o pioneiro 26 de junho de 2014

12
O PIONEIRO LINHARES-ES | ANO XLVI | Nº 50 | Desde 1967 | Edição de 12 páginas QUINTA-FEIRA 26 DE JUNHO DE 2014 R$ 1,00 jornalopioneiro.com.br Agora já são cinco ações contra empresas para coi- bir esse tipo de cobrança indevida. No início do mês, a Procuradoria havia ajuizado ação contra a Construtora Marselha para condená-la a restituir os valores pagos pe- los consumidores a título de honorários de corretagem. Pág. 03 Em ritmo da Copa do Mun- do, alunos da Escola Mu- nicipal de Ensino Funda- mental (EMEF) Jerônimo Ministério Público processa mais quatro construtoras por cobrança de taxa de corretagem no Minha Casa Minha Vida | DENI | PANORAMA | INFORME Jobson Bortot Filho cele- brou seu aniversário na Fazenda Santa Luzia, que fica em Jacupemba, muni- cípio de Aracruz. Pág. 12 Começa hoje e vai até sába- do, 29, a 4ª edição da Festa do Feijão Tropeiro em Iba- tiba, na região Turística do Caparaó. Pág. 09 A Segunda Turma do Su- perior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso espe- cial ao deputado estadual José Carlos Elias. Pág. 02 + colunas | Enfoque pag. 05 | Lá & Cá pag. 07 | Sagração pag. 08 As comunidades tradicionais quilombolas do Espírito San- to são as primeiras do país a serem contempladas com o bloco do produtor, documen- to necessário para que o produtor rural possa comer- cializar seus produtos como pessoa física. Pág. 05 Espírito Santo é o primeiro Estado do Brasil a emitir nota fiscal de produtor rural para comunidades quilombolas Programa de fomento à produção regional de uva e derivados chega à Santa Teresa Pág. 06 Monteiro desenvolvem várias atividades com o tema: dança, artesanato e música. Todas as vezes que o Brasil entra em cam- po eles se preparam para uma apresentação na es- cola e abordam uma músi- ca diferente relacionada ao tema da Copa de 2014. Pág. 06 Divulgação Mais três produtos capixabas recebem Identificação Geográfica No ritmo da Copa alunos da Jerônimo Monteiro realizam atividades do Programa Mais Educação Mais três produtos capixa- bas vão receber a chancela de Identificação Geográ- fica (IG). Foi protocolado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) os documentos da Carne de Sol do Extremo Norte Capixaba, do Inhame de São Bento de Urânia e do Socol (foto) de Venda Nova do Imigrante. Pág. 08 Cadastre o seu número para não receber mais ligações de telemarketing Pág. 04

Upload: jornal-o-pioneiro

Post on 31-Mar-2016

236 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Edição do Jornal O PIONEIRO do dia 26 de junho de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: O PIONEIRO 26 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIROLINHARES-ES | ANO XLVI | Nº 50 | Desde 1967 | Edição de 12 páginas

QUINTA-FEIRA26 DE JUNHO DE 2014

R$ 1,00jornalopioneiro.com.br

Agora já são cinco ações contra empresas para coi-bir esse tipo de cobrança indevida. No início do mês, a Procuradoria havia ajuizado ação contra a Construtora Marselha para condená-la a restituir os valores pagos pe-los consumidores a título de honorários de corretagem.

Pág. 03

Em ritmo da Copa do Mun-do, alunos da Escola Mu-nicipal de Ensino Funda-mental (EMEF) Jerônimo

Ministério Público processa mais quatro construtoras por cobrança de taxa de corretagem no Minha Casa Minha Vida

| DENI | PANORAMA | INFORMEJobson Bortot Filho cele-brou seu aniversário na Fazenda Santa Luzia, que fica em Jacupemba, muni-cípio de Aracruz. Pág. 12

Começa hoje e vai até sába-do, 29, a 4ª edição da Festa do Feijão Tropeiro em Iba-tiba, na região Turística do Caparaó. Pág. 09

A Segunda Turma do Su-perior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso espe-cial ao deputado estadual José Carlos Elias. Pág. 02

+ colunas | Enfoque pag. 05

| Lá & Cá pag. 07

| Sagração pag. 08

As comunidades tradicionais quilombolas do Espírito San-to são as primeiras do país a serem contempladas com o bloco do produtor, documen-to necessário para que o produtor rural possa comer-cializar seus produtos como pessoa física.

Pág. 05

Espírito Santo é o primeiro Estado do Brasil a emitir nota fiscal de produtor rural para comunidades quilombolas

Programa de fomento à produção regional de uva e derivados chega à Santa Teresa

Pág. 06

Monteiro desenvolvem várias atividades com o tema: dança, artesanato e música. Todas as vezes

que o Brasil entra em cam-po eles se preparam para uma apresentação na es-cola e abordam uma músi-

ca diferente relacionada ao tema da Copa de 2014.

Pág. 06

Divulgação

Mais três produtos capixabas recebem Identificação Geográfica

No ritmo da Copa alunos da Jerônimo Monteiro realizam atividades do Programa Mais Educação

Mais três produtos capixa-bas vão receber a chancela de Identificação Geográ-fica (IG). Foi protocolado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) os documentos da Carne de Sol do Extremo Norte Capixaba, do Inhame de São Bento de Urânia e do Socol (foto) de Venda Nova do Imigrante.

Pág. 08

Cadastre o seu número para não receber mais ligações de telemarketing

Pág. 04

Page 2: O PIONEIRO 26 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIRO2QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

O

FUNDADOR E DIRETOR RESPONSÁ-VELDeni Almeida da Conceição

DIRETOR COMERCIALDiego Pandolfi A. da Conceição

EDITADO POREditora O PIONEIRO Ltda ME

[email protected]

REDAÇÃOAv. Governador Lindenberg, 609, Linhares - Centro - CEP:29.900-020Telefone: (27) [email protected]@jornalopioneiro.com.brwww.facebook.com/opioneiro

CIRCULAÇÃOO PIONEIRO circula todas as quintas-feiras e aos domingos

DIAGRAMAÇÃODiego Pandolfi A. da ConceiçãoGRÁFICORenaldo dos Santos Alves

COLABORADORES Antônio Bezerra Neto, Alexandre Araujo, Lissu Madeira Abad, Norma Astréa, Dr. Felício, Luciano Pires, Ar-lene Campos, Monsenhor Jonas Abid, Paulo Cesar Dutra.

ABRAJORIAssociação Brasileira dos

Jornais do Interior

FILIADO À

CNJICadastro Nacional de Jornais do Interior

Periodicidade verificada em Brasília

O PIONEIRO é o jornal mais lido do Norte do Estado

www.facebook.com/opioneirowww.twitter.com/jornalopioneiro

O PIONEIRO não se responsabiliza por conceitos emitidos em matérias

assinadas.

Os colaboradores de O PIONEIRO não têm vínculo empregatício

| OPINIÃO

| PANORAMAPaulo Cesar [email protected]

Essa coluna é publicada

todas as quintas e domingosPOLÍTICO

O que sou

Sepultado

Suárez morde Big Mac

Suárez morde Big Mac

Apesar de todas as manifesta-ções, oficialmente só na próxi-ma segunda-feira, dia 30, é que saberemos quem são os candi-datos a governador, bem como as alianças políticas para este ano. E tem mais, ninguém pode afirmar que são os aliados do governador Renato Casagran-de (PSB) e do ex-governador Paulo Hartung (PMDB).

A possibilidade de o delegado Fabiano Contarato (PR) ser candidato a senador depende do ex-pré-candidato a Presiden-te da República, Magno Malta (PR). Se Magno for candidato a governador, Contarato pode ser ou não senador.

O site institucional da Prefei-tura de Colatina está fora do ar há dias. Largou de mão de ressuscitá-lo, prefeito Leonardo Deptulski (PT)?

Depois que o atacante da se-leção uruguaia, Luis Suárez, deu uma mordida no zagueiro italiano, Giorgio Chiellini, no se-gundo tempo do duelo entre as seleções na Arena das Dunas, em Natal, pela Copa do Mundo, surgiram muitas piadas e zoa-ções criadas por internautas na rede. O McDonald’s não quis ficar de fora e também partici-pou das brincadeiras diante da inesperada mordida.

A rede mundial de fast food, publicou um post no Twitter do McDonald’s Uruguai, con-vidando o atacante uruguaio a morder um Big Mac. “Olá, @luis16suarez, se você está com fome, venha dar uma mor-dida em um Big Mac”, publicou a empresa.

O mar avança

O mar avança II

Os moradores de Concei-ção da Barra aguardam uma resposta do governo do Estado a respeito das obras de contenção do avanço do mar na praia de Guaxindiba. A pedido do governador Renato Casa-grande (PSB), a prefeitura do município publicou, no último dia 13, um decreto de Situação de Emergên-cia, válido por 180 dias, para a contratação de ser-viços em caráter emergen-cial. Entretanto, 13 dias depois, a população ainda não recebeu um retorno sobre o início das inter-venções, como informou a vereadora Nildécia Vieira de Oliveira, mais conheci-da como Nega (PDT), que acompanha a discussão no município.

No último dia 30 de maio, em reunião com o prefei-to Jorge Donati (PSDB) e os moradores do municí-pio, o governador solicitou a publicação do decreto para que as devidas pro-vidências pudessem ser adotadas. Na ocasião, a comunidade entregou ao prefeito e a Casagrande um abaixo-assinado com mais de 1.300 pessoas, solicitando que fossem to-madas providências para impedir a degradação em Guaxindiba. O governador também havia informado aos moradores, no encon-tro, que um projeto defini-tivo para a contenção do mar na Praia de Guaxindi-ba estaria em elaboração, com previsão de apresen-tação do mesmo em agos-to deste ano.

Dilma pilantra

Dilma pilantra II

Dilma pilantra III

Dilma pilantra IV

Dilma pilantra V

Dilma pilantra VI

Na última sexta-feira, dia 20, a presidente Dilma sancionou a Medida Provisória - MP 638/14. Elaborada originalmente para tra-tar de alterações no “Inovar-Auto”, programa de incentivo à cadeia produtiva de veículos, o texto sancionado e transformado na lei 12.996/14 esconde em seu corpo matéria estranha à própria emen-ta e de grande impacto: o fim da necessidade de licitação para a

exploração do serviço regular de transporte rodoviário interestadu-al e internacional de passageiros. Apenas as linhas denominadas semiurbanas, com distância de até 75 quilômetros, terão de ser licitadas. De acordo com a nova lei, que alterou disposições da lei 10.233/01, as outorgas de direito de exploração da atividade pas-sam a ser ilimitadas e concedidas mediante autorizações.

De acordo com o art. 21, XII, e, da Constituição Federal - CF, compete à União explorar dire-tamente os serviços de trans-porte rodoviário interestadual e internacional de passageiros; nos termos do caput do art. 12 da lei 10.233/01, contudo, é pre-

De acordo com o caput do art. 175 da CF, a contratação com o poder público pelos regimes de concessão ou permissão será feita “sempre através de licitação”. Ao dispor que a ou-

Desde a promulgação da Cons-tituição Federal, sucessivos go-vernos tentam em vão subme-ter as empresas de transportes interestaduais à licitação. Em 1993, o decreto 952 concedeu às empresas que já atuavam no mercado uma permissão de 15 anos para continuarem ex-

A cada tentativa governamental de emplacar uma licitação – ano passado chegou a ser pu-blicado um edital – as podero-sas associações de empresas de transportes entravam em

Fontes do governo asseguram que mesmo sem o instrumento dos editais de licitação serão im-postos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT requisitos de qualidade para a prestação do serviço – o edital publicado no ano passado conti-nha obrigações como idade máxi-

ferível que essa exploração seja descentralizada, isto é, sob re-gime de “transferência a outras entidades públicas,mediante convênios de delegação, ou a empresas públicas ou privadas, mediante outorgas de autoriza-ção, concessão ou permissão”.

torga para a exploração dos serviços de transporte rodo-viário interestadual será feita mediante autorização, é a esse comando que o legislador bus-ca escapar.

plorando a atividade; em 1998 o decreto 2521 substituiu o pri-meiro, detalhando a regulação do setor, mas sem tocar no ponto nevrálgico, contudo; em 2008, expiradas as permissões provisórias, “licenças especiais” foram expedidas, e as mesmas empresas continuaram atuando.

campo e conseguiam preservar seus interesses. Com a conver-são da MP 638/14 em lei, o go-verno Dilma parece ter jogado a tolha, entregando jogo ao beli-gerante setor.

ma e média da frota. Especialistas apontam que o modelo descrito no texto sancionado pela presi-dente assemelha-se ao do setor aéreo, em que vigora a liberdade tarifária. Um dos artigos define que a ANTT poderá fixar tarifas máximas por um período de “até cinco anos”.

Até segunda-feira

Apito Legal

Elias ou Max

Fim do Sarney

Nas oitavas de final, agora a Copa é dos grandes e com grandes dificuldades. Para enfrentar o Chile, às 13 horas do próximo sábado, Felipão precisa encontrar um jeito de fazer a seleção brasileira jo-gar de forma mais compacta, como se viu nos últimos jo-gos da Copa das Confedera-ções, no ano passado.

A Segunda Turma do Supe-rior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso especial ao deputado estadual José Carlos Elias. A decisão rati-fica o voto do ministro Mau-ro Campbell Marques, que já havia negado, em feve-reiro deste ano, seguimento ao recurso do deputado do PTB. No recurso, a defesa de Elias tentava reverter a decisão que o condena à suspensão dos direitos polí-ticos e à perda do mandato. Com a confirmação da de-cisão, o ex-governador Max Mauro, também do PTB, suplente do deputado, deve assumir a cadeira do colega na Assembleia Legislativa.

Depois de 59 anos de vida pú-blica, o senador José Sarney (PMDB-MA) comunicou sua aposentadoria política. O que tem de gente acendendo vela não está no gibi.

Page 3: O PIONEIRO 26 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

3O GERAL |

Ministério Público processa mais quatro construtoras por cobrança de taxa de corretagem no Minha Casa Minha VidaProcuradoria quer que Morar, MRV, Comprofar e De Martin Construtora façam a restituição dos valores pagos a título de corretagem aos consumidores lesados

Conheça a fan page de

O PIONEIROno Facebook

www.facebook.com/opioneiro

O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) está processando mais quatro cons-trutoras e incorporadoras por conta de cobrança irregular de taxa de corretagem no Programa Minha Casa Minha Vida: Morar Construtora e Incorporadora, Comprofar Empreendimentos Imobiliários, De Martin Constru-tora, MRV Engenharia e Constru-tora Marselha. Agora já são cinco ações contra empresas para coi-bir esse tipo de cobrança indevi-da. No início do mês, a Procura-doria havia ajuizado ação contra

a Construtora Marselha para condená-la a restituir os valores pagos pelos consumidores a títu-lo de honorários de corretagem.

Liminarmente, o MPF requer, ainda, que as cinco construtoras sejam proibidas de efetuar o re-passe do valor de corretagem aos compradores das unidades habitacionais do Minha Casa Mi-nha Vida, assim como quaisquer outros custos decorrentes da co-mercialização dos imóveis.

No ano passado, o MPF/ES realizou consulta pública para manifestação popular quanto à

cobrança de taxa de corretagem no Programa Minha Casa Minha Vida. No total, foram 571 denún-cias recebidas em um mês contra 31 construtoras e incorporadoras que atuam no Estado. O material está subsidiando a instrução de 26 Inquéritos Civis Públicos que estão em andamento na Procura-doria. O MPF/ES oficiou a todas as construtoras e incorporadoras citadas durante a consulta, para que elas possam se manifestar sobre as representações. Tam-bém foi enviado ofício à Caixa, solicitando os contratos firmados.

| Cobrança ilegal

| Denúncias

No Programa Minha Casa Minha Vida, ao estimar o valor dos imóveis, a Caixa realiza um estudo anteci-pado de custo das unida-des habitacionais abran-gendo todas as despesas necessárias para a viabili-zação econômica da obra, inclusive o chamado custo de comercialização. Toda a avaliação é considerada para a composição do pre-ço final das unidades ha-bitacionais e está contida no contrato firmado entre o banco e a construtora, instrumento que vincula a sua atuação nas vendas do Programa.Portanto, na comercializa-ção de imóveis não deveria ser cobrada a comissão de corretagem. No entendi-mento do MPF/ES, se de alguma forma se envolve corretora ou profissional de corretagem na venda des-sas unidades construídas por força do PMCMV, tais custos deveriam ser su-portados pelo vendedor do imóvel, que já teve facilita-do crédito para arcar com as despesas de comercia-lização.O que está ocorrendo, ain-

Um consumidor que comprou imóvel da Construtora Marse-lha (ação número 0003712-47.2014.4.02.5001) comprovou que lhe foi cobrado R$ 6.750,00 a título de comissão de vendas em um imóvel comprado na Serra por R$ 128.250,00. Um dos compro-vantes juntados pelo denunciante ainda discrimina que o valor total das comissões não está incluído no contrato de compra e venda.Já no contrato de uma clien-te da MRV Engenharia (pro-cesso número 0003906-47.2014.4.02.5001) há a informação de que ela pagou R$ 1.575,00 a título de despesas de corretagem, destinados ao cor-retor de imóveis contratado pela construtora. A questão é que a

da, é que, além dos com-pradores estarem custean-do diretamente um serviço prestado pela imobiliária à construtora/incorporadora, eles pagam o valor corres-pondente à comissão de corretagem à vista, sem a possibilidade de financiá--lo. Só que, pelas regras do PMCMV, o consumidor poderia se beneficiar com financiamento de até 100% do valor do imóvel.Outro detalhe importante é que o valor recebido pelo consumidor a título de sub-venção econômica acaba sendo destinado, indevida-mente, para o pagamento dos serviços de correta-gem. E o mais grave: os valores pagos a esse título não são considerados para abatimento do valor total a ser pago pela unidade ha-bitacional, de modo que o valor do imóvel fica mais elevado que o previsto pe-las regras do Programa Mi-nha Casa Minha Vida.As ações são de autoria do procurador da Repúbli-ca André Pimentel Filho e podem ser acompanhadas no site da Justiça Federal (www.jfes.jus.br).

consumidora não efetuou contra-tação alguma, sendo atendida e compelida a pagar tal valor a uma imobiliária. O que agrava a ques-tão é o fato de que, conforme o recibo, o valor da intermediação foi disfarçado como “entrada” da compra, num quantitativo de R$ 3.276,30, dos quais R$ 2.884,30 (e não R$ 1.575,00) foram destina-dos ao pagamento de assessoria imobiliária.No caso da Morar, a empresa jus-tificou a necessidade de cobran-ça de comissão em virtude da obrigatoriedade de intermediação imobiliária. Um dos clientes que denunciou a construtora relatou que lhe foi cobrado um percentual de 3,5% sobre o valor do imóvel, resultando no desembolso de mais

EDISIO ANTONIO PIGNATON, situada na Fazenda Guanabara, Perobas, Bebedouro, Linhares-ES, portadora da CEI: 070.3200529-88, solicita o comparecimento do funcionário RONALDO SEVERIANO DE SOUZA, portador da CTPS: 27372 SÉRIE 00022-ES, no prazo de 48 horas, sob pena de não o fazendo, ser enquadrado no Arti go 482 letra I da CLT.

Linhares-ES, 26 de junho de 2014

ABANDONO DE EMPREGO ABANDONO DE EMPREGOA.C.P. IND. DE MÓVEIS LTDA - empresa localizada na Fazenda Boa Sorte, s/n, Polo Moveleiro, Canivete, CEP 29.900-000 Linhares-ES, inscrita sob o CNPJ 30.746.945/0001-18 solicita o comparecimento de seu funcionário NIVALDO DOS

SANTOS, portador da CTPS Nº 89916 SÉRIE 00005-ES, no prazo de 48 horas, sob pena de não o fazendo, ser enquadrado no Artigo 482, alínea I da CLT.

Linhares-ES, 26 de junho de 2014

A empresa ALA PESCADOS IMP. E EXP. LTDA MATRIZ, localizada na Fazenda Produtora, s/n, Bagueira, Interior - Linhares-ES, portadora do CNPJ: 05.195.080/0001-00, vem através desta comunicar o cancelamento da Rescisão por Término de Contrato dado no dia 15/06/2014, da Empregada SRª VANESSA DE JESUS SANTOS, portadora da CTPS: 08288737 SÉRIE 00030-BA e CPF: 063.499.115-98, admiti da em 02/05/2014 na função de Aux. Serv. Gerais, por moti vo que a empregada compareceu na empresa dia 18/6/2014 às 9:30 comunicando que estaria grávida e que somente teria como prova o teste de farmácia, diante do fato a empresa irá reintegrar a empregada ao trabalho sem prejuízos aos salários, reconhecendo os direitos conforme o arti go 10, II, “b” const. Federal/88, devendo a empregada comparecer a empresa para assumir o cargo.

Linhares-ES, 26 de junho de 2014

CARTA DE REINTENGRAÇÃO AO TRABALHO

R$ 4.248,40. Enquanto no recibo o valor de venda do imóvel era de R$ 104.240,00, no contrato de compra e venda assinado pelo consumidor não consta o valor do recibo, nem o valor de venda so-mado à comissão, consta apenas R$ 99.991,60, ou seja, montante inferior ao negociado.De Martin (0003870-05.2014.4.02.5001) e Comprofar (0003905-62.2014.4.02.5001) também tiveram denúncias seme-lhantes aos casos citados acima. A Procuradoria não descarta ajui-zar ações contra as outras cons-trutoras e incorporadoras que estão sendo investigadas, desde que seja identificado o pagamento de comissão que acarrete o au-mento do preço final do imóvel.

Page 4: O PIONEIRO 26 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIRO4QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

O| GERAL

| Mais AssistênciaAlém de aumentar o núme-

ro de consultas agendadas no Espírito Santo, o Mais Médi-cos também promoveu o au-mento de 27,9% nas consultas de cuidado continuado, pas-sando de 15.822 para 20.230, nos atendimentos a usuários de drogas em 46% – passou de 87 consultas em janeiro de 2013 para 127 em janeiro - e nos atendimentos em saúde mental em 6,3% (de 2.815 para 2.992).

Também foi registrada re-dução de 36,2% na quantida-de de encaminhamentos para hospitais, que passou de 232 encaminhamentos em janeiro

De acordo com a legislação, após trinta dias do ingresso do consumidor no cadastro, as em-presas prestadoras de serviço de telemarketing não poderão fazer ligações para as pessoas inscritas. Se isso acontecer, o con-sumidor poderá formular uma reclamação junto ao Procon Esta-dual, por meio do site - na página do bloqueio de telemarketing -,

Muitas pessoas se inco-modam com tamanha oferta de produtos e serviços me-diante ligações telefônicas das prestadoras de serviço, sejam em suas linhas móveis, fixas e até comerciais. Por essa razão, no ano de 2009, a Lei Estadual nº 9.176/2009 criou o cadastro denominado “Bloqueio de Telemarketing - Não Importune”, implan-tado pelo Procon Estadual em 2010. O cadastro tem o objetivo de impedir que as empresas de telemarketing efetuem ligações telefônicas aos consumidores inscritos para vender produtos ou ser-viços. Não se aplicam à lei as entidades filantrópicas que utilizem telemarketing para angariar doações e em-presas de cobrança.

A “Lei Não Importune” be-neficia usuários de telefonia fixa e celular, com os DDDs do Estado do Espírito Santo, independente se a empresa que presta este tipo de ser-viço seja de outro Estado. Desde a sua implantação, mais de 13.500 pessoas já cadastraram seus números de telefone desejando não mais receber ligações de te-lemarketing. O cadastro pos-sui quase 23.800 números registrados.

| Denúnciado Atendimento Eletrônico ou do telefone 151, devendo informar a data e hora da ligação, o nome da empresa, e se possível, o nome do operador e número do telefone que originou a ligação. Caso haja o descumprimento da Lei, as em-presas poderão sofrer sanções administrativas previstas no Có-digo de Proteção e Defesa do Con-sumidor.

Para se cadastrar, o con-sumidor deve acessar o site do Procon-ES (www.procon.es.gov.br) e clicar no link “Bloqueio de Telemarketing”. Após, será aberto um formu-lário para o cadastro de pes-soas físicas e jurídicas. O serviço é gratuito e o titular da linha é quem deve fazer a inscrição do número.

A pessoa física deverá in-formar o nome, número do RG, número do CPF, endere-ço, CEP, e-mail e o telefone fixo e/ou celular para qual está pedindo o bloqueio. No formulário pessoa jurídica é necessário preencher os da-dos com razão social, inscri-ção estadual, CNPJ, endere-ço, CEP, e-mail e o telefone a ser cadastrado. A qualquer momento, o consumidor po-derá solicitar o seu desliga-mento do cadastro, mediante senha fornecida no ato da inscrição, e também, cadas-trar ou descadastrar qual-quer número telefônico.

Em menos de um ano, o Programa Mais Médicos já impacta na assistência à po-pulação dos municípios ca-pixabas. Levantamento feito pelo Ministério da Saúde nas cidades que participam do programa aponta significa-tivo aumento no número de consultas agendadas nas unidades básicas de saúde. Em janeiro de 2014, foram contabilizados 41.577 aten-dimentos no estado, contra 28.090 no mesmo período do ano anterior, quando a população ainda não conta-va com o reforço dos profis-sionais do Mais Médicos.

Por meio do Programa, o estado do Espírito Santo am-pliou em 400 o número de médicos atuando na aten-ção básica de 54 municí-pios. O Ministério da Saúde atendeu 100% da demanda por médicos apontada pelos municípios e superou a meta inicialmente estabelecida.

Espírito Santo tem aumento de 48% no número de consultas agendadasMinistério da Saúde apresentou os impactos do programa na assistência à população em seminário com gestores do estado. Em menos de um ano, a iniciativa ampliou em 400 o número de médicos no Espírito Santo, beneficiando cerca de 1,4 milhão de pessoas

Atualmente, o Mais Médicos garante assistência médi-ca nas unidades básicas de saúde para cerca de 1,4 mi-lhão de capixabas.

Os impactos do Progra-ma na região foram apre-sentados pelo Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Heider Pinto, nesta terça-feira (24), em Vitória, durante o Semi-nário Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros. “Nosso principal resultado é o atendimento de 100% da demanda dos municípios. Com o Progra-ma aumentamos a resolu-tividade da atenção básica garantindo a presença mé-dico e investindo na estrutu-ra das unidades básicas de saúde. Somente no estado do Espírito Santo tivemos um aumento de 48% nas consultas e diminuição de 36% no encaminhamento

para os hospitais. Isso re-flete a qualidade do atendi-mento que os médicos do Programa têm apresentado”, destacou o secretário.

O evento reuniu prefei-tos e secretários de saúde dos municípios do Espírito Santo. Esse é um dos vários seminários que estão sen-do realizados pelo governo federal em todo país para debater com gestores públi-cos os primeiros impactos do Mais Médicos na assistência da população que vive nas cidades beneficiadas pela iniciativa. Levantamento feito pelo Ministério da Saúde em mais de dois mil municípios que contam com pelo menos um médico do Programa ser-vem de base para essa dis-cussão. São dados dos sis-temas de acompanhamento da atenção básica (Siab e eSUS), alimentados pelas secretarias de saúde de todo o país.

de 2013 para apenas 148 em janeiro deste ano.

Em todo o país, o número geral de consultas realizadas na atenção básica cresceu quase 35% no mesmo período – foram 5.972.908 em janeiro de 2014 contra 4.428.112 em janeiro de 2013. Entre esses atendimentos, teve destaque o de pessoas com diabetes, que aumentou cerca de 45% - pas-sou de 587.535, em janeiro de 2013, para 849.751 em janeiro de 2014. Os atendimentos de pacientes com hipertensão ar-terial aumentaram em 5% no mesmo período, e as consultas de pré-natal, em 11%. O enca-

minhamento a hospitais dimi-nuiu em 20%, passando de 20.170 para 15.969.

O governo federal já supe-rou a meta de levar médicos para os municípios de todo o país que aderiram ao Progra-ma Mais Médicos. Atualmente mais de 14 mil profissionais atuam em cerca de 4 mil cida-des. A maioria (75%) dos médi-cos está em regiões de grande vulnerabilidade social, como o semiárido nordestino, periferia de grandes centros, municí-pios com IDHM baixo ou muito baixo e regiões com população quilombola, entre outros crité-rios de vulnerabilidade.

Cadastre o seu número para não receber mais ligações de telemarketing

Page 5: O PIONEIRO 26 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

5O

| Seminários

Copa do Mundo

| Quilombolas no ES

Para dar publicidade a essa ação, serão realizados quatro seminários informativos no mês de agosto nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Vitória, São Mateus e Concei-ção da Barra. Em parceria com os Núcleos de Atendimento ao Contribuinte (NAC’s), as co-munidades quilombolas irão conhecer as possibilidades de acesso a políticas públicas a partir do acesso ao bloco do produtor.

De 12 de junho, dia da aber-tura da Copa do Mundo, até a última segunda-feira, 23, as sessões de jogos do tor-neio em sala de cinema, pro-movidas pela Cinelive junto a uma série de parceiros do ramo da exibição, tiveram o público somado de 30,3 mil pessoas, com arrecadação de R$ 516,4 mil. O pico de público foi na terça-feira, 17 de junho, quando dez mil pessoas compareceram às salas para ver o jogo Brasil 0 x 0 México.

Atualmente, existem comuni-dades quilombolas nos mu-nicípios de Cachoeiro de Ita-pemirim, Presidente Kennedy, Viana, Ibiraçu, Santa Leopol-dina, Conceição da Barra, São Mateus e Guarapari. Entre os principais produtos agrícolas produzidos destacam-se a mandioca, a partir da qual pro-duzem o famoso beiju, e cul-turas alimentares tradicionais, como milho e feijão.

GERAL |

| [email protected]

Esta coluna é publicada todas as quintas

O PredadorShane Black, roteirista da saga de ação “Máquina Mor-tífera” e diretor do terceiro “Homem de Ferro”, será o en-carregado da refilmagem de “O Predador”, um dos grandes sucessos de Arnold Schwar-zenegger no anos 80. Black será responsável por escre-ver e dirigir o projeto para o estúdio 20th Century Fox. O roteiro receberá um tratamen-to e, posteriormente, Fred Dekker, seu grande amigo desde a universidade, trans-formará o texto na versão fi-nal de um dos clássicos de terror, ação e ficção científica do cinema. John Davis, que já produziu o filme original junto com Joel Silver e Lawrence Gordon, exercerá a mesma função nesta nova entrega.

Bilheteria - Estados Unidos

Jogos Vorazes

O ator americano Bruce Willis, de 58 anos, passou alguns dias em Marrakech, no sul do Marrocos, gravan-do a comédia “Rock the Kas-bah”, o novo filme de Barry Levinson. A comédia “Rock the Kasbah” é protagoniza-da também por Bill Murray e Kate Hudson, entre outros.

A nova comédia do humorista Kevin Hart, “Pense como eles também”, dominou a bilheteria do fim de semana nos Estados Unidos, onde arrecadou US$ 30 milhões. O filme, que es-treou na sexta-feira passada, é uma sequência do sucesso de “Pense como eles” (2012), baseado no livro de Steve Har-vey, “Comporte-se como uma

Sete pôsteres de “Jogos vorazes: A esperança - Par-te 1”, com estreia prevista para novembro deste ano, foram divulgados pelo The Capitol, site promocional do filme, que faz propaganda do governo autoritário de Panem. Os cartazes mos-tram os heróis dos distritos 3, 4, 6, 7, 9, 10 e 12, com

dama, pense como um ho-mem”. No elenco figuram Regi-na Hall, Taraji P. Henson, Me-agan Good e Gabrielle Union, entre outros. “Pense como eles também” superou “Anjos da lei 2”, outra comédia, também se-quência, que estreou sete dias antes e que entre a sexta-feira e o domingo arrecadou US$ 29 milhões.

Rock the KasbahNos últimos meses, vários famosos estiveram filmando no Marrocos, entre eles figu-ram o ator e diretor Clint Eas-twood, que rodou seu filme “American Sniper” em Rabat em abril; e Tom Hanks, que viajou para Marrocos para fazer seu filme “Hologram for The King”.

Bilheteria - Brasil

Como treinar seu dragão 2 é a sexta abertura do ano

Muppets 2 – Procurados e amados

Depois do sucesso do pri-meiro filme, os Muppets (criados nos anos de 1970 por Jim Henson) tornaram-se famosos novamente, e agora estão numa excursão pela Europa, para onde viajam de trem. Com a ajuda de seu novo empresário, Dominic

(Ricky Gervais), percorrem todo o continente, sempre encontrando os shows lota-dos. O filme conta com par-ticipações especiais de cele-bridades como Lady Gaga e Céline Dion, e atores como Salma Hayek, Tom Hiddles-ton e Chloë Grace Moretz.

Divulgação

Primeiro lançamento mais amplo do período da Copa do Mundo, animação da Fox arrecadou pouco mais de R$ 15 milhões em seu primeiro fim de semana, com média de 1,1 mil pa-gantes. A culpa é das es-trelas manteve excelente sustentação, em segundo. Outras seis estreias conse-guiram lugar no top 20.

A ação, inédita no país, também contempla as co-munidades indígenas, e irá possibilitar que os alimen-tos in natura e processados produzidos por esse público sejam comercializados para diversos canais de comer-cialização, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacio-nal de Alimentação Escolar (PNAE).

“Essa iniciativa irá possi-bilitar que as comunidades tradicionais acessem qual-quer política pública de co-mercialização de produtos da agricultura familiar, com des-taque para o PAA e PNAE, bem como comercializem para empresas privadas. Essa iniciativa irá aumen-tar a renda dessas comuni-dades, o que irá melhorar a qualidade de vida de seus agricultores”, falou Pierângeli Aoki, coordenadora de co-mercialização da agricultura familiar do Instituto Capixa-ba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura.

O decreto Nº 3581-R que possibilita a emissão de blo-co de produtor rural para co-munidades tradicionais foi publicado no dia 27 de maio pelo Governo do Espírito Santo. A ação foi resultado de uma parceria entre Inca-per, Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Mo-vimentos Sociais da Casa Civil e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

De acordo com o super-visor de Educação Tributária da Sefaz, Gilberto Batista Campos, essa medida irá in-corporar um grande número de produtores na arrecada-ção de ICMS para o Esta-do. “Os produtores dessas comunidades tradicionais passarão a contribuir para

Espírito Santo é o primeiro Estado do Brasil a emitir nota fiscal de produtor rural para comunidades quilombolasAs comunidades tradicionais quilombolas do Espírito Santo são as primeiras do país a serem contempladas com o bloco do produtor, documento necessário para que o produtor rural possa comercializar seus produtos como pessoa física

Filme Renda (R$)

1 COMO TREINAR SEU DRAGÃO 2 15.189.832,00

2 A CULPA É DAS ESTRELAS 9.453.138,00

3 MALÉVOLA 7.526.149,00

4 X-MEN - DIAS DE UM FUTURO... 2.881.830,00

5 VIZINHOS 1.972.907,00

uma descrição de suas ha-bilidades. Os dois filmes anteriores de “Jogos vora-zes” arrecadaram mais de US$ 400 milhões em todo o mundo. Os livros de Su-zanne Collins, nos quais os filmes são baseados, já venderam mais de 65 milhões de cópias só nos Estados Unidos.

as finanças dos municípios, gerando riqueza para o Esta-do ao mesmo tempo em que são incluídas no mercado, uma vez que possuem toda documentação necessária”, afirmou Gilberto.

Outro elemento importan-te é que essas comunida-des, uma vez de posse do bloco do produtor, poderão requerer a aposentadoria como produtor rural, bem como ser contemplados com outros benefícios do INSS. Além disso, é uma medida inclusiva para essas comuni-dades. “Os quilombolas, em suas especificidades, serão considerados como produto-res rurais do ponto de vista da arrecadação do Estado. Passam a ser contribuintes. É uma medida que minimiza o preconceito contra essas comunidades na sociedade”, falou Gilberto.

Page 6: O PIONEIRO 26 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIRO6QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

O| GERAL

Divulgação

Em ritmo da Copa do Mundo, alunos da Escola Municipal de Ensino Fun-damental (EMEF) Jerôni-mo Monteiro desenvolvem várias atividades com o tema: dança, artesanato e música. Todas as vezes que o Brasil entra em cam-po eles se preparam para uma apresentação na es-cola e abordam uma mú-sica diferente relacionada ao tema da Copa de 2014.

A monitora de dança do programa Mais Educação da escola, Máyla Fiorot, é quem trabalha as danças com os alunos. Ela conta que a participação das fa-mílias ajuda nas apresen-tações. “Para a confecção das roupas que são usa-das nas apresentações, temos a colaboração das famílias das crianças”, diz a monitora. As crianças confeccionaram na oficina de artesanato, auxiliados pela monitora Aliadne Hi-lário, o mascote da copa feito com material reciclá-vel, unindo cultura e meio ambiente. “Além de traba-lhar a arte, os alunos tam-bém aprendem a cuidar e valorizar o meio ambiente”,

No ritmo da Copa alunos da Jerônimo Monteiro realizam atividades do Programa Mais Educação

Em parceria com o município de Santa Teresa e a Associação dos Produtores de Uva e Vinho Teresense (Apruvit), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) lança mais um programa de fomento no Estado, desta vez voltado para a produção de uva. A solenidade nesta quinta-feira, 26, na sede da Prefeitura de Santa Teresa

afirma Aliadne.O programa Mais Edu-

cação da EMEF Jerônimo Monteiro funciona de se-gunda a sexta com as ofi-cinas de artesanato, horta, canto coral, acompanha-mento pedagógico, dança e flauta. O programa da escola é coordenado pela professora Andréia Bissoli. Para que as oficinas acon-teçam, um planejamento é realizado junto aos moni-tores de cada oficina. Nes-se plano, as pedagogas Eliana e Genilda acompa-nham de perto o desenvol-vimento das atividades.

O Mais Educação é um programa do Governo Fe-deral em parceria com a

Secretaria Municipal de Educação. Com ele o alu-no frequenta a escola em tempo integral e desenvol-ve atividades diferentes da aula tradicional, como as oficinas de música, dança e artesanato, por exemplo. “O programa tem contribu-ído muito na vida dessas crianças, pois a maioria dos pais desses alunos trabalham em horário in-tegral. No programa Mais Educação eles são recebi-dos com muito carinho por todos. Acredito que isso é de grande valia na vida de nossos alunos e de seus pais”, pontua a diretora da escola, Rosidelma Rodri-gues.

Vantagens para a agroindústria

Vantagens para o produtor

Condições operacionais

• Maior homogeneidade e qualidade na produção de uvas e derivados.• Aumento da capacidade de

• Estímulo à evolução técnica e gerencial do produtor rural por meio de aquisição de má-quinas, equipamentos e imple-mentos relacionados com a ati-vidade de produção de uvas e derivados.• Elevação da taxa de retorno.• Investimentos relacionados com a implantação ou a moder-nização da infraestrutura dos

Serão disponibilizadas linhas de financiamento para os produto-res, visando atender suas neces-sidades atuais e expectativas de investimento, nos seguintes mol-des:

competição do setor.• Maior regularidade na ofer-ta de matéria prima para a agroindústria.

empreendimentos• Aquisição de softwares e de equipamentos de informática necessários à gestão do em-preendimento.• Assistência técnica e consul-toria gerencial durante toda a vigência do programa.• Treinamento de funcionários vinculados ao produtor integra-do.

Prazo: até 10 anos.Carência: até 36 meses.Taxa de juros: a partir de 2% ao ano, até o limite de 6% ao ano.Valor financiado: até R$ 1 milhão, por beneficiário.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, reali-zará de julho a agosto mais um inquérito sorológico para comprovação da ausência da Peste Suína Clássica (PSC) no Estado. O moni-toramento ocorrerá nos 320 criatórios de subsistência cadastrados junto ao Institu-to, envolvendo aproximada-mente 800 animais.

Segundo a médica vete-rinária do Idaf, Luciana Cal-das Zetun, além de compro-var a ausência de circulação do vírus da PSC, o inqué-rito visa à manutenção do status sanitário do Estado. “O Espírito Santo é livre da

Os profissionais que re-alizarão o inquérito partici-param de treinamento, no início de junho, para receber orientações sobre a coleta de sangue e a contenção dos suídeos.

A capacitação aconteceu

Defesa Agropecuária realiza inquérito sorológico para comprovar ausência da Peste Suína

| Treinamento

Peste Suína Clássica há 30 anos e esse trabalho é uma das medidas importantes para garantir que possamos manter essa condição, con-ferindo ao Estado a possibi-lidade de exportar a carne suína para outros mercados. Este será o quinto inquérito realizado pelo Idaf”, diz Lu-ciana.

Além do inquérito soro-lógico, que é realizado em criatórios de subsistência bianualmente, o Idaf tam-bém realiza semestralmen-te o monitoramento da PSC em granjas comerciais. O re-sultado do último monitora-mento foi apresentado neste mês de junho, atestando a sanidade do rebanho de su-ínos do Espírito Santo.

em um matadouro de aba-te de suínos em Colatina e foi ministrada pelo médico veterinário do Idaf, Osvaldo Góes de Oliveira Filho, para dez veterinários e dois téc-nicos em agropecuária do Instituto.

Programa de fomento à produção regional de uva e derivados chega à Santa Teresa

O principal objetivo é promo-ver o desenvolvimento de peque-nos e médios estabelecimentos que exploram a produção de uvas e derivados, como vinhos e champanhes, no município de Santa Teresa. O produtor que aderir terá acesso a ações arti-culadas de assistência técnica e gerencial, e de concessão de crédito para investimentos.

Para isso, o Bandes se com-promete a articular a participa-ção de instituições parceiras que

podem contribuir de forma rele-vante para este programa de fo-mento, analisar os planos de ne-gócios individualizados de cada empreendedor, conceder crédito necessário à realização dos in-

vestimentos previstos no plano de negócio, após análise técni-ca das condições, entre outros. Tudo isso, mediantes as informa-ções concedidas pelo município em questão.

Page 7: O PIONEIRO 26 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

7O SOCIEDADE |

Feijoada Brasileira!

Comida Contemporânea

Jantar de Harmonização

Jantar das Luluzinhas

Mirian Hautequestt ao lado do seu Rodrigo Favaratto recebeu a família e os ami-gos no clima de Brasil e Ca-marões para celebrar idade nova no seu apê, ali no Co-lina. A vitória da seleção bra-sileira ficou ainda mais sabo-rosa com a feijoada prepara pela chef Cyntia Perini que comandou o Buffet do niver. Parabéns da coluna!

Josiele e Antônio Santo Biancardi Júnior, provaram a culinária contemporânea do Chapa do Japa. Pediram o french rack de cordeiro, de comer de joelhos e pe-dir bis, como eu costumo dizer. Possivelmente a últi-ma aparição social do casal antes da chegada de Dan-te – o primeiro herdeiro do casal.

Soraia Chiabai já se movi-menta para receber alguns convidados num jantar de harmonização marcado para o próximo dia 02 de ju-lho, às 20 horas, na Pizza-ria Sr. Orégano. Claro, que

Adriana Armani recebeu as amigas do tradicional Clube da Luluzinha para jantar especial na noite de ontem. O encontro serviu para celebrar de forma

a famosa carta de vinhos da sua adega Vida Saudável será apreciada, e as delícias gastronômicas do restô de Dany e Sérgio Noé, que ser-ve muito além de pizzas. Os convites são limitados.

antecipada o niver de Adria-na – a bonitona do empresário Edinho Armani. Ela faz aniver-sário, no sábado, dia 28. Felici-dades mil da coluna.

| LÁ & CÁAlexandre Araú[email protected]

Essa coluna é publicada todas as quintas

“Nas pessoas de capacidade limitada, a modéstia não passa de mera honestidade, mas em quem possui grande talento, é

hipocrisia”Arthur Schopenhauer

Foto: D

ivulgação

Foto: D

ivulgação

Bodas de Prata

Amigos na Copa

A Base de Camarão

Jaciély e Washington Bor-tolotti também celebraram momento importante na vida dos dois. Reuniram a famí-lias e os amigos mais próxi-mos para renovar os votos do casamento. Eles comple-taram bodas de prata. Tudo no restaurante Happy Days.

Regina e Welligton Reis re-ceberam animado grupo de amigos no último jogo da seleção, na segunda, para tomar a boa cerveja gelada e degustar aperitivos prepa-rados por Regina. Entre os convidados, os queridões Norma e Thor Grunewald.

Janaína e Gustavo Serafim na companhia da filha Lara e dos pais dele, degustaram a boa culinária a base de peixe e camarão da Toca do Ca-ranguejo, do simpático Luiz, ali no bairro Novo Horizonte, no último sábado.

Niverda CopaBate-papo

Saudável

Na Rota do LagartoFábio Filho

Chegou Jovânia Moro ao lado do amado, o gente boa Dório Magnago, e das filhas Jés-sy e Luizinha, também co-memorou aniversário. Ela reuniu um mundo de gente bacana para o tradicional parabéns pra você. Tudo no clima verde e amarelo, como pede a época.

Cacá Cipriano, Rapha Tes-sarolo, Isa Monti e a nutricio-nista Marcella Tessarolo ba-tiam papo saudável na Casa do Açaí, de Fran Camara, na noitinha fria de terça. Claro, que as lindonas saboreavam o cardápio light do local.

De bem com a vida, Marcos Prata e Cintia Margotto co-mandaram um animado grupo de amigos em passeio pelas montanhas capixabas. Aprovei-taram o frio, os vinhos, a boa comida e é claro, os passeios turísticos, com destaque para a Rota do Lagarto. Estão cer-tinhos!

Michele e Fábio Borlini es-tão que é uma felicidade só. Acaba de chegar Fábio Filho – que é a cara do pai. É o segundo herdeiro do casal que já tem Pietra, a primogênita. Mãe e bebê passam bem.

Vips

O jornalista Isaac Ribeiro completou idade nova ontem e ganhou atenção especial da família e da namorada Hiúla Gomes. Os dois são jornalistas

Gente boa

Niver em FamíliaA queridona e amiga de todas as horas, Dosília Burini, com-pletou idade nova na semana passada e comemorou a data ao lado da família: o maridão Leonir, dos filhos Karine, Caro-line e Leandro, dos netos Maria Luiza, Ana Clara e Evandro Fi-lho, e dos genros e nora. Dosília é pessoa especial de Lá&Cá.

Juan Titol e Jerlem Fabris com a eterna BBB, Fani Pacheco, ba-dalando por aí. Porque hoje é quinta e os embalados noturnos já começam a todo o vapor

Foto: D

ivulgação

Page 8: O PIONEIRO 26 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIRO8QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

O

| SAGRAÇÃO LITERÁRIAAntonio Bezerra [email protected]

Esta coluna é publicada todas as quintas e domingos

| GERAL

A solicitação da chan-cela de IG é realizada com auxílio do Serviço de Apoio às Micro e Peque-nas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES), que orienta quanto à docu-mentação e formalização de registro das Indicações juntos ao INPI. O Selo de IG é uma ferramenta im-portante para identificar a qualidade do produto origi-nário de uma determinada região. A IG agrega uma série de benefícios aos produtores, à região e à economia, gerando reco-nhecimento internacional, proteção da imagem dos produtos e, ainda, valori-zando a área produtora. A solenidade de protoco-lo foi realizada no Centro Cultural de Venda Nova do Imigrante.

O gerente da Unidade de Acesso à Tecnologia e Inovação do Sebrae ES, Mario Barradas, explica a importância da concessão das IGs para as regiões produtoras. “O Sebrae ES financiou as ações, pois vê neste reconhecimento mais uma forma de agre-gar valor aos produtos que, por sua vez, passarão a ser formalmente reconhecidos como sendo provenientes

Mais três produtos capixabas recebem Identificação GeográficaMais três produtos capixabas devem receber destaque em todo o Brasil, pois vão receber a chancela de Identificação Geográfica (IG). Ontem, quarta-feira, 25, foi protocolado junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) os documentos da Carne de Sol do Extremo Norte Capixaba, do Inhame de São Bento de Urânia e do Socol de Venda Nova do Imigrante

de uma determinada re-gião, aumentando o seu valor comercial e impac-tando diretamente na eco-nomia local por meio do tu-rismo, por exemplo. É isto o que acontece com pro-dutos consagrados como a Champagne, o Presun-to de Parma e o Vinho do Porto”, disse.

Agora o INPI vai anali-sar a documentação entre-gue relacionada à IG dos três produtos capixabas e, em breve, as chancelas deverão ser oficialmente entregues.

Com o apoio do Sebrae ES, o Espírito Santo já possui outros três produtos chancelados pela Indica-ção Geográfica: o Cacau de Linhares, o Mármore de Cachoeiro de Itapemirim e a Panela de Barro de Goia-beiras.

Ainda de acordo com Mário, o Sebrae ES está na mobilização para que o Beijú de São Mateus seja o próximo produto le-gitimamente capixaba a receber a metodologia de Indicação Geográfica. Já o Camarão Capixaba e o Granito de Nova Venécia estão na busca pelo reco-nhecimento como Marca Coletiva.

O Poder e seus enfados

Skriven av G

BTenho andado para cima e

para baixo com um livro esplêndido: 50 Poemas de

Tomas Tranströmer, Nobel de Li-teratura de 2011, publicado por afamada editora lisboeta. Com-prei-o na Livraria da Travessa, exatamente na 1º de Março, Rio. Falou-me o livreiro que o Nobel vai demorar a ser vertido para uma editora brasileira. “Os portu-gueses são mais ágeis quando o assunto é Poesia Escandinávia” disse com uma ponta de desgos-to. Tranströmer é sueco. Alguma coisa de Schubert ecoa pela li-vraria como de desejasse anun-ciar um milagre.

É factível afirmar que o poe-ta em comento é na verdade um pensador, isto é, ele tem a capa-cidade de tornar as coisas mais complexas do que elas são. Ah, a complexidade é parte da vida, vivifica ideias, sacoleja o inábil, permite novos atalhos, afinal o simplório não é matéria pertinen-te aos desejosos de saltos bem dados. Um exemplo notório de seu exercício poético para medi-tar sobre a ideia de Poder:

Ao longe, no caminho,Avisto o Poder.Tal qual uma cebola,os malabarismos do seu rostoa caírem um após outro.

O Poder revela muito mais do que cria ou deforma. Diria mais: em alguns momentos o exercício do Poder não passa de um es-tágio de loucura. Já vi um candi-dato em campanha dizer que o Poder Político é o último refúgio dos sem imaginação. Quando meninote tive uma vida inter-ceptada por uma lógica política muito chata e explico: os Bezer-ra do Sertão ou faziam política

partidária ou conspiravam, veio a ruína depois de quase 200 anos de exercício, felizmente. A família soltou-se, ficou mais alegre, fo-gosa, deparou-se com as letras e passou a exercitar os bons “gri-tos da vida”.

Numa entrevista antológica a Veja o professor Fernando Hen-rique Cardoso – de quem gosto abertamente -, perguntado se para ter poder é necessário, de fato, aparentar poder, foi cabal: “ Em geral, sim, mas não neces-sariamente. Muitas vezes você tem que disfarçar o poder para exercê-lo. A tradição brasileira é muito mais de disfarçar do que de aparentar. Getúlio, por exem-plo, dizia que ia fazer algo e ia para um outro lado. Acho que, em geral, quem tem consciên-cia do poder não vai exibi-lo. Ao exibir, abre o jogo e cria o con-tra corpo”. O professor resgata com maestria facetas dos apon-tamentos de Maquiavel. E digo: Maquiavel é parte do iluminismo político, sem ele a situação seria de plena conspiração, como nos idos da Idade Média.

Não sou nada. Nunca se-

rei nada. Não posso querer ser nada. À parte disso, tenho em mim todos os sonhos do mun-do... A assertiva poética vem de Fernando Pessoa que fugiu do Poder como o diabo da cruz. Bem, fico com minhas cânforas: o Poder é uma guloseima posta diante do homem.

Bem, ando lendo extratos dei-xados por Susan Sontag, pensa-dora de vulto, que ajudou a colo-car os Estados Unidos no centro do pensamento nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Morreu não tem muito tempo. Dizia: O pior do Poder Político é a falta de gentile-za... E digo mais, o Poder Político é intragável para um homem de razoável juízo, porém necessário.

Minha vida tem sido estranha no curso de uma odisseia. Que-ro ser um brincante, buscar os olhos de Conceição, do Grupo de Congo de Regência Augusta, bulir com as cores de Luiz Natal, perpassar os poetas populares, conversar sobre negritude com Zezinho do Linhares Cinco, en-tretanto munido de valores atá-vicos, bem longe do canto do cisne.

COMUNICADO

VIRGÍLIO ROMUALDO GOMES E GAMA, CPF 050.159.447-72, proprietário da Fazenda Colorado, localizada em Rio Quartel, município de Linhares, Espírito Santo, comunica ao senhor José Luiz Jesus da Silva que sua Carteira Profissional número 30048, série 00080-BA, encontra-se à sua disposição na sede desta fazenda aguardando sua retirada.

Linhares, 26 de junho de 2014

Page 9: O PIONEIRO 26 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

9O OPINIÃO |

| INFORMERedação O [email protected]

Esta coluna é publicada todas as quintas e domingos

Festa do Feijão TropeiroComeça nesta quinta-feira (26) e vai até sábado (29) a 4ª edi-ção da Festa do Feijão Tropeiro em Ibatiba, na região Turísti-ca do Caparaó. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apoia o evento realizado pela Prefeitura do município. A esti-mativa é que a cidade receba 25 mil pessoas para o evento. Ibatiba foi colonizada por tro-peiros que comercializavam produtos na região do Caparaó. Por isso o tropeirismo assumiu grande influência e importância na história local. A culinária se-duz os visitantes, principalmen-te pelo aroma que vem do fogão à lenha, onde são preparados pratos como o feijão tropeiro e a carne na lata. Em home-nagem aos tropeiros, a cidade de Ibatiba criou o “Melhor Fei-jão Tropeiro do Mundo”. A festa conta com diversas atrações, como shows, festival de san-fona, moda de viola, concurso da Rainha do Tropeiro, desfile rural, cavalgada e muito mais.

Criação de TilápiasAgilidade, modernização das rotinas de pagamentos e combate à inadimplência no comércio são algumas das vantagens trazidas pelo de-creto n° 3596-R, publicado na última sexta-feira (20) no Diário Oficial do Estado. Com a nova legislação, a Secre-taria de Estado da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, passa a permitir que os contribuintes optan-tes pelo Simples Nacional com faturamento anual até R$ 360 mil, dispensados do uso do emissor de cupom fis-cal (ECF), também utilizem como modalidade de recebi-mento em suas transações comerciais os cartões de cré-dito ou débito, através de má-quinas do tipo POS, sem que venham a perder a dispensa de uso de ECF. O gerente fiscal da Secretaria da Fa-zenda, Bruno Aguilar Soares, destaca que os negócios que se enquadram nesta faixa de faturamento apenas poderão utilizar o POS sem que obri-gatoriamente passem a utili-zar máquinas emissoras de cupom fiscal se aderirem ao Domicílio Tributário Eletrônico (DTE). Caso contrário, não te-rão direito ao benefício.

Promover a discussão dos problemas relacionados ao uso de drogas nos diversos setores sociais é o objetivo da Semana Estadual Sobre Dro-gas, iniciado ontem, quarta--feira (25), no teatro da Uni-versidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. Com a temática “Eu Escolhi Viver Bem”, o evento será compos-to por palestras, debates, reflexões, mesas redondas, dentre outras atividades que visam abordar em detalhes o assunto. O evento, que vai até o dia 29 de junho, é uma ini-ciativa do Conselho Estadual sobre Drogas – COESAD - e

A criação de tilápias está em crescimento na região de mon-tanhas capixabas. Esse é o caso do município de Concei-ção do Castelo. Com altitudes que variam de 300 a 1.200 metros, diversos agricultores familiares têm apostado na piscicultura e contam com o incentivo do Instituto Capixa-ba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (In-caper), órgão vinculado à Se-

cretaria da Agricultura, Abas-tecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Uma das comunidades que cultivam tilápias em Con-ceição do Castelo é denomi-nada Monforte Frio, a 800 me-tros de altitude. Na localidade, diversos agricultores possuem tanques escavados e, além da criação das tilápias, vislum-bram a organização de agroin-dústria para o processamento do pescado.

Combate à Inadimplência

Mais mudança na PML

Eu Escolhi Viver Bemda Coordenação Estadual sobre Drogas - CESD. A Se-mana pretende fornecer mais informações e dados sobre o assunto, frisando sempre a complexidade que é lidar com a drogadição, e reconhecen-do seu caráter intersetorial. Serão realizados também se-minário, palestras e um ciclo de debates. Um dos propósi-tos é apresentar para a socie-dade que o tema não é algo simples de lidar e necessita de ações em todas as verten-tes para reverter a situação dos dependentes químicos, daí a necessidade da interse-torialiedade.

A semana começou com a Pre-feitura de Linhares informando mais uma mudança na asses-soria do prefeito Nozinho Cor-rea. Deixou a Secretaria Muni-cipal de Educação, alegando motivos de saúde, a professora Regina Pedroni e assumiu seu lugar o Sub-Secretario Sérgio Lopes, “formado em Letras, Pedagogia, Teologia e Normal

Superior, além de ser Pós--graduado em Letras”, confor-me informou a Prefeitura. “Sou subsectretário desde o início da gestão do prefeito Nozinho Correa. A nova tarefa é desafia-dora, mas nossa equipe vai dar continuidade aos trabalhos que já estão sendo desenvolvidos e vai implementar outros”, disse o novo Secretário.

| CACAU MONJARDIM

Divulgação

Cacau Monjardim é Jornalista e ex-Se-cretário de Comunicação do Estado

| CA

Cc

SABINADAComeço a semana lendo,

tradicionalmente, a Revista Veja, sentinela de nossas mais caras aspirações e posições, como expressão maior de um jornalismo sé-rio e responsável.

Numa de suas recentes edições li uma reportagem escrita pelo jornalista Mario Sabino, seu corresponden-te em Paris, focalizando a importância de uma exposi-ção considerada a maior da década, por reunir o acervo, no Grand Palais, de cria-ções históricas e algumas peças originais, de joias que enfeitaram cabeças, colos, braços, mãos e pescoços de reis e rainhas. Era um desfile de arte, luxo, beleza e criatividade joalheira da Cartier, mundialmente co-nhecida como a joalheria de reis e rainhas.

Distraído, esquecido e empolgado com a impor-tância e o valor da grande exposição de peças e as mais cobiçadas de todos os tempos, o jornalista, na essência comparativa com uma possível exposição daquele porte no Brasil, fu-giu um pouco do espírito da reportagem e se deixou envolver por considerações pessoais, melhor situadas em uma reportagem policial, com absoluta propriedade.

Suas apreensões gene-ralizam o espírito de sua ad-vertência, porque não são li-sonjeiras para a maioria dos brasileiros que hoje estão empenhados em lutar com sacrifício e coragem, para superar este clima de medo e insegurança.

E a reportagem de Ma-rio Sabino, antes de entrar na análise da exposição, na qual ele destacou alguns aspectos relevantes da qua-lidade do rico acervo, co-meça com uma conotação estranha: “Se estas peças estivessem no Brasil, onde roubam-se joias, bancos, museus...” para prosseguir “na França se pode expor

joias como estas sem cor-rer o risco de ter a garganta cortada ou levar um tiro na cabeça...” E Sabino conti-nuou: “Pois é, malandra-gem da Papuda e similares, aqui o papo é outro. Só tem gente para brilhar, não para morrer de fome, de bala perdida ou esquistossomo-se, via bandidos que afanam o Erário Público e, por tabe-la, a saúde e a educação de vocês...”.

Confesso que esperava um pouco mais de história, de momentos inesquecíveis que cada uma daquelas peças escondia. Eu sonhei com uma dissertação mais ampla, mais objetiva, mais educativa sobre aquelas preciosidades, muitas das quais poderiam esconder segredos românticos ou as-pectos inusitados do com-portamento de alguns reis e rainhas, acordando curiosos momentos da história.

No entanto, respeito, mas discordo do envolvimento generalizado em que fomos nivelados pela reportagem, na colocação inoportuna e injusta.

Como fechamento da matéria, o jornalista Mario Sabino, de larga experiên-cia e elogiável convivência com uma Paris de sonhos e hábitos seculares, foi tra-ído mais uma vez pelo pas-sageiro espirito policial ao descrever um detalhe da grande exposição do acer-vo da Cartier, colocando na sua apreciação um ponto de vista - acredito - estrita-mente pessoal.

Uma cena do filme “O Filho do Sheik”, rodado em 1926 e estrelado por Rodol-fo Valentino, que aparece no braço com um precioso relógio Tank, da Cartier, por descuido ou esquecimento, provocou mais uma alfine-tada, dispensável, de Sa-bino: “Já pensou se fosse no Brasil? Arrancavam-lhe o braço para roubar o reló-gio...”.

g ç

Regina Pedroni e Sergio Lopes

Page 10: O PIONEIRO 26 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIRO10QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

O| RELIGIÃO

| CANTINHO DA REFLEXÃO

Monsenhor Jonas Abidwww.cancaonova.com.br

| C

Fundador da Comunidade Canção Nova e presi-dente de honra da Fundação João Paulo II

O exemplo de São João Batista

João Batista não teve medo de preparar o cami-nho para Jesus, deu a vida na missão que o Senhor lhe confiou. E quando Jesus chegou, João dizia que não era a Ele a que o povo de-veria seguir, mas ao Mestre, pois Ele era o Cordeiro que tiraria o pecado do mundo. E naturalmente, os que eram discípulos de João acaba-ram se tornando discípulos de Jesus.

O mundo de hoje pre-cisa ser preparado para a segunda vinda de Jesus. A descrença está aumentando cada dia mais, e a fé está se esgotando. Nós percebemos que não só aqueles que não são cristãos, mas também nós, que nos entregamos ao Senhor, estamos sendo minados na fé, por isso sen-timos um espírito de incredu-lidade nos rodeando.

Precisamos ter a cora-gem de João Batista. Assim como o Senhor escolheu um João para preparar o caminho para a vinda de Jesus, agora Ele convoca não um homem, mas um povo para preparar o cami-nho da segunda vinda de Cristo. Este “João Batista” de hoje somos nós!

Diante do desamor, que vai tomando as pessoas, o único antídoto é a efu-são no Espírito Santo, algo crescente e que precisa ser renovado todos os dias. Precisamos ser cada vez mais homens e mulheres cheios do Espírito Santo.

É o momento de você e eu assumirmos essa re-alidade, a missão que o Senhor nos confiou, sem receio, contando com as forças do Senhor.

Com o tema: “vocação diversas para uma grande missão”, o Serviço de Ani-mação Vocacional da Dio-cese de Colatina estará re-alizando o II Acampamento Vocacional nos dias 16 e 17 de Agosto, em Marilândia, no Centro de Formação e Assistência Social (CE-FAS).

Durante o encontro se-rão desenvolvidas oficinas com o tema afetividade, es-piritualidade, comunidade, vocação e missão. Objetivo é buscar atingir os jovens das comunidades que de-sejam fazer um maior apro-fundamento sobre a sua vida, e o sentido de viver mais intensamente a sua vocação.

É um momento rico de aprofundamento e partilha da caminhada vocacional, no entanto, é importante que os participantes te-nham abertura para fazer novas amizades, e disponi-bilidade para trabalhar em equipe, ressalta o Coorde-nador da Pastoral Vocacio-nal, padre Marinaldo Sera-fim.

Seguindo a proposta do primeiro acampamento, re-comendamos que cada jo-

vem, ou grupo de amigos, levem suas próprias bar-racas, podendo vivenciar uma maior experiência de despojamento.

As inscrições podem ser feitas até 23 de julho, será

Estão abertas as inscrições para II Acampamento Vocacional

cobrada uma taxa de R$ 25,00 (vinte cinco reais). Após o preenchimento da ficha de inscrição, o parti-cipante deve encaminhar para o email: [email protected].

O vereador Joel Celestrini protocolou requerimento, junto ao Poder Executivo, solicitan-do que seja realizado o “patro-lamento e cascalhamento” na estrada que de acesso à Pe-drolândia em Córrego do Meio na localidade de Terra Alta.

Joel justificou que o reque-rimento foi providenciado após as reclamações dos morado-res da região. “Essa manuten-ção vai proporcionar o desen-volvimento econômico e social para a comunidade. A região é formada por agricultores e pecuaristas, onde sua fonte de renda é a agricultura familiar”, afirmou.

Esta é a segunda vez que o

requerimento é protocolado. A primeira solicitação foi realiza-da em outubro de 2013.

A Secretaria Municipal de Obras recebeu o requerimento sobre o assunto. O cronograma de atendimento às comunida-des foi modificado em virtude dos trabalhos de reconstrução

Celestrini pede manutenção em estrada do interior de LinharesRequerimento atende reivindicação dos moradores da localidade de Terra Alta

de regiões do município que foram atingidas pelas chuvas. A estrada citada deve receber as melhorias ainda este ano, no mês de outubro. Os mora-dores podem pedir esse tipo de serviço por meio do telefo-ne 3372-2117, da Secretaria de Obras.

Divulgação

TOTAL MÓVEIS - INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA-EPP

torna público que Obteve do IEMA, através do Processo

nº 35540028, Licença de Operação (Nº 134/2014) para a atividade de Fabricação de móveis de madeira, na localidade da Rua Sebastião da Silva Pratti, 336, Planalto, no Município de Linhares-ES.

Linhares-ES, 26 de junho de 2014

COMUNICADO

Page 11: O PIONEIRO 26 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIRO

QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

11O INDICADOR PROFISSIONAL |

Page 12: O PIONEIRO 26 DE JUNHO DE 2014

O PIONEIRO12QUINTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2014

O

| DENIDeni Almeida da Conceiçã[email protected]

Essa coluna é publicada todas as quintas e domingos

| SOCIEDADE

“Preocupe-se mais com a sua consciência do que com a sua reputação. Por que a sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles.”

Bob Marley

Bom dia, Rodrigo Paneto

A Aliança Jovem da Adel – As-sociação para o Desenvolvi-mento de Linhares promoveu ontem uma palestra com o titulo Relacionamento como ferramenta de comunicação e imagem, que teve como pales-trante Pedro Torres.

Começa hoje e segue até do-mingo, 29, a 6ª Edição da Ex-poflor – Feira de Agronegócio da Floricultura Capixaba, em Domingos Martins.

Nossa solidariedade aos fami-liares de Carlos Alberto Bene-vides, que nos deixou domin-go passado; abraço da coluna a Maria dos Anjos (esposa) e aos filhos Juliana, Pedro e Bruna.

Em dia de jogo da Sele-ção Brasileira as atividades do país param literalmente. Segunda-feira, por exemplo, após o primeiro expediente pouca coisa funcionou.

Por iniciativa do deputado es-tadual Luiz Durão, Carlinhos Mendonça receberá, em agos-to, o titulo de Cidadão Espírito--Santense na Assembleia Le-gislativa.

Curtas

O empresário José Lino Sepul-cri tomou posse segunda-feira, 23, para mais um mandato na presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo

Posse– Fecomércio-ES para o qua-triênio 2014/2018. A seu lado, como primeiro e segundo vice--presidentes estão João Elve-cio Faé e Idalberto Luiz Moro, respectivamente.

Renato Grossi Zunti, filho de Maria Lucia e Adauto Corrêa Zunti fez Mestrado em Direito Ambiental na Escola Superior Dom Helder Camara, em Belo Horizonte, e defendeu sua tese, no dia 23 de maio, com o tema “A responsabilidade penal da pessoa juridica de Direito Publico por danos ambientais” e recebeu inúmeros elogios pelo trabalho apresentado. “Não foi um trabalho fácil, porque é uma matéria que ainda não tem súmula, não tem definição. Todos os julgados ainda não têm uma concretude muito grande. Porém, é um tema que vem engrandecendo muito, com vários debates. E acho que é assim que deve ser”, disse Renato.

Brunella e Orlando Rosetto Junior, Tereza Cristina Ceolin e Armando Cajueiro, Paula e Rui Chaves, Caroline e Pablo Pedroni, Dayla e Daniel Galvêas

Mestrado

Em Domingos Martins

Curtas IINa próxima segunda-feira, 30, será inaugurado o Centro de Co-mando de Operações – CCO do 12º Batalhão da Polícia Militar. Quem convida é o Comandante Geral da PM no Espírito Santo, Cel Edmilson dos Santos, e o Co-

mandante do 12º Batalhão, Tem. Cel Evandro Teodoro de Oliveira. Será às 16h 30min.

Tânia Rangel Nascimento aniver-sariou ontem e recebeu os com-primentos de seus familiares.

Divulgação

Música boa da Banda Magrão & Bruno Calmon Acústico, papo alegre de um grupo de casais bem descontraídos, gente jovem na pista, vinho selecionado com a experiên-cia do pai-anfitrião e whisky envelhecido. Foi assim que o jovem Jobson Bortot Fi-lho celebrou seu aniversário sexta-feira, 20, na Fazenda Santa Luzia, que fica em Ja-cupemba, município de Ara-cruz. Lá estiveram Regina e o juiz Antonio de Oliveira Rosa Pepino, Raquel e Carlos Ja-ques Mazzei Ferreira, Graça e Luiz Rigoni, Guta e Paulo Faé Bonincenha, Odete e Arizio Tessarollo, Amilka e Marcelo Pessotti, Jamile e Agaildo Tes-ch, Lidiane Gaigher e Paulo Sheppa, Polini Corandini e Lu-cas Ribeiro, Carolina Gaigher e Stanley Nunes, Rosangela Gaigher, Giane Melo e Rafael Borgo, Roberta Cardia, Arizio

Aniversário de JobinhoTessarolo Filho e sua simpáti-ca namorada Livia, Marilene e Carlinhos Mendonça, Arilda e Edimilson Costa, Bebel e Ta-deu Denadai com o filho Tulio, além de Gean Bortot, Gusta-vo Bortot, Tiago Bortot e suas respectivas esposas.Taciana Gaigher, enfant gâté de Jobinho, mostrou que é uma excelente crooner, ao assumir, por algum tempo o microfone da Banda e dar um show, interpretando músicas sensacionais com uma voz melodiosa, bem delicada em homenagem ao amado. Bele-za pura.E para não fugir à regra, on-tem foi o aniversário do Job-son Bortot pai, que recebeu o “Pessoal do Vinho” em seu apartamento da Rua da Con-ceição, recém decorado, com muita savoir-faire. Resta dizer que Jobson pai e filho são mé-docpos oftalmologistas.