orientaÇÃo e localizaÇÃo espacial disciplina : geografia

20
ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA

Upload: ana-de-lacerda-medina

Post on 07-Apr-2016

276 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL

DISCIPLINA : GEOGRAFIA

Page 2: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA

• Na Idade Média (entre os séculos V e XV), os europeus achavam que a Terra estava parada no meio do Universo e que o Sol e demais astros giravam em torno da Terra , ideia que ficou conhecida como geocentrismo ou Teoria Geocêntrica.

• Na primeira metade do século XVI, o astrônomo Nicolau Copérnico defendeu a ideia de que o Sol era o centro do Sistema Solar e ao seu redor giravam os planetas. Assim , desenvolveu-se a teoria do helicentrismo ou Teoria Heliocêntrica.

Movimentos da Terra

Page 3: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA

Movimentos de Rotação e Translação

• O movimento de Rotação é aquele que a Terra executa em torno do seu próprio eixo e que dá origem aos dias e as noites com uma duração de aproximadamente 24 horas.

• O movimento de translação é aquele que a terra realiza em torno do Sol com duração de aproximadamente 365 dias e 6 horas. Esse período é chamado de ano. De quatro em quatro anos ocorre o ano bissexto onde acrescenta-se um dia a mais no mês de fevereiro.

• A principal consequência desse movimento são as estações do ano.

Page 4: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA
Page 5: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA

A ORIENTAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO• A necessidade de se orientar no

espaço geográfico sempre foi um desafio para a humanidade.Para se localizar , os seres humanos observavam inicialmente aspectos da natureza que se destacassem dos demais, como montanhas , rios...Com isso estabeleciam pontos de referência.

• Além desses aspectos naturais da superfície terrestre, os astros também serviram como referência de orientação.

• Observar os astros como o Sol, lua, estrelas também era uma forma de se localizar e se orientar.

• Constatou-se com o passar dos tempos que o lado onde os astros (Sol, Lua..)aparecem todos os dias denominou-se leste e onde eles se põem denominou-se oeste.Na verdade esse é o movimento aparente do Sol que ocorre devido o movimento de rotação da Terra

Page 6: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA

Movimento aparente do Sol

Esse movimento é denominado de aparente porque efetivamente quem se move é a Terra e não o Sol

Page 7: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA

Rosa dos ventos• Pontos cardeais –são pontos

principais para nossa orientação.São eles Norte (N), Sul (S),Leste (L ou E) e Oeste (O ou W).

• Pontos colaterais –são pontos auxiliares que estão entre os cardeais.São eles Nordeste (NE),Sudeste(SE), Noroeste (NO)e Sudoeste (SO).

• A figura na qual aparecem todos esses pontos de orientação (cardeais,colaterais) é denominada rosa dos ventos

Page 8: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA

Bússola

• A bússola é um aparelho de orientação criado pelos chineses há mais de mil anos.Foi trazida para Portugal por volta do século XIII, pelos mouros.Seu uso foi de grande importância para os navegantes europeus.

Page 9: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA

GPS Global Positioning System (sistema de posicionamento global)

• O Sistema de Posicionamento Global, popularmente conhecido por GPS, foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em 1973.Com ele uma pessoa pode se orientar e localizar uma coordenada geográfica, um endereço ou um elemento do espaço na maior parte da superfície terrestre.O aparelho funciona conectado a satélites artificiais em órbita ao redor da Terra.

• É cada vez mais comum o uso desse aparelho em veículos , pois eles facilitam o deslocamento por ruas e avenidasem qualquer cidade do mundo, substituindo os guias de ruas locais.

Page 10: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA

Paralelos• As linhas horizontais que

cortam o globo são denominados paralelos.A linha do Equador, ou paralelo central divide a Terra ao meio em dois hemisférios:hemisfério norte ou setentrional e hemisfério sul ou meridional

Page 11: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA

Meridianos• As linhas verticais traçadas de um

polo ao outro são denominados meridianos.Elas são traçadas perpendicularmente à linha do Equador, correspondendo à metade de um círculo.O meridiano inicial é denominado meridiano de Greenwich, e foi definido a partir da localização de um observatório com o mesmo nome, na cidade de Londres, na Inglaterra.

Page 12: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA

Observatório de Greenwich

Parque de Greenwich, em Londres, onde se localiza o observatório do mesmo nome

Page 13: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA

Como a Terra é esférica , a distância de um paralelo ao outro, ou de um meridiano ao outro, é medida em graus.Se estabelecermos a medida de 1° (um grau) de um meridiano ao outro, podemos traçar180 meridianos em cada hemisfério , 360° no total,tomando como ponto de partida o meridiano de Greenwich,pois cada hemisfério da Terra representa metade de uma superfície esférica medindo, portanto ,180°

Page 14: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA

Latitude – é a distância em graus de um ponto qualquer da Terra até á linha do Equador.Ela varia de 0° no Equador até 90° nos polos

Page 15: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA

Longitude -é a distância em graus de qualquer ponto da Terra até o Meridiano de Greenwich.Essa distância varia de 0° no meridiano principal até 180°, tanto a leste quanto a oeste de Greenwich

Page 16: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA

Coordenadas geográficas é um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre o planeta Terra que se cruzam.Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos

Page 17: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA

Fusos horários• em 1884 foi estabelecido um

sistema único de horário que abrangesse o mundo inteiro.

• Nesse encontro ficou definido que cada fuso teria 15°.

• Chegou-se a esse valor dividindo a medida total da Terra de 360°por 24 horas, tempo aproximado da rotação da Terra.

• Portanto cada fuso de 15°corresponderia a uma hora,como mostra a figura a seguir.

• Por causa do movimento de rotação da Terra , as horas aumentam no sentido leste e diminuem no sentido oeste.

Page 18: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA

Para estabelecer uma organização dos horários entre os diversos países foi criado um sistema de fusos horários, padronizando as horas internacionalmente.

Fusos horários

Page 19: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA

O Brasil possui 4 fusos horários

Page 20: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA

O primeiro fuso horário brasileiro encontra-se duas horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich e uma hora adiantado em relação ao horário de Brasília. Esse fuso abrange apenas algumas ilhas oceânicas pertencentes ao Brasil, como Fernando de Noronha e Penedos de São Pedro e São Paulo.O segundo fuso horário do país encontra-se três horas atrasado em relação a Greenwich e abrange a maior parte do território nacional, com a totalidade das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, além dos estados do Pará, Amapá, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal. É o horário oficial de Brasília.O terceiro fuso horário encontra-se quatro horas atrasado em relação a Greenwich e duas horas em relação ao horário de Brasília. No horário de verão, essa diferença aumenta para três horas, pois os estados abrangidos (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia e a maior parte do Amazonas) não fazem parte desse horário especial.O quarto fuso horário encontra-se cinco horas atrasado em relação a Greenwich e três horas em relação ao horário de Brasília, aumentando para quatro horas durante o horário de verão. Abrange somente o estado do Acre e uma pequena parte oeste do Amazonas. Esse fuso foi extinto no ano de 2008, onde a área passou a integrar o fuso de -4, no entanto, em setembro de 2013, essa extinção foi revogada após aprovação em um referendo promulgado em 2010.