o segundo livro do escritor augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

149
Apresentação Morrer sem amar ou morrer por amor? 01 Sinto-me embriagado pela voz contundente que adentra em meu cérebro, permito que isto flua de forma avassaladora, destruindo meus sonhos. É como se o mundo tivesse uma rotação diversa ao momento que vivo... Necessito fugir de eu mesmo, soltar essa agonia que invade minha alma... São flashes de lucidez e relâmpagos de sobriedade contracenando com ilusão, não admitir o sofrimento e a perda seria irracional. Mais uma vez, tudo sem sentido, instante e momentos ao vento. Muitos por quês sem respostas! A dor acolhe meu aguentar outra sentença sôfrega, amarga e que dilacera meu peito... As inquietudes de meus atos apaixonados e imprudentes me levam ao engano, confiar como criança carente em busca de colo e sem prudência, foi às armas que me levaram ao suicídio... Perdi o sono, a direção, o chão... A paz concebeu em meu âmago, a tristeza e a rude solidão. Entender o significado do amor nessa situação ou circunstância seria ainda pior, uma discordância sentimental diante das juras, das promessas, das verdades, da ridícula e doce conquista inerte. Repudiou! Detalhar as rugas, as feridas, a dor, o poder aquisitivo e nada adiantaria... Parar, raciocinar, respirar, levantar, olha ter intuição, conclusão! Sonhar novamente é o permissivo no momento, mais valioso, ainda o balancear das folhas, pesar os erros e recomeçar, primeiramente, observando cautelosamente, como um animal receoso preste a se tornar a mais doce e suculenta presa nas garras da paixão. Amar é sofrer, morrer, rir e sentir dor... Ter medo de que? De morrer ou do amor? Só está verdadeiramente vivo quem não tem medo de amar e morrer de amor. Meu único medo é viver sem AMOR... Preconceito é opinião sem conhecimento! Digo e defendo o amor, sendo ele em qualquer idade é lindo amar é lindo sonhar e conquistar o seu par perfeito não importando a cor, a raça, a idade ou mesmo, a desconfiança de perdê-la, ame sem ironia, amar é viver. Morrer sem amar ou morrer por amor? Vocabulário – Sôfrega: Avara, insaciável, insaturável, ávida, impaciente, indócil, inquieta, irritada. Preconceito: Abusão,

Upload: alannhouse

Post on 22-Dec-2014

1.287 views

Category:

Education


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Apresentação

Morrer sem amar ou morrer por amor?

01 Sinto-me embriagado pela voz contundente que adentra em meu cérebro, permito que isto flua de forma avassaladora, destruindo meus sonhos. É como se o mundo tivesse uma rotação diversa ao momento que vivo... Necessito fugir de eu mesmo, soltar essa agonia que invade minha alma... São flashes de lucidez e relâmpagos de sobriedade contracenando com ilusão, não admitir o sofrimento e a perda seria irracional. Mais uma vez, tudo sem sentido, instante e momentos ao vento. Muitos por quês sem respostas! A dor acolhe meu aguentar outra sentença sôfrega, amarga e que dilacera meu peito... As inquietudes de meus atos apaixonados e imprudentes me levam ao engano, confiar como criança carente em busca de colo e sem prudência, foi às armas que me levaram ao suicídio... Perdi o sono, a direção, o chão... A paz concebeu em meu âmago, a tristeza e a rude solidão. Entender o significado do amor nessa situação ou circunstância seria ainda pior, uma discordância sentimental diante das juras, das promessas, das verdades, da ridícula e doce conquista inerte. Repudiou! Detalhar as rugas, as feridas, a dor, o poder aquisitivo e nada adiantaria... Parar, raciocinar, respirar, levantar, olha ter intuição, conclusão! Sonhar novamente é o permissivo no momento, mais valioso, ainda o balancear das folhas, pesar os erros e recomeçar, primeiramente, observando cautelosamente, como um animal receoso preste a se tornar a mais doce e suculenta presa nas garras da paixão. Amar é sofrer, morrer, rir e sentir dor... Ter medo de que? De morrer ou do amor? Só está verdadeiramente vivo quem não tem medo de amar e morrer de amor. Meu único medo é viver sem AMOR... Preconceito é opinião sem conhecimento! Digo e defendo o amor, sendo ele em qualquer idade é lindo amar é lindo sonhar e conquistar o seu par perfeito não importando a cor, a raça, a idade ou mesmo, a desconfiança de perdê-la, ame sem ironia, amar é viver. Morrer sem amar ou morrer por amor?

Vocabulário – Sôfrega: Avara, insaciável, insaturável, ávida, impaciente, indócil, inquieta, irritada. Preconceito: Abusão, crendice, superstição, preconceituoso, convencionalismo, prejuízo, lucro preocupação. Adentra: Entra, penetra, sai. Contundente: Decisivo, incisivo. Agüentar: Ampara apoiar, escoar, especar, estear, sustentar, suster, aturar. Imprudente: Descuidado, insensato, prudente, imprudência, inconseqüente, inconsiderado, conseqüente, conseqüência. Prudência: Atenção, cautela, cuidado, precaução, prevenção, vigilância. Âmago: Cerne, coração, essência, imo, interior, particular, profundeza, recesso. Intuição: Preensão, discernimento, percepção, intuir, compreensão, concepção, entendimento, ponto de vista. Conclusão: Acabamento, arremate, fim, remate, terminação, começo, terminar, termo. Diversa: Diferente, distante, distinta, outra, vária. Admitir: Aceitar, acolher, aprovar, enjeitar, recusar, reconhecer, rejeitar. Inerte: Bruto, incessível, entorpecido, imóvel, inativo, sonolento, ativo, sono. Lucidez: Brilho, claridade, fulgor, luz, obscuridade, lúcido, clareza, vivo, limpidez, perceptibilidade. Ironia: Deboche, escarnecimento, escárnio, motejo, sarcasmo, troça, sarcástico, zombaria. Importando: Custar, importar, valer, envolto, implicar, envolvente, envolvimento, implicação. Flashes: Clarões. Sobriedade: Cometimento, moderação, reserva temperança, intemperança, sóbrio, frugalidade, parcimônia. Circunstancia: Enunciado, circunstanciado, circunstanciar. Circunstância: Caso, conjuntura, ocasião, ocorrência, situação, estado, posição. Inquietude: Inquietação.

Page 2: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

O desabafo

02 Querida... Eu sei que há muitos tempos não a chamo assim e nem te falo amor. Mas gostaria que soubesse que eu te amo muito e se procurei as drogas não foi por culpa sua e sim da minha fraqueza.

Pai... Eu não sabia quem era! Mas não me amava e precisava ser amado e aceito pelo grupo, como não me achava inteligente, bonito e nem bom de bola, achei através das drogas a forma de me destacar e conseguir! Só que, em lugar de admiração, obtive deles medo, ao invés de amor, distanciamento em lugar de amigos, cúmplice, minha solidão aumentou, mas o medo de ser esquecido ou feito de chacota, ainda era maior quando a solidão vencer o medo! Meu corpo não podia ficar sem drogas.

Já não adiantava uma agulha precisava mais... E sempre mais! O resultado você pode imaginar... Mãe... É difícil dizer estas palavras, mas é verdade e vivida, pelo mundo de quem está e sofrer por trás das drogas, só basta um piscado de olho e uma palavra preconceituosa em um juízo fraco para permanecer em mundo perdido e sem volta, já outros entram porque quer, por quê? Tem aquisitivo para fugir desta vida de desgosto e solidão, pra sair da gruta uns são fortes não precisam de ajuda, outros são fracos e tem medo de se afastar... Mas o pior são eles que não deixam a pessoa em paz sempre querendo mais...

Irmão... Mostre esta leitura a outros jovens, diga a eles que morri aos 16 anos... Sem nunca ter constituído nada e ainda ter destruído a mim... A vida... E ainda ter destruído meu lar e meus sonhos, meus amigos e minha família, mostrem amigos... A cada vez que, um jovem estiver no mundo das drogas. Por causa desta carta estarei mais perto de ter paz e ter uma vida obscura, eu pereci sem o conhecimento do mundo e de não existir o prazer da vida, como fui cruel a mim... E covarde a todos!... De várias sociedades. Por que! Tanta crueldade e insônia cheia de preocupação involuntária e caminho cego que não deixa ninguém enxergarem. “Eu morri”. Filantropia e convicção.

Vocabulário – Pereci: Morri, acabei, faleci. Obscura: Abstrusa, confusa, indigesta, escura, inexplicável, hermética, inexplicável, indigesta, confusa. Filantropia: Altruísmo, beneficência, caridade, humanidade. Convicção: Persuasão, afirmação.

Page 3: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Jamais esquecerei

03 O senhor Hilton... Com idade elevada foi morar junto ao filho Herbert... Nora Anne... E seus netos... Com suas mãos trêmulas, voz mortiça sua visão embaçada e seus passos vacilantes acataram! A família almoçava... Reunida à mesa, com suas mãos tremulas e a visão falha, atrapalhava na hora de almoçar ou jantar! Ervilhas rolavam de sua colher na mesa e caiam ao chão, quando pegava o copo com leite era derramando na toalha da mesa, o filho e a nora irritou-se com a bagunça, - Precisamos tomar providência com respeito ao papai! Disse o filho Herbert. Já tivemos leite suficiente derramado, barulho de gente comendo com a boca aberta e comida pelo chão, então decidiram eles colocar uma pequena mesa ao cantinho da cozinha... E faziam refeições à mesa com satisfação! Desde quando o velho quebrava um ou dois pratos ficavam irritados e tomaram decisões. A sua comida agora era servida em uma tigela de madeira ao canto da casa, quando a família olhava para o senhor Hilton... Sentado ali... Sozinho à sua pequena mesa, eles sorriram... Os olhos do Senhor Hilton... Às vezes tinham lágrimas e às vezes não, com seu mal de Parkinson e outras doenças... Lamentava o seu abandono; mesmo assim quando ele deixava um talher ou comida cair ao chão eles diziam palavras admoestações ásperas e graves! O neto Artur... Com 10 anos de idade assistia tudo em silêncio, uma noite antes do jantar o pai Herbert... Percebeu que o filho estava sentado no chão, manuseando pedaços de madeiras, ele perguntou delicadamente à criança – Filho o que você está fazendo? O menino respondeu docemente: Ah, estou fazendo uma tigela para você e a mamãe comerem aqui dentro! Ou quando eu crescer... O garoto com 10 anos de idade sorriu! E o pai voltou ao trabalho. Àquelas palavras tiveram um impacto tão grande nos pais que eles ficaram mudos, lágrimas começaram a escorrer de seus olhos, embora ninguém tivesse falado nada, mas ambos sabiam o que precisava a ser feito, naquela noite o filho Herbert... E Nora Anne... Tomou o pai pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família, dali para frente e até o final de seus dias ele saboreou todas as refeições com a família e por alguma razão Herbert... E esposa Anne... Não se importavam quando um utensílio caia ao chão, leite era derramado... Ou a toalha da mesa sujava! Lamento-me, hoje eu reconheço o certo... As pessoas esquecem-se do que você disse... Deslembram do que você fez... Mas nunca esquecerão como você as tratou.

Vocabulário – Admoestações: Censuras, ensaboadelas, exprobrações, objurgatória, recriminações, repreensões, reprimendas, reproches. Acataram: Aprovaram, atenderam, consentiram, respeitaram, reverenciaram, veneraram considerados, aceitos, Acatados. Mortiça: Anêmica, fraca, forte, anemia.

Page 4: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Amigo da verdade é urgente é preciso mudar

04 “A vida é uma opção em momento?” ou um sonho que pode chamar de seu, ou ela pertence ao Pai que convive em nós! Ela precisa de algo para dar direção a um sentido... Uma emoção, um amor para ser teu, precisa de mais palavras... O sol não esquece o mar e para ver o pôr do sol é preciso tranqüilidade uma bela manga ao despertar um dia de chuva para chorar, uns amigos para consolar, olhando o céu lembraram-me de você e perceber que sua amizade dá razão ao meu viver, isso me fez engrandecer e me sentir enternecer, amigo da verdade é o melhor que se pode ter... Quero compartilhar minha vida com meus amigos, que eu seja tudo para cada um deles, que a todos apresentar minha amizade e compreensão, meu carinho, minha simpatia, minha alegria, minha solidariedade, minha atenção, minha liberdade e minha fidelidade... Aceite e os ame como são, que eu seja um relógio poderoso e um amigo fiel, para que permanecemos unidos, pela nossa eternidade, que essa amizade floresça como um belo jardim, que nós possamos lembrar com orgulho de nosso imenso amor, que sejamos cúmplices de bons e maus momentos, que possa está aqui sempre que ele precisar, mesmo que seja só pra dizer te amo, nihau...! Convocar? Convoque com sinceridade e indulgência... É urgente um barco no mar... É urgente destruir certas palavras, ódio, solidão e crueldade, alguns lamentos e muitas espadas... É urgente inventar alegria, multiplicar os beijos, as searas e o igualitário, é urgente descobrir rosas e rios e manhãs claras, caem o silêncio nos ombros e a luz impura até doer, é urgente o amor, é urgente permanecer na paz e a compreensão de todos, é urgente acabar com a fome, peste e miséria, é urgente averiguar as escolas e combater a pedofilia entre adulto à guimba e menores por gays, lésbicas e outros... Urgente acabar com o desmatamento e a poluição do meio ambiente, é urgente acabar com o nepotismo, é urgente acabar com a impunidade, é urgente acabar com o oportunismo, é urgente mudar o monopólio, é urgente trocar as leis, é urgente parlamentares terem idéias e deixarem de serem corruptos onde tem uns bons tem outros que deixam a desejar, “é urgente ter um plebiscito em favor do voto facultativo”, é urgente ter políticas públicas em visão de todos, é urgente trocar policiais corruptos do meio da sociedade, é urgente combater o tráfico de drogas em se é urgente mudar! Não podemos esperar cada dia que passa mais e mais violência continuar, é preciso urgência... É preciso mudar.

Vocabulário – Enternecer: Adoçar, afrouxar, amolecer, comover. Nihau – Bom dia, boa tarde, boa noite, olá. Searas: Ceifas, colheitas, messes, safras. Igualdade: Social, igualitarismo. Pedofilia: doença. Guimba: menores. Nepotismo: Autoridade que os sobrinhos e outros papas exerciam na administração eclesiástica. Favoritismo: Proteção dada por certos governantes aos seus parentes. Impunidade: Falta de castigo: Oportunismo: Circunstâncias de acomodação a elas aproveitamento das situações de nada a chegar, mais facilmente a uni resultado favorável. Monopólio: Privilégio que um individuo uma companhia ou um governo tem de fabricar ou vender, sem concorrência de outrem, certas mercadorias, para serem vendidas por preço elevado, tráfico exclusivo monopolizar. Plebiscito: Decreto da plebe romana quando reunida, em comercio, voto do eleitorado sobre proposta que lhe é apresentada. Facultativo: Que dá a faculdade ou poder de, que permite que se faça ou não se faça uma coisa, aquele que exerce a medicina médico. Indulgência: Clemência, comiseração, compaixão, dó, misericórdia, pena, piedade.

Page 5: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Tem explicação?

05 ... Boca que beijei, rosto que sonhei, corpo que me fez sonhar, são coisas que eu não posso esquecer para sempre lembrar, talvez um dia posso abandonar juras do que ouvir frases que escrevi e virou só ilusão, vou seguir em busca... Tanto tempo faz, não posso desistir... Tempo pra pensar, raciocinar pra tudo concretizar... Quantos esforços perdido ou certeiro normal, dinheiro jogado fora, coisa não natural, palavras verdades e outras mentiras, juras indignas pensamentos injusto, conselhos recebidos e mal retribuídos... Aventura por ilusão, conhecimento importuno, mostrar o corpo e foto tirar aquém deseja roubá-la, fingir que ama pra seu desejo matar... Mostrei caminho da verdade acreditei em palavras que sua boca dizia, raiva descia ao corpo e ela não percebia, dei um tempo a pensar e ver a mudança em se... E não acreditar Orkut e MSN, palavra e palavras ameaçam e chantagem... Falar não ter nada com ele e ao seu lado grudar, pegar o telefone e ligar pra dizer que com dinheiro estar para ao centro levar e coisas comprar... Pessoa ameaçadora e ate mesmo matar envolvimento com tráfico e menores ao lugar mostrar ser bonzinho pra depois estrompar... Motel e motéis andando com quem seja sem saber se são fiel, era pra ser rica se pensasse, direito garantido por ter nome divulgado a internet e nada concretizar... Lan-house e show com quem passear, levei e acertei e nada a ganhar parece aves de rapina e nada mostrarem, sair de casa pra ir à escola e lá não chegar... Sair da escola pra na aventura ficar, pegar carros... E falar que é o papai que estar a deixe ir comigo passear... Ligar de celular para taxista vir à escola buscar ela e companheiros para mais uma aventura topar... Mãe acredita na filha sabendo ou não ficou tudo como está. O meu amor continua e isto eu não posso mudar... Penso em sair para direito esquecê-lo, é difícil transformar... Pular muro e janelas carros esperando por ela em esquina ou frente... E uns olhando pra ela, fumando e bebendo fazendo proposta a quem está com ela... De bicicleta ou a pé, lá vejo dizendo que foi na casa de uma amiga passear... Deixar roupas de banhos na casa de amiga pra com pessoas ir banhar em piscina ou cachoeiras, igarapé ou rio para pista não deixar... Todo o tipo de carros já andou e nem um dinheiro ganhou pra o direito mostrar... O que eu tenho nada? Para onde você for, vai sentir que eu estou, na beleza de uma flor numa canção de amor, nas marcas do seu corpo, que o meu corpo marcou, do sabor de meu beijo que em sua boca ficou... Se um dia na distância você chorar por mim, você pode acreditar, também estou assim, chorando a sua falta na solidão sem fim e vou te esperar a vida inteira enfim... Mais uma noite se vai, a insônia não sai, na tristeza, eu cair à solidão chega mais uma lágrima caí e eu não te esqueci... Para onde você for vai sentir que eu estou...

Participação de Amado batista – solidão sem fim.

Vocabulário – Rapina: Furto ladroeira, latrocínio, peculato, roubo, roubar. Indignas: Abjetas, abomináveis, aborrecíveis, baixas, desprezíveis, detestáveis, execrandas, execráveis.

Page 6: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Não é desilusão

O6 Às vezes sim e, às vezes não quantas vezes eu chorei e cantei, mais tive momentos que sorrir sem saber o significado daquele sorriso, um momento de amor, sentimento mútuo e oportuno, as abjurações e perseguições continuarão, até quando eu ou você quiser, nunca sou involuntário, sempre vou pular cantar, sorrir e fugir de preocupações porque são elas responsáveis por velhice e traições, seja responsável de si mesmo, nunca se deixe levar por demagogias, cuidado com as palavras... São elas responsáveis por sua perdição e ele ao pouco vai se fazendo de bom para ser o primeiro irado de desejo... Não importa com a idade ou a velhice, esta pessoa estar falando a verdade e você duvidará e perderá o que é mais precioso para você a sua felicidade, dignidade, afabilidade, sinceridade e amor, o surgir de cada dia vem sempre com uma nova mensagem de esperança! Que a cada amanhecer... Nasça uma flor para alegrar seu dia! Cada pensamento positivo seja o caule que sustenta a flor... Todos os passos para a vitória, seja a terra que alimenta... E cada gesto seu seja o sol que fornece energia... Que o brilho dos seus olhos seja a beleza e a simplicidade de uma flor! Rir é correr risco de parecer tolo, chorar é correr risco de parecer sentimental, estender a mão é correr risco de se envolver, expor seus sentimentos é correr risco de mostrar seu verdadeiro eu, defender seus sonhos e idéias diante da multidão é correr risco de perder as pessoas, amar é correr risco! O risco de não ser correspondido, viver é correr risco de morrer, confiar é correr risco de se decepcionar, tentar é correr risco de fracassar, mas os riscos devem ser corridos, porque o maior perigo é não arriscar nada, às pessoas que não correm nenhum risco... Não fazem nada, tem ausência e são nada... Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões, mas elas não têm significância, sim insignificâncias não mudam não crescem não amam, vivem acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas... Priva-se de sua liberdade.

Vocabulário – Oportuno: Aceitável, admissível, cabível, competente. Afabilidade: Bondade, agrado, bondade benevolência, carinho. Significância: valor, significar. Insignificância: Nada ninharia, bagatela. Abjurar: Abnegar, apostatar, renegar, renunciar, trair.

Page 7: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Ela

07 A beleza é a boniteza do semblante, a luz sublime que existe nos olhos dela - pergunto-me a todo instante como tão simples e ser tão bela... Diferente das outras, diferente do modo comum de outra mulher - ela me faz pensar em mundo ausente deste que nós, sem querer já quer... Bom que a quis esquecer mas não consegui – neutro, o amor procurou me enganar, acreditando ser do meu pobre coração, senhor... Em vão tentei... Em vão... Vendo-a naquela doce e pura expressão – fico pensando que é impossível não pensar... Uma alma feliz e realizada, quando se ama, as emoções fluem, a coragem, os sentimentos representam a vida, os laços se fortalecem, a abdica passa a fome, são saciados os sonhos se concretizam as dúvidas não mais acontecem, as cores são fortes, os sons sãos músicas, as luzem não se apagam a chuva é aconchego, o sol é energia e fantasia... Ah! Quando se ama a vida não precisa de ensaio é tudo em primeiro ato, as cortinas não se fecham nem precisa ter platéia... Busque o sentimento da felicidade no interior de sua alma, a alegria de viver é o resultado da harmonia de seus pensamentos e sentimentos, levante todos os dias ao amanhecer sorrindo para a vida, para que ela possa coroá-lo com sucesso e realizações... O ontem é semente do futuro e não um sonho... O amanhã nada mais do que uma visão, mais o hoje, bem vindo, fazem com que o ontem se torne um sonho de realidade, e cada manhã uma visão de esperança... O ontem é separação do hoje e o hoje do amanhã, mais nem um é mais belo e vivido do hoje torne sua vida um esplendor de felicidade e viva o hoje e agora... O amanhã não pertence só a Deus, saberá, é preciso preservar a beleza dos nossos corações, saber olhar com pureza de alma! Respirar como se nascêssemos a cada instante, ter serenidade de espírito, cultivar uma flor, mergulhar em águas limpas, ouvir uma melodia, e agradecer a vida, não deixar que o encanto se dissolva diante do mundo, aproveite a vida, sonhe, viva, acredite e seja feliz.

Vocabulário – fluam: Corram, escorram, deslizem, passeiem, defluam, dimanem. Abdica: Cede abandona, renuncia, desiste, recusa, rejeita larga, resigna. Esplendor: Aparato, grandeza, majestade, ostentação, luxo, magnificência, fausto, fasto.

Page 8: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Desistir

08 Eu já pensei em desistir de muitas coisas... Mas nunca me levei a sério! Tem chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça, quando as tempestades da vida surgirem escuras à minha frente, me recordar de maravilhosas palavras, que uma vez decodifiquei, e digo a mim mesmo: Quando pairarem as nuvens ameaçadoras, não dobre suas asas e não fuja para o abrigo, faça como uma águia abra largamente suas asas e decole bem alto, acima dos problemas que a vida conhece, a águia sabe que quanto mais alto voar mais tranqüilo e mais brilhante tornam-se os céus e não há nada na vida que Deus nos fala para carregar que nós não possamos levar, plainando com as asas da oração e ao olhar para trás, verá que a tempestade passou! Você encontrará novas forças e ganhará coragem para enfrentá-lo que a felicidade não depende do tempo, nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro, que ela possa vir com toda simplicidade de “dentro para fora, de cada um para todos” que as pessoas saibam falar, calar e acima de tudo ouvir, que tenham amor ou então sintam falta de não tê-lo, que tenham ideais e medo de perdê-lo, que ame o próximo e respeite sua dor, para que tenhamos certeza de que viver vale à pena. “A tristeza pode ser intensa e jamais será eterna, a felicidade pode demorar a chegar, mas o importante é que ela venha para ficar! E não seja apenas de passagem”.

Vocabulário – decodifiquei: decifrei, entendi, interpretei li

Page 9: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

... Doze meses

09 ...Doze meses passaram e doze meses passarão... No ocorrer destes, doze meses ou dias dá para qualquer ser humano namorar, casar, pensar ou entregar os pontos... Se interagir... Adentrar o milagre da renovação, tudo começa ou recomeçar... Com outro número e outra vontade de acreditar que daqui adiante vai ser diferente... Se cada estrada do mundo existir pessoas como você, o sol encontrará um motivo a mais para brilhar e a amizade um motivo justo e certo para existir! Porque perdi você?... Faz mais do que tocar... Sinta! Faça mais do que olhar... Observe! Faça mais do que ler... Pense, absorva! Faça mais do que escutar... Ouça! Faça mais do que ouvir... Toque e compreenda sua simplicidade por se lembrar de mim... Sua dedicação e sua felicidade sua gentileza por me enviar coisas bonita que antro o meu coração, todas as mensagens lindas, seu carinho e sua amizade sabem... Tudo o que é belo e bom árduo é suficiente para se tornar inesquecível... E você é o verdadeiro tesouro, àquele que enriquece a alma, esse maravilhoso tesouro encontra-se, em todo coração sensível é o tesouro poético chamado amizade! É o nome de nossa amizade que eu venho lhe declarar que você é especial ‘’Hoje eu quero a rosa mais linda que houver, e a primeira estrela que vier, para enfeitar a noite de meu bem, hoje eu quero a paz de criança dormindo e o abandono das flores se abrindo, para enfeitar a noite de meu bem... Quero ter alegria de um barco voltando... Quero a ternura de mãos se encontrando, para enfeitar a noite de meu bem, Ah! Eu quero o amor mais profundo, para enfeitar a noite de meu bem, Ah! Como este bem demora a chegar, já nem sei eu se terei no olhar, toda ternura que eu quero lhe dar’’ ...Sentirei sua falta, mas saberá onde esteja naquele mesmo lugar.

Vocabulário – Árduo: absorvente, aturado, duro, intenso, penoso, intensificar, brando, mole. Antro: Buraco cava, caverna, covil, furna, gruta, lapa, toca.

Page 10: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

O fascínio da vida

10 O fascínio da vida é ter esperança no amanhã... A bela, que após a noite vem o dia. Viver intensamente as emoções, pular de alegria... Ser espontâneo e apreciar o nascer e o pôr-do-sol, amar as pessoas incondicionalmente... Aproveitar todos os momentos da vida, fazer trabalho voluntário, vencer a depressão, confiar na voz da intuição, perdoar as pessoas, estimular a criatividade, não se prender a detalhes, brincar feito criança, chorar... De felicidade, a vida é como uma peça de teatro, na qual rimos e choramos ao longo da apresentação e, às vezes nos dói quando algum companheiro sai de cena, mas nosso grande diretor, Deus, sabe o que faz, e nos proporciona esse belo espetáculo chamado vida, ...nunca ninguém nos ensinou e nunca aprenderemos como reagir diante da saudade, que algumas pessoas deixaram em nós... Está cheio meu coração, como a noite trevas e o céu estrelas está cheio... Tão cheio, que ao se olhar para a amplidão, o olhar de luz se inunda e se incendeia... Estar cheio de você meu coração como de ondas o mar que o dorso alteia como a praia que estende sobre o chão, milhões de grãos do seu lençol de areia... Estar cheio de você meu coração, como uma taça, rígida, transbordante num momento de amor e de emoção - como o meu coração enquanto eu viva e cante com o meu pensamento a todo instante, está cheio de você meu coração. Simpatia é amor alimento com que me sustenta e sentir gosto do céu... Imaginar que nas nuvens está vendo um coração e maravilhosamente encontrar alguém que acha a mesma coisa, imaginar todos os dias uma forma de fazer alguém sorrir, dizer eu te amo, sem medo de ser chamado de bobo... Deitar, sonhar e acordar bem cedo pra ver o nascer do sol e dizer, como ele é lindo eu sabia.

Vocabulário – Dorso: Costas lombos. Fascínio: arrebatamento, deslumbramento, deslumbre êxtase, atração, Irresistível. Inunda: Alaga, imerge, submerge, lava.

Page 11: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Amigo da verdade

11 A vida é um verdadeiro amor, ou um sonho que pode chamar de seu, ela precisa de algo para dar direção a um sentido, uma emoção um amor para ser seu, precisa de mais um... Por que, o sol para aquecer o mar e uma bela manhã ao despertar, um dia de chuva para chorar e lágrimas aos olhos para se enxugar é olhando ao céu, que me lembrei de você e percebi que sua amizade dá razão ao meu viver, isso me fez engrandecer e me sentir enternecer, amigos de verdade é o melhor que se poder ter... Guardem em seu coração todos os sonhos do mundo, não tenha medo de ser sonhador, não tenha medo de fazer castelo no ar, a vida é feita de sonhos que se realizam a todos os momentos... E sonhar significa estar vivo, estar pronto para novas batalhas, para enfrentar o surgimento pela frente... Seus sonhos são um reflexo daquilo que você desejar! Sonhe! Porque seus sonhos se tornarão realidade, falar de amor é um bem necessário até para os mais desiludidos, a dor que no instante pode ser grande, porém no final pode ser compensadora, pois quando se ama, toda loucura é permitida, a beleza de um jardim não depende do tamanho das flores, mas da variedade de seu colorido, assim a felicidade de pequenos momentos, sãos felizes que adquirirmos ao longo da vida... “Não precisa se esforçar para dizer quem você é, tuas atitudes são capítulos da tua história que você publica onde passar” ser amigo da verdade é você concretizar e realizar seus pensamentos e incluso o amigo, amigo da verdade é você.

Vocabulário – Enternecer: Adoçar, afrouxar, amolecar, comover.

Page 12: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

A sabedoria

12 Dizem as sabedorias indígenas que, quando não cumprimos o que prometemos, o fio de nossa ação que deveria estar concluído e amarrado... Fica solto ao nosso lado, com o passar do tempo, os fios soltos enrolam-se em nossos pés e impedem que caminhemos livremente ficamos amarrados às nossas próprias palavras, os nativos tem costumes de por-as-palavras-a-andar que significa agir de acordo com o que se fala, isso conduz à integridade entre o pensar, o sentir, e o agir no mundo e nos conduz ao caminho da beleza onde à harmonia e prosperidade naturais, saberes não fazer, ainda não é saber... Não ame tudo que é belo, faça belo tudo que você ama, o importante não é termos tudo que amamos e gostaríamos de ter... Amamos tudo que temos, quanta beleza existe dentro de você, sua coragem, seus sonhos, seu amor que brilha e sua constante garra... É você quem dá cor a tudo que vê, flui de você o belo na vida “a própria vida” voe em seus pensamentos como um pássaro voa para liberdade... A liberdade de sonhar... Tenha um dia e noite maravilhosa... Viver é sentir que nem tudo está perdido, é olhar dentro de si e descobrir algo que se chama coragem... Coragem para fazer de um simples detalhe uma imensa razão de viver, vencer e colorir a vida sem obscuridade e obstáculos esqueça os tropeços, viva a razão. Dê lugar ao seu corpo, mergulhe no imenso mar da sabedoria, não esqueça os limites, seus direitos não podem ser violados, nada é perdido, quem acha precisou e, quem perdeu deu a razão ao achado, ainda contamos com bom coração que possa entregar e não exigir achado isso é uma diferença da vida.

Vocabulário – obscuridade: Anonimato anônimo escuridão negrume nuvens caridade. Obstáculo: Barreira cadeado empecilhos estorvo impedimento entrave limitação limite.

Page 13: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

A verdadeira felicidade

13 Dentro de nós estão à felicidade e dela temos necessidade... Sempre guardada rindo de alegria, que é nosso dia... Se a noite nos chama com seu manto de tristeza e nossos sentimentos que não permitem lamentos... A vida simplesmente deve ser vivida com alegria de um ensolarado dia... Com amor... Com calor... Com chuva... A criatividade é o bom viver... E sempre para o amor renascer... Estamos distante e ao mesmo tempo tão perto... Mas a amizade que nos une pode vencer toda a distância. Ela é mais forte que o tempo. Poderia atravessar a imensidão do espaço e transcender os limites da vida. Sim como ela é forte. Que perdure enquanto nossa alma existir... Que nem a distância, nem o tempo e nem mesmo os nossos erros, terminem sem essa amizade. Nada é mais valioso do que ela. És para mim muito valioso. Poder fazer parte da sua vida. Existem pedras no caminho não desista de andar... Existem barreiras não desista de passar... Existimos, nós é preciso desatar... Existe o desânimo é a pior coisa que há... A estrada é longa não desista de chegar... Existe o cansaço mais é preciso caminhar... Existe a derrota você pode antecipar você nasceu pra ganhar... Existe o desamor é fundamental amar... Existe de tudo menos um caminhão carregado de vento, a única opção que temos é ajudar construir o que é nosso, mostrar a diferença... Existem bons momentos e entre eles, ruim episódio faça a diferença... Mostre a você mesmo que você existe e você pode mudar o que é impossível para o possível é por isto que dentro de nós encontra a felicidade, descubra e faça a diferença.

Vocabulário - perdure: Dure, persista.

Page 14: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Verdadeiro

14 Ter verdadeiro sucesso na vida é rir muito e, muitas vezes, ganhar o respeito das pessoas é ser inteligente, gozar do carinho de todos é ganhar o conhecimento das pessoas qualificadas, é saber suportar a traição de falsos amigos. Apreciar a beleza, procurar os demais... Deixar o mundo um pouco melhor, um jardim mais bonito ou uma pessoa mais feliz, saber que ao menos alguém viveu melhor graças a você, precisamos acordar todas as manhãs com o olhar brilhante mesmo que haja chuva ou sol, renascendo de todo passado o presente é o tempo de amar e tempo de viver, de perdoar e de ser perdoado o importante é viver com plenitude, renascendo sempre em cada manhã, não fique triste se alguém lhe virar as costas, isso significa, que essa pessoa não pode agüentar a firmeza de seu olhar, não pense nos momentos difíceis como o fim do mundo, é mais um obstáculo a ser superado, é dos mementos difíceis que se cresce, aproveite de tudo a cada hora, cada dia e cada época da vida, assim você poderá olhar para frente com confiança e pra atrás sem ressentimentos, seja você mesmo dê o melhor de você, atreva-se ser diferente e seguir sua própria estrela: ser grande não é ter orgulho, nem vaidade, ser grande é vencer barreiras, sem temer obstáculos, ser grande é ir à luta, ser vitorioso, não um colecionador de troféus, serem grande é amar ao próximo, respeitando seus erros e defeitos, ser grande é ser pequeno em atitudes ou palavras, ser grande é estar em paz... Em estado de graça, ser grande na grandiosidade da palavra ou talvez na grandeza do significado... Ser grande é temer a Deus, sem achar-se invencível ou imortal, ser grande é não se esquecer de onde se veio... É ter propósito idealizar coisas... Ser grande é tentar ser perfeito, mesmo com imperfeição... Ser grande é não ter ambição e ganância... Ter humildade, respeito por si mesmo... Ser grande é viver cada momento... E acima de tudo a Deus! Eu sou grande!... E você?

Vocabulário – Plenitude: Perfeição, perfeito.

Page 15: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Viver

15 Viver... É chegar onde tudo começa! Amar... É ir onde nada termina! Viva... Como se fosse cedo ou tarde, reflita... Pense em cada momento importante de sua vida... Sinta o que você diz... Com carinho, diz o que você pensa... Com esperança, pense no que você faz... Com fé, faça o que você deve fazer... Quando doamos palavras de carinho essa energia vem em dobro, as palavras carinhosas deixam nosso coração suave, palavra de esperança sempre nos dá a sensação que todo peso é suportável, são palavras que, soltas dizem muito e podem mudar o dia... A alma... A vida... Diga sempre palavras doces, palavras verdadeiras, palavras de amor, mudem o dia... A alma e a vida de alguém, quando a cinza de um dia taciturno bater dentro de você e sentir uma dor gostosa, como a melodia dos poetas em instante sentimos um prazer calmo e solene, se isso ocorrer com você não faça por menos, aproveite esse dia minuto a minutos, não se envergonhe nada é ruim se enquadra na sua felicidade ande levante poeira mais ande com entusiasmo de vitória, não lembro data, não me dedico a fazer contas, nem fico imaginando até quando?... Simplesmente porque amigos e amor não são números, amizade é presença permitida não ausência desnecessária é sempre presente, esteja longe, ou perto, esteja onde estiver... É o amor, é amizade que dedico a um amigo, é algo sem palavras é sorrir por dentro, chorar de emoção, calar se preciso, mas fazer com que ele sempre saiba que mesmo em silêncio, ele sempre será um amigo... Ninguém pode voltar e criar um novo início, mas todo mundo pode começar hoje e criar um novo final.

Vocabulário – Entusiasmo: Acendimento ânimo. Taciturno: calado, mudo, silencioso, silente soturno. Solene: Faustoso, imponente, magnífico, majestosos, pomposo.

Page 16: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Saber

16 Saber viver é compreender que ninguém vive sozinho, nossa vida se torna mais alegre quando temos um circulo de amizade quando temos pessoas que nos ajudam a preencher espaço em nossa vida é por isso que estou aqui muito feliz em poder dizer-te amo, a prendemos que seja uma parábola ou situação sempre existe uma saída, é bobagem fugir das dificuldades, é preciso tirar as pedras do caminho para conseguir avançar não importa em quantos pedaços nosso coração está partido o nosso dia não pára e nós não consertamos o malfeito... Amar não significa transferir aos outros a responsabilidade de nos fazer felizes, cabe a nós à tarefa de apostar em nossos talentos... Amar é realizar o nosso sonho, quem faz a diferença não é o que temos na vida, mas o que somos na vida, o tempo é precioso e não volta atrás, não vale a pena resgatar o passado, precisar é construir para o ...futuro ele ainda está por vir, então meu anjo não cruzes os braços, vença o medo é hora de partir em busca de seus sonhos, sossega coração! Não desespere! Talvez um dia, para além dos dias, encontres o que queres e o querer é seu, livre de falsas nostalgias, atingirias a perfeição dos seres... Pobre sonho que só quer e não tê-lo, pobre esperança a de existir somente como quem passa a mão pelo cabelo e em si sente diferente, como faz mal ao sonho e concebê-lo, sossega coração, dorme alma, o sossego não quer razão nem causa dor só a noite plácida e enorme a grande universal, solene pausa antes de tudo e em tudo se transforme, sossega coração e adormeça.

Vocabulário – Preencher: Atestar, abarrotar, atestar encher, entupir, rechear, rechear. Parábola: Adivinha, brincadeira, charada, dificuldade, enigma, esfinge, problema. Nostalgias: Depressões, desânimos, melancolias, tristezas, fossas, lembranças.

Page 17: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

O amor

17 No amor tudo sofrem tudo crê, tudo espera, tudo suporta, o verdadeiro amor é um calafrio do certo, um susto sem perigo, amar não é somente querer, é, sobretudo compreender, o primeiro amor é um escasso de loucura e nunca curiosidade, o amor é a origem, a causa é o fim de tudo quanto existe de grande de belo e de nobre o amor é a união de uma necessidade, é um sentimento, amar se aprende amando o amor começa com grandes palavras, continua com palavrinhas e termina com palavrões o amor é uma encantadora loucura, ambição, grave tolice, o amor é cego, os apaixonados não vêem as loucuras que cometem no amor os abismados fazem e acontecem de acordo com sua anormalidade... Há o amor sem serem psicopatas, alguns psicólogos consideram doença, mas outros é amor de verdade o amor às vezes se conjuga no passado e se ama para sempre ou nunca se amou verdadeiramente o verdadeiro amor é como os fantasmas, todos falam nele, mas ainda ninguém viu o amor é uma luz que não deixa escurecer a vida, não deixa trilhas, amar sem pensar é correr o risco de perdê-la é a palavra é vida de espírito, amar é chamar o outro para fora de sua solidão aprenda amar, nada é mais forte que o amor, nada é mais quente que a paixão, nada mais dura que a dor, nada é mais lindo que a idolatria. Nada é mais triste que a saudade, nada é pior que a decepção nada é mais prudente que a verdade nada é mais só que a solidão nada é tão cruel como matar nada é mais belo do que ouvir, nada é mais frágil que confiar nada é mais estúpido que desistir, nada é tão bom como sonhar, nada é mais útil que apreender nada é mais livre que voar, e tudo são possíveis ao querer, não existe outro quando se ama o amor não tem substituição é único, verdadeiro.

Vocabulário – Prudente: Acertado ajuizado, criterioso, judicioso, ponderado, razoável, sensato, imprudente. Apreender: Abranger, alcançar, atingir, entender, perceber, apresar.

Page 18: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Como gosto de fazê-lo feliz

18 Aos poetas, vocês é poesia aos mares maresia, em mim você é amor e mim causa dor, em mim causa euforia, sem querer você me consome, minha força acabam, mas quando nasce outro dia quero mais... Dizer seu nome beijar a sua boca, saber que te amo e que a vida é uma alegria, Deus criou o amor e nós humanos não soubemos utilizá-lo, ele em inspiração divina criou a amizade e foi assim que o amor passou a ser utilizado na essência de seu significado, quem está ligado por esse amor não distância e nunca separa, a verdadeira amizade une corações e essa união é feita por Deus e o que Deus une homem algum é capaz de separá-lo, perguntei a um sábio a diferença que havia entre amor e amizade? Ele me disse essa verdade... O amor é mais sensível a amizade mais segura, o amor nos dás asas a amizade o chão, no amor á mais carinho na amizade compreensão o amor é plantado e com carinho cultivado a amizade vem faceira e com troca de alegria e tristeza, torna-se um grande e querido companheiro, a amizade é concreta ela é dura de amor e carinho, quando se tem um amigo ou uma grande paixão, ambos os sentimentos coexistem dentro de seu coração, a minha amizade é mais do que amizade, é mais do que um trovão, é mais do que um relâmpago, é mais do que o passado, é mais do que o presente, é igual o futuro é menor que Deus mais sabe te amar a minha amizade é amor é confraternização é tudo ao tempo o meu rosto queima quando chega ao sol a minha pele esfria quando chega à noite a minha boca é doce quando é beijado o meu sentido é forte quando pensa... Mas, só tem uma diferença, você, diferença sem igual, diferença que aproxima uma realidade e isto é você isto é amizade isto é amor.

Vocabulário – Essência: Cerne, coração, imo, interior, particular, profundeza, recesso, tutano. Coexistem: Convivem.

Page 19: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

O acordo

19 Nesta página de sonhos por obra do acaso, pessoas queridas chegam de mansinho, enchem o espaço de carinho e sem aviso prévio despertam a ternura que existe em nós, pessoas especiais que aprendemos amar em jogo colorido de palavras com todas as letras e tons que possam couber na saudade espaçosa de uma distância... Você é muito especial... Tudo esta silêncio, as ruas estão desertas e no calor da cama ainda quente, a mente desperta o sonhar à noite te contagiou e adormeceu o teu coração ao tempo que roda o mecanismo da tua imaginação, levanta-te meio sonolenta e deito-te na cama... Como fica bem à noite e o teu nome chama aconchego e me desperto em você; vejo que já senhas e já encontra longe para respostas, aqui fico a ver-te dormindo a ver-te sonhar... Agradeço a Deus por ter você e saber viver, viver é ter consciência da realidade que se esconde atrás da aparência é ver além dos cinco sentidos é enxergar com os olhos e assistir à cena do amor é vida materializada em nosso pensamento, conforme acreditamos, ela se torna boa ou ruim, para receber é preciso dar, para atrair é preciso irradiar é essa a força da vida de viver, o dia mais importante da vida de uma pessoa não é o dia que conhecemos é quando ela passa a existir... Dentro da gente! Ela mostra segurança e confiabilidade, no olhar esteja à esperança no carinho permaneça o afeto, em cada sorriso esteja à alegria, em cada sonho permaneça o objetivo, em cada gesto esteja à humildade, e em todas as palavras permaneça a confiança e em cada ser permaneça o amor.

Vocabulário – Prévio: Antecedente. Anterior, precedente, posterior.

Page 20: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Emudeço

20 Ah hoje um silencio que é feito de horizonte, minha mente antes nua, percebendo preencheu-se dessa poesia indispensável, que vive além dos telhados, minha alma já sentiu não haver urgência, vejo as folhas amarelas que se desprendem das arvores, forrando as pedras da rua, adoro esse silencio... Nele palavras não se vergam voam reto em brancas nuvens... Voltam leve aos meus dedos, precedidas de altos sonhos, á! Quem dela fosse visível... O breve tempo das tardes, onde todas as frases são versos nos corpos entrelaçados, ser feliz é encontrar força no perdão é ter esperança nas batalhas é ter segurança no palco do medo é amor nos encontro é deixar de ser vitima dos problemas é se tornar um autor da própria história é agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida é beijar os filhos é curtir os pais e amigos... É ter momentos poéticos com os amigos é ter maturidade para falar e não errar nas palavras é ter ousadia para dizer “me perdoe” é ter responsabilidade para expressar “eu preciso de você, é ter Deus no coração a vida é um canteiro de oportunidade para você ser feliz jamais desista das pessoas que você ama, jamais desista de ser feliz, a vida é um espetáculo imperdível e você é um ser, par ser sincero Deus coloca a cada dia uma página de vida nova no livro do tempo, aquilo que colocarmos nela, vem ocorrer por nossa conta e nossa responsabilidade” devemos ter cuidado com as palavras e atitudes Deus não dormem sempre observa e antes de nós pensarmos ele já sabe o que pensamos.

Vocabulário – Emudeço: Calo silêncio.

Page 21: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Eu te admiro mulher

21 Eu te admiro mulher nada te supera ou substitui, pois o sangue que do teu corpo flui é o verdadeiro apelo do amor, eu te admiro mulher embora em toda a sua anatomia perfeita como só a luz do dia, sempre imitada jamais igualada, eu te admiro mulher mesmo que seja por sua vaidade a mim não importo a sua idade, desde que saiba me cativar, eu te admiro mulher, que até na sua simplicidade mostra toda sua feminilidade e nos dá o prazer da conquista eu te admiro mulher por ser do amor a deusa consagrada verdadeiro costela que foi retirada por Deus eu te admiro mulher e por ser homem eu te cobiço se assim não fosse seria um omisso sem exceção diante do que a natureza nos deu eu te admiro mulher, e por ser assim seguirei te admirando, mesmo que ao final dos meus dias eu terminarei lamentando por não ter tido o seu amor, dizem que eu sou o futuro... Não me desamparas no presente, dizem que sou a esperança da paz, não me induzas à guerra, não desejo apenas os teus carinhos suplicam-te, que com amor me eduques não te rogo apenas brinquedos, peço-te exemplos... Em nome de Deus, ensina-me o trabalho e honestidade o perdão e a humildade te compacta em mim e orientar-me para que eu seja bom e justo, corrige-me enquanto é tempo ainda que eu sofra, ajude-me hoje para que o amanhã eu não faça chorar, só você pode descobrir o que é fundamental em teu ser... Não desista enquanto tiver algo para ofertar... Uma coisa só termina no momento em que se deixa de tentar... Não corra pela vida com pressa de chegar... A vida não é uma competição, mas uma jornada... E cada passo do caminho só pode ser compreendido quando aprendemos a amar... Por isto eu te admiro mulher.

Vocabulário – Omisso: excluir, saltar.

Page 22: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

De olhos abertos

22 De olhos abertos! Você já viu que dia maravilhoso está esperando por você lá fora? Aqui também! Aqui mesmo na sua frente... Tem um mundo maravilhoso! Pode ficar aqui? Mas... Quer um conselho? O dia está lindo abra a janela? Isto mesmo! Olha lá pra fora viu?... É a vida! A vida que está recebendo você mais uma vez! Então aproveite viva cada minuto cada pedacinho, cada instante desse dia, respire, vai? Isso mesmo! Respire fundo... Estufa o peito, sentiu como é bom, “limpa o cérebro”?... Já tinha prestado atenção nisso? Não! Então respire agora e viva o dia de hoje com o melhor que a vida lhe deu o amor! O amor... Com amor? Com imenso amor!... Aquele amor que lhe faz profundamente feliz! Problemas? Com amor você resolve! E esquecem as dificuldades, Homens? Como! Sim, homens legais sãos feios homens bonitos não sãos legais, homens bonitos legais sãos gays, homens bonitos e legais é héteros estão casados, homens bonitos, mas legais não tem dinheiro, homens bonitos, legais e com dinheiro, acham que as mulheres estão atrás do dinheiro deles, homens bonitos e sem dinheiro estão de olho no dinheiro delas, homens bonitos, não tão legais e razoavelmente héteros não te acha bonita, homens que te acha bonita, que são razoáveis legais e tem dinheiro, são uns galinhas, homens que são razoavelmente bonitos razoavelmente legais e tem algum dinheiro são tímidos e nunca tomam a iniciativa e homens que nunca tomam a iniciativa perdem o interesse automaticamente há pessoas que amam o poder e outros têm o poder de amar, exerça sempre esse poder e verás que a felicidade está dentro de você.

Page 23: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Bendito seja

23 O amor surge quando aprendemos a admirá-lo as qualidades de uma pessoa que com a simples presença nos faz crescer e sentir especial e com a presença nesta fortaleza de amizade é que bendito seja quem te gerou, bendito o leite que te fez crescer, bendito a padieira de onde te embalou bendito a tua ama pra te adormecer, bendito o brilho do luar a penumbra da noite em que nasceu tão suave que deu essa candura ao teu olhar, e a tua voz esse lied d’ave!... Bendito sejam todos por Deus! Bendito sejam todos que te amarem! Bendito que em de ti ajoelharem com grande compaixão, fervente louca e amável paixão! E bendito eu que te almejo! Bendito seja essa mulher! E bendito seja o beijo desta boca! Quando se acabar as forças Deus renova! Quando é inevitável conter as lágrimas, Deus dá alegria, quando não há mais amor, lembre se Deus é amor, quando a maldição aumentar... Deus transformará em benção, quando parecer o final Deus te pronuncia: não é o fim, quando aflição quer persistir, Deus te diz: envolve-nos com a paz, quando a doença assolar, Deus é quem cura, quando o impossível se levanta, Deus o torna possível, quando faltam as palavras, Deus sabe o que queremos dizer, quando tudo parece se fechar, Deus abre uma nova porta, quando você diz: não vou conseguir, Deus descreve: não tema está contigo, quando o coração é machucado por alguém, Deus é quem derrama o bálsamo curador, quando não há possibilidade, Deus faz milagre, quando só há morte, Deus é a vida, quando a noite parecer não ter fim, Deus faz nascer o amanhecer... Deus o existe é permanente ele é o dia às trevas o sol a lua as estrelas as árvores os frutos os caules as folhas a terra a água o vento as raízes em se enfim Deus é tudo... Sempre louvai ao senhor!

Vocabulário – Padieira: Beco, travessa. Penumbra: Afastamento, insulamento, isolamento, retraimento, crepúsculo, escuridão, noite, sobra. Lied: Balada, canto, canção, hino, serenata, ária, música. Bálsamo: Aroma, fragrância, perfume conforto, consolação, lenitivo.

Page 24: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Não odiar

24 Um dia quando a solidão tomar conta de você e seus olhos chorarem por alguém e seus lábios não souberem mais sorrir, lembre-se que em algum lugar onde você nem imagina lá existe alguém que te ama, alguém que sofre em silencio e por você até morreria só pra te fazer feliz: não faça algo que possa se arrepender e odiar todas as rosas porque uma te acúleo... Perder a fé em todas as orações porque não foste atendido... Desistir de todos os esforços porque um deles fracassou... Condenar todas as amizades porque uma te traiu... Descrer de todo amor porque um deles Foi-te infiel... Jogar fora todas as chances de ser feliz porque uma tentativa não deu certo... Espero que na tua caminhada não cometa estas loucuras... Lembrando que sempre existe uma chance... Outra Amizade... Outro amor, uma nova força é só ser persistente e procurar ser mais feliz a cada dia a gloria não consiste em cair, erguer-se toda vez que amar... É dá força nas conquistas nas derrotas nas horas difíceis e boas o amor é compartilhar segredos e emoções é compreensão, diversão, contar com alguém sempre que precisar, ter algo comum e não ter nada incomum saber que se tem mais incomum do que imaginar, sentir saudade e não querer dar tempo ao tempo, dar preferência, bater um ciúme em ambas às partes, mesmo se tivesse em minhas mãos todo perfume das rosas, toda beleza do céu, toda pureza dos anjos, toda inocência das crianças, toda grandeza do mar, toda força das ondas, mesmo se eu tivesse todas as coisas da vida e todos os lugares do mundo, mais nada teria sentido se eu não tivesse você... Nunca odiar, tudo tem explicação ele simplesmente acontece.

Vocabulário – Acúleo: Bico, espigão, espinho, pico ponta pua.

Page 25: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

As vantagens

25 Os princípios da eficiência é não temer o futuro nem idolatrar o passado o insucesso é apenas uma oportunidade para começar outra vez com mais inteligência o passado só nos serve para mostrar nossas falhas e fornecer indicações para o progresso, amar é construir uma maneira fascinante de colocar uma canção no coração de alguém, assim é como um amigo são flores que rego à medida das necessidades que abraço forte, sem carecer a liberdade que amo, sem esperar reciprocidade, amigos são jóias raras e a qualquer sinal, respondendo com meu amor que é sempre incondicional, viver é sonhar, decidir, perder, vencer ou retornar e crescer sem aparecer é uma grande história de amor, viver não é uma aventura é saber lidar com a vida e com o próximo, cada dia uma noite e um amanhecer um galho sempre é meneado com outro galho, cada sorriso uma alegria, cada pessoa o mesmo mundo... Cada dia um degrau e não utopia a cada passo um risco, cada erro uma oportunidade de aprender, viver é sempre mais... É sempre vantagem é sempre seguir em frente... E não distanciar da alegria é ter certeza de que vale apena... Vale apena viver, viver é ter chance de acreditar que a cada dia podemos fazer mais que imaginávamos e acelerar sonhos e esperanças, fazendo da fé nossa inspiração buscando nas pequenas coisas uma grande alegria e da paz. “o conhecimento é a única virtude e ignorância é o vicio de muitos” reconstituírem é fazer o possível em ajudar o necessitado, muitos tem outros nada a medida do tempo nunca enche, vivemos em um pais igualitário pra ir e vir, entrar e sair, falar e ouvir e outros... Mas muito vivi ao contrario da palavra igualitário, igualitarismo social mais o que deveriam ter é equidade em julgar, metalizar e enxergar quem sofre e quem platéia do menor abandonado, unir as forças como no amor e sermos andorinhas e ajudar... Ou são definições sobre igualdade e equidade, seria mesmo corriqueiro ressaltar que o sacrifício da liberdade individual que garante a liberdade coletiva e sua expressão através da democracia? Ou é quando igualdade virá equidade...

Vocabulário – Eficiência: Ação, força, efeito, eficácia. Idolatrar: adorar, Venerar, execrar, idolatria. Reciprocidade: Harmonia, sintonia. Sintonizar. Incondicional: Absoluto, integral, irrestrito, total, condicional, incondicionado, condicionado. Meneado: Abanado, Agitado, balançado, sacudido, acenado brandido, brandimento, movido. Utopia: Alucinado, fantasia, ilusão, miragem, quimera, iludir. Virtude: Bem, beneficio malefício, (antônimo) coragem valentia, valor, ânimo, equidade. Equidade: Igualdade, rectidão, imparcialidade, justiça. Platéia: Espectadora, definições.

Page 26: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Restituição

26 Janeiro tudo começa... Fevereiro incompleto, merecido... Março de milagres... Abril de restauração... Maio de portas abertas... Junho de certas vitórias... Julho de maravilhas incontáveis... Agosto de supressas inigualáveis, Setembro de muita gloria... Outubro de muitas vitórias... Novembro de sonhos coloridos... Dezembro desejos concretizado, muita paz, amor é sabedoria, valorizar o sorriso, refletir sobre a tristeza e alegria, a vida não é apenas comemorar o sucesso é aprender a lição nos fracassos, não é apenas ter jubilo nos aplausos é encontrar alegria no anonimato, ter amor, ser feliz é reconhecer que vale apena viver, apesar de todos os desafios... Incompreensões e período de crise, ter amor não é uma fatalidade do destino é uma conquista de quem sabe viajar pra dentro do seu próprio ser, quero que sinta meu amor levado pelo vento que você atravessará, sinta na brisa da chuva o meu abraço o mais forte que eu tenho pra lhe dar, você que mim fez poesia mim faz companhia mim deixa encantado, sorridente, transparente querendo voar... Estimular harmonia é participar ativamente do plano divino é colaborar para a eliminação dos preconceitos e do ódio, abrir uma janela para que os raios do sol penetrem em nossos corações, ser inteligente, atraente e criterioso é ter certeza que o direito de amar não depende do visinho do pai da mãe do filho do neto dos avos é ser correspondido com a pessoa certa, fugir e saber votar é dar direito a quem não tem, viver e aprender é dizer para o mundo eu amo o caminho nunca finda sempre há um lugar e lá é seu lugar.

Vocabulário – Anonimato: Obscuridade. Preconceitos: Abusão, crendice, superstição, preconceituoso, convencionalismo, prejuízo, preocupação, prevenção.

Page 27: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Encorajar

27 Aprendam sonhar... E ver a vida como um espetáculo imperdível... Devemos ser empreendedores... Se empreender não tenha medo de errar... Se errar não tenha medo de chorar... Se chorar repense a vida, não recue, jamais desista de si mesmo, a vida é um espetáculo imperdível, quero te encorajar a ir além dos limites! Limites normais da vida e começar a percorrer a si mesmo de forma diferente, quer te encorajar a viver a vida na borda afiada do tempo, isto fará possível nascer para uma vida nova a cada minutos, compreenda que viver é ser feliz... Que ter amigos é necessário, apreenda que o tempo cura... Que a magoa passa... Que a decepção não mata, e que os amigos permaneçam que a dor fortaleça os nervos, apreenda que sonhar não é fantasiar, que a beleza não está no que vemos e sim no que sentimos todos os dias quando acordamos, lá está a nossa frente uma caixa de presente, enviado por Deus, especialmente para nós, um dia inteirinho para usarmos da melhor forma possível ás vezes ele vem cheio de problemas, tristeza ou outras coisas que não conseguimos resolver... Outras vezes vem cheia de supressa, alegria vitória e conquistas... O mais importante é que todos os dias, Deus embrulha pra nós em quanto dormimos nosso presente e que seu presente seja cheio de alegrias e laureias, olhem pra atrás veja os obstáculos que você já superou, veja quanto você já aprendeu nesta vida e quanto já cresceu, olhe para frente... Não fique parado, levantem-se quando tropeçar e cair levantam-se e estabeleça metas... Tenha planos e prossiga com firmeza, olhe para dentro de você! Conheça seu coração e analise seus projetos, mantenha puro seu sentimento, não deixe que o orgulho a vaidade e a inveja dominem seus pensamentos e seu coração, olhe para o lado socorra quem precisar de você, ame o próximo e seja sensível para perceber as necessidades daqueles que o cercam... Olhe Para baixo não pise em ninguém... Perceba as pequenas coisas e aprenda a valorizá-la, olhe para cima há um Deus maior que você e que te ama muito e tem todas as coisas sob seu controle, olha para Deus e perceba a profundidade a riqueza e o poder da bondade divina, sinta esse Deus que olha por você todos os dias de sua vida, pense e ore por todos, pense em você.

Vocabulário – Encorajar: Acoroçoar, acorçoar, alentar, animar. Laureias: Aplaudes, festejas coroas, galardoam premiar, recompensas, festejado, laureado.

Page 28: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Não é ficção

28 Em cada coração á uma janela para outro coração, ele estão separado como dois corpos, como duas lâmpadas que não estão juntas, sua luz se une em um só feixe, com as transformações pode mudar e ser conjugado com as interações pode haver mudança, mas o significativo é permanecer juntos ate a consumação. Lábios que eu não beijei, apele que não toquei os olhos que frente a frente não olhei o sonho que só sonhei e não realizei as palavras que com carinho eu escutei de tudo um pouco, em sonho experimentei sonhos que um dia lá em minha juventude sonhei sonho que com certeza ainda concretizarei, quanto te busquei, quanto te visualizei, quantos momentos em te eu pensei! O tempo passou e eu de te não mim distanciei, pelo contrario: dentro de mim te preservei e te perpetuei, na tela da vida, os problemas e dificuldades tomam a forma que damos a eles, são as tintas que escolhemos para essa grande pintura que a tornará mais bela... Os atípicos chamam de ofidismo, outros de quimera, eu chamo de aprendizado, o maravilhoso da fantasia é nossa capacidade se torná-lo realidade? Voe pássaros perdidos que no pouso forçado o desânimo visitou quando voam ao teu lado... É só erguer sua cabeça, abrir suas asas e seguir teu rumo segue o barulho das águas, segue teus iguais, volta e cumpre seu papel, ocupa teu espaço outra vez, são apenas pássaros perdidos que o descuido cobrou... Agora é preciso que seja corajoso pássaro colorido, que percorreu o céu com habilidade, enfeitando a vida de tantos olhos, e volta a voar vôo certeiro mesmo ligeiro a dois olhos guardam segredos fazem e acontece e menos amanhece lutam com orgulho de uma visita incomensurável sou reto e justo faço o, contudo é uma realidade.

Vocabulário - Atípicos: Anormais, anômalos, irregulares, Normais, atipicidade, larvados. Ofidismo: Estudo dos venenos das serpentes. Quimera: Alucinação Fantasia, ilusão, miragem, utopia, iludir.

Page 29: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Além

29 Um dia a maioria de nós irá separá-lo, sentiremos saudades de toda aleivosias jogadas fora as descobertas que fizemos dos sonhos e as circunstâncias que tivemos dos tatos, sorrisos e momentos que compartilhamos, atem dos momentos de lágrimas, de angustias, das vésperas de finais de semana de finais de meses ou ano enfim... Do companheirismo vivido sempre pensei que as amizades continuassem para sempre a nos encontrar... Nas trocas de e-mail nos telefonemas dialogar algumas coisas foi bobagens... Mas você levou a serio esqueceu! Os dias vão passar, meses ou anos... Mas estes contatos devem tornar-se cada vez mais fortes por que está raro, não vamos nos perder no tempo... Vamos interagir para que um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão! Quem são aquelas pessoas? Diremos... Que eram nossos amigos e isso vão doer tanto! Foram meus amigos! Foi com eles que vivi os melhores anos! Quando você se sentir só, pense que mesmo longe alguém pensa em você... Quando você sentir tristeza pense que mesmo longe alguém quer te ver feliz... Quando você não conseguir sorrir, pense que mesmo longe alguém quer ver um sorriso seu... Quando laquear aboca, pense que mesmo longe alguém precisa de tuas palavras... Quando seu coração não tiver mais forças pra resistir... Pense que mesmo longe e tão perto alguém gosta de você, quando sentires fraco, pense que mesmo longe alguém te fortifica... Quando você sentir saudades, pense que mesmo vindo de longe alguém está chegando para te dizer-te amo a minha amizade! É mais do que amizade é mais do que o trovão! É mais do que o relâmpago! É mais do que o sol! É mais do que a lua! É mais do que o presente! É igual o futuro... É menor do que Deus! Mais sei te amar.

Vocabulário – Aleivosias: Aleives, calúnias, conversas, embustes, falsidades, mentiras, fatos, falso. Circunstâncias: casos, conjunturas, ocasiões, ocorrências, situações, estados, posições. Laquear: Dossel, sobrecéu, fechar, ligar, trompa. Atem: Amarrem, enlacem, juntem, liguem, prendam, vinculem, ligação, elem.

Page 30: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

A confiabilidade

30 Que a alegria contagie o seu dia... Que o riso seja livre e reflita o que se vive... Que a paz venha da alma com a ternura que calma... Que a liberdade de amar não contravenha a liberdade de está iludido por menores, mesmo sabendo que o amor é social! Que a vida não seja uma troca havendo handicap impostas... Que o agir não tire da natureza o direito e a liberdade de existir há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há tipos que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol, muitas pessoas irão entrar e sair de sua vida, somente verdadeiros amigos deixaram pegadas no seu coração, pra lhe deixar recordações e confiabilidade e não o acaso da desilusão, deixo o impetro a fidelidade use a cabeça para lidar com os outros use o coração a raiva é a única palavra de perigo, se alguém te atraiçoou uma vez a culpa é dele e se alguém te atraiçoar duas vezes a culpa é sua vale conciliar, quem perdem dinheiro perde muito, quem perde um amigo perde mais, quem perde a fé perde tudo, jovens bonitos são acidentes da natureza, velhos bonitos são obras de arte, aprenda também com os erros dos outros... Você não vivi tempo suficiente para cometer todos os erros, amigos de você sou eu... Você trouxe outros amigos? Agora somos três... Nós começamos um grupo... No nosso circulo de amizade... Você é igual... Idêntico um recursivo tem começo e fim... Ou como o oceano tem começo e não fim ontem é mistério hoje é história o amanhã é uma dádiva e por isso que vivemos o presente.

Vocabulário – Contravenha: Desobedeça, infrinja, transgrida, viole. Dádiva: convite, presente, doação, dom, donativo, oblata, oblação, oferenda. Impetro: Abiacho, abiscoito, alcanço, arranjo, arrumo, consigo, obtenho, ficar. Handicap: Desvantagem. Recursivo: Circular, cíclico, periódico, recorrente, reentrante, repetitivo.

Page 31: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Dedicado

31 Minha vida... Quando você diz que mim quer, meu coração chora de duvidas se realmente quer, por que não fica comigo? Dói no coração em saber que tem outra pessoa com você, ganhando seus abraços e beijos, quem ama quer está sempre perto, quem quer faz de tudo pra dar certo, essa sua indecisão não faz bem ao meu coração, que já se entregou por inteiro, um lindo momento de amor no meu pensamento ficou, será que no momento sentiu o mesmo, quem quer faz de tudo para dar certo, se era pra ser assim, por que cuidou de mim? Seduziu-me e enfeitiçou diz que me quer, mais comigo não ficou, essa sua indecisão, não faz bem ao meu coração, que já se entregou por inteiro, um lindo momento de amor no meu pensamento ficou, será que no momento sentiu o mesmo, quem ama quer está sempre perto, quem quer, faz de tudo para dar certo, eu mim lembro sempre onde quer que eu vá só um pensamento em qualquer lugar, só penso em você e em querer te encontrar e abraçar, você conhece o relacionamento entre seu dois olhos? Eles piscam juntos, eles se movem juntos, eles choram juntos, eles enxergam juntos e eles dormem juntos, embora eles nunca vejam um ao outro... Só a espelho... Amizade não é e é virtual mais pra mim é mútuo e dedicado! Estamos conquistando em olhares e querendo em coração, descobrindo um ao outro, sonho que deverá ser realizado e transformando em dois corpos comuns.

Vocabulário – Indecisão: Empate, irresolução, perplexidade.

Page 32: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Aglomerados

32 Só Deus pode criar... Mas você pode valorizar o que ele criou só Deus pode dar a fé, mas você pode dar o seu testemunho só Deus pode dar o amor, mas você pode ensinar amar só Deus pode dar alegria, mas você pode sorrir a todos só Deus pode dar a força, mas você pode apoiar á quem desanimou só Deus é a luz, mas você pode fazê-lo brilhar aos olhos dos seus irmãos sós Deus é o caminho, mas você pode indicá-lo aos outro só Deus é a vida, mas você pode contribuir aos outros o desejo de viver só Deus pode fazer milagres, mas você pode ser aquele que trouxe os cinco Pães e dois peixes só Deus pode fazer o que parece impossível... Mas, você pode fazer o possível... Só Deus basta em se... Mas ele preferiu contar com você... Deus nos ama se for pra roubar que seja um beijo se for pra matar que seja a saudade se for pra ter fome que seja de amor se for pra chorar que seja de alegria se for pra perder que seja o medo se for pra enganar que seja o estomago se for pra guerra que seja de travesseiro se for pra esquentar que seja ao sol e corpo se for pra beijar que seja por amor se for pra cair que seja pra se levantar se for pra ser feliz que seja para sempre se for pra clonar que seja no papel, aprendi que na vida não importa o que temos... Mais sim quem temos... Ah se eu pudesse, gostaria de tirar a tristeza das pessoas, queria realizar o sonho de todos, curaria a mágoa de quem sofre tiraria o véu que impede a fé: plantaria esperança em todos os corações, o que posso fazer-te é caminhar ao seu lado, estender minhas mãos e provocar seu sorriso, emitir palavras de conforto e estimular sua luta por seus objetivos vai orar sempre por você ouvir-lhe compreender e lhe dar carinho, amor e felicidade Deus nos ama e quer nos ver feliz hoje e sempre.

Vocabulário – Conforto: Aconchego, comodidade, aconchegar, alivio, auxilia consolação, lenitivo, refresco.

Page 33: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Andamento

33 Amor se você chorar te faço rir se você fugir te faço voltar se você controverter comigo, te faço entender se você não ver te faço enxergá-lo se você calar-te, te faço falar se você dormir te faço sonhar se você pensar em desistir te faço persistir se você não me ouvir eu grito se você não souber te faço procurar se você tiver medo te faço ânimo se você for presunçoso te ensino a humildade se você for demudado te ensino a paciência se você perder a luz te mostro o caminho e seguir a Deus se você já não se importa te faço importante se você sentir sozinho te farei ver que estou sempre ao seu lado se você estiver perdido... Mostrar-te-ei o achado se seu coração estiver com dor o nosso Deus irá curá-lo se você me perguntar! Porque preocupa tanto com minha pessoa? Porque sou seu amigo! Eu quero que você saiba que pode contar comigo a qualquer momento, te adoro e sou feliz em tê-lo como amigo... Amo-te, chorar é lindo, todas as lágrimas na face são corresponde palavras de um sentimento calado, as pessoas mudam porque queremos que sejam perfeitas e não imêmore, não diga que esqueceu um amor, diga que obter calar sem falar nele e sem chorar, o amor é inesquecível... As lágrimas não doem o que dói são os motivos que as faz elas caírem é preciso saber olhar com pureza de alma, respirar como se nascêssemos a cada instante ter serenidade... “Cultivar uma flor, mergulhar em águas limpas, ouvir o canto dos pássaros e agradecer a vida, não deixar que o encanto se dissolva diante do mundo.” Se em cada estrada do mundo existir pessoa igual a você o sol e a lua brilhará mais, motivo justo e certo para existir pessoa igual a você o mundo é um paraíso coisa sem explicação motivo exuberante obra da natureza é fácil ver Deus justifique-se de você mesmo a sua imagem e semelhança e a tudo que ele criou ver Deus no dia, na noite, na lua, nas estrelas, no sol, nas águas, nas pedras, na terra, nas plantas, nas árvores, no cacho de coco, enfim ver deus em você.

Vocabulário - Controverter: Agitar, Aventar, debater, discutir, tratar, ventilar, contestável, controvertido. Presunçoso: Altivo, arrogante, inchado, orgulhoso, rompante, rompente, soberbo, sobranceiro. Demudado: Alterado, modificado, mudado. Imêmore: Esquecido. Ânimo: Acendimento, entusiasmo, acender, alento, coragem, força, seiva, indiferença. Obter: Abichar, abiscoitar, alcançar, arranjar, arrumar, conseguir, impetrar, ficar sem.

Page 34: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

A dúvida

34 “Para falar a verdade às vezes mentem tentando ser metade do inteiro que eu sinto pra dizer às vezes que às vezes não digo” você não é capaz de fazer da minha briga meu abrigo! Tanto faz ou não satisfaz o que preciso? Quem busca nunca é indeciso, eu busquei consistir em você? E pra mim mostrou que eu não sou exclusivamente abandonado nesse mundo, cogita de mim enquanto não me esqueço de você cuida de mim enquanto finjo que sou quem eu queria ser, cuide de mim enquanto não me lembro do nada cuide de mim enquanto finjo e enquanto fujo, basta a infortúnio que eu mesmo sinto de mim, junto todas as coisas viro querubim, sou da cor do tom, sabor e som que quiser ouvir, sou calor sou frio, sou clarão e escuridão, que te faz dormir, quero mais, quero a paz que mim prometeu, volto atrás se voltar atrás assim como eu serei feliz, busquei quem sou você pra mim mostrou que fez, não estou sozinho nesse mundo, o que mais me encanta em você é a tua capacidade de eu enlouquecer a tua sensualidade ardente, teus dentes separados... Na frente seu sorriso esperto de quem muito já sofreu, tua inteligência moleque, de pernas tortas, teu delírio sóbrio a beira da sorte, teu rosto infantil, seus traços fortes, o que mais mim encanta em você é o teu peito, num vestido colado a tua sensualidade ardente, teus dentes separados... Teu sorriso esperto de quem muito já sofreu o poder eletrizante que o teu sim exerce na frente e dentro de mim a possibilidade de um mundo pequeno, conter uma enorme galáxia, e ter me transformado em alguém mais perto do que eu idealizo ser o em se... Pra falar a verdade às vezes mentem.

Vocabulário – Sóbrio: Abstinente, abstêmio, frugal, temperante. Cogita: Cisma, medite conjetura, elucubra, matuta, pensa, raciocina, reflete. Infortúnio: Adversidade, desdita, desventura, disgra, infelicidade, mal, miséria, aflição.

Page 35: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Cognição

35 Mares sobre o céu, cidade no brilho mundo minha canção que eu compus, mudou tudo agora é você a minha voz que era amplidão do universo da multidão, hoje canto e escrevo só por você, minha mulher, meu amor, meu lugar antes de você chegar, era tudo saudade, meu canto mudo no ar, faz do seu nome hoje o céu da cidade lua no mar, estrelas no chão e entre seus pés e suas mãos tudo quer aquisição você: levanta o sol do meu coração, já não vivo nem morrer em vão é mais eu por que sou você, minha senhora, meu amor meu ambiente antes de você abordar, era tudo saudade meu canto mudo no ar, faz do seu nome hoje o céu da cidade, lua no mar, estrelas no chão a seus pés entre as suas mãos tudo quer alcançar você, levanta o sol do meu coração, já não vivo e nem morro em vão, sou mais eu por que sou você a vida às vezes coloca em nossos caminhos muros e barreiras os obstáculos e sãos obstáculos, onde devemos lutar tentar e finalmente conseguir vencê-los fique ciente que lá na frente estará alguém para lhe dizer que você é um grande vencedor... “Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha porque é única e nenhuma substitui a outra, cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e nos deixa só saudade porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós, essa é a mais bela responsabilidade da vida é a prova de que as pessoas se encontram por acaso” é a prova de um lindo sentimento que jamais apagará a prova de uma realização convincente, à cada pessoa.

Vocabulário – cognação: Afinidade, agnação, consangüinidade, laços de sangue, parentesco. Compus: Ajeitei, arranjei, arrumei, endireitei, concheguei. Convincente: Persuasivo, persuasório, suasório.

Page 36: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Descubra

36 Se existem verdades absolutas, uma delas é que nós todos temos medo de sofrer... Tentamos acreditar que podemos controlar as situações ao nosso redor, muitas pessoas, não conseguem viver o amor! Será que ele me ama? Será que vale a pena perdoar e tentar ablação? Será que ele vai me trair? Esta resposta vem de você a duvida leva ao sofrimento ou ao benefício! Sim por que o amor é uma chance, uma oportunidade, uma garantia, com uma incerteza e em outros a certeza de convivência, podemos viver conforme nossa vontade, de acordo com nosso coração ou... Passamos a vida inteira tentando controlar o incontrolável, garantir o incerto, jamais teremos como saber se o outro permanece sendo pérfido se o amor que sentimos é correspondido na mesma medida, se sofrer ou se seremos felizes, jamais sabemos do amanhã, manhã de todos e só podemos saber de nós mesmo e digo só conseguiremos entrar no coração de alguém, quando incluímos a audácia e a coragem de nos entregar ao impossível o segredo está em saber se você quer se você realmente ama e quer ser amada, porque quando se ama a alma chama o corpo procura o pensamento prestar atenção a pressão eleva o peito dói, os olhos choram a carne enfraquece, os nervos decaem é uma palavra sem explicação amor, amar, todo corpo precisa de uma alma gêmea e esta alma gêmea é você... É quem você gosta e ama de verdade ou então foi por intuição de força de destino sem ter a certeza do coração e do pensamento.

Vocabulário – Pérfido: Desleal, falso, infido, infiel, traidor, traiçoeiro, traição. Audácia: Atrevimento, cinismo, desaforo, descaramento, insolência, ousadia, petulância, topete. Ablação: Amputação, remoção, retirada.

Page 37: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

A decadência

37 Quem me dará a mão, quando do mundo não restar nada... Quem mostrará a luz, quando meus olhos estiverem cansados da escuridão, quem me trará a água quando minha boca estiver seca de abdica... Quem mim mostrará a esperança quando meu mundo estiver tomado de guerra e desilusões... Quem irá me ouvir e eu dar bons conselhos quando o mundo se fizer de surdo e calar-se... Quem irá atender ao telefone quando minhas mãos tremerem ao discar o número... Quem irá ouvir meus gritos de socorro e virá eu socorrer... Só Deus dirá o dia que tudo completará somos fieis a uma amizade poderemos está no abismo, jamais soltaremos as mãos, mãos unidas por um forte laço chamado Jesus, dois amigos dois amores duas almas seguindo um mesmo caminho a felicidade não depende do que acontece a nossa ilharga, do que acontece dentro de nós a felicidade se mede pela forma que enfrentamos as curvas da vida é fácil sentir-se deprimido, portanto a felicidade não exige valentia, a felicidade não consiste em fazer sempre o que desejamos, em querer bem o que arranjamos a felicidade é nascer e crescer em um mundo de harmonia, ao colocarmos nosso coração em tudo que fazermos a felicidade não tem receita cada um para outro a cozinha com o tempero de sua própria meditação a felicidade não é uma pousada no caminho é uma forma de caminhar pela vida, os sofrimentos poluem a alma, enquanto que a alegrias colorem e dão brilhos, tome em suas mãos o pincel da existência e pinte sua vida com as cores da alegria o resultado se chamará á felicidade.

Vocabulário – Abdica: Abandona, cede,desiste,larga,recusa, rejeita,renuncia, resigna. Ilharga: Aba aclive, declive, encosta, falda, flanco, ladeira orla.

Page 38: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

É pra você

38 Deus escrevi certo por cima de linha tortas e dar bons pensamentos a todos... Para aquelas pessoas que fazem meu coração sorrir... Para as pessoas que sempre permaneceu junto quando eu não estava hostilizar... Para a pessoa que eu esperava que me chutasse quando cair e que foi uma das primeiras que me ajudou a levantar... Para as pessoas que fizeram a diferença em minha vida... Para as pessoas que quando olho pra atrás, sinto muitas saudades... Para as pessoas que me aconselhava quando me senti sozinho e me ajudaram a entender que não importa em quantos pedaços meu coração tenha se partido, porque o mundo não irá parar para que eu o conserte... Para as pessoas que me deram força quando eu não estava muito animado, para as pessoas que amei... Para as pessoas que eu amo... Para as pessoas que abracei... Para as pessoas que encontro apenas em meus sonhos... Para as pessoas que encontro todos os dias e não tenho a chance de dizer tudo o que sinto olhando em seus olhos... Para as pessoas que cantam e choram sem saber o significado das lágrimas e sorrisos! Para as pessoas que oram ao Senhor e pede paz na terra... Para todas as mamães com árduo trabalho de conduzir aos meses seu filho que é a prosperidade deste mundo mesmo que prezam ou não seus filhos! E para todos os filhos que não prezam ou não seus pais! Para todo o pai deste mundo que prezam ou não seus filhos! Para todos os filhos que orem ou não... Pelos os pais e para todas as pessoas do mundo... O que importa não é o que eu tenho na vida... Mas quem eu tenho na vida... Por isso guardo todas as pessoas importantes da minha vida em um segundo, às vezes é preciso perder para dar valor é preciso chorar para aprender a amar é preciso confiar para se entregar é preciso ouvir para nunca gritar! Todos irão sofrer um dia para saber o verdadeiro sentido do sofrimento... Se sentir saudade procure se sentir vontade faça se tiver medo lute se perder esqueça se gostar viva a vida.

Vocabulário – Árduo: Absorvente, Aturado, duro, intenso penoso.

Page 39: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Conquiste

39 Vocês sabem viver? Viver é acreditar no nascer e no pôr do sol, é ter esperança de que o amanhã será sempre o melhor é nascer a cada dia é aprender a crescer a cada momento é acreditar no amor é inventar a própria vida, no decorrer desta vida há prazer há alegria há tristeza há dor e amor, desliza em nossa vida e em nosso coração pessoas com várias pretensões e deixando diferentes marcas, são essas marcas combinadas que formam a riqueza da nossa caminhada em um caminho onde o mais importante é chegar... É valorizar os detalhes, todas as subidas e descidas, as pedras as curvas o silencio a brisa... A chuva o sol as estrelas e as montanhas deste caminho, para que você possa dizer eu cresci e aprendi, choraram e sonharam, cair e levantei, amei e venci, amei e fui amado, perdi e ganhei aprendi e errei! É complicado? Veja... Se nós se insinua é tirada... Fica-se na nossa, ta dando uma de difícil, se aceitar... No inicio do relacionamento é muito fácil se não quer ainda ta fazendo doce se Poe limitações nas palavras ou... É autoritária se concorda com o que fala ou... Diz é uma lesa sem opinião se batalha por estudos e profissões é uma ambiciosa se não ta nem ai pra isso é contusa se não tem nada foi preguiçosa se não se liga nesses assuntos é desinformada se corre pra matar uma barata não é feminino, se aceita tudo na... É vagabunda se ganha menos que o homem é pra ser sustentada se ganha mais que o homem é pra jogar na cara deles se adora roupas e cosméticos é deslumbrante se não gosto é falsidade se sai mais cedo do trabalho é folgada se sai mais tarde ta dando confiança ao... A mulher não foi feita pra ser atingida e sim pra ser amada.

Vocabulário – Insinua: Alude dar a entender, implica, sugere, dar indiretas, imprime, inspira, instila.

Page 40: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Afeto

40 O amor ou amizade são como árvores de raízes profundas, só Deus consegui arrancar ter felicidade aformoseiam aqueles que choram... Aqueles que sofrem... Aqueles que buscam... Aqueles que se esforçam, só essas pessoas podem apreciar a importância daqueles que tem deixado marcas em sua vida, se ontem estava chorando, sofrendo, mas tem se esforçado para buscado o melhor... Alegre-se você estar na lista dos amorés, carinhos e felicidade não importa que os anos passem depressa não importa para onde se vão não importa o quanto a nós mediu... E o quanto somos diferentes: não importa as ausências e falta de tempo não importa os novos amigos as novas viagens os novos amores e estilos de vida não importa quantas coisas maravilhosas que eu encontrei nesse mundo, nada vai mudar ou ser mudado, maior do que nós só Deus e às vezes a gente se esquece e muda a forma de pensar e interagir esquece-se de orar e agradecer por maravilhas, tudo passa de alguma forma, mas quando estamos juntos tudo faz sentido se completa! Em uma palavra de carinho na luz do sol no vento que anuncia a chuva, nas flores da primavera nos pássaros voando nos ares do céu, na lua nas estrelas a felicidade esta em todo lugar, mas somos cegos, surdos e mudos para poder percebê-la, queremos tocar a dona felicidade, mas ela é intocável, só sentida dentro do coração... Vamos abrir todos os nossos sentidos, deixá-los livres para os detalhes do dia-a-dia, tente, passe um dia percebendo o significado da felicidade, no final você irá descobrir que não precisa muito para ser feliz basta juntar os pequenos momentos para que se tornem grandes e com esse simples depoimento que quero expressar todo meu carinho por você e pra você.

Vocabulário – Aformoseiam: alegram, alindam, embelecem, embelezam.

Page 41: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Eu sou o que sou! Eu

41 Não importam o seu passado o importante é o que você é ou o que você quer ser... Não importa onde você estar o que importa é para onde você quer ir... Não importa o porquê o importante é o querer... Não importa suas magoas o importante são suas alegrias... Não importa o que você já passou esqueça o passado mesmo sabendo que ele nos pertence, guarde em suas lembranças... Nunca pense em julgar... Veja e sinta... Ouça e medite... Não troque dê preferência... Acredite naquilo que quiser... Não adianta sonhar se você não lutar... O mundo é um espelho... Não seja apenas um reflexo, acreditando num futuro que você não buscar... Esforce para alcançar seus sonhos... Lute no presente e lucrará no futuro, Enfim! O que importa? Importa você, posso desaparecer por um minuto... Por um dia... Por um mês... Por um ano, mas estarei sempre por perto, posso não te dizer bom dia... Boa tarde... Boa noite... Mais nunca te direi adeus! Sabe por quê? Porque os verdadeiros amigos nunca se esquecem... E você estará sempre em meu coração, preparado para novas oportunidades e emoções, o fim de semana chegou! Um tempo novo é todo seu! Uma página em branco esperando por novas histórias, novas aventuras... Aproveite este tempo e faça de tudo para ser feliz, cada segundo da vida é um milagre que não pode ser repetido e esquecido, mas só em filmagem para revê-lo e tentar fazer a reconstituição, eu sou o que sou e você?

Vocabulário – Reflexo: Automático, maquinal, mecânico, espelho, imagem, representação.

Page 42: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Acometimentos

42 Se as palavras de insultos e humilhação agredirem sua integridade lembre-se de que elas são frutos da maldade ou da inveja, vire-se e continuem a caminhar sem dar ouvidos aos fracos de alma e que as palavras pronunciam... Um dia eles entenderão porque estão completamente sós! Seu coração tem um sol que brilha a todo instante e através dos seus olhos as pessoas podem contemplar a fé e esperança que existe dentro de você, que seu encanto sejam renovados a cada dia de sua vida e que Deus continue abençoando você com o dom de ser pessoa maravilhosa, cada segundo que passa Deus nos ajuda em novos pensamentos! Pensamentos bons que merecem ser cultivado o amor fazem renascer novo amor o carinho faz parte de uma forte emoção que chamamos de coligação o vento voa a onde quer o beijo só pode ser dado se alguém procurar a chuva molha porque procuramos, as pernas leva o corpo a onde quer, para isto deve ter força de vontade, a árvore não dar, mau fruto e todos os frutos tem sua afinidade o que devemos é ter cuidado de não contaminação, sorrir do que quiser faça trocas de palavras descubra entre elas as mais verdadeiras, ouça muito e fale pouco, tenha determinação para resolver quaisquer problemas em sua vida, nunca deixe outros pensar que você é dura de pensamento, faça caridade de vez em quando não olhe a quem, dê com a direita para que a esquerda não enxergue, um coração limpo um pensamento autêntico Deus abençoará no amor e sem ele não viveremos.

Vocabulário – Acometimentos: Agressão, assaltos, Ataques, ofensiva, impulsos.

Page 43: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Abdicação

43 Somos inúteis procurar encurtar caminho e não querer começar já sabendo que a voz diz pouco já começando por ser pessoal, existe a trajetória o andamento não é apenas um modo de ir o fluxo somos nós mesmos em modo de viver, não pode chegar antes é inconveniência... E através dela a insistência do seu esforço a desistência não é o premio deve permanecer só se chega quando experimenta o poder de edificar! A desistência é uma escolha? Desistir é o caso? Desistir é uma intuição! É esta a gloria de sua condição? A desistência é uma renovação... A vida tem cinco sentidos amar, sofrer, lutar, vencer e laurear quem ama sofre, quem sofre aprende, quem luta vence, por isso ame muito e sofra pouco lute bastante e que todos em sua vida brilhe! O coração o pulsar bate forte... Portanto é você tudo que demonstramos mesmo em silencio, que seja você o melhor dos melhores é você, nunca desista corra atrás é seu objetivo, Deus está em toda parte... Dentro de você é seu objetivo não jogue sua inteligência em vão! Vale um pássaro seguro de que um pássaro solto e voando... Se você não acentuar sua identidade... É difícil para o futuro, não espere pelo o amanhã se você tem capacidade de fazer hoje: o amanhã pode ser meu ou seu ninguém sabe só ele, não espere por ele, vamos corra atrás... Teus olhos dizem muito mais do que eu podia imaginar: dizem amor, prosperidade, dizem desejo e vontade... Dizem sinceridade, bondade e honestidade. Da tua boca nasce o mais lindo som, a voz de um anjo. “No entanto, meu anjo, quantos algo a impedir te falar, não se cale, não fique preocupado, os teus olhos dirão as mais lindas palavras, adoro você para sempre”.

Vocabulário – Abdicação: Abandono, renúncia, abdicar, desistência. Fluxo: Absorção, entrada, influxo, sorção, andamento, caminho, curso, direção. Edificar: Armar, erguer, construir. Laurear: Aplaudir, festejar, coroar, galardoar, premiar, recompensar, festejado, laureado.

Page 44: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

O amor de poesia

44 Eu quero um amor de poesia e beijos de música romântica desejo viver tudo com a maior intensidade que tenho direito, não quero deixar passar em branco meus dias, quero correr atrás e sobressair do amor e fugir das estrofes chegando à felicidade, das frases de alegria, amor de poesia é você ser tocada (o), por aquela coisa mágica, só os que realmente vivem e conseguem sentir, poder acordar e ver nas coisas mais simples o grande significado da vida aprenda que amor não se pede se dá se conquista, perceber as pessoas sua volta, muitas vezes não pensam e sabe por quê? Porque elas ainda não foram tocadas, como é passado nos versos, muito já foram tocados, mas por conta da vida passaram e não as perceberam e se contém com os versos artificiais, que muitos andam falando, já percebeu que te dizer amo virou a coisa mais banal nos último tempo, todo mundo diz pra qualquer pessoa, você é especial virou moda das novelas e filmes americanos ora bola, onde está este amor que eu acredito tanto? Será que ninguém sente a intensidade dos versos do poeta? Será que essa mágica acabou? Será que a pessoa não acredita nas pessoas? As mudanças são possíveis e necessárias? Bom eu ainda continuo acreditando nesse amor de poesia e na veemência do amor nas pessoas, difícil que seja eu ainda acredito em mim e em você... Vale apena sorrir, viver e sentir a pessoa amada, vale apena cantar, olhar e sonhar, vale apena ser você e sobreviver pelo amor eu sinto você.

Vocabulário – Sobressair: Avultar, destacar, dominar, predominar, preponderar, prevalecer. Vírus clichê: Chapa, chavão, lugar-comum. Estrofes: Estâncias. Veemência: acuidade, intensidade, ardor, atividade, energia, vigor, vivacidade,

Page 45: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

O tempo não espera por você vá à busca do tempo

45 Como o tempo passa rápido, mais se fosse para escolher entre você e o sorriso eu escolheria você, pois sem você não posso sorrir todo dia tem seu preço, nós sabemos mais você tem o seu preço e este preço estar dentro de você, viver é ter consciência da realidade que se esconde atrás da aparência é ver além dos cinco sentidos e enxergar com os olhos da alma a vida materializa nossos pensamentos conforme acreditamos, ela se torna boa ou ruim. Para receber é preciso dar, para atrair é preciso irradiar, essa é à força da vida, não importam às dores as angustias nem as decepções que vou ter de encarar, escolher ser verdadeiro no meu caminho o abraço apertado o aperto de mão é sincero, por isso não estranhe a minha maneira de sorrir te desejar o bem, quem vive no bem e quem anseia o bem, não estranhe se eu te abraçar bem apertado, mesmo que seja só em pensamento se eu me emocionar com a sua história se eu chorar junto com você é isso que eu acredito que vale a pena durar e existir com emoção na verdade isto é amor, radie luz em todas as direções, ela encontrará muitos corações necessitados dirigem-se a ela e palavra germinarão sementes que produz abundância e inclinação, sente-se à beira do amanhecer e veja o sol nascer pra você, sente-se à beira do açude o rouxinol cantará para você, sente-se à beira do silencio e Deus falará com você sente-se no meio do paraíso e enxergue as mais belas coisas do mundo tudo que Deus criou contando você. Agora levante e prossiga e encontrará a sua prosperidade.

Vocabulário – Rouxinol: Filomela, ave. Inclinação: Afeição, afeto, Amizade, amor, apego dedicação, ternura.

Page 46: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Não sofras

46 Assim como uma vela, acendem outra vela e com estas milhares de velas podem ser acesas? Da mesma forma um coração acende outro coração e pode acender outros corações, encontro em você tudo que imaginará na mulher, pra ser o meu ideal, não é só teu olhar, tua voz atilada, com essa expressão que tens sentimentos... Essa graça ingênua tão rara, mais me sabe que encontro o bem, sou hilariante e feliz, que comparará ao tinir de uma taça de cristal... É tudo em você, traço por traços, tudo! As tuas mãos são rendas de ternura, teu carinho macio de veludo! Você toca em mim sem perceber... É a dor o amargo da intima tortura por não ter sido o teu primeiro amor... O qual eu luto e nunca perco a esperança de tê-lo para sempre... Quando o poder de cura fluir em sua vida, transformará velhos hábitos e crenças ao mesmo tempo em que nos protege e vitalizam todos os que rodeiam ás horas passam... Os dias passam... O tempo voa... Tire um tempo só pra nós, respire fundo olhe ao redor do tempo aprecie a natureza, as pessoas, faça alguma coisa que gostaria muito em fazer-lo e por qualquer motivo não o fez aventure... Não tenha medo, seja mais feliz, desejo que todos os teus dias sejam especiais assim como é o amor em você, saia desta vida e procure quem te ama de verdade eu. “Olhe para a lua e veras que mesmo sozinha ela nunca deixa de brilhar, mas tem muitos planetas ao redor, tem muitas visitas, não sofras não existe direito de calar-se tortura é maldita e existe ela em vários sentidos, se você não lhe der oportunidade jamais sairei desta amargura, eu amo você.

Vocabulário – Ingênua: Acriançado, infantil, pueril, simples, tola, bucólica. Hilariante: Engraçado, hilário. Atilada: Arguciosa, arguta, Astuta, clarividente, esperta, fina, inteligente, perspicaz.

Page 47: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Bravura

47 Não julguem o sucesso de cada dia pela colheita que você improvisa, veja o fruto das sementes que você plantar, não sãos as coisas bonitas que marcam nossa vida, é as pessoas que tem o dom de fazê-lo feliz e jamais serem esquecidas! E você é essa pessoa? Por isso estou aqui para te agradecer pelo carinho e por fazer parte da história de minha vida! Coragem... É dar um passo em direção da dificuldade com uma solução... E olhar que a vitória está à frente... É dizer que você acredita sem desejar aprovação, apesar de que o premio é fundamental seja profundamente ligado a o ideal, seja forte e suficiente para resistir a qualquer oposição! Coragem... É poder. Que você seja a ponte que o fará transpor as dificuldades... Que o amor seja a bússola a lhe indicar o rumo certo... Que o amor seja perene em seu coração... Que o apego lhe ampare, fortaleça e aqueça... Que o dia ilumine sempre a sua vida... Que a dedicação seja o seu doce cantar, que o amor seja eterno, que amizade não seja ficção, que o amor seja fidelidade, que a inclinação seja continuidade, que todos possam ter o amor continuamente em sua vida, que a ternura faz parte de uma constituição realizada para o progresso da nova vida, eu vivo o amor suspiro o amor, Canto o amor, sorrir o amor, levanto o amor, socorro o amor, que o amor seja eternamente fiel e é por isto que somos o amor... Em tudo que pensamos é amor, qualquer trabalho que fazermos é amor, não importa a ocasião viva este milagre o imenso amor.

Vocabulário – transpor: Adaptar, arranjar, instrumentar, atravessar, cruzar. Perene: Abundante, copioso, inesgotável, inexaurível, inacabável.

Page 48: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Eu posso dizer

48 procuram-se mais com a consciência do que com a reputação, por que sua consciência é o que você é e a sua reputação é o que os outros pensam de você é problema deles; você sabe o que você é, sabe de seu desejo e não o que os outros falam e pensam de você os amigos... Estão sempre ao nosso lado nas conquistas, nas horas boas e difíceis... É bom contar com alguém... É ter algo em comum... É sentir saudade... É dar atenção... Amizade nunca acaba se renova a cada instante, até mesmo esticando à distante... Mesmo que as outras pessoas apareçam em nosso caminho... Por que amizade não se explica... Ela simplesmente acontece! Quero um dia dizer às pessoas que nada foi em vão... E que o amor existe conquiste o seu! As portas se abrem para aqueles que não têm medo de enfrentá-lo a vida, para os que caem, e se levantam para a vitória e se fecham para aqueles que humilham e não dobram os joelhos para a compunção do mal feito, já em seus olhos vejo o destino vencer o seu destino é ser feliz e por isto que na paisagem da janela me insiro pequenina carregando os sonhos meus... Nuvens brancas, céu azul, fecham os olhos, me transporto... Deixo o chão, ganho amplidão! Ando sobre as nuvens, brinco com o vento, danço com as estrelas, volto a ser menino, me visto de luar, irradio luz divina entre a terra e o céu e por ele sigo... Colorindo o mundo espalhado cores, abençoando amores, que não perca a beleza e a alegria de vencer, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos nossos olhos e escorrerão por nossas almas... Todas as flores do fruto estão nas sementes do seu sorriso e do seu amor, por mais dura que seja sua angústia, tenha sempre uma flor e nela preciso sentir o seu perfume. “Gosto quando o dia chega para vê-lo feliz”.

Vocabulário – Compunção: Arrependimento, contrição, pesar, remoço. Reputação: Celebridade, fama, gloria, honra, nome, nomeado, renome, consideração. Amplidão: Amplitude.

Page 49: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

O momento atual

49 Que o tempo seja momento de preparação para algo maior e melhor! Ele sempre tem o melhor para sua vida, não espere que o tempo trouxesse todas as benções, que são presente de Deus para você, não corra porque o nosso pai sempre manda esperar, seja persistente confie... Que o tempo ajude na hora exata e o seu pedido é correspondido, amar é um ato... Viver um fato... Existir é um empenho... Sonhar é um desejo... Querer uma atitude amiga uma virtude... Decisões um conjunto de atitude a vida é um conjunto de circunstâncias que nós escolhemos! Não esqueça que o sonho é o primeiro passo para a realidade e lembre-se... A felicidade é constituída por momentos e os bons momentos duram o tempo suficiente para se tornarem inesquecíveis, as opções nunca são tão simples quanto ou quando parece a mais sábia das pessoas faz más opções e são exatamente esses “erros”, com suas conseqüências é que nos permitem adquirir algumas sabedorias, amar é olhar para dentro de si... E dizer eu quer... É viver intensamente é imaginar... É se perder no meio de tantos os sonhos... É estar presente ate na ausência... É vencer através do silencio... Amar é ser adulto e criança no tempo que optamos... É viver a vida em versos... É a maior e mais emocionante experiência humana... Amar é ter o sol... A lua... As estrelas... O dia à noite é querer apenas uma estrela... Você... É ter o mar e querer apenas uma gota d’agua... É ter o mundo e querer apena você... É abandonar tudo e seguir o futuro do desejo, amar e ser amado é ser conquista e reconquistado.

Vocabulário – Circunstâncias: Casos, conjunturas, ocasiões, ocorrências, situações, estados, posições. Empenho: Comprometimento, obrigação, diligências, esforço.

Page 50: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

O mar

50 Chorar é lindo, todas as lágrimas na face são ditas palavras de um sentimento calado, as pessoas que mais amamos são as que mais magoamos porque queremos que sejam perfeitas e esquecemos que são apenas seres humanos... As lágrimas não doem, doer são os motivos que fazem elas caírem eu sou o mar e guardo os segredos dos momentos que já passei, escondo prazeres e medos e alegrias que então sonhei, eu sou o mar e guardo os segredos que não quero revelar, embrulho-os como brinquedos que só meu amor vai desvendar, eu o mar e guardo os segredos em minha vida desde cedo, são os sonhos por mim vividos e meus pedidos não aceitos, eu sou o mar e guardo segredos em meu peito discreto, de fantasias e folguedos é meu abrigo predileto, eu sou o mar e sussurro em segredo, em suave onda a te embalar, joga fora o teu medo, vem aqui me conter só pra ti contarei meus segredos, quando você souber me amar, tem um sol que brilha em te e através dos seus olhos, as pessoas podem contemplar toda fé e a esperança, que existem dentro de você, viver é ter a chance de acreditar que a cada dia podemos fazer mais que imaginávamos é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior... É buscar nas pequenas coisas um grande motivo pra ser feliz, perceba a profundidade... A riqueza e o poder da bondade divina sintam-no, ele olha por você, em todo momento de sua vida, um dia você irá olhar para todas as dificuldades que enfrentou e verá que elas foram constitucionais, cooperou pra você ser vitorioso, que o seu brilho e o seu encanto sejam renovados a cada dia de sua vida e que Deus abençoa você com o dom de ser uma pessoa maravilhosa e amorosa.

Vocabulário – Folguedos: Brincadeira, folgança, brinquedos, festa, folia, brincar. Conter: Abafar, debelar, domar, dominar, jugular, refrear, reprimir, sobrepujar. Constitucionais: Capitais, essenciais, fundamentais, vitais, vitalidade.

Page 51: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Bonito é

51 A mulher que eu amo, reconhece o meu silencio, envolve o meu coração, ela me envolve em braços e mim afoga nos cabelos e seus olhos me encantam seu perfume me atrai a mulher que amo me ama, ela me quer como á quero, ela se esconde em meus versos e se demuda em meu peito, ela me tem em seus lábios e seu desejo é doce e doce é o seu perfume, a mulher que eu amo é apenas a mulher que eu amo, hoje eu vim falar de você ti oferecer uma poesia, que fale de amor, de carinho da vida que possa envolver o seu mundo, em doce lembrança e jamais esquecida, você merece uma poesia, que possa enfeitar o seu viver, que fale de pequenas coisas importantes ao seu ser, você merece uma poesia, tão bela, tão suave, tão pura, que traga para a sua alma toda a beleza da ternura, você merece uma poesia e se fosse eu a escrevê-la, com certeza, tudo eu diria, tudo o que ah em sua alma, bonito é o sorriso que vem de dentro de você o brilho dos olhos... Bonito são o dia de sol depois da noite chuvosa ou as noites enluaradas de verão, bonito é procurar estrelas no céu e dar de presente a quem se ama... Bonito é achar a poesia no vento e nas flores... Bonito é chorar por quem se ama, quando se sentir a vontade de chorar é deixar que as lágrimas rolem sem vergonha ou medo, bonito é gostar da vida e viver do sonho, bonito é acreditar na beleza de todas as coisas, bonito é eu continuar sendo nós em quaisquer situações! Bonito é poder sair e chegar com a mesma perfeição do anterior, bonito é tudo que você fez em pro de sua realidade e em pro de seu irmão, bonito é você.

Vocabulário – Demuda: Altera, modifica, muda.

Page 52: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Imo

52 Que todos os dias ao seu levantar os seus olhos vejam e o coração sinta a certeza que o tempo lhe espera de braços abertos para receber sua esperança e realizá-las com muita prosperidade, lembre-se que a cada obstáculo que passaremos haverá sempre alguém torcendo por você (eu), resista... Á sempre coisas que ganhamos por tentar... À sempre coisa que perdemos por desistir! Saiba que somente assim encontrará um pouco daquilo que chamamos felicidade, não sei escrever tudo que eu sinto, mais sei sentir o seu tocar em mim e com imenso amor, cada pedacinho da vida há você não sei amar de morrer porque amar de morrer é a vida o suspiro o corpo, não tenho dúvida que estar comigo, mas tenho dúvida de seu pensamento tem algo a dizer e foge coragem, as oportunidades são abstrusas ou é de festa e encantos? Tua face é a força porque venço e o motivo da alegria é o começo de um pranto, quando aprendemos a amar e a ter fé é entender que Deus tudo pode, nosso modo de enxergar a vida entender e compreender pessoas e pensamentos, apesar das dores e complexos coisas no mundo em que vivemos, sabe que ele tudo pode, também podemos muito, quando nos fortalecemos em seu amor, espero que tenhas contentamento, para ser doce e forte, se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o contorno, procure as janelas, lembre-se da sabedoria da água que nunca discute com seus obstáculos os contorna em se, Deus nos fez perfeitos ele não escolhe os capacitados. Ele capacita os escolhidos é mistério, nosso destino é modificado pelos nossos pensamentos, viemos a ser o que desejamos,quando os nossos habituais pensamentos correspondem os nossos desejos, renascemos a cada dia em cada amanhecer para a felicidade do mundo, o nosso interior é única e vai se lapidando a cada passo continuado.

Vocabulário – Abstrusa: Cabeludo, complexo, complicado, difícil, intricado. Obstáculos: Barreira, cadeados, empecilhos, estorvos, impedimentos, entraves, limitação, limites. Imo: Cerne, coração, essência, interior, particular, profundeza, recesso, tutano.

Page 53: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Vida

53 Te amo...! Te amo calado como nunca amei alguém, te amo como se nada mais importasse pra mim, mais te amar é não poder deixar nosso olhar se encontrar, não poder em sua mão segurar, não poder te beijar e não poder te amar, tento te esquecer, fechar os olhos para quem tanto amo e deixar de sofrer, não da pra te esquecer os seus olhos me prendem e os seus cabelos loiro ou negro como a noite de escuridão que me faz perder o limite, perfeito é você e imperfeito sou eu, que sei ou não sei cuidar deste amor que é para ser eterno, é perfeito sim, mais ninguém é como você gosto-te do seu jeito de ser, você roubaste meu coração e perdeu ele a solidão sem dó e sem piedade de ama te sem medo, te amo de verdade e não existe falsidade, somente o calor de uma grande paixão é capaz de quebrar o gelo da indiferença e do egoísmo! No fim do túnel tudo é escuro ela me procurando com o olhar sem luz... Mas as flores não chegam quando deveriam chegar a tarde é mais que um susto a noite me pega no contrapé seus beijos acelerando o meu pulsar, amanhã só faço o que eu quiser porque quando o amor era medo eu achava melhor acordar sozinho era andar por entre espinhos... Mas lá cheguei e mim adocei em seu encanto a vida é uma oportunidade, aproveite-a... A vida é beleza, admire-a, a vida é um sonho, torne-o realidade, a vida é um desafio em frete-a... A vida é um jogo, aposte-a... A vida é preciosa, cuide dela... A vida é amar é ser feliz a vida é um mistério, desvende-a... A vida é promessa, complete-a... A vida é tristeza, supere-a... A vida é um hino, cante-a... A vida é um prélio, aceite sem convencionalismo a vida é uma aventura, arrisque-a... A vida é uma história, publique-a... A vida é alegria, mereço-a... A vida é vida e precisa ser vivida defenda a vida...

Vocabulário - Egoísmo: Egotismo, exclusivismo. Contrapé: Base, esteio, apoio. Convencionalismo: preconceito, preconceituoso. Prélio: Ação, batalha, combate, duelo, guerra, luta, peleja, pugna.

Page 54: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Fixação

54 Olhos abertos e ouvidos escutam “fixação” tenha um pensamento positivo desta máxima é que trás corrente positiva ou negativa, não pense que as coisas são impossíveis nunca desista de persistir... Lembrem-se quando o outono derrubar uma flor a primavera coloca outra em seu devido lugar, para seus lábios use a verdade, para sua voz a oração, para seus olhos a simpatia, para suas mãos atitude e a retidão para o coração, no amor procure manter confiável diariamente, aprenda obter da vida alegria e divida a generosidade com os outros, não tente agradar a todos, será quase impossível... Mostre a elas a estradas da verdade e elas escolherão as frases verdadeiras, trate as pessoas com afeto e procure falar a verdade, você pode não agradar a todos, na incumbência terá amor de muitos outros... Quem não é capaz de perdoar o adversário são incapazes de ser bom consigo mesmo, saber perdoar não é um dom é ser perspicaz! Não é fácil... Muitas vezes quando nos sentimos magoados ou aviltados lembramo-nos dos acontecimentos e arrependimento de querer o perdão, a remissão verdadeira e sincera considera o perdoar, deixe o coração mais leve e faz com que as outras aceitas as próprias imperfeições ou suas sinceridades, entretanto as verdadeiras felicidades estão nas pequenas coisas... Um pequeno rolex, um pequeno iate, uma pequena mansão, uma pequena riqueza, isto é ter felicidade e um grande amor inesquecível, por que são através da dor que a vida nos ensina as mais sublimes lições, a estrada do bem está cheia de tropeços e dificuldade, mas é por ela que se chega aos campos floridos da felicidade, uma nova vida e outros pensamentos.

Vocabulário – Aforismo: Brocardo, anexim, apotegma, adágio, axioma, ditado, dito, máximo. Adágio: Aforismo.

Page 55: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Ser criança

55 Ser criança é acreditar que tudo é possível é ser inolvidável feliz com o pouco que sobrou e se tornar gigantesco diante dos obstáculos é ser o vinculo, fazer amigo antes mesmo de saber o nome dele é conseguir perdoar, mais fácil de que o beijo, ser criança é ter o dia mais feliz da vida ou todos os dias, ser criança é o que nós nunca deveríamos deixar de ser... A vida é o bem mais presumido que existe é forte e sendo capaz de mudar o mundo... Mas o próprio tempo torna-se frágil e capaz de terminar em segundo cada coisa criada... Todo momento em nossa vida são mágicos e cabe a cada um de nós deixá-los mais marcantes... Seja feliz... E faça uma criança feliz... Estamos todos em busca de dedicação, tranqüilidade, perspectiva e sonhos... Não importa quem somos o importante é sermos felizes e fazermos felizes não importa a cardinalidade dos seus sonhos, não deixe de sonhar, eles podem ser ou não realizados ou até mesmo acontecer na forma que concebeu, mas saiba que é exatamente como Deus designou para seu bem, somente ele sabe o que é mais perfeito pra você, é impossível mudar o passado e lamentar no futuro, é dada a experiência no presente para ser convindo ao futuro, que pode começar a ser modificado a partir de nosso pensamento e atitudes de hoje o acaso é um começo de uma história ou tristeza o importante é saber que conquistou mesmo perdendo... Ser persistente é fazer aquilo que gosta é fazer chegar ao final é ser criança... É dominar o presente em volta do futuro. A educação é a base de tudo é o melhor caminho.

Vocabulário – Inolvidável: Inesquecível, memorável. Presumido: Afetado, precioso, calcular, conjeturar, presumir, prever, crido. Perspectiva: Aparência, aspecto, miragem, visual, esperança, expectativa, probabilidade, ponto de vista. Cardinalidade: Números de elementos, tamanho, conjunto.

Page 56: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Acreditarás

56 Ousem sonhar! Sonhadores vêem o dia, ouse fazer um desejo: desejar abre caminhos para a esperança e ela nos mantém vivo ouse buscar as coisas que ninguém pode ver... Não tenha medo de ver o que os outros não podem assistir acredite em seu coração e em sua imaginação, ao vê-lo outros acreditarão, acredite na magia a vida é cheia delas, acredite em si mesmo... Porque dentro de você existe toda a magia do amor e dos sonhos realizados, sabemos que existem momentos difíceis, muitas tribulações pensamos em ate desistir; há um permanente e nele podemos confiar e este interminável é Deus, agradeça por estar vivo, por ser perfeito, por ouvir, por estar enxergando ou miopia por ter saúde, por falar, cantar, sorrir, sonhar, pelo o trabalho e mesmo por ser imperfeito o lazer enfim por tudo que ele deixou... E não esqueça que Deus é conosco hoje e sempre, porque ele existe e levou sobre si todo nosso sofrimento e deixou de cada ser um par vivo no solo para unidos sermos, siga com ele Deus é digno ele é único amigo de todas as horas nem um de nós agüentaria ser pregado em uma cruz e vencer o sofrimento. Deus é pai, nós nascemos para brilhar, a palavra de Deus diz somos a luz do mundo nasceu para ser grande e ter vida com ambulância... A palavra de Deus diz que nós somos o sal da terra e podemos ser mais do que podemos imaginar, pois quando Deus fez o homem, ele fez a transfusão de seu espírito por nossa narina, carregamos dentro de nós a essência de Deus, que é a própria vida! Conclusão nós é a personificação do sonho de Deus, por isso não tenha duvida da sua vitória em nome de Jesus cristo filho unigênito venceremos.

Vocabulário – Personificação: Personificar.

Page 57: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Vencer

57 Se existem o fracasso é porque existirá o sucesso... Se existe a tristeza é porque permanece alegria... Consecutivamente após uma escura noite... Voltará brilhar um novo dia o tempo não pára e, no entanto nunca envelhece o tempo é o mundo que existe, por isso atue... Use sua energia, parar de agir, use os canais de percepção, para contemplar bons momentos vividos você tem tudo à sua frente... Use-o se possível em manejo do bem, há momentos que não voltam jamais use com amor, acredite que mais forte que a imaginação é a sabedoria e mais fraco que a história é o mito, que a esperança sempre triunfe... A experiência é segurança do trabalho a cura vem da ciência do que você aprendeu a dor indica o sofrimento para a cura o riso vem de alegria e o que é mais poderoso que a realidade é o sonho... O destino de sua vida é você a minha vida não pode ser o que os outros querem deve ser contemplada e aconselhada... Que ela seja continuidade; se ficarmos olhando para o que as outras pessoas falam, jamais fará algo, que verdadeiramente não satisfaça o nosso coração, para que serve um momento se você não souber aproveitar, para que serve um sentimento se você não quer emocionar, para que serve o pensamento se você não tem o que pensar, para que serve o talento se você não gosta de criar a vida é uma alegria, vamos rir e não chorar a vida é uma emocionante história e vamos nela triunfar aproveite a vida, ponha um sorriso no rosto, lute pela vida, lute para vencer e se o céu estiver nublado, ligue o sol dentro de você, ponha a tristeza de lado tenha o utópico, lute pra ser feliz, saiba que até mesmo os sábios vivem a vida como aprendiz, estenda a mão a um amigo, faça o bem, esqueça a dor, vem comigo faça da vida uma canção de amor, semeie o bem... Tome cuidado com a plantação, vibre não fique sem jeito, escolha os frutos no solo do seu coração isto é a vida.

Vocabulário - Percepção: acúmen, agudeza, argúcia, astúcia, atilamento, esperteza, finura, inteligência. Triunfe: Encoste, vença, exulte, levar, prevaleça. Utópico: Ideal, ilusório, imaginado, imaginário, irreal, quimérico, virtual.

Page 58: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Quero ser eu

58 Hoje não almejo esta só! Não quero ser a folha que o vento submergiu nem as pedras perdidas, nem as palavras que a tua boca colou, nem as blasfemas que tanto falaram, não quero ser a sombra que espreita ao luar, que adormece no infinito da noite, hoje não! Hoje quero sentir-me em mim, viver o momento, sonhar e não pensar no amanhã! Deixar a saudade falar, ouvir o meu coração e despertar o desejo e encontrar minha paz, adormecer em ti! Voar nas asas do pássaro... E ter o recanto da noite, hoje vai deixar que o silencie nos seduza porque os ventos que ás vezes leva algo que amamos são os mesmo ventos que nos trazem algo que aprendemos amar, não devemos chorar pelo que nos foi tirado e assim aprenda a amar o que nos foi dado, tudo que é nosso o vento nunca tirará, quem vai dizer ao coração que mim apaixonei pela pessoa errada e que a paixão não é loucura, mesmo que pereça insano acreditar me apaixonei pelo seu olhar, por um gesto de ternura, sem palavras, para falar meu amor à vida passa em um instante e um instante é pouco pra sonhar, quando nos ama, simplesmente ama é impossível explicar e possível para ambos entendermos, quando a nos ama simplesmente é ser amado, não deixe que o passado o prenda... E que memórias empoeiradas o reprimam pó e vejamos o ideal para eu e você! Ele se coloca a sua disposição a sua escolha? E nós sejamos responsáveis por tudo que acontecer! Viva com emoção e sem esconderijo isto é o amor tenham responsabilidade e que seu mistério seja cheio de encantos e descubra com benevolência para que possa fazer de seus sonhos algo real e palpável, que seu caminhar nunca encontre obstáculos, para que possa seguir confiante em busca de seus ideais, que seu caminhar seja firme na vontade e na capacidade de conquistar novos e velhos amigos.

Vocabulário – Almejo: Grande desejo, ânsia. Submergiu: Abafou, arrastou, envolveu, invadiu, perdeu. Blasfemas: Imprecas, praguejas. Insano: Alienado, alucinado, demente, louco, maníaco, pirado, psicopata. Silencie: Cale, emudeça. Espreita: Espia, espiona, mira, observa, vigia. Pereça: Acabe, expire, faleça, feneça, morra. Palpável: Concreto, real, sensível, sólido, visível, tangível, intangível. Benevolência: Afabilidade, afeição, agrado amabilidade, benignidade, bondade, carinho, meiguice. Obstáculos: Barreira, cadeados, empecilhos, estorvos, impedimentos, entraves, limitações e limites.

Page 59: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Apaixone-se

59 Apaixonem-se por alguém... Que te ama que te compreenda mesmo na loucura apaixone-se por alguém... Que te ajude que seja teu apoio, tua esperança teu tudo neste mundo, apaixone-se por alguém... Que não te atraiçoe, que seja fiel, que sonhe contigo, apaixone-se por alguém... Que só pense em ti, em teu rosto, em tua delicadeza, em teu espírito em tuas maluquices em seu certo ou errado, mas não confunda as idealizações... Apaixone-se por alguém que te oferta premeditação para o futuro e não as coisas que ferem a te e a teu próximo... Apaixone-se por alguém... Que sofra contigo, que sorrir junto a ti, e que segue tuas lágrimas... Apaixone-se por alguém... Que se alegre com suas alegrias... Que te dê força, depois do fracasso... Apaixone-se por alguém... Que volte a teu lado após as brigas... Depois dos desencontros, apaixone-se por alguém... Que caminhe contigo, que seja bom companheiro, que respeite tuas fantasias, tuas ilusões... Apaixone-se por alguém... Que te ama, apaixone-se por alguém... Que garanta as primeiras palavras repetidas... Não te apaixone pelo amor apaixone pela a pessoa que possa lhe dar amor, apaixone-se por alguém... Que esteja apaixonado por ti e viva o amor, o dia de ontem é um simples sonhos, o dia de amanhã é uma vaga visão o dia de hoje bem vivido faz de cada dia de ontem um sonho de felicidade e o dia de amanhã uma visão de esperança e o dia de hoje uma eterna felicidade, eterno é tudo que se dure com tamanha intensidade que se petrifica e nenhuma força consegue destruir, ser feliz é sentir o sabor da água a brisa do sol o cheiro da terra molhada, são extrair das pequenas coisas grandes emoções é encontrar todos os dias motivos para sorrir, se não existir fotos é sorrir de suas próprias tolices é ter amigos para repartir as lágrimas e dividir os sorrisos e agradecer a Deus pelos obstáculos da vida, apaixone-se por alguém que te entenda e não te surpreenda.

Vocabulário – Petrifica: conjugar, transformar, converter em pedra, imobilizar, causar espanto a... Idealizações: Fantasias, imaginações, planos, programas, projetos, idealizar. Premeditação: Incubação, Planejamento, incubar.

Page 60: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Direito de todos

60 Eu queria ser um anjo, ter a bondade na face e a sabedoria no olhar, saber sorrir, saber confortar... Saber entender os aflitos, saber ensinar, ir ao encontro de todo e a todos amar... Queria realmente ser um anjo... Sorrir ao ver a ventura do vencedor se emocionar com o desespero do perdedor queria realmente ser um anjo e sentir o amor único e exclusivo e chorar por todos e demais... Queria somente ser um anjo... Uma nova comunhão será quando novo povo sentir o direito da adoção sem cobrar... Quando começarmos valorizar a vida quando plantarmos sementes e nascer o amor, sementes de felicidade e união, um dia irão nascer na terra frutos de amizade germinando ao chão, um dia quando muitos foram simples e honestos, quando alguém ser mansos e humildes quando partilharmos o dom da vida, segurando na mão e olhando o outro como irmão, quando abraçamos de coração os idosos, pobres, negros e outros... Iremos mudar a canção de tristeza, lamento e medo irá cantar melodias de carinho, igualdade e respeito, para construir um mundo novo é preciso ser diferente, ajudando a safar a ferida do peito de nossa gente é preciso ser solidário e o “homem nascer novamente”... O silencio é humildade, quando apagarão as invejas para deixar aparecer teu irmão... Quando na discrição, revelas dons de Deus, quando suportar que tuas ações sejam mal interpretadas, quando espólios os outros a glória da obra inacabada o silencio te apagas, sabendo quem é ele que age... Quando renuncias ás vozes do mundo, para permanecer na sua presença... Quando te buscar que só ele te compreende é assim o direito de todos.

Vocabulário – Safar: deteriorar, estragar, gastar, Espólios: Deixar, herança, legados, despojos, restos. Igualdade: Coincidência, identidade, empate, equidade.

Page 61: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Nunca desista

61 Deus diz silenciosamente que somos grandes, maiores que nossos problemas e podemos vencê-los mesmo que estejamos fracos, ele nos dá amigos especiais que lançam sobre nós a fé e a esperança de voltar a viver sempre que os nossos sonhos adormecem e morre dentro de nós, Deus alterna o tempo para todas as coisas que acontecem na terra ele tem seu tempo especial para cada coisa em nossa vida, basta que tenhamos paciência e confiança em que o tempo é sempre o de Deus e um dos principais caminhos para o crescimento e a realização pessoal é você eliminar o que é inútil em sua vida e em seu coração para que ocorram coisas boas e novas, como é belo e bom imaginar o amanhã e ter força, coragem e vontade de construí-lo, faça uma limpeza em seu coração, liberte-se de ressentimentos antigos, como o da mágoa, por exemplo; isso só te enfraquece perdoe, reconcilie-se, liberte-se deste sentimento, abra-se para o novo pensamento e seja feliz, porque ás horas percorre... O dia passa... O tempo voa... Tire um tempo pra você, respire fundo, olhe ao redor, aprecie a natureza as pessoas, faça alguma coisa que você gostaria muito de fazer e por qualquer motivo não o fez, arrisquem... Não tenha medo, seja feliz, desejo que todos os dias sejam especiais, assim como você! Hoje sair às ruas, procurando encontrar, razões para viver, observou crianças brincando, assistir crianças chorando e notei outras sofrer, percorri homens trabalhando, eu vi homens brigando e vi homens morrer, eu brinquei eu cantei, eu sofri, eu caminhei eu morri sem querer, eu sentir cada emoção, senti para meu coração mil razões pra viver eu encontrei razões pra que razões... Eu quero mais é viver eu não quero mais saber, se eu vou ganhar ou perder, a vida é mesmo assim se um chora outro sorrir, se um perde outro ganho não tem razão para sofrer.

Vocabulário – Alterna: Alternativa, alternada, rotativa.

Page 62: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Labirinto

62 Há muitas formas de se manifestar o amor em uma palavra, um gesto, um toque, um beijo, um abraço ou no olhar a essência está na simplicidade dos detalhes... Hoje você tem a obrigação de ser feliz, viver intensamente a despeito dos problemas, das frustrações e dos sonhos não realizados, hoje somente hoje; a vida acontece é a única certeza que você tem... O ontem é pra ser lembrado como referência dos bons ou maus momentos vividos o amanhã é pra ser idealizados e construído, vivo com mais paixão faça o que pertencer... Por você mesma, destarte fazer mais por seu semelhante à vida não é corredor reto e tranquilo que nós percorremos tem obstáculos e muitos serão vencidos livres dos empecilhos, ainda sabendo que é um labirinto aos quais devemos procurar caminhos perdidos e confusos às vezes pessoas em beco sem saída, mas se tivermos fé, uma porta será aberta para você, quiçá aquela sobre a qual nós mesmos nunca pensamos, mas aquela que definitivamente se revelará boa pra nós, em cada mensagem, em cada frase em todas as palavras... Deus fala conosco, oferece alento e alegria sem preço, através do caminho que você se dedicar, em seu coração brilha a luz perfumada do amor de Deus, que sempre devolve multiplicado tudo o que é oferecido pra você e você multiplicando para novas benções então quero agradecer e desejar que você receba multiplicadas almas! Agradeço de coração por você me doar, preciosa energia de sua amizade, desfrute de suas sabedorias, deslizes dos obstáculos, ofereça conquista e ganhe confiança, seja coerente nas palavras e subtraindo as ilusões, mergulhe nas belezas e desfrute da natureza.

Vocabulário – Coerente: Coeso, coesivo, conexo, ligado, lógico, quiçá. Quem sabe, talvez. Despeito: Ciúme, dor de cotovelo. Essência: Cerne, coração, imo, interior, particular, profundeza, recesso, tutano. Destarte: Assim, assim sendo, deste modo, portanto. Alento: Alimento, mantimento, sustento, viveres, bafo, hálito, respiração, sopro. Obstáculos: Barreira, cadeados, empecilhos, estorvos, impedimento, entreves, limitação, limites.

Page 63: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Ser ou não ser

63 ”Ser ou não ser” existe várias diferenças uma é você a outra é nós a chuva acalma o calor a noite deixa saudade o dia deixa cansaço e você tem tudo haver com isso, ninguém vivi sem ninguém, mais tem momentos que vivemos às sós e este momento é para refletir, sorrir, cantar e ate mesmo dançar, lembrar de coisas que Deus féis, coisa que não tem explicação porque só Deus sabe o seu significado, uma cama as vez consola e outra vez magoa coisa que nunca vão ser esquecido, quantos tempos perdidos e outros achados, será que fiz o certo, colocar o meu ser em negligência e ser uma pessoa sonhadora? Eu gosto de mim e vivo por mim, mas amo você, este pensamento jamais se aniquilaria, vou preservar até o ultimo dia de minha vida, eu nunca chorei por uma grande coisa, por pequena tristeza ou alegria, este é eu e você em todo artifício que raciocinar, ah está eu e alguém... Que eu amo ou amei, aquele que eu amei um dia e não soube dizer eu te amo com a força de sua alma e coração estas palavras é pra você, lembre que um dia eu te Falei e você não entendeu, não teve explicação por que devemos refletir e resolver os nossos problemas, nunca deixe após, faça hoje mesmo o duvidar ou esperar pode trazer magoas sem retorno você deve chorar sem solução porque não teve o raciocínio de uma realidade, cuidado o vicio de hoje pode se tornar a loucura do amanhã, levante, prossiga você é feliz e faça ele feliz.

Vocabulário -Negligência - Descuido, desleixo, desmazelo imprevisão. Aniquilaria – Apagaria, destruiria, extinguiria, rasparia. Virtude: Bem, beneficio coragem, equidade.

Page 64: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Decepções jamais

64 Uma questão de compreensão é compreender que a grandeza da vida, tem haver com os obstáculos... É compreender que é difícil abrir mão da hipócrita, e é fácil abrir mão de um sonho... Este sonho possa fazer você feliz... Sorria alguém precisar do seu sorriso, seu coração seja povoado de sentimentos, que todos os obstáculos do dia leve as desilusões dos dias que passaram... Que cada novo amanhecer seja uma nova chance de recomeçar... Que você seja feliz e saiba desfrutar das belas coisas do mundo, sempre esteja de bem com o próximo e com você mesmo, observe e cuide das crianças elas são o projeto do futuro... E nos idosos um passado feliz que foram cheio de felicidade... Às vezes tropeços mais souberam desfrutar e utilizar a experiência que Deus nos dar... Nas horas que mais precisaram dele soube amar... Sonhar... E reutilizar coisas inesquecíveis... Viveres melhorem momento como se fossem os maiores e souberam passar por grandes obstáculos que essa caminhada nos deu sendo pedras... Viver se resume na constante busca de felicidade, mesmo sabendo que não dure a vida eterna e que todos seus desejos voem e deslizem nas belas paisagens e consignarão realizações, que brilhem se destaquem e sejam renovados em todos os mementos, que sua vontade seja marcada a ouro no livro da vida, não lamente as perdas elas serão fruto para o futuro use sua compreensão a força de sua inteligência fará descobrir erros, verdades, mentiras e felicidades para saberes que quando vinham já tinha chegado e quando sair retrocedeu mais mostrei a minha força de vontade e tive resultado.

Vocabulário – Consignarão: Assinalarão, Registrarão. Retrocederam: Acuaram, Recuaram, retornaram. Hipócrita: Cínico, falso, fingido, impostor, tartufo.

Page 65: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Eu já

65 Eu... Já fiz amigos eternos, já amei e fui amado, já fui amado e não amei, já amei e fui desprezado, já mim apaixonei por alguém e este alguém nunca se apaixonou, já tentei esquecer pessoas inesquecíveis, já tentei substituir pessoas insubstituíveis, já gritei e pulei de tanta felicidade, já chorei de tantas emoções e perdas, já vivi de amor platônico, já perdoei erros imperdoáveis, já fiz coisa por impulso, já me decepcionei com pessoas que nunca pensei me decepcionar, já abracei pra proteger, já decepcionei alguém, mim perdoe, já virei noites ao telefone, já achei verdades, erros e mentiras em noites e dias, já chorei sentado no chão do Box de banheiro público, já dormir em calçadas de ruas em grande cidade, já dormir dentro de igreja, já dormir em necrópole, já dei risada quando não podia, já fiz juras eternas, já chorei ouvindo música e vendo fotos de você, já liguei só pra escutar uma voz ao telefone e desliguei quando ouvir a sua voz, já ligou pra ouvir você falar e ouvir, já mim apaixonei por seu sorriso e sua voz, já fui carregado nós braços de alguém, já pensei que fosse morrer de tanta saudade no final... Tive medo de perder alguém especial e acabei perdendo, mais... Vivi... Vivo... Não passe pela vida viva a vida... Às vezes conseguiram por que tentou e às vezes tentar nem sempre é conseguir, todos que conseguiram por que tentaram, podem ser que um dia deixamos de nos falar, por distanciamento ou mudança de atitude, no entanto enquanto houver amizade e amores farão as pazes, sabemos que o tempo passa e, todavia a amizade vai permanecer, um do outro há de se lembrar; pode ser que um dia nos afastamos e se formos amigos de verdade o amor nós reaproximará, podem ser que um dia não permaneçamos juntos, entretanto se ainda sobrar amizade abrolharemos um para o outro, pode ser que um dia tudo acabe, e com a inclinação construiremos novamente a nossa amizade e cada vez de forma diferente e cada uma sendo único e inesquecível cada momento que juntos viveremos nós lembraremos para sempre.

Vocabulário – Platônico: Relativo ou pertencente a Platão ou próprio deste, alheio a interesses ou gozos materiais, ideal, castro. Necrópole: Campo-santo, cemitério, cova, funeral, fúnebre.

Page 66: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

O encanto

66 Com nosso pensamento e palavra construímos o verdadeiro mundo que vivemos, por isso, nossa vida e nossa felicidade depende exclusivamente de nosso pensamento e de nossas palavras, nunca devemos ser duro demais quanto queremos que o coração do outro se abra, extrair de dentro do peito a emoção a lúcida verdade o sentimento o ser depois de vir ou um punhado de cinza expansão ao vento, sonhar um verso de alto pensamento e puro como um ritmo de coração o pó o nada o sonho de um momento, são assim ocos, rudes, os meus versos rimas perdidos, vendavais dispersos, com que eu iludo os outros, com que minto quem me dera encontrar o verso puro o verso ativo e forte, estranho e duro que fizesse chorar, isto que sinto, é um presente sem preço, que não pode ser comprado ou vendido, o seu valor é maior do que uma montanha feita de ouro sabe que ouro é frio sem vida, não pode ver nem ouvir, e em nossa fase difíceis nada podemos compartilhar com ele, ele não tem ouvidos para nos escutar e coração para nos entender, nem pode nos dar consolação, ou estender-nos a mão para nos auxiliar, assim quando pedirmos um presente a Deus seja grato a ele por nos enviar diamante, pérolas, ouro ou cristal e ate mesmo por grande ou pequena riqueza, se o amor de verdadeiros amigos é grande e verdadeiro a vida deu a cada um de nós diversos encantos e encontro de aceitar as diferenças... O encanto de poder compartilhar... O encanto de amar e ser amado... O encanto de perdoar e ser perdoado... E principalmente o encanto de sempre poder contar com um amigo... Se o seu coração tem um sol que brilha a todo instante e através dos seus olhos, as pessoas podem contemplar, toda fé e a esperança que existe dentro de você, que o seu brilho e o seu encanto sejam renovados a cada dia de sua vida e que Deus sempre estará abençoando você com o dom de ser uma pessoa maravilhosa.

Page 67: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Por chorar e não chorar

67 Pra tudo na vida existem um novo dia, um novo sol, um novo luar, um novo recomeço... Um novo amor, uma nova esperança, um novo sentimento, uma nova lágrima, enfim... Tudo que pensamos e viver existem um novo recomeço. E a qualquer momento que você quiser conversar, ele escuta e ele pode morar em qualquer lugar do universo, ele escolheu o seu coração! Encara... Digo que não vou chorar e choro quando minha capacidade de suportar vai além das minhas forças, quando a garganta sufocar com gritos e se fechar com muito nós, digo que não vou chorar e choro... Porque sou impotente, perante as dores do mundo, porque não consigo o ruim melhor, pela saudade que não consigo matar, por quem não me entendem e não me deixam explicar pelas injustiças que vejo, pelas doenças de nossa terra... Por não concordar com as mentiras por as pessoas que passam necessidades, por querer ajudar e não poder... Só em palavras de qualquer modo é ajudar por explicar e mostrar as verdades e não acreditar nesta pessoa por acreditar em pessoas que não acredita em quem fala a verdade por não aceitar o meu eu, por ver erros e não poder falar por causa de represaria por não me conformar com tantas crueldades... Que alguma pessoa prefere se odiar de que se amar... Um pensamento contrasta de uma realidade que é o amor... Faz parte de um cotidiano é sorrir é sonhar é pular de alegria, todo corpo precisa de uma alma gêmea e esta alma gêmea tem haver com você, nunca despreze ou termine uma palavra sem ter certeza da conclusão à vida é uma realidade podemos estiver aqui ou ali depende de uma ocasião ou de maus pensamentos coisa que nunca devemos pensar ou sonhar que o importante é viver e ser feliz e sem esta felicidade nunca alcançou esta defesa da vida que é o amor.

Page 68: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Eu acredito nas pessoas

68 Eu acredito nas pessoas... Que fazem o bem e se protege do mal apenas com um sorriso, uma palavra um beijo, um abraço, uma oração... Pessoas que atravessam as ruas, sem medo dos obstáculos que nelas existem, pessoas que caminham firmes e levantam a cabeça em momentos de puro desespero... Pessoas que acertam mais do que erram, pessoas que apreendem mais do que ensinam e vive mais do que sonham... Pessoas simplesmente pessoas e que nem sempre tem a certeza de tudo, mas acreditam sempre... Transparente amigo espontâneo ate mesmo ingênua... Que passam pela terra e deixam suas marcas, suas lembranças, que deixam saudades e não apenas rastos... Acredito nas pessoas, bem amigo ou vise e versa ele são como um pássaro que voa mais deixa saudade e aos poucos retorna relembrando um pouco do acontecimento e da história, pessoas que cercam com carinho e afabilidade, são nomes que seguram em um coração que jamais esquecerei tudo que eu acredito é no amor e nas pessoas, palavras cheias de esperança e confiança, que me guarda como a menina dos olhos esconde-me a sombra das tuas asas, que amem sua vida e que te ampara com uma realidade que ninguém poderá tirar de ti as emoções que sente a cada momento, o palpitar do coração no prazer, da alegria que te traz a lágrima da saudade e no abraço apertado, viva cada dia como se fosse o ultimo, porque o ultimo não saberemos o dia segundo minutos ou hora, ou seja feliz com sua realidade pessoa e sempre pessoa respeite a vida.

Vocabulário - Apreendem: Abrangem, alcançam, atingem, entendem, percebem, abrangente, apresam, arrestam. Afabilidade: Afeição, agrado, amabilidade, benevolência, benignidade, bondade, carinho, meiguice.

Page 69: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Você sabia! Deus é tudo

69 Vocês sabiam! Que quando você diz! Não posso resolver... Deus diz! Eu te dirijo as palavras teus passos... Quando você diz! É impossível! Deus diz! Tudo é possível... Quando você diz! Sinto-me só... Deus diz! Não te deixarei, nem te desamparei... Quando você diz! Eu não posso fazer algo... Deus diz! Tudo podes! Quando você diz! Eu não mereço perdão! Deus diz! Eu te perdôo... Quando você diz! Tenho medo... Deus diz! Não temas, EU estou contigo! Quando você diz! Estou muito cansado... Deus diz! Eu te aliviarei! Quando você diz! Ninguém mim ama de verdade! Deus diz, Eu te amo! Quando você diz! Eu estou só! Deus te diz! Eu acompanharei... Quando você diz! Meu Corpo dói! Deus te diz! Eu sanarei... Quando você diz! Sou péssimo! Deus te diz! Não te julgue só um poderá te julgar em juízo final Eu... Quando você diz! Perdi a esperança! Deus te diz! A esperança é a única que não se deve perder... Quando você diz! Palavras ásperas! Deus diz! Acalme-se! Quando você diz! Eu faço! Deus diz! Só um tem o poder de fazer-te... Quando você diz! Preciso de riqueza! Deus diz! Nem um rico e avarento tem parte do reino do céu! Quando você diz! Não preciso do próximo! Deus diz! Todos precisam de um ao outros! Quando você diz! Não tenho amigo! Deus diz! Todos sãos amigos concluam veriguações! Quando você diz! Eu amo todos! Deus diz! Fale de coração porque amar é perdoar e quem perdoa ama, cuide de seu próximo, como cuidar de você “disse Jesus se alguém eu servir o pai honraras”. Perdoe sem preconceito tudo que façamos Eu estou vendo e julgando para ser julgado no juízo final.

Vocabulário – Sanarei: Curarei, sararei.

Page 70: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Quero ser um anjo

70 Que o anjo do amor preencha teu coração, que o anjo do amor, ilumine teu sorriso, que o anjo da justiça te alerte sempre aos bons caminhos... Que o anjo da amizade te ampare com perseverança, que o anjo do perdão te fortaleça que o anjo da luz te ilumine e te mantenha como seu emissário, espalhando luz para todos que cruzem teu caminho, que o anjo da ternura te faça sempre feliz, que o anjo do amparo te ampare sempre em meu caminho e nem pergunte ao anjo o porquê do amor e nem pergunte ao amor o que ele é, nem o porquê ele vem... Apenas abra o coração para que ele entre, depois feche para que ele não se vá, e o que tal viajar comigo hoje? Viajar! Sim. Agente senta na asa da borboleta, alcança à porta do arco Iris, faz três voltas pelo mundo... Dá cambalhotas com as gaivotas no ar... Ganha um beijinho de vento... Senta no colo da lua... Eu pego uma estrelinha no céu, você pega a estrela do mar... A nós come algodão doce de nuvens... Toma banho de cachoeira... Descobre o segredo da montanha... Facilita a vontade de amar... Fala com Deus; pede saúde e paz, para todo o mundo... Pede pra ele derramar muito amor aqui na terra... E ai... Quando nós voltar... De tanto sonhos e momentos doces, nossa amizade, vai se eternizar... Amizade e amor andam junto, amor sem amizade e sem gamo não é amor é força de vontade para viver junto e ter respeito aos cônjuges... Quer ser feliz trabalhe, fuja de fuxico e outros... Respeite a todos, ame as crianças, respeite a vida perceba com carinho e responda com facilidade, procure um amor e a felicidade te acompanhará descubra esta realidade e viva tranquilamente em amor.

Vocabulário – Gamo: Atraído, fascinado, gamado. Cônjuge: Consorte, esposo, homem, marido.

Page 71: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Se tudo fosse perfeito...

71 Não deixem que a ferrugem corra sua alma! O efeito do tempo... Abrandam o seu coração, aprenda a ver o sol nascendo, ele se levanta majestoso é pura beleza e promessa, não deixe que as dores do viver lhe tirem o encanto, esqueça o pranto, sorria pra vida, abra os braços, gire na embriaguez com a vida e se contagie de amor, embriaguem-se com a simples beleza da natureza os pássaros sãos tão livres na amplidão! Nossa a argila na imaginação, procure alegrar seu coração... Grandes oportunidades para ajudar os outros e a te mesmo se as coisas fossem perfeitas, não existiria lições de vida, não haveria arrependimentos e nem descobertas... Se tudo fosse perfeito a água não se misturariam... Se tudo fosse perfeito, mãos não se uniriam e sonhos não seriam valorizados, se tudo fosse perfeito, olhares não se completariam e gestos passariam despercebidos, se tudo fossem perfeitos, as lágrimas não existiriam, as palavras seriam imperfeitas... Se tudo fosse perfeito eu atravessaria o oceano sem medo de ser levado pelas ondas, sem receio de me perder em sua profundeza, se tudo fosse perfeito, dores não existiriam e a cura não seria procurada... Se tudo fosse perfeito não haveria a busca pela perfeição e ninguém lutaria pelo seu objetivo... Se tudo fosse perfeito não existiria diálogo, as palavras completariam o acaso às vezes sim, se tudo fosse perfeito ninguém lutaria pelo o amor... Todos tinham o seu par já confirmado, se tudo fosse perfeito, jamais que eu falaria estas palavras pra você... O imperfeito faz parte destas palavras, e o perfeito é buscar em sua realidade o seu objetivo... Ser imperfeito faz parte da vida, desde quando errar e não permanecer no erro for perfeito é ter certeza de suas conclusões.

Page 72: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

O meu viver

72 Eu estou aqui, para te falar do meu carinho por você, do meu respeito e admiração, você é uma pessoa especial... É um anjo que Deus colocou na minha estrada, pra tornar mais suave e agradável a minha caminhada, você pessoa amada... Tem um cantinho todo especial em meu coração, você pessoa querida... Veio para tornar minha vida, mais alegre e colorida, você, pessoa abençoada... É como o sol, que ilumina e aquece as minhas manhãs, tardes e noites... É como a lua e as estrelas que é o céu da minha vida, viver e enfeitar você pessoa linda... É pra se amar e nunca esquecer, você pessoa adorável você se alojou em meu coração, ele já é sua morada para sempre... Amo a nossa sincera amizade, abraços significa amor para alguém com quem realmente nos importamos... Para nossos avôs ou nossos vizinhos, até mesmo para um ursinho amigo... Um abraço é algo espantoso... É a forma perfeita de mostrar o amor que sentimos e a forma que se prezamos é mais que palavras, não podem dizer... É engraçado como um simples abraço faz-nos sentir bem... Em qualquer lugar ou língua... É sempre compreendido... Abraços não precisam de equipamento, pilhas ou baterias especiais... Não deixe jamais que as tristezas do ontem e a incerteza do amanhã impeçam a felicidade de hoje, ás vezes é necessário não pensar em nada para ter um amor, mais às vezes é preciso pensar e descobrir se realmente é o par perfeito para sua companhia no cotidiano, nunca tenha incerteza faça com segurança aquilo que deve ser feito, não troque palavras grosseiras por minuciosa baixaria descubra em você a sua própria educação.

Page 73: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Ás rosa

73 Às vezes, em momentos de sufoco nos sentimos mergulhados na escuridão e dos sentimentos negativos, os problemas parecem mais graves e as soluções mais difíceis, na verdade, nada está escura ao nosso redor, a ansiedade é que nos tira a capacidade de perceber a luz, e em momento em que acalmamos o nosso coração, começamos a encontrar as soluções para todos os problemas, eu digo, para iluminar seu caminho, há... Deus... Para colocar ordem na sua vida, para você ter sempre a certeza de que ele está ao seu lado, em todo momentos e em quaisquer situações na sua vida, na sua tristeza, na sua alegria e mesmo que você se esqueça dele, ele estará sempre ao seu lado, lhe ajudando e lhe dando conselhos, lhe conduzindo na sua estrada, às vezes triste, às vezes alegre, mais ele sempre vai dar o melhor de si para lhe ajudar e em troca disso ele só quer que você saiba que acredite nele, não precisa saber o nome do seu anjo, basta lembrar-se dele como uma luz e iluminar o seu caminho e você terão certeza que ele é assim, uma imensa luz... Que não fica fraco, que jamais perde sua força e sua vivacidade, um lindo anjo pra você, neste entardecer tão belo, entre todas as flores, existe uma rosa amarela, que vem ressurgindo com a primavera e trazendo contigo seu dedicado perfume, assim como esperanças e oportunidades para novas amizades a primavera é bela, por que traz com ela, todas as flores e aromas, revitalizando a inquietude de todo corações, as rosas colorem o amor, as vermelhas exalam paixão, as amarelas trazem magia e a sedução, as brancas com sua brandura trazem paz para todos corações.

Page 74: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Eu tenho o amor

74 Eu vou embora sozinho! Continuem a sua caminhada se todos abandonarem prossiga sua jornada, se as trevas crescerem em seu redor, mais uma razão para que você mantenha acesa a pequenina chama de sua fé, não deixe que a luz se apague, para que você mesmo não fique em trevas, ilumine com sua luz, as trevas que o circundam ao seu redor, sabemos que existem dias em que nada da certo, são nesses dias em que aprendemos a verdadeira lição que a vida nos ensinou e que nada teríamos aprendido se tudo tivesse dado certo! Nunca diga que nada valeu à pena, ate um erro serve para aprendizado! Porque do erro é quem o acerto! Basta você observar e analisar os fatos... Deus às vezes castiga com o que nos dá... E nos premia com o que nos nega... A simples lembrança dos teus dedos na minha nuca me arrepia, teu cheiro me habita a alma e meu peito arfante e te recebe, me abraça, vem dormir comigo, me ajuda a apagar do peito aquela dor do querer a noite se instala em mim, lá fora, apenas o silencio da noite do teu olhar, vem... Ocupa com teu corpo esse abrigo que te chama, volta a ser minha amada, teu abrigo, faz de mim tua caverna, teu porto seguro, faz do meu corpo teu ninho, tome conta de mim, percorrer o veludo do meu corpo e encaixo os fragmentos do teu ser, no interior da minha alma, derrame a tua essência no interior do meu mundo e converter o desejo em satisfação a doce oferta desde carinho tentador, peito e ventre sentir um fogo sutil correr de veia em veia em uma súbita explosão de desejos, frutos de lábios carentes e aromas que incendeiam meus arrepios... E me fazem gemer de prazer por te ter e nem sequer saber que te tenho é essa essência do amor, mais tenho no peito a alma e você...

Vocabulário – Circundam: Abraçam, apertam, cercam, cingem, circulam, rodeiam, circunavegam. Converter: Resumir, transformar. Essência: Cerne, coração, imo, interior, particular, profundeza, recesso, tutano.

Page 75: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

A estrada

75 Que o caminho seja amplo a sua frente tornando-se estrada para passeio e descobertas de todas as formas de pesquisas e que o vento sopra levemente às suas costas, que o sol brilhe morno e suave em sua face, que a chuva caia de mansinho em seus campos e que nós encontremos de novo, que Deus lhe guarde nas palmas de suas mãos e a grandeza do ser humano consiste em superioridade e fama... Que sua personalidade seja marcada por ações de bondade e de amor que o calor humano contagia sempre e provocam transformações no coração do próximo, sem dúvida o amor é o principal remédio, para diminuir a violência a fome e a miséria e esse recurso você sempre pode ter à disposição o amor é paciente, desculpa tudo, crê em tudo, espera tudo, suporta tudo, o amor jamais acabará, seja feliz e encontre força no perdão e esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, tenha amor nos desencontro e agradeça a Deus a cada minuto pelo milagre da vida, hoje quero deixar na sua página um carinho só meu, que o mundo seja um arco-íris e que cada cor represente um presente pra você e você escolherá o presente que você quiser, eu desejo de coração tudo que existe de maravilhoso nesse mundo pra você que Deus possa abençoar sempre sua vida, a jornada é incrível com um destino admirável e descobertas fantásticas pelo caminho, é preciso ir além... E jamais mude o seu jeito de ser para satisfazer as pessoas que você gosta... “Pois quem gosta de você não te muda, te completa” os destinos nos traçam no amor e assim poderá ser eu ou você é o seu par preferido passe o tempo que passar um dia se concretizará.

Vocabulário – Amplo: Aberto, dilatado, espaçoso, extenso, largo, vasto, abertura, fechado.

Page 76: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

As minúsculas e perfeitas

76 Minúsculas partículas, átomos, íons, divisão, repulsão, atração, fluxos de energia pulsação... Pupilas, retinas, fantasias... Esferas que viajam pelo o espaço dos sonhos, atmosfera mística... Projeção pressentimentos guiando o fluxo da alma e dos corpos sem destinos... Misturam de elementos fluidos químicas entre delírios úmidos, desejos ácidos que correm a pele, e não doem, portais são abertos para encontros secretos marcados na linha de um tempo só nossos habitantes da noite... Na realidade estrangeira... Única, companheiro ame muito e sonhe muito mais... A luz do mundo está dentro de você, que a sua luz ilumine cada vez mais as pessoas em sua ilharga, porque você é um amigo e amigos sabem quando são amigos está sempre ao nosso lado nas conquistas nas horas boas e nas horas difíceis á contar com alguém é ter algo em comum é sentir saudade é dar preferência amizade que é amizade nunca acaba mesmo que agente cresça, mesmo que as outras pessoas apareçam em nosso caminho, por que amizade não se explora, ela simplesmente acontece, os homens cultivam dez mil rosas em um jardim... E às vezes nunca encontram o que procuram... E, no entanto, o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa, em qualquer jardim ou num pouquinho d’agua... É preciso buscar com o coração, faça-se flor, faça seu coração em concha para acolher o amor, como se faz com as mãos, quando se pega areia das dunas e a queremos conversar... Sem presa porque a areia passaria por entre os dedos, sem deixar a mão aberta porque o vento levaria a areia embora, olhe nos olhos do seu amor e feche-os cromo se fecha um livro que nos encantou a alma... Devagar e com saudade, apague a luz que não for a sua e sonhe como um filme se desenrolando dentro de você, deixe no ar o seu perfume e a sua respiração tremeluzindo as estrelas que se acenderão, faça-se flores em todos os momentos e flor... Abra-se, doe e receba o que a vida lhe oferece e não perde o sentido da vida.

Vocabulário – Ilharga: Aba, aclive, declive, encosta, falda, flanco, ladeira, orla. Tremeluzindo: Cintilar, tremeluzir, tremular, trêmulo.

Page 77: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Foi tudo ilusão

77 Têm tanto sentimento que é freqüente e corrigir que sou sentimental, reconheço ao medir-me que tudo isso é pensamento, que não senti, afinal temos tudo que vivemos uma vida que é vivida e outra vida que é pesada e passada a única vida que temos é essa que é dividida, entre a verdade e o erro o cravo e a espada qual é a verdadeira? E qual é a errada? Ninguém saberá explicar e vivemos de maneira que a vida nos tem é a que temos que pensar, compreendeu que viver é ser livre, que ter amigos é necessário, que lutar é manter-se vivo, aprendi que o tempo cura, que as mágoas passa, que a decepção não mata, e que hoje é reflexo de ontem, que os verdadeiros amigos permanecem, que a dor fortalece, aprendi que sonhar não é e é fantasia, que a beleza não está no que vemos e sim no que senti, eu sei que foi apenas um jogo de sedução onde não se estava em jogo nossos corações, me perdoe por sentir saudade, se me deu vontade e eu não fugir, eu tentei, eu nunca te esqueci, não consigo dormir, não consigo esquecer seus desejos e meus desejos são de ter você pra eu fazer feliz, vem... Esqueça o jogo o caminho contrário esqueça esta vida de ilusão e viva a paixão, vem... Devolva a você o poder de viver e devolva minha calma, estou enlouquecendo de saudade o tempo passa e amanhã poderá ser tarde, meus desejos só aumentam, vem... Realize meus e seus sonhos, nada é pequeno e sem valor... Quando é feito com amor, quando você achar que sua vida está cheia do nada, lembre-se é do nada que se começam tudo você nasceu só e desnudo, mesmo aquele que nasce em berço de ouro nasce só e se não segurar acabará nas sarjetas e você? Ganhou tanto... E nada segurou, adiantou?

Vocabulário – desnudo: Despido, nu.

Page 78: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

A chuva

78 A chuva fria que cai sem culpa, minutos que passam sem deixar marcas, gotas que molham a terra, gotas que são a certeza de um belo dia, cada gota desta fria chuva, poderia ser minutos ao teu lado... Minutos abençoados pelo amor, essa chuva não tem culpa e desfaz um sorriso, por saber que quando a noite chegar os minutos voa e só deixam uma gota de esperança de que essa chuva vai passar... Chuva que está presente desde o amanhecer e só acabará com o anoitecer, chuva que expulsa as estrelas do céu, chuva que nos faz adormecer e a esquecer desse dia de chuva é ter esperança na manhã e no amanhã é saber que após a noite vem o dia, viver intensamente as emoções, apreciar o nascer e o pôr do sol, amar as pessoas incondicionalmente, acreditar em si... Ser sincero, entender que somos pessoas únicas, saber que tudo é consequência das nossas atitudes, deixarem acontecer, entender que há limites, ver a vida com outros olhos, emanar vibrações de amor, saber que estamos sós de passagem, aproveitar as oportunidades, ouvir o coração e acreditar na vida... E acreditar que o amor é como uma rosa única e de tão intenso vermelho quando cultivado, mais linda e rubra, e quando os espinhos forem-se ao espelho sua beleza se torna uma penumbra, depois ferido, não mais tocará na rosa, não mais quer sofrer a dor da ferida que ao toque ainda sente ardida, quiseram a rosa poder renascer como o amor, tornando os espinhos e redondo as pétalas, reponha as pétalas do seu amor e regue-a com mel a rosa, ainda que os espinhos machuquem o amor levante-se em pétalas de ervas.

Vocabulário – Rubra: Afogueada, congestionado, encarnada, vermelha. Penumbra: Afastamento, insulamento, isolamento, retraimento, crepúsculo, escuridão, noite, sombra.

Page 79: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Essa manhã

79 Essa é uma manhã para ser feliz, eu sinto a música no ar, meu coração está livre, já não há dor, nem mágoa... Já não há sentimento, meu coração está leve, como nuvens pairando no céu, como gotas de chuva que caem docemente, despertando o solo árido, para um novo tempo de viver... Essa é uma manhã para ser feliz, para deixar o coração perseguir seus sonhos, estender as asas em direção ao céu e alvo vôo, pelos ares, pelos mares... Onde o vento me levar... Eu estendo meus braços e abraço o horizonte... E tudo o que sinto é paz, essa paz que invade a alma e suspira suavemente, que cura, acalma, liberta... Não é só a minha paz... É a paz que a tudo e todos envolve... Em um momento como esse, em que posso olhar o céu, e sentir que essa é uma manhã, que Deus fez para sermos felizes... Eu às vezes sou oceano, sou deserto, ás vezes estou distante, outras vezes muito perto, ás vezes sou antídoto, sou veneno, ás vezes sou gigantesco, outras vezes sou pequeno, ás vezes sou presença sou saudades, ás vezes sou um inteiro, outras vezes metade, ás vezes sou estrela, sou breu, ás vezes sou você, outras vezes sou eu... Ás vezes sou sorriso, ás vezes lágrimas, ás vezes sou tudo, outras vezes não sou nada, diga-me quem não passa por um momento assim? Mas não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou, recomeçar é dar uma chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e o mais importante é acreditar em você... Tem tanta gente esperando apenas um sorriso seu para chegar perto de você, às vezes demora e outra tão perto e fazem ficar distante, pra dizer a verdade eu gosto de mim e amo você, não é às vezes é por inteiro, prefiro você porque você tem a força do meu viver.

Vocabulário – Antídoto: Contraveneno, soro, triaga, veneno, cobra, remédio.

Page 80: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Consistir em

80 Viva a vida e deixe de lado eventuais provocantes... Perdoando antes que lhe ataquem, não tropece nas pedras que joguem no caminho... Solte-as, não se cobre diante dos ciúmes alheios... E não estimule pensamentos simplistas... A mostre o seu vôo ao sucesso, seja menor do que aquele que te cercam... Supere-se, não se deixe julgar jamais... Sinta-se o juízo da sua razão, seja o mínimo que se espera de você, as janelas da vida estão abertas para amores e decepções, para pessoas que não sabemos se são certas... Ou erradas... Na hora de amar... Compreenda vá à hora de ajudar... Seja sincera na hora de palestrar... Seja verdadeira na hora de desejar... Prudente como as noites de luar... Seja firme como o chão que pisamos... Sensíveis como a melodia que insiste nos tocar... Seja constante na hora de caminhar... Como sabemos então se as pessoas que encontramos são certas ou erradas? Nunca saberemos... O essencial é amar! E descobrir o valor da vida, viu um poema descer de uma estrela que eram olhos nas nuvens morena de tua pele e brincavam no carrossel de seus lábios brilhavam como um céu estrelado o brilho tornou-se lágrimas e o sal em cristais de diamantes reluzentes, pedras de gudes transparentes brincaram de rodar em teus seios eriçados e fez-me no sonho, teu namorado e assim toda a alegria do poema, fez-se a mim por mim, ser teu e todo mundo o sol aparecer e a lua escurecer, posso ser feliz, morrer ou viver para sempre em seu lado, ou ate quando preencher minhas paredes brancas... Eu sou janela, para enxergar, deduzir e ter conclusão de uma realidade.

Vocabulário – Prudente: Acertado, ajuizado, criterioso, judicioso, ponderado, razoável, sensato, imprudente. Embotados:

Page 81: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Quando

81 Anestesiado no sono que encontrei paralisado e semi adormecidos, metade de mim e entregue a metade de mim prostrada, pensamentos turvos, sono sem sonhos, sonhos apagados de lembranças mortas, metade de mim somente neste torpor, metade de mim que procura, que busca e que se perde... Só a metade de mim... A pessoa só se torna verdadeira estrela, quando tem personalidade digna, quando lutam pelo seu direito de viver e por seu direito de amar e quando aguentar os problemas, sabendo à hora de falar de ouvir e calar, quando sabemos admitir que estejam errados, quando ajudam os outros, sem se importar com a ingratidão, quando dão sem se importar em receber, quando lutam por justiça, num mundo tão injusto, quando mesmo na escuridão, andam em caminhos retos, quando mesmo tropeçando, corre atrás de sua dificuldade, quando em uma plantação de ódio, colhem sementes do bem, pessoa como você têm o direito de ter seu beneficio próprio, porque está sempre coruscar. Sabemos que só existem dois dias no ano que nada pode ser feito, um se chama o ontem e o outro se chama amanhã, então hoje é o dia certo, para amar, acreditar, fazer... Plantar e colher... E principalmente viver, todos os dias somos disseminado no campo da vida, diariamente recebemos e espalhamos varias sementes ao nosso redor saibam escolher; todas as sementes sãs boas darem bons e maus frutos e quando recebermos a colheita farta tenha motivos para agradecer, for certo ou errado não é querer ser mais do que o outro... É entender o seu direito de igualdade, tenho um propósito de fazer algo... Em favor do bem, trabalhar e ser reconhecido, viver e fazer viver aquela pessoa que não encontra o caminho de sua felicidade mostrará a você... Vou conseguir anestesiado estou perdido no tempo precisando de pessoas e palavras que mim faça viver, quando vejo relembro e mim surpreendo em tanto querer...

Vocabulário – Disseminado: Alastrado, difundido, distribuído, espalhado, espargido, esparzido, exalado, lançado. Igualdade: coincidência, identidade, empate equidade. Coruscar: brilhar chamejar, chispar, cintilar, faiscar, flamejar, fulgir, fulgurar.

Page 82: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

A liberdade

82 Eu vejo esse dia lindo, olhe para o sol tão brilhoso, fico esperando a noite se indo... O dia pra ver nascer outro dia! Estou te convidando para passear no jardim? Vamos fazer caminhada, vamos ver nascer o horizonte, sentar na grama molhada a vida é assim, são as pequenas coisas da vida, que nos faz viver, venha comigo querida, mostrarei o que é liberdade, esqueceremos do mundo e das angustia não sentiremos o tempo que passa e isso nos fará muito bem, o tempo passa e você está deixando a vida a cada instante sem que note, todo dia é um dia a menos na sua existência e você não perceba, Deus trabalha por nós a cada minuto, sem que note a vida constantemente sinta a sua felicidade está sendo contextura no infinito a todo instante o tempo é Deus amando você, não atrapalhe o serviço que o tempo faz a seu beneficio, pratique o bem, cultive o amor, valorize e agradeça tudo que você tem é graça ao tempo que você se aproxima de Deus, o nosso amor é um sentimento sincero, são dois olhares acesos bem juntos, unidos, preso numa mágica atração, são dois galhos bem longe nascidos e vividos para o bem quero dizer-te pense relembre a sua situação lembre o anterior e observa o presente em testamento para o futuro, se juntam crescidos, abraçam por fim, é duas almas gêmeas que riem no mesmo riso, que calam a mesma boca que choram os mesmos olhos, são nossas vozes de achego, duas almas semelhantes, ou dois poemas iguais, é assim que nos ama é assim que se presa é assim que se doa é assim que aproveitar a vida viva para a vida em amor a todos.

Vocabulário – Contextura: Contexto, encadeamento, organização, tessitura, rede, tecido, textura, trama. Achego: Amantes, amparo, proteção, achegar, esposo, acolho, aproxima, colho.

Page 83: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Tente quantas vezes quiser

83 Quantas saudade vier ao seu encontro, deixe nos olhos rolarem lágrimas, do coração uma saudade e dos lábios um sorriso, na suprema a vontade da vida é rir quando se tem vontade de chorar, lute diante das coisas mais difíceis de sua vida, para que um dia você possa olhar para traz e dizer foi difícil, mais venci... Na passagem pela vida muita dificuldade você encontrará, espinhos para serem retirados e que lhe ensinarão muito a ter paciência lembre-se de que primeiro nascem os espinhos para depois vir às flores, o vento leva o barco para nova aventura são os mesmos que trazem outro barco com histórias para contar, não devemos chorar pelo barco que seguiu é sua sina, a vida nos ensina que barcos nascem para navegar, como a nossa alma que transbordam a cada nova emoção, talvez esteja no barco que chega o que realmente é nosso, sem chorar pelo que nos foi tirado, devemos aprender a amar o que nos é oferecido quem sabe o coração tenha sido preparado para colher, de volta a realidade que sonhamos às vezes é para sempre, um dia terminará e um dos dois ficam só se você é aquela pessoa que diante do primeiro obstáculo retrocedem sinto dizer, está agindo erradamente, se você realmente quer alguma coisa, lute... Tente quantas vezes forem necessárias, se não deu certo a primeira vez, tente outra, e outras vezes... Não deu certo a segunda, terceira ou quarta vez? Mude de tática! Persistir é a palavra chave de conquista, retroceder jamais, siga em frente, escute seu coração, ele é quem diz o que é melhor pra você, se errar pare, pense, ouça seu objetivo e continue a persistência.

Vocabulário – Retroceder: Acuar, recusar, avançar, desandar, regressar, retornar, retrogradar, tomar.

Page 84: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

O meu amor por você

84 Oi, posso desaparecer por uns segundos... Minutos... Dias... Meses... Ou até anos, mas estarei sempre por perto... Posso ate não te dizer, bom dia... Boa tarde... Boa noite... Mas nunca te direi adeus, sabe por quê? Porque o verdadeiro amigo se apaixona e nunca se esquecem... E você estará sempre em meu coração, você mim faz bem e alguém procurarei para indicá-lo a sua ternura e realidade de pureza e compreensão o meu amor por você é lindo, meu amor por você é querido, meu amor por você é destemido, meu amor por você não é plagio, meu amor por você é mágico, meu amor por você não é cópia, meu amor por você é original, meu amor por você não é história, meu amor por você é poesia, meu amor por você é música, meu amor por você é todas as letras mais se tornando em quatro... O meu amor por você é a importância do meu viver, meu amor por você é o fato... O fato de te amar e só me traz saudade e às vezes raiva... Mais amo você... Acredito em tudo que vejo menos nas mentiras e falsidades, em que mim deixo levar pelas emoções, lembrando anos atrás escutando a música que faz recordar e sonhar lembra-nos o quanto precisamos erradicar o egoísmo, lembro quando o corpo obrigou mim ...descansar passear, amar, sentir e entender os mistérios que um dia, uma semana, um mês... Um ano... Deixar tristeza em cada coração e também me lembro dos melhores dias... Meses... Ou anos... Que você trouxe em meu coração aquele prazer de viver de gritar e sonhar, dizer para todos... Que nunca devemos parar... Não importa sua idade o que importa é sua dignidade de saber que você existe e somos pessoas que podemos ser feliz.

Vocabulário – plagio: Copio, imito, transcrevo, translado.

Page 85: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Oh praia

85 Eu conheci você como os pássaros conhecem seus caminhos... Em vôo livre ao infinito... Aprendi a caminhar pra você, assim como os rios caminham em uma só direção, de passo firmes como as águas... Aprendi a respirar você, assim como as estrelas respeitam o brilho da lua. Aprendi a amar você, assim como os pássaros amam a liberdade os rios amam sua água, as estrelas amam o céu, as ondas o mar e as montanhas seus campos, aprendi a amar você, como o amor mais puro e sublime que existe em nós, assim como amo Deus eternamente, amar-me por amar não diga, amo-a pelo seu olhar o seu sorriso, o modo de falar amo de coração honesto e brando, amo-a porque se sente minha alma em comunhão constantemente com a sua alma, por que pode mudar? Isso é amor não si muda se perpassar ao tempo ou para ti unicamente, me ame pelo pranto e que a bondade de tuas mãos enxugarem as lágrimas que derramam em seu rosto e se eu secar por teu conforto esta vontade de chorar, teu amor ao meu amor e assim me há de querer por toda eternidade, piso a areia da praia que pesa aos meus pés, parecem mesmo uma raia, presa nas marés, piso a areia da praia, vou pela borda da água, onda amena que se espalha suavemente leva contigo a minha mágoa... Como esta areia brilhante que a praia chamou de sua areia que da praia és amante, oh mar salgado a praia é tua, um perfume paira no mar... A vida a Deus pertence o sol quente esconde a lua... A maresia não veio para ficar... E por isto vou continuar a lutar... Oh praia da saudade que aspiro e regurgito em cada saudade prefiro e não prefiro chorar, oh praia da saudade, jogo minhas lágrimas e nunca mais chorarás, amor encontrado e corpos são confirmados é melhor não chorar.

Vocabulário – Muda: Altera, modifica, transforma, varia, vira, troca, alterado, demudado. Perpassa: Acaricia, decorre, transcorre. Amena: Afável, agradável, aprazível, deleitosa, grata, desagradável. Regurgito: Transbordar.

Page 86: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Em cada canto você

86 Vocês que sabiam... Tinha esta decisão á 03 (três) anos e verdades alguma á tona, são três coisas que eu mais gosto... O mundo as pessoas e o destino, o mundo porque eu vivo nele as pessoas porque você é uma delas e o destino porque me fez te conhecê-lo... Ter você é ser aquela pessoa que o tempo não apaga que a distância não separa que a maldade não destrói é um sentimento que vem de longe pra perto e ganha lugar no meu coração e você substitui a tudo nesta vida... Você está sempre presente, mesmo quando está longe... Que permaneça ao meu lado e transborde de ternura e fascinante desejos, uma pessoa é coisa de uns segundo, minutos ano... Igualmente ser um amigo não é coisa de um dia são atos, palavras e atitudes, que se solidificará no tempo e jamais se apagam, que ficam para sempre como tudo que é feito e como o coração é aberto para novos amigos! Em cada momento um ato em cada ato um pensamento, em cada pensamento uma saudade, em cada saudade você, em cada hora uma história, em cada história uma aventura, em cada aventura uma lembrança, em cada lembrança você, em cada dia um livro e em cada livro uns por quês... Em cada por que uma resposta, em cada resposta, você, em cada amor uma vida, em cada vida um saber, em cada saber uma certeza, certeza de gostar de você, em cada música um canto, em cada canto uma poesia, em cada poesia um beijo, em cada beijo um desejo, em cada desejo você, em cada pássaro um vôo, em cada vôo uma paixão, em cada paixão uma loucura e em cada loucura você, em cada sorriso uma paixão em cada paixão você, em cada lágrima um choro, em cada choro uma alegria, em cada alegria uma felicidade, em cada felicidade uma vontade, em cada vontade uma satisfação, em cada satisfação um prazer e em cada prazer você...

Page 87: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Não importa

87 Sou rápido como uma estrela cadente a viajar, meus olhos vieram a te encontrar, com força avassaladora meu coração começou a te amar, encontrei em você felicidade única singular, pura e simples fixa no teu olhar, olhar que a mim faz viajar, faz meu coração sentir-se livre ao ponto de voar alto para bem distante, para encontrar teu coração o, mas puro diamante, jóia a qual eu amo e que pensei está longe não o bastante ao ponto de por um instante, sentir-me o último amante, amor este que pensei nunca poder sentir, que em segundos começou a me invadir, presente de Deus, agradeço com lágrimas em meus olhos a linda flor que em meu coração veio a brotar, prometo nunca, nunca parar de lutar, nunca! Atrás voltar, prometo perante todos e a mim mesmo nunca deixar de te amar, não importa o que você é o importante é o que você quer ser... Não importa onde você estar importa é para onde você quer ir... Não importa o porquê o importante é o querer... Não importam suas mágoas o importante mesmo são suas alegrias... Não importa o que você já passou o passado guarde na sua lembrança... Ou apague para sempre nunca pense em julgar... Não veja, apenas olhe... Não escute, apenas ouça... Não toque, sinta... Acredite naquilo que quiser... Não adianta sonhar se você não lutar... O mundo é um espelho, não seja apena reflexos... Só acreditando num futuro você conseguirá a paz para alcançar seus sonhos... O que importa? Importa você... Acredite em você e conquiste sua magnitude.

Vocabulário – Magnitude: Amplitude, intensidade, dimensão extensão, grandeza, proporção, tamanho, tanto.

Page 88: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Pessoas jamais esquecidas

88 Existem pessoas que advêm o nosso coração como uma flecha surge como um relâmpago e nos surpreendem com suas atitudes... E o caminho está aberto para outras pessoas... Essa pessoa parece que já conhecemos ha tempo e gostaríamos de está sempre perto... Outros são como a brisa suave em uma noite perfeita entra em nossa vida de mansinhos... Inteiramente... Ocupam um espaço dentro do peito... Um lugar especial... Amigos, anjos, benção e demais... Trazendo cor e alegrias onde tudo parece cinza, amizade que não deveriam desaparecer jamais de nossa vista... Pessoas que deixam profundas marcas, nomes que estão escritos em nosso coração, pessoas especiais que vamos guardar para o resto de nossa vida e uma delas é você! “Não existe diferença, sim superioridade entre as pessoas, somos todos iguais e o que dá destaque a alguém é a riqueza; de espírito a humildade e a simplicidade” amor é caminhado lado a lado, são lembranças dos tempos, são pedaços do coração, são metade que se encaixam, amor são afagos são braço é presença constante tem pessoas que marcam nossa existência e precisam ser lembrados... E há aquelas como você que jamais serão esquecidas... Mude seu destino... Seja o comandante da sua vida... Não deixe levá-lo aos poucos, escolha caminho perfeito para a sua viagem, vivo intensamente a aurora de cada dia, faça de cada momento um devaneio contínuo e torne-se mais forte e viva você, não se deixe contrair por coisa mundana sem retorno sem ajuda de especialista a única coisa que não precisa de especialista é o amor porque ele nasce de você e vive você.

Vocabulário – Advêm: Acertam, acontecem, caem, calham, incidem, ocorrem, sobrevém, sucedem. Devaneio: Abstração, enleio, fantasia, idealidade, idealismo, idealista, ilusão, sonho. Devaneio: Abstração, enleio, fantasia, idealidade, idealismo, idealista, ilusão, sonho. Afagos. Carinho, caricia, cuidados, mimos.

Page 89: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

O sentimento que confundo

89 O sentimento que confundo que chinfrim a vida ou coisa ilusória é o amor que nos faz partir... E nos traz de volta para esquecer as magoas e traições é o amor que nos afunda... E nos levanta ao meio do deserto é o amor aquilo que doe no coração e nos faz um poço de lágrimas e espírito dos espíritos é o amor o que nunca será achado se não for aceito de olhos fechados ou abertos é o amor que faz promessa e cura sem remédio é o amor que muda a vida... É o amor que marca o seu sentimento e faz vibrações é o amor que te diz amo não importando as circunstâncias... A vida faz promessas e nós é que determinamos para onde vamos a vida não dá garantia apenas o tempo faz a escolha e aprendemos com os nossos erros se não ouvir o coração não crescemos na vida e perde o sentido o que ele nos diz é aquilo que prende a atenção e determina o que deve ser feito... Vá sempre para onde seu coração desejar e jamais contrarie essa vontade a “beleza e a tristeza da vida” e você podem está em situações como esta! Descobrir tarde que ama uma pessoa... Em um instante! Parece que é um amor morno sem graça e que se acaba ou a levantar caídos! Tanto faz e só daqui a muitos anos? Descobrir que nada era mais forte e raro do que este sentimento, tarde demais é uma expressão cruel. Tarde demais é uma hora morta. Tarde demais é longe sem igual, não é lá que devemos deixar florescer nossa descoberta é aqui que devemos descobrir o nosso futuro, que belo sol beija-me agora me acariciando a alma, despindo o corpo em doce olhar é a vida que me diz alegre, vai diz o que queres amar! Do que quiseres viver... Há um lindo verão dentro de mim e manso vulcão é assim este amor, deixo minha alma ir passeando, criar asas... E descobrir um novo horizonte é ser belo como o sol, constante como os dias, doce como a alegria, feliz e forte viva como eu...

Vocabulário – Chinfrim: arranca-rabo, arranca-toco, bagunça, banzé, barulho, briga chinfrinada, confusão. Ilusória: Aparente, superficial, fantasmagórica, fantasmal, fantasmática, imaginária, irreal.

Page 90: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Vigie seu dia

90 A maior de todas as artes é aquela que nos leva a realizar uma felicidade essa prosperidade dá força e intensifica a nossa vida, ter o dom de propagar-se aos que amamos e iluminar quem caminha ao nosso lado é coisas habituais e simples que aparece, quando as esperamos o que é mais simples como o amor ou mais evidente dos sorrisos, se encontra no curso previsível da vida se nós distraímos do calendário ou se o acaso dos passos nos empurrou para fora do caminho habitual, então as coisas são outras, nada do que se espera, transforma o que somos se for isso, um desvio no olhar ou a mão que se demora no teu ombro, forçando uma aproximação dos lábios, nada acontece por acaso pra tudo existe um intuito, conseqüentemente em qualquer circunstância acredite que Deus sabe o que é propósito pra você, a cada dia existe uma renovação constante... E nunca um será como o outro... Não às dores eternas, as perdas eternas aquelas que mais nunca veremos ou nunca amamos a sorriso esperando-lhe em dias de sol, luar ou chuva, o abraço dos amigos, uma palavra amiga na hora em que mais precisar, quando perto dos amigos tudo se eterniza a vida fica com mais cor, animada, alegre, sorridente e transparente, vigie seus pensamentos porque eles se tornarão palavras, vigie suas palavras porque elas se tornarão seus atos, vigie seus atos, porque eles se tornarão seus hábitos, vigie seus hábitos porque eles se tornarão seu caráter, vigie seu caráter porque ele tornará seu destino vigie seu dia por que ele é sua condenação o futuro é cego e quem vigia é você...

Vocabulário – Circunstância: Caso, conjuntura, ocasião, ocorrência, situação, estado, posição. Transparente: Claro, cristalino, diáfano, límpido, puro, cristal, cristalizar, translúcido. Intuito: Alvo, desígnio, escopo, fim, finalidade, fito, intento, intenção.

Page 91: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Relaxa

91 O beijo que dei com esse poema te amando meu beijo, aquele que revela meus segredos e liberam substâncias neurotransmissoras, beijo com alegria, um beijo apaixonado, capaz de desencadear a produção de feniletilamina, movimenta a hipófise o tálamo e o hipotálamo, beijos seus cheios de sedução a dopamina também guarda relação com a emoção amorosa, movimenta todos os músculos a língua nem se fala, acelera os batimentos cardíacos, beijo seu umbigo com prazer é pura adrenalina a melhor e menor distância entre nossas bocas, é noradrenalina beijo molhado e quente que consome todas as calorias, beijo seu ventre com emoção parece seda, parece pétala de flores, parece pele de bebe, parece amor eterno... Tem jeito de coisa de criança, coisa nova sem uso, quanto toco me recuso a soltar... Tem cheiro de infância, cheiro sem odor, quando tomo nos lábios, desejo sugar... ...e sugo gananciosamente... Sugando me excito e te faço contente, te enchendo de prazer, tudo que falo é da parte mais suave e quente de você o corpo, quisera eu derramar todas as flores de todas as estações para colorir todos seus dias, quisera eu dar-te a magia do juá para você e viver a vida inteira, coberto de amor e ternura, quisera eu ter o Don da cura para te libertar de toda dor do corpo e do coração acabar com todas as amarguras, quiseras tudo e tanto mais só por um único motivo você e eu só queremos nossos corpos unidos e ser felizes, eu sou seu de corpo, alma é coração, não existe metamorfose tudo é realidade sem ou com esquizofrenia.

Vocabulário – Neurotransmissora: Neurotransmissor. Feniletilamina: fenil etilamina. Hipófise: Glândula endócrina situada na base do crânio encaixada numa reentrância do esfenóide {na sela turca} e produtora vários hormonal também designada por glândula pituitária. Tálamo: Leito conjugal, casamento, bodas, receptáculos das plantas. Hipotálamo: Região situada na base do cérebro, abaixo do tálamo, e que controla o funcionamento de importantes actividades do organismo nomeadamente o sono o metabolismo da água a temperatura corporal etc. Dopamina: dopar anestesiar. Adrenalina: Substância de propriedade hemostática extraídas das glândulas supra-renais. Noradrenalina: Adrenalina. Pétalas: Cada uma das peças que constituem a coroa nas plantas. Metamorfose: Mudança, transformação, modificação. Esquizofrenia: Gênero de psicose, cissão ou dissociação psíquica.

Page 92: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

É plural

92 Vocês lembram... Existe pessoas que é preciso lembrar para não esquecer e existe você que não é preciso lembrar, pois é impossível esquecer, viver é inventar o dia é desconhecer a arrogância... É exalar pura energia... Fazer poemas de amor... Devolver sorrisos... Acreditar que o bem vence o mal... É enfeitar o coração com cores... É conquistar amigos um novo amor é ser sempre leal e fiel... É transformar dor em alegrias... É ser amor de coração... É está sempre perto... É viver e ser sempre verdadeiro... É viver e simplesmente ver a vida com lealdade... Todo sentimento precisa de um passado para viver o presente e existir a amizade, ela cria como encanto do passado que nos cerca o presente ela nos dá a consciência de havermos vivido anos a fios com alguém que a pouco era quase um estranho, ela supre a falta de lembrança, como espécie de magia... Deixe me adornar teu corpo banhar-te em águas cristalina escrevendo em cada relevo e ondas uma carta tênue, psicografando tua exótica silhueta, bailando ao tom desta filarmônica em oitavas e bemóis, compostas nas pautas da sedução, dei-me navegar pelo Nilo, aportar no píer de desejo desenhando em cada ilha uma rosa tatuada em seu corpo declamando teu tenro sussurro, devagar ao som deste dueto em lá maior, descrito nas claves do romantismo, beije-me com teus lábios bronzeados, entregando-me teu céu de brigadeiro em uma opereta em movimentos elásticos, pintando em cada pétalas um verso branco, mesclado ao sabor deste morango em acordes e dissonâncias, regidas nas partidas do amor.

Vocabulário - Tênue: Delicado, leve, robusto diminuto, imperceptível, inaudível, insiguinificante, pequenino. Exótica: Avançada, esdrúxula, esquisita, excêntrica, extravagante, estrangeira, pra-frente. Bemóis: Sinal musical indicativo de que a nota deve baixar meio tom. Tom: Cambiante, cor, entretom, gradação, matriz, nuança, tonalidade, coloração. Psicografando: Gravar ou desenhar com ponta metálica incandescente. Nilo: Delta do Nilo, Egito, núbia, terra das pirâmides, terra dos faraós, Deuses do Egito, egípcio, faraó. Lealdade: Constância, fidelidade. Adornar: Engalana,: Alinhar, ataviar, decorar, enfeitar, ornamentar, Omar. Silhuetas: Contornos, perfis. Duetos: Duos. Tenro: Brando, macio, mole, duro, rígido. Filarmônica: Orquestra, sinfônica. Banda música.

Page 93: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Prossiga

93 Eu, você e as flores do nosso jardim depois de sonhar e andar em estradas infinitas amando um luar desconhecido refletindo estrelas desencantadas, nos olhares serenados, rondou a noite em que você dormia solitário, colhendo espinhos dentro de um sonho perfumado, sentir a brisa respirar fundo, adentrando minha alma, com suaves perfumes de rosas que estavam em seus sonhos aos poucos rosas e esperanças coloriram meus momentos as flores que atravessaram a escuridão de nossos dias, enfeitaram nossos jardins, antes privados de primavera... E clarearam por vez em nós a palavra amor... Por mais que lhe falem da tristeza prossiga sorrindo, por mais que lhe demonstrem rancor prossiga confiando, por mais que lhe apontem erros prossiga na vitória, por mais que apontem incertezas prossiga na verdade, por mais que discursem sobre a ingratidão prossiga ajudando, por mais que anunciem a miséria prossiga crendo na prosperidade, por mais que acenem doenças prossiga vibrando saúde, por mais que o assuste com a velhice prossiga sentindo-se jovem, por mais que exibe ignorância prossiga exercendo sua inteligência, por mais que plante o mal prossiga semeando o bem por mais que apresente tristeza prossiga levando alegria... É o amor quando acontece não da pra disfarçar, começa quando se encontra esta no jeito de olhar é um sentimento que chega e não tem explicação, rápido tudo acontece vai direto ao coração, o amor faz que sintam e parecermos flutuar, nos envolve faz sensível, nos faz pensar ate no impossível, tudo se faz por amar o amor nos deixa sonhar de olhos abertos, não olharmos nada errado nem admirarmos nada incerto, tudo o que mais queremos é que amamos de perto o amor que agente ama.

Page 94: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

As palavras

94 A palavra mais bonita... Lealdade! Ofereça... A palavra mais egoísta, EU, ego... Evite-a palavra mais venenosa a Inveja... Valorize a palavra mais usada amor... Valorize a palavra mais prazerosa o sorriso... Detenha a palavra que mais prejudicam as mentiras... Mantenha a palavra mais difícil filantropia a humildade... Rabisque a palavra que mais destrói a mágoas... Destrua a palavra que mais invade a vida alheia a morte ocasionada por homicida, perdoe a palavra mais poderosa Deus... O conhecimento... Busque a palavra mais essencial a confiança em Deus e em você a credite... A palavra mais intima é gostar de alguém e não poder ser revelado o amor platônico apalavra mais pesado levantar falso testemunho... Conduza a palavra mais sublime fazer e gostar de alguém... Ame todas as pessoas caminham em busca da felicidade, poucos olham ao seu redor para encontrá-la busque a sua, dois, apenas dois, dois seres... Dois indivíduos patéticos, cursos paralelos, frente a frente... Sempre a se olharem... Pensar talvez, paralelos que se encontram no infinito... No entanto sós por enquanto e eternamente dois apenas dois errante no amor eu queria apenas teus lábios nos meus em uma noite amena aos olhos de Deus, eu queria apenas ter você pra mim em noites serenas e te amar enfim! Se o meu sonhar for um sonho apenas me deixas sonhar por noites eternas, não quero acordar e descobrir que o meu distraiu saiu, acabou, quero ter a certeza deste amor todos os dias de nossa vida, quero ter a certeza deste amor momento a momento, quero esquecer o passado viver alegria dar e receber quer ter você hoje e sempre.

Vocabulário – Paralelo: Análogo, equivalente, homeomorfo, isomorfo, par, comparação, conforto. Platônico: Relativo à filosofia de Platão; puro, ideal, castro. Filantropia: Altruísmo, beneficência, caridade, humanidade. Amena: Afável, agradável, aprazível, deleitosa, deleitável, deliciosa, grata. Desagradável,

Page 95: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Relativo

95 Se tudo na vida é relativo... Relativo também é a idéia que cada um faz da felicidade a Felicidade... É viver cercado de amor é plantar amizade é o calor do braço no abraço é eu daquele amigo... Que mesmo distante lembrou-se de dizer, alô, ser feliz é curtir o sol radiante e frio aquela chuvinha ou temporal, ser feliz é fazer da vida, uma grande aventura a maior loucura... Um enorme prazer, ser feliz é ser amigo, mas antes de tudo é ter amigos, exatamente assim como você... Deus criou o amor e nós humanos não soubemos utilizá-los, ele então numa inspiração divina criou a amizade e foi assim que o amor passou a ser utilizado na essência de seu significado... Quem está ligado por esse amor você e eu... Distância alguma separa um amor a verdadeira amizade não une corpos, não une mentes, mas une corações e essa união é feita por Deus e o que Deus une. Ninguém é capaz de separar é por isto que disse Jesus ‘’Eis que cedo venho e o meu galardão está comigo, para dar a cada segundo a sua obra, eu sou o alfa e o ômega, o principio e o fim! O primeiro e o derradeiro... Bem aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito a árvores da vida, e possam entrar na cidade pelas portas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros os que se prostituem os homicidas os idólatras e qualquer um que ama e comete a mentira, Eu Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas nas igrejas, eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã o espírito e a esposa dizem, vem e quem ouve vem, diga vem, e quem tem sede venha, e quem quiser, tome de graça da água da vida, porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia, deste livro que se alguém lhes acrescentar algumas coisas, Deus fará vir sobre ele às pragas que estão escritas neste livro, e se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia Deus tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa que estão escritas neste livro, aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho’’, apocalipse 22.

Vocabulário – Essência: Cerne, coração, imo, interior particular, profundeza, recesso, tutano. Alfa: Principio começo, inicio fim. Omega: Termo fim o grande o longo.

Page 96: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

O limite

96 A vida é feita de pedacinhos? Pedacinho de tempo que vivemos, não importa o tempo... Mas a qualidade do tempo que vivemos... Cinco minutos podem ter uma importância muito maior do que um dia inteiro... O limite é as palavras a compreensão... O limite é o nada é ter a certeza que deu certo... O limite é abraçar a vida... É atravessar fronteiras... É deixar o tempo para ...atrás e perseguir a luz do dia... O limite é viver mais um dia... De limite o meu eu... De acaso o meu ser... O limite é o céu... O limite é vencer... É ter a certeza que chegou a fase final... O limite é entrar no terreno de um coração sem ter mapa que nos mostre as armadilhas os atalhos os abismos... E ao pisar no terreno de um coração é preciso ter muita calma para não destruir as flores, para não se perder nos amores, nos amores por ele vividos, nos amores por ele sonhados e idealizados... Um coração é assim, ás vezes é um labirinto do qual não conseguimos sair, às vezes é um portal fechado que não nos deixa entrar, tem que ter muito cuidado quando alguém nos abre a porta do seu coração, cuidado para saber entrar, e se necessário saber sair... Sem destruir, sem derrubar... Isto é vencer... É ter certeza que conseguiu... Na caminhada da vida sempre a desafios, surpresas tristezas e alegrias, a vida é feita assim de alto e baixo não desista de seus projetos e sonho... Por que mesmo antes deles serem projetados por você, já foram projetados e anotados por Deus, que seu dia e sua noite sejam hiper abençoados, deste futuro corremos atrás e esta benção é vindoura, Deus nunca falha, os seus projetos é cumpridos o que ele determinou sempre aparecerá...

Vocabulário – Hiper: Muito. Acaso: Casualidade, eventualidade, casual, acidente, imprevisto, incidente, acidentar, coincidência;

Page 97: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

A compunção

97 Um dia procuraremos no infinito e verás apenas uma estrela dizendo que fui embora... Pedirás a ela que lhe mostre o caminho, será inútil, apagarei minhas pegadas com a minha dor, quero esquecê-lo para que eu lembre que esse amor terá que morrer no ...passado, um dia a saudade esfolará seu peito, não que ainda tenha sido importante pra você, por que fui inútil na sua vida, e quando precisar de alguém nos momentos decisivos de sua vida encontrará apenas o vazio e solitariamente lembrar-se-ia de mim e seus olhos impressivos chorarão lágrimas de sangue, um dia buscará a minha poesia no pôr do sol e no despertar da lua, encontrarás apenas o silencio e perguntarás onde estás e a replica não terás... Até mesmo a natureza se negará a dizer... Um dia quando os seus sonhos forem derrubados pela incompreensão, sentirá no peito a flecha do arrependimento por não ter amado quem muito te amou a verdade é que um dia sentirás minha falta, será inútil chorar, suas lágrimas não me trarão de volta, farei dela um rio e navegarei para longe do porto onde estiveres, deixarei apenas saudade para que ela te acompanhe onde andares e ela lhe mostrará o quanto minha presença lhe faz falta, eu e você sabemos que cada um tem sua opinião, lágrimas derramadas por incompetência de pensamento e palavras inúteis colocada em você e poderá enchê-lo um rio com água de seus olhos de que uma rápida volta ao mundo, nunca te fará mal, o meu coração carregará uma imensa ferida que nunca cicatrizará quando eu lembro que tanto amei e foi jogado em balde de esgoto, para ser escoado em lugares que jamais sabereis aonde pararás, lembrei que hoje você vive e o amanhã não é seu e nem meu e o futuro nunca pertencerá... Por que não sabemos a hora e o momento da chamada final você se destruiu por pessoa mesquinha e vulgar, não adianta chorar é tarde você escolheu entre a flor e a espada e ela te cortará, se você não mudar e pensar, dores que ocasionou em mim e persistente amor.

Vocabulário – Esfolará: Agatanhará, arranhará, ferirá, raspará raspagem. Persistente: Durável ,Constante, Estável, firme, imutável, inabalável, inalterável, inflexível. Compunção: Pesar, arrependimento, contrição, remorso.

Page 98: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Os obstáculos

98 Vocês és o arquiteto de teu próprio destino trabalhe... Não espere pelo outro... Confia em Deus e ousa a voz do seu coração, acredite que não podemos ir além de nossos sonhos e usar o que a vida nos apresenta, nosso Deus é um Deus das coisas impossível, ele te entregou um barco que é a sua vida e por mares e rios, entre calmaria e tempestade, caminhos ou estradas, florestas e vegetais, você têm o dever de pelo menos, segurar no leme e buscar conduzir esse barco da melhor maneira possível, conservando-o com carinho, para um dia devolvê-lo ao seu verdadeiro dono, seja cuidadoso com seu barco e seja muito feliz esse é o seu dever de retribuição com você mesmo, ninguém conhece os mistérios da vida nem seu significado definitivo, para aquele que desejam acreditar em seus sonhos e em si mesmos a vida é uma dádiva preciosa na qual tudo é possível... Sem sonhos as perdas tornam insuportáveis as pedras do caminho se tornam montanhas e os fracassos se transformam em golpes fatais. Se você tiver grandes sonhos... Seus erros produzirão crescimento fujam dele seu desafio produzirão oportunidades continuem... Seus medos produzirão coragem, por isso meu ardente desejo é que você nunca desista de seus sonhos, use as vírgulas para separar as experiências boas das más, reticências para quem lhe faltou em alguma situação, salpiquem exclamação na sua vida, dê valor á interrogação ela é seu sucesso abuse das interjeições de felicidade, faça uma revisão nos seus sonhos e pensamentos tomem decisões com letra maiúsculas e coloque ponto final na tristeza que te acompanhe.

Vocabulário – És: Criatura, ente, homem, individuo, pessoa, ser, consistir em, equivaler a.

Page 99: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Deslumbre da oportunidade

99 Neste exato momento você está na situação mais apropriada ao exercício da compreensão e do auxilio, na circunstância mais favorável para fazer o bem, de coração ligado às criaturas certas, junto das quais precisa trabalhar e harmonizar-se com as tarefas mais adequadas as suas necessidades, nas responsabilidades justas de que deve testemunhar no ponto mais importante para dar o testemunho de sua aplicação à fraternidade, de reconhecer que a nossa felicidade é medida pela felicidade que proporcionamos aos outros, de observar que muitas vezes, vale mais perder para conquistar... Do que conquistar para prender, de ajustar-se à paciência e à esperança para consolidar o próprio êxito no instante oportuno, de não esmorecer com a dificuldade a fim de merecer o beneficio, de sorrir e abençoar para receber simpatia e cooperação, você está no momento exato de trabalhar para servir trabalhando e servindo, você adquirirá a certeza de que toda pessoa que trabalha e serve caminha... E quem caminha encontrará o sucesso... Nascemos para transmitir amor, paz, sabedoria, amizade, compreensão a alegria de viver enfim todos os dons que vem de Deus o esplendor divino, que está dentro de nós, se deixarmos chamejar nossa luz, permitiu que os outros, inconscientemente, façam o mesmo se nos libertamos de nosso medo e vícios nossa presença libertará os outros, automaticamente, transmita sua luz ao mundo, desejo a você a eternidade deste mundo.

Vocabulário - Deslumbramento: Arrebatamento, deslumbre, fascínio, êxtase, ilusão, deslumbrar, maravilhoso, cegueira. Fraternidade: parentesco entre irmãos, solidariamente de irmãos, amor ao próximo, harmonia, amizade. Chamejar: Brilhar, Chispar, cintilar, coruscar, flamejar, faiscar, fulgir, fulgurar.

Page 100: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Preciso de alguém

100 Eu preciso de alguém, que me olhe nos olhos quando falo que ouça as minhas tristezas e neuroses com paciência, precisa de alguém, que venha brincar comigo sem precisar ser convocado alguém amigo o suficiente para dizer-me as verdades que não quero ouvir, mesmo sabendo que posso odiá-lo, odiar sem magoas e crendice neste mundo de “cépticos” preciso de alguém que creia, nesta coisa misteriosa desacreditada quase impossível de encontrar a amizade, que temos em ser leal, simples e justo que não vá embora se algum dia eu perder o meu ouro e não for mais a sensação da festa... Preciso de amigo que receba com gratidão o meu auxilio, a minha mão estendida, mesmo que isto seja pouco para as suas necessidades, preciso de um amigo que também seja companheiro, nas farras e pescarias, nas guerras e alegrias, e que no meio de todas as loucuras, possamos ser feliz, você é meu verdadeiro anjo... Quero uma marca invisível, um aroma irresistível, um suave perfume que fique espalhado pelo ar como uma presença a pairar, que tenha o cheiro do amor, toda exuberância de uma flor exalando seu natural perfume, com sua essência insinuante na fragrância mais provocante o seu perfume... Ame como se ninguém nunca houvesse feito você feliz, trabalhe como se não precisava do dinheiro... Dance como se ninguém estivesse olhando... Cante como se ninguém estivesse ouvindo... Viva como se fosse ao paraíso... A vida muitas vezes é curta, mesmo assim, seu caminho é longo com as pessoas que te ama. “Os meus sonhos não podem ser presos, levados pelo vento, ou pela chuva, muito menos, encobertos pela areia, a liberdade do homem está em sonhar... E o sonhar de todo homem, estar na vontade de amar”.

Vocabulário – Neurose: Perturbação mental ou emocional, cujos sintomas se manifestam por um comportamento obsessivo, tal como raiva excessiva, medo, ansiedade ou ódio sem razão aparente. Céticos: Cépticos, descrentes, ceticismo, pirrônicos. Crendice: Abusão, preconceito, superstição, preconceituoso.

Page 101: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Há esta menina

101 Trovas do amor esta menina querida é meu pé é minha mão, minha alegria, meu almoço... Meu jantar... Ela é meu rio... Meu lago... Meu riacho... Meu açude... Ela é meu beijo e afago, não quero que ela mude, ela é meu dedo e anel, minha camisa de linho, minha garrafa de mel, meu consolo, meu carinho, se a carne mata a fome o beijo mata a saudade, a tristeza me consome eu quero é felicidade me abraça bem abraçado quero todo o teu carinho, sem teu abraço apertado, vou me perder no caminho, á água que mata a cede á chuva no meu roçado, é punho na minha rede, és rima neste recado, essa menina adorada, essa menina querida, que alegria danada, ter ela na minha vida, o mundo não é falha e nem faltoso nós é que faltamos coragem de olhar para ele com nosso espelho interior, enquanto nossas prioridades estiverem no reflexo material de nosso desejo a vida nos trará angustia e infelicidade cede de poder e ambição pessoal, o poder por trás da abundancia e da prosperidade verdadeira não está na economia, o dinheiro por si só não tem poder algum, somos nós quem tem o poder verdadeiro, nossa herança real o amor, reside na consciência e o verdadeiro heroísmo está na ousadia de utilizá-la, esta é a revolução real por meio da reconstrução e da liberação em se a vida exige muito de você sinta se feliz, a vida é Deus e Deus só exige daqueles que ele sabe que tem capacidade de vencer e nós somos um deles a ser visto vencedores por nós e por todos esta menina é minha vida amo você um desatino informal amor sem igual.

Vocabulário – Afago: Carinho, carícia, cuidado, mimo, acaricio, acarinho, agrado, ameigo. Trovas: Cantigas, canções, trovadores, quadra popular.

Page 102: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

O importante é você

102 Não importam quem lhe feriu, o importante é que você sanou, não importa o que lhe faltou, há muito para ser conquistado, não se espante com as pessoas, cada uma carrega dentro de si dores, marcas que alteram o humor, instante feliz e transbordamos de alegrias e paz, momento está triste o melhor é acreditar que seu último passo é sempre seu melhor momento o mundo está cheio de oportunidades, as portas se abrem para os que não têm medo de enfrentar a vida, para os que caem e levantam para a vitória o seu destino é vencer o seu destino é ser feliz a magia do amor, quando nos envolve a alma, é a coisa mais linda que existe amar em todos os sentidos, desde a natureza até a pessoa amada, e poetar sobre o amor, libertar nossa imaginação, nossa alma, flutuamos, e amamos quem queremos amar e também nos amamos, tendo assim a capacidade para doar nossa energia interior, com muito amor a quem dele necessitar, que sua noite seja linda como uma flor e você sejam sempre eterno fiel a mim e a todos, prefiro me calar com tua beleza, que trás tanta proeza para o meu coração, me chamando de irmão, para poder caminhar aprendendo amar sem nada me preocupar e no fim dizer foi bom te conhecer... Lutar pelos seus sonhos é sentir a diferença na vida, ver que está tudo ao seu alcance uma coisa forte que nasce dentro da gente, algo que todos podem conseguir, ate alguém chegar e dizer pare! Chega! Acabou! E você desanimar terminando o que começou, essas coisas nos fazem desistir ate quem sabe deixar de sorrir, deixar o grande sonho ficar na lembrança e quando ele... Não ter esperança, ate que chegar alguém e dizer! Vamos? Você pode! Você consegue? Você levanta e continua a seguir algo gostoso de sentir... E depois você consegue e quando perceber, Já voltou a sorrir é a vida.

Vocabulário – Sanou: Curou, sarou.

Page 103: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

À distância

103 Percorrer tantos caminhos... Derrapei, acelerei... Viajei, ultrapassei... Encarei tantos desafios... Em cada nova trilha uma surpresa... A cada busca um recomeço... Sem perceber tantos conflitos... Que me procuravam... E a mim se apresentavam sem eu pedir... Refletindo minha alma... Nos atropelos do dia-a-dia... Eu crescia... Fiz senhora de desejos... E no amor um único olhar... Agora deixo tudo fluir... Neste maravilhoso mistério... Que é sobreviver... Não fique à margem da estrada, não desista da caminhada, por lento seu progresso, avança resultante, como quem deseja evoluir e nunca pense em fugir a evolução esclarece a fuga entorpece e mantém seu olhar fixo ao alto, que seu lema seja sempre avante, manifesta o teu verdadeiro eu e você forte, és uma alma gêmea imortal e te caminha para coisas mais grandiosas e elevadas, segue nos ventos como o pássaro... Segue sua presa segue e sonham teu sonho, buscam e realizam dança tua dança no mais doce embalo vai por caminho em que te banha a luz, das infinitas benções do universo, navega teu barco livre em mar aberto, vai confiante em Deus que te conduz Poe nos teus passos determinação, segue tua alma e a voz do coração, quem te guia sabe dos teus medos, confia em ti, tua força é inacabável, anêmica, mas o teu poder é sempre redobrável para a coragem Deus tem segredo, seja você e lute pelo seu objetivo, esqueça as razões e veja o resultado de sua realidade o amor faz parte de todo corpo e necessita de ser amado por alguém e este alguém é você.

Vocabulário – Anêmica: Fraca, mortiça.

Page 104: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Ausência

104 Eu Sinto tua ausência como a me falar por trás, sussurrando aos ouvidos, palavras de saudade, vivo-me a te buscar e só vejo poemas não escritos, perambulando pelas entranhas desta saudade, onde te busco entre as estantes de lembranças jamais esquecidas, adormece comigo, visto que me sinto junto a ti, aos meus sonhos pergunto por ti, eles nada me contam... Meu amado anjo menina, menina que me encante, queria ter braços longos, para vencer a distância e te abraçar, deitando-me em teu colo, onde me podes proteger, do monstro chamado ausência, e esta ausência pensei em te esquecer o amor é mais forte, o que te amar, pra me magoar, fazer o que? Sofrer calado deixe está, deixe de amar não comigo, mas sigo um dia meu destino irá cruzar a felicidade, não tem hora, dia ou idade, vai chegar e este momento me entregar e ser feliz é o que eu quero, longe ou perto de você, prefiro que seja longe, não quero mais te querer; faz-me chorar, me faz sofrer, vai embora me deixe viver, longe de você, simplifica a sorrir tua existência, vê em tudo, um motivo de alegria e assim na paz de tua consciência, faz da fé teu pão de cada dia, e conserve em perpétua adolescência, em halo de esplendor e de harmonia, teu coração e tua inteligência, dentro do sonho excelso que te guia, repare como à luz da aurora, na aleluia sem par da natureza, tudo em redor, do júbilo se aflora, sim, tudo nos desperta e nos convida para o bem, para a luz, para a beleza da grande festa... Festa espiritual da vida do amor da inteligência do amigo e da sabedoria, que fuja desta ausência e seja uma realidade na visão de todos e renascer para florir no amanhã.

Vocabulário – Perpétuo: Perenal: Eternal, eterno, eviterno, perene, sempiterno. Excelso: sobre-humano, sobrenatural, sublime.

Page 105: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Saudade

105 As lembranças do passado! Um dia você estar sozinha, vai fechar os olhos e tudo estará negro, os números da sua agenda passarão claramente na sua frente e você não terá uma pessoa para discar... Sua boca vai tentar chamar alguém, não há um indivíduo tudo solitário o bastante para sair correndo e querer dar-te um abraço, te colocar no colo e acariciar seus cabelos até que o mundo pare de girar, nessa fração de segundos, quando seus pés se perderem do chão você vai lembrar-se da minha ternura e do meu sorriso infantil, virão súbitas memórias gostosas dos meus abraços e beijos da minha preocupação com você... E só vão ter algumas músicas repetidas no seu pensamento: as nossas em novo momento você vai sentir um aperto no peito, uma pausa na respiração e torcer bem forte para ter o nosso mundinho delicioso de volta, será tarde o nome é “saudade” aquilo que eu tanto tinha e te falava sempre e você não ouvia! E quando discar meu número ele estará ocupado ou nem será o mesmo, ou ate eu nem queria te atender! E se você bater à minha porta ela estará impenetrável... Se aberto mostrará uma casa vazia, seus olhos te ensinarão o que é lágrimas aquelas que eu te disse que ardiam tanto e você não mim ouvia o nome do enjôo que você vai sentir é arrependimento e a falta de fome que virá chama-se tristeza, então quando os dias passarem e eu não te ligar, quando nada de bom te acontecer e ninguém te olhar! Como meus olhos encantado te vigiaram... Você encontrará a famosa solidão, a partir da saudade o que acontecerá chama-se surpresa, e provavelmente o remédio para todas essas sensações, nostalgia, ansiedade, consternação, por não ouvir ou mesmo fazendo-se não atender, entenderia o sofrimento, ali estar eu te vigiando e esperando para junto lacrimejamos e cantarmos aquela música que nós sempre gostávamos de cantar ali estar eu em seus braços para lhe confortar e dizer já era a saudade estou aqui para junto ficarmos.

Vocabulário – Nostalgia: Depressão, desânimo, fossa, melancolia, tristeza, lembranças, pesar, melancólicos. Ansiedade: Aflição, agonia, amargura, angustia, consternação, desgosto, dor, expiação, Constelação: Aguadeiro, aquário, signo, asterismo, cruzeiro, ursa mai

Page 106: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Amei como jamais amei

106 Amei como jamais amei... Sentir algo inexplicável... Era o meu sentimento por ela... Fiz de tudo para poder ficar com ela... E não foi em vão! Conseguir... Ela é única nunca vou achar outra igual a ela... Linda com um sorriso maravilhoso... Era ela a mulher de minha vida... Talentosa... Fazia teatro! Ela amava o que fazia ela se sentia em casa... Maravilhosa e amada talentosa e linda morreu aos meus braços... Não sei por que ...morreu no palco com uma doença rara que não avia cura... Caindo nos braços... Não me esqueço do que falou... Ah como se fosse ...ontem que deslumbrava de desejos e conseguir ser feliz... Quando cair você mim levantas-te, quando precisei... Você ajudou-me, agora estou aqui morrendo aos seus braços e vendo que você mim amaste, as cortinas se fecharam e logo veio os aplausos de uma platéia que amava, como te esquecer ...jamais poderei dizer ...pois o que não se sabe não se diz, avante andaste e conseguir descobrir palavras e emoções, delírios não tive, reconheço muita gente, pra que chorar se tudo começou e nada atrasado ficou foi emoções... Lamento não ter segurado o que conseguir mais momentos vivi coisas boas eu curtir... Ruins eu pulei e dele nunca esqueci, Ah como eu amei, lamento não ser hoje e agora o presente só lembrado o passado pretérito, não foi em vão tenho em meu coração tudo que falaste pra mim e jamais ouvir por outras pessoas que diziam ser bom, melhor e hoje reconheço a decepção em meu coração, por que fui assim... Falo com ele e ele não fala pra mim, por que foi cruel... Palavras bonitas conselhos aplicado e não cultivado, às vezes morremos por querer e desistimos sem perceber, quê a vida é pra ser vivida dentro de seu regulamento e não conseguir no presente para viver no futuro deu mim de tudo e não guardei pra que lamentos se eu o erro amei como jamais amei, não digo o que não fiz não falo o que ouvir, sinto-me que perdi, ah este meu coração quer explodir de vergonha lamentos sem volta mais tive emoções, sei que errei mais mereço o perdão quem ama perdoa mesmo sabendo do estrago da vida preconceito é falta de conhecimento... ‘’Pedofilia’’ será que eu errei? Ou amei!.

Vocabulário – Preconceito: Abusão, crendice, superstição.

Page 107: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Forças

107 Forças, para seguir adiante, neste mundo em que somos iniciante, no seu exemplo de amor e bondade, aquele que fazemos e jamais encontramos, aguçam nossa sensibilidade, não a deixe ser indiferente diante de tantos indigentes, quero ser forte para suportar as dores e sem reclamar, minhas provas e dificuldade segue no caminho do bem e da verdade, vejo o meu semelhante sendo acréscimo de sua bondade, amor e serenidade, guiam todos os fracos e famintos, somos antecedentes desta história, vejo o mundo perecer e muitas gentes morrer, sem direito a ter pão, não recuso de gritar e falar, fazendo o mundo escutar, e projetos levantarem e a fome saciar. Só há um pastor... Isso é uma revelação - nada mim faltará – isto é profissão - ele mim faz repousar em pastos verdejantes – isso é serenidade, leva-me para junto das águas de descanso – isso é fé, refrigera-me a alma – não é isso saúde? Guia-me pelas veredas da justiças -isto é direção, por amor de seu nome – isto é propósito, ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte – isto é provação, não temerei mal nenhum – isto é proteção, porque tu estás comigo – isto é fidelidade, a tua vara e o teu cajado mim consolam – isto é disciplina, prepara-me uma mesa na presença... Ou dos meus adversários – isto é esperança, unge a minha cabeça com óleo – isto é consagração, meu cálice transborda – isto é abundância, bondade e misericórdia, certamente me seguirão todos os dias da minha vida – isto é benção, para todos e sempre – isto é eternidade. Seja fraco diante do mais fraco, a distância às vezes separa, e aquele que tem o coração bom não tem distância sempre está ao lado de quem precisa ou caridade é fraca de pensamentos e fé mais prudente de suas atitudes, releve e conceda ser bom diante dos olhos e do mundo, ter felicidade em todos os corações paz na terra e segurança alimentar para todos. Caiam mil ao teu lado e dez mil, a tua direita; tu não serás atingido. Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada, nem um mal te sucederá, praga nenhuma chegará á tua tenda, porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos, eles te sustentaram em suas mãos, para não tropeçares nalguma pedras.

Vocabulário – Aguça: acentua, acera, exacerba, adelgaça, apara.

Com participação do salmo 23. 91.1-2,7-12

Page 108: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Quem é Jesus

108 O filho de Deus o nosso irmão, Jesus para o cego ele é luz, para o faminto ele é pão, para o abdica Jesus é a fonte, para a morte Jesus é vida, para o enfermo Jesus é a cura, para o prisioneiro Jesus é a liberdade, para o solitário Jesus é o companheiro, para o mentiroso Jesus é a verdade, para o viajante Jesus é o caminho, para o visitante Jesus é a porta, para o sábio Jesus é a sabedoria, para a medicina Jesus é o médico dos médicos, para o réu Jesus é o advogado, para o advogado Jesus é o juiz, para o juiz Jesus é a justiça para o cansado Jesus é o alivio, para o medroso Jesus é a coragem, para o agricultor Jesus é a árvore que dar fruto, para o pedreiro Jesus é a pedra principal, para o jardineiro Jesus é a rosa de Sharon, para o floricultor Jesus é o lírio dos vales, para o tristonho Jesus é a alegria, para o leitor Jesus é a palavra ...passe adiante, para o pobre Jesus é o tesouro, para o devedor Jesus é o perdão, para o motorista Jesus é o guia, e para mim Jesus é o meu pastor e grande amigo, ser amigo é crê e saber que ele existe, pra mim o amigo é aquele que osculo você, com carinho e que deseja com entusiasmo a sua felicidade e grande felicidade pra você, humilde é o amigo que independentemente de qualquer coisa, joga tudo para o alto por você é largar mão de tudo que seja material e desnecessário, naturalmente para cumprir sua obrigação, que é proteger a quem lhe protege e querer bem a quem lhe quer bem, respeitar seu silencio calado, transformando sua vida em uma única motivação para viver, abraçando-se preciso e zangando-se quando necessário, quero seus lábios aos meus, augusto sou eu andando ao caminho, sempre sozinho mais sabia que sempre pode contar comigo hoje e sempre pra mim ele é tudo, Jesus é o bom pastor.

Vocabulário – Osculo: Beijo, roço, toco. Abdica: Cede, abandona, desisti, larga, recusa, rejeita, renuncia, resigna.

Page 109: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Preciso te contar

109 1-Preciso te contar um segredo, leia o número 5

2-Oh é o seguinte... É melhor você ler o número 8

3-Ainda não sei se você vai entender... Dá uma lida no número 20

4- Ainda não sei... Leia o número 15

5- Não tenho coragem... Leia o número 17

6-Gostaria de te contar... Mas leia o número 16

7-Não vai ficar nervosa! Eu conto... É esqueci, leia o número 2

8-Como eu ia dizendo, leia o número 4

9-É tão simples... Leia o numero 18

10-Leia com muita atenção e calma o número 19

11-Estou ocupado vai logo e leia o numero 13

12-Não fique com raiva de mim... É só você ler o numero 03

13-Você estar ficando ansiosa, ei... Então leia o numero 06

14-Psiu! Eu amo você

15-Você esta ficando com pressa leia o numero 09

16- Não fique! Nervosa, leia o numero 12

17-Ei... Estou com pressa leia o numero 07

18-Você ainda não compreendeu! Leia o número 10

19-Está cansada? Relaxa... E leia o numero 11

20-Agora eu te conto leia o número 14, baixinho, eu amo você...

Page 110: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Sou chato

110 Eu sou chato? Depende de você...

Sou extravagante? Inveja é triste...

Sou feia? Tem quem queira....

Sou bonita? Tenho espelho...

Ama-me? Bom pra nós...

Odeia-me? Entra na fila...

Sou ridícula? Estão falando de mim ou de você...

Sou educada? Quase sempre...

Sou mal educada? Você merece...

Dou psiu? É charme...

Sou louca? Às vezes...

Sou santa? Jamais...

Sou fácil? To afim...

Sou difícil? Cai fora...

Tenho juízo? O suficiente...

Beijo mal? Você também... Ou então mim ensina.

Beijo bem? Já sabia...

Sou humilde? Nem sempre...

Sou modesta? Realista...

Pego em seu pé? Sorte sua...

Dei um fora? Não brasileiro cai fora!

Boa amiga? Demais...

Boa inimiga? Mais ainda...

Eu minto? Você também...

Dúvida de mim? Paga pra ver... Eu amo? ...E Você também...

Eu odeio? Sinto pena...

Page 111: O segundo livro do escritor   augusto nunes filho - titulo deixe comigo oh amor

Sou boa? Com certeza... Sou ruim? Ate sem querer... Gosta de mim? Fácil gostar de você... Conversa-Me... Quem sabe... Posso aceitar! E talvez não...

“ Ninguém é sábio bastante que não tenha nada mais aprender, ninguém é tão desprovido de sabedoria que não tenha à ensinar. A vida é um eterno aprendizado, morte é um eterno renascimento”.

Agradecimentos

Mais uma vez Deus nos dá a oportunidade de escrever mais um livro e com certeza muitos oraram, choraram e torceram para que o trabalho acontecesse. É impossível citar o nome de todos intercessores, mais alguns quero lembrar e destacar o seu apoio. A minha esposa Vanderleia e filhos Uliney, Urley e Ulian Batista Nunes Pedro, Luiz, felicíssimo e Abraão Batista, Luiz, Josefa, augusto Nunes e jovelina, Sidinelio da Silva Oliveira irmão