“onde a imprensa é livre e todo homem é capaz de ler, tudo

10
PÁGINA q 03 PÁGINA q 10 www.folhalitoral.com.br ANO XXVIII | NÚMERO 1.123 - EDIÇÃO DE 09 PÁGINAS “ONDE A IMPRENSA É LIVRE E TODO HOMEM É CAPAZ DE LER, TUDO ESTÁ SALVO” (THOMAS JEFFERSON) FOLHA DO LITORAL FUNDADO EM 18 DE ABRIL DE 1993 l O JORNAL DE ARACRUZ E REGIÃO ARACRUZ (ES) | 06 A 12 DE AGOSTO DE 2021 Vereador continua trabalhando de garçom em Aracruz Que o ex-líder comunitário Alcihélio Lima de Negreiros, o Cecéu, pelo seu histórico de luta contínua em favor do bairro Morobá, em Aracruz, poderia vir a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores da cidade ninguém duvidava. O que pouca gente imaginava era que depois de eleito ele continuasse trabalhando como garçom na churrascaria e pizzaria do Sítio Santa Joana. Em função do Dia do Garçom, comemorado no próximo dia 11, a reportagem da FOLHA DO LITORAL conversou o vereador, o segundo mais votado nas eleições municipais do ano passado, que quer seguir conciliando as exigências e trâmites burocráticos do seu primeiro mandato com a “arte de bem servir”. “A FEIRA VAI ATÉ VOCÊ” q 06 Agricultores familiares comercializam 392,2 toneladas de alimentos “TRIPINHA” q 05 Comida típica de Linhares pode virar patrimônio cultural imaterial Processo Judicial Eletrônico será implantado em Aracruz O presidente do Tribunal de Justiça (TJES), desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, determinou a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em 18 novas unidades judiciárias do Espírito Santo, entre elas Aracruz, a partir do dia 26.

Upload: others

Post on 05-Nov-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: “Onde a imprensa é livre e tOdO hOmem é capaz de ler, tudO

PÁGINA q 03

PÁGINA q 10

www.folhalitoral.com.br

ANO XXVIII | NÚMERO 1.123 - EDIÇÃO DE 09 PÁGINAS

“Onde a imprensa é livre e tOdO hOmem é capaz de ler, tudO está salvO” (Thomas Jefferson)

FOlha dO litOralFUNDADO EM 18 DE ABRIL DE 1993 l O JORNAL DE ARACRUZ E REGIÃO

ARACRUZ (ES) | 06 A 12 DE AGOSTO DE 2021

vereador continua trabalhando de

garçom em aracruzQue o ex-líder comunitário Alcihélio Lima de Negreiros, o

Cecéu, pelo seu histórico de luta contínua em favor do bairro Morobá, em Aracruz, poderia vir a ocupar uma cadeira na

Câmara de Vereadores da cidade ninguém duvidava. O que pouca gente imaginava era que depois de eleito ele

continuasse trabalhando como garçom na churrascaria e pizzaria do Sítio Santa Joana. Em função do Dia do Garçom,

comemorado no próximo dia 11, a reportagem da FOLHA DO LITORAL conversou o vereador, o segundo mais votado

nas eleições municipais do ano passado, que quer seguir conciliando as exigências e trâmites burocráticos do seu

primeiro mandato com a “arte de bem servir”.

“a Feira vai até vOcê”

q 06

agricultores familiares comercializam 392,2

toneladas de alimentos

“tripinha”

q 05

comida típica de linhares pode virar patrimônio

cultural imaterial

processo Judicial eletrônico será implantado em aracruz

O presidente do Tribunal de Justiça (TJES), desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa, determinou a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em 18 novas unidades judiciárias do Espírito Santo, entre

elas Aracruz, a partir do dia 26.

Page 2: “Onde a imprensa é livre e tOdO hOmem é capaz de ler, tudO

No iní-cio do século p a s -s a d o a l g um

intrépido julgador decidiu datilografar suas sentenças, ao invés de escrevê--las à mão. Foi du-ramente criticado pelo ‘mundo das leis’ – afinal, como saber-se se os tex-tos eram mesmo dele? Chegou a ter decisões anuladas por conta disso.

Nos idos de 1990 um outro impetuo-so magistrado deci-diu incorporar à sua rotina de trabalho um certo equipa-mento denominado ‘computador’. Foi objeto de ácidas críticas pelo ‘mun-do das leis’ – ao fim do cabo, como confiar-se a sorte de um ser huma-no a uma máquina desprovida de sen-timentos? Também neste caso decisões foram cassadas.

Chegamos ao ano 2000, quan-do alguns incautos sugeriram que os processos judiciais passassem a ser ar-quivos de computa-dor. Foram violen-

tamente criticados pelo ‘mundo das leis’ – uma medida absurda, susten-tou-se então.

Mais ou menos na mesma época su-geriu-se a gravação de alguns procedi-mentos, buscando--se ganhos em velocidade e fideli-dade. As reações, uma vez mais, fo-ram intensas: como abandonarmos a prática secular dos ditados, transcri-ções, assinaturas e termos?

Dez anos depois alguém no Poder Judiciário teve a ideia de oferecer atendimento atra-vés de videocon-ferência. Só faltou ser alvo de lincha-mento em praça pública – nosso ‘mundo das leis’ prontamente defi-niu ser aquela uma prática indigna.

Estes foram exemplos que en-contrei ao longo de mais de três déca-das de caminhada pelo tão reacioná-rio ‘mundo das leis’. Um mundo em cri-se e já insustentá-vel – porém, ainda preso ao passado.

Lanço, agora, um

olhar ao presente. Ninguém, no ‘mun-do das leis’, sequer cogita de voltar ao tempo dos textos manuscritos – to-dos estão satis-feitos com seus c o m p u t a d o r e s . Advogados e par-tes já podem ser atendidos via vide-oconferência, com imenso ganho de tempo e dinheiro. Hoje quem ainda não aderiu ao de-nominado ‘proces-so eletrônico’ está arrependido e bus-cando recuperar o atraso. O registro eletrônico de atos já é rotina.

Porém… quan-to tempo perdido! Quantos idealistas deses t imu lados ! Quanto mal cau-sado por conta de atrasos mil! Quan-to desperdício de recursos! Será que pelo menos apren-demos a lição? Con-templo o ‘mundo das leis’. E percebo que não – continu-amos justificando a grave advertência de Émile de Girar-din, no sentido de que “todos falam de progresso, mas ninguém sai da rotina”.

02 - FOlha dO litOral - ARACRUZ (ES) - 06 A 12 DE AGOSTO DE 2021 OPINIÃO

www.folhalitoral.com.brFacebook: @folhadolitoralonline | Instagram: @folhadolitoral

ARACRUZ - ES (27) 9 8856-9765

[email protected]@gmail.com

“Circulação em Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares e Fundão“

FOlha dOlitOral

Desembargador e presidente da Primeira CâmaraCriminal do Tribunal de Justiça do ES

pedrO valls Feu rOsa

O TEMPO PERDIDO

SOMOS O PRIMEIRO A DAR AS ÚLTIMASDO DIA A DIA DE ARACRUZ E REGIÃO

A Prefeitura Municipal de Aracruz por meio da Secretaria de Planejamento, Or-çamento e Gestão – SEMPLA, em parceria com a JOCAFE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA, informam que devido a problemas técnicos ocorridos no dia 06/07/2021 não foi possível realizar a audiência pública agendada para a referida data. Portanto, convidam novamente a todos para a audiência pública referente ao Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV do Loteamento Residencial JOCAFE a ser implantado na localidade Córrego do Limão, bairro Cupido. A audiência pú-blica será por meio de plataforma digital, no dia 17 de agosto de 2021, às 19:00 horas (Conforme Decreto 38.427/2020, o qual dispõe sobre audiência pública de forma virtual, enquanto durar a pandemia). O link será disponibilizado no site da Prefeitura 5 horas antes da audiência pública. Contamos com a sua participação!

Maiores informações pelo telefone 3270-7991

COMUNICADO SITE PMA

ESPORTE CLUBE DE ARACRUZ, neste ato representado pelo último Presidente Eleito para o Conselho de Administração.

• Considerando a necessidade de regularização/eleição de nova diretoria para o Clube;

• Considerando o alto percentual de inadimplemento dos associados;• Considerando a existência de débitos diversos em nome do Clube, alguns já

ajuizados;• Considerando a necessidade de modernizar o atual Estatuto;• Considerando a necessidade de formalizar a relação do Clube com terceiros.• Considerando a existência de aproximadamente 20 sócios proprietários adim-

plentes nessa data (numero a ser confirmado pela nova diretoria a ser eleita)CONVOCA todos os associados para a ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA para dia 20/08/2021, às 18:30 hs, em 1ª convocação, que será realizada de forma virtual, pela plataforma digital a ser informado posteriormente e presencial no au-ditório do CDL de Aracruz, na Rua José Alves da Costa, Edif. Ravena, Aracruz-ES.

A Ordem do Dia da Assembleia consiste em:• Aprovação de novo Estatuto.• Eleição da nova Diretoria, composição do Conselho de Administração e

Conselho Fiscal, dentre os sócios que estejam adimplentes (quitação ou adesão, durante a própria Assembleia, de qualquer das formas de pagamento previamente aprovadas);

• Deliberação sobre formas alternativas de quitação de débitos e de desfiliação por parte dos sócios. Disponibilização de procedimentos de Quitação ou Parcelamento;

• Deliberação sobre a formalização e regularização das relações contratuais do Clube com terceiros.

• Aprovação dos exercícios fiscais pretéritos e reabertura de novos livros pela nova Diretoria eleita.

• Assuntos diversos e relacionados as atividades do Esporte Clube.

Aracruz – ES, 04 de Agosto de 2021Esporte Clube Aracruz

Presidente do Conselho de Administração

1ª CONVOCAÇÃO/2021 PARAASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Siga-nos no

@folhadolitoral

Page 3: “Onde a imprensa é livre e tOdO hOmem é capaz de ler, tudO

ARACRUZ (ES) - 06 A 12 DE AGOSTO DE 2021 - FOlha dO litOral - 03ESPECIAL DIA DO GARÇOM

O garçom que se elegeu vereador em aracruz sem deixar

de exercer a profissãoPor Jasleon Humberto

Que o ex-líder comunitário Alcihélio Lima de Negreiros, o Cecéu, pelo seu histórico de luta contínua em favor do bairro Morobá, em Aracruz, poderia vir a ocupar uma cadeira na Câmara de Ve-readores da cidade ninguém duvidava. O que pouca gente imaginava era que depois de eleito ele continuasse traba-lhando como garçom na churrascaria e pizzaria do Sítio Santa Joana. Em função do Dia do Garçom, comemorado no pró-ximo dia 11, a reportagem da FOLHA DO LITORAL conversou com o verea-dor, o segundo mais votado nas eleições municipais do ano passado, que quer se-guir conciliando as exigências e trâmites burocráticos do seu primeiro mandato com a “arte de bem servir”.

Cecéu é garçom desde 1998. Para se aperfeiçoar na função, fez um curso pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Co-mercial (Senac) em meados dos anos 2000, tendo ficado como garçom fixo da Pizzaria Castelo até 2008. Depois, mesmo trabalhando na área industrial e posteriormente no serviço público em

cargos comissionados, o hoje vereador seguiu obtendo renda extra como gar-çom. “É uma profissão honrosa e digna. O que mais gosto nela é o contato com os clien-tes. Ter esse contato face a face não tem preço. Você acaba construindo amizades e também devo a isso o fato de hoje estar vereador. Levo dessa experiência para a Câmara Municipal a missão de bem servir, superando expectati-vas”, conta Cecéu.

No Sítio Santa Joana, Ceceú trabalha como garçom há pouco mais de quatro anos. Chegou para ajudar no jantar que a casa promoveu no Dia dos Namorados de 2017. Seu trabalho foi notado e por várias outras vezes foi chamado até que se efetivou, tendo mais tarde assumido a função de chefe da equipe de garçons e garçonetes do estabelecimento. “Com apoio dos gestores do Sítio Santa Joana, te-nho conseguido conciliar os trabalhos de forma satisfatória, sem me sobrecarregar. Sempre fui garçom e não havia porque não continuar sendo, uma vez que isso não com-prometeria em nada o exercício do mandato que me foi confiado”, salientou o vereador.

Lorenzo Cavalheri, administrador da churrascaria e pizzaria do Sítio Santa

Joana, define Cecéu como exemplo de honestidade, humildade e comprometi-mento. “Pode ter sido surpresa para outras pessoas ele continuar sendo garçom depois de eleito, mas para quem sabe da sua paixão por servir as pessoas, não. Costumo dizer que nós emprestamos Cecéu para realizar o sonho de estar vereador. Por quanto tempo quem vai decidir é ele e o eleitorado da nossa querida Aracruz, pois Cecéu ainda tem um longo caminho de parceria a percorrer aqui no Santa Joana. Fica nossa gratidão por ter um colaborador dedicado como ele, prin-cipalmente em um período tão difícil como essa pandemia que estamos vencendo”, res-saltou.

Cecéu está no 1° mandato como vereador

Equipe de garçons e garçonetes liderada por Cecéu na churrascaria do Sítio Santa Joana

Page 4: “Onde a imprensa é livre e tOdO hOmem é capaz de ler, tudO

12 - FOlha dO litOral - ARACRUZ (ES) - 19 A 25 DE JUNHO DE 2020 ESPECIAL04 - FOlha dO litOral - ARACRUZ (ES) - 06 A 12 DE AGOSTO DE 2021 ESPAÇO PET

Cães e humanos compartilham sensibilidade às emoçõesEstudo revela que ambos o seres acionam partes equivalentes do cérebro na ação

O cérebro dos cães e dos hu-manos é semelhante, pelo menos em relação à comuni-cação e às emoções, segundo um novo estudo. A pesquisa, publicada na revista Current

Biology, é a primeira a comparar as funções cerebrais de humanos às de animais não primatas. Os pesquisadores constataram que tanto cães como homens aprende-ram a perceber as emoções alheias ao longo de sua evolução. O pen-samento acompanha a seguinte li-nha de raciocínio: se conseguimos perceber se uma pessoa ou um cão está feliz, triste ou pronto para bri-gar, e os cachorros podem fazer a mesma analogia. Os resultados sugerem que eles também ativam mecanismos cerebrais parecidos para processar informações so-ciais. Talvez isso explique o êxi-to da comunicação vocal entre as duas espécies. Quando você diz alguma coisa para seu cachorro e

ele parece entender, há uma boa chance de que ele realmente te-nha compreendido - pelo menos, quanto às emoções que você está transmitindo. Para o estudo, foram realizados exames de ressonância magnética em humanos e cães, es-pecialmente treinados para ficar imóveis dentro do equipamento. Os pesquisadores monitoraram a atividade cerebral dos dois gru-pos enquanto ouviam cerca de 200 sons de cães e humanos, de gemidos e choros a risos e latidos. Quando ouviam vozes, tanto cães como humanos ativavam áreas se-melhantes do cérebro. No entan-to, os cães reconheciam melhor os sons de sua própria espécie. Uma das diferenças ressaltadas é que, nos cães, 48% das regiões cerebrais sensíveis ao som reagiam mais in-tensamente a ruídos que a vozes. Já nos humanos, apenas 3% dessas regiões mostraram reações mais intensas a sons não vocais.

Page 5: “Onde a imprensa é livre e tOdO hOmem é capaz de ler, tudO

ARACRUZ (ES) - 06 A 12 DE AGOSTO DE 2021 - FOlha dO litOral - 05CIDADES

Jovens têm até o dia 9 para se inscreverem em programa de qualificação da Suzano

Termina no dia 9 o prazo de inscrições para o programa de qualificação de jovens da Suza-no. O processo de inscrição do Programa Formare está aberto para jovens de 18 ou 19 anos

completos até 30 de setembro deste ano. No Espírito Santo, esta será a pri-meira turma da iniciativa.

Desenvolvido pelo programa Volun-tariar, em parceria com a Fundação Iochpe, o Formare é uma iniciativa apoiada pela Suzano com o objetivo de capacitar jovens em situação de vulne-rabilidade social para a educação pro-fissional e para o mercado de trabalho.

Além da idade, interessados e inte-ressadas em participar do programa precisam atender alguns pré-requisi-tos, como ter renda per capita de até um salário-mínimo por pessoa da resi-dência; não ser filho de colaborador/a da empresa; ter Ensino Médio comple-to ou estar cursando do 1º ao 3º ano em escola pública; ser morador de Bar-ra do Sahy, Barra do Riacho ou Vila do Riacho, em Aracruz; ter disponibilida-de de horário para estudar no período de 8h às 16h (de segunda a sexta-feira, durante o curso) e participar de um processo seletivo que inclui prova de matemática e português.

Dentre os benefícios oferecidos es-tão a capacitação profissional com carga horária média de 1.200 horas, uniforme, material escolar e seguro de vida. As aulas, que durante o pe-ríodo de pandemia serão realizadas excepcionalmente em formato virtual, são ministradas por voluntários(as) capacitados(as) pela Fundação Iochpe. Elas estão previstas para iniciar em outubro de 2021 e serão, ao todo, dez meses de curso. As inscrições podem ser feitas no site http://avaformare.org.br/cadastro/, indicando a unidade de interesse (Aracruz – ES ou Três Lago-as-MS).

comida típica de linhares pode virar patrimônio

Por Silvia Magna

Uma iguaria muito aprecia-da no Norte do Estado pode se transformar em patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo caso o Projeto de Lei (PL) 337/2021, de autoria do depu-tado Luiz Durão, seja aprova-do. Trata-se da “Tripinha”, salgado que nasceu em Linha-res nos anos 60 e conquistou o

paladar dos capixabas.A iguaria foi criada duran-

te um casamento na região, quando a cozinheira Anita Paiva percebeu que não havia recheio suficiente para prepa-rar mais quitutes e atender ao crescente número de convida-dos da festa. Ela, então, cortou a massa em uma máquina de fabricar macarrão e jogou as ti-ras em uma panela com banha

de porco quente. A tripinha foi passada de geração em gera-ção. Hoje, é vendida no comér-cio regional e muitas famílias vivem de sua fabricação.

De acordo com a iniciativa, autores locais documentaram a tripinha em livros e portais de notícias do Norte capixaba. Além disso, a iguaria ganhou um dia para chamar de seu. A Prefeitura de Linhares ins-tituiu no calendário oficial de eventos históricos e culturais da cidade o dia 18 de janeiro como a data em que Dona Ani-ta criou o salgado.

Conforme a justificativa do projeto, bens culturais ima-teriais são criações de uma comunidade local, baseadas em tradições e passadas de geração em geração tornando--se expressão da identidade regional. “A tripinha, com toda certeza, tendo em vista a sua rele-vância para uma importantíssima região do Estado, encaixa-se per-feitamente nesse conceito”, afir-ma Durão.

Projeto de lei declara a “tripinha”, iguaria criada na década de 60, como patrimônio cultural imaterial do Estado

Foto: Regina Reis

A pandemia da covid-19 deixou ainda mais evidente o desejo dos jovens de tra-balharem com propósito. No programa de desenvolvimen-to de lideranças da startup Ensina Brasil eles podem fa-zer isso ao mesmo tempo em que se desenvolvem. As ins-crições para o processo sele-tivo estão abertas até o pró-ximo dia 20 de setembro no site www.ensinabrasil.org.br/sejaumensina

Com cinco fases, o proces-so seletivo é 100% online e baseado em competências. Para se inscrever é preciso ter curso superior completo, nas modalidades licenciatu-ra ou bacharelado, concluído entre dezembro de 2012 e ja-neiro de 2022, com diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O programa tem for-mação intensiva de mais de 545 horas ao longo dos dois anos. Mais informações po-dem ser consultadas no site da inscrição.

Ensina Brasil abre inscrições para programa de desenvolvimento de lideranças

Page 6: “Onde a imprensa é livre e tOdO hOmem é capaz de ler, tudO

12 - FOlha dO litOral - ARACRUZ (ES) - 19 A 25 DE JUNHO DE 2020 ESPECIAL06 - FOlha dO litOral - ARACRUZ (ES) - 06 A 12 DE AGOSTO DE 2021 CIDADES

agricultores familiares comercializam 392,2 toneladas

de alimentosA

gricultores familiares apoiados pelo projeto “A Feira vai até você”, da Suzano, atingiram a marca de 392,2 to-neladas de alimentos

comercializados em um mo-delo de entrega domiciliar. Foram vendidas, no forma-to delivery, 48 mil cestas em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Bahia, Espírito San-to e Maranhão. Em seu pri-meiro ano, a iniciativa gerou uma receita bruta de R$ 1,5 milhão.

A partir do projeto, a Suza-no visa ajudar a minimizar os impactos econômicos da pandemia nas comunidades rurais apoiadas pelo Pro-grama de Desenvolvimento Rural e Territorial (PDRT). Os agricultores e agriculto-ras familiares envolvidos no projeto recebem apoio técni-co e consultoria especializa-da focada na gestão do novo modelo de entrega e na di-vulgação do novo sistema

de delivery de cestas agroe-cológicas.

Em junho do ano passado, com apenas um mês de ini-ciativa, a companhia já ha-via obtido resultados além do esperado, comercializan-do 1.252 cestas, 500 a mais do que a meta de 752 cestas entregues semanalmente. Desde então, o número de pessoas atendidas pelos pro-dutores não para de crescer.

“Pequenos produtores, como os agricultores beneficiados pelo projeto, foram fortemente impactados no início da pan-demia por conta do fechamento de feiras e do menor fluxo de clientes. Diante desse cenário, contribuir com a geração de renda dessas famílias era uma prioridade para a Suzano. Nós acreditamos que ‘A feira vai até você’ permanecerá mesmo após esse período e abrirá novas portas para diversas pessoas”, afirma Giordano Automare, Gerente de Desenvolvimen-to Social da Suzano.

Em seu primeiro ano, iniciativa “A feira vai até você” gerou uma receita de R$ 1,482 milhão para famílias em cinco estados

Em um ano, a gente tem muita coisa pra mostrar. As principais, a gente te conta agora.

Conheça nosso Relatório de Gestão 2020-2021.Sua oportunidade de conhecer de perto como conduzimos e representamos a indústria capixaba num período de tamanho turbulência.

Tudo com dados oficiais, informações precisas, diretas da fonte.

Aponte a câmera do seu celular para o QR Code e confira o Relatório de Gestão 2020-2021na íntegra.

Page 7: “Onde a imprensa é livre e tOdO hOmem é capaz de ler, tudO

ARACRUZ (ES) - 06 A 12 DE AGOSTO DE 2021 - FOlha dO litOral - 07CIDADES

Dr. Renan Barreto da Silva Caminha, novo diretor técnico do Hospital São Camilo

Agora é lei: hospitais, clínicas e similares cre-denciados ao plano de saúde do usuário são obrigados a acomoda-rem os pacientes de

acordo com o respectivo con-trato. A Lei 11.351, de autoria do deputado Luiz Durão, foi sancionada pelo governador Renato Casagrande e já está em vigor em todo o Estado.

O autor explicou que rece-beu diversas reclamações de que esses estabelecimentos es-tavam acomodando pacientes em salas improvisadas, sem respeitar o direito do consu-midor ao leito que ele paga ao plano de saúde. “Soube até de pacientes que foram parar em sala onde funciona a parte admi-nistrativa de hospital, com entra e sai de profissionais, o que au-menta o risco de contaminação. Penso que em um momento de

plano de saúde: nova lei garante leito compatível com contrato dos usuários

fragilidade como é a doença, é inadmissível que o consumidor passe por esse tipo de constrangi-mento”, destacou Luiz Durão.

A nova regra prevê que em caso de comprovação da falta de leito compatível ao contra-to, o paciente deverá ser avisa-

do e acomodado em um espa-ço que respeite o seu bem-estar e direitos. O plano de saúde também deverá ser notificado e o valor cobrado compatível com a nova acomodação. O descumprimento da lei gera multa de R$ 3.645,90, cobrada em dobro em caso de reinci-dência. “Fique de olho e exija os seus direitos! Qualquer prática abusiva por parte desses estabele-cimentos deve ser denunciada ao Procon”, frisou o deputado.

A Lei 11.351, de autoria do deputado Luiz Durão, foi sancionada pelo governador Renato Casagrande e já está em vigor em todo o Estado.

Page 8: “Onde a imprensa é livre e tOdO hOmem é capaz de ler, tudO

12 - FOlha dO litOral - ARACRUZ (ES) - 19 A 25 DE JUNHO DE 2020 ESPECIAL08 - FOlha dO litOral - ARACRUZ (ES) - 06 A 12 DE AGOSTO DE 2021 ARACRUZ

Page 9: “Onde a imprensa é livre e tOdO hOmem é capaz de ler, tudO

ARACRUZ (ES) - 06 A 12 DE AGOSTO DE 2021 - FOlha dO litOral - 09CIDADES

Está no ar mais um vídeo da campanha de adoção do Tri-bunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), “Esperando por Você”. Os novos participan-tes são os irmãos Ana Clara, de 7 anos; Tiago, de 12; e An-dré, de 15.

O trio, que adora ler e brin-car ao ar livre, ainda sonha em encontrar uma família. “Quando eu crescer, quero ter uma família muito legal”, conta o adolescente de 12 anos. Os irmãos estão entre as cerca de 100 crianças e adolescentes disponíveis para adoção hoje no Espírito Santo.

Três irmãos são os novos participantes da

campanha de adoção

“Esperando por Você” é uma campanha desenvolvi-da pelo Tribunal de Justiça, por meio da Comissão Es-tadual Judiciária de Adoção (CEJA-ES), que vem ajudan-do crianças e adolescentes com condições especiais de saúde ou grupos de irmãos a encontrarem uma família. Ao todo, 11 participantes já foram adotados, 9 estão em processo de adoção e outros 9 em aproximação. Para mais informações sobre o proje-to e os participantes, acesse http://www.tjes.jus.br/espe-randoporvoce/

escola ermentina leal promove encerramento das disciplinas eletivas

A Escola Ermentina Leal, no distrito de Vila do Riacho, em Aracruz, promoveu o encerra-mento das disciplinas eletivas, componente da parte diversifi-cada do currículo da Rede Esta-dual, com 10 turmas de tempo integral, modalidade que passou a ser ofertada neste ano. “Esta-mos num aprendizado diário neste novo modelo de educação. Vencendo barreiras impostas pela pandemia, como por exemplo, o fato da oferta das eletivas não acontecer de forma multisseriada, em que cada aluno es-colheria o tema que mais gosta, que seria o ideal. Nas próximas eletivas teremos todos os alunos na escola, e isso com certeza fará uma enorme diferença”, destacou Luiz Claudio Moro Aioffi, diretor da unidade de ensino.

Alunos do 6° ano participaram

de uma caminhada orientada a partir do tema “esportes de aven-tura”, os do 7° interagiram em um campeonato de xadrez, os do 8° ano prepararam uma degusta-ção de comidas dentro da temáti-ca “cultura e sociedade”, além de uma apresentação de fotos intitu-lada “Fotovila e seus múltiplos olhares”. Já os alunos do 9° ano abordaram questões associadas ao meio ambiente e a área da saú-de em suas apresentações.

O encerramento das disciplinas eletivas ainda contou com apre-sentação de paródias e a organi-zação de uma “feira saudável” por parte dos alunos do Ensino Médio. A estudante Jamilly Nu-nes Lopes lembrou que “o conhe-cimento adquirido através de cada eletiva pode ser passado para amigos e familiares, pelos próprios alunos”.

Page 10: “Onde a imprensa é livre e tOdO hOmem é capaz de ler, tudO

12 - FOlha dO litOral - ARACRUZ (ES) - 19 A 25 DE JUNHO DE 2020 ESPECIAL10 - FOlha dO litOral - ARACRUZ (ES) - 06 A 12 DE AGOSTO DE 2021 ARACRUZ

processo Judicial eletrônico será implantado em aracruz

O presidente do Tribunal de Justiça (TJES), desembarga-dor Ronaldo Gonçalves de Sousa, determinou a implan-tação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em 18 novas

unidades judiciárias do Espírito Santo, entre elas Aracruz, a partir do dia 26. A partir da implantação do PJe, fica afas-tado o peticionamento por outro meio. Entretanto, peticionamentos, recursos e incidentes vinculados a processos em tramitação em outros sistemas judiciais têm mantidas a forma de procedimento. Também fica proibido o peticionamento de matéria diversa da implantação ou em unidade em que o sistema ainda não foi implantado.

O acesso ao PJe por advogados é feito diretamente no sistema, com o uso de certificado digital e assinatura do Termo de Compromisso eletrônico disponibi-lizado no primeiro acesso. A aquisição

do certificado digital e do dispositivo criptográfico portátil caberá ao usuário ou à instituição à qual estiver vinculado. Para órgão municipal, estadual e federal, e suas entidades da administração indi-reta, Ministério Público e Defensoria, o acesso é feito mediante credenciamento por formulário próprio, disponível no endereço eletrônico a seguir: http://www.tjes.jus.br/pje/1o-grau/formularios-para--atuacao-em-1o-grau/. Outros órgãos vinculados, como autarquias e fundações públicas, deverão informar se a Procura-doria também os representa; caso contrá-rio, o órgão vinculado deverá preencher formulário próprio.

Com a expansão, passam a contar com o Processo Judicial Eletrônico as seguin-tes unidades e respectivas competências:• Vara da Infância e da Juventude de Aracruz,

Colatina e Guarapari – Competência Infância e Juventude (Seção Cível);

• 1ª Vara da Infância e da Juventude de

Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica e Linhares – Competência Infância e Juventude (Seção Cível);

• Vara da Infância e da Juventude, Órfãos e Sucessões de São Mateus – Competência Infância e Juventude (Seção Cível) e Órfãos e Sucessões;

• 1ª Vara da Infância e da Juventude e Vara de Órfãos e Sucessões de Serra – Competência Infância e Juventude (Seção Cível) e Órfãos e Sucessões;

• 1ª Vara da Infância e da Juventude, Órfãos e Sucessões e Acidentes de Trabalho de Viana – Competência Infância e Juventude (Seção Cível), Acidentes de Trabalho e Órfãos e Sucessões;

• 1ª Vara da Infância e da Juventude, 1ª e 2ª Varas de Órfãos e Sucessões de Vila Velha – Competência Infância e Juventude (Seção Cível) e Órfãos e Sucessões;

• 1ª Vara da Infância e da Juventude, 1ª e 2ª Varas de Órfãos e Sucessões, Vara de Auditoria Militar e Vara Especializada de Acidentes de Trabalho de Vitória – Competência Infância e Juventude (Seção Cível), Órfãos e Sucessões, Auditoria Militar (matéria Cível) e Acidentes de Trabalho.

Brasileiro de Enduro é atração esportiva em aracruz

Amanhã 7 e domingo 8, Aracruz será palco da quarta rodada do Campeonato Brasileiro de En-duro. É a oitava vez que o município recebe a competição que reúne os maiores nomes do mo-tociclismo nacional. Destaque para Bruno Crivi-lin, prata da casa, que é tricampeão da categoria E1, além de único representante brasileiro no Mundial de Enduro. Quem também estará com-petindo no “quintal de casa” é Danilo Sfalsim, que lidera a classe juvenil.

O evento terá como base a Praça Heraldo Bar-bosa Musso. O percurso da prova soma cerca

de 53 quilômetros, com três especiais trechos cronometrados. “Cada um deles tem características diferentes”, destaca Aloisio Sfalsim, o Telão, pre-sidente do Trail Clube Tribo da Trilha (TCTT) e responsável pela organização local, acrescentan-do que “as expectativas para as etapas do Brasileiro em Aracruz são as melhores possíveis”.

Ao todo, haverá disputa para 18 categorias da competição: E1, E2, E3, E4, EJ, E35, E40, E45, E50, E55, EAmador Nacional, EAmador Importada, EFeminina, Youth, Infantil, Cadete, Juvenil e Fe-minina Kids.

O piloto aracruzense Bruno Crivilin compete pela categoria E1

A Paróquia São João Batista, em Ara-cruz, promove entre domingo 8 e o próximo dia 14, a “Semana da Família 2021”, com programação diária na Igre-ja Matriz. Confira:

08/08 (domingo)7h, 9h e 19h – Santa Missa

09/08 (segunda-feira)19h – Oração do Terço Luminoso

10/08 (terça-feira)19h – Encontro vocacional “Juventude, Tempo de Escolhas”

11/08 (quarta-feira)19h – Noite de Louvor e Espiritualidade

12/08 (quinta-feira)19h – Santa Missa com Benção dos Ca-sais Jubilares

13/08 (sexta-feira)15h – Início das 24 horas de oração pe-las famílias

14/08 (sábado)19h – Santa Missa e Benção dos Noivos

Paróquia promove Semana da Família em

Aracruz

PROGRAMAÇÃO*7/8 (Sábado)Das 7h30 às 10h - Condução das motos vistoria-das ao Parque Fechado08h00 - Largada dos pilotos das categorias Kids10h00 - Largada dos dois primeiros pilotos das demais categorias16h00 - Pre-finish16h20 - Condução das motos ao Parque Fechado20h00 - Divulgação dos resultados oficiais8/8 (Domingo)7h00 - Largada dos pilotos das categorias Kids9h00 - Largada dos dois primeiros pilotos das de-mais categorias15h00 - Condução das motos ao Parque Fechado16h30 - Divulgação dos resultados oficiais*sujeita a alterações