘seu’ United.

INGLATERRA

Lima espera que erros não se repitam em Paços de Ferreira, onde o Benfica joga amanhã. O avançado falou ontem numa sessão de autó-grafos sobre o árbitro Carlos

10 SEGUNDOS

res que actuavam em equipas de outros países. O Deportivo Maldonado nasceu pela mão de João Delfino na localidade com o mesmo nome do inte-rior do Uruguai, em 1928. Usa as mesmas cores que o Marí-timo e só em 1995 passou a ter futebol profissional. Depois de seis épocas na 1ª divisão, em 2005 desceu e em 2010 passou a ser SAD, formada em con-junto com um grupo inglês.

Agora, segundo uma inves-tigação da agência Bloomberg, o clube tem estado no centro do esquema que envolve clu-bes sul-americanos que pro-curam reduzir o imposto a pa-

Xistra: «É triste, o nosso tra-balho foi prejudicado». O joga-dor de 29 anos confessou que ainda não está 100% adap-tado, embora tenha marcado na estreia oficial. Entretanto, o árbitro madeirense Marco Ferreira foi o escolhido para o Paços-Benfica, enquanto Paulo Baptista estará no dérbi V. Guimarães-Sp. Braga.

FRANÇA

Cabeçada de Zidane a Mate-razzi na final do Mundial de 2006, na Alemanha, foi retra-tada numa estátua em bronze de 5 metros apresentada ontem junto ao Centro Pompi-dou, em Paris. A obra é do argelino Adel Abdessemed.

INGLATERRA

‘Sombra’ de Pinto da Costa na mira do Tottenham de André Villas-Boas. Antero Henrique, director-geral da SAD portista, e considerado ‘sombra’ do presidente, é pre-tendido pelos Spurs, segundo o London Evening Standard. O dirigente já teria sido cobiçado pelo Chelsea quando Villas-Boas lá esteve.

SPORTING

Rui Patrício coloca plantel do lado de Sá Pinto numa entrevista ao jornal A Bola. O guardião leonino acredita que a vitória com o Gil Vicente pode ser o «clique» que faltava ao Sporting. «Temos toda a confiança no mister Sá Pinto. Estamos todos unidos e vamos todos para a guerra!», explicou o ‘dono’ da baliza da Selecção que acredita: «Temos tudo para sermos campeões.»

INGLATERRA

Mancini critica treinadores ingleses da Premier League ao dizer que perdeu a paciên-cia para eles após se ter desentendido com Paul Lam-bert (Aston Villa) no jogo que afastou o City da Taça da Liga.

Cabeçada de Zidane a Materazzi ‘virou’ estátua

DR

700 mil euros foram pagos

pela Roma ao Maldonado pelo empréstimo do paraguaio Iván Piris,

ex-Cerro Porteño.

500 mil euros pagou a Juve

ao Maldonado pelo empréstimo do paraguaio

Marcelo Estigarribia, ex-Newell’s Old Boys.

9,6 milhões de euros foi

quanto o FC Porto pagou ao Maldonado pelo joga-dor do clube brasileiro Santos, Alex Sandro.O estranho caso

do Dep. Maldonado

Page 11: OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA ...de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal CONSUMO Água

www.Destak.pt · 115ª Feira · 27 de Setembro de 2012

FIM

DE

SEM

ANA

Suge

stõe

s

A Sala Vermelha do Teatro Aberto recebe o

espectáculo Londres, de Cláu-dia Clemente, com encenação de João Lourenço. Distinguido em 2011 com o Grande Prémio de Teatro Português e editado pela Im-prensa Nacional Casa da Moe-da, este espectáculo traz a pal-co uma narrativa autobiográ-fica interpretada por Carla Maciel, que nos guia numa via-gem até Londres. Uma família parte em viagem à procura de uma saída. O des-tino escolhido é Londres, uma cidade conhecida que se tor-nou estranha e fria. Uma mu-lher escreveu sobre essa via-gem, sobre o pai e a mãe, so-bre si própria, escreveu para

entender, para dar sentido ao que se passou nas suas vidas. – – TOME NOTA Local Sala Vermelha do Teatro Aberto, em Lisboa Horário até dia 28 de Outubro, de quarta a sábado, às 21h30 e domingo, às 16h Preço de 7,5 a 15 euros

TEATRO

‘Londres’ está em Lisboa

‘Fashion On Film’ no Mude

Esta noite, às 21h, o MUDE – Museu do

Design e da Moda, Co-lecção Francisco Capelo recebe Fashion On Film. O evento destaca-se por ter uma linguagem audiovi-sual aplicada à Moda atra-vés das palavras e das obras da curadora e reali-zadora inglesa Kathryn Ferguson e da designer portuguesa Lara Torres. Este encontro Close-Up quer apresentar uma se-lecção dos mais interessan-tes Fashion Films produzi-dos em Inglaterra, nos úl-timos anos, para criadores como Richard Nicoll, Louis Vuitton, Kenzo e muitos outros. A entrada é livre.

MODA

Uma história sobre ballet

A Ballet Story, de Victor Hugo Pontes,

é o nome do espectáculo de dança, que o Teatro Maria Matos recebe nos próxi-mos dias. Amanhã e sába-do, às 21h30, a Sala Princi-pal mostra uma produção que tem como ponto de partida o bailado Zephyr-tine de David Chesky. Na versão original, Zephyrti-ne é um ballet clássico para crianças, um conto de fadas recheado de elemen-tos do maravilhoso e do fantástico. Mas o exercício de Victor Hugo Pontes parte do movimento dos corpos no espaço, em arti-culação com a música. Preço 12 euros.

DANÇA

Carla Maciel é protagonista da peça que está em cena na capital

DR

FESTA

6.º Aniversário da Lesboa Party Realiza-se este sábado, na Faculdade de Medicina Dentária, a festa de 6.º aniversário da Lesboa Party. O evento conta com três DJ do panorama LGBT internacional: Carlos Gallardo, Ana Paula e Isaac Escalante, além de muitas surpresas.

ESPECTÁCULO

Pensão Amor com Playground Session O Espaço Clandestino da Pensão Amor, no Cais do Sodré recebe Playground Session, a partir de Eduardo II de Marlowe. O espectáculo está em cena naquele espaço de Lisboa, até ao próximo dia 13 de Outubro, de terça a sábado, às 21h.

TOME

NOTA

a quem por ela passa, desfru-tar de um marco intemporal. Este ano, conte com música, poesia, tertúlias, fados e uma apresentação da Mercedes-Benz, que comemoram os 100 anos da C. Santos VP. A Ca-sa Fernando Pessoa também se junta à festa, pela mão do actor Nuno Gonçalo Rodri-gues no projecto Pessoas.

INICIATIVA As lojas da Rua de São Bento vão estar abertas até às 24h

As Noites em São BentoA partir de hoje e até domingo, a Rua de São Bento ganha uma nova vida, com cultura e moda.

FILIPA ESTRELA [email protected]

DR

PUB

CINEMA

Os Filmes Libertam a Cabeça já amanhã O Centro Cultural Mala-posta exibe amanhã, às 21h30, o documentário Design atrás das Grades. O evento tem direito a apresentação e debate, com a presença da reali-zadora Margarida Leitão. Preço 3 euros.

FESTIVAL DE DURGA

Festividades hindus no Museu do Oriente O Museu do Oriente organiza, nos dias 4 e 11 de Outubro, das 19h30 às 20h30, um workshop para adultos de duas danças tradicionais india-nas: Garba e Dandiya Raas. Necessária marcação até amanhã. Preço 20 euros.

Já é uma tradição na cidade de Lisboa e re-

gressa pelo 12º ano consecu-tivo. Falamos das Noites de São Bento, que começam hoje e se estendem até ao próximo domingo. Um dos ingredientes desta iniciativa é as lojas daquela rua mante-rem as portas abertas entre as 19h00 e as 24h00.

Sob o tema São Bento – Um Percurso de Actualidade e História, esta edição convi-da-o a percorrer a rua, como se fosse um guia turístico. A Rua de São Bento é um palco da vida lisboeta, que permite Aventure-se num percurso de actualidade e história na capital

Era considerada uma das artérias mais compridas

de Lisboa, e também uma das mais importantes e famosas. Nela nasceram Alexandre Her-culano (n.º 458) e Laura Alves (n.º 638), e viveram Fernando Pessoa (n.º 19) e Amália Rodri-gues (n.º 193). A rua acaba no Antigo Convento dos Frades Beneditinos, hoje conhecido como Assembleia da República.

Uma das ruas mais afamadas da capital

MIÚDOS E GRAÚDOS

OFICINA

O dia-a-dia de um samurai O Museu do Oriente desafia os jovens dos 6 aos 12 anos, a aprender sobre uma das mais fascinantes histórias orientais, na oficina O Dia-a- -dia de um Samu-rai. O encontro decorre nos dias 13 ou 27 de Outubro, das 15h ás 17h.

Page 12: OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA ...de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal CONSUMO Água

5ª Feira · 27 de Setembro de 2012www.Destak.pt · 12

FOTO PROMOCIONAL

Não perca o concerto em Sintra amanhã e o de Braga, no dia 29

FIM

DE

SEM

ANA

Mús

ica

TOP MÚSICA 1 (= 1*) Coexist The XX 2 (= 2*) En Acústico Pablo Alborán 3 (= 3*) Ao Vivo Paula Fernandes 4 (N) Battle Born The Killers 5 ( 9*) Canções da Maria Maria de Vasconcelos 6 ( 5*) Meus Encantos Paula Fernandes 7 (N) Seasons-Falling David Fonseca 8 (= 8*) The Truth About Love P!Nk 9 ( 8*) Panda e os Caricas Os Caricasuse 10 ( 4*) Tempest Bob Dylan *Posição na semana anterior FONTE: ASSOCIAÇÃO FONOGRÁFICA PORTUGUESA AC NIELSEN PORTUGAL

David Fonseca aventu-rou-se num novo concei-

to. A 21 de Março, para rece-ber a Primavera, lançou Ri-

APRESENTAÇÃO O músico prepara-se para mostrar ao vivo o seu novo trabalho

David Fonseca com CD e tour

‘Seasons – Rising : Falling’ está agora completo e serve de mote à digressão que percorre o País.

FILIPA ESTRELA [email protected]

sing, e na passada sexta-feira, a 21 de Setembro, com o Outo-no à espreita, editou Falling. Juntos formam o álbum Sea-sons – Rising : Falling, que fun-ciona como uma espécie de diário musical do multifaceta-do artista, cheio de músicas que não deixam ninguém indi-ferente.

Além de um grande desafio que funcionou muito bem, es-te disco é o pretexto para uma nova digressão pelos teatros e salas de espectáculos de Norte a Sul do País. A apresen-tação está agendada, entre outros locais, para amanhã, às 22h, no Centro Cultural Olga Cadaval e para o Theatro Cir-co de Braga, no dia 29 de Se-tembro.

O espectáculo da Season Tour – Rising : Falling compi-la a nova aventura musical, re-velando-nos um artista no seu auge criativo, e aprofundando sonoridades que já tinha abor-dado nos seus últimos discos. Em palco, este trabalho promete ganhar uma nova dimensão, com uma sensibili-dade e energia contagiante.

A cumplicidade com os músicos (Nuno Simões, Paulo Pereira e Sérgio Nasci-mento), o extremo cuidado com a componente cénica e a emoção ao recriar canções como Someone That Cannot Love, Kiss Me, Oh Kiss Me ou A Cry 4 Love transformam as prestações ao vivo de David Fonseca em momentos me-moráveis.

Os UHF retomam a digressão acústica Ao

Norte, apoiada no disco duplo unplugged homónimo, edita-do no final de Abril. Esta noi-te, o álbum passa para o palco do Teatro do Bairro, para duas horas de viagem emocio-nal por canções modeladas para o formato acústico. O conceito unplugged, desenvol-vido pela MTV, promove a abordagem de um grupo rock e pesado, no cru da ressonân-cia acústica. Neste concerto vai ser estreado outro original dos UHF. Preço 10 euros

DIGRESSÃO ACÚSTICA

UHF no Teatro do Bairro Novo álbum apresentado

O terceiro disco de originais a solo do

músico Ricardo Azevedo chama-se Frente e Verso, e é apresentado hoje em Lisboa, num concerto muito especial. O Paradise Garage vai receber este espectáculo, onde não vão faltar temas como o primei-ro single O Amor não me quer Encontrar, que já é presença constante nas rádios nacionais. Preço 6 euros

RICARDO AZEVEDO

Ala dos Namorados

O renovado B.Leza, em Lisboa recebe ho-

je, às 23h, o concerto dos Ala dos Namorados, baseado num disco que conta com músicos amigos do grupo, para recuperar algum do re-pertório e revisitar algumas das canções emblemáticas do grupo. Em palco vão estar entre outros Nuno Guerreiro e Manuel Paulo. A estreia ao vivo da ALA 2012 vai também assinalar 20 anos do início.

AO VIVO

Concertos a ver ao vivo

É pelas 23h de hoje, que os October Flight

sobem ao palco do Music-box, em Lisboa. Amanhã, pelas 21h30, é a vez de um concerto ao vivo em Alma-da, no âmbito do evento Apoio Total à Música Na-cional, organizado pela rá-dio Super FM, de entrada gratuita. Os October Flight lançaram o álbum de es-treia The Closing Doors em Maio, gravado e produzido no Estúdio RD.

OCTOBER FLIGHT

O grupo vai passar ainda por Coimbra e Albergaria-a-Velha

DR

Corria o ano de 1969 e milha-res de pessoas dirigiram-se a uma herdade até então des-conhecida. Juntaram-se com a vontade única de ver em palco os melhores artistas de então. Este ajuntamento lamacento, virou festival, de seu nome Woodstock. Por ali, actuaram génios como Jimmy Hendrix, Joan Baez, The Who, Joe Cocker, Janis Joplin, entre outros. Mais de 40 anos volvidos e o para-digma mudou. A tecnologia democratizou a produção musical e a música electró-nica apareceu em força. Pri-meiro escondida nos peque-ninos clubes para agora ser

«A TECNOLOGIA DEMOCRATIZOU A PRODUÇÃO MUSICAL»

Who’s Gonna Save The World Tonight?

a grande vaga do entreteni-mento. Hoje olhamos para o DJ, dançamos para o DJ e admiramos o DJ. Assim, a RFM apresenta em Portugal, a 18 de Dezembro a última Tour de sempre dos Swedish House Mafia. Dos quartos escondidos em Estocolmo aos Tops de vendas em todo mundo foi um passo e hoje são das maiores estrelas da música de dança. Who’s Gonna Save The World Tonight? Pode não ser uma noite que resolve a nossa vida mas por uma noite podemos até achar que temos outra. E isso ninguém nos tira. Dancemos!

ANDRÉ HENRIQUES 2.ª a 6.ª – 18h às 22h

[email protected]

VOZES DA RÁDIO

Estreou na segunda-feira no Teatro do Bairro e é

obrigatório ver por variadís-simas razões. Antes de mais, é segunda e como o próprio Salvador diz não há grande coisa que fazer, depois porque a rir lá passa-

mos uma noite em boa com-panhia e no alívio das dores da alma e, por fim, porque é bom apoiarmos artistas portugueses que mesmo com o fantasma da “fase” vão fazendo pela vida e pelo sorriso de quem os rodeia.

Salvador ao Vivo com a RFMDR

Page 13: OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA ...de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal CONSUMO Água

www.Destak.pt · 135ª Feira · 27 de Setembro de 2012

FIM

DE

SEM

ANA

Cine

ma

TAMBÉM ESTREIA

‘As Crianças de Paris’ Este filme francês de Roselyne Bosch é baseado na histó-ria verídica de um jovem judeu duran-te o Vel’ d’Hiv Roundup, uma detenção em mas-sa dos nazis, feita pela polícia fran-cesa em Paris em Julho de 1942, na II Grande Guerra.

FESTIVAL

Bo Derek pelo Douro A 4.ª edição do Douro Film Harvest arrancou ontem tendo como desta-que as homena-gens ao escritor brasileiro Jorge Amado e Bo Derek. Aos 55 anos, a actriz, sex-symbol dos anos 1980, vai participar numa vindima da região.

TAMBÉM ESTREIA

Neste filme biográfico peculiar, realizado por Lee Tamahori, neo-zelandês que dirigiu 007 – Morre Noutro Dia, acompanha-mos uma visão impressionante da casa de Saddam Hussein, isto pela perspectiva do homem que foi forçado a tor-nar-se no duplo do filho sádico de Hussein. O inglês Dominic Cooper foi o responsável por personificar tanto Uday Hussein como o tenente ira-quiano Latif Yahia. Foi este mili-tar que em 1987 foi chamado ao palácio de Saddam para se tornar o “fiday”– ou duplo – do

BIOGRAFIA

‘A Dupla Pele do Diabo’

filho de Saddam, conhecido por Príncipe Negro. Com a vida em risco, Latif tem de abandonar a antiga identidade e aprender a “ser” o verdadeiro Uday, mas nada o pode preparar para o estilo de vida psicótica, marcada por drogas, carros velozes, mulheres fáceis e violência gratuita do príncipe.

O realizador francês Benoît Jacquot apresenta este domingo no festival Cine- -Côa (começa hoje em Foz Côa) este seu novo filme, sobre o período final da corte do Rei Luís XVI, onde Diane Kruger é a Rainha Marie Antoinette, que está a equacionar uma fuga.

DRAMA

‘Adeus, Minha Rainha’

Este thriller de acção de 2009 escrito e realizado por David Twohy chega agora às salas nacionais para contar uma história intensa passada em ilhas havaianas. Cydney e Cliff (Mila Jovovich e Steve Zahn) encontram-se no Havai para uma viagem de sonho. Vão em busca de um lugar romântico e isolado que os faça sentir próximos da natu-reza em estado puro. Só que no percurso pela floresta do interior da ilha conhecem Nick e Gina (Timothy Oly-phant e Kiele Sanchez), que

THRILLER

‘Uma Fuga Perfeita’

se juntam a eles. Tudo muda quando são informados pela polícia que um outro casal foi encontrado morto e que os pre-sumíveis assassinos, um homem e uma mulher, se encontram a monte. Decidem prosseguir viagem, mas essa decisão irá ter um custo muito alto. Uma história cheia de suspense.

Sylvester Stallone foi o juiz Dredd em 1995, no

filme A Lei de Dredd. Passa-dos 17 anos dessa 1ª adaptação da BD britânica 2000 AD, a personagem está de volta numa nova adaptação, bem di-

ferente desse filme – a pro-dução britânica de Dredd 3D, que estreia hoje em Portugal, faz questão de dizer que o no-vo filme não é um remake.

O cenário futurístico e pós--apocalíptico é o mesmo. No entanto, Dredd 3D foi feito menos a pensar em estrelas e mais a pensar na acção – foi filmado na África do Sul com câmaras 3D –, daí que seja comparado a Robocop.

Autoridade no meio do caos E quem é Dredd? Ele é a lei, numa América devastada, sem futuro nem esperança.

Este super juiz, interpretado pelo neo-zelandês Karl Urban (já o vimos em Senhor dos Anéis, Star Trek, As Crónicas de Riddick, entre outros) é o único com o poder de julgar, condenar e executar as sen-tenças numa vasta e violenta metrópole chamada Mega-City One, situada entre Bos-ton e Washington DC.

Numa zona onde são os criminosos que governam as ruas, ao estilo favela, a única força de ordem são polícias ur-banos chamados juízes, onde Dredd é o único a ser temido e respeitado por todos na ci-

ESTREIA DA SEMANA Ficção científica de Pete Travis é sobre um super juiz num cenário pós-apocalíptico

Dredd para toda a obra

Karl Urban brilha neste ‘Dredd 3D’ numa personagem que Stallone retratou em 1995. Estreia hoje.

JOÃO TOMÉ [email protected]

DR

Muita acção frenética em formato 3D, numa luta entre criminosos e juízes/polícia nesta adaptação da banda desenhada britânica ‘2000 AD’

Até Que o Fim Nos...

A estreia do argu-mentista Lorene Sca-

faria na realização é este Até Que o Fim do Mundo nos Separe, com Steve Carrell e Keira Knightley. Passado num futuro pouco longínquo, tudo começa quando um asteróide cha-mado Matilda com 100 qui-lómetros de largura está em rota de colisão com a Terra e a derradeira tenta-tiva para o evitar falhou.

O casamento de Dodge, um vendedor de seguros pacato e “certinho”, tam-bém está a falhar e a mu-lher deixa-o mal se sabe que o mundo vai acabar em 21 dias. Determinado em partir numa road trip para encontrar a sua namorada de adolescência, Dodge leva a vizinha Penny, uma mulher extrovertida e apa-rentemente com pouco em comum com ele. Só que a viagem vai aproximar es-tes companheiros de per-curso cujas perspectivas de vida começam a parecer mais próximas.

COMÉDIA/ROMANCE

Carrell e Knightley numa road trip com data limite

DR

dade. Uma perigosa epidemia de droga, chamada Slo-Mo, permite aos seus utilizadores experimentarem a realidade numa fracção da sua velocida-de normal. Dredd é o escolhi-do para treinar e avaliar Cassandra Anderson (Olivia Thirlby), uma novata que possui capacidades psíquicas. Só que depois de um terrível crime levá-los ao bairro mais temido, controlado pela pros-tituta Ma-Ma (Lena Headey), capturam um elemento próxi-mo de Ma-Ma e levam-na a abrir uma guerra suja contra os juízes. Um filme frenético.

DR DR

DR

Page 14: OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA ...de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal CONSUMO Água

5ª Feira · 27 de Setembro de 201214 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

‘BILLBOARD’

Cantora Katy Perry eleita ‘Mulher do Ano’ A estrela pop Katy Perry foi eleita Mulher do Ano pela revista Billboard. Segundo a publicação, a cantora é «uma das artistas mais excitantes e inspiradoras da indústria» musical. «Ela apareceu nem sequer há 5 anos e já alcançou mais do que a maio-ria dos artistas consegue numa vida inteira. Tem um estilo único e fresco», elogiou o responsável pela revista. Fergie, Taylor Swift e Beyoncé Knowles também já recebe-ram tal distinção. O prémio será entregue a 30 de Novembro, numa cerimónia em Nova Iorque.

CARDIOLOGIA

Figueiras e craques da bola fazem campanha

Os craques de futebol Dani, João Benedito, Fernando Mendes e Artur Santos, bem como o apresentador José Figueiras (SIC) vão participar na campanha da Fundação Portuguesa de Cardiologia cujo lançamento terá lugar hoje, pelas 10h30, na Sede do Instituto Português do Des-

porto e Juventude em Lisboa. A campanha deste ano foca a mensagem em dois grupos particularmente vulneráveis: as mulheres e as crianças.

REINO UNIDO

Policial ‘Whitechapel’ estreia no AXN Black

Hoje, às 21h35, o canal AXN Black estreia a série White-chapel, um drama policial britânico, filmado num estilo cinematográfico muito próprio. Um assassino vagueia pela noite, embos-cando mulheres vulneráveis e deixando-as brutalmente esquartejadas. O caso é entregue ao detective Chandler (Rupert Penry-Jones. A acompanhá-lo está a dupla de polícias Miles (Phil Davis) e Buchan (Steve Pemberton).

‘CASA DOS SEGREDOS’

Quatro nomeados para a próxima gala

No domingo, na próxima gala da Casa dos Segredos, Rui, Bruno, Rúben e Wilson correm o risco de serem expulsos da Casa dos Segre-dos 3. Wilson foi quem teve mais nomeações (6), mas Rui (na foto) é o menos popular no site do programa.

NAS

ESTRELASMúsica na Cabovisão

A Cabovisão alargou a oferta de entretenimento

com a emissão dos canais MTV Music e VH1 Classic.

«É pena que as novelas não

promovam a nossa cultura»

RICARDO CARRIÇO ACTOR

los o separam da obesidade mórbida. Há 2 anos, quando deixou os relvados, muito con-trariado e triste, pesava 100 quilos, pelo que é bem notória a espiral destrutiva que o ator-menta. «Estou derrotado. Não suporto esta barriga», reconhe-ce o ex-jogador – hoje respon-sável por uma empresa de representação desportiva – que acaba de aceitar o desafio do programa Fantástico, da Rede Globo, para ser a estrela da rubrica Medida Certa.

Nos próximos 3 meses, Ro-naldo submeter-se-á a um re-gime rígido, implicando uma cuidada dieta alimentar, mas também grandes sacrifícios físicos, nomeadamente muito exercício, algo que hoje é um verdadeiro martírio. «Sofro do-res e perdi muita qualidade de

Vítima de hipotiroidis-mo e de um metabis-

mo inconstante, o ex-fute-bolista Ronaldo Fenómeno está a anos-luz da boa for-ma exibida na década de 90 quando, enquanto estrela do Barcelona, exibia orgulho-samente 83 quilos de puro músculo.

Hoje, o craque brasileiro de 36 anos (feitos no sába-do) pesa 118 quilos. Só 16 qui-

Craque está a 16 kgs da obesidade mórbida. Aos 36 anos diz que já não suporta mais.

BRASIL Ronaldo “Fenómeno” é estrela de novo reality show da Rede Globo

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

À procura da medida certa

MARIA JOÃO BASTOS

Maria João Bastos é a nova embaixadora da Fashion Clinic. Cliente há vários anos desta “concept Store”– uma das lojas mais luxuosas da nossa capital –, a actriz foi seleccionada pela sua «elegância e imagem distintas». É 1.ª vez que a marca se associa a uma celebridade. A campanha Outono-Inverno 2012-13 foi fotografada por Pedro Ferreira.

NEGÓCIOS

AGUINALDO SILVA

Aguinaldo Silva, autor da novela Fina Estampa (em exibição na SIC), residente em Lisboa, inaugura esta noite o seu restaurante Brasileiríssimo, dedicado às especialidades do seu país. A festa de inauguração do espaço, no Parque das Nações, (Lisboa) contará com a actuação da DJ Rita Mendes, por sinal em avançado estado de gravidez.

SOFIA CERVEIRA

A apresentadora da estação de Carnaxide dá a cara por um novo vinho da região de Lisboa. Ao lado do actor Pedro Lima, a anfitriã do programa E-Especial participará na campanha de promoção da Quinta de S. Sebastião, cujo proprietário é, por sinal, António Parente, presidente do conselho de administração da produtora de ficção SP.

118 quilos é o seu peso. Deixou de jogar há 2 anos e 18 quilos

DR

35,2 de índice de massa corporal. Tem uma obesi-dade do tipo II

107 centímetros é quanto mede o seu perímetro abdominal.

vida. Até um esforço tão simples como subir umas escadas para entrar em casa cansa-me. Estou esgo-tado», admite.

Os seus progressos serão documentados em registo de reality show e exibidos semanalmente no progra-ma domingueiro, por cá exi-bido na TV Globo Portugal.

Ronaldo sublinha que bebe pouco álcool (uma vez por semana) e deixou de fu-mar. Subir para a balança provoca-lhe um certo «pa-vor». «Tenho um jogo [con-tra a pobreza] no final do ano contra os amigos de Zidane, em Porto Alegre, quero estar bem. Esse é o meu desafio», explica quem pretende dar o exemplo a outros quase obesos.

DR

DR

CM

DR

Page 15: OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA ...de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal CONSUMO Água
Page 16: OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA ...de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal CONSUMO Água

Classificados · www.Destak.pt · 16 5ª Feira · 27 de Setembro de 2012

Page 17: OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA ...de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal CONSUMO Água

Classificados · www.Destak.pt · 175ª Feira · 27 de Setembro de 2012

Page 18: OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA ...de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal CONSUMO Água

Classificados · www.Destak.pt · 18 5ª Feira · 27 de Setembro de 2012

Page 19: OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA ...de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal CONSUMO Água

5ª Feira · 27 de Setembro de 2012 · 19

Leitor www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima

ou para Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, N.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres).

BRAGA

AMANHÃ 11º MÍNIMA

24º MÁXIMA

HOJE 8º MÍNIMA

21º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 10º MÍNIMA

22º MÁXIMA

AMANHÃ 14º MÍNIMA

24º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 12º MÍNIMA

21º MÁXIMA

AMANHÃ 14º MÍNIMA

22º MÁXIMA

FARO

HOJE 17º MÍNIMA

22º MÁXIMA

AMANHÃ 16º MÍNIMA

19º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 13º MÍNIMA

23º MÁXIMA

AMANHÃ 16º MÍNIMA

24º MÁXIMA

PORTO

HOJE 10º MÍNIMA

20º MÁXIMA

AMANHÃ 13º MÍNIMA

23º MÁXIMA

TEMPO

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE****

Pree

ncha

a g

relh

a de

mod

o a

que

cada

lin

ha, c

ada

colu

na e

cad

a qu

adra

do d

e 3x

3 co

nten

ha to

dos

os n

úmer

os d

e 1 a

9

PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais: 1. Sondar com o prumo. Vedação constituída por ramos ou varas entrelaçadas. 2. Contr. da prep. a com o art. def. os. Na companhia de. Grande massa de água salgada. 3. Arte de medir e dividir as terras. Caminhar. 4. O espaço aéreo. Sectário da Igreja ortodoxa. 5. Contr. da prep. a com o artigo ou pronome o. Desmoronar-se. 6. Comer a ceia. Praça pública, na antiga Roma. 7. Que tem carácter sagrado. A si mesmo. 8. Habitante ou natural do Uruguai. Grito de dor ou de alegria. 9. Graceja. Mal cozido. 10. Que exprime malvadez. Época notável. Lírio. 11. Qualquer instrumento de ataque ou defesa. Proprietário de olaria Verticais: 1. Remunerar. Cada um dos grupos em que se divi-de um numeroso conjunto de estudantes. 2. Cortar e triturar com os dentes. Encher de cárie. 3. Costume. Gebo. A unidade. 4. Contr. da prep. de com o art. def. o. Apogeu. 5. Aguçar. Jun-ta. 6. Cara. Sagrado. 7. Voz do gato. Relativo a feira. 8. Terreiro em frente ou à volta da igreja. Alternativa (conj.). 9. Indica lugar, tempo, modo, causa, fim e outras relações (prep.). Metal precioso de cor amarela, dúctil e maleável. Naquele lugar. 10. Banco de areia pouco elevado acima da água do mar. Agregar. 11. Viagem indeterminada e longa, por terra, por mar, etc.. Ciumento

CRUZADAS Horizontais: 1. Prumar, Sebe. 2. Aos,

Com, Mar. 3. Geodesia, Ir. 4. Ar, Ortodoxo. 5. Ao, Ruir. 6. Cear, Foro. 7. Tabu, Se.

8. Uruguaio, Ai. 9. Ri, Encruado. 10. Mau, Era, Lis. 11. Arma, Oleiro

Verticais: 1. Pagar, Turma. 2. Roer, Cariar. 3. Uso, Zebu, Um. 4. Do, Auge. 5. Acerar, Une. 6. Rosto, Sacro. 7. Mio,

Feiral. 8. Adro, Ou. 9. Em, Ouro, Ali. 10. Baixio, Adir. 11. Error, Cioso

SOLUÇÕES

SUDOKU

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Pro-priedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accio-nistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Ma-rina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Vala-das Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Colu-nistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Gra-fismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Al-ves; Departamento Criativo: António Garcia, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), João Aleixo (Gestor de Produto) ([email protected]); Passatempos: Marta Tavares; Activações e Eventos: Alexandra Cayolla (Coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham; Administração/Re-dacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamen-to Comercial: DIRECTOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santa-na (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Ba-rata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pin-to; DIRECTOS: Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 049 42 04 ou 21 049 48 15/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DEPARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Por-to: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Te-lefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Che-fe de Distribuição: José Magalhães; Periodi-cidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Im-pressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Ar-tes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Dele-gação Porto: Rua Manuel Pinto de Aze-vedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefo-ne: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

PUB

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão.

CARTAS DO LEITOR

Desiludidos Segundo a sondagem da Cató-lica para o DN, JN e RTP, 87% dos inquiridos dizem-se desilu-didos com a democracia. Evi-dentemente que essa desilu-são deve-se ao estado de de-gradação económica, social e até política a que os sucessivos governos dos partidos do de-nominado arco do poder con-duziram o país. Portanto, have-ria toda a lógica que os mes-mos fossem fortemente pena-lizados. Mas não! Os três, PS/PSD/CDS, juntos, ainda al-cançam 62% dos votos. Pobre democracia que tem as costas largas! Desiludidos ficamos nós ao ver que esta gente, apesar de tão vergastada, se submete-ria docilmente a um qualquer “salvador da Pátria”. Nunca mais aprende e sacode a albar-da.

Francisco Ramalho

Rejeição da TSU

Aparentemente há um recuo, mas, na realidade, vamos pa-gar e são visados os mesmos de sempre. Oxalá não seja pior a emenda!...

Álvaro Dias

Um país de formigas

Este governo quando abre a boca é só para dizer bordoa-das, ainda mal começou a 2.ª parte do folhetim ‘TSU – Quem paga és tu’, começa a novela ‘As cigarras versus as formigas’, da autoria de Macedo!!! Con-tando ninguém acredita em tanta asneira junta, por isso aqui fica mais uma nota, que é por assim dizer a moral da his-tória – no dizer de Macedo, es-te país tem poucas formigas a trabalhar, para sustentar o gru-pinho das Cigarras, muito ocu-padas com as suas canções de ponta e mola, porque só isso sabem fazer!!! Pois eu digo a esse Macedo que tenha cuida-do, porque quando as formigas atacam em massa são uma força indestrutível, avassalado-ra e sem tréguas – e as cigarras que se ponham ‘a pau’, porque um dia destes são atacadas em plena actuação musical.

A união faz a força é o lema das formigas, seja também o do povo português, que já acordou e que não se deve dei-xar enganar outra vez mais!!! Quanto ao Macedo, é melhor arranjar outra ocupação, por-que para contador de fábulas não tem a mínima piada!!! E disse!...

Madalena Crespo SINTRA

Page 20: OS CONTEÚDOS DESTA PÁGINA SÃO DA INTEIRA ...de. Segundo a análise da enti-dade reguladora (ERSAR) aos tarifários praticados em 2011 em 278 concelhos de Portugal CONSUMO Água

PUB