o letrinhas

48
O O L L e e t t r r i i n n h h a a s s 2º Edição (2008/2009) Edição : Escola E.B.1/ Jardim de Infância de Vale Judeu Nesta edição: Descobre: Quem é quem? Jardim de Infância-“Os Golfinhos”: -Componente Educativa; -Componente de Apoio à Família. 1º Ciclo: -1º M As histórias continuam… -1º/3º K – Dramatização (O Coelhinho Branco e a Cabra Cabrés). -2º J – “Até que Enfim”- Chegou o Magalhães. -3º/4º L – Dia de São Valentim (Simbologia das flores e Horóscopo e Flores). Álbum de Recordações. O Carnaval. Ensino Especial. A.T.L. A.E.C.: (Inglês, Expressão Artística,Educação Musical, Actividade Física e Desportiva). Semana da Leitura: Actividades na Biblioteca Lídia Jorge - Boliqueime Pinta a teu gosto.

Upload: rui-xabregas

Post on 31-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

ESCOLA E.B.1/J.I. DE VALE JUDEU

TRANSCRIPT

Page 1: O LETRINHAS

OO LLeettrriinnhhaass

2º Edição (2008/2009)

EEddiiççããoo:: EEssccoollaa EE..BB..11// JJaarrddiimm ddee IInnffâânncciiaa ddee VVaallee JJuuddeeuu

Nesta edição:

Descobre: Quem é quem? Jardim de Infância-“Os Golfinhos”: -Componente Educativa; -Componente de Apoio à Família. 1º Ciclo: -1º M – As histórias continuam… -1º/3º K – Dramatização (O Coelhinho Branco e a Cabra Cabrés). -2º J – “Até que Enfim”-Chegou o Magalhães. -3º/4º L – Dia de São Valentim (Simbologia das flores e Horóscopo e Flores). Álbum de Recordações. O Carnaval. Ensino Especial. A.T.L. A.E.C.: (Inglês, Expressão Artística,Educação Musical, Actividade Física e Desportiva). Semana da Leitura: Actividades na Biblioteca Lídia Jorge - Boliqueime Pinta a teu gosto.

Page 2: O LETRINHAS
Page 3: O LETRINHAS
Page 4: O LETRINHAS

Neste 2º período, o Grupo “Os Golfinhos” tem feito muitas e variadas actividades. Primeiro começaram por falar do Inverno e do muito frio, chuva e neve que ele nos tem trazido, depois aprenderam e ilustraram uma poesia muito divertida, cantaram canções, imaginaram que eram gotinhas de água, fizeram pintura de sopro, aprenderam a escrever a palavra “Inverno” e ilustraram a “História de uma Gotinha de Água”.

Depois, por causa da importância da Água aprenderam muitas coisas acerca dela: como poupá-la, o seu ciclo e onde pode ser encontrada nos estados sólido, líquido e gasoso.

A seguir transformaram-se em pequenos Cientistas e fizeram muitas experiências

com ela. Utilizaram vários objectos, frutos e materiais e depois de terem feito o levantamento de hipóteses, dividiram-nos em grupos: os que iam flutuar, os que não iam e os que não

sabiam o que é que ia acontecer. Também fizeram a experiência dos copos com água doce e água salgada e descobriram que quando pomos o ovo dentro da que está doce, ele vai mais para o fundo e que quando pomos na água salgada, ele vai mais para cima. A água salgada tem mais força para empurrar os objectos para cima, tal como quando queremos, é mais fácil fazê-lo no mar do que na piscina.

Page 5: O LETRINHAS

A experiência da bolinha de plasticina foi, igualmente, muito interessante e divertida. Primeiro, quando foi posta dentro de água, foi ao fundo, mas quando a Tatiana modelou com ela um barquinho, flutuou. A seguir alguns “Golfinhos” agitaram a água do alguidar e como ela começou a entrar dentro dele, afundou-se.

No final, os “Golfinhos Cientistas” concluíram com a sua educadora Ana Maria que quando se introduz um objecto na água este fica sujeito a uma força que vem de baixo para cima, designada por impulsão; para que um objecto consiga flutuar a sua forma é importante; a água salgada é mais densa do que a doce e ajuda a empurrar as pessoas e as coisas para a superfície.

No princípio de Fevereiro, por causa da comemoração do Dia de São Valentim, os

“Golfinhos” falaram muito sobre a importância do Amor e como podemos demonstrá-lo. Por isso, fizeram coma ajuda da Animadora Tatiana umas bolachinhas deliciosas para oferecer a todos os professores e colegas do primeiro ciclo, às funcionárias

da escola e aos seus familiares. Os pais e as mães para além de terem provado as bolachinhas também foram presenteados com uma moldura toda gira com o retrato da sua Família. O Amor é o doce mel que adoça as nossa vidas…

pequenos gestos de afecto como estes, ajudam-

nos a viver mais felizes, uns com os outros.

Page 6: O LETRINHAS

No final do mês, chegou o tão aguardado CARNAVAL e foi, mais uma vez, uma

grande festa, tanto para os mais

pequenos como para os graúdos.

Os “Golfinhos” estavam muito bem disfarçados e até o nosso Moranguinho Paulo Xavier e a nossa Cavaleira Matilde ganharam o 1º e o 2 lugar no Concurso das Máscaras.

A Palhaça Ana Maria estava muito rouca mas mesmo assim, não parou de falar, nem de fazer disparastes, … a Tatiana trocou os seus sapatos altos por uns sapatões às bolinhas que lhe ficavam tão bem (a saia, o nariz e a cabeleira também) e a Ana Paula parecia mesmo uma menina pequenina. Foi muito divertido. A “Semana da Leitura” em Março, também foi muito importante. A professora Helena Correia da Biblioteca “Lídia Jorge” levou para a E.B.I/J.I de Vale Judeu a “Casinha dos Livros”, a qual trazia histórias inventadas por alunos do Agrupamento de

Escolas de Boliqueime. No meio delas, vinha uma inventada pelos “Golfinhos”, a “História do João Amigão”. Na sala do Jardim de Infância leu-se todos os dias uma história e na Sexta-feira os “Golfinhos” foram com a “Casinha dos Livros” visitar o Professor Joaquim e os colegas do 2º ano.

A Educadora Ana Maria leu a “História do Livro Mágico” e todos puderam ver no quadro interactivo as histórias da “Casinha dos Livros”, em ponto grande, porque esta também está na INTERNET.

Page 7: O LETRINHAS

Na Componente de Apoio à Família, quase todas as semanas, têm sido feitos uns

bolinhos muito docinhos. A Auxiliar Ana Paula e os

“Golfinhos” que

ficam até mais

tarde, lançam

mãos à doçaria e é

um prazer comê-la

no dia seguinte, na merenda da manhã, com os colegas e com os crescidos mais gulosos

(quando sobra…). Para tal, a colaboração dos pais tem sido muito importante, pois têm

trazido os seus ingredientes. Fica aqui registado o nosso muito obrigado pela sua

colaboração.

Depois de terem feito o desenho e de o terem passado para a serapilheira os

“Golfinhos” já começaram a

fazer a sua tapeçaria.

Devagar, porque a Auxiliar

Ana Paula só tem duas

mãos e os meninos (as) que

pedem a sua ajuda são muitos (as). Enfim, ossos do ofício,

mas no final vão ficar umas tapeçarias lindas com direito a

uma exposição.

Aproveitando as lãs da tapeçaria os “Golfinhos” fizeram

também com a Ana Paula, um trabalho a que a que chamaram

“Brincar com as Vogais”, o qual ficou muito bonito.

E por agora já chega!

Page 8: O LETRINHAS

AA ttuurrmmaa ddaa PPrrooffeessssoorraa HHeelleennaa MMeennddeess ddoo 11ºº MM……

As histórias continuam... Escutámos a história da Carochinha, recontámos e apresentámos o teatro à turma da professora Celina no nosso fantocheiro. Espreitem as carochinhas...

A assistência adorou e entrou na peça também...

No Natal, fizemos um cartaz colectivo para decorar a escola e ensaiámos uma peça só com movimento e com a música do Zorro... era o Zorro de Natal! Quem nos ajudou foi a professora Cárita e a professora Vanda. No fim cantámos uma música em Inglês “We Wish you a Merry Christmas” ensaiada pela professora Vanda.

O cartaz colectivo O ensaio da peça de Natal

Os jogos na sala de aula fazem-nos descobrir muitas coisas novas. Quando

jogamos aprendemos a escrever, a ler, a contar e a sermos mais amigos uns dos outros, porque nos temos que ajudar para ganhar.

Page 9: O LETRINHAS

Bom Ano Novo! Começámos o ano a fazer as coroas

dos Reis Magos. O Tiago contou-nos a história e disse-nos o nome dos presentes que eles levaram ao Menino Jesus – Ouro, Incenso e Mirra. Para conseguirmos projectar filmes no quadro branco e escurecer a sala, o Edgar, nosso futuro arquitecto, desenhou um projecto de ampliação para o lugar de Vale Judeu. Todos colaboraram e também sonharam um pouco... O parque infantil no nosso sonho Já tem um baloiço...

Page 10: O LETRINHAS

O nosso trabalho de projecto sobre os animais foi um sucesso... vejam as apresentações das nossas produções

Para o dia dos namorados colaborámos com a professora de AEC de Inglês e construímos um cartaz e uma caixa de correio. Na caixa de correio havia mensagens para os nossos amigos, familiares e colegas escritas em Inglês e em Português. Foi divertido sabermos que há muita

Como o dia dos namorados representou para nós o dia dos amigos e temos um projecto na escola que tem o nome “Até Já ia um Abraço”, o Pré-escolar fez-nos uma visita e ofereceu-nos bolachinhas embrulhadas num lindo papel. Nós fizemos conchinhas pintadas com corações e oferecemos a todos os professores e à Educadora da nossa escola. A AMIZADE e SINCERIDADE ajuda-nos a sermos mais FELIZES.

Como já sabemos ler e escrever bem, começámos a fazer escrita criativa com os sapos. Construímos um lago e enfeitámos com seres vivos. Aprendemos a fazer sapos grandes, médios e pequenos em Origami e colámos no nosso lago.

Page 11: O LETRINHAS

Chegámos ao dia de Carnaval. Na nossa escola, cada um se mascarou como era o seu desejo. Foi um dia muito divertido! Houve concurso de máscaras e um almoço convívio entre as turmas e os pais e avós que quiseram participar. Na sala de aula construímos máscaras de Carnaval. Tirámos esta fotografia que partilhamos com vocês.

Há muito tempo que queríamos visitar O Agrupamento de Boliqueime. O professor António de AEC – Actividade Físico Desportiva deu a ideia e nós aproveitámos. Foi engraçado e aprendemos muitas coisas. Valeu mesmo a pena!

Estivemos na Biblioteca...era a Semana da Leitura. Escutámos a história do “Macaco de Rabo Cortado” acompanhada com música “muito bem tocada” pelo professor Luís. Adorámos brincar no parque infantil. Fizemos uma avaliação deste dia muito positiva.

Page 12: O LETRINHAS

Os alunos da turma KK ddaa PPrrooffeessssoorraa CCeelliinnaa SSaannttooss ouviram a história “O coelhinho

branco e a cabra cabrês” e fizeram a sua

dramatização.

Era uma vez um coelhinho que foi à horta para

apanhar couves para o seu caldinho, quando

chegou a casa, a porta estava fechada, e como

ele a tinha deixado aberta ficou muito

assustado e bateu à porta.

- Trus!! Trus!! Trus!! Quem está ai? – pergunta o coelhinho.

- É a cabra cabrês que te salta em cima e te faço em três.

O coelhinho ficou muito aflito e foi pedir

ajuda. Encontrou o seu amigo cão e disse-

lhe:

- Oh, amigo cão, eu estou com muito medo: bati à porta de casa e respondeu-me a

cabra cabrês que me salta em cima e me faz em três. Por favor, ajuda-me.

O cão respondeu-lhe:

- Eu não. Cheguei da caça e estou muito cansado; vai procurar ajuda a outro lado.

O Coelhinho andou, andou, e encontrou o amigo Boi, e disse-lhe.

- Oh, amigo boi, na minha casa está a cabra cabrês que me salta em cima e me faz em

três. Por favor, ajuda-me.

O Boi respondeu-lhe:

Page 13: O LETRINHAS

- Eu não. Acabei agora de pastar e estou muito

cansado vai procurar ajuda a outro lado.

O Coelhinho triste foi ter com o Galo, mas ele

respondeu:

- Estive a cantar e estou muito cansado, vai

procurar ajuda a outro lado.

O Coelhinho chorava e sem esperança, encontrou a

formiga que lhe perguntou porque chorava. E o coelhinho disse-lhe:

- Ninguém me quer ajudar e eu tenho, em minha casa,

a cabra cabrês que me salta em cima e me faz em

três.

A formiga pensou em ajudar o coelhinho e disse-lhe:

- Então vamos lá a tua casa, bate tu à porta que eu respondo.

O coelhinho com medo bateu à porta e a cabra

cabrês respondeu:

- Eu Sou a Cabra cabrês que te salta em cima e te

faço em três.

E a formiga responde:

-E eu sou a formiga rabiga que te salta em cima e te

fura a barriga.

A formiga entrou na casa, picou a cabra cabrês e esta com medo fugiu.

Page 14: O LETRINHAS

Depois de tanto se ouvir falar, comentar e especular eis que

chega o dia 20 de Março, a tal Sexta-feira, esperada com altos

índices de ansiedade e curiosidade. Naquele dia, os professores

tinham preparado duas coisas que pareciam ser “porreiras”, uma

era o Passeio Pedestre onde iríamos percorrer caminhos nos matos

perto de Vale Judeu e a outra era a Entrega dos Magalhães, mas

logo por castigo esta era só ao fim do dia. Também o famoso

navegador Português Fernão Magalhães, quando realizou a

viagem de circum-navegação, levou bué de tempo, por isso achámos que não fazia mal

esperar mais um bocadinho.

O passeio pedestre não serviu só para

sair da escola, mas também para

assinalar a entrada na Primavera, o

observar da natureza e o caminhar um

pouco, fazendo um belo de um exercício

físico. O mais agradável foi irmos todos

juntos pelos caminhos velhos de terra, a

correr, a brincar a conversar com os colegas e professores e a verificar que mesmo

aqui ao lado da nossa terra e da nossa

escola há tantas coisas bonitas e

agradáveis de se ver, sentir e cuidar.

Porque de outra forma, daqui a uns anos

talvez outros meninos não tenham a

possibilidade de viver aquilo de vivemos

neste dia. Por isso, pedimos a todos para

Page 15: O LETRINHAS

“Preservar a Natureza” porque ela merece e agradece-nos ficando sempre bonita.

Quando os professores disseram que estava na hora de voltarmos para a escola: “–

Eh! Aquilo é que era correr……” mas ainda estávamos longe, então já todos

cansados tivemos que ir mais devagar. “- Olhem! que até os pequeninos da pré,

estavam cansados mas aguentaram-se bem…”.

Quando chegamos à escola, estava o pessoal

todo em pulgas, até os professores, que

tinham feito uma montanha com as caixas

dos

“Magalhães”,

depois de nos

sentarmos em frente aquela montanha foi só esperar

que chamassem o nosso nome. “- Uau ! já tenho um

computador…! será que os navegadores naquele

tempo, também sofriam e esperavam tanto como nós

para alcançar o que pretendiam?”

E foi assim, o nosso dia especial todos ficamos cansados sim, mas recompensados por aquilo de vimos, sentimos e por aquilo que recebemos, pois agora com computador temos mais uma ferramenta para aprender e continuar a crescer. OOss aalluunnooss ddoo 22ºº aannoo ddaa ttuurrmmaa JJ ddoo PPrrooffeessssoorr JJooaaqquuiimm VViieeggaass

Page 16: O LETRINHAS

O dia de São Valentim, é uma festa tradicional em que namorados, amigos, ou casais casados expressam o amor e afecto uns pelos outros. Em alguns países este dia é chamado de “Dia do Amor” e em outros de “Dia do Amor e da Amizade”. É de costume, presentear a pessoa amada com flores e cartões com dedicatórias amorosas. Como neste dia o que vale é expressar amor entre queridos, as rosas se responsabilizam pelo significado de quem oferece. Entre namorados, fica nítido a intenção da rosa vermelha, já para os amigos e familiares, a rosa branca deseja paz, a amarela projecta riqueza, o azul (sim, agora já existe rosa azul!) união na amizade, a rosa carinho e afeição. Existem muitas versões de como surgiu o dia de São Valentim, a origem pelos romanos, ou a história onde padre Valentim foi punido pela igreja Católica por não cumprir ordens de não casar os enamorados, casando-os escondido, a versão grega dos festivais, o início na África, em Roma, enfim, não se sabe ao certo. Isto porque, este dia deve ter iniciado e se espalhado muito rápido, e ao mesmo tempo em que foi aceito em algumas regiões foi recusado por outras. Mas o importante é que o Amor venceu e é comemorado no mundo inteiro. O Dia dos Namorados no Brasil é comemorado dia 12 de Junho, mas em vários países é comemorado dia 14 de Fevereiro, considerado também Dia do Amigo. E não é só para namorados… é dia de abraçar um amigo, mandar uma mensagem de carinho para um familiar, aproveitar para reatar desentendimentos passados. Foi desta forma que os alunos do 3º/4º anos da turma L do Professor Rui Xabregas, realizaram trocas de presentes entre os seus colegas da escola. Escrevemos cartas, fizemos desenhos, enfim divertimo-nos muito neste dia. Foi “bué” fixe.

MMEENNSSAAGGEEMM DDAA TTUURRMMAA:: FFAAÇÇAA SSUUAA AAMMIIZZAADDEE LLEEMMBBRRAADDAA EE CCOOMMEEMMOORRAADDAA,, PPOOIISS OO QQUUEE SSOOMMOOSS DDEE NNÓÓSS SSEEMM

VVEERRDDAADDEEIIRROOSS AAMMIIGGOOSS??

RECEITA DE CARINHO

AA AAMMIIZZAADDEE ÉÉ OO IINNGGRREEDDIIEENNTTEE MMAAIISS IIMMPPOORRTTAANNTTEE NNAA RREECCEEIITTAA DDAA VVIIDDAA..

Um monte de Tranquilidade Algumas colheres de Esperança Duas pitadas de Paciência Carinho, muito Carinho! Mistura os ingredientes e leva ao forno pré-aquecido até dourar! Conselho:

Se por acaso o bolo se queimar, não te apavores. O bolo da vida só chamusca por fora, mas por dentro não se estraga. Se passar do ponto, remove a camada externa, queimada, e cobre generosamente com Amizade.

Page 17: O LETRINHAS

Está pronto o bolo mais gostoso do Mundo!

Orquídeas = beleza Rosas = amor Violetas = fidelidade Cravos = amor puro e inocente Gardénias = juventude e jovialidade Lírios = pureza Artemísias = felicidade Margaridas brancas = inocência

Carneiro - Cravo vermelho Virgem - Crisântemo

Caranguejo - Rosa branca Escorpião - Crisântemo, copo-de-leite

Balança - Rosa cor-de-rosa, Narciso

Aquário - Estrelícia

Capricórnio - Flor-de-lótus Gémeos - Crisântemo Touro - Rosa cor-de-rosa

Sagitário - Hortênsia Amor-perfeito

Leão - Papoila, margarida

Peixes - Violeta, Lírio-branco

A Professora Carita distribuiu as cartas pelas turmas da nossa escola…

Page 18: O LETRINHAS

Ainda não acabou… Os crianças do Jardim de

Infância fizeram-nos uma surpresa e foram

às salas oferecer bolinhos em forma de

corações. Estavam uma delícia…

Que Gulosa, Professora Carita!

Page 19: O LETRINHAS

O Carnaval é festejado nos três dias que antecedem a Quaresma, que começa na Quarta-Feira de Cinzas e se prolonga até à Páscoa. É preciso dizer que a Quaresma é um tempo de jejum, por isso o Carnaval era a última oportunidade para cometer alguns excessos... Há diversas origens possíveis para o Carnaval, que remontam a 10 000 anos antes de Cristo, segundo alguns estudiosos. No tempo dos romanos era uma altura de excessos, em que tudo (ou quase) era permitido: os escravos faziam de senhores e os senhores de escravos. Bebia-se e comia-se até mais não poder, mas só durante aqueles dias... Noutros tempos, já na era cristã, a época carnavalesca começava mesmo no Dia dos Reis,a 6 de Janeiro. A partir de então, os domingos eram assinalados por festas já carnavalescas e grandes comezainas, o que levou a chamar-lhes Domingos Gordos. A palavra "carnaval" pode ter sua origem na expressão latina "carrum novalis", com a qual os romanos abriam seus festejos, ou na palavra carnelevale, do dialeto milanês (de Milão, Itália), que significa "adeus à carne" - uma alusão ao início da quaresma cristã. Entrudo quer dizer "entrada na quaresma". O Carnaval, na verdade são mesmo três dias: começa no Domingo Gordo, segue-se a segunda-feira de Carnaval, o Entrudo (a terça-feira), que é o dia principal, e a quarta-feira de cinzas, que já não conta é o início da Quaresma... Antigamente o Carnaval era o tempo de todos os excessos: os homens vestiam-se de mulheres, as mulheres de homens e alguns até de diabretes. Ficavam todos irreconhecíveis! Hoje em dia é só mais uma festa em que aproveitamos para nos divertirmos. O dia de Carnaval foi muito divertido, viemos para a escola vestidos com as mais variadas fantasias. Havia Reis, Rainhas, Bruxas e Fadas, e muitas outras fardas todas engraçadas. Fizemos um desfile e concurso de máscaras na nossa escola com as crianças do Jardim de Infância. Divertimo-nos com brincadeiras próprias desta época. Atirámos confetis, serpentinas, cantámos e dançámos muito… foi muito divertido. Na escola e após o lanche convívio, realizámos um baile e a atribuição de um Diploma de Participação a cada turma. Foi uma manhã animada e muito divertida.

Texto colectivo: 3º/4º ano turma L

Page 20: O LETRINHAS

O lanche convívio entre pais, alunos, professores, auxiliares, animadoras,

amigos, familiares …

Page 21: O LETRINHAS

Os alunos do 3º/4º anos apresentaram uma música coreografada …

realmente são uns grandes dançarinos.

Page 22: O LETRINHAS

OO QQUUEE ÉÉ AA EEDDUUCCAAÇÇÃÃOO EESSPPEECCIIAALL??

A Educação Especial desenvolve-se em torno da igualdade de oportunidades, em que todos os indivíduos, independentemente das suas diferenças, deverão ter acesso a uma educação com qualidade, capaz de responder a todas as suas necessidades. Desta forma, a educação deve-se desenvolver de forma especial, numa tentativa de atender às diferenças individuais de cada criança, através de uma adaptação do sistema educativo.

Crianças com necessidades especiais são aquelas que, por alguma espécie de limitação requerem certas modificações ou adaptações no programa educacional, para que possam atingir todo seu potencial. Essas limitações podem advir de problemas visuais, auditivos, mentais ou motores, bem como de condições ambientais desfavoráveis. Neste artigo vou mostrar o trabalho desenvolvido com a Cristiana. A Cristiana está no 1º ano, tem 6 anos e é uma menina formidável! Vou tentar demonstrar como a Expressão Plástica, a Música e a Modelagem é importante para o desenvolvimento dela. A Expressão Plástica implica um controlo da Motricidade fina que a relaciona com a Expressão Motora, mas recorre a materiais e instrumentos específicos e a códigos próprios. É um dos modelos mas característicos que a criança tem, não só de observar e manipular a matéria, de forma criativa, como também, de comunicar ao exterior a sua particular visão do meio, sua aquisição de noções e a necessidade de compartilhar com os outros o seu estado emocional. A Expressão Plástica apresenta, como características fundamentais, a vertente lúdica, a comunicativa, a estética e a cognoscitiva.

O contacto com a Expressão Plástica fará a criança assimilar e acomodar-se no mundo. A Música tem magia e a utilização desta na sala é inquestionável. Através da Música a criança liberta-se, diverte-se, solta todas as suas energias. A Música é um óptimo meio para desenvolver aspectos físicos, morais, intelectuais, estéticos e afectivos na criança. Para Anabela Roseta Fernandes (1998), «A música permite-nos fazer exercícios de ritmo, de sons, danças, jogos,

movimento, roda, musicar histórias, jogos dramáticos. Além de possuir todos os elementos musicais: harmonia, som, ritmo e melodia. Aproveita um recurso humano muito importante, a voz. A Modelagem é uma das formas mais espontâneas da expressão infantil, pois permite que a criança crie com a matéria os matérias simbólicos, ao mesmo tempo que pensam. Enquanto modelam, a criança concentra-se no seu trabalho e tem tempo para a imaginação e procurar na sua memória visual e táctil, o que ainda pode fazer. A Modelagem permite que as crianças cheguem à forma desenhada mais depressa.

Espero que tenham gostado!

Page 23: O LETRINHAS

BEM, OS DIAS NO NOSSO ATL TÊM SIDO UMA DIVERSÃO…

Os dias na Biblioteca são um

entusiasmo.

A Informática…

A informática…

A Requisição de Livros…

Page 24: O LETRINHAS

O dia da história tem-nos feito viajar, sonhar, imaginar…

… e, até mesmo, treinar a nossa leitura!

A preparação para o dia dos namorados e para o Carnaval foi um

alvoroço. Começámos cedo as preparações e o resultado foi muita

folia, amor, carinho e amizade!

Page 25: O LETRINHAS

Veio o Carnaval e a festa continuou…

Os dias do cinema continuam em alta! Todos os meninos têm participado euforicamente com filmes novos e muitas pipocas à mistura…

ÉÉ PPOORR TTUUDDOO IISSTTOO QQUUEE NNUUNNCCAA QQUUEERREEMMOOSS IIRR EEMMBBOORRAA ……

Page 26: O LETRINHAS

English Corner

Olá a todos!

Cá estou, mais uma vez, para contar-vos o que os nossos meninos têm andado a fazer

nos tempos destinados ao Inglês. Comecemos pelo Natal:

Christmas

Uma árvore de Natal de todos!

Os alunos puseram a criatividade a voar e construíram uma árvore feita com recortes de mãos, de alunos e professores, em papel de lustro. Não esqueceram de colocar ‘the Christmas star’ no topo da árvore. O resultado foi lindo.

Um presépio especial!

Continuando a celebrar a quadra Natalícia e para lembrar que só existe Natal, porque Jesus nasceu em Belém há 2009 anos, os alunos elaboraram um presépio com materiais reciclados. Este ano o tema foi o cartão.

Page 27: O LETRINHAS

AA NNOOSSSSAA PPAARRTTIICCIIPPAAÇÇÃÃOO NNAA FFEESSTTAA DDEE NNAATTAALL

A Festa de Natal da nossa Escola decorreu no dia 18 de Dezembro e começou pelas 9h30m no Salão da Sociedade Recreativa e Cultural de Vale Judeu. Por volta das 11h actuaram os meninos e meninas do 1º e 2º anos cantando e dançando ao som das canções “Jingle Bells”, “Father Christmas” . Depois, foi a vez dos 3º e 4º anos que, com a colaboração do Professor Frederico Paciência de Actividade física e desportiva, mostraram não só que estão óptima forma física como também sabem cantar em inglês, e bem, as canções “Rocking around the Christmas Tree” e “Santa Claus is coming to town”.

Parabéns, meninos e meninas! Estiveram muito bem!

Valentine’s day

Para celebrar o dia de S. Valentim 2009 os nossos meninos elaboraram cartões com declarações de amor que, posteriormente, foram colocados numa

enorme caixa de correio e no dia de São Valentim foram entregues, pela professora Carita aos respectivos destinatários. Foi muito divertido, tanto que no final todos os meninos e meninas, professores e educadores desta escola reuniram-se junto do enorme coração, que foi colocado no átrio, fizeram uma grande festa, divertiram-se muito e celebraram o amor e a amizade.

Page 28: O LETRINHAS

PPRROOJJEECCTTOO -- 22ºº PPEERRÍÍOODDOO

O consumismo exacerbado, o excesso de embalagens, sacos plásticos, pilhas, baterias, o desmatamento florestal, tudo isso tem contribuído para que o nosso planeta fique “doente”. Se hoje, não tivermos atitudes conscientes de reciclar o lixo, controlar o consumo de água e energia, economizar papéis; as nossas crianças no futuro terão sérios problemas neste planeta que ‘ainda’ é tão lindo. Para tanto, além de darmos o exemplo aos pequeninos, devemos ensiná-los e fazê-los compreender porque é importante tudo isso, porque é importante pensar no nosso próximo e darmos uma pequenina contribuição para um mundo melhor. Com o objectivo de reforçar a sensibilização e consciência, dos nossos miúdos, para a necessidade de preservação do planeta, foi pensado um projecto que envolve a participação de todos os alunos e professores desta escola pois cabe-nos, também, despertar este espírito de contribuição individual em cada criança. O projecto ‘Save the Planet – Join us’ compreende a construção de um mural onde serão expostos trabalhos desenvolvidos pelos alunos alertando para todos os ‘males’ que estão a destruir o nosso planeta e quais as atitudes a tomar de forma a preservar o que de bom ainda resta no nosso planeta. O projecto envolve também a construção de máscaras representando os cidadãos do mundo (de todas as raças e credos), feitas a partir de materiais recicláveis, que serão expostas junto do mural. Este trabalho irá ser apresentado em língua inglesa e Portuguesa, pois queremos que a nossa mensagem chegue a todos os cidadãos do mundo. Eis uma imagem ilustrativa do projecto: O projecto ‘Save the Planet – Join us’ foi desenvolvido pela professora de inglês, Marta Marques, em articulação com o professor de actividade física e desportiva, Frederico Paciência, com a preciosa colaboração de todos os professores desta escola.

Join us and Save Our Planet

Profª de Inglês: Marta Costa Marques

Page 29: O LETRINHAS

Na 1ª edição do nosso Jornal “O Letrinhas” a nossa professora de Expressão Artística (Cárin)

falou-nos sobre a importância das Artes e em que é que consistia a nossa disciplina de

Expressão Artística. E lembram-se das prendas que apareciam nas nossas fotos? Pois é, elas

foram para todos estes meninos que vivem nesta casa “Os Pirilampos” e que ficaram muito

felizes e gratos com todos os brinquedos, livros e roupas que lhes oferecemos. Este foi o

nosso Projecto de Natal, um projecto de solidariedade muito importante para nós, que nos fez

ver, sentir e pensar em algo que ainda não tínhamos consciência. O que aprendemos com esta

experiência ajudou-nos a elaborar este cartaz de Natal onde escrevemos tudo o que este

projecto nos ensinou numa só palavra.

Elaborado pelo 4º Ano

No 2º período demos início logo a um novo Projecto, desta vez temos algumas pessoas que

trabalham no mundo das Artes que vêm à nossa escola ensinar-nos um pouco daquilo que sabem

fazer. Já cá

tivemos a Maria

que é Dançarina

e que nos veio

dar uma aula

onde nos ensinou uma coreografia de Hip Hop,

à qual a nossa professora Cárin deu

continuação. Obrigado Maria. Adorámos dançar Hip Hop!

Page 30: O LETRINHAS

Agora começámos a ter aula com o Luís que é Arquitecto, ele explicou-nos o que é a

arquitectura e mostrou-nos vários tipos de construções diferentes do habitual,

mostrou-nos também o atlas de arquitectura que nós não conhecíamos e gostámos

muito de consultar. Depois ele pediu-nos para darmos asas à nossa imaginação e

desenhássemos a casa dos nossos sonhos, mas

diferente de tudo o que já tivéssemos visto

até então, e foi o que fizemos, depois vamos

dar “vida” aos nossos desenhos, criando uma

maquete a partir deles. A nossa professora

Cárin também vai dar continuação a estas

aulas de arquitectura. Obrigado Luís estamos

a gostar muito de aprender sobre arquitectura

contigo!

No 3º período vamos dar continuação a este Projecto,

vamos conhecer outras pessoas ligadas às Artes que nos

vêm conhecer e partilhar connosco um pouco da sua arte.

Para além destes Projectos a nossa professora tem-nos

proposto diferentes desafios e actividades. E também

temos brincado e aprendido muito a brincar, como no

Carnaval pois aprendemos como outras culturas vivem esta

época.

Esta é uma

máscara do

Carnaval de

Veneza.

Page 31: O LETRINHAS

Máscara do Carnaval de Veneza - Alunos do 1º ano

No 4ºAno já demos cor às peças de barro que

viram na nossa edição anterior.

Cada um de nós aprendeu também a elaborar uma

história em banda desenhada.

Para além disto realizámos outras actividades que

nos têm ajudado a crescer felizes.

No 1º Ano temo-nos dedicado mais à música. Temos realizado jogos de exploração da voz e do corpo, temos aprendido a descontrair e relaxar, a aprender a ouvir e a ouvir o que as músicas nos contam, a identificar diferentes sons numa música, a cantar e a dançar…

Page 32: O LETRINHAS

O Ano novo trouxe consigo um sem fim de dias que prometem outras tantas aventuras!

E aqui estamos nós de regresso à escola!

Eu aproveitei as férias para, daqui de onde me encontro, ter uma conversinha de pé de

orelha com a minha dona!

Mês de Janeiro... Mês do gatos... e ela tinha prometido que iria ser eu, Gato Tomé ,o

novo herói dos meninos e assim foi, mas longe de ser uma cantiguinha como a do tal

outro gato, a minha dona tornou-a especial.

Cada aluno criou a sua máscara e, ao som da guitarra

de Carlos Paredes, contaram, através de gestos, o

que me aconteceu quando um dia, muito ensonado,

confundi um novelo de lã com um carapau.

Quem foi Carlos Paredes? Nasceu em Coimbra a 16 de Fevereiro de 1925 aquele que é considerado um dos

grandes guitarristas e compositores portugueses.

A sua paixão pela Música, começou muito cedo por volta dos 4 anos

idade quando sob a orientação do pai, inicia o estudo da guitarra

portuguesa e pouco tempo depois, também violino e piano.

A partir de Lisboa, cidade para onde se mudou, desenvolve uma

extraordinária carreira levando o som da sua guitarra e da sua

Música pelos quatro cantos do Mundo. Faleceu a 23 de Julho de 2004.

Lembras-te de mim?

Page 33: O LETRINHAS

Os alunos do 3ª ano ficaram muito intrigados ao ver este tubos todos e mais ainda quando a professora lhes disse que serviam para fazer Música.

Como podes ver na foto, este instrumento é constituído

por oito tubos feitos num material especial e a cada um

corresponde uma nota musical formando-se assim, a escala diatónica. As notas básicas

são sete mas precisamos de muitas outras, que ora mais graves ora mais agudas e

combinadas com os silêncios nos permitem criar muitas e belas melodias.

Pois bem, cada um segura a sua nota,

depois, ao sinal da professora, vão

batendo o tubo contra a palma da mão,

mas não te preocupes, como não é

necessário fazer força, ninguém se

magoa e é muito divertido.

Nesta fase de início, os alunos apenas tomaram contacto com uma das inúmeras

possibilidades que este instrumento tão especial oferece. Lá mais para a frente, irão

poder explorar outro tipo de actividades que conduzirão a descobertas criativas e

muito divertidas mas por esta altura, a aprendizagem da canção das sete notas, foi a

primeira aventura.

Page 34: O LETRINHAS

Naquele dia, a televisão dava noticia que mais um menino tinha sido atropelado e a

professora ensinou a canção da Zebra Passadeira que fala sobre os cuidados que

devemos ter quando queremos atravessar a rua.

Os alunos do 2º ano, reuniram-se em grupos e cada um criou uma coreografia para a

canção, que apresentou ao resto da turma, no final, elegeram a melhor e trabalharam-

na juntos. O resultado!!! Ficou muito giro!!!

Posando para a foto o grupo vencedor que

depois ensinou e ensaiou os colegas.

E para que nunca te esqueças, aqui fica a letra da canção:

“ Zebra passadeira”

Ao saíres à rua vê por onde vais Todos os cuidados nunca são de mais Mas se tu quiseres mudar de passeio

Olha à tua volta e cuidado a atravessar. Procura a passadeira, Zebra passadeira

No caminho para a escola por momentos sou peão

Atravesso muitas ruas com cuidado e atenção No regresso a casa, ao encontro dos meus pais

Nunca brinco no caminho e os cuidados são iguais Procuro a passadeira, Zebra passadeira

Page 35: O LETRINHAS

E num salto de gato, chegámos ao Mês de Março, só que agora, especialmente para os

alunos do 3º ano, as actividades são um bocadinho mais difíceis.

Para além das canções e das músicas acompanhadas pelos instrumentos de percussão,

introduziram-se outros que obrigam a uma maior concentração e disciplina

Melhor do que as palavras... vamos lá dar uma espreitadela ao que se passa na sala de

aula.

Os alunos estão divididos em três grupos. Uns tocam flauta, outros Xilofone e

outros, o tal piano dos tubos.

Em primeiro lugar a professora ensina a melodia a um grupo de cada vez para que

depois possam tocar em conjunto.

De inicio a confusão é grande com muitos enganos mas muita paciência... a Música acontece!

A parte da flauta O Xilofone

Os tubos E agora todos juntos

Page 36: O LETRINHAS

Entretanto os alunos do 2º ano vão continuando o seu trabalho, desenvolvendo e explorando as suas capacidades rítmicas, desta vez, à volta de uma peça do célebre compositor Vivaldi, “Primavera”.

Mas este mês de Março também trouxe consigo a chegada de um novo e

extraordinário personagem. Um pequeno cisne chamado Louie que conhecemos através

de um conto que a Professora escreveu e que serviu de inspiração para a interpretação

de uma bonita canção.

Louie, o pequeno cisne Era uma vez, num mundo encantado, um pequeno cisne

chamado Louie.

Louie pertencia à espécie de cisnes trombeteiros,

conhecidos nos outros mundos pelo maravilhoso grasnar

que se assemelha ao som de uma trombeta,

Os dias, passa-os ele sentado nas pedrinhas à beira do lago, observando os bandos de

cisnes que cruzam os céus, enquanto sonha que também ele um dia poderá conduzi-los,

porém como não tem voz, sabe que isso nunca virá a acontecer.

A nossa Maestrina em plena actividade Os Percussionistas

O Louie que a Gabriela pintou

Page 37: O LETRINHAS

E sente-se cada vez mais triste, tão triste que envergonhado pela sua incapacidade e

para não causar desgosto ao pai, decide partir em busca de algum lugar onde se possa

esconder e assim, ainda mal o sol tinha nascido, e segurando na asinha uma pequena

trouxa, parte para não mais voltar.

Pelo caminho encontra muitos outros animais, cercados pelo carinho e protecção dos

pais o que o faz sentir-se ainda mais perdido e sozinho mas o pior é que o seu pobre

coração lhe vai dizendo que o seu lugar não é ali.

A noite cai e Louie exausto de tanta caminhada, procura a relva mais alta para se

deitar enquanto dos seus olhos, grossas lágrimas de medo e saudade vão caindo.

De repente, eis que descendo dos céus, uma linda fada trazendo nas mãos um estranho

objecto, poisa mesmo ao seu lado. Da conversa que tiveram, faz-se ainda hoje segredo,

porém, o que aconteceu a seguir leva-nos a pensar, que ela conhecia bem as causas da

agonia do pequeno cisne pois logo pela manhã, Louie levantou-se, pegou naquele objecto

maravilhoso e correndo, correndo sempre, regressou a casa anunciando a sua chegada

ao som da sua nova voz, um trompete mágico.

E é por isso que, a partir de então, naquele mundo encantado, se pode escutar, vindas

do céu as mais belas melodias.

Bem amiguinhos, as férias da Páscoa estão mesmo aí a chegar.

Aproveita para te divertires bastante e claro, se puderes, ouvir boa

música.

Eu sei que vou sentir saudades de vocês todos mas também sei que a minha dona, tem

estado a preparar mais surpresas.

Beijinhos deste vosso amigo, Tomé.

Professora de Música – Isabel do Valle

Page 38: O LETRINHAS

UUMM 44 DDEE MMAARRÇÇOO DDIIFFEERREENNTTEE A turma do 1º ano da Escola de Vale Judeu deslocou-se no passado dia 4 de Março à Escola de Boliqueime. Esta iniciativa surgiu da necessidade de proporcionar aos alunos aulas de ginástica de aparelhos. Apesar da nossa escola possuir bastante material, ainda tem algumas faltas no que toca à ginástica de aparelhos. A ideia contou com o total apoio da Professora Helena e do Professor Rui e por essa razão um MUITO OBRIGADO a eles. Os alunos estavam entusiasmados, bastante eufóricos e prontos para passarem da teoria à prática. Os resultados não podiam ter sido melhores. Apesar das diferenças entre o material das duas Escolas, os alunos revelaram uma adaptação quase perfeita e os resultados foram brilhantes.

Aqui ficam alguns dos momentos.

Page 39: O LETRINHAS

A aluna Cristiana não se interessou muito

pelos aparelhos de ginástica da Escola

“grande”. Como já é habitual o seu jogo

favorito inclui sempre uma bola. Ela é uma

profissional da perícia e manipulação da

mesma.

E como a ginástica não vive só dos

aparelhos, fizemos ainda alguns rolamentos

para melhorar a técnica já adquirida.

Vou concluir aqui o tema deixando uma mensagem a todos

estes pequeninos na esperança que um dia a entendam:

““ NNÃÃOO IINNTTEERREESSSSAA CCOONNTTAARR AASS VVEEZZEESS QQUUEE SSEE CCAAII,, IINNTTEERREESSSSAA SSIIMM CCOONNTTAARR AASS VVEEZZEESS QQUUEE NNOOSS

LLEEVVAANNTTAAMMOOSS PPAARRAA VVOOLLTTAARR AA TTEENNTTAARR..””

Professor António Fernandes

Page 40: O LETRINHAS

O Mini Andebol é um jogo adaptado para crianças com idades até aos 9-10 anos e tem como principais objectivos começar a entender o jogo de Andebol e melhorar a capacidades motoras básicas e coordenação dos seus praticantes. Por ser um jogo colectivo é dada uma grande importância ao espírito de equipa, ajudando todos os colegas de equipa de uma forma justa e igual. O importante não é ganhar o jogo, mas sim conseguir jogar com os colegas de uma forma alegre e divertida com ! Então e como é que podes jogar ? É simples... Imagina o campo de jogos da escola... Dentro desse campo podemos ter 3 ou 4 campos de Mini Andebol…Cada um destes mini campos deverá ter pelo menos 12 metros de largura e 20 metros de comprimento.

A área de baliza é um semi-circulo que deve ter um raio de 5 metros, para poderes marcar golos fantásticos! A baliza deve ser mais pequena do que aquelas que tens na escola, com 1,60 metros altura e 2,40 metros de largura… Depois de vermos o campo podemos então começar a escolher as equipas, de 5 ou 6 elementos, com rapazes e raparigas na mesma equipa. As regras do jogo são muito importantes e para te ajudar ficam aqui algumas das regras do jogo e Mini Andebol.

Page 41: O LETRINHAS
Page 42: O LETRINHAS
Page 43: O LETRINHAS

E agora um pequeno teste para ver se estiveste atento às regras …

RESPOSTAS

1 2 3 4 5 6 7

PERGUNTAS A B C 1. O Casimiro marcou

golo mas rematou com os pés dentro da área de baliza da equipa que defendia.

Foi golo Não foi golo porque o remate foi feito quando o atacante tinha os pés apoiados dentro da área de baliza

Não foi golo porque o guarda redes estava a fazer os trabalhos de casa

2. A guarda redes Magda saiu da sua área a driblar

É falta porque o guarda redes só pode sair da sua área sem bola

O guarda redes é muito rápido e pode sair da área a driblar

Não havia ninguém a quem passar a bola

3. As defesas Tatiana, Tânia e Teresa estão todas dentro da área de baliza

Estão a ajudar a guarda redes Alexandra a fazer os trabalhos de casa de matemática

É falta pois os defesas não podem permanecer na área de baliza

Fazem bem porque assim os atacantes não conseguem ver a baliza

4. O Francisco passou a bola ao guarda redes porque não havia linhas de passe

Foi uma bela ideia É falta Deve se marcar um canto

5. O Yuri rematou à baliza mas o defesa tocou na bola antes de esta sair pela linha de fundo

A bola fica na posse na equipa do Yuri ( equipa atacante)

A bola fica na posse da equipa que defende

A bola fica com o árbitro

6. A Joana deu 6 passos com a bola na mão

É falta pois só pode dar 3 passos com a bola na mão

A Joana é a melhor a dar 6 passos com a bola

Não é falta

7. O Leonardo agarrou o braço do Pedro quando este rematava à baliza

É falta pois não é permitido agarrar o adversário

O Leonardo deve agarrar o adversário

O Pedro não protegeu a bola

Professor Frederico Paciência

Page 44: O LETRINHAS

Find the 12 differences between the two Easter pictures bellow.

Page 45: O LETRINHAS

The silly Easter Bunny has lost all of his Easter Eggs.

Help him find all of the 10 hidden spotted eggs in the picture bellow.

Professora Vanda Cristovão - Inglês

Page 46: O LETRINHAS

No dia 4 de Março de 2009, as turmas do 1º M e do 3º/4º L da Escola E.B.1/J.I.

de Vale Judeu foram à Escola Básica Integrada de Boliqueime.

Mais um dia cheio de actividades interessantes, como a Música, a Informática, o

Xadrez, a Ludoteca, o Parque Infantil, a Cantina e claro, o Refeitório.

Nesta semana estava a decorrer a “Semana da Leitura”.

A Coordenadora da Biblioteca Lídia

Jorge, a Professora Helena fez-nos uma

surpresa com algumas actividades,

nomeadamente a actuação de um grupo

de meninos da Professora Maria José e o

Conto de uma história “O Macaco do

Rabo cortado” contado pela Professora Alice Inácio e acompanhado pela viola do

Professor Luís.

Foram actuações muito engraçadas e divertidas. Gostámos muito.

Page 47: O LETRINHAS

Mais tarde, fomos ver a Feira do Livro.

Vimos muitos livros interessantes,

lemos alguns textos de pequenos livros

e, no final comprámos um livro para

levar para casa.

Foi um dia muito diferente…

Adorámos…!

Page 48: O LETRINHAS

Os Professores, Educadora, Animadoras, Auxiliares de Acção Educativa, Alunos, desejam a toda a população

uma PPáássccooaa FFeelliizz..

Ficha Técnica: “O Letrinhas” – Jornal trimestral Redacção e distribuição: Alunos, Professores, Educadora de Infância e Animadoras

Montagem: E.B.1/J.I. de Vale Judeu Fotocópias: Associação de Pais e Encarregados de Educação de Vale Judeu

Página na Internet: www.escoladevalejudeu.org