cadernos qren - abril'13

4
Ano 4 | N.º 25 Abril 2013 Galeria Municipal do 11, espaço criado nas antigas Ainstalações militares do Quartel do 11, imóvel adquirido pela Autarquia e requalificado para receber a Escola de Hotelaria e Turismo, abriu ao público a 23 de março com uma exposição dedicada a José Mourinho, em homenagem pelos 50 anos do treinador de futebol. O mais recente espaço expositivo da cidade, com 236 metros quadrados, localizado na Avenida Luísa Todi, surge numa das áreas reabilitadas do antigo equipamen- to militar, ação que conjugou elementos de arquitetura moderna, toda a justiça homenagear o treinador que nas ruas sadinas se fez homem e nos campos pelados e relvados setubalenses se fez treinador”, salientou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira. A exposição “José Mourinho – 50 anos”, de entrada livre, pode ser vista de terça a sexta-feira das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00 e aos sábados e domingos das 14h00 às 19h00, na Galeria Municipal do 11, gerida pela Autarquia. A autarca destacou ainda que o “renovado espaço”, no antigo Quartel de Infantaria 11, imóvel como um novo teto em madeira, com vários traços originais do imó- vel, nomeadamente os imponentes pilares em abóboda. A forte ligação do técnico sadino à cidade onde nasceu ficou marcada na inauguração da mostra “José Mourinho – 50 anos”, patente ao público até 26 de maio. “Setúbal é especial para mim. É o único local onde me tratam como eu gosto de ser tratado”, confi- denciou, emocionado, o treinador setubalense. A exposição fotográfica e docu- mental apresenta várias imagens, muitas delas inéditas, de mo- mentos importantes da vida pessoal de Mourinho, assim como da carreira de treinador, cons- tando diversos instantes retrata- dos através da objetiva do fotógra- fo Jorge Monteiro. Além das imagens, que retratam o percurso profissional vitorioso pelo FC Porto, Chelsea, Inter de Milão e Real Madrid, a mostra inclui inúmeros troféus conquis- tados por José Mourinho, como a Bola de Ouro de 2010 de melhor treinador do mundo, assim como objetos pessoais do técnico, entre o quais o icónico sobretudo e o bloco de apontamentos. “No ano em que comemora 50 anos, a Autarquia entende que é de adquirido pelo Município por mais de 2,5 milhões de euros e cedido para a instalação da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, “faz parte da memória de muitos setubalenses, de muitos portugueses que por aqui passaram no serviço militar” . Além da galeria municipal, o equipamento, criado numa obra promovida pelo Turismo de Portu- gal com recurso a apoios co- munitários no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, conta com um auditório multiusos, um hotel e restaurante de aplicação, assim como várias salas para formação teórica e prática. Galeria municipal | recuperação de património | escola de hotelaria Mourinho abre novo espaço de artes

Upload: camara-municipal-de-setubal

Post on 29-Mar-2016

245 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição de abril de 2013, ´com destaque para a inauguração da Galeria Municipal do 11, evento que contou com a presença de José Mourinho

TRANSCRIPT

Page 1: Cadernos QREN - abril'13

Ano 4 | N.º 25 Abril 2013

Galeria Municipal do 11, espaço criado nas antigas Ainstalações militares do

Quartel do 11, imóvel adquirido pela Autarquia e requalificado para receber a Escola de Hotelaria e Turismo, abriu ao público a 23 de março com uma exposição dedicada a José Mourinho, em homenagem pelos 50 anos do treinador de futebol.

O mais recente espaço expositivo da cidade, com 236 metros quadrados, localizado na Avenida Luísa Todi, surge numa das áreas reabilitadas do antigo equipamen-to militar, ação que conjugou elementos de arquitetura moderna,

toda a justiça homenagear o treinador que nas ruas sadinas se fez homem e nos campos pelados e relvados setubalenses se fez treinador”, salientou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

A exposição “José Mourinho – 50 anos”, de entrada livre, pode ser vista de terça a sexta-feira das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00 e aos sábados e domingos das 14h00 às 19h00, na Galeria Municipal do 11, gerida pela Autarquia.

A autarca destacou ainda que o “renovado espaço”, no antigo Quartel de Infantaria 11, imóvel

como um novo teto em madeira, com vários traços originais do imó-vel, nomeadamente os imponentes pilares em abóboda.

A forte ligação do técnico sadino à cidade onde nasceu ficou marcada na inauguração da mostra “José Mourinho – 50 anos”, patente ao público até 26 de maio. “Setúbal é especial para mim. É o único local onde me tratam como eu gosto de ser tratado”, confi-denciou, emocionado, o treinador setubalense.

A exposição fotográfica e docu-mental apresenta várias imagens, muitas delas inéditas, de mo-mentos importantes da vida

pessoal de Mourinho, assim como da carreira de treinador, cons-tando diversos instantes retrata-dos através da objetiva do fotógra-fo Jorge Monteiro.

Além das imagens, que retratam o percurso profissional vitorioso pelo FC Porto, Chelsea, Inter de Milão e Real Madrid, a mostra inclui inúmeros troféus conquis-tados por José Mourinho, como a Bola de Ouro de 2010 de melhor treinador do mundo, assim como objetos pessoais do técnico, entre o quais o icónico sobretudo e o bloco de apontamentos.

“No ano em que comemora 50 anos, a Autarquia entende que é de

adquirido pelo Município por mais de 2,5 milhões de euros e cedido para a instalação da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, “faz parte da memória de muitos setubalenses, de muitos portugueses que por aqui passaram no serviço militar”.

Além da galeria municipal, o equipamento, criado numa obra promovida pelo Turismo de Portu-gal com recurso a apoios co-munitários no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, conta com um auditório multiusos, um hotel e restaurante de aplicação, assim como várias salas para formação teórica e prática.

Galeria municipal | recuperação de património | escola de hotelaria

Mourinho abre novo espaço de artes

Page 2: Cadernos QREN - abril'13

Um dos mais castiços e típicos bairros de Setúbal está como novo. De uma ponta a outra, a zona nascente do Troino, com mais de 10 mil metros quadrados, foi total-mente requalificada através de uma operação que alia elementos modernos urbanos às linhas ar-quitetónicas tradicionais.

Ao raiar do dia, o som do enrolar das persianas ecoa pelo bairro. À janela, os primeiros raios de sol são pretexto para uma contemplação matinal mais prolongada. É tempo de pôr a roupa a secar na corda, aproveitando a leve brisa que corre pelas ruas.

“Bom dia!”, ouve-se repetida-mente, ao começar a azáfama diária. Uns saem para as tarefas do quotidiano, outros chegam para mais um dia de trabalho, em negócios já com largas dezenas de anos de existência e noutros, mais recentes, a florescer no bairro.

A requalificação da zona nascente do Troino é o mais recente inves-timento que a Câmara Municipal de Setúbal executou no âmbito da regeneração urbana que está a ser promovida no centro histórico, com o intuito de melhorar a qualidade de vida das populações.

O projeto “Requalificação e Revitalização Urbana do Bairro do Troino Nascente”, incluído no ReSet – Programa de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Setúbal, materializa um investimento global de 919 mil e 317,94 euros.

A intervenção naquela área de

Troinomoderno valoriza tradição

Setúbal foi executada por fases com o apoio de fundos comunitários no valor de 597 mil e 556,66 euros, montante canalizado através do PORLisboa – Programa Ope-racional Regional de Lisboa, ao abrigo do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

As obras, que devolveram a primazia à circulação pedonal nas ruas do bairro, incluíram a substituição total das redes de es-gotos e abastecimento de água e a reformulação integral do sistema de drenagem de águas pluviais, medida que soluciona vários pro-blemas relacionados com inun-dações que afetavam a zona.

Bairro aprova

“Foram obras muito boas. Isto agora tem um aspeto muito melhor”, exclama Deolinda Cor-reia, proprietária há 38 anos de um pequeno negócio que começou como papelaria, agora alargada a bazar. “Finalmente consegui ter um ponto de água”, sublinha, elogian-do a intervenção realizada.

A reformulação do espaço público, com a criação e o ape-trechamento de zonas de estadia com diverso mobiliário urbano, permitindo, assim, um maior con-vívio para a população, foi outro dos objetivos concretizados neste projeto de reabilitação urbana, que incluiu, igualmente, o reforço da iluminação, com o intuito de melhorar a segurança da área.

Ano 4 | N.º 25 Abril 2013

Passo a passo, em ruas que mantêm a típica calçada portuguesa, a história do Troino dá-se agora a conhecer com uma face mais moderna e atrativa. Entre vestígios

de ocupações de outros tempos e lojas que perpetuam atividades antigas, nascem novas oportunidades.

No bairro histórico, floresce uma nova vida para moradores, comerciantes e visitantes

A construção de novas infraes-truturas de arruamento e a coloca-ção de pilaretes foi outra das ações dinamizadas no bairro típico setubalense, operação que permi-te controlar o estacionamento abusivo verificado nas ruas, dando primazia à circulação pedonal.

“Sem dúvida. As obras melhora-ram muito esta zona da cidade e tornaram o bairro mais apelativo”, afirma João Carlos Silva, proprie-tário de um negócio de tintas.

Uma visita ao Troino é feita de descobertas. Na antiga barbearia, numa cadeira já pouco conven-cional, mata-se o tempo a ler um jornal enquanto se espera por um novo cliente. Mais à frente, ouve-se o trabalhar de uma máquina de coser, de uma ajuntadeira.

Numa passagem pela Rua Fran Paxeco, paragem obrigatória para apreciar a Casa das Quatro Ca-beças, enquanto na via paralela, na Rua António Maria Eusébio, tempo para conhecer o edifício onde nasceu, em 1820, “Calafate, o Can-tador de Setúbal”.

Ali bem perto estão a Gossip Store, um negócio recente, com artigos vintage e em segunda mão, e a loja do Charroque da Prrofundurra, outra das mais no-vas, com produtos típicos da cida-de inspirados num peixe.

De pequenos cafés e pastelarias, como a típica A Camponesa, salões de beleza, ateliers de trabalhos manuais, mercearias e lojas de decoração, comércio não falta no bairro castiço, bem no coração da cidade, de portas abertas ao futuro.

Praça embelezada

Numa empreitada complementar, a Câmara Municipal de Setúbal reabilitou a Praça Teófilo Braga, ação que visou a modernização daquele espaço com a introdução de elementos urbanos de expres-são contemporânea, preservando, contudo, os traços gerais e as ma-nifestações históricas ali exis-tentes.

As intervenções, orçadas em 73

mil e 651,13 euros, incluíram a demolição de alguns dos muros existentes na área central da praça, ação que permitiu eliminar barreiras arquitetónicas, melhorar as condições de usufruo para a população, redefinir as áreas ajar-dinadas existentes e reforçar a ilu-minação pública.

Já os muros situados no períme-tro exterior da Praça Teófilo Braga, mantidos para conservar uma barreira de proteção de forma a evitar o estacionamento desor-denado na zona, foram alvo de operações de conservação e repa-ração pontual.

Os trabalhos visaram, igual-mente, a reabilitação do pavimen-to existente, que foi mantido em calçada portuguesa, e a limpeza do Chafariz do Sapal, elemento histórico mandado construir pelo Senado da Câmara da Vila de Setúbal em 1697 e classificado como Monumento de Interesse Público desde 1977, agora ape-trechado com novos focos de iluminação.

Page 3: Cadernos QREN - abril'13

Aposta na reabilitação históricaA importância da reabilitação de mais uma área do centro histórico de Setúbal foi destacada pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria da Dores Meira, no dia 21 de março, à tarde, na inauguração das intervenções urbanísticas executadas no Bairro do Troino.

“Este é mais um passo de extre-ma importância e relevante signifi-cado para a requalificação da cidade, em particular na zona histórica. Foi um trabalho complexo mas foi possível reabilitar um espaço com uma grande história e tradição”, sublinhou a autarca na cerimónia realizada em pleno Bairro do Troino.

Maria das Dores Meira, manifes-tando “grande satisfação e orgulho” pela concretização da obra, apontou

a “reabilitação das infraestruturas básicas e a criação de novas zonas de fruição e convívio no espaço público” como alguns dos principais benefícios para os moradores e os co-merciantes.

“Valeram a pena os constrangi-mentos que os moradores e comer-ciantes passaram durante o tempo de execução da obra. Hoje, vivem e trabalham num bairro melhor, com melhores condições de usufruto e de desenvolvimento de variadas atividades económicas”, vincou a edil setubalense.

Na cerimónia de inauguração das obras, a presidente da Autarquia lançou um apelo a proprietários e moradores para a reabilitação do edificado. “Este é o próximo passo. Muitos prédios já estão recupe-rados e a Autarquia está disponível

para apoiar tecnicamente os trabalhos que venham a ser neces-sários noutros imóveis e a ceder alguns materiais”, sublinhou.

Maria das Dores Meira anunciou ainda a intenção de apresentar a um próximo quadro comunitário uma candidatura para continuar a reabilitação da zona mais a poente do Bairro do Troino.

“A recuperação do centro histórico é uma aposta nossa. São espaços com história e tradição, com muito significado para as populações”, frisou. “Em contra-ciclo com estes tempos difíceis que nos assolam, a Câmara Municipal de Setúbal consegue dinamizar mais esta grande obra que mate-rializa mais qualidade de vida para os munícipes e mais pontos de interesse para os visitantes.”

NÚMEROS

992.969,07 euros é o investimento global da obra no Troino

10.000 metros quadrados é a área total de intervenção

6 ruas (Eloy do Amaral, Fran Paxeco, Frei Agostinho da Cruz, António Maria Eusébio, 26 de Setembro e 19 de Abril) requalificadas

4 travessas (do Carmo, do Carranço, das Amoreiras e do Caetano) reabilitadas

2 largos (da Verónica e de S. Tiago) intervencionados

1 praça (Teófilo Braga) modernizada

Page 4: Cadernos QREN - abril'13

Uma sessão de esclarecimento promovida pela Câmara Municipal de Setúbal e pela CCIAP – Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Por-tuguesa, realizada a 26 de março, na Casa da Baía, apresentou opor-tunidades reais de investimento nos mercados árabes a cerca de três dezenas de empresas do concelho.

“Estamos empenhados na dinamização do tecido empresarial de toda a região”, sublinhou a presidente da autarquia sadina, Maria das Dores Meira, na abertura do encontro “Oportunidades e Potencialidades dos Mercados Árabes”.

A identificação de oportunidades de investimento em novos mercados externos para as empresas de Setúbal foi um dos principais objetivos da sessão de esclarecimento, a primeira de uma série de encontros a dinamizar na cidade.

“Temos feito, igualmente, inten-

sos contactos com as várias câmaras de comércio para fornecer informação sobre as nos-sas capacidades e potencialidades para acolher novos investimentos estrangeiros”, frisou a autarca.

Maria das Dores Meira vincou que o encontro representa “mais um contributo da Câmara Municipal de Setúbal para a criação de uma agenda de desenvolvimento e de geração de negócios que contrarie a agenda exclusivamente orientada para a austeridade que por estes dias tudo orienta”.

Dando continuidade a este esforço municipal, a Autarquia dinamiza, em breve, um outro encontro com a presença de câmaras de comércio de nações como a China, o Japão e os Estados Unidos da América, iniciativa que, neste caso, se realiza na ótica de captação de investimentos para a região de Setúbal.

O secretário-geral da CCIAP, Allaoua Karim Bouabdellah, entu-siasmado pela “quantidade de em-presas presentes no encontro”, fez uma breve caracterização da câmara de comércio e dos serviços que esta presta, apresentando de seguida o potencial dos mercados árabes.

“Os mercados árabes representam um total de 400 milhões de consumidores com um poder de aquisição de 350 mil milhões de dólares”, reforçou Allaoua Karim Bouabdellah, destacando o inves-timento num dos países que a CCIAP representa. “O Qatar, por exemplo, por ter assegurado a realização do Mundial de Futebol de 2020, constitui uma oportunidade de negócio extraordinária.”

Fundada em 1977, a Câmara de Comércio e Indústria Árabe- -Portuguesa representa as 22 federações das câmaras de comércio árabes.

Um conjunto de trabalhos lide-rados pela Autarquia está a requalificar uma área urbana utilizada para estacionamento automóvel no interior de uma praceta com acesso pela Rua Baluarte do Socorro, na zona cen-tral da cidade.

A ação urbanística inclui a definição de zonas de circulação

A atratividade da Avenida Luísa Todi sai reforçada com a plantação de mais de cinco dezenas de novas árvores, ação destacada no dia 21 de março pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, nas come-morações locais do Dia Mundial da Árvore e da Floresta.

“Estamos a reforçar a qualidade ambiental da cidade. Só na Avenida Luísa Todi colocámos um total de 58 novas árvores”, sublinhou a autarca, durante a plantação de mais um espécime, momento simbólico que assinalou a efeméride, no qual marcou igualmente presença o vereador do Ambiente, Manuel Pisco.

Na Avenida Luísa Todi, foram eliminados do espaço público 59 cepos e removidas 35 árvores que se encontravam secas ou em avançado estado de degradação. “Optámos por remover um conjunto de árvores desta avenida porque estava em causa a seguran-ça dos munícipes”, explicou Maria das Dores Meira.

pedonal, com novos passeios e lancis, a criação de 47 lugares de estacionamento e a implemen-tação de um sistema de drenagem de águas pluviais.

A empreitada, com conclusão prevista para o final de abril, num investimento global de 38 mil e 263 euros, permite solucionar alguns problemas relacionados com retenção de águas, no período de inverno, e de levantamento de poeiras, nas épocas mais secas.

A intervenção é motivada pelo facto de aquele espaço, localizado

O investimento de cerca de 25 mil euros só para a Avenida Luísa Todi, executado por uma empresa especializada com o apoio dos serviços municipais, incluiu a plantação de várias espécies, como magnólias, plátanos, gincos, robínias, lódãos, tipuanas e jaca-randás.

As alterações arbóreas na Aveni-da Luísa Todi, “introduzidas paula-tinamente de forma a não provocar um grande impacte visual e no quotidiano das populações”, reforçou Maria das Dores Meira, envolveram, além da reposição de espécimes, a plantação de mais de duas dezenas de novas árvores.

“Temos cada vez mais a preo-cupação de conservar, manter e tratar todo o arvoredo no conce-lho, tarefas realizadas anualmente com o apoio de empresas especializadas, sobretudo nos grandes espaços verdes da cidade, nos quais existem árvores de grande porte e envergadura”, salientou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

numa área de grande densidade populacional, com vários serviços e na proximidade de uma escola e de um terminal de autocarros, ser muito procurado para estaciona-mento de veículos.

A obra, que em simultâneo permite dotar aquela área de melhores condições de usufruto para a população e ordenar o parqueamento registado naquela zona, contempla, igualmente, o reforço da segurança, com a instalação de novos pontos de iluminação na via pública.

Avenida ganha novo arvoredo

Obra reabilita estacionamento

Árabes captam investimentoOportunidades de expansão de negócios foram apresentadas a empresas do concelho num encontro com a Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa. Numa futura sessão,a realizar em breve, a Autarquia tenta captar novos investidores para Setúbal