o melhor de portugal - clube de produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled...

20
O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais? A suculencia da melhor Carne Nacional? A mais famosa Doçaria Conventual? Terminar a ceia de Natal com fruta leve e fresca? O que é realmente importante para si? O Melhor de PORTUGAL REVISTA DA RESPONSABILIDADE DO CLUBE DE PRODUTORES Então, venha conhecer o MELHOR DE PORTUGAL! n.4 DEZEMBRO 2010

Upload: nguyentu

Post on 07-Feb-2018

219 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Melhor de PORTUGAL - Clube de Produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled folder/untitled... · O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais?

O tradição da Ceia de Natal?O cremoso sabor dos Queijos Regionais?A suculencia da melhor Carne Nacional?A mais famosa Doçaria Conventual?Terminar a ceia de Natal com fruta leve e fresca?

O que é realmente importante para si?

O Melhor de PORTUGALREVISTA DA RESPONSABILIDADE DO CLUBE DE PRODUTORES

Então, venha conhecer o MELHOR DE PORTUGAL!

n.4DEZEMBRO2010

Page 2: O Melhor de PORTUGAL - Clube de Produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled folder/untitled... · O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais?

2

24 a 26 de SetembroPavilhão Atlântico

Os nossos produtores convidaram…

Dra. Laura QuaresmaPatrimvs, Museu do Pão, Serra da Estrela

Sr. José Marcelino CepedaAlheiras Gracinda, Mirandela

Dr. António FerreiraHerdade do Vale da Rosa, Ferreira do Alentejo

Sr. Carlos MacedoArtesanalPesca, Sesimbra

Sr. José António FerreiraGalapa, Barrancos

Engº. Joaquim FirminoFirmino Canteiro Lopes, Loures

Engº. António Santos AndradeLusoMorango, Odemira

Sr. Filipe FerreiraGranfer, Cova da Beira

Sr. César LizOportune Tempore, Ovar

Sr. Filipe FragaQueijos Tavares, Seia

Engº. Carlos AlvesCarlos e Helder Alves

Sr. Paulo GaloArtesanalPesca, Sesimbra

Sr. António Cruz CostaHerdade do Monte Amarelo, Monforte

Sr. Paulino RochaMinhoFumeiro, Ponte de Lima

Sr. José ArturHorta Pronta, Peniche

Engª. Manuela CastroCabero & Castro, Paredes de Coura

Page 3: O Melhor de PORTUGAL - Clube de Produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled folder/untitled... · O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais?

Produtos dos melhores produtores

e petiscos dos melhores chefes

PALEStRAS SobRE AzEitE, nutRição, PESCA E vEGEtAiS

RAnChoS FoLCLóRiCoS DE 5 REGiõES Do PAíS

5.000 uniDADES boLo Do CACo MADEiRA

650 uniDADES Pão-DE-Ló DE ovAR

7 tonELADAS FRutAS E LEGuMES

2 tonELADAS DE ChARCutARiA

3,2 tonELADAS bAnAnAS

1 tonELADAS QuEiJo

730 kG DE CARnE

3

30.000 viSitAntES EM 39 hoRAS DE EvEnto 56 StAnDS DE PRoDutoRES

3

Page 4: O Melhor de PORTUGAL - Clube de Produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled folder/untitled... · O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais?

Couve Portuguesa

4

Page 5: O Melhor de PORTUGAL - Clube de Produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled folder/untitled... · O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais?

A propriedade de cerca de 15 ha em Buce-las, serve de palco para Fernando António Ricardo e Fernando Luís Ricardo, o seu fi-lho, se dedicarem com saber e mestria ao cultivo da Couve Portuguesa e também da Couve Lombardo, Couve Coração e Alface. Remonta a 1996 o escoamento da sua pro-dução para o Clube de Produtores. “ O Clu-be de Produtores tem sido uma mais-valia para o desenvolvimento da nossa activida-de sobretudo porque planifica a produção e garante o escoamento dos produtos, man-tendo regularidade ao longo do ano” explica Fernando António Ricardo. “Aqui a Couve Portuguesa ainda se faz com sementes regionais, já que as couves são mais doces e tenras, mas são muito mais difíceis de produzir, são mais mimosas e levam menos rega”.Actualmente pai e filho têm 6 trabalha-

dores permanentes na sua exploração de Bucelas, produzindo 600 toneladas por ano. Para 2011 refere “que temos que con-tinuar a produzir qualidade”.A Couve Portuguesa faz parte de um grupo de alimentos cuja importância na prevenção de inúmeras doenças é cada vez mais reco-nhecida. A couve portuguesa apresenta um baixo valor energético (25kcal/100g) e destaca-se por fornecer quase o dobro do cálcio que o leite contém e que é essencial à saúde dos nossos ossos.Para diminuir a perda de nutrientes que ocorre no processo da confecção, deve-se optar por métodos que reduzem o tempo de exposição ao calor, como a panela de pres-são e o microondas. Pode ser consumida em sopas ou como acompanhamento do prato (salteada ou cozida).

FERnAnDo RiCARDo é Já uMA REFERênCiA nA ARtE DE “bEM SAbER” PRoDuziR CouvE PoRtuGuESA. uM GoSto QuE vEM DE SEMPRE E QuE LhE vALEu A ALCunhA DE “REi DA CouvE PoRtuGuESA” noS tEMPoS EM QuE vEnDiA oS SEuS PRoDutoS no MERCADo DA RibEiRA.

Couve portuguesa

5

Page 6: O Melhor de PORTUGAL - Clube de Produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled folder/untitled... · O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais?

6

Polvo

6

Page 7: O Melhor de PORTUGAL - Clube de Produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled folder/untitled... · O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais?

77

O polvo é, em quantidade, a quarta es-pécie mais pescada e desembarcada em Portugal.Entre 2007 e 2009, as estimativas apon-tam para 9.950 Ton./ano em média, de de-sembarques, sendo considerada uma das espécies com maior valor económico.A captura, entre os zero e os 200 metros de profundidade, pode ser feita em covos, alcatruzes ou por arrasto entre Novembro e Abril.

PolvonA DiEtA MEDitERRâniCA A ESPéCiE DE MoLuSCo CoM MAioR iMPoRtânCiA é o PoLvo, CoM uMA vAStA DiStRibuição MunDiAL, SEnDo Muito CoMuM nA PEnínSuLA ibéRiCA E MEDitERRânEo.

o PoLvo é RiCoEM SAiS MinERAiS,

tAiS CoMo zinCo E PotáSSio E EM vitAMinA b12. EStE

ALiMEnto APRESEntA bAixo vALoR CALóRiCo E bAixo tEoR

DE GoRDuRAS E GoRDuRAS SAtuRADAS.

O Octopus vulgaris é a espécie de polvo mais co-mum na costa portuguesa e existe praticamen-te ao longo de toda a sua extensão, desde as zonas rochosas até profundidades superiores a 150 m. Os polvos são moluscos marinhos, pos-suem oito braços com fortes ventosas dispostos à volta da boca. Como a maioria dos cefalópo-des, o polvo não tem esqueleto mas têm uma visão binocular com estrutura semelhante à do órgão de visão do ser humano, que têm percep-ção de cor.

7

Page 8: O Melhor de PORTUGAL - Clube de Produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled folder/untitled... · O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais?

Cabrito Selecção

8

Page 9: O Melhor de PORTUGAL - Clube de Produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled folder/untitled... · O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais?

Neste Natal poderá desfrutar da nossa gama de Ovino do Clube de Produtores, tendo para a sua escolha uma grande va-riedade de produtos diferenciados.Os borregos são criados com as mães até uma idade de cerca de um mês e meio, sendo posteriormente agrupados por idade, até terem o peso ideal para serem consumidos. Para quem preferir uma carne de sabor mais suave, poderá optar por Cordeiros de Leite, cuja particularidade reside no facto de serem animais criados sempre com as mães e alimentados com lei-te materno. Esta característica torna a carne muito tenra, pois os animais são bastante jovens, e confere-lhe um sabor suave, ideal para aqueles que apreciam as vantagens da carne de borrego sem no entanto serem admiradores do forte sa-bor característico da Carne de Borrego.Já para os grandes apreciadores de cabrito, o Clube de Produtores tem um artigo distin-to e de excelência, que é o Cabrito Selecção.Distingue-se dos restantes cabritos por serem animais mais jovens, e com um peso que varia entre os 4 e os 6 kg.

O Cabrito Selecção é fruto de uma esco-lha rigorosa nas raças, na alimentação e no método de produção acordadas pre-viamente com o Produtor do Clube de Produtores Sonae MC. Apenas cabritos das raças Algarvia, Charnequeira e Gra-nadina Murciana poderão ser admitidos como Cabrito Selecção, obtendo-se as-sim carcaças bem conformadas. O facto de serem animais bastante jovens e de tamanho pequeno acentua a tenrura da sua carne, tornando o Cabrito Selecção a escolha ideal para os seus assados.

EM 2004, CARLoS E héLDER ALvES SEGuiRAM A PRoFiSSão Do PAi, FoRMAnDo ASSiM A EMPRESA CARLoS & héLDER ALvES, AGRoPECuáRiA, LDA. SóCioS Do CLubE DE PRoDutoRES SonAE MC DESDE o PRiMEiRo MoMEnto, CoMEçARAM PoR CRiAR boRREGoS E bovinoS. inCEntivADoS PELo CLubE DE PRoDutoRES SonAE MC, ESPECiALizARAM-SE EM ovinoS E CAPRinoS, SEnDo AGoRA PRoDutoRES DE boRREGo, CoRDEiRo DE LEitE, CAbRitoS E CAbRito SELECção.

Ovino do Clube de ProdutoresA excelência nos assados de Natal!

SUGESTÃO DE RECEITA

Cabrito com castanhasConsulte em:

http://chefonline.continente.pt/

9

Page 10: O Melhor de PORTUGAL - Clube de Produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled folder/untitled... · O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais?

Peru Pretodo Alentejo

10

Page 11: O Melhor de PORTUGAL - Clube de Produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled folder/untitled... · O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais?

o método de produção de peru, da herdade do Freixo do Meio, leva a que o seu crescimento seja lento, de Maio até Dezembro, conferindo assim uma consistência e um sabor únicos, com uma suculência diferente do peru convencional.

O Peru Preto foi trazido pelos navegadores do México, no final do século XV. Chegado à Europa, cedo se adaptou à paisagem do Montado Alentejano, onde, enriquecido por uma dieta local com predomínio da bolota, conquistou a tradição do Natal português ao longo dos últimos 500 anos. Os perus da Herdade do Freixo do Meio, são criados com recurso a métodos natu-rais, não se utilizando qualquer substân-cia química como pesticidas, fertilizantes químicos, herbicidas, antibióticos, entre outros e o seu crescimento é feito em ex-tensivo e em total respeito pelo bem-es-tar animal. Durante os primeiros 45 dias de vida são alimentados com “vianda”. A “vianda” é elaborada à base de urtigas e malvas (espontâneas) cozidas e mistura-das com farelo de trigo e milho produzido na exploração. Após este período os pe-

rus pastoreiam em liberdade, numa área com cerca de 60 hectares, alimentando--se fundamentalmente do que a nature-za lhes proporciona: plantas, sementes, insectos, azeitonas, bolotas, etc., sendo complementados com grão inteiro de ce-reais de produção própria e por um prado de luzerna.

PARA QuE o SEu PERu PREto Do ALEntEJo SEJA MAiS SAboRoSo, DEvE SER DEMoLhADo EM áGuA FRiA (CoM RoDELAS DE LARAnJA E LouRo) CERCA DE 30 MinutoS PoR CADA 500 GRAMAS (CERCA DE 3 hoRAS PARA uM PERu DE 6 kG). A áGuA DEvE SER MuDADA DE MEiA EM MEiA hoRA. DEvE SER ASSADo LoGo APóS o PERíoDo EM QuE EStEvE DE MoLho. APóS o ASSADo EStAR PRonto, DEixE REPouSAR DuRAntE DuAS hoRAS E EStARá PRonto A SERviR.

Peru Preto do Alentejoo PERu PREto Do ALEntEJo é CRiADo EM MoDo DE PRoDução bioLóGiCo, nA hERDADE Do FREixo Do MEio, EM PLEno MontA-Do ALEntEJAno.

11

Page 12: O Melhor de PORTUGAL - Clube de Produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled folder/untitled... · O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais?

Queijo Serra da Estrela DOP

12

Page 13: O Melhor de PORTUGAL - Clube de Produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled folder/untitled... · O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais?

Queijo Serra da Estrela DOPA QuALiDADE Do QuEiJo SERRA DA EStRELA é REConhECiDA não Só EM PoRtuGAL CoMo ALéM FRontEiRAS. EStE QuEiJo ConStitui uM SíMboLo DA iDEntiDADE E CuLtuRA DA REGião.

A introdução do fabrico do queijo de ove-lha na Península Ibérica atribui-se aos Romanos. Esse método de fabrico chegou aos Montes Hermínios (Serra da Estrela), região muito rica de gado ovino e capino e assim nasceu o queijo Serra da Estrela.Os seus ingredientes são o leite de ove-lha cru, cardo (Cynara cardunculus) e sal. Este queijo é produzido com leite cru, não pasteurizado, e por esta razão são mais rigorosas as condições higieno-sanitá-rias, tanto na produção como no fabrico.É um queijo curado, de pasta semi-mo-le, amanteigada, branca ou ligeiramente amarelada. Tem um teor de humidade de 61 a 69% e com um teor de matéria gorda que varia entre 45% e 60%.O uso do símbolo europeu de Denomina-ção de Origem Protegida obriga a que seja produzido de acordo com as regras espe-cíficas, designadamente, as condições de produção de leite, higiene da ordenha e conservação do leite e fabrico do produto.

QUINTA DE SÃO COSME

Produtores do mais famoso queijo de Portugal, a família Lé Matos de Vila Nova de Tázem, produz e cuida com todo o seu empenho e saber, o Quei-jo Serra da Estrela DOP Selecção.Da queijaria da Quinta de São Cos-me saíram recentemente mais dois produtos de qualidade inigualá-vel, o Queijo Serra da Estrela Ve-lho DOP Gourmet e o Requeijão Serra da Estrela DOP Selecção.

UM PRODUTOR EM DESTAQUE

13

Page 14: O Melhor de PORTUGAL - Clube de Produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled folder/untitled... · O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais?

Kiwi

14

Page 15: O Melhor de PORTUGAL - Clube de Produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled folder/untitled... · O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais?

Kiwi

João Oliveiraprodutor de kiwi

O kiwi é um fruto extremamente sabo-roso que apresenta um misto de doce e ácido. É uma excelente fonte de vitamina C, pois a ingestão de um kiwi médio é su-ficiente para satisfazer as necessidades nutricionais diárias desta vitamina. É também rico em diversos antioxidantes, como flavonóides e carotenóides, com um efeito protector para o organismo.

UM PRODUTOR EM DESTAQUE

ONDE SE LOCALIZA A SUA EXPLORAÇÃO E QUE

ÁREA POSSUI?

A minha exploração situa-se na zona de Amarante onde tenho 3 ha de kiwi, produ-zindo anualmente cerca de 100 toneladas de kiwi.

HÁ OUTRAS ZONAS EM PORTUGAL QUE

PRODUZEM KIWI?

Pelas suas características climáticas, com Verões pouco quentes e bastantes horas de frio no Inverno, não há muitas zonas em Portugal que possam produzir kiwi. Assim as zonas de Entre Douro e Mi-nho e Beira Litoral são as indicadas para esta planta tão especial.

O KIWI EM PORTUGAL É UMA CULTURA

RECENTE?

Sem dúvida. Em 1973 foi plantado o pri-meiro pomar em Vila Nova de Gaia, sendo que a grande expansão se deu em 1985-1988. Mas ainda hoje há planos de expan-são da área de kiwi, em cerca de 600 ha nos próximos 3 anos. As variedades mais cultivadas são o Hayward (98%), o Sum-mer kiwi e o Early green. Eu próprio tenho planos para estender a minha área para 10 ha nos próximos anos.

QUAL O MERCADO QUE EXISTE PARA ESTES

KIWIS?

Os frutos que produzo são comerciali-zados pela Prosa, que é há vários anos membro do Clube de Produtores Sonae, sentindo com isso segurança nesse au-mento de área de produção. De um modo mais geral os kiwis portugueses têm pe-las suas características obtido um des-

taque que lhes permite atingir mercados tão longínquos e exigentes como a Ingla-terra, Rússia ou dos mais próximos a Es-panha e a França.

QUE CARACTERÍSTICAS SÃO ESSAS?

São mais doces, de consistência mais su-ave e também com baixa acidez, que alia-dos às características nutricionais dos kiwis são a garantia do futuro deste fruto.

oRiGináRio DA DiStAntE ChinA o kiwi é CuLtivADo EM PoMARES Do noRtE Do PAíS, DE

onDE é ExPoRtADo PARA toDA A EuRoPA.

15

Page 16: O Melhor de PORTUGAL - Clube de Produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled folder/untitled... · O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais?

Pão-de-Ló de Ovar

16

Page 17: O Melhor de PORTUGAL - Clube de Produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled folder/untitled... · O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais?

Apresenta-se sob a forma de boroa em papel branco com uma saborosa côdea de tonalidade castanho dourado.Esta guloseima é fofa e no seu interior, devido ao seu segredo de cozedura em forma de barro, encontra-se um creme suculento, tipo ovos moles. O Pão-de-Ló de Ovar era e é usado em todas as mesas na altura do Natal e Páscoa, hoje devido à sua qualidade é consumido e procurado durante todo o ano.Considerado por muitos, “O manjar dos Deuses”, o Pão-de-Ló de Ovar, tem no

Pão-de-Ló de Ovaro Pão-DE-Ló DE ovAR é o MAiS FAMoSo DoCE DA REGião DE ovAR, ConFECCionADo À bASE DE GEMAS DE ovo, AçÚCAR E uM PouCo DE FARinhA DE tRiGo.

UM PRODUTOR EM DESTAQUE OPORTUNE TEMPORE A empresa é um recente membro do Clube de Pro-dutores Sonae. O gerente César Liz garante que um terço da sua produção “acontece de Novem-bro a Dezembro”, altura em que a empresa pro-duz “cerca de 15 mil Pães-de-Ló só para a Modelo Continente”. César Liz salienta ainda que “para trabalhar com o Clube de Produtores Sonae, além do produto de excelente qualidade, há que manter instalações bem equipadas, pontos verdes, contro-le de qualidade rigoroso, análises periódicas, etc.”

Produtor Oportune Tempore, a história e a tradição desta famosa iguaria.O segredo do seu fabrico já atravessou ge-rações e hoje em dia, Fátima e César Liz, trabalham com todo o perfeccionismo e carinho, para colocar no mercado o me-lhor Pão-de-Ló de Portugal. Em Março de 2010, a Oportune Tempore com o seu magnífico Pão-de-Ló, foi con-templada com Prémio Garfo Literário des-tinado a homenagear, premiar e a divulgar a construção harmoniosa dos aromas e os sabores da gastronomia portuguesa.

17

Page 18: O Melhor de PORTUGAL - Clube de Produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled folder/untitled... · O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais?

1818

Ananás dos Açores DOP

A PRoFRutoSCooperativa de Produtores de

Frutas, Produtos Hortícolas e Florícolas de

São Miguel, CRL encontra-se sedeada

no concelho de Ponta Delgada, ilha de São

Miguel nos Açores, e a sua actividade

consiste na produção, recolha, armazenagem, comercialização e distribuição de produtos frutí-

colas, em especial ananás.O ananás comercializado

é sujeito a rigoroso controlo de produção sem utili-

zação de produtos químicos pro-porcionando as características necessárias para a certificação

de produto biológico.

UM PRODUTOR EM DESTAQUE

Page 19: O Melhor de PORTUGAL - Clube de Produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled folder/untitled... · O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais?

Ananás dos Açores DOPé no SEio DE toDA A EnvoLvênCiA DE São MiGuEL QuE FLoRES-CE AQuELE QuE SE APRESEntA EnQuAnto PRoDuto SinGuLAR E DE ExCELênCiA, o AnAnáS DoS AçoRES.

Produzido em estufas de vidro tradicionais e com base na utilização de técnicas de cultivo tradicionais, aplicação de “fumos”

e utilização de “camas quentes” à base de matéria vegetal, o Ananás dos Açores de-tém um ciclo de cultura de dois anos.

Para provocar a floração antecipada recorre-se a queimas de ramagem seca em latas colocadas no passeio central da estufa. O aparecimento

das primeiras inflorescências verifica-se cerca de 35 a 90 dias após a aplicação do fumo.

As regas são abundantes, provocando a elevação da temperatura do solo para um rápido enraizamento

das plantas.

Procede-se, então, à plantação manual.

O Ananás dos Açores é produzido através da preparação da raiz para

obtenção de uma nova planta. Quando atinge 30 cm é destacada da

planta-mãe e transplantadas para outra estufa.

Retira-se o meristema central da coroa do ananás, usando uma espátula de madeira para que as coroas não cresçam demasiado e

afectem o fruto.

Em média, 6 meses após a última aplicação do fumo, os frutos atingem o seu

estado de colheita.

Page 20: O Melhor de PORTUGAL - Clube de Produtoresclubedeprodutores.continente.pt/media/untitled folder/untitled... · O tradição da Ceia de Natal? O cremoso sabor dos Queijos Regionais?

www.clubeprodutores.sonae.pte-mail: [email protected] Fi

Ch

A t

éC

niC

A -

DiR

EC

çã

o: C

Lub

E D

E P

Ro

Du

toR

ES

· Co

oR

DE

nA

çã

o: D

iRE

ão

Co

ME

RC

iAL

PE

RE

Cív

EiS

· iM

PR

ESS

ão

: LiD

ER

GR

AF

· Co

nC

EP

çã

o: P

LEn

iMA

GE

M ·

DE

Sito

LE

GA

L -

3118

41/1

0