ofício reitoria uel

4
OFÍCIO À REITORIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA Magnífica Reitora da Universidade Estadual de Londrina Professora Doutora Nádina Aparecido Moreno, Nós, universitários que abaixo assinam através de sua instituição de representação na comunidade da Universidade Estadual de Londrina, pedimos a licença de Vossa Magnificência para, respeitosamente, denunciar e pedir providências urgentes acerca de um material didático que ora encontra-se presente na Biblioteca Setorial de Ciências Humanas, bem como na biblioteca do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ), de nossa Universidade e que possui conteúdo inaceitável, que viola brutalmente todas as finalidades elencadas no Artigo 3º de nosso ‘Estatuto da Universidade Estadual de Londrina’, especialmente seus incisos I, III, IV, VI, VII, VIII, IX e XI. Tal material trata-se de todos os livros presentes nas supracitadas bibliotecas, escritos pelos autores Luciano Dalvi e Fernando Dalvi, cujos títulos são: - ‘Curso Avançado de Biodireito’ (Dalvi, Luciano. Florianópolis: Conceito Editorial, 2008) (4 exemplares na BS/CH, 2 exemplares na BS/EAAJ);

Upload: henrique-franco-morita

Post on 01-Dec-2015

41 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ofício Reitoria UEL

OFÍCIO À REITORIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Magnífica Reitora da Universidade Estadual de Londrina Professora Doutora Nádina Aparecido Moreno,

Nós, universitários que abaixo assinam através de sua instituição de representação na comunidade da Universidade Estadual de Londrina, pedimos a licença de Vossa Magnificência para, respeitosamente, denunciar e pedir providências urgentes acerca de um material didático que ora encontra-se presente na Biblioteca Setorial de Ciências Humanas, bem como na biblioteca do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ), de nossa Universidade e que possui conteúdo inaceitável, que viola brutalmente todas as finalidades elencadas no Artigo 3º de nosso ‘Estatuto da Universidade Estadual de Londrina’, especialmente seus incisos I, III, IV, VI, VII, VIII, IX e XI.

Tal material trata-se de todos os livros presentes nas supracitadas bibliotecas, escritos pelos autores Luciano Dalvi e Fernando Dalvi, cujos títulos são:

- ‘Curso Avançado de Biodireito’ (Dalvi, Luciano. Florianópolis: Conceito Editorial, 2008) (4 exemplares na BS/CH, 2 exemplares na BS/EAAJ);

- ‘Direito Constitucional Esquematizado’ (Dalvi, Luciano. 2ª ed. Florianópolis: Conceito Editorial, 2008) (4 exemplares na BS/CH, 3 exemplares na BS/EAAJ);

- ‘Teoria e Prática do Direito Penal’ (Dalvi, Luciano. Florianópolis: Conceito Editorial, 2009) (3 exemplares BS/CH, 1 exemplar BS/EAAJ);

Page 2: Ofício Reitoria UEL

- ‘Curso Avançado de Direito do Consumidor: doutrina, prática e jurisprudência’ (Dalvi, Fernando; Dalvi, Luciano. Florianópolis: Conceito Editorial, 2009) (3 exemplares BS/CH, 1 exemplar BS/EAAJ);

- ‘Manual de Prática Trabalhista’ (Dalvi, Fernando; Dalvi, Luciano. Florianópolis: Conceito Editorial, 2009) (3 exemplares BS/CH, 1 exemplar BS/EAAJ).

Os livros acima elencados possuem conteúdo largamente homofóbico, preconceituoso, discriminatório e sexista (como comprovam as cópias em anexo com as devidas indicações dos locais onde se encontra o mencionado conteúdo), proferindo frases inimagináveis e de rara violência verbal e intelectual contra uma minoria, especificamente, neste caso, os homossexuais.

São, ainda, dotados de uma série de passagens de concatenações lógicas completamente absurdas e incompreensíveis, de condão totalmente desleixado e descompromissado com uma postura de pesquisa minimamente séria, uma técnica de escrita adequada e um compromisso gramatical básico, repetindo enormes tópicos em várias partes de um mesmo livro, dando a sensação de se querer ‘fazer volume’ para aumentar o tamanho da obra.

Além disso, não possuem qualquer valor didático ou histórico que justifique sua presença nas estantes de nossa Universidade, tratando-se de obras insignificantes na dogmática jurídica e na literatura do Direito nacional, estadual ou municipal, configurando-se como desprezíveis enquanto contribuição científica ou filosófica do estudo do direito, não zelando por qualquer espécie de metodologia e criticismo didático-científico em sua organização, sendo, portanto, tão-somente baluartes de um discurso de ódio e segregação que o Estado de Direito firmado pós-Constituição de 1988 não mais admite e tampouco difunde dentro de suas instituições públicas de ensino.

Tais livros foram doados à nossa Universidade no ano de 2009 pelo próprio autor Luciano Dalvi, segundo consta na anotação feita pela biblioteca nas folhas de rosto dos livros.

Sendo assim, a comunidade que abaixo assina, vem à presença de Vossa Magnificência pedir a devolução imediata de todo esse material ao autor que fez a doação, acompanhada de um documento oficial da Universidade Estadual de Londrina que rejeite tais doações por motivo de irrelevante valor acadêmico e

Page 3: Ofício Reitoria UEL

inobservância do respeito à Dignidade da Pessoa Humana, fundamento da República insculpido no Artigo 1º, inciso III, da Constituição Federal.

Tal documento servirá para que a Universidade Estadual de Londrina seja exemplo no sentido de que outras instituições de ensino de nosso Estado também tomem medidas para coibir o absurdo encontrado nas referidas obras, que encontram-se em outras bibliotecas, também sob a forma de doação feita pelo autor, numa tentativa clara de disseminação de sua verborragia discriminatória.

Ainda, em caráter de urgência, pede-se que Vossa Magnificência oficie às bibliotecas da Universidade (BS/CH e BS/EAAJ) onde se encontram os livros, determinando a sua retirada das prateleiras imediatamente, de modo que não mais estejam acessíveis ao público universitário, resguardando as cópias apenas para a oportuna utilização deste material pelo Ministério Público, já informado do conteúdo dos livros, até que o material seja devolvido ao autor, conforme se pediu acima.

Assim sendo, seguem os documentos que comprovam o que foi alegado acima, bem como os devidos agradecimentos e a renovação da expectativa da comunidade universitária por uma célere resposta e providência por parte de Vossa Magnificência.

Atenciosamente,

Centro Acadêmico Sete de Março.

Londrina, 06 de março de 2013.