o superpilates aquáticojfpilates.com.br/midia/waterpilates.pdf · de forma que sua perna forme um...

3
T irar a roupa e notar que com um simples movimento o seu corpo todo mexe é de deixar qualquer uma mal-humorada. A flacidez é sempre um desafio para o fitness, já que não se trata apenas do problema no músculo, mas também na pele. Não é à toa que a indústria da malhação tem buscado alternativas para acabar com a danada, pois assim faz a mulherada mais feliz, principalmente quando tem que tirar a roupa ou desfilar de biquíni. Para ficar longe do treme-treme, temos uma nova proposta de aula pra lá de decente: o pilates aquático. O método surgiu com a professora Carol Cargo, da Califórnia (EUA), que batizou a aula de water pilates. Depois, vieram outras versões como o poolates, criado pela norte- americana Rebecca Pfeiffer, que adaptou a modalidade para a água depois que uma aluna obesa revelou que se sentia mais confortável malhando na piscina. Os movimentos tanto do water pilates, como do poolates são bem parecidos com o mat (solo). Mas foi a nossa professora e pesquisadora brasileira Andréa Melo, do JF Pilates, de Juiz de Fora (MG), que criou uma versão bem mais fiel aos movimentos feitos nas máquinas. “As aulas de pilates que utilizam apenas a resistência da água ficam muito parecidas com a hidroginástica que nós já conhecemos e não traduz a essência do método criado por Joseph Pilates. No water pilates fitness, que eu criei, utiliza-se molas próprias, e a pessoa se sente no reformer, stabilit cheer, cadillac (aparelhos da modalidade) só que na água”, revela Andréa, que é autora do livro sobre o assunto Método pilates na água, da Phorte Editora. O superpilates aquático Você acaba de ganhar mais um bom motivo para cair na água. Essa nova aula de pilates submerso, que utiliza molas para ser mais fiel ao método a seco, promete um corpo turbinado em menos de um mês. Pronta para acabar (de vez!) com a flacidez? POR POR RENATA MENEZES FOTOS CRISTIANO BURMESTER Cumsandre minci tatie diamcommy nulla feum veniam con velisit verat nonse elesse

Upload: vocong

Post on 12-Sep-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O superpilates aquáticojfpilates.com.br/midia/waterpilates.pdf · de forma que sua perna forme um ângulo de 90 graus [A]. estique a perna, deixando-a mais reta possíve [b]. Volte

Tirar a roupa e notar que com um simples movimento o seu corpo

todo mexe é de deixar qualquer uma mal-humorada. A fl acidez é sempre um desafi o para o fi tness, já que não se trata apenas do problema no músculo, mas também na pele. Não é à toa que a indústria da malhação tem buscado alternativas para acabar com a danada, pois assim faz a mulherada mais feliz, principalmente quando tem que tirar a roupa ou desfi lar de biquíni. Para fi car longe do treme-treme, temos uma nova proposta de aula pra lá de decente: o pilates aquático. O método surgiu com a professora Carol Cargo, da Califórnia (EUA), que batizou a aula de water pilates. Depois, vieram outras versões como o poolates, criado pela norte-americana Rebecca Pfeiff er, que adaptou a modalidade para

a água depois que uma aluna obesa revelou que se sentia mais confortável malhando na piscina. Os movimentos tanto do water pilates, como do poolates são bem parecidos com o mat (solo). Mas foi a nossa professora e pesquisadora brasileira Andréa Melo, do JF Pilates, de Juiz de Fora (MG), que criou uma versão bem mais fi el aos movimentos feitos nas máquinas. “As aulas de pilates que utilizam apenas a resistência da água fi cam muito parecidas com a hidroginástica que nós já conhecemos e não traduz a essência do método criado por Joseph Pilates. No water pilates fi tness, que eu criei, utiliza-se molas próprias, e a pessoa se sente no reformer, stabilit cheer, cadillac (aparelhos da modalidade) só que na água”, revela Andréa, que é autora do livro sobre o assunto Método pilates na água, da Phorte Editora.

O superpilates aquático

você acaba de ganhar mais um bom motivo para cair na água. Essa nova aula de pilates

submerso, que utiliza molas para ser mais fi el ao método a seco, promete um corpo

turbinado em menos de um mês. Pronta para acabar (de vez!) com a fl acidez?

por por renata meneZeS FotoS criStiano burmeSter

Cumsandre minci tatie diamcommy nulla feum veniam con velisit verat nonse elesse

Page 2: O superpilates aquáticojfpilates.com.br/midia/waterpilates.pdf · de forma que sua perna forme um ângulo de 90 graus [A]. estique a perna, deixando-a mais reta possíve [b]. Volte

SHAPE Março 2012 | 89

Water pilates fitnessAs vantagens de malhar na piscina são

inúmeras. Dentro da água e com a ajuda das molas, o esforço durante os movimentos é bem maior. “Elas fazem uma força contrária durante os exercícios calistênicos (em que o membro sobe e desce, abre ou fecha), ou seja, atinge o músculo nas duas fases do exercício”, fala. Isso, somado ao esforço muscular por causa da respiração, já que o condicionamento dos músculos usados na inspiração e na expiração é aumentado em 60% no meio líquido, deixam o corpo do jeito que a gente gosta: bem durinho, Quer mais? A flutuabilidade também aciona o tempo todo a power house (centro de força, princípio fundamental do pilates), facilitando o seu acionamento. Ou seja, a musculatura abdominal fica contraída automaticamente e vira uma pedra! A pedido da SHAPE, a professora Andréa elaborou essa que qualquer pessoa consegue fazer na piscina do prédio, de casa ou do clube. A mola pode ser encontrada na empresa X, que faz entrega em qualquer lugar do Brasil. Ainda dá para substituí-la pelo elástico de resistência, que você encontra em qualquer loja de artigos de fitness e esportivos.

> Dá PArA virAr uMA MulHEr EláSticA! Como a elasticidade na água é aumentada, os exercícios tornam-se mais fluídos, sem que você perceba o esforço. > A cElulitE vAi EMborA! A pressão hidrostática da água auxilia no retorno venoso, melhorando a circulação e a celulite. Eba! > SEquinHA, SEquinHA! Como o esforço é maior, sem que você perceba, 500 calorias vão para o espaço.

As vantagensdo pilates na água

O pilates na água deixa o corpo definido e o bumbum lisinho!

adutor na mola de lado para a escada, amarre a alça da mola na canela direita com a perna bem afastada e o pé suspenso [A]. leve a perna direita na frente do pé esquerdo [b]. Volte e repita.

> bArrigA cHAPADA. Só para se manter no meio líquido você já aciona essos múscuos do abdômen automaticamente.> FicA MAiS lEvE. Na água, há a gravidade, que faz com que o corpo pese cerca de seis vezes menos. Você sente-se levinha e afasta qualquer lesão. > conForto térMico. O corpo humano perde 25 vezes mais calor para a água do que para o ar, refrescando durante o exercício. > MúSculoS turbinADoS. As molas atingem as fibras musculares em todas as fases dos exercícios, deixando tudo durinho.

Faça a aula a seguir 3 vezes por semana, em dias alternados. Faça 3 séries de 10 repetições exceto no roll up, roll down e twist up, que você deve fazer 5 repetições de cada, e no teaser que é preciso manter se assim por 5 minutos.

De dentro para fora!

ombro lateral na molaamarre as molas em cada alça da escada, antes do primeiro degrau. Segure em cada alça com os braços e as pernas estendidas. apoie os pés no primeiro degrau para você ficar bem rente a superfície [A]. abra os braços [b] e volte.

chute em pé, encoste as costas na piscina e amarre a alça da mola na canela esquerda. Fique com a perna direita estendida e a esquerda flexionado de forma que sua perna forme um ângulo de 90 graus [A]. estique a perna, deixando-a mais reta possíve [b]. Volte à posição inicial e repita com a outra perna.

BA

B

A

BA

Page 3: O superpilates aquáticojfpilates.com.br/midia/waterpilates.pdf · de forma que sua perna forme um ângulo de 90 graus [A]. estique a perna, deixando-a mais reta possíve [b]. Volte

90 | SHAPE Março 2012

BA

roll up em pé, com as pernas afastadas e semiflexionads, encoste as costas na parede. Fique com as braços estendidos para cima [A]. contraía o abdômen e realize o rolamento, desprendendo aos poucos as costas da parede, como se você tive desenrolando-a [b]. as mãos devem seguir os movimentos dos braços e o bumbum não deve desgrudar da parede. Volte e repita.

leg pull Frontal de frente para a escada, fique na ponta do pé esquerdo e deixe a perna direita suspensa. apoie as mãos no degrau [A]. Solte-as e faça movimentos circulares com os braços para não cair [b].

B

A

Sococom as molas amarradas nas alças da escada, fique de costa para elas. apoie os pés no degrau com as pernas semiflexionadas. Segure nas alças com os braços flexionados [A]. estique-os [b]. repita.

B

A

glúteo com a mola Fique com a perna direita flexionada e a alça da mola no pé. deixa a outra perna estendida e segure com as mãos na escada [A]. estenda a perna direita [b]. Volte à posição e repita.

B

A

teaSercom as pernas estendidas e suspensas, fique com a coluna reta e a cabeça fora da piscina. para não deixar o corpo cair, contraia o abdômen e faça um oito com as mãos.

twiSt up em pé, com as pernas semiflexionadas e afastadas um pouco mais do que a largura dos quadris. deixe os pés na mesma linha dos joelhos. Sem empinar o bumbum e com a coluna reta, gire o tronco para a esquerda. Volte a posição incial e depois gire para o lado esquerdo. os braços devem ficar abertos lateralmente e seguir o movimento do tronco.

roll down em pé, com as pernas afastadas e semiflexionados, encoste as costas na parede. Fique com as braços ao lado do corpo apoiados na parede da piscina [A]. contraía o glúteo, retirando o bumbum da parede [b]. Volte à posição e repita.

B

A

Pr

od

ão

: Alê

rA

viz

zA

/ C

Ab

elo

e m

Ak

e: J

o S

ign

or

ini (

fir

St

)/ m

od

elo

: WA

niA

rA

ng

el

(l’e

qu

iPe

)/ e

lA u

SA

: mA

Az

ul

e m

Aiô

ve

rm

elh

o l

íqu

ido

. Ag

rA

DE

ciM

En

to A

o H

otE

l M

Er

cu

rE

SP

no

rtE

l, o

nD

E A

S Fo

toS

For

AM

rE

Ali

zA

DA

S