ofício encaminhado ao ministro da justiça

Upload: abaantropologia

Post on 07-Jul-2015

177 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

ABA solicita informações, à FUNAI e ao Ministério da Justiça, sobre as providências adotadas face aos graves acontecimentos no município de Iguatemi/MSA família extensa Kaiowá, pertecente ao território Pyelito kue, informou na madrugada do dia 08 de agosto de 2011, que um grupo decidiu retornar ao território Pyelito Kue-Mbarakay, área atualmente localizada no município de Iguatemi/MS.Como o grupo Kaiowá tentou retornar ao território, em julho de 2003 e dezembro de 2009, e sofreram graves agressões a ABA demonstra preocupação e solicita providências aos órgão competentes.

TRANSCRIPT

Braslia, 10 de agosto de 2011

Ofcio n 056/2011/ABA/PRES

Excelentssimo Senhor Jos Eduardo Cardozo Ministro da Justia Ministrio da Justia

Assunto: famlias Kaiow do Pyelito Kue - Iguatemi/MS Prezado Senhor,

A famlia extensa Kaiow, pertecente ao territrio Pyelito kue, informou na madrugada do dia 08 de agosto do ano corrente, que um grupo decidiu retornar ao territrio Pyelito Kue-Mbarakay, rea atualmente localizada no municpio de Iguatemi/MS. Em julho de 2003 um grupo tentou retornar e dois dias depois os pistoleiros das fazendas invadiram o acampamento dos indgenas e os expulsaram com extrema violncia, torturaram e fraturaram as pernas e os braos das mulheres, crianas e idosos. Da mesma maneira, em dezembro de 2009 o grupo Kaiow retornou e dois dias depois sofreram as mesmas violncias, foram todos amarrados, tiveram os braos fraturados e posteriormente foram jogados em cima das caminhonetes e deixados na margem da rodovia. Diante do relato, solicitamos informaes sobre as providncias adotadas face aos graves acontecimentos no municpio de Iguatemi/MS. Na expectativa de contar com vossa ateno, subscrevemo-nos.

Bela Feldman-Bianco Presidente Associao Brasileira de Antropologia

Associao Brasileira de Antropologia, Caixa Postal 04491, Braslia-DF, CEP: 70904-970 Tel/Fax: (61) 3307-3754 E-mail: [email protected] Site: www.abant.org.br