o que é a gastroenterite? - gleason & greenfield pediatrics · a tro (terapia de reidratação...

6
NESTA BROCHURA 1 1 2 3 NO ENCARTE Avaliar a desidratação E-mail: Planos de tratamento Não espere, reidrate. Gastroenterite significa uma inflamação do estômago e dos intesti- nos. Em inglês, é também conhecida como “stomach flu” (gripe estomacal), embora não seja causada pelo vírus da gripe. Os sintomas da gastroenterite podem incluir: Dores de cabeça Vómitos Dores de barriga Diarreia Febre Falta de apetite Em geral, os sintomas começam 1 ou 2 dias após a exposição e podem durar 1 a 10 dias. Para a maioria das crianças, a gastroen- terite não é uma doença grave. Contudo, se uma criança não conseguir beber líquidos suficientes, pode ficar desidratada. (Ver encarte) Ocasionalmente, doenças mais graves podem causar vómitos ou diarreia. Contacte o pediatra se verificar a existência dos sintomas mencionados no quadro à direita ⇒⇒⇒⇒ Caros Pais, A gastroenterite é uma inflamação do estômago e dos intestinos. A diarreia é um dos sintomas mais comuns da gastroenterite e uma queixa pediátrica comum que afecta milhões de bebés e crianças durante toda a infância. Esta brochura foi elaborada para fornecer algumas informações e conselhos úteis sobre a gastroenterite, a diarreia e a desidratação. O que é a gastroenterite? Deve contactar imediatamente o pediatra se a criança apresentar algum dos seguintes sintomas: Aspecto fraco e apático Fortes dores abdominais e cada vez mais intensas Temperatura rectal acima dos 100.4ºF (38 °C) se a criança tiver menos de 3 meses de idade Vomitar bílis amarela ou verde Sangue ou muco na diarreia Ocorrência de vómito projectado 2 ou mais vezes por dia numa criança com menos de 3 meses de idade. (Vómito projectado significa que o vómito jorra a uma distância superior a 30 cm do bebé) Vómito durante mais de 24 horas sem diarreia Nenhuma melhora da diarreia após 1 semana O que é a diarreia? A diarreia é a eliminação de fezes líquidas, em geral 3 ou mais vezes num período de 24 horas. Mais do que o número, o importante é a consistência das fezes. Os bebés que são amamentados terão fezes soltas e pastosas. Isto não é diarreia. A diarreia ligeira, durante a qual o nível de energia e apetite da criança permanecem normais, não exige qualquer tratamento especial, excepto evitar a ingestão excessiva de sumos de fruta. Uma diarreia mais intensa pode causar desidratação e deve ser tratada. (Ver encarte) O que é a “gastroenterite”? O que é a diarreia? O que é a desidratação? Tratar a desidratação

Upload: vuque

Post on 07-Feb-2019

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O que é a gastroenterite? - Gleason & Greenfield Pediatrics · A TRO (Terapia de Reidratação Oral) NÃO elimina os vómitos nem a diarreia, mas ajuda a evitar a desidratação

NESTABROCHURA

1123NO ENCARTE

Avaliar a desidrataçãoE-mail:

Planos de tratamento

g

Não espere, reidrate.

Gastroenterite significa uma inflamação do estômago e dos intesti-nos. Em inglês, é também conhecida como “stomach flu” (gripe estomacal), embora não seja causada pelo vírus da gripe.

Os sintomas da gastroenterite podem incluir:

Dores de cabeça VómitosDores de barriga DiarreiaFebre Falta de apetite

Em geral, os sintomas começam 1 ou 2 dias após a exposição e podem durar 1 a 10 dias.

Para a maioria das crianças, a gastroen-terite não é uma doença grave. Contudo, se uma criança não conseguir beber líquidos suficientes, pode ficar desidratada. (Ver encarte)

Ocasionalmente, doenças mais graves podem causar vómitos ou diarreia. Contacte o pediatra se verificar a existência dos sintomas mencionados no quadro à direita ⇒⇒⇒⇒

Caros Pais,

A gastroenterite é uma inflamação do estômago e dos intestinos. A diarreia é um dos sintomas mais comuns da gastroenterite e uma queixa pediátrica comum que afecta milhões de bebés e crianças durante toda a infância. Esta brochura foi elaborada para fornecer algumas informações e conselhos úteis sobre a gastroenterite, a diarreia e a desidratação.

O que é a gastroenterite?Deve contactar imediatamente o pediatra se a criança apresentar algum dos seguintes sintomas:

• Aspecto fraco e apático

• Fortes dores abdominais e cada vez mais intensas

• Temperatura rectal acima dos 100.4ºF (38 °C) se a criança tiver menos de 3 meses de idade

• Vomitar bílis amarela ou verde

• Sangue ou muco na diarreia

• Ocorrência de vómito projectado 2 ou mais vezes por dia numa criança com menos de 3 meses de idade. (Vómito projectado significa que o vómito jorra a uma distância superior a 30 cm do bebé)

• Vómito durante mais de 24 horas sem diarreia

• Nenhuma melhora da diarreia após 1 semana

O que é a diarreia?

A diarreia é a eliminação de fezes líquidas, em geral 3 ou mais vezes num período de 24 horas. Mais do que o número, o importante é a consistência das fezes. Os bebés que são amamentados terão fezes soltas e pastosas. Isto não é diarreia. A diarreia ligeira, durante a qual o nível de energia e apetite da criança permanecem normais, não exige qualquer tratamento especial, excepto evitar a ingestão excessiva de sumos de fruta. Uma diarreia mais intensa pode causar desidratação e deve ser tratada. (Ver encarte)

O que é a “gastroenterite”?

O que é a diarreia?

O que é a desidratação?

Tratar a desidratação

Page 2: O que é a gastroenterite? - Gleason & Greenfield Pediatrics · A TRO (Terapia de Reidratação Oral) NÃO elimina os vómitos nem a diarreia, mas ajuda a evitar a desidratação

O que é a desidratação?

Facto: As soluções de reidratação contêm a quantidade exacta de sais e açúcares para ajudar a evitar a desidratação

2

A TRO (Terapia de Reidratação Oral) NÃO elimina os vómitos nem a diarreia, mas ajuda a evitar a desidratação.

Bons exemplosde terapias contra a desidratação

Maus exemplosde terapias contra a desidratação

Desidratação é a perda de água e de sais do corpo. A causa habitual é a ocorrência de vómitos e diarreia intensa.

Se os líquidos perdidos não forem repostos, o corpo começa a secar ou a ficar desidratado.

Os mais susceptíveis à desidratação são os bebés com menos de 1 ano de idade e qualquer pessoa com febre. Não há uma maneira infalível de avaliar a desidratação.

Os primeiros sinais de desidratação incluem secura da boca e sede. À medida que a desidratação aumenta, os sintomas podem incluir irritabilidade, letargia, menor volume de urina, poucas lágrimas ou mesmo ausência destas quando a criança chora muito e saliva seca e pega-josa.

Como evitar a desidratação?

O melhor tratamento para a desidrata-ção é a terapia de reidratação oral

(TRO). Quando efectuada com êxito, pode evitar deslocações às urgências e a necessidade de fluidos intravenosos. (Ver encarte)

A TRO

está disponível em diver-sas marcas comerciais, sabores agradáveis para as crianças e porções prontas a utilizar.

Contrariamente a outras bebidas, a TRO contém os electrólitos de que as crianças precisam para se reidratarem rapida-mente.

Terapia de Reidratação Oral com medicação não sujeita a receita médica

PedialyteRehydralyteRicelyteResolPós Gerber ou Kaolectrolyte

Bebidas não indicadas para reidratação

Refrigerantes (gaseificados ou não)

Bebidas energéticasSumos de frutas��

Page 3: O que é a gastroenterite? - Gleason & Greenfield Pediatrics · A TRO (Terapia de Reidratação Oral) NÃO elimina os vómitos nem a diarreia, mas ajuda a evitar a desidratação

EEmm ccaassoo ddee ddúúvviiddaa,, ccoonnttaaccttee oo ppeeddiiaattrraa

Terapia de reidratação oral para o tratamento da desidratação

3

A Terapia de Reidratação Oral (TRO) está

disponível comercialmente como Pedialyte, Rehydralyte, Ricelyte, Resol e pós Kaolectrolyte e Gerber.

A TRO não elimina os vómitos nem a diarreia, mas impede que o corpo se desidrate.

O uso da TRO nem sempre é fácil. Se a criança ainda não estiver desidratada, pode recusá-la por causa do seu sabor salgado.

Se a criança estiver a vomitar activamente ou com enjoos, também pode mostrar-se relutante em tomar o líquido. Nesta situação, o tratamento exige tempo e paciência. Para superar a recusa de uma criança com enjoos em beber, pode dar-se a TRO em quantidades pequenas e frequentes, seja através de conta-gotas ou de uma colher de chá a cada 2 ou 3 minutos. Se a criança vomitar, convém esperar 10 a 15 minutos antes de lhe dar mais líquido.

• Se a criança não estiver a vomitar e apresentar melhoras progressivas, pode aumentar gradualmente os líquidos que lhe dá a beber. T e r á de diminuir a quantidade se este aumento de líquidos induzir o vómito.

• Desde que seja tolerada, a amamen-tação pode continuar.

• Se após 4 horas a criança não vomi-tar e estiver constantemente com sede, pode beber quantidades ilimitadas de TRO.

Nota: A TRO não é eficaz se a solução for misturada com outras bebidas.

Assim que a criança voltar a ter apetite, deve alimentá-la. Prefira os seguintes alimentos: carne cozida, cereais cozidos, torradas, macarrão, banana ou iogurte.

Conselhos úteispara dar a TRO

à criança

• Quanto mais fria estiver a TRO, mais agradável será o sabor

• Experimente fazer gelados em moldes de que crianças gostam

• Experimente os pós Kaolectrolyte ou Gerber em água (Não adicione pó à TRO), pois têm um prazo de validade maior do que os líquidos de TRO*

• Disponha de embalagens de viagem para as férias

• Acrescente Crystal Light ou Koolaid sem açúcar à TRO para tornar o sabor mais agradável

*Cuidado: Tenha muito cuidado ao misturar a TRO em pó – Siga as instruções específicas do fabricante.

• Para uma criança com menos de 9 quilos, tente dar 60 ml de TRO a cada hora num período de 4 a 6 horas.

• Para uma criança com mais de 9 quilos, tente dar 90 ml de líquido

por hora durante 4 a 6 horas.

O encarte de Avaliação e Tratamento da Desidratação mostra as recomendações para avaliar a desidratação e apresenta diferentes planos, dependendo dos sintomas de desidratação da criança.

Contacte o pediatra para lhe colocar quaisquer dúvidas ou preocupa-ções que possa ter.

EEmm ccaassoo ddee ddúúvviiddaa,, ccoonnttaaccttee oo ppeeddiiaattrraa

Page 4: O que é a gastroenterite? - Gleason & Greenfield Pediatrics · A TRO (Terapia de Reidratação Oral) NÃO elimina os vómitos nem a diarreia, mas ajuda a evitar a desidratação

}

• Brockton Pediatrics

• Jonathan Caine, MD

• Centre Pediatric Associates

• Gleason & Greenfield Pediatrics

• Hyde Park Pediatrics

• Long Pond Pediatrics & Osteopathy

• Greater Lowell Pediatrics

• Middleboro Pediatrics

• Pediatric Associates at Northwoods

• Pediatric Associates at Norwood and Franklin

• Pediatric Healthcare Brockton

• Pediatric Health Care at Newton Wellesley

• Pediatric Specialists of Foxborough and Wrentham

• Quincy Pediatric Associates

• Walpole Pediatric Associates

• Weston Pediatric Physicians

19 CDCRecommendations and Reports, 21 de Novembro de 2003, / 52 (RR16);1-16; Junho de 2005 <{ HYPERLINK "http://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/rr5216a1.htm" }>

19 Rehydrate.org,“Rehydration Project,” PO Box 1, Samara 5235, Costa Rica, Junho de 2005<http://www.rehydrate.org>

Direitos reservados APP, 2007 4

Esta brochura de Factos sobre a Desidratação foi elaborada pela Affiliated Pediatric Practices.

A sua clínica pediátrica é membro da Affiliated Pediatric Practices –uma organização que trabalha para a saúde e segurança das nossas crianças.

A avaliação e tratamento de uma possível desidratação não é um processo simples. Este guia foi elaborado apenas como recurso adicional para os pais utilizarem ao lidarem com os potenciais sintomas de gastroenterite e desidratação em casa. Estas orientações não constituem aconselha-mento médico e não substituem a necessidade de procurar a opinião isenta do seu médico em cada caso específico. Estas orientações estão actualizadas na data em que estão a ser impressas mas estão sujeitas a alterações em função de novas informações que surjam a respeito de uma possível desidratação.

CCllíínniiccaass

AAffiilliiaaddaass àà

AAPPPP::

APP Affiliated Pediatric PracticesThe benchmark of excellence in pediatric healthcare

Page 5: O que é a gastroenterite? - Gleason & Greenfield Pediatrics · A TRO (Terapia de Reidratação Oral) NÃO elimina os vómitos nem a diarreia, mas ajuda a evitar a desidratação

A

usentes

Muito secas – (sem

saliva)

Muita sonolência, m

uita agitação

P

resentes

Lágrim

as

Avaliação da desidratação

O Q

UE

É A

TR

O? – A

TR

O, ou T

erapia de Reidratação O

ral, refere-se a produtos disponíveis comercialm

ente que contêm a quantidade certa

de sais e açúcares para ajudar a evitar a desidratação. Entre estes, contam

-se: Pedialyte, R

ehydralyte, Ricelyte, R

esol e pós Gerber ou K

aolectrolyte.

Determ

ine o grau de desidratação da criança e siga os planos de tratamento indicados no verso desta página

SIN

TO

MA

S

Verifique a existência de diarreia –

número de fezes líquidas por dia

Menos de 4

Mais de 10

Vóm

itosM

enos de 4 horasM

ais de 8 horas

Não consegue beber

N

ormal

Sede

Não urina durante 8 horas

la

mro

N

Q

uantidade de urina

Ligeiram

ente secas – (pouca saliva)

Húm

idas

Boca e língua

Indisposição, agitação ou sonolência

Alerta, actividade quase norm

al

E

stado geral

AV

AL

IAÇ

ÃO

:2 ou m

ais dos sintom

as acima referidos

SEM

SINA

IS DE

D

ESID

RA

TA

ÇÃ

O

2 ou mais dos

sintomas acim

a referidos

AL

GU

MA

D

ESID

RA

TA

ÇÃ

O

2 ou mais dos

sintomas acim

a referidos

DE

SIDR

AT

ÃO

GR

AV

ED

EC

ISÃO

:SIG

A O

PLAN

O A

SIGA

O P

LA

NO

BSIG

A O

PL

AN

O C

Se a crian

ça tiver men

os de 1 ano, con

tacte o pediatra.C

oloque ao pediatra qu

aisquer dú

vidas ou preocu

pações sempre qu

e sinta n

ecessidade.A

avaliação e tratamento de um

a possível desidratação não é um processo sim

ples. Este guia foi elaborado apenas com

o recurso adicional para os pais utilizarem ao lidarem

com os potenciais sintom

as de gastroenterite e desidratação em

casa. Estas orien

tações não con

stituem

aconselh

amen

to médico e n

ão substitu

em a n

ecessidade de procurar a opin

ião isenta do seu

médico em

cada caso específico. Estas orientações estão actualizadas

na data em que estão a ser im

pressas mas estão sujeitas a alterações em

função de novas informações que surjam

a respeito de uma possível desidratação.

SEM

DE

SIDR

AT

ÃO

A

LG

UM

A D

ESID

RA

TA

ÇÃ

O

DE

SIDR

AT

ÃO

GR

AV

E

Entre 4 e 10

Menos de 8 horas

Superior ao norm

al

Pouca

Reduzidas

Page 6: O que é a gastroenterite? - Gleason & Greenfield Pediatrics · A TRO (Terapia de Reidratação Oral) NÃO elimina os vómitos nem a diarreia, mas ajuda a evitar a desidratação

Pla

nos

de t

rata

men

to

da d

esid

rata

ção

PL

AN

O A

P

LA

NO

B

PL

AN

O C

S

em d

esid

rata

ção

A

lgum

a de

sidr

ataç

ãoD

esid

rata

ção

grav

e

-

Se

a cr

ianç

a ti

ver

men

os d

e 1

ano,

con

tact

e o

méd

ico.

SE V

OM

ITA

R:

Com

ece

deva

gar.

Par

a um

a cr

ianç

a co

m m

enos

de

9 q

uilo

s, te

nte

dar

60 m

l de

TR

O p

or h

ora.

Par

a um

a cr

ianç

a co

m m

ais

de

9 qu

ilos

, ten

te 9

0 m

l de

TR

O p

or h

ora.

Des

idra

taçã

o gr

ave

Con

tact

e im

edia

tam

ente

o

pedi

atra

.

Par

a um

a cr

ianç

a co

m m

enos

de

9 kg

30 a

60

ml d

e T

RO

por

hor

a

Par

a um

a cr

ianç

a co

m m

ais

de 9

kg

90 m

l de

TR

O p

or h

ora

A T

RO

O e

lim

ina

os

mit

os

ne

m a

dia

rre

ia m

as

aju

da

a

ev

ita

r a

de

sid

rata

ção

Bon

s ex

empl

os d

e T

RO

Pedi

alyt

e Re

hydr

alyt

eRi

cely

te

Reso

lPó

s Ge

rber

ou

Ka

olec

trol

yte

Mau

s ex

empl

os d

e T

RO

Não

indi

cado

s pa

ra

reid

rata

ção

Refr

iger

ante

s (g

asei

fica

dos

ou n

ão)

Bebi

das

ener

géti

cas

Sum

os d

e fr

utas

* A

TR

O n

ão é

efi

caz

se m

istu

rada

com

out

ras

bebi

das.

• A

lim

ente

a

cria

nça

no

rmal

men

te.

• S

e po

ssív

el,

tent

e da

r-lh

e m

ais

líqu

idos

ap

ós

cada

ep

isód

io d

e di

arre

ia.

U

tili

ze T

RO

* pe

diát

rica

. •

A T

RO

* ta

mbé

m é

apr

o-pr

iada

par

a cr

ianç

as m

ais

velh

as,

mas

el

as

pode

m

recu

sar-

se

a to

má-

la

devi

do

ao

seu

sabo

r sa

lgad

o.

Pod

e su

bsti

tuir

po

r águ

a e

alim

ento

s sa

lga-

dos

com

o bo

lach

as d

e ág

ua

e sa

l com

sal

adi

cion

al.

Se

a cr

ianç

a vo

mit

ar, c

onvé

m e

sper

ar 1

0 a

15 m

inut

os a

ntes

de

lhe

dar

mai

s lí

quid

o.

Se

a cr

ianç

a se

rec

usar

a t

omar

a T

RO

, ten

te d

ar-l

he m

enos

, 1 a

2 c

olhe

res

de c

há a

ca

da 2

ou

3 m

inut

os.

Apó

s 4

a 6

hora

s, v

erif

ique

o e

stad

o da

cri

ança

e e

scol

ha o

pla

no d

e tr

atam

ento

ad

equa

do. S

e a

cria

nça

esti

ver

a vo

mit

ar m

enos

, aum

ente

a in

gest

ão d

e lí

quid

os p

ara

30 a

60

ml

de c

ada

vez.

Pod

erá

ter

de r

eduz

ir e

sta

quan

tida

de s

e a

cria

nça

vom

itar

ap

ós a

ing

estã

o. A

am

amen

taçã

o po

de c

onti

nuar

, se

for

tol

erad

a. Q

uand

o a

cria

nça

volt

ar a

ter

ape

tite

, po

de a

lim

entá

-la.

S

e a

cria

nça

não

tive

r co

nseg

uido

tol

erar

a

tera

pia

após

4 a

6 h

oras

, con

tact

e o

pedi

atra

.

SE

O V

OM

ITA

R:

Pod

e da

r qu

anti

dade

s il

imit

adas

de

TR

O.

Se

a cr

ianç

a re

jeit

ar

a T

RO

, ten

de d

ar-l

he 1

a 2

col

here

s de

chá

de

cada

vez

com

con

ta-g

otas

ou

1 co

lher

de

chá

a c

ada

2 ou

3 m

inut

os.

A a

mam

enta

ção

pode

con

tinu

ar,

se f

or t

oler

ada.

A

lim

ente

a c

rian

ça q

uand

o es

ta v

olta

r a

ter

apet

ite.

Se a criança vomitar, convém esperar de 10 a 15 minutos antes de lhe dar mais líquido. Se a criança não aceitar a TRO, tente dar-lhe menos, 1 a 2 colheres de chá a cada 2 ou 3 minutos.

Após 4 a 6 horas, verifique como a criança está e escolha o plano de tratamento adequado. Se o vômito da criança estiver melhorando, aumente os líquidos para 30 a 60 mL por ingestão. Talvez você precise ir mais devagar se a quantia maior fizer a criança vomitar. A amamentação pode continuar, se tolerada. Quando o apetite da criança voltar, você pode alimentá-la. Se a criança não tiver conseguido tolerar a terapia após 4 a 6 horas, telefone para o consultório do seu pediatra.

SE NÃO VOMITAR: Você pode dar quantias ilimitadas de TRO. Se a criança rejeitar a TRO, tende dar 1 a 2 colheres de chá por vez com conta-gotas ou 1 colher de chá a cada 2 ou 3 minutos. A amamentação pode continuar, se tolerada. Alimente a criança quando seu apetite voltar.

��