o que faz o instituto unibanco?

11

Click here to load reader

Upload: instituto-unibanco

Post on 25-Jun-2015

1.999 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Descrição das atividades do Instituto Unibanco.

TRANSCRIPT

Page 1: O que faz o Instituto Unibanco?

O que faz o Instituto Unibanco

Page 2: O que faz o Instituto Unibanco?

O Instituto Unibanco foi criado em 1982, mas foi a partir de 2007 que optou por sua atual missão: contribuir para o desenvolvimento de jovens em situação de vulnerabilidade, concebendo, validando e disseminando tecnologias e metodologias sociais que contribuam para aumentar a efetividade das políticas e práticas vigentes nas escolas públicas de Ensino Médio.

O Instituto - um dos responsáveis pelo investimento social do Itaú Unibanco - é financiado por um fundo endowment, criado exclusivamente para financiar suas atividades, o que lhe proporciona independência em relação à necessidade de aportes adicionais. Esta condição permite a definição de objetivos estratégicos e metas a longo prazo.

O que faz o Instituto Unibanco

Todas as ações do Instituto Unibanco têm como objetivo a melhoria do desempenho do aluno do Ensino Médio e a diminuição da evasão nesse ciclo da vida escolar.

Page 3: O que faz o Instituto Unibanco?

“Em nosso atual estágio de desenvolvimento, a inserção no mercado de trabalho

depende cada vez mais da conclusão do Ensino Médio. Para quem desiste antes,

resta o subemprego ou o emprego no mercado informal ou marginal.” Wanda Engel, superintendente executiva do Instituto Unibanco

O Ensino Médio é estratégico tanto para a formação e inserção das novas gerações no mercado de trabalho quanto para a diminuição da pobreza e para o desenvolvimento sustentável do país.

O jovem que abandona o Ensino Médio deixa de ser cliente das políticas de educação e tende a ser alvo das políticas de assistência e de segurança pública.

Ao constituir uma nova família, este jovem passa a ser um reprodutor do fenômeno da pobreza. Interromper este ciclo vicioso depende de políticas que garantam aos jovens oriundos de famílias pobres a oportunidade de concluir o Ensino Médio.

O Ensino Médio é o passaporte mínimo tanto para inserção no mercado de trabalho quanto para a continuidade dos estudos.

Por que o Instituto Unibanco escolheu o Ensino Médio?

Acesso, permanência e conclusão do Ensino Médio: isso pode aumentar a inserção dos jovens e ser o elemento de quebra do ciclo intergeracional de pobreza.

Com relação ao país, o Brasil perde competitividade global à medida que a sua população economicamente ativa não conclui essa fase. Hoje já enfrentamos, ao lado dos altos índices de desemprego juvenil, o chamado apagão de mão de obra, com sérias consequências para a sustentabilidade de nosso desenvolvimento econômico.

Para contribuir no enfrentamento dos problemas que afetam o Ensino Médio, o Instituto Unibanco desenvolve tecnologias e metodologias que possam aumentar a efetividade de escolas públicas que ofereçam este nível de ensino.

Page 4: O que faz o Instituto Unibanco?

Qual a diferença entre uma tecnologia e uma metodologia?

As metodologias são ofertas de instrumentos para melhorar a realidade escolar, que são testadas mas não passam, necessariamente, pela avaliação de impacto.

As tecnologias são testadas em várias escolas, com acompanhamento de supervisores e avaliação de resultado e impacto para comprovar sua efetividade.

A Avaliação de Resultados verifica as melhorias imediatas junto ao público beneficiário após a aplicação de um projeto. A Avaliação de Impacto revela a efetiva transformação e busca determinar os efeitos que realmente podem ser atribuídos à aplicação de um projeto.

As tecnologias Instituto Unibanco são um conjunto integrado de propostas de ação, capazes de funcionar, de forma sinérgica, na melhoria da qualidade das escolas públicas de Ensino Médio. Elas articulam diferentes metodologias e, para validar sua efetividade, são testadas em grande número de escolas, com acompanhamento e supervisão intensiva. Passam, portanto, por avaliações de resultados e de impacto que possam demonstrar sua efetividade. Se o impacto for significativo, depois de sistematizadas, essas tecnologias podem ser disseminadas, por meio de um processo de transferência, para serem aplicadas sob a gestão direta das redes públicas. Nossa principal tecnologia é o Projeto Jovem de Futuro.

Já as metodologias são parte de uma tecnologia e podem ser oferecidas de maneira independente, visando a intervenção em aspectos específicos da vida do jovem ou da realidade escolar. Constituem estratégias complementares de melhorias de resultados. Também passam por testagem, em caráter experimental, quando são aferidos seus resultados, sem envolver, necessariamente, avaliações de impacto. Sua disseminação acontece por meio de capacitação presencial ou a distância. São exemplos de metodologias: Entre Jovens, Jovem Cientista, Construindo o Futuro e Estudar Vale a Pena.

Page 5: O que faz o Instituto Unibanco?

Projeto Jovem de Futuro,nossa principal tecnologia

O Projeto Jovem de Futuro é desenvolvido em parceria com as Secretarias de Educação, que definem suas prioridades geográficas ou de grupos específicos de escolas. O projeto é apresentado ao grupo de escolas prioritárias, que necessitam aderir ao projeto.

O Jovem de Futuro não propõe resultados próprios. Os resultados são os da escola: aluno frequentando, aluno aprendendo, professor ensinando, aluno concluindo.

O Jovem de Futuro é um projeto de Gestão Escolar para Resultados que oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro para, em um período de 3 anos (duração do Ensino Médio), melhorar substancialmente seu desempenho.

As escolas recebem capacitação e assessoria técnica para planejar, executar, acompanhar e avaliar uma proposta de melhoria de seus resultados e R$ 100/aluno/ano para financiar as ações estratégicas previstas neste plano.

O Jovem de Futuro é, portanto, uma proposta que visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens entrem, permaneçam, tenham um bom desempenho e terminem o Ensino Médio.

Os excelentes resultados que vêm sendo obtidos pelo projeto comprovam sua premissa inicial: se uma escola pública for desafiada a melhorar seus resultados e tiver as condições técnicas e financeiras para definir suas próprias estratégias de superação, ela responde positivamente a esse desafio.

Ou seja, com integração de esforços, instrumentos técnicos e financeiros e autonomia com responsabilidade, qualquer escola pública é capaz de dar uma grande virada e superar seus principais pontos críticos.

Page 6: O que faz o Instituto Unibanco?

O Instituto Unibanco propõe, como estratégia de transformação de uma tecnologia (após sua implantação experimental com resultados comprovados) em política pública, a transferência e adaptação de sua proposta às políticas desenvolvidas pelos sistemas de ensino.

Transferência de tecnologias

O Projeto Jovem de Futuro terminou seu primeiro ciclo de 3 anos na Grande Belo Horizonte e na Grande Porto Alegre. Em ambos os locais, foi feita uma avaliação de impacto pelo pesquisador Ricardo Paes de Barros. Os resultados, extremamente positivos e significantes, creditaram o Instituto Unibanco a iniciar um processo de transferência desse projeto para os estados que desejarem utilizar-se dessa tecnologia para melhorar os resultados de seus sistemas de ensino.

A transferência não representa apenas a expansão da cobertura dos projetos, mas a verdadeira apropriação, por parte do estado, de seu processo de implantação, acompanhamento e avaliação, transformando-o em uma política pública.

Na fase de validação, o Instituto Unibanco faz a gestão direta do projeto, com o apoio das secretarias. Já na transferência, a secretaria se encarrega da gestão direta, com o apoio do Instituto Unibanco.

Esperamos que as tecnologias e metodologias do Instituto Unibanco

possam, por meio de um processo de transferência para governos estaduais,

ganhar a escala necessária para efetivamente contribuir para que mais e

mais jovens permaneçam, aprendam e concluam seu ciclo básico de ensino.

O futuro do Brasil e de nossa juventude depende disso.” Wanda Engel, superintendente executiva do Instituto Unibanco

Page 7: O que faz o Instituto Unibanco?

Metodologias

EntRE JOvEns

O Entre Jovens é uma metodologia que pretende dar conta de um problema que afeta profundamente o Ensino Médio: os jovens que chegam a essa fase escolar sem os pré-requisitos necessários para cursá-la.

Como exemplo, temos o caso de jovens que não aprenderam o conceito de número fracionário e, quando chegam ao Médio, têm que usar esta competência no estudo de física e química. Os resultados, já no primeiro bimestre, começam a ser catastróficos, o aluno se desestimula e, muitas vezes, desiste do curso.

O Entre Jovens veio para enfrentar esse problema, oferecendo um programa de tutoria, desenvolvido por futuros professores (licenciandos de Língua Portuguesa e Matemática), visando vencer as deficiências oriundas do Ensino Fundamental.

Esta metodologia pretende não somente melhorar o desempenho e diminuir a evasão no Ensino Médio, mas também contribuir para a melhoria da formação inicial de futuros professores.

O Entre Jovens vem sendo desenvolvido com sucesso junto a alunos da nona série do Ensino Fundamental, em caráter preventivo, objetivando diminuir o percentual de alunos

que concluem o Ensino Fundamental e não se matriculam no Ensino Médio.

Foi desenvolvida também uma versão do Entre Jovens para o final do Ensino Médio, tomando por base a matriz de competência do SAEB e do Novo ENEM, com vistas a garantir que os jovens dominem as competências previstas para o final do Ensino Básico, de forma a proporcionar melhores condições para a inserção no mercado de trabalho ou para o prosseguimento dos estudos.

Page 8: O que faz o Instituto Unibanco?

JOvEM CIEntIstA

Com uma abordagem interdisciplinar, essa metodologia visa despertar no aluno o interesse pelo aprendizado de ciências. Seu material de aplicação reúne sugestões e referências para a definição de temas e atividades que implicam a interação e a articulação de conteúdos de diversas disciplinas, como Física, Química, Biologia, Matemática e Língua Portuguesa.

Para facilitar a implantação pelas escolas interessadas, todos os conteúdos ligados ao Jovem Cientista estão consolidados em um caderno único de aplicação, com propostas de atividades específicas e exemplos de planos de aula. O Instituto oferece aos educadores capacitação prévia e a possibilidade de suporte a distância.

COnstRUIndO O FUtURO

Tem como objetivo disponibilizar material didático para o desenvolvimento de um conjunto de temas que relacionam planejamento pessoal para o futuro com a conscientização sobre a responsabilidade em relação a este futuro no que se refere ao meio ambiente, às relações interpessoais e aos recursos financeiros. Esse conjunto de materiais, composto por 5 módulos, oferece ao aluno conteúdos conectados à sua vivência cotidiana, que estabelecem um sentido de utilidade para a escola e ajudam a motivar sua permanência. São eles:

O Valor do Amanhã - baseado no livro homônimo do economista brasileiro Eduardo Giannetti, trata-se de um módulo que tem como proposta combater a apatia, a indiferença e a falta de motivação, despertando no jovem um sentimento de compromisso com o futuro, dele próprio e do mundo em seu entorno. Funciona como centro articulador dos demais módulos.

Educação Financeira é um módulo que traz temas ligados ao consumo ético e responsável e à importância do planejamento pessoal de curto, médio e longo prazos.

Entendendo o Meio Ambiente Urbano apresenta questões ligadas ao meio ambiente na cidade, como abastecimento de água, saneamento e ocupações irregulares.

O Convivência Cidadã trata das relações interpessoais e da necessidade de que elas sejam norteadas pelos valores referentes ao capital humano – confiança, respeito e solidariedade. Retrata tabus e conflitos que povoam o universo escolar – bullying, intolerância, violência, gravidez precoce, drogas e outros.

Já a Introdução ao Mundo do Trabalho aborda alternativas de formação e perspectivas profissionais, além de atitudes e comportamentos adequados a quem se prepara para o mercado de trabalho.

Page 9: O que faz o Instituto Unibanco?

Voluntariado

O programa Voluntários Itaú Unibanco oferece aos colaboradores do conglomerado a possibilidade de participação em projetos do Instituto Unibanco, da Fundação Itaú Social ou de entidades parceiras.

O Instituto busca canalizar esse potencial de mobilização para ações em sintonia com seus objetivos de melhorar o desempenho e reduzir a evasão de alunos do Ensino Médio. São exemplos de ações de voluntariado ligadas aos projetos desenvolvidos pelo Instituto Unibanco:

Estudar vale a Pena - essa ação é parte de uma metodologia de combate à evasão escolar, em forma de campanha anual de incentivo à permanência no Ensino Médio, disponibilizada às escolas do Jovem de Futuro. O voluntário atua como condutor de atividades lúdicas e criativas em três encontros com alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Essas atividades se organizam como jogos ou exercícios de reflexão e de planejamento pessoal, e incluem a criação de uma rede de apoio mútuo entre os alunos em favor da permanência na escola.

Junior Achievement - o Instituto Unibanco mantém uma parceria com a Junior Achievement – entidade assistencial internacional dedicada ao empreendedorismo juvenil – para a realização

de ações pontuais do programa Vantagens de Permanecer na Escola. O VPE configura-se como uma alternativa viável de ação voluntária em praças nas quais o Instituto não tem como garantir uma capacitação adequada de voluntários para os seus próprios projetos.

Mentoria Jovem - destinada aos alunos do projeto Jovem de Futuro, trata-se de uma ação na qual o voluntário atua como mentor de um jovem do Ensino Médio. Ao longo de um ano, o colaborador compartilha com ele sua experiência profissional, educacional e sua percepção sobre o mundo do trabalho. O mentor tem como principal objetivo mostrar ao jovem a importância de permanecer na escola e orientá-lo a estabelecer um projeto de vida em busca de melhores perspectivas para o futuro.

Page 10: O que faz o Instituto Unibanco?

COnsELHO AdMInIstRAtIvO

Presidente Pedro Moreira Salles

vice-Presidente Pedro Sampaio Malan

Conselheiros Antonio Matias Cláudio de Moura Castro Cláudio Luiz da Silva Haddad Marcos de Barros Lisboa Ricardo Paes de Barros Thomaz Souto Corrêa Netto Tomas Tomislav Antonin Zinner

dIREtORIA EXECUtIvA

Fernando Marsella Chacon Ruiz José Castro Araújo Rudge Leila Cristiane B. B. de Melo Marcelo Luis Orticelli

sUPERIntEndÊnCIA EXECUtIvA

superintendente Wanda Engel Aduan

Gerência de Administração e Finanças Fábio Santiago

Gerência de Projetos Valéria de Souza

Assessoria de Planejamento Camila Iwasaki

Assessoria de Comunicação Ana Castanho

Centro de Estudos Tomas Zinner e Núcleo Amigo do Professor

Gestão do Conhecimento

O Centro de Estudos Tomas Zinner (CETZ) e o Núcleo Amigo do Professor (NAP) são unidades do Instituto Unibanco responsáveis pela coordenação das ações de testagem, sistematização e suporte à aplicação de novas metodologias, incluindo capacitações para seu uso.

Funcionam, portanto, como centros de capacitação presencial e virtual, dimensionados para se tornarem um canal permanente de comunicação, orientação e apoio à capacitação de educadores (professores, gestores e futuros professores).

Por estar localizado num centro de atendimento a jovens (o Plug Minas), com foco nas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), o NAP tem também como área prioritária da capacitação de professores e gestores o uso de tecnologias de informação na prática docente e na gestão escolar.

O Instituto Unibanco desenvolve e/ou patrocina estudos e pesquisas que pretendem identificar os problemas prioritários para os quais o investimento social privado possa representar um papel relevante. Com o foco em educação, buscam-se informações sobre a evasão, o baixo desempenho, a baixa atratividade e qualificação dos professores, entre outros. Identificam-se as lacunas de informação e de conhecimento e, sempre que necessário, realizam-se novas pesquisas e estudos para aprofundar o tema.

Os estudos permitem desenvolver conhecimentos qualificados para auxiliar no aprimoramento ou na criação de tecnologias, políticas e práticas educacionais. São realizados por meio de parcerias com núcleos, centros de pesquisas e especialistas.

A atuação da área de gestão do conhecimento permeia todas as ações do Instituto Unibanco, fazendo com que o ciclo de produção de tecnologias e metodologias se concretize dentro de altos parâmetros de qualidade e efetividade.

Page 11: O que faz o Instituto Unibanco?

www.institutounibanco.org.br

twitter.com/inst_unibancowww.facebook.com/institutounibanco

EndEREçOs

Instituto Unibanco Av. Paulista, 1337 - 1º andar - Cerqueira César CEP 01311-200 - São Paulo - SP Tel.: (11) 2134-5323

Centro de Estudos tomas Zinner Av. Engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia, 3577

Jardim Esmeralda - CEP 05564-100 - São Paulo - SP Tel.: (11) 2174-8086

nAP - núcleo Amigo do Professor - Plug Minas Rua Santo Agostinho, 1441 - Horto CEP 31035-480 - Belo Horizonte - MG Tel.: (31) 3484-1015

Unidades Regionais

Belo Horizonte Rua Rio de Janeiro, 600 - 3º andar - Centro CEP 30160-041 - Belo Horizonte - MG Tel.: (31) 3029-8305

Brasília Setor Comercial Sul - Quadra 2 - Bloco A CEP 70710-300 - Brasília - DF Tel.: (61) 2193-2359

Campinas Rua General Osório, 1041 - 4º andar - Centro CEP 13010-111 - Campinas - SP Tel.: (19) 2104-4195

Porto Alegre Rua Sete de Setembro, 1069 - 4º andar - Centro CEP 90010-191 - Porto Alegre - RS Tel.: (51) 2131-7578

Rio de Janeiro Rua Uruguaiana, 94 - 9º andar - Centro CEP 20050-091 - Rio de Janeiro - RJ Tel.: (21) 3257-7852

vale do Paraíba Av. Dr. Nélson Dávila, 225 - 1º andar - Jardim São Dimas CEP 12245-030 - São José dos Campos - SP Tel.: (12) 3797-5074

vitória Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 319 - 2º andar Centro - CEP 29010-330 - Vitória - ES Tel.: (27) 3321-1795