onÇa-pintada fauna - valec.gov.br · em áreas de cerrado, citamos a jibóia, a cascavel, várias...

2
Empreendedor: Apoio: Construtor: O bioma Cerrado apresenta grande variedade de espécies em todos os ambientes e dispõem de mui- tos recursos ecológicos. Além da grande diversida- de de flora, a fauna é uma das mais ricas do Brasil. Entre os Vertebrados de maior porte encontrados em áreas de Cerrado, citamos a jibóia, a cascavel, várias espécies de jararaca, o lagarto Teiú, a ema, a seriema, a curicaca, o urubu comum, o urubu caçador, o urubu-rei, araras, tucanos, papagaios, gaviões, o tatu-peba, o tatu-galinha, o tatu-canas- tra, o tatu-de-rabo-mole, o tamanduá-bandeira e o tamanduá-mirim, o veado campeiro, o cateto, a anta, o cachorro-do-mato, o cachorro-vinagre, o lobo-guará, a jaritataca, o gato mourisco, e muito raramente a onça-parda e a onça-pintada. Cerrado Brasileiro FAUNA CORUJA DA IGREJA Nome científico: Tyto alba Mais encontradas nos subsistemas de campo e cerrado, a coruja da igreja, como é popularmente chamada, quando adulta pesa aproximadamente 400g. É uma espécie capaz de caçar suas presas localizando-as principalmente pela audição. ONÇA-PINTADA Nome científico: Panthera onca É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, é o maior do continente americano. A onça-pintada está fortemente associada com a presença de água e é notável como um felino que gosta de nadar. É, geralmente, solitária. Considerado um importante predador, desempe- nhando um papel na estabilização dos ecossiste- mas e na regulação das populações de espécies de presas. Tem uma mordida excepcionalmente for- te, mesmo em relação aos outros felinos. SIRIEMA Nome científico: Cariama cristata São aves de médio porte, terrestres, que preferem correr a voar. Diz a lenda que o canto deste pássaro indica o final da época das chuvas. Andam em casais ou pequenos grupos. Só voam quando se sentem ameaçadas. Supervisor:

Upload: vuongbao

Post on 26-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ONÇA-PINTADA FAUNA - valec.gov.br · em áreas de Cerrado, citamos a jibóia, a cascavel, várias espécies de jararaca, o lagarto Teiú, a ema, a seriema, a curicaca, o urubu comum,

Empreendedor:

Apoio:Construtor:

O bioma Cerrado apresenta grande variedade deespécies em todos os ambientes e dispõem de mui-tos recursos ecológicos. Além da grande diversida-de de flora, a fauna é uma das mais ricas do Brasil. Entre os Vertebrados de maior porte encontrados em áreas de Cerrado, citamos a jibóia, a cascavel, várias espécies de jararaca, o lagarto Teiú, a ema, a seriema, a curicaca, o urubu comum, o urubu caçador, o urubu-rei, araras, tucanos, papagaios, gaviões, o tatu-peba, o tatu-galinha, o tatu-canas-tra, o tatu-de-rabo-mole, o tamanduá-bandeira e o tamanduá-mirim, o veado campeiro, o cateto, a anta, o cachorro-do-mato, o cachorro-vinagre, o lobo-guará, a jaritataca, o gato mourisco, e muito raramente a onça-parda e a onça-pintada. Cerrado

Brasileiro

FAUNA

CORUJA DA IGREJA

Nome científico: Tyto alba

Mais encontradas nos subsistemas de campo e cerrado, a coruja da igreja, como é popularmente chamada, quando adulta pesa aproximadamente 400g. É uma espécie capaz de caçar suas presas localizando-as principalmente pelaaudição.

ONÇA-PINTADA

Nome científico: Panthera onca

É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, é o maior do continente americano. A onça-pintada está fortemente associada com a presença de água e é notável como um felino que gosta de nadar. É, geralmente, solitária. Considerado um importante predador, desempe-nhando um papel na estabilização dos ecossiste-mas e na regulação das populações de espécies de presas. Tem uma mordida excepcionalmente for-te, mesmo em relação aos outros felinos.

SIRIEMANome científico: Cariama cristata

São aves de médio porte, terrestres, que preferem correr a voar. Diz a lenda que o canto deste pássaro indica o final da época das chuvas. Andam em casais ou pequenos grupos. Só voam quando se sentem ameaçadas.

Supervisor:

Page 2: ONÇA-PINTADA FAUNA - valec.gov.br · em áreas de Cerrado, citamos a jibóia, a cascavel, várias espécies de jararaca, o lagarto Teiú, a ema, a seriema, a curicaca, o urubu comum,

Nome científico: Caryocar brasiliense

O pequizeiro é uma árvore típica do cerrado, que possui troncos e ramos tortuosos. As folhas são de coloração verde. As flores possuem pétalas de cor branca. Os frutos são do tipo drupa e seus caroços são envolvidos por uma polpa carnosa e comestível.

BURITIPEQUIIntitulado como Berço das Águas por abrigar nascen-tes de importantes bacias hidrográficas da América do Sul, como a Bacia do Prata, a do São Francisco e a Amazônia, o Cerrado ocupa um quarto do território brasileiro. Seus 2 milhões de quilômetros quadrados é o que o torna o segundo maior bioma, perdendo apenas para a Amazônia, abrangendo oito estados do Brasil Central: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal.

Conhecido como “Savana brasileira”, o cerrado pos-sui uma vegetação diversificada apesar dos amplos planaltos serem predominantes. Situado entre 300 e 600 metros acima do nível do mar, é conhecido pe-las duas estações típicas da região tropical: o inverno

CERRADO

Nome científico: Orchis militaris

Majoritariamente epífitas, as orquídeas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio

ORQUÍDEA

Você sabia?A vegetação do

Cerrado é constituida,

principalmente, por gramíneas e arbustos de

pequeno porte.

Nome científico: Mauritia flexuosa

É um indicativo infa-lível da existência de água na região. Como o Cerrado é rico em água, lá estão os buritis, emoldurando as veredas, riachos e cachoeiras, inseridos nos brejos e nascentes.

11 de setembro é comemorado o dia

do Cerrado.

A madeira é própria para construção civil e naval. Na culinária, o caroço com a polpa são cozidos com arroz, além de usada para preparo de licor e para extração de manteiga e sebo.

Caracterizadas por possuírem árvores de pequeno e médio porte, de troncos torcidos e recurvados e folhas grossas, a vegetação rala e rasteira do cerrado possui uma extensa área que equivale a toda Europa Ociden-tal. Dentre os quentes campos rupestres é fácil achar as mais exuberantes e exóticas espécies de flora. Em termos de riqueza, esta flora deve ser superada apenas pelas florestas amazônicas e pelas florestas atlânticas.

Entre as espécies vegetais que caracterizam o Cer-rado estão o barbatimão, o pau-santo, a gabiroba, o pequizeiro, o araçá, a sucupira, o pau-terra, o buriti, a catuaba , entre outros.

para buscar luz; não são plantas parasitas, nutrindo-se

apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas

raízes.

FLORA

Uma curiosidade é que suas frutas são comestíveis e podem ser transformadas em doces, sucos e licores.