o mundo do griô

3
O mundo do griô

Upload: vocong

Post on 07-Jan-2017

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: o mundo do griô

o mundo do griô

3P_TEM_HOMENS DA AFRICA_LA_MIOLO_001A079.indd 9 7/3/09 2:39:06 PM

Page 2: o mundo do griô

10

O griô é uma instituição da antiga civilização mandinga1 ou do Mali. O Mali foi um império na Idade Média, que se esten-dia da atual Mauritânia à Costa do Marfim. O griô pertence a uma casta socialmente inferior aos nobres e mostra respeito por eles em todas as ocasiões. Ele vive da generosidade dos nobres e só pode se casar com uma mulher da própria casta.

1. Um griô nos dias de hoje.2. Representação de uma kora, palavra que vem do mandinga.

Em suas diversas versões, é compa-nheira inseparável da música e dos

contos do griô. É conhecida como harpa africana.

1

2

3

1. São de origem mandinga os seguintes grupos étnico-linguísticos: malinkê, bambara, dioula, bobo, sussu, soninkê, bozo, bisa, kuranko, tomã, mende, tura, dan, koniakê, guerzê, manon,

kpelê, gouro, ligbi, san, busa, way e gagu. Os três primeiros possuem mínimas diferenças linguísticas e são considerados os “fundadores” de todo o tronco mandinga. [N. do C.]

3P_TEM_HOMENS DA AFRICA_LA_MIOLO_001A079.indd 10 7/3/09 2:39:09 PM

Page 3: o mundo do griô

11

3. Mesquita de Djenné, cidade que fazia parte do grande Império do Mali. Aqui se encontram tradições africanas, islâmicas e intervenções da época da colonização europeia.4. Região da antiga civilização mandinga, reino cujo passado foi transmitido com cuidado especial pelos griôs, os guardiões das tradições.5. Núcleo primitivo do império dos mandingas e a expansão depois do legendário herói Sundjata, que uniu diversos reinos no Império do Mali. Na África do Oeste, entre os séculos IX e XVI, surgiram alguns dos Estados mais complexos do continente, na área de influência islâmica. Essas raízes contribuíram para dar à região certa unidade cultural.

a) Estatueta de terracota encontrada em escavações arqueológicas na região de Djenné.b) Placa de madeira, da Nigéria, para proteger o Alcorão.c) Mesquita de Timbuktu.d) Sepultura dos imperadores da dinastia Askia, em Gao.e) Muros que cercam a mesquita da cidade de Djenné, centro cultural e comercial.f ) Penteado elaborado de uma mulher de muitas posses do grupo fula ou peul, região de Djenné.

5

4

Império dos mandingas antes de Sundjata

Império após a morte de Sundjata, sob Mansa Mussa

Zonas auríferas

Teghazza

Walata

Takrur

Dakadiala

AwlilOc

ean

O a

tlâ

nt

icO

Timbuktu

Dia

DjennéKirina

Kankaba

Bani

Kiri

Kurussa Niani

Níger

Níger

Gao

Kukya

Gâmbia

Senegal

Montes Mandês

Montes Mandês

a

c

d

b

f

e

3P_TEM_HOMENS DA AFRICA_LA_MIOLO_001A079.indd 11 7/3/09 2:39:12 PM