objeto educacional digital - editoradobrasil.com.br · o oed dialoga diretamente com o conteúdo do...

4
Gêneros textuais Objeto Educacional Digital Língua Portuguesa 2 o ano

Upload: hoangdien

Post on 03-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Gêneros textuais

Objeto Educacional Digital Lí

ngua

Por

tugu

esa2

oano

Gêneros textuais

6ApresentaçãoA atividade lúdica realizada por meio da tecnologia digital possibilita o trabalho dos conteúdos

curriculares de forma prazerosa e divertida. Assim, o Objeto Educacional Digital (OED) Gêneros textuais é um infográfico com vídeo que apresenta quatro gêneros textuais com linguagem voltada para o universo infantil e explora recursos poéticos, como rima, ritmo e repetição.

Cada vídeo apresenta um texto de gênero diferente – poesia, quadrinha, cantiga de roda e tra-va-língua –, cuja animação dá vida aos textos por meio de diversas linguagens que interagem nesse suporte digital, como a visual, oral, sonora e escrita.

Objetivos: identificar e reconhecer quatro gêneros textuais, desenvolver a percepção auditiva e a consciência fonológica por meio de recursos poéticos.

Conteúdos: leitura, poesia, quadrinha, trava-língua, cantiga de roda.

6Na sala de aulaO OED dialoga diretamente com o conteúdo do Capítulo 2 do Livro do Aluno, Organização

(p. 40). Por meio desse OED, espera-se que o aluno aprenda a identificar diferentes gêneros textuais e desenvolva sua percepção auditiva e consciência fonológica identificando os recursos poéticos utilizados nos textos apresentados: rimas, ritmo e repetição. Para que essa percepção torne-se clara, sugerimos apresentar o OED aos alunos quando estiver trabalhando com o Texto 1 (p. 41) e ressal-tar alguns pontos antes, durante e depois da execução dos vídeos.

< Antes de exibir os vídeos, explique aos alunos o que é gênero textual e comente que eles conhecerão quatro textos de gêneros diferentes.

< Recomendamos contextualizar cada gênero levantando o conhecimento prévio dos alunos e instigando sua curiosidade. Pergunte, por exemplo: Vocês sabem o que é uma cantiga de roda? Trabalhe também as imagens de gato, passarinho, canoa etc. que aparecem nos textos e faça perguntas como: O que é isso? Para que serve? Depois, escreva a palavra na lousa.

< Durante a execução de cada vídeo, é importante fazer pausas para que os alunos observem as características de cada gênero e você os ajude a identificar os versos, as rimas e as repeti-ções de palavras.

< Poema: incentive os alunos a identificar as rimas por meio de perguntas como: Quais sons se repetem? Onde eles estão? Essa percepção deve ocorrer tanto na escuta quanto na leitura dos textos. É interessante complementar o estudo desse gênero com outras informações; esclareça, por exemplo, que quem escreve poemas é chamado de poeta.

< Quadrinha: explique à turma que a quadrinha é sempre formada por quatro versos, diferente-mente do poema, que pode ser formado por mais versos. Mais uma vez os alunos devem iden-tificar as rimas e onde elas ocorrem em cada verso. Escreva na lousa as rimas que eles citarem.

< Trava-língua: os alunos devem identificar, durante a leitura do trava-língua, as palavras e os sons que se repetem. É pertinente que leiam várias vezes o trava-língua para perceberem essas repetições.

1

< Cantiga de roda: durante a exibição do vídeo, é interessante que os alunos interajam cantan-do e fazendo gestos, já que esse gênero remete a brincadeiras infantis que combinam vozes e movimentos. Incentive-os a identificar as rimas.

< Depois das respostas dos alunos, copie na lousa as palavras que rimam para eles perceberem mais claramente a semelhança de sons entre elas.

Cantiga de roda Quadrinha Poema

VIRAR REMAR MAR PASSARINHO

NADAR MAR AMAR NINHO

6NavegabilidadeA seguir, algumas observações sobre a navegabilidade e manipulação do OED. Para melhor de-

sempenho, é mais adequado visualizá-lo no Google Chrome.

< Tela inicial: proporciona o primeiro con-tato do usuário com o objeto. Nele há dois botões: o botão Iniciar leva à tela princi-pal, e o botão Créditos exibe informações técnicas sobre a produção do objeto.

< Tela principal: é composta de quatro pontos ativos, que são dinâmicos. Cada um mostra, alternadamente, o título do texto e uma imagem que o representa. A navegação não é linear, portanto o aluno pode clicar em qualquer ponto ativo que queira visualizar primeiro. O ícone na parte inferior da tela é um menu retrátil que tem duas funções: levar o usuário à tela inicial e apresentar instruções de navegação.

Imag

ens:

DAE

9Tela inicial.

9Tela principal.

2

< Pop-up vídeo: ao clicar no ponto ativo escolhido, abre-se o pop-up com o vídeo. Sua reprodução é automática e, assim que termina, ele se fecha. Porém, o usuário pode fechá-lo a qualquer momento cli-cando no ícone X.

< Vídeo: deve-se usar a barra na parte in-ferior da tela para controlar a execução do vídeo: pausar/reiniciar, avançar/voltar, regular o volume. O ícone Tela cheia altera o modo de visualização, e o cronômetro indica a duração do vídeo.

< Sequência de apresentação dos vídeos: primeiro, aparece o título, e o texto é narrado durante a animação. No final da narração, aparece o texto escrito acompanhando a animação.

Imag

ens:

DAE

9 Exibição em tela cheia.

9 Exibição no navegador.

3