o metropolitano nº 108 maio 2015

8
Com apresentações de música, capoeira e balé, e muita informação sobre o tema, Campinas disse não à exploração sexual da infância e juventude, em evento realizado na manhã e tarde da segunda- feira, 18 de maio, na praça Rui Barbosa, centro da cidade. Centenas de crianças e jovens, ligadas a escolas e várias entidades sociais, foram o destaque do ato, coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Nesta data é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data cou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000 Atuante no Movimento Vida Melhor, que promove ações contra o trabalho infantil e a exploração sexual, Márcio Henrique Cristiano (foto) foi o animador do evento desta segunda-feira. “É preciso combater diariamente essa exploração, até que ela seja erradicada”, armou Márcio, sintetizando o espírito do movimento na praça onde já existiram dois grandes teatros e foi palco de uma grande manifestação pela cidadania integral. ONDE DENUNCIAR: Disque denúncia – 3236.3040 / 181 / 100; CMDCA – 3254.9263; Vara da Infância e Juventude – 3756.3527 / 3756.3528 Promotoria da Infância e Juventude – 3578.8370; Defensoria Pública – 0800.7701085; Delegacia da Infância e Juventude – 3276.0011; Delegacia de Defesa dos Direitos da Mulher – 3242.5003; Conselho Tutelar – 0800.7701085 / 3236.2959 Mais noticias sobre o evento veja no: http://agenciasn.com.br/arquivos/3418 Ano 3 - Edição 108 - Sábado 23 de maio de 2015 O Jornal da Região Metropolitana de Campinas / SP o metropolitano curtir no Aureluce Santos, a dama do samba de Campinas Virada Cultural Paulista 2015 Pág 2 Foto: Fernanda Sunega Jonas e Marina Silva se encontram em evento EM 2015 APAE COMPLETA 50 ANOS! 76ª Semana de Enfermagem defende o SUS e prepara Conferência Nacional Foto: Luiz Granzotto Diretora do FMI diz que disciplina fiscal é a base para programas sociais No mês de aniversário, Prefeitura de Hortolândia e Governo Federal inauguram maior parque ambiental da cidade Secretário, convidados e palestrante Campinas diz não ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes Foto: José Pedro Martins Texto parcial: Agência Social de Notícias Foto: Carlos Bassan Campinas é a primeira cidade do País a ter táxis elétricos na frota Vereadora Neusa do São João (PSD) comenta as conquistas da Região do Campo Grande e destaca a presença do prefeito Jonas Donizette Pág. 7 Pág. 7 Pág. 5 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 3 Pág. 6 Pág 4 Secretaria de Saúde de Campinas estende prazo e vacinação contra a gripe vai até 3 de junho

Upload: o-metropolitano

Post on 22-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: O metropolitano nº 108 maio 2015

Com apresentações de música, capoeira e balé, e muita informação sobre o tema, Campinas disse não à exploração sexual da infância e juventude, em evento realizado na manhã e tarde da segunda-feira, 18 de maio, na praça Rui Barbosa, centro da cidade. Centenas de crianças e jovens, ligadas a escolas e várias entidades sociais, foram o destaque do ato, coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).Nesta data é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data cou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000Atuante no Movimento Vida Melhor, que promove ações contra o trabalho infantil e a exploração sexual, Márcio Henrique Cristiano (foto) foi o animador do evento desta segunda-feira. “É preciso combater diariamente essa exploração, até que ela seja erradicada”, armou Márcio, sintetizando o espírito do movimento na praça onde já existiram dois grandes teatros e foi palco de uma grande manifestação pela cidadania integral. ONDE DENUNCIAR: Disque denúncia – 3236.3040 / 181 / 100; CMDCA – 3254.9263; Vara da Infância

e Juventude – 3756.3527 / 3756.3528Promotoria da Infância e Juventude – 3578.8370;Defensoria Pública – 0800.7701085; Delegacia da Infância e Juventude – 3276.0011; Delegacia de

Defesa dos Direitos da Mulher – 3242.5003; Conselho Tutelar – 0800.7701085 / 3236.2959Mais noticias sobre o evento veja no:http://agenciasn.com.br/arquivos/3418

Ano 3 - Edição 108 - Sábado 23 de maio de 2015

O Jornal da Região Metropolitana de Campinas / SP

o metropolitanocurtir no

Aureluce Santos, a dama do samba de Campinas

Virada Cultural Paulista 2015

Pág 2

Foto: Fernanda Sunega

Jonas e Marina Silva se encontram em evento

EM 2015 APAE COMPLETA 50 ANOS!

76ª Semana de Enfermagem defende o SUS e prepara Conferência Nacional

Foto: Luiz Granzotto

Diretora do FMI diz que disciplina fiscal é a base para programas sociais

No mês de aniversário, Prefeitura de Hortolândia e Governo Federal inauguram maior parque ambiental da cidade

Secretário, convidados e palestrante

Campinas diz não ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Foto: José Pedro Martins Texto parcial: Agência Social de Notícias

Foto: Carlos Bassan

Campinas é a primeira cidade do País a ter táxis elétricos na frota

Vereadora Neusa do São João (PSD)comenta as conquistas da Região do Campo Grande e destaca a presença do prefeito Jonas Donizette

Pág. 7

Pág. 7

Pág. 5

Pág. 4

Pág. 4

Pág. 3

Pág. 6

Pág 4

Secretaria de Saúde de Campinas estende prazo e vacinação contra a gripe vai até 3 de junho

Page 2: O metropolitano nº 108 maio 2015

o metropolitano

“O Jornal « », não se responsabiliza o metropolitanopela veracidade das ofertas dos anúncios, sejam pagos ou gratuitos; assim como a expressão de qualquer tipo de opinião manifestada sob qualquer texto escrito e apenas divulgado por este. O Jornal simplesmente oferece um serviço. Ao fechar qualquer negócio, verifique as garantias e a qualidade do serviço oferecido. O Jornal também não recebe antecipado de seus colaboradores. O anunciante só contribuí com o Jornal após a publicação. Garantimos o mínimo de 2mil jornais impressos por cada publicação.

Contato / Redação

CNPJ 13.659.824/0001-10 / Jornalista: MTB 71941 / EJAL

(19) 98841.4080 / 99286.4147

Agradecemos nesta Edição os Textos e Fotos, e fontes de Pesquisa :

Departamentos de ComunicaçãoPrefeituras de: Campinas, Hortolândia e Sumaré.

EMDEC - Portal G1 - Agência BrasilGuarda Municipal Campinas

Email: [email protected]@hotmail.com

Sede em Campinas: Rua República Dominicana, nº 565 / Sl C - Jd. Nova Europa - Campinas SP

DE 24/05/2015 a 30/05/2015

Acompanhe a influência dosAstros no HORÓSCOPO SEMANAL

Edição CidadesPágina A2 - Ano 3 - Edição 108 - Sábado 23 de maio de 2015

ÁRIES Pequena oscilação na vitalidade física e mental. Não exija demais do seu organis-mo e procure adaptar-se as modicações intensas que estão ocorrendo. Procure descobrir o que está mudando em você.

TOURO Alegria e tranquilida-de com relação a si mesmo. Tendência a voltar-se para seus próprios interesses e desejos. Pequenos contra-tempos na lida com o cotidia-no. Início de um período de amadurecimento.

GÊMEOS Mais força física e você poderá voltar a tomar o comando da sua vida. Um novo ciclo se inicia, com n o v a s o p o r t u n i d a d e e m o t i v a ç õ e s . I n t e r e s s e especial, por enquanto, na vida a dois.

CÂNCER Procure cuidar do b o m f u n c i o n a m e n t o d o aparelho digestivo e dos intestinos. O planeta Marte lhe trará mais conança e força pessoal. No entanto, o planeta Mercúr io, proporc ionará menos vitalidade física. Não exija demais de si próprio.

LEÃO Muitas at ividades prossionais e êxito nos negócios e novos empreendi-mentos sociais e familiares, estão previstos para você nesta fase. Ótimo estado mental o que lhe dará mais rapidez ao ter que tomar decisões importantes.

V I R G E M M o m e n t o q u e propícia felizes contatos com parentes e com pessoas de sua alta estima. Procure, também, levar às pessoas, mais otimismo e conança. Uma pessoa da sua família ou um amigo muito íntimo poderá lhe dar uma surpreendente notícia, que deixará você muito feliz.

LIBRA Poupar as suas economias, a m de conseguir a casa própria que tanto sonha e deseja, será o mais importante a fazer agora. Procure tomar cuidado para não deixar de lado suas conquistas prossionais, assim como sua família.

ESCORPIÃO Fase em que terá muita disposição mental e física para trabalhar e para tratar de assuntos pessoais. Os negócios estarão bastante favorecidas bem como para o amor e as novas amizades. Todavia, evite abusos.

S A G I T Á R I O E x c e l e n t e disposição mental para tratar de assuntos importantes e de negócios, para entabular novas ideias relacionada com publicidade, comunicações e lucrar com isso. Contudo, seja sincero.

C A P R I C Ó R N I O H a v e r á possibilidades de elevação material através do esforço que têm enviado no trabalho e dos bons negócios realizados ou a realizar. Tudo leva a crer que um romance inesperado, porém, fo r te e in tenso, provoque profundas mudan-ças no seu comportamento.

AQUÁRIO Sua relação com as pessoas no ambiente de trabalho poderão passar por alguns momentos negativos. Você poderá estar se sentindo muito acima dos colegas de prossão, o que ocasionará certo tipo de desentendimen-to.

PEIXES Está fase é negativa para você, mas como tudo passa esta fase também passará dentro de poucos dias. Mas agora tome cuidado com notícias falsas, com pessoas que dizem amigas, e cuide melhor da sua saúde.

Foto: Grupo Alabê Ketu Jazz

Virada Cultural Paulista 2015 terá ampla programação com entrada gratuita

Para a Virada Cultural Paulista 2 0 1 5 , a P r e f e i t u r a d e Camp inas , po r me io da Sec re ta r i a Mun i c i pa l de Cultura, organizou as atrações que serão apresentadas na Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos”, nos dias 30 e 31 de maio, sábado e domingo. Todos os eventos são gratuitos.A programação é bem diversi-cada e privilegia artistas regio-nais. A relação inclui cerca de 30 atrações de música, dança, cultura popular, arte circense, teatro d observações do céu, entre outras.Haverá uma grande praça de alimentação com food trucks e barracas de gastronomia cultural e cervejarias artesanais nos dois dias, a partir das 14h.

Os food trucks, que são ligados à Associação de Gastronomia sobre Rodas de Campinas, oferecerão opções variadas que incluem hambúrguer, cachorro-quente, churros e paletas. A Virada será o primeiro evento que conta com a participação somente de trucks da cidade.No setor de gastronomia cultural, tendas oferecerão comidas típicas como acarajé, vatapá , caruru, tapioca, feijão baiano, galinhada, bobó de camarão, entre outras delícias.

Apresentações artísticas entre os shows dos palcoEntre ou durante as apresenta-ções do palco montado na Estação Cultura, o público poderá acompanhar uma grade de programação variada e será

surpreendido com números de mágica, dança, circo ou de outras intervenções artísticas.

Atrações no MIS e no Largo do RosárioAlém do palco da Estação Cultura, haverá exibição de lmes no Museu da Imagem e do Som (MIS). O astrônomo Júlio Lobo, do Observatório Municipal “Jean Nicolini”, receberá o público para obser-vação do céu, no Largo do Rosário. No domingo, 31 de maio, a partir das 14h, também no Largo do Rosário, o público poderá participar da Dança Circular, coordenada pela arte-educadora Mairany Gabriel.

A Secretaria de Cultura do Estado e o Sesc-Campinas

também par t i c ipam com atrações na Virada Cultural. As apresentações pelo Estado serão no Largo do Rosário e as do Sesc, na própria unidade. Conra a programação comple-ta pe la in ternet no s i te http://www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br/

Virada Cultural Paulista 2015 na Estação CulturaDatas: 30 de maio, sábado, e 31 de maio, DomingoHorário: a partir das 14h, nos dois diasLocal: Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos” - Praça Floriano Peixoto, s/n, Centro Campinas. Entrada e estacionamento gratuito na Rua Francisco Teodoro, 1050 , na Vila Industrial.

O prefeito Antonio Meira entregou, na quinta-feira (21/05), o Ponto de Entrega Voluntária de entulhos e outros materiais recicláveis, o PEV Vila Real. Esta unidade recebe resíduos sólidos, como entulho de const rução, made i ra , papelão e outros itens que não podem ser descartados no lixo comum. Um sexto PEV está em i m p l a n t a ç ã o n o J a r d i m Amanda, com previsão de ser nalizado neste ano. Outros quatro PEVs já estão em funcionamento no município (conra os endereços abaixo).“Trabalhos como estes, que colaboram para preservar o meio ambiente em nossa cidade, são muito importantes. Fomos contemplados num concurso da Caixa Econômica Federal com recursos para a implantação dos PEVs, numa seleção que contou com a participação de cidades de todo o País. Ficamos em primeiro lugar, o que demonstra nosso empenho na gestão ambiental”, destacou Meira.A construção dos PEVs em Hortolândia é fruto de um projeto da Secretaria de Meio Ambiente, premiado pela Caixa Econômica Federal, em 2011. C o m t e m a “ R e c i c l a n d o Entulhos”, o plano previa, além da construção dos PEVs, a r e a l i z a ç ão de pa l e s t ra s educativas e a produção de paneto sobre educação ambiental. A parceria com a Caixa garantiu a liberação de recursos do FSA (Fundo Socioambiental) da instituição nanceira para a implementa-ção do projeto, primeiro no País a ser patrocinado a fundo perdido, isto é, com recursos da própria Caixa.O acordo possibilitou investi-

mentos de R$ 1,54 milhão, dos quais R$ 1.056.521,10 foram provenientes do FSA Caixa e R$ 483.538,18 como contrapartida da Prefeitura. Além da obra dos PEVs, os recursos foram investidos na compra de dois caminhões para transporte de caçamba e uma máquina, equipamentos que auxiliarão no transporte dos resíduos depositados nos PEVs.

Como funcionam os PEVs?A intenção de implantar os PEVs em todas as regiões é manter um local aberto todos os dias da semana, inclusive feriados, onde a população possa descartar correta e gratuita-mente itens como entulhos de construção, isopor, plástico PET, eletroeletrônicos, sofás, colchões velhos e outros materiais recicláveis, que possam ser reaproveitados. O local é preparado para receber este tipo de resíduo, sendo um

espaço fechado e seguro, com portaria, zeladoria e manuten-ção diária. É proibido o descarte de itens como lixo orgânico, resíduos industr ia is e os provenientes de serviços de saúde.Na unidade, cada morador pode descartar, por mês, até 1m³ de entulho, o equivalente ao volume de uma caixa d’água de mil litros. Os PEVs funciona-rão de modo integrado à URE-H o r t o l â n d i a ( U s i n a d e Reciclagem de Entulho), órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizado no Parque Perón. É para este local que os materiais depositados nos PEVs serão encaminhados.“A Secretaria de Meio Ambiente tem orgulho de participar da implantação dos PEVs e cuidar destes espaços, garantindo o crescimento sustentável da nossa cidade”, disse o secretá-rio de Meio Ambiente, Aldo Aluísio Silva.

Endereço dos PEVs•PEV-01 AuxiliadoraRua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva

•PEV-02 Parque GabrielAvenida Joaquim Martarolli, 2005

•PEV-03 InterlagosRua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)

•PEV-04 AdelaideRua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

•PEV-05 Vila RealRua Or lando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes

•PEV-06 Jardim Amanda (em projeto)Rua Augusto dos Anjos, s/n

População pode utilizar local para descarte correto de resíduos sólidos

Hortolândia inaugura o PEV Vila Real

Page 3: O metropolitano nº 108 maio 2015

o metropolitano

156

curtir no

ESCRITÓRIO

CONTÁBIL

CONTABILIDADE & ASSUNTOS FISCAIS

* Regularizamos a situação de sua empresa* Assessoria contábil e fiscal* Abertura e encerramento de empresa* Contratos em geral* Declaração Imposto de RendaRua República Dominicana, 565 | Jd. Nova Europa - Campinas SP

Entre em contato conosco: (19) 3278.0725 / 3278.0964

Ano 3 - Edição 108 - Sábado 23 de maio de 2015 - Página A3

Dilma e Tabaré Vázquez defendem acordo entre Mercosul e União EuropeiaO fechamento de um acordo entre o Mercosul e a União Europeia para uma zona de livre comércio é a prioridade do bloco sul-americano para este ano, de acordo com os presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e do Uruguai, Tabaré Vázquez, que se reuniram na sexta (21) em Brasília, durante visita de Estado do chefe do país vizinho.Dilma e Vázquez cobraram a denição de uma data para que os blocos façam a apresentação de suas ofertas comerciais, quando os dois lados montam uma lista de quais produtos poderão ter as tarifas zeradas em caso de acordo. A apresentação tem que ser simultânea e já chegou a ser negociada em 2013 e 2104, mas não ocorreu.“Fazer o acordo entre o Mercosul e a União Europeia é a prioridade da agenda externa do bloco. Vamos propor à União Europeia que denamos, para o mais breve prazo possível, a data de apresentação simultânea das nossas ofertas comerciais”, disse Dilma durante declaração à imprensa, após reunião privada com o presidente uruguaio no Palácio do Planalto.Vázquez defendeu que as pro-postas sejam apresentadas antes da cúpula entre a União Europeia e a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), marcada para os dias 10 e 11 de junho, em Bruxelas.Apesar da defesa conjunta dessa

agenda do Mercosul, Tabaré Vázquez fez duras críticas ao bloco e defendeu a revitalização do grupo. Segundo ele, o Mercosul não pode ser “reduzido a reuniões e discursos” e tem que estar alinhado à nova realidade política e econômica do continen-te.“Nossos países não vivem na solidão, fazem parte de um bloco regional que tem enorme poten-cial, mas que hoje não está à altura de sua razão de ser. Não somos iludidos nem impacientes, mas não seríamos sinceros se disséssemos que o Mercosul, tal como está, nos satisfaz. Temos

que resgatá-lo, reanimá-lo, fortalecê-lo e colocá-lo a serviço de seus Estados e, fundamental-mente, a serviço dos nossos povos. Se nossos povos não sentem que o Mercosul serve para melhorar a vida cotidiana, para pouco servirão nossos melhores propósitos”, criticou, durante declaração à imprensa, ao lado de Dilma.A vinda ao Brasil é a primeira visita de Vázquez depois que ele reassumiu a Presidência do país vizinho, em março. Tabaré Vázquez já presidiu o Uruguai de 2005 a 2010 e em 2014 foi eleito novamente para suceder o

presidente José Pepe Mujica.Durante as declarações, os dois presidentes destacaram a parce-ria entre Brasil e Uruguai e as negociações em curso para ampliar o uxo comercial e levar a cabo projetos conjuntos, principalmente nas áreas de infraestrutura e energia.Segundo Dilma, até setembro, serão lançados os editais para obras em duas pontes sobre o Rio Jaguarão, que separa os dois países: a Ponte Internacional Barão de Mauá será restaurada e uma nova ligação entre os dois países será construída.

Seminário LGBT no Congresso é marcado por críticas à intolerância religiosa

O p r i m e i r o d i a d o 1 2 º Seminário Lésbicas, Gays, B i s s e x u a i s , Tr a v e s t i s , Transexuais e Transgêneros (LGBT) do Congresso Nacional: Nossa Vida d@s Outr@S foi marcado por críticas à intole-rância religiosa e ao discurso de ódio contra homossexuais no Parlamento e na sociedade. A questão foi tratada desde a abertura, quando o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) infor-mou não ter contado com o apoio da Presidência na divul-gação do evento. "Tivemos de enfrentar os deputados conservadores para conseguir aprovar o Seminário LGBT. O discurso de ódio está também dentro do Congresso. Nosso compromisso é confron-tar o ódio com a empatia", disse Jean Wyllys.Segundo líderes religiosos convidados para o debate, o discurso de ódio e a violência não reetem os fundamentos das religiões. "Intolerância no Brasil tem rosto. É cristã. Não se vê intolerância nas religiões judaica e muçulmana. A intole-rância mostra a falta de abertu-ra para se estabelecer um diálogo saudável entre a tradi-ção e o processo de moderniza-ção", alertou a secretária-geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Co-nic), pastora Romi Becker, da Igreja Evangélica de Conssão Luterana no Brasil.De acordo com a pastora, a intolerância religiosa é um dos grandes desaos do Brasil e há a necessidade de o cristianismo voltar-se para suas fontes de tolerância e diálogo. "Muitas pessoas se identicam como de uma religião, mas desconhe-cem essa religião.""O recurso da violência em nome do credo religioso consti-tui uma deformação do ensina-mento da religião [católica]. O

uso da violência nunca poderá justicar ações válidas na religião nem promover o senti-mento religioso autêntico", explicou o sacerdote católico da Diocese de Lorena (SP) Wagner Ferreira da Silva, que faz parte da comunidade Canção Nova.Wagner acrescentou que prefe-re ser acusado de irenista, alguém que, segundo ele, busca a paz de forma idealista, do que estar "entre aqueles que, em nome da religião, promovem o ódio ou o espírito de vingança porque não têm coragem de amar indiscrimina-damente o próximo como fez Jesus".Na abertura do seminário, Jean Wyllys criticou a postura da presidência da Câmara, que, segundo ele, recusou-se a divulgar o evento. O deputado já havia denunciado a questão nas redes sociais. Por meio da assessoria de imprensa, a presidência da Câmara esclareceu que não divulgou o seminário por não se tratar de evento institucional e tratar de questões que "não são consenso na sociedade". A Casa informou ainda que todos os veículos internos zeram a cobertuda do seminário.O seminário é organizado pelas comissões de Legis lação Participativa, Cultura e Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, a pedido dos deputados Jean Wyllys, Luiza Erundina (PSB-SP), Glauber B raga (PSB -RJ ) , J ane te Capiberibe (PSB-AP) e Luciana Santos (PCdoB-PE).Os debates continuaram na quinta-feira (21), com discus-sões sobre agressão, injúria, difamação, tolerância e respei-to às diferenças. Na abertura do seminário, a cantora Daniela Mercury, uma das estrelas do evento, beijou a mulher, Malu Verçosa.

A cantora Daniela Mercury e a jornalista Malu Verçosa participaram da abertura do evento

Foto: Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados

Quadras esportivas, quiosques e academia ao ar livre são alguns dos muitos atrativos disponíveis na mais nova área de lazer da cidade, o Parque Ambiental Remanso das Águas “Sebastião Batista Pozza”, inaugurado neste sábado (23/05). Implantado na região do Jardim Minda e Carmem Cristina, o Remanso das Águas é a maior área pública de l a z e r d o mun i c í p i o , c om 172.730,64 metros quadrados de extensão, lagoa de contenção de enchentes e três áreas para estacionamento com capacidade total para 97 veículos. A constru-ção do parque faz parte de um pacote de obras de contenção de enchentes, com investimentos de mais de R$ 50 milhões.A entrega do Parque marca as atividades em comemoração aos 24 anos de emancipação de Hortolândia. Na solenidade de inauguração, o prefeito Antonio Meira recebeu, entre outras autoridades, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Outros três parques estão em implanta-ção pela Prefeitura.“Recuperamos esta área e conse-guimos criar um local com lazer para toda a família, com pista de caminhada, ciclovia, quadras esportivas, parquinho para as crianças e diversos outros atrati-vos. Além disso, a lagoa evita a ocorrência de enchentes na Região Central. Este parque alia proteção ambiental e qualidade de vida”, destacou Meira.O Governo Federal investiu cerca de R$ 45 milhões nas interven-ções, por meio do Ministério das Cidades. "Desde que assumi o Ministério das Cidades, no início do ano, tenho me reunido com prefeitos e governadores de todo o País para discutir parcerias. Sempre destaco a importância de as prefeituras terem bons proje-tos, como é esse caso. Projetos como esse, além de terem mais facilidade e celeridade na assina-

tura e liberação de verbas com o Ministério, proporcionam resulta-dos excelentes para a população. É uma grande satisfação ver uma obra que reúne o sistema de drenagem com uma nova opção de lazer para a comunidade. Parabéns aos moradores de Hortolândia e à Prefeitura pela condução do projeto", destaca o ministro Kassab. A obra do Parque Remanso das Águas faz parte do Programa Hortolândia Mais Bonita, lançado no início do mês. O pacote de obras contempla um conjunto de intervenções em toda a cidade, com objetivo de proporcionar melhorias no sistema viário e mais qualidade de vida aos munícipes.

Remanso das ÁguasNa nova área de lazer, a comuni-dade poderá desfrutar de momentos de descanso e recrea-ção. Para a prática esportiva, foram construídas duas quadras poliesportivas, cada uma com 600 metros quadrados, além de três quadras de Malha e duas de Bocha. A academia ao ar livre instalada no local é bastante disputada pela população, antes mesmo da inauguração ocial do espaço. O mesmo acontece com a pista de caminhada e a ciclovia, ambas com 1.753 metros de extensão.Para as crianças, há parquinho com brinquedos de madeira, como balanço, gangorra, gira-gira, trepa-trepa e escorregador. Até o nal do mês, o parque recebe, também, uma academia p a r a P C D ( P e s s o a c o m Deciência), com equipamentos para alongamento de membros superiores em altura mais baixa do que as academias convencio-nais, o que permite serem utiliza-dos por cadeirantes.Todas estas instalações podem ser utilizadas mesmo à noite, já que o parque conta com moder-

no sistema de iluminação com luminárias LED. Ao todo, são 163 pontos de luz que proporcionam maior beleza ao local e mais segurança aos frequentadores.

Reservatório evita enchen-tes e garante beleza visual ao parque.Os equipamentos de lazer do Parque Remanso das Águas foram implantados ao redor do reservatório para contenção de enchentes. Com capacidade para armazenar até 840 milhões de litros de água, a estrutura foi construída com objetivo de drenar a água da chuva direta-mente ao Ribeirão Jacuba, evitando inundações na área central da cidade.Mesmo em época de chuvas fortes, a lagoa comportará todo o volume de água sem transbordar, com auxílio de uma barragem. Já em tempo de seca, as comportas das barragens carão fechadas e a água armazenada poderá auxiliar no abastecimento da cidade em situações emergencia-is.Outros dois reservatórios como este estão sendo construídos: um sob a Ponte da Integração, entre o Jardim Santa Rita de Cássia e o Jardim Novo Ângulo; e outro próximo ao Parque Gabriel. As áreas ao redor destes reserva-tórios também receberão equipa-

mentos de lazer, transformando-se em novos parques ambientais.A proposta da Administração Municipal é integrar todas as regiões por meio de um corredor verde, passando pelos seguintes pontos:- Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima- Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago- Parque Santa Fé, entre o Jardim Santa Fé até o Parque Gabriel, onde está em construção mais um reservatório de amorteci-mento de cheias (em implanta-ção)- Parque linear Chico Mendes, na Região Central- Parque linear Renato Dobelin, na Região Central- Parque Lagoa do Jardim Amanda (em fase de revitaliza-ção)- Parque Ambiental Remanso das Águas “Sebastião Batista Pozza”, na região do Jardim Minda e Carmem Cristina- Parque Ambiental Remanso das Águas “Sebastiana Athanásio B u e n o ”, s o b a Po n t e d a Integração, onde está em cons-trução mais um reservatório de contenção de enchente (em implantação)

Parque Ambiental Remanso das Águas oferece lazer completo à população, com espaços para esporte, recreação e descanso

Texto: Luana Lourenço Foto: José Cruz

Agência Brasil

Page 4: O metropolitano nº 108 maio 2015

o metropolitano

- Casas - Apartamentos

- Terrenos - Chácaras

- Salas Comerciais

ANTES DE COMPRAR, VENDER OU ALUGAR SEU IMÓVEL, CONSULTE-NOS

Rua São Miguel Arcanjo, 206 / Jd. Nova Europa - Campinas SP

Visite nosso site:www.perlmoveiscamp.com.br

Agende já sua visita:(19) 3305.6576 / 3025.3863

email: [email protected] Prof. Cassemiro dos Reis Filho, 466Res. Novo Mundo - Campinas SP

9 9319.87649 9149.9877

3012.13487824.5956

ID 957*13944

essoalo

Gesso Acartonado - Gesso LisoParede Drywall - MoldurasForros - SancaOrçamento sem compromisso

GESSO GALOG

Edição Cidades

(19) 3809-1395 / 3809.3020 / ID 82*13630 / ID 114*52396

contatos

Rua Pedro Pereira dos Santos, 306 - Jd. Mirante - Hortolândia SP

Página A4 - Ano 3 - Edição 108 - Sábado 23 de maio de 2015

Jonas Donizette e Marina Silva em evento na nova sede da PKT

Foto: Fernanda Sunega

Jonas e Marina Silva se encontram em evento sobre sustentabilidade

O prefeito Jonas Donizette esteve nesta quinta-feira, 21 de maio, com a ambientalista e ex-candidata à Presidência da República, Marina Silva, que pa r t i c i pou do even to “A impo r t ânc i a do l í de r na sustentabilidade das organiza-ções”, dirigida a empresários da cidade. “Nós aproveitamos a oportuni-dade para apresentar um pouco do trabalho que estamos fazendo à frente de Campinas, principalmente com relação ao município 'Verde Azul', que tirou a cidade do 220º lugar para o 14º, por conta das políticas ambientais que temos imple-mentado”, disse.

Marina se disse muito satisfeita em visitar Campinas e falar sobre sustentabilidade. “Quero registrar minha alegria de poder retornar a Campinas, lugar que tão amorosamente acolheu minha caçula, poder reencon-trar pessoas como você e principalmente falar do tema sustentabilidade, um desao que deve ser traduzido na vida das pessoas, das prefeituras, dos governos e da sociedade”, armou.A palestra fez parte das comemorações da inauguração da nova sede da PKT em Campinas, empresa que atua desde 2003 na cidade, ofere-cendo, em associação com a

Fundação Dom Cabral (FDC), soluções educacionais para

médias e grandes empresas do município e da região.

Diretora do FMI diz que disciplina fiscal é a base para programas sociaisA diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, defendeu na quinta-feira (21) a disciplina scal como instrumento para garantir programas sociais no Brasil. Ela visitou na quinta-feira o Teleférico do Alemão, na zona norte do Rio, acompanhada da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello."A disciplina scal é a base necessária para permitir nanciar os programas. Eles andam juntos. As pessoas que mais sofrem com a indisciplina scal são os mais pobres", destacou a diretora do FMI.

Ela embarcou em uma das gôn-dolas do teleférico e assistiu a uma apresentação de capoeira na Estação Alemão. Ao falar dos programas sociais do Brasil, Christine Lagarde elogiou a destinação de recursos ao Bolsa Família. "É um fato histórico", ressaltou.Após conversar com a diretora-geral do FMI, Tereza Campello disse que Christine elogiou o fato de o país beneciar 50 milhões de pessoas usando 0,5% do Produto Interno Bruto – soma de todas as riquezas produzidas pelo país – para o Bolsa Família. Lagarde também procurou saber detalhes sobre o Cadastro Único,

disse a ministra.Tereza Campello destacou o desenvolvimento, pelo Brasil, de “alta tecnologia” para que os benefícios sociais chegassem à

população pobre. “Custa pouco e chega a quem precisa chegar. E não é incompatível com o esforço de reduzir despesas", disse.Texto: Vinícius Lisboa | Foto: Tomaz Silva

Agência Brasil

Alunos do Distrito Federal fazem caminhada contra exploração sexual de crianças e adolescentesCaminhada de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes movimentaram na sexta-feira (22), pela manhã, no Núcleo Bandeirante, região admin is t rat iva do Dis t r i to Federal, 200 estudantes de escolas do Núcleo Bandeirante, da Candangolândia, do Riacho Fundo 1, do Riacho Fundo 2, da Samambaia, de Recanto das Emas e do ParkWay.Os alunos distribuíram para a população panetos visando conscientizar sobre da gravidade do assédio contra menores, que é crime previsto no artigo 244, do Estatuto da Cr iança e do Adolescente ( ECA).Ariovaldo Augusto, diretor do Centro de Ensino Fundamental 1, do Núcleo Bandeirante, disse que a caminhada foi organizada pelo Ministério Público e Conselhos Tutelares da Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Parkway.“A meta do evento é um alerta, pois temos registrado vários

casos de abuso de crianças e adolescentes. Isso é uma agres-são tanto física quanto psicológi-ca”, disse.Maria Cristina Vieira de Freitas,

representante da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Governo do Distrito Federal, armou as denúncias contra assédio sexual podem ser

feitas por meio do telefone Disque 100 ou aos Conselhos Tutelares e Delegacia da Criança e do Adolescente.

EM 2015 APAE

COMPLETA 50 ANOS!

Edição Especial

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campinas (APAE de Campinas) vai comple-tar 50 anos de uma história de muito brilho! Entre as sua dire-trizes aplicam-se:I – promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deciência intelectual: crianças, adolescentes, adultos e idosos, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidada-nia;II – prestar serviço de habilita-ção e reabilitação ao público denido no inciso I deste artigo, e a promoção de sua integração à vida comunitária no campo da assistência social, realizando atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de forma isolada ou cumulativa às pessoas com deciência intelec-tual e às suas famílias;III – prestar serviços de educa-ção especial ao público denido no inciso I deste artigo;IV – oferecer serviços na área da saúde, desde a prevenção, visando assegurar uma melhor qualidade de vida às pessoas com deciência, intelectual.

Formas de Acesso

A Faixa Etária é de 0 a 25 anos para entrada na entidade, sem limite de idade para saída.O uxo de encaminhamentos dos usuários para o Serviço de Avaliação Diagnostica e os Programas da Instituição se dá por meio de uma Agenda Municipal On-line semanalmen-te em consonância com as Unidades Básicas dos diferentes distritos de saúde do município.Atualmente a Instituição aten-de, 918 pessoas entre crianças, jovens e adultos com deciência intelectual e suas famílias, na área da Assistência Social,

Educação e Saúde em cinco P r o g r a m a s d i s t i n t o s : Estimulação Precoce, Educação Especial, Educação Prossional, Sócio Ocupacional e o Programa de Atendimento Terapêutico - Integração e Orientação – P.A.T.I.O.

Histórico

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campinas - APAE Campinas é uma associa-ção, lantrópica, de caráter assistencial – sem ns econômi-cos, que tem como objetivo atender, por meio de um traba-lho terapêutico e pedagógico – crianças, jovem - adolescentes e adultos com deciência intelec-tual.Fundada em 10 de Dezembro de 1965, por um grupo de profes-sores, prossionais de diferen-tes áreas e pais de crianças com deciência intelectual, realiza suas atividades sempre visando o desenvolvimento máximo das potencialidades de seus alunos e usuários.Todas as atividades são realiza-das por prossionais qualica-dos nas respectivas áreas de atuação. Trabalham em um ambiente acolhedor, dispondo de instalações e equipamentos adequados, obtidos pelo traba-lho voluntário de sua diretoria, com recursos do poder público, e principalmente com a partici-pação da sociedade civil. Essa união de ideais e esforços permitiu à APAE Campinas inaugurar em 1977, sua sede própria, que com o passar dos anos foi reformada e ampliada, e hoje conta com uma estrutura física e organizacional adequada para atender crianças, jovem-adolescentes e adultos.

Foto: Antonio CruzAgência Brasil

Onde encontrar o metropolitano

Drogaria Nova Castelo(19) 3269.8715

Rua Durvalino Guatemozin, 07 Vl. Castelo Branco

Café Regina - (19) 3231.4079Rua Barão de Jaguara, 1.302 Centro

Campinas

Orly Pães e Doces (19) 3234.2349Rua Barão de Jaguara, 1.311 Centro

Campinas

Supermercado São João (19) 3261.1420

Rua Edgar Pereira de Souza, 67 Parque Valença

(EM FRENTE AO TERMINAL CAMPO GRANDE)

Supermercado São João (19) 3261.1210

Rua Izidoro Bosnardo, 5 Velho Maracanã

(EM FRENTE A PRAÇA JOÃO AMAZONAS)

Para Anunciar Ligue (19) 99286.4147

VENDER

COMPRAR

ALUGAR

Page 5: O metropolitano nº 108 maio 2015

Como todos sabem, a vereadora Neusa do São João (PSD) tem assumido um forte compromis-so com seu trabalho para a cidade de Campinas e na Região do Campo Grande; indicando e apontando a todo momento med idas pa ra so luc ionar problemas antigos e ocasionais. Tem contemplado a região trazendo o Prefeito Jonas Donizette e diversos secretários em visitas constantes demons-trando sua preocupação em

obter respostas favoráveis e rápidas. «Estendendo a mão da administração, o prefeito Jonas Donizette tem acordado com muitas destas necessidades e tem proporcionado a cada dia, uma chance de mais qualidade de vida para todos nós;» disse a vereadora «A conservação de praças e jardins, dos campos de futebol, do recapeamento do asfalto com o tapa buraco, lombadas e sinalizações onde são necessári-

as, a Lei do Pancadão que esta transformando e mudando o comportamento das pessoas, a limpeza de terrenos, de galerias de lobo, a poda das árvores, a manutenção elétrica, enm tudo que é necessário esta aconte-cendo; conseguimos uma Unidade do SAMU aqui, bem pertinho da gente, o prefeito esta contratando mais técnicos de enfermagem, mais médicos e reformando as unidades de saúde; ja sabemos que em

b r e ve vamos r e s o l ve r o problema do gargalho na Jhon Boyd Dunlop na altura da ponte da ALL no Florence; o BRT vai acontecer. Tá difícil por conta do orçamento, complicado, mas Jonas tem acompanhado e esta atendendo nossos pedidos pela região do Campo Grande;» concluiu a vereadora Neusa do São João.A vereadora destacou que obras estão saindo do papel e outras estão sendo assumidas e serão

cumpr idas pe lo pre fe i to . Comentou do apoio total dos secretários e nos antecipou mais ações do poder público para a região; vejamos o que diz a vereadora: «Estive reunida na SETEC e a praça do CDHU Santa Clara será totalmente reforma-da. Já temos a promessa do prefeito de restaurar a quadra p o l i - e s p o r t i v a t a m b é m . Academias de ginástica e playground. Já solicitei mais um mutirão de limpeza para os bairros, para não recuarmos no combate a dengue. A máquina (motoniveladora) tem percorri-do os ba i r ros a inda não asfaltados e juntamente com as equipes da Regional, e pela Secretaria de Serviços Públicos, nossas solicitações tem sido atendidas. Trago uma boa notícia para os moradores do Sul América, estive na Sanasa recentemente, e saiu a licença do esgoto Sul América. A obra vai acontecer!» comemorou Neusa.Neusa, a inda destacou e

chamou atenção para informar que a Câmera de Segurança da Praça da Concórd ia es ta funcionando e registra todas as infrações que estão sendo cometidas em determinados momentos, e garantiu que pela palavra do prefeito medidas preventivas serão adotadas. Disse ainda que espera uma postura mais rme da guarda municipal, multando e recolhen-do os veículos; e da polícia militar atuando e coibindo o consumo de álcool e drogas. Com relação aos demais bairros, a vereadora disse que tem disponibilizado sua equipe e que percorre constantemente a região acompanhando de perto todo o trabalho desenvolvido. Co loca a d i spos i ção seu gabinete e o telefone 3736.1690 de segunda a Sexta. Nos conta ainda que tem o Gabinete Itinerante, que percorre a região e que também pode se r solicitado a qualquer bairro de Campinas.

o metropolitanocurtir noAno 3 - Edição 108 - Sábado 23 de maio de 2015 - Página A5

Vereadora Neusa do São João (PSD) diz que esta aprovada a licença para obra de implantação de rede coletora de esgoto para Sul América

* im

ag

em

ilu

str

ati

va

Diversas ruas receberam CASCALHAMENTO, NIVELAMENTOe COMPACTAÇÃO DO SOLO no bairro Sul América

REALIZADOInforme do

Gabinete

da vereadora

Page 6: O metropolitano nº 108 maio 2015

A Secretaria de Saúde de Campinas realizou na quinta-feira, 21 de maio, a 76ª Semana de Enfermagem, com o tema “A Enfermagem em Defesa do SUS: Construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde”. A abertura contou com a presença do Secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza e da diretora de Saúde, Monica Macedo Nunes, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas.O secretário ressaltou a impor-tância da força de trabalho que estes prossionais representam no município. “Na questão assistencial, a enfermagem é nuclear. Tenho uma enorme gratidão por tudo o que vocês fazem pela rede, vocês são fundamentais em todos os processos”, ressaltou Carmino.A diretora de saúde lembrou que a enfermagem está presente em todas as etapas, desde a assistência básica até a alta complexidade. “Vocês são a mola propulsora da saúde”, resumiu.De acordo com a coordenadora da área técnica de enfermagem do Departamento de Saúde, Rosana Aparecida Garcia, o objetivo do evento é revisitar o

passado, compreendendo que este movimento contribui para entender o momento presente e nos prepara para os desaos futuros. “Optamos por comemo-rar a Semana de Enfermagem 2015 fazendo um resgate histórico de quem somos e da nossa evolução. Esperamos que este momento de encontro e diálogo sirva para renovar o ânimo para os desaos futuros”, explicou a coordenadora.Durante o dia, serão formadas mesas de discussão sobre a prossão. O primeiro debate propõe um “Resgate histórico da Enfermagem em Campinas sob diferentes olhares”, presidida pelo médico sanitarista Nelson Rodr igues dos Santos . O pa les t ran te , m i l i t an te no M o v i m e n t o d e R e f o r m a Sanitária, atuou na gestão do sistema público de saúde em diferentes níveis, tendo sido S e c r e t á r i o d e S aúde em Campinas no período de 1983 a 1988. Atualmente, é professor co labo rador da Un i camp, presidente do IDISA e atua na área de desenvolvimento do SUS, Controle Social e Pol ít icas Públicas Sociais.

Também compõe o primeiro painel a médica gineco-obstetra Verônica Gomes de Alencar, homeopata e san i ta r i s ta , especialista em impactos da violência na saúde pública, coordenadora da Rede Iluminar de Campinas e do projeto 'Superando Barreiras' desenvol-vido pelo CEMICAMP em parceria com o Ministério da Saúde. A Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Br ig ina Kemp, enfermei ra sanitarista e doutora em Saúde Coletiva naliza a composição da

primeira mesa.Na parte da tarde, os trabalhos continuam com uma discussão sobre a “Evolução Qualitativa da Enfermagem em Campinas e Reexos no Cuidado”. A mesa será conduzida pela coordenado-ra do Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde – CETS / SMS de Campinas, Alóide Ladeia Guimarães.O evento foi encerrado com uma homenagem aos prossionais de enfermagem que colaboraram ao longo dos anos para a história da Enfermagem em Campinas.

o metropolitano Edição CidadesPágina A6 - Ano 3 - Edição 108 - Sábado 23 de maio de 2015

Foto: Luiz Granzotto

76ª Semana de Enfermagem defende o SUS e prepara Conferência Nacional

Prévia da inflação recua em maio, mas chega a 8,24% em 12 meses

A inação medida pelo Índice N a c i o n a l d e P r e ç o s a o Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) fechou o mês maio em desaceleração, cando em 0,6%. Os dados foram divulga-dos hoje (22) pelo Instituto Bras i le i ro de Geograa e Estatística (IBGE). No mês anterior, o índice atingiu 1,07% e, em abril do ano passado, 0,58%.O IPCA-15, que constitui uma prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a inação ocial do país – tem por objetivo medir a inação de um conjunto de produtos e serviços comerciali-zados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias, cujo rendimento varia entre 1 e 40 salários mínimos.Apesar da queda, com este resultado, o índice acumulado no ano foi 5,23%, acima da taxa de 3,51% registrada em igual período de 2014. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice cou em 8,24%, próximo ao dos 12 meses imediatamente anteriores (8,22%), sendo, no entanto, o resultado mais elevado desde janeiro de 2004 (8,46%).Segundo o IBGE, a desacelera-ção de maio teve como principal inuência o peso da energia elétrica. Com peso de 3,88% na despesa das famílias, as contas de energia tiveram alta de apenas 1,41% em maio, contra 13,02% da taxa de abril, uma redução de 9,14 ponto percen-tual. Com a queda na energia elétrica, o índice do grupo habitação recuou de 3,66% para 0,85%, entre uma prévia e

outra.Os dados do IBGE indicam que o g rupo saúde e cu idados pessoais (1,79%) foi o mais elevado no mês, com destaque para os produtos farmacêuticos, cujos preços aumentaram, em média, 3,71%. Este item liderou a re l ação dos p r inc ipa i s impactos, sendo responsável por 0,12 ponto percentual do IPCA-15 de maio.Já o menor resultado de grupo foi transportes, com deação (inação negativa) de 0,45%, puxado pela queda de 23,61% no item passagens aéreas, com impacto de -0,1 ponto percentu-al no IPCA-15 do mês – o menor do período. Houve também redução nos p reços dos combustíveis (etanol e gasoli-na), itens que vinham pressio-nando a inação.Nos alimentos a alta cou em 1,05%, contra 1,04% da prévia de abril, com elevação signica-tiva de alguns dos produtos impor tantes na ces ta da população: tomate (alta de 19,79%), cebola (18,83%), cenou ra (10 ,45%) , l e i t e (2,64%), pão francês (2,23%), óleo de soja (2,17%), carnes (1,40%),frango em peda-ços(1,30%).O IPCA-15 refere-se às regiões metropol itanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia, e tem como principal diferencial, além da abrangência regional, o período de coleta que vai da metade do mês anterior à metade do mês de referência.

Advogados públicos entregam 1,3 mil cargos de chefia em protestoAdvogados públicos federais entregaram na quinta-feira (21) cerca de 1,3 mil cargos de chea nas carreiras da Advocacia-Geral da União (AGU). O ato faz parte da reivindicação da categoria por melhores condições de trabalho. Na quarta-feira (20), a categoria protestou em frente ao prédio da AGU em Brasília. Fazem parte do movimento advogados da União, procuradores do Banco Central, p rocuradores da Fazenda Na c i ona l e p r o cu rado r e s federais.De acordo com o diretor-geral da União dos Advogados Públicos Federais do Brasil (Unafe), Roberto Domingos da Mota, além dos 1,3 mil cargos, foram entregues 5 mil declarações de servidores se negando a ocupar as vagas agora disponíveis. “Não estamos em greve, embora essa seja uma possibilidade. De qualquer forma, a entrega de cargos inviabiliza o funcionamen-

to [da estrutura da AGU]. Mês passado foram feitos apenas mil acordos.”Dados da AGU mostram que o governo arrecadou ou economi-zou, entre 2010 e 2014, com o trabalho dos advogados públicos federais mais de R$ 3,1 trilhões. De acordo com Mota, foram feitos 423 mil acordos em 2014. “Se a AGU car inviabilizada, vai causar um rombo nanceiro para o governo. Nesses mutirões de acordos são economizados bilhões de reais.”Ontem, o advogado-geral da União substituto, Fernando Luiz Albuquerque, reuniu-se com representantes da categoria e disse que a direção do órgão está “engajada na aprovação de p ropos tas l eg i s l a t i vas de valor ização da AGU e das ca r re i ras que in tegram a advocacia pública”.Segundo o s i te do órgão, Albuquerque explicou que a AGU

dialoga, desde o ano passado, com os ministérios da Fazenda e do Planejamento, com a Casa Civil e com o Congresso Nacional sobre a valorização dos advoga-dos públicos.O diretor-geral da Unafe, no entanto, reclama da ausência do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, o que trava as negociações. “No momento em que a gente faz a entrega de ca rgos , o m in i s t ro v i a ja , demonstrando descaso. E [ontem] o substituto disse que não tem au tonomia pa ra negociar”. De acordo com a assessoria da AGU, o compromis-so de Adams, uma palestra em Washington, está agendado para amanhã. O advogado-geral p e d i u p a r a A l b u q u e r q u e conversar com a categoria ontem, quando ainda não havia viajado.Em nota, a AGU conrmou a entrega dos cargos e manifestou

apo io ao mov imen to dos membros de carreira da entida-de. “A direção desta instituição entende que os atos buscam sensibilizar a administração pública e o Congresso Nacional para a necessidade de aprovação de normas constitucionais e outras medidas que fortaleçam a AGU. Esses atos se somam aos dos dirigentes desta instituição pe la va lo r i zação de seus quadros.”A AGU diz ainda que vai avaliar uma forma de reduz i r os impactos causados pela entrega dos cargos. “Embora gere efeitos n o d e s e nvo l v i m e n t o d a s atividades da instituição, a entrega de cargos será avaliada, de forma a denir os encaminha-mentos que busquem reduzir os impactos no funcionamento da AGU como função essencial à Justiça”.

Texto: Marcelo Brandão Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, com vetos, a Lei 13.126 que autoriza o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) receber do Tesouro Nacional R$ 30 bilhões. A medida foi aprovada pelo Congresso Nacional em abril. Um dos vetos mantém o sigilo das operações de crédito do banco, defendida pelo Senado Federa l . Os vetos foram publicados na sexta-feira (22) no Diário Ocial da União. Para a presidenta, a divulgação ampla e irrestrita das informa-ções das operações de apoio nanceiro do BNDES feriria sigilos bancários, empresariais e prejudicaria a competitivida-de das empresas brasileiras no mercado global de bens e serviços, uma vez que “eviden-ciaria aspectos privativos e condenciais da política de preços praticada pelos exporta-dores brasileiros em seus negócios internacionais.”De acordo com a justicativa pelo veto, o BNDES já divulga em transparência diversas informações a respeito de suas operações, tais como clientes, projetos e, no caso de opera-ções internas, os valores contratados em cada emprésti-mo. Além disso, aponta “vício de inconst i tuc iona l idade formal” no texto, “pois o sigilo

das operações de instituições nanceiras é matéria de lei complementar.”Dilma vetou ainda o aumento do crédito consignado, que passaria de 30% para 40% da renda do t raba lhador. A presidenta entendeu que “sem a introdução de contrapartidas que ampliassem a proteção ao tomador do empréstimo, a medida proposta poderia acarretar um comprometimen-to da renda das famílias para além do desejável e de maneira incompatível com os princípios da atividade econômica”. A presidenta reforça sua posição ao justicar que “a proposta levaria, ainda, à elevação do endividamento e poderia resultar na ampliação da inadimplência, prejudicando as próprias famílias e dicultando o esforço atual de controle da inação”.Outros vetos são relativos ao renanciamento de dívidas de mutuários com renda anual acima de R$ 2,4 milhões no segmento de t ranspor te rodoviário de carga, sem subvenção de juros pela União por ampliar “consideravelmen-te o escopo de renanciamento ao incluir empresas de todos os portes, o que traria impactos nanceiros negativos” para o banco de fomento.

Dilma veta aumento do crédito consignado e mantém sigilo das operações do BNDES

Texto: Daniel Lima Pedro PeduzziAgência Brasil

Campinas inovou mais uma vez e se tornou a primeira cidade do País a ter táxis elétricos – comprados – na frota da cidade. A BYD, empresa chinesa, entregou os dois veículos aos novos proprietários nesta sexta-feira, 22 de maio, durante cerimônia com o prefeito Jonas Donizette, no Paço Municipal. Na ocasião, a BYD também anunciou investimentos na ordem de R$ 150 milhões para a fabricação de painéis de energia solar.“Carros elétricos serão cada vez mais comuns nas cidades brasileiras, e é com muita satisfação que vejo nossa Campinas ser uma das pioneiras nesse segmento. Que esses táxis sejam os primeiros de uma série”, disse o prefeito. “Parabe-nizei os dois prossionais pelo pioneirismo e pela aposta no futuro”, completou.Os dois proprietários pioneiros – Juraci Soriano Lima e Luciano Roberto Santos – atuam em Campinas há muitos anos em Campinas e avaliam a aquisição dos veículos como um bom investimento, que, além de economia, traz qualidade de vida. “Fiz o test drive e gostei muito do carro, que além de t razer grande economia , também é muito confortável. Hoje, com R$ 12,00 é possível circular, 300 quilômetros com este carro”, disse Santos.

Lima, que vai dividir o carro com sua esposa, Aparecida Carvalho L ima, também e log iou a qua l idade do car ro e os benefícios que ele traz. “É espaçoso, tem um bom visual e traz conforto para o passageiro. Além disso vai trazer sustentabi-lidade para a cidade”, armou.Os dois veículos – modelo e6 - devem entrar em operação em junho. A recarga hoje é feita em dois pontos, porém a previsão é de que nos próximos dias sejam instalados outros 11 locais de abastecimento e nos próximos meses, 47. Uma carga completa garante autonomia do veículo de 300 quilômetros.A vice-presidente da BYD, Stella Le, explicou que a venda dos dois carros foi feita no sistema de leasing. “O taxista pode operar o carro e com a econo-mia do combustível e da manutenção ele vai pagando o veículo na forma de leasing e depois de algum tempo ele se torna dono do carro”, disse. “É muito mais um projeto de geração de renda, de desenvol-vimento, do que um projeto de vender táxis. Esse é o modelo que nós implantamos na China e camos felizes em lançar aqui em Campinas, o primeiro lugar no Brasil que um táxi elétrico vai seguir essa metodologia do leasing”, completou.

Sobre a BYD

Espec ia l i s ta em ve í cu los elétricos e baterias recarregáve-is, a BYD tem 180 mil funcionári-os em 11 parques industriais em toda a China. A BYD também conta com plantas industriais e escritórios nos Estados Unidos, Europa, Japão, Coréia do Sul, Índia, Taiwan, Hong Kong e São Paulo. A fábrica de ônibus elétrico de Campinas será a terceira fora da China, após unidade na Califórnia nos EUA.Na área de novas energias, a BYD desenvolve produtos sustentáveis e inovadores, como painéis fotovoltaicos, sistemas de armazenagem de energia, veículos híbridos e elétricos, lâmpadas e compo-nentes de LED, entre outros produtos associados à econo-mia verde. Nessas áreas, a BYD

também gura entre as maiores produtoras mundiais de painéis solares, LED e sistemas de armazenamento de energia. É também a segunda maior produtora de componentes eletrônicos para celulares, t a b l e t s e c ompu t ado re s portáteis do mundo, atendendo 20% do mercado mundial de baterias para estes equipamen-tos.Considerada como a marca mais inovadora da China e oitava marca mais inovadora do mundo (Bloomberg Bussiness, 2010) a BYD Auto é também o maior fabricante de ônibus 100% elétricos no mundo e maior fabricante de carros elétricos na China.

Campinas é a primeira cidade do País a ter táxis elétricos na frota

Page 7: O metropolitano nº 108 maio 2015

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, anunciou na quarta-feira, 20 de maio, a adesão do município ao programa estadu-al de recuperação das nascen-tes em áreas de contribuição hídrica do Sistema Cantareira, contidas na Bacia PCJ.O anúncio foi feito durante a solenidade de assinatura do termo de cooperação entre o governo estadual e a Fundação SOS Mata Atlântica, para o início da recuperação das nascentes degradadas. A solenidade ocorreu na Sala Azul da Prefeitura de Campinas e contou com as presenças do secretário estadual de agricul-tura e abastecimento, Arnaldo Jardim; secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes; diretor de políticas públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani; outras autoridades, ambientalistas e representan-tes da sociedade civil.O programa para a recuperação das nascentes vai permitir que dívidas ambientais sejam compensadas com a recupera-ção de nascentes em proprie-dades degradadas.O prefeito lembrou que o muni-cípio tem aproximadamente 3,4 mil nascentes e cerca de 80% apresentam algum grau de degradação. Segundo ele, a adesão de Campinas ao progra-ma de recuperação de nascen-tes representa um avanço ambiental e a solução para um entrave entre propriedades degradadas sem recursos e pessoas que precisam fazer reparação de dano ambiental.“O poder público vai funcionar como elo de ligação entre as duas partes: propriedades que precisam ser recuperadas e pessoas que sofreram penali-dades ambientais. Vamos identicar as dívidas ambienta-is e as propriedades que preci-sam ser recuperadas. O progra-ma vai facilitar a recuperação do meio ambiente. Por isso, um projeto desse é importante. Vamos cuidar do presente e

preservar o futuro, já que no passado não havia consciência ambiental”, declarou Jonas.O secretário estadual de agri-cultura e abastecimento, Arnaldo Jardim, destacou a importância de o programa de recuperação de nascentes receber o apoio de Jonas Donizette, na condição de prefeito de Campinas e presi-d e n t e d o C o n s e l h o d e Desenvolvimento da RMC, e ressaltou a alternativa que estado e municípios encontra-ram para a recuperação ambi-ental, por meio das dívidas ambientais consignadas.“O prefeito Jonas Donizette já deu o primeiro passo para a recuperação das áreas de curso de águas, por meio da identi-cação de propriedades degra-dadas. Não há outra forma melhor de fazer essa recupera-ção, pois vamos utilizar as dívidas consignadas para a recomposição das nascentes, garantindo que pequenas propr iedades não quem sozinhas com o ônus de recu-peração ambiental. Para isso,

vamos utilizar o alto volume de recursos que dispomos, em compensações ambientais”, disse.Segundo o secretário Arnaldo Jardim, estima-se que o estado de São Paulo possua cerca de dois bilhões de dívidas ambien-tais a receber, algumas, frutos de pendências judiciais; outas de processos de autorreconhe-cimento.

Plano Municipal de Mata AtlânticaNa mesma solenidadeem que anunciou a adesão ao progra-ma estadual de recuperação de nascentes, o prefeito Jonas Donizette assinou autorização para que Campinas, por meio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, mantenha coope-ração técnica com a Fundação Mata Atlântica para a elabora-ção do Plano Municipal de Mata Atlântica, contemplado no Plano Municipal do Verde de Campinas.Segundo o secretário municipal do Verde, até o nal do ano,

Campinas, dentro do Plano Municipal do Verde, terá todo um capítulo dedicado à Mata Atlântica, quanticando as áreas necessitadas de serem recuperadas.Na prática, o município cumpre a legislação federal, que prevê a possibilidade do recebimento de recursos nanceiros para nanciar a recuperação de áreas de mata. Para o secretá-rio, além de cumprir a lei, Campinas se compromete com as gerações futuras.“Ao quanticar as áreas que precisam ser recuperadas, Campinas se habilita para receber nanciamentos para a reparação ambiental dessas áreas. Além de cumprir a lei federal, estamos nos posicio-nando para promover uma série de ações ambientais. Muito além de assinar um termo de cooperação, vale destacar o compromisso da gestão do prefeito Jonas Donizette, com as gerações futuras” nalizou.

o metropolitano Ano 3 - Edição 108 - Sábado 23 de maio de 2015 - Página A7curtir no

A Secretaria de Saúde de Campinas prorrogou a vacina-ção contra a gripe até 3 de junho nos 64 centros de saúde da cidade. A expectativa é de que até o nal da campanha sejam vacinadas pelo menos 195.280 pessoas, ou seja, 80% dos cerca de 244 mil considera-dos público-alvo. Até a tarde desta quinta-feira, 21 de maio, 115.624 doses foram aplicadas, o que representa uma cobertu-ra vacinal de 47,3%.A vacina é disponibilizada para pessoas acima de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulhe-res que tiveram lhos nos últimos 45 dias), prossionais de saúde, índios, população carcerária, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas.Neste ano, a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B.A cobertura mais baixa é a de gestantes, com um índice de 37,9%, que representa 11.510 doses aplicadas. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Andréa Barbosa, a dose protege a grávida e o recém-nascido depois do parto.“A vacina é importante para evitar complicações causadas pela gripe e doenças graves, como pneumonia”, explica Andréa.A campanha começou em 4 de maio. Também está disponível a vacina pneumocócica 23-valente, responsável pela prevenção de doenças como pneumonia , mening i te e b a c t e r e m i a / s e p t i c e m i a

(infecção generalizada do sangue), que será destinada especicamente aos idosos hospitalizados ou residentes em instituições como asilos e casas de repouso, às pessoas diagnosticadas com doenças crônicas (cardiovasculares, pulmonares, renais, diabetes mellitus, hepáticas e hemoglo-binopatias) e aos imunodepri-midos (transplantados, com neoplasias e infectados pelo HIV).Pessoas com doenças agudas graves, febre moderada ou mais do que moderada, não devem tomar a vacina. Para receber a dose, o paciente deve levar carteira de vacinação ou documento de identidade.

Acamados

Para os doentes crônicos é necessária a apresentação de receita ou prescrição médica. Os pacientes acamados que fazem parte do grupo que deve ser vacinado receberão a dose em casa. Os que são assistidos pelas unidades de saúde serão avisados por telefone sobre a data da aplicação da vacina. As pessoas acamadas que não frequentam os Centros de Saúde devem entrar em contato com a unidade mais próxima de sua casa e solicitar o serviço.Em 2014, Campinas vacinou 197.506 pessoas e atingiu a cobertura vacinal de 81% dos chamados grupos prioritários.

InuenzaA gripe, ou inuenza, é uma

infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta por meio das secreções das vias re sp i ra tó r i a s da pes soa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é respon-sável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilida-de, principalmente no inverno.

Secretaria de Saúde de Campinas estende prazo e vacinação contra a gripe vai até 3 de junho

Foto: Carlos Bassan

Campinas adere a programa Estadual de recuperação ambiental de nascentes

Percentual de cheques devolvidos é recorde para o mês de abril

O percentual de cheques devolvidos pela segunda vez por falta de fundos em abril atingiu 2,26%. No mesmo período do ano passado, o registro de devoluções chegou a 2,13%. De acordo com a empresa de consultoria Serasa Experian, foi o pior índice registrado no quarto mês do ano em toda a série histórica, iniciada em 1991.Segundo os economistas da Serasa, o recorde de inadim-plência com cheques no mês de abril pode ser explicado pela queda da renda real dos consumidores e por causa da e xpansão da s t a xa s de desemprego em todo o país, além da pressão da inação.

Pa ra os economis tas , o desemprego e a alta da inação afetam a capac idade de pagamento dos consumidores e provocam a elevação da inadimplência em diversas modalidades, inclusive nos cheques.O estado do Amapá liderou o ranking nacional dos cheques sem fundos no pr imei ro quadrimestre de 2015, com 23,22% das devoluções. São Paulo foi o estado com o menor percentual (0,93%). A Região Norte liderou o ranking no período, com 6,98% das d e vo l u ç õ e s . O S u d e s t e registrou o menor percentual, com 1,33%.

Texto e FotoAgência Brasil

Nesta segunda-feira (18) aconteceu mais uma Reunião e da Comissão Permanente da Mulher, presidida pela vereado-ra Neusa do São João (PSD), no p l e n a r i n h o d a C â m a r a Municipal de Campinas. Desta vez, o tema abordado trouxe a todos imensa surpresa e satisfação aos presentes:“ATENDIMENTO E INSERÇÃO DA MULHER NO MUNDO DO TRABALHO”O evento contou com o apoio do Centro Público de Apoio ao Tr a b a l h a d o r ( C P AT ) – Sec re ta r i a Mun i c i pa l de Trabalho e Renda.A palestrante Soa Naches Hilbert, psicóloga do CPAT, v i n c u l a d a à S e c r e t a r i a Municipal de Trabalho e Renda, no setor de Orientação para o Trabalho, esclareceu dúvidas e apresentou um perl atualizado das pessoas que buscam ingressar no mercado de trabalho.No CPAT existem 2 tipos de atendimento ao trabalhador sendo através do SINE – Sistema Nacional de Emprego – que dá a tend imento ao trabalhador, ao empregador, h a b i l i t a ç ã o a o S e g u r o Desemprego, emissão de Carte i ra de Trabalho e orientação para o Trabalho; e o s r e l a c i o n a d o s a o s PROGRAMAS DE GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA que a t e n d e m a o M i c r o -empreendedor Individual, Econômia Solidária (cooperati-vas e feiras) e Banco do Povo Paulista.Soa Naches, apresentou dados relacionados ao atendi-mento da MULHER no CPAT Campinas e dos serviços que abrangem o SINE. Descreveu sua análise dos seguintes parâmetros: Trabalhadores Inscritos, Vagas Ofertadas e Colocados, referindo-se ao ano

de 2013 até abril de 2015.Ve jamos : Traba lhadores Inscritos: 1) por gênero: 14.955 homens e 18.920 mulheres. 2) por faixa etária: de 18 até 24 anos= 6989 trabalhadores, de 30 até 39 anos= 3565 trabalha-dores. 3) por escolaridade: ensino médio incompleto= 3951 trabalhadores, ensino médio completo= 8299 trabalhado-res. 4) do sexo feminino: 2013= 3913 trabalhadores, 2014= 2866 trabalhadores. 5) análise do período do ano de 2013 à abril de 2015 – total de t r a b a l h ado r e s i n s c r i t o s (masculino e feminino) 33875 trabalhadores, destes 55,85% são mulheres, 44,14% são homens, 6) quanto à escolaridade por sexo feminino: 43,86% tem ens ino méd io comple to, 20,88% tem ensino médio incompleto, 7) por faixa etária: 36,94% tem entre 18 a 24 anos, 18,84% tem entre 30 a 39 anos.Após demonstrados outros dados a conclusão apresentada foi que: 38,42% dos colocados são do sexo feminino, 29,41% dos colocados tem de 18 a 24 anos, 48,74% dos colocados tem ensino médio completo. «Temos sido presenteados em nossas reuniões tendo recebido pessoas marav i l hosas e qualicadas. São pessoas que nos falam de maneira clara e objetiva a nossa atualidade. Cada palestrante que aqui recebemos, nos enchem de b r i l ho no o l ha r quando compartilham sua experiências e seu conhecimento conosco. Nossa palestrante Soa, foi brilhante e sua palestra muito educativa para todos nós!» concluiu a vereadora Neusa do São João (PSD), presidente da comissão.

Vereadora Neusa do São João (PSD)recebeu a palestrante Sofia Naches Hilbert em mais uma reunião na Comissão Permanente das Mulheres

Page 8: O metropolitano nº 108 maio 2015

o metropolitano Edição Cidadescurtir no

Página A8 - Ano 3 - Edição 108 - Sábado 23 de maio de 2015

É oficial! Ponte Preta vende mando e enfrentará Palmeiras em CuiabáMacaca espera recuperar prejuízo pelos dois jogos no Moisés Lucarelli com portões fechados

Campinas, SP, 21 (AFI) – O que já estava próximo de acontecer, foi ocializado na noite desta quinta-feira. A partida entre Ponte Preta e Palmeiras, no dia 05 de julho, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, será na Arena Pantanal, em Cuiabá. O acordo foi rmado entre o time campineiro e a empresa responsável por eventos Roni7, do ex-atacante Roni.Prejudicada pela punição que obriga realizar os seus dois primeiros jogos como mandan-te – contra São Paulo e Chapecoense – com portões fechados, a Ponte Preta se viu obrigada a vender este mando de campo para que o prejuízo fosse recuperado. Mesmo sem conrmar números, a Macaca deve car com cerca de R$ 1 milhão. As receitas da partida irão todas para a Roni7.O preços dos ingressos para

este jogo ainda não está decidido, mas o sócio-torcedor TC 10+ terá entrada franca ao estádio.Ainda não está conrmado, mas a diretoria da Ponte Preta aval ia a possibi l idade de colocar telões no estádio Moisés Lucarelli para o torcedor

que quiser acompanhar o jogo do local. A decisão deve sair nos próximos dias.Não é a primeira vez que a Roni7 compra o mando de jogo de partidas. Na primeira rodada do Brasileirão, o Cruzeiro lucrou R$ 1 milhão para receber o Corinthians na Arena Pantanal.

Ingressos à venda – Guarani x LondrinaO torcedor já pode garantir lugar para assistir ao segundo jogo do Guarani no Campeonato Brasileiro.

Já estão à venda os ingressos p a r a a 2 ª r o d a d a d o Campeonato Brasileiro. O Guarani prepara sua casa para receber 6 mil torcedores na próxima segunda-feira, 25, às 20h15, quando enfrenta o Londrina.As vendas acontecem na Secretaria do Clube, desde as 9h desta quinta-feira e se estendem até o dia da partida. No sábado, 23, o horário de atendimento vai das 9h às 13h. Os ingressos de meia entrada são destinados à estudantes, aposentados, pensionistas, professores e Sócios do Clube. Conra abaixo os valores e postos de venda:Vitalícia e Cabeceira: R$20 e R$10Acesso à Vitalícia somente para proprietários de Cadeira Cativa e Camarote

Acesso para sociais será pela cabeceira principal.Setor abaixo do Tobogã: R$ 30 e R$15

AKI TEM SOLUÇÕES - Rua Irmã Maria de Santa Paula Terrier, 105FOTO ÓTICA IMPERIAL -

Rua General Osório, 766NUTRISTORE - Shopping Dom PedroBANCA TEATRO - Rua Treze de MaioGUARANI ESPORTES - Avenida Imperatr iz Dona Tereza Cristina, 11

Tour Brasil Kirin recebe crianças do Instituto Compartilhar

O tradicional Tour na fábrica da Brasil Kirin contou com presen-ças muito especiais na quarta-feira (20). Dois núcleos do Instituto Compartilhar (Cidade Nova e Dirceu Cordeiro), par-ceiro do Vôlei Brasil Kirin desde 2010, participaram do passeio na fábrica e conheceram de perto o trabalho feito por lá.Ao todo, mais de 90 crianças de 7 a 14 anos viveram essa experiência única e ainda tiveram uma surpresa ao chegarem ao local. Eles conhe-ceram o embaixador do Vôlei

Brasil Kirin, Maurício Lima.“É muito graticante esse contato com as crianças do Compartilhar, que é nosso parce i ro de longa data. Receber o carinho deles e poder falar um pouco da minha experiência de vida me deixa muito satisfeito. Espero sem-pre poder participar”, garantiu o eterno ídolo do vôlei.A parceria entre o projeto de vôlei masculino em Campinas, que tem a gestão da empresa de marketing esportivo ESM, e o Instituto Compartilhar, presi-

dido pelo técnico Bernardinho, acontece desde 2010.Recentemente a cidade de Itu, sede da fábrica da Brasil Kirin, ganhou um núcleo do projeto, na Escola Municipal Carolina de Moraes Macedo.Atualmente, 26 núcleos fazem parte deste projeto atendendo a cerca de 2.300 crianças e adolescentes com aulas de mini-vôlei no contra turno escolar, na própria instituição de ensino.

Maurício fez a alegria das crianças na Brasil Kirin

(Foto: Divulgação/Brasil Kirin)

Red Bull Brasil apresenta Éder Locco e Alex Reinaldo para a disputa da Série D do Brasileirão

Meia retorna ao Toro Loko após a conquista do acesso à elite do Campeonato Paulista em 2014O Red Bull Brasil segue reforçan-do o elenco para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. O Toro Loko conrmou nesta quinta-feira as contratações do meia Éder Locco e o lateral-direito Alex Reinaldo. Os atletas já estão treinando com elenco no CFA (Centro de Formação de Atletas), em Jarinu.Há pouco mais de um ano, o meia Éder Locco era um dos atletas que comemoravam a vitória sobre o Grêmio Osasco e a conquista do acesso à elite do Paulistão. Agora, o campeonato é outro, mas o objetivo continua sendo o acesso.“2014 fo i uma temporada excepcional na minha carreira. Foi nesse ano que conseguimos levar o Red Bull Brasil para a elite do futebol paulista, e o CRB que estava na Série C para a Série B do Brasileirão. Conheço muito bem o clube e não tenho dúvidas de que vamos fazer um grande

campeonato. Sabemos do nível de diculdade da Série D, mas nosso principal objetivo é o acesso”, declara o jogador que tem contrato com o clube de Campinas até o nal da Série D deste ano.Outra novidade no Toro Loko é a chegada do lateral-direito Alex Reinaldo, que disputou o último Paulistão pelo São Bento. O atleta assinou com o clube até o nal do Campeonato Paulista de 2016.“Estamos montando um bom elenco para a Série D, com atletas experientes e que em algum momento da carreira já d i s pu t a ram campeona to s nacionais. Por isso, acredito na nossa equipe e que vamos fazer uma grande campanha neste Brasileiro”, arma o defensor.Atualmente, o Toro Loko conta com os goleiros Kewin e Juninho, o zagueiro Anderson Marques, os meio-campistas Car l inhos, Gabriel Machado, Gabriel Silva e Marcelo, os atacantes Raul, Wilson Júnior e Caio Dantas,

a lém do la te ra l -esquerdo Marcelo Cordeiro e o centroavan-te Romão, que foram apresenta-dos nesta semana.

Conra a Ficha Técnica dos novos reforços:

Nome: Éder Marcelo PrudêncioPosição: MeiaIdade: 35 anosPrincipais clubes: Sport, São Caetano, Mirassol, CRB, Marília, Ituano, Linense e Red Bull BrasilÚ l t imo c l ube : São Ben to (Paulistão 2015)

Nome: Alex Reinaldo da Silva VieiraPosição: Lateral-direitoIdade: 24 anosPrincipais clubes: Avaí, Atlético de Sorocaba e BragantinoÚ l t imo c l ube : São Ben to (Paulistão 2015)

Alex Reinaldo e Éder Locco foram apresentados nesta quinta no CFA

Associação de Moradores do Jardim Garcia,prepara a Festa Beneficiente da Paróquia NossaSenhora de Guadalupe na Vila Castelo Branco.Membros da AMJG (Associação de Moradores do Jardim Garcia), estiveram reunidos na noite de sexta- fe i ra (22) , na sede l o c a l i z a d a n a r u a J o r g e Whiteman, 283. Participaram deste encontro o presidente Sr. Antônio Medeiros Chaves, Luiz Augusto Oliveira, Jorginho, Chicão da Fármacia, Valdir Camilo (Carabina), Jose Santos F. Gonçalves (Nene) e o vereador Sr. Jorge Schneider.A reunião prosseguiu, destacan-do a importância do evento e a participação da comunidade e artistas de toda a região. «Será uma festa benecente e nosso ob je t i vo é a r re cada r 2 ,5 toneladas de alimento não perecível. Arroz, feijão, óleo, café, farinha, leite em pó, entre outros!» nos disse o presidente Antônio.«O evento será realizado no dia 8 de agosto de 2015, com ínicio as 13H e prevê a participação de muitos artistas regionais. «Já conrmamos, Léu, da dupla Liu & Léu; Iara, Linaldo & Ponteli; Marcelo Costa; Muniz Teixeira & Joãozinho (Viola Minha Viola); Jorginho; Luiz Faria e Silva Neto, e muito mais...», destacou

Chicão da Fármacia.O evento realizado em Janeiro de 2014, contou com a participação da comunidade e arrecadou 1,8 toneladas de alimentos. Com a realização deste novo evento e a arrecadação destes alimentos, a expectativa dos organizadores é para que a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe possa manter todos os meses 175 famílias com cestas básicas e ampliar este atendimento.O vereador Jorge Schneider lembrou a todos da Campanha do Agasalho 2015 que começa no

Sábado (22) e da sua importân-cia. «Já no Sábado, damos início a Campanha do Agasalho e esperamos alcançar o resultado do ano passado onde estivemos muito próximo de conseguir 4mil unidades.»disse o vereador.

As doações podem ser feitas na secretária da Paróquia, Rua Sophia Velter Salgado, s/n (F. 3227.5492) ou na sede da Assoc iação na Rua Jo rge Whiteman, 283 (F. 3229.3214)

Roupa Nova traz romantismo ao Festival “Hortolândia 24 anos”Quem cantou grandes sucessos dos anos 80, como “Dona”, “Whisky a Go Go”, “Coração Pirata”, “Linda Demais”, “Volta pra Mim”, não pode perder o show da banda Roupa Nova, neste domingo (24/05). O grupo se apresenta grauita-mente, a partir das 21h, no Festival Hortolândia 24 anos. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, o evento será no Parque Ambiental Remanso das Águas “Sebastião Batista Pozza”, localizado na Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, s/n, atrás da Magneti Marelli, na região do Jardim Minda e Carmem Cristina.A festa integra a programação do mês de aniversá-rio da cidade. O Festival inicia às 15h, com a participação de artistas locais. O local onde acontecerá o Festival Hortolândia 24 anos é aberto e a programação livre para todas as idades. Além do palco coberto e área de circulação, o espaço contará com praça de alimentação com

sete estandes, onde serão comercializados diversos tipos de comidas e bebidas. As barracas estarão abertas a partir das 15h. A segurança será garanti-da pela Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar. Para a necessidade de socorro médico, haverá ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no local. A festa contará, também, com banheiros químicos.