o Último dia - tibbh.com · gamos ao fi m de mais um ano, sempre há a tendência de se fazer um...

8
Sementeira 01 ANO: 50 Nº. 53 DATA: 31/12/2017 Sempre existe um “último dia”. Há o último dia de gestação, quando nasce uma criança e é um dia de alegria. Há o último dia na primeira fase da escola, da segun- da, do curso superior – o dia da formatura, dia de festa e alegria. Há o último dia em um emprego, que pode ser se transferir para um emprego melhor. Há o último dia de uma viagem, quando se chega em casa. Há um último dia de internação por enfer- midade, quando o médico lhe dá alta. Há um último dia, quando cessam as dores, como aconteceu com Jó. Há o último dia do qual ninguém escapa – o dia da morte. Sodoma e Gomorra tiveram seu último dia. Dia sombrio, terrível, dia de morte, de julgamento de Deus. Em um só dia as cidades foram arrasadas por um decreto de Deus. Mas o último dia de Israel no Egito foi um dia de bênçãos. Foi o dia em que co- memoraram a Páscoa, foi um dia de li- bertação. Naquele dia eles deixavam para trás uma vida de escravidão para viverem na liberdade prometida pelo Senhor a seus pais. Assim, também nós, temos um último dia no mundo, quando passamos da morte para a vida, das trevas para a luz, de filhos do inferno nos tornamos filhos de Deus. O último dia pode ser o pior ou o melhor dos dias. Para o crente, o último dia neste mundo é o melhor, pois vai se encontrar com o Senhor e viver na glória. Para o in- crédulo, o último dia é um dia terrível, por isso, Deus não tem prazer nele. E há, também, o último dia do ano. Os tempos, as épocas são importantes para se determinar a história, registrar os aconte- cimentos. E assim, se sucedem dias, se- manas, meses, anos, séculos e milênios. Ano após ano as pessoas vivem o último dia – o último dia do ano. E, quando che- gamos ao fim de mais um ano, sempre há a tendência de se fazer um balanço do que foi o ano que finda. Muitas vezes acontece de o ano não ter sido um ano bom: houve perdas, derrotas, dificuldades, doenças. E chegar ao fim desse ano, ao último dia pa- rece ser uma grande vitória. O que passou, ficou realmente para trás. Mas o último dia é sempre o anuncia de que nem tudo terminou. No caso do último ano do dia, na realidade, é apenas a tran- sição para uma nova contagem. Termina um ano, começa outro. Mas a vida conti- nua. E problemas podem passar de um ano para outro – e não pedem licença. E o último dia do ano, sendo uma opor- tunidade para fazer avaliação do ano fin- do, é também uma oportunidade para se criar novas expectativas. Hoje estamos no último dia do ano de 2017. Muitas coisas aconteceram a cada um de nós. E amanhã é um novo dia, co- meça um novo ano. Que esse novo ano seja para todos nós um ano de vitória, de bênção, de alegria, de paz. De prosperida- de pessoal e familiar. De crescimento do Reino de Deus e que cada um de nós tenha participação nesse crescimento. Pr. João Leão O ÚLTIMO DIA

Upload: dotuyen

Post on 26-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: o ÚlTiMo DiA - tibbh.com · gamos ao fi m de mais um ano, sempre há a tendência de se fazer um balanço do que ... vem do Senhor, que conhece a sua realidade e difi culdade para

Sementeira 01

ANO: 50 Nº. 53 DATA: 31/12/2017

Sempre existe um “último dia”. Há o último dia de gestação, quando nasce uma criança e é um dia de alegria. Há o último dia na primeira fase da escola, da segun-da, do curso superior – o dia da formatura, dia de festa e alegria. Há o último dia em um emprego, que pode ser se transferir para um emprego melhor. Há o último dia de uma viagem, quando se chega em casa. Há um último dia de internação por enfer-midade, quando o médico lhe dá alta. Há um último dia, quando cessam as dores, como aconteceu com Jó. Há o último dia do qual ninguém escapa – o dia da morte.

Sodoma e Gomorra tiveram seu último dia. Dia sombrio, terrível, dia de morte, de julgamento de Deus. Em um só dia as cidades foram arrasadas por um decreto de Deus.

Mas o último dia de Israel no Egito foi um dia de bênçãos. Foi o dia em que co-memoraram a Páscoa, foi um dia de li-bertação. Naquele dia eles deixavam para trás uma vida de escravidão para viverem na liberdade prometida pelo Senhor a seus pais.

Assim, também nós, temos um último dia no mundo, quando passamos da morte para a vida, das trevas para a luz, de fi lhos do inferno nos tornamos fi lhos de Deus.

O último dia pode ser o pior ou o melhor dos dias. Para o crente, o último dia neste mundo é o melhor, pois vai se encontrar com o Senhor e viver na glória. Para o in-crédulo, o último dia é um dia terrível, por isso, Deus não tem prazer nele.

E há, também, o último dia do ano. Os tempos, as épocas são importantes para se determinar a história, registrar os aconte-cimentos. E assim, se sucedem dias, se-manas, meses, anos, séculos e milênios. Ano após ano as pessoas vivem o último dia – o último dia do ano. E, quando che-gamos ao fi m de mais um ano, sempre há a tendência de se fazer um balanço do que foi o ano que fi nda. Muitas vezes acontece de o ano não ter sido um ano bom: houve perdas, derrotas, difi culdades, doenças. E chegar ao fi m desse ano, ao último dia pa-rece ser uma grande vitória. O que passou, fi cou realmente para trás.

Mas o último dia é sempre o anuncia de que nem tudo terminou. No caso do último ano do dia, na realidade, é apenas a tran-sição para uma nova contagem. Termina um ano, começa outro. Mas a vida conti-nua. E problemas podem passar de um ano para outro – e não pedem licença.

E o último dia do ano, sendo uma opor-tunidade para fazer avaliação do ano fi n-do, é também uma oportunidade para se criar novas expectativas.

Hoje estamos no último dia do ano de 2017. Muitas coisas aconteceram a cada um de nós. E amanhã é um novo dia, co-meça um novo ano. Que esse novo ano seja para todos nós um ano de vitória, de bênção, de alegria, de paz. De prosperida-de pessoal e familiar. De crescimento do Reino de Deus e que cada um de nós tenha participação nesse crescimento.

Pr. João Leão

o ÚlTiMo DiA

Page 2: o ÚlTiMo DiA - tibbh.com · gamos ao fi m de mais um ano, sempre há a tendência de se fazer um balanço do que ... vem do Senhor, que conhece a sua realidade e difi culdade para

Sementeira 02

CAMPANHA SEDE CAMPESTRENossa campanha para aquisição da Sede Campestre da Igreja

prossegue. Ore a Deus e peça sua orientação sobre a contribuição que você deve fazer para essa aquisição. O ideal é que seja feita uma contribuição mensal. A sede cam-pestre nos será muito útil para os retiros espirituais, reuniões inspirativas e de decisões das nossas organizações, além de ser um lugar para confraternização dos membros da Igreja.

CAMiNHo DE DAMASCo fAz uM APEloJá faz vários anos que um grupo de homens de nossa Igreja tem

dado apoio à Casa de Recuperação “Caminhos de Damasco”. Essa cooperação tem sido possível com a contribuição da Igreja e de voluntários particulares, também membros da nossa Igreja.

Recentemente, esses irmãos tiveram a alegria de ver um membro de nossa Igreja se recuperando naquela casa. Esse nosso irmão, recém-convertido, já está de volta ao nosso meio e participando das atividades da Igreja.

Os irmãos que fazem este trabalho o fazem com muita alegria. Mas, agora, estão sentido o peso de terem o número de homens do grupo sendo reduzido, a maior parte por causa da idade e enfermidade.

Por isso, esses irmãos fazem um apelo aos homens mais jovens da Igreja: Venham se juntar a nós para ajudarmos ao Caminho de Damasco. Se você, homem, tem carro e pode cooperar, coloque o seu veículo para uso do Senhor nesta Obra.

Os irmãos vão apenas uma vez por mês ao Caminho de Da-masco, levam ajuda em mantimento e realizam um culto que tem produzido muito resultado em conversões e reconciliações.

CuRSo foNTE DE luzSe você é membro da nossa Igreja e ainda não fez o Curso Fonte de

Luz, está convidado a fazer sua matrícula ainda hoje. O Curso Fonte de Luz é um curso bíblico, composto de sete lições,

mais uma lição introdutória. Nele você aprenderá sobre as sete principais doutrinas bíblicas que ajudarão muito na sua caminhada cristã. Procure as irmãs Vera ou Conceição.

Page 3: o ÚlTiMo DiA - tibbh.com · gamos ao fi m de mais um ano, sempre há a tendência de se fazer um balanço do que ... vem do Senhor, que conhece a sua realidade e difi culdade para

Sementeira 03

oBREiRoS EM fÉRiASNos primeiros dez dias de janei-

ro estarão de férias os obreiros da Igreja, Pastor Francinaldo e família, e Pastor Jone e Vera. Em ambos os casos as férias desses irmãos neste período serão bem reduzidas. A ou-tra parte das férias deles serão goza-das em outra ocasião a definir ainda.

Pedimos que os irmãos orem por estes obreiros e por outros irmãos que estão e que estarão viajando de férias durante o mês de janeiro.

APRoVEiTE SuAS fÉRiASO mês de janeiro é um mês de fé-

rias. Mas nem por isso, precisamos ficar totalmente parados. As crian-ças não têm aula, mas muito se pode fazer de útil nessa ocasião.

Uma das boas atividades para esse tempo é ler. E a nossa bibliote-ca oferece boas oportunidades para edificação de sua vida espiritual através de livros excelentes. Você pode toma-los emprestados, sem pagar nada, e edificar a sua vida es-piritual. Que tal deixar de lado um pouco o computador, o celular e pe-gar um bom livro e ler?

E que mais? Você pode começar a ler a Bíblia, para fazer a leitura em um ano. Temos com os bibliotecários um formulário para você preencher à medida que vai lendo as Sagradas Escrituras. E, quando terminar, pode nos devolver o formulário. Nós en-viaremos à Sociedade Bíblica do Bra-sil, e de lá virá um certificado de lei-tura da Bíblia em um ano. Aproveite!

SEJA uM oBREiRo PREPARADo

A nossa ESCOLA PREPARA-TÓRIA DE OBREIROS (EPO) está com as inscrições aber-tas para o próximo ano.

Na EPO você aprende o melhor da doutrina cristã, para tornar você um(uma) obreiro(a) preparado(a) para servir à Igreja. Impor-tantes matérias são ensina-das, disciplinas que torna-rá você mais capacitado(a) para a Obra do Senhor.

Para fazer sua matrícula, procure a irmã MARÍLIA. Ge-ralmente ela está presente nos cultos de domingo pela manhã – ou ligue para a se-cretaria da Igreja.

As aulas são das 19h às 21h15, e você paga uma pe-quenina mensalidade.

Não deixe escapar esta oportunidade. Não demore mais.

Será uma bênção para sua vida!

Page 4: o ÚlTiMo DiA - tibbh.com · gamos ao fi m de mais um ano, sempre há a tendência de se fazer um balanço do que ... vem do Senhor, que conhece a sua realidade e difi culdade para

Sementeira 04

(Extraído da Revista Surpresas para hoje)

Vamos fazer as contas: quantos dias faltam para terminar este ano? (Contando com o dia de hoje). Se o ano tem 365 dias, quantos dias você passou, no ano de 2017, até hoje?

O que você fez em todos estes dias do ano de 2017. Não precisa se lembrar de tudo, porém, você pode tentar se lem-brar de algumas experiências marcantes, isto é, coisas boas ou ruins, difíceis de esquecer.

Se você viveu até hoje, pode dar “obrigado” a Deus, porque ele o ajudou a chegar até aqui. Por isso, nesta última semana, vamos agradecer e louvar a Deus pela vida.

Anote, aqui, pelo menos uma coisa pela qual você quer agradecer:

_____________________________

_____________________________

_____________________________

_____________________________

_____________________________

_____________________________

_____________________________

_____________________________

QuASE No fiM (SAlMo 92:1-4)

oRAção: Leia os versículos de hoje, em voz alta, e faça deles sua oração.

Page 5: o ÚlTiMo DiA - tibbh.com · gamos ao fi m de mais um ano, sempre há a tendência de se fazer um balanço do que ... vem do Senhor, que conhece a sua realidade e difi culdade para

Sementeira 05

O Estado tem a sua função. Segundo o que Paulo escreve em Romanos 13, as autoridades são ministros de Deus para o nosso bem. Seja o nosso Brasil bem ou mal administrado, sejam as autoridades dignas de elogio e mere-çam críticas, o certo é que Deus as colocou na posição que estão para o nosso bem. Assim é que podemos ter acesso a várias coisas que são de ação direta do governo: saúde, transporte, estradas, educação etc.

A Bíblia dá instruções a respeito do nosso envolvimento pessoal com as pessoas para o bem delas. Paulo apela para que, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos. E há uma regra muito importante nesse assunto: “ame o seu próximo como a si mesmo”.

A igreja também é uma instituição que deve proteger, amparar, cui-dar dos necessitados. Além dos líderes da Igreja, todos são importantes nesse apoio que as pessoas necessitadas, enfermas, idosas em dificul-dade precisam.

Mas nenhuma instituição pode e deve ser tão útil aos necessitados como a família. Nada substitui a família. A família é composta das pessoas mais próximas. As pessoas que conhecem a pessoa necessitada, enferma, idosa. Nos Estados Unidos há a cultura de, quando a pessoa está idosa ser levada para uma casa de idosos e lá fi car até à morte. No Brasil, isso já começa a tomar forma. Mas o costume brasileiro é mais de manter o enfermo, o idoso no aconchego do lar. Mesmo quando a família tem posses sufi cientes e poderia enviar o idoso/enfermo para um “lar”.

O apóstolo Paulo faz um apelo, para proteger a Igreja, para que no caso de assistência às viúvas, fossem inscritas apenas as que tivessem sessenta anos ou mais. E se alguém tivesse em casa uma mulher viúva, que os fa-miliares aprendessem a cuidar dessa pessoa para que a igreja não fi casse sobrecarregada.

É muito importante que as pessoas que fi cam dependentes tenham pa-rentes esclarecidos sobre o cuidado que devem ter. Às vezes a ajuda de um(a) cuidador(a) é importante. Mas a presença da família, o cuidado de fi lhos e outros familiares faz toda diferença na vida de tais pessoas.

Pr. João Leão

CRiANçAS DoADoRAS - CuiDADoS fAMiliARES

Page 6: o ÚlTiMo DiA - tibbh.com · gamos ao fi m de mais um ano, sempre há a tendência de se fazer um balanço do que ... vem do Senhor, que conhece a sua realidade e difi culdade para

Sementeira 06

CAlENDÁRio EClESiÁSTiCo

RESulTADo Do SEGuNDo ENCoNTRão DE 2017

Depois de tantos preparativos e orações, vimos a graça de Deus na programação do segundo Encontrão das Células deste ano. Estamos mui-to agradecidos a Deus pela realiza-ção dessa programação e pelo es-forço e participação de cada célula.

Queremos ressaltar a descoberta de talen-tos nas apresentações das células, como foi o caso da irmã Me-lissa, da célula da Conceição, que se destacou na música e no peque-no teatro, que fez parte da mensa-gem ilustrativa, interagindo com os irmãos.

Como reconhecimento do traba-lho e esforço dos lideres e vice-líde-res de células, foi entregue a cada um deles uma pequena lembrança, porém, o reconhecimento maior vem do Senhor, que conhece a sua realidade e difi culdade para servir ao Senhor nesse ministério.

Agradecemos, também, a impor-tante ajuda do Misael, Orminda e Miriam, que muito trabalharam, nos bastidores, para que essa progra-mação tivesse o êxito que teve. So--mente o Senhor pode retribuí-los.

Miss. Vera Lúcia Rocha

JANEiRo

Dia 1• Confraternização Universal (Fe-

riado).• Início de parte das férias do Pas-

tor Francinaldo, Pastor Jone e Missionária Vera Lúcia Rocha

Dia 21• Ceia do Senhor pela manhã e à

noite.

fEVEREiRo

Dias 10 a 13• Feriado dos dias de carnaval

Dia 18• Ceia do Senhor pela manhã e à

noite

Dia 24• Reunião/retiro da Liderança da

Igreja. Pedimos que os irmãos se preparem para este dia. Nós nos reuniremos na Igreja, das 9h às 12h para orar e para buscarmos a Deus.

Page 7: o ÚlTiMo DiA - tibbh.com · gamos ao fi m de mais um ano, sempre há a tendência de se fazer um balanço do que ... vem do Senhor, que conhece a sua realidade e difi culdade para

Sementeira 07

PEDiDoS DE oRAção PARA A SEMANA

ANiVERSARiANTES louVoR

PoRTARiA

iNTRoDuToRES (culto à noite)

ANiVERSARiANTES DE CASAMENTo

DiA PElA iGREJA PElo fuNDo PElA PATRÍA/ouTRoS

31/12Dom

Agradeça pelo Novo Ano que se inicia. Que agradar a Deus e servi-lo seja priori-dade em nossas vidas.

Ore pelos projetos de 2018 para o Fundo Missionário Achilles Barbosa e Júnior.

Ore pelos projetos que se-rão votados pela Câmara em 2018.

01/01Seg

Agradeça pelo trabalho de Evangelismo e ore por um despertamento evangelístico e missionário em nossa igreja.

Ore pelos campos do FMABJ. Por sustento e novos Obreiros.

Ore pelo desenvolvimento intelectual e financeiro no Brasil. Por mais empregos.

02/01Ter

Oremos pela Secretária da igreja, irmã Miriam, que o Senhor lhe conceda graça.

Ore pelos missionários e suas famílias.

Ore por libertação e salva-ção dos moradores de rua em Belo Horizonte.

03/01Qua

Agradeça pelo trabalho de Células e oremos por multi-plicação e conversões.

Agradeça pelos irmãos que contribuíram para o FMABJ neste ano.

Ore pela saúde pública em nosso país.

04/01Qui

Ore pelos irmãos que estão e estarão viajando nestas férias. Por segurança

Ore pela saúde do Missioná-rio Geraldo Lino Bertoldo e sua esposa, irmã Elgita.

Ore pelos irmãos idosos da TIB. Por saúde.

05/01Sex

Ore pelos ministérios e Obreiros da Igreja.

Agradeça pelo bom traba-lho desenvolvido pelo irmão Daniel em Carbonita.

Ore pelos Três Poderes. Que sejam homens justos e te-mentes a Deus.

06/01Sáb

Ore por um grande aviva-mento em nossa Igreja no ano de 2018.

Ore por um avivamento es-piritual nas missões do Fun-do Missionário.

Ore por um grande e pode-roso avivamento na Pátria Brasileira.

DiA 31/12 – Geraldo Adão Pereira (SAC)Leontino Silva Reis (SAC)

DiA 01/01 – Rafael Mendes dos ReisDiA 02/01 – Osvaldo A. Oliveira (Miss. Carbonita)

Vera Lucia RochaDiA 03/01 – Pedro Henrique Moreira OberdáDiA 04/01 – Lucas Gonzaga de Sousa (MAR)DiA 06/01 – Viviane dos Reis L F Vieira (Gou)

DiA 01/01 – Cristiana e Heber Enéias Xavier

“Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade” (Salmo 103.8).

HoJE, DiA DiA 31/12/2017Manhã: Raquel Paula e Isabela Noite: Maurício e Miriam Paula

PRÓXiMo DoMiNGo, DiA 07/01/2018Manhã: Deives Noite: Luciana Mendes e Elbert

HoJE, DiA 31/12/2017Manhã: Mário Lúcio

PRÓXiMo DoMiNGo, DiA 07/01/2018Manhã: Adão

HoJE, DiA 31/12/2017Adriana Meireles e Cristiano

PRÓXiMo DoMiNGo, DiA 07/01/2018Elza e Arlindo

Page 8: o ÚlTiMo DiA - tibbh.com · gamos ao fi m de mais um ano, sempre há a tendência de se fazer um balanço do que ... vem do Senhor, que conhece a sua realidade e difi culdade para

Sementeira 08

SEDE e SECRETARiA:Rua Padre Marinho, 101 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

ENDEREço PARA CoRRESPoNDÊNCiA:Caixa Postal 2480 / Belo Horizonte – MGCEP 30140-971

TEMPlo:Rua Padre Marinho, 113 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

HoRÁRio DE ATENDiMENTo DA SECRETARiA:De segunda a sexta-feirada 8h às 12h e das 13h às 17h

[email protected] | (31) 2535-0113

Conta Bancária: Banco Itaú – Ag. 0587 – CC. 06120-1

ATiViDADE PERMANENTES

DoMiNGo:• 9h – Culto e Escola Bíblica

Dominical• 14h30 – Evangelismo• 19h – Culto

QuARTA fEiRA:• 15h - União Feminina

ToDo TERCEiRo DoMiNGo:• Ceia do Senhor

QuiNTA-fEiRA:• 19h30 - Culto

SEXTA fEiRA:• 19h30 - Culto de Batalha

Espiritual

SÁBADo: • 19h30 - Culto Jovem

ToDA ÚlTiMA 6ª fEiRA:• 19h30 às 24h - Vigília

fuNDo MiSSioNÁRioACHillES BARBoSA E JÚNioRCaixa Postal 493 – Belo Horizonte/MG - CEP 30161-970BANCO ITAÚ – AG. 0587 – CC. 51768-1

MiSSioNÁRioS:

Pr. Állan Jean de Lima Almeida (Maravilhas e Papagaios); Elesbom Pereira dos Santos (Senador Mourão); Enisval Rocha Milhomem (Pitangui); Geraldo Lino Bertoldo (Santo Antônio do Cruzeiro); Osvaldo Alves Oliveira (Carbonita); Pr. Pedro dos Santos Neto (Gouveia); Valter Rodrigues Pereira (Conceição do Pará).

Enfi m, mais um ano chega ao fi m e a expectativa de um novo ano já nos enche de entusias-mo. O que importa é saber que até aqui Deus tem nos ajudado (I Samuel 7.12) e em 2018 não será diferente.

Pode ser que em 2017 as lutas tenham sido quase insu-portáveis, a violência, falta de amor ao próximo e o es-friamento espiritual, tenham crescido assustadoramente. A crise fi nanceira pela qual o país passa tem assolado os nos-sos corações e a corrupção em todos os setores da sociedade nos fazem temer, mas até aqui o Senhor tem nos sustentado (I Samuel 7.12).

Que venha 2018 mesmo que as projeções de muitos sejam negativas. Tenhamos fé e que possamos agir por meio dela para realizar os nossos sonhos e consolidar os nossos objetivos. E diante de tudo o que pla-nejamos, que o principal seja estar no centro da vontade do Pai para as nossas vidas que sempre será boa, agradável e perfeita (Romanos 12.2).

Aguinaldo dos Santos

QuE VENHA 2018!