o planejamento de deus - caminhosdavida.org.br · a sabedoria do planejamento é tida como certa...

4
A razão fundamental para planejarmos é que Deus é um Deus que planeja e nós fomos criados à Sua imagem para exercer domínio sobre a terra debaixo do Seu senhorio. Creio ser impossível concebermos um Deus que não age de acordo com Seu planejamento eterno, ou seja, um Deus que responde automaticamente a estímulos em lugar de praticar ações deliberadas que se encaixam em um propósito [plano] sábio. Isaías 46..9,10 – “Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu. Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada.” Efésios 19,10 – “E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer con- vergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.” Atos 2.23 – “Este homem [Jesus] lhes foi entregue por propósito deter- minado e pré-conhecimento de Deus”. Uma vez que Deus é um Deus que faz todas as coisas de acordo com pla- no, convém-nos proceder nos aspectos mais importantes da vida com prudência e planejamento, e não a esmo. O PLANEJAMENTO DE DEUS O PLANEJAMENTO DE JESUS Jesus tinha uma missão a realizar, e Ele a cumpriu com prudência e planejamento. Quando Sua mãe o incentivou a fazer um milagre nas bodas de Caná, Ele disse: “A minha hora ainda não chegou” (Jo 2.4). Havia um momento planejado e designado para a revelação do Seu poder. Ele ficaria dentro do planejado. Lucas 9.51 diz: “Aproximando-se o tempo em que seria elevado aos céus, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém”. Ele sabia que seguir o plano significaria encontrar a morte em Jerusalém, mas não retrocedeu. Ele não foi levado contra Sua vontade. O pla- no do Pai era Seu plano. Em João 10.17,18, Ele disse: “…eu dou a minha vida para retomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai”.

Upload: phungnga

Post on 11-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O PLANEJAMENTO DE DEUS - caminhosdavida.org.br · A sabedoria do planejamento é tida como certa aqui, e o escritor simplesmente nos dá conselhos de como fazer planos bem-sucedidos:

A razão fundamental para planejarmos é que Deus é um Deus que planeja e nós fomos criados à Sua imagem para exercer domínio sobre a terra debaixo do Seu senhorio. Creio ser impossível concebermos um Deus que não age de acordo com Seu planejamento eterno, ou seja, um Deus que responde automaticamente a estímulos em lugar de praticar ações deliberadas que se encaixam em um propósito [plano] sábio.

Isaías 46..9,10 – “Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu. Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada.”

Efésios 19,10 – “E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer con-vergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.”

Atos 2.23 – “Este homem [Jesus] lhes foi entregue por propósito deter-minado e pré-conhecimento de Deus”.

Uma vez que Deus é um Deus que faz todas as coisas de acordo com pla-no, convém-nos proceder nos aspectos mais importantes da vida com prudência e planejamento, e não a esmo.

O PLAN

EJAMEN

TO D

E DEU

SO

PLA

NEJ

AM

ENTO

D

E JE

SUS

Jesus tinha uma missão a realizar, e Ele a cumpriu com prudência e planejamento. Quando Sua mãe o incentivou a fazer um milagre nas bodas de Caná, Ele disse: “A minha hora ainda não chegou” (Jo 2.4). Havia um momento planejado e designado para a revelação do Seu poder. Ele ficaria dentro do planejado.

Lucas 9.51 diz: “Aproximando-se o tempo em que seria elevado aos céus, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém”. Ele sabia que seguir o plano significaria encontrar a morte em Jerusalém, mas não retrocedeu. Ele não foi levado contra Sua vontade. O pla-no do Pai era Seu plano. Em João 10.17,18, Ele disse: “…eu dou a minha vida para retomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai”.

Page 2: O PLANEJAMENTO DE DEUS - caminhosdavida.org.br · A sabedoria do planejamento é tida como certa aqui, e o escritor simplesmente nos dá conselhos de como fazer planos bem-sucedidos:

O planejamento das necessidades físicasSuponhamos que lhe venha à mente a ideia de construir uma casa. Você senta e faz uma lista de todos os materiais necessários. Em seguida, você pede que eles sejam en-tregues no lote em que irá construir. A entrega é empilhada no centro do lote. No dia seguinte, um trator chega para escavar a fundação e todos aqueles materiais estão no meio do caminho, exatamente onde ele tem que cavar. Por quê? Pela falta de um plano.Sem um planejamento básico, você provavelmente não terá nada para comer quando se levantar pela manhã. E sem um planejamento detalhado, é impossível construir uma casa e muito menos um arranha-céu, um centro comercial ou uma cidade. Se a provisão de abrigo, alimentação, vestuário e transporte é valiosa, então o planeja-mento é valioso. Não podemos viver apenas em resposta a estímulos ocasionais, sem praticar algum tipo de reflexão – aquilo que chamamos de planejamento.

O planejamento das necessidades espirituaisTodos nós sabemos e praticamos isso em relação às necessidades físicas básicas da vida. Tomamos medidas para verificar se temos alimento suficiente e roupa para nos manter aquecidos. Mas será que levamos a sério as nossas necessidades espirituais? Será que aplicamos ao planejamento do nosso ministério a mesma seriedade com que encaramos o planejamento para ganhar o sustento diário?Eu gostaria de persuadi-lo a separar algum tempo de cada semana do novo ano para pla-nejar e, mais especificamente, para planejar sua vida devocional e o seu ministério. Muitas vezes, a escavadeira do Espírito de Deus chega ao terreno do nosso coração pronta para começar uma grande obra de construção e descobre que, devido ao mau planejamento, existem pilhas de coisas desordenadas em seu caminho. Nós não estamos prontos.

As ilustrações em ProvérbiosProvérbios 6.6-8 – “Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim arma-zena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento.”A formiga é exemplar não só porque ela trabalha duro, mas também porque faz pla-nos para o futuro. Durante o verão, ela lembra que haverá escassez no inverno, e faz provisão para suprir suas necessidades durante o frio.

Provérbios 14.15 – “O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem pru-dente vê bem onde pisa.”A diferença entre planejar e não planejar está em você olhar para onde caminha rumo

Page 3: O PLANEJAMENTO DE DEUS - caminhosdavida.org.br · A sabedoria do planejamento é tida como certa aqui, e o escritor simplesmente nos dá conselhos de como fazer planos bem-sucedidos:

ao futuro ou concentrar toda sua atenção no imediato, naquilo que está à sua frente. Sem fazer um planejamento, você ficará à mercê de outras pessoas que procuram dar palpites sobre como agir agora para ser feliz. É assim que “o inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa”. O sábio considera os dias que virão e aquilo que eles poderão trazer, e ele pensa sobre a melhor forma de se preparar para cumprir seus propósitos.

Provérbios 15.22 – “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedi-dos quando há muitos conselheiros.”A sabedoria do planejamento é tida como certa aqui, e o escritor simplesmente nos dá conselhos de como fazer planos bem-sucedidos: não seja tão independente a ponto de pensar que você não precisa de conselhos. Leia a sabedoria daqueles que vieram antes de você. Converse com pessoas experientes e sábias. Observe o proceder de outros e aprenda com seus erros e acertos.

Provérbios 16:3 – “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.”Mais uma vez o planejamento é tido por certo. A questão é como você pode planejar de tal forma que aquilo que você produzir tenha valor permanente e não acabe de um dia para outro. A resposta é entregar seus planos ao Senhor, ou seja, procurar sempre a orientação e capacitação do Senhor em seu planejamento e confiar na sabedoria de Deus em lugar de confiar na sabedoria humana. Desta forma, seus planos darão frutos permanentes.

Provérbios 24.27 – “Termine primeiro o seu trabalho a céu aberto; deixe pronta a sua lavoura. Depois constitua família.”Este texto indica, provavelmente, que era importante ser capaz de sustentar-se pela produtividade do campo antes de estabelecer sua casa. Talvez você possa dizer ao jovem de hoje: consiga um emprego antes de se casar ou, pelo menos, planeje como você sustentará o novo lar que pretende formar.

Provérbios 31.15,16 – “Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas às suas servas. Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha.”A dona de casa modelo é também um modelo no planejamento em dois aspectos. Ela se levanta cedo e atribui tarefas às suas servas. Você não pode atribuir tarefas a outros se não tiver nenhum plano a respeito daquilo que gostaria de ver realizado no dia. Em seguida, ela avalia um campo e o compra. Que tipo de consideração ela faz? Ela avalia como aquele campo se encaixa no seu planejamento para o cuidado da casa.

Conclusão com base em Provérbios – Um planejamento cuidadoso é parte daqui-lo que caracteriza uma pessoa sábia e produtiva. Deixar de planejar é uma postura insensata e perigosa. Isto é verdade ainda que Provérbios nos ensine que desconhe-cemos aquilo que o futuro pode trazer. “Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos” (Pv 16.9). O fato de que o Senhor é quem está no controle final do futuro não significa que não devemos planejar. Signi-fica que devemos entregar o nosso trabalho de planejamento ao Senhor e confiar nEle para firmar nossos planos de acordo com Seus propósitos amorosos.

Page 4: O PLANEJAMENTO DE DEUS - caminhosdavida.org.br · A sabedoria do planejamento é tida como certa aqui, e o escritor simplesmente nos dá conselhos de como fazer planos bem-sucedidos:

PROGRAMADIA HORA CULTO

Quarta 06:00 Oração MatutinaQuinta 19:00 Culto Último Dia do AnoDomingo 09:00 EBD 10:00 Culto Pastoral 19:00 Culto ao SENHOR

Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

27 28 29 30 31 1 21 Reis19-22

2 Reis1-3

2 Reis4-6

2 Reis7-9

2 Reis10-12

2 Reis13-15

2 Reis16-18

DEUS TE ESPERA EM 2016