ordinÁria fazenda do estado de sÃo paulo, secretaria de ... · legal e a impossibilidade de...

29
.fls. 1 a• QUARESMA DE AZEVEDO Advogados Associados EXMO. SR DR JUIZ DE DIREITO DA a. VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA CAPITAL. MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA ARAUJO, brasileira, viam, auxiliar de enfermagem, portador do RG n 10.152.457 - SSP/SP e titular do CPF 004.140.128-01, residente e domiciliado nesta Capital na Rua Dr. Luis Augusto de Queiroz Aranha te. 152 — Vila Madalena, CEP - 05453-900; onde recebe intimações, vem à presença de V. Exa., por seu advogado que esta subscreve, promover a presente ação ORDINÁRIA contra a FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO, pessoa jurídica de direito público interno, representado por seus procuradores que recebem citação na SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA JUSTIÇA, situada no Pátio do Colégio no. 184 1°. andar, Centro, CEP - 01016-040; se situa na Avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar no. 188 4°. Andar e, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos : 1 -DOS FATOS E DO DIREITO 1 - A Requerente é funcionária publica da SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE, lotada no CENTRO DE REFERENCIA E DE TREINAMENTO EM DST/AIDS conforme documentos em anexo, para exercer a função de auxiliar de enfermagem. 2 — Como todo trabalhador, a Requerente recebe seus vencimentos e ainda 13°. Salário e Férias acrescidas de 1/3, sendo que a remuneração é composta do salario-base, acrescido de gratificações e adicionais previstos em Lei. Rua Luis Goes n. 1128 - Vila Clensentino - CEP - 04045-100 - Fone - 50723269 - &o Paul

Upload: doanduong

Post on 19-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

.fls. 1

a• •

QUARESMA DE AZEVEDO Advogados Associados

EXMO. SR DR JUIZ DE DIREITO DA a. VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA CAPITAL.

MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA ARAUJO, brasileira, viam, auxiliar de enfermagem, portador do RG n 10.152.457 - SSP/SP e titular do CPF 004.140.128-01, residente e domiciliado nesta Capital na Rua Dr. Luis Augusto de Queiroz Aranha te. 152 — Vila Madalena, CEP - 05453-900; onde recebe intimações, vem à presença de V. Exa., por seu advogado que esta subscreve, promover a presente ação ORDINÁRIA contra a FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO, pessoa jurídica de direito público interno, representado por seus procuradores que recebem citação na SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA JUSTIÇA, situada no Pátio do Colégio no. 184 1°. andar, Centro, CEP - 01016-040; se situa na Avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar no. 188 4°. Andar e, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos :

1 -DOS FATOS E DO DIREITO 1 - A Requerente é funcionária publica da SECRETARIA

ESTADUAL DA SAÚDE, lotada no CENTRO DE REFERENCIA E DE TREINAMENTO EM DST/AIDS conforme documentos em anexo, para exercer a função de auxiliar de enfermagem.

2 — Como todo trabalhador, a Requerente recebe seus vencimentos e ainda 13°. Salário e Férias acrescidas de 1/3, sendo que a remuneração é composta do salario-base, acrescido de gratificações e adicionais previstos em Lei.

Rua Luis Goes n. 1128 - Vila Clensentino - CEP - 04045-100 - Fone - 50723269 - &o Paul

1 ~- %.

QUARESMA DE AZEVEDO Advogados Associados

3 — Ocorre que em especial o quinquenio, o qual está previsto no art. 129 da Constituição Estadual de São Paulo, vem sendo calculado somente sobre o valor base da remuneração e não leva em conta o valor integração conforme preve o artigo supra mencionado.

4 — Diz o art. 129 da Constituição do Estado de São Paulo : " Art 129". — Ao servidor público é assegurado o percebimento do adicional por tempo de serviço, concedido no minirno por quinquenio, e vedada a sua limitação, bem como a sexta parte dos vencimentos integrais, concedida aos vinte anos de efetivo exercido, que se incorporarão aos vencimentos para todos os efeitos, observado o disposto no art. 115, inciso XVI, desta Constituição.

5 — Transcrevemos ainda o art. 115, XVI do mesmo diploma Constitucional : " Artigo 115 - Para a organização da administração pública direta e indireta, inclusive as farsdações instituídas ou mantidas por qualquer dos Poderes do Estado, é obrigatório o cumprimento das seguintes normas:

XVI - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores sob o mesmo título ou idêntico fiendamento;..."

6 - Os dispositivos constitucionais acima transcritos não deixam duvida de que o legislador ao utilizar o termos "vencimentos", acrescidos do adjetivo "integrais" evidencia que para o calculo do quinquênio deve ser considerada a remuneração integral do servidor.

7 — No entendimento do Mestre Helly Lopes Meirelles, "vencimentos ( no plural) é especie de remuneração e corresponde à soma dos vencimentos e das vantagens pecuniárias, constituindo a retribuição pecuniária devida ao servidor pelo exercicio do cargo público fixado em Lei, e os vencimentos são representados pelo padrãos do cargo ( vencimento ) acrescido dos demais componentes do sistema remuneratorio do servidor público da Administração Direta, Autarquica e Fundacional. Esses conceitos resultam, hoje, da própria Carta Magna, como se depreende do art. 39, § 1°., 1, c/c o art. 37, X, XI, XII e XV" ( Direito Administrativo Brasileiro, 34 ed., São Paulo, Malheiros, 2008, p. 488 ).

8 - A Consolidação das Leis do Trabalho em seu art. 457, § 1°., diz

que: " Art. 457 — Compreendem-se na remuneração do empregado para todos os efeitos legais, além dos salarios devidos e pago diretamente pelo empregador, com o contraprestação do serviço, asgorjetas que receber.

Rua Luis Goes te. 1128 - Vila Clementino - CEP - 04045-100 - Fone - 50723269 - São

fls. 3

QUARESMA DE AZEVEDO Advogados Associados

§ 1°. — Integram o salario, não só a importdncia fixa estipulada, como tambem as comissões, percentagens, gratificaçOes ajustadas, diarias para viagem e abono pago Pelo ~Pregador..."

9 — Tem sido esse tambem o entendimento jurisprudencial dominante em nosso Egregio Tribunal de Justiça.

IV - DO PEDIDO Ante todo o exposto, a Requerente requer:

1 - A citação das Rés na pessoa de seus procuradores e representantes legais para que, querendo, venha aos autos integrar a presente lide e apresentar sua eventual defesa, sob pena de revelia e confissão; 2 - Seja a presente demanda julgada totalmente procedente e seja a Ré compelida a recalcular o quinquênio tendo como base a remuneração integral da Requerente e pagar as diferenças desde o pagamento do primeiro quinquênio até o transito e julgado e partir de então integrem a remuneração da Requerente, com a consequente condenação do demandado ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios na base de 20% sobre o valor da condenação conforme art. 20 e seguintes do Código de Processo Civil e demais cominações legais; 3 - Provar todo o alegado por todos os meios de prova em Direito admissíveis, nos termos do art. 332 do Código de Processo Civil, especialmente as documentais, depoimentos pessoais das partes, testemimbais, periciais, vistorias e arbitramentos; • 4 - Os beneficios da Assistência Judiciária Gratuita nos termos da Lei 1060/50, modificada em seu artigo 4°. pela Lei n°. 7.510/86 declarando, para tanto, ser pessoa pobre na acepção jurídica do termo, não podendo arcar com custas e despesas advindas da presente ação sem prejuízos próprios e de sua familia ( Doc. ).

Dá-se à causa o valor de R$ 5.000,00 ( Cinco mil reais ) para efeitos de custa e alçada. Nestes termos, Pede deferimento. São Paulo, 21 de novembro de 2009.

FERNANDO

Rua Luis Goes 1128 - Vila ~imo - CEP - 04045-100 - Fone - 50723269 - São Paulo.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

COMARCA DE SÃO PAULO

3' VARA DE FAZENDA PÚBLICA Viaduto Dona Paulina, 50. 5' andar - sala 509/511/516, Centro - CEP 01501-010, Fone: 32422333R2106, São Paulo-SP - E-mail: sp31110t)tisp.gov.hr

SENTENÇA

Processo n°: 053.09.042660-9 - Procedimento Ordinário Requerente: Maria da Conceição Barbosa Araújo Requerido: Fazenda do Estado de São Paulo - FESP

Juiz() de Direito Dr.(a): Luis Fernando Camargo de Barros Vidal

Vistos.

Trata-se de ação ordinária em que MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA ARAÚJO alega em síntese que é servidora pública e faz jus ao pagamento de quinquênios incidentes sobre a integralidade dos vencimentos nos termos do art. 129 da Constituição Estadual, e não apenas sobre o salário-base corno vem recebendo, pelo que pede a condenação da FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FESP ao pagamento de parcelas vencidas e não prescritas, e das parcelas vincendas, apostilando-se.

A inicial veio acompanhada de documentos.

A Fazenda Pública ofertou resposta na qual em síntese alega falta de amparo legal e a impossibilidade de utilização da base de cálculo pretendida à falta de lei de competência privativa do executivo que autorize a utilização de verbas não incorporadas, bem como a impossibilidade de aumentos em cascata.

É o relatório. Decido.

Conheço diretamente do pedido nos termos do art. 330, inciso I, do CPC.

O constituinte estadual originário estabeleceu no art. 129 da Constituição Estadual o direito ao quinquênio incidente sobre os vencimentos integrais, e não apenas parcela deles, de modo que carece de fundamento de direito a oposição ao pagamento sob o fundamento de que tal não é a base de cálculo de benefício e nem poderia ser por invasão de competência privativa do chefe do executivo.

Neste sentido pacificou-se jurisprudência, corno se lê em trecho da Apelação n.° 673.744.5/7-00, de cujo voto condutor do Des. Celso Bonilha se transcreve o que aqui interessa:

fls. 1

fls. 2

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO COMARCA DE SÃO PAULO

3' VARA DE FAZENDA PÚBLICA Viaduto Dona Paulina, 80. 5' andar - sala 509/511/516, Centro - CEP 01501-010, Fone: 32422333R2106, São Paulo-SP - E-mail: sp3fazi'q;:tj.sp.gov.br

"Consoante estabelece o artigo 129 da Constituição do Estado de São Paulo, a sexta-parte dos vencimentos integrais é concedida aos servidores público com vinte anos de efetivo exercício e incorporar-se-á aos vencimentos para todos os efeitos legais, observado o disposto no artigo 115, inciso XVI, da mesma Constituição.

O adicional quinquenal comporta idêntico tratamento àquele conferido à vantagem da sexta-parte, tese reiteradamente trazida à lume nos julgados deste egrégio Tribunal de Justiça.

Tanto por vencimentos integrais para o cálculo da sexta-parte, como por remuneração para o cálculo dos adicionais quinquenais, deve ser considerado o padrão acrescido das vantagens do cargo ou pessoais incorporadas ou não, não se levando em conta apenas gratificações eventuais.

E, por vencimentos integrais para o cálculo da sexta-parte devem ser considerados o padrão e as vantagens do cargo ou pessoais incorporadas ou não aos vencimentos, não se levando em conta as eventuais e as extintas.

Lembra, a propósito, o insigne administrativista Hely Lopes Meirelles: "Essas gratificações só devem ser percebidas enquanto o servidor está prestando o serviço que as enseja, porque são retribuições pecuniárias pro labore faciendo e propter laborem. Cessado o trabalho que lhes dá causa ou desaparecidos os motivos excepcionais e transitórios que as justifiquem, extingue-se a razão de seu pagamento. Daí porque não se incorporam automaticamente ao vencimento, nem são auferidas na disponibilidade e na aposentadoria, salvo quando a lei expressamente o determina por liberalidade do legislador" (Direito Administrativo Brasileiro, 18" edição, Malheiros Editores, pág. 411).

Em incidente de uniformização de jurisprudência n° 193.485-1/6-03, os juízes da Turma Especial da Primeira Seção Civil deste egrégio Tribunal de Justiça, deixaram assentado que "A sexta-parte deve incidir sobre todas as parcelas componentes dos vencimentos, entendendo-se por vencimentos integrais o padrão mais as vantagens adicionais efetivamente recebidas, salvo as eventuais"."

Anote-se, por oportuno, que a hipótese não enseja considerar a vedação contida no inciso XIV do art. 37 da Constituição Federal, posto que não se trata de reconhecer direito de incidência recíproca entre vantagens como a sexta-parte, conforme anotado na Apelação Cível n.° 799.529.5/5-00.

fls. 3

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

COMARCA DE SÃO PAULO

3" VARA DE FAZENDA PÚBLICA Viaduto Dona Paulina, 80. 50 andar - sala 509/5111516, Centro - CEP 01501-010, Fone: 32422333R2106, São Paulo-SP - E-mail: sp3faz(tydj.sp.gov.br

Assim, nenhuma razão assiste à requerida, anotado ainda que a prescrição é ressalvada.

Os juros devem ser computados segundo a lei vigente ao tempo da propositura da ação, conforme orientação do C. STJ que se pacificou em relação ao problema de direito intertemporal gerado pela MP 2.185-35/01 (REsp 554.343/RS, 601.688/SC, 606.375/IVIS, AI 764.963/SP). Assim, deverão ser contados à taxa das cadernetas de poupança conforme a redação do art. 1-F da Lei n.° 9.497, dada pela Lei n.° 11.960 de 29/06/2009, que deu nova redação ao dispositivo, já que proposta a ação após a sua vigência. Pela mesma razão, os valores serão atualizados conforme os índices de remuneração das cadernetas de poupança.

Pelo exposto, julgo procedente a ação a fim de condenar a requerida ao apostilamento do direito de quinquênios incidentes sobre a inte_gí-alidade dos __ vencimentos da autora, excetuadas tão somente as verbas eventuais, pagando-se as parcelas_ vincendas e as diferenças das vencidas e não atingidas pela prescrição quinquenal, acrescidas de atualização monetária desde o vencimento e acrescidas de juros desde a citação.

A ré arcará com os ônus da sucumbência, fixados os honorários em R$ 2.500,00 nos termos do art. 20, §40, do CPC. Reconheço o caráter alimentar do débito.

Superado o limite previsto no artigo 475, parágrafo 2° do CPC, subam oportunamente para reexame.

P.R.I.C.

São Paulo, 25 de junho de 2010.

fls. 1

PODER JUDICIARIO

TRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Registro:2012.0000016978

ACÓRDÃO

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação n° 0042660-

35.2009.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que são apelantes FAZENDA

DO ESTADO DE SÃO PAULO e JUIZO EX OFFICIO sendo apelado MARIA DA

CONCEIÇAO BARBOSA ARAUJO.

ACORDAM, em 11' Câmara de Direito Público do Tribunal de

Justiça de São Paulo, proferir a seguinte decisão: "NEGARAM PROVIMENTO

AOS RECURSOS OFICIAL, CONSIDERADO INTERPOSTO, E VOLUNTÁRIO,

ACLARANDO-SE A R. SENTENÇA, NOS TERMOS QUE CONSTARÃO DO

ACÓRDÃO. V.U.", de conformidade com o voto do Relator, que integra este

acórdão.

O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores

AROLDO VIOTTI (Presidente), RICARDO DIP E PIRES DE ARAÚJO.

São Paulo, 16 de janeiro de 2012.

Aroldo Viotti RELATOR

Assinatura Eletrônica

fls. 2 fls

PODER JUDICIARIO

TRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

VOTO N° 21.089

APELAÇÃO N° 0042660-35.2009.8.26.0053 (990.10.579267-7) São Paulo

APELANTE: FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO

APELADOS: MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA ARAÚJO

RECORRENTE: JUÍZO "EX OFFICIO"

JUIZ DE 1' INSTÂNCIA: LUIS FERNANDO CAMARGO DE BARROS

VIDAL

Servidora Pública Estadual ativa. Adicional de Tempo de Serviço ATS (qüinqüênio). Pretensão de seu recálculo sobre todas as vantagens incorporadas ou não. Ação provida em primeira instância. Hipótese em que a base de cálculo do referido adicional por tempo de serviço deve incidir também sobre "Gratificação Especial de Atividade GEA", "Gratificação Executiva" e "Gratificação Geral", percebidas pela autora. Recursos oficial, considerado interposto, e voluntário improvidos, aclarando-se a r. sentença para discriminação das referidas verbas.

I. Ação de rito ordinário movida por MARIA DA

CONCEIÇÃO BARBOSA ARAÚJO, servidora pública estadual ativa, contra a

FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO, objetivando que o adicional de tempo

de serviço ATS (qüinqüênio), que recebe, seja calculado sobre seus

vencimentos integrais, na forma do artigo 129 da Constituição Estadual, bem

assim o pagamento das diferenças devidas, acrescidas dos consectários legais.

A r. sentença de fls. 24/26, cujo relatório fica adicionalmente

adotado, julgou procedente o pedido, para condenar a requerida "ao

apostilamento do direito de quinquênios incidentes sobre a integralidade dos

vencimentos da autora, excetuadas tão somente as verbas eventuais, pagando-

se as parcelas vincendas e as diferenças das vencidas e não atingidas pela

prescrição quinquenal, acrescidas de atualização monetária desde o vencimento

e acrescidas de juros desde a citação", aplicando-se a Lei n° 11.960/09.

Determinou, ainda, que a ré arcasse com as custas, fixando os honorários

advocatícios em R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).

Apelação n° 0042660-35.2009.8.26.0053 - São Paulo 2

PODER JUDICIARIO

TRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

fls. 3

fls.

Sobreveio Apelação da Fazenda Estadual, que, nas razões de fls.

31/38, pleiteia a reforma integral do julgado, para ser a ação julgada

improcedente, asseverando, em síntese, que: a) o artigo 129 da Constituição

Estadual não tem o alcance pretendido pela autora, pois apenas prevê como

base de cálculo da sexta-parte os vencimentos integrais, e não do qüinqüênio; b)

as gratificações sobre as quais a autora busca a incidência do qüinqüênio

possuem natureza precária, portanto não se incorporam ao vencimento; c) houve

ofensa ao princípio da separação dos poderes; d) o artigo 37, inciso XIV, da CF,

na redação determinada pela EC n° 19/98, veda a superposição de vantagens. O

recurso foi contrariado a fls. 47/49, subindo os autos. Este, em síntese, o

relatório.

II. Não comportam acolhimento o apelo

fazendário e o recurso oficial, tido por interposto, nos termos do EResp n°

701.306/RS, Rel. Min. FERNANDO GONÇALVES, Corte Especial, j. 7.4.2010,

DJE 19.4.2010, uma vez que o valor da condenação é ilíquido, não se aplicando

o disposto no artigo 475, § 2°, do CPC.

A autora, servidora pública estadual ativa, Auxiliar de Enfermagem,

busca na inicial o recálculo do adicional de tempo de serviço (qüinqüênio) sobre

todas as vantagens que percebe, incluindo as incorporadas ou não, na forma

discriminada em seu holerite.

Soa o artigo 129 da Constituição Estadual de 1989: "Ao servidor

público estadual é assegurado o percebimento do adicional por tempo de serviço,

concedido no mínimo, por qüinqüênio, e vedada a sua limitação, bem como a sexta

parte dos vencimentos integrais, concedida aos vinte anos de efetivo exercício, que

se incorporarão aos vencimentos para todos os efeitos, observado o disposto no

artigo 115, XVI, desta Constituição.". O artigo 115, inciso XVI, da Constituição do

Estado reproduzia o artigo 37, inciso XIV, da Constituição Federal, em sua

redação originária ("os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público

não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos

ulteriores sob o mesmo título ou idêntico fundamento"). A Emenda Constitucional

n° 19/98 alterou a redação do dispositivo da Constituição da República (art. 37,

Apelação n° 0042660-35.2009.8.26.0053 - São Paulo 3

fls fls. 4

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

XIV), para excluir a expressão "sob o mesmo título ou idêntico fundamento" ("os

acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados

nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores").

De sedimentado entendimento, neste Tribunal, quanto à

compreensão da expressão "vencimentos integrais", constante do art. 129 da

C.E., citado, que tais vencimentos "integrais", base de cálculo do adicional de

tempo de serviço (qüinqüênio), deve compreender o padrão e as vantagens

incorporadas, não aquelas meramente eventuais ou transitórias. Nesse sentido:

"Servidor Público. Sexta parte. Incidência sobre todas as parcelas que compõem os

vencimentos. Inadmissibilidade. Lei Complementar n° 180, de 1978 e artigo 37,

inciso XIV, da Constituição Federal. Inexistência de ofensa ao artigo 129 da

Constituição Estadual com idêntica redação do inciso VIII, do artigo 92, da Carta

Estadual anterior. Ação improcedente. Embargos rejeitados" (Embargos

Infringentes n° 193.485-1, Rel. Des. LEITE CINTRA, j. 9.3.95). Ainda:

"Funcionários públicos estaduais. Recalculo da sexta parte, fazendo incidir sobre

os vencimentos integrais, incluindo vantagens e gratificações. Artigo 129 da

Constituição Estadual. Sexta-parte incidente sobre parcelas dos vencimentos que

estão definitivamente incorporadas, e não àquelas meramente transitórias ou

modais. Recursos voluntário e oficial providos, ficando improvido o recurso dos

autores" (TJSP, 3' Câmara de Direito Público, j. 11.11.2003, Rel. o Des.

ÁLVARO LAZZARINI, m.v.).

Segundo a orientação que largamente tem prevalecido, a

compreensão do vocábulo "vencimentos integrais" não poderia incluir todas e

quaisquer parcelas integrantes da remuneração global: não haveria como aí

incluir adicionais por função e outras verbas de natureza transitória, seria

desfigurar a natureza de adicional cuja "ratio" é o tempo de serviço prestado,

como é o qüinqüênio. Nesse sentido: "O que convém fixar é que as vantagens por

tempo de serviço integram-se automaticamente no padrão de vencimentos, desde

que consumado o tempo estabelecido em lei, ao passo que as vantagens

condicionais ou modais, mesmo que auferidas por longo tempo em razão do

preenchimento dos requisitos exigidos para sua percepção, não se incorporam ao

vencimento, a não ser quando essa integração for determinada por lei." (HELY

LOPES MEIRELLES, "Direito Administrativo Brasileiro", Malheiros Ed., 30'

Apelação n° 0042660-35.2009.8.26.0053 - São Paulo 4

fls. 5 fls

PODER JUDICIARIO

TRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

edição, pág. 470). Aplicável ainda à espécie precedente desta Col. Câmara, da

lavra do Desembargador LUIZ GANZERLA: "a C. 1' Câmara de Direito Público

deste E. Tribunal já teve oportunidade de decidir, em caso assemelhado ao

presente, não incidir na sexta-parte as gratificações provisórias, eventuais, ou

ainda não incorporadas ao vencimento do servidor (cf ap. n° 43.597-5/6, São Paulo,

Rel. Des. LUIZ TÃMBARA). No mesmo sentido, julgado da 39° Câmara de Direito

Público desta Corte, na ap. n° 33.818-5/8, rel. Des. RIBEIRO MACHADO e outro da la

Câmara de Direito Público, ap. n° 79.143-5/3, de São Paulo, j. 19.19.99. Ademais, esta

Corte, no julgamento da ap. cível n° 271.041-1/3-00, rel. Des. JOSÉ SANTANA,

deixou estabelecido que "vencimentos integrais, aos quais o artigo 129 da

Constituição do Estado se refere, são aqueles que compõem efetiva e

definitivamente os vencimentos, como acontece com os qüinqüênios, gratificações

de representação incorporadas e vantagens iguais. Esses vencimentos integrais

não podem ser outros senão os efetivos, imutáveis, incorporados e não os que

decorrem de situação passageira e que podem cessar, tais como aqueles que

decorrem de representação por serviço especial, salário-família, horas extras, e

outras tantas, passíveis de cessação.".

A vantagem há de incidir tão somente sobre "aquelas parcelas dos

vencimentos que a eles estão definitivamente incorporadas".

Vantagem definitivamente incorporada", contudo, não é acréscimo.

No dizer de significativo julgado desta Colenda Câmara: "A Emenda

constitucional n° 19/1998 derrogou o art. 129 da Constituição do Estado de São

Paulo, na parte em que indicava por base de incidência do adicional de sexta-parte

os vencimentos integrais. O problema real remanescente está em dizer que coisa é

o vencimento. Essa dificuldade é tributária da circunstãncia de que alguns aportes

pecuniários, que a lei designa gratificações, são, na verdade, reajustes

remuneratórios. E, nessa condição, integram o vencimento." (TJSP, 11' Câmara

de Direito Público, Apelação Cível n° 913.603-5/2-00, Rel. o Des. RICARDO DIP,

voto 20.338).

Apesar da inviabilidade de que seja o adicional de tempo de serviço

(qüinqüênio) calculado, "a priori", sobre a totalidade dos vencimentos, possível é

que estes se componham de verbas a eles já incorporadas, e que sobre as quais

não esteja sendo calculada a vantagem. E isto resta bem claro ao exame do

Apelação n° 0042660-35.2009.8.26.0053 - São Paulo 5

PODER JUDICIARIO

TRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

fls. 6 fls

contracheque da autora (fls. 7), que consigna parcelas a título de gratificações

incorporadas. Essa modalidade de gratificação, por evidente, integra o

vencimento e com ele se confunde, consubstanciando base de cálculo do

adicional de tempo de serviço (qüinqüênio).

A autora não se preocupou em estremar quais, dentre as verbas e

gratificações que percebe, teriam natureza propriamente salarial ou vencimental,

e já incorporadas em definitivo aos vencimentos, partilhando da natureza destes.

Examinando-se seu "holerite" de pagamento, verifica-se que o benefício apenas

é calculado sobre o salário-base.

Além dele, verifica-se que a autora também percebe valores a título

de "Gratificação Especial de Atividade GEA", "Gratificação Especial por

Atividade no Instituto de Infectologia Emílio Ribas GEER", "Gratificação

Executiva", "Gratificação Geral", "Adicional de Insalubridade", "Auxílio-transporte"

e "Prêmio de Incentivo". Cabe aqui breve análise no tocante à sua natureza, para

fins de aclarar a r. sentença quanto ao ponto, já que incluiu na base de cálculo

adicional de tempo de serviço (qüinqüênio) "a integralidade dos vencimentos da

autora, excetuadas tão somente as verbas eventuais,..." (fls. 26).

Gratificação Especial de Atividade (GEA) Lei estadual n° 674, de

8 de abril de 1992. Esta vantagem está prevista em seu artigo 20, que assim

dispõe: "Artigo 20 A Gratificação Especial de Atividade GEA, será atribuída

em razão das condições de trabalho e das características intrínsecas da

Unidade, tendo em vista a especificidade que envolve a prestação de assistência

médico-hospitalar. Parágrafo único Farão jus à gratificação de que trata o

"caput" deste artigo os servidores com exercício em: 1 Unidades Hospitalares;

2 Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde ou Unidades de Pronto

Atendimento; 3 Ambulatórios de Especialidade e/ou de Saúde Mental; 4

Laboratórios; 5 Unidades de Sorologia e/ou Núcleos de Hematologia e

Hemoterapia.". Assim, ausente qualquer "discrimen" no tocante à especificidade

do serviço a ser executado, detalhando tão somente os locais a ser exercido,

reveste-se de aumento geral de vencimentos, devendo compor, em

conseqüência, a base de cálculo do "qüinqüênio". Neste sentido: "2. As Leis

Complementares Estaduais n°s 674/92 (instituiu a Gratificação Especial de

Apelação n° 0042660-35.2009.8.26.0053 - São Paulo 6

PODER JUDICIARIO

TRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

fls. 7 fls.

Atividade - GEA), 797/95 (instituiu a Gratificação Executiva) e 901/01 (instituiu a

Gratificação Geral) não contemplam situação alguma em que o cabimento esteja

condicionado ao exercício em condições extraordinárias no que concerne às

particularidades de cada função. Assim emerge, de forma muito clara, a natureza de

vantagem geral que, por esse motivo, devem integrar a base de cálculo do

benefício." (7a Câmara de Direito Público, Apelação Cível n° 0029615-

61.2009.8.26.0053, Rel. o Des. COIMBRA SCHIMIDT, j. 21.1.2011).

Gratificação Especial por Atividade no Instituto de Infectologia

Emílio Ribas (GEER) Assim já restou decidido: "A Gratificação Especial por

Atividade no Instituto de Infectologia Emílio Ribas e Centro de Referência e

Treinamento -Aids, segundo a lei que, em São Paulo, criou esse benefício, se

atribuiu, «exclusivamente, aos servidores em exercício no Instituto de Infectologia

"Emílio Ribas" e no Centro de Referência e Treinamento -AIDS).+ (Lc n° 674, de 8- 4-

1992, art. 24), o que põe à mostra sua correspondência com as situações peculiares

de risco das atividades dos servidores beneficiados, a afastar, pois, o caráter geral

da vantagem." (11a Câmara de Direito Público, Apelação Cível n° 946.910-5-0,

Rel. o Des. RICARDO DIP, j. 19.10.2009).

Gratificação Executiva Lei Complementar Estadual n° 797, de 7

de novembro de 1995. Também configura aumento geral de vencimentos,

consoante seu artigo 1°, que contempla servidores de diversas Secretarias do

Estado, bem assim por ser considerada no cálculo de diversos benefícios (artigo

3°) e, mais ainda, por estender-se a inativos e pensionistas (artigo 7°).

Gratificação Geral Lei Complementar Estadual n° 901, de 12 de

setembro de 2001, também tem natureza de reajuste salarial e é idônea a que

sobre ela incida o "qüinqüênio": "A Gratificação Geral, objeto de várias leis locais,

foi criada, no Estado de São Paulo, com a Lei complementar n° 901, de 12 de

setembro de 2001, destinada aos "servidores em efetivo exercício nas Secretarias

de Estado e Autarquias" (art. 10). Embora sua quantificação corresponda a extensas

variações de carreiras, classes funcionais e jornadas de trabalho completa,

comum, parcial, básica e reduzida , essa gratificação consiste, em bom rigor, em

mero reajuste de remuneração, concedido sem exigir condições pontuais do

serviço ou dos servidores." (11a Câmara de Direito Público, Apelação Cível n°

0000982-69.2010.8.26.0129, Rel. o Des. RICARDO DIP, j. 3.3.2011).

Apelação n° 0042660-35.2009.8.26.0053 - São Paulo 7

fls. 8 fls

PODER JUDICIARIO

TRIBUNAL DE JUSTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Insalubridade Lei Complementar Estadual n° 432, de 18 de

dezembro de 1985. Quanto ao "adicional de insalubridade", é vantagem que

guarda natureza vinculada ao exercício da função, quer dizer, é de natureza

"propter laborem".

Auxílio Transporte Verba de caráter eventual e indenizatório,

porquanto repõe as despesas dos servidores com locomoção até o local de

trabalho, não se incorporando, por conseguinte, aos vencimentos.:,,,

Prêmio de Incentivo Assim já restou decidido: "Prêmio de

Incentivo, objeto da Lei paulista n° 8.975, de 25 de novembro de 1994

-posteriormente alterada pelas Leis n°s 9.185, de 21 de novembro de 1995, e 9.463,

de 19 de dezembro de 1996 não é um benefício geral que guarde correspondência

com o só fato da atividade no serviço público." (11a Câmara de Direito Público,

Apelação Cível n° 0032551-59.2009.8.26.0053, Rel. o Des. RICARDO DIP, j.

21.11.2011).

Assim, desacolhem-se os recursos oficial e voluntário, cumprindo

aclarar a r. sentença no sentido de que devem ser_ incluídas na_ base de cálculo

do adicional de tempo de serviço ATS (qüinqüênio) também as seguintes

vantagens percebidas pela requerente: "Gratificação Especial de Atividade

GEA", "Gratificação Executiva" e "Gratificação Geral".

III. Pelo exposto, negam provimento aos

recursos oficial, considerado interposto, e voluntário, aclarando-se a r. sentença

nos termos acima explicitados.

AROLDO VIOTTI

Apelação n° 0042660-35.2009.8.26.0053 - São Paulo 8

Portal de Serviços e-SAJ Página 1 de 2

Tribunal de Justiça de São Pauto

Identificar-se

Bem-vindo > Consultas Processuais > Consulta de Processos do 2°Grau

Consulta de Processos do 2°Grau

Dados para Pesquisa

Seção:

¡Selecione a Seção vi

Pesquisar por: Número do Processo

C!) Unificado O Outros

Número do Processo: 8.26

Dados do Processo

Processo: 0042660-35.2009.8.26.0053 (990.10.579267-7) Encerrado

Classe: Apelação

Área: Cível

Assunto: DIREITO ADMINISTRATIVO E OUTRAS MATÉRIAS DE DIREITO PÚBLICO-Servidor Público Civil-Sistema Remuneratório e Beneficios-Adicional por Tempo de Serviço

Origem: Comarca de São Paulo / Foro Fazenda Pública / Acidente Trabalh / 3a Vara de Fazenda Pública

Números de origem: 053.09.042660-9

Distribuição: lla Câmara de Direito Público

Relator: AROLDO VIOTTI

Revisor: RICARDO DIP

Volume / Apenso: 1 / O

Outros números: 2355/2009

Valor da ação: 5.000,00

Última carga: Origem: Serviço de Process. de Recursos de Dir. Público / SJ 4.11 - Serv. de Proces. de Rec. aos Tribunais Superiores do 5° ao 8° Gr. de Câm. de Dir. Público. Remessa: 16/12/2014

Destino: Foro / Fórum Fazenda Pública / Acidente Trabalh. Recebimento: 16/12/2014

Apensos / Vinculados

Não há processos apensos ou vinculados para este processo.

Números de la Instância

Não há números de la instância para este processo.

Partes do Processo Exibindo Somente as principais partes. »Exibir todas as partes.

Apelante: Fazenda do Estado de São Paulo Advogada: Suzana Soo Sun Lee

Apelado: Maria da Conceiçao Barbosa Araujo Advogado: Fernando Quaresma de Azevedo

Movimentações

Exibindo 5 últimas. >>Listar todas as movimentações.

Data Movimento

16/12/2014 Remetidos os Autos para Vara de Origem

15/12/2014 Certidão Certifico que não houve interposição de agravo extraordinario.

11/09/2014 Publicado em Disponibilizado em 10/09/2014 Tipo de publicação: Despacho Número do Diário Eletrônico: 1730

10/04/2014 Recebidos os Autos no Processamento de Recursos - Com Despacho

31/03/2014 Remetidos os Autos para Processamento de Recursos - Com Despacho

Subprocessos e Recursos

Não há subprocessos ou recursos vinculados a este processo.

Composição do Julgamento

Participação Magistrado

Relator Aroldo Viotti (21089)

Revisor Ricardo Dip (26560)

http://esaj.tjsp.jus.br/epo/sg/search.do?cbPesquisa—NUMPROC&dePesquisa=004266... 28/04/2015

Portal de Serviços e-SAJ

Página 2 de 2

3° Juiz

Petições diversas

Data

Pires de Araújo

Tipo

13/02/2012 Recurso Extraordinário Cível (Petição Avulsa)

Julgamentos

Data Situação do julgamento Decisão

16/01/2012 Julgado Negaram provimento aos recursos oficial, considerado interposto, e voluntário, aclarando-se a r. sentença, nos termos que constarão do acórdão. V.U.

I Voltar para os resultados da pesquisa

Desenvolvido pela Softplan em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação - STI

http://esaj.tjsp.jus.br/epo/sg/search.do?cbPesquisa=NUMPROC&dePesquisa=004266... 28/04/2015

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO PROCURADORIA JUDICIAL

INTERESSADO(A) : MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA ARAÚJO

EXECUÇÃO DE SENTENÇA : OBRIGAÇÃO DE FAZER

AUTOS DE PROCEDIMENTO ORDINÁRIO N° 0042660-35.2009.8.26.0053 — 3a VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA CAPITAL

PRAZO PARA CUMPRIMENTO: 30 DIAS

Secretaria/Órgão/Entidade onde se dará o cumprimento: CAF

Ilustríssimo Senhor Procurador-Chefe da la Sub-PJ,

A Fazenda Estadual foi intimada para cumprimento da OBRIGAÇÃO

DE FAZER, no prazo de 30 dias, decorrente de condenação para apostilar o direito

de quinquênios incidentes sobre a integralidade dos vencimentos da autora, exceto as

eventuais, bem como ao pagamento das parcelas vencidas, com juros de mora e

correção, nos termos da Lei n° 9494/97, com a nova redação dada pela Lei 11.960/09,

respeitada a prescrição quinquenal.

Importante frisar que ocorreu o trânsito em julgado da r. Decisão

condenatória.

Diante do exposto, proponho:

Rua Maria Paula, 67, lo Andar, Bela Vista, São Paulo-SP 2010.01.007068

fls. 1

Data de disponibilização: 13/04/2015 - órgão Judicial: DJSP - CADERNO 3 JUDICIAL ia INSTÂNCIA CAPITAL. Fórum Hely Lopes / 3' Vara da Fazenda Pública

EDITAL DE INTIMACAO DE ADVOGADOS RELACAO N 0098/2015Processo 0042660-35.2009.8.26.0053 (053.09.042660-9) - Procedimento Ordinario - Maria da Conceicao Barbosa Araujo - Fazenda do Estado de Sao Paulo - FESP - Intime-se a executada a fornecer, no prazo de 30 (trinta) dias, as planilhas dos valores atrasados em razao do julgado para cumprimento da obrigacao de fazer. - ADV: FERNANDO QUARESMA DE AZEVEDO (OAB 110503/SP), SUZANA SOO SUN LEE (OAB 227865/SP)

São Paulo/28 de abril de 2 1

/,

/

/ /STELA CRISTINA FÚRTADO

/ Procuradora da,Estado

OAB/SP N° 139.166

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO PROCURADORIA JUDICIAL

a) a formação do PJ/F, que deverá ser instruído pelas cópias da

petição inicial, sentença, acórdão e decisão do d. Juízo determinando a intimação da

FESP (cópias anexas).

b) Após, seja o presente expediente encaminhado à CAF-

Secretaria da Fazenda para que dê cumprimento à obrigação de fazer contida neste

expediente, indicando a Secretaria competente para proceder o apostilamento do direito

da autora no prazo judicial acima determinado.

À consideração superior.

Portal de Serviços e-SAJ

Tribunal de Justiça de São Paulo

14/07/2015

identilicar-se

Bem-vindo Consultas Pracessuao a Consu J5 Clo .1.'-'(...;r;iu

Consulta de Processos do 1°Grau

Orientações

• Processos distribuídos no mesmo dia podem ser localizados se buscados pelo número do processo, com o seu foro selecionado. • Algumas unidades dos foros listados abaixo não estão disponíveis para consulta. Para saber quais varas estão disponíveis em cada foro

dique aqui. • Dúvidas? Clique aqui para mais informações sobre como pesquisar.

Dados para Pesquisa

Foro: Todos os foros da lista abaixo

Pesquisar por:

Número do Processo •

Unificado Outros

úmero do Processo:

0042660-35.2009 8.26 0053

Dados do Processo

Prece:e:4o:

0042660-35.2009.8.26.0053 (053.09.042660-9)

Classe

Procedimento Ordinário

rea: Cível

13/04/2015 00:00 - Prazo 24

Livre - 23/11/2009 às 17:50

35 Vara de Fazenda Pública - Foro Central - Fazenda Pública/Acidentes

Fausto José Martins Seabra

çÃo: R$ 5.000,00

Partes do Processo

Maria da Conceição Barbosa Araújo Fernando Quaresma de Azevedo

Fazenda do Estado de São Paulo - FESP •: Suzana Soo Sun Lee

Movimentações "Listar somente as 5 últimas.

Data Movimento

13/04/2015 Disponibilizado no DJE Prazo 24.05.15

13/04/2015 Certidão de Publicação Expedida Relação :0098/2015 Data da Disponibilização: 13/04/2015 Data da Publicação: 14/04/2015 Número do Diário: 1864 Página: 809/811

10/04/2015 Remetido ao DJE Relação: 0098/2015 Teor do ato: Intime-se a executada a fornecer, no prazo de 30 (trinta) dias, as planilhas dos valores atrasados em razão do julgado para cumprimento da obrigação de fazer. Advogados(s): Fernando Quaresma de Azevedo (OAB 110503/SP), Suzana Soo Sun Lee (OAB 227865/SP)

27/03/2015 Ato OrclinatOrio Praticado Intime-se a executada a fornecer, no prazo de 30 (trinta) dias, as planilhas dos valores atrasados em razão do julgado para cumprimento da obrigação de fazer.

02/03/2015 Recebidos os Autos do Advogado Prazo 04/04/15

23/02/2015 Autos Entregues em Carga ao Advogado do Autor AV SÃO JOÃO 1151 TEL:50723269 ORD :2355/09 Tipo de local de destino: Advogado Especificação do local de destino: Walmor Barbosa Martins

20/02/2015

Disponibilizado no DJE Prazo 04/04/15

Ittp://esaj.tjspjus.br/cpo/pg/search.do?conversationld=&paginaConsulta=1&localPesquisa.cdLocal—l&cbResquisa=NUMPROC&tipoNuProcesso=UNIFICA... 1/3

14/07/2015

06/04/ 2010

22/02/2010

12/02/2010

21/01/2010

21/01/2010

Portal de Serviços e-SAJ

Mandado Juntado pz 15.06

Proferido despacho de mero expediente

Mandado no: 053.2010/004985-1 Situação: Emitido em 19/02/2010 Local: Cartório da 3a Vara de Fazenda

Mandado Expedido AGUARDANDO CONFERENCIA DE MANDADO

Disponibilizado no DJE com escrevente

Certidão de Publicação Expedida

Relação :0817/2009 Data da Disponibilização: 21/01/2010 Data da Publicação: 22/01/2010 Número do Diário: 638 Página: 1696/1699

20/01/2010 Remetido ao DJE

Relação: 0817/2009 Teor do ato: Defiro a gratuidade. Cite-se. Advogados(s): FERNANDO QUARESMA DE AZEVEDO (OAB 110503/SP)

28/12/2009 ] Despacho Defiro a gratuidade. Cite-se.

23/11/2009 Distribuição Livre

Incidentes, ações incidentais, recursos e execuções de sentenças

Não há incidentes, ações incidentais, recursos ou execuções de sentenças vinculados a este processo.

Petições diversas

Não há petições diversas vinculadas a este processo.

-Nudiências

Não há Audiências futuras vinculadas a este processo.

wolvido pela Softplan em parceria com a Secretaria da Tecnologia ria informara° - STI

http://esaj.tjspjus.br/cpo/pg/search.do?conversationid=&paginaConsulta=1&localPesguisa.cdLocal=-1&cbPesguisa=NUMPROC&tipoNuProcesso=UNIFICA... 3/3

CO

O

CO LO

co O

,1- (0 Ovl O O

LO Lr)

1C)

O

07

/12

/1998

MA

RIA

CO

NC

EIC

AO

BA

RB

OS

A A

RA

UJO

Dat

a N

asc

ime

nto

O E o z

O)

o

PJ-

007068- 2

010

0042

66

0- 3

5.2

009. 8

.26.0

053 -

3a V

ara

Fa

zen

da P

úb

lica

MA

RI A

DA

CO

NC

EIÇ

ÃO

BA

RB

OS

A A

RA

UJO

OB

RIG

ÃO

DE

FA

ZE

R

Ro

l de A

uto

res

- D

ad

os

Fu

ncio

na

is

Da

ta Ing

resso

D

a ta

Fale

c.

o co CO tn

Inte

ress

ad

o :

Pro

cess

o N

°

Pro

cess

o P

J N

°

o G.)

CO

Ca

t. 6 °

Par

te Q

uin

q E

n vi

PV

EX

EV

In

icio

Exe

rcíc

io D

ata

Situ

aç ã

o S

ituaç

ão

z

N-

C , 1

(.0

CO

Nív

el S

ecre

t.

z

,cu o

o

co CJ

cc

Z Z

>-

5 -J O

X i= w <

CM C0 0)

C0 0)

0 C3

03 Cr, C1)

03 0)

O

O

O

coo (.0

Lr) LO

o 0

O

To

tal d

e a

uto

res

: 1

07/2

015 (

Ca

so

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA

CAE/DDPE

PROCESSO PJ/F N" :

2010.01.007068 PROCESSO N.°

0042660-35.2009.8.26.0053- 3' VFP INTERESSADO

MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA ARAUJO ASSUNTO

OBRIGAÇÃO DE FAZER

Objeto da Ação:

Incidência dos adicionais temporais representados pelos qüinqüênios de forma que seja calculado sobre os integrais vencimentos/proventos, salvo as eventuais, nos termos do art. 129 da Constituição Estadual, a partir de 05/10/89, observada a prescrição quinquenal.

Fórmula de Cálculo:

• Salientamos que deverá ser processada a implantação do código VD - 08.087 - Adie.

Tempo Serv. sobre vencimentos/proventos integrais - Ação Judicial, por parte da

Fazenda Estadual.

• Em função do julgado deverá ser observado que os autores obtiveram êxito no judiciário para auferir a incidência dos adicionais temporais (qüinqüênios) de forma correta sobre os integrais vencimentos/proventos, salvo as eventuais.

• Quando da Obrigação de Pagar, deverá o órgão pagador competente elaborar os cálculos à vista da situação financeira, para fazer incidir os adicionais temporais (qüinqüênios) sobre aquelas parcelas que não sofreram essa incidência.

• Deverá ser observada a prescrição qüinqüenal, esclarecendo que o ajuizamen to da ação ocorreu em 23/11/2009, devendo os reflexos pecuniários retroagirem a

23/11/2004.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA

CAF/DDPE

PROCESSO PJ/F N" :

2010.01.007068 PROCESSO N.°

0042660-35.2009.8.26.0053- VFP INTERESSADO

MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA ARAUJO ASSUNTO

OBRIGAÇÃO DE FAZER

Trata o presente do cumprimento da Obrigação de

Fazer, face a ação movida por MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA ARAUJO.

Juntamos às fls. 24, a fórmula de cálculo para cumprimento do julgado face a representação da Procuradora da causa às fls. 19/20, muito embora não constou no presente os termos do artigo 7" do Decreto

n." 28.055.87.

Cumpre-nos ainda informar, que o cumprimento da Obrigação de Fazer é de competência da Secretaria de Saúde.

Outrossim, cabe esclarecer a necessidade de ser

juntado ao respectivo expediente que será direcionado à Secretaria competente para o cumprimento da Obrigação de Fazer, bem como para SPPREV, cópia da certidão de trânsito em julgado, tudo para atendimento à Portaria do Diretor Presidente da São Paulo Previdência-SPPREV n" 25/2012 e Instrução nc)

01/2002-2 do TCE.

Isto posto, encaminhe-se o presente à d. Procuradoria

Judicial, a fim de que a Procuradora da causa se digne conhecer e adotar as

medidas cabíveis.

DDP/CIPJ, em 14 de julho de 2015.

\\ADERVA O ANTONIO DA SILVA JUNIOR Diretor Técnico de Divisão da Fazenda Estadual

o. "E •,

À P.J.

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO PROCURADORIA JUDICIAL

PROCEDIMENTO ORDINÁRIO 0042660-35.2009.8.26.0053.

REQUERENTE: MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA ARAUJO E OUTROS.

REQUERIDO: FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO.

EXECUÇÃO DE SENTENÇA : OBRIGAÇÃO DE FAZER.

Secretaria/Órgão/Entidade onde se dará o

cumprimento: SECRETARIA DA SAÚDE

Ao SAP:

Tendo em vista a informação de fls. 25, proponho a remessa

do presente expediente ao órgão de pessoal da SECRETARIA DA SAÚDE para

que providencie o cumprimento da decisão judicial, procedendo ao apostilamento

do título, no prazo de 30 dias, nos termos do artigo 99 das Rotinas do

Contencioso e do artigo 7° do Decreto 28.055/87.

São Paulo, 27 de julho de 2015.

JULIANA GUEDES MATOS

ProÓuradora do Estado

OAB/13 N° 329.024

Rua Maria Paula, 67, lo Andar, Bela Vista, São Paulo-SP 2010.01.007068

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRAL DE PROTOCOLO EXPEDIÇÃO E ARQUIVO

TERMO DE APENSAMENTO

Nesta data, atendendo à solicitação da Douta Consultoria

Jurídica da Pasta, apensamos ao processo n° 001/0941/007.068/2010

o processo n° 001/0001/003.401/2015.

Devidamente providenciado, encaminhe-se a unidade supra.

CGA/CPEA/PROTOCOLO

04/08/2015

9 oitdinfici de illema Mettani Diretor-I

CGA/CPEA/PROTOCOLO

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

CONSULTORIA JURÍDICA

N° DO PROCESSO 001/0941/007.068/2010

DATA DE ENTRADA: 06/ 08 /2015

DISTRIBUIDO AO DR(a): Nuhad

EM 06/08/2015_

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

CONSULTORIA JURÍDICA

Processo n°: 001/0941/007.068/2010 (Apenso n° 001/0001/003.401/2015).

Interessado: MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA ARAUJO.

(Ação Judicial n° 0042660-41.2009.8.26.0053 da 3a Vara da Fazenda Pública da Capital — Banca: 11-H).

Ao CRH-NAA,

para cumprimento da OBRIGAÇÃO DE FAZER, em

caráter de URGÊNCIA, devendo ser a eles juntados todos os elementos hábeis à defesa do

Estado em Juízo, inclusive cópias de todos os documentos, processos ou expedientes

referentes ao assunto.

C.J., em 06 de agosto de 2015.

NUHAD SAID OLIVER

Procuradora do Estado Chefe da

Consultoria Jurídica

GGP/CLP

INTERESSADO:

ASSUNTO:

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Fls. 30 COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS

GRUPO DE GESTÃO DE PESSOAS CENTRO DE LEGISLAÇÃO DE PESSOAL

PROCESSO N°. 001/0941/007.068/2010 (AP N°. 001/0001/003.401/2015)

MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA ARAUJO

AÇÃO ORDINÁRIA

Encaminhem-se os autos ao Centro de Controle de

Recursos Humanos para que seja providenciada a competente Portaria, DECLARANDO, à

vista de decisão judicial transitada em julgado, constante do Processo N° 0042660-

35.2009.8.26.0053 (3' Vara de Fazenda Pública - Foro Central/SP), PJ/F N.° 2010.01.007068

e AP N.° 001/0001/003.401/2015, em nome de MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA ARAUJO, que a interessada (contracapa) faz jus à "incidência dos adicionais temporais

representados pelos quinquênios de forma que seja calculado sobre os integrais

vencimentos/proventos, ou seja, na base de cálculo do Adicional de Tempo de Serviço —

ATS (quinquênio) também as seguintes vantagens percebidas pela requerente:

Gratificação especial de Atividade — GEA, Gratificação Executiva e Gratificação Geral,

salvo as eventuais, nos termos do artigo 129 da Constituição Estadual, a partir de

05/10/89, observada a prescrição quinquenal (o ajuizamento da ação ocorreu em 23/11/2009)".

CLP, em 31 de agosto de 2015.

ORLANDaD GADO FERNANDES DIRE OR TÉCNICO II

JM