oportunidade governo de al garante edital para concursos ... · concursos da pm e cb em maio...

4
Maceió, quinta-feira, 11 de maio de 2017 www.agenciaalagoas.al.gov.br ESTADO DE ALAGOAS UNIDADE FEDERATIVA DO BRASIL Ano 105 - Número 88 Governo de AL garante edital para concursos da PM e CB em maio OPORTUNIDADE Cespe deve ser a banca responsável pela elaboração do certame em Alagoas; provas serão em dias distintos Texto de Severino Carvalho O Governo de Alagoas anunciou, ontem (10), durante transmissão ao vivo (live), por meio de suas redes sociais no Facebook e Instagram, que até o fim de maio deste ano lança- rá o edital para realização do concurso público destinado ao provimento de mil vagas na Po- lícia Militar (PM) e 150 no Corpo de Bombeiros (CB). Durante transmissão, tam- bém foi revelado que o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE), órgão que in- tegra a Fundação Universidade de Brasília (DF), será a institui- ção responsável pela elabora- ção dos concursos públicos. As provas serão aplicadas em dias distintos para a PM e CB e com uma semana de intervalo entre um concurso e outro para dar oportunidade a quem deseja se submeter às duas seleções. A Ascom CBMAL Concurso público na segurança terá mil vagas na Polícia Militar e 150 no Corpo de Bombeiros Portal Alagoas 200 anos será lançado hoje em café da manhã para imprensa BICENTENÁRIO Texto de Maria Barreiros O Governo de Alagoas se- gue com as ações relativas às comemorações do bicentená- rio de emancipação política do Estado. Hoje (11), o Gabi- nete Civil e os secretários das pastas envolvidas convidam a imprensa para um café da manhã no Museu Palácio Flo- riano Peixoto, às 8h30, com o propósito de lançar o Portal Alagoas 200 anos. Segundo o secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, o lançamento do portal é mais um marco dentro das comemorações do 200 anos de Alagoas emancipada, via- bilizando um acervo 100% digitalizado. “Lançaremos o Portal Alagoas 200 anos, com o intuito de disponibilizar ao público, com ênfase nos pesquisadores, sejam eles do ensino fundamental, ou da Universidade, o maior núme- ro possível de informações sobre a história, curiosidades e fatos de Alagoas, a partir da visão de uma Alagoas contemporânea. Aqui será o início da alimentação do site e ele nunca estará total- mente pronto, pois queremos alimentá-lo rotineiramente com descobertas acerca do nosso Estado, ” ressaltou o secretário de Comunicação, ratificando a importância da presença da imprensa neste evento. idade máxima para os inscritos será de 30 anos. “Estamos trabalhando duro para, ainda, no mês de maio, soltar o edital para o concurso público. Hoje (10) sai da Secreta- ria da Fazenda para a Secretaria de Planejamento a autorização para a liberação do edital. Sain- do isso, caberá à Secretaria de Planejamento cuidar do edital, em parceria com a Procuradoria Geral do Estado, para que a gente possa publicá-lo”, reve- lou o governador Renan Filho.

Upload: buihanh

Post on 09-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Maceió, quinta-feira, 11 de maio de 2017

www.agenciaalagoas.al.gov.br ESTADO DE ALAGOAS

UNIDADE FEDERATIVA DO BRASIL

Ano 105 - Número 88

Governo de AL garante edital para concursos da PM e CB em maio

OpORTUNIDADE

Cespe deve ser a banca responsável pela elaboração do certame em Alagoas; provas serão em dias distintos

Texto de Severino Carvalho

O Governo de Alagoas anunciou, ontem (10), durante transmissão ao vivo (live), por meio de suas redes sociais no Facebook e Instagram, que até o fim de maio deste ano lança-rá o edital para realização do concurso público destinado ao provimento de mil vagas na Po-lícia Militar (PM) e 150 no Corpo de Bombeiros (CB).

Durante transmissão, tam-bém foi revelado que o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE), órgão que in-tegra a Fundação Universidade de Brasília (DF), será a institui-ção responsável pela elabora-ção dos concursos públicos. As provas serão aplicadas em dias distintos para a PM e CB e com uma semana de intervalo entre um concurso e outro para dar oportunidade a quem deseja se submeter às duas seleções. A

Ascom CBMAL

Concurso público na segurança terá mil vagas na Polícia Militar e 150 no Corpo de Bombeiros

Portal Alagoas 200 anos será lançado hoje em café da manhã para imprensa

BICENTENÁRIO

Texto de Maria Barreiros

O Governo de Alagoas se-gue com as ações relativas às comemorações do bicentená-rio de emancipação política do Estado. Hoje (11), o Gabi-nete Civil e os secretários das pastas envolvidas convidam a imprensa para um café da manhã no Museu Palácio Flo-

riano Peixoto, às 8h30, com o propósito de lançar o Portal Alagoas 200 anos.

Segundo o secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, o lançamento do portal é mais um marco dentro das comemorações do 200 anos de Alagoas emancipada, via-bilizando um acervo 100% digitalizado.

“Lançaremos o Portal Alagoas 200 anos, com o intuito de disponibilizar ao público, com ênfase nos pesquisadores, sejam eles do ensino fundamental, ou da Universidade, o maior núme-ro possível de informações sobre a história, curiosidades e fatos de Alagoas, a partir da visão de uma Alagoas

contemporânea. Aqui será o início da alimentação do site e ele nunca estará total-mente pronto, pois queremos alimentá-lo rotineiramente com descobertas acerca do nosso Estado, ” ressaltou o secretário de Comunicação, ratificando a importância da presença da imprensa neste evento.

idade máxima para os inscritos será de 30 anos.

“Estamos trabalhando duro para, ainda, no mês de maio, soltar o edital para o concurso

público. Hoje (10) sai da Secreta-ria da Fazenda para a Secretaria de Planejamento a autorização para a liberação do edital. Sain-do isso, caberá à Secretaria de

Planejamento cuidar do edital, em parceria com a Procuradoria Geral do Estado, para que a gente possa publicá-lo”, reve-lou o governador Renan Filho.

2 Maceió, quinta-feira, 11 de maio de 20172

Governo de AL prevê mil vagas em concurso para professores

TEmpO INTEgRAL

Profissionais de educação vão compor os quadros das unidades que ofertam jornada ampliada na capital e interior

Texto de Severino Carvalho

Anunciado essa semana em evento no Sertão, o concurso para professores destinados a atuar nas escolas de tempo integral deve abrir cerca de mil vagas na rede de ensino estadual segundo o Governo de Alagoas. “Um Estado que, há dois anos, sequer tinha uma escola em tempo integral, agora tem 35. No próximo ano, serão 50 e, por isso, teremos de ter concurso público para convo-car professores para as escolas em tempo integral”, informou o governador.

As escolas em tempo inte-gral são encaradas pelo gover-nador como uma das principais ferramentas para redução da violência no Estado. Para o Go-verno do Estado, o modelo de jornada ampliada de estudos implantado em 2015 é um su-porte extremamente relevante no enfrentamento à crimina-lidade.

Além de ampliar e diversi-ficar o aprendizado, o sistema proporciona aos alunos uma jornada integral de estudos,

afastando-os da ociosidade e de influências negativas, o que traz mais segurança aos pais e responsáveis pelos estudantes.

Na capital, onde a onda de violência é mais preocupante ape-sar da redução do índice de homi-cídios registrada nos últimos dois

anos, das dez escolas de Ensino Integral, metade está localizada em bairros que, segundo levan-tamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), são apontados como áreas críticas.

“Estamos realizando con-curso para a Educação, para a

Segurança Pública, concurso em várias áreas e com o governo em dia. Num momento de crise como esse, é algo muito significativo. Alagoas está firme, de cabeça erguida, enfrentando a crise com dedicação, com trabalho”, finalizou Renan Filho.

Valdir Rochaz

Sistema proporciona aos alunos uma jornada integral de estudos, afastando-os da ociosidade

Educação promove novo processo seletivo para articuladores de ensino da rede pública

OpORTUNIDADE

Texto de Ana Paula Lins

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai promover um novo processo seletivo para articuladores de ensino das es-colas da rede pública estadual. As inscrições podem ser feitas pelo site www.educacao.al.gov.br e se estendem até o dia 18 de maio. O edital com todas as instruções foi publicado no Diário Oficial do Estado (www.

doeal.com.br) de ontem (10).Os articuladores de ensino

são responsáveis pela política de acompanhamento pedagó-gico das unidades de ensino da rede estadual, com foco na melhoria da aprendizagem e do fluxo escolar.

Podem se candidatar à função os professores efetivos no exercício da função que já tenham cumprido estágio pro-batório e não estejam respon-

dendo ou cumprindo processo administrativo. O candidato só poderá se inscrever para exercer a função em escola in-tegrante da Gerência Regional de Educação (Gere) na qual esteja lotado.

A jornada de trabalho dos profissionais selecionados será em regime integral de 40 horas semanais.

Após a inscrição online, nos dias 22 e 23 de maio, o

candidato deverá entregar os documentos de Declaração do Colegiado e Carta de In-tenções (anexos no edital) na Gere para qual se inscreveu. A publicação do resultado preliminar no site da Seduc está prevista para 26 de maio, tendo o candidato até o dia 29 de maio para impetrar recurso. O resultado final deve sair até 31 de maio, de acordo com o edital.

Maternidades conveniadas ao SUS passam a ofertar teste rápido de zika

KITS

Com o exame de triagem será possível iniciar o tratamento de gestantes e bebês que derem entrada em unidades na capital

Texto de João Victor Barroso

Para ampliar e descentrali-zar a oferta do teste rápido de zika em Alagoas, o Governo do Estado distribuiu 375 kits para as maternidades públicas da capital. Com esta medida, além do Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA) – já que faz o teste des-de janeiro – as Maternidades do Hospital do Açúcar, Univer-sitário e Santa Mônica passam a oferecer o serviço.

Com esta ação, cada uma das maternidades recebeu 124 testes, que irão assegurar a realização do exame em tempo oportuno. “Com esse exame de triagem poderemos indicar se a grávida está com o vírus da zika ou se já esteve infectada”, res-saltou Juliana Cavalcante, as-sessora técnica do Laboratório Central de Alagoas (Lacen-AL).

Ela explicou que o teste é exclusivo para gestantes e re-cém-nascidos, até seis meses. “O teste rápido de zika demora cerca de 40 minutos para sair o resultado, já que é necessário colocar o sangue em uma cen-trífuga, para separar a parte só-lida e, assim, detectar a quanti-

dade de anticorpos na amostra, que indicará a positividade do teste. Quando o resultado der positivo, será preciso realizar um exame sorológico em um laboratório de referência indi-cado pelo Ministério da Saúde”, explicou.

Expansão no interiorA Secretaria de Estado de

Saúde (Sesau) está pactuando junto aos 102 municípios ala-goanos aqueles que possuem laboratórios adequados para

realizar os testes rápidos de zika. Com esta medida, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) não precisarão se deslocar das suas residências para Maceió.

“Até agora 48 municípios já informaram que possuem cen-trífugas e irão receber os kits para a realização dos exames. Além de ampliar os cuidados com os bebês e as gestantes durante a gravidez, o resultado positivo para o vírus da zika irá trazer mais efetividade no com-

bate ao mosquito Aedes aegypti, que também é vetor da dengue e da chikungunya”, ressaltou a assessora técnica do Lacen/AL.

IndicaçõesOs médicos devem encami-

nhar as gestantes para realizar o teste rápido de zika entre o quinto e o oitavo dia da suspeita clínica. Ela ocorre com o apare-cimento de manchas vermelhas na pele, febre baixa ou quando o feto apresentar má-formação na ultrassonografia.

Carla Cleto

Teste rápido de zika irá assegurar a realização do exame em tempo oportuno, anuncia Sesau

3Maceió, quinta-feira, 11 de maio de 2017

Equipes do HGE e Samu Aeromédico salvam vida de aposentado infartado

EFICIÊNCIA

Texto de João Victor Barroso

Graças à atuação eficien-te do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Hospital Geral do Estado (HGE), o professor aposentado José Valdir Novaes, 59 anos, teve a vida salva no último dia 1º de maio, após sofrer um infarto agudo do miocárdio.

Isso porque, após ser atendi-do em um hospital particular de Arapiraca, onde reside, ele necessitou ser transferido para Maceió, onde recebeu a assis-tência necessária no maior hospital público do Estado.

O paciente lembra que es-tava assistindo televisão em sua residência, quando sen-tiu um incômodo na região

do peito. Imediatamente ele ligou para a filha, que entrou em contato com o Samu e foi encaminhado para um hospital particular da cidade. Após ser avaliado e medicado, a equipe do hospital particular de Arapi-raca preferiu encaminhar José Valdir Novaes para o HGE, em Maceió.

Para fazer essa transfe-

rência, foi necessário acionar o Samu Aeromédico, que assegu-rou um transporte mais rápido e seguro para o paciente até capital do Estado. A Unidade de Hemodinâmica do HGE co-meçou a funcionar em junho de 2016, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Fundação Cardiovascular de Alagoas.

4 Maceió, quinta-feira, 11 de maio de 2017

IMA lança livro sobre as espécies mais traficadas da fauna silvestre em Alagoas

pRESERVAÇÃO

Publicação reúne informações sobre os animais apreendidos em ações de fiscalização ou entregues pela população

Texto de Clarice Maia

“Alagoas faz parte da rota do tráfico de animais silvestres como uma das principais regiões no Brasil de retirada de animais para venda no comércio ilegal. Inúmeros espécimes são retira-dos diariamente dos seus biomas de origem e vendidos dentro do próprio Estado ou enviados por atravessadores para serem co-mercializados em outras regiões”.

A afirmação está presente no livro “Tráfico de fauna em Ala-goas: Guia de identificação das espécies mais comuns em ações de fiscalização e resgate no Es-tado”, organizado ela equipe de Gestão de Fauna do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e que será lançado amanhã (12), às 11h, na sede do órgão ambiental.

O trabalho apresenta o levan-tamento realizado sobre os ani-mais que passaram pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Maceió, entre os anos de 2006 e 2016.

Segundo a publicação, “a maioria dos animais recebidos no Cetas é fruto de apreensão durante operações desencadea-das com o apoio da Polícia Militar. O Centro recebe cerca de 5 mil animais por ano, sendo que 80% desses animais apreendidos no Estado são aves, 15% são répteis e 5% são mamíferos”.

Entre os animais mais apreendidos “estão os jabutis (Chelonoidis carbonaria), pre-guiças (Bradypus variegatus), macacosprego (Sapajus sp), aves de diferentes espécies, como galos-de-campina (Paroaria do-minicana), azulão (Cyanoloxia brissonii), graúna/pássaro-pre-to (Gnorimopsar chopi), curiós (Sporophila angolensis), caná-

Reprodução IMA

Trabalho apresenta levantamento realizado por equipe do IMA

rios-da-terra (Sicalis flaveola), papagaios (Amazona sp), araras (Ara sp). Animais ameaçados de extinção como sete-cores (Tanga-ra fastuosa), entre outros, e ainda aqueles que não são da região de Alagoas também são apreendidos frequentemente como trinca-fer-ro (Saltator similis) e coleirinho (Sporophila caerulescens)”.

No Cetas acontece o manejo de fauna silvestre com recep-ção, identificação, marcação, triagem, avaliação, recupera-ção, reabilitação e destinação dos animais. A publicação apre-senta as espécies de animais mais comuns encontradas nas ações de fiscalização e resgate no Estado de Alagoas, esclarece brevemente os principais aspec-tos sobre a biologia e ecologia de cada espécie e serve de subsídio para os técnicos que realizam ações de campo.

Governo de Alagoas capacita técnicos dos municípios alagoanos na capital e no interior

pLANO pLURIANUAL

Texto de Minne Santos

O Governo de Alagoas e a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) deram início à capacitação para prefeitos e técnicos ligados à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). O encon-tro, que ocorreu simulta-neamente em Santana do Ipanema e em Maceió, teve o intuito de oferecer auxí-lio aos municípios que, este ano, devem fazer o Plano Plurianual para o exercício de 2018 – 2021.

Ministrado pela Supe-rintendência de Planeja-mento e Políticas Públicas (Suplan) da pasta, o curso, além de capacitar os ser-vidores para a elaboração, gestão, monitoramento e avaliação do PPA, vem dan-do orientações acerca dos Orçamentos municipais.

Apoio De acordo com o supe-

rintendente da Suplan, José Cândido do Nascimento, a oportunidade é imprescindí-vel para apoiar os técnicos na definição dos desafios a

serem alcançados nos pró-ximos quatro anos.

“Este é um momento em que podemos auxiliar os municípios com o que utili-zamos na esfera Estadual, para, assim, construirmos uma visão mais compar-tilhada do planejamento”, disse José Candido.

Segundo o secretário Executivo de Planejamento e Gestão, Genildo Silva, o mo-mento é de colocar no papel as reais necessidades dos municípios, tendo sempre em mente a viabilidade das ações propostas.