o metalúrgico - sindimet reposição da inflação e ... campanha salarial 2015 confira os...

4
Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte, e Região www.sindimetal.org.br Contagem O Metalúrgico Condefederação Nacional dos Metalúrgicos BRASIL EDIÇÃO 161 21/12 a 10/01/2015 E m assembleia reali- zada no Sindicato, na última quinta-fei- ra (17), os metalúrgicos de BH/Contagem aprovaram, por ampla maioria, um acor- do que garante reajuste sa- larial de 9,9% (7% retroativo a outubro e + 2,9% em feve- reiro de 2016), abono, esta- bilidade de 30 dias e outros avanços. A campanha salarial 2015 dos metalúrgicos de Minas Gerais foi prejudicada pela forte crise política e econô- mica que está dificultando o crescimento do país e vem refletindo em todos os seto- res produtivos, provocando demissões em massa e reti- radas de direitos dos traba- lhadores. Mas mesmo diante des- se quadro ruim para toda a classe trabalhadora brasilei- ra, os metalúrgicos de BH/ Contagem e região conse- guiram arrancar um acordo com reposição da inflação e manutenção das cláusulas anteriores. Este acordo conquistado é melhor que a maioria dos acordos fechados no se- gundo semestre do ano e garante um fim de ano mais tranqüilo para a companhei- rada. Metalúrgicos conquistam reajuste de 9,9% CAMPANHA SALARIAL 2015

Upload: danganh

Post on 16-Apr-2018

218 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Metalúrgico - SINDIMET reposição da inflação e ... CAMPANHA SALARIAL 2015 Confira os principais pontos do ... Fax: 3369.0518 - subsede: Rua da Bahia, 570 5º andar - Centro/BH

Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte, e Regiãowww.sindimetal.org.br

Contagem

O MetalúrgicoCondefederação Nacional dosMeta lú r g icos

BR

AS

IL

Edição 16121/12 a 10/01/2015

Em assembleia reali-zada no Sindicato, na última quinta-fei-

ra (17), os metalúrgicos de BH/Contagem aprovaram, por ampla maioria, um acor-do que garante reajuste sa-larial de 9,9% (7% retroativo a outubro e + 2,9% em feve-reiro de 2016), abono, esta-bilidade de 30 dias e outros avanços.

A campanha salarial 2015

dos metalúrgicos de Minas Gerais foi prejudicada pela forte crise política e econô-mica que está dificultando o crescimento do país e vem refletindo em todos os seto-res produtivos, provocando demissões em massa e reti-radas de direitos dos traba-lhadores.

Mas mesmo diante des-se quadro ruim para toda a classe trabalhadora brasilei-

ra, os metalúrgicos de BH/Contagem e região conse-guiram arrancar um acordo com reposição da inflação e manutenção das cláusulas anteriores.

Este acordo conquistado é melhor que a maioria dos acordos fechados no se-gundo semestre do ano e garante um fim de ano mais tranqüilo para a companhei-rada.

Metalúrgicos conquistam reajuste de 9,9%

CAMPANHA SALARIAL 2015

Page 2: O Metalúrgico - SINDIMET reposição da inflação e ... CAMPANHA SALARIAL 2015 Confira os principais pontos do ... Fax: 3369.0518 - subsede: Rua da Bahia, 570 5º andar - Centro/BH

Companheiros, esta foi a campanha sa-

larial mais difícil dos últi-mos 15 anos por causa da forte crise econômica e política que atravessa o nosso país. Foram quase cinco meses de negociações truncadas, praticamente sem avan-ços nas propostas dos patrões. Mas no final prevaleceu o diálogo e os impasses colocados puderam ser superados

O acordo garante um reajuste com reposição integral da inflação, abono, estabilidade no emprego entre outras. Dessa forma os traba-lhadores de BH/Conta-gem não terão perdas salariais e isso tem que ser valorizado.

Precisamos levar em

consideração que no segundo semestre des-te ano quase nenhuma categoria conseguiu fechar acordo de cam-panha salarial com um reajuste salarial tão ele-vado como o nosso.

O ano de 2015 nos ensinou muita coisa, principalmente que sem unidade e mobilização fica muito difícil con-quistar avanços. Precisamos usar as lições que aprendemos este ano para preparar a luta para 2016, que ao que tudo indica, também será um ano bas-tante complicado.

Companheiros, um bom acordo

não pode ser conquis-tado só graças a habi-lidade da Comissão na mesa de negociação, tem que ser conquis-tado nas fábricas, atra-vés da luta e com par-ticipação em peso dos trabalhadores. Peço a vocês que reflitam um pouco sobre isso.

Edição 161 Página 02

CAMPANHA SALARIAL 2015 Confira os principais pontos do acordoMais de 20 mil pesso-

as saíram às ruas de Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (16), no ato do Dia Nacional de Luta contra o Impeach-ment, a tentativa de golpe, o retrocesso, pelo Fora Cunha e em defesa da de-mocracia e da soberania.

A manifestação, com o tema “Minas contra o Gol-pe”, foi uma resposta dos mineiros contra a tentativa da direita de derrubar a presidenta Dilma Rousse-ff, num ataque à democra-cia, para impor o projeto político e um retrocesso, pois significa privatização, terceirização e retirada de direitos da classe traba-lhadora.

Os manifestantes pedi-ram também a cassação e

prisão do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB), presidente da Câmara Fe-deral. O ato começou por volta das 16hs, na Praça Afonso Arinos, em fren-te à Escola de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seguida de marcha pelas duras do Centro da capital mineira até a Praça da Es-tação.

Antes, na Praça 7, quei-maram caixões com ima-gens de Eduardo Cunha e Aécio Neves. O ato foi re-alizado pela Frente Brasil Popular, que une a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a CTB, MST, MAB, movimentos estudantis, movimentos sociais e po-pulares e parlamentares.

Fonte: Rogério Hilário (CUT/MG)

Geraldo Valgas, presidente do Sindicato

Um dos maiores reajustes salariais conquistados em 2015

Mais de 20 mil vão às ruas de Belo Horizonte contra Impeachment

A direção do Sindicato paricipou da manifestação contra o golpe

Page 3: O Metalúrgico - SINDIMET reposição da inflação e ... CAMPANHA SALARIAL 2015 Confira os principais pontos do ... Fax: 3369.0518 - subsede: Rua da Bahia, 570 5º andar - Centro/BH

Edição 161 Página 03

CAMPANHA SALARIAL 2015 Confira os principais pontos do acordo

A partir da assinatura da presente Convenção, poderá ser adotado o sistema de compensação de jornada, previsto no art. 59, § 2º da CLT, de acordo com as regras e condições a seguir descritas:

§1º- Sendo a folga concedida antecipadamente, o trabalho cor-respondente deverá ser realizado em até 300 (trezentos) dias subsequentes ao dia em que foi concedida a folga, limitados até 31/12/2016. a- A data prevista para a folga deverá ser comunicada pela Empre-sa aos trabalhadores, com antecedência mínima de 24 horas. b- Transcorridos 300 dias da data da folga ou até 31/12/2016, sem que tenha havido a compensação ou ocorrendo rescisão do contrato de trabalho, nenhuma compensação será devida pelo empregado.c- A data prevista para a recuperação deverá ser comuni-cada pela Empresa aos trabalhadores com antecedência mínima de 72 horas.d- Os dias determinados para compensação serão dias normais de trabalho, sendo consideradas justificadas as au-sências previstas no art.473 da C.L.T., as decorrentes de doença conforme regulado na presente convenção bem como aquelas autorizadas por esta convenção.e- Tendo em vista serem dias normais de trabalho, quando a em-presa oferecer habitualmente transporte e/ou refeição, deverá tam-

bém fazê-lo no dia da compensação.

§2º - A utilização do trabalho extraordinário antecipadamente poderá ocorrer exclusivamente para compensação semanal ou de dias pontes.a- Não sendo concedida a folga dentro da semana ou nos dias pontes, a empresa pagará ao empregado, no primeiro pa-gamento após o referido período, as horas não compensadas, como extraordinárias, tomando como base o salário hora normal do mês do pagamento, acrescido com o percentual de 100%.

§ 4º - A empresa que desejar adotar o sistema de compensação de jornada aqui regulamentado deverá comunicar, por escrito, ao sindicato dos trabalhadores, como antecedência mínima de 10 dias do seu início, exceto no mês de dezembro/2015. Sendo solicitado pelo sindicato, a empresa, semestralmente, também enviará ao sindicato o controle de horas compensadas ou a compensar de cada empregado, por meio eletrônico ou não.

§ 6º - A compensação poderá ser realizada de segunda-feira a sá-bado, desde que a jornada diária não ultrapasse a 10 horas, e a compensação seja limitada a 36 horas no mês e a 02 sábados no mês. Deverá ser respeitado o intervalo mínimo de 35 horas quando ocorrer o descanso semanal remunerado.

a. Com o acréscimo de 6O% , em relação à hora normal, as horas extraordinárias trabalhadas nos dias úteis, até o limite de 20h men-sais.a.1. Com o acréscimo de 65% (sessenta por cento), em relação à hora normal, as horas extraordinárias trabalhadas nos dias úteis, acima do limite de 20 e até 40 horas mensais;a.2. Com acréscimo de 75% , em relação à hora normal, as horas extraordinárias trabalhadas aos sábados quando este houver sido compensado nos outros dias da semana.a.3. Com acréscimo de 85%, em relação à hora normal, as horas extraordinárias trabalhadas acima do limite de 40h mensais.b. Com acréscimo de 100% , independentemente da remuneração normal dos dias de repouso semanal remunerado e feriados às horas neles trabalhadas, exceto se for concedido outro dia de folga, no prazo máximo de 15 dias após a realização do trabalho. Excetuando-se a hipótese de escala de revezamento, a con-

cessão de outro dia de folga dependerá de acordo entre empresa e empregado.

§ 1º - Nos casos de “Dobra de Jornada” ocorrida com os trabalhado-res a hora extra será remunerada com acréscimo de 150%, salvo se for concedida folga remunerada no dia subsequente, hipó-tese em que receberá as horas extras trabalhadas com 60% (ses-senta por cento) de acréscimo em relação à hora normal.Considera-se dobra para os fins do presente parágrafo, o trabalho extraordinário em número de horas superior a 70% da jor-nada normal.

§ 2º - Os percentuais a que se referem esta cláusula não se aplicam aos empregados que trabalhem em turnos ininterruptos de reveza-mento, no que se refere à prestação de horas extras excedentes da 6ª (sexta) hora diária até o limite da 8ª (oitava), aplicando-se a estas horas extras o adicional de 50%.

REAJUSTE SALARIAL De 7% (outubro) + 2,90% (fevereiro) = 9,90% para todos os trabalhadores.

ABONO

De R$ 450,00 a ser pago em parcela única em março de 2016 para trabalhadores de empresas que não possuem PLR.

GARANTIA DE EMPREGO OU SALÁRIO 30 dias após a assinatura da CCT (18/12/15 a 16/01/16).

PRAZO PARA PAGAMENTO DAS DIFERENÇAS SALARIAIS As empresas poderão pagar as diferenças salariais de outubro, novembro e dezembro de 2015, juntamente com os salários de janeiro de 2016.

MANUTENÇÃO DAS DEMAIS CLÁUSULAS DA CCT

REmunERação das hoRas ExtRas

ComPEnsação dE JoRnada

PISO SALARIALEmpresas com até 10 empregados = R$ 988,88Empresas com mais de 10 até 400 empregados = R$ 1.017,89Empresas com mais de 400 até 1000 empregados = R$ 1.088,01Empresas com mais de 1000 empregados = R$ 1.346,71

Page 4: O Metalúrgico - SINDIMET reposição da inflação e ... CAMPANHA SALARIAL 2015 Confira os principais pontos do ... Fax: 3369.0518 - subsede: Rua da Bahia, 570 5º andar - Centro/BH

sindicato dos metalúrgicos de Contagem, Belo horizonte, ibirité, sarzedo, Ribeirão das neves, nova Lima, Raposos e Rio acima - sede: R. Camilo Flamarion, 55 - J. Industrial - Contagem (MG) tel.: 3369.0510 - Fax: 3369.0518 - subsede: Rua da Bahia, 570 5º andar - Centro/BH - Tel.: 3222.7776 - e-mail: [email protected] - www.sindimetal.org.br - Presidente: Geraldo Valgas

secretário de imprensa: Walter Fideles - Jornalistas: Cesar Dauzcker (MG 07687JP) e Isa Patto (MG12994JP) | tiragem: 10.000 - impressão: Fumarc

SINDICALIZE-SE

Edição 161 Página 04

3369.0519 3224.1669

ou acesse www.sindimetal.org.brLIGUE

Estão abertas as inscrições

para os cursos profissionalizantes de Leitura e Inter-pretação de Dese-nho e Metrologia, para o 1º semes-tre de 2016. As aulas começam no dia 01/02.

Não perca tempo e faça já sua inscrição. mais informações com Jésus pelo telefone 3369.0531 (à partir das 17h30).

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

A direção do Sindicato e seus

funcionários desejam a todos metalúrgicos de BH/Contagem e

Região, Boas Festas e um

ano novo com saúde,

novas conquistas e realizações.

FELIZ NATAL E PRÓSPERO

2016!

Homenagem ao Sindicato

Em ato realizado na Câmara Municipal de Belo Horizonte no dia 02 de dezem-

bro, o Sindicato, na pessoa do nosso pre-sidente Geraldo Valgas, recebeu o prêmio Mérito Sindical como reconhecimento pelo trabalho e dedicação em prol dos traba-lhadores metalúrgicos de Belo Horizonte, Contagem e Região.

Recesso no SindicatoComunicamos aos nossos associa-dos, que o sindicato funcionará até o dia 23 de dezembro e retomará suas atividades no dia 04 de janeiro de 2016.

Assembleia Geral

Dia 22 de dezembro (terça-feira), às 18h, na sede do Sindicato

Para prestação de contas de 2014 e previsão orçamentária para 2016

R. Camilo Flamarion, 55, Jardim industrial - Contagem

EditaLSindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Belo Horizonte, Contagem, Ribeirão das Neves, Sarze-do, Ibirité, Raposos, Rio Acima e Nova Lima. Edital convocação - O EFE-TIVO CONSELHO FISCAL do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Belo Horizonte e Conta-gem, com base territorial nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Ribei-rão das Neves, Sarzedo, Ibirité, Raposos, Rio Acima e Nova Lima convoca todos os trabalhadores da categoria, sócios da entidade, para realização, nos termos do seu Estatuto Social, de ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA a realizar-se no dia 22/12/2015 com primeira convocação às 18h00min horas e a segunda convocação às 18h30min horas, na rua Camilo Flamarion, 55, Jardim Industrial – Contagem, para tratar e deliberar sobre a seguinte ordem do dia: Prestação de contas de 2014 e previsão orçamentária de 2016. Presi-dente: Geraldo Maria Valgas de Araújo; Secretário de Finanças e Administra-ção: João Batista Ferreira; Conselho Fiscal Efetivo: Antônio Pedro Amaro, Cassius Viana e Marcelino De Oliveira.