o que é o módulo de elasticidade

2
O que é o módulo de elasticidade: Em um corpo de prova submetido a uma força de compressão, verifica-se que até um limite a tensão é proporcional às deformações. O módulo de Elasticidade é uma constante de proporcionalidade que é uma característica do material em ensaio. O módulo é a tangente do menor ângulo que o trecho retilíneo do diagrama de tensão-deformação forma com o eixo das deformações. Para uma dada deformação, quanto maior o valor do módulo de elasticidade mais tensão se necessita aplicar, evidenciando que o módulo de elasticidade caracteriza a rigidez do material. Introdução 1) Com a nova norma NBR 6118 foi acrescentado um αE que depende do material utilizado para a fabricação do concreto fazendo com que o cálculo fique mais preciso. 2) Com a atualização da norma foi alterado o modo de calcular o módulo de elasticidade, onde para concretos com resistência de 20 até 50 MPa será utilizado uma fórmula específica e para concretos com resistência de 55 a 90 MPa outra fórmula. Máquina A dosagem do concreto foi feito a partir do método retirado do livro do METHA e Monteiro utilizando os seguintes materiais: brita 1, areia, cimento, água. Foi utilizado a Máquina de Tração Universal Pc 200 C para que segue os requisitos da norma NBR 5739 ( Ensaio de compressão para corpo de prova cilíndrico). Utilizando o extensômetro que foi colocado em contato com o concreto gerando um gráfico onde se encontra os valores da tensão em determinado tempo. Este gráfico também fornece um a tabela com os valores da deformação e módulo de elasticidade que serão usados posteriormente para o cálculo do αE. Resultado

Upload: leticia-vasconcelos

Post on 08-Nov-2015

6 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

módulo de elasticida

TRANSCRIPT

O que o mdulo de elasticidade:

Em um corpo de prova submetido a uma fora de compresso, verifica-se que at um limite a tenso proporcional s deformaes. O mdulo de Elasticidade uma constante de proporcionalidade que uma caracterstica do material em ensaio.O mdulo a tangente do menor ngulo que o trecho retilneo do diagrama de tenso-deformao forma com o eixo das deformaes. Para uma dada deformao, quanto maior o valor do mdulo de elasticidade mais tenso se necessita aplicar, evidenciando que o mdulo de elasticidade caracteriza a rigidez do material.Introduo1) Com a nova norma NBR 6118 foi acrescentado um E que depende do material utilizado para a fabricao do concreto fazendo com que o clculo fique mais preciso.2) Com a atualizao da norma foi alterado o modo de calcular o mdulo de elasticidade, onde para concretos com resistncia de 20 at 50 MPa ser utilizado uma frmula especfica e para concretos com resistncia de 55 a 90 MPa outra frmula.

MquinaA dosagem do concreto foi feito a partir do mtodo retirado do livro do METHA e Monteiro utilizando os seguintes materiais: brita 1, areia, cimento, gua.Foi utilizado a Mquina de Trao Universal Pc 200 C para que segue os requisitos da norma NBR 5739 ( Ensaio de compresso para corpo de prova cilndrico).Utilizando o extensmetro que foi colocado em contato com o concreto gerando um grfico onde se encontra os valores da tenso em determinado tempo. Este grfico tambm fornece um a tabela com os valores da deformao e mdulo de elasticidade que sero usados posteriormente para o clculo do E.

ResultadoAps os ensaios e as anlises dos resultados, chega-se a concluso que o melhor E que atende ao concreto elaborado na cidade de Poos de Caldas o granito e o gnaisse E= 1.