§ões/precos/tomada de precos n... · web viewcomissÃo permanente de licitaÇÃo. tomada de...

130
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS, localizado no Palácio da Justiça, Centro Político Administrativo, em Cuiabá –MT, através de sua COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO (CPL), instituída pela Portaria nº 434/2005, de 23 de novembro de 2005, comunica aos interessados que fará realizar licitação do tipo MENOR PREÇO, sob a modalidade de TOMADA DE PREÇOS, objetivando a contratação de pessoa jurídica especializada para execução de Serviços Técnicos de Engenharia e Arquitetura, para elaboração de análise, assessoria, classificação, coordenação, especificações, estudo de viabilidade técnica, orçamentos, fiscalização de obras e serviços, laudo, levantamento, projeto, parecer e vistoria para o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, em regime de execução indireta, empreitada por preço global, regida pela Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, atualizada, e pelas normas constantes neste Edital. Os envelopes contendo a documentação e a proposta deverão ser entregues no PROTOCOLO GERAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA até às 10:15 horas do dia 07/12/2005, ou no primeiro dia útil subseqüente, no mesmo horário, na hipótese de não haver expediente nessa data. Envelopes protocolizados após o horário previsto no parágrafo anterior não serão aceitos pela CPL, salvo se o atraso decorrer de motivos técnicos no sistema de protocolo.

Upload: doannga

Post on 10-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MATO GROSSOCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ

O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS, localizado no Palácio da Justiça, Centro Político Administrativo, em Cuiabá –MT, através de sua COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO (CPL), instituída pela Portaria nº 434/2005, de 23 de novembro de 2005, comunica aos interessados que fará realizar licitação do tipo MENOR PREÇO, sob a modalidade de TOMADA DE PREÇOS, objetivando a contratação de pessoa jurídica especializada para execução de Serviços Técnicos de Engenharia e Arquitetura, para elaboração de análise, assessoria, classificação, coordenação, especificações, estudo de viabilidade técnica, orçamentos, fiscalização de obras e serviços, laudo, levantamento, projeto, parecer e vistoria para o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, em regime de execução indireta, empreitada por preço global, regida pela Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, atualizada, e pelas normas constantes neste Edital.

Os envelopes contendo a documentação e a proposta deverão ser entregues no PROTOCOLO GERAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA até às 10:15 horas do dia 07/12/2005, ou no primeiro dia útil subseqüente, no mesmo horário, na hipótese de não haver expediente nessa data.

Envelopes protocolizados após o horário previsto no parágrafo anterior não serão aceitos pela CPL, salvo se o atraso decorrer de motivos técnicos no sistema de protocolo.

A Sessão Pública para abertura dos envelopes ocorrerá às 10:30 horas desse mesmo dia, na Sala de Licitação localizada no anexo Des. António de Arruda – antigo Fórum Criminal.

I - OBJETO 1.1 A presente licitação tem por objeto a contratação de pessoa jurídica especializada para execução de Serviços Técnicos de Engenharia e Arquitetura, para elaboração de análise, assessoria, classificação, coordenação, especificações, estudo de viabilidade técnica, orçamentos, fiscalização de obras e serviços, laudo, levantamento, projeto, parecer e vistoria para o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso.

Page 2: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

1.2 Os serviços a serem executados e respectivos materiais e equipamentos, encontram-se definidos nos Projetos Básico/Executivo, constituídos pelo conjunto de Plantas, Especificações, Encargos e Planilhas de Quantidades e Preços - Orçamento, que compõem os Anexos I e II deste Edital, em forma de CD ROM.

1.3 O prazo de execução da obra será de 06 (seis) meses, contados do recebimento da assinatura do contrato, excluindo-se os dias chuvosos que efetivamente impeçam a execução dos trabalhos e que tenham sido anotados no Diário de Obras (DO), devidamente vistados pela fiscalização do contrato.

1.4 Os dias chuvosos prorrogarão por igual período o prazo de execução da obra, sem necessidade de formalização de termo aditivo, podendo-se utilizar de simples apostilamento.

II - DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 2.1 A despesa decorrente da contratação dos serviços, correrá por conta dos recursos destinados a contratação de pessoa jurídica especializada para execução de Serviços Técnicos de Engenharia e Arquitetura, para elaboração de análise, assessoria, classificação, coordenação, especificações, estudo de viabilidade técnica, orçamentos, fiscalização de obras e serviços, laudo, levantamento, projeto, parecer e vistoria para o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, assim previstos:Elemento de Despesa : 4490-51Fonte: 101 2.2. Outras fontes decorrentes de recursos próprios ou de repasse estadual ou federal poderão ser agregadas ou, utilizadas em substituição, ao longo da execução da obra.

III - EDITAL/ANEXOS 3.1 São partes integrantes do presente Edital os seguintes Anexos:

Anexo I (em forma de CD ROM)Os serviços a serem executados e respectivos materiais e equipamentos,

encontram-se definidos nos Projeto Básico/Executivo constituídos pelo conjunto de plantas, especificações, encargos e planilhas de quantidades e preços-orçamento.

Anexo II (em forma de CD ROM)Cronograma e Prazos

Anexo IIIProcedimentos Técnicos e Administrativos

Anexo IVForma de Apresentação de Trabalhos e Projetos

2

Page 3: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

Anexo VHonorários para Projetos de Edificações Novas

Anexo VITabela para remuneração de Procedimentos Técnicos

Anexo VIIMinuta de contrato.

Anexo VIIIDeclaração de inexistência de fato superveniente impeditivo da

habilitação.

Anexo IXDeclaração de que atende o disposto no artigo 7º, XXXIII, da CF/88.

Anexo XTermo de Credenciamento.

Anexo XIDeclaração de Responsabilidade Técnica

3.2 O Edital e os Anexos III, IV, V, VI, VII VIII, IX, X e XI encontram-se disponíveis aos interessados, das 12h às 18h, em dias úteis, no Núcleo Setorial de Licitação do Tribunal de Justiça, endereço mencionado no preâmbulo deste edital, oportunidade na qual os interessados deverão arcar com os custos de reprodução, ou, se for o caso, providenciar disquete para cópia eletrônica. 3.3 Os Anexos I e II serão adquiridos pelas interessados no Núcleo Setorial de Licitação do Tribunal de Justiça, endereço mencionado no preâmbulo deste edital, no período das 12h às 18h, oportunidade na qual deverão trazer CDs ROM gravavel para disponibilização das cópias dos arquivos. 3.4 Na aplicação do item 3.3, o interessado ficará responsável pela qualidade técnica dos CDS ROM que apresentar. Todavia, caso seja necessário, poderá solicitar novas cópias até o dia 06/12/2005.

3.4.1 O interessado poderá excepcionalmente solicitar novas cópias após o prazo estipulado no item 3.4, todavia eventuais problemas técnicos ou impossibilidade temporal do atendimento não poderá ser argüido para desfazer ou prorrogar a data do certame.

3.5 O Edital e os Anexos III, IV, V, VI, VII, VIII , IX,X, XI e XII também estarão disponíveis na Internet, no endereço www.tj.mt.gov.br, observando-se que a retirada dos demais anexos (I e II) somente será possível na forma do Item 3.3.

IV - CONDIÇÕES GERAIS PARA PARTICIPAÇÃO

3

Page 4: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

4.1 Poderão participar da presente licitação qualquer empresa ou sociedade estabelecida no Brasil, individualmente, que esteja credenciada para execução de obras e serviços equivalentes ao objeto do presente Edital, devidamente reconhecida pelo Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA, desde que não infrinjam o art. 9º da Lei nº 8.666/93 e estejam em condições de atender todas as exigências do presente Edital de Tomada de Preços Pública e, ainda, que:

4.1.1 não estejam sob falência, concurso de credores, dissolução, liquidação ou suspensas de licitar no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, mesmo que temporariamente e/ou declarada inidônea por qualquer ente da Administração Pública, ressalvada hipótese de reabilitação;

4.1.2 não estejam reunidas em consórcio e não sejam controladoras, coligadas ou subsidiárias entre si; e

4.1.3 seus dirigentes, gerentes, sócios, responsáveis técnicos ou empregados não pertençam aos quadros funcionários deste Tribunal. 4.2 Cada licitante deverá apresentar apenas uma proposta, sendo vedada a participação na proposta de outra licitante, a qualquer pretexto. 4.3 Serão desconsiderados documentos ou propostas em telex, telegrama ou fac-símile. 4.4 Os documentos necessários à habilitação poderão ser apresentados em original ou por cópia autenticada por cartório competente ou pelo Núcleo Setorial de Licitação ou publicação em órgão da imprensa oficial.

4.4.1 As cópias dos documentos originais somente serão aceitas se completamente legíveis, mesmo que autenticadas.

4.4.2 As cópias de documentos a serem autenticadas pelo Núcleo Setorial de Licitação deverão ser apresentadas, preferencialmente, até o dia 06/12/2005, no período das 08 às 18h.

4.4.3 Não serão aceitos protocolos em substituição aos documentos solicitados.

4.4.4 A CPL/TJMT reserva-se o direito de solicitar o original de qualquer documento, sempre que tiver dúvida e julgar necessário.

4.4.5 A validade para os documentos apresentados será aquela constante de cada documento ou estabelecida em lei. Nos casos omissos, a CPL/TJMT considerará como prazo de validade aceitável o de 30 (trinta) dias, contados da data de sua emissão.

4.4.6. Os documentos originais que acompanharem as cópias, para efeito de autenticação, serão devolvidos, após conferência, aos interessados. 4.5 Cada licitante far-se-á presente com apenas um representante que, munido de documento hábil, será o único admitido a intervir nas fases do procedimento licitatório, respondendo, assim, para todos os efeitos, por sua representada, devendo, ainda, no ato

4

Page 5: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

da entrega dos envelopes, identificar-se, exibindo a cédula de identidade, bem como apresentar termo de credenciamento previsto no Anexo VII ou instrumento particular de procuração, com firma reconhecida em Cartório ou, se preferir, instrumento público de procuração outorgando poderes especiais para participar do certame.

4.5.1 Por documento hábil, entende-se:

4.5.1.1 Habilitação do representante mediante instrumento público ou particular de procuração ou termo de credenciamento (com firma reconhecida), com poderes específicos, desde que acompanhado da cópia do ato de investidura do outorgante no qual declare expressamente ter poderes para a devida outorga; 4.5.1.2 Caso seja titular da empresa, apresentar documento que comprove sua capacidade para representá-la. 4.6 As empresas interessadas deverão entregar no protocolo geral do Tribunal de Justiça, no local, dia e hora indicados neste Edital, em envelopes separados e lacrados, a “DOCUMENTAÇÃO” e a “PROPOSTA”, contendo, na parte externa, o seguinte:

TOMADA DE PREÇOS N. 009/2005/FAJ - ENVELOPE DE DOCUMENTAÇÃO, nome da empresa, local, data e hora da realização do certame;

TOMADA DE PREÇOS N. 009/2005/FAJ - ENVELOPE DE PROPOSTA, nome da empresa, local, data e hora da realização do certame. 4.7 A participação da licitante na presente Tomada de Preços implica nos seguintes compromissos:

4.7.1 Estar ciente das condições da licitação, assumir a responsabilidade pela autenticidade de todos os documentos apresentados e fornecer quaisquer informações complementares solicitadas pela CPL/TJMT;

4.7.2 Executar os serviços técnicos de engenharia e arquitetura de acordo com o Projeto Básico/Executivo – que acompanha este edital, alocando todos os equipamentos, pessoal e material necessários e tomar todas as medidas para assegurar adequado controle de qualidade, obedecendo fielmente as Normas Brasileiras de Construções.

4.7.3 Analisar previamente e de modo minucioso o projeto básico/executivo apresentado, informando antes do certame toda e qualquer eventual impropriedade que detectar e, caso não se manifeste, assumir, se vencedora da licitação, o pleno ônus de sua execução, inclusive eventuais alterações que julgar tecnicamente necessárias, desde que aceitas pelo TJMT.

4.7.4 Manter, durante toda a execução do contrato, em compatibilidade com as obrigações por ela assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação, além daquelas pertinentes a legislação trabalhista, exibindo, mês a mês a folha de pagamento do pessoal alocado na obra e os respectivos recolhimentos dos encargos decorrentes.

5

Page 6: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

V - HABILITAÇÃO

Para habilitar-se à presente licitação, a empresa interessada deverá apresentar o “ENVELOPE DE DOCUMENTAÇÃO”, contendo os seguintes documentos, devidamente encadernados: 5.1 Habilitação Jurídica:

5.1.1 Prova de registro comercial, no caso de empresa individual;

5.1.2 Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais e, no caso de sociedades por ações, estes deverão vir acompanhados de documentos de eleição de seus administradores, nos quais deverá estar contemplada, dentre os objetivos sociais, a execução de obras de engenharia;

5.1.3 Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente. 5.2 Regularidade Fiscal:

5.2.1 Prova de inscrição no Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas (CNPJ);

5.2.2 Prova de inscrição no cadastro de contribuintes estadual, municipal ou do Distrito Federal, se houver, relativo ao domicílio ou sede da licitante, pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto contratual;

5.2.3 Prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal, do domicílio ou sede da licitante, por meio dos seguintes documentos:

a) Certidão de quitação de tributos federais, abrangidas as contribuições sociais, administradas pela Secretaria da Receita Federal;

b) Certidão quanto à Dívida Ativa da União expedida pela Procuradoria da Fazenda Nacional;

c) Certidão negativa, inclusive quanto à dívida ativa, expedida pela Secretaria da Fazenda do Estado ou Distrito Federal, relativa a sede da licitante;

d) Certidão negativa, inclusive quanto à dívida ativa, expedida pela Prefeitura Municipal, relativa à sede da licitante.

5.2.4 Prova de regularidade relativa à Seguridade Social (INSS) e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei.

5.2.5 Prova, por meio de documentos fornecidos pelo(s) órgão(s) competente(s), de que a empresa está autorizada a centralizar os tributos e contribuições

6

Page 7: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

das filiais na matriz ou sede da licitante, caso participe do certame representando uma das filiais centralizadas;

5.3 Qualificação Econômico-Financeira:

5.3.1 Comprovação de boa situação financeira nos termos do art. 31, § 5º da Lei nº 8.666/93, pelos índices de Liquidez Geral (LG), Solvência Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC), maiores que 1 (um), resultante da aplicação das fórmulas abaixo, evidenciadas pela própria licitante: LG = ATIVO CIRCULANTE + REALIZÁVEL A LONGO PRAZO PASSIVO CIRCULANTE + EXIGÍVEL A LONGO PRAZO

SG = ____________________ATIVO TOTAL_____________________ PASSIVO CIRCULANTE + EXIGÍVEL A LONGO PRAZO

LC = ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE

5.3.2 Além dos índices previstos no Item 5.3.1, a licitante deverá comprovar

possuir patrimônio líquido mínimo no valor correspondente a R$ 30.000,00 (trinta mil reais), devendo a comprovação ser feita na data da apresentação da proposta, da seguinte forma:

5.3.2.1 por meio de balanço patrimonial e demonstrações contábeis do exercício social de 2004, apresentados na forma da Lei, vedada sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais, quando encerrados há mais de 3 (três) meses da data da apresentação da proposta.

Observações: serão considerados aceitos como na forma da lei o balanço patrimonial e demonstrações contábeis assim apresentados:

1) sociedades regidas pela Lei nº 6.404/76 (sociedade anônima):- publicados em Diário Oficial; ou- publicados em jornal de grande circulação; ou- por fotocópia registrada ou autenticada na Junta Comercial da sede do licitante.2) sociedades por cota de responsabilidade limitada:- por fotocópia do livro diário, inclusive com os Termos de Abertura e de

Encerramento, devidamente autenticado na Junta Comercial da sede do licitante ou em outro órgão equivalente; ou

- fotocópia do Balanço e das Demonstrações Contábeis devidamente registrados ou autenticadas na Junta Comercial da sede do licitante.

3) sociedades sujeitas ao regime estabelecido na Lei nº 9.317, de 05 de dezembro de 1996 - Lei das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte “SIMPLES”:

- por fotocópia do livro diário, inclusive com os Termos de Abertura e de Encerramento, devidamente autenticados na Junta Comercial da sede do licitante ou em outro órgão equivalente; ou

- fotocópia do Balanço e das Demonstrações Contábeis devidamente registrados ou autenticados na Junta Comercial da sede ou domicílio da licitante.

7

Page 8: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

4) o balanço patrimonial e as demonstrações contábeis deverão estar assinados por Contador ou por outro profissional equivalente, devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade.

5) Para empresas novas, constituídas no exercício de 2005, o balanço será o de abertura.

5.3.3. As fórmulas deverão estar devidamente aplicadas em memorial de cálculos juntados ao balanço, todavia, caso o memorial não seja apresentado, a Comissão reserva-se o direito de efetuar os cálculos;

5.3.4. Se optar pela atualização do balanço, deve-se tomar por base a variação ocorrida no período do Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), publicado pela Fundação Getúlio Vargas - FGV ou de outro indicador que venha substituí-lo em caso de sua extinção, devendo ser apresentado o memorial do cálculo correspondente.

5.3.4.1. Caso não seja encaminhado o memorial previsto no Item 5.3.4, a Comissão notificará o licitante para que o apresente em 1 (um) dia útil, sob pena de inabilitação.

5.3.5. Certidão negativa de falência ou concordata expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, com data de até 30 (trinta) dias anteriores à data de apresentação das propostas.

5.4 Qualificação Técnica:

5.4.1 Registro ou inscrição de pessoa jurídica, com linha de serviço compatível com o objeto da licitação, expedido pelo CREA da circunscrição da licitante, válida na data da apresentação da proposta.

5.4.2 Declaração de responsabilidade técnica, nos termos do Anexo XII deste Edital, na qual deverá constar a qualificação dos responsáveis técnicos pela execução da obra, assinada por todos os indicados e pelo representante legal da licitante. 5.4.3 Prova de capacidade técnico-profissional, mediante a apresentação de ATESTADOS (podendo ser apenas um), fornecidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado, devidamente registrados no CREA, dando conta que o(s) profissional(ais) indicado(s) pela licitante como responsável(eis) técnico(s) já executou(ram) a contento obras, que atendam às características abaixo relacionadas:

a) PROJETO ARQUITETONICO: de área igual ou superior a 750 m2;b) PROJETO ESTRUTURAL: de prédio de, no mínimo, 2 pavimentos e

área igual ou superior 750m2;c) PROJETO DE AR CONDICIONADO CENTRAL: de capacidade

frigorífica igual ou superior a 50 TRs;d) INSTALAÇÕES PARA CFTV;e) INSTALAÇÕES DE ALARME;f) INSTALAÇÕES TELEFÔNICAS: com demanda mínima de 100

pares;

8

Page 9: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

g) INSTALAÇÕES DE AUTOMAÇÃO/CABEAMENTO ESTRUTURADO: de, no mínimo, 30 pontos terminais;

h) INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM BAIXA TENSÃO: com demanda mínima de 100 KVA;

i) SUBESTAÇÃO TRANSFORMADORA: com, no mínimo, 112,5 KVA:

j) Projeto de instalações de prevenção e combate a incêndio: área igual ou superior a 750 m2;

k) Projeto de instalações hidrossanitária: área igual ou superior a 750m2;

OBS:

a) A licitante deverá apresentar Certidão de Acervo Técnico - CAT, de cada profissional indicado, emitida pelo CREA, de modo que a CPL/TJMT possa verificar se as obras indicadas nos atestados constam efetivamente do acervo técnico do profissional, caso contrário, a licitante será desclassificada.

b) Quando o registro do CREA fazer constar em seu corpo que o atestado está em consonância com o acervo técnico do profissional, será dispensada a apresentação da CAT prevista na linha anterior.

c) Na hipótese da alínea “a” recomenda-se que a licitante destaque, utilizando-se, p. ex., de caneta marca-texto, as obras da CAT que se relacionam com os atestados apresentados.

5.4.3.1 Será aceita pela CPL/TJMT a apresentação de Atestados e correspondentes Acervos Técnicos de profissional(ais) distinto(s), por execução de obras e serviços, que contemplem cada item das características elencadas no item 5.4.3.

5.4.4 É vedada a indicação de um mesmo engenheiro como responsável técnico de mais de uma empresa, sendo que a não-observância dessa condição inabilitará as empresas envolvidas. 5.5 Declaração da licitante de que não possui em seu quadro de pessoal empregado(s) menor de 18 (dezoito) anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre, conforme Anexo V.

5.6 Os documentos enumerados nos itens 5.1, 5.2.1 e 5.2.2 poderão ser substituídos por Certificado de Registro Cadastral emitido pela Secretaria de Administração do Estado de Mato Grosso (SAD/MT). VI - PROPOSTA 6.1 Os documentos constantes do ENVELOPE DE PROPOSTA deverão ser apresentados sem emendas, rasuras ou entrelinhas, datados, carimbados e rubricados pelo representante legal da licitante, contendo os seguintes elementos:

6.1.1 Número desta Tomada de Preços, nome da proponente, endereço, CEP, telefone e/ou fax, número do CNPJ e da Inscrição Estadual/Municipal ou do Distrito Federal e, se houver, e-mail;

9

Page 10: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

6.1.2 Valor global da proposta em moeda corrente, em algarismos e por extenso;

6.1.3 Declaração expressa da licitante de que o preço proposto compreende todas as despesas com materiais, equipamentos, mão-de-obra, encargos sociais, transportes, ferramentas, equipamentos auxiliares, instalações, seguros e demais encargos necessários à perfeita execução de todos os serviços, bem como em consonância com o disposto no subitem 6.1.6.2;

6.1.4 Declaração de garantia dos equipamentos que serão utilizados na obra, por um período mínimo de 12 (doze) meses, a contar do recebimento definitivo do objeto da presente licitação pelo TJMT, bem como a garantia de, no mínimo, 05 (cinco) anos para todos os serviços executados e bens materiais empregados;

6.1.5 Prazo de validade da proposta não inferior a 60 (sessenta) dias contados da sua entrega;

VII - RECEBIMENTO DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

E PROPOSTA 7.1 No dia, hora e local designados neste Edital as licitantes deverão entregar no PROTOCOLO GERAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA os envelopes distintos de documentação e de propostas. 7.2 No horário previsto neste edital, serão abertos, primeiramente, os envelopes contendo a documentação de habilitação e, caso a CPL/TJMT julgar necessário, poderá suspender a reunião para analisar os documentos apresentados, publicando o resultado na imprensa oficial.

7.3 Ocorrendo a hipótese prevista no item anterior, todos os envelopes contendo as propostas, devidamente fechados, serão colocados em caixa que será lacrada e deverá ser rubricada pela CPL/TJMT e licitantes presentes, ficando em poder daquela até que seja decidida a habilitação. 7.4 A CPL/TJMT manterá em seu poder as propostas das licitantes inabilitadas com os envelopes devidamente fechados e rubricados, até 30(trinta) dias após o término do procedimento licitatório, findo o qual, os envelopes serão devolvidos às licitantes. 7.5 Da reunião para recebimento e abertura dos documentos de habilitação e proposta será lavrada ata circunstanciada, que mencionará todas as licitantes, as propostas apresentadas, as reclamações e as impugnações feitas e as demais ocorrências que interessarem ao julgamento da licitação, devendo a mesma ser assinada pelos membros da CPL/TJMT e por todas as licitantes.

7.5.1 Não serão levadas em consideração as declarações feitas posteriormente, exceto se solicitadas pela CPL/TJMT. 7.6 Depois da hora marcada para recebimento dos documentos e propostas, nenhum documento ou proposta será recebido pela CPL/TJMT.

10

Page 11: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

7.7 À CPL/TJMT caberá julgar a legalidade, a qualidade e suficiência dos documentos e informações apresentados pelas licitantes, podendo, a seu critério, vir a solicitar das licitantes esclarecimentos complementares, concedendo prazo adequado para tanto. 7.7.1 A licitante que não apresentar tais esclarecimentos no prazo estipulado, poderá ser eliminada da Tomada de Preços.

7.7.2 Não serão permitidos quaisquer adendos, acréscimos ou retificações aos documentos e propostas, depois de apresentados, todavia, diante de erros formais a CPL/TJMT poderá determinar ou proceder de ofício a correção.

7.7.2.1 Consideram-se erros formais, em especial, erros de soma, erros de multiplicação, inversão de números, falta de assinatura na proposta, ausência de rubricas nos documentos e na proposta e não-indicação de CNPJ ou endereço na proposta. VIII - JULGAMENTO 8.1 A licitação será julgada pela CPL/TJMT da seguinte forma:

1ª Fase - julgamento da habilitação;2ª Fase - julgamento da proposta.

8.2 Julgamento da Habilitação

8.2.1 Recolhidos os envelopes de habilitação e de proposta, a CPL/TJMT procederá à abertura dos envelopes de documentação, para verificação do seu conteúdo em confronto com as exigências deste Edital.

8.2.3 A CPL/TJMT, ao término dos trabalhos de análise dos documentos de habilitação, intimará as licitantes, na forma da lei, sobre o resultado do julgamento da habilitação.

8.2.3.1 Em estando presentes todos os licitantes os mesmos serão intimados do resultado da habilitação e, caso todos renunciem ao direito de interpor recurso a CPL/TJMT, poderá passar para fase de julgamento de propostas.

8.2.3.2 Caso algum licitante não renunciar ao direito de interpor recurso ou esteja ausente, o resultado do julgamento de habilitação será publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (DOEMT).

8.2.3.3 Em caso de publicação do resultado o prazo recursal será contado da seguinte forma:

a) para as licitantes presentes – a partir da ciência dos termos da ata;b) para as licitantes ausentes – a partir da data de circulação do

DOEMT, contendo a publicação do resultado;

11

Page 12: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

8.2.4 Os documentos contidos nos envelopes de habilitação serão rubricados

pelos membros da CPL/TJMT e por todas as licitantes credenciadas ou por comissão constituída, por consenso, entre as partes.

8.2.5 Conferidos e rubricados, a CPL/TJMT poderá, a seu critério, suspender a reunião para proceder à análise detalhada dos documentos apresentados.

8.2.6 Decorrido o prazo recursal, os envelopes contendo as propostas das empresas habilitadas serão abertos em sessão pública, previamente designada pela CPL/TJMT, cuja divulgação dar-se-á por meio da imprensa oficial. 8.3 Julgamento das Propostas

8.3.1 Depois de abertos os envelopes contendo as propostas das firmas habilitadas, as quais serão rubricadas pelas licitantes presentes e pela CPL/TJMT, será realizado o julgamento destas propostas, cujo resultado será publicado no DOE/MT, com o respectivo processo franqueado aos interessados, para vistas.

8.3.2 A CPL/TJMT procederá à verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do Edital e Anexos, bem como os preços correntes no mercado, o que deverá ser devidamente registrado na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis.

8.3.3 Serão desclassificadas as propostas que:

a) não atenderem às exigências do Edital;

b) contiverem cláusulas de antecipação de pagamento;

c) contiverem ofertas de vantagens com base nas outras propostas apresentadas;

d) apresentarem valor global superior ao praticado no mercado local;

e) apresentar preço global inexeqüível, devendo a inexequibilidade ser avaliada nos termos do artigo 48, §§ 1º e 2º da Lei n 8.666/93.

8.3.3.1 Os preços unitários constantes nas propostas também serão objeto de avaliação, tendo como parâmetro os preços praticados no mercado e os custos levantados nas planilhas que compõem os anexos deste Edital.

8.3.4 Nos casos em que a CPL/TJMT constatar a existência de erros numéricos nas propostas de preços, esta procederá às correções necessárias para apuração do preço final estimado, obedecendo às seguintes disposições: a) havendo divergência entre o preço final registrado sob forma numérica e o valor apresentado por extenso, prevalecerá este último; b) havendo divergências nos subtotais provenientes dos produtos de quantitativos por preços unitários, a CPL/TJMT procederá à correção dos subtotais, mantidos os preços unitários constantes das propostas;

12

Page 13: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

c) havendo divergência no preço global proveniente da soma dos subtotais, a CPL/TJMT procederá à correção do valor global, mantidos os preços constantes nos subtotais.

8.3.5 Após as eventuais correções e, havendo mudança no preço global, será novamente feita, para a proposta corrigida, a verificação de acordo com os critérios previstos neste edital.

8.3.6 O julgamento levará em consideração o menor preço global e a classificação das licitantes qualificadas far-se-á pela ordem crescente dos preços propostos e aceitáveis, prevalecendo, no caso de empate, o critério de sorteio público.

8.3.7 Após o julgamento das propostas, com a classificação final por ordem numérica crescente das licitantes, a CPL/TJMT intimará os licitantes sobre o resultado na forma da lei.

8.3.7.1 Em estando presentes todos os licitantes proceder-se-á de conformidade com o item 8.2.3.1.

8.3.7.2 Caso algum licitante não renunciar ao direito de interpor recurso, preceder-se-á de conformidade com o item 8.2.3.2 e o prazo recursal será contado de acordo com o item 8.2.3.3.

8.3.8 Após decididos os recursos eventualmente interpostos, o resultado será submetido ao Ordenador de Despesas do TJMT para adjudicação e homologação.

IX - HOMOLOGAÇÃO 9.1 Homologado o procedimento licitatório e emitida a nota de empenho, expedir-se-á notificação à proponente vencedora para que esta assine o contrato. X - CONTRATAÇÃO 10.1 A empresa vencedora da licitação será convocada para, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, assinar o contrato, nos termos da minuta constante do Anexo III. 10.2 É facultado à Administração, quando o convocado não assinar o termo de contrato no prazo e condições estabelecidas, convocar as licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto aos preços devidamente corrigidos, ou revogar a licitação, sem prejuízo da aplicação da sanção prevista no item 14.1 deste Edital. 10.3 A Administração poderá desclassificar a licitante vencedora, por despacho fundamentado, sem direito à indenização ou ressarcimento e sem prejuízo de outras

13

Page 14: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

sanções cabíveis, se tiver informação fundada de qualquer fato ou circunstância, anterior ou posterior ao julgamento da licitação, que desabone a qualificação técnica, habilitação jurídica, qualificação econômico-financeira, ou regularidade fiscal daquela licitante.

10.3.1 Na hipótese da ocorrência do item 10.3, a Administração declarará o segundo colocado vencedor da licitação, observando o preço constante da sua proposta.

10.4 Será verificada, previamente à contratação, as condições habilitatórias da empresa e, caso venha a constatar qualquer irregularidade será concedido o prazo de até 5 (cinco) dias úteis para regularização.

10.4.1 Vencido o prazo previsto no item 10.4 sem apresentação de justificativa, devidamente aceita por parte da Administração ou sem a regularização da irregularidade, aplicar-se-á o disposto no item 10.2.

XI - FORMA DE PAGAMENTO 11.1 Os pagamentos serão efetuados pela CONTRATANTE, até 10 (dez) dias após o atesto na ordem de serviço. XII - REAJUSTAMENTO/REVISÃO DE PREÇOS 12.1 O valor acordado será irreajustável no período.

12.2 A revisão poderá ser feita a qualquer tempo, desde que ocorram fatos imprevisíveis ou de difícil previsão, devidamente demonstrados e que tenham ocorrido após apresentação da proposta, com objetivo de restabelecer equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato.

XII - PENALIDADES 13.1 Pela não assinatura do contrato, aplicar-se-á ao adjudicatário a multa de 2% (dois por cento) sobre o valor da proposta, bem como a suspensão pelo período de dois anos, nos termos do artigo 87, inciso III, da Lei 8.666/93.

13.1.1 Uma vez aplicada a multa, a empresa terá 05(cinco) dias úteis para recolher o valor, de conformidade com as orientações da Diretoria Financeira do TJ/MT.

13.2. Expirado o prazo final proposto para o término da obra, sem que a contratada o cumpra, iniciar-se-á a aplicação da penalidade de multa, correspondente a 0,5% (zero virgula cinco por cento) por dia de atraso, incidente sobre a parcela inadimplida.

13.2.1. A multa prevista no Item 13.2 será aplicada até o limite de 10% (dez por cento) e será cobrada da garantia contratual e, na insuficiência desta ou na impossibilidade de sua utilização, por compensação financeira dos créditos que a contratada tiver a receber.

14

Page 15: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

13.3. Somente será concedida prorrogação do prazo para a entrega do objeto, caso a contratada efetivamente demonstre e comprove, em pedido fundamentado, fato superveniente e/ou imprevisível e/ou de difícil previsão, impeditivo da entrega no prazo estipulado na proposta.

13.3.1 Na hipótese de ocorrer a prorrogação prevista no Item 13.3, a multa por atraso na entrega incidirá somente se houver atraso em relação ao novo prazo concedido.

13.4. Além das penalidades de multas, outras penalidades administrativas poderão ser aplicadas, nos termos do artigo 87, incisos I, III e IV. da Lei 8.666/93.

13.5. Contra os atos de aplicação de penalidades também cabem recursos, a serem interpostos igualmente no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados da intimação do ato.

13.6 Para a aplicação das penalidades Administrativas será oportunizada ampla defesa, inclusive com possibilidade de defesa prévia.

XIV - RESCISÃO 14.1 O contrato poderá ser rescindido no caso de sua inexecução total ou parcial, na incidência dos motivos previstos no art. 78 da Lei nº 8.666/93, atualizada, e na ocorrência das hipóteses constantes na Cláusula Décima Quarta do Contrato (Anexo IX).

XV - RECEBIMENTO DOS SERVIÇOS 15.1. A prestação dos serviços dar-se-á na forma estabelecida no instrumento contratual, em especial em relação ao cronograma, com observância rigorosa da qualidade, quantidade e dos prazos previstos para entrega do objeto. 15.2. Os serviços serão recebidos:

a) a cada medição (medições parciais) com 30 (trinta) dias:a.1) provisoriamente, para verificação da conformidade técnica em relação às especificações constantes do Edital; a.2) definitivamente em relação à parcela medida, após a verificação da conformidade técnica, da qualidade e, se for o caso, da quantidade, com sua conseqüente aceitação.

15.3. O recebimento definitivo somente ocorrerá após as seguintes providências por parte da CONTRATADA:

a) cópia autenticada, executada em papel vegetal 100g/m² e em CD-ROM, em arquivos compatíveis com o programa AUTOCAD FOR WINDOWS, do projeto “as built” - como executado - e aprovado, incluindo todos os projetos complementares;

15

Page 16: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

15.4. O prazo de responsabilidade da CONTRATADA pela qualidade, correção e segurança dos serviços contratados, previsto no art. 618 do Código Civil Brasileiro e neste Edital, tem início da data do Recebimento Definitivo.

XVI - DISPOSIÇÕES GERAIS 16.1 A Administração poderá, de ofício ou por provocação de terceiros, revogar ou anular, no todo ou em parte, a presente licitação, por razões de conveniência, oportunidade administrativa ou ilegalidade, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado. 16.2 A licitante vencedora ficará obrigada a indicar, no ato da assinatura do contrato, a equipe técnica com a qual se comprometeu a realizar a obra objeto da presente licitação. Quaisquer substituições dos profissionais elencados na Declaração de Responsabilidade Técnica serão submetidas à análise e aprovação prévias da Administração. 16.3 Os recursos contra as decisões da CPL/TJ/MT estão regulados pelo art. 109 da Lei nº 8.666/93, e deverão ser dirigidos ao Presidente do Tribunal de Justiça, por intermédio da CPL/TJ/MT. 16.4 A CPL/TJMT poderá, em qualquer fase da licitação, promover diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar originalmente da documentação ou proposta.

16.4.1 Poderá ser desclassificada a licitante que deixar de prestar informações complementares, quando solicitadas.16.5 As impugnações ao presente Edital observarão ao disposto no art. 41 e aos parágrafos da Lei nº 8.666/93, atualizada.

16.6 Caberá à licitante vencedora os ônus financeiros e/ou providências necessárias no CREA. 16.7 Ficam fazendo parte integrante das especificações constantes dos Anexos I e II, no que forem aplicáveis, as normas dos fabricantes, das concessionárias, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e, na ausência destas, as normas internacionais inerentes a cada assunto. 16.8 Nenhuma indenização será devida às licitantes pelas despesas geradas pela aquisição, elaboração e/ou apresentação de documentação relativa ao presente Edital.

16.9 A CPL/TJ/MT, no interesse da Administração, poderá relevar omissões puramente formais observadas na documentação e na proposta, desde que não contrariem a legislação vigente e não comprometam a lisura da licitação. 16.10 Independente de declaração expressa, a simples participação nesta licitação implica aceitação plena das condições estipuladas neste Edital, decaindo do direito de impugnar os seus termos a licitante que, tendo-o aceito, sem objeção, vier, após iniciada a licitação, apresentar falhas e irregularidades que o viciem.

16

Page 17: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

16.11 Todos os atos e informações acerca da presente licitação também estarão disponíveis na internet, no endereço www.tj.mt.gov.br. 16.12 Quaisquer esclarecimentos sobre dúvidas eventualmente suscitadas, relativas ao presente Edital e seus Anexos, poderão ser solicitados à CPL/TJ/MT, na Sala Núcleo Setorial de Licitação, Palácio da Justiça, Centro Político Administrativo ou através do e-mail licitacao @tj.mt.gov.br ou, ainda, pelo telefone 3617-3781 ou 3617 3789. Observando-se que as respostas às indagações escritas das empresas serão disponibilizadas no site do TJ/MT e passarão a compor, automaticamente, o edital. Cuiabá-MT, 21 de novembro de 2005.RANDIS MAYRESupervisora Administrativa

17

Page 18: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

ANEXOS I

PROJETO BÁSICO Nº 025/2005-Eq.Engª

1. OBJETO: Contratação de empresa especializada para execução de Serviços Técnicos de Engenharia e Arquitetura, para elaboração de análise, assessoria, classificação, coordenação, especificações, estudo de viabilidade técnica, orçamentos, fiscalização de obras e serviços, laudo, levantamento, projeto, parecer e vistoria para o PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MATO GROSSO.

2. ESPECIFICAÇÃO / DETALHAMENTO TÉCNICO:2.1 Descrição dos Serviços:

a) Elaboração de projetos Arquitetônico e Complementar de novas unidades e de reformas de unidades do Poder Judiciário-MT;

b) Elaboração de “layout”;c) Elaboração de projeto de paisagismo;d) Elaboração de projeto de sinalização interna e externa;e) Elaboração de prevenção e Combate a Incêndio e SPDA (Sistema de Proteção

contra Descargas Atmosféricas);f) Aprovação junto aos órgãos competentes, nas comarcas;g) Elaboração de memoriais descritivos e de cálculo, especificações, quantitativos e

orçamento (sintético e analítico) de execução – em separado;h) Vistoria com emissão de PARECER consubstanciado e conclusivo da necessidade

dos serviços de manutenção e conservação ou definição e detalhamento de solução com vistas a sanar problemas, com discriminação sucinta dos serviços a serem executados (exceto para instalações mecânicas);

i) Elaboração de planilha orçamentária com estimativa de custos por item e global dos serviços de mesma complexidade dos referidos nos itens anteriores;

j) Análise e parecer sobre propostas oriundas de “coleta de preços” – contratação direta;

k) Vistoria para fiscalização de obras/serviços, sem emissão de parecer, sem medição dos serviços executados, com observação no Diário de Obras;

l) Vistoria para fiscalização de obras/serviços, com emissão de parecer, porém sem medição dos serviços executados;

m) Vistoria para fiscalização de obra/serviços com emissão de parecer e relatório de medição dos serviços executados;

n) Levantamento Cadastral;o) Laudo Técnico;p) Relatório Técnico - RT (Estudo de viabilidade para terrenos ou edificações);q) Relatório Técnico e Administrativo – RTA;r) Vistoria com emissão de parecer para instalações mecânicas.

2.2 Observações gerais:

a) Cada projeto, detalhe, memorial e planilha deverão ser entregue assinados pelo respectivo responsável técnico, com o recolhimento da ART;

b) Os projetos deverão ser entregues plotados e em arquivo magnético, tipo CD, desenhado em Autocad 2000, arquivo DWG;

18

Page 19: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

c) Todos os projetos deverão ser elaborados por profissional habilitado com experiência profissional comprovada para cada área;

2.3 Anexos:Anexo I: RELAÇÃO DE UNIDADES DO INTERIOR.Anexo II: CRONOGRAMA E PRAZOS.Anexo III: PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS.Anexo IV: FORMA DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS-PROJETOS.Anexo V: HONORÁRIOS PARA PROJETOS DE EDIFICAÇÕES NOVAS.Anexo VI: TABELA PARA REMUNERAÇÃO DE PROCEDIMENTOS TÉCNICOS.Anexo VII: MODELO DE DECLARAÇÃO.Anexo VIII: MINUTA DO CONTRATO.

3 - Exigências habilitatórias mínimas:A) Certidão de registro da Pessoa Jurídica junto ao CREA e do Responsável Técnico que ainda não esteja relacionado na Certidão, mas que virá a compor o quadro de RT da empresa, abrangendo as especialidades solicitadas neste ato convocatório, dentro do seu período de validade;

B) Apresentação de, no mínimo, 2 (dois) atestados/certidões/declarações fornecidos por Pessoa Jurídica de Direito Público ou Privado, devidamente registrado no CREA, podendo este ser substituído pela Certidão de Acervo Técnico – CAT, que comprovem ter o licitante ou o Responsável Técnico –RT indicado no documento exigido no subitem 2.3.1 ou mesmo do pretenso RT que possa vir a fazer parte do quadro de Responsável Técnico, de forma satisfatória e nos prazos contratados, a realização de projetos de edificações para fins comerciais ou de serviços com os seguintes parâmetros:

PROJETO ARQUITETÔNICO: de área igual ou superior a 750 m²;PROJETO ESTRUTURAL: de prédio de, no mínimo, 2 pavimentos e área

igual ou superior 750 m²;PROJETO DE AR CONDICIONADO CENTRAL: de capacidade

frigorífica igual ou superior a 50 TRs;INSTALAÇÕES PARA CFTV;INSTALAÇÕES DE ALARME;INSTALAÇÕES TELEFÔNICAS: com demanda mínima de 100 pares;INSTALAÇÕES DE AUTOMAÇÃO/CABEAMENTO ESTRUTURADO:

de, no mínimo, 30 pontos terminais;INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM BAIXA TENSÃO: com demanda

mínima de 100 KVA;SUBESTAÇAÕ TRANFORMADORA: com, no mínimo, 112,5 KVA.Projeto de instalações de prevenção e combate a incêndio: área igual ou

superior a 750m2;Projeto de instalações hidrossanitárias: área igual ou superior a 750m2.

C) Apresentação de no mínimo 2 (dois) atestados/certidões/declarações fornecidos por pessoas jurídicas de Direito Publico ou Privado, que comprovem ter o licitante ou o responsável técnico cumprido, de forma satisfatória e nos prazos contratados a execução ou fiscalização de serviços de manutenção em instalações (para fins comerciais ou de serviços) com área construída igual ou superior a 750 m².

19

Page 20: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

D) Relação, currículo e acervo técnico – emitido pelo CREA, dos profissionais relacionados no respectivo contrato, que ficarão responsáveis pela execução dos serviços ora licitados;

OBSERVAÇÃO: O licitante deverá cumprir todas as exigências habilitatórias mínimas, sob pena de inabilitação do certame.

4 - FINALIDADEServiços técnicos de Engenharia.

5- DA PROPOSTA DE PREÇOa) A proposta deverá conter todo e qualquer custo que se fizer necessário para a execução dos serviços, conforme descrito nos anexos I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII.

6- VIGÊNCIA DO CONTRATO / PRAZO DE EXECUÇÃO Prazo máximo para execução dos serviços será de:

12 (doze) meses;

7- MODO DE PRESTAÇÃO Conforme discriminado nos anexos de I a VIII.

8- MODO DE ENTREGA DO OBJETO Será mensal, conforme serviços executados, discriminados nos anexos de I a

VIII.

9- MODO DE RECEBIMENTO / ACEITEa) Os serviços produzidos serão objetos de avaliação com o propósito de averiguar

sua conformidade quantitativa e qualitativa, não eximindo a responsabilidade de execução dos serviços por parte da CONTRATADA;

b) Os serviços considerados defeituosos deverão ser corrigidos imediatamente.c) A contratada deverá apresentar mensalmente, relatório de todos os serviços

executados, acompanhados da respectiva nota fiscal/fatura, para recebimento.10- FORMA DE PAGAMENTO

a) Apresentada a fatura, caberá ao fiscal do contrato atestar a regular realização dos serviços, encaminhando o documento para as providências relativas ao pagamento;

b) O pagamento das parcelas somente ocorrerá até 10 (dez) dias úteis da realização das medições, após a emissão da Nota Fiscal.

11- OBRIGAÇÕES DA EMPRESAa) Manter regular, durante todo o período do contrato, as contribuições sociais e

com o FGTS;b) Executar os serviços em conformidades com as normas técnicas de engenharia;c) Acatar as determinações do fiscal do contrato;d) Aceitar, nas mesmas condições iniciais do contrato, os acréscimos e supressões

que se fizerem necessárias, dentro do limite permitido em lei;

12- OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTEa) Pagar a empresa na forma prevista em contrato;

20

Page 21: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

b) Permitir o livre acesso dos funcionários da empresa ao local dos trabalhos, desde que respeitados os horários previamente estipulados pelo Poder Judiciário-MT;

c) Fiscalizar, através de pessoas previamente designadas, a execução do contrato.

Cuiabá-MT, 19/09/2005.

_________________________________________ENG. ELET. MARCIO A. NADAI ALBERTON Crea/MT: 3766/DConsultor em Eng.Elet. do TJ/MT

21

Page 22: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

ANEXO II

CRONOGRAMA E PRAZOS

1 PROJETOS COMPLETOS DE EDIFICAÇÕES NOVAS

1.1 Os prazos máximos de cada etapa, em dias corridos, para elaboração de projeto

arquitetônico completo (com projetos complementares) são os seguintes:

TABELA 1

ETAPAS PRAZO

MÁXIMO

(Dias)

PRAZO

TOTAL

(Dias)

I – ESTUDO PRELIMINAR DE ARQUITETURA

Apresentação do estudo preliminar 10

Análise do estudo pelo PODER JUDICIÁRIO-MT 02

Revisão do estudo 02

Análise do estudo revisado, pelo PODER

JUDICIÁRIO-MT

01

PRAZO TOTAL DA ETAPA I 15

II – ANTEPROJETO

Apresentação dos anteprojetos 12

Análise do anteprojeto pelo PODER JUDICIÁRIO-

MT

02

Revisão do anteprojeto 04

Análise do anteprojeto revisado 02

Protocolo dos projetos nos órgãos públicos -

PRAZO TOTAL DA ETAPA II 20

III – PROJETO EXECUTIVO DE ARQUITETURA E

COMPLEMENTARES (INCLUSIVE ORÇAMENTO

E CRONOGRAMA)

Apresentação dos projetos executivos 20

Análise dos Projetos executivos pelo PODER 04

Page 23: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

JUDICIÁRIO-MT

Revisão dos projetos executivos 04

Análise dos projetos executivos revisados 02

PRAZO TOTAL DA ETAPA III 30

PRAZO TOTAL 65

1.2 Estes prazos máximos são válidos para projetos de edifícios de até 3.000 m2 de

área construída.

1.3 Para edifícios com área entre 3001m2 a 6000m2, os prazos serão acrescidos

proporcionalmente à área.

1.3 Para efeito de pagamento de honorários, atendendo-se o firmado em contrato, as

etapas correspondem aos seguintes percentuais dos valores totais dos projetos:

TABELA 2

PROJETOS OU

SERVIÇOS ETAPAS (%)

I - Estudo

Preliminar

II - Anteprojeto III -

PROJETO

EXECUTIV

O

TOTAL

Arquitetônico 20% 30% 50% 100%

Complementares - 50% 50% 100%

Orçamento e

Cronograma

- - 100% 100%

2 LAY - OUT

2.1 Os prazos máximos em dias corridos, para elaboração de projeto de “lay-out”,

são os seguintes:

23

Page 24: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

TABELA 3 - LAY-OUT

ÁREA DE INTERVENÇÃO

(M2)

PRAZO MÁXIMO

(Dias Corridos)

SÓ LAY-OUT

PRAZO

MÁXIMO (Dias

Corridos)

LAY-OUT

DENTRO DA

REFORMA

Até 1000 M2 10 7

Entre 1000 e 2000 M2 15 10

Acima de 2000 M2 20 15

2.2 Para efeito de pagamento de honorários, atendendo-se o firmado em contrato, os

lay-outs serão desenvolvidos nas seguintes etapas:

ETAPAS:

II - Anteprojeto 50%

III - PROJETO EXECUTIVO 50%

2.3 Nos prazos informados estão incluídos aqueles necessários a analise do PODER

JUDICIÁRIO-MT e a revisão de projeto, conforme modelo e percentuais

apresentados no item 1.

3 PROJETOS DE REFORMA

3.1 Os prazos máximos em dias corridos, para elaboração dos projetos de reforma

são os seguintes:

3.2 O prazo máximo de entrega do conjunto dos projetos (arquitetônico e

complementares) de reforma será igual ao maior prazo previsto, verificado entre

os projetos envolvidos.

24

Page 25: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

TABELA 4 - PROJETOS

VALOR ESTIMADO

DA REFORMA

(Por Especialidade)

PRAZO MÁXIMO

(Dias Corridos)

Arquit. Est Spda Elet/Tel/lóg Ar Cond. Hidro-San

Até R$ 22.000 15 10 10 10 10 10

Entre R$ 22.000 e R$

55.000

20 15 10 20 12 12

Entre R$ 55.000 e $

120.000

25 20 10 25 15 15

Acima de 120.000 30 25 15 30 20 20

3.3 Para efeito de pagamento de honorários, o desenvolvimento dos projetos se dará,

no que couber, nas seguintes etapas, respeitando-se o firmado em contrato e os

percentuais apresentados no item 1.3 – Tabela 2 acima (inclusive para análise e

revisão):

ETAPAS

I - Estudo preliminar (20%)

II - Anteprojeto (30%)

III - PROJETO EXECUTIVO (50%)

TABELA 5 - ORÇAMENTO E CRONOGRAMA

VALOR TOTAL ESTIMADO DA REFORMA PRAZO MÁXIMO

(Dias Corridos)

Até R$ 22.000 07

Entre R$ 22.000 e R$ 55.000 07

Entre R$ 55.000 e R$ 120.000 10

Acima de 120.000 15

25

Page 26: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

3.4 Os resultados dos prazos das tabelas 3,4 e 5 são cumulativos.

3.5 Reformas com situações especiais ou obras de reforma de valor global superior a

R$ 350.000,00, terão seus prazos estipulados, caso a caso pelo PODER

JUDICIÁRIO-MT.

4 PROJETO DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO

4.1 São os seguintes os prazos máximo fixados para elaboração de laudo de proteção

contra incêndio e protocolamento nos órgãos competentes:

TABELA 6

ÁREA DE INTERVENÇÃO (M2) PRAZO MÁXIMO

(Dias Corridos)

Até 1000 M2 07

De 1000 Até 2000 M2 14

Acima de 2000 21

4.2 Este laudo será acompanhado da planta baixa da área de intervenção, com

indicação do existente e das necessidades.

5 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS

5.1 São os seguintes os prazos máximos fixados para a elaboração dos

procedimentos técnicos constantes do ANEXO VI:

TABELA 7

PROCEDIMENTO PRAZO MÁXIMO

(Dias Corridos)

Vistoria com parecer técnico 02

Definição e detalhamento de soluções técnicas 03

Planilha orçamentária 02

Análise e parecer de proposta (coleta de preços) 02

Fiscalização de obras/serviços, com parecer 02

Fiscalização de obras/serviços, com medição dos 03

26

Page 27: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

serviços

Relatório Técnico (RT) e Administrativo 05

Levantamento cadastral 05

Análise de repetição de projetos 07

5.2 Os prazos máximo para vistoria e emissão de parecer para instalações mecânicas

são os seguintes:

TABELA 8NÚMERO DE

EQUIPAMENTOS

PRAZO MÁXIMO

(Dias Corridos)

De 01 A 04 02

De 05 A 08 04

Acima de 8 Mais 1 dia para cada grupo de 04

equipamentos.

5.3 Os laudos de viabilidade técnica, ergonomia, segurança do trabalho e de

assessoria terão seus prazos fixados pelo Profissional de Engenharia do PODER

JUDICIÁRIO-MT -Fiscal de Contrato, de acordo com os prazos praticados no

mercado.¨

6 OBSERVAÇÕES GERAIS

6.1 Caso os projetos sejam protocolados nos órgãos públicos, para aprovação, dentro

dos prazos aqui previstos e os projetos executivos, orçamentos e cronogramas

sejam entregues devidamente revisados à Coordenação de Obras do PODER

JUDICIÁRIO-MT, o pagamento de 40% da ultima etapa (PROJETO

EXECUTIVO) poderá ser efetuado ao fim do prazo total previsto.

6.1.1 Nesse caso, os 60% restantes serão pagos após o recebimento pela Coordenação

de Obras do PODER JUDICIÁRIO-MT dos projetos legais devidamente

aprovados.

27

Page 28: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

6.1.2 Todas as correções de projetos solicitadas pelos órgãos públicos competentes

serão efetuadas pela contratada, sem qualquer ônus para o PODER

JUDICIÁRIO-MT.

6.2 A etapa de estudo preliminar será iniciada após o recebimento da Ordem de

Execução de Serviço emitida pelo PODER JUDICIÁRIO-MT.

6.3 As demais etapas de anteprojeto e PROJETO EXECUTIVO serão iniciadas após

autorização por escrito da Coordenação de Obras do PJ/MT), que será fornecida

imediatamente após a conclusão da etapa anterior, observada - se for o caso - a

necessidade de aprovação de seus elementos técnicos junto aos órgãos

competentes.

6.4 Os projetos executivos deverão ser entregues devidamente aprovados junto aos

órgãos municipais competentes, os custos referentes às taxas dos órgãos

públicos, para aprovações serão a cargo do PODER JUDICIÁRIO-MT, inclusive

a do corpo de bombeiros, exclusa ART, junto ao CREA/MT.

28

Page 29: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

ANEXO III

PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS

1 INTRODUÇÃO:

1.1 Trata-se dos procedimentos técnicos e administrativos a serem adotados pelo

PODER JUDICIÁRIO-MT e as Empresas contratadas para fornecimento de

serviços técnicos de engenharia e arquitetura.

2 PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS:

2.1 O acompanhamento, controle e fiscalização do contrato, pelo PODER

JUDICIÁRIO-MT, serão efetuados pela Coordenação de Obras do TJ/MT

2.2 As Ordens de Execução de Serviços - (OES) serão emitidas pela Coordenação

de Obras do TJ/MT, com base nas demandas estabelecidas pelo Fórum e demais

Unidades do PODER JUDICIÁRIO-MT estabelecidas na região abrangida pelo

contrato.

2.3 Caberá à Coordenação de Obras do TJ/MT, com base nas informações prestadas

pelas diversas Unidades do PODER JUDICIÁRIO-MT envolvidas e se for o

caso- visita ao local, estabelecer graus de prioridade para emissão de OES para

projetos e lay-out.

2.4 Toda comunicação entre as partes envolvidas deverá ser efetuada,

preferencialmente, via memorando, ofício, OES .

2.5 Serão lavradas atas de todas as reuniões realizadas entre as partes envolvidas,

inclusive órgãos públicos.

2.6 Toda reunião entre as partes, inclusive órgãos públicos, deverá ser previamente

agendada e sua pauta registrada à Coordenação de Obras do TJ/MT.

29

Page 30: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

2.7 A CONTRATADA deverá encaminhar mensalmente à Coordenação de Obras

do TJ/MT cópia das atas das reuniões, dos cronogramas físico-financeiros

atualizados das obras e serviços, dos pareceres, laudos e relatórios elaborados.

2.8 A CONTRATADA deverá retirar as OES emitidas pelo PODER JUDICIÁRIO-

MT em até 24 - (vinte e quatro horas) após o horário do respectivo aviso.

2.9 A autoridade competente por parte do PODER JUDICIÁRIO-MT para

assinatura de ART, pranchas de projeto e documentos afins é o Coordenador de

Obras da Coordenação de Obras do TJ/MT.

2.10 O estudo definitivo de lay-out deverá receber data e assinatura do responsável da

UNIDADE pela análise e aprovação.

2.11 As visitas, levantamentos e vistorias às Unidades do PODER JUDICIÁRIO-MT

serão realizadas em data e horário previamente acordados com o responsável de

cada UNIDADE.

2.12 Os técnicos e prepostos da CONTRATADA deverão utilizar, por ocasião da

prestação de serviços no interior de imóveis do PODER JUDICIÁRIO-MT,

crachá no modelo devidamente aprovado.

2.13 Das correspondências da CONTRATADA, para solicitação de autorização para

visita, levantamento ou vistoria deverá constar : NOMES, NÚMEROS DAS

CARTEIRAS DE IDENTIDADE, LOCAL/DATA E HORÁRIO EM QUE

SERÃO DESENVOLVIDOS OS SERVIÇOS E ASSINATURA DO

RESPONSÁVEL PELA COMUNICAÇÃO.

2.14 Das OES constarão o n.º de protocolo, assunto, local de serviço, prazo previsto

em contrato, relação de serviços e custos estimados, se for o caso, e valor dos

honorários.

30

Page 31: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

3 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS

3.1 Projeto completo compreende a elaboração e desenvolvimento do projeto de

arquitetura e todos os projetos complementares (fundação/estrutura, instalações

elétricas, hidráulicas, telefonia, sonorização, circuito de TV e alarme, pára raios,

incêndio, ar condicionado, lay-out, automação, luminotécnica, lógica e outros.),

bem como a sua aprovação junto aos órgãos públicos competentes, além do

gerenciamento e coordenação dos projetos em todas as suas fases, para sua

perfeita compatibilização.

3.2 Os projetos de edifícios novos e ampliações deverão prever em sua concepção,

um sistema construtivo que permita a execução das obras no menor tempo

possível, sendo estabelecido um prazo de 10 (dez) meses como referência de

limite máximo do prazo de obra pretendido, porem por interesse da

administração poderá ser maior

3.3 A CONTRATADA deverá apresentar, para análise e aprovação da coordenação

de obras do PODER JUDICIÁRIO-MT, um breve relato dos conceitos e

parâmetros que nortearão a elaboração do projeto, tendo em vista o contido no

Subitem anterior.

3.4. Para cada projeto deverá ser elaborado MEMORIAL DESCRITIVO,

PLANILHAS QUANTITATIVAS DOS SERVIÇOS E MATERIAIS, conforme

padrão PODER JUDICIÁRIO-MT, bem como especificações técnicas,

constantes do Anexo VI.

3.4.1 A CONTRATADA deverá elaborar projeto que possibilite a execução da obra

no menor tempo possível, atendendo a legislação e normas aplicáveis, as

orientações do PODER JUDICIÁRIO-MT e a boa técnica.

3.4.2 Atendendo a legislação vigente e ao CREA, a CONTRATADA deverá, em

prazo de 05 dias a contar da emissão da OES, apresentar as ART's dos projetos e

serviços.

31

Page 32: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

3.5 ARQUITETURA

3.5.1 O projeto de arquitetura deverá ser elaborado levando-se em consideração a

diretriz de estudar um sistema construtivo ou processo racionalizado que permita

reduzir o prazo de execução das obras para no máximo 10 (dez) meses.

3.5.2 O levantamento plani-altimétrico e a sondagem do terreno deverão ser

providenciados pela contratada, sem ônus para o PODER JUDICIÁRIO-MT.

3.5.3 ESTUDO PRELIMINAR

3.5.3.1 Caracteriza-se por apresentar a idéia geral da solução elaborada, dentro de

critérios técnicos, com a definição global da edificação, em função da forma e

área do terreno, localização, entorno, legislação de uso e ocupação do solo

urbano e programa de necessidades a ser fornecido pelo PODER

JUDICIÁRIO-MT.

3.5.3.2 Esta fase engloba os seguintes procedimentos:

a - vistoria do terreno e elaboração de levantamento plani-altimétrico,

verificando limites, vizinhos, árvores existentes, orientação solar, níveis

etc.;

b - levantamento dos serviços públicos existentes e análise do sistema viário

do entorno imediato;

c - levantamento fotográfico do terreno e entorno;

d - consulta à legislação pertinente e órgãos públicos envolvidos na

aprovação do projeto.

3.5.3.3 Compõem essa fase os seguintes produtos:

a - planta de situação, indicando o terreno e seu entorno imediato, acessos,

implantação geral e demais elementos construtivos importantes.;

b - cortes longitudinais e transversais da edificação, com indicação do perfil

natural e projetado do terreno e níveis de implantação.;

c - quadro de áreas;

d - perspectiva isométrica da edificação.

32

Page 33: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

3.5.4 ANTEPROJETO

3.5.4.1Consiste na solução definitiva do estudo preliminar, depois de absorvidas as

alterações e complementações feitas durante a análise do projeto elaborado,

incluindo a coordenação do início dos projetos complementares,

compatibilizando-os com o projeto arquitetônico.

3.5.4.2Integra essa fase a elaboração do material técnico completo para aprovação do

projeto junto aos órgãos públicos envolvidos, bem como abertura de processo,

acompanhamento e aprovação para obtenção de alvará de construção junto à

Prefeitura Municipal (PM), Corpo de Bombeiros e demais órgãos necessários

para a total aprovação do projeto da edificação e de seu uso.

3.5.5 PROJETO EXECUTIVO

3.5.5.1Constitui-se na solução definitiva do projeto, com todas as interferências dos

projetos complementares, definidas, incorporadas e compatibilizadas com o

projeto arquitetônico, além do detalhamento específico de todos os elementos

construtivos e áreas de maior complexidade, de forma a constituir-se em um

material completo com todas as informações necessárias à perfeita execução das

obras.

3.5.5.2Constituem essa fase os seguintes produtos:

a - implantação da edificação, compatibilizada com acesso das redes de

infra-estrutura e indicação de ampliações e detalhes necessários à perfeita

locação e implantação das edificações e sistema viário interno;

b - plantas de todas as edificações, acrescentando as indicações de plantas

parciais e detalhes nas áreas mais complexas, além de tabela de

acabamentos e mapa de esquadrias;

c - cortes de todos os ângulos necessários à perfeita visualização da

edificação, acrescentando indicações de cortes parciais e detalhes

especiais tais como equipamentos fixos, peças metálicas etc.

33

Page 34: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

d elevações de todas as fachadas, acrescentando tabelas de acabamentos e

incorporando as esquadrias definidas e chamadas para detalhes especiais;

e - plantas e cortes parciais em compartimentos e áreas que devido à sua

complexidade exijam maior detalhamento tais como sanitários,

copa/cozinha, escadas, acesso principal etc., detalhando sempre que

necessário os arremates, bancadas, parapeitos etc.;

f - planta de cobertura com detalhamento da estrutura de sustentação,

sistema de impermeabilização, arremates, rufos,e assentamento de

telhado;

g - desenhos de componentes arquitetônicos (esquadrias metálicas e de

madeira, brises, guarda-corpo, corrimão etc.) onde estarão representados

e dimensionados, através de plantas, cortes e elevações;

h - mapa geral de esquadrias relacionando tipos e quantidades, definindo

detalhes de acabamentos, ferragens e arremates diversos;

i - plantas detalhadas de todos os forros e pisos, incluindo paginação;

j - planta da área externa com indicação de material de acabamento e projeto

de paisagismo, se for o caso;T

k - sinalização interna e externa;

l - memorial descritivo e especificações completas de todos os materiais e

serviços que compõem o projeto.

3.6 PROJETOS DE FUNDAÇÃO E ESTRUTURA

3.6.1 Projeto de fundação deverá ser feito de acordo com Parecer Técnico emitido por

profissional/empresa especialista em solos, com base nos resultados de

sondagem do terreno.

3.6.2 As referências apresentadas para o projeto de estrutura tem como base o sistema

de concreto armado, no entanto poderá ser proposto a execução de estruturas

metálicas ou outro sistema estrutural, que deverá ser detalhado de forma

compatível com o sistema proposto.

3.6.3 O PROJETO EXECUTIVO deverá conter todas as informações necessárias para

o perfeito entendimento do projeto e execução da obra. Deverá ser desenvolvido

34

Page 35: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

considerando-se as observações feitas pelo PODER JUDICIÁRIO-MT quando

do anteprojeto.

3.6.4 Os produtos gráficos apresentados deverão conter todas as informações listadas

abaixo:

a - locação das fundações e pilares (esc. 1:100);

b - forma das fundações (esc.1:50);

c - forma dos pavimentos, da cobertura (esc.1:50) e dos muros de arrimo

(escala apropriada);

d - armação das fundações (esc.1:20 e 1:50);

e - armação dos pavimentos, da cobertura, dos muros de arrimo (esc. 1:20 e

1:50);

f - reservatórios d'água;

g - memória de cálculo.

3.6.4.1 FUNDAÇÃO:

a - locação dos elementos de apoio das fundações (sapatas, estacas, tubulões,

etc.) referentes ao prédio da unidade;

b - nome de todas as peças estruturais; numerar as estacas de 1 a n;

c - dimensionamento de todas as peças estruturais (sapatas, brocas, estacas,

tubulações, baldrames, blocos de coroamento, lajes de piso armado, ou

estruturado se houver); detalhes;

d - indicação de cargas e momentos nas fundações;

e - indicação do fck do concreto;

f - sapatas e tubulões: indicar a taxa de solo, conforme indicação do

consultor de fundações;

g - estacas: especificar o tipo, quantidade, diâmetro e capacidade de carga

nominal;

h - tubulões: indicar o tipo de escavação (manual ou mecânica);

i - indicação de níveis:

i1 face superior dos baldrames em relação aos pisos acabados;

i2- sapatas isoladas: fornecer a cota de apoio só quando claramente

definida no Parecer Técnico sobre fundações: caso contrário, indicar a

profundidade máxima e mínima de apoio que foram consideradas no

35

Page 36: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

cálculo da estrutura. Deverá constar do projeto: "O construtor deverá

consultar o projetista, caso seja ultrapassada a profundidade máxima de

apoio considerada.";

i3 estacas e tubulões: indicar a cota da face superior dos blocos de

coroamento em relação aos pisos acabados; cota de arrasamento das

estacas.

3.6.4.2 ESTRUTURA

a - eixos e níveis compatibilizados com o projeto de arquitetura;

b - nomes e dimensionamento de todas as peças estruturais (pilares, vigas,

lajes, escadas);

c - cortes e elevações totais e/ou parciais; indicação de eixos;

d - lajes: local, tipo e dimensões (no caso de laje de vigotas pré-fabricadas

de concreto e tijolos cerâmicos indicar em planta o sentido das vigotas e

fazer corte tipo da laje indicando; distância entre eixos das vigotas,

altura dos tijolos e altura da capa);

e - indicação do fck do concreto;

f - indicação do sobrecarga da cobertura e dos pisos;

g - indicação de paredes portantes - pilares, cintas e ferragens de

amarração);

h - indicação de pilaretes e cinta de amarração em oitões de alvenaria;

i - brises: dimensionamento de peças estruturais; detalhes de fixação;

j - estruturas de madeira e metálicas:

j1 - plantas e elevações em escalas convenientes;

j2 - dimensão e secção de todas as peças;

j3 - detalhes ampliados de nós de ligação com todos os elementos

especificando: chapas, pinos, parafusos, pregos, cortes, soldas, encaixes

etc.;

j4 - detalhe dos chumbadores de fixação;

j5 - tipo de telha, tipo de madeira, tipo de aço;

j6 - esquema e detalhes dos contraventamentos;

36

Page 37: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

j7 - no caso de estrutura metálica fornecer: tabela resumo de todas as peças,

peso total do aço, metragem quadrada da estrutura em projeção e peso

por metro quadrado;

3.6.4.3 ARMAÇÃO DAS FUNDAÇÕES; ARMAÇÃO DOS PAVIMENTOS; DA

COBERTURA E DOS MUROS DE ARRIMO

a - Nome e armação de todas as peças estruturais; desenhar o gabarito das

peças com esquema e indicação de todas as ferragens; representar as

vigas com indicação dos eixos ou nomes dos pilares de apoio.

b - Listagem de ferros por folha; indicar separadamente os resumos de

ferro referentes à infra-estrutura e à superestrutura; indicar apenas as

quantidades reais de material empregado não considerando as perdas.

3.6.4.4 RESERVATÓRIOS D'ÁGUA

a - Apresentar desenhos específicos.

3.6.4.5 MEMÓRIA DE CÁLCULO:

a - De todas as peças estruturais de concreto, madeira e metálicas.

3.7 PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS / TELECOMUNICAÇÕES,

REDE DE LÓGICA E REDE LOCAL

3.7.1 Os projetos em pauta deverão obedecer às normas e recomendações de

instalações elétricas e telecomunicações fornecidas pelo PODER JUDICIÁRIO-

MT.

3.7.2 Relação dos projetos necessários:

a - projeto de entrada de energia, medição e subestação;

b - projeto de iluminação e tomadas de uso geral;

c - projeto de tubulação de alarme de incêndio;

d - projeto de telecomunicações;

e - projeto de iluminação de emergência por banco de baterias;

f - projeto de proteção contra descargas atmosféricas e aterramento;

37

Page 38: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

g - diagrama dos quadros de luz e força;

h - detalhes de ligação e sustentação;

i - projeto de tubulação para sistema de alarme contra roubo;

j - projeto de tubulação para sistema de sonorização;

k - projeto de rede de lógica e rede local;

l - projeto de circuito interno de TV;

m - memorial Descritivo das instalações elétricas;

n - aprovação nos respectivos órgãos.

3.8 PROJETO DE INSTALAÇÕES HIDRO-SANITÁRIAS E DE PROTEÇÃO E

COMBATE A INCÊNDIO.

3.8.1 O projetos de instalações deverão atender às recomendações e especificações

constantes das normas da ABNT e da concessionária local.

3.8.2 Relação dos Projetos necessários:

a - projeto de distribuição de água fria;

b - projeto de coleta e captação de águas pluviais;

c - projeto de coleta de esgoto sanitário;

d - isométricos e esquema de tubulações de água fria;

e - detalhes de ligação e sustentação;

f - projeto e laudo de sistema de proteção e combate a incêndio;

g - projeto de chuveiros automáticos (Sprinklers);

h - projeto de instalações de hidrantes e extintores;

i - memorial descritivo das instalações hidráulicas;

j - aprovações no Corpo de Bombeiros e demais órgãos, quando necessário.

3.9 PROJETO DE INSTALAÇÕES DE SISTEMAS DE AR CONDICIONADO.

3.9.1 O projeto de instalações em pauta, deverá obedecer às normas e recomendações

fornecidas pelo PODER JUDICIÁRIO-MT.

38

Page 39: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

3.9.2 Peças técnicas que compõem o projeto

a - relatório com definição do tipo de sistema com apresentação de

justificativa e critérios adotados. Considerar parâmetros técnicos, físicos

e econômicos;

b - diagrama Unifilar;

c - diagrama de Força e comando;

d - plantas e Cortes;

e - os desenhos das áreas condicionadas e equipamentos;

f - desenhos dos dutos em forma e escala real;

g - detalhamento de todos os componentes e características do sistema;

i - memorial Descritivo e especificações técnicas;

j - memória de cálculo;

k - planilha de itens e quantidades;

l - estimativa de custos detalhada.

39

Page 40: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

ANEXO IV

A - FORMA DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS - PROJETOS

1 Definições para arquivos

1.1 Os arquivos de desenho deverão ser no formato .dwg para AutoCAD versão R12

ou superior (não serão aceitos arquivos do tipo .dxf). Deverão ainda ser

fornecidos os arquivos .plt.

1.2 Em prédios com mais de 1 pavimento, cada pavimento deverá estar em um

arquivo em separado.

1.3 Cada projeto (eletricidade, estrutural etc.) deverá ser apresentado em disquetes

separados, conforme especialidades constantes da tabela 1, 6 e 7 do anexo V.

1.4 Os desenhos deverão ser entregues em CD - em caso de necessidade de

compactação deverá ser usado o software PKZIP -, com um diretório para cada

projeto e um disquete para cada projeto, incluindo as especificações técnicas e

data de elaboração do projeto, que deverão estar em formato Word 6 ou Word

7.0 (95).

1.4.1 No CD deverá haver uma etiqueta com o nome da unidade, título do projeto,

especialidade do projeto, nome da empresa contratada e nome dos arquivos

contidos no CD.

1.4.2 Cada CD deverá, ainda, conter um arquivo texto relacionando todas as pranchas

constantes de cada arquivo do respectivo CD, utilizando o recurso de hyperlink

do word, para a leitura de seus arquivos.

1.4.3 No decorrer das obras ocorrendo alterações no projeto inicial, deverá ser

apresentado novo jogo de CDs completo, independente se as alterações

ocorrerem em todos os arquivos.

1.5 Além do(s) CD(s), deverá ser entregue uma cópia impressa do projeto, plotada

40

Page 41: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

em preto, em papel , e uma cópia impressa, em papel sulfite, assinada pelo

responsável pelo projeto.

1.5.1 As plantas em papel sulfite, assim como as discriminações técnicas, deverão ser

entregues em uma pasta plastificada com identificação do nome da unidade,

título(s) do(s) projeto(s), especialidade(s) do projeto(s) e nome da empresa

contratada.

1.6 Sempre utilizar nos desenhos a fonte “ROMAN SIMPLEX”.

2 Definições para desenhos

2.1 A unidade do desenho será centímetro (cm).

2.2 As pranchas serão desenhadas no modo Paper Space, em milímetros (mm).

2.3 O carimbo deverá ser o da contratada (não usar o selo padrão do PODER

JUDICIÁRIO-MT), com 18,5cm de largura, e deverá conter, no mínimo, as

seguintes informações:

a - Nome do Cliente (PODER JUDICIÁRIO-MT);(NOME DA UNIDADE)

b - Título do Projeto:

c - Especialidade do Projeto (Projeto Arquitetônico, Estrutural etc.);

d - Assunto da Prancha (Pav. térreo - Planta baixa);

e - Endereço do Imóvel (rua, nº e cidade);

f - Nome/CREA do(s) projetista(s) (com endereço e telefone) ;

g - Campo para Assinatura do Proprietário;

h - N.º da Prancha e Quantidade de Pranchas (01/05) ;

i - Escala de Plotagem do Desenho (1:100, 1:50, 1:20 etc.) ;

j - Data de Conclusão do Projeto (mês e ano).

2.4 A definição de cores para a espessura de penas deverá acompanhar a seguinte

41

Page 42: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

tabela:

Espessura

da pena

Cor

padrão

N.º da cor

no AutoCAD

0,1 Magenta (Magenta) 6

0,2 Vermelho (Red) 1

0,3 Azul (Blue) 5

0,4 Verde (Green) 3

0,5 Amarelo (Yelow) 2

0,6 Branco(White) 7

0,8 Ciano (Cyan) 4

1,0 Cinza (Gray) 8

2.5 Alguns elementos de desenho e suas espessuras de pena:

Textos...........0,2 ou 0,5(p/títulos)

Indicação de corte....................0,5

Cotas de nível..........................0,2

Linhas de cota........................0,10

Margens de pranchas...............1,0

Hachuras................................0,10

Paredes....................................0,5

Esquadrias.....................................0,3

Mobiliários.............................0,2 e 0,3

Paisagismo............................0,1 e 0,2

2.5.1 Deverá ser colocado no arquivo de desenho, fora da área da prancha, uma tabela

com a relação de cores e espessuras de pena, escala de plotagem, tamanho da

prancha e o software utilizado, bem como a sua versão.

2.6 O tamanho das pranchas deverá obedecer à seguinte tabela:

42

Page 43: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

Símbolo

Largura x Altura

Formato

(mm)

Formato

padronizado

1 x 1 210 x 297 A4

2 x 1 420 x 297 A3

3 x 1 630 x 297

4 x 1 840 x 297

1 x 2 210 x 594

2 x 2 420 x 594 A2

3 x 2 630 x 594

4 x 2 840 x 594 A1

1 x 3 210 x 891

2 x 3 420 x 891

3 x 3 630 x 891

4 x 3 840 x 891

1 x 4 210 x 1188

2 x 4 420 x 1188

3 x 4 630 x 1188

4 x 4 840 x 1188 A0

3 DISCRIMINAÇÕES TÉCNICAS

3.1 As discriminações técnicas dos projetos deverão obedecer à estrutura listada

abaixo composta de Etapa, Atividade e Serviço.

3.1.1 Mesmo que uma determinada etapa tenha apenas um serviço, deverá haver

uma Etapa e uma Atividade correspondente .

3.2 Deverão ser extraídos dessa estrutura apenas os itens que couberem ao

projeto que está sendo elaborado, podendo ser acrescentadas atividades ou

serviços que não tenham sido contempladas (não deverão ser criadas outras

etapas).

43

Page 44: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

3.2.1 Poderá ser utilizado, quando necessário, subitens do Serviço de forma a

melhor explicar o mesmo. Como são meramente explicativos, estes subitens

não farão parte da Relação de itens do orçamento ou da planilha

orçamentária.

3.3 Quando da elaboração de um projeto, as discriminações técnicas terão a

numeração de itens feita de forma seqüencial.

Ex. 0 Considerações Iniciais; 1 Serviços Iniciais; 2 Superestrutura; 3

Paredes e Painéis; 4 Administração Da Obra (a estrutura das etapas foi

obedecida, porém a numeração é especifica para este projeto).

3.4 Os itens das Considerações Iniciais (item “0”) são explicativos da obra, não

devendo fazer parte da Relação de Itens para Orçamento ou da Planilha

Orçamentária.

3.5 O Caderno de Encargos quando composto de mais de um projeto, terá um

como principal e os demais serão anexos deste.

3.3.1 No projeto principal, nos itens Relação de Pranchas e Responsáveis

Técnicos, deverão ser relacionados todos os projetos em anexo e, no local

adequado da estrutura das Discriminações Técnicas, o texto remeterá a estes

anexos.

Ex. Um caderno de encargos que seja composto de projeto arquitetônico e

projeto estrutural deverá ter relacionado no item 0.2 Relação de Pranchas

as pranchas dos dois projetos, no item 0.3 Responsáveis Técnicos os

responsáveis por cada projeto e o projeto arquitetônico (projeto principal)

terá um item 2 Superestrutura cujo texto será “Ver projeto específico em

anexo.”.

ESTRUTURA PARA A ELABORAÇÃO DE CADERNO DE DISCRIMINAÇÕES

TÉCNICAS

0 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

44

Page 45: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

0.1 Objetivo

0.1.1 A presente Discriminação Técnica objetiva fixar as condições para a execução

das obras de (...) no imóvel localizado à (...), em (...), onde está instalada a AG

(...).

0.2 Relação de pranchas

0.2.1 PROJETO (...)

Prancha Assunto

(...) (...)

0.2.2 PROJETO (...)

Prancha Assunto

(...) (...)

0.3 Responsáveis técnicos

0.3.1 PROJETO (...)

Autor :

CREA :

Endereço :

Telefone :

ART :

0.3.2 PROJETO (...)

Autor :

CREA :

Endereço :

Telefone :

45

Page 46: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

ART :

0.4 RELAÇÃO DE ITENS DO ORÇAMENTO

4.1 A relação de itens para orçamento deverá ser única para todos os projetos do

caderno de encargos, acompanhando a numeração dos itens do projeto

principal.

4.2 Os itens Etapa e Atividade são obrigatórios para qualquer serviço e não

terão quantidade ou unidade.

ESTRUTURA PARA A ELABORAÇÃO DE RELAÇÃO DE ITENS DO

ORÇAMENTO

1 Etapa

1.1 Atividade

1.1.1 Serviço..................................................................................................(unid.)

...............................................................................................................(quant.)

1.1.2 Serviço..................................................................................................(unid.)

...............................................................................................................(quant.)

1.2 Atividade

1.2.1 Serviço..................................................................................................(unid.)

...............................................................................................................(quant.)

1.2.2 Serviço..................................................................................................(unid.)

...............................................................................................................(quant.)

2 Etapa

46

Page 47: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

2.1 Atividade

2.1.1 Serviço.................................................................................................. (unid.)

...............................................................................................................(quant.)

2.1.2 Serviço..................................................................................................(unid.)

...............................................................................................................(quant.)

2.2 Atividade

2.2.1 Serviço.................................................................................................. (unid.)

...............................................................................................................(quant.)

2.2.2 Serviço.................................................................................................. (unid.)

...............................................................................................................(quant.)

5 PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

5.1 Deverá conter os mesmos itens da Relação de Itens para Orçamento.

5.2 A planilha poderá ter aparência diferente do modelo abaixo, devendo,

porém, preservar os campos e a estrutura.

5.3 No cabeçalho deverá constar o Cliente, Obra, Local, Data, valor do CUB, Mês de

referência do CUB, valor total orçado em Reais e CUB.

47

Page 48: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

MODELO DE PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

A B C D Custo unitário H I J

Discriminaç

ão

E F G Custo

total

BDI Valo

r

Item da Uni

d.

Qua

nt.

Mão-de-

obra

Materi

al

Custo do

serviço

Do

serviço

xx% Total

etapa (E + F) (D x G) (H x

0,xx)

(H +

I)

1 ETAPA

1.1 Atividade

1.1.1 Serviço

1.1.2 Serviço

1.2 Atividade

1.2.1 Serviço

1.2.2 Serviço

2 ETAPA

2.1 Atividade

2.1.1 Serviço

TOTAL

MODELO DE PLANILHA RESUMO DO ORÇAMENTO

Item Discriminação Custo direto BDI Total Incidência

da etapa (R$) R$ % (R$) (%)

48

Page 49: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

TOTAIS 100%

5 CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO

5.1 O Cronograma deverá ser elaborado considerando o nível e valores de

Atividade e os períodos são os previstos para medição das obras definido

pelo projetista (quinzenal ou mensal)

5.2 A planilha poderá ter aparência diferente do modelo abaixo, devendo,

porém, preservar os campos e a estrutura.

5.3 No cabeçalho deverá constar o Cliente, Obra, Local, Data, valor do CUB,

Mês de referência do CUB, valor total orçado em Reais e CUB.

MODELO DE CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO

Item Descrição Valor PERÍODOS

das etapas (R$) 1º 2º 3º 4º

1 ETAPA

1.1 Atividade 10,00 10,00

1.2 Atividade 45,00 30,00 15,0

0

2 ETAPA

2.1 Atividade

2.2 Atividade

3 ETAPA

3.1 Atividade

3.2 Atividade

4 ETAPA

4.1 Atividade

4.2 Atividade

49

Page 50: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

TOTAL R$

TOTAL %

B - FORMA DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS - FISCALIZAÇÃO DE

OBRAS

6 PLANILHA DE MEDIÇÃO DE OBRA

6.1 A planilha de medição de obras deverá ter a mesma itemização, quantidades

e valores da proposta da empresa construtora.

6.2 Deverá ser elaborada em planilha Excel, com os percentuais acumulados de

cada serviço e os valores totais dos serviços executados na etapa e

acumulados desde o início da obra.

6.3 A cada medição efetuada, deverá ser entregue ao PODER JUDICIÁRIO-

MT uma cópia impressa da medição assinada pelo fiscal.

6.4 No cabeçalho deverá constar o Cliente, Obra, Local, Construtora, Data de

Início da Obra, Número da Medição (etapa), Valor Total do Contrato, Valor

total Liberado até o momento.

50

Page 51: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

51

Page 52: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

MODELO DE PLANILHA DE MEDIÇÃO DE OBRA

Page 53: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

53

Page 54: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,
Page 55: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

ANEXO V

A) HONORÁRIOS PARA PROJETOS DE EDIFICAÇÕES NOVAS

Os honorários para projetos de edificações novas são calculados pelas seguintes

fórmulas e índices:

TABELA 1 – Índices de Remuneração de Projeto

ESPECIALIDADE PROJETO IR(Índice de

Remuneração)

ARQUITETURA

Projeto de Arquitetura (Inclui Paisagismo,

Sinalização Interna, Externa(observar o

padrão do PJ-MT) e lay-out c/quantitativos

de mobiliário)

0,0200

ESTRUTURAS

Projeto de Fundações e Muros de Arrimo 0,0012

Projeto de Estruturas de Concreto Armado 0,0048

Projeto de Estruturas de aço ou madeira 0,0056

ELETRICIDADE E

TELECOMUNICAÇÕES

Projeto de Eletricidade 0,0037

Projeto de Subestação 0,0009

Projeto de Proteção Contra Descargas

Atmosféricas

0,0004

Projeto de Rede de Energia Estabilizada 0,0010

Projeto de Telefonia 0,0013

Projeto de Rede de Comunicação de dados 0,0024

55

Page 56: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

Projeto de Sistemas de Alarme Contra Roubo 0,0004

Projeto de Sistemas de CFTV 0,0005

Projeto de Sistemas de Sonorização / 0,0005

CONDICIONAMENTO DE AR

Projeto de Instal. de Cond. de Ar com

Aparelhos Individuais

0,0045

Projeto de Instal. de Cond. de Ar com

Aparelhos "Self Conteined" a Ar

0,0050

Projeto de Instal. de Cond. de Ar com

Aparelhos "Self Conteined"a Água

0,0060

Projeto de Instal. de Cond. de Ar com Central

de Água Gelada

0,0065

INST. HIDRO-SANITÁRIAS

Projeto de Instalações de água Fria 0,0010

Projeto de Esgoto Sanitário e Pluvial 0,0010

Projeto de Instalações de Chuveiros

Automáticos ("Sprinklers")

0,0020

Projeto de Instalações de Hidrantes e

Extintores

0,0007

OUTROS SERVIÇOS

Orçamento e Cronograma de Obra 0,0040

TABELA 2 – Fórmulas para cálculo do valor do projeto

ÁREA PROJETADA

(m2)

CÁLCULO DO VALOR DO PROJETO

<= 300 Valor = VUR x Área

> 300 <= 800 Valor = VUR x {300 + [(Área – 300) x 0,83]}

> 800 <= 1800 Valor = VUR x {[300 + (500 x 0,83)] + [(Área – 800) x 0,66]}

> 1800 Valor = VUR x {[300 + (500 x 0,83)] + (1000 x 0,66) + [(Área – 1800)

56

Page 57: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

x 0,5]}

Onde:

1 VUR = CUB_PJ x IR

1.1 O custo unitário básico do PODER JUDICIÁRIO-MT (CUB_PJ)

estimado para a construção de novas UNIDADES, que será utilizado pelo

PODER JUDICIÁRIO-MT é igual a 1,70 x CUB, em R$/m2 .

1.2 O valor unitário de remuneração (VUR) da tabela 2 é obtido

multiplicando-se o custo unitário básico (CUB_PJ) pelo índice de

remuneração (IR) do projeto em apreciação, constante na tabela 1.

2 O custo unitário básico (CUB) referido no item 1.1 é o CUB médio

divulgado pelo SINDUSCON, correspondente ao Projeto H8-2N, do mês

anterior ao de aplicação das tabelas.

3 A área a ser aplicada nas fórmulas da tabela 2 corresponde à área total

estimada para o projeto.

4 O desconto linear oferecido ao PODER JUDICIÁRIO-MT pela firma

contratada será aplicado ao valor final calculado.

obs: O cálculo dos honorários para Projeto de proteção contra incêndio, apesar

de constar desta planilha, utiliza fórmulas e índices específicos,

apresentados a seguir no item C.

57

Page 58: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

B) HONORÁRIOS PARA PROJETOS DE REFORMAS

Os honorários para projetos de reformas são calculados pelas seguintes fórmulas

e índices:

TABELA 3– Índices de Remuneração de Projeto

ESPECIALIDADE IR (Índice de Remuneração)

ARQUITETURA 0,0575

ESTRUTURAS -

Estruturas de Concreto 0,0470

Estruturas de Aço ou Madeira 0,0550

ELETRICIDADE E TELECOMUNICAÇÕES 0,0750

CONDICIONAMENTO DE AR 0,0356

INST. HIDRO-SANITÁRIAS 0,0805

ORÇAMENTO E CRONOGRAMA DE OBRA 0,0080

TABELA 4 – Fórmula para cálculo do valor do projeto

VALOR ESTIMADO

DA REFORMA (R$)

CÁLCULO DO VALOR DO PROJETO

(IR = Índice de Remuneração, ValorREF = Valor estimado da

reforma)

<= 22.000,00 Valor = IR x ValorREF

> 22.000,00 <=

55.000,00

Valor = IR x {22.000 + [(ValorREF – 22.000) x 0,83]}

> 55.000,00 <=

120.000,00

Valor = IR x {22.000+ (33.000 x 0,83) + [(ValorREF – 55.000) x

0,66]}

> 120.000,00 Valor = IR x {22.000 + (33.000 x 0,83) + (65.000 x 0,66) + [(ValorREF

– 120.000) x 0,5]}

1 O valor estimado da reforma será levantado por especialidade, pelo

PODER JUDICIÁRIO-MT, de acordo com a composição de preços para

orçamentos e demais índices afins, para edificações, apresentados pela

revista CONSTRUÇÃO, publicada pela Editora PINI, ou pesquisa de

mercado devidamente embasada, que para efeitos do cálculo de honorários

58

Page 59: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

será adotado o custo direto, ou seja sem o BDI, que deverá ser apresentado

separadamente, para tanto se adotará um BDI (benefícios e despesas

indiretas) de 25%.

2 O valor REF para cálculo da remuneração de um determinado projeto

deverá ser o valor das obras de reforma correspondentes àquela

especialidade.

3 Os projetos de sinalização interna e externa em obras de reforma serão

pagos de acordo com a tabela 7 e os valores das obras de sinalização não

farão parte do valor da obra de reforma para efeito de cálculo na Tabela 4

acima.

4 Para a especialidade Arquitetura será considerado todo o orçamento de

obras civis, deduzindo o valor das obras correspondentes aos projetos

complementares previstos na tabela 3 acima.

5 O desconto linear oferecido ao PODER JUDICIÁRIO-MT pela firma

contratada será aplicado ao valor final calculado conforme o procedimento

definido nesta alínea.

C) HONORÁRIOS PARA PROJETO DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO

Os honorários para projeto de proteção contra incêndio são calculados pelas

seguintes fórmulas:

TABELA 5 – Fórmula para cálculo do valor do projeto

ÁREA DO PROJETO

(m2)

CÁLCULO DO VALOR DO PROJETO

<= 500 Valor = VUR x Área

> 500 <= 1500 Valor = VUR x {500 + [(Área – 500) x 0,83]}

> 1500 <= 3500 Valor = VUR x {500 + (1000 x 0,83) + [(Área – 1500) x 0,66]}

> 3500 Valor = VUR x {500 + (1000 x 0,83) + (2000 x 0,66) + [(Área – 3.500)

x 0,5]}

59

Page 60: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

Onde:

1 O Valor Unitário de Remuneração (VUR) da Tabela 5 é obtido pela

fórmula:

VUR = CUB x 0,00293

2 As definições do CUB encontra-se na alínea A deste anexo.

3 O desconto linear oferecido ao PODER JUDICIÁRIO-MT pela firma

contratada será aplicado ao valor final calculado conforme o procedimento

descrito nesta alínea.

4 O Projeto de proteção contra incêndio inclui: o laudo para Prefeitura ou

Corpo de Bombeiros e o projeto propriamente dito, com indicação dos

sistemas, equipamentos de proteção e sinalização de emergência,

devidamente aprovado pelo órgão competente.

D) COORDENAÇÃO DE PROJETOS DE REFORMA

Entende-se por coordenação de projetos a atividade desenvolvida pelo arquiteto

visando eliminar as diversas interferências entre projetos, compatibilizando-os

entre si, assim como a centralização, divulgação e disseminação das informações

necessárias aos diversos projetistas para o perfeito desenvolvimento e

sincronismo das suas tarefas e soluções.

Ex.:

Compatibilização entre as modulações (forro, grelhas de ar condicionado,

luminárias, sprinklers, estrutura, etc.)

60

Page 61: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

Compatibilização dos elementos construtivos (layout, divisórias, nível de

iluminamento, tomadas, pontos de comunicação, pé direito, interferência

estética das instalações, etc.)

Alterações ocasionadas por modificação do programa (inclusão ou exclusão

de equipamento, mudança de especificação, etc.)

CÁLCULO DO VALOR DA COORDENAÇÃO DE PROJETOS

5,0% do valor dos projetos complementares

1 Para efeito de cálculo, considerar também como projeto complementar o

projeto de prevenção contra incêndio e o orçamento.

2 Não será paga a coordenação sobre o projeto arquitetônico pois entende-se

que a coordenação é do arquiteto.

3 No caso de em uma determinada reforma não haver projeto arquitetônico,

a coordenação só será paga se houver dois ou mais projetos

complementares.

4 Em projetos de edificações novas a coordenação não será paga à parte pois

já está prevista no preço do projeto arquitetônico.

E) HONORÁRIOS PARA PROJETOS DE LAY-OUT

O projeto de lay-out compreenderá de planilha com

estimativa de custos e quantidades do mobiliário,padrão do PODER JUDICIÀRIO-MT.

Os honorários para projetos de lay-out são calculados pelas seguintes fórmulas:

TABELA 6 – Fórmula para cálculo do valor do projeto

ÁREA PROJETADA

(m2)

CÁLCULO DO VALOR DO PROJETO

<= 300 Valor = VUR x Área

> 300 <= 800 Valor = VUR x {300 + [(Área – 300) x 0,75]}

61

Page 62: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

> 800 <= 1800 Valor = VUR x {300 + (500 x 0,75) + [(Área – 800) x 0,50]}

> 1800 Valor = VUR x {300 + (500 x 0,75) + (1000 x 0,50) + [(Área – 1800) x

0,35]}

onde:

1 O valor unitário de remuneração (VUR) é calculado por:

VUR = CUB x 0,00575

2 As definições do CUB encontra-se na alínea A.

3 O projeto de layout incluí plantas, relação padrão contendo a quantidade

de mobiliário, biombos, floreiras, lixeiras, guinches, etc.

4 As plantas deverão conter todos os elementos da construção, como

paredes, esquadrias, divisórias, equipamentos, etc.

5 O desconto linear oferecido pela firma contratada incidirá sobre o valor

final calculado conforme o procedimento definido nesta alínea.

F) HONORÁRIOS PARA PROJETOS DE SINALIZAÇÃO INTERNA E

EXTERNA DE FACHADA

O projeto de sinalização compreenderá a planilha item 1 com estimativa de

custos.

Os honorários para projetos de sinalização interna e externa serão remunerados

pela tabela abaixo:

TABELA 7

PROJETO VALOR

SINALIZAÇÃO INTERNA

Unid. até 750,00 m2 R$ 667,00

Unid. com mais de 750,00m2 R$ 1.000,00

SINALIZAÇÃO EXTERNA

Simplificada R$ 445,00

62

Page 63: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

Sem totem R$ 667,00

com totem R$ 1.000,00

onde:

1 O Projeto de Sinalização Interna inclui plantas com a localização dos

elementos padrão PODER JUDICIÁRIO-MT e os textos correspondentes

e a tabela padrão com as quantidades e valores dos elementos utilizados.

2 O Projeto de Sinalização Externa de Fachada, quando contratado

individualmente, inclui todos os serviços necessários para a adaptação do

prédio à sinalização padrão do PODER JUDICIÁRIO-MT e a tabela

padrão com as quantidades e valores dos elementos utilizados.

3 A sinalização simplificada é aquela onde o modelo do PODER

JUDICIÁRIO-MT é parcialmente aplicado, de forma simplificada, por

carência de testada, pé direito, espaço físico, etc.

4 Na tabela de projeto de edificações novas, a remuneração do projeto de

arquitetura já incluí os projetos de sinalização interna e externa.

A) TABELA PARA REMUNERAÇÃO DE PROCEDIMENTOS TÉCNICOS

Os preços máximos pagos pelo PODER JUDICIÁRIO-MT são os abaixo indicados:

TABELA 1:

PROCEDIMENTO VALOR (R$)

Vistoria com emissão de PARECER consubstanciado e conclusivo da

necessidade dos serviços de manutenção e conservação ou definição e

detalhamento de solução com vistas a sanar problemas, com

discriminação sucinta dos serviços a serem executados (exceto para

instalações mecânicas).

148,00

(mais deslocamento

quando aplicável)

Elaboração de planilha orçamentária com estimativa de custos por item

e global dos serviços de mesma complexidade dos referidos nos itens

anteriores.

115,00

Análise e parecer sobre propostas oriundas de “coleta de preços” –

contratação direta.

92,00

63

Page 64: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

Vistoria para fiscalização de obras/serviços, sem emissão de parecer,

sem medição dos serviços executados, com observação no Diário de

Obras, por vistoria.

115,00

(mais deslocamento

quando aplicável)

Vistoria para fiscalização de obras/serviços, com emissão de parecer,

porém sem medição dos serviços executados, por vistoria.

148,00

(mais deslocamento

quando aplicável)

Vistoria para fiscalização de obra/serviços com emissão de parecer e

relatório de medição dos serviços executados, por vistoria.

170,00

(mais deslocamento

quando aplicável)

Levantamento Cadastral Por m2

Pavimento Tipo (repetido)

0,1 % do CUB

20% do valor

(mais deslocamento

quando aplicável)

Laudo Técnico. Hora Técnica

Ver Tabela 2

(mais deslocamento

quando aplicável)

Relatório Técnico - RT (Estudo de viabilidade para terrenos ou

edificações)

Até 750 m2

Acima de 750 m2

* No caso de estudo de viabilidade para terrenos, utilizar a área

estimada para a edificação

460,00

690,00

(mais deslocamento

quando aplicável)

Relatório Técnico e Administrativo - RTA

Até 750 m2

Acima de 750 m2

460,00

690,00

(mais deslocamento

quando aplicável)

Vistoria com emissão de PARECER para instalações mecânicas,

calculado proporcionalmente ao número de equipamentos vistoriados,

conforme tabela abaixo, devendo para cada equipamento ser emitido

parecer técnico individual, com destacamento das soluções a serem

adotadas: 148,00

64

Page 65: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

de 01 a 04 equipamentos

de 05 a 08 equipamentos

de 09 a 12 equipamentos

mais R$ 92,00 para cada grupo de até 04 equipamentos

240,00

332,00

(mais deslocamento

quando aplicável)

Observações:-

1 Aos preços máximos pagos pelo PODER JUDICIÁRIO-MT será aplicado o

desconto linear oferecido pela contratada.

2 Estes procedimentos são aplicáveis às rotinas de manutenção preventiva e

corretiva dos imóveis e equipamentos do PODER JUDICIÁRIO-MT e à

construção e reforma de prédios patrimoniais.

3 A definição de CUB encontra-se na alínea A do ANEXO V.

4 Por equipamentos de instalações mecânicas entenda-se: conjunto moto-

bomba desde que independente de outro sistema mecânico, torre de

arrefecimento, seus quadros elétricos e de comandos, condensador remoto,

unidade de refrigeração, “chiller”, centrífuga, “fain-coil”, “Self” a ar ou água,

aparelho de unidade, incluídos cabos, polias, carro, guias, freios, pára-

choques, portas de cabina e pavimento, indicadores de cabina e pavimento,

bem como todos os elementos necessários ao seu funcionamento), e

balancins.

5 Os procedimentos técnicos poderão ser solicitados individualmente ou de

forma cumulativa.

6 LEVANTAMENTO CADASTRAL abrange todos os elementos construtivos:

tipo de piso, forro, vãos livres e pé-direito da edificação, além dos espaços

externos. Não inclui instalações hidráulicas, elétricas e de comunicação.

7 Para a elaboração do RTA deverá ser utilizado o formulário padrão do

PODER JUDICIÁRIO-MT e além das informações inerentes ao relatório,

deverá conter no mínimo:

- verificação junto às Prefeituras e Concessionárias

- levantamento fotográfico.

8 Por RT entende-se a verificação da possibilidade de implantação de uma

Unidade do PODER JUDICIÁRIO-MT em um terreno ou em uma edificação.

8.1 RT para terrenos (estudo de viabilidade de construção), o relatório deverá

conter, no mínimo:

65

Page 66: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

levantamento das situações urbanísticas, conforme legislação municipal;

levantamento da situação de infra-estrutura do local;

zoneamento do aproveitamento da área, com os cálculos de ocupação e

aproveitamento;

indicação das principais características do terreno que ensejarão soluções

técnicas específicas (insolação, desníveis, acessos, etc.)

levantamento fotográfico.

8.2 Para edificações (estudo de viabilidade para locação ou aquisição), o relatório

deverá conter, no mínimo:

levantamento das situações urbanísticas, conforme legislação municipal;

verificação junto às concessionárias locais da possibilidade de

atendimento das necessidades previstas;

levantamento da situação física do imóvel (utilizar a parte técnica do

formulário de RTA);

verificação do aproveitamento da área tendo em vista a implantação do

programa;

Estimativa de custos (utilizar a parte técnica do formulário de RTA,

indicando valores dos elementos recuperáveis e dos não recuperáveis);

levantamento fotográfico.

9 Obrigações da fiscalização de obra ou serviço:

9.1 A contratada será responsável pela fiscalização integral da obra, abrangendo

todas as obras civis e de instalações e seus aspectos técnicos, legais e

contratuais, incluindo equipamentos, mobiliário, etc., independentemente de

horário, dia ou quantidade das vistorias, sendo que os fiscais deverão

obrigatoriamente serem profissionais das áreas a serem fiscalizadas.

9.2 Não serão admitidos acréscimos na remuneração devida para a fiscalização

quando houver dilatação do prazo da obra ou serviço oriundos de:

erros ou omissões de projeto, desde que o projeto tenha sido elaborado ou

coordenados pela contratada;

falta de tempestividade nas ações da fiscalização, tais como não providenciar

soluções técnicas necessárias em tempo hábil, descuido do acompanhamento

da evolução da obra, demora no encaminhamento de documentos, etc. ;

66

Page 67: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

atraso ou lentidão injustificados por parte da empreiteira da obra sem que

tenha havido a efetiva ação de cobrança da fiscalização;

9.2 A solicitação e a análise tempestiva de propostas de serviços extracontratuais

será de responsabilidade da fiscalização, ficando a autorização da sua

execução subordinada a aprovação do PODER JUDICIÁRIO-MT.

B) TABELA PARA REMUNERAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATADOS POR

HORA TÉCNICA

Os serviços técnicos de engenharia no âmbito deste contrato para os quais não tenham

sido previstas formas específicas de pagamento, poderão ser solicitados e pagos

conforme a Tabela 2 abaixo.

TABELA 2 – Fórmula para cálculo de serviços contratados por hora técnica

Qtde de HORAS CÁLCULO DO VALOR DO SERVICO

<= 40 Valor = CUB x 0,1 x horas

> 40 <= 80 Valor = CUB x {(0,1 x 40) + [0,09 x (horas – 40)]}

> 80 Valor = CUB x {(0,1 x 40) + (0,09 x 40) + [0,08 x (horas –

80)]}

C) TABELA PARA REMUNERAÇÃO DE DESLOCAMENTO

Serão remunerados os deslocamentos para localidade distantes a mais de 150 Km do

Escritório de Negócios, nos seguintes casos:

vistoria com ou sem emissão de parecer

levantamento cadastral

laudo técnico

serviço contratado por hora técnica

RTA

RT

projeto de layout (desde que não faça parte de uma reforma)

67

Page 68: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

projeto de sinalização interna ou externa(desde que não faça parte de uma reforma)

vistoria para fiscalização de obra, com emissão de parecer ou medição

1 Será pago um deslocamento para cada procedimento acima desde que não

tenham sido solicitados de forma cumulativa na mesma especialidade.

2 No caso de fiscalização de obra, serão pagos os deslocamentos efetivamente

ocorridos, mediante comprovação através da anotação do fiscal no diário de

obras.

2.1 O PODER JUDICIÁRIO-MT reserva-se ao direito de, em caso de dúvida, em

um prazo máximo de 15 dias, buscar outra forma de comprovação da efetiva

realização do deslocamento.

O valor do deslocamento a ser pago será calculado conforme a fórmula abaixo:

TABELA 3 – Fórmula para cálculo do reembolso do deslocamento

REEMBOLSO DE DESLOCAMENTO

Valor = 0,35 x custo médio da gasolina comum x (Km percorridos - 300 Km)

onde:

custo médio da gasolina comum: conforme sindicato dos distribuidores de

combustível;

Km percorridos: distância percorrida até o local da prestação do serviço, ida e volta,

tendo como referência o Escritório da Contratada;

Distância percorrida: a ser adotada a oficializada pela Secretaria Estadual de

Transportes ou DNIT, disponibilizada em mapas e tabelas rodoviárias.

68

Page 69: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

ANEXO VI

A) TABELA PARA REMUNERAÇÃO DE PROCEDIMENTOS TÉCNICOS

Os preços máximos pagos pelo PODER JUDICIÁRIO-MT são os abaixo indicados:

TABELA 1:PROCEDIMENTO VALOR (R$)Vistoria com emissão de PARECER consubstanciado e conclusivo da necessidade dos serviços de manutenção e conservação ou definição e detalhamento de solução com vistas a sanar problemas, com discriminação sucinta dos serviços a serem executados (exceto para instalações mecânicas).

148,00(mais deslocamento quando aplicável)

Elaboração de planilha orçamentária com estimativa de custos por item e global dos serviços de mesma complexidade dos referidos nos itens anteriores.

115,00

Análise e parecer sobre propostas oriundas de “coleta de preços” – contratação direta.

92,00

Vistoria para fiscalização de obras/serviços, sem emissão de parecer, sem medição dos serviços executados, com observação no Diário de Obras, por vistoria.

115,00(mais deslocamento quando aplicável)

Vistoria para fiscalização de obras/serviços, com emissão de parecer, porém sem medição dos serviços executados, por vistoria.

148,00(mais deslocamento quando aplicável)

Vistoria para fiscalização de obra/serviços com emissão de parecer e relatório de medição dos serviços executados, por vistoria.

170,00(mais deslocamento quando aplicável)

Levantamento Cadastral Por m2Pavimento Tipo (repetido)

0,1 % do CUB20% do valor(mais deslocamento quando aplicável)

Laudo Técnico. Hora TécnicaVer Tabela 2(mais deslocamento quando aplicável)

Relatório Técnico - RT (Estudo de viabilidade para terrenos ou edificações)Até 750 m2Acima de 750 m2

* No caso de estudo de viabilidade para terrenos, utilizar a área estimada para a edificação

460,00690,00(mais deslocamento quando aplicável)

Relatório Técnico e Administrativo - RTAAté 750 m2Acima de 750 m2

460,00690,00(mais deslocamento quando aplicável)

Vistoria com emissão de PARECER para instalações mecânicas, calculado proporcionalmente ao número de equipamentos vistoriados, conforme tabela abaixo, devendo para cada equipamento ser emitido

69

Page 70: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

parecer técnico individual, com destacamento das soluções a serem adotadas:de 01 a 04 equipamentosde 05 a 08 equipamentosde 09 a 12 equipamentosmais R$ 92,00 para cada grupo de até 04 equipamentos

148,00240,00332,00(mais deslocamento quando aplicável)

Observações:-1 Aos preços máximos pagos pelo PODER JUDICIÁRIO-MT será aplicado o

desconto linear oferecido pela contratada.2 Estes procedimentos são aplicáveis às rotinas de manutenção preventiva e

corretiva dos imóveis e equipamentos do PODER JUDICIÁRIO-MT e à construção e reforma de prédios patrimoniais.

3 A definição de CUB encontra-se na alínea A do ANEXO V. 4 Por equipamentos de instalações mecânicas entenda-se: conjunto moto-

bomba desde que independente de outro sistema mecânico, torre de arrefecimento, seus quadros elétricos e de comandos, condensador remoto, unidade de refrigeração, “chiller”, centrífuga, “fain-coil”, “Self” a ar ou água, aparelho de unidade, incluídos cabos, polias, carro, guias, freios, pára-choques, portas de cabina e pavimento, indicadores de cabina e pavimento, bem como todos os elementos necessários ao seu funcionamento), e balancins.

5 Os procedimentos técnicos poderão ser solicitados individualmente ou de forma cumulativa.

6 LEVANTAMENTO CADASTRAL abrange todos os elementos construtivos: tipo de piso, forro, vãos livres e pé-direito da edificação, além dos espaços externos. Não inclui instalações hidráulicas, elétricas e de comunicação.

7 Para a elaboração do RTA deverá ser utilizado o formulário padrão doPODER JUDICIÁRIO-MT e além das informações inerentes ao relatório, deverá conter no mínimo:- verificação junto às Prefeituras e Concessionárias- levantamento fotográfico.

8 Por RT entende-se a verificação da possibilidade de implantação de uma Unidade do PODER JUDICIÁRIO-MT em um terreno ou em uma edificação.

8.1 RT para terrenos (estudo de viabilidade de construção), o relatório deverá conter, no mínimo: levantamento das situações urbanísticas, conforme legislação municipal; levantamento da situação de infra-estrutura do local; zoneamento do aproveitamento da área, com os cálculos de ocupação e

aproveitamento; indicação das principais características do terreno que ensejarão soluções

técnicas específicas (insolação, desníveis, acessos, etc.) levantamento fotográfico.

8.2 Para edificações (estudo de viabilidade para locação ou aquisição), o relatório deverá conter, no mínimo: levantamento das situações urbanísticas, conforme legislação municipal; verificação junto às concessionárias locais da possibilidade de

atendimento das necessidades previstas;

70

Page 71: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

levantamento da situação física do imóvel (utilizar a parte técnica do formulário de RTA);

verificação do aproveitamento da área tendo em vista a implantação do programa;

Estimativa de custos (utilizar a parte técnica do formulário de RTA, indicando valores dos elementos recuperáveis e dos não recuperáveis);

levantamento fotográfico.

9 Obrigações da fiscalização de obra ou serviço:9.1 A contratada será responsável pela fiscalização integral da obra, abrangendo

todas as obras civis e de instalações e seus aspectos técnicos, legais e contratuais, incluindo equipamentos, mobiliário, etc., independentemente de horário, dia ou quantidade das vistorias sendo que os fiscais deverão obrigatoriamente serem profissionais das áreas a serem fiscalizadas.

9.2 Não serão admitidos acréscimos na remuneração devida para a fiscalização quando houver dilatação do prazo da obra ou serviço oriundos de: erros ou omissões de projeto, desde que o projeto tenha sido elaborado ou

coordenados pela contratada; falta de tempestividade nas ações da fiscalização, tais como não

providenciar soluções técnicas necessárias em tempo hábil, descuido do acompanhamento da evolução da obra, demora no encaminhamento de documentos, etc. ;

atraso ou lentidão injustificados por parte da empreiteira da obra sem que tenha havido a efetiva ação de cobrança da fiscalização;

9.2 A solicitação e a análise tempestiva de propostas de serviços extracontratuais será de responsabilidade da fiscalização, ficando a autorização da sua execução subordinada a aprovação do PODER JUDICIÁRIO-MT.

B) TABELA PARA REMUNERAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATADOS POR HORA TÉCNICA

Os serviços técnicos de engenharia no âmbito deste contrato para os quais não tenham sido previstas formas específicas de pagamento, poderão ser solicitados e pagos conforme a Tabela 2 abaixo.

TABELA 2 – Fórmula para cálculo de serviços contratados por hora técnicaQtde de HORAS CÁLCULO DO VALOR DO SERVICO<= 40 Valor = CUB x 0,1 x horas > 40 <= 80 Valor = CUB x {(0,1 x 40) + [0,09 x (horas – 40)]}> 80 Valor = CUB x {(0,1 x 40) + (0,09 x 40) + [0,08 x (horas –

80)]}

C) TABELA PARA REEMBOLSO DE DESLOCAMENTO

Serão reembolsados os deslocamentos para localidade distantes a mais de 150 Km do Escritório da Contratada, nos seguintes casos:

vistoria com ou sem emissão de parecer

71

Page 72: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

levantamento cadastral laudo técnico serviço contratado por hora técnica RTA RT projeto de layout (desde que não faça parte de uma reforma) projeto de sinalização interna ou externa(desde que não faça parte de uma

reforma) vistoria para fiscalização de obra, com emissão de parecer ou medição

1 Será pago um deslocamento para cada procedimento acima desde que não tenham sido solicitados de forma cumulativa na mesma especialidade.

2 No caso de fiscalização de obra, serão pagos os deslocamentos efetivamente ocorridos, mediante comprovação através da anotação do fiscal no diário de obras.

2.1 A PODER JUDICIÁRIO-MT reserva-se ao direito de, em caso de dúvida, em um prazo máximo de 15 dias, buscar outra forma de comprovação da efetiva realização do deslocamento.

O valor do deslocamento a ser pago será calculado conforme a fórmula abaixo:

TABELA 3 – Fórmula para cálculo do reembolso do deslocamentoREEMBOLSO DE DESLOCAMENTOValor = 0,35 x custo médio da gasolina comum x (Km percorridos - 300 Km)

onde: custo médio da gasolina comum: conforme sindicato dos distribuidores de

combustível; Km percorridos: distância percorrida até o local da prestação do serviço,

ida e volta, tendo como referência o Escritório da Contratada; Distância percorrida: a ser adotada a oficializada pela Secretaria Estadual

de Transportes ou DNIT disponibilizada em mapas e tabelas rodoviárias.

72

Page 73: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

ANEXO VIIMODELO DE DECLARAÇÃO

A empresa___________________________________________, inscrita no CNPJ/MF nº________________________________, declara, sob as penas cabíveis, para fins de participação na presente licitação(........................................), que:

a) Possui instalações, aparelhamento e pessoal técnico adequado e disponível para a realização dos serviços técnicos de engenharia e arquitetura, para elaboração de análise, assessoria classificação, coordenação, especificações, estudo de viabilidade técnica, orçamentos, fiscalização de obras e serviços, laudo, levantamento, projeto, parecer e vistoria para o PODER JUDICIÁRIO-MT.

b) Os documentos que compõem o Edital foram colocados à disposição e tomou conhecimento de todas as informações, condições locais e grau de dificuldade dos serviços a serem executados, não podendo alegar posteriormente desconhecimento das condições para perfeito cumprimento do contrato, que o levem a solicitar aditivos contratuais baseados em serviços desconhecidos;

c) Não se encontra declarada inidônea para licitar ou contratar com órgãos da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal e do Distrito Federal;

d) Inexiste fato superveniente impeditivo de sua habilitação;

e) Não possui em seu quadro permanente menor de 16 anos de idade;

__________________________,____de _____________de 2005.

___________________________________________________________

(Assinatura e identificação do representante legal da licitante)

73

Page 74: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

ANEXO VII

MINUTA DE CONTRATO DE OBRAS

CONTRATO N. (número do contrato)

Contrato de prestação de serviço de (objeto da epígrafe), celebrado entre o Estado de Mato Grosso por intermédio do Tribunal de Justiça e a empresa (razão social da Contratada).

   

O ESTADO DE MATO GROSSO, por intermédio do TRIBUNAL DE JUSTIÇA/FUNAJURIS, inscrito no C.N.P.J. sob o nº 01.872.837/0001-93, situado no Centro Político Administrativo, s/n, nesta Capital, representado neste ato (referência da autoridade - título e nome), (nacionalidade), (estado civil), (RG), (CPF), (endereço), no uso de sua competência, doravante designado simplesmente CONTRATANTE e de outro lado (razão social da contratada),(CNPJ ou CPF), (endereço), neste ato representada (referência – cargo do subscritor), (nome do representante), (nacionalidade), (estado civil),(RG), (CPF), e daqui por diante designada simplesmente CONTRATADA, tendo em vista o contido no Processo (número de protocolo), considerando ainda as disposições estabelecidas na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, atualizada, bem como disposições supletivas da Teoria Geral de Contratos e de Direito Privado, têm, entre si, como certo e ajustado o presente Contrato de Prestação de Serviço de reforma e adaptação do Anexo Desembargador Antônio de Arruda – antigo Fórum Criminal, mediante as seguintes cláusulas e condições: 

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO 1.1 O presente Contrato tem por objeto a execução das obras de reforma e adaptação (referência ao prédio), localizado na (endereço e cidade), com área de (tamanho da área em m²).

1.2 Os serviços a serem executados e respectivos materiais e equipamentos encontram-se definidos nos Projetos Básico e/ou Executivo que compõem os Anexos (número dos anexos) do Edital de Licitação (número da licitação e referência a modalidade), bem como a proposta de fls. (número das fls.) do Processo (número do processo), que fazem parte deste instrumento independentemente de transcrição. 1.3 A responsabilidade técnica pelos serviços objeto do presente contrato ficarão ao encargo do(s) profissional(is) da CONTRATADA, abaixo identificado(s):

Page 75: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

 (Nome dos profissionais e número do CREA).  CLÁUSULA SEGUNDA - DA DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR 2.1 A prestação dos serviços ora contratados obedecerá ao estipulado neste contrato, bem como as obrigações assumidas nos documentos constantes do Edital, projetos e proposta apresentados no Processo licitatório (modalidade/número/identificador/série) , que, independente de transcrição, fazem parte integrante e complementar deste contrato, no que não o contrariem. CLÁUSULA TERCEIRA - DA ALTERAÇÃO 3.1 Observada a limitação constante no art. 65, § 1º, da Lei nº 8.666/93, atualizada, a CONTRATANTE poderá, mediante aditamento próprio, efetuar alterações unilaterais nos quantitativos do objeto deste contrato. 3.2 Na hipótese de as alterações promovidas pela CONTRATANTE redundarem em acréscimo no objeto ajustado, o preço a ser cobrado pelos serviços acrescidos tomarão por base os valores unitários constantes da Planilha de Quantidades e Preços - Orçamento, apresentada pela CONTRATADA. 3.3 Caso a planilha a que se refere o item anterior não apresente valores unitários para os fornecimentos e/ou serviços a serem acrescidos, a CONTRATADA apresentará à CONTRATANTE, para apreciação e aprovação, no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, contados do recebimento da solicitação, proposta detalhada com as indicações dos preços unitários e totais a serem cobrados em função dos acréscimos pretendidos. 3.4 Ocorrendo alterações que redundem em decréscimos do objeto ajustado, o preço global a ser pago pelos serviços sofrerá a diminuição correspondente. 3.5 Não será considerada alteração contratual, para fins de observância da limitação a que se refere o item 3.1 desta Cláusula, as alterações empreendidas no projeto que não redundarem aumento ou diminuição do valor global ajustado. 3.6 Caso ocorra necessidade de alteração da metodologia e/ou tecnologia de execução inicialmente ajustada que resulte aumento do prazo de execução dos serviços e/ou da quantidade de materiais a serem aplicados, a CONTRATADA apresentará à CONTRATANTE, com a necessária antecedência, as justificativas técnicas para as modificações pretendidas, as quais serão analisadas de acordo com as circunstâncias de desenvolvimento dos trabalhos. 3.7 Não implicará em aumento do preço ajustado a adoção de nova tecnologia e/ou metodologia que implicar apenas no aumento do prazo de execução dos serviços. 3.8 Na eventualidade de serem executados serviços complementares, as partes repactuarão o prazo ajustado para conclusão dos serviços objeto deste contrato. 

75

Page 76: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

CLÁUSULA QUARTA - DA FISCALIZAÇÃO E DO ACOMPANHAMENTO 4.1 A CONTRATANTE fiscalizará e acompanhará como lhe aprouver e no seu exclusivo interesse, o exato cumprimento das cláusulas e condições estabelecidas neste contrato. 4.2 A Fiscalização da obra deverá ser feita, de modo direto, pelo servidor (nome do servidor), podendo ser assistido por terceiros contratados. 4.3 A fiscalização e o acompanhamento exercido pela CONTRATANTE não exclui nem reduz a responsabilidade da CONTRATADA em relação ao objeto deste contrato.

 4.4 O(s) responsável(eis) pela fiscalização da execução dos serviços terá livre acesso e atribuição para definir toda e qualquer ação de orientação geral, controle e acompanhamento da execução do objeto deste contrato, fixando normas nos casos não especificados e determinando as providências cabíveis, compreendendo, ainda, os seguintes poderes:  

4.4.1 suspender os serviços total ou parcialmente, em qualquer tempo, sempre que houver motivação legal para tal ato, mediante comunicação formal à CONTRATADA. Em caso de suspensão definitiva por culpa da CONTRATADA, o contrato será considerado rescindido, sem prejuízo das penalidades administrativas cabíveis;

 4.4.2 recusar qualquer serviço, material ou equipamento cuja qualidade não se

revista do padrão desejado ou que não atendam as especificações estabelecidas nos instrumentos próprios; 

4.4.2.1 No caso de rejeição, pela Fiscalização da CONTRATANTE, de material ou equipamento, cujo fornecimento constitui objeto deste contrato, a CONTRATADA retirá-los-á do local de execução dos serviços, no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis, sob pena de incidir nas penalidades previstas neste contrato;

 4.4.2.2 Os serviços não aceitos pela Fiscalização deverão ser refeitos

pela CONTRATADA, sem nenhum ônus adicional à CONTRATANTE e também sem que caiba direito à dilação dos prazos parciais e totais estipulados 4.5 - A Fiscalização fará constar do Diário de Obras todas as ocorrências detectadas e relacionadas com a execução do contrato.

4.6 A Fiscalização poderá paralisar os serviços, quando constatar que os empregados prestando serviços na obra, não estiverem protegidos com o EPI, sendo que o ônus da paralisação correrá por conta da CONTRATADA, mantendo-se inalterados os prazos contratuais;

 CLÁUSULA QUINTA - DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA E DA CONTRATANTE 5.1 A CONTRATADA obriga-se a:

76

Page 77: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

 5.1.1 executar os serviços objeto deste contrato seguindo rigorosamente os

projetos e suas especificações e demais condições estipuladas, em observância à melhor técnica vigente, enquadrando-se dentro dos preceitos normativos da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT, com zelo e diligência;

 5.1.2 manter as áreas de trabalho continuamente limpas e desimpedidas,

observando o disposto na legislação e nas normas relativas à proteção ambiental; 5.1.3 providenciar as liberações provisórias, definitivas e necessárias nas

concessionárias, bem como no Corpo de Bombeiros, no CREA e em todos os demais órgãos fiscalizadores, arcando com todas as despesas decorrentes;

 5.1.4 assumir inteira responsabilidade pela execução dos serviços; 5.1.5 fornecer todos os materiais indispensáveis à boa execução dos serviços

contratados, de acordo com as especificações técnicas e Projetos Básico e/ou Executivo, assumindo as despesas referentes a transportes, cargas, descargas e movimentação de materiais, suas respectivas perdas e estocagem, dentro e fora do canteiro de obras, devendo os materiais empregados ser de primeira qualidade, não sendo aceitos complementos com outras características;

5.1.6 responsabilizar-se por todas as demolições e remoções necessárias, recomposições de pisos, paredes, vidros, esquadrias, revestimentos, deslocamento de tubulações e outros, porventura executados fora das especificações, com vícios e/ou defeitos;

 5.1.7 treinar profissionais da CONTRATANTE e sem ônus para a

Administração, após o Recebimento Provisório, para melhor utilização de todos os sistemas instalados;

 5.1.8 garantir, por 5 (cinco) anos, a qualidade, correção e segurança dos serviços

executados, contados a partir da data da entrega do Termo de Recebimento Definitivo, conforme art. 618 do Código Civil Brasileiro;

 5.1.9 cumprir a legislação e as normas relativas à segurança e medicina do

trabalho, diligenciando para que seus empregados e os de seus subcontratados trabalhem com Equipamento de Proteção Individual (EPI), tais como: capacetes, botas, luvas, capas, óculos, cintos e equipamentos adequados para cada tipo de serviço;

 5.1.10 executar sob sua responsabilidade todas as instalações provisórias,

alojamentos, refeitórios, depósitos, escritório para fiscalização e escritório para administração e todas as ligações provisórias (luz, água, esgoto, telefone e etc), destinados ao atendimento das necessidades durante a execução dos serviços;

 5.1.11 executar sob sua responsabilidade, se necessário for, escritório com

móveis, computador, linha telefônica e banheiro completo, exclusivo para a fiscalização e administração da CONTRATANTE.

 

77

Page 78: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

5.1.12 providenciar, caso seja necessário, no prazo de 10 (dez) dias, contados da assinatura do presente instrumento, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) no CREA/MT bem como o competente registro no INSS, podendo a CONTRATANTE solicitar, a seu critério e a qualquer tempo, as respectivas comprovações;

 5.1.13 entregar, se houver, Termo de Garantia dos equipamentos fornecidos,

pelo prazo mínimo de 03 (três) anos, a contar da data do respectivo Termo de Recebimento Definitivo. A garantia incluirá mão-de-obra e substituição de peças ou materiais, transporte e hospedagem, desde que não fique caracterizado o uso inadequado por parte do usuário;

 5.1.14 responsabilizar-se pelo pagamento de eventuais multas aplicadas por

quaisquer autoridades federais, estaduais e municipais, em conseqüência de fato a ela imputável e relacionado com os serviços e fornecimentos contratados;

5.1.15 providenciar a aprovação nos órgãos competentes de todas as alterações que possam vir a ser feitas no projeto original, arcando com os custos correspondentes;

 5.1.16 responsabilizar-se por qualquer dano ou destruição que os serviços

executados venham a sofrer até a definitiva aceitação pela CONTRATANTE, bem como por indenizações que possam ser devidas a terceiros, por fatos oriundos dos serviços e fornecimentos contratados mesmo que ocorridos na via pública;

 5.1.17 arcar, se necessário for, com os custos de vigilância noturna e/ou diurna

dos equipamentos, produtos e materiais postos em depósito para execução dos serviços, não cabendo à CONTRATANTE qualquer responsabilidade sobre perdas decorrentes de roubo, furto ou quaisquer outros fatos que possam vir a ocorrer;

 5.1.18 manter no local de execução dos serviços, “DIÁRIO DE OBRA”, com

folhas triplas, devidamente numeradas e assinadas pelas partes, onde serão feitas as anotações diárias sobre o andamento dos trabalhos, tais como, indicações técnicas, início e término das etapas de serviços, causas e datas de início e término de eventuais interrupções dos serviços, assuntos que requeiram providências das partes, eventuais irregularidades, etc;

 5.1.19 Depois de concluído cada DIÁRIO, uma via será entregue à fiscalização,

outra à empresa contratada e o original deverá ser entregue à Supervisão Administrativa para conhecimento e posterior arquivamento, com vistas a compor o processo e servir como documento-base para dirimir dúvidas e quaisquer reivindicações futuras;

5.1.20 promover o afastamento, no prazo máximo de 1 (um) dia útil, após o recebimento da notificação, de quaisquer dos seus empregados que não corresponder à confiança ou perturbar a ação da Fiscalização;

 5.1.21 manter, durante todo o período de vigência do contrato, todas as

condições que ensejaram a sua contratação, particularmente no que tange à regularidade fiscal, inclusive previdenciária, e à capacidade técnica e operativa;

 5.1.22 assumir os encargos provenientes de qualquer acidente que venha a

vitimar um ou mais dos empregados alocados para executar os serviços objeto do

78

Page 79: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

presente contrato, assim como por tudo mais quanto as leis sociais e trabalhistas lhes assegurem, inclusive 13º salário, aviso prévio, indenizações etc;

  

5.1.23 arcar com os ônus oriundos de quaisquer danos de caráter físico ou material causado a terceiros por fato decorrente do serviço, apresentando no prazo máximo de 10 dias após a assinatura do contrato, desde que previsto no edital, as apólices correspondentes dos seguintes seguros:

a) responsabilidade civil, inclusive em relação de terceiros, no valor mínimo de R$ 42.000,00 (quarenta e dois mil reais)

b) fogoc) vendaval

5.1.23.1 O seguro deverá ter vigência até o recebimento definitivo da obra.

5.1.24 fornecer, sempre que solicitado pela CONTRATANTE, comprovantes de pagamentos dos empregados e do recolhimento dos encargos sociais, trabalhistas e fiscais, decorrentes da execução deste contrato;

 5.1.25 não transferir a outrem, no todo ou em parte, o objeto do presente

contrato, sem prévia e expressa anuência da CONTRATANTE; 5.1.26 não CAUCIONAR ou utilizar, sob pena de rescisão contratual, o

contrato para qualquer operação financeira sem prévia e expressa anuência da CONTRATANTE;

 5.1.27 manter quadro de pessoal suficiente para atendimento dos serviços,

conforme previsto neste Contrato, sem interrupção, seja por motivo de férias, descanso semanal, falta ao serviço, greve e demissão de empregados, que não terão, em hipótese alguma, relação de emprego com o TJMT, sendo de exclusiva responsabilidade da CONTRATADA as despesas com todos os encargos e obrigações decorrentes da legislação trabalhista, previdenciária, fiscal e comercial, as quais se obriga a saldar na época devida;

5.1.28 se for o caso, arcar com todas as despesas decorrentes de serviços prestados pelas concessionárias de serviços públicos;

 5.1.29 consultar a Fiscalização, a qual caberá parecer definitivo, em caso de

dúvidas quanto à interpretação das especificações ou desenhos;  5.1.30 comunicar à Fiscalização os serviços concluídos, para aprovação, e,

ainda, a ocorrência de qualquer irregularidade, bem como as providências a serem tomadas;

 5.1.31 providenciar autorização junto ao órgão ou entidade de trânsito com

circunscrição sobre a via, sempre que for necessário a realização de obras que possam interromper ou pertubar o livre trânsito de veículos e/ou pedestres ou que possam oferecer perigo à segurança pública;

79

Page 80: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

 5.1.32 manter, permanentemente, no canteiro de obras um engenheiro residente,

pertencente ao quadro da empresa, responsável pela execução dos serviços contratados, o qual será o elemento de contato entre a CONTRATADA e a Fiscalização da CONTRATANTE. Em sua ausência, a CONTRATADA deverá indicar outro engenheiro, que passará a responder pelos serviços, desde que aprovado pela fiscalização;

 5.1.33 arcar com o ônus das adaptações, em caso de possíveis incorreções,

indefinições, omissões, vícios e/ou defeitos, resultantes dos Projetos fornecidos, uma vez que será considerada altamente especializada nas obras e serviços em questão, devendo incluir no valor global da proposta, as complementações e acessórios por acaso omitidos nos Projetos, mas implícitos e necessários ao perfeito e completo funcionamento de todas as instalações, máquinas, equipamentos e aparelhos;

  5.1.34 arcar com os custos de testes necessários a comprovação da qualidade de

materiais postos na obra, bem como dos serviços prestados pela CONTRATADA ou se for o caso pela empresa subcontratada.

5.1.35 providenciar a correção das possíveis falhas dos Projetos com o seu executor;

 5.1.36 submeter para análise e aprovação prévia da Administração,

quaisquer substituição do(s) profissional(is) responsável(eis) técnico(s) pela Obra. 

5.2 A inadimplência da CONTRATADA com referência aos encargos trabalhistas, fiscais e comerciais não transferem ao CONTRATANTE a responsabilidade por seu pagamento, nem poderá onerar o objeto do contrato ou restringir a regularização e o uso dos prédios.

5.3 A CONTRATANTE obriga-se a:

5.3.1 fornecer à CONTRATADA todos os elementos e dados necessários à perfeita execução deste contrato;

5.3.2 efetuar os pagamentos decorrentes deste contrato nos termos e condições avençadas;

5.3.3 fiscalizar a execução deste contrato.

 CLÁUSULA SEXTA - DO PREÇO 6.1 - A CONTRATADA obriga-se a realizar as obras e serviços, objeto deste contrato, pelo preço global de R$ (valor do contrato), reajustável conforme condições previstas neste instrumento. CLÁUSULA SÉTIMA - DO PAGAMENTO 7.1 Para efeito de pagamento dos serviços concluídos serão observadas as seguintes condições:

80

Page 81: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

 7.1.1 No 1º (primeiro) dia útil do mês, subseqüente ao mês de execução dos

serviços, a CONTRATADA enviará à CONTRATANTE Boletim de Medição dos serviços efetivamente realizados, com os respectivos percentuais de execução físico-financeira de cada etapa e total, acompanhado da memória de cálculo, cabendo à CONTRATANTE recebê-los, de forma definitiva, em até 10 (dez dias);

 7.1.2. a CONTRATADA apresentará, até o 2º (segundo) dia útil do recebimento

definitivo dos serviços constantes do Boletim de Medição, nota fiscal referente aos serviços prestados e a relação dos empregados envolvidos direta ou indiretamente com a obra;

 7.1.3 o pagamento será efetuado no prazo de até 10 (dez) dias, contados do

ateste da Nota Fiscal, emitida na conformidade do estabelecido no item anterior; 7.1.4 por ocasião do pagamento serão checadas as condições habilitatórias e os

recolhimentos dos encargos sociais pela CONTRATADA, devendo esta apresentar, mensalmente, com a nota fiscal as certidões de regularidade fiscal do INSS e do FGTS e, caso seja detectado qualquer impropriedade, o pagamento ficará suspenso até a regularização do fato;

 7.1.5 a última parcela do preço somente será paga após o Recebimento Definitivo da obra pela CONTRATANTE;

 7.1.6 em caso de cortes orçamentários, no exercício, o Cronograma Físico-

Financeiro poderá sofrer as alterações correspondentes.  

CLÁUSULA OITAVA - DA GARANTIA DA EXECUÇÃO DO CONTRATO 8.1 Para cumprimento das obrigações ora contratadas é apresentada garantia, sob a modalidade de (espécie de garantia), no valor de R$ (valor da garantia), a qual será reforçada sempre que houver alteração do preço inicialmente pactuado. 8.2 A garantia constituída será liberada, sem juros ou atualização, após o Recebimento Definitivo do objeto contratado, cabendo atualização, pelo índice de correção da poupança, quando em dinheiro. 8.3 A CONTRATANTE se reserva o direito de utilizar o valor da garantia para o pagamento dos encargos relativos ao INSS e ao FGTS, correspondentes às folhas de pagamento do pessoal empregado na obra que porventura não tenha sido efetivado pela CONTRATADA na época devida e para a satisfação das multas administrativas. 8.4 Em se tratando de Fiança Bancária, deverá constar do instrumento a expressa renúncia pelo fiador aos benefícios do art. 827 do Código Civil Brasileiro. 8.5 Em se tratando de Seguro-garantia, a apólice deverá conter cláusula de "não-cancelamento", bem como cláusula que exclua multas de qualquer espécie. 8.6 A garantia apresentada, ou seu saldo, se houver, só será devolvida à

81

Page 82: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

CONTRATADA após o cumprimento integral das obrigações assumidas. 

CLÁUSULA NONA - DO RECEBIMENTO 9.1 A cada medição (medições parciais):

9.1.1 provisoriamente, para verificação da conformidade técnica em relação às especificações constantes do Edital;

9.1.2 definitivamente em relação à parcela medida, após a verificação da conformidade técnica, da qualidade e, se for o caso, da quantidade, com sua conseqüente aceitação.9.2 Ao final dos trabalhos (medição final):

9.2.1 provisoriamente, para verificação da conformidade técnica em relação às especificações constantes do Edital;

9.2.1.1 teste nos equipamentos elétricos, eletromecânicos, ar-condicionado, etc para comprovação do bom funcionamento;

9.2.2 definitivamente em relação à parcela medida e à totalidade dos serviços,

após a verificação da conformidade técnica, da qualidade e, se for o caso, da quantidade, com sua conseqüente aceitação.

9.3 O recebimento definitivo deverá ocorrer no prazo máximo de:

9.3.1 até 15 (quinze) dias em se tratando de medições parciais, contados a partir da solicitação de medição por parte da contratada;

9.3.2 até 90 (noventa) dias no caso da medição final, contados da entrega do objeto pela contratada.

9.4 Em se verificando desconformidade em relação às especificações exigidas no Edital ou problemas de qualidade, os serviços deverão ser refeitos nas partes apontadas como defeituosas, quando, então, ficará suspenso o prazo para recebimento definitivo da parcela ou do objeto.

9.5 O recebimento definitivo somente ocorrerá após as seguintes providências por parte da CONTRATADA:

a) fornecimento, se houver, dos certificados de garantia dos equipamentos; 

b) entrega dos manuais de operações e manutenção de máquinas, instalações e equipamentos; 

c) treinamentos requeridos pela CONTRATANTE, para utilização de máquinas, instalações e equipamentos 

82

Page 83: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

d) Certidão Negativa de Débitos-CND, fornecida pelo INSS em relação à obra; 

e) termos de garantia dos componentes da construção, das instalações e dos equipamentos, devidamente avalizados pela CONTRATADA e visados pela fiscalização; 

f) o programa AUTOCAD FOR WINDOWS, do projeto “as built” - como executado - e aprovado, incluindo todos os projetos complementares; 

g) relatório de recomendações e de instruções de utilização e uso das instalações e equipamentos, elaborado e autenticado pela CONTRATADA, acompanhado de eventuais catálogos e tabelas de fabricantes e montadores, devidamente visado pela Comissão de Acompanhamento da Obra; 

h) teste nos equipamentos elétricos, eletromecânicos, ar-condicionado, etc para comprovação do bom funcionamento. 9.6 O prazo de responsabilidade da CONTRATADA pela qualidade, correção e segurança dos serviços contratados, previsto no art. 618 do Código Civil Brasileiro e neste contrato, tem início da data do Recebimento Definitivo.  

CLÁUSULA DÉCIMA - DO PRAZO DE VIGÊNCIA E DA PRORROGAÇÃO 10.1 O presente contrato terá vigência de 65 (sessenta e cinco) dias corridos, contados a partir do recebimento da Ordem de Serviço, excluindo-se os dias chuvosos, podendo ser prorrogado, mediante Termo Aditivo. 10.2 Os prazos de execução das etapas dos serviços obedecerão ao Cronograma Físico-Financeiro que integra este contrato. 10.3 O prazo estipulado poderá ser antecipado na hipótese de a CONTRATADA notificar a CONTRATANTE sobre a conclusão do objeto e, desde que a Fiscalização concorde que a obra esteja em condições de ser recebida provisoriamente.

10.4 O presente contrato poderá ser prorrogado por acordo entre as partes, e nos termos do artigo 57, § 1º, e incisos da Lei n. 8.666/93.  CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 11.1 A despesa com a execução do presente contrato correrá por conta dos recursos destinados à construção do _____________________, Programa de Trabalho ............................, ED 4490-51 - Obras e Serviços de Engenharia e Fontes _____________.

11.2 Para a cobertura das despesas relativas ao corrente exercício, foi emitida Nota de Empenho nº ______ de ___/___/___ que, se for o caso, será oportunamente reforçada, e para os exercícios subseqüentes à conta de dotações próprias para atender despesas da mesma natureza.

83

Page 84: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

 CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - DAS PENALIDADES 12.1 Expirado o prazo final proposto para o término da obra, sem que a contratada o cumpra, iniciar-se-á a aplicação da penalidade de multa, correspondente a 0,5% (zero virgula cinco por cento) por dia de atraso, incidente sobre a parcela inadimplida.

12.2 A multa prevista no Parágrafo Primeiro desta Cláusula será aplicada até o limite de 10% (três por cento) e será cobrada da garantia contratual e, na insuficiência desta ou na impossibilidade de sua utilização, por compensação financeira dos créditos que a contratada tiver a receber.

12.3 Somente será concedida prorrogação do prazo para a entrega do objeto, caso a contratada efetivamente demonstre e comprove, em pedido fundamentado, fato superveniente e/ou imprevisível e/ou de difícil previsão, impeditivo da entrega no prazo estipulado na proposta.

12.4 Na hipótese de ocorrer a prorrogação prevista no Parágrafo anterior, a multa por atraso na entrega incidirá somente se houver atraso em relação ao novo prazo concedido.

12.5 Esgotado o prazo para a retirada do material rejeitado, será aplicada a multa de 0,5% (zero vírgula cinco por cento) do valor do material até o limite de 20% (vinte por cento), por dia de permanência excedente.

12.6 Também será aplicada a multa de 0,5% (zero vírgula cinco por cento) do valor do serviço executado ou em execução, quando contrariar normas técnicas da ABNT, do fabricante ou do Edital, independentemente da obrigatoriedade de refazimento do serviço ou da substituição do material ou equipamento.

12.7 Na hipótese de inadimplimento contratual que venha gerar a rescisão do contrato será aplicada, nos termos do artigo 87 inciso II da Lei n.º 8.666/93, a multa equivalente a 20% (vinte por cento) sobre o valor global remanescente do contrato.

12.8 As multas de que tratam os Parágrafos anteriores serão entendidas como independentes e eventualmente cumulativas.

12.9 Além de multas, outras penalidades administrativas poderão ser aplicadas, nos termos do artigo 87, incisos I, III e IV, da Lei n.º 8.666/93.

12.10 Contra os atos de aplicação de penalidades também cabem recursos, a serem interpostos igualmente no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados da intimação do ato.

12.11 Para a aplicação das penalidades Administrativas será oportunizada ampla defesa, inclusive com possibilidade de defesa prévia.

12.12 As penalidades de suspensão e declaração de inidoneidade poderão ser aplicadas em razão de: a) ter sofrido condenação definitiva por praticar, por meios dolosos, fraudes fiscais no recolhimento de quaisquer tributos; b) ter praticado atos ilícitos visando a frustrar os objetivos da licitação; e c) demonstrar não possuir idoneidade para

84

Page 85: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

contratar com a Administração em virtude de atos ilícitos praticados. 12.13 De conformidade com o art. 79, § 2º, da Lei n.º 8.666/93, atualizada, quando a rescisão ocorrer com base nos incisos XlI a XVII do art. 78 da mesma lei, sem que haja culpa da CONTRATADA será esta ressarcida dos prejuízos regularmente comprovados, que houver sofrido tendo ainda direito a: a) devolução de garantia, b) pagamentos devidos pela execução do contrato até a data da rescisão; c) pagamento do custo da desmobilização. 12.13 Se a CONTRATADA não recolher a multa na forma indicada pela Diretoria Financeira do TJMT, será descontada da garantia prestada e, caso a multa aplicada seja superior ao valor da garantia, além da perda desta, responderá a CONTRATADA pela sua diferença, que será descontada dos pagamentos eventualmente devidos pela Administração ou cobrada judicialmente.  CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - DA RESCISÃO 13.1 A inadimplência das Cláusulas e condições estabelecidas neste contrato, por parte da CONTRATADA, assegurará à CONTRATANTE o direito de dá-lo por rescindido, mediante notificação através de oficio, entregue diretamente ou por via postal, com prova de recebimento, sem prejuízo do disposto na Cláusula Décima Terceira. 13.2 O contrato poderá ser rescindido no caso de sua inexecução total ou parcial, na incidência dos motivos previstos no art. 78 da Lei n.º 8.666/93, atualizada, e na ocorrência das seguintes hipóteses: 

a) utilização da caução e do contrato, sem prévia e expressa anuência da CONTRATANTE, para qualquer operação financeira;

 b) alcance, a qualquer momento, 50% (cinqüenta por cento) do

valor da garantia ofertada, relativamente às multas aplicadas por descumprimento de prazo;

14.3 A intimação dos atos relativos à rescisão poderá ser efetuada por ciência no processo, por via postal com aviso de recebimento ou por telegrama.

13.3.1 Em se utilizando a via postal ou telegrama, o prazo de ciência será contado a partir da data em que for entregue na sede da Contratada, independentemente da data de juntada aos autos.

13.3.2 No caso de não-localização da Contratada, a intimação poderá ser efetuada por meio de publicação na imprensa oficial.

13.3.3 Caso a Administração venha a utilizar outro meio de intimação não previsto no item 14.3, mas, em havendo o comparecimento processual da Contratada, suprida estará a falta ou a irregularidade.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - SUSPENSÃO 

85

Page 86: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

14.1 Este contrato poderá ser suspenso por razões de interesse público, de alta relevância e amplo conhecimento, justificadas e determinadas pela máxima autoridade da esfera administrativa a que esteja subordinada a CONTRATANTE e exaradas no processo administrativo a que se refere o contrato, podendo ser retomado, por acordo entre as partes, desde que haja conveniência para Administração. CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - DA PUBLICAÇÃO 15.1 Este contrato somente terá eficácia depois de assinado pelas partes e publicado seu extrato, na Imprensa Oficial, conforme dispõe o art. 61, parágrafo único, da Lei n. 8.666/93, atualizada. 15.2 Incumbirá à CONTRATANTE, no prazo estipulado na Lei n. 8.666/93, atualizada, a publicação do Extrato deste contrato e dos Termos Aditivos na Imprensa oficial.  CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA - DO FORO 16.1 O Foro da Cidade de Cuiabá/MT é o competente para dirimir quaisquer dúvidas ou controvérsias que vierem a surgir no cumprimento das obrigações aqui estabelecidas. 

E, por estarem de pleno acordo, depois de lido e achado conforme, foi o presente contrato lavrado, em 02 (duas) vias, de igual teor e forma, e assinado pelas partes contratantes e pelas testemunhas abaixo.  Cuiabá/MT, ___de _________de 2005. 

___________________________________CONTRATANTE  ____________________________________CONTRATADA   TESTEMUNHAS: ____________________________________________ ____________________________________________

86

Page 87: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

ANEXO VIII

TOMADA DE PREÇOS Nº 009/2005/FAJ

D E C L A R A Ç Ã O (NOME DA EMPRESA) ________________________________, CGC ou CIC n.º _________ sediada _________________ (endereço completo) _________________, declara, sob as penas da lei, que até a presente data inexistem fatos impeditivos para sua habilitação no presente processo licitatório, ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores. ______________________________________________nome e número da identidade do declarante

87

Page 88: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

ANEXO IX

TOMADA DE PREÇOS Nº 009/2005/FAJ

MODELO DE D E C L A R A Ç Ã O NOS TERMOS DO INCISO XXXIII DO ARTIGO 7º DA CF

(papel timbrado da empresa)

Declaramos, em atendimento ao previsto no Tomada de Preços N.º 009/2005/FAJ, que não possuímos, em nosso quadro de pessoal, empregados com menos de 18 (dezoito) anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e (assinalar com “x” conforme o caso):

( ) não emprega menores de 16 (dezesseis) anos;

( ) emprega menor, a partir de 14 (quatorze) anos, na condição de aprendiz.

Local e data.

__________________________________________ (assinatura e identificação do responsável pela empresa)

Obs.: Se o licitante possuir menores de 16 anos na condição de aprendizes deverá declarar expressamente.

88

Page 89: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

ANEXO X

TERMO DE CREDENCIAMENTO

Através do presente, credenciamos o(a) Sr.(a).........................................................................., portador(a) do RG n.º..........................e do CPF n.º.............................., a participar da licitação instaurada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, na modalidade Tomada de Preços n.º 009/2005/FAJ, na qualidade de representante legal, outorgando-lhe poderes para pronunciar-se em nome da empresa........................................, bem como formular propostas, renunciar direitos, desistir de recursos e praticar todos os demais atos inerentes ao certame.

................., ......... de ................... de 2005.

_______________________________ Diretor ou Representante Legal

(com firma reconhecida)

89

Page 90: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

ANEXO XI

Ref. Tomada de Preços nº 009/2005/FAJ DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA

Em atendimento ao disposto no item ............. do Edital de Tomada de Preços nº 009/2005/FAJ, declaro que:

(I) são responsáveis técnicos pelo trabalho objeto do certame em referência, os profissionais abaixo relacionados e que essa indicação está em consonância com as Resoluções do CONFEA - Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

(II) essas pessoas não pertencem ao nosso quadro técnico de profissionais permanentes,mas serão responsáveis técnicos contratados para desenvolvimento dos trabalhos objetos deste certame. Nome: CREA nº Especialidade: Data de RegistroAssinatura RT:

Nome: CREA nº Especialidade: Data de RegistroAssinatura RT:

Nome: CREA nº Especialidade: Data de RegistroAssinatura RT:

Cuiabá/MT,_____ de ___________de 2005. _________________________________Representante legal da empresa

90

Page 91: §ões/precos/Tomada de Precos n... · Web viewCOMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO. TOMADA DE PREÇOS nº 009/2005/FAJ. O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MATO GROSSO/FUNAJURIS,

91