o solo da glória de deus

24
Tema.: O Solo da Glória de Deus. Texto Básico: Atos 12: 20 - 23 Texto auxiliar: Atos 14: 8-18 Rev Tiago Silveira

Upload: tiago-silveira

Post on 06-Jun-2015

229 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Reforma Protestante, Bíblia, Escrituras,

TRANSCRIPT

Page 1: O solo da glória de Deus

Tema.: O Solo da Glória de Deus.Texto Básico: Atos 12: 20 - 23Texto auxiliar: Atos 14: 8-18

Rev Tiago Silveira

Page 2: O solo da glória de Deus

At 12.20-24

Ora, havia séria divergência entre Herodes e os habitantes de Tiro e de Sidom; porém estes, de comum acordo, se apresentaram a ele e, depois de alcançar o favor de Blasto, camarista do rei, pediram reconciliação, porque a sua terra se abastecia do país do rei.

Em dia designado, Herodes, vestido de trajo real, assentado no trono, dirigiu-lhes a palavra; e o povo clamava: É voz de um deus, e não de homem!

No mesmo instante, um anjo do Senhor o feriu, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, expirou.

Entretanto, a palavra do Senhor crescia e se multiplicava.

Page 3: O solo da glória de Deus

At 14.8-22

Em Listra, costumava estar assentado certo homem aleijado, paralítico desde o seu nascimento, o qual jamais pudera andar.

Esse homem ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que possuía fé para ser curado, disse-lhe em alta voz: Apruma-te direito sobre os pés! Ele saltou e andava.

Quando as multidões viram o que Paulo fizera, gritaram em língua licaônica, dizendo: Os deuses, em forma de homens, baixaram até nós. A Barnabé chamavam Júpiter, e a Paulo, Mercúrio, porque era este o principal portador da palavra.

Page 4: O solo da glória de Deus

O sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para junto das portas touros e grinaldas, queria sacrificar juntamente com as multidões. Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgando as suas vestes, saltaram para o meio da multidão, clamando: Senhores, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles; o qual, nas gerações passadas, permitiu que todos os povos andassem nos seus próprios caminhos; contudo, não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e de alegria.

Page 5: O solo da glória de Deus

Dizendo isto, foi ainda com dificuldade que impediram as multidões de lhes oferecerem sacrifícios. Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e Icônio e, instigando as multidões e apedrejando a Paulo, arrastaram-no para fora da cidade, dando-o por morto.

Rodeando-o, porém, os discípulos, levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu, com Barnabé, para Derbe. E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia, fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.

(At 14:8-22)

Page 6: O solo da glória de Deus

Lutero vivia para a Igreja até que descobriu que a igreja não estava mais vivendo para Cristo e sim para o papado e para si mesma. Não somente ele; Calvino, Zwínglio, Farel, J.Knox..., todos afirmaram com suas palavras e atos que iriam viver para Deus. Como Calvino comentou: “... Deus deseja que a Sua glória seja manifesta no seu povo”. (Rev. José Maurício Passos Nepomuceno - http://www.monergismo.com)

Page 7: O solo da glória de Deus
Page 8: O solo da glória de Deus

Fama e NotoriedadeGn 3.1-5 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais

selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.

Page 9: O solo da glória de Deus
Page 10: O solo da glória de Deus

Fama e notoriedadeGn 11.1 -6 Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar. Sucedeu que, partindo eles do Oriente, deram com uma planície na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa.Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer.

Page 11: O solo da glória de Deus

Fama e notoriedadeAté onde vai o ser humano em busca de

fama e notoriedade?

“No futuro toda a gente será famosa durante quinze minutos”Andy Warhol

Page 12: O solo da glória de Deus

Até onde o ser humano pode chegar em busca de fama e notoriedade?

Page 13: O solo da glória de Deus

Rm 1.24-25 Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si, pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!

Page 14: O solo da glória de Deus

O rei Belsazar • Daniel 5:18-23, 30

Ó rei! Deus, o Altíssimo, deu a Nabucodonosor, teu pai, o reino e grandeza, glória e majestade. Por causa da grandeza que lhe deu, povos, nações e homens de todas as línguas tremiam e temiam diante dele; matava a quem queria e a quem queria deixava com vida; a quem queria exaltava e a quem queria abatia. Quando, porém, o seu coração se elevou, e o seu espírito se tornou soberbo e arrogante, foi derribado do seu trono real, e passou dele a sua glória.

Page 15: O solo da glória de Deus

Foi expulso dentre os filhos dos homens, o seu coração foi feito semelhante ao dos animais, e a sua morada foi com os jumentos monteses; deram-lhe a comer erva como aos bois, e do orvalho do céu foi molhado o seu corpo, até que conheceu que Deus, o Altíssimo, tem domínio sobre o reino dos homens e a quem quer constitui sobre ele.

Tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que sabias tudo isto. E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos os utensílios da casa dele perante ti, e tu, e os teus grandes, e as tuas mulheres, e as tuas concubinas bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida e todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.

Page 16: O solo da glória de Deus

Naquela mesma noite, foi morto Belsazar, rei dos caldeus.E Dario, o medo, com cerca de sessenta e dois anos, se apoderou do reino.

Lc 14.11 Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado.

Page 17: O solo da glória de Deus
Page 18: O solo da glória de Deus

Atitudes corretas que glorificam a Deus

1. Negar imediatamente a bajulação

a) Em dia designado, Herodes, vestido de trajo real, assentado no trono, dirigiu-lhes a palavra; e o povo clamava: É voz de um deus, e não de homem!

Page 19: O solo da glória de Deus

b) Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgando as suas vestes, saltaram para o meio da multidão, clamando: Senhores, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo

Page 20: O solo da glória de Deus

2 - Esteja sempre consciente das suas limitações:

“Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos”

Page 21: O solo da glória de Deus

3 - Não busque a autopromoção:Pv 27.1-2 Não te glories do dia de amanhã, porque não sabes o que trará à luz.Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios.

Page 22: O solo da glória de Deus

4 – Faz a obra de Deus sempre para glorificar a Deus.

Mateus 5.16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

Page 23: O solo da glória de Deus

Nada deve se interpor à Glória de Deus:A Igreja não deve receber a glória;O meu ego não deve receber a glória;As minhas obras não devem receber a glória;A criatura não deve receber a glória;

Page 24: O solo da glória de Deus