oficial - guarulhos.sp.gov.br · haverá comidas típicas, artesanatos, artigos para ... mobilizar...

4
OFICIAL DIÁRIO www.guarulhos.sp.gov.br D.O. Nº 086 - GP DE 19/11/10 Guarulhos, sexta-feira, 19 de novembro de 2010 - Ano XI - nº 1042 Show, marcha e festival de artes agitam Dia da Consciência Negra UBS têm ações de combate à dengue Consultório de Rua atende usuários de álcool e drogas Tinoco faz 90 anos e canta no Adamastor Água da chuva lava carros da Prefeitura Foto: José Luiz/PMG Foto: Sidnei Barros/PMG Página 4 Página 3 Página 2 Página 3 Foto: Zaca Oliveira/PMG Show com a cantora Leci Brandão (no detalhe), marcha pela região central da cidade e festival de artes e cultura. Essas são as atividades preparadas pela Prefeitura para comemorar, neste sábado (20), o Dia Nacional da Consciência Negra. Na data também é celebrado o aniversário da morte de Zumbi, principal líder do Quilombo dos Palmares. Todas as ações são gratuitas e fazem parte do Novembro Negro, uma iniciativa da Coordenadoria da Igualdade Racial (CIR). Principal atividade do evento, neste ano a marcha ho- menageará João Cândido, conhecido como Almirante Negro, e o abolicionista Luís Gama, que ao longo de sua vida libertou mais de 500 escravos. Página 2

Upload: votuyen

Post on 18-Jan-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

OFICIALD I Á R I O

www.guarulhos.sp.gov.brD.O. Nº 086 - GP DE 19/11/10 Guarulhos, sexta-feira, 19 de novembro de 2010 - Ano XI - nº 1042

Show, marcha e festival de artes agitam Dia da Consciência Negra

UBS têm ações de

combate à dengue

Consultório de Rua atende usuários de

álcool e drogas

Tinoco faz 90 anos e canta no Adamastor

Água da chuva lava carros da Prefeitura

Foto: José Luiz/PMG Foto: Sidnei Barros/PMG

Página 4 Página 3Página 2

Página 3

Foto: Zaca Oliveira/PMG

Show com a cantora Leci Brandão (no detalhe), marcha pela região central da cidade e festival de artes e cultura. Essas são as atividades preparadas pela Prefeitura para comemorar, neste sábado (20), o Dia Nacional da Consciência Negra. Na data também é celebrado o aniversário da morte de Zumbi, principal líder do Quilombo dos Palmares.

Todas as ações são gratuitas e fazem parte do Novembro Negro, uma iniciativa da Coordenadoria da Igualdade Racial (CIR). Principal atividade do evento, neste ano a marcha ho-menageará João Cândido, conhecido como Almirante Negro, e o abolicionista Luís Gama, que ao longo de sua vida libertou mais de 500 escravos. Página 2

2 Diário Oficial do Município de Guarulhos19 de novembro de 2010

Foto: Zaca Oliveira/PMG

Principal atividade do evento, marcha homenageará o Almirante Negro e o abolicionista Luís Gama

AS ATIVIDADES ACONTECEM AMANHÃ (20), QUANDO É CELEBRADO O ANIVERSÁRIO DA MORTE DE ZUMBI DOS PALMARES

Dia da Consciência Negra mobiliza milhares de pessoas

Foto: Zaca Oliveira/PMG Nesta sexta, sábado e domingo (19, 20 e 21), o Grupo de Estudo da Dança Afro e Manifestações Culturais realiza a 1ª ZunZum Babalotim – Feira Afro em Guarulhos. O evento acontece no Teatro Padre Bento e a entrada é um quilo de alimento não-perecível (exceto sal ou açúcar).

Haverá comidas típicas, artesanatos, artigos para estética, demonstração de penteados afros, desfi les e apresentações de capoeira, entre outras atividades.

O objetivo da feira é fortalecer o conhecimento sobre a história africana e sua grande infl uência no Brasil, propor-cionando oportunidades que valorizem a cultura brasileira e sua diversidade racial.

Teatro Padre Bento abre espaço para feira afro

Foto: Márcio Lino/PMG

Consultório de Rua do SUS já funciona na cidade

A assistência é realizada por equipe multiprofissional da Saúde

Começou a funcionar nesta sema-na em Guarulhos o Consultório de Rua do SUS, iniciativa que tem por objetivo atender a população que vive em situação de vulnerabilida-de, especialmente os usuários de álcool e drogas. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 13 às 22 horas, tendo como base fixa o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que fica na rua Luis Faccini, 518 – Centro.

A assistência é realizada por uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogo, assistente social, além de agentes de proteção social e educadores sociais. Eles se deslocarão até os pontos pré-estabe-

Show com a cantora Leci Brandão, marcha pela região central da cidade e festival de artes e cultura. Essas são as atividades preparadas pela Prefeitura para comemorar, neste sábado (20), o Dia Nacional da Consciência Negra. Na data também é celebrado o aniversário da morte de Zumbi, principal líder do Quilombo dos Palmares.

Todas as ações são gratuitas e fazem parte do Novembro Negro, uma iniciativa da Coordenadoria da Igualdade Racial (CIR). Principal ati-vidade do evento, neste ano a marcha homenageará João Cândido, conhecido como Almirante Negro, herói e líder da Revolta da Chibata, e o abolicionista Luís Gama, que ao longo de sua vida libertou mais de 500 escravos por meio de defesa nos tribunais ou arrecadando dinheiro para a compra de alforrias.

A concentração será às 8h30, na praça dos Estudantes, no Centro. Os participantes poderão trocar 1 quilo de alimento não perecível (exceto farinha, sal e açúcar) por uma camiseta perso-nalizada do evento. Todo material reco-lhido será destinado ao Fundo Social.

A partir das 13 horas, no Adamastor Centro, acontece o 1º Festival de Artes e Cultura Negra, com exposição de tra-balhos e oficinas práticas de penteado afro, colares, bonecas de pano, bonecas em miniatura, samba, dança afro, per-cussão, hip-hop, dança de rua (break), DJ, rap rima e grafite. O evento será encerrado com show da cantora Leci Brandão, às 19 horas, no mesmo local. A programação completa do Novembro Negro pode ser conferida no site www.guarulhos.sp.gov.br.

lecidos por meio de uma van, que fun-cionará como base móvel para as ações.

Além de oferecer assistência integral às pessoas, como ações de promoção, prevenção e cuidados básicos em saú-de, o projeto faz parte de uma política de enfrentamento ao uso de álcool e drogas, especialmente o crack, por populações que vivem ou circulam nas ruas, entre crianças, jovens ou adultos.

Para tanto, o primeiro passo para a implantação do projeto foi a identifica-ção da população de rua, trabalho que apontou aproximadamente 250 pessoas vivendo em situação de vulnerabilida-de em todo o centro expandido.

O projeto prevê a realização de ações conjuntas com os programas munici-pais de Doenças Sexualmente Trans-

missíveis -DST/Aids; de Prevenção à Tuberculose e Hepatites Virais; bem como com os programas de Abordagem

de Rua, de Erradicação do Trabalho Infantil e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual.

3 Diário Oficial do Município de Guarulhos 19 de novembro de 2010

Diariamente, o Departamento de Transportes Internos lava 70 carros, motos, caminhões e máquinas pesadas

Foto: Sidnei Barros/PMG

Foto: Sidnei Barros/PMG

Água da chuva é usada para lavar veículos da Prefeitura

Guarulhos implantou um sistema de reuso de água para lavar a frota de quase 700 veículos da Prefeitura. Desde setembro, a administração municipal deixou de desperdiçar cerca de 10 mil litros de água potável por dia. Em mé-dia, o Departamento de Transportes In-ternos (DTI) lava diariamente 70 carros, motos, caminhões e máquinas pesadas.

A captação da água da chuva é feita no telhado do próprio departa-mento, que tem uma área de 5 mil m². A água é coletada em uma caixa com capacidade de 15 mil litros. Depois de passar por dois filtros, segue para dois reservatórios de 15 mil litros, cada. No total, são armazenados 45 mil litros de água, quantidade suficiente para uma semana de lavagens. É importante destacar que a utilização dos filtros permite reaproveitar toda a água para limpar novamente os veículos.

O projeto de reuso inclui também um circuito que separa o óleo e devol-ve a água para o sistema de filtragem. O produto proveniente da graxa dos automóveis é, então, entregue ao Fundo Social de Solidariedade, que o comercializa com empresas que pos-suem certificados de destinação do material. A expectativa é de que os reservatórios sejam suficientes para abastecer as lavagens, inclusive nos períodos sem chuva.

A iniciativa custou R$ 160 mil aos cofres públicos, mas a previsão é re-cuperar o valor em até um ano, graças à redução do uso de água tratada no processo. A implantação contou com apoio da Secretaria de Obras, do Saae e da Proguaru.

COM A INICIATIVA, ADMINISTRAÇÃO DEIXOU DE DESPERDIÇAR CERCA DE 10 MIL LITROS DE ÁGUA POTÁVEL POR DIA

Dia de Combate à Dengue agita unidades de saúdeInstituído em maio deste ano

por iniciativa do Governo Federal, o Dia Nacional de Combate à Dengue será comemorado, a partir de agora, sempre no penúltimo sábado do mês de novembro. O objetivo é envolver a população na luta contra a doença para diminuir os riscos de epidemia no país. Em Guarulhos, as ações movimentarão todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcio-narão amanhã (20), das 8 às 17 horas.

Estão previstas peças teatrais, apresentações de fantoches, exibi-ções de filmes, estandes com expo-sição de todas as fases do mosquito Aedes aegypti (transmissor da den-gue), visitas de casa em casa e pales-tras. Duas tendas serão instaladas na

cidade para fornecer orientações sobre a doença: uma em frente do Ambulató-rio da Criança e outra nas dependên-cias do Internacional Shopping. O Dia D contará ainda com panfletagem em alguns cruzamentos da cidade, muti-rão de orientação e carreata.

As UBS aproveitarão a oportuni-dade para intensificar a campanha contra o sarampo. Serão vacinadas as crianças a partir de um ano de idade e adultos até 50 anos que nunca se imunizaram contra a doença ou que estiverem com atraso nas doses do calendário vacinal.

Exame e orientaçãoAs unidades de sáude também

darão continuidade à campanha

Mobilizar a população para a adoção de comportamentos seguros nas vias da cidade é o objetivo do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, que será celebrado neste domingo (21).

A iniciativa é da Escola Pública de Trânsito (EPT) e prevê a distribuição de folhetos nos principais pontos de Guarulhos, como forma de orientar motoristas e pedestres a terem uma convivência mais pacífi ca.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os acidentes de trânsito provocam, anualmente, a morte de cerca de 1,3 milhão de pessoas e deixam entre 20 e 50 milhões de feridos.

Vítimas de trânsito são tema de ação na cidade

"Dia D" contará com panfletagem, mutirão de orientação e carreata

Foto: Divulgação

"Fique Sabendo", que consiste na in-tensificação da oferta do exame para a detecção do vírus HIV. Ainda no sábado, durante a Ação Social do Sesi Cocaia, será lançado o teste rápido

anti-HIV, cujo resultado ficará pronto em 15 minutos. Além disso, haverá atividades alusivas ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado oficialmente no último dia 14.

4 Diário Oficial do Município de Guarulhos19 de novembro de 2010

COM 75 ANOS DE CARREIRA, CANTOR CELEBRA O ANIVERSÁRIO COM APRESENTAÇÃO GRATUITA EM GUARULHOS

Precursor da música raiz no país, Tinoco do Brasil comemora 90 anos de idade com um grande show em Gua-rulhos, nesta sexta-feira (19), a partir das 19 horas, no Teatro Adamastor Centro. A entrada é gratuita e os in-gressos começam a ser distribuídos na bilheteria do local meia hora antes do início do espetáculo.

O show terá exibição de vídeo com a trajetória de Tinoco e da dupla que o músico manteve com o irmão Tonico, falecido na década de 90. Em 60 anos de carreira, eles venderam mais de 50 milhões de discos e gravaram quase mil canções.

A abertura do show ficará por con-ta da orquestra de violeiros "Coração da Viola", formada por músicos da cidade. No repertório, canções que fi-zeram história como “Brasil Caboclo”, “Cabocla Tereza”, “Viola Cabocla” e a inesquecível “Tristeza do Jeca”. Em seguida, Tinoco sobe ao palco para mostrar seu talento e sucessos que marcaram época.

Tinoco do BrasilNatural de Botucatu (SP), José

Perez, o Tinoco, nasceu em 19 de novembro de 1920 e formou, ao lado de Tonico, uma das mais conhecidas duplas sertanejas do país. A primeira música que aprenderam foi “Tristeza do Jeca”, em 1925. Dez anos depois, eles fizeram sua primeira apresenta-ção profissional na festa da Apareci-dinha, na cidade de São Manuel (SP). Junto com o primo Miguel, formavam o “Trio da Roça”.

Em 1941, a dupla chegou a São Paulo. Tinoco foi trabalhar em um depósito de ferro velho e Tonico era diarista em chácaras na região de Santo Amaro. Em uma apresenta-ção no programa “Arraial da Curva

Foto: Márcio Lino/PMG

Tinoco é considerado um dos maiores mitos da música sertaneja

Torta”, ganharam o nome de “Tonico & Tinoco”. Já o título de “A Dupla Coração do Brasil” surgiu em 1951, quando o humorista Saracura resol-veu batizá-los assim, pela interpreta-

ção que faziam dos ritmos regionais.Em 1964, com quase 20 anos de car-

reira, a dupla já era sucesso em todo o país, cantando em várias emissoras de rádio e de televisão da época.

Começa neste sábado (20), no Teatro Adamastor Ponte Alta, mais uma edição do tradicional Encontro de Dança de Guarulhos (Enda). Além da competição entre 20 com-panhias e grupos da cidade, neste ano haverá um espaço para apre-sentação de projetos pedagógicos com alunos de escolas de dança em processo de formação. A entrada é gratuita e os ingressos serão distri-buídos na bilheteria do local uma hora antes do evento.

Às 14 horas, subirá ao palco a Cia. Corpo e Movimento, com o espetáculo “No Reino das Águas Claras”. Às 16 horas, entra em cena o grupo Lacyle Arcanjo, com “Ciclo da Vida”. Para fi nalizar, às 18 horas, será a vez do Grupo de Dança Verbo da Vida apresentar “Princípio da Criação”.

No domingo (21), às 16 horas, haverá exibição de “O Sonho de um Bailarino”, com a Cia. de Dança Corpo. Às 18h30, o grupo Besta Barroca apresenta “No Ventre da Besta Habita a Solidão”. Também haverá espetáculos nos dias 27 e 28 de novembro e em 4 e 5 de dezembro.

Encontro de Dança movimenta Ponte Alta

Foto: Divulgação