observativo 16

8
nformativo do GOA #16 - Abril 2014 - Departamento de Física - CCE - UFES www.astro.ufes.br Nova Série Cosmos Pág. 5 Carta Celeste Pág. 3 Efemérides Astronômicas Pág. 4 Wikipédia Eclipse lunar total em 15 de abril de 2014 Um eclipse lunar é um fenômeno celeste que ocor- re quando a Lua penetra, totalmente ou parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próxi- mos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos. Por isso o eclipse lunar só pode ocorrer quando coin- cidem a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seu nodo orbital. Este último evento também é responsável Oposição de Marte Pág. 6 Ilustração Pág. 7 No mundo da Lua Pág. 8 Curiosidades Astrônomicas Pág. 8 Esquema mostrando a posição dos astros durante um eclipse lunar. Foto: observatorioastronomicoottondealencar.blogspot.com.br Márcio Malacarne

Upload: gaturamo-observatorio-astronomico

Post on 21-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Observativo 16

nformativo do GOA #16 - Abril 2014 - Departamento de Física - CCE - UFES www.astro.ufes.br

Nova Série CosmosPág.5

Carta CelestePág.3

Efemérides AstronômicasPág.4

Wik

ipéd

ia

Eclipse lunar totalem 15 de abril de 2014

Um eclipse lunar é um fenômeno celeste que ocor-re quando a Lua penetra, totalmente ou parcialmente,no cone de sombra projetado pela Terra. Isto ocorresempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próxi-mos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra nomeio destes outros dois corpos.

Por isso o eclipse lunar só pode ocorrer quando coin-cidem a fase de Lua cheia e a passagem dela pelo seunodo orbital. Este último evento também é responsável Oposição de Marte

Pág.6

IlustraçãoPág.7

No mundo da LuaPág.8

Curiosidades AstrônomicasPág.8Esquema mostrando a posição dos astros durante um eclipse lunar.

Foto: observatorioastronomicoottondealencar.blogspot.com.br

Márcio Malacarne

Page 2: Observativo 16

2

Ilustração das fases do Eclipse LunarIlustração das fases do Eclipse Lunar

Informativo do GOA #16 Abril 2014

pelo tipo e duração do eclipse.Em 15 de abril teremos um

eclipse lunar total, o primeiro de-pois de quase 3 anos sem eclipsesvisíveis do Espírito Santo e boaparte do Brasil. Iniciará as 2h58 eterminará as 6h33min, horário lo-cal. Terá duração de 3h31min,sendo que a duração da totalidadeserá de 1h18min. Este eclipse serávisível nas Américas, no Pacífico eno leste da Austrália.

Neste ano o próximo eclipse lu-nar total será em 8 de Outubro.Porém, visível apenas na regiãoNorte e parte do Centro-Oeste. OPróximo eclipse visível de Vitória eem boa parte do Brasil será so-mente em 27 de Setembro de 2015.

O GOA estará de plantão paraobservar este evento. Relação da passagem da lua pelos seus nodos e a ocorrência de eclipses lunares e solares.

Wikipédia

Page 3: Observativo 16

3

Informativo do GOA #16 Abril 2014

Para boa parte do Brasil, esta carta representa a posição aproximada dosastros no céu nas seguintes datas:

Início de Abril ~21hMeio de Abril ~20hFinal de Abril ~19h

Como usar a Carta Celeste

Para entender a carta, posicione-a sobre a cabeça e observe de baixo para cima, lendo as instruções no contorno.A linha azul (o Equador Celeste) representa o limite entre o Hemisferio Celeste Sul e o Hemisfério CelesteNorte, é a projeção da Linha do Equador terrestre no céu. Os nomes dos Astros estão com inicial maiúscula e osdas CONSTELAÇÕES em caixa alta. As principais estrelas das contelações ocidentais visíveis nesta carta estãounidas por linhas. A "grande mancha azul" é a Via Láctea, a nossa galáxia, que infelizmente não conseguimosvisualizar das cidades devido à poluição luminosa.

Page 4: Observativo 16

4

Ocultação de Saturno

Efemérides Astronômicas

Nesta edição estreamos as tirinha "No Mundo da Lua" feitas pela estudante de Desenho Industrial e apaixonada pela astronomia, Paula B. Zanotelli.Também temos ilustrações dela e da estudante de Artes, não menos apaixonada, Mareana Oliveira. Além desses "pratos da casa", temos ainda as efeméridesde abril, nova séria cosmos, oposição de Marte, eclipse lunar total, entre outras atividades do GOA. Envie também sua contribuição. Boa leitura..

Editorial

FONTE: Almanaque Astronômico 2014 - CEAMIG

O Sol estádormindo?

As atividades solares durante oseu máximo podem até ter dimi-nuído em relação a média das últi-mas décadas, mas "a queda atual daatividade solar não explica o friointenso nos Estados Unidos e o ca-lor no Brasil. "É preciso décadaspara avaliar esse impacto." disseLuís Eduardo Vieira, do INPE.Tem que ter muito cuidado ao rela-cionar as mudanças climáticas naTerra com os períodos de máximaatividade solar.

Saiba mais na matéria"Inpe revela: Sol está 'cochilando'"

http://www.ovale.com.br/regiao/inpe-revela-sol-esta-cochilando-1.496868

Luiz E. Viera, do INPE, em frente a umafoto do Sol em tempo real..

Informativo do GOA #16 Abril 2014

No Observativo 15, de Março, na seção efemérides, saiu que Saturno estariaa 0,3º da Lua, mas na verdade, visto de Vitória, foi uma ocultação. O GOA fezmais uma observação pública e transmitiu ao Vivo. Chegamos a ter quase 400espectadores simultâneos assistindo a ocultação pela internet. Foram pessoasdos mais diversos lugares do mundo. Cerca de 100 pessoas também foram atéao GOA observar diretamente nos telescópios. Veja o vídeo em nossa páginawww.astro.ufes.br

Ocultação de Saturno

ovale.com.br

Empilhamento de fotos feitas pelo GOA durante a ocultação.Além da transmissão ao vivo pela internet, dezenas de pessoasforam observar diretamente em nossos telescópios.

Equipe GOA

Equi

peGO

A

Page 5: Observativo 16

5

Nova Série Cosmos

A série Cosmos estreou na televisão no início dos anos80, sendo de imediato um sucesso para aquela geração.

Carl Sagan, seu criador, foi um profundo conhecedordas religiões e mitologias. Alguns céticos acreditavam queSagan queria apenas desbancar a astrologia e pseudociên-cias. No entanto, seu legado, ou como dizem alguns, suareligião, foi a criação de uma obra de divulgação científicaque deixasse as pessoas deslumbradas e contemplativascom a Natureza e todo o Cosmos.

"A superfície da Terra é o litoral do oceano cósmico.Recentemente entramos um pouquinho nesse litoral e aágua parece convidativa. Alguma parte de nosso ser dizque foi daqui que viemos. Somos feitos de material estelar.Somos uma forma do próprio Cosmos conhecer a si mes-mo" Diz Sagan no Episódio 1: Margens do Oceano Cós-mico, que foi ao ar em 28 de setembro de 1980.

Seu "sucessor", embora ele próprio admite não substi-tuir o lendário Carl Sagan, o astrofísico e apresentadornovaiorquino Neil De Grasse Tyson, ganhador de váriosprêmios, entre eles, o de "50 Cérebros na Ciência" e atéinusitados, como "O mais Sexy Astrofísico vivo"*, não fi-ca para trás.

“Nós estamos no Universo e o Universo está em nós,porque nós somos feitos de poeira estelar”. Diz Tyson.“(Cosmos) quer pegar a ciência que está por aí, e conectá-la a você e aos elementos do universo. Trata-se de mostrar

Informativo do GOA #16 Abril 2014

Divulgação

por quê a ciência é importante para você. Até o final dasérie, nós gostaríamos de criar uma rede com você no cen-tro, de modo que você conheça e compreenda o seu lugarno universo. Isso é o que chamamos de perspectiva cósmi-ca.” disse ele ao Wall Street Journal.

Já estava na hora de uma nova versão dessa séria tãoamada. Novas tecnologias, que ainda eram projetos nosanos 80, agora já são imagens e informações. Naquelaépoca Sagan entrou um pouquinho, até o tornozelo, no li-toral cósmico. Agora Tyson nos faz adentrar mais, talvezapenas mais alguns milímetros, nesse nosso infinito ocea-no cósmico.

Esperamos que essa nova série nos emocione comoa original.

*Wikipédia

Divulgação

Equipe GOA

Neil De Grasse Tyson

Carl Sagan

Márcio Malacarne

Page 6: Observativo 16

6

Informativo do GOA #16 Abril 2014

Oposição de MarteTodos os anos o planeta Vermelho, Marte, pode ser

visto a olho nu. Porém, dia 8 de Abril, Marte estarámais próximo da Terra desde os últimos 26 meses. Istoé, o planeta estará em oposição.

Em astronomia, oposição significa que dois ou maiscorpos vistos desde um terceiro, como da Terra, estãodiametralmente em pontos contrários um do outro naesfera celeste, ou 180º.

Como as órbitas dos planetas são levemente elípti-cas, as distâncias são diferentes em cada oposição, po-

dendo elas serem oposição periélicas, quando maispróximas do Sol, e consequentemente da Terra, ouafélica quando mais distante do Sol. Essas variaçõesfazem com que o disco do planeta vermelho ora tenha14" de arco ora 25", sendo que esse último acorreu em2003. Naquela época esse fato gerou um trote na in-ternet que circula até hoje, dizendo que Marte ficariado tamanho da Lua.

Para celebrar esta data, o GOA promoverá umanoite de observação pública a partir das 19h30.

Representação das órbitas de Marte, em vermelho, e da Terra, em Verde, durante uma oposição.

ultrad.com.br

ouniversoefascinante.blogspot.com

Page 7: Observativo 16

7

Informativo do GOA #16 Abril 2014Ilustração da Oposição de Marte

feita por Paula Beltrão Zanotelli

ouniversoefascinante.blogspot.com

Page 8: Observativo 16

8

Informativo do GOA #16 Abril 2014

Equipe GOA: Bolsistas: Danilo Croce, José Miranda. Colaboradoras/es: Júlio Xavier Valle,Lya Lugon, Estevão Prezentino Sant'anna, Jonathan Janjacomo, Mareana de Oliveirae Paula B. Zanotelli. Coordenação: Márcio Malacarne.

Textos, projeto gráfico e diagramação: Equipe GOA. Revisão: Sandro R. Souza e Equipe GOA.Contatos: (+55 27) 4009 7664 www.astro.ufes.br - [email protected]. F. Ferrari, 514, Cep 29075910, Vitória-ES.

Este impresso foi criado usando programas livres: Debian Linux, Gimp, Stellarium, Scribus, Inkscape, OpenOffice. Tiragem: 4000 cópias.

Expediente

ProExPró-Reitoria

de Extenção

Direito de Comparti lhar eAdaptar sob a mesma licença

(CC BY-NC-SA 2.5 BR)

No mundo da Lua

Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar e é oque se situa mais próximo do Sol. Algumas curiosida-des sobre este pequeno planeta:

A ausência de atmosfera deve-se a seu tamanho (queé pequeno, sendo maior apenas que a nossa Lua) etambém ele é detonado pelo calor e pela radiação solar.

O núcleo de Mercúrio é grande em relação ao seuraio, ocupando mais ou menos 80% do mesmo, suacomposição é basicamente ferro. A temperatura na suasuperfície varia de -173ºC podendo chegar a 427°C.Mercúrio é o planeta que leva menos tempo para com-pletar uma volta em torno do Sol, levando 88 dias, em 1ano terrestre Mercúrio completa cerca de 4 voltas emtorno da nossa Estrela. A origem do nome provém dodeus Mercúrio, mensageiro dos deuses da mitologia ro-mana, devido ao movimento rápido do planeta no céuem relação a outros planetas.

A maior estrutura na superfície é uma imensa cratera

Concepção artística do orbitador europeu/ japones da missãoBepiColombo, prevista para ser lançado este ano.

CuriosidadesAstronômicas

MercúrioPaula Beltrão Zanotelli

com 1.300 km de diâmetro, chamada bacia Caloris. Foiproveniente de um impacto tão violento que expulsouparte do manto de Mercúrio, criando picos de 2 km dealtura e espalhando escarpas e fraturas até na faceoposta do planeta.

ESA