a escolha de estudar para concursos públicos · a escolha de estudar para concursos públicos...

12

Upload: buitu

Post on 10-Jan-2019

224 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A escolha de estudar para concursos públicos reserva a desejada oportunidade de aumen-tar a qualidade de vida, melhorar o bem-estar próprio e da família, além de alcançar a tão sonhada estabilidade profissional e porque não dizer financeira, não é mesmo? Além disso, no serviço público você encontra a oportunidade de servir ao país.

Pensando nisso, o IMP Concursos criou o e-book 10 dicas de como se preparar para concursos públicos para lhe ajudar a enten-der melhor sobre esse mundo. O objetivo é mostrar que, com dedicação e estudo, é pos-sível, sim, conquistar a aprovação.

Reunimos aqui um conjunto de orientações com as principais dicas para que você inicie seus estudos.

Boa leitura!

A primeira coisa a definir deve ser o foco. Ou seja, uma área de interesse. Nesta etapa, não é necessário focar especificamente em um cargo, mas sua preparação fica mais des-complicada se você conseguir encontrar uma área de interesse. Esta decisão deve ser tomada com base não só nas matérias que caem no edital de sua escolha, mas também em muitos outros fatores, tais como condi-ções de trabalho, realização pessoal, remu-neração, entre outros.

Algumas dicas por área de concursos:• Carreiras Policiais; • Poder Legislativo;• Carreiras Policiais; • Carreiras Fiscais.• Tribunais e MPU (Ministério Público da União);

01

Primeiro passo concluído, agora é hora de construir sua preparação. A dica de ouro neste ponto é: por mais que haja técnicas de estudos e outros conselhos que podem te ajudar, o que passa você na prova é CONTEÚ-DO. Então ter uma preparação eficaz é indis-pensável!

02

Leia os editais dos concursos passados, cruze com as provas que foram aplicadas, veja quais temas foram mais cobrados e quais matérias são decisivas. Defina as disci-plinas prioritárias, mas lembre-se: seu pri-meiro desafio é alcançar um nível de prepa-ração “homogêneo”, equilibrado em todas as matérias.

03

Próximo passo: definir seu horário de estu-dos. Para isso, você precisa ter em mente que quantidade de horas não é o fator principal. O importante é a regularidade. Assim, monte um horário de estudos que seja factível, que você vá conseguir cumprir.

04

Vale ter cuidado para não estudar demais a teoria e deixar de resolver exercícios ou fazer revisões, por exemplo. Além disso, cuidado para não estudar demais ou de menos uma matéria, pois tendemos a estudar mais a ma-téria que mais sabemos ou da qual mais gos-tamos.

05

Geralmente, não é muito bom passar muito tempo estudando uma matéria só. O ideal é não estudar mais que 2h seguidas uma mesma disciplina.

Tente intercalar períodos de estudo com pe-quenos descansos, de 10 minutos, por exem-plo. Isso ajuda a ter qualidade e até mesmo a aguentar mais tempo estudando, se houver disponibilidade.

06

07

Se possível, é recomendável ter um dia de descanso, para “desintoxicar” a mente.

Se você tem intervalos curtos em que pode estudar, aproveite para fazer questões: elas exigem menos concentração do que a leitura de um livro, por exemplo, e costumamos aprender muito com nossos erros.

09

08

Por fim, não esqueça de reservar horários para fazer revisões. Revisar não significa re-estudar a matéria, mas sim rever as anota-ções, dar uma lida na lei, se for o caso, e fazer questões. Neste caso, se conseguir um desempenho bom (aproximadamente 80% de acerto), prossiga; se não, é hora de rees-tudar a matéria (isto é, reiniciar o ciclo de es-tudos daquele tema).

10

Esperamos que tenha gostado deste conteú-do e que o IMP Online possa, em breve, con-

tribuir ainda mais para sua preparação!

Bons estudos!