o surgimento da república

23
HISTÓRIA DO BRASIL Monitor: Alisson R. Santori

Upload: alisson-rodrigues-santori

Post on 18-Dec-2014

776 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O surgimento da república

HISTÓRIADO

BRASIL

Monitor: Alisson R. Santori

Page 2: O surgimento da república

O SURGIMENTODA REPÚBLICA

Page 3: O surgimento da república
Page 4: O surgimento da república

Só foi possível acontecer a proclamação da república no Brasil por causa da conjugação de forças dos setores urbanos com os fazendeiros do Oeste paulista e o Exército.

Page 5: O surgimento da república

A PROCLAMAÇÃO EOS GOVERNOS

MILITARES

Page 6: O surgimento da república

A ÚLTIMA PROPOSTA MONARQUISTA

Diante de várias pressões por mudanças, o Imperador manda ao Congresso um grupo de reformas que incluíam:

- a ampliação do eleitorado;- autonomia para os municípios; - liberdade de culto; - Senado não-vitalício;- aperfeiçoamento do ensino; - nova lei de terras facilitando sua aquisição e a redução dos direitos de exportação.

Page 7: O surgimento da república

Essas reformas, se aprovadas, tornariam o regime monárquico mais democrático e igualitário do que acabou sendo a Primeira República, no entanto, as tais reformas foram barradas no Congresso pelos senadores.

A última proposta monarquista

Page 8: O surgimento da república

A ÚLTIMA PROPOSTA MONARQUISTA

No entanto, as tais reformas foram barradas no Congresso pelos senadores. O Imperador, então, dissolveu o Congresso e antes da nova reunião, o Império caiu.

Page 9: O surgimento da república

A POPULARIDADE DO IMPÉRIO

Apesar da crise, o Império encontrava-se no auge de sua popularidade, devido à abolição da escravatura. Um grupo abolicionista chamado Guarda Negra, liderado por José do Patrocínio, atacava convenções republicanas e apoiava a sucessão da Princesa Isabel.

Page 10: O surgimento da república

CAUSAS DO GOLPE

Crise e desgaste da Monarquia - o sistema monárquico não correspondia mais aos anseios da população e às necessidades sociais.

Forte interferência de D. Pedro II nas questões religiosas, que provocou atritos com a Igreja Católica.

Censura imposta pelo regime monárquico aos militares.

Page 11: O surgimento da república

CAUSAS DO GOLPE

Classe média e profissionais liberais desejavam mais liberdade política, por isso muitos aderiram ao movimento republicano.

Falta de apoio da elite agrária ao regime monárquico, pois seus integrantes queriam mais poder político.

Fortalecimento do movimento republicano, principalmente nas grandes cidades do Sudeste.

Page 12: O surgimento da república

O GOLPE

Com o Congresso dissolvido, o general afastado Deodoro da Fonseca liderou o golpe contra o Império, criou um governo provisório (1889-91) e convocou, em seguida, a Assembléia Constituinte.

Page 13: O surgimento da república
Page 14: O surgimento da república

AS PRIMEIRAS MEDIDAS E A NOVA CONSTITUIÇÃO 1891

Durante a Primeira República ou República Velha, como ficou conhecido o período entre 1889 e 1930, o Brasil foi governado por treze presidentes.

Page 15: O surgimento da república

AS PRIMEIRAS MEDIDAS E A NOVA CONSTITUIÇÃO 1891

A característica mais marcante desse período reside no fato da predominância da oligarquia cafeeira que exerceu o poder político a favor dos seus próprios interesses. Logo que a República foi proclamada, o Marechal Deodoro tomou algumas decisões que depois foram respaldadas pela nova Constituição

Page 16: O surgimento da república

OS GRUPOS REPUBLICANOS

Havia basicamente dois grandes grupos republicanos. Um era ligado aos interesses dos cafeicultores, majoritariamente os cafeicultores paulistas, era fortemente federalista e defendia poucas mudanças sociais.

Page 17: O surgimento da república

O outro era o grupo dos militares, fortemente influenciado pelo positivismo, centralista e defensor de algumas reformas sociais.

O segundo grupo deu o golpe que derrubou o Império e instituiu a República, mas foi o primeiro que deu o tom da República.

Page 18: O surgimento da república

O FEDERALISMO

O federalismo era defendido pelos fazendeiros, em especial os de São Paulo – região onde a cafeicultura mais se expandiu, desbancando o Rio.

Eles se viam prejudicados com a centralização monárquica e desejavam mais poderes para as províncias (agora chamados estados)

Page 19: O surgimento da república

OS GOVERNOS MILITARES

O grupo dos militares e o grupo dos federalistas, representados no Congresso, logo entram em confronto.

Deodoro tomou medidas autoritárias, tentou dissolver o Congresso, mas foi obrigado a renunciar. Seu vice, eleito indiretamente, Floriano Peixoto (1891-94) deveria convocar novas eleições, o que não fez, levando a diversas revoltas pelo país.

Page 20: O surgimento da república

AS REVOLTAS

Primeiramente, há o Manifesto dos trezes generais em 1892 pedindo eleições diretas para presidente. Floriano reforma esses generais. No ano seguinte, pelo mesmo motivo, há a Revolta da Armada no Rio de Janeiro e a Revolução Federalista no Sul do país, ambas massacradas duramente.

Page 21: O surgimento da república

A CONSOLIDAÇÃO DA REPÚBLICA

Com o apoio do Exército e do PRP (Partido Republicano Paulista), Floriano consolidou o novo regime, garantindo assim a sucessão presidencial, consolidando também a política da oligarquia cafeeira.

Page 22: O surgimento da república

A INDUSTRIALIZAÇÃO

Desde a década de 1880, inicia-se no país –especialmente nas cidades do Rio e São Paulo –um processo sólido de industrialização, em função da gradual adoção do trabalho livre e da importação de imigrantes.

Page 23: O surgimento da república

A INDUSTRIALIZAÇÃO

Elas se restringem aos bens de consumo não-duráveis: tecidos, bebidas, alimentos etc. Não há ainda indústrias de bens de consumo duráveis e indústrias de bens de capital relevantes.