o que faz o casamento funcionar

2
O QUE FAZ O CASAMENTO FUNCIONAR? Que o casamento traga benefícios tanto econômicos quanto psíquicos, os benefícios psíquicos mostram-se mais importantes. O sucesso no casamento está intimamente ligado com a forma que o casal tenha de se comunicar, terem união ao lidarem com os conflitos e tomarem as decisões. Em uma pesquisa realizada mostrou que as discussões e expressões abertas de raiva demonstraram serem boas para o casamento, entre 150 casais que foram entrevistados e acompanhados durante 10 anos de casamento, aqueles que aprenderam a "brigar limpo" tinham 50% de menos chances de se divorciarem. Existem 4 tipos de casamentos: 1 - o casamento tradicional, com as esposas sendo donas de casa e os homens, os provedores 2 - o casamento romântico, construído em torno da paixão sexual 3 - o casamento de resgate, o qual compensa experiências anteriores dolorosas 4 - o casamento por companheirismo (muito comum entre casais jovens de hoje), baseado na amizade e divisão igualitária de trabalho e papéis familiares. O que importa na verdade independente do tipo de casamento é que o casal necessita desempenhar ao menos 9 tarefas psicológicas para um bom funcionamento da relação: redefinir a ligação com a família original de cada um dos cônjuges, construir intimidade sem sacrificar a autonomia, ajustar-se à paternidade (ou maternidade) preservando a privacidade, enfrentar as crises sem enfraquecer o laço conjugal, permitir a expressão segura de conflito, estabelecer um relacionamento sexual gratificante isolado das demandas do trabalho e da família, compartilhar alegria e divertimento, oferecer alimentação e apoio emocional, e garantir o romance e ao mesmo tempo enfrentar a realidade. Mas se por acaso surgirem brigas e desentendimentos? Eis a questão proposta pelo Dr. Angelo Gaiarsa: um dos dois deve se afastar do momento da briga, ir pra outro lugar e quando voltar, se voltar as coisas já estarão mais calmas e assim poderão resolver mais tranquilamente a situação problema. De certa forma os jovens esperam mais do casamento do que nunca. Jovens que vivem longe da família de origem podem esperar

Upload: rosimeire-p-silva

Post on 05-Dec-2015

235 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Artigo

TRANSCRIPT

Page 1: o Que Faz o Casamento Funcionar

O QUE FAZ O CASAMENTO FUNCIONAR?

Que o casamento traga benefícios tanto econômicos quanto psíquicos, os benefícios psíquicos mostram-se mais importantes.

O sucesso no casamento está intimamente ligado com a forma que o casal tenha de se comunicar, terem união ao lidarem com os conflitos e tomarem as decisões.

Em uma pesquisa realizada mostrou que as discussões e expressões abertas de raiva demonstraram serem boas para o casamento, entre 150 casais que foram entrevistados e acompanhados durante 10 anos de casamento, aqueles que aprenderam a "brigar limpo" tinham 50% de menos chances de se divorciarem.

Existem 4 tipos de casamentos:

1 - o casamento tradicional, com as esposas sendo donas de casa e os homens, os provedores

2 - o casamento romântico, construído em torno da paixão sexual

3 - o casamento de resgate, o qual compensa experiências anteriores dolorosas

4 - o casamento por companheirismo (muito comum entre casais jovens de hoje), baseado na amizade e divisão igualitária de trabalho e papéis familiares.

O que importa na verdade independente do tipo de casamento é que o casal necessita desempenhar ao menos 9 tarefas psicológicas para um bom funcionamento da relação: redefinir a ligação com a família original de cada um dos cônjuges, construir intimidade sem sacrificar a autonomia, ajustar-se à paternidade (ou maternidade) preservando a privacidade, enfrentar as crises sem enfraquecer o laço conjugal, permitir a expressão segura de conflito, estabelecer um relacionamento sexual gratificante isolado das demandas do trabalho e da família, compartilhar alegria e divertimento, oferecer alimentação e apoio emocional, e garantir o romance e ao mesmo tempo enfrentar a realidade.

Mas se por acaso surgirem brigas e desentendimentos? Eis a questão proposta pelo Dr. Angelo Gaiarsa: um dos dois deve se afastar do momento da briga, ir pra outro lugar e quando voltar, se voltar as coisas já estarão mais calmas e assim poderão resolver mais tranquilamente a situação problema.

De certa forma os jovens esperam mais do casamento do que nunca. Jovens que vivem longe da família de origem podem esperar que o cônjuge ocupe o lugar de pais e amigos, assim como o de confidente e amante - o que pode ser impossível de se atender. Os conflitos entre as expectativas de homens e mulheres podem produzir tensão.

Segundo um estudo realizado, os casados também vivem por mais tempo, pois correm menos riscos e um estimula o outro a dar mais atenção à saúde. Eles tendem também a ter melhor situação financeira, fator que contribui para a saúde física e mental.

O fato é que o casamento deixa as pessoas mais felizes!