oficina do papel

7
OFICINA DO PAPEL Trabalho realizado por: Carolina Santos Nº 5 Expressões Artísticas Prof : Edite Santos / Fátima Serra Prática Simulada

Upload: carolina-santos

Post on 09-Feb-2017

33 views

Category:

Art & Photos


0 download

TRANSCRIPT

OFICINA DO PAPEL Trabalho realizado por: Carolina Santos Nº 5

Expressões Artísticas Prof : Edite Santos / Fátima Serra

Prática Simulada

INTRODUÇÃO / ÍNDICE Neste trabalho vou falar sobre o

papel . A sua evolução , a sua importância e a sua história .

1- Evolução da indústria do papel 2- Importância do papel 3- A história do papel

1. EVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA DO PAPEL

Supõe-se que as indústrias sigam um ciclo de evolução específico, caracterizado pelos estágios de nascimento, crescimento, maturidade e declínio, evidentes em números de empresas, volume de produção e atividade tecnológica.

A indústria de papel e celulose não constitui exceção a esta regra. Muito pelo contrário. A história destas linhas de negócio parece seguir uma evolução dependente de uma trajetória semelhante em qualquer país considerado.

Condicionada pelo crescimento do mercado, pelos recursos e tecnologia disponíveis, a indústria de papel passou por estágios de crescimento, maturação e até mesmo declínio em numerosas economias maduras.

2. IMPORTÂNCIA DO PAPEL Certamente, muitos sabem que a principal fonte do papel é

o registo para a extração de madeira, realizando vários processos de refino que fornecem qualidade em torno do tamanho das fibras, também se juntou a outros moldes e preparações que permitem fornecer diferente espessura do papel (que na resma de papel que usamos no escritório ou em casa encontrar referenciado como gramagem)

O papel é muito importante em vários processos de nossas vidas, a partir da escola com o uso de cadernos e pastas que permitem a estudar e formar, com a variedade de livros e revistas que nos ajudam a nutrir culturalmente, além de que, não obstante a era digital busca para suplantá-lo, os vários processos burocráticos que fazem para o uso diário do papel como o principal meio de vida, com assinaturas manuscritas como uma forma de identificar as partes envolvidas.

3. A HISTÓRIA DO PAPEL Os registros pré-históricos de desenhos e sinais nas pedras e

cavernas foram o início de uma história contínua que retrata a cultura e os hábitos de cada sociedade.

Na Antiguidade, o povo egípcio desenvolveu uma forma de utilizar o junco (papiro), ensopando-o com água e sovando até obter uma forma de pergaminho, com espessura semelhante a um tecido.

Mas o papel, tal como o conhecemos hoje, teve origem na China: misturando cascas de árvores e trapos de tecidos.

Graças ao trabalho de copiar manuscritos, na Idade Média, em formas artesanais de papel, foi possível conservar os mais importantes registros da história da humanidade até então. Com a invenção da “imprensa”, permitindo a impressão por linotipos em papel, a disseminação da informação passou a ser muito mais veloz e acessível a todos, e a Revolução Industrial impulsionou ainda mais essas mudanças; hoje o papel talvez seja o produto mais utilizado e corriqueiro.

CONCLUSÃO Com este trabalho fiquei a saber mais um

pouco sobre o assunto , o importante que é e como surgiu nas nossas vidas .

Realizei este trabalho pois vou visitar uma fábrica de papel , onde espero ficar a saber mais sobre o assunto.