o que é cultura - jose luiz dos santos - coleção primeiros passos

91
8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 1/91

Upload: leo-farias

Post on 09-Apr-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 1/91

Page 2: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 2/91

Page 3: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 3/91

José Luiz dos Santos

O QUE É

CULTURA

Page 4: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 4/91

Page 5: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 5/91

SUMÁRIO

- Capa- Contracapa- Cultura e diversidade ....................................... 7- O que se entende por cultura ........................ 21- A cultura em nossa sociedade ....................... 51- Cultura e relações de poder .......................... 80- Indicações para leitura ................................... 87

Page 6: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 6/91

Page 7: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 7/91

CULTURA E DIVERSIDADE

Cultura é uma preocupação contemporânea, bem vivanos tempos atuais. É uma preocupação em entender osmuitos caminhos que conduziram os grupos humanos àssuas relações presentes e suas perspectivas de futuro. Odesenvolvimento da humanidade está marcado porcontatos e conflitos entre modos diferentes de organizar avida social, de se apropriar dos recursos naturais etransformá-los, de conceber a realidade e expressá-la. Ahistória registra com abundância as transformações porque passam as culturas, seja movidas por suas forçasinternas, seja em consequência desses contatos econflitos, mais frequentemente por ambos os motivos.Por isso, ao discutirmos sobre cultura temos sempre emmente a humanidade em toda a sua riqueza emultiplicidade de formas de existência. São complexas asrealidades dos agrupamentos humanos e as característicasque os unem e diferenciam, e a cultura as expressa.

Page 8: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 8/91

Assim, cultura diz respeito à humanidade como umtodo e ao mesmo tempo a cada um dos povos, nações,

sociedades e grupos humanos. Quando se considera asculturas particulares que existem ou existiram, logo seconstata a grande variação delas. Saber em que medida asculturas variam e quais as razões da variedade dasculturas humanas são questões que provocam muitadiscussão. Por enquanto quero salientar que é semprefundamental entender os sentidos que uma realidadecultural faz para aqueles que a vivem. De fato, apreocupação em entender isso é uma importanteconquista contemporânea.

Cada realidade cultural tem sua lógica interna, a qualdevemos procurar conhecer para que façam sentido assuas práticas, costumes, concepções e as transformaçõespelas quais estas passam. É preciso relacionar a variedadede procedimentos culturais com os contextos em que sãoproduzidos. As variações nas formas de família, porexemplo, ou nas maneiras de habitar, de se vestir ou dedistribuir os produtos do trabalho não são gratuitas.Fazem sentido para os agrupamentos humanos que asvivem, são resultado de sua história, relacionam-se comas condições materiais de sua existência. Entendidoassim, o estudo da cultura contribui no combate apreconceitos, oferecendo uma plataforma firme para orespeito e a dignidade nas relações humanas.

Page 9: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 9/91

Notem, porém, que o convite a que se considere cadacultura em particular não pode ser dissociado da

necessidade de se considerar as relações entre as culturas.Na verdade, se a compreensão da cultura exige que sepense nos diversos povos, nações, sociedades e gruposhumanos, é porque eles estão em interação. Se nãoestivessem, não haveria necessidade nem motivo nemocasião para que se considerasse variedade nenhuma.

A riqueza de formas das culturas e suas relações falambem de perto a cada um de nós, já que convidam a quenos vejamos como seres sociais, nos fazem pensar nanatureza dos todos sociais de que fazemos parte, nosfazem indagar sobre as razões da realidade social de quepartilhamos e das forças que as mantêm e astransformam. Ao trazermos a discussão para tão perto denós, a questão da cultura torna-se tanto mais concretaquanto adquire novos contornos. Saber se há umarealidade cultural comum à nossa sociedade torna-se umaquestão importante. Do mesmo modo evidencia-se anecessidade de relacionar as manifestações e dimensõesculturais com as diferentes classes e grupos que aconstituem.

Vejam pois que a discussão sobre cultura pode nosajudar a pensar sobre nossa própria realidade social. Defato, ela é uma maneira estratégica de pensar sobre nossasociedade, e isso se realiza de modos diferentes e àsvezes contraditórios. A minha

Page 10: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 10/91

preocupação principal aqui é contribuir para esclareceresse assunto.

Espero tê-los já convencidos de que o tema éimportante e que vale a pena estudá-lo e seguir seusdesdobramentos. É também um tema repleto deequívocos e armadilhas. Convém desde já que situemosum de seus principais focos de confusão: por que asculturas variam tanto e quais os sentidos de tantavariação.

A partir de uma origem biológica comum, os gruposhumanos se expandiram progressivamente, ocupandopraticamente a totalidade dos continentes do planeta.Nesse processo, o contato entre grupos humanos foifrequente, mas a intensidade desses contatos foi de formaa permitir muito isolamento, e muitas histórias paralelasmarcaram o desenvolvimento dos grupos humanos. Oaceleramento desses contatos é recente, e os gruposisolados vão desaparecendo com a tendência à formaçãode uma civilização mundial.

O desenvolvimento dos grupos humanos se fezsegundo ritmos diversos e modalidades variáveis, nãoobstante a constatação de certas tendências globais. Issose aplica, por exemplo, às formas de utilização etransformação dos recursos naturais disponíveis. Não sóesses recursos são heterogêneos ao longo das terrashabitáveis, como ainda territórios semelhantes foramocupados de modo diferente por populações diferentes.Apesar dessa variabilidade,

Page 11: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 11/91

são notórias algumas tendências dominantes. Assim, porexemplo, em vários lugares e épocas grupos humanos

inicialmente nômades e dependentes da caça e da coletapara sua sobrevivência passaram a se sedentarizar, isto é,a viver em aldeias e vilas, acompanhando odesenvolvimento da agricultura e a domesticação deanimais.

Não apenas os recursos naturais devem serconsiderados quando se pensa no desenvolvimento dosgrupos humanos. Mais importante ainda é observar que odestino de cada agrupamento esteve marcado pelasmaneiras de organizar e transformar a vida em sociedadee de superar os conflitos de interesse e as tensões geradasna vida social. Assim, por exemplo, a sedentarização quemencionei antes não é uma simples resposta às condiçõesdos recursos naturais. Ela só se tornou viável porque osgrupos humanos envolvidos conseguiram reorganizar suavida social de modo satisfatório, criando novaspossibilidades de desenvolvimento, e ao fazer issoconseguiram inclusive alterar as condições dos recursosnaturais, como a domesticação de animais e plantas podeprovar. São também variadas as formas de organizaçãosocial, mas do mesmo modo há aqui tendênciasdominantes, como a de formação de poderosassociedades com instituições políticas centralizadas.

Muito já se discutiu sobre as maneiras de ordenaressas culturas de tanta variação. Para muitas

Page 12: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 12/91

delas, como a europeia ou a chinesa, pode-se traçarlongas sequências históricas e localizar etapas mostrando

as transformações nas relações da sociedade com anatureza e principalmente nas relações de seus membrosentre si. Os esforços para colocar todas as culturashumanas num único e rígido esquema de etapas nãoforam, no entanto, bem-sucedidos.

Apesar da existência de tendências gerais constatáveisnas histórias das sociedades, não é possível estabelecersequências fixas capazes de detalhar as fases por quepassou cada realidade cultural. Cada cultura é o resultadode uma história particular, e isso inclui também suasrelações com outras culturas, as quais podem tercaracterísticas bem diferentes. Assim, falar, por exemplo,nas etapas humanas da selvageria, barbárie e civilizaçãopode ajudar a entender o aparecimento da sociedadeburguesa na Europa, mas não é suficiente para dar contade culturas que por longo tempo se desenvolveram forado âmbito dessa civilização.

Vamos pensar um pouco mais sobre isso. Até aquiestamos falando de cultura como tudo aquilo quecaracteriza uma população humana. Nesse caso, duas sãoas possibilidades básicas de relacionarmos diferentesculturas entre si. No primeiro caso, pensa-se emhierarquizar essas culturas segundo algum critério. Porexemplo, usando-se o critério de capacidade de produçãomaterial pode-se

Page 13: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 13/91

Page 14: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 14/91

passaria por etapas sucessivas de evolução social, que aconduziriam desde um estágio primordial onde se

iniciaria a distinção da espécie humana de outras espéciesanimais até a civilização tal como conhecida na Europaocidental de então. Todas as sociedades humanas fariamnecessariamente parte dessa escala evolutiva, dessaevolução em linha única. Assim, a diversidade desociedades existentes no século XIX representariaestágios diferentes da evolução humana: sociedadesindígenas da Amazônia poderiam ser classificadas noestágio da selvageria; reinos africanos, no estágio dabarbárie. Quanto à Europa classificada no estágio dacivilização, considerava-se que ela já teria passado poraqueles outros estágios.

Não foi difícil perceber nessa concepção de evoluçãopor estágios uma visão europeia da humanidade, umavisão que utilizava concepções europeias para construir aescala evolutiva, e que além do mais servia aospropósitos de legitimar o processo que se vivia deexpansão e consolidação do domínio dos principaispaíses capitalistas sobre os demais povos do mundo. Asconcepções de evolução linear foram atacadas com aideia de que cada cultura tem sua própria verdade e que aclassificação dessas culturas em escalas hierarquizadasera impossível, dada a multiplicidade de critériosculturais.

Tais esforços de classificação de culturas nãoimplicavam apenas a justificação do domínio das

Page 15: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 15/91

Page 16: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 16/91

Cultura e relativismo

Em outras palavras, substitui-se um equívoco poroutro. Consideremos um pouco mais este segundo. Elederiva da constatação de que a avaliação de cada culturae do conjunto das culturas existentes varia de acordo coma cultura particular da qual se efetue a observação eanálise; isso diria respeito a qualquer caso e não só ao davisão europeia de evolução social única dos gruposhumanos; poderia ser aplicado por exemplo àquelacomparação entre duas sociedades primitivas de que faleianteriormente. Verifica-se assim que a observação deculturas alheias se faz segundo pontos de vista definidospela cultura do observador, que os critérios que se usapara classificar uma cultura são também culturais. Ouseja, segundo essa visão, na avaliação de culturas e traçosculturais tudo é relativo.

Passa-se assim da demonstração da diversidade dasculturas para a constatação do relativismo cultural.Observem o quanto essa equação é enganosa. Só se podepropriamente respeitar a diversidade cultural se seentender a inserção dessas culturas particulares nahistória mundial. Se insistirmos em relativizar as culturase só vê-las de dentro para fora, teremos de nos recusar a

admitir os aspectos objetivos que o desenvolvimentohistórico e da relação entre povos e nações impõe. Nãohá superioridade ou inferioridade de culturas ou traços

Page 17: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 17/91

culturais de modo absoluto, não há nenhuma lei naturalque diga que as características de uma cultura a façam

superior a outras. Existem no entanto processoshistóricos que as relacionam e estabelecem marcasverdadeiras e concretas entre elas.

O absurdo daquela equação acima referida semanifesta no fato de que enquanto a ciência social dospaíses capitalistas centrais elaborava teorias relativistasda cultura, sua civilização avançava implacavelmente,conquistando e destruindo povos e nações, tendo comoinstrumento uma capacidade de produção material quenão é nem um pouco relativa.

Vemos, pois, que a questão não é só pensar naevolução de sociedades humanas, mas fundamentalmenteentender a história da humanidade. O século XIX, emque esse confronto de ideias se consolidou, indicava oscaminhos de uma civilização mundial em que as muitasculturas humanas deveriam inevitavelmente encontrar oseu destino, quando não seu fim. Já agora a compreensãodessa civilização mundial exige o entendimento dosmúltiplos percursos que levaram a ela. O estudo dasculturas e de suas transformações é fundamental paraisso. Enfatizar a relatividade de critérios culturais é umaquestão estéril quando se depara com a história concreta,que faz com que essas realidades culturais se relacioneme se hierarquizem.

As culturas e sociedades humanas se relacionam demodo desigual. As relações internacionais registram

Page 18: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 18/91

desigualdades de poder em todos os sentidos, os quaishierarquizam de fato os povos e nações. Este é um fato

evidente da história contemporânea e não há comorefletir sobre cultura ignorando essas desigualdades. Énecessário reconhecê-las e buscar sua superação.

Cultura e sociedade

Há muito em comum entre essas discussões sobre asrelações entre culturas de sociedades diferentes quandose pensa sobre a cultura de uma sociedade em particular.Também aí a variedade de formas culturais se manifesta,e sempre se coloca a questão de como tratar esse assunto.Pensem, por exemplo, numa sociedade como a brasileira.A sociedade nacional tem classes e grupos sociais, temregiões de características bem diferentes; a populaçãodifere ainda internamente segundo, por exemplo, suasfaixas de idade, ou segundo seu grau de escolarização.Além disso, a população nacional foi constituída comcontingentes originários de várias partes do mundo. Tudoisso se reflete no plano cultural.

Existem realidades culturais internas à nossasociedade que podem ser tratadas, e muitas vezes o são,

como se fossem culturas estranhas. Isso se aplica não sóàs sociedades indígenas do território brasileiro, mastambém a grupos de pessoas

Page 19: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 19/91

vivendo no campo ou na cidade, sejam lugares isolados,de características peculiares, sejam agrupamentos

religiosos fechados que existem no interior das grandesmetrópoles. Pode-se tentar demonstrar suas lógicasinternas, sua capacidade de emitir pronunciamentos, deinterpretar a realidade que as produz, de agir sobre essarealidade.

É importante considerar a diversidade cultural internaà nossa sociedade; isso é de fato essencial paracompreendermos melhor o país em que vivemos. Mesmoporque essa diversidade não é só feita de ideias; ela estátambém relacionada com as maneiras de atuar na vidasocial, é um elemento que faz parte das relações sociaisno país. A diversidade também se constitui de maneirasdiferentes de viver, cujas razões podem ser estudadas,contribuindo dessa forma para eliminar preconceitos eperseguições de que são vítimas grupos e categorias depessoas.

Observem que também no estudo de uma sociedadeparticular não faria sentido considerar de maneira isoladacada uma das formas culturais diversas nela existentes.Elas certamente fazem parte de processos sociais maisglobais. Assim, um grupo religioso, por exemplo, pormais particulares que sejam suas concepções e práticasde vida social, existe no interior de uma sociedadedinâmica, cujas características e cujos problemas ele nãopode evitar. Mesmo as sociedades indígenas mais

Page 20: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 20/91

afastadas têm seu destino ligado à sociedade nacionalque em sua expansão as envolve, coloca em risco suasobrevivência física e cultural, conduz a mudanças em

sua forma de viver e as introduz a novas concepções devida, a novas técnicas, a um novo idioma e a novosproblemas.

De modo que, no estudo da cultura em nossasociedade, valem as mesmas observações feitasanteriormente em relação ao relativismo. Observem quevivemos numa sociedade que tem uma classe dominante,cujos interesses prevalecem. Se fôssemos relativizar oscritérios culturais existentes no interior da sociedadeacabaríamos por justificar as relações de dominação e oexercício tradicional do poder: eles também seriamrelativos.

Assim, tanto no estudo de culturas de sociedadesdiferentes quanto das formas culturais no interior de umasociedade, mostrar que a diversidade existe não implicaconcluir que tudo é relativo, apenas entender asrealidades culturais no contexto da história de cadasociedade, das relações sociais dentro de cada qual e dasrelações entre elas. Nem tudo que é diverso o é damesma forma. Não há razão para querer imortalizar asfacetas culturais que resultam da miséria e da opressão.Afinal, as culturas movem-se não apenas pelo que existe,

mas também pelas possibilidades e projetos do que podevir a existir.

Page 21: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 21/91

O QUE SE ENTENDE PORCULTURA

Desde o século passado tem havido preocupaçõessistemáticas em estudar as culturas humanas, em discutirsobre cultura. Esses estudos se intensificaram na medida

em que se aceleravam os contatos, nem sempre pacíficos,entre povos e nações. As preocupações com cultura sevoltaram tanto para a compreensão das sociedadesmodernas e industriais quanto das que iam desaparecendoou perdendo suas características originais em virtudedaqueles contatos. Contudo, toda essa preocupação nãoproduziu uma definição clara e aceita por todos do queseja cultura. Por cultura se "entende muita coisa", e amaneira como falei dela nas páginas anteriores é apenasum entre muitos sentidos comuns de cultura.

Vejamos alguns desses sentidos comuns. Cultura estámuito associada a estudo, educação,

Page 22: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 22/91

formação escolar. Por vezes se fala de cultura para sereferir unicamente às manifestações artísticas, como o

teatro, a música, a pintura, a escultura. Outras vezes, aose falar na cultura da nossa época ela é quase identificadacom os meios de comunicação de massa, tais como orádio, o cinema a televisão. Ou então cultura diz respeitoàs festas e cerimônias tradicionais, às lendas e crenças deum povo, ou a seu modo de se vestir, à sua comida a seuidioma. A lista pode ser ampliada.

Já eu tenho falado de cultura de maneira maisgenérica, preocupado com tudo o que caracteriza umapopulação humana. Não há por que nos confundirmoscom tanta variação de significado. O que importa é quepensemos sobre os motivos de tanta variação, quelocalizemos as ideias e temas principais sobre os quaiselas se sustentam. Vamos então cercar o assunto,localizar os sentidos básicos da concepção de cultura,mostrar como eles se desenvolveram. A partir disso nóspoderemos entender afinal o que é cultura e darandamento às nossas discussões.

As duas concepções básicas de cultura

As várias maneiras de entender o que é culturaderivam de um conjunto comum de preocupações quepodemos localizar em duas concepções básicas.

Page 23: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 23/91

A primeira concepção de cultura remete a todos os

aspectos de uma realidade social; a segunda refere-se mais especificamente ao conhecimento, às ideias e crenças

de um povo.

Page 24: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 24/91

A primeira dessas concepções preocupa-se com todosos aspectos de uma realidade social. Assim, cultura diz

respeito a tudo aquilo que caracteriza a existência socialde um povo ou nação" ou então de grupos no interior deuma sociedade. Podemos assim falar na cultura francesaou na cultura xavante. Do mesmo modo falamos nacultura camponesa ou então na cultura dos antigosastecas. Nesses casos, cultura refere-se a realidadessociais bem distintas. No entanto, o sentido em que sefala de cultura é o mesmo: em cada caso dar conta dascaracterísticas dos agrupamentos a que se refere,preocupando-se com a totalidade dessas características,digam elas respeito às maneiras de conceber e organizar avida social ou a seus aspectos materiais.

Embora essa concepção de cultura possa ser usada demodo genérico, ela é mais usual quando se fala de povose de realidades sociais bem diferentes das nossas, com osquais partilhamos de poucas características em comum,seja na organização da sociedade, na forma de produzir onecessário para a sobrevivência ou nas maneiras de ver omundo.

Mas eu disse que havia duas concepções básicas decultura. Vamos à segunda. Neste caso, quando falamosem cultura estamos nos referindo mais especificamenteao conhecimento, às ideias e crenças, assim como àsmaneiras como eles existem na vida social. Observemque mesmo aqui a

Page 25: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 25/91

referência à totalidade de características de umarealidade social está presente, já que não se pode falar

em conhecimento, ideias, crenças sem pensar nasociedade à qual se referem. O que ocorre é que há umaênfase especial no conhecimento e dimensões associadas.Entendemos neste caso que a cultura diz respeito a umaesfera, a um domínio, da vida social.

De acordo com esta segunda concepção, quandofalarmos em cultura francesa poderemos estar fazendoreferência à língua francesa, à sua literatura, aoconhecimento filosófico, científico e artístico produzidosna França e às instituições mais de perto associadas aeles. Outro exemplo comum desta segunda concepção decultura é a referência à cultura alternativa,compreendendo tendências de pensar a vida e a sociedadena qual a natureza e a realização individual sãoenfatizadas, e que tem por temas principais a ecologia, aalimentação, o corpo, as relações pessoais e aespiritualidade. Ao se falar em cultura alternativainclui-se também as instituições associadas, como lojasde produtos naturais e clínicas de medicina alternativa, eda mesma forma seus meios de divulgação.

Devo alertá-los de que ambas as concepções levammuitas vezes a que se entenda a cultura como umarealidade estanque, parada. O esforço de entender asculturas, de localizar traços e características que asdistingam, pode acabar levando a que

Page 26: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 26/91

se pense a cultura como algo acabado, fechado,estagnado. Como já disse antes, as culturas humanas são

dinâmicas. De fato, a principal vantagem de estudá-las épor contribuírem para o entendimento dos processos detransformação por que passam as sociedadescontemporâneas. Esse é um ponto muito importante.Como veremos a seguir, as próprias concepções decultura estão ligadas muito de perto a esses processos.

Desenvolvimento daspreocupações com cultura

A constatação da variedade de modos de vida entrepovos e nações é um elemento fundamental daspreocupações com cultura. Tanto assim que é impossíveldiscutirmos sobre cultura sem fazermos referência a ela.Essa é sem dúvida uma constatação registrada entremuitos povos desde a Antiguidade. Sabe-se também quede longa data se indagou sobre as razões que explicavama existência de costumes, modos de vida, práticas ecrenças de povos diferentes. Pode-se encontrar reflexõessobre esses temas em autores da Grécia, Roma e Chinaantigas, por exemplo.

As preocupações sistemáticas com a questão dacultura são, porém, bem mais recentes.Desenvolveram-se a partir do século XVIII naAlemanha.

Page 27: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 27/91

Cultura era então uma preocupação de pensadoresengajados em interpretar a história humana, em

compreender a particularidade dos costumes e crenças,em entender o desenvolvimento aos povos no contextodas condições materiais em que se desenvolviam. Émuito importante que vocês notem que a Alemanha eraentão uma nação dividida em várias unidades políticas. Adiscussão sobre cultura tinha assim um sentido muitoespecial: ela procurava expressar uma unidade vivadaquela nação não unificada politicamente, servia parafalar de todos os alemães na falta de uma organizaçãopolítica comum.

Caminhou-se dessa maneira para consolidar asmodernas preocupações com cultura, procurando darconta sistematicamente de uma diversidade de maneirasde viver que já havia sido motivo de reflexão por séculos.Observem, porém, que se essa preocupação já existia, apalavra cultura percorreu um longo caminho até adquiriresse sentido. Cultura é palavra de origem latina e em seusignificado original está ligada às atividades agrícolas.Vem do verbo latinocolere, que quer dizer cultivar.Pensadores romanos antigos ampliaram esse significado ea usaram para se referir ao refinamento pessoal, e issoestá presente na expressão cultura da alma. Comosinônimo de refinamento, sofisticação pessoal, educaçãoelaborada de uma pessoa, cultura foi usadaconstantemente desde então e é até hoje.

Page 28: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 28/91

Mas retomemos ao significado moderno de cultura.Essas preocupações que cultura passou a expressar

tornaram-se tanto mais importantes quanto a partir doséculo XIX foi-se intensificando o poderio das naçõeseuropeias frente aos povos do mundo. Aumentaram entãoos contatos entre as nações da Europa, industrializadas esedentas de novos mercados, e populações do resto domundo. Sociedades antes isoladas foram subjugadas eincorporadas ao âmbito de influência europeia. Foi nessaépoca que a preocupação com cultura se generalizoucomo uma questão científica; foi a partir de então que asciências humanas passaram a tratar sistematicamentedela.

É preciso considerarmos dois aspectos principais aosquais a consolidação das preocupações com culturaesteve associada. Em primeiro lugar, foi no século XIXque se tornou dominante uma visão laica, quer dizer, nãoreligiosa, do mundo social e da vida humana. Até então ocristianismo tivera força para se impor na definição depráticas e comportamentos; a visão de mundo cristãoferecia à Europa os modelos principais que ordenavamo conhecimento e a interpretação do mundo e dasrelações sociais.

A ruptura com essa visão religiosa se fez através depreocupações com o entendimento da origem etransformação da sociedade e também das espécies devida. Nesse sentido, as novas teorias biológicas e sociaisdesse século culminaram com uma

Page 29: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 29/91

visão da humanidade firmemente ancorada numa teoriada evolução das espécies, ou seja, da humanidade como

uma espécie animal produzida por transformações apartir de outras formas de vida; numa humanidade comuma vida social também sujeita à evolução em virtude defatores materiais que podiam ser estudados. Isso ia contraas ideias anteriormente dominantes, de cunho religioso, eque pregavam ter sido o homem criado diretamente peladivindade, uma divindade que atuava também na históriadas sociedades humanas.

Nesse contexto de discussão sobre evolução, culturaservia tanto para diferenciar populações humanas entre siquanto para distinguir o humano de outras formasanimais. Daí derivam muitas das dificuldades em definircultura. Assim, quando se comparava povos, diferentes,cultura era uma palavra usada para expressar a totalidadedas características e condições de vida de um povo.Trata-se de uma ideia muito ampla, como vocês podemver. Além disso, como cultura estava ligada à distinçãoentre o humano e o animal, há um sentido em que tudoque é cultural é humano, e tudo que é humano é cultural.Novamente, a ideia é muito genérica, difícil de precisar.

O desenvolvimento dessas teorias científicas sobre avida e a sociedade é de fato muito importante paraentendermos as preocupações sistemáticas com cultura.Lembrem que várias vezes associei a discussão sobrecultura com a questão da

Page 30: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 30/91

Page 31: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 31/91

internacional do Ocidente. Essa posição se realizouatravés da dominação política e econômica, e também da

imposição de suas próprias concepções culturais aospovos sob domínio e controle. Lembrem-se que o debateintelectual ao qual as preocupações com cultura estavamassociadas fornecia interpretações, como na visão deevolução linear das sociedades, que permitiam fosseconsiderado superior tudo que fosse ocidental. Aspreocupações com cultura tinham essa marca delegitimadoras da dominação colonial. Assim a modernapreocupação com cultura nasceu associada tanto anecessidades do conhecimento quanto às realidades dadominação política. Ela faz parte tanto da história dodesenvolvimento científico quanto da história dasrelações internacionais de poder. Esta é uma relaçãomuito íntima. De fato, o próprio entendimento modernodo que seja uma nação tem muito a ver com as discussõessobre cultura. Vamos pensar um pouco mais sobre isso, já que é importante para discutir sobre cultura em paísescomo o nosso.

Cultura e nação

Já vimos antes que em seu desenvolvimento aconcepção de cultura esteve relacionada àsparticularidades da nação alemã. Assim, na Alemanhados séculos XVIII e XIX a ideia de que havia uma

Page 32: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 32/91

cultura comum unindo as várias unidades políticas que aconstituíam servia para estabelecer um plano objetivo de

unidade, na falta de uma unidade política comum. Nocaso, cultura podia ser vista como a expressão de umanação que não tinha Estado.

Nos Estados Unidos da América do Norte e naAmérica Latina, as preocupações com cultura têm feitoparte constantemente das reflexões sobre a realidadedesses países. Essas discussões estão mesmo ligadas ao

processo de constituição de nações modernas. Sãodiscussões que procuram saber o que há na cultura deespecificamente estadunidense ou peruano ou brasileiro,por exemplo. Elas servem de referências no processo deincorporação às sociedades nacionais de populaçõesnativas dominadas pela conquista europeia e deimigrantes de toda parte do mundo que para as Américasvieram. Assim, nas Américas do século XX,diferentemente da Alemanha dos séculos anteriores, asdiscussões sobre cultura expressam projetos de nação emEstados derivados da colonização europeia dessas terras.

Para citar ainda outro exemplo dessa relação entrecultura e nação, podemos mencionar a Rússia do séculoXIX, um império contendo uma diversidade de povos eque estava igualmente preocupado em estabelecer umarealidade cultural comum. De fato, a preocupação comcultura continuou mesmo

Page 33: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 33/91

após a revolução comunista de 1917 e esteve presente nadefinição da política das nacionalidades do Estado

soviético. Notem que em todas essas experiências históricas emque a discussão sobre cultura foi parenta da questão danação houve um importante ponto em comum:tratavam-se de unidades políticas que queriam definir oque lhes era próprio, específico, em relação às naçõespolítica e economicamente dominantes. Foi assim na

Alemanha do século XVIII, período em que a Inglaterra eFrança eram econômica, política e intelectualmente asmais poderosas nações europeias. Assim foi na Rússia doséculo XIX, um país em posição inferior às potênciaseuropeias. O mesmo pode ser dito da América Latina, edos Estados Unidos antes que este país atingisse acondição de potência dominadora que hoje ocupa. Nessescasos todos a realidade de cada país foi pensada tendopor referência a cultura dominante no Ocidente,entendendo-se aí cultura tanto no seu aspecto materialquanto de formas de conhecimento e concepções sobre avida e a sociedade.

Na América Latina, e o Brasil é bem um caso, asculturas de povos e nações que habitavam suas terrasantes da conquista europeia foram sistematicamentetratadas como mundos à parte das culturas nacionais quese desenvolveram. A importância delas para essasculturas nacionais só costuma ser reconhecida na medidaem que contribuem para

Page 34: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 34/91

esta última, em que fornecem elementos e característicasque dão a esta caráter particular, tais como comidas,

nomes, roupas, lendas. Da mesma forma são tratadas ascontribuições culturais das populações que vieram paracá como imigrantes de outras partes do mundo, ou quepara cá foram trazidas como escravas.

Assim, é comum que na América Latina as discussõessobre cultura se refiram a uma história de contribuiçõesculturais de múltipla origem, as quais têm por pólo de

integração os processos que são dominantes no mundoocidental no que concerne à produção econômica, àorganização da sociedade, à estrutura da família, aodireito e às ideias, concepções e modos deconhecimentos. É preciso cautela com essa tendência aentender países como o nosso como uma mistura detraços culturais. Como veremos numa sessão posterior, oimportante para pensarmos a nossa realidade cultural éentendermos o processo histórico que a produz, asrelações de poder e o confronto de interesses dentro dasociedade.

Preocupações da cultura

Há algumas preocupações por assim dizer embutidasnas discussões sobre cultura que vêm de longa data econvém mencionar aqui.

Page 35: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 35/91

Cultura pode por um lado referir-se à "alta cultura", àcultura dominante, e por outro, a qualquer cultura. No

primeiro caso, cultura surge em oposição à selvageria, àbarbárie; cultura é então a própria marca da civilização.Ou ainda, a "alta cultura" surge como marca das camadasdominantes da população de uma sociedade; se opõe àfalta de domínio da língua escrita, ou à falta de acesso àciência, à arte e à religião daquelas camadas dominantes.No segundo caso, pode-se falar de cultura a respeito de

qualquer povo, nação, grupo ou sociedade humana.Considera-se como cultura todas as maneiras deexistência humana.

Essa tensão entre referir-se a uma cultura dominanteou a qualquer cultura permanece, e explica em parte amultiplicidade de significados do que seja cultura, quemencionei anteriormente. Notem que é no segundosentido que as ciências sociais costumam falar de cultura,e é neste sentido que tenho falado dela aqui.

Nas transformações da ideia de cultura durante osséculos XVIII e XIX, a discussão sobre cultura surgiuassociada a uma tentativa de distinguir entre aspectosmateriais e não materiais da vida social, entre a matéria eo espírito de uma sociedade. Até que o uso moderno decultura se sedimentasse, cultura competiu com a ideia decivilização, muito embora seus conteúdos fossemfrequentemente trocados. Assim, ora civilização, oracultura serviam

Page 36: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 36/91

para significar os aspectos materiais da vida social, omesmo ocorrendo com universo de ideias, concepções,

crenças. Com o passar do tempo, cultura e civilização ficaramquase sinônimas, se bem que usualmente se reservecivilização para fazer referência a sociedades poderosas,de longa tradição histórica e grande âmbito de influência.Além do mais, usa-se cultura para falar não apenas emsociedades, mas também em grupos no seu interior, o que

não ocorre com civilização. Quanto àquela preocupaçãoem distinguir aspectos da vida social, ela permaneceuassociada às discussões sobre cultura. Embora esta sejacom frequência entendida como a dimensão não materialda sociedade, a preocupação com os aspectos materiaisnão a abandonou.

Apesar de todas as variações na maneira de concebercultura, quero ressaltar que sua discussão contémtendências fortes e importantes, qual seja, que a discussãosobre cultura tem a humanidade como referência e aomesmo tempo procura dar conta de particularidades decada realidade cultural. Pensem também que essahumanidade não é só uma ideia vaga, pois, com oprocesso de expansão dos centros de podercontemporâneos, de conquista e incorporação aceleradade povos e nações, do estabelecimento de relaçõesperduráveis de interdependência e de processos comunsde mudança política, a humanidade surge com força no

Page 37: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 37/91

panorama da história comum a todos, da civilizaçãomundial que cada vez mais toma corpo.

E importante ainda lembrar que essas discussõessobre cultura firmaram-se no mesmo período em queoutras abordagens se preocupavam em estudarcriticamente as características internas da sociedadecapitalista, em estudar as condições para a sua superaçãoe contribuir para as lutas operárias. Estudava-se assim anatureza das classes sociais e sua dinâmica, a expansãodo capitalismo e seus fundamentos. Os dois planos deestudo, o da cultura e o da sociedade de classes, andammuitas vezes separados, mas nada impede que ospensemos conjuntamente.

Relações entre as duas concepções básicas decultura

Como as páginas anteriores sugerem, desde muitotempo as preocupações com cultura orientam-se pelasduas concepções básicas que já havíamos discutido: outratam da totalidade das características de uma realidadesocial, ou dizem respeito ao conhecimento que asociedade, povo, nação ou grupo social tem da realidade

e à maneira como o expressam. Assim, a preocupaçãocom a totalidade sedimentou-se na concepção de culturada ciência do século XIX. Já a associação de cultura com

Page 38: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 38/91

conhecimento é mais antiga, vinda da relação de culturacom erudição, refinamento pessoal.

É do relacionamento entre essas duas concepçõesbásicas que se origina a maneira de entender cultura, quepode ser um instrumento de estudo das sociedadescontemporâneas. Vejamos como isso ocorre.

Falar da totalidade das características de um povo,nação, sociedade, é uma ideeia muito ampla para cultura,algo muito vasto e difícil de operacionalizar. Apesar

disso, é uma ideia útil quando estão em comparaçãorealidades sociais muito distintas, resultados deexperiências históricas muito diferentes. Sociedadesassim comparadas podem diferir fundamentalmente emsua organização da vida social, nas maneiras de definir asrelações de parentesco entre seus membros, de regular ocasamento e a reprodução, na produção do necessáriopara a sobrevivência, nas técnicas, nos instrumentos enos utensílios, nas suas concepções, crenças e em tantosoutros aspectos. Preocupar-se com a totalidade dessascaracterísticas é inevitável em casos assim, já que é tudoisso que torna cada uma das sociedades diferente.

Mas o encontro entre sociedades assim vai-setornando raro. Com a aceleração da interação entrepovos, nações, culturas particulares, diminui apossibilidade de falar em cultura como totalidade, pois atendência à formação de uma civilização

Page 39: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 39/91

Por mais diferenças que possam existir entre os países, todos partilham processos históricos comuns e contêm

importantes semelhanças em sua existência social.

Page 40: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 40/91

mundial faz com que os povos, as nações, as culturasparticulares existentes partilhem características comuns

fundamentais. Falar de culturas isoladas e únicas vaiperdendo a viabilidade, pois não seria essa realidadecomum, a civilização mundial, que vai poder distinguirsuas experiências particulares. Assim, por exemplo, pormais diferenças que possam existir entre países comoBrasil, Peru, Quênia e Indonésia, todos eles partilhamprocessos históricos comuns e contêm importantes

semelhanças em sua existência social, buscamdesenvolver suas economias dependentes, superardesigualdades sociais internas e atingir padrõesinternacionais de qualidade de vida. É uma situação bemdiferente, vejam bem, dos contatos iniciais da sociedadeinglesa com sociedades nativas da Oceania ou com reinosda África ou da sociedade brasileira com sociedadesindígenas da Amazônia.

Não é de se estranhar, pois, que prevaleça naspreocupações com cultura aquela tendência a procurarlocalizar e entender os aspectos da vida social nãodiretamente materiais. Lembrem-se de que a discussão decultura está muito ligada à constatação da diversidade. Eé nesses aspectos não materiais que a diversidade seexpressa com mais vigor. Mas notem que a preocupaçãoem entender toda a vida social não foi abandonada nasdiscussões sobre cultura; ela foi transformada. De fato,cultura tende a se transformar numa área de reflexãosobre a

Page 41: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 41/91

realidade onde aquelas duas preocupações básicas semesclam. Assim, cultura passa a ser entendida como uma

dimensão da realidade social, a dimensão não material,uma dimensão totalizadora, pois entrecorta os váriosaspectos dessa realidade. Ou seja, em vez de se falar emcultura como a totalidade de características, fala-se agoraem cultura como a totalidade de uma dimensão dasociedade.

Essa dimensão é a do conhecimento num sentido

ampliado, é todo conhecimento que uma sociedade temsobre si mesma, sobre outras sociedades, sobre o meiomaterial em que vive e sobre a própria existência. Culturainclui ainda as maneiras como esse conhecimento éexpresso por uma sociedade, como é o caso de sua arte,religião, esportes e jogos, tecnologia, ciência, política. Oestudo da cultura assim compreendida volta-se para asmaneiras pelas quais a realidade que se conhece écodificada por uma sociedade, através de palavras, ideias,doutrinas, teorias, práticas costumeiras e rituais. O estudoda cultura procura entender o sentido que fazem essasconcepções e práticas para a sociedade que as vive,buscando seu desenvolvimento na história dessasociedade e mostrando como a cultura se relaciona àsforças sociais que movem a sociedade.

Uma maneira mais complicada de apresentar essadimensão é dizer "que a cultura inclui o estudo deprocessos de simbolização, ou seja, de processos desubstituição de uma coisa por aquilo que a

Page 42: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 42/91

significa, que permitem, por exemplo, que uma ideiaexpresse um acontecimento, descreva um sentimento ou

uma paisagem; ou então que a distribuição de pessoasnuma sala durante uma conversa formal possa expressaras relações de hierarquia entre elas. Assim, a ideia deuma divindade única pode ser vista como significado deunidade social; nas brincadeiras infantis tradicionaisnuma sociedade como a nossa pode-se mostrar apresença simbólica de mecanismos de competição e

hierarquia do "mundo dos adultos".

De fato, os processos de simbolização são muitoimportantes no estudo da cultura. É a simbolização quepermite que o conhecimento seja condensado, que asinformações sejam processadas, que a experiênciaacumulada seja transmitida e transformada. Não seentusiasmem muito, porém, com os exemplos acima, aponto de saírem por aí localizando significados ocultosem cada prática cultural, em cada elemento da cultura,em cada produto cultural. Isso pode atrapalhá-los, aoinvés de contribuir para que vocês conheçam suasociedade. Vejamos por quê.

Em primeiro lugar, cultura diz sempre respeito aprocessos globais dentro da sociedade, e ficarenfatizando relações miúdas de significado pode fazercom que vocês percam de vista aqueles. Na verdade taiselementos só fazem sentido dentro daqueles processos.Assim, só se pode entender a importância dasbrincadeiras infantis estudando toda

Page 43: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 43/91

formação cultural que se dá às crianças e localizando-asdentro desta. Da mesma maneira, mais importante que

localizar o significado da divindade única é entender oque significa a religião numa sociedade, estudar oconjunto de suas concepções, ver como ela se organiza,que conflitos carrega, que interesses expressa.

Em segundo lugar, uma ênfase desse tipo podedesviar a atenção do fato de que cultura está associada aconhecimento, o qual tem uma característica

fundamental: o de ser fator de mudança social, de servirnão apenas para descrever a realidade e compreendê-la,mas também para apontar-lhe caminhos e contribuir parasua modificação. Ou seja, reduzindo a cultura ao estudodo simbolismo de seus elementos pode-se acabarentendendo cultura como uma dimensão mecânica davida social, algo que sempre expressa apaticamentealguma outra coisa, e com isso obscurecer o carátertransformador do conhecimento.

Em terceiro lugar, esse tipo de ênfase simbolista podeinduzir vocês a entender cultura como uma dimensãoneutra, cujos elementos expressam, por exemplo, adesigualdade porque existe desigualdade na vida social.No entanto é preciso considerar que a própria cultura éum motivo de conflito de interesses nas sociedadescontemporâneas, um conflito pela sua definição, pelo seucontrole, pelos benefícios que pode assegurar.

Page 44: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 44/91

Vemos assim que cultura está sempre associada aoutras preocupações do estudo da sociedade, leva a

pensar nas relações de poder e exige que se considere aorganização social. Isso faz com que as duas concepçõesbásicas de cultura de que lhes falei permaneçampresentes: ao falarmos de cultura nos referimosprincipalmente à dimensão de conhecimento de umasociedade, mas sempre temos em mente a sociedadecomo um todo. O estudo da cultura exige queconsideremos a transformação constante por que passamas sociedades, uma transformação de suas característicase das relações entre categorias, grupos e classes sociaisno seu interior. A essa transformação constante me referifalando de processo social.

Então, o que é cultura

Cultura é uma dimensão do processo social, da vidade uma sociedade. Não diz respeito apenas a um conjuntode práticas e concepções, como por exemplo se poderiadizer da arte. Não é apenas uma parte da vida socialcomo por exemplo se poderia falar da religião. Não sepode dizer que cultura seja algo independente da vida

social, algo que nada tenha a ver com a realidade ondeexiste. Entendida dessa forma, cultura diz respeito atodos os aspectos da vida social, e não se

Page 45: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 45/91

pode dizer que ela exista em alguns contextos e não emoutros.

Cultura é uma construção histórica, seja comoconcepção, seja como dimensão do processo social. Ouseja, a cultura não é "algo natural", não é umadecorrência de leis físicas ou biológicas. Ao contrário, acultura é um produto coletivo da vida humana. Isso seaplica não apenas à percepção da cultura, mas também àsua relevância, à importância que passa a ter. Aplica-seao conteúdo de cada cultura particular, produto dahistória de cada sociedade. Cultura é um território bematual das lutas sociais por um destino melhor. E umarealidade e uma concepção que precisam ser apropriadasem favor do progresso social e da liberdade, em favor daluta contra a exploração de uma parte da sociedade poroutra, em favor da superação da opressão e dadesigualdade.

As preocupações contemporâneas com cultura estãomuito relacionadas com a civilização ocidental. Nela sedesenvolveram, com seu crescimento se espalharam. Adiscussão de cultura não tem, por exemplo, a mesmarelevância nas sociedades tribais que tem nas sociedadesde classe, da mesma maneira que o próprio estudo dasociedade tribal é mais relevante aqui do que lá. Emambos os casos, tanto na discussão sobre cultura, quantona preocupação em estudar sociedades diferentes, osimpulsos se localizam na civilização dominante. E épelos olhos

Page 46: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 46/91

dessa civilização que a ciência vê o mundo e procuracompreender a ela e a seus destinos. Por exemplo, o

estudo de sociedades e culturas estranhas é também umaforma de, por comparação, entender o que é mais deperto conhecido.

Notem que se pensarmos em cultura como dimensãodo processo social podemos também falar em culturanuma sociedade primitiva, em cultura das sociedadesindígenas brasileiras, por exemplo. Mas notem também

que nem cultura é a mesma coisa lá e aqui, nem seusignificado é igual em ambos os casos. Apenas nessesentido genérico de serem dimensão do processo social éque se pode falar igualmente em cultura. Como se tratamde sociedades com características que as diferenciambastante, o conteúdo do que é cultura, a dinâmica dacultura, a importância da cultura - tudo isso deve variarbastante.

Mas vejam que essas sociedades indígenasencontram-se em interação crescente com a sociedadenacional, passam a participar de processos sociaiscomuns, a partilhar de uma mesma história. Nesseprocesso suas culturas mudam de conteúdo e designificado. Elas podem ser marcas de resistência àsociedade que as quer subjugar, tomar suas terras,colocá-la sob controle. Ao mesmo tempo, é inevitávelque incorporem novos conhecimentos para que possammelhor resistir, que suas culturas se transformem paraque as sociedades sobrevivam.

Page 47: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 47/91

Assim, discutir sobre cultura implica sempre discutiro processo social concreto. E uma discussão que sempre

ameaça extravasar para outras discussões epreocupações. Lendas ou crenças, festas ou jogos,costumes ou tradições - esses fenômenos não dizem nadapor si mesmos, eles apenas dizem algo enquanto parte deuma cultura, a qual não pode ser entendida semreferência à realidade social de que faz parte, à históriade sua sociedade.

Quero insistir na ideia de processo. Isso porque écomum que cultura seja pensada como algo parado,estático. Vejam o caso de eventos tradicionais, que porserem tradicionais podem convidar a serem vistos comoimutáveis. Apesar de se repetirem ao longo do tempo eem vários lugares, não se pode dizer que esses eventossejam sempre a mesma coisa. Assim, o carnavalbrasileiro, por exemplo, tanto se transformou do início doséculo para cá, quanto se realiza de modo diverso em SãoPaulo, Rio de Janeiro, Salvador ou Recife. O fato de queas tradições de uma cultura possam ser identificáveis nãoquer dizer que não se transformem, que não tenham suadinâmica. Nada do que é cultural pode ser estanque,porque a cultura faz parte de uma realidade onde amudança é um aspecto fundamental.

No entanto, às vezes fala-se de uma cultura como sefosse um produto, uma coisa com começo, meio e fim,com características definidas e um ponto final.Facilmente encontramos referências à cultura

Page 48: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 48/91

grega, à cultura germânica, à cultura francesa e tantasoutras. Nesses casos, o que se faz é extrair da experiência

histórica de um povo produtos, estilos, épocas, formas, econstrói-se com isso um modelo de cultura. Essasconstruções podem servir a fins políticos, como, porexemplo, tornar ilustre a imagem de uma potênciadominadora. Ao mesmo tempo, é comum que osinteresses dominantes de uma sociedade veiculem umadefinição para a cultura dessa sociedade que seja de seu

agrado.

É preciso considerarmos que nem todos essesmodelos se esgotam nesses fins. Eles podem tambémservir para que se meça o desenvolvimento dassociedades humanas e suas direções. Esses modelospodem registrar desenvolvimentos particulares, porexemplo na arte, na agricultura, na ciência; e ser tambémmatéria de reflexão sobre a história. Podem, enfim, sermaneiras de formação de um repertório universal deconhecimento humano. Elementos de uma história dahumanidade gerados no processo de formação de umacivilização mundial.

Quase não preciso dizer que mesmo esses modelosmudam: não se entende o que é cultura grega hoje domesmo modo que no século passado, por exemplo. E éclaro que esses modelos não são a cultura como aestamos entendendo aqui; são eles mesmos elementosculturais, que podem ser entendidos em relação aoprocesso social mais amplo.

Page 49: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 49/91

Há outras maneiras correntes de falar sobre cultura, asquais são diferentes da que estamos desenvolvendo aqui,

e iniciei esta parte mostrando várias delas. Antes deconcluir, quero registrar mais uma para que o sentido emque vamos continuar falando de cultura fique, porcontraste, bem claro.

Cultura é com frequência tratada como um resíduo,um conjunto de sobras, resultado da separação deaspectos tratados como mais importantes na vida social.Assim, extrai-se das atividades diretamente ligadas aoconhecimento no sentido amplo as áreas da ciência, datecnologia, da educação, das comunicações, do sistema jurídico, do sistema político, às vezes a religião e osesportes. O que sobra é chamado de cultura. É como sefossem eliminados da preocupação com cultura todos osaspectos do conhecimento organizado tidos como maisrelevantes para a lógica do sistema produtivo. Sobram,por exemplo, a música, a pintura, a escultura, oartesanato, as manifestações folclóricas em geral, oteatro. Muitas vezes as políticas oficiais de cultura sãoespecificamente voltadas para essas atividades, já quepara as outras áreas da vida social que nós estamos aquiconsiderando como parte da cultura desenvolvem-sepolíticas específicas.

Essa maneira de tratar a cultura, é, para nós, elamesma um tema de estudo, revela um modo pelo qual seatua sobre a dimensão cultural, indicando, no caso, umdos sentidos da atuação dos órgãos

Page 50: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 50/91

públicos, um sentido frequentemente fracionador dadimensão cultural, que trata de modo diferente a váriosaspectos desta. Que fique então claro que para nós a

cultura é a dimensão da sociedade que inclui todo oconhecimento num sentido ampliado e todas as maneirascomo esse conhecimento é expresso. É uma dimensãodinâmica, criadora, ela mesma em processo, umadimensão fundamental das sociedades contemporâneas.

Page 51: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 51/91

A CULTURA EM NOSSA SOCIEDADE

Uma das características de muitas das sociedadescontemporâneas, inclusive a nossa, é a grandediversificação interna. A diferenciação básica decorre dofato de que a população se posiciona de modos diferentesno processo de produção. Basicamente há setores que sãoproprietários das fábricas, fazendas, bancos, empresas emgeral, e há aqueles que constituem os trabalhadoresdessas organizações. Quando se fala sobre classe social éfrequentemente a respeito dessa diferenciação que se estáfazendo referência. Essas classes sociais têm formas deviver diferentes, enfrentam problemas diferentes na suavida social.

A diferenciação é, no entanto, mais complexa, poisnão se pode dizer que as maneiras de viver sejamhomogêneas nem dentro da classe trabalhadora nem

Page 52: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 52/91

dentro da classe proprietária. A realidade socialenfrentada por trabalhadores rurais e suas famílias é

diferente em muitos aspectos daquela enfrentada pelooperariado dos setores industriais de ponta, ou então doscomerciários. Há diferenças de renda, de estilos de vida,de acesso às instituições públicas tais como escola,hospital, centros de lazer. Da mesma forma, adiversificação acompanha a variedade de paisagensregionais do país. Além do mais, as distinções entre as

classes sociais nem sempre são tão nítidas na vidacotidiana como podem ser na definição acima. Isso podeser exemplificado pelo fato de que as grandesconcentrações urbanas costumam registrar uma largafaixa de camadas sociais intermediárias, de limitesimprecisos e características variadas, as quais sãorotuladas de classes médias.

Estou falando isso para que possamos iniciar umareflexão sobre como tratar a dimensão cultural em nossaprópria sociedade. Se a cultura é dimensão do processosocial, ela deverá ser entendida de modo a poder darconta dessas particularidades. Observem que osparágrafos acima podem ser ainda mais detalhados; bastaque aproximemos o foco de nossa atenção do colorido davida social concreta. Poderemos então notar adiferenciação na vida social entre homens e mulheres;crianças, jovens e velhos. Poderemos nos indagar sobreas diferenciações que se notam segundo as afiliações epráticas religiosas, ou segundo as práticas médicas, ou

Page 53: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 53/91

alimentares. A lista não teria fim, mesmo porque teria deincluir as variações de cada um desses recortes no tempo.

Nesses recortes da realidade social comum, podem serlocalizadas maneiras de ver o mundo que prevalecemmais em alguns do que em outros; ou então localizadasmaneiras diferentes de se relacionar socialmente, porexemplo, na organização da vida familiar, ou daamizade, ou da vizinhança.

A nossa questão é discutir o que tem tudo isso a vercom cultura. Será que cultura se resume em expressaresses pequenos mundos? Notem que logo se poderiaquerer falar, a partir do exposto acima, na cultura dos jovens, dos católicos, dos bancários, das mulheres declasse média. Ou quem sabe dos jovens bancárioscatólicos, ou das mulheres de classe média na região Sulna década de 1960. Algumas preocupações são, contudo,mais frequentes do que outras e vamos centrar atençãonelas. Assim, ao estudarmos cultura no Brasil, podemosnos preocupar em saber o que seria a cultura nacional, ouqual seria a importância dos meios de comunicação demassa na vida do país, ou indagarmos sobre a cultura dasclasses sociais ou sobre a cultura popular.

Popular x erudito Comecemos por esta última indagação, a qual é bem

antiga na história das preocupações com

Page 54: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 54/91

cultura. É que, a partir de uma ideia de refinamentopessoal, cultura se transformou na descrição das formas

de conhecimento dominantes nos Estados nacionais quese formavam na Europa a partir do fim da Idade Média.Esse aspecto das preocupações com a cultura nasce assimvoltado para o conhecimento erudito ao qual só tinhamacesso setores das classes dominantes desses países. Esseconhecimento erudito se contrapunha ao conhecimentopossuído pela maior parte da população, umconhecimento que se supunha inferior, atrasado,superado, e que aos poucos passou também a serentendido como uma forma de cultura, a cultura popular.

As preocupações com cultura popular são tentativasde classificar as formas de pensamento e ação daspopulações mais pobres de uma sociedade, buscando oque há de específico nelas, procurando entender a sualógica interna, sua dinâmica e, principalmente, asimplicações políticas que possam ter.

Aquela origem antiga dessas preocupações continua ainfluenciá-la, e a cultura popular é pensada sempre emrelação à cultura erudita, à alta cultura, a qual é de pertoassociada tanto no passado como no presente às classesdominantes. De fato, ao longo da história a culturadominante desenvolveu um universo de legitimidadeprópria, expresso pela filosofia, pela ciência e pelo saberproduzido e controlado em instituições da sociedadenacional, tais como

Page 55: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 55/91

a universidade, as academias, as ordens profissionais (demédicos, advogados, engenheiros e outras). Devido à

própria natureza da sociedade de classes em quevivemos, essas instituições estão fora do controle dasclasses dominadas. Entende-se então por cultura popularas manifestações culturais dessas classes, manifestaçõesdiferentes da cultura dominante, que estão fora de suasinstituições, que existem independentemente delas,mesmo sendo suas contemporâneas.

É importante ressaltar que é a própria elite cultural dasociedade, participante de suas instituições dominantes,que desenvolve a concepção de cultura popular. Esta éassim duplamente produzida pelo conhecimentodominante. Por um lado porque, na formação de seupróprio universo de legitimidade, muitas manifestaçõesculturais são deixadas de fora; por outro porque é oconhecimento dominante que decide o que é culturapopular.

Vejamos como a cultura erudita e a cultura popularpodem ser relacionadas nessas preocupações. Elas sedesenvolvem a partir da polarização entre o erudito e opopular, a qual transfere para a dimensão cultural aoposição entre os interesses das classes sociais na vida dasociedade. Assim, como a existência das classesdominadas denuncia as desigualdades sociais e anecessidade de superá-las, sua cultura pode ser vistacomo possuidora de um conteúdo transformador. Damesma forma,

Page 56: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 56/91

como a cultura erudita é desde sempre associada com asclasses dominantes, sua expansão pode ser vista como

colonizadora; a ampliação de seus domínios como, porexemplo, através da expansão da rede de escolas e deatendimento médico, pode ser entendida como umaampliação das formas de controle social, que mantêm asdesigualdades básicas da sociedade em benefício daminoria da população. Logo se nota que a polarizaçãoentre cultura popular e cultura erudita pode levar a

conclusões complicadas.

Há sempre uma preocupação de localizar marcaspolíticas quando se opera esse tipo de polarização entreas duas concepções de cultura. Nesse sentido, o que sebusca na cultura popular é seu caráter de resistência àdominação, ou seu caráter revolucionário em relação aesta.

Para ser pensada assim, a cultura popular tem de serencarada não como uma criação das instituiçõesdominantes, mas como um universo de saber em simesmo constituído, uma realidade que não depende deformas externas, ainda que se opondo a elas. Pode-se apartir daí considerar como as religiões populares podemservir aos propósitos de defender os interesses dasclasses oprimidas, ou como festas populares podem sermomentos de manifestação da repulsa dos oprimidoscontra os opressores.

O poder transformador da luta dos oprimidos contraos opressores é um fundamento das

Page 57: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 57/91

ciências sociais contemporâneas, e como estamosentendendo a cultura como uma dimensão do processo

social é para nós óbvio que a luta política temmanifestações culturais. Parecem no entanto tênues osargumentos a favor desse tipo de ênfase na culturapopular e seu poder revolucionário. Vale a penapensarmos mais um pouco sobre essa questão.

Quando se procura estudar a cultura popular, aprimeira dificuldade é a de como tratá-la. Na maior parte

dos casos estão ausentes instituições e núcleos desistematização. Assim, por exemplo, como começar adiscutir o que possa ser medicina popular? Vocês sabempor sua própria experiência de vida que há uma vastagama de práticas e concepções de cura no país, e apenasalgumas delas têm o beneplácito da aprovação oficial.Será que tudo que sobra é medicina popular? Essaspráticas e concepções são difíceis de caracterizar, deesboçar com clareza. Entre outros motivos porque elasnão dizem respeito só à cura; ou à explicação da doença eseu curso: estão associadas com práticas religiosas, commodos de interpretar a comida, com as relações entrepessoas de sexo e idade diferentes ou de posiçõesfamiliares diferentes; seus limites se perdem nacomplexidade da vida social. E, fundamentalmente, nãosão homogêneas nas classes oprimidas. A única maneirade tratá-las é a partir de classificações que fazem sentidona cultura

Page 58: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 58/91

dominante. Criam-se assim modelos de religião,literatura, medicina populares.

Outro problema é que é muito difícil numa sociedadecomo a nossa estudar manifestações culturais que nãoestejam relacionadas às poderosas instituiçõesdominantes e suas concepções. Isso vale para a medicina,para a religião, para a literatura, para a música. Essaconstatação pode levar a que nessas preocupações de queestamos falando se busque o mais popular do popular,

que se tente localizar na cultura o popular mais puro, umpopular intocado e definitivamente original, que contenhaele sim o caráter revolucionário do saber popular em seuestado absoluto.

O que devemos reter dessas discussões é o quanto asconcepções de cultura e o próprio conteúdo da culturaestiveram sempre associados às relações entre as classessociais: a oposição entre cultura erudita e cultura popularé um produto dessas relações. Notem que essa oposiçãopermanece mesmo mudando o conteúdo do que pode serconsiderado erudito ou popular. Assim, o domínio daescrita e da leitura, outrora restrito a setores das classesdominantes, tende a se generalizar, deixando de ser umprivilégio e não podendo mais ser considerado erudito.De fato, não faria sentido taxar de eruditas as exigênciasdas classes trabalhadoras de alfabetização e de educaçãouniversal e gratuita, objetivos ainda longe de seremadequadamente

Page 59: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 59/91

alcançados em países como o nosso. O mesmo se podedizer a respeito do conhecimento da história, da

matemática, das ciências físicas e biológicas, antesprivilégio indiscutível de pequenas elites. Isso tudo nos leva a pensar quão enganosa pode ser a

polarização entre cultura popular e cultura erudita. Elacria problemas falsos, e se esvazia em confronto com arealidade social. Ela se sustenta em bases frágeis, pois aspreocupações com a cultura popular são preocupações da

cultura dominante e suas elites, o que mina na baseaquela polarização. Surgem associadas ao processopolítico e representam projetos para as classes dominadasque partem das classes dominantes. As confusões queesse tipo de polarização podem provocar nos convidam aconsiderar a cultura nos processos sociais comuns destasociedade de tantas contradições e conflitos de interesse.

As classes dominadas existem em relação com asclasses dominantes, partilham um processo socialcomum, do qual não detêm o controle. A produçãocultural, toda a produção cultural, é o resultado dessaexistência comum, é um produto dessa história coletiva,embora seus benefícios e seu controle se repartamdesigualmente. Este sim é o cerne da questão da culturaem nossa sociedade. Desfaz-se assim a ideia frágil de queuma parcela tão fundamental da sociedade possa ser vistacomo uma realidade isolada no plano cultural.

Page 60: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 60/91

O popular na cultura

Deixando assim para trás essas preocupaçõespolarizadoras, uma questão permanece: o que é ou podeser considerado popular na cultura? Os cultosafro-brasileiros, como a umbanda e o candomblé, sãopopulares? E o carnaval? E o futebol? E o sistemaescolar, hospitalar, e a justiça - o que disso tudo épopular? Vemos pelo simples enunciado das questõesque a indagação sobre o que é popular na cultura deve serconsiderada com cuidado.

Pode-se dizer que as questões acima dizem respeito adimensões de nossa vida social que têm origenshistóricas diferentes. Assim, será notado que o carnaval eos cultos afro-brasileiros desenvolveram-se a partir detradições das populações trabalhadoras, com marcasmuito fortes das origens africanas dessas populações.Nesse sentido pode-se estabelecer um contraste com, porexemplo, os sistemas escolar, hospitalar e jurídico, estesde origem europeia, tanto em sua organização internaquanto em suas concepções, e introduzidos pelas elites.Esse tipo de constatação é importante na medida em quenos leve a considerar as relações entre nossa cultura enossa história, e nos dá indicações de como a população

oprimida emerge na cultura com expressões fortes,próprias, generalizadas e reconhecidas. Mas é claro que nem o carnaval nem os cultos

afro-brasileiros podem ser entendidos exclusiva-

Page 61: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 61/91

mente da ótica dessa origem que se pode chamar depopular. Afinal, é obviamente como parte do processo

histórico da sociedade como um todo que ambosencontram condições de generalização. Consolidam-secom o crescimento das cidades do país, encontram forteexpressão nos centros políticos e econômicos maisimportantes, como é o caso de São Paulo e Rio deJaneiro. Transformam-se com o país e deixam de serexclusivamente associados a uma parte da população,

seja na sua prática, seja na sua organização.

De fato, se a origem do que existe na cultura fosse tãodeterminante, o futebol de origem inglesa e introduzidono Brasil por setores de elite no começo deste século nãoteria jamais conseguido a generalização que tem. Apesarde sua origem, não sei bem como se poderia insistir emque o futebol não é popular no Brasil. Raciocíniosparecidos poderíamos fazer em relação ao espiritismo e àhomeopatia, introduzidos no século passado entre setoresdas classes dominantes e provenientes da França.

Da mesma forma, as instituições dominantes deorigem europeia, como as citadas anteriormente,transformaram-se com o processo de transformação dopaís, tornando-se um legado de toda a população. E se aeducação, a saúde, a justiça não atendem aos interessesde toda a população, isso não se deve à sua origem, masàs desigualdades sociais que marcam a nossa sociedade.

Page 62: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 62/91

Retomemos agora aquelas questões com as quaisiniciei esta parte, quando falei sobre as relações entre

aspectos da vida social e a cultura, para indagarmos arespeito de qual é exatamente o recorte da vida social aoqual cultura popular se refere. A categoria povo, à qual aexpressão faz menção, é ainda mais difícil de definir doque classe social de que falamos no início. Em certosentido, povo pode ser entendido como sendo toda apopulação de um país; em outro, como a população maispobre; em outro, ainda, como toda a populaçãotrabalhadora, incluindo-se nela os pequenos proprietáriosrurais ou urbanos. São populações bem diversas, como sevê. É comum que cultura popular diga respeito a estaúltima parcela da população, mas nem sempre é esse ocaso.

Para tentar reter o que é popular na cultura, nóspoderíamos procurar entender quais são as expressõesculturais dos processos sociais vividos pelas classesdominadas. Mesmo com toda a falta de homogeneidadede que já falei, nós poderíamos considerar que essaspopulações têm algumas características básicas derivadasde sua posição comum de inferioridade nas relações depoder na sociedade. Ao falarmos então do popular nacultura nós tentaríamos ver em que medida essascaracterísticas se manifestam culturalmente, ver enfimcomo a opressão e a luta para superá-la marcam a esferacultural.

Page 63: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 63/91

Notem que isso é bem diferente de inventar umacultura popular oposta a uma cultura erudita. Nós não

estaríamos esperando encontrar formas de conhecimentoe instituições necessariamente separadas de acordo comas classes sociais, nós estaríamos enfatizando, isso sim,as características sociais básicas da sociedade, buscandosua manifestação nos processos culturais comuns.

Observem que uma insistência em opor popular eerudito acabaria por operar às avessas: ao invés de nos

preocuparmos com a realidade cultural de um setor dapopulação, definiríamos o setor da população de acordocom a realidade cultural. Assim, levando aquelapolarização ao limite, teríamos de separar do popular ossetores operários que através de suas lutas conseguiramacesso à escolarização, à saúde pública, à habitação etc.Isso produziria apenas confusão, nunca entendimento davida social. Ao contrário, só tem algum sentido falar empopular na cultura para marcar tudo que tenha a ver como crescimento e fortalecimento das classes dominadas.

De modo que para resgatar essas preocupações comcultura popular será necessário relacioná-las sempre comos processos sociais que são próprios às populações àsquais se referem, processos que exigem sempre que serefira à sociedade como um todo.

Julgo que essa atitude básica deva ser mantida quandose pensar em cultura em relação a outros

Page 64: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 64/91

recortes da vida social. Pode-se assim discutir o que sejacultura de classe, procurar localizar características da

cultura operária. E preciso assinalar, porém, que nemtodo recorte da vida social tem o mesmo significado paraa análise cultural. Falar, por exemplo, em cultura popularou cultura de classe pode ter implicações diferentes. Poderevelar preocupações que não são as mesmas, indicarvisões diversas da sociedade e da vida política.

Assim, falar em cultura popular pode implicar uma

ênfase no modo de ser e sentir que seja típico de umapopulação, que seja característico dela, que seja mesmoum patrimônio seu. A mensagem política pode ser a depreservar e valorizar esse patrimônio. A discussão sobrecultura de classe pode ter uma ênfase diferente; podeimplicar a consideração da relação das classes sociaisentre si, entender como se realiza a desigualdade social,como se dá o exercício do poder na sociedade. Amensagem política pode ser aí a da transformação dessasrelações sociais.

E preciso ressaltar que nem sempre as preocupaçõescom cultura popular ou cultura de classe têm exatamenteessas implicações políticas e de visão da sociedade. Dequalquer modo, devemos ficar atentos para o fato de queo modo como se pensa a cultura de uma sociedade estásempre ligado a outras preocupações e às maneiras comose julga poder agir sobre ela.

Page 65: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 65/91

Apesar das diferenças que pode haver entre as duaspreocupações, falar em cultura de classe tem dificuldades

em comum com o estudo da cultura popular. E difícilelaborar um rol de suas características que seja acabado,definitivo, que seja homogêneo para toda uma classesocial. As próprias classes sociais, como já disse,demonstram grande variação interna, têm contornosimprecisos na prática. O que se pode fazer ao falar emcultura de uma classe social é procurar localizar osnúcleos mais importantes de sua existência social, asrelações que definem essa existência, procurando aexpressão cultural deles. Mas essa é sempre umapreocupação limitada. A questão é entender a dimensãocultural da sociedade de classes como um todo, pois sóassim se poderá esclarecer os significados das váriasparticularizações de cultura.

Tenho insistido em que ao pensar em cultura é precisoconsiderar os processos sociais que dizem respeito àsociedade como um todo. A cultura mantém relaçõescomplicadas com a sociedade de que faz parte. Ela éproduto dessa sociedade, mas também ajuda a produzi-la,tanto porque está ligada à manutenção de concepções ede formas de organização e de vida, quanto porque estáligada à transformação destas. Assim, a cultura não é ummero reflexo dos outros aspectos da sociedade, não é umespelho amorfo. Na dimensão cultural é sempre possívelantever e propor alterações

Page 66: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 66/91

nas condições de existência da sociedade. Asmanifestações culturais não podem ser totalmente

reduzidas às relações sociais de que são produto. Elastambém têm sua dinâmica própria. A cultura é criativa. Mas se a cultura não está presa a uma camisa de força

das outras dimensões da sociedade, também é fato quemantém com estas relações fundamentais. A questãoprincipal aqui é saber como as características centrais dasociedade como um todo podem ser detectadas no planocultural.

A comunicação de massa

No caso das modernas sociedades industrializadas écomum que elas sejam consideradas como sociedades demassa, onde as instituições dominantes têm de prover eaté mesmo criar as necessidades de multidões e de seusparticipantes anônimos, da mesma forma quedesenvolvem mecanismos eficazes para controlar essasmassas humanas, fazê-las produzir, consumir e seconformar com seus destinos e sonhos.

Uma sociedade assim exige mecanismos culturaisadequados, capazes de transmitir mensagens com rapidez

para grandes quantidades de pessoas. Costuma-seconsiderar que ela exige uma cultura capaz dehomogeneizar a vida e a visão de mundo

Page 67: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 67/91

A indústria cultural parece homogeneizar a vida e visão

de mundo das diversas populações.

Page 68: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 68/91

das diversificadas populações que formam essassociedades, ultrapassando barreiras de classe social e

facilitando, por essas razões, o controle das massas. Taisinstrumentos seriam principalmente o rádio, a televisão, aimprensa e o cinema. Essa cultura homogeneizadora,niveladora, teria o núcleo de sua existência num setorespecífico de atividade, a indústria cultural. Ela seria umacaracterística vital deste século, uma marca indiscutívelda civilização mundial que se forma. Examinemos um

pouco essas questões.

Não há dúvida de que a indústria da cultura, centradanesses meios de comunicação de massa, é um elementomuito importante dessas sociedades modernas. O ritmoacelerado de produção e consumo, principalmente nosperíodos de expansão das economias desses países, andaacompanhado de uma comunicação rápida egeneralizada. As mensagens e informações circulam comvelocidade compatível com a dos produtos materiaisdessas sociedades. Além do mais, a indústria cultural éela mesma uma esfera de atividade econômica, cominversões de capital, recrutamento de mão de obraespecializada, desenvolvimento de novas técnicas,produção de bens e serviços. Da mesma forma, essesmeios de comunicação são elementos fundamentais daprópria organização social, e estão sem dúvidaassociados ao exercício do poder e à ordenação da vidacoletiva.

Page 69: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 69/91

Page 70: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 70/91

sobre as mensagens transmitidas, ainda que muito forte,não é absoluto. Há também que considerar que as

populações a que esses meios de comunicação se dirigemestão expostas a dificuldades sociais concretas e àstensões da vida cotidiana. É certo que os meios decomunicação também trabalham sobre essas esferas eprocuram dar-lhes explicações e soluções. Mas por maishomogêneo que fosse seu conteúdo, não parece quesejam capazes de produzir uma massificação tão eficaz a

ponto de substituir totalmente a percepção que seusconsumidores têm de suas relações sociais e de suasvidas.

Assim, com todo suposto poder de homogeneizaçãoque têm os meios de comunicação de massa, essassociedades continuam fortemente diferenciadasinternamente, e suas histórias recentes são marcadas porconflitos de interesses entre classes e grupos sociaisdiversos. Assim, essas sociedades industriais têmmudado, apesar do suposto monolitismo e da supostaeficácia totalitária da cultura que produz para as massas.

Mesmo assim, não há dúvida de que essa culturavoltada para as massas é um elemento importante dadiscussão a respeito de cultura na sociedade moderna.Sua presença produz consequências objetivas nas visõesde mundo das várias camadas da população, em seusplanos de vida, em seus modos de agir. Mas paraentendermos

Page 71: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 71/91

adequadamente a sua importância é precisoconsiderarmos os meios de comunicação de massa como

elementos da vida social, elementos que não sãoabsolutos, mas que se realizam em contextos sociais maisamplos. Se não fizermos isso, corremos o risco de nosenganarmos, estudando apenas as mensagens que essesmeios de comunicação expressam, e acreditando que acultura da sociedade contemporânea está sintetizadanaquilo que esses meios dizem. As mensagens da

indústria cultural, com propósitos de homogeneização econtrole das populações, podem ser um projeto dosinteresses dominantes da sociedade, mas não são acultura dessa sociedade.

Cultura nacional

Se é então para considerarmos cultura em relação àsociedade como um todo, como uma dimensão dasociedade e de sua história, em que medida podemosfalar de cultura nacional? Já vimos que entre cultura enação há relações antigas; ambas são áreas depreocupação que estiveram associadas de perto em seudesenvolvimento; já falamos disso exemplificando com a

Alemanha, a Rússia, os países das Américas. Nessesentido, cultura é um conteúdo do que se entende pornação; a maneira como as nações modernas sãoconcebidas é

Page 72: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 72/91

indissociável de preocupações com suas característicasculturais.

Mas a relação entre ambas é mais ampla do que isso.Cultura e nação são dimensões de referência necessáriaspara se entender o mundo contemporâneo. Observem quemesmo o confronto entre as classes sociais e seusinteresses tem a cultura e a nação como marcos e panosde fundo inevitáveis, já que ambas lhe fornecem arenasinstitucionais, códigos de ação, projetos de

desenvolvimento. Do mesmo modo não se podecompreender as tendências constatáveis na atualidade defortalecimento de vínculos internacionais e de formaçãode uma civilização mundial, sem levar em consideração aambas. Podemos observar com firmeza que o confrontoentre as classes sociais transforma tanto a cultura quantoa nação, mas não se pode dizer que prescinda delas, queas possa ignorar. Antes, a transformação da sociedadeexige sempre que o potencial tanto da cultura quanto danação seja considerado.

Como as nações são unidades políticas da históriacontemporânea e como temos entendido aqui a culturacomo uma dimensão do processo social, podemostranquilamente pensar em cultura nacional. Ela é assimresultado e aspecto de um processo histórico particular; omodo como se dá o processo histórico garante que acultura nacional assim descrita não seja uma invenção. Éuma realidade histórica, resultado de processos seculares

Page 73: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 73/91

de trabalho e produção, de lutas sociais, consequênciadas formas como a nação se produziu. A cultura nacional

é, portanto, mais do que a língua, os costumes, astradições de um povo, os quais de resto são tambémdinâmicos, também sofrem alterações constantes.

Pode-se, assim, entendera cultura nacional como acultura comum de uma sociedade nacional, umadimensão dinâmica e viva, importante nos processosinternos dessa sociedade, importante para entender as

relações internacionais.

Mas, então, o que faz parte da cultura comum?Pode-se argumentar que se cultura é dimensão doprocesso social, a pergunta não se justifica muito: todasas manifestações dessa dimensão fazem parte da culturacomum. No entanto, não é assim que as coisas se passam:ao se falar em cultura brasileira, por exemplo, há umadisputa para saber quais manifestações dessa dimensãocultural devem ser consideradas como fazendo parte dela.Isso porque não faz sentido discutir sobre cultura semexplicitar a visão que se tem da sociedade e as opiniõesque se tem sobre seu futuro.

É hoje em dia comum que ao se falar em culturabrasileira se faça referência a certos comportamentos, osquais sempre dizem respeito a situações envolvendodesigualdade social ou política. Supostamente osbrasileiros driblam as regras e exigências dos poderososdando um jeitinho, e alguém

Page 74: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 74/91

poderia concluir que por serem capazes de burlar asrelações de poder não estão muito preocupados em

modificá-las. Essa visão de brasilidade descreve assimuma realidade estática, desigual, mas que temmecanismos próprios de equilíbrio. Há ainda umatradição de falar no espírito conciliatório do brasileiro, eisso sugere que é sempre possível acomodar os interessesmais díspares e contraditórios. Notem que para todasessas definições de brasilidade se pode encontrar

exemplos. Mas não há por que obscurecer o fato de queas práticas conciliatórias não querem dizer conversasentre pares, mas implicam sim o reconhecimento de umaordem de poder, de uma hierarquia entre eles. E umaaceitação de que tanto as posições nessa ordem quanto aprópria ordem não estão, ao menos provisoriamente,sujeitas a transformação. Esses dois exemplos que deipodem assim vir acompanhados de uma visãoconservadora da sociedade, e sua ênfase pode levar aignorar as lutas sociais em prol de uma vida melhor paraa população.

No passado foi muito comum atribuir valoresdiferentes às contribuições dos grupos humanos queconstituíram a população brasileira, havendo então certadisputa sobre o grau de importância de europeus,indígenas e africanos na formação da cultura brasileira.No entanto um aspecto foi comum: a tendência aminimizar a importância das populações de origemafricana, apesar de sua presença

Page 75: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 75/91

maciça na população durante séculos. E claro que istoestá ligado a uma maneira de ver a sociedade enfatizando

suas elites. Por razões diferentes as elites brasileirasderam muito valor no passado à herança indígena denossa cultura: isso se deu acompanhando a consolidaçãoda independência do país do domínio colonial europeu, eesteve ligado à busca de diferenciação em relação àssociedades europeias. Notem que nem por isso aspopulações indígenas existentes conseguiram garantir a

posse de suas terras.

Vejam, pois, que há problemas para saber qualconteúdo de uma cultura nacional, para delinear suascaracterísticas, para definir os aspectos que a fazemúnica. Essa discussão implica sempre como se entende osdestinos de uma sociedade. As definições sobre o quevenha a ser a cultura brasileira são, portanto, semprevalorativas, valorizam de modo diferente aspectos dadimensão cultural; estão sempre ligadas a uma maneirade encarar a sociedade. A discussão sobre culturanacional tem sido um terreno fértil para a legitimação dasrelações de poder na sociedade. Discutir sobre a culturacomum pode da mesma forma ser uma maneira de tentaralterá-la, de mudar seu desenvolvimento. Seja como for,há sempre uma seleção ou rejeição de elementos dedentro da experiência histórica acumulada.

É enganoso, pois, pensar que a cultura comum sejaum conjunto delimitado de características

Page 76: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 76/91

consagradas, pois a delimitação desses conjuntos e a suaprópria consagração fazem parte de movimentos

contemporâneos. Estão sempre ligados ao confronto deinteresses em curso. Da mesma forma é enganoso pensarque a história da sociedade seja irrelevante para entendera sua cultura. O conhecimento acumulado e suasmanifestações são um produto histórico da vida de umasociedade e de suas relações com outras sociedades. É ahistória de cada sociedade que pode explicar as

particularidades de cada cultura, as maneiras como seussetores, suas concepções, formas, produtos, técnicas,instituições se relacionam, formando uma teia quecondiciona seu próprio desenvolvimento.

As disputas no interior de uma sociedade a respeitodas alternativas para sua existência tanto se expressam nadimensão cultural como se beneficiam de sua riqueza. Édessas disputas que fazem parte os modos diferentes deentender a cultura comum. É que o legado culturalcomum é um bem do qual tendências diferentes dentro dasociedade procuram se apropriar. Ele é uma das bases dacontinuidade e da transformação de uma sociedade.

Ao pensarmos sobre cultura, podemos estabelecerentre ela e a sociedade vários planos de relacionamento.Há aspectos importantes, por exemplo, das relações entrea cultura e a sociedade no Brasil que são comuns a outrospaíses semelhantes. Assim, podemos notar que nassociedades de classe

Page 77: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 77/91

se opera uma dissociação entre a produção material e oconhecimento, que são transformados em esferas de

atuação separadas dentro da sociedade. Poderosasinstituições consolidam essa dissociação. Assim, porexemplo, nas universidades e centros de pesquisa, oconhecimento em geral, a ciência e a tecnologia emparticular são objeto de trabalho, matéria de produção.Essas instituições são controladas pelas classesdominantes da sociedade. Isso é muito importante nessas

sociedades e temos de considerá-lo ao pensarmos em suacultura. É importante ressaltar que a ciência e a tecnologia são

aspectos da cultura por causa do impacto direto que têmnos destinos das sociedades atuais. O seu controle é umdos aspectos das relações de poder contemporâneas. Atendência a pensar na cultura como algo meio separadodo processo produtivo leva a ignorar essa questãoimportante. Notem que nesse sentido o controle doconhecimento é relevante não só para pensarmos asrelações entre as classes sociais no interior da sociedade,mas também para pensarmos as próprias relaçõesinternacionais, posto que há uma concentração dedesenvolvimento científico e tecnológico nas nações maispoderosas.

Entre a cultura e á sociedade há também planos derelacionamento mais específicos, como vimos ao longodesta parte, e que derivam da história de cada sociedadeparticular. Voltemos a eles. Assim, as

Page 78: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 78/91

maneiras como a ciência e a tecnologia existem no paíssão também resultado de outros fatores além dos

mencionados acima; de decisões tomadas no passado, dasinstituições existentes e de sua dinâmica, dos setores emque a capacidade e a necessidade de investigação mais sedesenvolveram. Apenas para dar um exemplo bemdiferente daquele plano de relacionamento: o espiritismoe o espiritualismo têm uma presença bem marcada navida cultural do Brasil, diferentemente de outros países,

resultado de um século de existência no país. Nesseperíodo, desenvolveram uma rede de instituiçõesreligiosas, de ensino, de caridade, editoriais e outras.Competiram com o catolicismo e as religiõesafro-brasileiras no plano religioso, mas também com ossistemas públicos de educação, de atendimento à doença,aos menores abandonados, por exemplo. Expressaramuma mensagem de progresso lento e inevitável de largaaceitação pelas camadas sociais que se formaram nopanorama urbano brasileiro no último século.Desenvolveram sistemas adequados de divulgação desuas ideias e formação em suas doutrinas. Para entender oseu crescimento no país tudo isso precisa ser levado emconsideração.

Há outras maneiras de estudar a cultura, é claro,outros recortes a fazer, outras ênfases a dar. Eu mesmoiniciei esta parte mostrando que a diversidade da vidasocial poderia sugerir uma multiplicidade demanifestações da cultura, como por exemplo de

Page 79: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 79/91

grupos, categorias de pessoas. Nunca é demais ressaltarque nenhum grupo no interior de uma sociedade tem umacultura autônoma ou isolada. E sempre necessário

fazermos referência aos processos sociais mais amplos aodiscutirmos questões culturais. A discussão de cultura sempre remete ao processo, à

experiência histórica. Não há sentido em ver a culturacomo um sistema fechado. Isso não quer dizer que nãopossamos estudá-la. Podemos, por exemplo, indagarquais os processos próprios dessa dimensão cultural,como cada uma de suas áreas e manifestações sedesenvolve, tem sua dinâmica; quais as instituições a elaligadas mais de perto, as concepções nela presentes, asmensagens políticas que contêm. Podemos indagar sobreas tendências dessa dimensão cultural e discutir aspropostas para seu desenvolvimento ou transformação.

A cultura em nossa sociedade não é imune às relaçõesde dominação que a caracterizam. Mas é ingênuo pensarque, se a cultura comum é usada para fortalecer osinteresses das classes dominantes, ela deve ser por isso jogada fora. O que interessa é que a sociedade sedemocratize, e que a opressão política, econômica ecultural seja eliminada. A cultura é um aspecto de nossarealidade e sua transformação, ao mesmo tempo aexpressa e a modifica.

Page 80: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 80/91

CULTURA E RELAÇÕES DE PODER

Podemos entender cultura como uma dimensão doprocesso social e utilizá-la como um instrumento paracompreender as sociedades contemporâneas. O que nãopodemos fazer é discutir sobre cultura ignorando asrelações de poder dentro de uma sociedade ou entresociedades. Notem bem: o estudo da cultura não se reduza isso, mas esta é uma realidade que sempre se impõe.Assim é porque as próprias preocupações com culturanasceram associadas às relações de poder. E tambémporque, como dimensão do processo social, a culturaregistra as tendências e conflitos da históriacontemporânea e suas transformações sociais e políticas.Além disso, a cultura é um produto da história coletivapor cuja transformação e por cujos benefícios as forçassociais se defrontam. Por tudo

Page 81: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 81/91

isso, a questão merece que pensemos um pouco maissobre ela.

Saber e poder

O que quer dizer que as preocupações com culturadesenvolveram-se associadas às relações de poder?Lembrem-se que elas se consolidaram junto com oprocesso de formação de nações modernas dominadaspor uma classe social; junto ainda com uma marcadaexpansão de mercados das principais potências europeias,acompanhando o desenvolvimento industrial do séculopassado. Por outro lado, consolidaram-se integrando anova ciência do mundo contemporâneo, que rompia como domínio da interpretação religiosa, transformando asociedade e a vida em esferas que podiam sersistematicamente estudadas para que se pudesse agirsobre elas.

As preocupações com cultura surgiram assimassociadas tanto ao progresso da sociedade e doconhecimento quanto a novas formas de dominação.Notem que o conhecimento não é só o conteúdo básicodas concepções da cultura; as próprias preocupações com

cultura são instrumentos de conhecimento, respondem anecessidades de conhecimento da sociedade, as quais sedesenvolveram claramente associadas com relações depoder.

Page 82: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 82/91

Hoje em dia os centros de poder da sociedade se

preocupam com a cultura, procuram defini-la, entendê-la,controlá-la, agir sobre seu desenvolvimento. Háinstituições públicas encarregadas disso; da mesmaforma, a cultura é uma esfera de atuação econômica, comempresas diretamente voltadas para ela. Assim, aspreocupações com a cultura são institucionalizadas,fazem parte da própria organização social. Expressam

seus conflitos e interesses, e nelas os interessesdominantes da sociedade manifestam sua força. É uma característica dos movimentos sociais

contemporâneos a exigência de que esse' setor da vidasocial seja expandido e democratizado. Isso éparticularmente importante quando se considera asmazelas culturais de um povo como o nosso, como, porexemplo, o analfabetismo, o controle do conhecimento eseus benefícios por uma pequena elite, a pobreza doserviço público de educação e de formação intelectualdas novas gerações. Como vocês podem ver, aspreocupações com a cultura mantêm sua proximidadecom as relações de poder. Continuam associadas com asformas de dominação na sociedade, e continuam sendoinstrumentos de conhecimento ligados ao progressosocial.

Page 83: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 83/91

Cultura e equívoco

Com tudo isso, não é surpresa constatar que o modode conduzir a discussão sobre cultura possa ser entendidopela associação que tenha com essas relações de poder.Nesse sentido podemos constatar como os interessesdominantes da sociedade podem ser beneficiados portratamentos equivocados da cultura. Vimos como orelativismo pode servir para encobrir aspectos maiscandentes da organização social e da relação entre povose nações, pois se encararmos o que ocorre na dimensãocultural como relativo a cada cultura ou a cada pequenocontexto cultural, então não haverá como emitirmos juízos de valor sobre o que ocorre na história: também aopressão, também o sofrimento das populações oprimidasserão vistos como relativos.

Da mesma forma, a cultura pode ser tratada comouma realidade estanque, de características acabadas,capaz de explicar a vida da sociedade e o comportamentode seus membros: se a cultura não mudasse não haveria oque fazer senão aceitar como naturais as suascaracterísticas, e estariam justificadas assim as suasrelações de poder. Vimos como a discussão sobre culturapode conduzir a falsas polarizações, como no caso da

oposição entre erudito e popular, ou a uma ideia deonipotência dos interesses dominantes, como pode ser ocaso com a maneira de encarar a indústria cultural ou as

Page 84: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 84/91

instituições públicas diretamente ligadas à cultura.Também os aspectos da história comum de um povo

podem ser selecionados e valorizados, como ocorre emdiscussões sobre a cultura nacional, de modo a ressaltarinteresses estabelecidos.

É importante insistir no entanto em que o equívocoestá na maneira de tratar a cultura, e nem sempre nostemas e preocupações que essas maneiras revelam.Assim, podemos reter da comparação entre culturas e

realidades culturais diversas, a compreensão de que suascaracterísticas não são absolutas, não respondem aexigências naturais, mas sim que são históricas e sujeitasa transformação. Da mesma maneira vimos que aspreocupações com a cultura popular podem serresgatadas se evitarmos a polarização com o erudito eressaltarmos as relações entre as classes sociais, e que osmeios de comunicação de massa e as instituições públicasde cultura são elementos importantes da culturacontemporânea. Quanto à cultura nacional, não há porque deixar que dela se apropriem as forças conservadorasda sociedade.

Cultura e mudança social

A cultura, como temos visto, é uma produção coletiva,mas nas sociedades de classe seu controle e benefíciosnão pertencem a todos. Isso se deve ao

Page 85: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 85/91

As preocupações com a cultura são institucionalizadas e fazem parte da própria organização social.

Page 86: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 86/91

Page 87: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 87/91

INDICAÇÕES PARA LEITURA

São inúmeros os textos que tratam de temas abordadosneste trabalho. A relação a seguir destina-se àqueles queestão-se iniciando nessas preocupações. É uma relaçãopequena, e procurei indicar trabalhos que me parecem defácil acesso. Eles incluem maneiras diferentes de tratar ostemas da cultura, e vocês poderão constatar que nem sempreexpressam opiniões coincidentes com as apresentadas aqui.

Dentre os incluídos na Coleção Primeiros Passos,destaco os seguintes:

O que é cultura popular, de Antônio Augusto ArantesNeto eO que é ideologia, de Marilena Chauí.

Sugiro também: Antropologia Estrutural II, de Claude Lévi-Strauss,

Editora Tempo Brasileiro. Coletânea de trabalhos doantropólogo francês, da qual destaco o texto intitulado"Raça e História". Escrito para a UNESCO e destinado a umpúblico geral,

Page 88: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 88/91

discute as diferenças entre as culturas humanas e asmaneiras de ordená-las.

Os Brasileiros:1.

Teoria do Brasil,de Darcy Ribeiro,

Editora Vozes. Interpretação abrangente da formação dopaís, seu povo e cultura. Situa o Brasil em relação aospaíses das Américas e discute suas estruturas sociais e depoder. Dirigido a um público amplo. As dificuldades que otexto pode oferecer aos que se iniciam nessas reflexões sãosuperáveis através de uma leitura dedicada.

O Caráter Nacional Brasileiro, de Dante Moreira Leite,Editora Pioneira. Contém uma sessão de discussão teóricadas concepções de cultura nacional, e outra, de leitura maisacessível, onde desenvolve uma análise sistemática dasconcepções sobre o Brasil e o caráter nacional brasileirodesde o século XVI, procurando desvendar seus conteúdosideológicos.

Carnavais, Malandros e Heróis, de Roberto DaMatta,Zahar Editores. Interpretação do Brasil a partir de umaanálise de sua cultura, onde o estudo dos carnavais ocupaposição de relevo, partindo de uma comparação com asparadas e as procissões. São também analisados dois heróisda cultura a partir de fontes literárias. Dirigido ao públicouniversitário.

A Cultura do Povo, organizado por Edênio Vale e JoséQueiroz, Cortez e Moraes Editores. Contém textos de váriosautores sobre as questões da cultura popular, cultura de

classes e suas relações. Os textos têm graus variados decomplexidade. Mariátegui, organizado por Manoel Bellotto e Anna

Maria Correa, Editora Ática. Coletânea de textos dopensador e

Page 89: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 89/91

político peruano, agrupados em 4 sessões: ideologia,política americana, política internacional, arte e educação.São textos no geral claros e de fácil leitura.

O Negro no Mundo dos Brancos, de FlorestanFernandes, Difusão Europeia do Livro. Análise aprofundadada formação da sociedade brasileira, centrando nas relaçõesentre as desigualdades raciais e sociais do país, reunindoescritos de épocas diferentes. A compreensão do texto podeser dificultada se o leitor não tiver familiaridade com alinguagem sociológica.

Para Inglês Ver, de Peter Fry, Zahar Editores. Coletâneade ensaios abordando temas da cultura brasileira,preocupados com identidade e política, e focalizados emaspectos da influência africana no Brasil. Os textos têmlinguagem acessível, ainda que contendo vocabulárioespecífico ao meio acadêmico.

Page 90: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 90/91

Nasci em Santos, SP, em 1949. Fiz meus estudos deCiências Sociais e Antropologia nas universidades de SãoPaulo, Estadual de Campinas e de Londres. Sou há váriosanos professor de antropologia na Unicamp, tendo passadoalguns períodos no Museu Paraense Emílio Goeldi e noMuseu do Índio.

Caro leitor: As opiniões expressas neste livro são as do autor,podem não ser as suas. Caso você ache que vale apena escrever um outro livro sobre o mesmo tema,nós estamos dispostos a estudar sua publicaçãocom o mesmo título como "segunda visão".

Page 91: O que é Cultura  - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

8/7/2019 O que é Cultura - Jose Luiz dos Santos - Coleção Primeiros Passos

http://slidepdf.com/reader/full/o-que-e-cultura-jose-luiz-dos-santos-colecao-primeiros-passos 91/91

A história do homem é marcada pela coexistência de múltiplas culturas. Essa variedade é muito

importante, pois observando as práticas e

tradições de outros povos somos levados a refletirsobre a coletividade à qual pertencemos. Afinal,será que são gratuitas as diferentes formas de

organizar a vida social, de conceber e expressar arealidade?