o terceiro mundo

10
O TERCEIRO MUNDO Professor Bogéa.

Upload: almir

Post on 15-Jun-2015

5.043 views

Category:

Travel


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: O terceiro mundo

O TERCEIRO MUNDO

Professor Bogéa.

Page 2: O terceiro mundo

As duas grandes guerras do século XX

A Guerra fria funcionou como moldura para o processo de descolonização, que dissolveu os impérios coloniais entre os séculos XVI e XIX.

O deslocamento dos eixos mundiais de poder, no pós-guerra, destruiu os pilares de sustentação do colonialismo.

A descolonização decorreu, também, do crescimento e fortalecimento dos movimentos nacionalistas na Ásia e na África.

Page 3: O terceiro mundo

O SUBCONTINENTE INDIANO• A independência da Índia e do Paquistão

representou o marco decisivo da dissolução do império colonial britânico na Ásia.

Conferência entre o líder nacionalista indiano Gandhi e o primeiro-ministro britânico Ramsay Macdonald em 1931, em Londres. O império britânico começou a ruir sob os golpes da resistência pacífica na Índia.

Page 4: O terceiro mundo

A GUERRA DA INDOCHINA

• Guerra da Indochina foi uma guerra entre a França e a Indochina Francesa. A Indochina francesa era constituída pelos atuais países Camboja, Vietnam do Norte, Laos e Vietnam do Sul. O resultado da guerra foi a derrota da França e seus aliados vietnamitas, a independência dos três países que constituem a Indochina e a divisão do Vietnam em norte e sul.

Page 5: O terceiro mundo

Os comunistas, chefiados por Ho Chi Min, que tiveram um papel importante nesta derrota da França, constituiriam então o primeiro regime comunista num dos novos Estados independentes da Indochina: o Vietnã do Norte (os outros Estados passaram a ser Vietnã do Sul, o Laos e o Camboja).

A guerra da Indochina foi uma das mais longas e violentas lutas de libertação de povos asiáticos, relativamente a potências coloniais. Em 1953, os franceses seriam derrotados numa batalha decisiva, em Dien Bien Phu.

A GUERRA DA INDOCHINA

Page 6: O terceiro mundo

A GUERRA DA ARGÉLIA

• A Guerra da Argélia ocorreu entre 1954 e 1962, foi o conflito civil pela independência do país, tendo dois principais partidos revolucionários: o FLN (Frente de Libertação Nacional) e o MNA (Movimento Nacional Argelino). Embora ambos quisessem a proclamação de independência da Argélia, havia uma divergência entre os intransigentes da Argélia francesa e os seguidores da política desenvolvida pelo General De Gaullle. De fato surgiram duas guerras, uma contra o domínio francês e outra entre os dois partidos revolucionários argelinos.

Page 7: O terceiro mundo

Quanto à guerra entre o principal partido, FLN, e a França, colonizadora do país desde 1830, foi marcada pelos ataques em massa, ataques terroristas de ambos os lados, além de torturas por parte do lado francês. Essas políticas da França foram escondidas da população francesa, que era claramente contra as crueldades, o governo francês censurou vários jornais e meios de comunicação para esconder a verdade.

Na luta contra as correntes do partido MNA, o FLN venceu e após vários conflitos, a França teve que reconhecer a independência da Argélia em 5 de julho de 1962.

Ataques terroristas durante a Guerra da Argélia.

Page 8: O terceiro mundo

TERCEIRO MUNDO E TERCEIRO-MUNDISMO

• A emergência de dezenas de novas nações independentes trouxe à tona um extenso conjunto de problemas que não podiam ser enquadrados na moldura bipolar da Guerra Fria.

No Plano da política externa, o terceiro-mundismo articulou-se como projeto de construção de um pólo de poder autônomo.

Primeira expressão do terceiro-mundismo foi a Conferência Afro-Asiática de BandungConferência Afro-Asiática de Bandung;

Page 9: O terceiro mundo

Nehru, presidente da Índia, na Conferência de Bandung, em 1955, em 1955. Os países do Terceiro Mundo rejeitavam o jogo da bipolaridade controlado pelas superpotências. Para eles, o mundo não se dividia em Leste e Oeste, mas em Norte e Sul.

Page 10: O terceiro mundo

• O terceiro-mundismo adquiriu a sua maturidade com o Movimento dos Países Não-Alinhados. As declarações políticas e os posicionamentos do Movimento ultrapassaram os limites da Carta de Bandung, enfocando as desigualdades econômicas globais e a problemática do subdesenvolvimento.