o uso e a restauração das florestas de miombo: necessidade de … · o ecossistema tem alta...

6
1 Dezembro de 2016 BRIEFING O uso e a restauração das florestas de Miombo: necessidade de uma abordagem integrada e holística no maneio do ecossistema para a sustentabilidade a longo prazo As decisões políticas ora tomadas sobre como desenvolver a região de Miombo da África Austral terão consequências de longo alcance para as pessoas que vivem nesta região, bem como para a nível global. Actualmente, existem pontos de vista divergentes sobre a melhor forma de garantir as metas de desenvolvimento e os meios de subsistência humanos na região, ao mesmo tempo que se cumprem os objectivos de conservação e de sequestro de carbono. Estas decisões devem basear-se numa sólida compreensão da sócio-ecologia do sistema, em informações científicas sólidas sobre as taxas e causas da mudança de cobertura da terra, e devem incluir intervenientes chave a todos os níveis de governação - do local ao nacional, para o global. A Rede Miombo (MN) é uma aliança de cientistas que visa alcançar políticas e práticas de gestão eficazes e adequadas, fornecendo informações baseadas em evidência científica através do uso de abordagens baseadas em avaliações de campo, teledetecção e outras tecnologias de informação geoespacial, bem como a valorização de sistemas de conhecimento tradicional e a biotecnologia. Este informe sobre políticas é resultado de uma reunião realizada em Julho de 2016, em Maputo, sob o tema "Restaurar as relações socio- ecológicas e sócio-económicas nas florestas de Miombo". Neste Briefing, analisamos como as relações sócio-ecológicas são afectadas pelo estado actual do ecossistema de Miombo, bem como as opções de restauração. Relações sócio-ecológicas nas florestas de Miombo As Florestas de Miombo são dominadas por pelos géneros Julbernardia/Brachystegia e abrangem cerca de 2,7 milhões de km 2 em oito países da África Austral e Oriental: República Democrática do Congo, Angola, Zâmbia, Zimbabwe, Malawi, Tanzania, Moçambique e uma pequena Porcão da África do Sul (Figura 1). Elas são caracterizadas por cobertura de copa lenhosa altamente variável - de 40-80% (Frost 1996). O ecossistema tem alta diversidade de espécies de plantas e endemismo e uma rica avifauna, contendo vários hotspots globais de biodiversidade: os mosaicos de pastagens/florestas do Noroeste e Nordeste da Zâmbia (Mwinilunga, Mporokoso) são apenas alguns. 76% da energia usada na região é derivada destas florestas (Ryan et al., 2016); os produtos madeireiros são exportados; alimentos como a carne de caça (Fa, 2015), as lagartas (Chama, 2016), o mel (Ribeiro et al., 2016), as raízes e as folhas são uma fonte fundamental de nutrição e renda -

Upload: lekien

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O uso e a restauração das florestas de Miombo: necessidade de … · O ecossistema tem alta diversidade de espécies de plantas e endemismo e uma rica avifauna, contendo vários

1

Dezembrode2016 BRIEFINGO uso e a restauração das florestas de Miombo:necessidade de uma abordagem integrada eholística no maneio do ecossistema para asustentabilidadealongoprazoAs decisões políticas ora tomadas sobrecomo desenvolver a região de Miombo daÁfricaAustralterãoconsequênciasdelongoalcance para as pessoas que vivem nestaregião, bem como para a nível global.Actualmente, existem pontos de vistadivergentes sobre a melhor forma degarantir asmetasdedesenvolvimento e osmeios de subsistência humanos na região,ao mesmo tempo que se cumprem osobjectivosdeconservaçãoedesequestrodecarbono. Estas decisões devem basear-senumasólidacompreensãodasócio-ecologiado sistema, em informações científicassólidassobreastaxasecausasdamudançade cobertura da terra, e devem incluirintervenientes chave a todos os níveis degovernação - do local ao nacional, para oglobal.

A Rede Miombo (MN) é uma aliança decientistas que visa alcançar políticas epráticas de gestão eficazes e adequadas,fornecendo informações baseadas emevidência científica através do uso deabordagens baseadas em avaliações decampo,teledetecçãoeoutrastecnologiasdeinformação geoespacial, bem como avalorização de sistemas de conhecimentotradicional e a biotecnologia. Este informesobrepolíticas é resultadodeuma reuniãorealizadaemJulhode2016,emMaputo,sobo tema "Restaurar as relações socio-ecológicasesócio-económicasnas florestasdeMiombo".

Neste Briefing, analisamos como asrelações sócio-ecológicas são afectadaspelo estado actual do ecossistema deMiombo, bem como as opções derestauração.

Relaçõessócio-ecológicasnasflorestasdeMiombo

AsFlorestasdeMiombosãodominadasporpelos géneros Julbernardia/Brachystegia eabrangem cerca de 2,7milhões de km2 emoito países da África Austral e Oriental:República Democrática do Congo, Angola,Zâmbia, Zimbabwe, Malawi, Tanzania,Moçambique e uma pequena Porcão daÁfrica do Sul (Figura 1). Elas sãocaracterizadas por cobertura de copalenhosa altamente variável - de 40-80%(Frost 1996). O ecossistema tem altadiversidade de espécies de plantas eendemismo e uma rica avifauna, contendovários hotspots globais de biodiversidade:os mosaicos de pastagens/florestas doNoroeste e Nordeste da Zâmbia(Mwinilunga, Mporokoso) são apenasalguns.

76%daenergiausadanaregiãoéderivadadestas florestas (Ryan et al., 2016); osprodutos madeireiros são exportados;alimentoscomoacarnedecaça(Fa,2015),aslagartas(Chama,2016),omel(Ribeiroetal., 2016), as raízes e as folhas são umafonte fundamental de nutrição e renda -

Page 2: O uso e a restauração das florestas de Miombo: necessidade de … · O ecossistema tem alta diversidade de espécies de plantas e endemismo e uma rica avifauna, contendo vários

2

especialmente durante a estação seca etambém nos períodos de quebra daprodução agrícola. Os produtos florestaissão usados e comercializadosextensivamenteparamedicina,artesanatoeornamentos (Brigham et al., 1996). Maisrecentemente, com o desenvolvimento dainiciativa REDD +, o potencial dearmazenamentodecarbono tornou-seumaprovável fonte de renda e umaoportunidade para restaurar florestassobre-exploradas.

Figura 1. Mapa da Vegetação Africana,mostrando as florestas de Miombo emverde-escuro(Fonte:White,1983).

A queimada é uma ferramenta de gestãocultural, que tem sido (e está sendo)utilizada pela maioria das comunidadesruraisnaregiãodoMiombo.É tambémumfactor ecológico chave na manutenção daecologia de Miombo. No entanto, asmudanças nos regimes de queimadasderivadas,dentreoutras,docrescimentodapopulação humana e das mudançasclimáticas, podem afectar a ecologia doMiombo e, deste modo, os recursosproporcionados pelo ecossistema. Adimensão dessas mudanças ainda é poucoconhecidanaregião.

A nível global, o Miombo representa umimportante repositório de carbono e umafonte potencial tanto de energia renovável(atravésdaindústriasustentáveldecarvão)

quanto de armazenamento de carbono(atravésdoaumentodabiomassaacimadosolo). Pelo menos 80% da população daregião - tanto rural quanto urbana - sebeneficiadebenseserviçosdasflorestasdeMiombo(Malimbwietal.,2010).

"O uso de recursos das florestas deMiombonãotemcontribuídoparaoalívioàpobrezanaÁfricaAustral."

Causas da degradação florestal e dodesflorestamento

Estaregiãotambémédestacadacomoumaárea potencial para a expansão daagricultura.AconversãodoMiomboparaaagricultura, silvicultura emineração está aaumentar, e para ir ao encontro dosobjectivos de desenvolvimento agrícola daÁfrica isso terá que acelerar. Ao mesmotempo, as florestas de Miombo intactasestão sob crescente pressão para fornecertodososrecursosmencionadosacima-nãosomente para a população rural, mastambémparaacrescentepopulaçãourbana,através do comércio e indústria. Isto poderesultar na degradação e perda dasflorestas, o que por sua vez reduz osrecursos que podem ser extraídos.Estimamos que entre 250.000 e 300.000hectares/ano de Miombo são degradadose/ou perdidos (Reunião da Rede Miombo,Julhode2016).

Opções de restauração nas florestas deMiombo

A introdução demedidas para conservar avegetação do Miombo impactaráclaramente as actuais trajectórias decrescimento económico da região, mastambémestáclaroqueaflorestadeMiombobem gerida fornece mais bens e serviçosparaaspessoasdoqueaspaisagenssobre-exploradas.AsprincipaisespéciesarbóreasnoMiombosãoclonais-oquesignificaqueelasusama rebrotaçãopara se reproduzir.Isso torna a vegetação do Miombo muitoresistenteadistúrbiosacimadosolo,comoqueimadas e a exploração de madeira(Syampungani et al., 2015, Gumbo, 2016),mas muito sensível às actividades de

Page 3: O uso e a restauração das florestas de Miombo: necessidade de … · O ecossistema tem alta diversidade de espécies de plantas e endemismo e uma rica avifauna, contendo vários

3

limpeza do solo como o cultivo em grandeescala,porqueasárvoresnãoseregeneramprincipalmente a partir de sementes. OMiombo requer abate cíclico depovoamentosmaduros,odesbasteeapodaemdiferentesestágiosdedesenvolvimento,através do uso regular de recursos pelascomunidadesruraiseoutras,paramanteradiversidade de plantas e produtividade dosistema. As taxas de crescimento noMiombo maduro podem ser lentas - 0,24cm/ano(Amadeetal.,2016) -masquandoperturbadas por colheita/derrube pelovento, os troncos em rebrota podem teraltas taxasderebrota -até1,4cm/ano, sedevidamentegeridas (Syampungani,2010).Isto implica que é possível a utilizaçãosustentável de Miombo (por exemplo,Figura 2, Geldenhuys, 2016) se foremincorporados vários aspectos de utilizaçãonagestãodasflorestasdeMiombo.

DadosreaissobreosrecursosdoMiombo• AindústriamadeireiraemMoçambique

estavaavaliadaem330,3milhõesdedólaresem2011(UT-REDD,2016).

• 14,8milhõesdem3demadeirautilizadaemMoçambiqueparaenergiadebiomassa(Sitoeetal.,2010).

• Estima-sequeasplantaseprodutosmedicinaisouterapêuticosnaÁfricaAustralproduzamUS$150Milhõesporano,,emboraalgunsdosmétodosdecolheitasejaminsustentáveis(Syampuganietal.,2009).

• Osserviçosdeaprovisionamento(incluindoPFNM)contribuemcomUS$9±2bilhões/anoparaosmeiosdesubsistênciarurais(Ryanetal.,2016).

• 76%daenergiausadanaregiãoéderivadadestasflorestas(Ryanetal.,2016).

• OscombustíveisdemadeiracomercializadostêmumvaloranualdeUSD780Milhões(Ryanetal.,2016).

• AsFlorestasarmazenam18-24PgCdecarbono(Ryanetal.,2016).

"As queimadas são um importantedeterminante ecológico do Miombo, masprecisamsergeridascorrectamente."

O fogo tem sido considerado como factornegativo para a ecologia do Miombo.Queimadas frequentes podem impormudanças importantes na vegetação doMiombo, afectando a sua capacidade defornecer bens e serviços às comunidadesrurais e urbanas da região. Regimesapropriadosdequeimadas são contestadose dependem de objectivos de gestãoespecíficos. Contudo, uma frequência dequeimadas a cada 3-4 anos e de baixaintensidade são chave para manter oMiombo(Ribeiroetal.,2013).

Questõesdegovernação

As contribuições económicas das florestasdo Miombo não são contabilizadasadequadamente no PIB nacional, o quesignificaqueelasnãosãoapropriadamenteavaliadas nos planos de desenvolvimento.Por exemplo, os 14,8 milhões de m3 demadeira usados como energia de biomassaanualmente em Moçambique (Sitoe et al.,2010), não aparecemnas contas nacionais.Consequentemente, as planificações edecisões políticas nacionais estão a sertomadas semuma apreciação adequada dacontribuição das florestas doMiomboparaotesouronacional.

Figura 2. Limpeza cíclica - cultivo -pousio-rebrotamantémadiversidadeeprodutividade de Miombo (Fonte:Geldenhuys,2016).

"ConservaroMiombonãorequerpararasactividadeshumanas-apenasgeri-las.”

Page 4: O uso e a restauração das florestas de Miombo: necessidade de … · O ecossistema tem alta diversidade de espécies de plantas e endemismo e uma rica avifauna, contendo vários

4

Os interesses locais, nacionais, regionais eglobais nas florestas do Miombo nemsempre estão alinhados (ver exemplosabaixo), o que é exacerbado pela falta decoordenação intersectorial na gestãoflorestal doMiombo.As políticas sectoriaisem toda a região visam colectivamenteabordar a situação do Miombo, mas asabordagens sustentáveis precisam de serbem compreendidas e aplicadas a nívelnacional. É necessário harmonizar osquadros políticos em toda a região paragarantir um esforço colaborativo para agestãodoMiombo.

A planificação de cenários a longo prazosugere que a população urbana da Áfricaduplicará até 2030 (Campbel, 2014). Istonãoésusceptíveldereduzirapressãosobreos recursos florestais, mas forneceflexibilidade em termos de planificação douso da terra. Pesquisas demonstram que épossível elaborar planos dedesenvolvimento no Miombo, queoptimizam a produção agrícola, oarmazenamentodecarbonoeosobjectivosde conservação (Estes 2016), mas issorequerboasrelaçõesentreapesquisae aspolíticas, bem como estruturas degovernaçãosólidas.

"Oscustosdaexpansãoagrícolaemlargaescala para as comunidades, que têmeconomias intimamente ligadas àvegetação intacta, precisam de serquantificados e considerados nos planosdedesenvolvimento".

Equilíbrio entre o armazenamento decarbono, a conservação dabiodiversidade, a segurançaalimentareosmeiosdesubsistênciahumanos

Oarmazenamentodecarbono:areduçãodaexploração de madeira no Miomboaumentará a biomassa acima do solo, nãoobstanteaumentaráademandaporenergiaalternativa (baseada em combustíveisfósseis) e afectará negativamente aseconomias rurais (Hofstadet al, 2009). Osesforços para aumentar o armazenamentodecarbononessesecossistemasexigemquese façaumacontabilidadedoscustos totaisdas consequências biogeoquímicas,

ambientais e económicas dessasintervenções. No entanto, este ecossistemahistoricamente teve altos níveis deutilização por pessoas e por animais comoelefantes, e sempre sofreu queimadasdescontroladas.Portanto,nãoéfácilavaliaro grau de utilização adequado nemquantificar o potencial de armazenamentodecarbono(Jindal,2008).

A gestão das queimadas: a implementaçãode objectivos de supressão/redução dequeimadas precisam acomodar o facto deque o fogo é necessário para ofuncionamento apropriado do Miombo eútil como uma ferramenta de gestão paraadquirir recursos do ecossistema. Mais doqueumaabordagemgenéricaparaagestãode queimadas no Miombo, sugerimos umaabordagemmultifacetadaquepermiteumavariedade de regimes de queimadas numcontextodepaisagem.

A expansão agrícola: é necessária paraalimentarapopulaçãodaregião,mascomoa vegetação de Miombo não se recuperafacilmentedepoisdeserlavrada,aextensãoe o tipo de agricultura devem sercuidadosamente planificados para ter umimpactomínimosobreabiodiversidade.Damesma forma, os impactos da expansãoagrícola sobre os meios de subsistênciaruraisdaspessoasqueactualmenteusamasflorestas dos Miombo precisam de serincluídos em todas as avaliaçõeseconómicas.

ReferênciasAmade, M. A.; Chaúque, A.and Ribeiro, N. S.Assessment of woody vegetation dynamics(2005-2015) across a fire gradient in themiombowoodlandsofNiassaNationalReserve.Book of abstracts: Miombo Network meeting,July2016.Brigham, T., A. Chihongo, and E. Chidumayo1996. Trade in woodland products fromMiombo region. In: Campbell, Bruce Morgan,ed.The Miombo in transition: woodlands andwelfareinAfrica.CIFOR,Campbel K. 2014 Cities and BiodiversityOutlook: Action and Policy.Montreal, Canada:Secretariat of the Convention on BiologicalDiversity. 12–13.(doi:10.6084/m9.figshare.99889).

Page 5: O uso e a restauração das florestas de Miombo: necessidade de … · O ecossistema tem alta diversidade de espécies de plantas e endemismo e uma rica avifauna, contendo vários

5

Indicadoresdepolíticas

• Ocompromissopolíticoeapoioaonívelregional (SADC) são fundamentaisparaa mobilização de políticas e acçõesharmonizadas,pelosEstados-Membros.

• Avaliar a contribuição das florestas doMiombopara as economiasnacionais ea valoração dos recursos florestaisfornecerá informações chave para oenvolvimentodosdecisorespolíticos.

• Ascomunidadesdevemsercapacitadasparanegociarousodaterraeasopçõesdegestãoqueapoiamosmúltiplosusosdas florestas do Miombo e informarestratégiaseplanosderestauração.

• O combustível lenhoso deve serconsideradocomopartedasoluçãoparareduzir as emissões de combustíveisfósseis.

• O REDD+ pode ajudar a mitigar osefeitos das mudanças climáticas erestaurar as florestas degradadas, masprecisa ser equilibrado com outrosobjectivosdegestão.

• A investigação deve ser melhorcoordenada - tanto na comunidadecientífica como entre investigadores egoverno.

• As políticas florestais devem serformuladasemtornodoconceitodequeas espécies de Miombo regeneram porrebrotação a plena luz e são adaptadasao fogo. As políticas devem serprojectadasparaincorporarestecampodaciência.

Chama, L.; Siachoono, S.; Christopher, I. andMubemba,B. 2016. Sustainabilityof techniquesemployed in harvesting Miombo worm inZambia. Book of abstracts: Miombo Networkmeeting,July2016.Estes,L.D.,Searchinger,T.,Spiegel,M.,Tian,D.,Sichinga,S.,Mwale,M.,Caylor,K.K.(2016). Reconciling agriculture, carbon andbiodiversity in a savannah transformationfrontier.Philosophical Transactions of the RoyalSociety of London B: Biological Sciences,371(1703).http://doi.org/10.1098/rstb.2015.0316

Papel da Rede Miombo no apoio àrestauraçãodasflorestasdeMiombo:

• Fornecer uma plataforma de gestão deconhecimentoepesquisacolaborativa.

• Documentar as melhores práticas nagestãodoMiombo.

• Criar um repositório de informaçõessobre a pesquisa nas florestas deMiombo.

• Produzir informação de alta qualidadeem apoio aos sistemas de tomada dedecisão.

• Comunicar os resultados científicos àcomunidade em geral, incluindo osdecisorespolíticoseosprofissionais.

• Desenvolver um quadro conceptualpara a gestão sustentável das florestasdeMiomboparainformarodebatecomos principais actores, incluindo ogoverno.

• Procurar o reconhecimento da SADCcomo um braço de investigação chavenoapoioàtomadadedecisãoregional.

Fa,J.E.etal.2015DisentanglingtherelativeeffectsofbushmeatavailabilityonhumannutritionincentralAfrica.Nature5.UT-REDD-MITADER.2016.MozambiqueForestInvestmentProgram(FIP)(Draftversion).Frost,P.G.H.1996TheecologyofMiombowoodlands. In The Miombo in Transition:Woodlands and Welfare in Africa (ed B.Campbell),pp.11–57.Bogor:Cifor.Geldenhuys, C.J. 2016.Ecologicalbasisforpracticalsilviculturalmanagement indeciduousMiombowoodlandstosustainbenefitsto rural society: a different approach. Book ofabstracts:MiomboNetworkmeeting,July2016.Gumbo, D. and Kaala, M. 2016.Exploring therelationships between tree diversity andproductivityintheMiombowoodlands.Bookofabstracts:MiomboNetworkmeeting,July2016.Hofstad, O., Köhlin, G., &Namaalwa, J. (2009).How can emissions from woodfuel bereduced.InAngelsen,Arild,ed.RealisingREDD+:National strategy and policy options. CIFOR,2009.Jindal, Rohit, Brent Swallow, and John Kerr.2008. Forestry-based carbon sequestrationprojects in Africa: Potential benefits and

Page 6: O uso e a restauração das florestas de Miombo: necessidade de … · O ecossistema tem alta diversidade de espécies de plantas e endemismo e uma rica avifauna, contendo vários

6

challenges.NaturalResourcesForum.Vol.32.No.2.BlackwellPublishingLtd.Malimbwi,R.,Chidumayo,E.,Zahabu,E.,Kingazi,S.,Misana,S.Luoga,E.andNduwamungu,J.2010.Woodfuel.InGumboandChidomayo(eds),TheDryForestsandWoodlandsofAfrica:ManagingforProductsandServices,pp:155-177,CenterforInternationalForestryResearch,UK.Ribeiro,NS;Matos,C.N.;Moura,IR;Washington-Allen,RAandRibeiro,AI.2013.MonitoringvegetationdynamicsandcarbonstockdensityinMiombowoodlands.CarbonBalanceandManagement8:11;http://www.cbmjournal.com/content/8/1/11.RyanCM,PritchardR,McNicolI,OwenM,FisherJA, Lehmann C. 2016 Ecosystem services fromsouthern African woodlands and their futureunder global change. Phil. Trans.R. Soc.B371:20150312.http://dx.doi.org/10.1098/rstb.2015.0312Sitoe,A.,Chidumayo,E.andAlberto,M.2010.TimberandWoodProducts.In:GumboandChidumayo(eds),TheDryForestsandWoodlandsofAfrica:ManagingforProductsandServices,pp:131-153,CenterforInternationalForestryResearch,UK.Syampungani, S., Chirwa, P.W., Akinnifesi, F.K.,Sileshi, G., Ajayi, O.C., 2009. The Miombowoodlands at cross roads: Potential threats,sustainable livelihoods, policy gaps andchallenges.Natural Resources Forum 33: 150-159.Syampungani,S.,Geldenhuys,C.J.,Chirwa,P.W.,2010.AgeandgrowthratedeterminationusinggrowthringsofselectedMiombowoodlandspecies.JournalofEcologyandNaturalEnvironment2(8):167-174.Syampungani,S.,Geldenhuys,C.J.,andChirwa,P.C.2015.Regenerationdynamics

ofMiombowoodlandinresponsetodifferentanthropogenicdisturbances:forestcharacterisationforsustainablemanagement.AgroforestrySystems.Doi:10.1007/s10457-015-9841-7Ribeiro, N.S.; Alves, T. and Vaz, I.2016.Characterization of honey productionpracticesandimpactsinlizongolevillage,NiassaNational Reserve. Book of abstracts: MiomboNetworkmeeting,July2016.White, Frank. 1983. VegetationofAfrica – adescriptivememoirtoaccompanythe

Unesco/AETFAT/UNSO vegetationmapofAfrica;Natural ResourcesResearchReport XX; UNEducational,ScientificandCulturalOrganization,7 Place de Fontenoy, 75700, Paris, France. 356pages.

Contacto:RedeMiombo(MiomboNetwork)NatashaRibeiro,DepartamentodeEngenhariaFlorestal,UniversidadeEduardoMondlane,Av.JuliusNyerere,3453,Edifício1.CaixaPostal257.Maputo.Moçambique.E-mail:[email protected]