o nosso jornal nº33cpnsf.irmashospitaleiras.pt/attachments/article/132/o...nesta edição d’ “o...

6
Para terminar, ainda em junho no dia vinte e três, fui à Clínica Psiquiátrica de S. José, Telheiras assistir à entrega de prémios pelo IV Concurso Bento Menni. Foi uma tarde bem passada, os trabalhos apresentados eram bastante criativos e estavam expostos no átrio, à entrada do auditório e realçavam todo o empenho que cada “artista/s” colocou na sua conceção. Esta saída tornou-se importante porque as pessoas do nosso Centro, inclusive eu, não conhecíamos esta Casa das Irmãs. Fiquei encantada com os espaços e ainda mais com a Capela que é fora do comum. Por tudo isto, digam lá se não é bom sair, conhecer outros lugares e conviver? Idalina G. 12 IIHSCJ – Centro Psicogeriátrico Nª Sª de Fátima Rua Machado dos Santos Nº2, 2775-236 Parede Tel.: 214 569 600 Fax: 214 571 537 e-mail: [email protected] Ano XIX Nº33 mai./jun. 2017 Ficha Técnica Edição: Centro Psicogeriátrico Nª Sª Fátima Coordenação: Dra. Amita Gonçalves Redação: Elisa B., Gabriela P., Idalina G., Inês V., Maria de Jesus S. C. Arranjo Gráfico: Serviço Terapia Ocupacional “Fazer a vontade de Deus, é fonte de todo o bem.” (S. Bento Menni)

Upload: others

Post on 16-Feb-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Para terminar, ainda em junho no dia vinte e três, fui à Clínica Psiquiátrica de S. José, Telheiras assistir à entrega de prémios pelo IV Concurso Bento Menni. Foi uma tarde bem passada, os trabalhos apresentados eram bastante criativos e estavam expostos no átrio, à entrada do auditório e realçavam todo o empenho que cada “artista/s” colocou na sua conceção. Esta saída tornou-se importante porque as pessoas do nosso Centro, inclusive eu, não conhecíamos esta Casa das Irmãs. Fiquei encantada com os espaços e ainda mais com a Capela que é fora do comum. Por tudo isto, digam lá se não é bom sair, conhecer outros lugares e conviver?

    Idalina G.

    12

    IIHSCJ – Centro Psicogeriátrico Nª Sª de Fátima Rua Machado dos Santos Nº2, 2775-236 Parede Tel.: 214 569 600 Fax: 214 571 537 e-mail: [email protected]

    Ano XIX Nº33 mai./jun. 2017

    Ficha Técnica Edição: Centro Psicogeriátrico Nª Sª Fátima

    Coordenação: Dra. Amita Gonçalves

    Redação: Elisa B., Gabriela P., Idalina G., Inês V., Maria de Jesus S. C.

    Arranjo Gráfico: Serviço Terapia Ocupacional

    “Fazer a vontade de Deus, é fonte de todo o bem.”

    (S. Bento Menni)

  • 2

    Os meses de maio e junho foram em cheio para mim! Gosto muito de passear, de conviver e tive essa oportunidade. Claro está, para além das atividades que decorrem, no nosso Centro, próprias destes meses, como a recitação do terço, aniversário da nossa Casa e da Congregação, o dia do Sagrado Coração, a festa dos aniversários, os santos populares,…. Em maio participei, uma vez mais, no Baile da Flor na Sociedade da Parede, onde participam vários centros do nosso concelho. Foi divertido e uma tarde de grande confraternização e muita animação, com direito a bailarico e lanche partilhado. Já em junho, no dia oito, rumámos, em peregrinação hospitaleira a Fátima, o que é habitual nesta altura do ano. De salientar, a presença

    de todas as casas do Instituto das Irmãs Hospitaleiras. Trata-se de um dia muito bem programado, que envolve muita gente, onde temos a oportunidade de rever pessoas, sobretudo irmãs, que pelo nosso Centro passaram e nos deixaram saudades. Fiquei ainda mais satisfeita pela

    oportunidade de participar na eucaristia, na oração dos fiéis e, também, na encenação do nosso Centro. O contributo de cada Casa é uma riqueza muito grande para partilhar e conhecer outras realidades que não a nossa. Maria, Mãe de Jesus, foi enaltecida de variadas formas: canções, encenações, danças, vídeos,… estando de acordo com o tema deste ano “Maria Mãe Hospitaleira”.

    11

    EDITORIAL:

    Caros Leitores,

    Caros Leitores,

    Nesta edição d’ “O nosso Jornal”,

    partilhamos algumas das atividades,

    que decorreram durante os meses

    de maio e junho.

    De tantas, apenas assinalamos

    alguns acontecimentos. Iniciamos

    com um “Hino ao Espírito Santo”,

    continuando adiante com o “Passeio

    a Fátima”. As saídas ao exterior

    contadas em “Os meus Passeios”. O

    que é viver uma “Festa em Grande”

    e expressar o que “Gostaria” de

    partilhar com todos os leitores. Por

    curiosidade espreitem o que “Vai

    Acontecer” e quem festejou o

    “Aniversário” no nosso Centro.

    Nesta Edição:

    Editorial …………………………………….….…. 2

    Hino ao Espírito Santo ....….……….….…. 3 Aniversários: ……………………………...….… 5

    Passeio a Fátima …..…………..….......…….. 6

    Gostaria ………………………………………….. 8

    Festa em Grande ………………………….… 9

    Vai Acontecer ……………..…….............… 10

    Os meus Passeios …………………......... 11

    Ficha Técnica ……………….………..….…... 12

  • Quando exaustos ficamos caídos. És nascente do nosso amor Amparo do nosso ardor Do nosso sofrer, fazes alegria. Contigo aprendemos a amar A aceitar, a própria dor. És nascente da fé, que alimenta nossa vida Água que nos sacia e faz crescer És a grande graça concedida A quem Ta pede, com fervor E sabe rezar com devoção Porque encheste de fé, seu coração. Espírito, fonte da nossa fortaleza Que transformas nossa miséria e pobreza Nesse caudal de amor Que é toda a nossa riqueza. Obrigada por teres descido até nós! Obrigada, pela força que nos dás Para a todos, saber amar E podermos chegar até Vós! Nós Te agradecemos, Espírito de Amor Por, vivendo em intima união Te podermos, aqui testemunhar Que Jesus morreu numa cruz Não por ser malfeitor Mas, por causa do pecador A quem quis dar a Salvação!

    Gabriela P.

    4

    FESTA EM GRANDEFESTA EM GRANDEFESTA EM GRANDEFESTA EM GRANDE

    No passado dia 29 de junho, dois acontecimentos importantes sucederam: o meu dia de anos e a festa dos santos populares no nosso Centro. Acordei bem-disposta, pois completava 95 primaveras. Enquanto me preparava para sair com o meu filho, o espaço dos jardins, junto à portaria, estava a ser preparado: as fitas, os balões, a “barraca das rifas”, a “tendinha” da nossa Associação, a banca dos leigos hospitaleiros, o assador de sardinhas, as cadeiras, mesas, … eram colocados. Sei que, quando ia a sair para almoçar, aquele espaço estava lindo, cheio de cores, agradável aos olhos de quem por ali passava. E o cheiro a sardinha assada pairava no ar. O almoço foi maravilhoso, à beira mar. Não poderia ter comemorado melhor. Estar com a família é sempre bom. Quando regressei ainda decorria a festa. Não pude assistir aos grupos, mas posteriormente soube com pormenores que vários compareceram, provenientes de Cascais, Estoril, Carcavelos e até da nossa Casa de Telheiras. Marchas, canções e fado, abrilhantaram esta tarde de santos populares.

    9

  • O nosso Centro iniciou a festa com uma marcha. Foram bastante elogiados os fatos que apresentaram, em tons de vermelho e preto. Para mim foi bom ter saído, mas também, poder estar, embora por pouco tempo, na festa. Quando cheguei, muitas foram as pessoas que ainda me deram os parabéns. Foi um dia muito feliz!

    Elisa B.

    10

    HINO AO ESPÍRITO SANTO Espírito Santo, força do nosso caminhar Nossos passos orientas e guias Com Tua Luz, nos alumias E nas trevas nos fazes avançar. És fonte de onde brota o amor Entre Pai e Filho, és Comunhão De onde irradia todo o calor Que inunda as almas de fervor E nos leva a viver, Convosco, em união Contigo, aprendemos a dizer Senhor Tu nos ensinaste, ao mal, dizer não À Tua vontade, nosso “sim”, pronunciar Contigo, nos levaste a amar A todos, saber perdoar O ódio, transformar em amor Com todos, viver como irmãos. À Tua fonte vamos beber Essa água pura e cristalina Que, à nossa alma, mata a sede E consola nossa vida. És luz quando o dia escurece És estrela que nos guia És força que nos faz levantar

    3

    JULHO:

    12: Piquenique à Quinta d’Alagoa

    24: Dia dos Avós no CPNSF

    27: Festa de Aniversários

    AGOSTO:

    17: tarde de Cinema

    31: Festa de Aniversários

  • PASSEIO A FÁTIMAPASSEIO A FÁTIMAPASSEIO A FÁTIMAPASSEIO A FÁTIMA

    Como todos os anos, fazemos duas peregrinações ao Santuário de Fátima. A primeira, para um grupo de utentes mais dependentes a nível motor e, por isso num autocarro, com placa elevatória que facilita a entrada para quem está em cadeiras de rodas. É organizada pelo nosso Centro. A segunda, extensiva a todos os Centros das Irmãs Hospitaleiras, com um programa específico, determinado pelo Instituto, para dinamização e envolvimento de todos os participantes. Eu tive a felicidade de, durante oito anos, participar em ambas. Atualmente, com uma saúde mais debilitada e com maiores dificuldades de locomoção apenas fui, com muita pena minha, à primeira saída.

    6

    Como sempre estava tudo muito bem organizado e correu muito bem. Fizemos tudo com calma e tranquilidade. Estivemos na Capelinha das Aparições onde assistimos ao terço e à santa missa. O almoço decorreu muito bem na “Casa de Retiros N. S. das Dores”, mesmo ao lado da Capelinha, o que facilitou bastante porque eram muitas cadeiras de rodas na deslocação. Após o almoço ainda fomos colocar as velinhas e às compras, procurando levar lembranças para os amigos e familiares. Tivemos a sorte de ter um motorista muito simpático e disponível assim como todos os colaboradores, familiares, voluntários e irmãs. Todos foram incansáveis, proporcionando um bom ambiente de equipa e de convívio que durou o dia todo. Para mim, foi uma felicidade muito grande, poder sentir e estar num espaço santo que me diz tanto. Entrar em Fátima é “qualquer coisa” de extraordinário, inexplicável. Os nossos sentimentos, mais profundos, afloram neste Encontro com Deus e Nossa Senhora.

    Inês Vieira

    7

  • GOSTARIA Há alguns anos atrás escrevi um livro intitulado “PARA CRIANÇAS E JOVENS CELEBRAREM O NATAL”. Nele está um pequeno texto, do qual gosto muito e que gostaria de partilhar convosco.

    Gostaria que a minha vida fosse um

    CÂNTICO DE NATAL e que todos os que passassem pelo meu caminho,

    descobrissem a alegria de viver…

    Gostaria de ser no mundo um CÂNTICO DE PÁSCOA

    anunciado pela comunhão no sofrimento dos homens que é o sofrimento de Cristo…

    Gostaria que o Espírito do Senhor penetrasse os meus ossos

    e que o estremecer do meu corpo fosse anúncio de PENTECOSTES…

    Maria de Jesus S. C. 8

    5

    Lídia S.

    Emília M.

    Teresa S.

    Elisa B. P.

    Mª Marta P.

    Angélica F.

    Fátima P.

    A Equipa de “O Nosso Jornal” deseja felicidades às

    aniversariantes que completaram mais uma primavera nestes meses.