o reich tropical: a onda fascista no...

80
O Reich tropical: a onda fascista no Brasil

Upload: phamtu

Post on 19-Oct-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O Reich tropical: a onda fascista no Brasil

• O germe do ódio está às soltas no Brasilpronto para linchar física e moralmente todoaquele que não for branco, heterossexual, ricoe cheio de bens de consumo

Universitária Jéssica Suellen chama as cantoras Pepê e Nenemde “Macacas nas redes sociais”

• A história do início do século 21 parece repetira do século 20. De um lado, insurgênciaspopulares eclodem aqui e acolá. De outro, háo claro crescimento da extrema direitaconservadora

• Mas há uma diferença significativa, eprofundamente preocupante, entre o passadoe o presente. Desencantada de sua história eimersa em pequenos conflitos que causamgrandes desgastes, a esquerda hoje está muitomais fraca do que há cem anos*.

• O desequilíbrio entre uma esquerdaenfraquecida e uma direita que detém omonopólio do capital financeiro einformacional, sem sombra de dúvidas, pesapara um único lado.

• Se Celso Russomanno (PRB) e o PastorFeliciano (PSC) não tivessem sido osdeputados mais bem votados em São Paulo, ese o Rio de Janeiro não tivesse escolhido JairBolsonaro (PP) em primeiro lugar, eu poderiajurar que o deputado mais votado no RioGrande do Sul, Luis Carlos Heinze (PP), quedeclarou que “quilombolas, índios, gays elésbicas: tudo o que não presta” era um casoisolado de uma possível patologia gaúcha.Mas infelizmente não é.

Mas afinal, o que é o fascismo?

• Entre as décadas de 1920 e 1940, surgiu edesenvolveu-se, em alguns países da Europa, ofascismo. Era um sistema político, econômico esocial que ganhou força após a Primeira GuerraMundial, principalmente nos países em criseeconômica (Itália e Alemanha). Na Itália, ofascismo foi representado pelo líder italianoBenito Mussolini. Na Alemanha, Adolf Hitler foi osímbolo do fascismo, que neste país ganhou onome de nazismo.

Principais características e ideias do fascismo:

• Totalitarismo: o sistema fascista eraantidemocrático e concentrava poderes totaisnas mãos do líder de governo. Este líder podiatomar qualquer tipo de decisão ou decretarleis sem consultar políticos ou representantesda sociedade.

• Nacionalismo: entre os fascistas era aideologia baseada na ideia de que só o que édo país tem valor. Valorização extrema dacultura do próprio país em detrimento dasoutras, que são consideradas inferiores.

• Militarismo: altos investimentos na produçãode armas e equipamentos de guerra.Fortalecimento das forças armadas comoforma de ganhar poder entre as outrasnações. Objetivo de expansão territorialatravés de guerras.

• Anti-socialismo: os fascistas eram totalmentecontrários ao sistema socialista. Defendiamamplamente o capitalismo, tanto queobtiveram apoio político e financeiro debanqueiros, ricos comerciantes e industriaisalemães e italianos.

• Violência contra as minorias: na Alemanha,por exemplo, os nazistas perseguiram,enviaram para campos de concentração emataram milhões de judeus, ciganos,homossexuais e até mesmo deficientes físicos.

Onde já vimos isso?

“Em um mundo de mestiços e negros, estariampara sempre perdidos todos os conceitoshumanos do belo e do sublime”.

“O judeu é o maior mestre da mentira e amentira e fraude são as únicas armas da sualuta”.

• Desde junho de 2013, muito tem se falado emguinada à direita ou da onda conservadora. Oque poucos mencionam, no entanto, com adevida clareza necessária, é que tem emergidouma multidão raivosa e fascista.

• A criação da figura de um juiz-justiceiro,idolatrado pela classe média, ovacionado nossaguões dos aeroportos, e que não respeitadireitos de defesa, e que prende ricos epoderosos, integra uma narrativa clássica dofascismo.

• O fascismo, para se consolidar perante aopinião pública, precisa de figuras e narrativasque galvanizem a massa.

Cidadão de bem lutando contra a corrupção

“MULHER DO FLA-FLU APOIA BOLSONARO E SUGERE ACOTISTAS ‘PASSAGENS PRA ÁFRICA’”:

Em seu perfil no Facebook, Kelly Cristina, 29 anos, tem 5mil amigos. Em outra página, na qual divulga suasposições políticas, conta com 10 mil seguidores. Em umapostagem de janeiro, repetiu a frase que o lutador do UFCRony Jason escreveu em março de 2015: “Em vez decotas, deveriam dar passagens de volta pra África paraaqueles que choram pelo passado que nem viveram”. Emfevereiro, publicou um vídeo no qual recebia apoio doator Alexandre Frota.

Mas na verdade...

• Jair Bolsonaro: “Sou preconceituoso, commuito orgulho”.

• Ex-capitão do Exército, Bolsonaro sustentaposturas radicais, como a defesa do período daditadura militar (1964-85). Em defesa de suasopiniões, Bolsonaro comete erros históricos, porexemplo, ao dizer que durante os vinte anos dogoverno militar havia liberdade e pleno empregono Brasil. Recentemente, Bolsonaro assumiu oprotagonismo na oposição ao projeto que tornacrime ataques a homossexuais e ajudou aderrubar a distribuição de kits contra homofobianas escolas

• Gostaria de saber qual seria a sua reação sealguém de sua família decidisse abertamentepela homossexualidade.Seria problema dele. Se essa fosse sua opçãopara ser feliz não estaria (nem poderia) serproibido por mim mas, certamente, não iriame convencer a frequentar minha casa.

• Se você estivesse precisando de umatransfusão de sangue e o único sangue doadofosse de um homossexual, aceitaria a

transfusão?O risco de ser contaminado com o sangue dehomossexual é 17 vezes maior do que com ode heterossexual. Duvido que alguém aceitesangue doado por homossexual sabendodesse risco. Cuidar da minha saúde é diferentede ser preconceituoso.

• Se o PL122/06 fosse aprovado, intimidaria osassassinos de homossexuais. Qual seria a ação que oLegislativo deveria tomar para garantir os direitos dapopulação LGBT?

• A maioria dos homossexuais é assassinada por seusrespectivos cafetões, em áreas de prostituição e deconsumo de drogas, inclusive em horários em que ocidadão de bem já está dormindo. O PLC 122, naprática, criará uma categoria de vítimas privilegiadas,ou seja, com proteção especial em virtude de suaopção sexual. Assassinar um heterossexual é menosgrave que matar um homossexual. Hoje, por exemplo,mais de 10 esposas/companheiras são assassinadaspor dia. O que intimidaria a prática de qualquer crimeseria a certeza de punição rápida e justa, sendo a penacumprida em sua totalidade sem qualquer regalia ecom trabalhos, ainda que forçados, que pagassem osustento do preso.

• O Estado por lei deve ser laico. Você não achaerrado, como deputado, usar argumentosreligiosos para reforçar sua crítica contra

homossexuais?

• O Estado é laico, mas seu povo não. Somentecatólicos e evangélicos somam mais de 90% debrasileiros. A religião é fator de união dos povos enão pode ser desassociada da família, dos bonscostumes e da moralidade.

• Qual a opinião do senhor sobre a democracia?

• - Vivemos um período de pleno emprego, segurança,liberdade e respeito entre 1964 e 1985. Se houver umapesquisa entre pessoas com idade superior a 60 anostenho certeza de que a quase totalidade concordarácom essa afirmação. Hoje temos medo de ir à escola,pois corremos o risco de sermos assaltados ouassassinados, mesmo durante o dia. Nossa“democracia” é governada por “líderes” que idolatram“democratas” como Fidel Castro, Hugo Chávez,Ahmadinejad e Khadafi.

• Se o senhor se diz partidário da família, dos bonscostumes e dos cristãos, por que ser defensor da

ditadura?

• - É uma grande mentira atribuir o adjetivo de ditaduraao regime implantado no Brasil, no período de 1964 a1985. Ditadura, à época, existia em Cuba e perdura atéos dias atuais, onde os integrantes da cúpula do nossogoverno vão passar férias e idolatram Fidel Castro. Oque os militares fizeram naquele momento foi evitar aimplantação da ditadura do proletariado que,certamente, estaria perdurando até os dias atuais, aexemplo de Cuba.

• O senhor acha necessário que exista algumcontrole de imigrantes que venham trabalhar noBrasil? A direita europeia está certa emrestringir a imigração?

• - Sim. E mais, o Brasil não pode continuarcrescendo à taxa de 3 milhões de habitantes porano. Sem uma política de planejamento familiarfica inviável combater a miséria, a fome e aviolência. Por outro lado, estrangeiros vêm aoBrasil pela falta de mão de obra especializada emnosso meio.

• Gostaria de saber como anda o seu projeto emrelação ao fim do exame da Ordem dosAdvogados do Brasil (OAB).

• - O lobby da OAB no Congresso é muito forte. Talexame rende, anualmente, milhões de reais aoscofres da entidade. No período militar não existiatal exame e os alunos eram melhores formadosque nos dias atuais, e não eram extorquidos pelaOAB.

• Caso fosse eleito Presidente da República,quais seriam suas 3 prioridades?

• - Obrigado pela lembrança e, se fosse o caso,conduziria o país de forma semelhante aoperíodo entre 1964 a 1985.

• “O erro da ditadura foi torturar e não matar.”(Jair Bolsonaro, em discussão commanifestantes)

• “Pinochet devia ter matado mais gente.”(Bolsonaro sobre a ditadura chilena deAugusto Pinochet. Disponível na revista Veja,edição 1575, de 2 de Dezembro de 1998 –Página 39)

• “Seria incapaz de amar um filho homossexual.Prefiro que um filho meu morra num acidentedo que apareça com um bigodudo por aí.”(Jair Bolsonaro em entrevista sobrehomossexualidade na revista Playboy)

• “Não te estupro porque você não merece.”(Jair Messias Bolsonaro, para a deputadafederal Maria do Rosário)

• “A PM devia ter matado 1.000 e não 111presos.” (Bolsonaro, sobre o Massacre doCarandiru)

• “Parlamentar não deve andar de ônibus”.(Declaração publicada pelo jornal O Dia em2013)

• “Não vou combater nem discriminar, mas, seeu vir dois homens se beijando na rua, voubater.” (Afirmação de Jair Bolsonaro apóscaçoar de FHC sobre este segurar umabandeira com as cores do arco-íris)

• “Mulher deve ganhar salário menor porqueengravida” (Bolsonaro justificou a frase:“quando ela voltar [da licença-maternidade],vai ter mais um mês de férias, ou seja,trabalhou cinco meses em um ano”)

O problema de tudo isso?!

Jair Bolsonaro pontua em nova pesquisaCNT/MDA para a Presidência do Brasil

“Nova pesquisa CNT/MDA divulgou cenárioscom os nomes de Lula, Aécio, Marina, Alckmin,Serra e Bolsonaro para uma eventual disputapela Presidência da República em 2018”.

Os riscos

Há uma sequência de eventos que não podemser analisados separadamente. Primeiramente,logo após as Jornadas de Junho, veio o ódio e oracismo destilado aos integrantes do rolezinho.

• 82% da população de São Paulo achassem quea força policial deveria agir para impedir omovimento dos jovens – segundo revelou umapesquisa da época.

• Depois fomos brindados com o episódio daapresentadora do SBT Rachel Sheherazade, quedefendeu publicamente o linchamento doadolescente negro e menor de idade quecometeu um assalto. Nessa linha, o aumento decasos de gays espancados no Brasil aconteceparalelamente a torcidas de futebol que gritam“macaco, macaco”, e que trazem à tona umapopulação que se solidariza mais com umacriminosa branca do que com o agredido negro.

• Dando apoio ideológico a esse circo dehorrores, angariando milhões de leitores como sensacionalismo vulgar disfarçado deconteúdo, colunistas das piores – masigualmente poderosas – revistas do Brasilaplaudem muitos desses eventos e estimulama disseminação da mentira, ao inferir que, senada for feito, a ditadura comunista iráimperar sob o reinado de pobres e gays

• Controlando os aparatos hegemônicos damídia e disseminando mentiras, os gruposdominantes elegeram a mais conservadorabancada de sua história – ato que não poderiater sido plenamente realizado sem a eclosãoincontrolável de ofensas criminosas aosnordestinos. Finalmente, mas não menosimportante, o recente caso da suspeita deebola desvelou crimes de racismo, xenofobia eintolerância humana de uma vez só.

Análise• O fascismo brasileiro é mais complexo do que

o italiano ou o nazismo alemão. Ele é maisdifícil de identificar, possui um ódio maispulverizado direcionado uma massa ampla edifusa. É animado por uma mídia suja, umapolícia violenta, um movimento religiosofanático e uma elite sui generis que, na teoria,defende o liberalismo, mas na prática age paradefender privilégios.

• Ao passo que os italianos e alemães viam seupovo como superior, o fascismo idiossincráticoà brasileira não idolatra a si próprio, mas simaqueles países que lhes barra na imigração

• A semente do fascismo tropical está presenteem todas as classes, em todas as regiões. Háquem diga que ele piorou após Junho de2013. Há quem acredite que sempre foi assime que ele apenas mostrou sua cara comotendência da polarização.

• Há quem diga que se trata apenas de umresultado das leves mudanças das estruturas daprofunda desigualdade brasileira ou mesmo dolimbo entre Junho de 2013 e as eleições de 2014.Em qualquer uma das hipóteses, o germe do ódioestá às soltas no Brasil pronto para linchar física emoralmente todo aquele que não se enquadraestablishment masculino, branco, heterossexual,rico, bem-sucedido e cheio de bens de consumo.

• A ameaça comunista é uma mentira. Aameaça fascista é uma realidade.

“A cadela do fascismo está sempre no cio”

(Bertolt Brecht)