ordem dos arquitectos - secÇÃo regional …...aprovação da candidatura submetida a 30 de...

90

Upload: others

Post on 06-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Page 2: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL DO NORTE

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Introdução 02 páginas Conselho Regional de Delegados 01 página Conselho Directivo Regional do Norte

01.Presidência 26 páginas 02.Gestão Administrativa 05 páginas 03.Recursos Operacionais 05 páginas 04.Gestão Financeira 04 páginas 05.Comunicação 09 páginas 06.Cultura 07 páginas 07.Apoio à Prática Profissional 12 páginas 08.Formação 05 páginas 09.Encomenda 9 páginas

Conselho Regional de Disciplina 01 página Conselho Regional de Admissão 01 página A preparação do presente Relatório de Actividades foi acompanhada no enquadramento dos princípios gerais e na sua formatação pelo Conselho Regional de Delegados Norte e foi discutida e coordenada pela Comissão Executiva em Dezembro de 2013.

Page 3: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL DO NORTE

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Introdução

A OASRN definiu como prioridade do seu plano de Actividades de 2013 a continuação e conclusão do Programa Eleitoral com que apresentou a sua candidatura em 2010 e que visava sinteticamente, nos três anos do seu mandato, criar as condições para que os arquitectos estejam mais presentes no desenho do território, da cidade e do espaço público, bem como mais activos na participação cívica, para assim participar na construção de uma nova e mais exigente sensibilidade ao espaço arquitectónico e urbano por parte dos cidadãos.

1 - Tal como em 2012, porque atentos às circunstâncias profissionais e sociais geradas pelo quadro económico que Portugal atravessa, prosseguiu-se e aprofundou-se o trabalho realizado nas áreas de Admissão, Formação e Apoio à Pratica Profissional.

No primeiro aspecto, a OASRN e o Conselho de Admissão Regional continuaram a colaboração activa iniciada em 2011, nomeadamente na presença nas sessões de recepção aos membros e sobretudo na participação atenta e critica tanto junto do CNA bem como junto da Comissão de Redacção do CDN para a adequação do estatuto da OA à Lei 2/2013.

Na Formação o plano de estudos implementado em 2012 demonstrou resultados positivos, nomeadamente na articulação entre as áreas tradicionais do exercício profissional e aquelas que recentemente se perspectivam como emergentes no âmbito dos actos próprios da profissão. No plano económico o trabalho realizado em 2012 comprovou também os resultados esperados relativos à sustentabilidade do Pelouro.

Para um mais eficaz apoio à Pratica Profissional foi adjudicada a Gestão de Membros, a gestão Documental e o Portal dos Arquitectos. São suportes informáticos que permitirão uma interacção directa dos membros com a OA e assim uma mais rápida e eficaz resposta, bem como uma melhor articulação junto dos Órgãos Sociais que integram a OASRN. As primeiras funcionalidades ficaram activas.

Ainda motivado pelo enquadramento económico nacional referido, a OASRN estabeleceu metas orçamentais e funcionais muito rigorosas que visam o seu equilíbrio financeiro. Nesse sentido continuou a implementação do plano já iniciado em 2011 para a reestruturação dos serviços e sobretudo concluiu o plano de gestão dos seus recursos humanos no sentido de o tornar mais eficaz e ajustado em dimensão e funcionalidade ao trabalho que tem de desenvolver. Sem prejuízo das exigências de coordenação colocadas em cada Pelouro, a direcção da OASRN, em acordo com anteriormente dito, reviu igualmente o número máximo de horas de presença a pagar aos seus membros, no sentido de acompanhar o plano de contenção de despesas.

2 - 2013 foi ano para a Adequação do Estatuto à lei 2/2013. Foi um trabalho intenso que envolveu vários órgãos sociais da OASRN. Para além das reuniões internas e das presenças em reuniões semanais junto da Comissão de Redacção do CDN em Lisboa, foi solicitada a participação de todos os membros nesta tarefa, nomeadamente nas duas Assembleias Regionais do Norte que se realizaram em Março e Junho, para debater o projecto de Estatuto da Ordem dos Arquitectos enviado ao Governo (EOAv30) pelo Conselho Directivo Nacional da OA.

3 - As acções de divulgação da arquitectura portuguesa, nomeadamente a

Page 4: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL DO NORTE

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

realizada pelos arquitectos da região norte, foram muitas e diversificadas. Salientamos, porque mais relevantes e de grande impacto na comunicação social, a programação do Norte 41º - Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade. As conferências, debates e fórum participativo que prepararam o Concurso para a Regeneração e Reabilitação Urbana do Quarteirão N41º, bem como o 2.º Seminário Internacional intitulado Cidade Resgatada – Reabilitar a cidade (re)desenhando-a, tiveram uma participação massiva dos membros da OA e de instituições da cidade com trabalho nesta área. Os seus resultados estiveram em exposição pública e podem ser consultados online no site da OASRN – concursos.

A 3ª edição do ARQ OUT - Mês da Arquitectura foi outra programação de grande sucesso sobre a Arquitectura e a Cidade e incluiu conferências, colóquios, exposições e outros eventos festivos.

Com o objectivo de apoiar a internacionalização e a divulgação de obras de arquitectura de arquitectos portugueses da região norte do país, que incluem na concepção dos seus edifícios o desenho de objectos e mobiliário que os complementam, a OASRN apresentou a exposição “Porto Poetic”, na Triennale di Milano - Museu de Arquitectura e Design, entre 12 de Setembro e 27 de Outubro de 2013. Esta exposição, organizada para ser itinerante a Portugal e a outros países, foi apoiada por fabricantes e produtores e por parcerias com entidades públicas e privadas.

4 - Em 18 de Outubro de 2013 a OASRN foi notificada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) que, caso mantivesse o interesse, deveria prosseguir com os trâmites necessários à aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN – ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício Sede da OASRN/Norte 41º - Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade. Na sua sequência o CDRn deliberou, por entender ser do interesse da OA aceder a verbas de financiamento de, pelo menos, 70% do investimento total previsto, lançar um novo concurso de empreitada de obra pública. Este novo procedimento justificou-se pelas actuais condicionantes de prazo, mercado, preço base e alteração do projecto, designadamente o que decorre da revisão de erros e omissões. Em 16 de Dezembro foram abertas as propostas de empresas concorrentes.

No final de 2013, o sucesso das medidas internamente implementadas e das acções de divulgação da arquitectura realizadas, atestadas pela participação massiva dos membros e da ampla divulgação na comunicação social do trabalho realizado, confirmam a oportunidade e pertinência desse programa que visou promover melhores condições para o trabalho dos Arquitectos bem como o reconhecimento público da profissão.

José Fernando Gonçalves Presidente do CDRN

Page 5: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

CONSELHO REGIONAL DE DELEGADOS

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

O acompanhamento das actividades da SRN, e das actividades da Ordem dos Arquitectos em geral, continuou confiada ao plenário de Delegados, mediante apreciação e discussão avulsa das temáticas agendadas; foram realizadas 4 reuniões.

A articulação do Conselho Regional de Delegados Norte operou-se através da Presidência, pela participação, por inerência, em reuniões plenárias do Conselho Nacional de Delegados e pela presença em reuniões do Conselho Directivo Regional do Norte.

Durante o exercício de 2013, no âmbito do acompanhamento da actividade associativa, continuou a dar-se atenção particular ao processo de implementação da Nova Sede.

Com a publicação da Lei 2/2013, de 10 de Janeiro, foi exigida a participação activa – quer no debate, quer na preposição – do Conselho Regional Norte de Delegados no processo de adequação do Estatuto da Ordem dos Arquitectos aos requisitos da referida Lei. Esta circunstância intensificou a acção concertada de todos os órgãos sociais - e logo, deste concelho - tendo em conta a defesa do interesse maior da SRN e da OA no seu todo.

Page 6: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Índice

01.1 Relações institucionais com os restantes órgãos nacionais e regionais da OA 2 01.1.1   Relações com o CDN 2 01.1.2   Relações com o CDRS 2 01.1.3   Relações com os restantes órgãos regionais da SRN 3

01.2   Relação com os membros da SRN 3 01.2.1 Admissão aos novos membros 4 01.2.2 Tratamento de correspondência 4

01.3   Coordenação das relações institucionais com entidades externas 4 01.3.1 Relações com associações / confederações profissionais 4 01.3.1 a Confederações Profissionais onde a SRN é associada 5 01.3.2 Relações com a Administração Pública Regional e local 6 01.3.3 Câmaras Municipais 7 01.3.4 Relações com outras Entidades Públicas de âmbito Nacional, Regional e Local 8 01.3.5 Relações com agentes sociais e culturais 8 01.3.6 Relações com Instituições de Ensino 9 01.3.7 Relações com outras Entidades 9 01.3.8 Representantes da SRN nas Comissões Arbitrais Municipais 9 01.3.8.1 Bolsa de representantes SRN 10 01.3.8.2 Representantes da SRN já em funções 10 01.3.8.3 Nomeação dos representantes da SRN 10

01.4  Coordenação da actividade dos pelouros 11 01.4.1  Reuniões da Comissão Executiva 11 01.4.1.1  Instrumentos de coordenação interna 10 01.4.2  Reuniões de Direcção 11 01.4.3.1 Relatório e plano de actividades 11 01.4.3 Projecto Norte 41º | Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade 11

01.5   Núcleos e delegações 14 01.5.1   Coordenação entre CDRN e Núcleos 14 01.5.2   Normativo 14 01.5.3   Actividades dos Núcleos 14 01.5.3.1  Núcleo de Arquitectos de Aveiro 14 01.5.3.2  Núcleo de Arquitectos de Braga 15 01.5.3.3  Núcleo de Arquitectos de Viseu 16 01.5.3.4 Núcleo de Arquitectos de Coimbra 17 

01.6   Estatuto e regulamentação interna 23 01.6.1   Normativo Geral 19 

01.7   Instalações 19 01.7.1   Novas instalações da sede regional – Rua de Álvares Cabral 20 

Page 7: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

01.1 Relações institucionais com os restantes órgãos nacionais e regionais da OA

coordenadores: José Fernando Gonçalves e Manuel Maria Reis assessor/funcionário: Fátima Alves

01.1.1 Relações com o CDN Participação em 15 das 19 reuniões do Conselho Directivo Nacional. Representação do CDN no Seminário Internacional CIP - Regeneração Urbana | CIP Confederação Empresarial de Portugal 26/03 | Jorge da Costa em representação do CDRN e CDN Representação do CDN na Sessão de Esclarecimento no âmbito do Projecto icBench | INCI e a FEUP 23/04 | Manuel Maria Reis em representação do CDRN e CDN Representação do CDN no Inauguração da Exposição "O SER URBANO: nos caminhos de Nuno Portas" 18/06 | Arqtº José Fernando Gonçalves em representação do CDN – participação com comunicação Sessão Solene das Comemorações do Dia Mundial da Arquitectura 2013 08/10 | José Fernando Gonçalves e Manuel Maria Reis Representação do CDN na Cerimónia Reabertura Casa das Artes | Direcção Regional de Cultura do Norte 17/10 | José Fernando Gonçalves

Ofícios

Resposta a 1 ofício do Provedor da Arquitectura relativo ao pedido de esclarecimento sobre situação de membro da OA/SRN Ofício sobre o Congresso OA Ofício sobre a Recomendações do Conselho Nacional de Disciplina sobre participação em concursos cujo único critério de participação é o preço. Ofício sobre a Adequação do Estatuto da Ordem dos Arquitectos à Lei 2/2013 Ofício sobre o Envio de Reclamação nº 11564435 Ofício sobre o Prémio Fernando Távora | agradecimento 2 Ofícios sobre apresentação de Queixas-crime Ofício sobre o Concurso de Empreitada para Construção da Nova Sede da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte, Norte 41º: Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade 01.1.2 Relações com o CDRS A OASRN prosseguiu o trabalho iniciado em 2012 com o CDRS, no sentido de concertar procedimentos administrativos e normativos que abarcam a gestão

Page 8: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

administrativa, a gestão orçamental, a formação de membros e a formação de funcionários. Do mesmo modo adoptou metodologias de trabalho e de comunicação conjuntas nomeadamente no que se refere à Gestão de Membros, Documentos (certificados) e construção do Portal dos Arquitectos; procedimentos que visam uma interacção directa e mais eficaz dos membros com o sistema informático da OA. Também neste ano a OASRN realizou várias reuniões conjuntas com a OASRS com o objectivo de concertar posições relativas à adequação do Estatuto da OA à lei 2/2013. Finalmente foram ainda discutidas possibilidades de acções conjuntas para a divulgação da arquitectura junto dos membros e da sociedade. Um dos seus resultados mais visíveis foi a campanha Nacional Olhe à sua Volta.

01.1.3 Relações com os restantes órgãos regionais da SRN

Conselho Regional Norte de Admissão

Foi implementada uma acção conjunta entre o Conselho de Admissão e o Conselho Directo da OASRN que respeita à apresentação do presidente da OASRN aos novos membros, sobre a estrutura e funcionamento da Ordem. Essas apresentações foram realizadas como introdução às acções de formação. Foram realizadas reuniões com o CRNA no sentido de reflectir e propor soluções para a redacção do texto de adequação do Estatuto da OA à lei 2 /2013. Nomeadamente no que se refere aos procedimentos de Admissão na OA. O CRNA acompanhou permanentemente o CDSRN nas reuniões com a Comissão de redacção do Estatuto.

Conselho Regional Norte de Delegados Participação em 3 reuniões das 4 reuniões promovidas pelo Conselho Regional Norte de Delegados. Foram realizadas reuniões com o CRN Delegados no sentido de reflectir e propor soluções para a redacção do texto de adequação do Estatuto da OA à lei 2 /2013. Nomeadamente no que se refere à nova estrutura e competências dos órgãos sociais das Secções Regionais e sua representação local e nacional. O CRN Delegados acompanhou permanentemente o CDSRN nas reuniões com a Comissão de redacção do Estatuto.

Conselho Regional Norte de Disciplina Foram realizadas reuniões com o CRN Disciplina no sentido de reflectir e propor soluções para a redacção do texto de adequação do Estatuto da OA à lei 2 /2013. Nomeadamente no que se refere à revisão do Regulamento de Deontologia e sua relação com as competências profissionais conferidas no novo enquadramento legal da profissão. O CRN Disciplina acompanhou permanentemente o CDSRN nas reuniões com a Comissão de redacção do Estatuto.

01.2 Relações com os membros da SRN coordenadores: José Fernando Gonçalves e Manuel Maria Reis assessor/funcionário: Fátima Alves Foram realizadas reuniões com todos os membros da OA que as solicitaram:

Page 9: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Apresentação do livro PÁDUA RAMOS - "O Educador do Olhar" 22/01 | José Fernando Gonçalves Reunião c/ Arqtº Paulo Maia - Desenho Ibérico 29/01 | José Fernando Gonçalves e Magda Reunião c/ membro 2923N 08/02 | José Fernando Gonçalves Reunião c/ membro 5547N 22/07 | José Fernando Gonçalves Reunião c/ membro 9940N Artigo sobre a Nova Sede da OASRN 08/02 | José Fernando Gonçalves

01.2.1 Admissão aos novos membros

Foram admitidos 470 membros estagiários e 455 membros efectivos em coordenação com CRA e o CDN.

01.2.2 Tratamento de correspondência

Foram enviados 4 ofícios a membros 1 | Esclarecimentos sobre a renovação do cartão de membro 3 | Reclamação Quotas

Foi redigido por iniciativa do CDRN: 1 | Felicitações pela atribuição do Estatuto de Membro Extraordinário Honorário 6 | Agradecimentos por participação ou oferta de publicação à OASRN 12 | Agradecimentos relativos ao apoio prestado às actividades associativas desenvolvidas ao longo deste triénio

01.2.3 Relações com a sociedade civil

Foram enviados 2 ofícios e 3 e-mails: 5 | Notificação de envio de documentação para Conselho Regional de Disciplina

01.3 Coordenação das relações institucionais com entidades externas

coordenadores: José Fernando Gonçalves e Manuel Maria Reis assessor/funcionário: Fátima Alves

01.3.1 Relações com associações / confederações profissionais

Representação do CDRN

Santa Casa da Misericórdia de Barcelos Cerimónia de Lançamento do livro repertório “S. Nuno de Santa Maria: História de uma estátua em Barcelos” 23/03 | José António Barbosa em representação do CDRN Confidencial Imobiliária, OE e OA (já está mais à frente…) Conferência Porto Imobiliário: Reabilitar para Vender ou Arrendar?

Page 10: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

08/04 | José Fernando Gonçalves Fundação Marques da Silva Cerimónia de assinatura do Contrato de Doação do arquivo e acervo pessoal do arquiteto Carlos Loureiro à Fundação Marques da Silva 26/09 | Manuel Maria Reis em representação do CDRN OE e O Economistas Mesa Redonda s/ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO NORTE - O novo Ciclo de Programação Estratégico Europeu 2014-2020 26/09 | José Fernando Gonçalves CEPESE' Comissão de Honra da Conferência Internacional: O Porto como Destino Turístico 26/09 | Ana Maio em representação do CDRN Associação Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional de Soares dos Reis Assinatura do Protocolo de Colaboração entre a Associação Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional de Soares dos Reis e a OASRN 11/11 | José Fernando Gonçalves Representações do CDRN com Comunicação e/ou Moderação III Congresso Energias Renováveis, Ambiente e Eficiência Energética 22/02 | Ana Neto Vieira em representação do CDRN Conferência O Porto Imobiliário – Reabilitar para vender ou arrendar? | Conferência | Semana da Reabilitação Urbana Participação na Comissão de Honra da Semana da Reabilitação 03/04 | José Fernando Gonçalves – participação com comunicação Jantar de entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 03/04 | José Fernando Gonçalves Arquitectos Sem Fronteiras "I International Asf Int Conference - The Teaching of Architecture In The Development Process" 13/04 | José Fernando Gonçalves – participação com comunicação Fórum Mundial Porto 21 17/04 | José Fernando Gonçalves – participação com comunicação APCMC 16º Congresso Nacional da APCMC A Reabilitação Urbana e a Construção das Cidades Inteligentes do Futuro - dia 24 de Maio 24/05 | José Fernando Gonçalves TUREL “IV Fórum de Arquitetura Religiosa”, 7 e 8/06 | José Fernando Gonçalves – participação com comunicação AIMMP

Page 11: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Entrega do "Prémio Nacional de Madeira 2013” e inauguração da Exposição dos trabalhos 10/10 | José Fernando Gonçalves e Manuel Maria Reis ICOMOS Portugal Seminário ICOMOS PT - Porto Património Mundial: boas práticas em reabilitação urbana 25/10 | José Fernando Gonçalves – participação com comunicação Direcção Regional de Cultura do Norte Painel da Sessão de Abertura do “Congresso Património 2013” 21/11 | José Fernando Gonçalves – participação com comunicação Sessões de trabalho com Associações /Confederações Profissionais AIMMP - Associação das Indústrias de Madeira e Imobiliário de Portugal Reunião de trabalho no âmbito da organização da 2ª edição do Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira 03/01 | José Fernando Gonçalves Reunião Concreta Dr. José Martins (Exponor) 21/01 | José Fernando Gonçalves e Susana Machado CIP Confederação Empresarial de Portugal Seminário Internacional CIP - Regeneração Urbana 26/03 | Jorge da Costa Reunião c/ a APAL - Associação Portuguesa do Alumínio 23/04 | José Fernando Gonçalves Reunião c/ ADDICT 23/04 | José Fernando Gonçalves e Manuel Maria Reis José Fernando Gonçalves Reunião em Serralves sobre o Projeto "PORTO POETIC" 22/05 | José Fernando Gonçalves, Manuel Maria Reis e Paula Santos 01.3.1 a Confederações Profissionais onde a SRN é associada Representação do CDRN com Comunicação e/ou Moderação Seminário “Cuidar das Casas 2: a conservação do Património do século XX” 08/02 | José Fernando Gonçalves (C/ comunicação na Sessão de Abertura) Assembleia Geral Ordinária da ADDICT 27/03 | José Fernando Gonçalves Reunião na OA c/ AdEPORTO espaço Rua D. Hugo – relatório de radão 27/03 | José Fernando Gonçalves, Manuel Maria Reis e Helena Rente 15ª Reunião da Assembleia-Geral da Agência de Energia do Porto 04/04 | Ana Neto Vieira em representação do CDRN Assembleia Geral Ordinária da ADDICT

Page 12: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

12/11 | Ana Maio em representação do CDRN 01.3.2 Relações com a Administração Pública Regional e local

Representações do CDRN Dr. Manuel Pizarro Ciclo de Conferências Fazer Ouvir o Porto | 2ª Conferência: Como reabilitar o Porto? 23/02 | José Fernando Gonçalves – participação com comunicação Tribunais /Ministério Público /Câmaras Municipais /outros em âmbito disciplinar

ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica 09/05 – Ofício de envio de reclamação ASAE Ofícios para Tribunais /Ministério Público /Câmaras Municipais /outros em âmbito disciplinar

08/04 | Tribunal Judicial de Gondomar 15/04 | Tribunal da Comarca de Gondomar 03/05 | Tribunal Judicial de Viana do Castelo 09/05 | Tribunal de Pequena Instância Cível do Porto 29/05 | Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto 04/11 | Serviços do Ministério Público de Vila Verde Outros Organismos Participação na X Bienal de Arquitetura de São Paulo 26/10 | José Fernando Gonçalves – participação com comunicação 01.3.3 Câmaras Municipais Representações do CDRN Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia Cerimónia de Entrega das Medalhas de Mérito Profissional aos Arqt.ºs Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez 23/04 | Ana Maio Câmara Municipal de Santo Tirso Apresentação do projeto de requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa e entrega do Prémio Municipal de Arquitectura de Santo Tirso 17/09 | Manuel Correia Fernandes em representação do CDRN

Sessões de trabalho para tratar de assuntos de interesse mútuo Câmara Municipal do Porto Reunião na Câmara Municipal do Porto - Engº António Rebelo Ass: Adenda ao Protocolo entre a CMP e OASRN para utilização do espaço da Rua Vímara Peres e projecto de adaptação das frações da Rua Vimara Peres 27/03 | José Fernando Gonçalves e Helena Rente

Page 13: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Reunião na CMP sobre o Projeto "PORTO POETIC" 16/05 | Manuel Maria Reis Tomada de Posse do Presidente da Câmara Municipal do Porto 22/10 | José Fernando Gonçalves Reunião com o Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, Prof. Dr. Paulo Cunha e Silva (Porto Poetic) 27/11 | José Fernando Gonçalves, Manuel Maria Reis e Paula Santos Câmara Municipal de Paços de Ferreira Reunião c/ o Arqtº Paulo Bettencourt da Câmara Municipal de Paços de Ferreira 29/05 | José Fernando Gonçalves Ofícios 13/03 | Câmara Municipal do Porto Projecto PORTO POETIC 12/04 | Câmara Municipal de Matosinhos Prémio Fernando Távora | agradecimento 02/05 | Câmara Municipal de Paredes Envio de informação acerca de membro da OA 17/07 | Câmara Municipal de Paços de Ferreira Informação sobre a abertura de procedimento de classificação de interesse municipal do imóvel da Quinta da Vista Alegre 19/07 | Câmara Municipal de Terras de Bouro Comunicação de Classificação como Imóvel de Interesse Municipal da "Casa de Silvestre", sita no Lugar do Assento, Freguesia de Carvalheira, Concelho de Terras de Bouro 10/07 | Câmara Municipal do Porto Oferta de publicações "Prémio João de Almada 25 anos" 01/08 | Câmaras Municipais a nível nacional Circular de comunicação de penas de suspensão aplicadas a arquitectos. 12/09 |Câmara Municipal de Santa Maria da Feira Inscrição na Ordem dos Arquitectos 04/10 Câmara Municipal do Porto Situação da Arquitecta Maria Julieta Quintas de Oliveira 10/10 | Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia Informação sobre a Inscrição na Ordem dos Arquitectos 26/11 | Câmara Municipal de Ribeira de Pena Resposta a "Isenção de imparcialidade exercida nos actos administrativos".

Page 14: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

06/12 | Câmaras Municipais a nível nacional Circular de comunicação de penas de suspensão aplicadas a arquitectos. 16/12 | Câmara Municipal de Arouca "Casa Grande" ou "Casa dos Malafaias" - classificação de bem de interesse municipal 01.3.4 Relações com outras Entidades Públicas de âmbito Nacional, Regional e Local Sessões de trabalho para tratar de assunto de interesse mútuo

Reunião c/ Presidente da CCDRN – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte Reunião sobre “Norte 41º - Centro de Arquitectura, Criatividade, Sustentabilidade e Reabilitação“ 14/06 | José Fernando Gonçalves e Manuel Maria Reis 29/10 | Ana Cristina Machado, Paula Santos e Susana Machado 07/11 | José Fernando Gonçalves, Ana Cristina Machado, Paula Santos e Susana Machado

Direcção Regional de Cultura do Norte do Ministério da Cultura Reunião c/ Arqtª Paula Araújo da Silva 06/06José Fernando Gonçalves

01.3.5 Relações com agentes sociais e culturais Representações do CDRN Inauguração da exposição Território Comum - Imagens do Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa, Portugal 1955-57 04/04 | José Fernando Gonçalves e Manuel Maria Reis CCDRN Lançamento da iniciativa NORTE 2020 04/04 | Manuel Maria Reis CCDRN Conferência para debater a importância dos Ativos do Território e do Turismo no novo ciclo comunitário 2014-2020 15/07 | Ana Maio em representação do CDRN 1ª Conferência Passivhaus Portugal 2013 30/11 | Ana Neto Vieira em representação do CDRN Protocolos Institucionais

Protocolos e benefícios comerciais (ver ponto 05.8)

Protocolos de apoio à prática profissional (ver ponto 07.4) 01.3.6 Relações com Instituições de Ensino

Representações do CDRN

Page 15: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

IPAM Conferência "Design Performance: Como Alcançar a Excelência" 15/02 | Alexandra Pires e Sérgio Silva Universidade do Minho, em parceria com a ITeCons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção Workshop FIBRENAMICS OUTDOOR - Sustentabilidade na Construção: Energia, Durabilidade e Ecomateriais 27/02 | Ana Neto Vieira em representação do CDRN (apenas presença) Universidade Lusíada Famalicão Sessão de Abertura das Jornadas de Arquitectura 18/04 | José Martins NARB em representação do CDRN Reunião c/ Presidente do Conselho de Direção da Escola Superior Gallaecia, Prof.ª Doutora Mariana Correia 04/10 | José Fernando Gonçalves Representações do CDRN com Comunicação e ou Moderação Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Colóquio "O Novo Regime das Associações Públicas Profissionais" 04/05 | CDRN representado pelos Dr. Nuno César Machado e Dr.ª Helena Almeida Ciclo de Conferências sobre Centros e Museus de Arquitetura Faculdade de Letras da UP 10/05 | José Fernando Gonçalves c/ apresentação de comunicação Universidade Lusófona Porto RIE 2013 . II Jornadas em Reabilitação de Infraestruturas e de Edifícios 14/05 | José Fernando Gonçalves FAUP Reunião com Comissão Avaliação Externa dos Cursos de MIARQ e PDA 04/12 | José Fernando Gonçalves FCTUC Participação na Comissão de Avaliação Externa do Mestrado Integrado em Arquitectura e do Doutoramento em Arquitectura da FCTUC 05/12 | Manuel Maria Reis FEUP Sessão de abertura do “2º Seminário Internacional de Reforço e Reabilitação 2013 – Materiais e Tecnologias (SIRR13)” 06/12 | Paula Santos em representação do CDRN 01.3.7 Relações com outras Entidades

No ano de 2013 não houve lugar à publicação de artigos de opinião.

01.3.8 Representantes da SRN nas Comissões Arbitrais Municipais coordenadores: José Fernando Gonçalves assessor/funcionário: Sofia Jacob

Page 16: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

01.3.8.1 Bolsa de representantes da SRN

A alteração ao NRAU (Lei n.º 6/2006 de 27 de Fevereiro) publicada pela Lei n.º 31/2012 de 14 de Agosto, revogou o artigo 49.º que criou as Comissões Arbitrais Municipais.

Nos termos das disposições transitórias previstas no n.º 2 do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 266-B/2012, de 31 de Dezembro, que revogou o Decreto-Lei n.º 161/2006, de 8 de Agosto, as autarquias deviam deliberar a manutenção das CAM, caso assim o entendessem, pelo período máximo de 5 anos a contar da data de entrada em vigor do Decreto-Lei n.º n.º 266-B/2012 (1 de Janeiro de 2013). Retira-se da legislação em apreço que as CAM são extintas se as autarquias não deliberarem na sua manutenção, pelo período máximo de cinco anos.

Extinguindo-se as CAM, deixam de estar em funções os representantes da Ordem dos Arquitectos nomeados durante o período de 2008 a 2012 para estas estruturas.

01.3.8.2 Representantes da SRN já em funções

Foi garantido, sempre que estes o solicitaram, o apoio continuado aos membros que exercem funções como representantes da OASRN, esclarecendo as dúvidas relativas ao NRAU que surgem no desempenho das suas funções. 01.3.8.3 Nomeação dos representantes da SRN Nomeação dos representantes da SRN

No ano de 2013 não houve lugar a nomeações.

01.4 Coordenação da actividade dos pelouros

coordenadores: José Fernando Gonçalves, Manuel Maria Reis, Miguel Nery e Alexandra Pires assessor/funcionário: Fátima Alves e Carolina Medeiros

01.4.1 Reuniões da Comissão Executiva Em 2013, as reuniões realizaram-se regularmente com carácter semanal, à segunda-feira, e em situações excepcionais com carácter de urgência, foram realizadas reuniões adicionais. 01.4.2 Reuniões de Direcção Foram realizadas 14 reuniões do Conselho Directivo da Secção Regional Norte. Para além das questões que se prendem com a Orientação estratégica da OASRN na relação com os membros, órgãos sociais da OA e instituições regionais ou nacionais, foram ali discutidas, aprovadas e coordenadas todas as acções dos diferentes pelouros da OASRN. 01.4.2.1 Instrumentos de coordenação interna Manutenção das metodologias de coordenação, com acesso de informação a todos os membros directivos, pelouros, assessores e funcionários, do Quadro Mensal de Actividades e de Reuniões dos Membros do CDRN com entidades externas e/ou outros Órgãos Regionais.

Page 17: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

01.4.3.1 Relatório e plano de actividades Apesar do Relatório de Actividades de 2012 ter sido realizado em tempo e devidamente aprovado pelo CDSRN, a sua apresentação aos membros, como justificado presencialmente em Assembleia Regional, ocorreu tardiamente dada a urgência de resposta ao trabalho de redacção de textos alternativos aos da Comissão de Redacção do CDN para a adequação do Estatuto da OA à lei 2/2013; tarefa que se prolongou até Maio de 2013. Por outro também a grande quantidade de acções em que a OASRN esteve envolvida, nomeadamente as da sua iniciativa – Concurso internacional, conferências internacionais, Porto Poetic / Milão, Seminário Internacional e ARQ OUT – Mês da Arquitectura, foram motivos para este atraso. 01.4.3 Projecto Norte 41º | Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade coordenadores: José Fernando Gonçalves, Manuel Maria Reis, Miguel Nery e Alexandra Pires assessor/funcionário: Magda Seifert No âmbito do projecto Norte 41º – Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade foi concluída a programação prevista para o triénio 2011-2013 que teve por objectivo promover a (in) formação, a reflexão, o debate e propostas concretas para a regeneração e reabilitação urbana. A programação de 2013 englobou a realização de um fórum participativo, um ciclo de conferências e conversas públicas intitulado A Cidade Resgatada, o Concurso Internacional de Ideias Norte 41º, Regeneração Urbana do Quarteirão Aurifícia, Porto, uma exposição que reunia os trabalhos submetidos a concurso e o Seminário Internacional A Cidade Resgatada, Reabilitar a cidade (re)desenhando-a. Os eventos da programação N41, que decorreram entre Março e Junho, nomeadamente o fórum participativo e o ciclo de conferências e conversas, permitiram reunir material de reflexão e informação a disponibilizar no âmbito do Concurso Internacional de Ideias Norte 41º, Regeneração Urbana do Quarteirão Aurifícia, Porto, lançado em Junho. A cerimónia de entrega dos Prémios e Inauguração da Exposição dos trabalhos do Concurso teve lugar na Casa das Artes no encerramento do Seminário Internacional ‘A Cidade Resgatada, Reabilitar a cidade (re)desenhando-a'. A viabilidade desta programação foi garantida por parcerias estabelecidas e pelos patrocinadores de cada evento. Foram firmados protocolos de parcerias com várias empresas e instituições, nomeadamente: Apoios Institucionais CCDRN - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte CMP - Câmara Municipal do Porto SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense S.A DRCN - Direcção Regional de Cultura do Norte FS - Fundação de Serralves ADDICT- Agência para o Desenvolvimento de Indústrias Criativas Parcerias OE - Ordem dos Engenheiros

Page 18: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

UP- Universidade do Porto FAUP- Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto AICCOPN- Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Publicas CEGOT- Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território UCP- Universidade Católica do Porto Parceiros Media CT Chanel Público Arqa Patrocínios Patrocinador da Programação N41º 2012-2013: CGD - Caixa Geral de Depósitos Patrocinadores do Ciclo de Conferências e Conversas Públicas: CGD - Caixa Geral de Depósitos Patrocinadores do Seminário Internacional: CGD - Caixa Geral de Depósitos e Robbialac Patrocinador do Concurso Internacional de Ideias: CGD - Caixa Geral de Depósitos Programação N41º desenvolvida em 2013 A Cidade Resgatada | Conferências sobre Regeneração Urbana (ver ponto 06.1.3) Conferência #1 Sir Peter Hall London looks East: Docklands, Thames Gateway and the Stratford Olympics Conferência #2 Giorgio Piccinato What is new in urban regeneration: urban practices or planning paradigms? Conferência #3 Manuel Delgado Espacio Público: Discurso, Arquitectura y Acción Trabalho desenvolvido com o Pelouro da Cultura Ciclo de Conversas (ver ponto 05.3.1) Conversa #1 Nuno Portas | Luís Braga da Cruz, com moderação de Ana Sousa Dias. Conversa #2 Alexandre Alves Costa | Álvaro Domingues, com moderação de Manuel Carvalho. Conversa #3 Francisco Barata | Teresa Andresen, com moderação de David Pontes. Trabalho desenvolvido com o Pelouro da Comunicação O Porto Imobiliário – Reabilitar para vender ou arrendar? | Conferência | Semana da Reabilitação Urbana A OASRN em conjunto com a Ordem dos Engenheiros - Região Norte, OERN,

Cartazes A Cidade Resgatada © R2 Design

Page 19: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

a Confidencial Imobiliário, CI, e a Abreu Advogados, organizou a conferência 'O Porto Imobiliário – Reabilitar para vender ou arrendar?' no dia 8 de Abril, no Auditório da OERN, no Porto. Esta sessão aconteceu no âmbito da Semana de Reabilitação Urbana, Porto 2013, 3 a 10 de Abril, Porto. Esta conferência pretendeu "proporcionar um encontro de profissionais para reflectir sobre questões como: quais as últimas tendências de preços e investimentos? Temos hoje um quadro legal favorável ao investimento? Se as rendas passam a ser o valor limite para o investimento, que projectos vale a pena lançar? Quais os desafios para os projectos de arquitectura e de engenharia? Qual o ponto de vista dos operadores do mercado?". A este propósito e sobre o tema foi proferida uma conferência pelo presidente da OASRN, o Arq.º José Fernando Gonçalves no dia 03 de Abril, no auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros Norte. A OASRN organizou o painel intitulado 'Respect for Architecture', arquitectura como mais valia, convidando para oradores Ana Neto Vieira e Luís Tavares Pereira, comissários 'Respect for Architecture, Porto 2012' e os projectista de duas obras que integram a selecção Respect, nomeadamente: Projecto #1 BNapartments Rio por Anne Wermeille + Projecto #2 Casa da Baixa por António Rocha Leite. Fórum Participativo O Fórum Participativo sobre o Quarteirão localizado entre as ruas Pedro Álvares Cabral, Bragas, Cedofeita e Mártires da Liberdade, surge no âmbito do Concurso Internacional de Ideias, que tem como mote debater e reunir propostas para a Regeneração e Reabilitação Urbana do Quarteirão. Pretendeu-se com este Fórum compilar informação sobre o ponto de vista dos cidadãos (residentes, proprietários e utilizadores do quarteirão), dotando os concorrentes do Concurso de ferramentas de trabalho para o desenvolvimento das respetivas soluções, no âmbito da reabilitação e requalificação urbana, tendo em consideração os contributos de quem diariamente vivencia este quarteirão. Esta informação foi anexada aos Termos de Referência do Concurso, como complemento ao Programa Preliminar. Trabalho desenvolvido com o Pelouro da Encomenda Concurso Internacional de Ideias Norte 41º, Regeneração Urbana do Quarteirão Aurifícia, Porto (ver ponto 09.1.4) Este Concurso teve como objectivo definir estratégias de regeneração urbana para o quarteirão delimitado pela Rua Álvares Cabral, Praça da República/ Rua Mártires da Liberdade, Rua dos Bragas e Rua de Cedofeita, e espaço público confinante e contribuir para a reflexão e debate em torno dos processos de regeneração urbana e o diálogo interdisciplinar, propondo estratégias operativas para esta área específica da cidade, na articulação entre o eixo da Boavista e da Baixa do Porto. O local proposto a concurso, o quarteirão onde a OASRN possui um edifício, oferece condições únicas para se constituir como caso de estudo no âmbito desta temática, pela localização central na cidade do Porto e potencial de

Page 20: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

dinamização do eixo Boavista-Baixa, pela riqueza intrínseca do seu edificado e excepcionalidade dos espaços interiores do quarteirão. Tratou-se de um concurso de concepção, de arquitectura. O Concurso decorreu até 18 de Setembro de 2013 tendo sido disponibilizado todo o processo do concurso para download num micro-site próprio acessível através da paltaforma www.oasrn.org/concursos.php e na plataforma electrónicawww.anogov.com. O Concurso contou com a participação de 34 equipas concorrentes oriundos de Portugal, Itália, Holanda, França, Lituânia, Brasil, Paquistão, Suíça e Egipto, dos quais foram admitidos 31 trabalhos, tendo sido excluídas três propostas por incumprimento do prazo, formato de entrega/ anonimato e incumprimento do programa preliminar. A cerimónia de entrega dos Prémios e Inauguração da Exposição dos trabalhos do Concurso aconteceu a 24 de Outubro de 2013, na Casa das Artes, no encerramento do Seminário Internacional ‘A Cidade Resgatada, Reabilitar a cidade (re)desenhando-a'. Trabalho desenvolvido com o Pelouro da Encomenda Seminário Internacional ‘A Cidade Resgatada, Reabilitar a cidade (re)desenhando-a' Sob o tema 'A Cidade Resgatada, Reabilitar a cidade (re)desenhando-a', a OASRN, organizou a 2ª edição do Seminário Internacional sobre Regeneração e Reabilitação Urbana que teve lugar no dia 24 de Outubro na Casa das Artes, no Porto. O Seminário teve como objectivo promover uma reflexão alargada em torno da regeneração e revitalização dos centros das cidades, tomando o Porto como caso de estudo. Procurou-se entender como o (re)desenho da Infra-estrutura e Espaço Público no tecido das cidades históricas contribuem para definir mais eficazes e qualificadas estratégias para o povoamento e vida urbanas. O Seminário contou com a presença de oradores e distintos convidados, entre eles, Manuel Correia Fernandes (Ordem dos Arquitectos), José Fernando Gonçalves (Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte), Fernando de Almeida Santos (Ordem dos Engenheiros - Região Norte), Paula Silva (Direcção Regional da Cultura do Norte), Wilfried Wang, Emílio Tuñón, Eduardo Comas, Gonçalo Byrne, Maria Manuel Oliveira, José Adrião, Eduardo Souto de Moura, Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos, LIKEarchitects, António Pérez Babo e Nuno Grande. Trabalho desenvolvido com o Pelouro da Encomenda, Cultura, Comunicação e Formação. Porto Poetic Paralelamente à Programação do Norte 41º para o triénio 2011-2013, foi desenvolvido o projecto Porto Poetic. Dada a importância cultural e criativa da arquitectura Portuguesa, no âmbito da

Proposta vencedora do 1º Prémio do 'Concurso Internacional de Ideias Norte 41º, Regeneração Urbana do Quarteirão Aurifícia, Porto', promovido pela OASRN | Humberto Silva (arquitecto coordenador)

Seminário Internacional 'A Cidade Resgatada, Reabilitar a cidade (re)desenhando-a' © OASRN

Page 21: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

inegável qualidade na sua relação com o objecto desenhado, pretendeu-se promover a internacionalização através da apresentação em exposição de obras de design por arquitectos portugueses, acompanhadas por conferências dos próprios autores. Esta acção teve como objectivo fundamental a apresentação de um tipo de produto cultural e artístico, ainda com insuficiente divulgação internacional, que se pretende agora apresentar de modo conjunto de forma a que se possa ter uma ideia muito mais precisa da qualidade, da quantidade e do âmbito deste trabalho, exemplar, na Arquitectura Portuguesa. Foi neste âmbito, e para sustentar a viabilidade financeira do projecto, que a OASRN reuniu com várias empresas e entidades no sentido de consolidar e estruturar o processo. A exposição, que teve lugar, na Fundação Triennale de Milano contou no dia da inauguração com cerca de 2000 presenças e com cerca de 9000 visitantes durante o período da mostra. Resumo do Projecto Porto Poetic Porto Poetic é o título da exposição apresentada na Fondazione La Triennale di Milano - Museu de Arquitectura e Design, e com comissariado dos arquitectos Manuel Maria Reis e Paula Santos e curadoria do arquitecto Roberto Cremascoli. Porto Poetic incluiu um programa estruturado em diferentes formatos que incluem reúnem uma exposição (1), conferência (2) e uma publicação (3). (1) Exposição Na exposição, os 41 projectos são apresentados em diferentes suportes que incluem vídeo, fotografias, desenhos, esquissos, maquetas, textos e outros materiais de arquivo. O objecto é contextualizado na obra. As peças de design expostas, concebidas pelos arquitectos, produzidas ao longo dos anos por fabricantes do norte do país que têm pautado a sua actuação principal na produção de peças de elevada qualidade, aprofundam e detalham a abordagem aos projectos de arquitectura em exposição. Para esta mostra, a OASRN encomendou um conjunto de conversas e entrevistas a diversas personalidades do universo da arquitectura, crítica e cinema que vão ser apresentadas em suporte vídeo. Estas conversas e entrevistas integram os seguintes convidados: Conversa a três | Manoel de Oliveira / Álvaro Siza / Alexandre Alves Costa Entrevista a Álvaro Siza / Eduardo Souto de Moura / Moderada por Roberto Cremascoli Entrevista a Pedro Gadanho / Fabrizio Gallanti / Moderada por Giovanna Borasi Entrevista a Vittorio Gregotti / Moderada por Giovanna Borasi Entrevista a Pierluigi Nicolin / Moderada por Giovanna Borasi Entrevista a Francesco dal Co / Moderada por Giovanna Borasi A par das conversas e entrevistas, destaca-se a apresentação dos projectos através da vasta colecção de fotografias de autor que mostram os diferentes olhares - ao longo de mais de 40 anos - sobre os projectos aqui apresentados, da autoria de: Gabriele Basilico/ Giovanni Chiaramonte/ Luís Ferreira Alves/ José Rodrigues/ Roberto Collová/ Fernando Guerra/ Leonardo Finotti/ Duccio Malagamba/ Mimmo Jodice/ Alessandra Chemollo/ Teresa Siza/ Rita

Inauguração da Exposição Porto Poetic e Conferência Inaugural na Fondazione La Triennale di Milano @ La Triennale di Milano

Page 22: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Burmester. A complementar a apresentação dos projectos através de fotografias, a exposição é composta ainda por um conjunto de vídeos das obras que possibilitam a construção de uma narrativa que através da imagem em movimento convida a uma visita mais prolongada a cada um dos edifícios. Por cada obra de arquitectura, são ainda apresentados desenhos, esquissos, maquetas, textos e outros materiais de arquivo, assim como peças de design. A Exposição foi organizada em três momentos: Porto Poetic; Porto Design; Porto Community. Os Núcleos Porto Poetic e Porto Community são dedicados em exclusivo ao trabalho dos arquitectos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura. Em Porto Poetic, expõem-se imagens iconográficas de 10 obras localizadas na zona norte de Portugal, que percorrem o período compreendido entre o final da década de 50 até ao final da década de 90. O ponto de partida deste Núcleo acontece com uma citação do Arquitecto Fernando Távora (1923- 2005), figura maior da arquitectura portuguesa e mentor dos Arquitectos Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura. O Núcleo Porto Community aborda questões relacionadas com a cidade e as suas infra-estruturas, com especial enfoque na obra do Metro do Porto, um projecto de uma infra-estrutura urbana de transporte público da autoria do arquitecto Eduardo Souto de Moura que transformou o quotidiano da cidade do Porto e veio a transformar-se num factor de redesenho da própria cidade. Porto Community agrega ainda um conjunto assinalável de obras de Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura na Europa e resto do Mundo, com destaque para as obras assinadas por Siza a Oriente. Constitui parte fundamental deste Núcleo duas obras iconográficas da história da arquitectura contemporânea (que fecham a exposição): o “Museu Iberê Camargo”, em Portalegre Porto Alegre, Brasil, de Álvaro Siza (projecto distinguido em 2002 com o Leão de Ouro da Bienal de Arquitectura de Veneza) e a “Casa das Histórias Paula Rego”, em Cascais, Portugal, de Eduardo Souto de Moura (projecto distinguido com o Prémio SECIL de Arquitectura 2010). Porto Design apresenta 8 obras de outros representantes da arquitectura Portuguesa, nomeadamente, Adalberto Dias, Camilo Rebelo e Tiago Pimentel, Carlos Castanheira, Francisco Vieira de Campos, Isabel Furtado e João Pedro Serôdio, João Mendes Ribeiro, José Carvalho de Araújo e Nuno Brandão Costa, com obras localizadas dentro da área geográfica do rio Douro, adegas, empreendimentos turísticos ou espaços de exposição. (2) Conferência A inauguração da exposição foi antecedida por uma conferência que contou com Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Vittorio Gregotti, Pierluigi Nicolin, Francesco Dal Co e com Giovanna Borasi como moderadora. (3) Publicação O projecto Porto Poetic contemplou também a publicação de um livro que, não constituindo o catálogo da Exposição, amplia a apresentação deste projecto. O livro está organizado em torno de 7 capítulos - Poetic/ Limite Atlântico/

Exposição Porto Poetic na Fondazione La Triennale di Milano @ Rita Burmester

Page 23: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Re|Generation/ Europe/ Metrocidade/ Viagem ao Oriente/ 2 Museus -, e reúne textos de José Fernando Gonçalves, Paula Santos, Roberto Cremascoli, Giovanni Chiaramonte, Pedro Gadanho, Mirko Zardini, Giovanna Borasi, Jorge Figueira e Alexandre Alves Costa. Empresas Parceiras A OASRN, no âmbito deste evento, associou-se a várias empresas que manifestaram interesse em ampliar e divulgar internacionalmente o seu trabalho. Entre os objectivos específicos destacamos: Ampliação das oportunidades de mobilidade e intercâmbio de conhecimento; Consolidação de acordos de cooperação; Internacionalização das empresas portuguesas; A capitalização de colaborações de projectos para o estabelecimento de parcerias concretas futuras. Empresas: Carvalho, Batista & Cª, Sa Iduna, S.A. Larus, Artigos para Construção e Equipamentos L.da Osvaldo Matos, L.da Water Evolution Padinho Materiais de Construção e Decoração L.da SPSS - Serafim Pereira Simões Sucessores L.da Apoios e Parcerias A OASRN contou com os seguintes parceiros para a realização do evento: Alto Patrocínio da Presidência da República Embaixada de Portugal no Brasil AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E. Camões - Institute for Cooperation and Language, IP Turismo de Portugal AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) AXA Portugal Câmara Municipal de Matosinhos Casa da Arquitectura Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto Fundação Côa Parque Fundação Marques da Silva Niepoort Informações adicionais sobre o projecto Porto Poetic podem ser consultadas em: www.portopoetic.com

01.5 Núcleos e delegações

coordenadores: José Fernando Gonçalves e Alexandra Pires assessor/funcionário: Fátima Alves Núcleo de Arquitectos de Aveiro, NAAV

Inauguração da Exposição Porto Poetic na Fondazione La Triennale di Milano @ Rita Burmester

Page 24: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Bruno Marques, Presidente

Núcleo de Arquitectos de Braga, NARB José Martins, Presidente

Núcleo de Arquitectos de Coimbra, NARC Florindo Belo Marques, Presidente

Núcleo de Arquitectos de Viseu, NARV Francisco Pires Keil do Amaral, Presidente 01.5.1 Coordenação entre CDRN e Núcleos

Reunião conjunta com os Núcleos de Arquitectos da SRN

Foram delineadas e acordadas novas estratégias de financiamento e contabilidade. acordadas igualmente a coordenação entre os núcleos nas actividades a desenvolver em áreas de interesse mutuo. 01/03| José Fernando Gonçalves, Manuel Maria Reis, Alexandra Pires

Reunião com o NARC

Foram delineadas e acordadas novas estratégias de financiamento e contabilidade. acordadas igualmente a coordenação entre os núcleos nas actividades a desenvolver em áreas de interesse mutuo. 28/02 | José Fernando Gonçalves, Manuel Maria Reis, Alexandra Pires 01.5.2 Normativo

Dotação de verba orçamental para cada núcleo, cumpridos os procedimentos estabelecidos.

01.5.3 Actividades dos Núcleos: 01.5.3.1 Núcleo de Arquitectos de Aveiro Visita à Fabrica de Sanitários Sanitana S.A. Fabrica de sanitários de Anadia Zona Industrial de Anadia – Alma das Domingas 3780-244Anadia Anadia Data: 01-03-2013 Número de participantes 30 Arquitectos Programa da Visita 9:00 Ponto de encontro m Aveiro (NAAV) ou na Sanitana as 9:30 9:30 Recepção Sanitana – Breve apresentação (Auditório) 9:45 Visita a Fabrica 1 (Sanitários) 11:30 Vista a Fabrica 2 e 3 (Acrílicos) 12:30 Visita a Fábrica de Hidromassagens 13:30 Encerramento – Esclarecimento de dúvidas, recolha de opiniões e espaço de debate (Auditório) 14:00 Almoço e convívio – Visita às caves de São Domingos. Seminário Introdução à Norma Passive House

Page 25: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Decorreu a 3 de Julho de 2013, no auditório do Museu da Arte Nova de Aveiro, o seminário Introdução à Norma Passive House, com a organização conjunta da Associação Passivhaus Portugal, da Homegrid e do Núcleo de Arquitectos da Região de Aveiro. O seminário, com a duração de 3 horas, contou com a participação de dois dos membros fundadores da Associação Passivhaus Portugal, o arquitecto João Gavião e o engenheiro civil João Marcelino ambos da Homegrid e do engenheiro Nuno Simões do ITeCons. O seminário teve a presença de cerca de 30 pessoas. As edições anteriores decorreram em Coimbra, na sede do ITeCons, em 7 de Março 2013, em Lisboa, no Instituto Superior Técnico, em 21 de Março de 2013, em Faro, na Universidade do Algarve, em 23 de Maio de 2013 e no Porto, na FEUP, em 03 de Julho. 01.5.3.2 Núcleo de Arquitectos de Braga NARB MEDIA – canal youtube jan 2013 > realizado n.e.w. – Narrating an Exposed Work fev 2013 > #1 generation > braga > realizado jun 2013 > #2 escola secundária de Barcelos > Barcelos > realizado Publicação POSTER (reflexões científicas) O poster é uma publicação física e limitada a 100 exemplares, que se materializa a partir de uma análise crítica de temas que se consideram fundamentais na cultura arquitectónica contemporânea, lidos a partir do distrito de braga. mar 2013 > poster #4 > Guimarães > realizado dez 2013 > poster #5 > Esposende Viagens Esta actividade integra o ciclo viagens que acontece durante o ano de 2012 e que surge em complemento à análise crítica publicada no poster, actividades organizadas pelo NARB. abr 2013 > realizado Apresentações Pecha Kucha Night Guimarães Na origem está uma expressão oriental japonesa – pechakucha – e que significa “o som da conversa”, uma ideia suficientemente aberta e disponível para toda e qualquer exposição e reflexão de vontades criativas. abr 2013 > vol.#5 > Guimarães > realizado set 2013 > vol.#6 > Guimarães > realizado Formação “Medições e Orçamentos” mai 2013 > Braga > realizado Lugares Prováveis Entrevistas aos autores dos projectos que integraram a mostra dos lugares prováveis jan - mai 2013 > realizado

Page 26: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Publicação Lugares prováveis: instalação/ exposição de arquitectura jul 2013 > realizado 01.5.3.3 Núcleo de Arquitectos de Viseu Arquitectos em Exposição 2012 (exposição itinerante) Biblioteca Municipal de Mangualde 8 a 22 de Janeiro Sitio | Arquitectura de Terra | Mangualde 16 Março (nem)tudo é arquitectura I Adriana Reguera e Nuno Zeferino | " intervenção em montras" Like Architectes 19 Abril às 19h no Maria Xica | Viseu (nem)tudo é arquitectura II Ana Aragão | "Ilustração" STOP | "Intervenção em espaço público" 3 maio às 19h no Maria Xica | Viseu (nem)tudo é arquitectura III Victor Mestre | "Casas experimentais" 17 maio às 19h no Maria Xica | Viseu (nem)tudo é arquitectura IV Ana Tostões | "Vila tugendhat" 31 maio às 19h no Maria Xica | Viseu

01.5.3.4 Núcleo de Arquitectos de Coimbra 1 – “Instalação da Sede │ “Casa da Arquitectura de Coimbra” Não realizado. O NARC continua expectante perspectivando a sua efectivação no próximo ano de 2014 2 – Visitas Temáticas Locais │ Ciclo “VGA” │ Visita Guiada pelo Autor Visita guiada à Casa da Escrita, com o arq.to João Mendes Ribeiro 11 de Abril Visita guiada ao Museu de Machado de Castro com o arq.to Gonçalo Byrne e Jantar Temático | Parceria com a EHTC | Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra 27 de Maio 3 – Exposições de Fotografia de Arquitectura Parceria com Museus ao Centro | Santa-Clara-a-Velha A “Casa de Brasileiro” no olhar de Júlio de Matos em Santa-Clara-a-Velha Agosto e Setembro

Page 27: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

no Museu de Tavares Proença Júnior Setembro a Dezembro 4 – Formação “A Economia em Obras de Reabilitação de Pequena Dimensão” | Parceria com a Região Centro da Ordem dos Engenheiros 17 e 18 de Maio 5 – Tema “A Casa” Parceria com a ESEC | Escola Superior de Educação de Coimbra Exposição de desenhos de alunos do 1º Ciclo das Escolas do Ensino Básico: Escola EB1 Montes Claros; Escola EB1 da Solum; Escola EB1 Solum Sul; Escola EB 1 Poeta Manuel Silva Gaio; Escola n.º 1 de S. Silvestre e Escola EB1 de Cernache. 8 a 14 de Abril 6 – Participação do NARC noProcesso de Elaboração do Projecto de Alteração ao Estatuto da Ordem dos Arquitectos Audições em 14 de Janeiro e 5 de Fevereiro 7 – Fórum Regional do Centro das Ordens Profissionais Presidência dos Enfermeiros assessorada pelos Médicos Veterinários e pelos Farmacêuticos. Reunião Plenária | 11 de Abril Sarau | 1 de Junho Reunião Plenária | 11 de Novembro 8 – Eleições para os corpos sociais da Ordem dos Arquitectos | Triénio 2014-2016 Debate promovido pelo NARC, com a presença das Listas A e B, candidatas à SRN | Secção Regional do Norte Hotel Dona Inês | 10 de Dezembro Sessão de Esclarecimento promovida pelo NARC, com a presença da Lista A candidata ao CDN | Conselho Directivo Nacional | Hotel Dona Inês 12 de Dezembro 9 – Delegação do Sr. Presidente do CDN | Arq.to João Belo Rodeia no Presidente do NARC para representação da Ordem dos Arquitectos. Diálogo com os Cidadãos com Viviane Reding | Vice-presidente da Comissão Europeia Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra 22 de Fevereiro CEDIPRE | Centro de Estudos de Direito Público e Regulação | O Novo Regime das Associações Públicas Profissionais | Auditório da Faculdade de Direito de Coimbra 4 de Maio Cerimónias Fúnebres do Engº Costa Lobo 22 de Maio

Page 28: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

CICLASCI | Congresso Ibero-Latino Americano sobre Segurança contra Incêndio Coimbra, 29 de Maio AD URBEM | Associação para o Desenvolvimento do Direito do Urbanismo e da Construção | O Plano ainda vale a pena Sede da Ordem dos Advogados 22 de Novembro

01.6 Estatuto e regulamentação interna coordenadores: José Fernando Gonçalves e Manuel Maria Reis assessor/funcionário: Dr. Nuno César Machado, Dr.ª Helena, Susana Machado, Fátima Alves, Sofia Jacob 01.6.1 Normativo Geral O trabalho esteve centrado essencialmente no acompanhamento e redacção do texto de adequação do Estatuto à Lei 2 /2013. 01.6.2 Estatuto da OA Foi criado um grupo de trabalho na OASRN para acompanhar o trabalho realizado pela Comissão de redação de adequação do Estatuto da OA à lei 2/2013. Essa comissão, para além de mim próprio com coordenador e de vários membros dos órgãos directivos da SRN teve o apoio permanente da Susana Machado, Dr.ª Helena e Dr.º Nuno César Machado.

03/01 | Reunião em Lisboa com CDN, apresentação da metodologia de trabalho da Comissão de Coordenação e Redacção para a Adequação do Estatuto da Ordem dos Arquitectos (CCR).

17/01 | Reunião de Trabalho dos órgãos sociais da SRN, sobre a Secção I da proposta enviada pela CCR.

Presentes: José Fernando Gonçalves, Manuel Maria Reis, Cristina Machado, Presidente Conselho Regional de Delegados Norte - Jorge da Costa, Presidente Conselho Regional de Disciplina do Norte – João Mesquita e Assessores Nuno César Machado, Helena Almeida e Susana Machado.

18/01 | Reunião em Lisboa com a CCR - Secção I.

Presentes: José Fernando Gonçalves, Manuel Maria Reis, Cristina Machado, Presidente Conselho Regional de Delegados Norte - Jorge da Costa, Presidente Conselho Regional Norte de Admissão – Fátima Fernandes e Assessora Susana Machado.

24/01 | Reunião de Trabalho dos órgãos sociais da SRN, sobre a Secção II.

Presentes: José Fernando Gonçalves, Manuel Maria Reis, Paula Santos, Presidente Conselho Regional de Delegados Norte - Jorge da Costa e Assessores Nuno César Machado, Helena Almeida e Susana Machado.

25/01 | Reunião em Lisboa com a CCR - Secção II.

Page 29: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Presentes: José Fernando Gonçalves, Manuel Maria Reis, Paula Santos, Alexandra Pires, Presidente Conselho Regional de Disciplina do Norte – João Mesquita, Presidente Conselho Regional Norte de Admissão – Fátima Fernandes e Assessora Susana Machado.

31/01 | Reunião de Trabalho dos órgãos sociais da SRN, sobre a Secção III.

Presentes: José Fernando Gonçalves, Manuel Maria Reis, Paula Santos, Cristina Machado, Presidente Conselho Regional de Delegados Norte - Jorge da Costa, Presidente Conselho Regional Norte de Admissão – Fátima Fernandes e Assessores Nuno César Machado, Helena Almeida e Susana Machado.

01/02 | Reunião em Lisboa com a CCR - Secção III.

Presentes: José Fernando Gonçalves, Manuel Maria Reis, Cristina Machado, Presidente Conselho Regional de Delegados Norte - Jorge da Costa, Presidente Conselho Regional Norte de Admissão – Fátima Fernandes e Assessora Susana Machado.

05/02 | Reunião em Lisboa com CDN.

Presentes: José Fernando Gonçalves, Manuel Maria Reis, Cristina Machado, Presidente Conselho Regional de Delegados Norte - Jorge da Costa e Assessora Susana Machado.

20/02 | Reunião do CDRN com os antigos dirigentes da SRN.

Presentes: José Fernando Gonçalves, Manuel Maria Reis, Alexandra Pires, Cristina Machado, Paula Santos, Graça Correia, Presidente da Mesa da Assembleia José Bandeirinha, Presidente Conselho Regional de Delegados Norte - Jorge da Costa, Presidente Conselho Regional de Disciplina do Norte – João Mesquita, Presidente Conselho Regional Norte de Admissão – Fátima Fernandes e os antigos dirigentes: Dulce Marques de Almeida, Isabel Matias, Waldemar Sá, Manuel Correia Fernandes, Vasco Morais Soares, Noé Diniz, Carlos Prata, Cristóvão Iken, João Pedro Serôdio, Teresa Novais e a Assessora Susana Machado.

22/02 | Carta dirigida ao Arquitecto João Rodeia, informando da reunião havida a 20 de Fevereiro com os anteriores dirigentes da OASRN. 22/02 | Comunicado aos membros através da newsletter oficial da SRN, designada por “Mensageiro #520”. 23/02 | Vários contactos telefónicos com a CCR sobre o teor do comunicado aos membros, solicitando estes a retirada do comunicado do suporte online. 25/02 | Comunicado de reacção do Conselho Nacional de Delegados no site da OA. 25/02 | Reunião com o Dr. Menéres Pimentel com a presença da CCR, depois de uma primeira reunião marcada sem a presença desta e que tinha sido recusada por nós e pela SRS. 25/02 | 29.ª Reunião Plenária do CDN, onde foi apresentado o trabalho da CCR. 01/03 | Carta dirigida ao Arquitecto João Rodeia, salientando as questões mais estruturantes para a SRN, sem prejuízo de tudo quanto ficou dito nos vários contributos que produzimos:

Page 30: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Manutenção da estrutura regional da Ordem, Manutenção da composição do CDN tal como sempre existiu, A existência de competências que garantam a efectiva prossecução

das atribuições da O.A., devidamente consagradas no nosso Estatuto, Seja assegurado o cumprimento do artigo 8.º, norma de natureza

imperativa, da Lei n.º 2/2013, de 10 de Janeiro. 01/03 | Reunião do Conselho Regional de Delegados do Norte, onde foram explicados os desenvolvimentos havidos até esta data. Nesta reunião o CRDN deliberou solicitar ao Presidente da Assembleia Regional da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos que convoque uma reunião extraordinária da referida assembleia, de modo a esta possa, em conformidade com o disposto na alínea f) do artigo 24º (Competência das assembleias regionais) conhecer e se pronunciar sobre propostas de alterações ao Estatuto. 04/03 | Recepção da Versão 28.ª do EOA, que nos informa procurar responder às observações e sugestões das Secções Regionais e Conselho Nacional de Admissão. 07/03 | Envio da Convocatória para a 30.ª Reunião Plenária CDN, 11 de Março, onde será votada a versão definitiva. 07/03 | Envio da posição sintetizada, com propostas de redacção, da SRN nos vários pontos que sem prejuízo de todas as outras que nos momentos próprios referimos, se confere um carácter prioritário, por serem garantes dos princípios fundadores da Ordem dos Arquitectos. 07/03 | Recepção da Versão 29a e 29a-notas. 08/03 | Recepção da Versão 29b – com rectificação do texto da proposta, ao n.º 2 do artigo 10.º, conforme sugestão da SRN. 08/03 | Reacção à posição da SRN por parte da CCR, na sequência da qual a SRN se disponibilizou a uma reunião para dia 11 de Março com os juristas da OA (Nacional, SRN e SRS), no sentido de melhor esclarecer as questões que tínhamos levantado. 11/03 | Reunião com os advogados da OA (Nacional, SRN e SRS). Presentes os Advogados da SRN, Nuno César Machado e Helena Almeida e da Assessora Susana Machado. Foram realizadas duas Assembleias Regionais, a 17 de Abril e a 21 de Junho, onde se apresentou o trabalho realizado e debateu a melhor metodologia para prosseguir esse trabalho de acompanhamento da Comissão de Redacção do Estatuto. Acresce, em conclusão do processo, as reuniões bilaterais entre o Presidente João Rodeia e eu próprio para acordar numa redacção consensual para o texto definitivo a apresentar ao Governo.

01.7 Instalações coordenadores: José Fernando Gonçalves, Manuel Maria Reis e Alexandra Pires assessor/funcionário: Magda Seifert, Susana Machado

Page 31: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

01. PRESIDÊNCIA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

A OASRN conseguiu ampliar as instalações da actual sede, com a cedência por parte da CMP de dois espaços anexos ao edifício da Rua D. Hugo. Esses espaços com a área total de 38 m2, acessíveis a partir da Avenida Vimara Peres, destinam-se a arquivo e espaços de reunião complementar. Foi contactada a arquitecta Helena Rente, autora da actual sede, para dotar aqueles espaços das condições mínimas à sua utilização. O projecto encontra-se concluído e aguarda aprovação camarária e da DRCN para a sua concretização. 01.7.1 Novas instalações da sede regional – Rua de Álvares Cabral

A Construção da Nova Sede da OASRN, desígnio lançado pela direcção do mandato 2002/2004 com a compra do edifício de Álvares Cabral foi, no triénio de 2008/2010, integrada no projecto Norte 41º - Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade. Este centro, que tem por objectivo promover projectos de investigação, formação, divulgação e debate sobre temas emergentes na prática profissional, pretende converter a construção da nova Sede num laboratório experimental na área da cultura urbana e arquitectónica. Foi no seu âmbito, e para sustentar a viabilidade financeira da obra de recuperação e ampliação do imóvel existente, que a OASRN se candidatou a um programa QREN – ON2. Essa candidatura tinha previsto o anúncio de resultados no início de 2011.

Em Outubro de 2013 a OASRN foi contactada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) para dar seguimento ao processo da candidatura NORTE-10-0156-FEDER-000214 - Norte 41º: Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade que se encontrava suspenso. No sentido de responder ao solicitado foi reunida a informação e prestados os esclarecimentos necessários, nomeadamente: A atualização do período de execução da Operação (datas de início e fim físico e financeiro da Operação e distribuição do investimento por anos e por fontes de financiamento), de acordo com o estudo de viabilidade económico-financeiro; Revisão do Quadro com os documentos de suporte distribuídos por componente e respetivos somatórios; A Explicitação da real situação do concurso para a execução da obra (Dezembro 2013: fase de audiência prévia). (ver ponto 09.1.4)

A CCDR-N prevê que a decisão sobre a elegibilidade do projecto seja divulgada em Janeiro de 2014.

Page 32: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

02. GESTÃO ADMINISTRATIVA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Índice

02.1 Bases de dados da SRN 2 02.1.1 Base de dados dos membros da SRN 2 02.1.2 Outras bases de dados 2 02.2 Credenciação 2 02.2.1 Certificação profissional 2 02.2.2 Certificação para Coordenação de Projecto, Direcção de Obra ou Direcção de Fiscalização de Obra 3 02.2.3 Certificação para a elaboração de Relatórios Prévios 3 02.2.4 Certificação para a elaboração de projectos de SCIE 3

02.3 Reconhecimento de Peritos Qualificados no SCE 3 02.3.1 Procedimento para o reconhimento de arquitectos como PQ no âmbito do SCE 3 02.3.2 Arquitectos reconhecidos para o exercício da actividade de PQ 4

02.4 Suspensão da Inscrição na OA, Exclusão da OA, Membros com Isenção de Quotas 4 02.4.1 Suspensão da inscrição na OA 4 02.4.2 Exclusão da OA 4 02.4.3 Passagem à condição de Membro com Isenção de Pagamento de Quotas 4 02.4.4 Plano de Recuperação de Quotas 4 02.5 Procedimentos e Gestão 4 02.5.1 Coordenação de procedimentos administrativos com CDN e CDRS 5 02.5.2 Procedimentos administrativos 5 02.5.3 Procedimentos administrativos no site da SRN 5 02.6 Serviços de Secretaria 5

Page 33: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

02. GESTÃO ADMINISTRATIVA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

02.1 Bases de dados da SRN coordenador: José Fernando Gonçalves e Manuel Maria Reis assessor/funcionário: Fátima Alves, Ana Teixeira, Cláudia Almeida e Susana Nogueira

Na sequência do levantamento de soluções realizado e orçamentado no ano 2012, durante o ano 2013 foi iniciado o processo para a implementação um novo software de gestão da base de dados de forma a permitir o seu cruzamento com os vários sistemas informáticos utilizados pelos pelouros e serviços, integrado numa política de entendimento entre a SRN, a SRS e o CDN, que compatibilize as vantagens de associação e visualização da informação ao nível nacional, com as necessidades de edição e gestão operativas ao nível regional. 02.1.1 Base de dados dos membros da SRN

Foi iniciado o processo para a substituição da actual Base de Dados no sistema LOTUS por uma nova Base de Dados, de forma a integrar novas funcionalidades. Foram realizadas diversas reuniões de trabalho com a empresa que a está a desenvolver, com o objectivo de transmitir necessidades e alertar para aspectos que devem ficar comtemplados de forma a optimizar a informação. 02.1.2 Outras bases de dados

A nova Base de Dados a implementar é compatível com as outras Bases de Dados utilizadas pela SRN, como a referente ao sistema Primavera, ou a de contactos de correio electrónico. O novo sistema vai permitir a optimização de todo o processo de inserção, actualização e consulta de dados. Será também integrada com o novo Portal (ver ponto 03.2.4).

02.2 Credenciação

coordenador: José Fernando Gonçalves e Manuel Maria Reis assessor/funcionário: Fátima Alves e Sofia Jacob 02.2.1 Certificação profissional De modo a poder responder às solicitações externas de certificação digital dos membros, a SRN sensibilizou o CDN e a SRS relativamente à necessidade de implementar a cédula profissional e disponibilizou-se a colaborar para atingir esse objectivo, embora não tenha sido possível, ainda, concretizá-lo.

02.2.2 Certificação de Arquitectos para exercer funções de Coordenação de Projecto, Direcção de Obra, ou Direcção de Fiscalização de Obra Foi continuado o procedimento para o reconhecimento das habilitações dos arquitectos que pretendam exercer funções de Coordenação de Projecto, Direcção de Obra ou Direcção de Fiscalização de Obra. No ano 2013, foram respondidos um total de 11 pedidos, para a verificação dos requerimentos apresentados, designadamente o cumprimento dos requisitos adequados ao exercício da(s) função(ões) com a análise do curriculum e

Page 34: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

02. GESTÃO ADMINISTRATIVA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

documentos provatórios. Tratamento dos processos, emissão da(s) certidão(ões), e registo nos processos individuais dos arquitectos requerentes na base de dados “membros” do LOTUS NOTES. - 1 pedido certificação aprovado para o exercício de funções de Coordenador de Projecto; - 2 pedidos certificação aprovado para o exercício de funções de Director de Obra e Director de Fiscalização de Obra; - 7 pedidos certificação aprovados para o exercício das três funções, Coordenador de Projecto, Director de Obra e Director de Fiscalização de Obra. - 1 pedido certificação pendente (a aguardar documentos) para o exercício das três funções, Coordenador de Projecto, Director de Obra e Director de Fiscalização de Obra. 02.2.3 Reconhecimento dos Arquitectos para a elaboração de Relatórios Prévios nas intervenções urbanísticas em imóveis classificados ou em vias de classificação Manteve-se o procedimento implementado durante o ano 2010, mas durante o ano 2013 não houve nenhum pedido de avaliação e reconhecimento.

02.2.4 Reconhecimento dos Arquitectos para a elaboração de projectos de SCIE referentes a edifícios e recintos classificados na 3.ª e 4.ª categorias de risco No ano 2013, foram respondidos um total de 6 pedidos, para a verificação dos requerimentos apresentados, designadamente o cumprimento dos requisitos adequados para a elaboração de projectos de SCIE, com a análise do curriculum e documentos provatórios, ou por conclusão com aproveitamento das necessárias acções de formação na área específica de SCIE. Tratamento dos processos, emissão da certidão, o registo nos processos individuais dos arquitectos requerentes na base de dados “membros” do LOTUS NOTES e a comunicação à ANPC (entidade que procede ao registo actualizado dos autores de projecto e planos de SCIE e publicita a listagem dos mesmos no sítio da ANPC). - não houve pedidos de certificação aprovados por avaliação curricular; - 6 pedidos de certificação aprovados por conclusão com aproveitamento das necessárias acções de formação na área específica de SCIE. 2.3 Reconhecimento de Peritos Qualificados no SCE coordenadores: José Fernando Gonçalves e Manuel Maria Reis assessor/funcionário: Sofia Jacob O Sistema de Certificação Energética da Qualidades do Ar no Interior dos Edifícios foi alterado pela publicação no Diário da República, em 20 de Agosto de 2013, da Lei n.º 58/2013, que aprova os requisitos de acesso e de exercício da atividade de perito qualificado para a certificação energética e de técnico de instalação e manutenção de edifícios e sistemas, conformando–o com a disciplina da Lei n.º 9/2009, de 4 de março, que transpôs a Diretiva n.º 2005/36/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 7 de setembro de 2005, relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais.

A alteração significativa da legislação, designadamente quanto ao procedimento definido para o acesso ao exercício da actividade de Perito Qualificado, está no

Page 35: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

02. GESTÃO ADMINISTRATIVA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

facto de passar a ser a entidade gestora do SCE que procede ao registo dos técnicos deixando de ter a Ordem dos Arquitectos esta competência.

Salientam-se que no novo contexto, se mantêm como requisitos para os Peritos Qualificados em RCCTE o terem que ter, cumulativamente, 5 anos de experiência profissional e formação específica com aproveitamento.

2.3.1 Procedimento para o reconhecimento de arquitectos como PQ no âmbito do SCE Até 1 de Dezembro de 2013, data da entrada em vigor do novo diploma legal, manteve-se o Procedimento para Reconhecimento de Arquitectos como Peritos Qualificados no âmbito do SCE, as Qualificações Exigidas para a Frequência do Curso de Peritos Qualificados em RCCTE, e foi disponibilizada minuta para requerimento deste reconhecimento. 2.3.2 Arquitectos reconhecidos para o exercício da actividade de PQ 3 arquitectos, membros da Secção Regional do Norte, foram reconhecidos para o exercício da actividade de Perito Qualificado no Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios na vertente do Regulamento das Características de Comportamento Térmico de Edifícios (RCCTE), até 1 de Dezembro de 2013. 02.4 Suspensão da Inscrição na OA, Exclusão da OA, Membros com Isenção de Quotas

coordenador: José Fernando Gonçalves e Manuel Maria Reis assessor/funcionário: Fátima Alves e Sofia Jacob O Regulamento de Quotas, que entrou em vigor no último trimestre de 2009, alterou de forma significativa o regulamento anterior, impondo a introdução de várias mudanças nos processos administrativos que se mantiveram ao longo de 2013. 02.4.1 Suspensão da Inscrição na OA Tal como nos anos anteriores, foram registados os pedidos (número, motivos e período) e optimizados os tempos de resposta. Assim, durante o ano de 2013 foram recepcionados os seguintes pedidos de membros: 214 pedidos de esclarecimento sobre suspensão da inscrição e termo de suspensão, por carta, e-mail; 552 pedidos de suspensão da inscrição; 86 pedidos de termo do período de suspensão da inscrição; Foram melhorados os documentos / minutas relativos ao Procedimento para os Processos Suspensão da Inscrição, Exclusão e Isenção de Quotas, e disponibilizados no site da Secção Regional do Norte. 02.4.2 Exclusão da OA Durante o ano de 2013 não foram recepcionados pedidos de exclusão da OA.

Page 36: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

02. GESTÃO ADMINISTRATIVA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

02.4.3 Passagem à condição de Membros com Isenção de Pagamento de Quotas Foram formalizados ao CDRN 4 pedidos de Isenção de Pagamento de Quotas, sendo aprovados 2. 02.4.4 Plano de Recuperação de Quotas De acordo com o definido no Plano de Actividades para o ano de 2013, foram prosseguidos os procedimentos iniciados em 2008 no âmbito da implementação do Plano de Recuperação de Quotas em parceria com o Pelouro da Gestão Financeira.

Dos processos inicialmente enviados à DELGADO & Associados - Sociedade de Advogados de Responsabilidade Limitada, 49 foram liquidadas, 237 encontram-se ainda em contencioso. Dos processos inicialmente enviados à CSA Correia, Seara, Caldas, e Associados, Sociedade de Advogados, RL, 17 foram liquidadas, 104 encontram-se ainda em contencioso.

Aderiram também ao Plano de Recuperação de Quotas c/ a SRN 71 membros.

02.5 Procedimentos e Gestão coordenador: José Fernando Gonçalves e Manuel Maria Reis assessor/funcionário: Fátima Alves 02.5.1 Coordenação de procedimentos administrativos com CDN e CDRS

Foi prosseguido o trabalho já desenvolvido tendo em vista a homogeneização dos procedimentos relacionados com o atendimento e a resposta às solicitações dos membros. 02.5.2 Procedimentos administrativos

Foi continuado o levantamento e registo dos procedimentos correntes de modo a agilizar as respostas às solicitações.

Foram estudadas formas para implementar a plataforma de Gestão Documental.

Foram estudadas formas para iniciar o Arquivo Digital das pastas dos membros. 02.5.3 Procedimentos administrativos no site da SRN

Foram optimizados e disponibilizados no site, na página ‘Secretaria’, os vários documentos relativos aos procedimentos de reconhecimento e certificação e aos processos administrativos de suspensão, exclusão e isenção de quotas. 02.6 Serviços de Secretaria coordenador: José Fernando Gonçalves e Manuel Maria Reis assessor/funcionário: Fátima Alves, Ana Teixeira, Cláudia Almeida e Susana Nogueira

Foram optimizados os procedimentos correntes relativos ao atendimento presencial ou telefónico aos membros.

Page 37: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

03. GESTÃO DE RECURSOS OPERACIONAIS

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Índice

03.1 Instalações 2 03.1.1 Instalações da sede regional – Rua da Restauração, 477 - 1º 2 03.1.2 Instalações da sede regional – Rua de D. Hugo, 5/7 2 03.1.3 Instalações da sede regional – Rua de Álvares Cabral, 136-150 2 03.2 Sistema informático e equipamento electrónico 3 03.2.1 Hardware 3 03.2.2 Software 3 03.2.3 Equipamento electrónico – telecomunicações 3 03.2.4 Base de Dados e Gestão Documental 3 03.2.5 Avenças 4 03.3 Mobiliário 4 03.3.1 Mobiliário – gestão e inventário 4 03.4 Economato e consumíveis 4 03.4.1 Gestão de aprovisionamentos 4 03.4.1.1 Economato 4 03.5 Recursos humanos 4 03.5.1 Formação interna 5 03.5.2 Contratação 5 03.5.3 Seguros 3

Page 38: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

03. GESTÃO DE RECURSOS OPERACIONAIS

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

03.1 Instalações

coordenadores: José Fernando Gonçalves, Manuel Maria Reis, Miguel Nery e Alexandra Pires assessor/funcionário: Fátima Alves, Susana Machado e Magda Seifert 03.1.1 Instalações da sede regional – Rua da Restauração Em Fevereiro, o senhorio denunciou o contrato, ficando o mesmo ao abrigo da nova lei do arrendamento. O senhorio propôs uma actualização do valor da renda que não foi aceite devido ao excessivo montante proposto. Em resposta a SRN apresentou uma contraproposta que não foi aceite pelo senhorio. Assim, por falta de acordo estabeleceu-se o valor previsto no Regime Jurídico do Arrendamento, sendo que a permanência da SRN nas instalações tem um limite de 5 anos. Em Novembro, o tecto da sala de formação foi pintado, por intermédio do senhorio, devido a uma inundação ocorrida no piso superior. 03.1.2 Instalações da sede regional – Rua de D. Hugo, 5/7 Trabalhos de manutenção:

Reposição de peças em ardósia na fachada posterior do edifício da Rua D. Hugo, e rectificação da fixação das peças em ardósia, na fachada lateral.

Realizados trabalhos de substituição de telhas danificadas devido ao mau tempo.

Aquisição de 3 extintores de neve carbónica (CO2) de 2 Kg, em substituição do equipamento existente.

Reuniões com o Prof. Oliveira Fernandes da AdEPORTO, sobre o estudo de ventilação, com o objectivo de eliminação do gás radão nas instalações da Rua D. Hugo e nas instalações com entrada pela Rua Vímara Peres.

Instalações – Avenida Vímara Peres Realizada reunião com a Direcção Regional de Cultura do Norte sobre a solução prevista. Finalizado o processo para licenciamento do projecto para as obras de ampliação da sede, ocupando os dois pisos com entrada pela Rua Vímara Peres, com a área total de 38 m2. Estas alterações irão permitir a criação de uma sala de reuniões e espaço de arquivo e de divulgação de eventos da OASRN, voltados para a Rua Vímara Peres. O projecto é da autoria da Arquitecta Helena Rente, autora do projecto da sede da Rua D. Hugo. 03.1.3 Instalações da futura sede regional – Rua de Álvares Cabral Limpeza e manutenção das instalações existentes. Instalação de novo contador e de quadro eléctrico, devido a furto, nas instalações da Rua Álvares Cabral. Preparação das instalações para a realização do lançamento da edição n.º Jornal Arquitectos, que ocorreu no dia 8 de Junho.

Imagem: Sede regional actual na Rua D. Hugo © DR

Imagem: Instalações regionais na Rua da Restauração © DR

Imagem: Futuras instalações na Rua Álvares Cabral © DR

Page 39: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

03. GESTÃO DE RECURSOS OPERACIONAIS

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

03.2 Sistema informático e equipamento electrónico

Coordenador: Manuel Maria Reis e Alexandra Pires assessor/funcionário: Carolina Meireles Tendo em vista uma correcta gestão dos recursos informáticos da SRN, continuou-se o processo de reorganização e actualização dos equipamentos (Hardware) e programas (Software) existentes, sistematização de procedimentos internos com vista a uma melhor manutenção do sistema informático existente. 03.2.1 Hardware Foi efectuado ao longo do ano uma manutenção e gestão dos equipamentos de hardware existente permitindo a reciclagem de material existente, quer ao nível de impressoras, quer ao nível de PC´s. 03.2.2 Software Adquiriu-se 1 licença de Adobe Creative Suite para permitir edição dos conteúdos no Norte 41º. Adquiriu-se uma fonte de texto “Gotham Bundle” para edição dos cartões de protocolos dos membros da Ordem dos Arquitectos. Foi efectuada a renovação da licença do antivírus “Trend Micro” em todos os PC´s. 03.2.3 Equipamento electrónico – telecomunicações No âmbito das Infraestruturas e equipamentos, foram realizadas as seguintes acções: - Consulta aos vários operadores – Optimus, PT e Zon - e recolha de propostas de orçamento para a colocação de fibra óptica; - Negociação e contratualização de uma nova ligação em fibra óptica com a PT; - Alteração das ligações VPN para Lisboa, sendo agora realizadas por hardware com ganho substancial de desempenho no acesso a sistemas; - Servidor IPBrick e equipamentos de rede principais reconfigurados para aumentar o desempenho da rede interna; - Reconfiguração de alguns equipamentos.

03.2.4 Base de Dados e Gestão Documental

Em 2013, foi assegurado ao nível da Gestão Documental: - Identificação e caracterização dos processos e dos fluxos; - Caracterização dos modelos de documentos; - Instalação e configuração de sistema actualizado; - Implementação de 1 processo inicial (Correspondência); - Formação aos utilizadores; - Início do carregamento dos documentos para o sistema. No âmbito da implementação de um novo Gestor de Membro, foram desenvolvidas as seguintes actividades: - Avaliação da solução usada na Secção Sul; - Decidida a escolha de utilização desse sistema produzido pela empresa FA

Page 40: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

03. GESTÃO DE RECURSOS OPERACIONAIS

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Consulting; - Adquirida uma licença de Servidor de Base de Dados SQL Server; - Extraída a informação do sistema antigo – Lotus. 03.2.5 Avenças

Foram mantidas as avenças manutenção das actuais dos serviços prestados à OASRN.

03.3 Mobiliário

coordenador: Manuel Maria Reis e Alexandra Pires assessor/funcionário: Susana Machado 03.3.1 Mobiliário – gestão e inventário

No corrente ano não foi realizada qualquer organização dos espaços existentes afectos às instalações da OASRN. 03.4 Economato e consumíveis

coordenador: Alexandra Pires assessor/funcionário: Ana Teixeira e Lídia Meireles 03.4.1 Gestão de aprovisionamentos Continuação do trabalho desenvolvido. 03.4.1.1 Economato assessor/funcionário: Fátima Alves Continuação do trabalho desenvolvido. 03.5 Recursos Humanos

coordenador: José Fernando Gonçalves e Alexandra Pires assessor/funcionário: Nuno César Machado (advogado) e Fátima Alves

Assegurar as melhores condições de trabalho e nível de motivação para os funcionários e colaboradores, com vista ao desempenho dos serviços aos membros, com o rigor e a competência que lhes é reconhecida.

Deu-se continuidade à uniformização das condições e critérios ao nível das 3 secções, no que respeita à contratação, ao acordo interno do pessoal e à avaliação de desempenho.

03.5.1 Funcionários e assessores 03.5.1.1 Formação interna A formação interna dos funcionários da OASRN decorre no âmbito da Lei n.º 7/2009 de 12 de Fevereiro do Código de Trabalho que estabelece o direito a formação profissional, e visa, entre outros, contribuir para o aumento da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços prestados e valorização profissional e pessoal dos funcionários da OASRN.

Page 41: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

03. GESTÃO DE RECURSOS OPERACIONAIS

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

No ano de 2013 foram iniciadas acções de formação no software IPortalDoc que suporta a implementação do Novo Sistema de Gestão Documental.

03.5.1.2 Contratação Garantido o cumprimento das condições contratuais da equipa da OASRN de acordo com o previsto na Legislação Laboral em vigor.

03.5.1.3 Seguros

Garantida a continuidade de cumprimento de toda a legislação relativa à Medicina no trabalho.

Manutenção do actual Seguro de acidentes de trabalho com a Axa

Manutenção o actual Seguro de Saúde Médis

Page 42: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

04. GESTÃO FINANCEIRA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Índice

04.1 Tesouraria 2 04.1.1 Sistemas de cobrança de quotas 2 04.1.1.1 Actualização do sistema disponível 2 04.1.1.2 Plano de recuperação de quotas 2 04.1.2 Orçamentos regionais 2 04.1.3 Núcleos 2 04.1.3.1 Coordenação entre CDRN E Núcleos 2

04.2 Contabilidade 3 04.2.1 Inventários 3 04.2.1.1 Inventário de stocks e imobilizado 3

04.3 Recursos Financeiros Extraordinários 3

Page 43: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

04. GESTÃO FINANCEIRA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

04.1 Tesouraria coordenadores: Alexandra Pires assessor/funcionário: Lídia Meireles Assistimos em 2013 a um aumento dos pedidos de suspensão e diminuição das admissões.

Apesar das dificuldades económicas, foram conseguidas parcerias, protocolos e patrocínios que nos permitiram desenvolver um conjunto de atividades e eventos extraordinários, seguindo sempre a regra do auto financiamento e utilizando os mesmos recursos estruturais. Foi ainda possível fazer frente a este acréscimo de atividade com uma redução de recursos humanos, nomeadamente nos funcionários e órgãos sociais.

Foram finalmente resolvidas as ressalvas da auditoria, sobretudo no que diz respeito à Gestão de Núcleos, que ficou finalmente centralizada nos nossos serviços.

Com o objectivo de fazer frente às novas dificuldades económico financeiras foram reduzidos os postos de trabalho, congelados os salários e as progressões na carreira. Foram também reduzidas as horas da direção e a saída de um dos membros não deu lugar a qualquer substituição. 04.1.1 Sistemas de cobrança de quotas 04.1.1.1 Divulgação dos sistemas disponíveis Criada nova factura de quotas, mais clara, que permite a verificação da dívida por trimestres e respectivos prazos de pagamento. Nela constam ainda os dados do membro existentes na nossa base, para que possam ser verificados e alterados pelo próprio. 04.1.1.2 Plano de recuperação de quotas Deu-se continuidade aos procedimentos implementados em 2012 para gestão dos PRQ, que se mostraram eficazes garantindo um cumprimento cada vez maior dos membros. Em 2013, 71 membros aderiram ao Plano de Recuperação de Quotas c/ a SRN. 04.1.1.3 Cobranças Foram criados mapas específicos para os membros em incumprimento que permitem a criação de cartas para todas as situações ( ativos, suspensos, com planos de recuperação e em contencioso). As mesmas foram enviadas no início de 2013, com aviso da respectiva dívida, para além da factura trimestral.

A percentagem de membros em incumprimento é cada vez maior mas o trabalho da nossa equipa de advogados fez com que as cobranças quotas de anos anteriores aumentassem.

Também aumentou a dificuldade de cobrança a outros clientes que resultou numa nova estratégia de controlo.

04.1.2 Orçamentos regionais Foram uniformizados os critérios para a elaboração dos orçamentos regionais e nacional e cumpridas as suas orientações. As despesas comuns passaram a ser divididas segundo a percentagem de quotas recebidas entre o CDN, SRS, SRN

Page 44: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

04. GESTÃO FINANCEIRA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

contrariando a repartição a 1/3 como anteriormente. Demos continuidade à comparticipação no fundo de reserva nacional no valor anual de €15.000.

Foi ainda acordado entre os três Conselhos a amortização mensal da conta caucionada do CDN em €10 000.

04.1.3 Núcleos Devido à extinção dos Núcleos no novo estatuto, ficou suspensa a criação do Núcleo de Viana do Castelo. Foi reduzida em 5% a comparticipação da OASRN no orçamento dos Núcleos para seguir a regra da redução geral de despesas e fazer frente às dificuldades financeiras. 04.1.3.1 Coordenação entre CDRN e Núcleos A contabilidade dos Núcleos passou a ser centralizada na sede da OASRN, para dar resposta às imposições do relatório de auditoria. Foram instituídos novos procedimentos nomeadamente na apresentação semestral de planos e relatórios de atividades e contas, que comprovam o funcionamento dos mesmos e aprovam a libertação da respectiva verba.

04.2 Contabilidade Coordenador: Alexandra Pires assessor/funcionário: Lídia Meireles

Finalizado o processo de rectificação das ressalvas das auditorias em articulação com os serviços de Tesouraria e Contabilidade.

Foi enviado trimestralmente o relatório de execução orçamental para o Conselho Fiscal e articulados os critérios com os restantes Órgãos da Ordem dos Arquitetos (CDN e SRS).

Todos os mecanismos de gestão contabilística foram articulados com os restantes órgãos da Ordem dos Arquitectos (CDN e SRS), de forma a serem possíveis análises comparativas rigorosas.

Foram desenvolvidos mapas financeiros regionais e nacionais cuja análise mensal permite um controle rigoroso da gestão, e possibilita fazer frente a problemas de tesouraria cada vez maiores. 04.2.1 Inventários 04.2.1.1 Inventário de stocks e imobilizado

Atualizados Inventário de stocks e imobilizado.

04.3 Recursos Financeiros Extraordinários coordenadores: Alexandra Pires assessor/funcionário: Carolina Medeiros

Apesar de todas as dificuldades financeiras sentidas durante o ano de 2013, a OASRN conseguiu aumentar o número de protocolos e patrocínios com empresas e entidades, garantindo o financiamento extraordinário das

Page 45: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

04. GESTÃO FINANCEIRA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

actividades.

Foram ainda mantidos todos os patrocinadores de anos anteriores, nomeadamente a AXA.

Page 46: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

05.COMUNICAÇÃO

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Índice

05.1 Comunicação 2 05.1.1 Imagem Institucional 2 05.1.2 Assessoria de imprensa 2 05.1.3   Assessoria de divulgação 2 05.1.4   Assessoria de publicidade 4 05.1.4.1 Suportes de Publicidade da OASRN 4 05.4.5   Campanha Trabalhar com Arquitectos 3 

05.2  Comunicação Interna 5

05.3  Coordenação da Intervenção pública 5 05.3.1   Ciclo de Entrevistas/ Debates Norte 41º 4 

05.4  Plataformas digitais 6 05.4.1   Coordenação do site de internet - www.oasrn.org 5 05.4.2  Novo portal - www.oasrn.org 5 05.4.3   Reestruturação do site de internet - www.oasrn.org 7 05.4.4   Serviços complementares 6 05.4.4.1  Directório ‘Procura Arquitecto?’ 7 05.4.4.2 Working in / with architecture / National and International jobs  6 05.4.4.3 Plataformas electrónicas de projectos específicos 7 05.4.5   Redes Sociais 7 

05.5  Edições electrónicas 8 05.5.1   Newsletters electrónicas 8 05.5.1.1  Mensageiro 8 

05.6  Edições impressas 8 05.6.1   Edições do CDN 8 

05.7 Protocolos e benefícios comerciais 8 

05.8 Loja 9 05.8.1   Catálogo de Livros e Produtos da SRN 9 05.8.2   Loja virtual 9 05.8.3   Loja em balcão 9 

05.9 Centro de documentação/biblioteca 9 05.9.1   Catalogação e depósito de documentação/ biblioteca 9 05.9.2   Arquivo de eventos OASRN 7 05.9.2.1 Registo Fotográfico 7

Page 47: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

05.COMUNICAÇÃO

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

05.1 Comunicação

coordenador: Ana Maio e Nuno Grande assessor/funcionário: Carolina Medeiros

05.1.1 Imagem institucional Foi dada continuidade à execução de peças de comunicação com a imagem institucional da Ordem dos Arquitectos elaborada pelo designer Pedro Novo.

Em 2013, foram desenvolvidos os seguintes trabalhos: Portal dos Arquitetos, capas para o Conselho Regional Norte de Disciplina, e Postal Digital de Natal da SRN

Como habitual, o Pelouro da Comunicação assegurou a gestão da imagem da OASRN nas actividades promovidas pela Secção e nas parcerias desenvolvidas com outras entidades.

05.1.2 Assessoria de imprensa

Em 2013, a OASRN voltou a registar um elevado nível de visibilidade noticiosa nos meios de comunicação social nacionais, resultado da actividade institucional desta Secção no acompanhamento dos temas relacionados com as práticas da arquitectura e divulgação do calendários de eventos desta Secção.

Desta forma, foram emitidas 30 notas de imprensa, disponibilizados 2 dossiers de imprensa, e realizadas 12 entrevistas sobre matérias da actualidade.

No dia 29 de Julho, a OASRN apresentou aos jornalistas portugueses a Exposição Porto Poetic em conferência de imprensa. Na conferência, estiveram presentes os seguintes órgãos de comunicação social: Lusa, Público, Expresso, Jornal de Notícias, Antena 1, TSF, RTP, Porto Canal e Porto 24.

De 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2013, a OASRN suscitou, a nível nacional, 292 notícias e referências na imprensa escrita e online, rádio e televisão.

Ao nível da imprensa internacional, registe-se a cobertura noticiosa em Itália da Exposição Porto Poetic, com 31 notícias publicadas na imprensa escrita, rádio, televisão e sites noticiosos.

05.1.3 Assessoria de divulgação

A divulgação das actividades promovidas pela OASRN é acompanhada pela produção de materiais gráficos diversos atendendo à natureza de cada iniciativa (folhetos, cartazes, mupis)

De acordo com o procedimento implementado em 2012, OASRN deu seguimento ao envio de 19 convites electrónicos aos seus membros no âmbito das seguintes iniciativas:

· A Cidade Resgatada, Reabilitar a cidade (re)desenhando-a | Seminário Internacional | 24 de Outubro'13, 5ª feira, 9h30-19h00, Casa das Artes, Porto

· Actos (Im)próprios #02 - saídas criativas em Arquitectura | 17 de Outubro'13, 5ª feira, 21h30, Cinema Passos Manuel, Porto

· Trabalhar com Arquitectos – 15 Out

· Prémio Fernando Távora - Conferência do Vencedor da 8ª edição, Sidh Mendiratta/ Lançamento da 9ª edição, 7 de Outubro’13, 22h00, Salão Nobre da C.

Imagem: Portal dos Arquitetos © Pedro Novo

Imagens: Conferência de Imprensa Exposição Porto Poetic © DR

Imagem: Notícia no Jornal Público sobre os vencedores do Concurso Internacional de Ideias Norte 41º - Porto | Regeneração Urbana do Quarteirão Aurifícia © OASRN

Page 48: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

05.COMUNICAÇÃO

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

M. Matosinhos | Conferência #046 em trânsito: Battle of Ideas, 9 de Outubro’13, 21h30, Plano B

· ARQ OUT 2013 - Mês da Arquitectura | 3ª edição

· Inauguração da Exposição "Porto Poetic" | 12 de Setembro, a partir das 17h00, Triennale di Milano – Itália

· 13º Congresso dos Arquitectos | O Futuro da Arquitectura, Hoje! | 4-6 Julho 2013 - Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

· Homenagem a Alcino Soutinho | Dia Nacional do Arquitecto'13 | 8 de Julho, 2ª feira, 18h30, Salão Nobre CM Matosinhos

· Convite à participação | Assembleia Regional do Norte Extraordinária | 21 de Junho, 6ª feira, 20h00, Auditório da Fundação da Juventude - Porto

· Convite | Sessão de lançamento do Concurso Internacional de Ideias Norte 41º - Porto | 26 de Junho, 4ª feira, 18h30, Biblioteca de Serralves

· Convite | Sessão de lançamento do Concurso Internacional de Ideias Norte 41º - Porto | 26 de Junho, 4ª feira, 18h30, Biblioteca de Serralves

· Ciclo A Cidade Resgatada | Alexandre Alves Costa e Álvaro Domingues à conversa com Manuel Carvalho | 22 de Maio, Quarta, 18h00 - Biblioteca de Serralves

· A Cidade Resgatada: Conferências sobre Regeneração Urbana | Manuel Delgado | 15 de Maio'13, 4ª feira, 21h30, Auditório de Serralves – Porto

· Assembleia Regional do Norte Extraordinária | 17 de Abril, 4ª feira, 20h30, Cinema Passos Manuel – Porto

· A Cidade Resgatada: Conferências sobre Reabilitação Urbana | Giorgio Piccinato | 10 de Abril, 4ª feira, 21h30, Auditório de Serralves – Porto

· Anúncio do Vencedor da 8ª edição do Prémio Fernando Távora, 1 de Abril, 22h00, Salão Nobre da C. M. Matosinhos | Conferência #045 em trânsito – Mark Burry | 4 de Abril, 21h30, Casa da Música - Sala 2

· Ciclo A Cidade Resgatada | Nuno Portas e Luís Braga da Cruz em conversa com Ana Sousa Dias | 20 de Março, Quarta, 18h00 – Biblioteca da Fundação de Serralves, Porto

· A Cidade Resgatada: Conferências sobre Reabilitação Urbana | Sir Peter Hall | 6 de Março’13, 4ª feira, 21h30, Auditório de Serralves – Porto

· Doc.Comentado | Álvaro Domingues e Eduardo Souto de Moura nos documentários do Estaleiro | 1 de Fevereiro'13, 6ª feira, 21h30, Cinema Passos Manuel - Porto

Foi mantida a gestão dos canais de comunicação da OASRN, com a orientação de recursos para a divulgação nas plataformas digitais (ver ponto 05.4 Plataformas Digitais).

A OASRN contou ainda com o apoio de diversas Câmaras Municipais através da cedência de mobiliário urbano para a colocação de Mupis do ARQ OUT Mês da Arquitectura (Porto, Guimarães, Vila Nova de Gaia, Matosinhos) e, também, da Campanha Trabalhar com Arquitectos.

Imagem: Mupi nos suportes urbanos da CM Porto do Concurso Internacional de Ideias Norte 41º - Porto | Regeneração Urbana do Quarteirão Aurifícia © OASRN

Imagem: Mupi da Campanha Trabalhar com Arquitectos © DR

Imagem: Anúncio de Imprensa Concurso Internacional de Ideias Norte 41º - Porto | Regeneração Urbana do Quarteirão Aurifícia na Revista arqa e Jornal Público

Page 49: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

05.COMUNICAÇÃO

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

05.1.4 Assessoria de publicidade 05.1.4.1 Suportes de Publicidade da OASRN

Publicação de Publicidade Institucional na Imprensa: 3 anúncios de imprensa referentes às seguintes actividades: ― Assembleia Regional Norte de 29 de Novembro (Jornal Público);

― Assembleia Extraordinário de 21 de Junho (Jornal Público);

― Assembleia Extraordinário de 17 de Abril (Jornal Público).

No âmbito da programação do projecto Norte 41°, foram estabelecidas parcerias mediáticas com diversos órgãos de comunicação social.

Ao abrigo das parcerias estabelecidas e no âmbito do lançamento do Concurso Internacional de Ideias Norte 41º - Porto | Regeneração Urbana do Quarteirão Aurifícia, foram publicados 2 anúncios de imprensa o Jornal Público e na Revistas arqa.

Pontualmente, ao longo do ano, foi realizada uma parceria com a empresa Flymedia que incluiu a disponibilização de um banner publicitário no website da OASRN.

Na página “Prémio Fernando Távora”, manteve-se o banner da AXA na qualidade de patrocinador do Prémio.

Considerando a actual conjuntura económica, não foi possível concretizar a venda de espaço publicitário online.

05.1.5 Campanha Trabalhar com Arquitectos

As Secções Regionais Norte e Sul da Ordem dos Arquitectos lançaram a 15 de Outubro a Campanha Trabalhar com Arquitectos com o objectivo de sensibilizar a sociedade civil para o papel dos arquitectos na qualidade de vida dos espaços e dos que o habitam.

Esta campanha, dirigida ao público em geral, muito particularmente ao menos familiarizado com a profissão, materializou-se através da distribuição e disponibilização de mupis, postais, cartazes e flyers em todo o território nacional, e, ainda, nos diferentes órgãos de comunicação social, designadamente televisão, rádio e jornais.

O mote da campanha foi “Olhe à sua Volta. Ainda acha que não precisa de um arquitecto?”.

A campanha teve ainda como objectivo fazer convergir as atenções para o site trabalharcomarquitectos.pt, uma plataforma em formato de tutorial que revela em linguagem acessível, estilo pergunta-resposta, toda a informação útil para saber como e porquê trabalhar com arquitectos: o que é um projecto de arquitectura; o que faz um arquitecto; qual a diferença em relação a um engenheiro ou empreiteiro; quais as fases de um projecto, entre outras questões.

Na SRN, foram disponibilizados os seguintes materiais:

- Mupis 10 cartazes mupis | Câmara Municipal de Matosinhos/ 20 cartazes mupis | Câmara Municipal do Porto

- Cartazes 180 cartazes afixados em espaços da cidade do Porto

Imagem: Anúncio de Imprensa da Assembleia Regional Norte de 21 de Junho no Jornal Público © DR

Imagem: Mupi Campanha Trabalhar com Arquitectos sos suportes da Câmara Municipal do Porto © DR

Imagem: Entrevista com a Arquitecta Paula Santos sobre a Campanha Trabalhar com Arquitectos no programa Sociedade Civil da RTP2 © DR

Imagem: Materiais gráficos da Campanha Trabalhar com Arquitectos © DR

Page 50: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

05.COMUNICAÇÃO

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

- Flyers 10.000 postais distribuídos numa acção de rua que decorreu a 18 de Outubro, em frente à Estação de S. Bento, Porto.

- Sacos 200 sacos disponibilizados na secretaria da SRN

05.2 Comunicação Interna

coordenador: Ana Maio e Nuno Grande assessor/funcionário: Carolina Medeiros No âmbito da comunicação interna, dirigido aos órgãos sociais e funcionários da OASRN, foram desenvolvidos os seguintes pontos:

― Divulgação interna de procedimentos e gestão de informação;

― Coordenação da agenda online de actividades;

― Apoio na realização das 2 Assembleias Extraordinárias realizadas no âmbito da Proposta de Redacção do Estatuto da OA;

― Coordenação e execução do Relatório de Actividades 2012 e do Plano de Actividades de 2013.

05.3 Coordenação da Intervenção pública

coordenadores: José Fernando Gonçalves, Manuel Maria reis, Ana Maio e Nuno Grande assessores/funcionários: Carolina Medeiros e Fátima Alves

No seguimento do trabalho desenvolvido em anos anteriores, as acções desenvolvidas pela OASRN e o acompanhamento das questões em torno da arquitectura reflectiram-se em mais oportunidades de comunicação no espaço público e mediático.

Em 2013, a OASRN centrou o debate em torno dos temas da Regeneração e Reabilitação Urbana, através do lançamento e anúncio dos resultados do Concurso Internacional de Ideias Norte 41º - Porto | Regeneração Urbana do Quarteirão Aurifícia e do Seminário Internacional A Cidade Resgatada, Reabilitar a cidade (re)desenhando-a, integrados na programação 2012/2013 do Projecto Norte 41°.

O Prémio Fernando Távora e a 3ª edição do ARQ OUT – Mês da Arquitectura motivaram uma elevada cobertura ao nível de notícias.

Foram realizadas, entre outras, entrevistas no Diário Económico, RTP2, Porto Canal, Porto 24, JornalismoPortoNet, entre outros.

Em 2013, os representantes da OASRN participaram em diversos debates, tertúlias, conferências e outros eventos sobre temas do âmbito das suas competências e relacionados com questões locais e regionais de interesse para a arquitectura e o urbanismo.

05.3.1 Ciclo de Entrevistas/ Debates Norte 41º

No âmbito da programação Norte 41º para o biénio 2012/2013 e do Concurso Internacional de Ideias Norte 41º - Porto | Regeneração Urbana do Quarteirão

Imagem: Assembleia Regional Norte de 17 de Abril © DR

Imagem: Fórum Participativo sobre o Concurso Internacional de Ideias - Norte 41° © OASR

Imagem: 1ª Conversa ‘A Cidade Resgatada’ com a participação do arquitecto Nuno Portas e do engenheiro Luís Braga da Cruz, com moderação da jornalista Ana Sousa Dias © OASRN

Imagem: 2ª Conversa ‘A Cidade Resgatada’ com a participação do arquitecto Alexandre Alves Costa e do geógrafo Álvaro Domingues, com moderação do jornalista Manuel Carvalho © OASRN

Imagem: 3ª Conversa ‘A Cidade Resgatada’ com a participação dos arquitectos Francisco Barata e Teresa Andresen, com moderação do jornalista David Pontes © OASRN

Page 51: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

05.COMUNICAÇÃO

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Aurifícia, o Pelouro da Comunicação programou e produziu o Ciclo de Conversas Públicas 'A Cidade Resgatada':

20 de Março, 4ª feira, 18h00, Biblioteca da Fundação de Serralves, Porto Conversa com a participação do arquitecto Nuno Portas e do engenheiro Luís Braga da Cruz, com moderação da jornalista Ana Sousa Dias | Assistência: 74 participantes.

22 de Maio, 4ª feira, 18h00, Biblioteca da Fundação de Serralves, Porto Conversa com a participação do arquitecto Alexandre Alves Costa e geógrafo Álvaro Domingues, com moderação do jornalista Manuel Carvalho | Assistência: 60 participantes.

19 de Junho, 4ª feira, 18h00, Biblioteca da Fundação de Serralves, Porto Conversa com a participação dos arquitectos Francisco Barata e Teresa Andresen, com moderação do jornalista David Pontes | Assistência: 26 participantes.

05.4 Plataformas digitais

coordenadores: Ana Maio e Nuno Grande assessor/funcionário: Carolina Medeiros

No seguimento do trabalho de consultoria no âmbito das Tecnologias de Informação iniciado em 2012 pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto - INESC Porto, a OASRN implementou um conjunto alargado de sistemas no âmbito do Gestor Documental, Gestor de Membros (ver ponto 03.2) e Portal dos Arquitetos.

O Portal dos Arquitectos – www.ordemodsarquitectos.pt - surgiu de uma cooperação da Ordem dos Arquitectos (CDN, OASRN e OASRS) de forma a oferecer aos seus membros um serviço personalizado, que vá de encontro às necessidades dos seus membros, facilitando a comunicação e contacto entre os arquitectos e os serviços prestados pela Ordem.

De forma a coordenar os serviços de informação existentes na Ordem, o portal terá integração com a aplicação de gestão de membros, a integração com os sites do CDN, da OASRS e da OASRN, bem como, futuramente, com entidades externas, como por exemplo a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

O Portal dos Arquitectos foi lançado a 18 de Dezembro de 2013 e, nesta primeira fase, foram implementadas as funcionalidades base do Portal, nomeadamente:

― Autenticação;

― Registo de membros (existentes;

― Integração com os outros sites da ordem;

― Interoperabilidade com a aplicação de gestão de membros;

― Consultar contactos do membro;

― Edição da ficha do membro.

Nas fases seguintes a implementar em 2014, serão alargadas as funcionalidades do Portal.

Imagem: Design gráfico desenvolvido pelo designer Pedro Novo para o lançamento do Portal dos Arquitetos © OASRN

Imagem: Portal dos Arquitetos © OA

Page 52: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

05.COMUNICAÇÃO

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

05.4.1 Coordenação do site de internet - www.oasrn.org Actualização dos perfis internos de acesso ao website www.oasrn.org.

O site www.oasrn.org permanece como um dos principais veículos de comunicação da OASRN. Em 2013, o site registou 312.731 entradas com um tempo médio de permanência de 2,83 minutos. Portugal, E.U.A. e Holanda constituem os três principais países a partir dos quais se acedeu ao site em 2013.

A página de entrada do site foi alvo de 80 actualizações e a página de abertura de 24.

Disponibilização e actualização de informação permanente nos menus e sub-menus: Primeira Página, OASRN, Convocatórias, Admissão, Secretaria, Membros, Núcleos, Apoio à Prática, Formação, Emprego, Concursos, Prémio Fernando Távora, Cultura, Trabalhar com um arquitecto, Comunicação, Contactos.

05.4.2 Novo portal - www.oasrn.org

Com o desenvolvimento do Portal dos Arquitetos, o novo site da OASRN será retomado em 2014. 05.4.3 Manutenção/ Actualização do site de internet - www.oasrn.org Foi criada a página “Editais” no site da OASRN.

Foi reestruturado o layout de visualização do Mensageiro nos clientes de e-mails (Outlook, Gmail, Hotmail, Yahoo, entre outros) com o objectivo de assegurar uma melhor leitura dos conteúdos e garantir a máximo de compatibilidade nos diferentes sistemas.

Foi criada uma página para o evento ARQ OUT – Mês da Arquitectura em www.oasrn.org/arqout, com a disponibilização do mapa para visualização/ download e destaques aos eventos.

05.4.4 Serviços complementares

coordenador: Manuel Maria Reis e Ana Maio assessor/funcionário: Pedro Loureiro e Carolina Medeiros

No seguimento da estruturação do novo portal, os seguintes serviços actualmente prestados ou programados foram reestruturados de forma a serem integrados na nova plataforma.

05.4.4.1 Directório ‘Procura Arquitecto?’ Com o lançamento a 15 de Outubro da Campanha Trabalhar com Arquitectos, foi feita a integração dos arquitectos que integravam o directório ‘Procura Arquitecto?’ no directório disponível em www.trabalharcomarquitectos.pt, Na data de 11 de Dezembro de 2013, o directório ‘Trabalhar com Arquitectos’ registava 2.825 arquitectos inscritos. 05.4.4.2 Working in / with architecture / National and International jobs Com o desenvolvimento do Portal dos Arquitetos, o micro- site ‘Working in / with architecture / National and International jobs’ será retomado em 2014. 05.4.4.3 Plataformas electrónicas de projectos específicos Foram mantidos os sites/blogues associados à OASRN – 3R, Gestão em Arquitectura, Construir em (ciclos de formação), Road to Wonderland e Estatuto

Imagem: Campanha Trabalhar com Arquitectos © DR

Page 53: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

05.COMUNICAÇÃO

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

em Discussão. Foi criado o site dedicado à Exposição Porto Poetic (ver ponto 01.4.3). 05.4.5 Redes Sociais

coordenador: Ana Maio e Nuno Grande assessor/funcionário: Carolina Medeiros A página oficial de Facebook da OASRN registou 4.646 seguidores até 31 de Dezembro de 2013, mais 1.336 seguidores do que no ano anterior.

O Twitter completou em 2013 o número total de 688 seguidores, mais 150 do que no ano anterior.

Em 2013, foi criada uma página de facebook exclusivamente dedicada ao Concurso Internacional de Ideias Norte 41º | Regeneração Urbana do Quarteirão Aurifícia, que contabiliza 260 seguidores.

05.5 Edições electrónicas

coordenador: Ana Maio e Nuno Grande assessor/funcionário: Carolina Medeiros

05.5.1 Newsletters electrónicas

05.5.1.1 Mensageiro Foram editadas e publicadas 49 edições do Mensageiro, com envio semanal para 9.481 subscritores. Em 2013, foram editadas 1.136 notícias no Mensageiro.

05.6 Edições impressas

coordenador: Ana Maio e Nuno Grande assessor/funcionário: Carolina Medeiros

05.6.1 Edições do CDN Apoio na gestão das reclamações por parte dos membros da OASRN que manifestam a esta Secção irregularidades na recepção do J-A.

05.7 Protocolos e benefícios comerciais

coordenador: Alexandra Pires e Ana Maio assessor/funcionário: Carolina Medeiros Em 2013, foram concretizados protocolos de colaboração com as seguintes entidades/ empresas: ― Associação Círculo Dr. José de Figueiredo - Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis Este protocolo prevê a colaboração entre a OASRN e a Associação Círculo Dr. José de Figueiredo - Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis no estabelecimento de mecanismos de cooperação que tornem possível a participação conjunta em projectos e estudos, de desenvolver no universo

Imagem: Novo layout do Mensageiro desenvolvido pelo designer Manuel Granja © OASRN

Printscreens do Colóquio Ibéria Crítica e do Seminário Internacional A Cidade Resgatada, Reabilitar a cidade (re)desenhando-a © DR

Page 54: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

05.COMUNICAÇÃO

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

cultural através dos projectos em que as partes participem, um cultura de inovação e de cooperação.

― CT CHANNEL Este protocolo disponibiliza aos membros da SRN, e sempre que possível, o acesso vídeo online das actividades promovidas pela OASRN.

― Schumal Engenharia e Serviços Este protocolo disponibiliza aos membros da SRN um desconto de 10% no valor de inscrição em cursos organizados pela Schumal. De referir que a Luz e Som disponibilizou em 2013 uma condição especial adicional ao protocolo com a OASRN que prevê um desconto de 5% na aquisição de equipamentos Bang & Olufsen, desde que os mesmos não se encontrem em nenhuma campanha promocional. Foram realizados diversos contactos e reuniões na perspectiva de realizar protocolos de colaboração com empresas.

Manutenção e actualização dos protocolos existentes.

05.7.1 Cartão Protocolos | Renovação 2013

Foram emitidos cartões para os novos membros da OASRN bem como foram enviadas, semestralmente com as Declarações, as vinhetas de validação do referido cartão.

05.8 Loja

coordenador: Ana Maio e Nuno Grande assessor/funcionário: Adriana Castro e Carolina Medeiros

05.08.1 Catálogo de Livros e Produtos da SRN Continuação da prática de inventariação de um catálogo de livros e produtos afectos à SRN e à área da arquitectura.

05.08.2 Loja virtual A loja virtual está a ser desenvolvida no âmbito do novo portal electrónico da OASRN.

05.08.3 Loja em balcão Manutenção do arquivo de documentação de eventos da OASRN.

05.9 Centro de documentação/biblioteca

coordenadores: Ana Maio e Nuno Grande assessor/funcionário: Adriana Castro e Carolina Medeiros

05.9.1 Catalogação e depósito de documentação/ biblioteca

Registo de entrada de livros, revistas e jornais, arquivamento no espólio da futura biblioteca.

05.9.2 Arquivo de eventos OASRN

Continuação da organização e manutenção do arquivo de documentação de eventos da OASRN.

05.9.2.1 Registo Fotográfico Continuação do registo fotográfico das iniciativas promovidas pela OASRN.

Page 55: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

06. CULTURA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Índice

06.1 Promoção Cultural 2 06.1.1 Comemorações do Dia Mundial da Arquitectura 2 06.1.1.1 Prémio Fernando Távora 2 06.1.1.2 ARQ OUT - 3ª edição 2 06.1.2 em trânsito 2 06.1.3 A Cidade Resgatada: conferências sobre Regeneração Urbana 2 06.1.4 Ibéria Crítica - Jovens arquitectos portugueses e espanhóis em debate 3 06.1.5 Doc.Comentado: Cidade e Arquitectura nos documentários do Estaleiro (Curtas Vila do Conde) 3 06.1.6 Actos (im)próprios #02– saídas criativas em Arquitectura 4 06.1.7 Publicações 4 06.1.8 Parcerias 4 06.1.8.1 Parcerias internas 4 06.1.8.2 Parcerias externas 4 06.1.9 Apoios Institucionais e co-organizações 5 06.1.9.1 Apoio institucional 5 06.1.9.2 Co-organização 5

06.2 Promoção do turismo arquitectónico 5 06.2.1 Serviços de apoio ao turismo arquitectónico 5 06.2.1.1 Bolsa de guias de turismo arquitectónico 5 06.2.1.2 Mapas de arquitectura 5 06.2.2 Programas de visita/viagens 5 06.2.2.1 Ciclo Obra Aberta 5

06.3 Prémio Távora 6 06.3.1 Anúncio do Vencedor do Prémio Fernando Távora 6 06.3.2 Conferência do Vencedor 7

Page 56: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

06. CULTURA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

06.1 Promoção Cultural

coordenadores: Nuno Grande e Ana Maio assessor/funcionário: Adriana Castro 06.1.1 Comemorações do Dia Mundial da Arquitectura 06.1.1.1 Prémio Távora (ver ponto 06.3) 06.1.1.2 ARQ OUT - 3ª edição Mês da Arquitectura 2013 Dando continuidade à iniciativa lançada em 2011, e procurando ampliar o leque das iniciativas divulgadas em 2012, o Pelouro da Cultura da OASRN promoveu a 3ª edição ARQ OUT, alargando as comemorações do Dia Mundial da Arquitectura (primeira segunda-feira de Outubro) a todo o restante mês. Esta 3ª edição ARQ OUT incluiu diversas iniciativas – entre exposições, colóquios, debates, visitas guiadas, oficinas – realizadas por colectivos institucionais, associativos e outros, de natureza mais espontânea, entre os quais se destacam espaços e grupos emergentes que, fora do âmbito institucional, começam a estabelecer uma interessante teia criativa na região. Em 2013 esta iniciativa integrou 38 eventos. 06.1.2 ‘em trânsito’ Em 2013 foram organizadas as seguintes conferências no âmbito deste ciclo: 05/04 - #045 “Continuing Gaudí's Sagrada Família Basilica Project: Sustaining Traditional ‘Deep Practice’ in Order to Embrace the Future”, Mark Burry Casa da Música – Sala 2, 21h30 | Assistência: 142 09/10 - #046 Battle of Ideas #2 “Pop Up Interventions - Overhyped and Everywhere?” Plano B, 21h30 | Assistência: 90 06.1.3 A Cidade Resgatada: Ciclo de Conferências sobre Regeneração Urbana Cumprindo a parceria estabelecida entre a programação do Pelouro da Cultura e a programação Norte 41º, foi organizado um ciclo conferências e conversas (este último com produção do Pelouro da Comunicação) em torno do tema da Reabilitação Urbana, no âmbito do Concurso Internacional de Ideias para a Reabilitação Urbana do Quarteirão da futura Sede da OASRN. Esta iniciativa procurou aprofundar o debate, iniciado em 2012, sobre os processos de Regeneração Urbana, à escala nacional e internacional. Com este debate não se pretendeu apenas “resgatar” o protagonismo dos centros consolidados; desejou-se abarcar a cidade mais alargada, sobretudo as franjas e os vazios pós-industriais, procurando perceber o seu papel estratégico nessa regeneração. Procurou-se que esses processos fossem participados e debatidos interdisciplinarmente, organizando uma programação que englobasse os contributos do Urbanismo, da Arquitectura, do Paisagismo, da Geografia, da Sociologia e da Antropologia.

© gsa Design

Mark Burry © Future Traditions

Battle of Ideas 2013 © R2 Design

Page 57: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

06. CULTURA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Programa: 06/03 - “London looks East: Docklands, Thames Gateway and the Stratford Olympics”, Peter Hall Auditório de Serralves, 21h30 | Assistência: 250 10/04 - “What is new in urban regeneration: urban practices or planning paradigms?”, Giorgio Piccinato Auditório de Serralves, 21h30 | Assistência: 70 15/05 - “Espacio Público: Discurso, Arquitectura y Acción”, Manuel Delgado Auditório de Serralves, 21h30 | Assistência: 90 06.1.4 Ibéria Crítica: Jovens arquitectos portugueses e espanhóis em debate 1 de Novembro de 2013, sexta-feira, 9h00-19h30 Auditório do Museus Nacional Soares dos Reis Actividade desenvolvida em parceria com a Subdirección General de Promoción Exterior de la Cultura Secretaría de Estado de Cultura - Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. No âmbito da apresentação da exposição Jovens Arquitectos Espanhóis (JAE) no Porto, a OASRN promoveu um encontro entre criadores e críticos de arquitectura portugueses e espanhóis, procurando reflectir sobre a situação profissional e disciplinar no actual quadro europeu de crise política, económica e cultural. Comité científico: Jesús Aparicio, Jesús Donaire, Nuno Grande Críticos convidados: Anatxu Zabalbeascoa, Carlos Quintáns, Joaquim Moreno, Luís Santiago Baptista Ateliers/oradores: Arroyo-Pemjean Arquitectos; Barbas Lopes Arquitectos; Bernardo Rodrigues; Calderon Folch Sarsanedas Arquitectes; Campos Costa Arquitectos; Comoco Arquitectos; Enrique Fernández–Vivancos; Izaskun Chinchilla; José Miguel Esteban Matilla; Miguel Figueira; MOOV; Phyd Arquitectura; Picado-De Blas Arquitectos; SAMI – Arquitectos; Virseda-Vila Arquitectos; Wilk-Salinas Architekten. Lotação completa (176 espectadores). 06.1.5 DOC.COMENTADO: Cidade e Arquitectura nos documentários do Estaleiro (Curtas Vila do Conde) 1 de Fevereiro de 2013, sexta-feira, 21h30 Cinema Passos Manuel, Porto

A OASRN e o Estaleiro (projecto desenvolvido pela Curtas Metragens CRL) apresentaram os filmes “A Rua da Estrada”, de Graça Castanheira, e “Reconversão”, de Thom Andersen, o primeiro com base na obra publicada por Álvaro Domingues e o segundo com base na obra construída por Eduardo Souto de Moura.

Os filmes, produzidos no âmbito do projecto Estaleiro e dos 20 anos do Festival, foram apresentados pela primeira vez no Porto, depois da estreia que aconteceu em Julho de 2012 no Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema.

Após a exibição dos filmes decorreu uma Mesa-Redonda com a participação de Graça Castanheira, Álvaro Domingues, Daniel Ribas, Eduardo Souto de Moura,

A Cidade Resgatada #01, Sir Peter Hall © OASRN

A Cidade Resgatada #02, Giorgio Piccinato © OASRN

A Cidade Resgatada #03, Manuel Delgado © OASRN

© gsa Design

Doc.Comentado © OASRN

Page 58: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

06. CULTURA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Jorge Figueira, moderado por Nuno Grande (OASRN) e Dario Oliveira (Estaleiro/ Curtas Vila do Conde).

Lotação completa (179 espectadores). 06.1.6 Actos (im)próprios #02– saídas criativas em Arquitectura Organização da 2ª edição do ciclo “Actos (im)próprios #2– saídas criativas em Arquitectura”. Este ciclo mostra o trabalho desenvolvido por jovens arquitectos que, a partir da sua percepção e prática profissional, cruzam o seu know-how com outras áreas alternativas, quer por opção profissional, quer como actividade complementar à arquitectura. Lotação completa (179 espectadores). 06.1.7 Publicações Selecção das obras, em parceria com a Fundação Marques da Silva, que integrarão o Mapa de Arquitectura dedicado ao arquitecto Fernando Távora. O lançamento do Mapa está previsto para 2014, cumprindo assim a regularidade bianual estabelecida no protocolo estabelecido com a Câmara Municipal do Porto. 06.1.8 Parcerias 06.1.8.1 Parcerias internas Colaboração com outros Pelouros, nomeadamente Encomenda, Comunicação (divulgação das actividades promovidas) e Norte 41º (ciclo de conferências “A Cidade Resgatada” e Seminário “A Cidade Resgatada, Reabilitar a cidade (re)desenhando-a”). 06.1.8.2 Parcerias externas

Continuação do trabalho com instituições parceiras da OASRN: - Addict; - Biblioteca Almeida Garrett; - Câmara Municipal de Matosinhos; - Câmara Municipal do Porto; - Casa da Arquitectura; - Casa das Artes; - Cinema Passos Manuel; - Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema; - Escola de Arquitectura da Universidade do Minho; - Escola Superior Artística do Porto; - Faculdade de Arquitectura da Faculdade do Porto; - Fundação Casa da Música; - Fundação da Juventude; - Fundação Marques da Silva; - Fundação de Serralves; - Maus Hábitos; - Mostra Espanha 2013/ Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Espanha; - Museu Nacional Soares dos Reis; - Ordem dos Engenheiros Região Norte.

©and atelier

Actos (im)próprios © OASRN

©and atelier

Page 59: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

06. CULTURA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

06.1.9 Apoios Institucionais e co-organizações

06.1.9.1 Apoio institucional Em 2013 o Pelouro da Cultura emitiu cartas de apoio para os seguintes projectos: - ‘Sustentabilidade na Arquitectura. Um caso real na Índia! É possível em Portugal?’, projecto desenvolvido pela arquitecta Ana Antunes e pela Biome Environmental Solutions ; - projecto Chade, desenvolvido pela Organização Não Governamental ENVODEV e que conta com a colaboração da arquitecta-estagiária Carolina Marques; - Arquitectives e Parqur, serviço educativo; 06.1.9.2 Co-organização - (ver pontos 06.1.3, 06.1.4 e 06.1.5) 06.2 Promoção do turismo arquitectónico

coordenador: Ana Maio e Nuno Grande assessor/funcionário: Adriana Castro

06.2.1 Serviços de apoio ao turismo arquitectónico

06.2.1.1 Bolsa de guias de turismo arquitectónico Em fase de definição. 06.2.1.2 Mapas de Arquitectura A edição de Mapas de Arquitectura é um projecto promovido pela OASRN e a Câmara Municipal do Porto desde 2008. Esta iniciativa é desenvolvida em parceria com uma entidade convidada para cada edição, de acordo com o tema/ personalidade a que essa edição é dedicada. Com estas edições a OASRN, envolvida nas questões em torno da cidade, cria o compromisso de: - Divulgar o património cultural e arquitectónico da cidade do Porto, - Sistematizar a informação sobre os vários autores que contribuíram para o desenho da cidade, - Estabelecer uma aproximação a um público mais alargado, - Promover a valorização e salvaguarda do património arquitectónico da cidade. Conforme estabelecido em protocolo, os Mapas serão editados com uma regularidade bianual, pelo que em 2013 não houve uma publicação física, tendo-se iniciado o trabalho de preparação da próxima edição, dedicado ao arquitecto Fernando Távora. 06.2.2 Programas de visita/viagens 06.2.2.1 Ciclo Obra Aberta O ciclo “Obra Aberta” tem vindo a constituir, desde 2001, um dos planos de acção da Secção Regional Norte para divulgação da Actividade do Arquitecto junto da sociedade, através da organização de visitas guiadas a obras de arquitectura, sempre que possível acompanhadas pelo respectivo autor e cliente. Esta iniciativa surge por norma associada a outra actividade, como por

Ibéria Crítica – Campos Costa Arquitectos © DR

Ibéria Crítica – Picado-De Blas Arquitectos © DR

Page 60: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

06. CULTURA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

exemplo o lançamento de Mapas de Arquitectura, que, como referido no ponto anterior, e no âmbito do protocolo estabelecido, a sua execução não correspondeu ao ano de 2013. 06.3 Prémio Távora

coordenadores: Ana Maio, Nuno Grande e Ana Cristina Machado assessor/funcionário: Adriana Castro e Rita Vitorino O Prémio Fernando Távora foi criado em 2005 pela OASRN, em homenagem ao arquitecto Fernando Távora, figura que influenciou gerações sucessivas de arquitectos quer pela sua actividade profissional, enquanto arquitecto, quer como docente. Com uma periodicidade anual, este Prémio consiste na atribuição de uma bolsa no valor de € 6.000,00 à melhor proposta de viagem de investigação apresentada a concurso. O Prémio dirige-se a todos os arquitectos inscritos na OA, no pleno uso dos seus direitos. O Vencedor é deliberado por um Júri nomeado todos os anos para o efeito. O Prémio Fernando Távora é aberto no Dia Mundial da Arquitectura (1ª segunda-feira de Outubro), que em 2013 coincidiu com o dia 7 de Outubro. No âmbito deste Prémio, foram realizadas duas Cerimónias públicas: a Cerimónia de Anúncio do Vencedor, na qual foi anunciado publicamente o Vencedor, e a Conferência do Vencedor, momento em que o vencedor apresentou uma conferência sobre a viagem realizada no âmbito deste Prémio. Esta Cerimónia assinalou também o lançamento da nova edição do Prémio, com apresentação dos novos elementos Júri e do Regulamento. Este Prémio tem como parceiros a Câmara Municipal de Matosinhos e a Casa da Arquitectura, contado com o patrocínio da AXA Seguros. 06.3.1 Anúncio do Vencedor do Prémio Fernando Távora 1 de Abril de 2013, segunda-feira, 22h00 Salão Nobre da C. M. de Matosinhos A OASRN recebeu 30 candidaturas à 8ª edição do Prémio Fernando Távora. No dia 1 de Abril de 2013, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, foi anunciado o Vencedor da 8ª edição do Prémio Fernando Távora: arquitecto Sidh Daniel Losa Mendiratta, com a proposta “Domus-fortis in Æquator: A segunda vida da casa-torre de origem Europeia no antigo Estado da Índia”. Na Cerimónia o Professor Alexandre Quintanilha apresentou uma conferência sob o tema “A viagem como esboço na busca do conhecimento”. O Júri da 8ª edição, presidido pelo Professor Alexandre Quintanilha e constituído pelos Arquitectos Jorge Figueira, Nelson Mota (nomeado pela Casa da Arquitectura), Ana Cristina Machado (em representação da OASRN) e Clemente Menéres Semide (designado pela família do Arquitecto Fernando Távora), considerou que o trabalho premiado se distinguiu pela consistência, clareza e ambição, permitindo o reconhecimento da cultura portuguesa numa faceta menos explorada e num quadro geo-cultural alargado que inclui a Índia, Sri Lanka e Timor-Leste. “O Júri entendeu valorizar um projecto que investe na ideia da viagem como itinerário físico de descoberta, neste caso, em territórios míticos da expansão portuguesa. O objecto de estudo – localização e documentação da

©Susana Lourenço Marques

Prémio Fernando Távora – Anúncio do Vencedor da 8ª edição ©DR

©R2 Design

Page 61: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

06. CULTURA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

“casa-torre” nas antigas províncias do Estado da Índia – tem por isso um interesse transversal que revelará processos de aculturação que importa desvendar”. Excerto da acta do Júri 06.3.2 Conferência do Vencedor 7 de Outubro de 2013, segunda-feira, 22h00 Salão Nobre da C. M. de Matosinhos O arquitecto Sidh Mendiratta, vencedor da 8ª edição do Prémio Fernando Távora, apresentou a conferência "Domus-fortis in Æquator: habitação e paisagem nos territórios rurais do Império Português no Oriente" sobre a viagem realizada aos quatro territórios do antigo Estado da Índia - Província do Norte, Goa, Sri-Lanka e Timor-leste. Esta Cerimónia marcou também o lançamento da 9ª edição do Prémio, tendo sido apresentados os elementos que constituirão o Júri da nova edição: escultor José Pedro Croft, arquitectos Pedro Bandeira, José António Bandeirinha (nomeado pela Casa da Arquitectura), Paula Santos (em representação da OASRN) e Dra. Maria José Ferrão (designada pela família do Arquitecto Fernando Távora). A 9ª edição será concluída a 7 de Abril de 2014, data em que será anunciado o vencedor da 9ª edição e o escultor José Pedro Croft apresentará uma conferência subordinada ao tema “A Viagem”.

©R2 Design

Page 62: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

07. APOIO À PRÁTICA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Índice

07.1 Consultadoria Técnica e Jurídica 2 07.1.1 Consultoria técnica – serviço de apoio técnico telefónico/balcão/e-mail 2 07.1.2 Esclarecimentos técnico-jurídicos para membros 2 07.1.3 Consulta jurídica externa 2 07.1.4 Esclarecimento para entidades externas à OA 3 07.1.5 Apoio à Presidência da CDRN 3 07.1.6 Apoio a outros Pelouros do CDRN 4 07.1.6.1 Pelouro da Comunicação 4 07.1.6.2 Pelouro da Formação 4 07.1.7 Questões remetidas ao Conselho Directivo Nacional (CDN) 4 07.1.8 Questões remetidas ao Conselho Regional de Disciplina do Norte (CRDN) 4 07.1.9 Análise de legislação relativa à actividade profissional 4 07.1.10 Parceria da OA com o programa Sociedade Civil 6 07.1.11 Solicitação de apoio para iniciativas relacionadas com a prática profissional 6

07.2 Grupos e Comissões de Trabalho 6 07.2.1 Grupo de Trabalho “Serviços” 6 07.2.2 Grupo de Trabalho “Política Pública de Arquitectura” 6 07.2.3 Grupo de Trabalho “Código de Edificação e Construção” 7 07.2.4 Adequação do Estatuto da Ordem dos Arquitectos à Lei 2/2013, de 10 de Janeiro 7 07.2.5 Grupo de Trabalho de revisão do Decreto-Lei n.º 163/2006 7 07.2.6 Comissão Técnica Portuguesa de Normalização CT 1 – Desenho Técnico 8

07.3 Promoção da Prática Profissional 9 07.3.1 Iniciativas de promoção dos serviços de arquitectura 9 07.3.1.1 Desmaterialização de documentos nos processos de Licenciamento Municipal 9 07.3.1.2 Apoio à internacionalização 9 07.3.2 O apoio à prática no site oasrn.org 9 07.3.3 O apoio à prática no ‘mensageiro’ 10 07.3.4 A prática profissional noutros países 10 07.3.5 Protocolos institucionais 10 07.3.5.1 Protocolo com AMP – Provedoria do Cidadão com Deficiência 10 07.3.6. Eventos 10 07.3.7. Trabalhar com Arquitectos 11 07.3.8. 13.º Congresso dos Arquitectos - O futuro da Arquitectura, hoje! 11 07.3.9. Apoio a iniciativas do CDN 11 07.3.9. 1 Agenda iPhone 11

07.4 Procura/oferta de emprego 11 07.4.1 Bolsa de emprego - portal OA 11 07.4.2 Bolsa de Emprego - oferta/procura 11 07.4.3 Concursos de admissão à função pública 12

07.5 Protocolos de apoio à pratica profissional 12 07.4.1 Seguros - Seguro de responsabilidade civil profissional 12

07.6 Resolução de Conflitos 12 07.6.1 Processos de mediação pela OASRN 12 07.6.2 Resposta a solicitações de Tribunais 13

07.7 Peritagens 13 07.7.1 Designação de peritos para perícias judiciais 13 07.7.2 Bolsa de peritos da OASRN 13 07.8 Iniciativas de apoio ao N41º 13

Page 63: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

07. APOIO À PRÁTICA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

07.1 Consultadoria Técnica e Jurídica coordenadores: Paula Santos e Manuel Maria Reis assessor/funcionário: Susana Machado, Sara Azevedo e Nuno César Machado 07.1.1 Consultoria técnica - Serviço de apoio técnico telefónico/balcão/e-mail

Neste último ano do mandato, o serviço de apoio técnico do Pelouro manteve a organização estabelecida para o esclarecimento de dúvidas relativas à prática da profissão dos membros da SRN. Este serviço realizou ainda, esclarecimentos a diversas entidades e particulares, sobre questões técnicas que directamente envolveram a prática da profissão do arquitecto.

Apesar de, entre meados de Março a meados de Dezembro, o serviço de apoio técnico ter-se confrontado com a ausência de uma das assessoras, motivando por vezes um atraso na resposta de 24h, foram registados 1214 consultas respondidas por este serviço. Neste registo destacamos que 123 consultas realizadas versaram sobre deontologia profissional e 1068 consultas relativas à prática profissional, envolvendo temas jurídicos, dúvidas sobre aplicação e interpretação de legislação, sobre cálculo de honorários, seguros, impostos, concursos de admissão a cargos públicos, entre outros.

Realça-se que o serviço de atendimento dirigido aos arquitectos tem como base um trabalho de pesquisa de alguns temas e estudo de nova legislação. O contacto estreito com entidades que promovem a aplicação da legislação foi um recurso que o serviço teve de realizar por forma a dar cumprimento às diversas solicitações apresentadas.

Como tem sido desenvolvido nos anos transactos, o serviço de apoio técnico trabalhou sempre com o apoio do Assessor Jurídico do Pelouro, para os devidos enquadramentos das respostas prestadas, nas diversas formas de atendimento. 07.1.2. Esclarecimentos técnico-jurídicos para membros

Foram realizados 4 pareceres/esclarecimentos técnico-jurídicos, por solicitação de membros e entidades, sobre os seguintes assuntos: 04/04 | Emissão de esclarecimento jurídico para a aplicação do Artigo 73.º do Regulamento Geral de Edificações Urbanas, a pedido de arquitecto.

04/04 | Esclarecimento sobre as fases de um projecto de arquitectura.

27/05 | Emissão de parecer jurídico sobre Termos de Responsabilidade para o licenciamento de operações urbanísticas, para uma Câmara Municipal.

01/07 | Emissão de parecer jurídico sobre a sobre a fundamentação de pareceres técnicos emitidos por uma Câmara Municipal do norte do país.

19/12 | Emissão de esclarecimento sobre método de cálculo de honorários de serviços de arquitectura.

07.1.3 Consulta jurídica externa Advogados: Dr. Moreira da Costa e Dr. Nuno César Machado

A consultoria jurídica a membros da SRN sobre assuntos relacionados com a prática profissional é assegurada por dois advogados, tendo sido realizadas

Page 64: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

07. APOIO À PRÁTICA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

pelos membros desta Secção Regional 139 consultas. Alguns dos membros foram orientados pelo serviço do apoio técnico em face dos temas merecerem uma análise e esclarecimento de direito. 07.1.4 Esclarecimento para entidades externas à OA

10/05 | Envio de análise do Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação de Mirandela, em período de discussão pública, sobre a designação de “estudo de enquadramento paisagístico”.

27/05 | Emissão de esclarecimento jurídico sobre Termos de Responsabilidade para o licenciamento de operações urbanísticas, para a Câmara Municipal de Miranda do Corvo.

06/06 | Resposta à Câmara Municipal de Mirandela, sobre a designação de “estudo de enquadramento paisagístico” prevista no regulamento do PDM. 07.1.5 Apoio à Presidência do CDRN

Apoio directo e permanente à Presidência da OASRN, na preparação e em todas as reuniões, bem como na análise de documentação enviada pela Comissão de Coordenação e Redacção para a Adequação do Estatuto da Ordem dos Arquitectos ao novo regime jurídico de criação, organização e funcionamento das associações públicas profissionais. Análise do Estudo de Caracterização dos Arquitectos Portugueses e da sua Actividade Profissional, com base no Inquérito realizado aos membros da SRN, e do relatório relativo à Sondagem telefónica a Ateliers e gabinetes de Arquitectura, em Dezembro de 2012. Foram objectivos do Estudo auscultar a situação da actividade de arquitectura, bem como, a forma como os arquitectos têm estabelecido o seu cálculo de honorários de há 3 anos a esta parte, tendo como referência a data da entrada em vigor da Portaria 701-H/2008, de 29 de Julho. Devido às várias solicitações ao pelouro no decorrer do ano, esta análise não foi possível concretizar, transitando este assunto para o próximo mandato.

Apoio directo e permanente à Presidência da OASRN, em assuntos relacionados com a prática profissional, análise e aplicação de legislação, nomeadamente:

31/01 | Emissão de uma carta de intenções para a divulgação do “Leonardo da Vinci Programme Call 2013” solicitada pelo Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid. 27/05 | Análise de denúncia de não cumprimento de lei e favorecimento de interesses, por parte de fiscalização de uma Câmara Municipal, relativa a um proprietário de uma obra. 04/06 | Apoio no envio de informação sobre inquérito solicitada pelos Serviços do Ministério Público de Matosinhos. 26/11 | Análise de uma denúncia contra arquitecto, técnico de uma Câmara Municipal, que se verificou que se tratava de um arquitecto paisagista, relativa a isenção de imparcialidade exercida nos actos administrativos. 15/07 | Apoio na análise e emissão de comentários sobre o “Plano Local de Promoção da Acessibilidades – RAMPA”, da Câmara Municipal da Guarda.

19/07 | Representação OASRN na cerimónia de entrega dos prémios do “Concurso de Conceção para criação de Equipamento de Recolha Seletiva de

Page 65: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

07. APOIO À PRÁTICA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Resíduos acessível para Todos (Projeto R+) e Acessibilidades no Espaço Público”.

10/12 | Assessoria ao Vice-presidente da SRN na 41.ª reunião plenária do CDN, no ponto da ordem de trabalhos relativa à proposta de norma de serviços de projecto de obra para o arquitecto e arquitecto paisagista.

07.1.6 Apoio a outros Pelouros do CDRN 07.1.6.1 Pelouro da Comunicação Análise de informação vária, remetida por entidades externas, para verificação do interesse que os assuntos possam ter na actividade e na prática dos profissionais arquitectos e da pertinência na divulgação dos mesmos. 07.1.6.2 Pelouro da Formação Apoio na análise de planos de formação de cursos realizados por entidades externas, quanto à pertinência da divulgação dos mesmos. Partilha de informação sobre quais os temas que os arquitectos mais procuram esclarecimentos, que motivam a necessidade de formação. Como por exemplo: internacionalização, coordenação em matéria de segurança em obra e RCCTE - formação de peritos qualificados.

07.1.7 Questões remetidas ao Conselho Directivo Nacional (CDN)

Foram apresentadas algumas questões ao Pelouro que envolviam o âmbito de actuação do CDN e, como tal, foram remetidas para aquele Conselho. Tais como:

15/04 | Pedido de arquitecto para intervenção da OA, junto do Colégio de Arquitectos de Jaén, sobre litígio por falta de pagamento de honorários, por parte de um Município.

24/05 | Envio de alerta para oferta de emprego para uma vaga de Cargo de Director Regional da Direcção Regional de Cultura do Norte, publicada na página BEP – Bolsa de Emprego Pública, relativamente às exigências quanto às áreas de formação para o cargo, que exclui a arquitectura.

30/09 | Envio de reclamação de arquitecto sobre o conteúdo do Inquérito aos Projectos de Obras de Edificação e Demolição de Edifícios (Q3), realizado pelo IPQ.

13/11 | Envio de troca de correspondência com o arquitecto, quanto à intervenção da OA junto do poder central para alteração de uma portaria que estabelece a redacção do termo de responsabilidade de Coordenador de Projecto.  

20/12 | Envio de exposição de arquitecto sobre a interpretação do INCI quanto à capacidade técnica dos arquitectos na atribuição dos alvarás de empresas do sector da construção.

07.1.8 Questões remetidas ao Conselho Regional de Disciplina do Norte (CRDN)

No ano transato, foram remetidas CRDN 6 exposições/ participações/ pedidos de esclarecimentos, que envolviam matérias do âmbito daquele Conselho, após uma análise pelos assessores do Pelouro. 07.1.9 Análise de legislação relativa à actividade profissional

11/01 | Presença no Seminário “Aplicação da regulamentação técnica da

Page 66: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

07. APOIO À PRÁTICA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

construção nas obras de edifícios existentes”, no LNEC, que teve como objectivo ouvir várias entidades sobre a dificuldade da aplicação de normas legais e regulamentares na reabilitação de edifícios existentes. A SRN respondeu ao inquérito enviado pela entidade e participou em dois grupos de trabalho no seminário. O LNEC foi alertado para a dificuldade de aplicação da regulamentação da construção e sobre as consequências que as diferentes interpretações desses documentos legais resultam, criando situações de desigualdade e de injustiça, para além, de agravar financeiramente a construção e principalmente ampliando a componente de responsabilidade dos técnicos arquitectos, no exercício das suas funções.

No seminário foram ainda discutidas as medidas que podem ser adoptadas para mitigar essas dificuldades. 20/02| A Ordem dos Arquitectos, OA, foi consultada pelo Ministério da Economia e do Emprego para, em 5 dias úteis, se pronunciar sobre duas Propostas de Lei 492/2012 e 493/2012 que respectivamente, referem-se ao exercício da actividade da construção e à alteração à Lei 31/2009, que revogou o Decreto 73/73, sobre a qualificação profissional exigível aos técnicos responsáveis pela elaboração e subscrição de projectos, Coordenação, Direcção de obra e Direcção de Fiscalização. "Três anos volvidos o Estado português, ao arrepio de tudo com o que se comprometeu, inclusive com instâncias comunitárias, entende retroceder ao ano de 1973, a uma época em que o país contava com uma população sem qualificação profissional, fazendo repristinar o pouco saudoso Decreto 73/73."* Com efeito, na proposta de lei 493/2012 o legislador repristina a norma que atribui a outros profissionais, que não os arquitectos, a mesma competência para elaborar projectos de arquitectura, inclusive à revelia do Estatuto da Ordem dos Arquitectos. Na proposta de Lei nº 492/2012 verifica-se a não inclusão de arquitectos em algumas categorias e subcategorias onde técnicos com qualificações inferiores credenciam a actividade existindo casos em que se verifica que técnicos com qualificações inferiores têm responsabilidade idêntica ou superior aos arquitectos. Na resposta produzida ao Ministério, a OA considera incompreensível que, perante dois projectos que se desenham desde 2012 e dada a inquestionável importância das iniciativas legislativas para o quadro da vida das populações e para os profissionais arquitectos, não tenha sido envolvida para dar o seu contributo. Não sendo demais recordar que a Lei 31/2009, de 3 de Julho, é consequência da primeira iniciativa de legislativa de cidadãos, sob a designação “Arquitetura: Um direito dos cidadãos, um acto próprio dos Arquitectos (revogação parcial do Decreto n.º 73/73, de 28 de Fevereiro)”, entregue na Assembleia da República em 23 de Novembro de 2005. Assim como, que a mesma Lei que resultou de um longo processo de discussão entre associações públicas profissionais e outras de direito privado. O Pelouro fez parte do grupo de trabalho que analisou os dois diplomas. *retirado do parecer do Dr. Menéres Pimentel.

Page 67: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

07. APOIO À PRÁTICA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

07.1.10 Parceria da OA com o programa Sociedade Civil No âmbito da parceria da OA com o programa Sociedade Civil da RTP2, o Pelouro representou a instituição através de duas entrevistas: 07/12 | RTP 2 - Sociedade Civil | Entrevista a Paula Santos sobre a 9ª edição do Prémio Fernando Távora (Rubrica Resposta dos Parceiros) 17/12 | RTP 2 - Sociedade Civil | Entrevista a Paula Santos sobre a Campanha Trabalhar com Arquitectos (Rubrica Resposta dos Parceiros) 07.1.11 Solicitação de apoio para iniciativas relacionadas com a prática profissional 11/04 | Apoio a aluno do mestrando em Planeamento e Projecto Urbano das Faculdades de Engenharia e Arquitectura da Universidade do Porto, através da divulgação de um inquérito aos membros da OA, na realização de uma dissertação sobre Barreiras à Implementação da Lei da Acessibilidade (DL 163/2006), focando o nível de formação nesta área adquirido nos cursos de engenharia civil e arquitectura. 25/06 | Reunião com Arquitecto Mário Pessegueiro que apresentou ao Pelouro um projecto de publicação técnica sobre “Cidade/Acessibilidade”, com o objectivo de obter apoio na divulgação do mesmo. A informação foi remetida para o Grupo de Trabalho de revisão do Decreto-Lei n.º 163/2006 do CDN. 07.2 Grupos e Comissões de Trabalho coordenadores: Paula Santos assessor/funcionário: Susana Machado 07.2.1 Grupo de Trabalho “Serviços” O Grupo de Trabalho “Serviços”, no decorrer do ano, estabeleceu contactos com o IPQ, com o objectivo de elaborar uma lista de serviços dos arquitectos. Foi criada uma Comissão Técnica, junto do IPQ e desenvolvida uma proposta de “Serviços prestados pelo Arquitecto e pelo Arquitecto Paisagista no âmbito da construção”, entregue ao IPQ no final do mês de Dezembro e que ficará em discussão pública no início do ano 2014. O Pelouro elaborou vários documentos de trabalho, que apresentou ao Grupo de Trabalho e analisou todas as questões relativas a este assunto bem como proposta de redação e apresentação do documento, justificando todas as resoluções do ponto de vista jurídico e profissional.

07.2.2 Grupo de Trabalho “Política Pública de Arquitectura”

A Comissão de Trabalho “Política Pública de Arquitectura” para acompanhar e promover a possível implementação de uma Política Pública de Arquitectura em Portugal, teve como representação da SRN, a responsável pelo Pelouro da Prática Profissional, a arquitecta Paula Santos.

Foram realizadas reuniões de trabalho e desenvolvidos documentos. O objectivo deste grupo foi alcançado através da publicação do Despacho n.º 9010/2013 de 10 de Julho – criação de uma Comissão Redactora da Política

Page 68: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

07. APOIO À PRÁTICA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Nacional de Arquitectura e da Paisagem, que tem como missão apresentar ao Governo o projecto de documento da Política Nacional de Arquitectura e da Paisagem.

07.2.3 Grupo de Trabalho “Código de Edificação e Construção” A OA tem defendido junto do poder central a defesa da necessidade de criação de um corpo legislativo claro e organizado acerca da edificação e da construção, face ao quadro legal em que hoje se desempenha a profissão. Compondo-se de diplomas dispersos e alguns contraditórios entre si. Esta realidade, vem causando crescentes problemas não só aos profissionais, como aos agentes económicos.

A comissão de trabalho audiências concedidas pelos Secretários de Estado da Economia e das Obras Públicas, bem como pelo presidente do INCI. Este Grupo foi coordenado pelo Vice-Presidente do CDN.

07.2.4 Adequação do Estatuto da Ordem dos Arquitectos à Lei 2/2013, de 10 de Janeiro

A Proposta de Lei 172/2012, de 19 de Abril deu origem à Lei 2/2013, de 10 de Janeiro, que definiu o novo regime jurídico de criação, organização e funcionamento das associações públicas profissionais.

O CDN criou a Comissão de Coordenação e Redacção para os trabalhos de adequação do actual Estatuto às novas exigências. A SRN, através da presidência do CDRN, em representação dos restantes conselhos da SRN, desenvolveu um trabalho de acompanhamento exaustivo, envolvendo a assessoria do Pelouro, na preparação de documentos de análise das propostas e na preparação de todas as reuniões decorridas entre Janeiro a Junho.

07.2.5 Grupo de Trabalho de revisão do Decreto-Lei n.º 163/2006 A coordenação do Grupo de Trabalho para a revisão e actualização do Decreto-Lei n.º 163/2006, de 08 de Agosto, relativo ao regime das acessibilidades, foi desenvolvida pela assessoria do Pelouro. Como objetivos prioritários de trabalho, que motivaram a sua criação, o Grupo atendeu às seguintes considerações:

- Que o Decreto-Lei n.º 163/2006, de 08 de Agosto, relativo ao regime das acessibilidades, não se tem revelado adequado nas questões de reabilitação urbana;

- Que mesmo em edifícios novos se tem revelado difícil de implementar; - Que carece de revisão e atualização;

que deram origem às seguintes ações: 11/01 | Participação no Seminário «Aplicação da regulamentação técnica da construção nas obras de edifícios existentes». 22/01 | Contacto com o Instituto Nacional para a Reabilitação, pedido de marcação de reunião e preparação de um parecer sobre o Projeto de revisão do Decreto-lei n.º 163/2006, de 8 de agosto. 01/02 | Reunião com o Instituto Nacional para a Reabilitação.

Page 69: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

07. APOIO À PRÁTICA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

04/03 | Resposta ao pedido do INR, para apresentação de custos para a intervenção da OA Linha 1 - Promoção, Informação e Formação; Medida 1.3 -Formação; e Ação - 1.3.a) Formação de novos profissionais. 18/04 | Participação no FORUM INR 2013, com o tema - Estado da Arte das Acessibilidades, no Auditório do INR, em Lisboa, em representação da Ordem dos Arquitectos. 16/07 | Reunião na Secretaria de Estado da Solidariedade e da Segurança Social. Auscultação de várias entidades no âmbito da programação do Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020, com o objetivo estratégico em matéria de acessibilidade. 31/07 | Apresentação de proposta sobre o tema das “Acessibilidades” na plataforma do governo que permitia a auscultação pública sobre os prossupostos do Acordo de Parceria relativo aos Fundos Europeus e de Investimento para o período 2014-2020. 04/09 | Recepção de convite para que a OA participe no Grupo de Trabalho que irá proceder à uniformização e simplificação das Normas Técnicas, anexas ao Decreto-Lei nº 163/2006, de 8 de agosto. 24/09 | Primeira reunião com as várias entidades e organizações convidadas, onde foram apresentados os desafios propostos para a revisão do 163/2006, de 8 de agosto. 11/10 | Carta conjunta do grupo de trabalho, para o INR, a informar a disponibilidade de concretização da revisão do 163/2006, de 8 de agosto. 19/11 | Envio de e-mail do Grupo de Trabalho da OA a solicitar informação sobre qual a data sobre o início dos trabalhos. Aguarda-se a marcação de reunião para que sejam iniciados os trabalhos relativos à uniformização e simplificação das Normas. 07.2.6 Comissão Técnica Portuguesa de Normalização CT 1 – Desenho Técnico

18/09 | Presença na 10.ª reunião plenária da Comissão Técnica Portuguesa de Normalização CT 1 – Desenho Técnico, para análise de alguns projectos de normas NP, correspondentes a normas ISO e EN ISSO, nomeadamente:

NP EN 81346-1: 2013 – Sistemas industriais, instalações e equipamentos e produtos industriais – Princípios de estruturação e designações de referência; NP EN 82045-2: 2013 – Gestão de documentos. Parte 2: Elementos de metadados e modelo de informação de referência; NP EN ISO 6433: 2013 –Documentação técnica de produtos - Referências de peças; NP EN ISO 10209: 2013 –Documentação técnica de produtos – Vocabulário - Termos relativos aos desenhos técnicos, à definição de produtos e à documentação associada; NP EN ISO 11442: 2013 – Documentação técnica de produtos - Gestão de documentos; NP ISO 7573: 2013 - Documentação técnica de produtos - Listas de peças; NP ISO 13444: 2013 -Documentação técnica de produtos (TPD) - Cotagem e indicação de recartilhados; NP ISO 82045-5: 2013 -Gestão de documentos - Parte 5: Aplicação de metadados no setor da construção e da gestão de instalações.

Page 70: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

07. APOIO À PRÁTICA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

07.3 Promoção da Prática Profissional coordenadores: Paula Santos e Manuel Maria Reis assessor/funcionário: Susana Machado e Sara Azevedo 07.3.1 Iniciativas de promoção dos serviços de arquitectura 12/09 | Porto Poetic - Exposição, conferências/debate e livro, em Milão. Ver Relatório Presidência. 07.3.1.1 Desmaterialização de documentos nos processos de Licenciamento Municipal Prestados esclarecimentos a arquitectos sobre a certificação digital, face ao processo de desmaterialização de documentos nos licenciamentos de obras, em curso em diversos municípios do país, conforme o disposto no RJUE (Regime Jurídico de Urbanização e Edificação). 07.3.1.2 Apoio à internacionalização Considerando o reconhecimento internacional da arquitectura portuguesa e dos profissionais arquitectos que a desenvolvem e como reação às solicitações que os técnicos arquitectos se defrontam perante o desafio da internacionalização, estabeleceu-se contacto com diferentes entidades com o objectivo de se realizar acordos de parceria para a criação de um serviço de consultoria, atendendo à possibilidade de expansão da prestação de serviços de arquitectura. As entidades contactadas foram a AICEP e FEP – UP por estarem vocacionadas para o desenvolvimento de ambientes de negócios competitivos, procurando ainda o acesso a fundos comunitários ou iniciativas governamentais. Foi analisada uma proposta, apresentada por dois arquitectos, para a elaboração de um Guia de Apoio à Internacionalização. Todos os assuntos relacionados com a iniciativa “Apoio à Internacionalização” tiveram de ser interrompidos face às solicitações para apoio da Presidência no trabalho de acompanhamento à adaptação do Estatuto da OA à Lei 2/2013. 07.3.2 O apoio à prática no site oasrn.org

Manteve-se a continuidade na consulta diária do Diário da República Electrónico (DRE), 1.ª e 2.ª série, introduzindo-se no website da OASRN novos diplomas legais relevantes para o exercício da profissão de arquitectura, de forma organizada por temas e subtemas. Foi ainda sistematizada a informação relativa a alterações e revogações dos diplomas legais vigentes, para que a informação aos associados fosse a mais completa e imediata possível.

Deu-se ainda continuidade à recolha dos procedimentos concursais para lugares de arquitectos, os quais foram disponibilizados pelo serviço de bolsa de emprego do websitesite da OASRN.

A actualização da página no website, em www.oasrn.org, da área reservada ao Apoio à Prática, em “esclarecimentos”, de acordo com as questões mais frequentes, apresentadas pelos membros da OASRN para que fosse facilitado o acesso à informação pelos membros.

Manteve-se o posto de consulta das Normas Portuguesas na sede da OASRN, directamente ligado ao sítio do Instituto Português da Qualidade (IPQ), através de um acordo estabelecido com o IPQ, permitindo o acesso para visualização das

Page 71: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

07. APOIO À PRÁTICA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

normas técnicas necessárias à prática da profissão, por parte de quaisquer técnicos.

07.3.3 O apoio à prática no ‘mensageiro’

No ano transacto, deu-se continuidade à divulgação permanente dos temas relativos à prática profissional, tanto a nível da nova legislação aplicável, esclarecimentos relacionados com a aplicação de nova legislação relacionada com a prática da profissão do arquitecto, como do desenvolvimento das acções desenvolvidas pela OASRN junto de outras entidades, envolvendo os membros na reflexão dos assuntos que suscitam dúvidas e debate.

07.3.4 A prática profissional noutros países

Durante o ano transato, deu-se continuidade à sistematização de informações sobre a formalização da prática profissional noutros países, actualizando no site as orientações e esclarecimentos para os arquitectos que pretendem exercer a profissão fora do território nacional.

Durante o ano de 2013, foram prestados 101 esclarecimentos sobre as condições previstas para a prática profissional de arquitectura fora do território nacional, para os seguintes países: Brasil (30); Reino Unido (11); França (9); Angola (7); Suíça (7); Moçambique (6); Qatar (4); Espanha (3); Cabo Verde (3); Arábia Saudita (3); Alemanha (2); Luxemburgo (2); Dubai (2); Senegal (2); Canadá (1); Estados Unidos (1); Chile (1); Colômbia (1); África Sul (1); Áustria (1); Antilhas Holandesas (1); Ghana (1); Guiné Conakry (1); Itália (1).

Destaca-se a assinatura do Acordo de Cooperação com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, pelo CDN, que estabelece, define e harmoniza as condições de inscrição de arquitectos portugueses e brasileiros no CAU e na OA. Este acordo entrará em vigor em Janeiro de 2014 e foi criada uma Comissão Técnica de Acompanhamento do Acordo de Cooperação com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

No final do mês de Outubro, e ainda sobre a profissão fora do território nacional, foi enviado à Presidência do CDN uma exposição de três membros da SRN, sobre uma tentativa de burla por parte de uma empresa do Médio Oriente, que se encontrava a angariar arquitectos para desenvolver trabalho na Arábia Saudita Sobre esta possível tentativa de burla, foi feito um alerta aos membros através de uma informação disponibilizada no website do CDN e SRN: “Médio Oriente. Mais um alerta de fraude”. 07.3.5 Protocolos Institucionais 07.3.5.1 Protocolo com AMP – Provedoria do Cidadão com Deficiência Presença de Susana Machado em duas reuniões do Conselho de Acompanhamento e Implementação de Acessibilidade e Mobilidade para Todos, da Área Metropolitano do Porto (AMP), que tem como objectivo o desenvolvimento de um Plano de Intervenção comum para os Municípios da AMP, com vista ao cumprimento do DL 163/2006.

13/11 | Reunião solicitada pelo Provedor Metropolitano do Cidadão com Deficiência, considerando o novo ciclo autárquico, para auscultação de várias entidades relativamente a várias questões sobre a deficiência.

07.3.6. Eventos 12/09 | Na sequência da exposição “O Design por Arquitectos”, exposição e concurso promovido pelo Pelouro em 2012, que resultou também em exposição

Page 72: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

07. APOIO À PRÁTICA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

dos trabalhos vencedores, na Exponor na Feira "Export Home e Interdecoração", o Pelouro fez parte do desenvolvimento da proposta subsequente que resultou na exposição designada Porto Poetic, que foi apresentada em Milão. Esta exposição, comissariada pelo Pelouro e pela Presidência, constituiu uma oportunidade para dar a conhecer uma área do Trabalho do arquitecto que se reconhece como parte integrante do projecto em Arquitectura, agora no contexto internacional. Ver Relatório da Presidência.

Após a reedição da exposição o Pelouro, pertencendo ao comissariado, estabeleceu contactos no sentido de procurar outros intervenientes para montar a exposição no Porto e fora do país, nomeadamente com a Câmara Municipal do Porto, e com a Aicep em Nova York, bem como com o Turismo de Portugal, procurando novos destinos de divulgação da arquitectura a partir da exposição.

07.3.7. Trabalhar com Arquitectos

No âmbito desta iniciativa o Pelouro fez a análise de conteúdos do portal, bem como, validou os pedidos de inscrição dos membros da SRN.

07.3.8. 13.º Congresso dos Arquitectos - O futuro da Arquitectura, hoje!

O pelouro preparou o tema previsto para o Painel 3 – Internacionalização, através do desenvolvimento de textos de contextualização do tema e através dos convites dirigidos aos convidados para os painéis. No decorrer do Painel o Pelouro presidiu e a secretariou, elaborando para memória futura, uma acta dos trabalhos decorridos. 07.3.9. Apoio a iniciativas do CDN 07.3.9.1. Agenda iPhone Por solicitação do CDN o pelouro sugeriu os temas sobre a legislação que se aplica com maior incidência na prática profissional, considerando a experiência do serviço de atendimento da prática profissional e o trabalho diário de recolha de legislação.

07.4 Procura/oferta de emprego

coordenador: Paula Santos e Manuel Maria Reis assessor/funcionário: Susana Machado

07.4.1 Bolsa de emprego – portal OA

Com o objectivo de alargar o âmbito de actuação deste serviço para os mercados internacionais, iniciou-se a preparação de um micro-site, que pretende estimular novas formas de intercâmbio profissional entre colegas, ou com outros profissionais cujo exercício profissional seja complementar ao exercício da arquitectura, através da criação de ofertas para outros profissionais.

Este trabalho aguarda os desenvolvimentos que a implementação de serviços, presentes no novo portal da OA.

Page 73: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

07. APOIO À PRÁTICA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

07.4.2 Bolsa de emprego – oferta / procura Manteve-se o modelo de divulgação dos serviços de oferta e procura de emprego, no website www.oasrn.org , no sítio “emprego”.

Foram introduzidas no site 62 anúncios de oferta de emprego e 54 anúncios de procura de emprego.

07.4.3 Concursos de admissão à função Pública

Realizou-se um levantamento diário dos concursos públicos de admissão à função pública para lugares de arquitectos, publicados em Diário da República, com a posterior inserção e divulgação no website. Foram introduzidos 44 anúncios de procedimentos concursais para lugares de técnicos arquitectos na função púbica.

No decorrer desse levantamento diário, foram detectados 3 procedimentos concursais que envolviam a realização de tarefas que constituem os actos próprios da profissão do arquitecto e que, para os quais estavam previstas contratações de outros técnicos não arquitectos. Nesse sentido, foram enviados ofícios às entidades que lançaram tais procedimentos concursais, alertando para a sua ilegalidade.

Destes, um foi enviado para a SRS, por ser promovido por um município da área territorial do Sul, para que fossem tomadas as diligências que entendessem como necessárias. 07.5 Protocolos de apoio à prática profissional coordenador: Manuel Maria Reis e Alexandra Pires assessor/funcionário: Susana Machado 07.5.1 Seguros - Seguro de responsabilidade civil profissional Manteve-se a actual apólice de seguros com a companhia AXA para os membros efectivos com a situação de quotas regularizada no início de cada Semestre, com base no protocolo existente com a Companhia de Seguros AXA Este Pelouro manteve o contacto directo com a companhia de seguros AXA, no encaminhamento de dúvidas apresentadas pelos membros desta Ordem sobre as condições gerais e particulares deste seguro e sobre o pedido de declarações. 07.6 Resolução de Conflitos coordenadores: Paula Santos e Manuel Maria Reis assessor/funcionário: Susana Machado e Sofia Jacob 07.6.1 Processos de mediação

O recurso a esta via alternativa de resolução de conflitos foi incentivado, sempre que considerado possível e pertinente, com o objectivo de responder e resolver com maior eficácia litígios que decorrem da relação profissional entre arquitectos ou entre clientes e arquitectos.

Durante o ano de 2013, registaram-se alguns contactos de clientes queixosos e

Page 74: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

07. APOIO À PRÁTICA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

arquitectos a quem foi sugerido o recurso à mediação, situações que não tiveram desenvolvimento. 07.6.2 Resposta a solicitações de Tribunais

Foram elaborados 3 pareceres sobre honorários e outras questões técnicas relativos a projectos de arquitectura, a pedido dos seguintes tribunais, e no âmbito de processos que envolviam membros da SRN:

Maio - Tribunal de Pequena Instância Cível do Porto

Julho - Tribunal de Pequena Instância Cível do Porto

Outubro - Vara de Competência Mista e Juízos Criminais de Coimbra

07.7 Peritagens coordenadores: Paula Santos e Manuel Maria Reis assessor/funcionário: Susana Machado e Sofia Jacob

07.7.1 Designação de peritos para perícias judiciais

21/01 | Nomeação de arquitecto para perito, por solicitação do Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto. 07.7.2 Bolsa de Peritos da OASRN Foram mantidos os procedimentos definidos. 07.8 Iniciativas de apoio ao N41º coordenador: Paula Santos assessor/funcionário: Susana Machado O Pelouro participou na preparação dos documentos necessários à reformulação da candidatura para a Nova Sede realizada entre Novembro e Dezembro.

24/10 | Apoio ao Projecto Norte 41º na realização do Seminário Internacional “A Cidade Resgatada, Reabilitar a cidade (re)desenhando-a”. No âmbito desta iniciativa, o Pelouro participou nas reuniões de direcção onde foram selecionados os convidados do Seminário.

Page 75: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

08. FORMAÇÃO

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Índice

08.1 Certificação da OASRN como entidade formadora 2 08.1.1 Certificação institucional 2 08.2 Formação de apoio ao estágio 2 08.2.1 Acções de Formação 2 08.2.2 Verificação dos conhecimentos em Estatuto e Deontologia 2 08.3 Formação contínua 3 08.3.1 Arquitectura e urbanismo (área 581) 3 08.3.2 Construção Civil e Engenharia Civil (área 582) 3 08.3.3 Segurança e higiene no trabalho (área 862) 3 08.3.4 Sessões de esclarecimento técnico 3 08.3.5 Protocolos de Formação 4 08.4 Formação interna 4 08.4.1 Acções de Formação 4

Page 76: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

08. FORMAÇÃO

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

08.1 Certificação da OASRN como entidade formadora

coordenadores: Graça Correia assessor/funcionário: Bárbara Belo e Joana Silva

08.1.1 Certificação institucional

A certificação da Ordem dos Arquitectos como Entidade Formadora corresponde a uma operação de validação técnica e de reconhecimento da sua capacidade para intervir no âmbito da formação dos seus membros.

Em Agosto de 2012 a Ordem dos Arquitectos foi reconhecida pela Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (D.G.E.R.T./D.S.Q.A.) como Entidade Formadora Certificada.

Em 2013 a Ordem dos Arquitectos continuou a desempenhar as suas funções como Entidade Formadora Certificada.

08.2 Formação Profissional e de apoio ao estágio coordenador: Graça Correia assessor/funcionário: Bárbara Belo e Joana Silva

O principal objectivo das acções de formação profissional e de apoio ao estágio é o de preparar os recém-licenciados para a entrada na vida profissional e associativa. O interesse geral demonstrado pelos arquitectos estagiários neste tipo de formação, bem patente nos resultados dos inquéritos promovidos no final de cada sessão, sugere a sua continuação, não obstante a necessidade da introdução de algumas alterações ao seu horário, locais e periodicidade.

A análise dos inquéritos de avaliação respondidos pelos formandos sugere a introdução de melhorias, tais como a uniformização dos critérios de avaliação na Formação Opcional em matérias de arquitectura (créditos/horas) e a revisão/actualização dos conteúdos de algumas das acções de formação profissional e de apoio ao estágio (em coordenação com a SRS e o CDN).

8.2.1 Acções de Formação Profissional Durante 2013 foram realizadas 8 épocas de formação, incluindo a formação em Estatuto e Deontologia, totalizando um universo de 491 inscritos. Realizaram-se no 1º semestre 4 épocas de formação, totalizando um universo de 249 inscritos. No 2º semestre foram organizadas 4 épocas de formação, totalizando um universo de 242 inscritos. época #1 | 19 a 22 de Fevereiro 61 formandos inscritos; época #2 | 19 a 22 de Março 59 formandos inscritos; época #3 | 16 a 19 de Abril 70 formandos inscritos; época #4 | 18 a 21 de Junho 61 formandos inscritos; época #5 | 16 a 19 de Julho 58 formandos inscritos; época #6 | 17 a 20 de Setembro 67 formandos inscritos;

Page 77: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

08. FORMAÇÃO

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

época #7 | 19 a 22 de Novembro 64 formandos inscritos. época #8 | 10 a 13 de Dezembro 53 formandos inscritos 8.2.2 Verificação dos conhecimentos em Estatuto e Deontologia Foram acordadas entre a SRN e SRS e aprovadas pelo CDN 3 Provas de Verificação de Conhecimentos: Prova #01 | 22 de Abril 218 examinandos: 1691aprovados e 26 não aprovados. Prova #02 | 23 de Setembro 206 examinandos; 163 aprovados e 43 não aprovados. Prova #03 | 16 de Dezembro 153 examinandos; 122 provados e 31 não aprovados. (resultados provisórios) 08.3 Formação contínua coordenador: Graça Correia assessor/funcionário: Bárbara Belo e Joana Silva Num contexto profissional em constante mutação, a formação contínua ao longo da carreira, na perspectiva do aprofundamento de conhecimentos e de especialização, é cada vez mais uma necessidade sentida e solicitada ao SRN pelos seus membros. 08.3.1 Arquitectura e urbanismo (área 581) No ano de 2012, enquadrados na Área da Formação 581 (Arquitectura e Urbanismo) realizaram-se 20 cursos, e 1 sessão de esclarecimento, perfazendo um total de 408 horas de formação, onde se inscreveram 272 formandos. 08.3.1.1 Cursos Curso | Revit architecture 2013 (nível 1)_edição 1 | 28 horas | 11 formandos Curso | Revit architecture 2013 (nível 1)_edição 2 | 28 horas | 13 formandos Curso | A economia em obras de reabilitação de pequena dimensão _edição 1 | 9 horas | 22 formandos Workshop | Adobemuse: crie e publique o site_edição 1 | 8 horas | 12 formandos Curso | Sketchup 8: da modelação ao render _edição 1 | 21 horas | 9 formandos Curso | 3ds max 2013 para arquitectos (nível 1)_edição 1 | 28 horas | 11 formandos Curso | Rhino 3d (nível 1)_edição 1 | 32 horas | 11 formandos Curso | Archicad 15_edição 1 | 25 horas | 6 formandos Curso | A economia em obras de reabilitação de pequena dimensão _edição 2 | 9 horas | 22 formandos Curso | A economia em obras de reabilitação de pequena dimensão _edição 3 | 9 horas | 22 formandos Curso | 3ds max 2013 para arquitectos (nível 1)_edição 2 | 28 horas | 11 formandos Curso | Fotografia (introdução) e técnica fotográfica _edição 1 | 16 horas | 6 formandos Curso | Revit architecture 2013 (nível 1)_edição 3 | 28 horas | 13 formandos Curso | Introdução ao SIG_Arcgis _edição 1 | 16 horas | 6 formandos Curso | A economia em obras de reabilitação de pequena dimensão _edição 4 | 9 horas | 22 formandos Curso | Revit architecture 2013 (nível 2)_edição 1 | 20 horas | 11 formandos

Page 78: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

08. FORMAÇÃO

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Curso | 3ds max 2013 para arquitectos (nível 1)_edição 3 | 28 horas | 11 formandos Curso | Rhino 3d (nível 1)_edição 2 | 32 horas | 11 formandos Curso | Reabilitação sustentável - a aplicação da cor na reabilitação de edifícios_edição 1 | 24 horas | 5 formandos Workshop | Adobemuse: crie e publique o site_edição 2 | 8 horas | 11 formandos Análise de Resultados: Média avaliação de conhecimentos: 80% Média avaliação formador(es): 84% Média avaliação coordenador(es) pedagógicos: 86% Média avaliação das instalações: 74% Avaliação de satisfação global dos cursos: 83% 08.3.1.2 Sessões de Esclarecimento Feng Shui Tradicional e a sua aplicação na Arquitectura| 2 horas | 26 formandos 08.3.2 Construção Civil e Engenharia Civil (área 582) No ano de 2013, enquadrados na Área da Formação 582 (Construção Civil e Engenharia Civil) realizaram-se 7 cursos, perfazendo um total de 230 horas de formação, onde se inscreveram 104 formandos. Curso | Avaliação de bens imobiliários_edição 1 | 37 horas | 16 formandos Curso | DIRECÇÃO DE OBRA _edição 1 | 24 horas | 22 formandos Curso | Medições e orçamentos_edição 1 | 24 horas | 22 formandos Curso | Especialização em gestão de projectos _edição 1 | 54 horas | 9 formandos Curso | Avaliação de bens imobiliários_edição 1 | 43 horas | 10 formandos Curso | Medições e orçamentos_edição 1 | 24 horas | 14 formandos Curso | Direcção de obra _edição 1 | 24 horas | 21 formandos Análise de Resultados: Média avaliação de conhecimentos: 87% Média avaliação formador(es): 86% Média avaliação coordenador(es) pedagógicos: 88% Média avaliação das instalações: 74% Avaliação de satisfação global dos cursos: 83% 08.3.3 Segurança e higiene no trabalho (área 862) No ano de 2013, enquadrados na Área da Formação 862 (Segurança e higiene no trabalho) realizaram-se 2 cursos, perfazendo um total de 42 horas de formação, onde se inscreveram 23 formandos. Curso | Segurança contra incêndio em edificios_1ª e 2ª cat. de risco_edição 1 | 18 horas | 15 formandos Curso | Segurança contra incêndio em edificios_1ª e 2ª cat. de risco_edição 1 | 24 horas | 8 formandos Análise de Resultados: Média avaliação de conhecimentos: 72% Média avaliação formador(es): 89% Média avaliação coordenador(es) pedagógicos: 88% Média avaliação das instalações: 92% Avaliação de satisfação global dos cursos: 88%

Page 79: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

08. FORMAÇÃO

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

08.3.4 Sessões de esclarecimento técnico Durante o ano de 2013 não decorreram sessões técnicas. 08.3.5 Protocolos de Formação Com o intuito de melhorar a oferta formativa, em 2013 procurou-se a manutenção e desenvolvimento de novos contactos com Empresas e Centros de Formação, com vista a formalizar novos Protocolos de Formação. No âmbito do Protocolo com a Arkenglish, para a realização de cursos de inglês online, em 2013 verificaram-se 66 inscrições.

08.4 Formação interna de funcionários e assessores coordenador: Graça Correia assessor/funcionário: Bárbara Belo

A formação interna dos funcionários da OASRN decorre no âmbito da Lei n.º 7/2009 de 12 de Fevereiro do Código de Trabalho que estabelece o direito a formação profissional, visa, entre outros, contribuir para o aumento da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços prestados e valorização profissional e pessoal dos funcionários da OASRN. 08.4.1. Acções de Formação

No ano de 2013 foram iniciadas acções de formação no software IPortalDoc, o qual suporta a implementação do Novo Sistema de Gestão Documental: - Formação de Administradores: 7, 11, 14 e 18 de Outubro (16 horas); - Formação de Utilizadores: 28, 29, 30 e 31 de Outubro (16 horas).

Page 80: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

09. ENCOMENDA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Índice

09.1 Concursamento público e privado 2 09.1.1 Inventariação e análise de procedimentos concursais 2 09.1.2 Apoio/assessoria à promoção de concursos 4 09.1.2.1 Promoção dos concursos públicos de concepção 4 09.1.2.2 Colaboração OASRN 4 09.1.2.3 Site 4 09.1.3 Consultoria e apoio aos associados 5 09.1.3.1 Divulgação e informação 5 09.1.3.2 Apoio e esclarecimento 6 09.1.4 Norte 41º 6 09.1.5 Outros 7

09.2 Premiação da qualidade arquitectónica 8 09.21 Inventariação e análise de prémios municipais de arquitectura 8 09.2.2 Apoio/assessoria à promoção de prémios de arquitectura 8 09.2.2.1 Promoção da premiação da qualidade arquitectónica 8 09.2.2.2 Colaboração OASRN 8 09.2.2.3 Site 8 09.2.3 Consultoria e apoio aos associados 9 09.2.3.1 Divulgação e informação 9 09.3.3.2 Apoio e esclarecimento 9

Page 81: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

09. ENCOMENDA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

09.1 Concursamento público e privado coordenadores: Ana Cristina Machado e José FernandoGonçalves assessores: Rita Vitorino assessor jurídico: Helena Almeida 09.1.1 Inventariação e análise de procedimentos concursais a) Da consulta diária de anúncios de concursos efectuada ao Diário da República (D.R.), II Série, foram registados na área geográfica de actuação da OASRN, tendo como objecto de prestação de serviços o exercício da actividade profissional de arquitectura, um total de 8 (oito) procedimentos, dos quais:

_ 5 (cinco) Concursos de Concepção:

_ 1 (um) na modalidade de concurso público, lançado pela OASRN;

_ 4 (quatro) na modalidade de concurso público, sem participação da OASRN;

_ 3 (três) Concursos Públicos;

b) A OASRN:

_ Teve acesso a 6 (seis) processos de concurso, disponibilizados através de plataformas electrónicas certificadas ou directamente através dos sites das Entidades Adjudicantes.

_ Procedeu à análise de 5 (cinco) processos de concurso a que teve acesso.

c) Na sequência das análises efectuadas foram enviados 6 (seis) ofícios dirigidos às seguintes Entidades Adjudicantes:

Município de Esposende _ Concurso Público de Concepção para o “Parque da Cidade de Esposende” _ Concurso Público de Concepção para A Elaboração do Estudo Urbanístico da Zona central de Marinhas, Esposende

Ordem dos Médicos _“Concurso de Concepção, Na Modalidade de Concurso Público, para Elaboração do Projecto da Aldeia do Médico Universidade do Porto - “Concurso Público de Concepção, a nível de Estudo Prévio, para a elaboração do projecto de recuperação e ampliação das instalações do Estádio Universitário

Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia – Espinho, E.P.E. _ “Concurso público para Aquisição de serviços para elaboração de projecto de execução para o novo edifício hospitalar a integrar no plano de reabilitação do centro hospitalar de vila nova de gaia/espinho, E.P.E.

d) A OASRN obteve resposta a 4 (quatro) dos 6 (seis) ofícios enviados às Entidades acima descriminadas:

Município de Esposende

Ordem dos Médicos

.

Page 82: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

09. ENCOMENDA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia – Espinho, E.P.E.

e) Foram declarados 2 (dois) concursos como não recomendáveis, por Comunicado emitido aos Membros:

29/01 - Ordem dos Médicos _“Concurso de Concepção, Na Modalidade de Concurso Público, para Elaboração do Projecto da Aldeia do Médico 04/07 - Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia – Espinho, E.P.E. _ “Concurso público para Aquisição de serviços para elaboração de projecto de execução para o novo edifício hospitalar a integrar no plano de reabilitação do centro hospitalar de vila nova de gaia/espinho, E.P.E.

f) Na sequência da actuação da OASRN, foi ainda feito um comunicado aos membros, com alerta para o seguinte concurso:

22/05 - Universidade do Porto - “Concurso Público de Concepção, a nível de EStudo Prévio, para a elaboração do projecto de recuperação e ampliação das instalações do Estádio Universitário

g) Na sequência da actuação da OASRN, foram rectificadas as peças dos seguintes procedimentos:

_Município de Esposende

“Concurso Público de Concepção para o “Parque da Cidade de Esposende” e “Concurso Público de Concepção para A Elaboração do Estudo Urbanístico da Zona central de Marinhas, Esposende”

_ Ordem dos Médicos “Concurso de Concepção, Na Modalidade de Concurso Público, para Elaboração do Projecto da Aldeia do Médico

h) A informação aos Membros sobre a análise de processos e intervenção da OASRN no âmbito de concursos a decorrer (sem o seu apoio) foi sempre actualizada na página de concursos do site da OASRN. Todos os 8 (oito) concursos lançados na área de actuação geográfica da OASRN, com publicação de anúncio em D.R., foram divulgados no site da OASRN, mantendo-se a listagem dos concursos a decorrer permanentemente actualizada. i) Deu-se continuidade à divulgação no site da OASRN de procedimentos lançados em D.R. (inseridos na área de actuação geográfica desta Secção Regional) não exclusivamente relacionados com o exercício de projecto, abrindo oportunidades de trabalho para os Membros da OA, tendo sido divulgados 2 (dois) Concursos de Concepção/Construção (contratos mistos), 14 (catorze) procedimentos para Gestão, Coordenação e Fiscalização de empreitadas de obras públicas e 1 (um) Concurso Público para celebração de um contrato de concessão de obra pública.

A OASRN teve acesso a 1 (um) processo de concurso para formação de contratos mistos, tendo procedido à análise do mesmo, e, na sua sequência, enviado 1 (um) ofício/análise à respectiva Entidade:

Page 83: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

09. ENCOMENDA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Município de Stº Tirso

_“Concurso Público para celebração de um contrato de concessão de obra pública destinada à instalação de um equipamento de apoio ao Parque Urbano da rabada e passeio das Margens do Ave”

j) O Pelouro interveio ainda em 4 (quatro) procedimentos concursais não objecto de publicação em D.R., manifestando a sua tomada de posição junto das respectivas Entidades Adjudicantes:

Município de Aveiro: _ “Concurso De Ideias - Cá Fora – 2013”

Sika Portugal – Produtos Construção e Industria, SA: _“III Concurso Sika Academy”

Atelier Arquitectura, Engenharia, Lda _ “Concurso Arquitetura Atelier” APAL – Associação Portuguesa do Alumínio Concurso Nacional “Tens perfil para este desafio? (é uma questão de massa cinzenta)”

09.1.2 Apoio/assessoria à promoção de concursos 09.1.2.1 Promoção de Concursos de Concepção a) Com o objectivo de divulgar os serviços que a OASRN presta junto de entidades públicas e privadas e fomentar o concursamento como regra na encomenda de trabalhos de concepção, foi preparado um documento síntese da actividade desenvolvida pelo Pelouro no âmbito das assessorias/ apoios técnicos prestados a Entidades Adjudicantes. b) Com a Secção Regional do Sul da Ordem dos Arquitectos, foram mantidos contactos no sentido de coordenar estratégias de actuação relacionadas com a contratação/ concursamento. 09.1.2.2 Colaboração OASRN a) A continuidade às Assessorias Técnicas contratadas, no âmbito dos 2 (dois) seguintes procedimentos, encontra-se dependente de decisões/deliberações das respectivas Entidades Adjudicantes:

Município de Montemor-o-Velho _ “Concurso de Concepção para a elaboração do Projecto de Pousada da Juventude”

Município da Guarda _ “Concurso de Concepção para elaboração do Projecto do Centro de Interpretação do Mundo Romano, na Guarda”

b) Foi dada continuidade a 2 (duas) Assessorias Técnicas/ designação de jurados, na conclusão dos seguintes procedimentos:

LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto

Imagens da página ‘Concursos’ do site da OASRN

Page 84: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

09. ENCOMENDA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

_ “Concurso de Conceção para criação de Equipamento de Recolha Seletiva de Resíduos acessível para Todos (Projeto R+) e Acessibilidades no Espaço Público” Designação de Jurados pela OASRN: Elemento efectivo –Arq. José Manuel Carvalho Araújo/ Elemento suplente–Arq. Virgínio Moutinho (processo concluído);

Município da Figueira da Foz

_ “Concurso Público de Concepção de Ideias para a Regeneração do Bairro Novo da Figueira da Foz” Designação de Jurados pela OASRN: Elemento efectivo – Arq. Walter Rossa/ Elemento suplente– Arq. Adelino Gonçalves (processo concluído).

c) Foi prestado apoio à Câmara Municipal de Aveiro no âmbito do procedimento “Concurso de Ideias – “Cá Fora” - 2013”, tendo a OASRN procedido à análise do Regulamento do Concurso, indicado um representante para integrar o Júri (Arq. Bruno Marques) e efectuado a divulgação do concurso nos meios de comunicação de que dispõe. d) Apoio da OASRN ao evento “Construction Portugal 2013” com a designação de “É Preciso Ter Lata!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Fajões, tendo indicado um representante para integrar o Júri (Like Architects) e efectuado a divulgação do concurso nos meios de comunicação de que dispõe. e) Apoio da OASRN à preparação do lançamento da 2ª edição do projecto “Programa de Bolsas de Investigação - Cidade e Património Arquitectónico do Século XX: 1910-1974”, promovido pela Fundação da Juventude. f) Na sequência de vários contactos estabelecidos, foi apresentada pelo Pelouro 1 (uma) proposta de prestação de serviços de Assessoria Técnica /Designação de Jurados à seguinte Entidade:

SILAMPOS, Sociedade Industrial de Louça Metálica Campos, S.A..

A proposta de colaboração apresentada não teve seguimento.

g) No âmbito da colaboração prestada a Entidades Adjudicantes, foram realizadas as seguintes reuniões com entidades externas:

06/02 – Reunião com a Câmara Municipal de Braga; 06/02 - Reunião com a LIPOR;

09.1.2.3 Site Desenvolvimento de informação específica para inserção na página ‘concursos’ do site da OASRN, relacionada com os serviços prestados pelo Pelouro da Encomenda e respostas a perguntas frequentes.

09.1.3 Consultadoria aos associados 09.1.3.1 Divulgação e informação a) Manteve-se actualizada a informação referente a concursos com Apoio da OASRN, tanto em fase de preparação, como a decorrer, em fase de apreciação dos trabalhos de concepção pelo Júri ou em fase de divulgação de resultados,

Concurso Publico de Concepção para a Elaboração da Centro de Interpretação do Mundo Romano da Guarda (Vista da área de intervenção)

Concurso de Conceção para criação de Equipamento de Recolha Seletiva de Resíduos acessível para Todos (Projeto R+) e Acessibilidades no Espaço Público (Logo do Projecto)

Page 85: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

09. ENCOMENDA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

quer na página de concursos da OASRN, quer no respectivo micro-site, se aplicável. b) Procedeu-se à actualização constante da informação referente a procedimentos concursais abertos na área de competência da OASRN, alvo de publicação em Diário da República, seja pela divulgação: _ do anúncio do concurso, dando destaque à informação de carácter relevante contida no mesmo; _ da análise efectuada pelo Pelouro ao processo de concurso e de informação relevante contida no mesmo, sempre que a OASRN tenha tido acesso ao mesmo; _ da actuação da OASRN, no âmbito de cada procedimento; _ de eventuais respostas por parte das Entidades Adjudicantes. c) Procedeu-se à análise de 18 (dezoito) processos de concurso transversais à prática disciplinar da arquitectura e de pedidos de divulgação de distinções de membros da OASRN em concursos internacionais, com vista à sua possível divulgação nos meios de comunicação da OASRN, em coordenação com o Pelouro da Comunicação.

09.1.3.2 Apoio e esclarecimento a) Manteve-se a regular prestação de serviços de consultadoria a membros, seja presencial, por telefone ou por e-mail, tendo-se registado um total de 75 (setenta e cinco) consultas, relacionadas com procedimentos lançados na área de actuação geográfica da OASRN, com as regras e princípios da contratação pública e procedimentos subjacentes. b) Para efeitos de habilitação de membros da OASRN em concursos não nacionais, coordenou o Pelouro, com o CDN (nos casos aplicáveis) e com os Serviços de Secretaria da OASRN, a emissão de 6 (seis) certificados/ declarações específicas. c) Perante a necessidade de comprovação das habilitações profissionais dos membros da OA para acesso à profissão noutros países, nomeadamente no que se refere à participação em concursos e a procedimentos para inscrição em ordens/associações profissionais congéneres, e tendo em vista a agilização do processo de retroversão e certificação da autenticidade da Declaração Semestral de Inscrição da Ordem dos Arquitectos, emitida pela OASRN, foi preparado procedimento com vista à emissão do respectivo documento em versões bilingue (português/inglês e português/francês). 09.1.4 Norte 41º a) Continuaram-se a estabelecer contactos com entidades externas, parceiros e consultores, e realizadas reuniões de trabalho com os vários intervenientes no processo de Concurso Internacional de Ideias Norte 41º, nomeadamente, com os Comissários e Consultores, com a Universidade Católica do Porto, com a Câmara Municipal do Porto, com a AICCOPN, com a Companhia de Santa Teresa de Jesus, com a Direcção Regional da Cultura do Norte e com a Companhia Aurifícia. O trabalho desenvolvido culminou na publicação de um anúncio na II série, do D.R. n.º 121, de 26 de Junho de 2013, com a designação de “Concurso Internacional de Ideiais Norte 41º - Porto, Regeneração Urbana do Quarteirão Aurifícia.”

Page 86: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

09. ENCOMENDA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

No âmbito da preparação do concurso realizou-se, a 6 de Junho, o Fórum participativo aberto à comunidade, coorganizado com a Universidade Católica do Porto, com o objectivo de recolher contributos e directrizes programáticas para enriquecimento do seu programa preliminar.

A fase de entrega de propostas decorreu até ao dia 18 de Setembro, tendo o concurso contado com a participação de 34 equipas concorrentes oriundas de Portugal, Itália, Holanda, França, Lituânia, Brasil, Paquistão, Suiça e Egipto, das quais apenas 31 foram admitidas pelo júri do concurso.

A divulgação dos resultados foi feita no dia 24 Outubro, no âmbito do “Seminário Internacional com o tema “A Cidade Resgatada, Reabilitar a cidade (re)desenhando-a”, na Casa das Artes no Porto, tendo sido realizada uma exposição dos trabalhos até ao dia 7 de Novembro.

b) Apoio do Pelouro ao Projecto Norte 41º, na preparação da candidatura apresentada à Autoridade de Gestão do ON.2, designada como “Operação NORTE-10-0156-FEDER-000214 – “Norte 41º: Centro de Arquitetura, Criatividade e Sustentabilidade”, que tem no seu objecto a qualificação e reabilitação do imóvel com valor patrimonial, sito na Rua Álvares Cabral n.º 136/150, na cidade do Porto. O trabalho desenvolvido neste processo culminou na publicação de um anúncio na II série, do D.R. n.º 227, de 22 de Novembro de 2013, com a designação de “Empreitada para a Construção da Nova Sede da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte, Norte 41º: Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade”. O Pelouro foi fazendo a gestão do procedimento na plataforma electrónica ANOGOV, conforme calendarização definida, tendo o processo, no fim do ano de 2013, terminado na fase de Audiência prévia. 09.1.5 Outros a) Participação do Pelouro da Encomenda na organização do Seminário Internacional “Regeneração e Reabilitação Urbana”, realizado nos dias 20 e 21 de Setembro. b) Apoio pontual ao Pelouro de Apoio à Pratica Profissional, no esclarecimento dos membros de questões relacionadas com a prática da profissão e na consulta diária ao D.R. c) Participação da assessora do Pelouro da Encomenda na formação “Software Koha – Gestão Integrada de Bibliotecas”, no dia 10 de Maio. d)Apoio ao Pelouro da Formação na elaboração do Regulamento do Ciclo “Construir Em”. 09.2 Premiação da qualidade arquitectónica coordenadores: Ana Cristina Machado e José Fernando Gonçalves assessores: Rita Vitorino assessor jurídico: Helena Almeida

Postal Norte 41.º (Quarteirão onde se insere a Nova Sede da OASRN)

Page 87: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

09. ENCOMENDA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

09.2.1 Inventariação e análise de prémios municipais de arquitectura Acompanhamento e monitorização constante de prémios de arquitectura e urbanismo promovidos na área de intervenção geográfica da OASRN, como instrumentos de promoção e reconhecimento da qualidade e excelência da produção arquitectónica, incentivando as respectivas reedições e reformulação/revisão dos seus regulamentos, quando necessário, tornando-os mais eficazes nos objectivos que perseguem.

09.2.2 Apoio/assessoria à promoção de prémios de arquitectura 09.2.2.1 Promoção da premiação da qualidade arquitectónica Com o objectivo de divulgar os serviços prestados pela OASRN e fomentar a premiação junto de entidades públicas e privadas, foi dada continuidade à compilação foi preparado um documento síntese da actividade desenvolvida pelo Pelouro no âmbito dos Prémios de arquitectura e urbanismo lançados com apoio/assessoria técnica da OASRN.

09.2.2.2 Colaboração OASRN A OASRN continuou a prestar apoio/assessoria à organização de novos prémios e relançamento de outros, realizando reuniões com entidades promotoras, procedendo à revisão dos respectivos regulamentos, à designação de jurados e à divulgação das diversas fases nos seus meios de comunicação.

a) Co-organização de Prémios:

Prémio Fernando Távora 2013-2014 Conclusão da 8.º edição do Prémio Fernando Távora e relançamento da 9.ª edição, em coordenação com o Pelouro da Cultura, apoio à recepção de candidaturas, prestação de esclarecimentos vários e análise e revisão do Regulamento do Prémio. Premio de Arquitectura do Douro 2013-2014 Análise de regulamento e apoio à reedição do Prémio de Arquitectura do Douro.

b) Assessoria à organização/relançamento de Prémios: Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira

Apoio ao relançamento da 2ª edição do Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira; divulgação do mesmo nos meios de comunicação da OASRN, divulgação de resultados e da exposição dos trabalhos e cerimónia de entrega de Prémios. Designação de Jurados pela OASRN: Arq. Elisiário Miranda e Arq. Manuel Maria Reis;

c) Apoio ao relançamento de Prémios e respectiva designação de Jurados:

Prémio Municipal de Arquitectura Diogo de Castilho, 2013 Apoio ao relançamento do Prémio Municipal de Arquitectura Diogo de Castilho, instituído pela Câmara Municipal de Coimbra; Designação de Jurados pela OASRN: Elemento efectivo– Arq. João Mendes Ribeiro.

Capa do Regulamento da 9.º edição do Prémio Fernando Távora

Resultados do Prémio Municipal de Arquitectura e Urbanismo de Santo Tirso

Prémio: Quartel dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso Autoria: Arquitecto Álvaro Siza

Prémio: Quartel dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso Autoria: Arquitecto Álvaro Siza

Page 88: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

09. ENCOMENDA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

Prémio Municipal de Arquitectura e Urbanismo de Santo Tirso Apoio ao relançamento do Prémio Municipal de Arquitectura e Urbanismo de Santo Tirso, instituído pela Câmara Municipal de Santo Tirso; divulgação dos resultados do Prémio nos meios de comunicação da OASRN. Designação de Jurados pela OASRN: Elemento efectivo – Arq. Maria de Fátima Fernandes/ Elemento suplente – Arq. Pedro Manuel Soares Mendo

d) Participação nos seguintes eventos: 03/01 e 15/05 – Reunião com a Comissão organizadora do Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira (PNAM); 22/02 – Apresentação do livro “Prémio João de Almada, 25 anos”; 01/04 – Reunião do júri do Prémio Fernando Távora e anúncio do vencedor;

29/07 – Reunião relativa ao Prémio PNAM; 17/09 – Cerimónia de entrega do Prémio Municipal de Arquitectura e Urbanismo de Santo Tirso; 07/10 – Apresentação da nova edição do Prémio Fernando Távora; 10/10 – Cerimonia entrega Prémio PNAM;

e) Outros:

Apoio na recepção das candidaturas ao Prémio Secil Universidades - Arquitectura 2013, promovido pela SECIL.

09.2.3 Consultadoria e apoio aos associados 09.2.3.1 Divulgação e informação Procedeu-se à análise de 25 (vinte e cinco) regulamentos de Prémios nacionais e internacionais e de distinções atribuídas a arquitectos membros da OASRN no âmbito em prémios internacionais, com vista à sua possível divulgação nos meios de comunicação da OASRN, em coordenação com o Pelouro da Comunicação.

Destaque particular, na página de concursos do site da OASRN e newsletter “Mensageiro”, para todos os Prémios que contaram com o apoio/assessoria da OASRN, divulgados por ocasião do seu lançamento, fases antecedentes à entrega de candidaturas, comunicação dos resultados, cerimónia de entrega de prémios e exposição dos trabalhos.

09.2.3.2 Apoio e esclarecimento Continuação da prestação de apoio técnico presencial, por telefone e através de e-mail, no esclarecimento de questões suscitadas âmbito processual de prémios apoiados pela OASRN ou inseridos na área geográfica desta Secção Regional.

Resultados do Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira

Prémio: "N10 Indoor", Eiras – Coimbra (Janeiro de 2012) Autoria: Atelier Comoco Arquitetos (Luís Miguel Correia, Nelson Mota e Susana Constantino).

Menção Honrosa; “SWING”, Guimarães (Outubro de 2012) Autoria: Atelier Moradavaga Arquitetos (Pedro Cavaco Leitão com Manfred Eccli).

Menção Honrosa; “Laboratório de Curadoria”, Guimarães (Junho de 2012) Autoria: Arqt.º João Mendes Ribeiro (colaboração de Catarina Fortuna, Inês Lourenço e Joana Brandão)

Page 89: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

CONSELHO REGIONAL DE DISCIPLINA

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

O CRD(n) participou activamente nos trabalhos de análise e estudo da Lei n.º 2/2013, de 10 de Janeiro, que estabelece o regime jurídico de criação, organização e funcionamento das associações públicas profissionais, tendo igualmente tido uma participação activa, quer através da presença nas reuniões ao nível dos órgãos da SRN quer através da elaboração de documentos escritos com contributos, nos trabalhos de adaptação do Estatuto da Ordem dos Arquitectos à nova Lei.

Para o desempenho das suas competências estatutárias, o CRD(n) reuniu, durante o ano de 2013, 8 vezes.

Foram abertos 31 processos, dos quais 21 relativos a participações efectuadas por entidades externas à OA, 4 relativos a participações efectuadas por órgãos da OA e 6 foram pedidos de esclarecimentos.

Destes processos, e no que diz respeito ao respectivo objecto, 16 foram por falta de profissionalismo, 4 por falta no desempenho profissional em serviço público, 3 por violação de direitos de autor, 3 por incompatibilidades e/ou impedimentos, 3 por sucessão a colega numa tarefa, 1 por falsificação de documentos e 1 por outros motivos.

Deu-se ainda resposta a exposições e pedidos diversos.

Durante este período temporal, o CRD(n) proferiu cerca de 49 deliberações finais relativas a processos em curso e emitiu 38 acórdãos finais em procedimentos disciplinares.

Daquelas decisões finais, 29 foram de arquivamento, 2 foram de aplicação da pena de suspensão por doze e oito meses, 4 foram de aplicação da pena de censura, 2 foram de aplicação da pena de advertência sendo as restantes de outra natureza.

Das decisões proferidas pelo CRD(n) foram interpostos 2 recursos, 1 dos quais teve já decisão do CNDisc. que confirmou a decisão recorrida. Foi ainda efectuado um pedido de aclaração da decisão, tendo sido aceite e emitida a respectiva aclaração.

O CRD(n) vem dando continuidade ao processo de análise estatística dos processos entrados, dentro dos limites da capacidade oferecida pela Base de Dados actualmente existente.

O CRD(n), no uso das suas competências, pronunciou-se, na medida possível face à escassez de tempo de que dispôs, um mero dia, sobre a proposta de Regulamento de Deontologia elaborada pelo CNDisc. e sobre o processo subjacente à respectiva elaboração.

Page 90: ORDEM DOS ARQUITECTOS - SECÇÃO REGIONAL …...aprovação da candidatura submetida a 30 de Novembro de 2010 ao QREN ON2, com o objectivo de possibilitar a construção do edifício

CONSELHO REGIONAL DE ADMISSÃO

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013

´ Admissão à OA | Janeiro a Dezembro 2013 423 Candidatos a Estágio Profissional 470 Conclusões de Estágio Profissional Nº de arquitectos que entraram por avaliação curricular 2 Candidaturas com processos em curso Validações Concedidas “Formação Obrigatória em Matérias Opcionais de Arquitectura” 29 Eventos promovidos pela OASRN. 148 Eventos promovidos por Outras Entidades 80 Eventos específicos solicitados por membros estagiários Na sequência da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 66/2011 (que estabelece as regras para a realização de estágios obrigatórios para aceder ao exercício de determinada profissão) e porque as disposições nele contidas não estão transpostas para o Regulamento de Inscrição ainda em vigor, considerou-se oportuno a preparação de uma minuta do Contrato de Estágio Profissional de Arquitectura, disponibilizada no site da SRN no início do ano 2013.

No início do ano 2013 ocorreu a substituição do Coordenador e Formador da acção de Formação de Estatuto e Deontologia. Actualmente é a Arquitecta Marla Ribeiro que assume esta função e é responsável pela Prova de Conhecimentos do tema.

Iniciado no início do mandato, durante o ano 2013 foi efectuado o arquivo de Processos de Estágio Antigos. Assim:

47 processos de candidatura que nunca foram completados (e que os interessados tinham sido notificados em 2011) e 38 processos de estágio considerados desertos, foram arquivados, com registo na base LOTUS -arquivados-. Dos processos de Estágio cujo prazo aprovado foi ultrapassado em 31 de Março de 2013:

175 Arquitectos Estagiários estavam inscritos no Estágio, com o prazo de conclusão ultrapassado

125 Arquitectos Estagiários mantinham-se nessa situação em Agosto, pelo que foram enviadas mensagens electrónicas a alertar

22 concluíram em Setembro e Outubro os restantes pediram prolongamento do prazo para a formalização da candidatura

No âmbito da implementação da Gestão Documental na OA, como o processo de Admissão é o primeiro passo que ocorre para que o membro passe a pertencer à OA, está a ser preparado o modelo para o tratamento dos processos via digital.